Se por um lado é bom conhecer uma parte da historia do Brasil, por outro, dói ver um lugar, onde os meus ancestrais passaram tanta dor e tanto sofrimento.
Ta blz... vc é descendente de africano e tá ressentido pelos africanos na África terem vendido os escravos para os exportadores do Brasil, né... se fossem vendidos para Europa, vc teria um destino diferente né. Show
Assim é e foi feito e hoje temos o CONHECIMENTO VERDADEIRO do qual nos esconderam. Hoje tudo saindo a LUZ DIVINA ja NÃO se pode esconder nada tudo esta sendo REVELADO. GRATIDÃOINFINITA AMO VCS
Sim, mas infelizmente a escravidão ainda não acabou, ainda existem escravos, apenas em 2019, 1.054 pessoas foram resgatadas em todo o país vítimas de situações análogas ao trabalho escravo, e mesmo com a escravidão ter "acabado" eles só conseguiram liberdade do trabalho forçado, mas não conseguiram a integração na sociedade até os dias de hoje, a luta ainda tem um longo caminho para percorrer
Volto a retrucar, esse senhor não tem culpa ,de ter nascido na família abastada, eu fiquei fã dele adoro.minha filha não tem culpa de ter nascido numa família de fazendeiro de cacau e gado.la no sul da bahia.eu não tenho esse negócio de culpar as pessoas o importante é o caráter é a humanidade dele , vida longa senhor João.
Existem seres humanos de todos os tipos. Tem gente muito boa e tem os tenebrosos. Mas vendo o vídeo pensei Porque o povo não agradece o passado nós dado com tanto trabalho, sacrifícios, dores, suor, sangue. Como disse o senhor no vídeo quando perguntado sobre sons na fazenda: eu não fiz mal para os escravos. Devemos enxergar as coisas assim, seguir adiante, sempre vigilantes para não errar e não permitir erros assim novamente, sejam com os negros, com os brancos, com os índios, enfim. Este é o Brasil, o resultado de erros e acertos do passado, sem preconceitos para falar e mostrar a crueldade humana, a crueldade que não tem cor, o empreendedorismo de outros, e por aí vai. Devemos ser gratos a todos os ué já pisaram estas terras e buscar o entendimento. Parabéns ao administrador da fazenda. Obs: estes órgãos não arrumam e não permitem os consertos. Que coisa.
Na epoca deveria ser um lugar muito bonito,pir trás de tanta riqueza,o sofrimento e dor,dos nossos irmãos,meu avô foi filho de escravos,nasceu na época (LEI DO VENTRE LIVRE) onde as escravas dava a luz aos filhos libertos,muitos precisavam fugir,pos seus Donos,preferia mata- los que ve-los livres. Meu avô teve sorte do seu dono,ser um abolicionista,que deixou sua ama,cria-lo na casa grande,para brincar com seus filhos. Até ele crecer e começar trabalhar no engenho de cana de açúcar,viveu até 105 anos. Homem de muito boa índole,negro lindo! Contador de histórias,bem humorado e lúcido. Te amo vô,onde estiver!💗
Eu sou umbandista e consigo enxergar os escravos sofrendo em cada canto dessa fazenda. Nosso país cresceu em cima de muita dor, sofrimento e sangue! Gratidão aos Pretos Velhos e Pretas Velhas que trabalham hoje dentro da Umbanda e nos ensinam diariamente a humildade, o amor e a caridade para com o próximo mesmo depois de tudo o que eles passaram quando estavam aqui na terra! A evolução é o mais importante para um espírito, lembrem-se disso sempre ! ADOREI AS ALMAS! 👵🏿🤍👨🏿🦳
Tudo tem uma. Preço amiga, garanto que todos tem pagado e com preço de sangue, só que esse senhor parece feliz com a desgraça que seus antepassados praticaram.
Entendi a empolgação desse senhor em contar a história do lugar, ainda mais sobre a família que adquiriu uma fazenda importante na história do Brasil. Mas é muito triste saber que toda a contrução, produção, riqueza foi construída na dor e sofrimento dos negros sem nenhum benefício, tratados piores que animais da fazenda. E crianças negras eram concebidas para mais tarde servirem de escravas e a maioria nunca soube o que era ser livre. Em pensar que a maioria desses fazendeiros, ricos da época eram cristãos, ainda rezavam a Deus e davam dinheiro a rodo as Igrejas e os padres nada faziam pelos negros. Parabéns pelo documentário.
Sempre me perguntei sobre isso, que espécie de cristão foram esses que vieram para aqui. A cruz e os símbolos que carregavam, acho que era um disfarce, o coração do homem é corrupto mesmo, independente da religião.
O Brasil tem muita história, a maioria delas não está nos livros de escola. É impressionante. Um vídeo muito bonito. O senhor que apresentou o espaço foi muito solícito! Agradecimentos a ele pela simpatia e atenção!
Assisto com lágrimas nos olhos, sabendo o quanto meus antepassados sofreram, minha tataravó era escrava, temos histórias tristes contadas de geração em geração.
Acho mais triste que bonita, temos que contar sempre pra memória não terminar. Santa Clara, intercedei por todos antepassados, que tenham luz e paz no céu, já que foram esquecidos e maltratados em vida.
Muita linda a fazenda!! E muito muito muito triste a história, assim como em todo Brasil escravocrata !! Mas é importantíssimo mostrar, principalmente para os jovens, que na maioria não valorizam e nem interessam por coisas antigas,que são a origem de TUDO e de todos nós brasileiros!! Obrigado por compartilhar essa aula de história tão bacana e necessária para entendermos e crescermos como seres humanos melhores , ajudando, colaborando a não sermos racistas e preconceituosos cruéis como os senhores de engenho, coronéis se orgulhavam com o sangue derramado pelos acoites e torturas de nossos irmãos negros africanos!!
Vi o vidio ontem passei noite em claro orando pelo resgate destes pobres escravos com munta dor no coração aquele senhor tem comenta com triunfo os objetos quê Pôr la está como um grande troféu coitado eu dele estaria orando dia noite noite dia Pará quê os poderosos quê Pôr lá passou receba luz o perdão Deus criador doador de toda vida
Que pecado esse patrimônio histórico quase em ruínas ! O Brasil não preserva seu passado. Essa Fazenda Sta. Clara deveria estar restaurada pelos órgão competentes . Não podemos deixar que se perca esse tesouro !!😢😢
Rapaz por mim pra ter uma revolução racial, primeiro teria q ter uma destruição de impérios feito por escravos, pq o ser humano gosta de romantizar a escravidão?
Esse lugar deveria ser preservado com maior cuidado pelo Estado, em respeito e memória aos que o construiram com sangue e suor e como prova de que a crueldade humana não tem limites. Documentário espetácular.
EU CONHECI MUITO O JOÃO BOSCO QUE ESTÁ NARRANDO A HISTÓRIA... JÁ PAQUEREI MUITO ELE. ERA MUITO BONITO.. FICOU MUITO DIFERENTE TÁ BARRIGUDINHOKKKK.. ERA TODO ESBELTO MUITO LINDO RSRSRS.. PENA QUE O TEMPO PRA ELE PASSOU RÁPIDO DEMAIS
É uma fazenda muito bonita, porém se formos nos atentar para seu passado, é um lugar edificado com sangue, suor e muitas lágrimas. Sei que o atual herdeiro não tem culpa. Não é preciso usar de muita imaginação para ter um panorama e recriar a cena. É realmente muito triste, o que nos resta é fazer uma prece por todos aqueles que tanto sofrimento tiveram nesse local.
@@VemJunto ;Houve "Sangue, Suor e Lagrimas"; mas também houve risos ; trabalho, produção , também houve empreendedorismo, engenharia, conhecimento, religiosidade, famílias e se houve violência na conquista também houve amor e liberdade houve um Brasil gigantesco poderoso e respeitado, fornecedor de alimentos como açúcar, café; rico perante o mundo! Toda historia ê rica em detalhes parte de nossa cultura e e a saga do Descobrimento ao Brasil colônia e hoje dizem que somo independentes o que eu ainda não acredito.
É verdade! Toda igreja do Rosário, era dos escravos! Eu moro em Sabará e aqui tbm tem uma igreja do Rosário! Ela é toda de pedra! Aí, aconteceu a abolição da escravatura e ela ficou inacabada! Fizeram uma capela dentro dela! Muito linda! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻😍😍😍😍😍
Meu pai tem uma casa por perto e o lugar todo é lindo, pela natureza e paisagem, apesar da história cruel por trás de toda essa beleza. Existe uma cachoeira logo mais abaixo do caminho da fazenda que também é linda! Vale a pena a visitação e a busca de conhecimento! Espero que as instituições reconheçam a história local e preserve esse patrimônio tão importante!
Esse Sr. Conta com precisão a história, até parece que ele viveu tudo isso, é muito triste ver como foi a dor desses escravos qdo acoitados, Deus perdoe a maldade desses fazendeiros.😰😰😰😰😰
Precisamos aprender com muita consciência, inclusive sobre o lugar que nos caberia nesse sistema escravocrata. Certamente a maioria não seria de senhores da casa grande. A percepção e análise corretas impediriam que muitos se achassem e pensassem como os escravocratas. O herdeiro guia é um cuja mentalidade não vê nada demais, apresenta a barbárie como uma "curiosidade histórica", foi o que lhe restou herdar, como se fosse anódino desfilar o horror da dominação, exploração e desumanização de pessoas reduzidas à condição de escravizados.
O senhor no vídeo disse que o IEPHA tombou a fazenda, mas não manda verba para a manutenção e também não deixa ele usar dinheiro particular pra mexer. Infelizmente, só o tombamento sem a manutenção com verba pública não adianta muita coisa. Ainda mais edificações com pouco movimento.
Sou formada em história, eu preciso conhecer esse lugar. Que maravilha, a história deve ser preservada, essa página triste jamais pode ser apagada, mas ser lembrada e relembrada com o respeito que estão fazendo. Parabéns.
Bárbara, entendo vc! Sou revoltada com ess3 desgraçados senhores de engenho e Reis do café ! ROUBARAM a vida de pessoas, com que direito?????Me envergonho desse tempo cruel!!!
Eu não gostei da forma como ele se refere aos escravizados. Aliás a introdução do assunto foi mto irônica,me pareceu, "vou mostrar a masmorra, onde os escravos que não obedeciam fugiam eram castigados, era assim que era, lá tem tronco,coisas mto legais". Enfim, nada empático em relação a esse parte vergonhosa da história.
