Gosto daquele questionamento q o Nietzsche faz: "Pq que quem acredita no além vida, não vai logo pra lá?!" Rsrrsrs Nietzsche, o melhor filosofo de todos os tempos!
Nem Camus propôs isso, quanto mais os cristãos. É falsa essa afirmação dos Niilista e de Niezstche de que o cristão desvaloriza a vida nesse mundo. O próprio Jesus disse "não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal." O Cristianismo é a maior realidade latente; revela o quanto essa vida dominada pela opressão e escravidão espiritual satânica é impossível de ser vívida e de ter sentido e mostra o lado mais obscuro do ser humano sem a ética-espiritual.
Na verdade é a Pscicanalise que tem muito haver com Nietzsche, Freud bebeu muito em Nietzsche, alguns dizem que ele plagiou tudo e deu novos nomes e roupagens.
Nietzsche é o terror dos ressentidos kkkkkk não vi ate hoje nenhum apologeta rebater contundentemente a crítica nietzscheana do cristianismo como uma forma de niilismo. Excelente video como sempre; filosofar é preciso!
Foi justamente sob a ética protestante que o espírito do capitalismo se disseminou e alcançou o mundo. É irônico mas os protestantes não negaram a riqueza e a cumulação de capital, mas usaram de maneira racional, de modo que os "ressentidos" hoje são justamente os "senhores" que, ao não conseguir se impor e impor a cultura, a matéria por Deus, por ser a classe dominada, ficam ressentidos contra a Religião e os cristãos, que frequentemente são os detentores dos meios de produção e arremessam a cajadada na cabeça daqueles que querem tomar o poder para viver suas ideologias, hedonismo, e as práticas condizentes ao espírito nietzscheano de exteriorização dos desejos da carne, os quais são internalizados e cativos pelos cristãos, pois geram a morte por ser fruto da natureza humana perversa e contraditória
@@joaozinhopereira7997 então é mentira que o cristianismo entende o paraiso como o plano "mais" verdadeiro, quer dizer, o plano perfeito, em contraposição ao plano mundano e imperfeito? é mentira que o cristão tudo faz almejando o paraiso e que todas as suas ações tem como fim não a realização nesta realidade entendida como "terrena" e "falsa", mas em outro plano, na "vida" verdadeira? A critica de Niesztche não se trata, de forma alguma, de petição de principio, mas da propria exposição do pensamento cristão (e da sua raiz platonica) que tenta a todo custo incutir na mente do vulgo a noção de que a vida real não é a que vivemos, mas outra, etérea, alcançada apenas pela submissão, pela resignação.
@@joaozinhopereira7997É tanto erro que pqp. Primeiro, como assim "já parte do pressuposto niilista para definir os tipos de niilismo"? Gostaria se você me desse a referência em que Nietzsche caracteriza diferentes tipos de niilismo, pois eu desconheço completamente isso em sua obra. Uma das únicas vezes em que ele dá uma definição de niilismo é n' O Anticristo (7 - niilismo enquanto negação da vida), e ele nem faz uma demonstração de tal definição, mas coloca ela como dada. Segundo, até você me demonstrar tal passagem, de nenhuma forma uma petição de princípio poderia estar ocorrendo... novamente, no aguardo da referência.
Professor, há um ponto que me intriga, bem especifico gostaria de sua opinião. A psicanalise e também a cultural ocidental enxergam a superação de "coisas que fazem mal", ou seja hábitos ruins, sempre atrelada a substituição de certos hábitos por outros hábitos, que deveriam ser menos ruins. Se pede ao paciente com cirrose que substitua o consumo de álcool por exercícios e salada, por exemplo. Gostaria de saber se, a superação do habito nocivo, sem a substituição por outro habito e sem se apoiar em nada como sugere o Ubermensch de Nietzsche, é possível, e se é, é saudável? Ou seja, o homem admitir que nao pode seguir por aquele caminho mas nao buscar apoios ou fugir daquele sentimento, apenas aceitar de maneira plana, seca e dura, a realidade. Nao sei se é o professor que administra as redes sociais, mas se nao for, peço encarecidamente que alguém da equipe me proporcione o prazer de ter a visão dele, e se for idiota comparar o pensamento nietzchiano com essas questões, que também me diga, grato desde já boa vida a todos.
