Seu curso é formidável Professor Mateus!.. Agora estou com mais tempo de continuar meus estudos no curso FILOSOFIA 360°.. Obrigado por mais este vídeo professor!..
Cara, parabéns pelo trabalho. Vídeo muito bem produzido. Gostaria de deixar uma sugestão para abordar em um futuro vídeo: A IDEOLOGIA ALEMÃ, por Karl Marx.
Eu vejo que Nietzsche baseou-se muito mais sobre a essência do indivíduo do que Marx, não porque este desconsiderava o indivíduo analisado de forma isolada, mas sim porque usufruía de um método dialético pegando ideias de Weber e Durkheim, analisando o indivíduo de forma social. São análises sob óticas diferentes. Nenhum está errado; é possível aplicar ambos os métodos em diversos exemplos, mas, ao meu ver, Marx teve o cuidado de aplicar a influência da matéria no indivíduo. Além de que o conhecimento de Nietzsche sobre economia era mínimo, ao contrário de Marx, somando-se ao fato de que o estudo histórico deste era também mais aguçado do que o daquele. Marx foi sociólogo, historiador, economista, filósofo e mandava bem em matemática (escreveu até livro de álgebra avançada). São mais de 50 livros publicados. Ele conseguiu aprofundar o indivíduo e a sociedade de uma forma que Nietzsche não conseguiu. Além de que muitas ideias deste soam quase míticas, como o eterno retorno.
O Nietzsche gostava de relativizar ( ignorando fatos sem fazer um diagnóstico) já o Marx estudava as causas para chegar a um diagnóstico. Gosto dos dois mas, sobre questões sociais o Nietzsche era insensível e chegava a ser ignorante.
Acho muito interessante um trecho de um fragmento onde Nietzsche, na obra A GAIA CIÊNCIA, cita o " esquecimento como habilidade ".. Na interpretação que faço deste trecho, um dos pontos que percebo é a importância de escolhermos e sabermos escolher as informações que consumimos, perceber nossas inclinações e tendências, perceber as permissões que concedemos, consciente e inconscientemente, o quanto e como as informações como " produto " influenciam nossa constituição, de um modo geral.. Neste ponto, a par de estarmos imersos num mundo que oferece um excesso de informações, a filosofia é muito importante por oferecer perspectivas sobre questões fundamentais para, na nossa existência..
O capital e outros livros descrevem o funcionamento do capitalismo de forma muito mais avançada do que qualquer outro autor liberal da época. Marx não seria tão famoso se ele não estivesse certo.
#Marx pq a análise do capital, trabalho e a dialética materialista é fundamental para a explicação do mundo e pq #Nietzsche apoiava a escravidão e um monte de barbáries.
A diferença fundamental é que Marx criou uma base de pensamento filosófico e as ferramentas de análise política capazes de influenciar mudanças sociais em favor de uma sociedade mais justa. Esse seu grande legado. Nietzche foca nas questões que envolvem e afetam o homem. Portanto, enquanto o trabalho de Marx se volta ao social, os conceitos de Nietzche se dirigem ao entendimento da natureza individual.
Nietzsche era muito superior ao fracassado do Marx. A ideologia comunista fracassada de Marx não criou uma sociedade mais justa, criou um sistema autoritário que matou milhões na União Soviética, na China, no Vietnã, em Cuba e no leste europeu.
@@Pedro90268 Esse é um espaço para discussão de filosofia não para disputa ideológica. A compreensão da dialética hegeliana e o entendimento dos conceitos incorporados por Marx exigem anos de grande dedicação. O mesmo vale para, por exemplo “A genealogia da moral” de Nietzche. Temas complexos não podem ser resumidos em comentários rasos e preconceituosos.
@@2012luizsoares Um sistema filosófico que não se aplica na realidade com sucesso de nada vale. Até um imbecil pode idealizar bobagens sem utilidade. Difícil é elaborar conceitos que lidam bem com a realidade, como fez Aristóteles. Marx era só um fracassado.
