Morei em Ipanema de 1978 até início dos anos 2000. Sou músico e por volta de 1984 comecei a aprender violão. Renato Rocha morou um tempo na Maria Quitéria , quase esquina da minha rua. Um dia , voltava de uma aula de violão com um amigo que estava aprendendo baixo e vimos o Renato na portaria. Esse meu amigo perguntou na cara dura se ele poderia ensinar a linha de baixo da música “O Raggae” , do primeiro disco. Renato sentou com a gente e passou toda a música. Depois ficou falando das bandas que ele gostava e se interessou por um vinil do Dead Keneddys que meu amigo tinha e pediu emprestado. Foi uma simpatia.
O Renato Rocha foi apenas assistir o show sinfônico em Brasília, quando alguns fãs o reconheceram e avisaram alguém da produção. Assim que o Giuliano ficou sabendo mandou buscá-lo e o chamou pro palco.. No final os Fred's (do Raimundos e o Nascimento) tiveram a ideia de tocar que pais é este e chamar ele pra tocar, o pessoal da transmissão não quis pq achou que ia dar merd# mas os Fred's abraçaram a bronca e com o aval do Giuliano fizeram o que pra mim foi a parte mais emocionante daquele show...
Renato Rocha é um dos meus "bass heroes"... comecei a tocar baixo por causa dele também. Ele, assim como Phill Lynott, foram caras que viraram referência para mim, sendo negros no rock e no baixo.
Júlio, pelo menos para alguma coisa o sensacionalismo do jornalismo da Record serviu, que foi fazer o público olhar de novo para o Negrete, e lamentável o que aconteceu com ele, pois sem o baixo característico dele, o som da Legião Urbana ficou muito mais pobre!!! E talvez a pressão (às vezes dele mesmo) em ser um dos raros negros dentro do ambiente branco do Rock Nacional pode ter bagunçado a mente dele, infelizmente.... E parabéns pelo vídeo que não deixa de ser uma homenagem ao Renato Rocha!!!!
Ambos se destruiram, mas o Billy era muito diferente do Renato. Eles se gostavam. O Billy nunca reclamou do Manfredini. Dizia que a treta era mais com o Dado e a esposa do Dado, que era a empresária. Disse que foram eles que pressionaram pela expulsão. Eu até concordo que o Billy sumia de ensaio e gravação, que era bem maluco e irresponsavel, mas sem ele a Legião perdeu a alma e entrou em decadência
Fala, Júlio! Beleza? Só um adendo: na verdade, o Renato Rocha nasceu em São Cristóvão. São Conrado é um bairro nobre aqui da zona sul do RJ. Um abraço...
Em outubro de 2014, tive o prazer de tocar com Renato Rocha. Tenho as fotos. Ele estava acompanhando de tutores. Foi numa pousada em Divinésia MG. Estavamos tocando pop rock, e quando tocamos uma música da Legião, ele apareceu e quis tocar baixo. Foi emocionante pra mim, que sou ídolo da Legião Urbana.
Aprendi a ter uma aversão ao Giuliano com os anos, principalmente no que diz respeito à questão de direitos das músicas, e também sobre os problemas enfrentados por Dado e Bonfá nas turnês dos 30 anos. Mas agora com essa informação sobre toda a ajuda ao Negrete, eu confesso que mudei um pouco minha opinião sobre o filho do Renato, inclusive me deu vontade de revisar toda a história pra tentar entender o lado dele da questão. Obrigado Júlio! Vídeo formidável, como sempre. É ótimo ver vídeos de outras bandas, mas os de legião urbana sempre têm um "algo a mais" 😁
Eu depois que o Regis Tadeu explicou o porq do Manfredine fazer isso, entendi... Já pensou nos sertanejos avacalhando as músicas da legião e outros.. É bem por aí
ÚNICO QUE AJUDOU COM CORAÇÃO ABERTO DADO E MARCELO FIZERAM NADA AJUDAR O RENATO ROCHA POR ISSO GUILIANO FICOU INDIGNADO E NÃO DEIXOU USA MARCA LEGIÃO URBANA
Uma pena mesmo como terminou a história do Negrete. O cara fez parte da história do rock nacional mas infelizmente caiu as tentações do mundo. Infelizmente, sabemos que não foi uma exclusividade dele. Muitas pessoas vivem ou viveram uma história similar. Mais um excelente video do Júlio. Parabéns Man!
É triste. Um talentoso músico e compositor. Parte importante da mais popular banda do Rock Brasil…passar por tudo isso, todo sofrimento. Pode ser q fosse dependente químico. Mas pode ter tido outros problemas, inclusive mentais. Tudo q ele tinha q fazer…era trabalhar com o grupo. O q nao foi feito e , por isso, foi demitido do grupo. Uma pena.
Vou confessar uma coisa: Legião Urbana nunca me pegou... problema de gosto (e de caráter, rs) meu. Eu realmente aprendi a valorizar vendo os vídeos do Júlio, aí, ia no canal deles e ouvia as músicas. Legal. Mas... Mesmo antigamente tinha uma coisa que sempre me chamava a atenção: O SOM DO BAIXO DO NEGRETTE. Que som encorpado. Que linhas maravilhosas. "Como que essa banda era um quarteto evirou um trio com esse cara tocando tanto???" Músico incrível! Que pena que tenha terminado a vida como terminou...
Nunca lhe pegou porque você é pika de cachorro grande, o melhor do mundo, um cara muito inteligente. Enquanto os burros foram pegos pela melhor banda de rock brasileiro de todos os tempos, você, com sua santa inteligência nunca foi pego. Parabéns, cara! Você é foda!
@@Anderson386371eu amo legião e acho completamente desnecessária sua fala. O cara foi respeitoso e não há nenhum problema em não gostar da banda. Ou só está certo quem gosta das mesmas coisas que você?
@@alexandremonteiro9268 cara, tô pouco me fudendo pra o que você acha. Só fiz elogiar ele por ser pika. Tá com depressão, é? Desnecessário é você perder seu tempo pra entrar em discussões que não lhe cabe. Provavelmente segue a Choquei...
Que vídeo muito bem feito! Parabéns! O Renato Rocha ou Negrete ou Billy era um músico fantástico e contribuiu muito para que a Legião Urbana se tornasse o que foi. Infelizmente as drogas destruíram a vida dele e as de todos que estavam ao seu redor. Em algumas entrevistas, já não dizia mais coisa com coisa e vivia fantasiando histórias. Apesar do sensacionalismo da Record, a reportagem foi útil para despertar o espírito de solidariedade dos amigos, conhecidos e fãs. Houve muita ajuda, mas as drogas venceram. Muito triste o seu fim.
Imbróglio que quem começou foram os ex-integrantes, pq queriam reiniciar a banda que tinha terminado e entraram na justiça pedindo ⅔ da empresa que o Renato russo montou em vida pra administrar direitos autorais e marcários. Um absurdo como a mídia manipula essa história
Ótimo video!! Na verdade, o Negrete nao alugou um baixo pra gravar o primeiro disco da Legião. Ele usou um baixo emprestado do Bi Ribeiro, dos Paralamas.
Mais vídeos sobre legião? Putz, o canal dele quase q inteiro é sobre legião amigo! Basta ver que ele praticamente ensinou como toca toda a discografia dos caras! Menos jovem, menos!
@@renatocoelho88 vai procurar o que fazer vai! eu não estou falando dos vídeos antigos(que tem vários e já vi praticamente, todos)estou falando de novos videos.
😳😳😳 12:06 Na hora que vi ele segurando ESTE modelo de Baixo pensei na hora da História do lendário Baixists Jacko Pastorious; que como ele teve também uma História de Auge e um triste Fim... Excelente Vídeo👏👏👏!!!
Muito boa essa reportagem do canal, como sempre; em resumo: ninguém tem culpa do destino dele, a não ser ele próprio 😔 uma história triste e dramática do pop rock brasileiro
Grande Júlio Ettore, você como pessoa super competente que é, captou de forma peculiar uma coisa que adoro: O rock anos 80 brasileiro! E está contando de uma forma espetacular as muitas histórias que o envolvem! Negrete se perdeu, pois trilhou o caminho que grande parte dos rock stars enveredam: o das drogas, e isto lhe custou a vida! Mas acho que ele foi sim e muito, sacaneado por Dado e Bonfá e não só por eles! Vi uma entrevista do Mayrton Bahia em um podcast que o fez cair muito em meu conceito: Ótimo produtor, péssimo como pessoa! No final de 1988, vendo que o Negrete estava meio que pirando com a fama e deixando isso atrapalhar o profissional, botou pilha pra ele sair em vez de ajudar o cara, literalmente "empurrando-o na descida", o que achei uma tremenda sacanagem. Lembrei que o Jander Ribeiro, o Ameba, grande ex-vocalista da Plebe Rude, saiu exatamente na mesma época que o Negrete saiu da Legião e pra morar justamente na mesma cidade, Mendes! Gostaria que você entrevistasse o Jander e tentasse esclarecer a saída dele, que assim como a do Negrete, ficou extremamente mal explicada, assim também como a saída dele e do Gutje no início dos anos 2000, quando eles voltaram a formação original da Plebe por um breve período! Dá pra fazer uma seção "As saídas de banda mais conturbadas do rock nacional", duas você já fez, com o Negrete da Legião e o Cazuza do Barão, mas sinceramente queria ver essa do Jander! Aproveita que ele está vivo e bem pra poder dar a versão dele! Abraços!
Não dá pra saber se o mayrton não tentou ajudar o Renato Rocha. Tem vezes que até a própria mãe desiste do filho drogado e o expulsa de casa. Menos julgamento amigo!
A partir do disco IV Estações é muito nítido como a parte musical e os arranjos das músicas da Legião se tornaram muito mais pobres. O cara (Renato Rocha) realmente era um gênio!!!
Nos anos 90, ele chegou a fazer parte brevemente da banda Vernon Walters em Brasília. Existe um registro dele tocando um cover do Dead Kennedys com a banda no documentário Geração Baré Cola (documentário excelente e muito recomendado, diga-se de passagem)
SEMPRE UMA BOA HISTÓRIA 👏 Renato Rocha pela vida que levou se identifica com o sucesso: Quase sem querer e com CD e capa: EQUILÍBRIO DISTANTE. Grande baixista. 🎸🎶
Renato Rocha morou em Curitiba por aproximadamente 1 ano logo após sua saída do Legião. Bom ser humano, convivi com ele neste período do ano de 1992. Ele tocava com amigos meus numa Banda chamada Dr Smith. Se quiser conto como era a sua vida em Curitiba e a versão que ele contava para nos de sua saída do Legião. Abraço e parabéns pelo trabalho.
Foi exatamente como o Dado falou no livro "...Record fez uma matéria bem sensacionalista...". Isso acabou levando o espectador a entender a história de forma distorcida. Já essa matéria do Júlio foi bem esclarecedora. Muito obrigado. Abs
Justamente, o que define tudo sobre o Renato Rocha foi a seguinte frase de um produtor da banda ! Renato ganhou um bilhete na loteria por ser escolhido baixista da legião urbana e se perdeu nesse caminho
Julio Eu estava ouvindo toda a obra da Legião Urbana, em especial os três com Renato Rocha e os três logo depois de sua saída. E pelo menos numa coisa (que pode soar óbvia, mas nem tanto) não há discussão: o contrabaixo já não estava tão presente quanto antes e nunca mais isso aconteceu, o que foi uma pena. Bem que a Legião podia ter privilegiado o instrumento pelo menos pra ter um groove esperto em canções que pediam isso como "Perfeição". Mais um ótimo vídeo do canal, meu caro! Grande abraço!!!
@@rodrigosobrosa Exatamente bicho, um cara dos bons que consegue fazer leitura duma canção pra lançar uma linha esperta que condiga com o propósito do tema. "Perfeição" é uma dessas canções que merecia um groove preto por ela já ter essa característica de rap na condução vocal que Renato Russo faz. Mesmo "Meninos e meninas" é um tema que é a cara de Renato Rocha, tudo a ver com sua performance nos discos em que atuou. Quanto a Dé, seria uma, porém Frejat ia levar pro coração... Mas imagina se caísse no colo deles um Arthur Maia ou um Dadi da vida, hehehehe!
Como já dito, Negrette era um ótimo músico, lembro de aprender a tocar guitarra aos 16 anos e Legião era minha banda favorita à época, então era natural aprender as músicas e, ao mesmo tempo que aprendia as linhas de guitarra vinha a vontade de aprender as linhas de baixo que, mesmo simples, tinham uma força melódica muito presente nas músicas até Que País É Esse (1978-1987) Uma pena que a personalidade de Rocha tenha o levado a tomar decisões que o prejudicaram, um dos problemas do showbiz: uma pessoa despreparada para o sucesso e que não tem um acompanhamento quando atinge o mesmo, só se extrai todo o sumo que ela tem a oferecer naquele momento...
Renato Rocha era o mais punk da Legião Urbana, nas atitudes. Alem do que , tocava muito. Aliás, o unico da banda que tocava com precisão. Valeu, Júlio! Valeu , Júlio!
Realmente, uma perda enorme para a história do Rock nacional. Um excelente baixista e, com certeza, uma das lendas que serão eternizadas através das músicas! Viva, Negrete! 🤟🇧🇷
O Renato Rocha e o Renato Russo para mim eram os mais pedradas da banda eram verdadeiramente Rock n roll. Dado e Bonfa foram importantes mas sem os Renatos não seriam conhecidos.
@josemartins8754 pode até ser única, mas existiria tranquilo sem ele. O grande público entende nada sobre bateria. Tem gente que não faz ideia o que é baixo. Já ouvi gente me falando "não sei pra que colocam aquele negócio que ninguém escuta"..
Julio , quando possível, por favor coloque na votação as diferenças entre os punks paulistas e candangos ; e sobre o renascimento do Barão Vermelho , em '88. Ou faça uma materia sobre os 2, por favor! Seu trabalho é otimo ! Parabéns!
BOA NOITE JÚLIO, VOCÊ TINHA QUE SER ROTERISTA DE CINEMA, BIOGRAFO, COISA DO TIPO, ADMIRO A SUA FORMA DE CONTAR HISTÓRIAS!! O RENATO ROCHA MERECIA E MERECE VIRAR FILME.
Muito bom vc lembrar no vídeo q os integrantes das bandas do chamado rock br 80 eram brancos e de classe média-alta. Eram poucos negros como o Negrete e o Clemente. Tem uma entrevista c o Arnaldo Brandão no Corredor 5 em q ele relata o preconceito na gravado c a banda Brylho pq os caras vinham do "subúrbio". Apesar de n ser necessariamente rock, o brylho era da mesma cena pop-rock dos 80.
Julio, parabéns pelo vídeo esclarecedor sobre Renato Rocha pós-Legiao Urbana. O vídeo ratificou algumas coisas que eu já ali no começo dos anos 2000 através de uma entrevista que ele deu, se não me engano, pra revista "Zero", e me revelou informações nova para mim como o depoimento do irmão dele. Fico muito triste em saber de mais detalhes sobre o fim dele, de como ele poderia estar muito bem financeiramente. Era um dos melhores baixistas de sua geração. Ontem, em seu canal no TH-cam, o crítico musical Régis Tadeu, que sempre foi avesso à Legião Urbana falou do Negrete e disse que dos quatro, ele era o melhor instrumentista, o que tinha melhor domínio no proprio instrumento. Eu vivi os anos 1980 e acompanhei toda a tragetoria da Legião desde quando apareceu nas paradas de rádio até a morte de Renato Russo, e depois a morte de Negrete. Não sei, mas acredito que se não fossem as drogas e ele estivesse vivo, talvez Negrete estivesse fazendo um projeto novo com Dado e Bonfa. Diferente desses dois últimos, Negrete ainda chegou a fazer bandas novas depois da Legião, mesmo passando por seria crises causadas pelas drogas, enquanto que Dado e Bonfa, não conseguiram desenvolver nada de consistente em suas carreiras ficando restritos ao passado de Legião tributos intermináveis..
@@canaldasukailhabela2646 Obrigado. Acredito que se Negrete tivesse sobrevivido, tivesse se recuperado e reatasse relações com Dado e Bonfá, poderiam ter desenvolvido juntos um novo projeto distante da Legião. Nas história do rock temos exemplos, como Joy Division: Ian Curtis morreu, a banda acabou e os companheiros formaram uma coisa nova juntos, o New Order. É a chamada "vida que segue".
Com relação ao final do vídeo, há uma entrevista em que o Renato Rocha assumia que ele e o Renato Russo estavam descontrolados no que pertine ao consumo de drogas, principalmente cocaína. Acredito que depois do disco 2. Eram "drug buddies"
Parabéns júlio pelo cuidado com a biografia do Negrette. Seu trabalho ajudou muito quem não o conhecia, a conhecer melhor este magnífico artista. Eu tinha curiosidade em saber mais sobre este músico ,e, através do seu trabalho pude ver o quanto esse cara poderia ir muito longe com seu talento. Que fique a lição para os outros artistas principalmente para a juventude.
VÍ UM SHOW DA LEGIÃO EM 87 NO MARACANÃZINHO E EM 89 VÍ O NEGRETTI TOCANDO NUM BARZINHO AQUI NA MINHA REGIÃO QUE TAMBÉM É PRÓXIMO DE MENDES, ACHEI MUITO LOUCO ISSO POIS 2 ANOS ANTES EU O HAVIA VISTO NUM SHOW GRANDIOSO NO MARACANÃZINHO E NAQUELE MOMENTO VÍ ELE TOCANDO NUM BARZINHO DEBAIXO DE UM GALPÃO COBERTO COM SAPÊ....
Minha opinião: no primeiro álbum quem manda são os dois Renatos. O baixo e a voz/composição são únicos e quem ouve pela primeira vez fica viciado. Dado e Bonfá são "coadjuvantes de luxo".
@@83marceloa para de desmerecer o trabalho do cara, ele não criou as linhas de baixo mais ninguém tocou que nem ele. O cara era talento puro. Para de ser chato. Tu é fã da legião ou do Renato?
VELHO, FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS, E QUE NEM OS THE BEATLES, OS CABEÇAS ERAM PAUL E JONH. GEORGE NA DELE, E O RINGO STAR, UM BATERISTA BEM COMUM, PRA NÃO DIZER REGULAR. ALIÁS, BATERISTA BOM ERA O PHILL COLLINS.
Belo vídeo, Julio sobre a trajetória do Renato Rocha, o Negrete ou Billy após sua saída da Legião Urbana. Infelizmente não teve o reconhecimento merecido ☹ Faltou mencionar, mesmo que brevemente, uma entrevista que ele concedeu à revista ZERO em 2002: sem filtros disse variadas ironias para seus colegas de banda, inclusive o saudoso lider Renato Russo, em dado instante Negrete chamou Marcelo Bonfá de Cracatoa Vermelha!!
Olá boa tarde Júlio, sou de Curitiba e lembro bem no final dos anos 90 assistir a um show dele aqui no shopping estação Plaza, tocando inclusive músicas da Legião, na época se pagava para entrar nesse shopping, enfim , ele tinha uma banda aqui em Curitiba e infelizmente não lembro o nome mas saiu um entrevista enorme dele no jornal Gazeta do Povo, que era somente impresso na época e ali ele falou várias coisas a respeito da Legião e da banda que ele estava tocando na época aqui em Curitiba. Mas procurei essa reportagem e não achei em lugar algum, então de repente acho que como você é jornalista saberia encontrar essa raridade. Lembro-me de ler essa entrevista que foi bem completa com fotos e tudo!
Seu canal e maravilhoso, melhor trabalho sobre Legião e sobre músicas , perfeito. mais se não estou enganado o bairro no RJ e São Cristóvão e não São Conrado. Parabéns pela matéria de Renato Rocha, foi um gênio.
Obrigado por esse vídeo mano! Eu como homem, negro e contrabaixista vi o negrete como referência no meu começo de vida musical! Mto bom (e triste) saber da história real e entender o qto esse mano foi importante pra uma geração! ✊🏿✊🏿✊🏿 Só segue, sou fã do canal
Depois do Renato Russo que e algo lógico....era o unico que tinha talento ali, na legião urbana....falam mal do filho do Renato Russo mas foi ele que ajudou o Renato Rocha e os dois outros integrantes da legiao nem entrevista deram ....
o disco 1 com negrete tinha muita personalidade nas musicas acho que era o musico mais completo da banda... aquela entrada em perdidos no espaço dele eh senssassional
Pois é, destruído pelas drogas. Um talento desperdiçado. E ainda se vê por aí quem defenda a liberação dessas substâncias destruidoras de vida. Assim tbem como a própria bebida.
O único que tocava de verdade na banda, e que sempre esteve 100% certo sobre bonfá e dado. Meu Pai trabalhou muitos anos com o Sr. Sebastião em Brasília. Devo dizer que a existência de Renato Rocha, tornou aceitável dentro da minha casa que filho de militares também pudessem desenvolver suas individualidades. Obrigado Renato Rocha 👏🏾
Ele era morador de rua, ficava em frente à agência do Bradesco na rua Visconde de Inhaúma, no centro do Rio, quando a TV Record fez a matéria e onde tem um trecho do vídeo onde ele diz o que teria feito caso pudesse voltar... Eu trabalhei ali perto. Muito triste seu final de vida. O fato é que o Legião perdeu musicalmente com sua saída, notadamente a partir do As Quatro Estações, era outra proposta. Parabéns pelo vídeo.
Fala Júlio... o Jander Ribeiro, ex vocalista da Plebe tem um canal no TH-cam a qual há uma gravação da banda dentskents, a qual o Negrette gravou!!! Muito interessante a forma a qual ele conta esta história.
Negrete era o melhor músico da Legião Urbana, mas era diferente dos demais. Era muito amigo e sempre tava junto do Jander (Ameba) da Plebe aqui em Brasília. Sempre víamos os dois de bike pela asa norte. Os 3 primeiros discos da Legião, são, disparados, os melhores. Discos de Brasilia, punks, pesados, cheios de crítica social. Todo o respeito à geração 80 do rock brasil (e de Brasilia), mas nada se compara à cena dos anos 90.
O cara pirou com a expulsão dele da banda... coitado, tao inteligente como pessoa e musicalmente. Contribuiu muito com a ascensão da Legião!! Descanse em paz Negrete!!
Parabéns pelo trabalho!! Um detalhe é que a clínica onde ele se Internou por último fica na Estrada do Capuava em Cotia, SP. Em dezembro de 2014 eu estive lá para auxiliar na internação de um parente e os funcionários da Clínica me apresentaram o Renato Rocha. Ele usava uma camiseta vermelha e um boné vermelho e tinha dificuldades para articular as ideias. Uma situação muito triste! Como você bem disse, o filho do Renato Russo foi quem assumiu toda responsabilidade, conforme me foi dito pelos funcionários da clínica.
Excelente vídeo. Muito esclarecedor pois eu achava que este tema já havia se esgotado em termos de informações novas. Ainda que sempre tenha notado um ar de mistério em torno do longo hiato no qual o Negrete viveu de total ostracismo midiático, a parte da própria declaração do irmão de que sua morte fora causada por uma overdose, algo que a mídia na época não divulgou. Mas as informações eram escassas mesmo na internet. Lembro de buscar por notícias dele mesmo antes de 2012 quando surgiram reportagens sobre a condição lamentável em que se encontrava. Logo vi entrevistas onde ficava claro os sentimentos de mágoa e rancor que ele nutria pelos ex colegas, ficando óbvio para mim os motivos de terem meio que "apagado" o mesmo da história da banda: vide o programa Discoteca Mtv de 2007 sobre o disco Dois onde ele nem se quer foi entrevistado, apesar de ter tido enorme contribuição no mesmo. Talvez um dia eu compre o livro do irmão dele. Fato é que o som da banda não foi o mesmo sem o Rocha nos discos seguintes, ainda que acompanhados pelo excelente Gian Fabra, parece que ele dava um peso mais rockeiro a sonoridade da banda. E como bem ressaltou o Júlio; Rocha junto do Clemente dos Inocentes foi um dos poucos negros a representar a cena do rock br dos anos 80, contrastando com o arianismo gélido de uma cena que querendo ou não, era extremamente elitista. Infelizmente teve um final inglório. Que Deus o tenha. Agora, uma coisa é certa! Todos criticam o Giuliano por conta do controle da marca Legião Urbana mas no final quem estendeu a mão para ele foi justamente o mesmo. Apesar de que se não me engano, o Dado também descreve que tentou ajudá-lo (Memórias de Um Legionário). Percebe-se que havia uma tensão maior mesmo entre ele e o Bonfá e assim permaneceu até o fim. Tanto que os dois só se falaram apenas uma vez depois da saída dele na gravação daquela faixa do Uma Outra Estação.
Ele foi um grande baixista e era o melhor músico da banda mas chamar de gênio é esticar demais ou então não ter noção da definição da palavra gênio e ainda que houvesse um gênio na banda seria outro Renato, o que escrevia as letras, que por sinal são brilhantes...
Olá Osmar Apenas uma observação: a palavra "gênio" não está se referindo a qualidade musicais e sim ao intelecto dele. Isto está bem claro no único momento do vídeo em que aborto esta suposta "genialidade", nos instantes finais. Abs
Incrível como a trajetória do Renato Rocha mexe com a gente, né? Começar com aquela história da moto foi um jeito brilhante de prender a atenção e já mostrar o contraste que marcaria a vida dele. O vídeo me pegou desde o início. Dá para sentir a indignação e, ao mesmo tempo, aquela admiração pela forma como ele enfrentava as coisas, mesmo quando o preconceito tentava dar as cartas. Mas o que mais impacta é ver como as escolhas e circunstâncias podem transformar tudo. Falando nisso, achei bem corajoso você tocar no assunto das drogas e da decadência dele sem cair no sensacionalismo. O tom foi respeitoso, mas não deixou de ser direto. A parte em que ele não permitia que os ovos ou as laranjas fossem vendidos me deixou pensativo: como uma mente tão genial pode ser consumida dessa forma? Mas aí, você já emenda com a volta dele nos tributos e no tratamento sério na clínica, o que trouxe um fio de esperança, mesmo sabendo o desfecho. Quando você falou da relação dele com os ex-colegas da Legião, deu para perceber que não foi só música que uniu e separou essa galera. Essas nuances emocionais, os reencontros, os conflitos, tudo foi muito bem contado. A cena dele tocando no Renato Russo Sinfônico foi um suspiro de glória no meio de tanta tragédia. Mas confesso que aquela parte sobre a Record colocar o contrabaixo nas mãos dele para “testar” foi difícil de engolir. Que falta de sensibilidade! E que final... A imagem do Renato no mar, feliz, pouco antes de tudo acabar, foi de arrepiar. Talvez seja isso que fica: um gênio hedonista, que viveu e morreu intensamente, sem medo de desafiar padrões, mas também sem as ferramentas necessárias para se salvar. Ah, aproveitando o embalo, passa no meu canal no TH-cam, @alvaromenezes. Lá o papo é diferente, mas sempre com histórias que fazem pensar. Vai que você gosta, né? Abraços, Álvaro Menezes
Eu era um rapaz de 18 anos com um baixo nas costas no rio de janeiro procurando esse cara que foi meu heroi, consegui encontra-lo, em baixo de uma marquise, ele assinou meu baixo, senti uma tristeza ao mesmo tempo que foi uma das coisas mais legais da minha vida.
Julio obrigado ótimo vídeo, ja tinha ouvido falar de fatos da vida dele , dos problemas com drogas e o triste fim ... Mas nesse vídeo ficou muito mais consistente... Cara posso sugerir um vídeo? Humberto Gessinger está gravando um álbum novo "4 Cantos De Um Mundo Redondo" q tal falar dessa novidade? ...
Morei em Ipanema de 1978 até início dos anos 2000. Sou músico e por volta de 1984 comecei a aprender violão. Renato Rocha morou um tempo na Maria Quitéria , quase esquina da minha rua. Um dia , voltava de uma aula de violão com um amigo que estava aprendendo baixo e vimos o Renato na portaria. Esse meu amigo perguntou na cara dura se ele poderia ensinar a linha de baixo da música “O Raggae” , do primeiro disco. Renato sentou com a gente e passou toda a música. Depois ficou falando das bandas que ele gostava e se interessou por um vinil do Dead Keneddys que meu amigo tinha e pediu emprestado. Foi uma simpatia.
Depois do TI fico sempre na dúvida se aconteceu ou ñ.
o arranjo da musica reggae é geniais
Preto sem querer foi 😢🎉😂❤
Massa!
Ele tinha uma banda tipo cover do Dead Kennedys: os Dents Kents
Ninguém conta uma história tão bem quanto o Júlio!
CONCORDO.
Realmente. Esse é o melhor canal
@@Carlos-1974 SEM SOMBRA DE DÚVIDA!!
Verdade, ele é ótimo!
é incrivel, merece até fazer coisas maiores
O Renato Rocha foi apenas assistir o show sinfônico em Brasília, quando alguns fãs o reconheceram e avisaram alguém da produção. Assim que o Giuliano ficou sabendo mandou buscá-lo e o chamou pro palco.. No final os Fred's (do Raimundos e o Nascimento) tiveram a ideia de tocar que pais é este e chamar ele pra tocar, o pessoal da transmissão não quis pq achou que ia dar merd# mas os Fred's abraçaram a bronca e com o aval do Giuliano fizeram o que pra mim foi a parte mais emocionante daquele show...
Esse seu relato é incrível!
SHOW MUITO BOM COM EDUARDO PARANA SERIA NO LUGAR DO DADO VILA LOBOS
O improviso na arte costuma fazer coisas geniais! Gratidão por compartilhar seu conhecimento.
Po mano me emocionei com seu relato, muito bom saber disso !
Seu ponto de vista muito bom, mas afinal o que significa a expressão " ia dar merda"?
o baixo do Rocha nos primeiros (e principais) albuns é fundamental pro som da Legião como banda séria.
Renato Rocha é um dos meus "bass heroes"... comecei a tocar baixo por causa dele também.
Ele, assim como Phill Lynott, foram caras que viraram referência para mim, sendo negros no rock e no baixo.
O Billy Cox não conta?
Mas o rock sempre foi negro mano...
Todas às vezes que vejo a história do Renato Rocha da pena porque ele e o Renato Russo se perderam e deixaram o Rock Brasileiro Órfãos!
É BEM POR AI...
Falou tudo meu amigo...pra mim depois do Renato Russo...o único que tinha talento ali....
Mas eles eram os pais?
Júlio, pelo menos para alguma coisa o sensacionalismo do jornalismo da Record serviu, que foi fazer o público olhar de novo para o Negrete, e lamentável o que aconteceu com ele, pois sem o baixo característico dele, o som da Legião Urbana ficou muito mais pobre!!!
E talvez a pressão (às vezes dele mesmo) em ser um dos raros negros dentro do ambiente branco do Rock Nacional pode ter bagunçado a mente dele, infelizmente....
E parabéns pelo vídeo que não deixa de ser uma homenagem ao Renato Rocha!!!!
Não inventa não, A pressão foi os Prazeres das drogas que ele se rendeu. Negro agora não erra, É só dizer que foi culpa da cor da pele.
Renato Rocha é o espelho do outro Renato. Os dois são como opostos e semelhantes, ambos se destruiram, quase ao mesmo tempo.
até a voz e o jeito de falar
Ambos se destruiram, mas o Billy era muito diferente do Renato. Eles se gostavam. O Billy nunca reclamou do Manfredini. Dizia que a treta era mais com o Dado e a esposa do Dado, que era a empresária. Disse que foram eles que pressionaram pela expulsão. Eu até concordo que o Billy sumia de ensaio e gravação, que era bem maluco e irresponsavel, mas sem ele a Legião perdeu a alma e entrou em decadência
Esse foi um dos melhores comentários que li aqui...
Fala, Júlio! Beleza?
Só um adendo: na verdade, o Renato Rocha nasceu em São Cristóvão. São Conrado é um bairro nobre aqui da zona sul do RJ. Um abraço...
Em outubro de 2014, tive o prazer de tocar com Renato Rocha. Tenho as fotos. Ele estava acompanhando de tutores. Foi numa pousada em Divinésia MG. Estavamos tocando pop rock, e quando tocamos uma música da Legião, ele apareceu e quis tocar baixo. Foi emocionante pra mim, que sou ídolo da Legião Urbana.
No caso você deve ser fã da Legião, não ídolo kk
Acho dificílimo q vc seja idolo da legiao 😂
IA
Valeu!
Aprendi a ter uma aversão ao Giuliano com os anos, principalmente no que diz respeito à questão de direitos das músicas, e também sobre os problemas enfrentados por Dado e Bonfá nas turnês dos 30 anos. Mas agora com essa informação sobre toda a ajuda ao Negrete, eu confesso que mudei um pouco minha opinião sobre o filho do Renato, inclusive me deu vontade de revisar toda a história pra tentar entender o lado dele da questão.
Obrigado Júlio! Vídeo formidável, como sempre. É ótimo ver vídeos de outras bandas, mas os de legião urbana sempre têm um "algo a mais" 😁
Eu depois que o Regis Tadeu explicou o porq do Manfredine fazer isso, entendi... Já pensou nos sertanejos avacalhando as músicas da legião e outros.. É bem por aí
@@flaviaandrade3491 você tem o link desse vídeo? Adoraria assistir!
Igualmente
ÚNICO QUE AJUDOU COM CORAÇÃO ABERTO
DADO E MARCELO FIZERAM NADA AJUDAR O RENATO ROCHA POR ISSO GUILIANO FICOU INDIGNADO E NÃO DEIXOU USA MARCA LEGIÃO URBANA
O cara era agressivo. Revisar mesmo
Quando a pessoa não se ajuda fica difícil ajudar.
Sensacional, Júlio! O Renato Rocha merece ser lembrado!
Uma pena mesmo como terminou a história do Negrete. O cara fez parte da história do rock nacional mas infelizmente caiu as tentações do mundo. Infelizmente, sabemos que não foi uma exclusividade dele. Muitas pessoas vivem ou viveram uma história similar. Mais um excelente video do Júlio. Parabéns Man!
MAS FOI CULPA DO DADO É MARCELO
So mais um idiota que joga tudo fora. Inferno o recebeu kkkk
É triste. Um talentoso músico e compositor. Parte importante da mais popular banda do Rock Brasil…passar por tudo isso, todo sofrimento. Pode ser q fosse dependente químico. Mas pode ter tido outros problemas, inclusive mentais. Tudo q ele tinha q fazer…era trabalhar com o grupo. O q nao foi feito e , por isso, foi demitido do grupo. Uma pena.
Muito triste. É uma pena o que a dependência faz. É um abismo, quem pula, dificilmente consegue voltar sem sequelas.
Antes da dependência , vem as péssimas escolhas.
Ponto inicial : escolhas
Vou confessar uma coisa: Legião Urbana nunca me pegou... problema de gosto (e de caráter, rs) meu. Eu realmente aprendi a valorizar vendo os vídeos do Júlio, aí, ia no canal deles e ouvia as músicas. Legal.
Mas...
Mesmo antigamente tinha uma coisa que sempre me chamava a atenção: O SOM DO BAIXO DO NEGRETTE. Que som encorpado. Que linhas maravilhosas. "Como que essa banda era um quarteto evirou um trio com esse cara tocando tanto???"
Músico incrível! Que pena que tenha terminado a vida como terminou...
Nunca lhe pegou porque você é pika de cachorro grande, o melhor do mundo, um cara muito inteligente. Enquanto os burros foram pegos pela melhor banda de rock brasileiro de todos os tempos, você, com sua santa inteligência nunca foi pego. Parabéns, cara! Você é foda!
@@Anderson386371, vc levou pro coração kkkkkkkk
Eu o conheci no Rio, morando no Camorim em Jacarepaguá, cuidando de chácara e de cachorro, isso tem uns 20 anos.
@@Anderson386371eu amo legião e acho completamente desnecessária sua fala. O cara foi respeitoso e não há nenhum problema em não gostar da banda. Ou só está certo quem gosta das mesmas coisas que você?
@@alexandremonteiro9268 cara, tô pouco me fudendo pra o que você acha. Só fiz elogiar ele por ser pika. Tá com depressão, é? Desnecessário é você perder seu tempo pra entrar em discussões que não lhe cabe. Provavelmente segue a Choquei...
Que vídeo muito bem feito! Parabéns!
O Renato Rocha ou Negrete ou Billy era um músico fantástico e contribuiu muito para que a Legião Urbana se tornasse o que foi. Infelizmente as drogas destruíram a vida dele e as de todos que estavam ao seu redor. Em algumas entrevistas, já não dizia mais coisa com coisa e vivia fantasiando histórias. Apesar do sensacionalismo da Record, a reportagem foi útil para despertar o espírito de solidariedade dos amigos, conhecidos e fãs. Houve muita ajuda, mas as drogas venceram.
Muito triste o seu fim.
"Fantasiando histórias" ?
Quem nunca!!!
RENATO RUSSO TAMBÉM FOI DESTRUÍDO POR DROGAS POR ISSO E CULPADO DA SAIDA DO RENATO ROCHA POR AJUDA ESSES DOIS PSICOPATAS DADO E MARCELO
Bonito o gesto do filho do Renato Russo, não tinha obrigação de nada e mesmo assim tentou recuperar o Billy até o fim.
Fica claro que ele tinha uma pré-disposição para psicose, e que as drogas serviram como um gatilho para o desenvolvimento de doenças mentais.
O q me surpreendeu nesse vídeo, foi o Giuliano ajudar o Negrete, até o último dia de sua vida.
Parabéns Julio. Esplêndido como sempre.
Exatamente. E ainda fazem a caveira do sujeito por conta de todo aquele imbróglio na justiça.
Imbróglio que quem começou foram os ex-integrantes, pq queriam reiniciar a banda que tinha terminado e entraram na justiça pedindo ⅔ da empresa que o Renato russo montou em vida pra administrar direitos autorais e marcários. Um absurdo como a mídia manipula essa história
Ele ajudou e foi praticamente o único a ir no enterro ