os carregadores portáteis estão limitados a 2,2kw de potencia maxima aproximadamente 10A a 230v. logo a tomada normal de uma casa numa instalação eléctrica bem feita tem de aguentar esta potencia, visto que a proteção maxima das tomadas é de 16A o que dá 3,6kw. Agora se falarmos das wallbox ou tomadas dedicadas para carregamento de eléctricos ai a potencia disponível é maior e pode chegar até 20kw dependendo da instalação eléctrica e se recebe trifasico ou monofásico. para monofásico penso que a potencia maxima fica nos 6kw, só confirmando no manual (aqui não tenho 100% certeza dos máximos). tudo o que seja a cima de 2,2kw e pode ultrapassar a potencia maxima de uma tomada ai sim requer uma instalação eléctrica dedicada com diferencial e disjuntor e cabos próprios como diz nas regras, como os carregadores portáteis vem todos com ficha schuko estão limitados as regras normais dos 16A, logo a sua potencia terá de ser inferior a 3,6kw, o normal é virem todos a 2,2kw como já tinha referido. Atenção que tenho quase 100% certeza que nenhuma wallbox vendida tem lá dentro proteções como diferencial e disjuntor. se sabes de alguma que tenha diz me. o normal é falar a um electricista para fazer a instalação da wallbox e preparar a tua rede eléctrica para isso. Atenção com essas ideias de passar mais potencia mudando tomadas ou outras infra-estruturas da casa para poder carregar os carros com mais potencia, os cabos eléctricos têm intensidade máximas admissíveis e ao superar essas intensidade existe o risco de incendio ou destruição da infra estrutura da casa. Dito isto, sempre que as pessoas interessadas queiram aplicar mais potencia de carregamento para um carro eléctrico (a cima dos 2,2kw tomada schuko) devem falar com um electricista para poder passar cabo indicado e aumentar a potencia disponível a esse ponto em questão. sim, concordo, que o ideal é carregar o carro eléctrico em casa com carregamentos lentos (está mais que comprovado que carregamentos rápidos são mais prejudiciais para a vida util da bateria) de preferencia em solar ou bi-horario onde o preço da electricidade é mais barata e dá uma media de 6€/400km
amigo, voce saberia informar qual cabo devo comprar para carregar nesses publicos que não possuem o cabo? vejo cabos de 16a, 32a... 7, 11, 22kw. Acho muito confuso!
Preciso aqui da vossa ajuda!!!! Boas malta, ando para comprar um carro e estou a ponderar ir ainda para hibrido plugin em vez de 100% elétrico Em agosto vou necessitar de fazer uns bons quilômetros de Autoestrada e outros tantos por aldeia... decidi alugar um carro para experimentar o mundo elétrico (não escolhi plugin devido ao orçamento), vai ser um megane com autonomia mais de 400km... a viagem maior, será A1 Lisboa -Coimbra, de resto, serão trajetos pequenos. Tenho uma duvida: andei a pesquisar e vi que a malta dos elétricos, utiliza vários cartões de pagamento (EDP, PRIO etc etc), eu como simples utilizador por 7 dias, conseguirei fazer o pagamento com o simples cartão multibanco em qualquer estação de carregamento? ou terei que adquirir um cartão especial? Obrigado pela ajuda!
Mesmo sendo mais caro o carregamento rapido eu tenho uma dúvida o meu tem uma entrada CHAdeMO , se eu carregar mas vezes nele prejudica a vida util da bateria? Ou a diferença e so na questão da velocidade e do preço?
Eu não percebo de carros elétricos ou de como os carregadores funcionam e como o uploader do video não respondeu vou tentar ajudar. Uma regra geral de baterias é que quanto mais calor é produzido mais dissipação da bateria vai haver. Ou seja o quanto mais rápido o carregamento for, mais energia vai receber o que vai gerar mais calor o que vai diminuir a vida util da sua bateria. É importante manter em mente que ir a super carregador de vez em quando não vai fazer mal a sua vida útil, agora se carregar o seu carro, sempre que precisar, num super carregador, de por exemplo 150 kw, durante 3-5 anos, é esperado ter uma diminiução de bateria de 20-25%. (Estes numeros podem variar muito dependendo de outros fatores) Mas como regra geral, o quanto mais rapido o carregamento mais dano cause na vida util da bateria. Espero ter conseguido ajudar
Paguei 4500 por um usado. O modelo elétrico custa 16000. Fiquei com 11500 no bolso em vez de larga-lo todo ou pior pedir empréstimo á banca. A longo prazo sobra para pagar o roubo do IC o combustível etc. Há e não pago a treta do aluguer de baterias. Se não se aproveitassem da história dos impostos para o ambient😅 como antes era perfeito, ainda assim é bom. Normalmente os ricos gabam-se de poderem gastar por isso compram os elétricos. Eu sou pobre pago impostos a escolha é esta. E ridículo pagar tanto dinheiro a mais á cabeça por um carro só para dizer que gasta pouco😂 Preparem para serem roubados quando cobrarem o investimento no elétrico
os carregadores portáteis estão limitados a 2,2kw de potencia maxima aproximadamente 10A a 230v. logo a tomada normal de uma casa numa instalação eléctrica bem feita tem de aguentar esta potencia, visto que a proteção maxima das tomadas é de 16A o que dá 3,6kw. Agora se falarmos das wallbox ou tomadas dedicadas para carregamento de eléctricos ai a potencia disponível é maior e pode chegar até 20kw dependendo da instalação eléctrica e se recebe trifasico ou monofásico. para monofásico penso que a potencia maxima fica nos 6kw, só confirmando no manual (aqui não tenho 100% certeza dos máximos). tudo o que seja a cima de 2,2kw e pode ultrapassar a potencia maxima de uma tomada ai sim requer uma instalação eléctrica dedicada com diferencial e disjuntor e cabos próprios como diz nas regras, como os carregadores portáteis vem todos com ficha schuko estão limitados as regras normais dos 16A, logo a sua potencia terá de ser inferior a 3,6kw, o normal é virem todos a 2,2kw como já tinha referido.