@@2012luizsoares pq vc endeusa tanto marx se todos os governos que fizeram uso e culto de sua filosofia acabou com a economia e matou gente? "não, veja bem, não é assim tem q estudar e ser inteligente pra entender e vc é bobo pq não leu 500 livros dele e não pode falar disso seu bobão" basicamente todo argumento de esquerdalha
@@vettor763 Pelo conteúdo e ortografia de seu comentário fica claro que não leu qualquer dos dois autores, se refugiando em impropérios para suprir a inconsistência argumentativa. Tenho mais o que fazer do que debater (?) com você. abraços e lembre-se que aprender não desgasta o cérebro.
Nem um, nem outro - um vive no mundo dos pôneis, outro no vazio. Ambos não tem necessidade de moral de observar a realidade do individuo. Analisam como a um produto feito em série, esquecem do indivíduo em suas particularidades. Signo, sinal e significante. O desenho básico de uma mesa, não detalha a minha mesa, é somente uma sombra.
Nietzsche ou Marx? Depende da perspectiva adotada e do lugar de fala. A princípio, Nietzshce é mais cativante, pq mais diverso, abrangente, profundo e instigante. #Nietzsche Poderia explanar sobre as diferentes concepções da DIALÉTICA em Hegel e Sartre? Bom vídeo! 👍🏼
Olá, professor. #Nietzche - Procurei seu vídeo sobre Assim Falou Zarathustra, e vi que não está mais disponível. Que pena ela era um bom vídeo para apresentar a obra a amigos: O link era esse: th-cam.com/video/lVSijs9Njqw/w-d-xo.html Você vai fazer algum resumo de Assim Falou Zarathustra?
#Marx Sua obra "O Capital" é impecavel. #Nietzsche Do ponto de vista filosofico é otimo mas em termos socias devia ficar quieto, defendia varias barbaris
Ambos contribuíram imensamente para a filosofia mundial, mas entendo que Marx representa a antítese do que está posto na sociedade atual, enquanto Nietzsche representa a reafirmação da mesma, por isso os conservadores tendem a simpatizar com suas ideias. Marx comprovou que é preciso ir além da mera análise da sociedade, é necessário observar as suas contradições e buscar superá-las. #Marx
A visão de Nietzche só dá ao homem duas alternativas: negação/niliismo ou aceitação da vida como é apresentada (amor fati). Ou seja, nada pode ser feito para mudar o mundo. Marx acredita na participação social para a construção de um novo mundo habitado igualitário e justos.
a transvaloração da moral não seria uma mudança da visão de mundo? Afinal, afirmar uma moral é negar as outras, sendo assim, destruir é construir. As diferenças entre Nietzsche e Marx se dão na tradição filosofica e na atuação, Marx atua em uma filosofia politica, Nietzsche em uma ontologica e ética.
Enquanto o Marx tenta trazer uma utopia terrena (Niilismo Reativo)... que se provou falho na realidade; Nietzsche traz uma solução individual para suportar a vida caótica em que vivemos (Niilismo Ativo). #Nietzsche
@@Prof.Biocássio Marx disse "De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades," Ninguém produziria o limite máximo da sua capacidade, principalmente se não tiver retorno para isso. Se eu necessito X, eu só iria produzir X. Afinal, o restante da minha produção seria distribuído para outros, então não teria incentivo de produzir mais do que necessário. Biologicamente falando, gastar energia acima do necessário é prejudicial para os seres vivos. Precisamos conservar tal energia. Se não tiver um incentivo, o individuo tende a permanecer inerte. Nesse modelo de Marx, também existem os indivíduos que necessitam mais do que consegue produzir, e por isso precisam parasitar o sistema, havendo um realocação de recursos para esses. E isso acaba provocando um sentimento de injustiça para os que produzem mais que observam seus recursos sendo redirecionado para os que produzem pouco. Ninguém quer se tornar escravo, né? Basta observar o que está acontece na China com o movimento Tang Ping. O ser humano só se mexe se tiver retorno, e se ganhar as coisas de "graça", ai sim que não se mexe mesmo. Resumindo, Marx tentou criar uma sociedade onde, magicamente, todos trabalhariam como máquinas para um bem coletivo, mas esqueceu da biologia e dos desejos individuais.
