Às vezes nem estou interessado no livro, mas sua companhia já se tornou algo tão agradável que fico aqui ouvindo com um sorriso discreto no rosto. Só queria te agradecer por não só renovar meu espírito de leitura, mas também por ter se tornado aquela amiga-que-nunca-conheci :) Uma boa semana para você!
ô, Jefferson (e pessoal da thread), muito obrigada! Fico feliz por fazer companhia a vocês de certa forma, mesmo porque a recíproca é verdadeira (sei que não estou falando sozinha com a câmera kkk) Uma excelente semana!
Leia os 4 primeiros livros, Tatiana. Não vai se arrepender. A expansão desse universo é de explodir a cabeça. O segundo livro é o menor da série, com pouco mais de 200 páginas. Da pra ler rapidinho e ter mais noção do rumo que a série toma. Temos guerras monumentais, fanatismo religioso e muita política. É demais!
Sim. E acho que os outros livros entram mais em uma das ideias principais que Frank Herbert queria desenvolver, que é a questão do perigo de lideres carismáticos e a corrupção do poder. Paul Atreides tá longe de ser um herói. Messias de Duna vai fundo no Jihad e ele faz pouco para impedir. O filho dele é pior ainda, mas é um personagem brilhante.
@@rogeriolpassos Sabe me dizer se nos 6 livros eu consigo concluir a historia? é que ela citou o filho dele com mais 12 obras mas eu preferiria ler só os do Frank Herbert.
@@LucasAlves-wo4qf Os livros do filho dele são apenas algumas expansões do úniverso. Apesar de ter sido um desejo do próprio Frank Herbert que a história de Duna continuasse depois dos sexto livro, os livros do filgo dele não são tão importantes assim para a história da saga Duna(além de que muita gente diz que eles não são tão bons quanto a sagq principal).
Quem domina o inglês e tiver interesse em cair de cabeça no universo fantástico da saga Duna, sugiro o excelente canal "Quinn's Ideas" que tem uma playlist com dezenas de vídeos abordando detalhadamente cada aspecto dos livros.
Assisti o novo filme na direção de Denis Villeneuve e fiquei com aquela sensação de "Gente, que filme é esse?". Não entendi muita coisa, mas o filme me deixou muita curiosa. Pesquisei e vi que era baseado nas crônicas de Duna. Assiste uma segunda vez e pronto, agora precisava ler os livros! Li o primeiro volume e hoje terminei de ler O Messias de Duna! Ainda estou tentando me recompor de tamanha genialidade, literalmente chorei. Tatiana, tem que continuar a leitura.. você vai se surpreender! ,) Agora preciso ler os outros!
Depois de ter lido TODOS os livros do George Martin, estava procurando uma grande odisseia pra começar. Ontem de madrugada comecei a ler duna, eu acordo e vejo essa Thumb! Só Tati mozona, mesmo...
Nossa, li só um livro e meio das Crônicas de Gelo e Fogo, achei taaaaaaao arrastado. Lê umas 200 páginas e não acontece nada. E o cara nem lançou todos...não compensa ler mesmo.
Cara, George Martin tirou MUITA inspiração de Duna para escrever os seus livros. Gosto das Cronicas( parei no 4 e só volto a ler se ele terminar a série) Sei que você não quis comparar, mas só deixando uma opinião minha aqui. Gosto muito mais de Duna e Duna é MUITO melhor que As Cronicas de Gelo e Fogo. Abç.
1:09 de tudo que acontece nos 5 livros restantes, da para aceitar um pouco o melodrama do triângulo amoroso e o porquê de tudo ocorrer naquela velocidade com várias pontas soltas. O Frank estava fazendo os três primeiros livros ao mesmo tempo. A mente do cara era um turbilhão de ideias. Fica mais claro isso com a segunda trilogia, principalmente em Hereges de Duna. Tudo se encaixa perfeitamente no caos absoluto que as Bene Gesserit compreenderam tão bem
Esse é aquele livro que o Iron Maiden fez uma música que ia chamar-se Duna, sobre essa obra mesmo só que o Frank Herbert não autorizou a banda a usar o nome Duna pois ele odiava heavy metal, então a música se chamou To tame a land.
Estou tão feliz que vc leu, Tati. Eu já oi e reli os 3 primeiros várias vezes, mas agora estou indo para o 5º livro da saga (pela primeira vez) e sou apaixonada por essa série.
tatianagfeltrin na minha opinião, o 2º é o mais fraco da série (mas é o mais curto). O 3º e o 4º são muito bons mesmo. O 4º discute alguns temas bem interessantes, é bem filosófico, mas dinâmico. E não tem jeito, o leitor acaba se envolvendo com os personagens e com a história do planeta e se importando com o destino que será dado para a humanidade como um todo e aos indivíduos em particular. Eu estou ouvindo os audiobooks atualmente. Tem sido uma experiência ótima.
Estou finalizando o 4 livro. Além de ter sido referência para a criação de star wars, duna consegue ser futurista num universo analógico. O mote de desenvolvimento intelectual do ser humano é algo surpreendente. Ele só melhora nos demais livros. O primeiro é só um gostinho do que vem depois. Altas intrigas, conquistas épicas surpreendentes. Vale continuar a ler os demais.
a cada vídeo que vejo sobre duna desconfio ainda mais que o livro foi criado para nos dar uma lição sobre a água e sobre economizar água, ainda que indiretamente
Tatiana Feltrin você sabe realmente o que é contar a história (enredo) de um livro !!!!! Parabéns pelo seu Dom !!!😘 Sou fã do seu Canal ,acompanho o mesmo há tempos, mas sei que isso é lugar comum agora, muito merecido pelo seu talento. Parabéns !!!!
Que coincidência, já tinha comprado esse livro e tô esperando chegar. E com muita expectativa pro novo filme desse ano com direção do Dennis Villaneuve
Muitas coisas do livro estão relacionados à vida atual na terra. Procure fazer essas relações que você ficará impressionada. 1. A especiaria tem relação com o petróleo 2. Duna tem relação com áreas desérticas do oriente médio 3. As grandes casas tem relação às grandes civilizações, como germânicas, latinas, URSS.... 4. O entrelaçamento político, ecológico, religioso e tecnológico é genial
Além do petróleo, a especiaria Melange tb tem paralelo com as drogas alucinógenas dos anos 60 por suas propriedades "esotéricas". "The spice expands consciousness".