Queria q o cara contasse chorando e lamentando o tempo todo?!?! O cara vive ali desde q nasceu, ele conta essa história quase todo dia para turistas, pelo amor de Deus né
Meu Deus, esse lugar deveria estar em perfeito estado, funcionando como museu, assim como os campos de concentração da Alemanha Nazista. É importante preservar a história mesmo a mais triste delas, para que fique fresco na memória impedindo que o mesmo se repita. Triste ver todo este patrimônio nesse estado. A lei de tombamento do Brasil é um deserviço.
Não tem como. Porque é a família que estão vivos ou eles aceitar né. E pra ta sendo preservado pelo o governo teria que ser tombado como patrimônio público.
Em 1999 fazia parte do elenco da novela Terra Nostra e gravamos alguns dias aí!Linda!Triste demais esse espaço dos escravos,dava uma sensação ruim na gente quando entravamos na sala.
Olhaaaaaaaa que bacana !!! Você fez parte ?! Legal demais !!!! La realmente é muito tenso né !!!! Compartilhe com os amigos que participaram da novela também , eles vão curtir demais também poder assistir !!!
Vim parar nesse vídeo meio por acaso. Mas logo no início senti a parte pesada da carga espiritual q há nesse local. Conteúdo maravilhoso no nível histórico, mas triste demais saber q tantas vidas passaram sofrimento tão intenso ali
Já visitei casa museu históricos, já ouvi as histórias absurdas e tristes. Brancos escravizando afros descendentes e com passar da época houve afros descendentes escravizando afros descendentes. Fiquei chocada, triste, conforme ia ouvindo o guia historiador narrando. Depois de sentir toda revolta, veio uma coisa maravilhosa, a melhor história, os melhores personagens e os melhores homens verdadeiros, fortes e criativos. Se temos essas histórias tristes e doloridas, temos agora personagens lendários, inesquecíveis, admiráveis, e que hoje são os personagens mais importantes da história da escravidão. Admiro a força, mental e física deles, gente, não tinha máquina na época, já repararam nas pedras enormes que eles carregavam? Quero vê os homens de hoje mover essas pedras sem maquinaria. Quando entrarem num museu desses, se permitam vê o que eles criaram por si só e os que eles criaram por castigo e obrigações. Te pergunto quem realmente é o personagem principal da história? Os escravisadores ou os escravos? Quem deixou coisas lindas pra se vê, admirar? Por mais que eles tenham sofrido, a história é só deles, a beleza é só deles o feitos é só deles. Tenho orgulho de ser afro descendente, meus descendentes é história de superação, força, raça forte física e mental. Graças a eles temos nosso espaço hoje. Para os racistas um recadinho, nasceu no Brasil? Aqui ninguém é raça pura não tá, tudo misturinha 🥰, amo essa mistura, um cheiro bem gostoso nesse povo alegre, acolhedor, simpáticos 😘.
Eliana gostei muito do seu comentário. Sou Brasileiro Branco, o sangue que nos une é vermelho e a nossa Bandeira é Verde e Amarela. Os Afro descendentes deixaram um legado, como disse você. Não gosto da história que foca no sofrimento deles.
@@marcelosantos5183 Sou contra qualquer tipo de racismo! Mas foram os próprios imperadores africanos que vendiam os seus negros ao europeus. Estes por sinal foram os responsáveis pela escravidão.
@@tassioribeirodesouzaribeir5202 Não. Eles nao foram RESPONSÁVEIS pela escravidão. Contribuíram de fato. Porem, a prática de aprisionamento de tribos/povos inimigos e torna-los escravos existia desde a Antiguidade. Porém a responsabilidade do sistema escravista (que é diferente da escravidão antiga) é justamente do sistema econômico. O escravo tornou-se apenas mercadoria. Os reis africanos aprisionavam e trocavam por produtos (relembre o comércio triangular), porém as atrocidades, a retirada da condição humana dos negros foi responsabilidade apenas do europeus. O escravo era tido como mercadoria (e da mais cara), o comércio de escravos era mais lucrativo para a Coroa do que a própria exportação dos gêneros agrícolas e por isso o sistema escravista crescia de forma avassaladora no Brasil.
@@AnnaBeatriz-xx2by Sim! Verdade! Se comprava é porque tinha quem vendia. Não estou dizendo que eles são responsáveis! Apenas que eram escravizados pela ganância de seus reinos. E sabiam muito bem que iam ser aprisionados e maltratados. É triste! Mas foi assim que aconteceu. Infelizmente! 👍🏻
Gostei desse senhor que toma conta da Fazenda, ele conhece muito da história dá fazenda, dos escravos, uma pena que homens como esse senhor não tenha o reconhecimento devido.
Como negro, afrodescendente é de chorar o coração, não tenho histórico de escravos na família, mas é difícil perceber a beleza diante de tanto sofrimento.
Não só agradecer amigo, eu sou e minha família somos exceções em meio a realidade que vivemos até hoje, mas é assunto em outra página, Sr... vida que segue, É luta árdua! É vc prender um "ser" durante anos e achar que ele vai chegar em 2021 achando que ele está igual aos demais!!! A realidade está registrada na matéria, entende quem quiser, abraço! Sou um negro engenheiro que vivo a realidade do mundo atual!!!!
@@felipemckenzie4668 não temos conhecimento companheiro! Minha avó nunca comentou nada sobre os pais terem sido escravos, mas sabe-se que escravidão não é só chicote, e isso perdura até hoje. Mas, nem vou gastar saliva com vc! #paz
@@VemJunto - Me desculpa sei que já faz algum tempo esse documentário mas infelizmente o brasil nunca agradeceu e nunca vai agradecer a nossa comunidade negra brasileira pelas atrocidades e barbaridades cometidas contra o ser humano sim porque antes da cor da pele eram seres humanos tratados pior do que animais e como mulher negra sinto muita dor na alma nojo desprezo e vergonha em ver tanta podridão cometida contra os meu ancestrais sei que os descendentes brancos não participaram diretamente mas muitos continuam se beneficiando financeiramente enquanto várias gerações de pessoas negras continuam na miséria porque o sistema nunca se prontificou a reparar os erros cometidos contra os nossos ancestrais moro fora do brasil e aqui nos Estados Unidos ao contrário do brasil o governo e descendentes direito de donos de escravos tiveram que indenizar vários descendentes de escravos! Essas e muitas outras fazendas pode até fazer parte da história mais sinceramente não me impressiona só aumenta o meu desprezo pelas atrocidades cometidas e com certeza esse solo junto com tudo o que está sobre ele é maldito coberto em trevas porque teve muito sangue e sofrimento derramado sobre ele! 😔
A frieza e os risos dos relatos dessa fazenda macabra me embrulha o estomago ! Contar a história de sofrimento e dor de um povo com tanta frieza é de dar náuseas !
Este senhor faz parte da vida daí mesmo,pq a gente nota que ele fala naturalmente ,explica com detalhes,lindamente demonstra seu amor por está bela fazenda. Parabéns a ele .....mto BOMMMMM..... O mestre Athayde é renomado mesmoooo....
Já estive na Fazenda Santa Clara. E o senhor João foi nosso guia. É muito bonita mas, é um tanto quanto triste ver o sofrimento do povo africano escravizado. Vale muito a pena a visita.
Aquela parede riscada com a unha no desespero é triste. Agora esse senhor ele cresceu aí pelo jeito rodeado pela família que adquiriu a fazenda pra ele apesar da história é sua melhor casa .
Espetáculo da história... tenho um orgulho dentro do peito. Meus ancestrais trabalharam para construir grande parte dessa história no Brasil. Uma maravilha e muita dor ao mesmo tempo. Não mudou muita coisa dos dias atuais. Sempre um grupo seleto vivendo como reis as custas de impostos e miséria e muitos brasileiros.
Como arquiteto... me sinto encantado com tudo isso!!! Quanta história, quanto detalhe! Uma pena que nossos governantes e instituições não saibam valorizar/preservar essa riqueza para as novas gerações!
Uma fazenda linda... construída as custas de sangue ,lágrimas e muito sofrimento dos escravos 😢 Gostaria de ver mais detalhes dentro da casa..como a cozinha , banheiro da época etc...
A historia é muito triste , de muito sofrimento por parte dos escravos ,com a tortura com que eles eram tratados pelo dono da fazenda. Esse senhor João relatou toda a história com muita precisão . Sem animo para trabalhar , ficavam presos na senzala sem comer , com direito de sentir só o cheiro da comida. Também desconheço o direito da globo ter o direito de trocar pinturas e o dono não poder tirar os vazamentos das paredes. Somos escravizados de todo jeito , até mesmo com nossos direitos .
A história é lamentável mas não podemos negar, o lugar é lindo, tudo q é histórico é lindo, tudo q foi lavado com sangue tem q ser visitado e contado pra q a gente possa vê quão ruim é o ser humano, e o quão forte foi o negro escravizado foi forte e como eles era aprichosos nos trabalhos deles, olha o tanto de história q temos aí, pensem quantas vidas passaram por quantos se foram ai!
Verdade jack ! Infelizmente foi assim ! Mas a história tá aí né , o lugar , tudo que aconteceu , mostramos quase tudo de la , e sim ... o lugar é fantástico
Lindo porra nenhuma, essa casa é amaldiçoada , a noite ninguém consegue entrar nisso aí, se duvidar de minhas palavras, vai dormir uma noite lá, já pensou nos gritos dos negros sendo espetados vivos , e às meninas de 5 anos sendo estrupadas pelo coronel ?? então é pôr isso quê falo quê esse lugar é maldito..!!
Para entender o que se passa no nosso país, pq há tanta desigualdade é necessário reviver nossa história, esse lugar deveria ser um museu, espetacular e extremamente triste ao mesmo tempo. Parabéns pelo vídeo.
É muito bom conhecer a história, entender que temos raízes ,não podemos apagar o passado tudo que aconteceu faz parte da nossa história da construção do nosso Brasil mas podemos mudar o presente isso depende de mim de você de todos os brasileiros ...parabéns pelo documentário .... escravidão nunca mais .
Realmente o tombamento em alguns casos é a própria condenação da construção. Processos morosos, falta de pessoal... os institutos de preservação no Brasil ficam devendo (e muito)!
Está de parabéns aí o proprietário é melhor explicação que eu já vi sobre Fazenda antiga atenção Espetacular excelente matéria digna de um filme é o tipo de reportagem que tem que ser vista em duas etapas é muita informação
A beleza monumental que existe nessa fazenda se apaga diante da história de crueldade que se passou nesse lugar. Não me refiro aos escravos , me refiro aos meus irmãos que alí viveram e morreram sendo tratados com requintes de crueldades. Com todo respeito a matéria, me indignei com a frieza com a qual este senhor, proprietário, gerente ou seja qual função desempenhe retrata aquela triste realidade. Ele parece sentir orgulho quando cita o fato da propriedade ter pertencido ao seu avô. Chega a se assemelhar ao antigos senhor de engenho. Ele se impressiona pelo bem material que possui e não pela maldade que alí acontecia. Como se fosse tudo muito normal. Uma frieza que chega a impressionar. Afinal, essa fazenda está erguida e sobreviveu todo esse tempo, as custas da dor dessas vidas que se perderam nas mãos de gente ruim. Nossos irmãozinhos merecem nosso respeito ao falarmos sobre o sofrimento de cada um deles. Peço a Deus, que estejam todos eles em bom lugar com a proteção de Deus! São nossos irmãos e não apenas escravos como foram intitulados. Eram seres humanos como qualquer um de nós. Quando esse senhor fizer sua passagem talvez possa compreender que não vai levar um grão de areia da fazenda do avô dele. Vai compreender o verdadeiro valor das coisas. Ou não! Que a proteção divina amenize a dor desses nossos irmãozinhos. Que Deus os abençoe! Por toda eternidade. Adorei as Almas! 🙏🏿. 😔
Uauuu... Triste, muito triste... Mas história que precisa ser lembrada, para que não seja repetida nunca.... Melhor que documentário de televisão, rico em detalhes, me emocionei aqui, parabéns a vocês, isso é história viva
Dói na alma imaginar o sofrimento dessas pessoas que não eram vista como humanas.Sem direito à nada nem se quer o mínimo de higiene.Quanta crueldade !😢
Triste foi ouvir sobre a "igreja dos negros". Tiveram que ocultar a religião africana para não serem açoitados como feiticeiros, daí temos o sincretismo. Que absurdo!!!!
@@cristianibuglioli6882 com serteza Deus não participou dessa maldade mas viu todo sofrimento q se passou nesse lugar, é aqueles q foi humilhados verão a glória de Deus!
Vendo este vídeo viajei no tempo. Estive visitando esta fazenda em 1977 e tem muita coisa pra se ver além do que mostrado no vídeo. Na época nos acompanhou mostrando 2 senhores velhinhos que eram proprietários. Tinha até um livro para assinatura dos visitantes. Fomos em todos cômodos.
Ver que a crueldade do ser humano ultrapassa os limites se é que "tem", ver o que meus antepassados sofreram assim no seco trás uma voz embargada, parabéns ao canal pelo excelente documentário!
Fascinío mesmo parece até simpatizante da escravidão Ele fala com tanto orgulho A matéria é muito boa o vídeo Mas esse moço falando Dos castigos etc ñ gostei Affs
@@andreajanaina707 Concordo contigo, como descendente de africanos achei ele muito simpatizante dos castigos: "quando não queriam trabalhar"? Oi? Trabalho? Quando fugiam? Sim eram livres e foram escravizados...
@@Naoseioque370 sim eu tbm sou descendente meu pai é negro e minha mãe, é neta de índio, fiquei horrorizada com as falas desse senhor, Simpatizante da escravidão 🤦🏽♀️😩
@@andreajanaina707 pqprt como ele pode ser simpatizante, ele deu uma explicação de forma contundente, demonstrou sua indignação com toda o horror que houve naquela época, ele tinha que explicar então chorando pra agradar a militância lacradora, pelo amor de deus!
Extremamente terrível! Assustador! Li muito acerca da escravidão de meus antepassados nos livros de história. mas, nunca tive coragem de me aprofundar. Vendo esse documentário, percebo o quanto ainda há de sofrimento nesse lugar terrível!, Não tive a coragem de terminar de assistir 😭
Falam da frieza desse senhor ao contar a história e da falta de emoção. Mas, quantas vezes que ele já deve ter contado essa história hein? Muito bom mesmo
Era terrível, não tenho nem o que dizer. Mas infelizmente ainda hoje existe muitas pessoas má. Excelente vídeo, o anfitrião foi perfeito como guia. Parabéns a todos... Gostaria muito de conhecer um lugar com tanta história...
Já durmi em um casarão abandonado com os meus colegas, que antigamente era moradia dos patrões da época e do lado tinha uma cenzala...fomos assombrados de madrugada...O casarão tinha vários quadros de pessoas que moraram ali provavelmente a muito tempo atrás, as torneiras dos banheiros eram muito diferentes também...A gente ouvindo música e trocando idéia, o som do rádio do nada parou na madrugada, e alguém ou alguma coisa deu um chute bem forte na porta de madeira que estava fechada e trancada...ficamos assustados porém abrimos a porta e não tinha ninguém lá fora ...
Vendo agora essa belicima reportagem! Eu visitei a Fazendo em 2019. Chorei muito, pois é um lugar que retrata uma parte da nossa história cruel! Para visitá -la, precisa ter um coração bem forte. Amei rever a história da Fazenda Santa Clara. Espero muito que seja restaurada, pois a nossa história por mais triste que tenha sido, Não podemos deixar acabar.
Excelente reportagem! Essa fazenda deveria ser tombada pelo IPHAN e ser restaurada, preservada! É de um valor histórico e cultural excepcional! Muito bom vídeo, parabéns!
A metalurgia foi grandemente desenvolvida na África. As técnicas de fabricação e utilização de peças de metal foram levadas para a Europa pelos romanos nas invasões que fizeram no período antes de Cristo. A metalurgia é uma herança africana. Os ingleses foram pioneiros na produção em série, na indústria metalúrgica.
Parabéns pelo ótimo vídeo! E parabéns ao Sr João, pelo enorme conhecimento. Alguns não entenderam o quanto ele deixou bem claro o crime hediondo que foi a escravidão, mas logo no começo do vídeo deixou bem claro que as coisas bonitas que foram construídas na fazenda foram criadas com base no sofrimento das pessoas... em vários momentos deixou isso bem claro
Excelente documentário. Cai de paraquedas nesse vídeo pois quando estou muito ansiosa busco ver coisas relacionadas á história, principalmente do brasil. O entrevistador foi excelente, super educado e não fez perguntas retóricas, permitiu que o guia falasse livremente e o deixou bem confortável. Vídeo que eu queria ter assistido na infância mas tive o deleite de aproveitar agora adulta. A história é muito triste, sem dúvidas e a fazenda tinha que ser muito bem cuidada e preservada para que futuras gerações saibam e não repitam atos tão hediondos. Vídeo nota 10!
Foi bom rever a Santa Clara, que conheci quando era adolescente, na época a cela dos escravos, ainda tinha a enorme chave de quase um Kg. Na época eu conheci mais coisas e hoje vi outras que na época não me mostraram! Muito bom! Quando eu voltar a Juiz de Fora, talvez eu vá na Santa Clara de novo. Parabéns pelo Vídeo!
nem todo mundo chora com historias. tu chora com essa pq n fez parte de ti. ele é acostumado, conta a mesma historia tds os dias. n é falta de empatia, é so costume.
Conteúdo muito rico em história. Obrigado por compartilhar conosco, pena que no Brasil nosso patrimônio não recebe cuidados do nosso governo como deveria ter.
Que grande ! História bonita e triste 😢 mas é muito bom saber essas história do passado,viajei ... O senhor muito comunicativo,desenvolto fala com orgulho parabéns ótima matéria .
Pra gente vê o quão somos inúteis e insigficantes . Pessoas mais importantes já morreram e o mundão velho tá aí girando sem sentir um pingo de falta de ninguém. O maior homem que já existiu nos ensinou que a humildade que nos tornam grandes. Nada se leva .
Tenho parentes que moram numa fazenda no interior de São Paulo que foi construída por escravos. A fazenda fica na divisa de São Paulo com Minas Gerais e tem cerca de 200 anos. Meus primos já viram aparições e também já ouviram muitos gritos, choros, barulhos de correntes arrastando, passos do lado de fora da casa, a energia elétrica que cai as vezes sem nenhum motivo, luzes ascendem e pagam sozinhas, portas abrem e fecham sozinhas... Eu inclusive uma vez em que estava lá, escutei passos a noite toda do lado de fora da casa. Na noite seguinte eu e meus primos ficamos acordados a noite toda pois infelizmente lá existem ladrões de máquinas e também de gado. Um dos meus primos pegou a arma dele e fomos para fora dar uma volta na casa pra ver se via alguém, mas andamos a casa toda e não vimos nada. Assim que entramos novamente começamos a escutar barulhos de passos do lado de fora e ouvir pessoas conversando, então eles me disseram que a fazenda era mal assombrada e várias pessoas que já foram lá disseram ter visto e ouvido coisas. Noites depois por volta das 2h da manhã ouvimos bater na porta com força, mas os cachorros não latiram, então meu primo olhou pela fresta da porta e não viu absolutamente nada, ele disse que não era pra abrir a porta pois eram as almas penadas dos escravos querendo entrar na casa. Uma sensitiva foi lá na fazenda uma vez e disse ter visto muitos escravos lá e também viu muito sofrimento. Lá tem um poço onde jogavam os escravos mortos e meus primos disseram que naquela fazenda morreram muitos escravos e o homem que construiu ela era muito ruim. A energia da fazenda é bem pesada e você tem a sensação horrível de estar sendo vigiado o tempo todo quando se está sozinho. Alguns funcionários que trabalharam na fazenda, pediram demissão por causa dos barulhos e aparições e dizem lá na região que a fazenda é amaldiçoada, mas a fazenda em si é muito linda. A arquitetura dela é idêntica a essa e ainda tem muitas casas de colônias intactas, inclusive algumas são moradias dos funcionários da fazenda. Além das casa de colônia intactas, a fazenda também tem dois terreiros de arar café enormes e uma senzala também enorme, que hoje é um barracão para estocar sacos de batata
Eita Léo, meus tios moravam em uma fazenda no interior de SP também, mas, especificamente na estrada que liga Brodowski a Serrana, e a arquitetura é igual a essa do vídeo também. Até a senzala com o sistema de ventilação, nela há um túnel que os escravos entravam também, só que acorrentados e só saiam quando o pessoal mandavam, chegavam a puxar ele pelas correntes para saírem caso não quisessem, o clima também é muito pesado, desde o chão gelado da casa do coronel, até o chão de terra. Havia também esse campo de café, e um amontoado de pedras de uma construção não finalizadas, e cara, absurdo o peso das pedras, não sei como conseguiam, o pessoal relata muitas coisas igual essa que você falou, mas, eu lembro uma vez que estava eu e minha prima longe desse túnel e olhamos para ele, avistamos como se fosse uma pessoa negra sentada na entrada, as vezes foi coisa da nossa cabeça, mas, na época não queriamos arriscar KKKKK Lá também tem uma história que os donos enterraram uma receita de uma pinga que a pessoa que achasse ficaria rica, e cansamos de procurar em..