@ofulgor Seu idealismo é pobre. Essa frase da Crítica do Programa de Gotha reflete relações de produção numa sociedade pós socialista, a forma de consciência do ser já passou por uma transmutação em razão das relações materiais de produção e reprodução da vida e do próprio Ser Social. É um passo ontológico de autorrealização do S. S., por isso sua crítica é pífia.
Marx é muito interessante e pertinente, mas a filosofia dele cairia na mesma critica que Nite fez a todos os filósofos: uma filosofia que nasce da "necessidade" do conhecimento, e não do "conhecimento", pq o conhecimento é uma invenção da linguagem ( não só do empirismo ). Marx pega uma ideia e fica punhetando até ela ficar redonda ( o que alguns chamam de estrutura, eu chamo de punhetagem, já pra ser pejorativo mesmo ) , assim como a idade média pegou aquela suruba de contradições e criou o conceito de santíssima trindade ( já viram que trem complexo é? ); um jogo de argumentação que ambiciona, por este meio, alcançar a tão benedita "verdade" ( e nem se pode chamar de falácia, pq aí tem que fazer replica compRicada, dialética, umas viagem compRexa ). Os estruturalistas, a psicologia ( Lacan ), não faz mais que tentar transformar Nite em receita de bolo, em "conhecimento". Nite pode falar um monte de bobagem, mas a chave de que verdade não existe, tá ali. Obs: eu num sei de nada, num sou erudito, só to chapadin e são só meus dois vinténs furados kk. Deslike vem nimim kk
Bem, acredito que a verdade é inevitável, desde que vc exista no mesmo plano que elas não é possível viver sem interagir com a realidade (ou a verdade). Outra coisa, o conhecimento não surge necessariamente da linguagem, eu posso aprender algo sem necessariamente expressar verbalmente isso, como montar um quebra-cabeças ou andar. Enfim, sobre Marx, ele pega as situações históricas e sociais dadas na materialidade e cria abstrações sobre o movimento do real pelas contradições e relações dialéticas entre os objetos, é assim que ele faz no capital e em suas análises. Agora nesse processo ele é sujeito a erros e muitas vezes falsidades, como uma análise que ele fez sobre a colonização da Índia que depois ele desmentiu e reanalisou pelo estudo do que estava ocorrendo nessa colonização. A forma de aperfeiçoamento dos conceitos é pautada no movimento da realidade em que as abstrações são relacionadas na totalidade da teoria ao mesmo tempo em que a praxis e o material não se perdem de vista.
Eu diria para você ler a tese de doutorado do Marx: a diferença da filosofia da natureza de democrático e epicuro. Claro que a verdade eterna não existe, mas relativa sim. A verdade em Marx é relativa a essa época histórica. Basta observar a lei "tendêncial da queda da taxa de lucro. Aceite que Marx é um gênio.
@@Marcos82873 também é. O que eu quis dizer é que sua crítica não era estranha ao Marx. Romper com o problema da necessidade não é o que faz do Marx um gênio, mas foi maravilhoso essa sacada. Apesar de ser materialista, há uma liberdade que pode escapar da necessidade. Aqui é só mais um ponto de porque o velho barbas era o terror.
Nietzsche é mais poético, Marx é mais "concreto". Fico com Marx, dentre outros motivos, pelo fato de a filosofia de Nietzsche ser impossível no mundo real.
Podemos dizer que,ao menos a análise que ele faz a sociedade capitalista do seu tempo e a forma como ele usa do ferramental da economia política clássica são muito bons. Acho que hoje a única forma de refutar os aspectos mais básicos da obra de Marx(especificamente Das Kapital) é refutar a economia clássica,o que é bem discutível (como,por exemplo,da questão da teoria do valor trabalho).