Atenção que tenho quase 100% certeza que nenhuma wallbox vendida tem lá dentro proteções como diferencial e disjuntor. se sabes de alguma que tenha diz me. o normal é falar a um electricista para fazer a instalação da wallbox e preparar a tua rede eléctrica para isso.
Atenção com essas ideias de passar mais potencia mudando tomadas ou outras infra-estruturas da casa para poder carregar os carros com mais potencia, os cabos eléctricos têm intensidade máximas admissíveis e ao superar essas intensidade existe o risco de incendio ou destruição da infra estrutura da casa.
Dito isto, sempre que as pessoas interessadas queiram aplicar mais potencia de carregamento para um carro eléctrico (a cima dos 2,2kw tomada schuko) devem falar com um electricista para poder passar cabo indicado e aumentar a potencia disponível a esse ponto em questão.
sim, concordo, que o ideal é carregar o carro eléctrico em casa com carregamentos lentos (está mais que comprovado que carregamentos rápidos são mais prejudiciais para a vida util da bateria) de preferencia em solar ou bi-horario onde o preço da electricidade é mais barata e dá uma media de 6€/400km
amigo, voce saberia informar qual cabo devo comprar para carregar nesses publicos que não possuem o cabo? vejo cabos de 16a, 32a... 7, 11, 22kw. Acho muito confuso!
Quais são os carregadores que permitem aproveitar o excedente da produção dotovoltaica?
existem varias mas a Plugged Drive tem e são Portugueses
Boa informação ⚡️⚡️
Preciso aqui da vossa ajuda!!!!
Boas malta, ando para comprar um carro e estou a ponderar ir ainda para hibrido plugin em vez de 100% elétrico Em agosto vou necessitar de fazer uns bons quilômetros de Autoestrada e outros tantos por aldeia... decidi alugar um carro para experimentar o mundo elétrico (não escolhi plugin devido ao orçamento), vai ser um megane com autonomia mais de 400km... a viagem maior, será A1 Lisboa -Coimbra, de resto, serão trajetos pequenos. Tenho uma duvida: andei a pesquisar e vi que a malta dos elétricos, utiliza vários cartões de pagamento (EDP, PRIO etc etc), eu como simples utilizador por 7 dias, conseguirei fazer o pagamento com o simples cartão multibanco em qualquer estação de carregamento? ou terei que adquirir um cartão especial?
Obrigado pela ajuda!
Instala a app miio.... Pede o cartar miio.. Pede o cartao da prio e o via verde... Instala a aplicacao do continente e prontos tas safo para tudo.
Mesmo sendo mais caro o carregamento rapido eu tenho uma dúvida o meu tem uma entrada CHAdeMO , se eu carregar mas vezes nele prejudica a vida util da bateria? Ou a diferença e so na questão da velocidade e do preço?
Eu não percebo de carros elétricos ou de como os carregadores funcionam e como o uploader do video não respondeu vou tentar ajudar.
Uma regra geral de baterias é que quanto mais calor é produzido mais dissipação da bateria vai haver. Ou seja o quanto mais rápido o carregamento for, mais energia vai receber o que vai gerar mais calor o que vai diminuir a vida util da sua bateria.
É importante manter em mente que ir a super carregador de vez em quando não vai fazer mal a sua vida útil, agora se carregar o seu carro, sempre que precisar, num super carregador, de por exemplo 150 kw, durante 3-5 anos, é esperado ter uma diminiução de bateria de 20-25%. (Estes numeros podem variar muito dependendo de outros fatores)
Mas como regra geral, o quanto mais rapido o carregamento mais dano cause na vida util da bateria.
Espero ter conseguido ajudar
Paguei 4500 por um usado. O modelo elétrico custa 16000. Fiquei com 11500 no bolso em vez de larga-lo todo ou pior pedir empréstimo á banca. A longo prazo sobra para pagar o roubo do IC o combustível etc. Há e não pago a treta do aluguer de baterias. Se não se aproveitassem da história dos impostos para o ambient😅 como antes era perfeito, ainda assim é bom. Normalmente os ricos gabam-se de poderem gastar por isso compram os elétricos. Eu sou pobre pago impostos a escolha é esta. E ridículo pagar tanto dinheiro a mais á cabeça por um carro só para dizer que gasta pouco😂
Preparem para serem roubados quando cobrarem o investimento no elétrico