está ficando ótimo, esses contratempos da bolha em muitos casos e inevitável, mas o importante é que o conjunto da obra esta ficando maravilhoso. Parabéns a vocês e que Deus os abençoe.
Bom dia. A etapa da resina requer muita planejamento, atenção e cuidado na execução, principalmente nos cantos. Está ficando muito bom. Vocês estão de parabéns. Bom final de semana e até o próximo vídeo.
+Cesar Antonio Silvestrini realmente tem que ser cuidadoso e prestar muita atenção para não criar bolhas e ao mesmo tempo ser rápido para a resina não esquentar e endurecer no pote!!! Até o próximo vídeo!
Aee JP e Dri, show de bote heim, oh uma dica pra bolha da quilha ok use a msm seringa q vcs estavam usando no começo do bote , como ficou um túnel do tecido pro compensado agora vcs fazem uma resina com o endurecedor dela, depois faça um furo no tecido com a broca e injeta essa resina por esses furos até q complete todo esse (túnel) que ficou e cole uma fita adesiva sobre o furo para q a resina não vaze ok aí eh sou esperar a cura da msm e pronto, além de que vai ficar um super reforço na borda da quilha ok
+Betho Carvalho pensamos em fazer isso, mas tínhamos algumas bolhas próximas da ponta que não tínhamos certeza se seriam preenchidas e acabamos lixando, arredondando e refazendo a fibra. Acabou dando certo!!! Mas obrigado pela dica é confirmar nossa ideia inicial!
A dica do Leopoldo foi sobre os sacos de areia e o desmoldante foi legal, e aproveito para deixar minha contribuição, as bolhas aparecem normalmente próximo a angulos retos, a dica e fazer sempre quinas e cantos arredondados onde a fibra encaixa e adere melhor. ;-). Espero ter ajudado
Dri e JP, tenho acompanhado o trabalho de vocês e parabéns pela determinação e pelos resultados. Uma dica que posso dar é utilizar estiletes para cortar o excesso do tecido de fibra. com a tesoura você não consegue fazer um corte tão rente! Com relação a quilha, também é interessante posicionar um esquadro junto a ele para que o barco tenha um seguimento reto! Com relação a bolha na dobrinha realmente acontece, o que pode ser feito é levantar um pouco mais o cavalete do lado da popa, de forma que a parte traseira da quilha fique bem mais alta que a frente, assim, vocês conseguem empurrar a bolha, que vai querer sair pela parte mais alta! não sei se deu pra entender, hehehehe! Sucesso e continuem assim!
+Rodrigo Vieira muito obrigado por nos acompanhar! Ótima dica a do estilete, vamos testar amanhã, quanto menos fibra de vidro para lixar, melhor!!! A dica da quilha... nós já trabalhamos nela novamente hoje e conseguimos consertar as bolhas, então não conseguiremos testar essa dica, mas vamos lembrar dela para usar quando fizermos algo parecido no futuro!
Olá! Parabéns pelo bote. Uma dica para o problema da bolha: arrumem um saco plástico longo que cubra toda a parte que ficou com a bolha e encham com areia fina. Passem cera desmoldante no saco (certifiquem que ele esteja bem fechado e se possível com dois sacos para evitar vazamentos de areia). Após a colocação do tecido e resina, coloquem o saco por cima de forma que ele se molde na quilha. Deixem secar e verão que o problema foi solucionado. Consegui inclusive unir cantos de 90 graus de meu barquinho usando esta técnica.
+Leopoldo Hirama caramba, que legal isso! Eu nunca tinha ouvido falar de cera desmoldante, onde compra? Que barco você construiu? Mande fotos e detalhes para o email contato@ipadive.com para mostrarmos nos próximos episódios!
A cera desmoldante é encontrada em qualquer loja de resinas. O resultado é realmente bom nesta técnica. A cera vem numa lata tipo cera de chão, é só pegar a cera em um pedaço de estopa e passar nos sacos com areia. Detalhe: deixe os sacos um pouco murchos, ou seja, não precisa encher totalmente com a areia, pois assim ele se molda melhor à estrutura que quer fibrar.
Esqueci de avisar: se forem usar mesmo os sacos de pão de forma, virem do avesso de forma que a parte impressa da embalagem fique para dentro em contato com a areia, pois em contato com a resina ela desmancha e tinge a laminação.
o jp se eu tivesse acompanhado ao vivo eu diria pra voces quando acontecer isto novamente, essa bolha, e simples, pega um estilete e faz um pequeno rasgo na bolha, o ar se vai e a propria resina faz com que a fibra se junte novamente, pois nao e um grande rasgo
+Rodrigo Gamer que legal, esperamos que os vídeos te ajudem. É bom comprar um projeto que venha com um bom manual, ajuda muito para guiar os trabalhos!
Bom dia! Parabéns pela empreita. Eu já fiz um curso de mergulho, mas me senti incomodado com as dores de ouvido, fiz escola de vela, construí meu Stand Up Paddle e agora me senti tentado a partir para novos projetos (bote, canoa, etc), vendo os vídeos de vcs fiquei curioso sobre como será feita a abertura do fundo do casco para a passagem da bolina, saudações, Vila.
+Vilázio L. Júnior com relação ao mergulho, você tem que equalizar constantemente durante a descida, que tem que ser bem lenta. Esta é a melhor maneira de evitar problemas no ouvido. Mas às vezes pode acontecer de dar dor de ouvido alguns dias depois do mergulho. Que legal que já construiu um stand up paddle! Agora faça algum barquinho! Ah, já viu como fizemos a abertura do fundo do casco no episódio 18???
Olha, se não falamos nos vídeos eu já não lembro mais. Talvez nos primeiros vídeos a gente pode ter comentado ou no vídeo que falamos dos itens e custos.
+Leandro Malavazi vamos lixar sim! Ficou uma boa camada de resina sobre elas! E depois ainda faremos massa branca, lixaremos novamente para deixar o mais liso possível e pintaremos!
Pra substituir o grampus pega um cano de pvc de umas 4 polegadas (+- 1metro) corta umas argolas de uns 2cm, faça um corte nessa argola, acho que vai dar a pressão necessária. Vi isso em algum lugar, não lembro onde, se eu achar mando a foto....ACHEI..... tá nesse video aqui.... New Stitch and Glue Boat Video
+Wandeir Silva ficou muito boa mesmo, só tivemos problemas com as bolhas de ar... mas está bem fixa no lugar, e o bom é que não precisamos furar o casco para prender com as presilhas Hellermann!!
está ficando ótimo, esses contratempos da bolha em muitos casos e inevitável, mas o importante é que o conjunto da obra esta ficando maravilhoso. Parabéns a vocês e que Deus os abençoe.
+Henot Carvalho é um grande aprendizado mesmo, e cada obstáculo é uma oportunidade de aprendizado!
Tudo tem algum tipo de solução!
Bom dia. A etapa da resina requer muita planejamento, atenção e cuidado na execução, principalmente nos cantos. Está ficando muito bom. Vocês estão de parabéns. Bom final de semana e até o próximo vídeo.
+Cesar Antonio Silvestrini realmente tem que ser cuidadoso e prestar muita atenção para não criar bolhas e ao mesmo tempo ser rápido para a resina não esquentar e endurecer no pote!!!
Até o próximo vídeo!
parabens pelo trabalho gratificante maravilha siga em frennte
+nivaldo francisco dos santos Santos obrigado!