@@nickolasrobert7340 da pra refutar marx com um copo de agua, uma ferrari e o whinderson. se tu tiver num deserto morrendo sede um copo de água vale muito mais q uma ferrari. whinderson nordestino e pobre ficou rico por fazer piadas, não pq é um branco privilegiado dono dos meios de produção bla bla mimimi
Marx participou do chamado grupo dos Hegelianos de esquerda e caminha para, mantendo a dialética de Hegel, superar a visão idealista e desenvolver o materialismo dialética.
Não faltam análises dialéticas sobre o que representa o pensamento de Nietzsche, que foi criticado, incorporado e superado pelo marxismo. O contrário é infelizmente falso. Não se vê nietzscheanos fazendo o mesmo. Por que será? #Marx&Engels
Muito bom.
Traz a distinção entre Hegel e Kierkergaard e Kierkergaard e Nietzsche?
#Nietzche
#Marx e #Nietzsche merecem espaço no canal pois no fim de tudo #filosofarépreciso
Aahh #Nietzsche faz-me sentir tão humano e único, ao mesmo tempo que me faz querer ir além do humano, além de convenções sociais e coletivas.
Seu curso é formidável Professor Mateus!..
Agora estou com mais tempo de continuar meus estudos no curso FILOSOFIA 360°..
Obrigado por mais este vídeo professor!..
Se possível, por favor, explicar mais um pouco sobre a dialética em Marx.
Faz Espinosa e Descartes. Por favor!
Vídeo ficou original e incrível!! 👏👏Faz outros vídeos sobre, comparando outros autores. Hegel, Heidegger, etc..
E ahh #Nietzsche
Nietche, esse sempre muito singular.A definição dele é irretocável
Explicação sucinta, mas incrível!
Eu ia esquecendo. #Marx&Engels
Excelente aula!! Os dois são sensacionais!!
Adorei esse vídeo, e ele despertou uma ideia de um trabalho kkk relacionando Nietzsche com as teorias críticas de RI
Cara, parabéns pelo trabalho. Vídeo muito bem produzido.
Gostaria de deixar uma sugestão para abordar em um futuro vídeo: A IDEOLOGIA ALEMÃ, por Karl Marx.
Gostaria de mais desses vídeos comparativos de filósofos contemporâneos e influentes no Brasil.
Seus vídeos estão cada vez melhores!
Obrigado, professor Mateus
"A sabedoria é um paradoxo, o homem que mais sabe é aquele que mais reconhece a vastidão de sua ignorância." #Nietzsche
Li as obras de ambos quero ver as diferenças na sua visão, na sua opinião, sua tese.
São os meus dois filósofos preferidos!
Eu vejo que Nietzsche baseou-se muito mais sobre a essência do indivíduo do que Marx, não porque este desconsiderava o indivíduo analisado de forma isolada, mas sim porque usufruía de um método dialético pegando ideias de Weber e Durkheim, analisando o indivíduo de forma social. São análises sob óticas diferentes.
Nenhum está errado; é possível aplicar ambos os métodos em diversos exemplos, mas, ao meu ver, Marx teve o cuidado de aplicar a influência da matéria no indivíduo. Além de que o conhecimento de Nietzsche sobre economia era mínimo, ao contrário de Marx, somando-se ao fato de que o estudo histórico deste era também mais aguçado do que o daquele.
Marx foi sociólogo, historiador, economista, filósofo e mandava bem em matemática (escreveu até livro de álgebra avançada). São mais de 50 livros publicados. Ele conseguiu aprofundar o indivíduo e a sociedade de uma forma que Nietzsche não conseguiu. Além de que muitas ideias deste soam quase míticas, como o eterno retorno.
O Nietzsche gostava de relativizar ( ignorando fatos sem fazer um diagnóstico) já o Marx estudava as causas para chegar a um diagnóstico. Gosto dos dois mas, sobre questões sociais o Nietzsche era insensível e chegava a ser ignorante.
I ❤ Nietzsche!
Acho muito interessante um trecho de um fragmento onde Nietzsche, na obra A GAIA CIÊNCIA, cita o " esquecimento como habilidade "..
Na interpretação que faço deste trecho, um dos pontos que percebo é a importância de escolhermos e sabermos escolher as informações que consumimos, perceber nossas inclinações e tendências, perceber as permissões que concedemos, consciente e inconscientemente, o quanto e como as informações como " produto " influenciam nossa constituição, de um modo geral..
Neste ponto, a par de estarmos imersos num mundo que oferece um excesso de informações, a filosofia é muito importante por oferecer perspectivas sobre questões fundamentais para, na nossa existência..
#Nietzsche ❤️
Entre os dois, facilmente #nietzsche
Com essa cara e sobrenome kkkkk
@@Ursaltv403 e tu que não tem coragem de mostrar o rosto e se esconde atrás de uma filosofia que foi base para genocidi0?
@@Ursaltv403 Qual a correlação entre meu rosto, meu sobrenome e minha preferência a Nietzsche?
#MARX SEMPRE !
Vídeo muito interessante! Podia fazer as diferenças entre Schopenahuer e Nieztche ou Schopenahuer e Hegel.
#nieztche (muito difícil escolher 🤣)
Em que sentido vc fala que Marxis é importante na Economia?
Ué? Na obra dele. O Capital é uma obra importantíssima pra compreensão da economia política.
O capital e outros livros descrevem o funcionamento do capitalismo de forma muito mais avançada do que qualquer outro autor liberal da época. Marx não seria tão famoso se ele não estivesse certo.
Quais as referências utilizadas?
Excelente!
#Marx pq a análise do capital, trabalho e a dialética materialista é fundamental para a explicação do mundo e pq #Nietzsche apoiava a escravidão e um monte de barbáries.
#Nietzsche mas gosto muito de Marx também!!
Os dois!
Fala do Freud tambem!
#Nietzsche 🍷🗿
EXCELENTE AULA!!! PARBENS!!!!
#MARX
Opa, o tema é bom. Assistindo...
A diferença fundamental é que Marx criou uma base de pensamento filosófico e as ferramentas de análise política capazes de influenciar mudanças sociais em favor de uma sociedade mais justa. Esse seu grande legado. Nietzche foca nas questões que envolvem e afetam o homem. Portanto, enquanto o trabalho de Marx se volta ao social, os conceitos de Nietzche se dirigem ao entendimento da natureza individual.
Nietzsche era muito superior ao fracassado do Marx. A ideologia comunista fracassada de Marx não criou uma sociedade mais justa, criou um sistema autoritário que matou milhões na União Soviética, na China, no Vietnã, em Cuba e no leste europeu.
@@Pedro90268 Esse é um espaço para discussão de filosofia não para disputa ideológica. A compreensão da dialética hegeliana e o entendimento dos conceitos incorporados por Marx exigem anos de grande dedicação. O mesmo vale para, por exemplo “A genealogia da moral” de Nietzche. Temas complexos não podem ser resumidos em comentários rasos e preconceituosos.
@@2012luizsoares Um sistema filosófico que não se aplica na realidade com sucesso de nada vale. Até um imbecil pode idealizar bobagens sem utilidade. Difícil é elaborar conceitos que lidam bem com a realidade, como fez Aristóteles. Marx era só um fracassado.
@@2012luizsoares pq vc endeusa tanto marx se todos os governos que fizeram uso e culto de sua filosofia acabou com a economia e matou gente? "não, veja bem, não é assim tem q estudar e ser inteligente pra entender e vc é bobo pq não leu 500 livros dele e não pode falar disso seu bobão" basicamente todo argumento de esquerdalha
@@vettor763 Pelo conteúdo e ortografia de seu comentário fica claro que não leu qualquer dos dois autores, se refugiando em impropérios para suprir a inconsistência argumentativa. Tenho mais o que fazer do que debater (?) com você. abraços e lembre-se que aprender não desgasta o cérebro.