Cheguei a essa conclusão tbm... e claro a jornada bíblico do povo no deserto, as seitas e rituais sagrados... uma verdadeira colcha de retalho. Ele poderia pelo menos ter sido mais criativo com os nomes...o imperador padixa praticamente era um saddan Hussein.....
Tati, eu realmente esperava um comentário seu a respeito do 6 livro da "Guerra dos Tronos", eu tenho medo demais de o autor deixar a obra inacabada, essa série mexe taaanto com meu psicológico!
Duna é considerado o livro de ficção científica mais vendido de todos os tempos, além de ter influenciado diversos diretores e franquias como Star Wars, Aliens, Matrix e GOT. Você vai ter conspiração, filosofia, ecologia, religião, presciência e uma linda história de amor.
Eu li o primeiro e o segundo, e recomendo muuuuuuuito a leitura do segundo. Ele é mais curto porém tão engrandecedor quanto o primeiro. Ler apenas o primeiro deixa faltando o que o Paul irá fazer depois, vale muito a pena
O filme Duna, de1984, está disponível com legendas no TH-cam. Para quem gosta de ver a monagem em inglês, este é o link: th-cam.com/video/w0ddxlLtEIQ/w-d-xo.htmlsi=GjnDdhKBOEC5PoKW
Lembrei dos meus tempos de namoro com o meu msrido. Fomos ao cinema ver esse filme em 1987. Hoje em dia ele ja e falecido. Obrigada por me trazer boas lembrancas.
Tati. Se você ainda não assistiu, VEJA o documentário "Duna de Jodorowsky ", pois é interessantíssimo! Antes de David Lynch, Alejandro Jodorowsky era o diretor envolvido no projeto de adaptar Duna para os cinemas. O filme com o Jodorowsky infelizmente não aconteceu, mas esse projeto interrompido deixou um grande legado para o cinema moderno, especialmente o de blockbusters. Vale muito a pena conferir.
Muita gente não gosta, mas eu acho que o próximo livro é muito bom, parece uma tragédia shakesperiana e muito cerebral, dá pra passar um mês discutindo sobre a trama de 10 páginas
É um excelente filme, Gilmar! E ainda tem uma discussão inesperada sobre lingüística que vai bem além da “troca de ideia” basicona usando sons de sintetizador do Contatos imediatos de terceiro grau, por exemplo (inesperada para um filme de ficção-científica, digo). Vale a pena :)
Tati, pra mim, a melhor série de ficção científica que já li (mas só as do do Frank Herbert, sem as continuações). Há quem diga que alguns livros são melhores ou mais lentos que outros. Talvez, não sei. Amo tudo. E tenho uma memória afetiva especial: ganhei a coleção como prêmio em um concurso de contos...rs. O filme é péssimo (apesar de eu amar o Lynch). A coleção completa de Duna saiu em português, sim, pela Nova Fronteira. Nesta ordem: Duna, O Messias de Duna, Os Filhos de Duna, O Imperador-Deus de Duna, Os Hereges de Duna, As Herdeiras de Duna (fiquei com minha coleção anos 90, nem comprei a atual, apesar das capas lindas - se sobrar grana eu compro rs)
conheci seu canal em 2019 e gosto muito das suas resenhas, muitas vezes sinto vontade de ler livros que não me imaginava lendo até então. gostaria muito de ver você resenhando os livros da trilogia cósmica do C. S. Lewis.
Essa série é fenomenal. Na minha opinião os dois primeiros volumes são os mais relevantes, principalmente na questão do personagem principal como um messias. Vale com certeza a leitura.
Tatiana, a série Duna é fantástica. Eu já li os seis volumes. Sim, os seis. Eles foram lançados no Brasil nos anos 80 pela Editora Nova Fronteira. Não espere se engajar na série pela leitura do segundo livro. Ele é mais lento, mas não menos importante. A trama começa a ficar interessantíssima do terceiro livro pra frente. O quarto livro é o que mais mexe com a gente. O quinto e o sexto mantêm o ritmo e te deixa com água na boca pelo desfecho. Então você descobre que o autor morreu trabalhando no sétimo livro. Dá uma tristeza!
Acabei de ler Duna, corri para ver o vídeo. Não sou leitora de Ficção científica, estou me aventurando agora mas do que li até o momento, Duna foi o mais inventivo, um universo de culturas, religiões e etc. Observação, que leitura fácil, que ritmo delicioso.
@@bea01297 Bia, como eu trabalho e estudo, costumo ler esses livros por partes, Duna tem capítulos curtos e muita ação, logo, se você ler 3 capítulos por dia, vai terminar o livro rápido e não será cansativo.
Como sou jovem há mais tempo, posso dizer que os 6 livros foram lançados aqui, sim, pela Nova Fronteira. Meu Duna é de 1984 e o sexto da série é de 1991. Mas fiquei interessada nessa nova edição, pelos textos adicionais. Com o filme que vem por aí, comprei os 3 primeiros volumes (por ora) em inglês, para reler pela quinquagésima vez. Gosto muito, e acho que envelheceu bem. Continua atual.
Eu tenho muita dificuldade com livros de ficção científica porque não consigo visualizar muito bem esses mundos diferentes... Adorei o vídeo, Tati! O livro parece ser bem interessante mesmo! =)
Nossa, comecei a ler essa semana e, esse vídeo está ajudando bastante a compreender só primeiro capítulo. É uma história a frente do tempo, o FRANK foi um cara a frente do seu tempo!
Sou péssimo leitor mas Duna é o meu livro favorito. Infelizmente a saga cai um pouco no terceiro livro, tanto q não consegui terminar, mas gosto bastante do segundo livro, q nao tem ação, é mais curto e político. E acho o filme muito bem adaptado mesmo com problemas de bastidores.