Fico imaginando quê os barulhos é Almas penadas dos feitores dos senhores poderosos pôr quê Deus tão maravilhoso quê estes pobres escravos devem estar no ceu na glória Deus pai misericordioso
Minha mãe trabalhou muito tempo na Igreja de São Benedito no centro do rj e eu lembro que lá pelo menos na época tinham ossos de vários escravos...na parte de cima tinha um museu e embaixo se ñ me lembro mal tinha tipo uma senzala tbm...nessa igreja tem muita história de assombração também,eu morria de medo!
SIGA NO INSTAGRAM: bityli.com/vuV2A
Onde fica esse Cape Santa Clara ?
Quero saber onde fica?
@@anamariabarrosbarros7625 Santa rita do jacutinga MG
Q fazenda linda
Que coisas vidda
Se por um lado é bom conhecer uma parte da historia do Brasil, por outro, dói ver um lugar, onde os meus ancestrais passaram tanta dor e tanto sofrimento.
😢😢😢😢😢
Ta blz... vc é descendente de africano e tá ressentido pelos africanos na África terem vendido os escravos para os exportadores do Brasil, né... se fossem vendidos para Europa, vc teria um destino diferente né. Show
@@igotecvirtual mas os escravos eram vendidos pra europa também
@@igotecvirtual kkkk seu conhecimento histórico é ótimo. Parabéns!( Vidas são vidas caao tenha entendido o tom sarcástico).
@@igotecvirtual nao interessa de que lugar eles eram vendidos. Nenhum ser humano merece ser vendido como um objeto
A história é importante é tem que ser preservada para que nós não venhamos a repetir as atrocidades cometidas.
FALOU E DISSE
Assim é e foi feito e hoje temos o CONHECIMENTO VERDADEIRO do qual nos esconderam. Hoje tudo saindo a LUZ DIVINA ja NÃO se pode esconder nada tudo esta sendo REVELADO. GRATIDÃOINFINITA AMO VCS
Sim, mas infelizmente a escravidão ainda não acabou, ainda existem escravos, apenas em 2019, 1.054 pessoas foram resgatadas em todo o país vítimas de situações análogas ao trabalho escravo, e mesmo com a escravidão ter "acabado" eles só conseguiram liberdade do trabalho forçado, mas não conseguiram a integração na sociedade até os dias de hoje, a luta ainda tem um longo caminho para percorrer
@@diogofreitas4407 hoje temos 370 mil brasileiros vivendo em condições análogas às de escravo.
Volto a retrucar, esse senhor não tem culpa ,de ter nascido na família abastada, eu fiquei fã dele adoro.minha filha não tem culpa de ter nascido numa família de fazendeiro de cacau e gado.la no sul da bahia.eu não tenho esse negócio de culpar as pessoas o importante é o caráter é a humanidade dele , vida longa senhor João.
O ser humano é inteligente em alguns aspectos e ignorante no amor ao próximo. Rico em ganância e pobre em empatia.
Existem seres humanos de todos os tipos. Tem gente muito boa e tem os tenebrosos. Mas vendo o vídeo pensei Porque o povo não agradece o passado nós dado com tanto trabalho, sacrifícios, dores, suor, sangue. Como disse o senhor no vídeo quando perguntado sobre sons na fazenda: eu não fiz mal para os escravos. Devemos enxergar as coisas assim, seguir adiante, sempre vigilantes para não errar e não permitir erros assim novamente, sejam com os negros, com os brancos, com os índios, enfim. Este é o Brasil, o resultado de erros e acertos do passado, sem preconceitos para falar e mostrar a crueldade humana, a crueldade que não tem cor, o empreendedorismo de outros, e por aí vai. Devemos ser gratos a todos os ué já pisaram estas terras e buscar o entendimento. Parabéns ao administrador da fazenda. Obs: estes órgãos não arrumam e não permitem os consertos. Que coisa.
Existe todo tipo de ser humano, desde o assassino em série até o Santo! E de maneira geral, quem PAGA quer ver o resultado do seu investimento.
vdd
@@angelamsilva9775 Bacana o seu comentário. 👏🏼👏🏼
Rezavam para Deus, torturavam e matavam os escravos, hipócritas.
Documentário fantástico, parabéns!
❤️❤️❤️❤️❤️
Na epoca deveria ser um lugar muito bonito,pir trás de tanta riqueza,o sofrimento e dor,dos nossos irmãos,meu avô foi filho de escravos,nasceu na época (LEI DO VENTRE LIVRE) onde as escravas dava a luz aos filhos libertos,muitos precisavam fugir,pos seus Donos,preferia mata- los que ve-los livres.
Meu avô teve sorte do seu dono,ser um abolicionista,que deixou sua ama,cria-lo na casa grande,para brincar com seus filhos.
Até ele crecer e começar trabalhar no engenho de cana de açúcar,viveu até 105 anos.
Homem de muito boa índole,negro lindo!
Contador de histórias,bem humorado e lúcido.
Te amo vô,onde estiver!💗
Eu sou umbandista e consigo enxergar os escravos sofrendo em cada canto dessa fazenda. Nosso país cresceu em cima de muita dor, sofrimento e sangue! Gratidão aos Pretos Velhos e Pretas Velhas que trabalham hoje dentro da Umbanda e nos ensinam diariamente a humildade, o amor e a caridade para com o próximo mesmo depois de tudo o que eles passaram quando estavam aqui na terra! A evolução é o mais importante para um espírito, lembrem-se disso sempre !
ADOREI AS ALMAS!
👵🏿🤍👨🏿🦳
🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Também peço para os meus pretos velhos que interceda sempre por mim e minha família, sempre!
Toda fazenda antiga da impressão que os escravos ainda estão presos ali
deve ser um lugar pesado por ter tido tanto sofrimento
é inacreditavel a maldade do ser humano nao da pra acreditar em uma maldade dessas
Tudo tem uma. Preço amiga, garanto que todos tem pagado e com preço de sangue, só que esse senhor parece feliz com a desgraça que seus antepassados praticaram.
Entendi a empolgação desse senhor em contar a história do lugar, ainda mais sobre a família que adquiriu uma fazenda importante na história do Brasil. Mas é muito triste saber que toda a contrução, produção, riqueza foi construída na dor e sofrimento dos negros sem nenhum benefício, tratados piores que animais da fazenda. E crianças negras eram concebidas para mais tarde servirem de escravas e a maioria nunca soube o que era ser livre. Em pensar que a maioria desses fazendeiros, ricos da época eram cristãos, ainda rezavam a Deus e davam dinheiro a rodo as Igrejas e os padres nada faziam pelos negros. Parabéns pelo documentário.
Obrigado :)
Verdade 😥😥😥
Muita maldade
Sempre me perguntei sobre isso, que espécie de cristão foram esses que vieram para aqui.
A cruz e os símbolos que carregavam, acho que era um disfarce, o coração do homem é corrupto mesmo, independente da religião.
@@dayanesantana9798 falou tudo
Que todos os escravos que trabalharam nessa fazenda tenham encontrado o descanso eterno❤❤❤❤❤❤
Amém!
Mesmo assim,tem muitos que pensam que a escravidão não acabou,e se sente acorrentados sem poder sair.
Que Deus encaminhe essas almas!
A energia é muito pesada de dor choro e muito sofrimento!😢
Que senhor bacana, bom de prosa... Sou mil vez a companhia de pessoas assim do que os jovens sem conteúdo de hoje em dia, muito bom!
Obrigado meu querido Lucas! Até por isso mesmo o deixei falando falando falando como pediu ! Não quis ser indelicado de ficar perguntando mil coisas !
@@VemJunto efe358358358
Eu amo conversar com os idosos 😅☝🏻 tem vários assuntos
@@nataliacordeiro2154 Verdade as pessoas idosas tem muito a nos ensinar. Os jovens de hoje acham que pessoas de mais idade não sabem nada.
Concordo plenamente contigo
O Brasil tem muita história, a maioria delas não está nos livros de escola. É impressionante. Um vídeo muito bonito. O senhor que apresentou o espaço foi muito solícito! Agradecimentos a ele pela simpatia e atenção!
Obrigado amigo
Baba ovo, não era nem pra ser mostrado uma imundice dessa !!
@@moacyreis7345 vá pra merda
@@luissjn quero que você me mostre o caminho que vai pra merda , com certeza você já mora lá, quero muito conhecer esse seu lugar..!!
@@moacyreis7345 😮
Esse senhor do vídeo é uma enciclopédia ambulante! Quero conhecer a fazenda quando a pandemia acabar, mas quero esse senhor como guia.😂
Hahahahahahahaa, ó uma dica , chega lá fala que vc viu o vídeo e queria ele como guia hahahahahahaha!!!! É certeiro kkkk
Vc quer outra coisa
VERDADE KKKKKKKKKKKKKKKKK
Um verdadeiro espetáculo!
E o avô dele era mais um coisa ruim q cometia isso com os escravos.
Assisto com lágrimas nos olhos, sabendo o quanto meus antepassados sofreram, minha tataravó era escrava, temos histórias tristes contadas de geração em geração.
😭😭😭😭😭😭😭
Que pena 😔
Olá Valquíria!
E conta isso com gosto e entusiasmo!
O tal avô, a essa hora deve estar no céu, DA BOCA DA CABRA, NÉ???
Acho mais triste que bonita, temos que contar sempre pra memória não terminar.
Santa Clara, intercedei por todos antepassados, que tenham luz e paz no céu, já que foram esquecidos e maltratados em vida.
Amém!