Excelente aula!
"Igualdade aos Iguais, e Desigualdade aos Desiguais ." #Nietzsche
daora a ideia
#Marx
Porém Nietzsche é mais prazeroso de ler.
Nem um, nem outro - um vive no mundo dos pôneis, outro no vazio. Ambos não tem necessidade de moral de observar a realidade do individuo. Analisam como a um produto feito em série, esquecem do indivíduo em suas particularidades. Signo, sinal e significante. O desenho básico de uma mesa, não detalha a minha mesa, é somente uma sombra.
quem sou eu para escolher um entre esses dois gênios kkkkkkkkkk #Marx e #Nietzsche
#Nietzsche mas gosto bastante de Marx também
#os dois♥️
Nietzsche ou Marx? Depende da perspectiva adotada e do lugar de fala.
A princípio, Nietzshce é mais cativante, pq mais diverso, abrangente, profundo e instigante.
#Nietzsche
Poderia explanar sobre as diferentes concepções da DIALÉTICA em Hegel e Sartre?
Bom vídeo! 👍🏼
#Nietzsche, mas tbem valorizo Marx
Ótimo vídeo.
#NIETZSCHE
#Nietzsche e #Karl Marx e Engels
Ótimo vídeo!
#Nietzsche
♾
#energiavital
Olá, professor. #Nietzche - Procurei seu vídeo sobre Assim Falou Zarathustra, e vi que não está mais disponível. Que pena ela era um bom vídeo para apresentar a obra a amigos: O link era esse: th-cam.com/video/lVSijs9Njqw/w-d-xo.html Você vai fazer algum resumo de Assim Falou Zarathustra?
fui hackeado e perdi o canal, mas recuperei. agora ta tudo de volta :)
@@mateus.salvadori Agradecido, acabei de conferir, que bom que você voltou. Adoro seus vídeos.
_#NIETZSCHE__#_
#Marx + Nietzsche! Não são diametralmente opostos!
#Nietzsche
Os dois filósofos são interessantes, rsrsrsrs...
#Marx Sua obra "O Capital" é impecavel.
#Nietzsche Do ponto de vista filosofico é otimo mas em termos socias devia ficar quieto, defendia varias barbaris
Ambos contribuíram imensamente para a filosofia mundial, mas entendo que Marx representa a antítese do que está posto na sociedade atual, enquanto Nietzsche representa a reafirmação da mesma, por isso os conservadores tendem a simpatizar com suas ideias. Marx comprovou que é preciso ir além da mera análise da sociedade, é necessário observar as suas contradições e buscar superá-las. #Marx
O marxismo é a ideologia dos fracassados.
Nietzsche
Marx & Freud
A visão de Nietzche só dá ao homem duas alternativas: negação/niliismo ou aceitação da vida como é apresentada (amor fati). Ou seja, nada pode ser feito para mudar o mundo. Marx acredita na participação social para a construção de um novo mundo habitado igualitário e justos.
Não. Amor fati é atuação, e não conservação.
a transvaloração da moral não seria uma mudança da visão de mundo? Afinal, afirmar uma moral é negar as outras, sendo assim, destruir é construir. As diferenças entre Nietzsche e Marx se dão na tradição filosofica e na atuação, Marx atua em uma filosofia politica, Nietzsche em uma ontologica e ética.
#filosofarépreciso
Enquanto o Marx tenta trazer uma utopia terrena (Niilismo Reativo)... que se provou falho na realidade; Nietzsche traz uma solução individual para suportar a vida caótica em que vivemos (Niilismo Ativo).
#Nietzsche
Não conheço utopismo que Marx trouxe.
@@Prof.Biocássio Pois bem, estude.
@@ofulgor Em qual lugar? Não encontrei utopismo na obra de marx. Por favor, me ensine sua referência.
@@Prof.Biocássio Marx disse "De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades,"
Ninguém produziria o limite máximo da sua capacidade, principalmente se não tiver retorno para isso. Se eu necessito X, eu só iria produzir X. Afinal, o restante da minha produção seria distribuído para outros, então não teria incentivo de produzir mais do que necessário.
Biologicamente falando, gastar energia acima do necessário é prejudicial para os seres vivos. Precisamos conservar tal energia. Se não tiver um incentivo, o individuo tende a permanecer inerte.
Nesse modelo de Marx, também existem os indivíduos que necessitam mais do que consegue produzir, e por isso precisam parasitar o sistema, havendo um realocação de recursos para esses. E isso acaba provocando um sentimento de injustiça para os que produzem mais que observam seus recursos sendo redirecionado para os que produzem pouco. Ninguém quer se tornar escravo, né?
Basta observar o que está acontece na China com o movimento Tang Ping.
O ser humano só se mexe se tiver retorno, e se ganhar as coisas de "graça", ai sim que não se mexe mesmo.
Resumindo, Marx tentou criar uma sociedade onde, magicamente, todos trabalhariam como máquinas para um bem coletivo, mas esqueceu da biologia e dos desejos individuais.
@ofulgor Seu idealismo é pobre. Essa frase da Crítica do Programa de Gotha reflete relações de produção numa sociedade pós socialista, a forma de consciência do ser já passou por uma transmutação em razão das relações materiais de produção e reprodução da vida e do próprio Ser Social. É um passo ontológico de autorrealização do S. S., por isso sua crítica é pífia.
# Marx e # Nietzsche!!!
#Marx embora eu goste dos 2
#marx
#nietzsche
Marx é muito interessante e pertinente, mas a filosofia dele cairia na mesma critica que Nite fez a todos os filósofos: uma filosofia que nasce da "necessidade" do conhecimento, e não do "conhecimento", pq o conhecimento é uma invenção da linguagem ( não só do empirismo ). Marx pega uma ideia e fica punhetando até ela ficar redonda ( o que alguns chamam de estrutura, eu chamo de punhetagem, já pra ser pejorativo mesmo ) , assim como a idade média pegou aquela suruba de contradições e criou o conceito de santíssima trindade ( já viram que trem complexo é? ); um jogo de argumentação que ambiciona, por este meio, alcançar a tão benedita "verdade" ( e nem se pode chamar de falácia, pq aí tem que fazer replica compRicada, dialética, umas viagem compRexa ). Os estruturalistas, a psicologia ( Lacan ), não faz mais que tentar transformar Nite em receita de bolo, em "conhecimento". Nite pode falar um monte de bobagem, mas a chave de que verdade não existe, tá ali. Obs: eu num sei de nada, num sou erudito, só to chapadin e são só meus dois vinténs furados kk. Deslike vem nimim kk
Obs: podem me contestar, se eu não souber responder vou inventar umas "carteirada" mesmo kk.
Bem, acredito que a verdade é inevitável, desde que vc exista no mesmo plano que elas não é possível viver sem interagir com a realidade (ou a verdade). Outra coisa, o conhecimento não surge necessariamente da linguagem, eu posso aprender algo sem necessariamente expressar verbalmente isso, como montar um quebra-cabeças ou andar.
Enfim, sobre Marx, ele pega as situações históricas e sociais dadas na materialidade e cria abstrações sobre o movimento do real pelas contradições e relações dialéticas entre os objetos, é assim que ele faz no capital e em suas análises. Agora nesse processo ele é sujeito a erros e muitas vezes falsidades, como uma análise que ele fez sobre a colonização da Índia que depois ele desmentiu e reanalisou pelo estudo do que estava ocorrendo nessa colonização. A forma de aperfeiçoamento dos conceitos é pautada no movimento da realidade em que as abstrações são relacionadas na totalidade da teoria ao mesmo tempo em que a praxis e o material não se perdem de vista.