Também achei o terceiro mais fraco, ainda depois do segundo que é muito bom. Mas depois do terceiro é mais de 4 mil anos no futuro. Quero ler os outros também
Resenha ( sempre ) bacana, que me deixou interessada na obra, embora sci-fi não seja, nem de perto, meu gênero predileto... Mas, matador mesmo, foi a aparição de Newman ! Muito amor !
O autor foi contratado para fazer uma matéria jornalística e no meio do caminho preferiu e escrever um livro de ficção científica. Caiu bem ao gosto dos ambientalista e rendeu um nicho de mercado pra si e para sua descendência. Boa sacada mercadológica e artística. Nada melhor do que juntar o útil ao agradável. Abraços.
Eu li a saga Duna praticamente celular. Fui lendo e quando vi já estava no segundo livro, no terceiro e fui até o sexto livro. Pretendo retomar o primeiro livro por conta do filme que vai sair no final do ano.
Frank Herbert é digno de ser chamado de gênio. A construção do universo de duna e a riqueza em detalhes é assustadora. Li os três primeiros livros até agora em inglês, e concordo que as primeiras 80-100 páginas eu me peguei a todo momento questionando se estava diante de uma palavra que não conhecia do inglês ou algo inventado por Frank para o livro, recorrendo sempre ao glossário. Depois de pegar o jeito e aprender o alicerce principal do universo, contudo, a leitura flui muito melhor. Gostei muito dos 3 primeiros volumes, e pretendo ler todos os 8 principais (No vídeo é dito que a série principal é composta por 6 livros, mas dizem que Frank morreu antes de concluir ela e o filho utilizando manuscritos escreveu mais dois que concluem a trama), que já estão na estante esperando a vez deles, já que gosto de alternar entre ler um da série e outro livro qualquer de outro autor. Acho que a forma como tudo é tão bem construído e amarrado nessa série de livros faz valer a pena continuar.
Acho que é a primeira vez nesses anos acompanhando o canal que você sobe um vídeo sobre um livro que estou lendo no momento. Ainda estou na metade dele e longe do video me entregar spoliers, fez com que ficasse ainda mais interessado em terminar a leitura. Ótima critica
Eu li o primeiro volume mês passado, gostei bastante e já coloquei no Kindle o segundo livro!! Acho que vou ler quando o novo filme estiver próximo do lançamento.
Comprei agora o livro. Não tem book tuber em Portugal que faça análise de qualidade de bons livros como a Tatiana. Obrigado pela ajuda a compreender o livro porque no início não é fácil.
4 ปีที่แล้ว +1
Sempre tive curiosidade a respeito desse livro, espero um dia poder lê-lo. Está na minha lista de leitura. Obrigado pela resenha Tati! :) P.S. Não entendo esse povo dando deslikes.
Vendo esse vídeo só agora?! Na tua resenha sobre Um Cântico para Leibowitz comentei sobre Duna. E como sempre, não me decepcionei. Tua resenha fechou comigo. Diferente de ti, gostei do componente romântico que, prá mim, foi o elo para os fragmentos da princesa Irulan. Talvez vá ser menos sobre romance e mais sobre lealdade. Aliás, sobre os fragmentos, que "tom" de escrituras sagradas. Penso que só pode se tornar ainda mais interessante. Um novo nome, uma aclamação, uma população não reconhecida e fora do censo demográfico. Acho que é agora que vai "pegar". Teu vídeo e os comentários reacenderam minha vontade de continuar. Vou tentar achar o segundo em um sebo. Sei que tinha há um tempo. Vacilei.
Vendo somente agora, sobre a queda de energia ao final do livro, acho que foi proposital. Faz total sentido com o percurso do Paul no próximo livro (feliz ou infelizmente). Acho que a quebra de expectativa e de energia fazem parte dessa história, acabam por ser necessárias. Que livro incrível! Uma história, já muito vista, mas como nenhuma outra.
Eu vi o filme, primeiro achei estranho, mas conforme fui assistindo eu gostei, e quero saber como termina, acredito que deve ser um pouco diferente do filme, mas acho que vale a pena 💜
Não teve triângulo amoroso no livro! O Paul casou com a Princesa Iulan por uma questão de estratégia política. Ele nunca tocou na princesa. Chani foi seu unico amor.
Eu adoro esse livro e a trilogia inicial justamente por seu um excelente e intrincado romance de ficção científica sem mencionar que em todos os livros ha sempre a abordagem bem feiro sem superficialismos de importantes questões filosóficas, morais e ate mesmo politicas (e nesse ponto o grande trunfo dos livros e sua atemporalidade e generalidade, não sendo visível tratar-se de uma questão já datada). Também é bom ver como os personagens mudam entre um livro e outro e como as decisões tomadas ao longo de cada livro trazem profundas consequências nos livros subsequentes.... a obra de Frank Herbert é boa, cativante, estimulante, mas ao mesmo tempo complicada e densa qie força ao leitor pensar, contextualizar muitos elementos ali tratados.
Agora fiquei ansiosa pra ver o que vocês vai achar da irmã de Paul no terceiro livro da série. Não pare no primeiro, por favor, nenhum amigo meu leu este livro. Estou me sentindo num bate papo onde uma amiga está falando o que achou do livro.
Tati! As Herdeiras de Duna que é o sexto livro foi publicado pela Nova Fronteira em fins de anos 80 ou inicio dos anos 90. Li todos os seis em 1991-1992 e acho que junto com fundação são os livros que mais reli na vida :)
Eu confeso que gosto, em Duna, justamente isso do final do livro ser lento. Odeio quando os finais são rápidos, quando tudo se resolve de uma vez como: Código Da Vince, os livros do Júlio Verne. Mas vale muito a pena ler a trilogia de Duna, vc vai se surpreender com o desfecho da irmã dele...
Acabei de terminar a leitura do Duna a exatos 5 min. Mto bom, aconselho mesmo a leitura. Se trata de um universo extremamente rico, vale mto a pena a leitura.