Sou licenciado em filosofía política Relações internacionais. Isto para min o idealismo Nilismo" platónico a alegoría da caverna é a verdade platónico.
Muito boa explanação! Já li Nietzche algumas vezes mas confesso que só fui compreender sua obra através de comentadores e de outros filósofos como você. Também compactuo com a ideia de que a vida humana não tem sentido algum. Se pararmos para pensar minimamente veremos que o ser humano é somente mais uma das infinitas espécies que vivem sobre o planeta, e este se diferencia apenas por ter um cérebro biologicamente mais desenvolvido do que as outras espécies, e isso lhe confere a capacidade de ter consciência de si mesmo, só isso. Porém o fato da vida não ter aparentemente sentido algum, na verdade acredito ser uma grande libertação, por mais contraditório que possa parecer. Faz com que o ser humano seja livre para escolher viver da forma com que sua consciência mandar, logicamente não ultrapassando os limites de uma ética mais universal, que lhe permita viver pacificamente em sociedade por exemplo.
Professor aula magnífica! Estou lendo Nietzsche e ele está sendo uma espécie de remédio para mim Kkkkkkk. Penso que a sua forma de destruir os "valores" tradicionais é com uma crítica axiológica radical. Penso que Nietzsche coloca a questão "moral"(nao sei se poderia dizer isto) como anterior a qualquer questão e isto desbanca a confiança em qualquer outra questao como "fundamental" pois o que ele revela que todas as outras questoes dependem de um certo arcabolso moral escondido e nao revelado, sendo ele um filósofo mais da desconfiança e da liberdade do que de doutrinas fechadas. Amo muito suas ideias apesar de nao concordar com todas, sou um guerreiro e luto ao seu lado kkkkkkkkkk.
Oque Nietz critica é muito simples de entender, não tem mistério algum, as únicas coisas que prejudicam a entender sua critica é a fraqueza e a falta de honestidade consigo mesmo.
Com martelo vamos destruindo as imagens, quantas Nietzsche destruiu na sua procura asséptica com ou sem dualismo a não ser a unica verdade , o fim, que nos curva a tudo que acaba.
Ótimo vídeo prof. Parabéns!! Matheus você poderia republicar seu livro “Metafísica e Filosofia Prática. Hegel e o Formalismo Kantiano” e recolocar na Amazon , (procurei na Amazon esses dia e não achei )depois fazia uma live aula divulgando o livro …já pensou nisso …ótimo trabalho, um abraço🦉
Professor Mateus, gostaria que apresentasse o pensamento do filósofo e teólogo Romano Guardini, especialmente dois de seus livros "O fim dos tempos modernos" e "o Mundo e a pessoa: ensaios de uma teoria cristã do homem". Li esses dois livros recentemente e ambos são muito interessantes. Descobri que ele foi professor de Hannah Arendt e observei algumas referências veladas ao pensamento dele na obra dela.
Do que adianta ter um mundo dualista ou único , com ou sem deus, pois no fim o que resta a não ser o único latifúndio que temos, sete palmos abaixo da terra ou hoje o pó de tudo que retorna as estrelas.
Maior parte da obra nietzscheana é puro jogo verbal semântico e imagético. Como escritor era o mais brilhante, como filósofo era medíocre. MAS A AULA FOI EXCELENTE! TUDO MUITO CLARO E ORDENADO.