Eu diria para você ler a tese de doutorado do Marx: a diferença da filosofia da natureza de democrático e epicuro. Claro que a verdade eterna não existe, mas relativa sim. A verdade em Marx é relativa a essa época histórica. Basta observar a lei "tendêncial da queda da taxa de lucro. Aceite que Marx é um gênio.
@@Prof.Biocássio Se eu acreditasse que houvesse um gênio na historia do pensamento, seria Spinoza. Abraço
@@Marcos82873 também é. O que eu quis dizer é que sua crítica não era estranha ao Marx. Romper com o problema da necessidade não é o que faz do Marx um gênio, mas foi maravilhoso essa sacada. Apesar de ser materialista, há uma liberdade que pode escapar da necessidade. Aqui é só mais um ponto de porque o velho barbas era o terror.
Prefiro Nietzsche
#Marx por muito
#Marx
Nietzsche é claro, Marx é o último homem, a moral do escravo.
Marx facilmente se encaixa no Niilismo Reativo ou na analogia do Cão de Fogo.
Nietzsche é mais poético, Marx é mais "concreto". Fico com Marx, dentre outros motivos, pelo fato de a filosofia de Nietzsche ser impossível no mundo real.
#CHESTERTON
"O marxismo é o horizonte insuperável da filosofia do nosso tempo" #Marx #Engels
Essa frase é do sartre né?
@@lululul454sim, ele fala isso no seu ensaio Questão de Método. Mas eu vi num vídeo do Silvio de Almeida sobre
Nossa o Nietzsche viaja demais mds
Marx foi simplesmente genial.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Podemos dizer que,ao menos a análise que ele faz a sociedade capitalista do seu tempo e a forma como ele usa do ferramental da economia política clássica são muito bons. Acho que hoje a única forma de refutar os aspectos mais básicos da obra de Marx(especificamente Das Kapital) é refutar a economia clássica,o que é bem discutível (como,por exemplo,da questão da teoria do valor trabalho).
Tem que ser muito burra para achar Marx genial...kkkkkkkk
Marx era um palpiteiro que não sabia nada de economia.
@@nickolasrobert7340 da pra refutar marx com um copo de agua, uma ferrari e o whinderson. se tu tiver num deserto morrendo sede um copo de água vale muito mais q uma ferrari. whinderson nordestino e pobre ficou rico por fazer piadas, não pq é um branco privilegiado dono dos meios de produção bla bla mimimi
@@vettor763 Pode,por favor, desenvolver seu argumento?
Marx participou do chamado grupo dos Hegelianos de esquerda e caminha para, mantendo a dialética de Hegel, superar a visão idealista e desenvolver o materialismo dialética.
Não faltam análises dialéticas sobre o que representa o pensamento de Nietzsche, que foi criticado, incorporado e superado pelo marxismo. O contrário é infelizmente falso. Não se vê nietzscheanos fazendo o mesmo. Por que será? #Marx&Engels
Filosofia não se refuta e nem "se supera".
@@mabdm isso depende da tua filosofia.
Não sigo nomes, sigo ideias, não critico nomes, critico ideias, um único nome pode ter infinitas idéias.
Nenhum deles!
Eu sou mais Jesus, O Cristo Ressurreto! 😃
grande bosta
Meu Deus,uma hora comparam Nietzsche com Marx como uma similaridade na visão sobre o caos,depois põem os dois pra tretar kkkkk
Niti é só mais um poeta, perto dos hegelianos....hehe
#platao #paulodetarso #tomasdeaquino
#Nietzsche 3 x Marquis 0
"Marquis"
#marx
#Nietzsche
#nietzsche
#Marx
#marx
#nietzsche
#Nietzsche
#Marx
#nietzsche
#Nietzsche
#Marx
#Nietzsche
#Marx
#Nietzsche
#Marx
#Marx