Eu li todos os seis livros publicados no Brasil há muito tempo. Sabia que o filho dele havia dado continuação à obra do pai, mas não sabia que havia escrito tentos livros. O sexto, As herdeiras de Duna, se não me engano, trata das Bene Gesserit, as tais bruxas, e é um dos meu favoritos, depois do Primeiro. O Frank Herbert conseguiu criar um mundo complexo e bastante interessante, além personagens icônicos e tramas dentro de tramas.
Esse livro foi até agora simplesmente a melhor ficção científica que eu já li na vida. Amo a Tati e saber que ela leu e gostou de Duna nossa. Amor de mais.
4 ปีที่แล้ว +16
Tati, leia A História da sua Vida e outros Contos do Ted Chiang, que inspirou o roteiro de A Chegada. Livro maravilhoso!!!
A série original tem 5 livros foi escrito por frank herbert após sua morte seu filho Brian Herbert associou a outro escritor de ficção científica famoso Kevin Anderson e publicaram mais doze livros infelizmente apenas disponível em inglês consistindo em prequel e o livro final. Li todos. Vc pode baixar no Amazon ou no e-books. Todos são muito complexos e divertidos com muitos ensinamentos e plots. Abraços e boa leitura.
15:06 aqui vc acabou de descrever o que aconteceu no universo de Fundaço de Asimovi. Seldon viu o futuro com base nessas mesmas analises e sem a especiaria rsrs
Olá, Bons Dias Excelente vídeo, como sempre... Os seis livros foram publicados na década de 1980... Pela Nova Fronteira.. E existe, alem das duas versões cinematografias, uma serie do canal SyFy, que é relativamente boa... e vai além do primeiro livro
Tatiana, na verdade a editora Nova Fronteira lançou entre os anos 80 e 90.todos os seis livroa da série: Duna, O Messias de Duna, Os Filhos de Duna, O.Imperador Deus de Duna, Os Hereges de Duna e As Herdeiras de Duna.
Às vezes nem estou interessado no livro, mas sua companhia já se tornou algo tão agradável que fico aqui ouvindo com um sorriso discreto no rosto. Só queria te agradecer por não só renovar meu espírito de leitura, mas também por ter se tornado aquela amiga-que-nunca-conheci :)
Uma boa semana para você!
Eu também considero a Tati minha amiga hahahahah ela parece ser o tipo de pessoa que a gente levaria num café e ficaria horas e horas conversando
Uau! Que comentário! 👏
Tatiana, venha aqui dar um coração para este homem.
ô, Jefferson (e pessoal da thread), muito obrigada! Fico feliz por fazer companhia a vocês de certa forma, mesmo porque a recíproca é verdadeira (sei que não estou falando sozinha com a câmera kkk) Uma excelente semana!
sinto o mesmo!
O mesmo por aqui!
Leia os 4 primeiros livros, Tatiana. Não vai se arrepender. A expansão desse universo é de explodir a cabeça. O segundo livro é o menor da série, com pouco mais de 200 páginas. Da pra ler rapidinho e ter mais noção do rumo que a série toma. Temos guerras monumentais, fanatismo religioso e muita política. É demais!
Sim. E acho que os outros livros entram mais em uma das ideias principais que Frank Herbert queria desenvolver, que é a questão do perigo de lideres carismáticos e a corrupção do poder. Paul Atreides tá longe de ser um herói. Messias de Duna vai fundo no Jihad e ele faz pouco para impedir. O filho dele é pior ainda, mas é um personagem brilhante.
São 6 livros principais, 3.600 páginas ao todo.
@@rogeriolpassos Sabe me dizer se nos 6 livros eu consigo concluir a historia? é que ela citou o filho dele com mais 12 obras mas eu preferiria ler só os do Frank Herbert.
@@LucasAlves-wo4qf Os livros do filho dele são apenas algumas expansões do úniverso. Apesar de ter sido um desejo do próprio Frank Herbert que a história de Duna continuasse depois dos sexto livro, os livros do filgo dele não são tão importantes assim para a história da saga Duna(além de que muita gente diz que eles não são tão bons quanto a sagq principal).
O que é o segundo livro heinnn?!!! Sem palavras pra explicar a complexidade psicológica daquela obra. Eu amei
Quem domina o inglês e tiver interesse em cair de cabeça no universo fantástico da saga Duna, sugiro o excelente canal "Quinn's Ideas" que tem uma playlist com dezenas de vídeos abordando detalhadamente cada aspecto dos livros.
Ótima recomendação!
Adoro esse canal, conheci por causa de got
Ia recomendar o mesmo canal
O Quinn's Ideas é bom mesmo
Vou ver, não conhecia, obrigado!
Assisti o novo filme na direção de Denis Villeneuve e fiquei com aquela sensação de "Gente, que filme é esse?". Não entendi muita coisa, mas o filme me deixou muita curiosa. Pesquisei e vi que era baseado nas crônicas de Duna. Assiste uma segunda vez e pronto, agora precisava ler os livros!
Li o primeiro volume e hoje terminei de ler O Messias de Duna! Ainda estou tentando me recompor de tamanha genialidade, literalmente chorei.
Tatiana, tem que continuar a leitura.. você vai se surpreender! ,)
Agora preciso ler os outros!
Esqueceu de mencionar a arte maravilhosa da capa, em que o título pode ser lido tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo!
Eu pensei que tinha alguma simbologia, mas não consegui identificar.
Meu cérebro não processou esse título, só processo como Dudu
@@andrezaalbuquerque734 kkkkkkkk
E parecem dunas 😂, queria saber se conseguiram fazer essa arte com o nome original “Dune”
Considerações iniciais: 0:00
Enredo do livro: 5:12
Pontos profundos da História: 13:01
Depois de ter lido TODOS os livros do George Martin, estava procurando uma grande odisseia pra começar. Ontem de madrugada comecei a ler duna, eu acordo e vejo essa Thumb! Só Tati mozona, mesmo...
Ja leu o 2? Messias de Duna?
Nossa, li só um livro e meio das Crônicas de Gelo e Fogo, achei taaaaaaao arrastado. Lê umas 200 páginas e não acontece nada. E o cara nem lançou todos...não compensa ler mesmo.