Nietzsche trás considerações interessante, e até mesmo importante. Mas, no geral parece que a formação filosófica dele aparenta deficitária. Toda critica parece estar sobre alicerce de uma leitura extremamente superficial e pouco compreendida. Em fim... Aplicamos o principio da caridade...
esse ataque à metafísica que vimos na USP da área de filosofia, É JUSTAMENTE A PROVA DE ÓDIO DE MANIPULAÇÃO QUE DECADAS E DECADAS TODOS VIVERAM. E eu respondo assim - QUEIMA ISSO JESUS
Gosto daquele questionamento q o Nietzsche faz: "Pq que quem acredita no além vida, não vai logo pra lá?!" Rsrrsrs
Nietzsche, o melhor filosofo de todos os tempos!
Será que é porque a fé é tanta, que se coloca nas poderosas Mãos do Divino a Vontade sobre a própria vida e seu destino?
Chegou a pensar nisso?...😏
Nem Camus propôs isso, quanto mais os cristãos. É falsa essa afirmação dos Niilista e de Niezstche de que o cristão desvaloriza a vida nesse mundo. O próprio Jesus disse "não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal." O Cristianismo é a maior realidade latente; revela o quanto essa vida dominada pela opressão e escravidão espiritual satânica é impossível de ser vívida e de ter sentido e mostra o lado mais obscuro do ser humano sem a ética-espiritual.
@@abelharainha0720já pensou em ter uma única chance e deixar ela em outras mãos ?
Nietzsche e essa percepção errônea da vida te leva para o buraco, sei bem como é
Nietzsche muito haver com a Psicanálise!! Sou fã.
Na verdade é a Pscicanalise que tem muito haver com Nietzsche, Freud bebeu muito em Nietzsche, alguns dizem que ele plagiou tudo e deu novos nomes e roupagens.
Filosofia é preciso
Demais!! Obrigada pelo vídeo!⭐
Nietzsche é o terror dos ressentidos kkkkkk não vi ate hoje nenhum apologeta rebater contundentemente a crítica nietzscheana do cristianismo como uma forma de niilismo. Excelente video como sempre; filosofar é preciso!
Niesztche já parte do pressuposto niilista para definir os tipos de niilismo, como rebater algo baseado em petição de princípio?
Foi justamente sob a ética protestante que o espírito do capitalismo se disseminou e alcançou o mundo. É irônico mas os protestantes não negaram a riqueza e a cumulação de capital, mas usaram de maneira racional, de modo que os "ressentidos" hoje são justamente os "senhores" que, ao não conseguir se impor e impor a cultura, a matéria por Deus, por ser a classe dominada, ficam ressentidos contra a Religião e os cristãos, que frequentemente são os detentores dos meios de produção e arremessam a cajadada na cabeça daqueles que querem tomar o poder para viver suas ideologias, hedonismo, e as práticas condizentes ao espírito nietzscheano de exteriorização dos desejos da carne, os quais são internalizados e cativos pelos cristãos, pois geram a morte por ser fruto da natureza humana perversa e contraditória
@@joaozinhopereira7997 então é mentira que o cristianismo entende o paraiso como o plano "mais" verdadeiro, quer dizer, o plano perfeito, em contraposição ao plano mundano e imperfeito?
é mentira que o cristão tudo faz almejando o paraiso e que todas as suas ações tem como fim não a realização nesta realidade entendida como "terrena" e "falsa", mas em outro plano, na "vida" verdadeira?
A critica de Niesztche não se trata, de forma alguma, de petição de principio, mas da propria exposição do pensamento cristão (e da sua raiz platonica) que tenta a todo custo incutir na mente do vulgo a noção de que a vida real não é a que vivemos, mas outra, etérea, alcançada apenas pela submissão, pela resignação.
@@joaozinhopereira7997É tanto erro que pqp.
Primeiro, como assim "já parte do pressuposto niilista para definir os tipos de niilismo"? Gostaria se você me desse a referência em que Nietzsche caracteriza diferentes tipos de niilismo, pois eu desconheço completamente isso em sua obra. Uma das únicas vezes em que ele dá uma definição de niilismo é n' O Anticristo (7 - niilismo enquanto negação da vida), e ele nem faz uma demonstração de tal definição, mas coloca ela como dada.