Muita linda a fazenda!! E muito muito muito triste a história, assim como em todo Brasil escravocrata !! Mas é importantíssimo mostrar, principalmente para os jovens, que na maioria não valorizam e nem interessam por coisas antigas,que são a origem de TUDO e de todos nós brasileiros!! Obrigado por compartilhar essa aula de história tão bacana e necessária para entendermos e crescermos como seres humanos melhores , ajudando, colaborando a não sermos racistas e preconceituosos cruéis como os senhores de engenho, coronéis se orgulhavam com o sangue derramado pelos acoites e torturas de nossos irmãos negros africanos!!
@@josefranciscotorres3023 obrigado por esse comentário amigo José ! Muito obrigado!! Vc disse tudo
Vi o vidio ontem passei noite em claro orando pelo resgate destes pobres escravos com munta dor no coração aquele senhor tem comenta com triunfo os objetos quê Pôr la está como um grande troféu coitado eu dele estaria orando dia noite noite dia Pará quê os poderosos quê Pôr lá passou receba luz o perdão Deus criador doador de toda vida
O mais importante disso de relembrar o passado é não repetir o erro do passado.
Falou tudo!!!
Verdade amigão gratidão
Abraços casal aventura pr
Que pecado esse patrimônio histórico quase em ruínas ! O Brasil não preserva seu passado. Essa Fazenda Sta. Clara deveria estar restaurada pelos órgão competentes . Não podemos deixar que se perca esse tesouro !!😢😢
Verdade !!! Ela não merece isso
Rapaz por mim pra ter uma revolução racial, primeiro teria q ter uma destruição de impérios feito por escravos, pq o ser humano gosta de romantizar a escravidão?
@@rafacaetano6301 muita maldade do ser humano
Tinha era que queimar esse lugar !!!!!!
Nao sei onde você vê tesouro na história de sofrimento de todo um povo.
Esse lugar deveria ser preservado com maior cuidado pelo Estado, em respeito e memória aos que o construiram com sangue e suor e como prova de que a crueldade humana não tem limites. Documentário espetácular.
Seu João Bosco é fantástico para explicar gostei muito da "aula"
Sabe muito de la ! Além de ser super gente boa :)
Melhor q muito antropólogo. Hahahha
EU CONHECI MUITO O JOÃO BOSCO QUE ESTÁ NARRANDO A HISTÓRIA... JÁ PAQUEREI MUITO ELE. ERA MUITO BONITO.. FICOU MUITO DIFERENTE TÁ BARRIGUDINHOKKKK.. ERA TODO ESBELTO MUITO LINDO RSRSRS.. PENA QUE O TEMPO PRA ELE PASSOU RÁPIDO DEMAIS
@@fatimafernandes518 aí tem História...
Seu João sabe dos seus segredos... 😎👍🏼
@@fatimafernandes518 conte mas essa historia ja gostei
É uma fazenda muito bonita, porém se formos nos atentar para seu passado, é um lugar edificado com sangue, suor e muitas lágrimas. Sei que o atual herdeiro não tem culpa. Não é preciso usar de muita imaginação para ter um panorama e recriar a cena. É realmente muito triste, o que nos resta é fazer uma prece por todos aqueles que tanto sofrimento tiveram nesse local.
Sem duvida margareth !
@@VemJunto ;Houve "Sangue, Suor e Lagrimas"; mas também houve risos ; trabalho, produção , também houve empreendedorismo, engenharia, conhecimento, religiosidade, famílias e se houve violência na conquista também houve amor e liberdade houve um Brasil gigantesco poderoso e respeitado, fornecedor de alimentos como açúcar, café; rico perante o mundo! Toda historia ê rica em detalhes parte de nossa cultura e e a saga do Descobrimento ao Brasil colônia e hoje dizem que somo independentes o que eu ainda não acredito.
Ele tinha o prazer de vê os escravos chorando com muitA dor mais hoje ele tá chorando no colo do Capeta bem merecido
Comendo do demônio
Como todo mundo antigo,é grande parte do mundo atual.
Saravá os Pretos Velhos. Hoje são enaltecidos e respeitados na minha querida Umbanda. ❤️
É verdade! Toda igreja do Rosário, era dos escravos! Eu moro em Sabará e aqui tbm tem uma igreja do Rosário! Ela é toda de pedra! Aí, aconteceu a abolição da escravatura e ela ficou inacabada! Fizeram uma capela dentro dela! Muito linda! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻😍😍😍😍😍
A história não é um pouco triste. É muito triste. Infelizmente não podemos mudar .
Verdade :/
Mas podemos fazer diferente agora... ensinando nossos,filhos,netos,amigos um dia qm sabe, DEUS,nos mostrará o porque....
@@fatimabeleti766 parabéns pelo seu comentário.Ensinando os filhos s caridade e amor ao próximo.
CAI DE PARAQUEDA NO CANAL E GOSTEI, NÃO TEM ENROLAÇÃO .
Oooooo querida obrigado ! Espero que goste do conteúdo ! Vem mais por aí
Eu também cheguei aqui do nada !
Porém .. nada acontece por acaso..
Feliz Aterrissagem Pra Gente !!
#Inscrita à Jatooo
Também! . Termine assistindo tudo. Parabéns
Meu pai tem uma casa por perto e o lugar todo é lindo, pela natureza e paisagem, apesar da história cruel por trás de toda essa beleza. Existe uma cachoeira logo mais abaixo do caminho da fazenda que também é linda! Vale a pena a visitação e a busca de conhecimento! Espero que as instituições reconheçam a história local e preserve esse patrimônio tão importante!
Verdade !!! Tomara que isso aconteça e a gente torce demais 🙏🏻! O lugar merece
Aonde fica essa fazenda?
Sou negra, e não daria conta de visitar esse lugar... ME ARREPIO SÓ DE OUVIR....
Onde fica esta cidade pfv?
@@marciasousa349 Santa Rita do Jacutinga MG
Muito bom conhecer um pouco da história...
"Infelizmente a escravidão continua...cada época à sua maneira".
Pura verdade
Falou tudo, infelizmente
Esse Sr. Conta com precisão a história, até parece que ele viveu tudo isso, é muito triste ver como foi a dor desses escravos qdo acoitados, Deus perdoe a maldade desses fazendeiros.😰😰😰😰😰
Verdade ! Antigamente nada foi fácil
Deus Perdoe Nada Tem que ser queimado no Inferno
@@keikosaito5034 é verdade! Mas não vai ficar impune não; a alma não morre, e Deus vai cobrar tudo .Lembrando a parábola do rico e Lázaro
Eles vão queimar eternamente no inferno
Deve tá até hoje queimando nós quinto dos infernos esses maldito fazendeiros que judiavam com esses seres humanos na covardia
Meus Deus!!!! Isso é o cenário vivo da nossa história. O IPHAN realmente precisa olhar pra esse patrimônio com muito carinho.
Ele toma conta... agora olhaaaarrr.... hummmmm
Precisamos aprender com muita consciência, inclusive sobre o lugar que nos caberia nesse sistema escravocrata. Certamente a maioria não seria de senhores da casa grande. A percepção e análise corretas impediriam que muitos se achassem e pensassem como os escravocratas. O herdeiro guia é um cuja mentalidade não vê nada demais, apresenta a barbárie como uma "curiosidade histórica", foi o que lhe restou herdar, como se fosse anódino desfilar o horror da dominação, exploração e desumanização de pessoas reduzidas à condição de escravizados.
@@VemJuntoessa Fazenda fica onde?? Estado e cidade?
@@meninotroll8434 Santa Rita do Jacutinga MG
O senhor no vídeo disse que o IEPHA tombou a fazenda, mas não manda verba para a manutenção e também não deixa ele usar dinheiro particular pra mexer. Infelizmente, só o tombamento sem a manutenção com verba pública não adianta muita coisa. Ainda mais edificações com pouco movimento.
Me senti como se estivesse pessoalmente conhecendo a fazenha
Pamelaaaaaaaa, espero que isso tenha sido bom então !!! kkkkkkkk nos siga nas redes socias que vem mais por aí hein @vemjunto
Que maldade, hoje tem que por políticos nessas masmorras
Recomendo a ir em Ouro preto MG! Vc se sente no século 17. E e cheio de museus e restaurantes. Os museus pagos vc paga 1 . 2 reais
Sou formada em história, eu preciso conhecer esse lugar. Que maravilha, a história deve ser preservada, essa página triste jamais pode ser apagada, mas ser lembrada e relembrada com o respeito que estão fazendo. Parabéns.
É bem isso ! Essa é a ideia ! 👏🏼👏🏼👏🏼
Fica perto de Conservatorio,, tem mais histórias muito interessante que esse senhor não revelou!!
Estive lá esses dias... pena que não tinha ninguém pra nós mostrar por dentro.
Descendente afro que sou,me dói na alma a dor dos meus antepassados,e ao mesmo tempo sinto nas veias a força, coragem e resistência deles ...✊✊
Bárbara, entendo vc! Sou revoltada com ess3 desgraçados senhores de engenho e Reis do café ! ROUBARAM a vida de pessoas, com que direito?????Me envergonho desse tempo cruel!!!
Esse comendador ainda se encontra nessa casa
Sinto que esse senhor tem prazer em contar tudo sobre a fazenda dotado de sabedoria.
Não não ! Prazer não tem , mas já contou isso umas mil vezes para vários turistas que já é comum pra ele ! Apenas isso
Eu não gostei da forma como ele se refere aos escravizados. Aliás a introdução do assunto foi mto irônica,me pareceu, "vou mostrar a masmorra, onde os escravos que não obedeciam fugiam eram castigados, era assim que era, lá tem tronco,coisas mto legais". Enfim, nada empático em relação a esse parte vergonhosa da história.
@@VemJunto verdade!
Queria q o cara contasse chorando e lamentando o tempo todo?!?! O cara vive ali desde q nasceu, ele conta essa história quase todo dia para turistas, pelo amor de Deus né
@lanies Creio que muitos tiveram a mesma imprenssão!
Adorei o documentário, parabéns a vocês e principalmente ao Sr. João. Esse senhor leva uma grande história na cabeça que deveria virar um livro.