Os 6 livros de Duna são imperdíveis. Outra série é Fundação. Abraço.
@@elektra6745 poxa,então não vale a pena ler as crônicas de gelo e fogo?
Cara, George Martin tirou MUITA inspiração de Duna para escrever os seus livros. Gosto das Cronicas( parei no 4 e só volto a ler se ele terminar a série) Sei que você não quis comparar, mas só deixando uma opinião minha aqui. Gosto muito mais de Duna e Duna é MUITO melhor que As Cronicas de Gelo e Fogo. Abç.
1:09 de tudo que acontece nos 5 livros restantes, da para aceitar um pouco o melodrama do triângulo amoroso e o porquê de tudo ocorrer naquela velocidade com várias pontas soltas. O Frank estava fazendo os três primeiros livros ao mesmo tempo. A mente do cara era um turbilhão de ideias. Fica mais claro isso com a segunda trilogia, principalmente em Hereges de Duna. Tudo se encaixa perfeitamente no caos absoluto que as Bene Gesserit compreenderam tão bem
Esse é aquele livro que o Iron Maiden fez uma música que ia chamar-se Duna, sobre essa obra mesmo só que o Frank Herbert não autorizou a banda a usar o nome Duna pois ele odiava heavy metal, então a música se chamou To tame a land.
Estou tão feliz que vc leu, Tati. Eu já oi e reli os 3 primeiros várias vezes, mas agora estou indo para o 5º livro da saga (pela primeira vez) e sou apaixonada por essa série.
Coloquei o segundo no kindle - a ideia é ler aos poucos, mas não sei se terei pique para a série toda 😂
Veremos :)
tatianagfeltrin na minha opinião, o 2º é o mais fraco da série (mas é o mais curto). O 3º e o 4º são muito bons mesmo. O 4º discute alguns temas bem interessantes, é bem filosófico, mas dinâmico. E não tem jeito, o leitor acaba se envolvendo com os personagens e com a história do planeta e se importando com o destino que será dado para a humanidade como um todo e aos indivíduos em particular.
Eu estou ouvindo os audiobooks atualmente. Tem sido uma experiência ótima.
Mica RM, no quinto tem um personagem muito "phoda": Miles Tag. O meu favorito.
comprei esse primeiro volume, etou lendo. Quais são os outros ?
Os 6 livros já foram publicados no Brasil. Eu os li em 1988, logo após ver o filme 11 vezes no Cine Comodoro, aqui em São Paulo. Abraço.
O filme antigo era muito bom! Os efeitos especiais que eram... Bom, o que falar sobre aquele escudo quadradão
Estou finalizando o 4 livro. Além de ter sido referência para a criação de star wars, duna consegue ser futurista num universo analógico. O mote de desenvolvimento intelectual do ser humano é algo surpreendente. Ele só melhora nos demais livros. O primeiro é só um gostinho do que vem depois. Altas intrigas, conquistas épicas surpreendentes. Vale continuar a ler os demais.
Duna e principalmente Star Wars, ate Matrix e outras obras fodas bebem da fonte de Fundaçao
Livro sem igual no gênero. Melhor space opera de todos os tempos. Perfeito, com política, filosofia, ecologia, fisiologia e filosofia, pra começar.
a cada vídeo que vejo sobre duna desconfio ainda mais que o livro foi criado para nos dar uma lição sobre a água e sobre economizar água, ainda que indiretamente
Tatiana Feltrin você sabe realmente o que é contar a história (enredo) de um livro !!!!! Parabéns pelo seu Dom !!!😘 Sou fã do seu Canal ,acompanho o mesmo há tempos, mas sei que isso é lugar comum agora, muito merecido pelo seu talento. Parabéns !!!!
Que coincidência, já tinha comprado esse livro e tô esperando chegar. E com muita expectativa pro novo filme desse ano com direção do Dennis Villaneuve
Muitas coisas do livro estão relacionados à vida atual na terra. Procure fazer essas relações que você ficará impressionada.
1. A especiaria tem relação com o petróleo
2. Duna tem relação com áreas desérticas do oriente médio
3. As grandes casas tem relação às grandes civilizações, como germânicas, latinas, URSS....
4. O entrelaçamento político, ecológico, religioso e tecnológico é genial
Além do petróleo, a especiaria Melange tb tem paralelo com as drogas alucinógenas dos anos 60 por suas propriedades "esotéricas". "The spice expands consciousness".
Cheguei a essa conclusão tbm... e claro a jornada bíblico do povo no deserto, as seitas e rituais sagrados... uma verdadeira colcha de retalho.
Ele poderia pelo menos ter sido mais criativo com os nomes...o imperador padixa praticamente era um saddan Hussein.....
Tati, eu realmente esperava um comentário seu a respeito do 6 livro da "Guerra dos Tronos", eu tenho medo demais de o autor deixar a obra inacabada, essa série mexe taaanto com meu psicológico!
Que medo dele morrer, espero que esteja fazendo a quarentena certinho kkkkk
Duna é considerado o livro de ficção científica mais vendido de todos os tempos, além de ter influenciado diversos diretores e franquias como Star Wars, Aliens, Matrix e GOT.
Você vai ter conspiração, filosofia, ecologia, religião, presciência e uma linda história de amor.
assisti ao segundo filme e estou aqui vendo a resenha pq vou começar a ler não tem jeitoooooooo, quero saber a historia toda
Domingo, café da manhã e vídeo da Tati
Feliz dia Internacional da Mulher 💐
Obrigada, Uheslei! ❤️
Eu li o primeiro e o segundo, e recomendo muuuuuuuito a leitura do segundo. Ele é mais curto porém tão engrandecedor quanto o primeiro. Ler apenas o primeiro deixa faltando o que o Paul irá fazer depois, vale muito a pena
Esse canal anima qualquer um ler...e ler sem querer parar.
Ô coisa viciante, sô!