Segundo, até você me demonstrar tal passagem, de nenhuma forma uma petição de princípio poderia estar ocorrendo... novamente, no aguardo da referência.
@@rafaelsouza8616oxi nao assistiu o video nao foi ? Ai no video o cara mostra que na sua obra ele caracteriza acho que 5 ou 6 tipos .
Nossa vc é muito bom. Vou acompanhar seu canal
Muito bom!
mto bom o video, continue com o ótimo conteudo professor!
Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente
Excelente vídeo. Eu tenho um canal de debates fictícios... Eu me inspiro um pouco em ti. Parabéns pelo vídeo. 👍
Professor, há um ponto que me intriga, bem especifico gostaria de sua opinião. A psicanalise e também a cultural ocidental enxergam a superação de "coisas que fazem mal", ou seja hábitos ruins, sempre atrelada a substituição de certos hábitos por outros hábitos, que deveriam ser menos ruins. Se pede ao paciente com cirrose que substitua o consumo de álcool por exercícios e salada, por exemplo. Gostaria de saber se, a superação do habito nocivo, sem a substituição por outro habito e sem se apoiar em nada como sugere o Ubermensch de Nietzsche, é possível, e se é, é saudável? Ou seja, o homem admitir que nao pode seguir por aquele caminho mas nao buscar apoios ou fugir daquele sentimento, apenas aceitar de maneira plana, seca e dura, a realidade.
Nao sei se é o professor que administra as redes sociais, mas se nao for, peço encarecidamente que alguém da equipe me proporcione o prazer de ter a visão dele, e se for idiota comparar o pensamento nietzchiano com essas questões, que também me diga, grato desde já boa vida a todos.
Creio que você não precisa ler textos apenas nos contar com todo seu conhecimento
Sou licenciado em filosofía política Relações internacionais.
Isto para min o idealismo Nilismo" platónico a alegoría da caverna é a verdade platónico.
Sim, o niilismo platônico (idealismo) é atacado por Nietzsche.
Muito boa explanação! Já li Nietzche algumas vezes mas confesso que só fui compreender sua obra através de comentadores e de outros filósofos como você. Também compactuo com a ideia de que a vida humana não tem sentido algum. Se pararmos para pensar minimamente veremos que o ser humano é somente mais uma das infinitas espécies que vivem sobre o planeta, e este se diferencia apenas por ter um cérebro biologicamente mais desenvolvido do que as outras espécies, e isso lhe confere a capacidade de ter consciência de si mesmo, só isso. Porém o fato da vida não ter aparentemente sentido algum, na verdade acredito ser uma grande libertação, por mais contraditório que possa parecer. Faz com que o ser humano seja livre para escolher viver da forma com que sua consciência mandar, logicamente não ultrapassando os limites de uma ética mais universal, que lhe permita viver pacificamente em sociedade por exemplo.
Muito boa a reflexão. E Nietzsche é aquele filósofo que mesmo quem não gosta dele, precisa passar por ele. Imagina então quem pensa parecido dele.
Professor aula magnífica! Estou lendo Nietzsche e ele está sendo uma espécie de remédio para mim Kkkkkkk. Penso que a sua forma de destruir os "valores" tradicionais é com uma crítica axiológica radical. Penso que Nietzsche coloca a questão "moral"(nao sei se poderia dizer isto) como anterior a qualquer questão e isto desbanca a confiança em qualquer outra questao como "fundamental" pois o que ele revela que todas as outras questoes dependem de um certo arcabolso moral escondido e nao revelado, sendo ele um filósofo mais da desconfiança e da liberdade do que de doutrinas fechadas. Amo muito suas ideias apesar de nao concordar com todas, sou um guerreiro e luto ao seu lado kkkkkkkkkk.
Aula ótima!
Amei o vídeo. E acho importante dizer que Nietzsche, apesar de tamanha crítica ao Niilismo, é, ele mesmo, um Niilista.