Obrigado ! Verdade , ele realmente sabe
Essa senzala era bom botar os ladrão de Brasília Paulo Guedes borsonaro tudo esse cara era pra tá aí👺👺👺👺👺👺🤡🤡🤡🤡🔥🔥🔥🔥☠️☠️☠️
@@yasminbazilios ♥️♥️♥️♥️👍♥️🌹💕🌹💕🌹💕🌹💕
@@JoseLuiz-mg5wb, Era pra botar o Lula e toda sua corja de larápios ladrões.
@@jeanlima9847 ele ia rouba tudo q tem de valor la
Meu Deus, esse lugar deveria estar em perfeito estado, funcionando como museu, assim como os campos de concentração da Alemanha Nazista. É importante preservar a história mesmo a mais triste delas, para que fique fresco na memória impedindo que o mesmo se repita. Triste ver todo este patrimônio nesse estado. A lei de tombamento do Brasil é um deserviço.
Também vejo esse tipo de importância
Interessante para ELES que o povo não saiba da sua história
Assim fica mais fácil elELES controlar
Não tem como. Porque é a família que estão vivos ou eles aceitar né. E pra ta sendo preservado pelo o governo teria que ser tombado como patrimônio público.
Por falar em campo de concentração, o Brasil não deve nada a Hitler
@@494vicente 👏👏👏👏
Em 1999 fazia parte do elenco da novela Terra Nostra e gravamos alguns dias aí!Linda!Triste demais esse espaço dos escravos,dava uma sensação ruim na gente quando entravamos na sala.
Olhaaaaaaaa que bacana !!! Você fez parte ?! Legal demais !!!! La realmente é muito tenso né !!!! Compartilhe com os amigos que participaram da novela também , eles vão curtir demais também poder assistir !!!
E muito triste ,mas tem que preservar a história do Brasil ....É a história
É verdade! Eu era a fazenda
Vim parar nesse vídeo meio por acaso. Mas logo no início senti a parte pesada da carga espiritual q há nesse local. Conteúdo maravilhoso no nível histórico, mas triste demais saber q tantas vidas passaram sofrimento tão intenso ali
Já visitei casa museu históricos, já ouvi as histórias absurdas e tristes. Brancos escravizando afros descendentes e com passar da época houve afros descendentes escravizando afros descendentes. Fiquei chocada, triste, conforme ia ouvindo o guia historiador narrando. Depois de sentir toda revolta, veio uma coisa maravilhosa, a melhor história, os melhores personagens e os melhores homens verdadeiros, fortes e criativos. Se temos essas histórias tristes e doloridas, temos agora personagens lendários, inesquecíveis, admiráveis, e que hoje são os personagens mais importantes da história da escravidão. Admiro a força, mental e física deles, gente, não tinha máquina na época, já repararam nas pedras enormes que eles carregavam? Quero vê os homens de hoje mover essas pedras sem maquinaria. Quando entrarem num museu desses, se permitam vê o que eles criaram por si só e os que eles criaram por castigo e obrigações. Te pergunto quem realmente é o personagem principal da história? Os escravisadores ou os escravos? Quem deixou coisas lindas pra se vê, admirar? Por mais que eles tenham sofrido, a história é só deles, a beleza é só deles o feitos é só deles. Tenho orgulho de ser afro descendente, meus descendentes é história de superação, força, raça forte física e mental. Graças a eles temos nosso espaço hoje. Para os racistas um recadinho, nasceu no Brasil? Aqui ninguém é raça pura não tá, tudo misturinha 🥰, amo essa mistura, um cheiro bem gostoso nesse povo alegre, acolhedor, simpáticos 😘.
Eliana gostei muito do seu comentário. Sou Brasileiro Branco, o sangue que nos une é vermelho e a nossa Bandeira é Verde e Amarela.
Os Afro descendentes deixaram um legado, como disse você.
Não gosto da história que foca no sofrimento deles.
@@marcelosantos5183
Sou contra qualquer tipo de racismo! Mas foram os próprios imperadores africanos que vendiam os seus negros ao europeus. Estes por sinal foram os responsáveis pela escravidão.
@@tassioribeirodesouzaribeir5202 Não. Eles nao foram RESPONSÁVEIS pela escravidão. Contribuíram de fato. Porem, a prática de aprisionamento de tribos/povos inimigos e torna-los escravos existia desde a Antiguidade. Porém a responsabilidade do sistema escravista (que é diferente da escravidão antiga) é justamente do sistema econômico. O escravo tornou-se apenas mercadoria. Os reis africanos aprisionavam e trocavam por produtos (relembre o comércio triangular), porém as atrocidades, a retirada da condição humana dos negros foi responsabilidade apenas do europeus. O escravo era tido como mercadoria (e da mais cara), o comércio de escravos era mais lucrativo para a Coroa do que a própria exportação dos gêneros agrícolas e por isso o sistema escravista crescia de forma avassaladora no Brasil.
@@AnnaBeatriz-xx2by
Sim! Verdade! Se comprava é porque tinha quem vendia. Não estou dizendo que eles são responsáveis! Apenas que eram escravizados pela ganância de seus reinos. E sabiam muito bem que iam ser aprisionados e maltratados. É triste! Mas foi assim que aconteceu. Infelizmente! 👍🏻
Gostei desse senhor que toma conta da Fazenda, ele conhece muito da história dá fazenda, dos escravos, uma pena que homens como esse senhor não tenha o reconhecimento devido.
Ele sabe muito mesmo !
Nossa que documentário maravilhoso, isso é História apesar de muito sofrimento é um lugar lindo ,que não poderia deixar de mostrar arrasou!!!!
❤️❤️❤️❤️
28:58.... "Tem vazamento aqui, não tem dinheiro,tombou e não pode mexer"... Infelizmente já posso imaginar o destino dessa fazenda!!!
A grande realidade do tombamento no nosso país
Tem que queima tudo. Só sofrimento
Vai acontecer igual a Paranapiacaba
Rapaz, se tem uma coisa q eu aprendi é que "é desse jeito que era!"
Edvam Albuquerque tava contando ele falar íi perdi a conta,,,,,,é desse jeito que era sensacional
@@helenacruz6724v46t7atw33a7as33ra 32e43s47e3fh133332a422ww1sr7174a r2a5323s 62yge62úteis
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Kkkkkkkkkkkkkkkkk mas é desse jeito que era
🤣🤣 peguei pra mim.. Adorei tbm!!!
Como negro, afrodescendente é de chorar o coração, não tenho histórico de escravos na família, mas é difícil perceber a beleza diante de tanto sofrimento.
O Brasil tem muito a agradecer a todos os negros que fizerem isso ! Essa é a verdade ! Reconhecimento e respeito máximo
Não só agradecer amigo, eu sou e minha família somos exceções em meio a realidade que vivemos até hoje, mas é assunto em outra página, Sr... vida que segue, É luta árdua!
É vc prender um "ser" durante anos e achar que ele vai chegar em 2021 achando que ele está igual aos demais!!!
A realidade está registrada na matéria, entende quem quiser, abraço!
Sou um negro engenheiro que vivo a realidade do mundo atual!!!!
Se vc é negro é claro que tem histórico na família, ou vc acha que os Negro vieram passear
@@felipemckenzie4668 não temos conhecimento companheiro!
Minha avó nunca comentou nada sobre os pais terem sido escravos, mas sabe-se que escravidão não é só chicote, e isso perdura até hoje.
Mas, nem vou gastar saliva com vc!
#paz
@@VemJunto - Me desculpa sei que já faz algum tempo esse documentário mas infelizmente o brasil nunca agradeceu e nunca vai agradecer a nossa comunidade negra brasileira pelas atrocidades e barbaridades cometidas contra o ser humano sim porque antes da cor da pele eram seres humanos tratados pior do que animais e como mulher negra sinto muita dor na alma nojo desprezo e vergonha em ver tanta podridão cometida contra os meu ancestrais sei que os descendentes brancos não participaram diretamente mas muitos continuam se beneficiando financeiramente enquanto várias gerações de pessoas negras continuam na miséria porque o sistema nunca se prontificou a reparar os erros cometidos contra os nossos ancestrais moro fora do brasil e aqui nos Estados Unidos ao contrário do brasil o governo e descendentes direito de donos de escravos tiveram que indenizar vários descendentes de escravos! Essas e muitas outras fazendas pode até fazer parte da história mais sinceramente não me impressiona só aumenta o meu desprezo pelas atrocidades cometidas e com certeza esse solo junto com tudo o que está sobre ele é maldito coberto em trevas porque teve muito sangue e sofrimento derramado sobre ele! 😔
A frieza e os risos dos relatos dessa fazenda macabra me embrulha o estomago !
Contar a história de sofrimento e dor de um povo com tanta frieza é de dar náuseas !
Este senhor faz parte da vida daí mesmo,pq a gente nota que ele fala naturalmente ,explica com detalhes,lindamente demonstra seu amor por está bela fazenda.
Parabéns a ele .....mto BOMMMMM.....
O mestre Athayde é renomado mesmoooo....
Um dos herdeiros ele !!! Ele sabe de tudo de la ! Ótimo guia !
Já estive na Fazenda Santa Clara. E o senhor João foi nosso guia. É muito bonita mas, é um tanto quanto triste ver o sofrimento do povo africano escravizado. Vale muito a pena a visita.
Também notei isso, parece que pra ele tudo é mt natural
Aquela parede riscada com a unha no desespero é triste. Agora esse senhor ele cresceu aí pelo jeito rodeado pela família que adquiriu a fazenda pra ele apesar da história é sua melhor casa .
Tirando a tristeza q sentimos só de imaginar o sofrimento dos escravos, tudo é encantador!.
Verdade Márcia
Esse homem que conta a história e parente do dono dos escravos
N dá p "tirar" a Fazenda foi construída em cima do sofrimento inimaginável de um povo, desses escravos
Espetáculo da história... tenho um orgulho dentro do peito. Meus ancestrais trabalharam para construir grande parte dessa história no Brasil. Uma maravilha e muita dor ao mesmo tempo. Não mudou muita coisa dos dias atuais. Sempre um grupo seleto vivendo como reis as custas de impostos e miséria e muitos brasileiros.
Obrigado meu querido
Garoto vc está de parabéns junto com a sua equipe, excelente documentário, dessa Fazenda Santa Clara ...
Ooooooo Célio muito obrigado pelas palavras viu! fico feliz em ler isso!
Realmente Incrível!!!!
@@alexmguimaraes9399 obrigado amigo
Como arquiteto... me sinto encantado com tudo isso!!!
Quanta história, quanto detalhe! Uma pena que nossos governantes e instituições não saibam valorizar/preservar essa riqueza para as novas gerações!
verdade ne luis , infelizmente é assim!!!
Uma fazenda linda... construída as custas de sangue ,lágrimas e muito sofrimento dos escravos 😢
Gostaria de ver mais detalhes dentro da casa..como a cozinha , banheiro da época etc...
verdade!!!! :( A gente também quera ver mais detalhes afundo assim, porém os herdeiros moram nessas partes e assim não podemos entrar!
@3erg Sousa verdade ! Uma pena não conseguirmos entrar em outros quartos ! Quartos importantes historicamente por sinal
N da para imaginar o tamanho do sofrimento 😢😢mais é a história!!!
bem tenso beeeem tenso
Isso tudo era normal da época, esses maltratos com os escravos que tanto fizeram pelo nosso Brasil 😢
Sensacional. Não pode deixar esse maravilhoso patrimônio se deteriorar.
História pura.
Obrigado !!! Não mesmo !
A historia é muito triste , de muito sofrimento por parte dos escravos ,com a tortura com que eles eram tratados pelo dono da fazenda. Esse senhor João relatou toda a história com muita precisão . Sem animo para trabalhar , ficavam presos na senzala sem comer , com direito de sentir só o cheiro da comida. Também desconheço o direito da globo ter o direito de trocar pinturas e o dono não
poder tirar os vazamentos das paredes. Somos escravizados de todo jeito , até mesmo com nossos direitos .
A história é lamentável mas não podemos negar, o lugar é lindo, tudo q é histórico é lindo, tudo q foi lavado com sangue tem q ser visitado e contado pra q a gente possa vê quão ruim é o ser humano, e o quão forte foi o negro escravizado foi forte e como eles era aprichosos nos trabalhos deles, olha o tanto de história q temos aí, pensem quantas vidas passaram por quantos se foram ai!
Verdade jack ! Infelizmente foi assim ! Mas a história tá aí né , o lugar , tudo que aconteceu , mostramos quase tudo de la , e sim ... o lugar é fantástico
Lindo porra nenhuma, essa casa é amaldiçoada , a noite ninguém consegue entrar nisso aí, se duvidar de minhas palavras, vai dormir uma noite lá, já pensou nos gritos dos negros sendo espetados vivos , e às meninas de 5 anos sendo estrupadas pelo coronel ?? então é pôr isso quê falo quê esse lugar é maldito..!!
Sim sim
@@moacyreis7345 revoltante só em pensar
GATA VC HEIM!!!
Para entender o que se passa no nosso país, pq há tanta desigualdade é necessário reviver nossa história, esse lugar deveria ser um museu, espetacular e extremamente triste ao mesmo tempo. Parabéns pelo vídeo.
É muito bom conhecer a história, entender que temos raízes ,não podemos apagar o passado tudo que aconteceu faz parte da nossa história da construção do nosso Brasil mas podemos mudar o presente isso depende de mim de você de todos os brasileiros ...parabéns pelo documentário .... escravidão nunca mais .
Falou tudo
Realmente o tombamento em alguns casos é a própria condenação da construção.
Processos morosos, falta de pessoal... os institutos de preservação no Brasil ficam devendo (e muito)!
ficar a merce disso... é esperar acabar!!!
Uma pena não conservarem essa maravilha!
Está de parabéns aí o proprietário é melhor explicação que eu já vi sobre Fazenda antiga atenção Espetacular excelente matéria digna de um filme é o tipo de reportagem que tem que ser vista em duas etapas é muita informação
Obrigado amigo ! Vlw mesmo pelas palavras :)
A beleza monumental que existe nessa fazenda se apaga diante da história de crueldade que se passou nesse lugar.
Não me refiro aos escravos , me refiro aos meus irmãos que alí viveram e morreram sendo tratados com requintes de crueldades. Com todo respeito a matéria, me indignei com a frieza com a qual este senhor, proprietário, gerente ou seja qual função desempenhe retrata aquela triste realidade. Ele parece sentir orgulho quando cita o fato da propriedade ter pertencido ao seu avô. Chega a se assemelhar ao antigos senhor de engenho. Ele se impressiona pelo bem material que possui e não pela maldade que alí acontecia. Como se fosse tudo muito normal. Uma frieza que chega a impressionar. Afinal, essa fazenda está erguida e sobreviveu todo esse tempo, as custas da dor dessas vidas que se perderam nas mãos de gente ruim. Nossos irmãozinhos merecem nosso respeito ao falarmos sobre o sofrimento de cada um deles. Peço a Deus, que estejam todos eles em bom lugar com a proteção de Deus! São nossos irmãos e não apenas escravos como foram intitulados. Eram seres humanos como qualquer um de nós.
Quando esse senhor fizer sua passagem talvez possa compreender que não vai levar um grão de areia da fazenda do avô dele. Vai compreender o verdadeiro valor das coisas. Ou não!
Que a proteção divina amenize a dor desses nossos irmãozinhos. Que Deus os abençoe! Por toda eternidade.
Adorei as Almas! 🙏🏿. 😔
Uauuu... Triste, muito triste... Mas história que precisa ser lembrada, para que não seja repetida nunca....
Melhor que documentário de televisão, rico em detalhes, me emocionei aqui, parabéns a vocês, isso é história viva
Obrigado dayanaaaaaa! Feliz que tenha curtido ! Pode mandar no grupo dos amigos e da família aí também hein rsrsrs ! Bjao e seja bem vinda
Que responsabilidade desse descendente direto da família. Ficar aí pra cuidar de tudo.
E muito gente boa e solicito ! :)
Dói na alma imaginar o sofrimento dessas pessoas que não eram vista como humanas.Sem direito à nada nem se quer o mínimo de higiene.Quanta crueldade !😢
Pois é Vânia, também fico com dor no coração e na alma. Como nossos irmãos sofreram.
Chorei tanto que me deu dor de cabeça.
Adorei as almas.
Salve meus pretos velhos e pretas velhas queridas.
Triste foi ouvir sobre a "igreja dos negros".
Tiveram que ocultar a religião africana para não serem açoitados como feiticeiros, daí temos o sincretismo.
Que absurdo!!!!
@@cristianibuglioli6882 com serteza Deus não participou dessa maldade mas viu todo sofrimento q se passou nesse lugar, é aqueles q foi humilhados verão a glória de Deus!
Vendo este vídeo viajei no tempo. Estive visitando esta fazenda em 1977 e tem muita coisa pra se ver além do que mostrado no vídeo. Na época nos acompanhou mostrando 2 senhores velhinhos que eram proprietários. Tinha até um livro para assinatura dos visitantes. Fomos em todos cômodos.
Ver que a crueldade do ser humano ultrapassa os limites se é que "tem", ver o que meus antepassados sofreram assim no seco trás uma voz embargada, parabéns ao canal pelo excelente documentário!
Obrigado Rodrigo!!!! tmj
Pior é ver que eram super religiósos, sofrimento amparado pela igreja e a bíblia 😥
Esse senhor é muito inteligente, encantada com as explicações e o fascínio dele é fabuloso.👏👏👏
Ele sabe muito de la !
Fascinío mesmo parece até simpatizante da escravidão
Ele fala com tanto orgulho
A matéria é muito boa o vídeo
Mas esse moço falando
Dos castigos etc ñ gostei Affs
@@andreajanaina707 Concordo contigo, como descendente de africanos achei ele muito simpatizante dos castigos: "quando não queriam trabalhar"? Oi? Trabalho? Quando fugiam? Sim eram livres e foram escravizados...
@@Naoseioque370 sim eu tbm sou descendente meu pai é negro e minha mãe, é neta de índio, fiquei horrorizada com as falas desse senhor, Simpatizante da escravidão 🤦🏽♀️😩
@@andreajanaina707 pqprt como ele pode ser simpatizante, ele deu uma explicação de forma contundente, demonstrou sua indignação com toda o horror que houve naquela época, ele tinha que explicar então chorando pra agradar a militância lacradora, pelo amor de deus!
Isso aí devia ser patrimônio da humanidade! História pura! Ñ pode ser esqueçido nunca mais! Belíssimo video,obrigada! ♡
Anaaaaa obrigado querida!!! feliz que tenha gostado
Lindo.......pARabéns
Eu quero visitar.
Extremamente terrível! Assustador! Li muito acerca da escravidão de meus antepassados nos livros de história. mas, nunca tive coragem de me aprofundar. Vendo esse documentário, percebo o quanto ainda há de sofrimento nesse lugar terrível!, Não tive a coragem de terminar de assistir 😭
Muito bom ouvir alguém com tanta simplicidade, mostrar e contar a história da fazenda Santa Clara. Ainda que existem vcs. Parabéns.
Hildaaaaaa , obrigado querida ;) que bom que tenha gostado!!!
Quanto conhecimento desse senhor. História impressionante
Ele sabe muito de la mesmo
Falam da frieza desse senhor ao contar a história e da falta de emoção. Mas, quantas vezes que ele já deve ter contado essa história hein? Muito bom mesmo
Pra mais de mil com toda certeza !! Por isso !!! Obrigado meu bem
Afinal pra cuidar tem q ser frio mesmo alguém sentimental não conseguiria cuidar
Era terrível, não tenho nem o que dizer. Mas infelizmente ainda hoje existe muitas pessoas má. Excelente vídeo, o anfitrião foi perfeito como guia. Parabéns a todos... Gostaria muito de conhecer um lugar com tanta história...
Obrigado rogerio ! Va conhecer sim pois vale a pena !
Não conhecia a história . Achei fantástica . Nossos antepassados sofreram demais. Graças a Deus são outros tempos.
A história contada foi bem rica em detalhes, retrata uma época muito triste de nosso país, parabéns para todos envolvidos neste documentário!
Infelizmente nossa história de antigamente ! Obrigado Alexandre :)
Já durmi em um casarão abandonado com os meus colegas, que antigamente era moradia dos patrões da época e do lado tinha uma cenzala...fomos assombrados de madrugada...O casarão tinha vários quadros de pessoas que moraram ali provavelmente a muito tempo atrás, as torneiras dos banheiros eram muito diferentes também...A gente ouvindo música e trocando idéia, o som do rádio do nada parou na madrugada, e alguém ou alguma coisa deu um chute bem forte na porta de madeira que estava fechada e trancada...ficamos assustados porém abrimos a porta e não tinha ninguém lá fora ...