Acabei de ler o primeiro livro e afim de entender mais sobre esse universo,cai no seu vídeo. Adorei! Ganhou mais um inscrito
O filme Duna, de1984, está disponível com legendas no TH-cam. Para quem gosta de ver a monagem em inglês, este é o link: th-cam.com/video/w0ddxlLtEIQ/w-d-xo.htmlsi=GjnDdhKBOEC5PoKW
Lembrei dos meus tempos de namoro com o meu msrido. Fomos ao cinema ver esse filme em 1987. Hoje em dia ele ja e falecido. Obrigada por me trazer boas lembrancas.
O segundo livro é mais curto e é praticamente um epílogo do primeiro, por isso a sensação de o primeiro estar incompleto.
Saga maravilhosa
Quer um bom argumento para vc ler o próximo? Você mesmo disse: Esta livro está sempre entre os 10 melhores nas seleções de sci-fi.
Tati. Se você ainda não assistiu, VEJA o documentário "Duna de Jodorowsky
", pois é interessantíssimo! Antes de David Lynch, Alejandro Jodorowsky
era o diretor envolvido no projeto de adaptar Duna para os cinemas. O filme com o Jodorowsky infelizmente não aconteceu, mas esse projeto interrompido deixou um grande legado para o cinema moderno, especialmente o de blockbusters. Vale muito a pena conferir.
Onde eu posso ver esse filme??
Andria Millene, Duna de Jodorowsky passou na HBO Brasil. Vale a pena ver!
Vi alguns anos atrás por causa de Duna, mas me permitiu conhecer o trabalho do Jodorowsky também.
Tatiana, como sempre, o amor da minha vida!
❤️
Muita gente não gosta, mas eu acho que o próximo livro é muito bom, parece uma tragédia shakesperiana e muito cerebral, dá pra passar um mês discutindo sobre a trama de 10 páginas
Além dos livros e das resenhas, ótimas dicas de filmes. Muito bom! Já anotei: A Chegada.
É um excelente filme, Gilmar! E ainda tem uma discussão inesperada sobre lingüística que vai bem além da “troca de ideia” basicona usando sons de sintetizador do Contatos imediatos de terceiro grau, por exemplo (inesperada para um filme de ficção-científica, digo). Vale a pena :)
@@tatifeltrin poxa, ficou muito mais interessante. Valeu, Tati!
Só Deus sabe o quanto eu esperei por essa resenha.
A nova adaptação cinematográfica vai estrear nesse ano, dirigido pelo Denis Villeneuve.
Adiaram pra 2021.
@@leiaevivamelhorandreolivei1806 será que vão adiar pra 2022?
@@SkyRezende não, confirmado para outubro :)
saiu o trailer ontem com o timothée chalamet
E agora 2024 saiu a parte 2. Maravilhoso. Espero q tenha a adaptação de Messias de Duna.
Uma saga sensacional . Já estou ansioso para ler o quinto livro.
gente, tudo que a tati faz resenha eu quero ler. Você é incrível ❤️
Esse livro é perfeito demais. Do 1° ao 3° livro se passam uns 50 anos agora do 3° para o 4° se passam 3000 anos XD é maravilhoso demais
Tati amo você, obrigada por ser uma querida extremamente necessária no booktub
Estava planejando ler o primeiro volume esse ano. Agora fiquei ainda mais ansioso.
Tati, pra mim, a melhor série de ficção científica que já li (mas só as do do Frank Herbert, sem as continuações). Há quem diga que alguns livros são melhores ou mais lentos que outros. Talvez, não sei. Amo tudo. E tenho uma memória afetiva especial: ganhei a coleção como prêmio em um concurso de contos...rs. O filme é péssimo (apesar de eu amar o Lynch). A coleção completa de Duna saiu em português, sim, pela Nova Fronteira. Nesta ordem: Duna, O Messias de Duna, Os Filhos de Duna, O Imperador-Deus de Duna, Os Hereges de Duna, As Herdeiras de Duna (fiquei com minha coleção anos 90, nem comprei a atual, apesar das capas lindas - se sobrar grana eu compro rs)
conheci seu canal em 2019 e gosto muito das suas resenhas, muitas vezes sinto vontade de ler livros que não me imaginava lendo até então. gostaria muito de ver você resenhando os livros da trilogia cósmica do C. S. Lewis.
Essa série é fenomenal. Na minha opinião os dois primeiros volumes são os mais relevantes, principalmente na questão do personagem principal como um messias. Vale com certeza a leitura.
Onde vocês encontram a serie?
Gente eu amo tanto esse canal!
Tatiana, a série Duna é fantástica. Eu já li os seis volumes. Sim, os seis. Eles foram lançados no Brasil nos anos 80 pela Editora Nova Fronteira. Não espere se engajar na série pela leitura do segundo livro. Ele é mais lento, mas não menos importante. A trama começa a ficar interessantíssima do terceiro livro pra frente. O quarto livro é o que mais mexe com a gente. O quinto e o sexto mantêm o ritmo e te deixa com água na boca pelo desfecho. Então você descobre que o autor morreu trabalhando no sétimo livro. Dá uma tristeza!
Indico o documentário Mercury 13, Netflix, completamente emocionada com o conteúdo... Simplesmente necessário para nosso dia!!!!
Tatiana e minha guru da literatura. Já comprei muitos livros por sua indicação. Mas também já deixei de comprar muitos livros. E agradeço por isso.
Acabei de ler Duna, corri para ver o vídeo. Não sou leitora de Ficção científica, estou me aventurando agora mas do que li até o momento, Duna foi o mais inventivo, um universo de culturas, religiões e etc. Observação, que leitura fácil, que ritmo delicioso.
tô com muito medo d ler, vale a pena d vdd? não é cansativo?
@@bea01297 Bia, como eu trabalho e estudo, costumo ler esses livros por partes, Duna tem capítulos curtos e muita ação, logo, se você ler 3 capítulos por dia, vai terminar o livro rápido e não será cansativo.
@@joycenayane7196 aaa q bom, obrigadaa!
Estou lendo primeiro.
Convida a Tatianagfeltrin para o Inteligência.
Escutem o crocaverso podcast
@@lucasrezende1805 up
Me decepcionei. Achei lento e nem tão empolgante assim.
@@steniocamara8618 acostumado com crepúsculo né? Hahahahha
Como sou jovem há mais tempo, posso dizer que os 6 livros foram lançados aqui, sim, pela Nova Fronteira. Meu Duna é de 1984 e o sexto da série é de 1991. Mas fiquei interessada nessa nova edição, pelos textos adicionais.
Com o filme que vem por aí, comprei os 3 primeiros volumes (por ora) em inglês, para reler pela quinquagésima vez. Gosto muito, e acho que envelheceu bem. Continua atual.
Eu tenho muita dificuldade com livros de ficção científica porque não consigo visualizar muito bem esses mundos diferentes... Adorei o vídeo, Tati! O livro parece ser bem interessante mesmo! =)
Já que vai sair o filme, vamos ver o feedback do livro.
Nossa, comecei a ler essa semana e, esse vídeo está ajudando bastante a compreender só primeiro capítulo. É uma história a frente do tempo, o FRANK foi um cara a frente do seu tempo!
Sou péssimo leitor mas Duna é o meu livro favorito.
Infelizmente a saga cai um pouco no terceiro livro, tanto q não consegui terminar, mas gosto bastante do segundo livro, q nao tem ação, é mais curto e político.
E acho o filme muito bem adaptado mesmo com problemas de bastidores.
Também achei o terceiro mais fraco, ainda depois do segundo que é muito bom.
Mas depois do terceiro é mais de 4 mil anos no futuro. Quero ler os outros também
Continue lendo. Tem surpresas incríveis no decorrer da saga. Estou no sexto livro e bem feliz por não ter desistido.
Frank Reerbert, muito chique a Tatiana falando...👏👏👏
Parte legal das manhãs de domingo! Mais um pra lista!!!!Obrigada Tati! 🥰
Resenha ( sempre ) bacana, que me deixou interessada na obra, embora sci-fi não seja, nem de perto, meu gênero predileto... Mas, matador mesmo, foi a aparição de Newman ! Muito amor !
O autor foi contratado para fazer uma matéria jornalística e no meio do caminho preferiu e escrever um livro de ficção científica. Caiu bem ao gosto dos ambientalista e rendeu um nicho de mercado pra si e para sua descendência. Boa sacada mercadológica e artística. Nada melhor do que juntar o útil ao agradável. Abraços.
Não sabia se lia, estava em dúvida. Depois de ver esse vídeo acho que vai ser uma ótima experiência de leitura para mim. Muito obrigada.
Meu deeeeeeeeeeeeus to muito feliz por esse vídeo! Sou um GRANDE fã da série duna!
Esse ano sai um filme dirigido pelos Denis Vileneuve .... acho q é esse ano, no mínimo curioso pra ver... parabéns pelo vídeo!
Eu li a saga Duna praticamente celular. Fui lendo e quando vi já estava no segundo livro, no terceiro e fui até o sexto livro. Pretendo retomar o primeiro livro por conta do filme que vai sair no final do ano.
O melhor sci-fi de todos 😍😍
Nem gosto de ficção científica... Mas só de ouvir você contar, deu vontade de experimentar!
Frank Herbert é digno de ser chamado de gênio. A construção do universo de duna e a riqueza em detalhes é assustadora. Li os três primeiros livros até agora em inglês, e concordo que as primeiras 80-100 páginas eu me peguei a todo momento questionando se estava diante de uma palavra que não conhecia do inglês ou algo inventado por Frank para o livro, recorrendo sempre ao glossário. Depois de pegar o jeito e aprender o alicerce principal do universo, contudo, a leitura flui muito melhor. Gostei muito dos 3 primeiros volumes, e pretendo ler todos os 8 principais (No vídeo é dito que a série principal é composta por 6 livros, mas dizem que Frank morreu antes de concluir ela e o filho utilizando manuscritos escreveu mais dois que concluem a trama), que já estão na estante esperando a vez deles, já que gosto de alternar entre ler um da série e outro livro qualquer de outro autor. Acho que a forma como tudo é tão bem construído e amarrado nessa série de livros faz valer a pena continuar.
Acho que é a primeira vez nesses anos acompanhando o canal que você sobe um vídeo sobre um livro que estou lendo no momento. Ainda estou na metade dele e longe do video me entregar spoliers, fez com que ficasse ainda mais interessado em terminar a leitura. Ótima critica
Eu li o primeiro volume mês passado, gostei bastante e já coloquei no Kindle o segundo livro!! Acho que vou ler quando o novo filme estiver próximo do lançamento.
Vai ser literalmente uma sequência daquele antigão?
Comprei agora o livro. Não tem book tuber em Portugal que faça análise de qualidade de bons livros como a Tatiana. Obrigado pela ajuda a compreender o livro porque no início não é fácil.
Sempre tive curiosidade a respeito desse livro, espero um dia poder lê-lo. Está na minha lista de leitura. Obrigado pela resenha Tati! :) P.S. Não entendo esse povo dando deslikes.
Vendo esse vídeo só agora?! Na tua resenha sobre Um Cântico para Leibowitz comentei sobre Duna. E como sempre, não me decepcionei. Tua resenha fechou comigo. Diferente de ti, gostei do componente romântico que, prá mim, foi o elo para os fragmentos da princesa Irulan. Talvez vá ser menos sobre romance e mais sobre lealdade. Aliás, sobre os fragmentos, que "tom" de escrituras sagradas. Penso que só pode se tornar ainda mais interessante. Um novo nome, uma aclamação, uma população não reconhecida e fora do censo demográfico. Acho que é agora que vai "pegar". Teu vídeo e os comentários reacenderam minha vontade de continuar. Vou tentar achar o segundo em um sebo. Sei que tinha há um tempo. Vacilei.
Vendo somente agora, sobre a queda de energia ao final do livro, acho que foi proposital. Faz total sentido com o percurso do Paul no próximo livro (feliz ou infelizmente). Acho que a quebra de expectativa e de energia fazem parte dessa história, acabam por ser necessárias. Que livro incrível! Uma história, já muito vista, mas como nenhuma outra.
