Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me. E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. João 1:41-50
Eu morava em Londrina. Meus tios e avos, mudaram para Maringá. Eu sempre ia a Maringá por trem e de carro, enfrentando as estradas sem asfalto. Posteriormente mudamos para Nova Esperança e sempre íamos a Maringá. Ainda em 1957 fui morar em Maringá, estudei no Ginásio Estadual Dr. Gastão Vidigal. Meus professores foram, Jean Piero Monasi, Aniceto Matti, Prof Geraldo. Muita saudade mesmo. As fotos e filmes, mostram claramente como era Maringá.
Excelente. A minha família chegou em Maringá em 1950. Eu tinha na época 10 meses de idade. A NOSSA casa era na Av. Brasil, 2622. Começo da Vila Operária na praça Rocha Pombo. Meu pai, João Quintino, foi o primeiro morador a fornecer energia através de um gerador. O pai tinha um bar, restaurante e hotel no endereço supra. A família conta que na frente da nossa propriedade tinha uma peroba, árvore, que precisava de quatro homens adultos para abracá-la . Fiz mês estudos no Colégio Santo Inácio e Colégio Estadual Gastão Vidigal. Minha irmã, Edna Quintino, nasceu em Maringá em 1954 e hoje é médica em Pelotas RS. Estudamos em Maringá até o segundo grau. À época era usual cursar o terceiro grau em Curitiba. Hoje moro em São Leopoldo, RS. Foi muito bom recordar,mais uma vez, parabenizo pelo documentário. Abraços....
Vishi aqui em casa tinha umas fotos aéreas deste tempo em Maringá e Vila Velha. Tinha umas 3 fotos de supostamente este colegio pois estava escrito foto aérea do colégio Gastão Vidigal! Meu tio serviu ou em Maringá ou em Vila Velha! E qdo ele sumiu ele deixou uma mala cheia de fotos de Maringá! Me recordo desta foto que estava escrito isto, mas nunca soube que era em Maringá!
Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. João 3:11-20
Sabe! Minha mãe conta que de todas cidades que ela esteve, Maringá foi a que menos se parecia com outra cidade no Brasil! Ela tem Alzheimer e se recorda que era muito sofrimento! A cidade naquele tempo não era pra "amadores". As condições climáticas e a infra estrutura recém inaugurada somando a falta de condições financeiras só eram vencidas pela vontade enorme de iniciar em um novo lugar que só de estar em pé de igualdade com a maioria dos outros desbravadores já servia de esperança! Infelizmente minha mãe ficou grávida e eu nasci numa hora não muito bem-vinda! Atrapalhou os planos. Acabou se a aventura em Maringá! Mas eu sempre estive procurando saber sobre Maringá! Me recordo vagamente sobre um avião que sofreu um acidente na região central! Muito pouco sei mas tenho guardado na memória algo como um sonho!
meus pais foram de Andradina sp, para Maringá em meados 1950. Meu pai Japonês aprendeu a falar português e se formou em contabilidade e foi tentar a sorte em Maringá. Não tinha dinheiro para um hotel nem para alugar uma casa. Ficaram em uma pensão barata por algum tempo até meu pai conseguir dinheiro! O tempo foi passando e minha mãe engravidou e em 1961 eu nasci em Maringá! Meu pai conta cada história daquele tempo que chega dar dó! Minha mãe fala que muitas vezes tiveram que dormir no chão por ter tanto percevejos no colchão. Conta ainda que não tinha fogão e nem dinheiro pois o patrão tbem vivia devendo. Minha mãe sentia o cheiro de alguns vizinhos cozinhando feijão! Um brasileiro ensinou meu pai a fazer um "fogão jacaré" que usava pó de serra! Disse tbém que um outro brasileiro ensinou ele a pegar umas fichas no chão da padaria e dava para comprar pão e leite! Depois de 1 ano sofrendo e passando fome e sustentando eu, eles resolveram deixar Maringá! Meu pai foi trabalhar em Usina Hidrelétrica em São Paulo e se tornou técnico de montagem. Cursou duas faculdades e terminou seus dias aqui em Araraquara onde fez pós graduação em letras e dava aula na faculdade ja aposentado da Cesp! Minha mãezinha segue aqui em Araraquara com alzheimer e minha querida esposa cuida dela! Depois disto tudo só fui em Maringá de passagem uma única vez! Obrigado pela postagem !
@linolino1445 Cresci em Arapongas. Em 1948 meus pais, descendentes de italianos, se mudaram de Lucelia, SP. para Arapongas. Era tudo assim, poeira vermelha, barro e miséria. Como você é descendente de japonêses, por acaso já ouviu falar da Colônia Nova Esperança, comarca de Arapongas, fundado em 1936 ou 37 por imigrantes japonêses. Em Arapongas havia uma ferraria chamada Tanaca ou Tanaka. Muitos japoneses de segunda geração se mudaram para Arapongas e se estabeleceram em quase todos os ramos do comércio. Acho que na década de 70 teve um descendente de japonês que foi eleito prefeito de Arapongas.
Vida longa ao povo JAPONÊS que ajudou e muito a construir o Brasil. Que o único Deus, todo poderoso, criador dos céus e universo, visite sua esposa com bondade e graça. DANDO-LHE SABEDORIA E FORÇAS E A SUA QUERIDA MÃE. PARABÉNS POR SUA PARTICIPAÇÃO.
Eu nasci no hospital e maternidade Maringá em 1959. Mudamos pra Campo Mourao depois da copa do mundo de 1970.acompanhei a construção da nova catredal, o viaduto e a caixa dgua em forma de Guarda chuva. Muito bacana mesmo ,deu saudades da minha infância em Maringá
Estou a 13 anos morando em São Paulo, mas tenho muita saudade de Maringa, tenho 58 anos de idade, vivi aí 45 anos de minha vida, meu pai está enterrado aí no cemitério no centro, meu pai foi guarda Municipal, morreu em 1999, muitas saudades, morei na rua Venezuela, no Jardim alvorada, meu coração até arde de saudade, muito triste, mas muito boa sua reportagem. Deus abençoe
Sou de São Paulo. Em 1997 fui em um congresso em Foz do Iguaçu e fizemos uma parada em Maringá. Linda cidade, ruas largas e arborizadas. Meu desejo é que esse GRANDE ESTADO BRASILEIRO cresça ainda mais em todos índices e se torne uma potência pra o Brasil é mundo. Tenho amigos cristãos em Astorga.
Vídeo muito bem produzido. Parabéns ao narrador e equipe. Continuem fazendo novos vídeos, se possível abrangendo todo o norte do Paraná. Sou de Apucarana, 70 kms distante de Maringá. Nasci aqui em 1958.
Sou paranaense mas moro em São Paulo desde criança, gosto muito das histórias do Paraná, meu pai me conta muita coisa daí da região de Londrina onde viveu. Adorei a expressão chora paulista e pé rapado kkk, agora fez muito sentido!
Somos de Apucarana, Eu nasci no ano de inauguração do estadio e da TV Tibagi, 1⁰ casa de alvenaria, ainda existe, rua Aristoteles esta rua fica de frente a entrada do estadio, do outro lado da Praça Apucarana, av MG. Sou Pé vermelho.
Meus pais foram morar em Maringá em 1950! Eu tinha apenas 3 meses! Papai era Cirurgião Dentista e aí moramos até 1959! Estudei no Colégio Santa Cruz , frequentava o Maringá Clube e tenho muitas lembranças daí! Saudades!
Tenho parentes em Sarandi,jandaia do sul e Apucarana,não tem com ir ai e não passar em Maringá! Final de ano igreja central iluminada sem falar Maringá encantado muito bonito!
Saudades imensas do meu Paraná e de tudo que vivi nessa terra! Conheci Maringá, mas nasci e cresci até 14 anos em Formosa do Oeste! Hoje vivo no estado de Mato Grosso, mas, minhas raízes não são esquecidas jamais!
Eu faço parte desta história , nasci aí em 1952 na serraria são Sebastião km 130 não estou morando aí mas estou perto minha família continua aí , Maringá ..Maringá linda e maravilhosa
Meu nome Rafael Aliberti, sou de Dourados MS, mas tenho muito carinho por Maringá, considero como se eu fosse maringaense. Meu pai é nascido e criado em Maringá. Meu avô participou da construção desta cidade (pioneiro Santo Aliberti), foi dono juntamente com tio Carlos da Casa Aliberti - Secos e Molhados... Hoje em memória tem rua com nome dele. Tenho família na cidade, por parte do meu avô e avó. E por falar em avó (Jacira Borghi), também junto com sua família e meu bisavô Waldomiro Borghi, ajudaram esta tão linda cidade a se tornar grande e próspera!
Fantástico , eu e minha família VIEMOS de SURUBIM PE em 1959, e paramos em Arapongas onde mora parte da minha família até hoje; meus pais são sepultados lá, amo esse norte do PARANÁm
Sou paulista, vivo até hoje em São Paulo, contudo, tenho o imenso prazer de conhecer Maringá há mais de quarenta anos. Já visitei muitas cidades do Brasil e posso dizer que Maringá é uma das mais belas cidades que já vi.
Muito bom! Esse video me apareceu na lista, como meu marido é Aliberti, me interessei, pois conta histórias de seus tios que para aí foram na fundação da cidade, vimos passar a CASA ALIBERTI, ficamos emocionados, vieram da Itália e de Botucatú foram e fixaram residência em Maringá . Parabéns!!!!
Parabéns, feliz aqueles que tem o privilégio, de rever sua história, seu passado, suas origens, e ter a oportunidade, se saber quanto era difícil para desbravadores, que contribuiu, para os dias melhores de hoje,coragem e disposição que se perderam no tempo Parabéns mais uma vez por tão belo documentario
Maringá, Maringá depois que tu partiste tudo aqui ficou tão triste....Eu tenho 33 anos, morei em Maringá uma boa parte da minha infância, e retornei aos 32 anos. todos os dias eu ando pelas ruas desta cidade a sorrir, e sentindo um misto de emoções muito boas. Gostaria muito que a cidade continuasse planejando principalmente no que diz respeito a construção de Prédios, fiquei sabendo que até mesmo o Lago do Parque do Ingá foi prejudicado por conta disto. de qualquer forma, sou grato por poder viver em maringá novamente.
Verdade o bosque deve ser preservado é um cartão postal da cidade muito lindo mas estão pensando mais em construir prédios em volta dele isso prejudica a vida do parque. Está faltando sabedoria para manter a mata no centro da cidade.
E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João (Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos), Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia. E era-lhe necessário passar por Samaria. Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. João 4:1-10
Adoro Maringá terra de gente boa .eu carregava. Carne resfriada.para porto alegre .RS. carregava no frigorífico .frigma .sinto muita saudade dessa terra boa .que Deus cuide de vocês todos estou morrendo de saudades .de todos.
Conheci Maringá em 1955, quando viajava a serviço de um Laboratório de Produtos Farmacêuticos. Minha zona cobria de Londrina a Campo Mourão. E apesar de já haver aeroporto em Maringá, viajar pela região, mesmo com um jipe da empresa, não era fácil não. Porem, que saudades !
Excelente história como é bom voltar ao passado gostaria de ter vivido nesta época mesmo com as dificuldades e a falta de conforto, mas tenho certeza q as pessoas eram bem mais felizes q hoje.
Vc me levou ha uma viagem do meu passado! Meu velho pai, trabalhou como motorista de onibus e caminhao no final dos anos 40. A empresa de onibus era Andorinha, Ele fazia Presidente Prudente e o norte do Parana, passava por Santo Inacio, Santa Ines, Itaguaje (minha terra natal). Ele tambem viajava pra Londrina e Maringa. As vezes chegava em casa todo sujo cheio de barro porque o onibus ou caminhao atolava. Ele tambem usava a tradicional calça de linho branca e chapeu. Bateu uma saudade imensa! Vou procurar as fotos antigas de ele pra relembrar. Muito obrigado pelo passeio..
Sou MARINGAENSE DE 72 nasci no hospital Santa casa, atualmente moro em Sarandi e já trabalhei no JAPÃO por 3 vezes, gosto muito de ver nosso passado contado por você, um forte abraço !
Nasci em Maringá em 1961, e também ja fui pro Japão por duas vezes! Ficamos 1 ano em Okayama kem e depois de 1 ano no Brasil voltei para Ibaraki onde passei 17 anos. Depois fui Aichi e região onde ficamos mais uns 3 anos! Hj vivo aqui em Araraquara sp! Estou no Brasil desde 2010!
Vivi em Maringá de 1958 até os anos 1980, mas não conhecia a história da sua fundação. Vou seguir esse canal em busca de mais conhecimento da história da bela Maringá.
Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte. Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis. Disse-lhe o nobre: Senhor, desce, antes que meu filho morra. Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu. E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive. Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor. E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou. Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa. Jesus fez este segundo milagre, quando ia da Judéia para a Galiléia. João 4:47-54
Meu falecido pai transportava manada de muares da região de ALFENAS MINAS GERAIS para comercia na região de Maringá faltava estes animais para os pioneiros usarem como tração e cela
Olá meu nome é Paulo Roberto morei em Maringá entre a década de 60 e 70 o meu Pai tinha um farmácia na rodoviária antiga ( Farmácia Rodoviária) eu morava na Av.15 de novembro, e estudava no Colégio Marista de Maringá,tenho saudades da Cidade e do meu amigo de Colégio José Roberto Lopes ( Pete ) , Saudades 😔
Tenho familiares do norte do Paraná (família da minha mãe)! Apucarana e Londrina mais especificamente. Conheço Maringá também! Quando viajo para o Norte, a coisa que mais acho bonito, e cheio de vida, é a terra vermelha dessa região! Legal ver essas fotos, árvores nativas, temos noção mais fidedigna de como era região na época!
Meus país estavam por lá nessas épocas foram os primeiros a passar por esse sufoco, eu nasci em Maringá velho no ano 1952 meu registro foi no cartório Cezar Hadad, meu padrinho foi um tal de Benedito biheteiro não o conheci dito por meu pai que ele vendia loterias, eu faço parte desse passado hj vivo em Joinville a muitos anos , nome do meu pai Antônio Pacheco Oliveira falecido nós anos 70 aqui em jlle sc e minha mãe chamava-se Olivia fortuoso na época após casada passou a Olívia Pacheco de Oliveira , faleceu agora em 2015 com 90 anos, ela conheceu bem Sr Ângelo plana e a esposa dele tinham a casa planeta,. Na época
Vim para Maringá em 1973. Viajavamos para Londrina em trem . Na rua onde moramos até hoje só existiam 4 casa além da nossa . Já ansiosa para assistir aos próximos episódios ❤❤
Eu sempre aumento o volume do carro quando começa o Maringá Histórica na radio Mundo Livre, tendo passageiros no banco de trás ou não! Show de conteudo!!!
SOU DE JANDAIA DO SUL , MORO EM SP CAPITAL HÁ 47 ANOS MEUS PARENTES MORA AI MEUS PRIMOS , nos ultimos 8 anos fui quase uma centena de vez ai minha mãe estava doente mas agora se foi. Gosto muito dessa região .terra boa também morei la um bom tempo saudades saudades.
Eu conheci a Cidade canção,em 62 qd eu tinha 13 anos qd fui morar no Japurá PR fui lá algumas outras vezes,la tenho amigos Romeu E José Lopes já falecidos e os filhos proprietários das carroceria Lageana Luis erlo José erlo seus sobrinhos ,depois voltei lá só em 1994
E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. João 2:1-10
Vida era dificil é a forma de ver hoje, devido as facilidades de hoje. Naquela época, isso tudo era normal. Quanto ao poço prá ter água potável, não era artesiano ou semi-artesiano não. Isso seria um grande luxo para alguns. Como VOCE tiraria água de um poço semi-artesiano com uma simples corda e um balde?
Embora não tenha nenhum laço com a cidade, gosto muito de assistir a esses relatos. Parabéns aos habitantes de Maringá!!
Rio de Janeiro RJ.
Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).
E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).
No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me.
E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.
Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.
Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.
João 1:41-50
Maringaense mandando um abraço de Kansas City, estado do Kansas no EUA!
E a gente achando que nossas vidas são difícil, obrigado pais e avós S2 pelo que fizeram.
Moro em campo grande MS e amei a história do início de Maringá e parabéns aos Maringaenses e Paranaenses😀💪💪👍👍👏👏👏
Eu morava em Londrina. Meus tios e avos, mudaram para Maringá. Eu sempre ia a Maringá por trem e de carro, enfrentando as estradas sem asfalto. Posteriormente mudamos para Nova Esperança e sempre íamos a Maringá. Ainda em 1957 fui morar em Maringá, estudei no Ginásio Estadual Dr. Gastão Vidigal. Meus professores foram, Jean Piero Monasi, Aniceto Matti, Prof Geraldo. Muita saudade mesmo. As fotos e filmes, mostram claramente como era Maringá.
Sou de Nova esperança
Avenida lá pq b hj
Meu pai foi pra Maringá, 1941. Eu cresi em Maringá, parece que eu dormi quando acordei, já era uma cidade, cidade menina já era dama. Saúdades
Excelente. A minha família chegou em Maringá em 1950. Eu tinha na época 10 meses de idade.
A NOSSA casa era na Av. Brasil, 2622. Começo da Vila Operária na praça Rocha Pombo.
Meu pai, João Quintino, foi o primeiro morador a fornecer energia através de um gerador. O pai tinha um bar, restaurante e hotel no endereço supra.
A família conta que na frente da nossa propriedade tinha uma peroba, árvore, que precisava de quatro homens adultos para abracá-la .
Fiz mês estudos no Colégio Santo Inácio e Colégio Estadual Gastão Vidigal.
Minha irmã, Edna Quintino, nasceu em Maringá em 1954 e hoje é médica em Pelotas RS.
Estudamos em Maringá até o segundo grau. À época era usual cursar o terceiro grau em Curitiba.
Hoje moro em São Leopoldo, RS.
Foi muito bom recordar,mais uma vez, parabenizo pelo documentário.
Abraços....
Vishi aqui em casa tinha umas fotos aéreas deste tempo em Maringá e Vila Velha. Tinha umas 3 fotos de supostamente este colegio pois estava escrito foto aérea do colégio Gastão Vidigal! Meu tio serviu ou em Maringá ou em Vila Velha! E qdo ele sumiu ele deixou uma mala cheia de fotos de Maringá! Me recordo desta foto que estava escrito isto, mas nunca soube que era em Maringá!
Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
João 3:11-20
Só para constar: faremos a continuidade deste vídeo. O próximo será sobre “como era viver em Maringá na década de 1950”. Aguardem ❤😊
Sabe! Minha mãe conta que de todas cidades que ela esteve, Maringá foi a que menos se parecia com outra cidade no Brasil! Ela tem Alzheimer e se recorda que era muito sofrimento! A cidade naquele tempo não era pra "amadores". As condições climáticas e a infra estrutura recém inaugurada somando a falta de condições financeiras só eram vencidas pela vontade enorme de iniciar em um novo lugar que só de estar em pé de igualdade com a maioria dos outros desbravadores já servia de esperança! Infelizmente minha mãe ficou grávida e eu nasci numa hora não muito bem-vinda! Atrapalhou os planos. Acabou se a aventura em Maringá! Mas eu sempre estive procurando saber sobre Maringá! Me recordo vagamente sobre um avião que sofreu um acidente na região central! Muito pouco sei mas tenho guardado na memória algo como um sonho!
meus pais foram de Andradina sp, para Maringá em meados 1950. Meu pai Japonês aprendeu a falar português e se formou em contabilidade e foi tentar a sorte em Maringá. Não tinha dinheiro para um hotel nem para alugar uma casa. Ficaram em uma pensão barata por algum tempo até meu pai conseguir dinheiro! O tempo foi passando e minha mãe engravidou e em 1961 eu nasci em Maringá! Meu pai conta cada história daquele tempo que chega dar dó! Minha mãe fala que muitas vezes tiveram que dormir no chão por ter tanto percevejos no colchão. Conta ainda que não tinha fogão e nem dinheiro pois o patrão tbem vivia devendo. Minha mãe sentia o cheiro de alguns vizinhos cozinhando feijão!
Um brasileiro ensinou meu pai a fazer um "fogão jacaré" que usava pó de serra! Disse tbém que um outro brasileiro ensinou ele a pegar umas fichas no chão da padaria e dava para comprar pão e leite! Depois de 1 ano sofrendo e passando fome e sustentando eu, eles resolveram deixar Maringá! Meu pai foi trabalhar em Usina Hidrelétrica em São Paulo e se tornou técnico de montagem. Cursou duas faculdades e terminou seus dias aqui em Araraquara onde fez pós graduação em letras e dava aula na faculdade ja aposentado da Cesp! Minha mãezinha segue aqui em Araraquara com alzheimer e minha querida esposa cuida dela! Depois disto tudo só fui em Maringá de passagem uma única vez! Obrigado pela postagem !
Que história meu amigo!👏👏👏
Que história isso dar um livro 📖 parabéns!
Nossa história é parecida com a tua...Chegamos na região em Agosto de 1960.
@linolino1445 Cresci em Arapongas. Em 1948 meus pais, descendentes de italianos, se mudaram de Lucelia, SP. para Arapongas.
Era tudo assim, poeira vermelha, barro e miséria.
Como você é descendente de japonêses, por acaso já ouviu falar da Colônia Nova Esperança, comarca de Arapongas, fundado em 1936 ou 37 por imigrantes japonêses.
Em Arapongas havia uma ferraria chamada Tanaca ou Tanaka.
Muitos japoneses de segunda geração se mudaram para Arapongas e se estabeleceram em quase todos os ramos do comércio.
Acho que na década de 70 teve um descendente de japonês que foi eleito prefeito de Arapongas.
Vida longa ao povo JAPONÊS que ajudou e muito a construir o Brasil.
Que o único Deus, todo poderoso, criador dos céus e universo, visite sua esposa com bondade e graça. DANDO-LHE SABEDORIA E FORÇAS E A SUA QUERIDA MÃE.
PARABÉNS POR SUA PARTICIPAÇÃO.
Eu nasci no hospital e maternidade Maringá em 1959. Mudamos pra Campo Mourao depois da copa do mundo de 1970.acompanhei a construção da nova catredal, o viaduto e a caixa dgua em forma de Guarda chuva. Muito bacana mesmo ,deu saudades da minha infância em Maringá
Cara, aqui do Japão eu e minha esposa matamos a saudade de Maringá através de vídeos sensacionais como este! Parabéns pelo trabalho!🤟
Que legal. Mto obrigado ❤
@@maringahistorica muito bom estes vídeos
@@carlosxavierjacinto1042
.
@@eneiasevangelismo O fanático crente tonto e paga pau de pastor com a sua mente limitada enchendo o saco na internet !!!!
Estou a 13 anos morando em São Paulo, mas tenho muita saudade de Maringa, tenho 58 anos de idade, vivi aí 45 anos de minha vida, meu pai está enterrado aí no cemitério no centro, meu pai foi guarda Municipal, morreu em 1999, muitas saudades, morei na rua Venezuela, no Jardim alvorada, meu coração até arde de saudade, muito triste, mas muito boa sua reportagem. Deus abençoe
Feliz por existir, por contar a história de Maringá PR 🇧🇷
❤
Boas lembranças
Sou de São Paulo. Em 1997 fui em um congresso em Foz do Iguaçu e fizemos uma parada em Maringá. Linda cidade, ruas largas e arborizadas.
Meu desejo é que esse GRANDE ESTADO BRASILEIRO cresça ainda mais em todos índices e se torne uma potência pra o Brasil é mundo.
Tenho amigos cristãos em Astorga.
Material sensacional. Miguel, organize toda história de Maringá em um livro, seria demais!
Parabéns pelo trabalho.
Vídeo muito bem produzido. Parabéns ao narrador e equipe.
Continuem fazendo novos vídeos, se possível abrangendo todo o norte do Paraná. Sou de Apucarana, 70 kms distante de Maringá. Nasci aqui em 1958.
Impossível não se apaixonar por essa bela cidade, fui passar o fim de ano e me apaixonei!
Eu não sabia que Maringá era tão velha assim eu pensava que era setenta e três anos como falam.
Moro aqui desde que Maringá tinha 15 Anos ,casei aqui ,meus filhos nasceram aqui , tenho ORGULHO de ser Maringaence 👍👏👏
Parabéns Maringá PR pela sua grandiosidade...
Cidade limpa , linda e muito fácil de se navegar
Sou paranaense mas moro em São Paulo desde criança, gosto muito das histórias do Paraná, meu pai me conta muita coisa daí da região de Londrina onde viveu. Adorei a expressão chora paulista e pé rapado kkk, agora fez muito sentido!
Moro pertinho de Maringá, sou de Apucarana.
Somos de Apucarana,
Eu nasci no ano de inauguração do estadio e da TV Tibagi,
1⁰ casa de alvenaria, ainda existe, rua Aristoteles esta rua fica de frente a entrada do estadio, do outro lado da Praça Apucarana, av MG.
Sou Pé vermelho.
Meus pais foram morar em Maringá em 1950! Eu tinha apenas 3 meses! Papai era Cirurgião Dentista e aí moramos até 1959! Estudei no Colégio Santa Cruz , frequentava o Maringá Clube e tenho muitas lembranças daí!
Saudades!
Conheci Maringá em 2007, lugar muito bonito, também estive em Paranavaí e Terra rica, onde trabalhei na Usina Santa terezinha.
Tenho parentes em Sarandi,jandaia do sul e Apucarana,não tem com ir ai e não passar em Maringá!
Final de ano igreja central iluminada sem falar Maringá encantado muito bonito!
Saudades imensas do meu Paraná e de tudo que vivi nessa terra! Conheci Maringá, mas nasci e cresci até 14 anos em Formosa do Oeste! Hoje vivo no estado de Mato Grosso, mas, minhas raízes não são esquecidas jamais!
Tenho vontade de conhecer aí
Parabéns só história legal...
Eu faço parte desta história , nasci aí em 1952 na serraria são Sebastião km 130 não estou morando aí mas estou perto minha família continua aí , Maringá ..Maringá linda e maravilhosa
Parabéns pelo relato histórico
Meu nome Rafael Aliberti, sou de Dourados MS, mas tenho muito carinho por Maringá, considero como se eu fosse maringaense. Meu pai é nascido e criado em Maringá.
Meu avô participou da construção desta cidade (pioneiro Santo Aliberti), foi dono juntamente com tio Carlos da Casa Aliberti - Secos e Molhados... Hoje em memória tem rua com nome dele.
Tenho família na cidade, por parte do meu avô e avó. E por falar em avó (Jacira Borghi), também junto com sua família e meu bisavô Waldomiro Borghi, ajudaram esta tão linda cidade a se tornar grande e próspera!
Fantástico , eu e minha família VIEMOS de SURUBIM PE em 1959, e paramos em Arapongas onde mora parte da minha família até hoje; meus pais são sepultados lá, amo esse norte do PARANÁm
Sou paulista, vivo até hoje em São Paulo, contudo, tenho o imenso prazer de conhecer Maringá há mais de quarenta anos. Já visitei muitas cidades do Brasil e posso dizer que Maringá é uma das mais belas cidades que já vi.
Muito bom! Esse video me apareceu na lista, como meu marido é Aliberti, me interessei, pois conta histórias de seus tios que para aí foram na fundação da cidade, vimos passar a CASA ALIBERTI, ficamos emocionados, vieram da Itália e de Botucatú foram e fixaram residência em Maringá . Parabéns!!!!
Parabéns, feliz aqueles que tem o privilégio, de rever sua história, seu passado, suas origens, e ter a oportunidade, se saber quanto era difícil para desbravadores, que contribuiu, para os dias melhores de hoje,coragem e disposição que se perderam no tempo Parabéns mais uma vez por tão belo documentario
Não sou de Maringá, sou mineiro, mas gosto de relatos que resgatam o passado.
Maringá, Maringá depois que tu partiste tudo aqui ficou tão triste....Eu tenho 33 anos, morei em Maringá uma boa parte da minha infância, e retornei aos 32 anos.
todos os dias eu ando pelas ruas desta cidade a sorrir, e sentindo um misto de emoções muito boas.
Gostaria muito que a cidade continuasse planejando principalmente no que diz respeito a construção de Prédios, fiquei sabendo que até mesmo o Lago do Parque do Ingá foi prejudicado por conta disto. de qualquer forma, sou grato por poder viver em maringá novamente.
Verdade o bosque deve ser preservado é um cartão postal da cidade muito lindo mas estão pensando mais em construir prédios em volta dele isso prejudica a vida do parque.
Está faltando sabedoria para manter a mata no centro da cidade.
E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João
(Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos),
Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia.
E era-lhe necessário passar por Samaria.
Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
João 4:1-10
Sempre muito bom.
Só conheço de passado mas sou apaixonado por histórias de colonizações admiro as pesquisas fotos e.resultados parabéns continue assim
Ôpa, orgulho de ser paranaense.
Nasci na região de Maringá ( São Jorge do Ivaí).
Moro hoje em São Paulo, a saudade é imensa de minha terra natal😍😍😍
Meus Parabéns 👏👏👏
Eu gostei de ver essa história, sou paranaense nascido em Curitiba e já morei em Maringá que considero uma cidade linda e de muito conforto
Adoro Maringá terra de gente boa .eu carregava. Carne resfriada.para porto alegre .RS. carregava no frigorífico .frigma .sinto muita saudade dessa terra boa .que Deus cuide de vocês todos estou morrendo de saudades .de todos.
Conheci Maringá em 1955, quando viajava a serviço de um Laboratório de Produtos Farmacêuticos. Minha zona cobria de Londrina a Campo Mourão. E apesar de já haver aeroporto em Maringá, viajar pela região, mesmo com um jipe da empresa, não era fácil não. Porem, que saudades !
Parabéns, não sou de Maringá mas gostei muito do seu documentário.
Que coisa linda é essa jovem cidade que eu amoooo.....MARINGAENSE com muito ORGULHO ..
Gostei de conhecer a história de Maringá 😄
Gosto muito de conhecer essas histórias das colonizações.Principalmente aqui no sul.
Excelente história como é bom voltar ao passado gostaria de ter vivido nesta época mesmo com as dificuldades e a falta de conforto, mas tenho certeza q as pessoas eram bem mais felizes q hoje.
Vc me levou ha uma viagem do meu passado! Meu velho pai, trabalhou como motorista de onibus e caminhao no final dos anos 40. A empresa de onibus era Andorinha, Ele fazia Presidente Prudente e o norte do Parana, passava por Santo Inacio, Santa Ines, Itaguaje (minha terra natal). Ele tambem viajava pra Londrina e Maringa. As vezes chegava em casa todo sujo cheio de barro porque o onibus ou caminhao atolava. Ele tambem usava a tradicional calça de linho branca e chapeu. Bateu uma saudade imensa! Vou procurar as fotos antigas de ele pra relembrar. Muito obrigado pelo passeio..
Sou aqui de faxinal. Perto de Maringá. Gostei muito do vídeo. Parabéns
Sou MARINGAENSE DE 72 nasci no hospital Santa casa, atualmente moro em Sarandi e já trabalhei no JAPÃO por 3 vezes, gosto muito de ver nosso passado contado por você, um forte abraço !
Nasci em Maringá em 1961, e também ja fui pro Japão por duas vezes! Ficamos 1 ano em Okayama kem e depois de 1 ano no Brasil voltei para Ibaraki onde passei 17 anos. Depois fui Aichi e região onde ficamos mais uns 3 anos! Hj vivo aqui em Araraquara sp! Estou no Brasil desde 2010!
No tem galantia complo pu que kis
Que legal
Hoje em dia uma bela cidade
Vivi em Maringá de 1958 até os anos 1980, mas não conhecia a história da sua fundação. Vou seguir esse canal em busca de mais conhecimento da história da bela Maringá.
Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte.
Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis.
Disse-lhe o nobre: Senhor, desce, antes que meu filho morra.
Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu.
E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive.
Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor. E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou.
Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa.
Jesus fez este segundo milagre, quando ia da Judéia para a Galiléia.
João 4:47-54
@@eneiasevangelismo O Sr. está fazendo comentários no portal errado. O assunto aqui é a história da cidade de Maringá e seus habitantes.
Meu falecido pai transportava manada de muares da região de ALFENAS MINAS GERAIS para comercia na região de Maringá faltava estes animais para os pioneiros usarem como tração e cela
Sou apaixonado por Maringá. Amo conhecer a história dessa linda cidade.
Olá meu nome é Paulo Roberto morei em Maringá entre a década de 60 e 70 o meu Pai tinha um farmácia na rodoviária antiga ( Farmácia Rodoviária) eu morava na Av.15 de novembro, e estudava no Colégio Marista de Maringá,tenho saudades da Cidade e do meu amigo de Colégio José Roberto Lopes ( Pete ) , Saudades 😔
Sou de Sorocaba SP, fui no parque ingá é bonito e cidade principalmente o centro não tem nada igual.
Sou pé vermelho. Nasci em Santa Mariana. Saímos do Paraná em 1964.
Adoro ouvir essa história que lindo o começo da histria o crecimento da cidade gostaria de conhecer esta linda cidade
Maravilha
Saudade de maringa interior lindo
Sou de concórdia SC, atualmente moro em Natal RN desde 2005, porém sou apaixonado por PR e RS. Parabéns pelo documentário!
Maravilhoso documentário , linda história, mas acho que devia estender a outras cidades e estados do Brasil.Parabéns pela viagem histórica
Bom saber de histórias de outras cidades do Brasil 🇧🇷. ( Itajaí-SC)curtindo 👍
Muito boa a história isto ainda acontece no nosso BRASILZAO COM MUITO AMOR E CARINHO E DEDICAÇÃO
Parabéns pela dedicação em produzir este vídeo. Muito útil e histórico. Apresenta muitos conhecimentos da cidade. Sucesso no canal....
Sou de SJ Campos/SP. Já fui em Maringá a trabalho 2 vezes. Linda cidade.
Pois è algumas desta edificacoes eu ainda vi, por exemplo a Igreja Santa Cruz, a escola Santa Cruz, hoje è colegio Santa Cruz. Saudade.
Muito boa a estória, parabéns
Muito bom obrigado
Excelente documentário.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻vou continuar assistindo os outros.
Que bárbaro conhecer a história da cidade de Maringá! Parabéns!
CONHECER MARINGÁ É UMA HONRA
Esse vídeo é dos melhores
❤
Tenho familiares do norte do Paraná (família da minha mãe)! Apucarana e Londrina mais especificamente. Conheço Maringá também! Quando viajo para o Norte, a coisa que mais acho bonito, e cheio de vida, é a terra vermelha dessa região! Legal ver essas fotos, árvores nativas, temos noção mais fidedigna de como era região na época!
Meus país estavam por lá nessas épocas foram os primeiros a passar por esse sufoco, eu nasci em Maringá velho no ano 1952 meu registro foi no cartório Cezar Hadad, meu padrinho foi um tal de Benedito biheteiro não o conheci dito por meu pai que ele vendia loterias, eu faço parte desse passado hj vivo em Joinville a muitos anos , nome do meu pai Antônio Pacheco Oliveira falecido nós anos 70 aqui em jlle sc e minha mãe chamava-se Olivia fortuoso na época após casada passou a Olívia Pacheco de Oliveira , faleceu agora em 2015 com 90 anos, ela conheceu bem Sr Ângelo plana e a esposa dele tinham a casa planeta,. Na época
...uma das melhores produtoras q trabalhei é de Maringá, sem dúvida é uma linda cidade.
Parabéns eu sou do rio grande do sul .mas gosto de ver essas histórias antigas muito bom Maringá
Tenho saudades de um tempo que não vivi.
E hoje com tantas facilidades as pessoas ainda reclamam.
Parabéns. Bem interessante e importante culltivar as memórias das cidades e de seus habitantes
Excelente vídeo. Parabéns!Sempre arrasando nos conteúdos.
Cara você me fez voltar meus tempos de criança cuando eu vivia com meus pais
Adoro Maringa
Vim para Maringá em 1973. Viajavamos para Londrina em trem . Na rua onde moramos até hoje só existiam 4 casa além da nossa . Já ansiosa para assistir aos próximos episódios ❤❤
Exelente postagem, parabéns e obrigado por postar.
Muito bom ,gostei !. Mucugê -BA Alvaro.
Eu sempre aumento o volume do carro quando começa o Maringá Histórica na radio Mundo Livre, tendo passageiros no banco de trás ou não! Show de conteudo!!!
A vida foi difícil, pra todos nós; valeu gente e um abraço a todos!
SOU DE JANDAIA DO SUL , MORO EM SP CAPITAL HÁ 47 ANOS MEUS PARENTES MORA AI MEUS PRIMOS , nos ultimos 8 anos fui quase uma centena de vez ai minha mãe estava doente mas agora se foi. Gosto muito dessa região .terra boa também morei la um bom tempo saudades saudades.
GOSTO MUITOS CONTEUDOS COMO. EM 1940 NASCEU MEU PAI. 82 ANOS JÁ SE FOI
1950 com 7 anos morei em maringa. frequentava a escola no maringa novo.
A historia e muoto legal parecida com a daqui vou ver as outras aqui volta redonda rj um abraco.
Excelente trabalho.
Raízes de um país que merece respeito.
Parabéns pela reportagem. Sempre com conteúdo importante pra quem ama esta cidade 👏👏
Amei. Gosto de relatos rápidos, mas com conteúdo grande. Parabéns Miguel, sou sua fã. Quero sim saber dos anos 50, pois estou incluinda neles rsrs.
❤
Eu também faço parte ! Setembro de 1952 ,
Sou Cearense . Mas gosto muito de historia . Estou amando esse canal .
muito bom ver historias sobre o passado
Eu passei aí no ao 1960
Parabéns garoto, ficamos felizes, sou Paulista e casado com uma Paranaense, ótimo trabalho
Tenho muito orgulho de ser paranaense, pé vermelho, de faxinal 👍
Eu conheci a Cidade canção,em 62 qd eu tinha 13 anos qd fui morar no Japurá PR fui lá algumas outras vezes,la tenho amigos Romeu E José Lopes já falecidos e os filhos proprietários das carroceria Lageana Luis erlo José erlo seus sobrinhos ,depois voltei lá só em 1994
Gosto mt de Maringá
Sinto tbm esse mesmo orgulho, povo trabalhador, conservador
E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.
E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.
Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,
E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
João 2:1-10
@@rosi46266 Tão conservador que chega a ser meio atrasado !!!!
Meu tio Chico veio para MG. Em 1946 é meus Avós Alfredo Gomes é Rita Suares em 1948 meus pais José é Dalva em 1952 ano do meu nascimento aí em maringa
Vida era dificil é a forma de ver hoje, devido as facilidades de hoje. Naquela época, isso tudo era normal. Quanto ao poço prá ter água potável, não era artesiano ou semi-artesiano não. Isso seria um grande luxo para alguns. Como VOCE tiraria água de um poço semi-artesiano com uma simples corda e um balde?