Eita porraaaaaaa! Dormia nunca aí kkkkk
Qual região é esse casarão ?
@@pelicano736 Santa Rita do Jacutinga MG
@@VemJunto curto essas doideiras tb, obrigado
@@VemJunto curto essas doideiras tb, obrigado
Que documentário interessante,ele vai argumentando e a mente vai imaginando todos os detalhes
Obrigado querida :)
Que coisa linda eu senti dentro da Fazenda muito legal este senhor e muito legal amei a istória e bonita e triste
Obrigado amigo !
Vendo agora essa belicima reportagem! Eu visitei a Fazendo em 2019. Chorei muito, pois é um lugar que retrata uma parte da nossa história cruel! Para visitá -la, precisa ter um coração bem forte. Amei rever a história da Fazenda Santa Clara. Espero muito que seja restaurada, pois a nossa história por mais triste que tenha sido, Não podemos deixar acabar.
La realmente é marcante né ! Fico feliz que tenha gostado
*belissima*
Esse senhor aí conhece muito a historia sabe explicar perfeito
Ele sabe muito
Excelente reportagem! Essa fazenda deveria ser tombada pelo IPHAN e ser restaurada, preservada! É de um valor histórico e cultural excepcional! Muito bom vídeo, parabéns!
obrigado amigo ... acho que é esse o problema de lá
A metalurgia foi grandemente desenvolvida na África. As técnicas de fabricação e utilização de peças de metal foram levadas para a Europa pelos romanos nas invasões que fizeram no período antes de Cristo. A metalurgia é uma herança africana. Os ingleses foram pioneiros na produção em série, na indústria metalúrgica.
Você é historiadora,é?
Parabéns pelo ótimo vídeo! E parabéns ao Sr João, pelo enorme conhecimento. Alguns não entenderam o quanto ele deixou bem claro o crime hediondo que foi a escravidão, mas logo no começo do vídeo deixou bem claro que as coisas bonitas que foram construídas na fazenda foram criadas com base no sofrimento das pessoas... em vários momentos deixou isso bem claro
Verdade amigo ! Triste passado
Parabéns menino pela linda reportagem amo histórias grava mais vídeos assim
Terá outras fazendas e muito mais :) obrigado ☺️
Excelente documentário. Cai de paraquedas nesse vídeo pois quando estou muito ansiosa busco ver coisas relacionadas á história, principalmente do brasil. O entrevistador foi excelente, super educado e não fez perguntas retóricas, permitiu que o guia falasse livremente e o deixou bem confortável. Vídeo que eu queria ter assistido na infância mas tive o deleite de aproveitar agora adulta. A história é muito triste, sem dúvidas e a fazenda tinha que ser muito bem cuidada e preservada para que futuras gerações saibam e não repitam atos tão hediondos. Vídeo nota 10!
Belíssimo vídeo, lindo lugar
Belíssima história
Tudo que o estado toma conta se acaba Uma pena
Bom dia
Obrigado
Foi bom rever a Santa Clara, que conheci quando era adolescente, na época a cela dos escravos, ainda tinha a enorme chave de quase um Kg. Na época eu conheci mais coisas e hoje vi outras que na época não me mostraram! Muito bom! Quando eu voltar a Juiz de Fora, talvez eu vá na Santa Clara de novo. Parabéns pelo Vídeo!
que bacana francisco!!! ainda tem umas chaves dessas lá penduradas! hahahaha gigantes!
Gente que lugar lindo,simplesmente Maravilhoso.Pena ter uma história tão triste ligada a este lugar...
Verdade
Eu não consigo entender como uma pessoa pode contar com maior calma sem chorar.
Muito triste.
O velho nasceu ai, recebe turistas, serve de guia, caso fosse chorar toda vez, haja lágrima.
nem todo mundo chora com historias. tu chora com essa pq n fez parte de ti. ele é acostumado, conta a mesma historia tds os dias. n é falta de empatia, é so costume.
Posso estar enganada mas esse senhor dá a impressão de ser tão cruel quanto seus antepassados. Ele fala sobre a escravidão sem a menor emoção...
@@ivaniagoncalvesvieirarodri4242ele é obrigado a chorar ?
Que bom ,ele querer ficar aí, está aí, faz parte de tudo ,fala mto bemmmmm.👏👏👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
AMEI O JEITO DO DONO DA FAZENDA
ADOREI A HUMILDADE
Massa demais ele
Fazenda não podia ser tombada deveria ficar com ele que na minha opinião seria bem mais conservada
Conteúdo muito rico em história. Obrigado por compartilhar conosco, pena que no Brasil nosso patrimônio não recebe cuidados do nosso governo como deveria ter.
Pena mesmo amigo ! Nosso pais né
Muito bom, parabéns e gratidão!!! 👏🏽👏🏽👏🏽
Fiquei curiosa para conhecer. Um pouco de nossa história
Essa é um parte da nossa história ! Infelizmente antigamente não era fácil !
UM ESPETÁCULO DE DOCUMENTÁRIO!PARABÉNS PARA TODA EQUIPE E PARA O SR.JOÃO QUE DEU UM SHOW SIMPATIA E CONHECIMENTO.
obrigado meu querido!!! feliz que tenha curtido!!!
Que grande ! História bonita e triste 😢 mas é muito bom saber essas história do passado,viajei ... O senhor muito comunicativo,desenvolto fala com orgulho parabéns ótima matéria .
Obrigado jaqueeeeee :)
Apesar de trazer tanta tristeza e angústia
É bom conhecer essas fazendas
É uma fazenda muito bonita e histórica é importante saber da história dela, mais porém tem um passado de sofrimento.
Verdade Cláudio … disse tudo
Pra gente vê o quão somos inúteis e insigficantes . Pessoas mais importantes já morreram e o mundão velho tá aí girando sem sentir um pingo de falta de ninguém. O maior homem que já existiu nos ensinou que a humildade que nos tornam grandes. Nada se leva .
Tenho parentes que moram numa fazenda no interior de São Paulo que foi construída por escravos. A fazenda fica na divisa de São Paulo com Minas Gerais e tem cerca de 200 anos. Meus primos já viram aparições e também já ouviram muitos gritos, choros, barulhos de correntes arrastando, passos do lado de fora da casa, a energia elétrica que cai as vezes sem nenhum motivo, luzes ascendem e pagam sozinhas, portas abrem e fecham sozinhas... Eu inclusive uma vez em que estava lá, escutei passos a noite toda do lado de fora da casa. Na noite seguinte eu e meus primos ficamos acordados a noite toda pois infelizmente lá existem ladrões de máquinas e também de gado. Um dos meus primos pegou a arma dele e fomos para fora dar uma volta na casa pra ver se via alguém, mas andamos a casa toda e não vimos nada. Assim que entramos novamente começamos a escutar barulhos de passos do lado de fora e ouvir pessoas conversando, então eles me disseram que a fazenda era mal assombrada e várias pessoas que já foram lá disseram ter visto e ouvido coisas. Noites depois por volta das 2h da manhã ouvimos bater na porta com força, mas os cachorros não latiram, então meu primo olhou pela fresta da porta e não viu absolutamente nada, ele disse que não era pra abrir a porta pois eram as almas penadas dos escravos querendo entrar na casa. Uma sensitiva foi lá na fazenda uma vez e disse ter visto muitos escravos lá e também viu muito sofrimento. Lá tem um poço onde jogavam os escravos mortos e meus primos disseram que naquela fazenda morreram muitos escravos e o homem que construiu ela era muito ruim. A energia da fazenda é bem pesada e você tem a sensação horrível de estar sendo vigiado o tempo todo quando se está sozinho. Alguns funcionários que trabalharam na fazenda, pediram demissão por causa dos barulhos e aparições e dizem lá na região que a fazenda é amaldiçoada, mas a fazenda em si é muito linda. A arquitetura dela é idêntica a essa e ainda tem muitas casas de colônias intactas, inclusive algumas são moradias dos funcionários da fazenda. Além das casa de colônia intactas, a fazenda também tem dois terreiros de arar café enormes e uma senzala também enorme, que hoje é um barracão para estocar sacos de batata
Eita Léo, meus tios moravam em uma fazenda no interior de SP também, mas, especificamente na estrada que liga Brodowski a Serrana, e a arquitetura é igual a essa do vídeo também. Até a senzala com o sistema de ventilação, nela há um túnel que os escravos entravam também, só que acorrentados e só saiam quando o pessoal mandavam, chegavam a puxar ele pelas correntes para saírem caso não quisessem, o clima também é muito pesado, desde o chão gelado da casa do coronel, até o chão de terra. Havia também esse campo de café, e um amontoado de pedras de uma construção não finalizadas, e cara, absurdo o peso das pedras, não sei como conseguiam, o pessoal relata muitas coisas igual essa que você falou, mas, eu lembro uma vez que estava eu e minha prima longe desse túnel e olhamos para ele, avistamos como se fosse uma pessoa negra sentada na entrada, as vezes foi coisa da nossa cabeça, mas, na época não queriamos arriscar KKKKK Lá também tem uma história que os donos enterraram uma receita de uma pinga que a pessoa que achasse ficaria rica, e cansamos de procurar em..
Leonardo...nao vou dormir hoje de tão impressionada que fiquei...Tadinhos dessas pessoas , a vida deles foi só sofrimento!
Fico imaginando quê os barulhos é Almas penadas dos feitores dos senhores poderosos pôr quê Deus tão maravilhoso quê estes pobres escravos devem estar no ceu na glória Deus pai misericordioso
Minha mãe trabalhou muito tempo na Igreja de São Benedito no centro do rj e eu lembro que lá pelo menos na época tinham ossos de vários escravos...na parte de cima tinha um museu e embaixo se ñ me lembro mal tinha tipo uma senzala tbm...nessa igreja tem muita história de assombração também,eu morria de medo!
Manda seu relato pro Canal ASSOMBRADO pra Ana ler
Sr. João é dez, lindo de morrer. Que aconteça logo a reforma da fazenda Santa Clara, tão importante para a nossa história.
Tomara
Como sofriam meu Deus! Impossível não chorar me dói demais. 😢
Nosso triste passado infelizmente!!!!
A fazenda é linda, ótimo vídeo pra gente conhecer melhor a nossa história. Muito sofrida a vida dos escravos.
Muito simpático esse senhor.
Obrigado 🙏🏻
Sabe tudo.....até onde estão sepultados.....belíssimo