Aee JP e Dri, show de bote heim, oh uma dica pra bolha da quilha ok use a msm seringa q vcs estavam usando no começo do bote , como ficou um túnel do tecido pro compensado agora vcs fazem uma resina com o endurecedor dela, depois faça um furo no tecido com a broca e injeta essa resina por esses furos até q complete todo esse (túnel) que ficou e cole uma fita adesiva sobre o furo para q a resina não vaze ok aí eh sou esperar a cura da msm e pronto, além de que vai ficar um super reforço na borda da quilha ok
+Betho Carvalho pensamos em fazer isso, mas tínhamos algumas bolhas próximas da ponta que não tínhamos certeza se seriam preenchidas e acabamos lixando, arredondando e refazendo a fibra. Acabou dando certo!!!
Mas obrigado pela dica é confirmar nossa ideia inicial!
Muito bom.
+Luis Augusto Cardoso valeu!!!
A dica do Leopoldo foi sobre os sacos de areia e o desmoldante foi legal, e aproveito para deixar minha contribuição, as bolhas aparecem normalmente próximo a angulos retos, a dica e fazer sempre quinas e cantos arredondados onde a fibra encaixa e adere melhor. ;-).
Espero ter ajudado
+Anderson KTZ aprendemos isso da maneira mais difícil, errando! Kkkk
Fizemos isso de arredondar a peça é deu certo!!!
Obrigado pela dica!
Dri e JP, tenho acompanhado o trabalho de vocês e parabéns pela determinação e pelos resultados. Uma dica que posso dar é utilizar estiletes para cortar o excesso do tecido de fibra. com a tesoura você não consegue fazer um corte tão rente! Com relação a quilha, também é interessante posicionar um esquadro junto a ele para que o barco tenha um seguimento reto!
Com relação a bolha na dobrinha realmente acontece, o que pode ser feito é levantar um pouco mais o cavalete do lado da popa, de forma que a parte traseira da quilha fique bem mais alta que a frente, assim, vocês conseguem empurrar a bolha, que vai querer sair pela parte mais alta! não sei se deu pra entender, hehehehe!
Sucesso e continuem assim!
+Rodrigo Vieira muito obrigado por nos acompanhar! Ótima dica a do estilete, vamos testar amanhã, quanto menos fibra de vidro para lixar, melhor!!!
A dica da quilha... nós já trabalhamos nela novamente hoje e conseguimos consertar as bolhas, então não conseguiremos testar essa dica, mas vamos lembrar dela para usar quando fizermos algo parecido no futuro!
Olá! Parabéns pelo bote. Uma dica para o problema da bolha: arrumem um saco plástico longo que cubra toda a parte que ficou com a bolha e encham com areia fina. Passem cera desmoldante no saco (certifiquem que ele esteja bem fechado e se possível com dois sacos para evitar vazamentos de areia). Após a colocação do tecido e resina, coloquem o saco por cima de forma que ele se molde na quilha. Deixem secar e verão que o problema foi solucionado.
Consegui inclusive unir cantos de 90 graus de meu barquinho usando esta técnica.
+Leopoldo Hirama caramba, que legal isso! Eu nunca tinha ouvido falar de cera desmoldante, onde compra?
Que barco você construiu? Mande fotos e detalhes para o email contato@ipadive.com para mostrarmos nos próximos episódios!
A cera desmoldante é encontrada em qualquer loja de resinas. O resultado é realmente bom nesta técnica. A cera vem numa lata tipo cera de chão, é só pegar a cera em um pedaço de estopa e passar nos sacos com areia. Detalhe: deixe os sacos um pouco murchos, ou seja, não precisa encher totalmente com a areia, pois assim ele se molda melhor à estrutura que quer fibrar.
Ah, como sacos eu usei embalagens de pão de forma. Embora não tenham todo o comprimento que precisam, dá para usar dois ou três em sequência.
Esqueci de avisar: se forem usar mesmo os sacos de pão de forma, virem do avesso de forma que a parte impressa da embalagem fique para dentro em contato com a areia, pois em contato com a resina ela desmancha e tinge a laminação.
o jp se eu tivesse acompanhado ao vivo eu diria pra voces quando acontecer isto novamente, essa bolha, e simples, pega um estilete e faz um pequeno rasgo na bolha, o ar se vai e a propria resina faz com que a fibra se junte novamente, pois nao e um grande rasgo
Ótima dica para futuros trabalhos com fibra de vidro! Valeu!!!