Eu vi o filme, primeiro achei estranho, mas conforme fui assistindo eu gostei, e quero saber como termina, acredito que deve ser um pouco diferente do filme, mas acho que vale a pena 💜
Não teve triângulo amoroso no livro!
O Paul casou com a Princesa Iulan por uma questão de estratégia política.
Ele nunca tocou na princesa.
Chani foi seu unico amor.
Minha experiência foi diferente. Amei do inicio ao fim. Paixão instantânea pela franquia.
Eu adoro esse livro e a trilogia inicial justamente por seu um excelente e intrincado romance de ficção científica sem mencionar que em todos os livros ha sempre a abordagem bem feiro sem superficialismos de importantes questões filosóficas, morais e ate mesmo politicas (e nesse ponto o grande trunfo dos livros e sua atemporalidade e generalidade, não sendo visível tratar-se de uma questão já datada). Também é bom ver como os personagens mudam entre um livro e outro e como as decisões tomadas ao longo de cada livro trazem profundas consequências nos livros subsequentes.... a obra de Frank Herbert é boa, cativante, estimulante, mas ao mesmo tempo complicada e densa qie força ao leitor pensar, contextualizar muitos elementos ali tratados.
Agora fiquei ansiosa pra ver o que vocês vai achar da irmã de Paul no terceiro livro da série. Não pare no primeiro, por favor, nenhum amigo meu leu este livro. Estou me sentindo num bate papo onde uma amiga está falando o que achou do livro.
o que acontece com ela no terceiro livro?
Tati! As Herdeiras de Duna que é o sexto livro foi publicado pela Nova Fronteira em fins de anos 80 ou inicio dos anos 90. Li todos os seis em 1991-1992 e acho que junto com fundação são os livros que mais reli na vida :)
Comecei a ler essa semana! Ansiosa pelo filme! A nova versão!
Eu confeso que gosto, em Duna, justamente isso do final do livro ser lento. Odeio quando os finais são rápidos, quando tudo se resolve de uma vez como: Código Da Vince, os livros do Júlio Verne. Mas vale muito a pena ler a trilogia de Duna, vc vai se surpreender com o desfecho da irmã dele...
Acabei de terminar a leitura do Duna a exatos 5 min. Mto bom, aconselho mesmo a leitura. Se trata de um universo extremamente rico, vale mto a pena a leitura.
Meu aniversário e vídeo novo da Tati, sem condições 🖤
Parabéns!
Comprei esse livro e ainda não li, mas estou muito ansioso
É um excelente livro :)
OBS.: O filme de Duna também está na Amazon Prime Video
4:00
Em termos de produção, a minissérie do canal Sci-Fi é conhecida por ter um roteiro mais próximo à obra original. Ainda pretendo assistir.
Eu li todos os seis livros publicados no Brasil há muito tempo. Sabia que o filho dele havia dado continuação à obra do pai, mas não sabia que havia escrito tentos livros. O sexto, As herdeiras de Duna, se não me engano, trata das Bene Gesserit, as tais bruxas, e é um dos meu favoritos, depois do Primeiro. O Frank Herbert conseguiu criar um mundo complexo e bastante interessante, além personagens icônicos e tramas dentro de tramas.
Como sempre os vídeos da Tati são muito completos e explicativos. Minha curiosidade é se os outros livros subsequentes são bons quanto este.
Fui correndo assisti o trailer e fiquei decepcionada , melhor é ouvir a Tati msm !
Fica tudo muito mais legal !
Tati, tu citou "A Chegada" e ele é inspirado num conto conto chamado "História da sua vida" do Ted Chiang mttt bom, vale mt a pena ler
comprei por sua causa, estou louco para chegar. Estava querendo começar uma saga e você me convenceu e nao foi a primeira vez.
Comprei o livro ha um tempo mas não li, vou começar agora. Vi que vai sair o filme de um diretor excelente
Sempre tive vontade de saber um pouco mais sobre esse livro
Adorei o vídeo
Fantasia não tenho dificuldade, mas ficção científica sim.
Comecei a ler o livro hoje mas não estava acompanhando muito bem / imaginando bem o enredo, então seu vídeo me introduziu bastante, obrigada✨
Eu precisava de uma resenha dessa para me decidir em ler ou não esse livro.
Po tati termina de ler a série duna. Aqui em 2024 e esperando, eu já terminei de ler a história principal e tenho certeza que você vai adorar.
Esse livro foi até agora simplesmente a melhor ficção científica que eu já li na vida. Amo a Tati e saber que ela leu e gostou de Duna nossa. Amor de mais.
Tati, leia A História da sua Vida e outros Contos do Ted Chiang, que inspirou o roteiro de A Chegada. Livro maravilhoso!!!
A série original tem 5 livros foi escrito por frank herbert após sua morte seu filho Brian Herbert associou a outro escritor de ficção científica famoso Kevin Anderson e publicaram mais doze livros infelizmente apenas disponível em inglês consistindo em prequel e o livro final. Li todos. Vc pode baixar no Amazon ou no e-books. Todos são muito complexos e divertidos com muitos ensinamentos e plots. Abraços e boa leitura.
15:06 aqui vc acabou de descrever o que aconteceu no universo de Fundaço de Asimovi. Seldon viu o futuro com base nessas mesmas analises e sem a especiaria rsrs
Vai ter filme no fim do ano.
Eu assisti uma série em 2003 em um canal cult e amei.
Tenho que ler pelo menos o primeiro.
Olá, Bons Dias
Excelente vídeo, como sempre...
Os seis livros foram publicados na década de 1980... Pela Nova Fronteira..
E existe, alem das duas versões cinematografias, uma serie do canal SyFy, que é relativamente boa... e vai além do primeiro livro
Tatiana, na verdade a editora Nova Fronteira lançou entre os anos 80 e 90.todos os seis livroa da série: Duna, O Messias de Duna, Os Filhos de Duna, O.Imperador Deus de Duna, Os Hereges de Duna e As Herdeiras de Duna.