Sim, com certeza. Como falei: ele ataca o niilismo e é também niilista. Por isso, é importante diferenciar as diversas formas de niilismo.
@@mateus.salvadori parabéns pelo conteúdo. Acompanho a bastante tempo.
Como podemos afirmar que Nietzsche era niilista se ele mesmo acreditava no amor?
@@douglasbueno9801 UP
@@douglasbueno9801difícil pensar em conhecer alguém que viveu a mais de cem anos. Conhecemos ele através de outras pessoas
otima aula!!
Prof, adoro suas aulas. Obg por dividir tão generosamente. Estou de volta! Bj prof, bj Nina, boa semana!
❤❤❤ te espero na terça-feira pra nossa aula
Estarei, prof! Sinto falta das Lives. 🥰 #FilosofarÉPreciso ☕🦉
Oque Nietz critica é muito simples de entender, não tem mistério algum, as únicas coisas que prejudicam a entender sua critica é a fraqueza e a falta de honestidade consigo mesmo.
Com martelo vamos destruindo as imagens, quantas Nietzsche destruiu na sua procura asséptica com ou sem dualismo a não ser a unica verdade , o fim, que nos curva a tudo que acaba.
Os caras militam por filosofia.
Ótimo vídeo prof. Parabéns!! Matheus você poderia republicar seu livro “Metafísica e Filosofia Prática. Hegel e o Formalismo Kantiano” e recolocar na Amazon , (procurei na Amazon esses dia e não achei )depois fazia uma live aula divulgando o livro …já pensou nisso …ótimo trabalho, um abraço🦉
Tzsch
Filosofar é preciso.
Professor Mateus, gostaria que apresentasse o pensamento do filósofo e teólogo Romano Guardini, especialmente dois de seus livros "O fim dos tempos modernos" e "o Mundo e a pessoa: ensaios de uma teoria cristã do homem". Li esses dois livros recentemente e ambos são muito interessantes. Descobri que ele foi professor de Hannah Arendt e observei algumas referências veladas ao pensamento dele na obra dela.
🦉
Obrigado TH-cam
Do que adianta ter um mundo dualista ou único , com ou sem deus, pois no fim o que resta a não ser o único latifúndio que temos, sete palmos abaixo da terra ou hoje o pó de tudo que retorna as estrelas.
Maior parte da obra nietzscheana é puro jogo verbal semântico e imagético. Como escritor era o mais brilhante, como filósofo era medíocre. MAS A AULA FOI EXCELENTE! TUDO MUITO CLARO E ORDENADO.
Concordo plenamente com você! Acredito que ressentido é justamente ele.
O Cristianismo é o platonismo das massas
Uma cura pro niilismo não seria pensar sobre outras possibilidades???
mas segundo Nietsche os valores de socrates como piedade e coragem, seriam valores nilistas, ou existem valores nilistas?
#filosofarépreciso.
🦉🦉🦉❤
Nietzsche trás considerações interessante, e até mesmo importante. Mas, no geral parece que a formação filosófica dele aparenta deficitária. Toda critica parece estar sobre alicerce de uma leitura extremamente superficial e pouco compreendida. Em fim... Aplicamos o principio da caridade...
Nietzsche não falava nada com nada kkkk
Assisti o vídeo. Não gosto de Frederico, só o leio para atacar o ateismo, ele é um caminho que deve aprender para não seguir
Tanto pra criticar como pra defender, precisamos passar por eles. E sim, concordo ctigo, pois pra criticar Nietzsche precisamos conhecê-lo.
#FilosofarÉPreciso #EMuito
esse ataque à metafísica que vimos na USP da área de filosofia, É JUSTAMENTE A PROVA DE ÓDIO DE MANIPULAÇÃO QUE DECADAS E DECADAS TODOS VIVERAM. E eu respondo assim
- QUEIMA ISSO JESUS
Filosofar é preciso