Opa sou de Brasília to aprendendo pra fazer um desses pra navegar aqui no lago Paranoá. kkk abraço sucesso pra vocês ... vou apoiar viu kkk abraço.
+Rodrigo Gamer que legal, esperamos que os vídeos te ajudem. É bom comprar um projeto que venha com um bom manual, ajuda muito para guiar os trabalhos!
#tamojunto
Bom dia! Parabéns pela empreita. Eu já fiz um curso de mergulho, mas me senti incomodado com as dores de ouvido, fiz escola de vela, construí meu Stand Up Paddle e agora me senti tentado a partir para novos projetos (bote, canoa, etc), vendo os vídeos de vcs fiquei curioso sobre como será feita a abertura do fundo do casco para a passagem da bolina, saudações, Vila.
+Vilázio L. Júnior com relação ao mergulho, você tem que equalizar constantemente durante a descida, que tem que ser bem lenta. Esta é a melhor maneira de evitar problemas no ouvido. Mas às vezes pode acontecer de dar dor de ouvido alguns dias depois do mergulho.
Que legal que já construiu um stand up paddle! Agora faça algum barquinho!
Ah, já viu como fizemos a abertura do fundo do casco no episódio 18???
Quase pronto : )
+Jair Flores parece que tá acabando... mas o acabamento toma muito tempo e parece que o serviço não rende!
Dri JP porque voces não convidao o Ibere do \manual do mundo pra uma visita ele que falou de voces no canal dele seira uma boa muito legal
Nós já terminamos a construção do nosso bote, mas estamos contando ele para visitar e talvez ajudar em alguma coisa na construção do submarino!!!
olá! tudo bem? O compensado que vc ta utilizando é virola ou pinus?
Olha, se não falamos nos vídeos eu já não lembro mais. Talvez nos primeiros vídeos a gente pode ter comentado ou no vídeo que falamos dos itens e custos.
A superposição dos tecidos de fibra não atrapalha a hidrodinâmica? Ou vocês ainda vão lixar mais pra igualar?
+Leandro Malavazi vamos lixar sim! Ficou uma boa camada de resina sobre elas! E depois ainda faremos massa branca, lixaremos novamente para deixar o mais liso possível e pintaremos!
Lindos, estou acompanhando tudo, coloque uma numeracao, pois quero assistir as ultimas.
Mas todos os episódios estão numerados!!! Criamos até umas playlist!!!
Amigos!! Qual o mais resistente para fabricar a embarcação? o tecido ou a manda de fibra de vidro ??
Eu chutaria que é o tecido, mas recomendo procurar no Google para ter mais certeza.
Pra substituir o grampus pega um cano de pvc de umas 4 polegadas (+- 1metro) corta umas argolas de uns 2cm, faça um corte nessa argola, acho que vai dar a pressão necessária. Vi isso em algum lugar, não lembro onde, se eu achar mando a foto....ACHEI..... tá nesse video aqui.... New Stitch and Glue Boat Video
+Jef Carelli ahhhh, agora entendi o nome do vídeo! Muito obrigado pela dica, vamos ver se os sargentos que temos serão suficientes!
boa noite, parabens, qual a medida sa quilha?
Já não lembramos mais! O projeto está na casa dos pais da Dri, então não consigo ver isso agora.
Dri e JP foi soh uma camada em um sentido de fibra?!?!?
Acho que fizemos umas 3 camadas, quanto mais melhor!!!
Maior sufoco essa quilha hein ??? Ficou perfeito, parece que tá bem fixo. Parabéns !!!
+Wandeir Silva ficou muito boa mesmo, só tivemos problemas com as bolhas de ar...
mas está bem fixa no lugar, e o bom é que não precisamos furar o casco para prender com as presilhas Hellermann!!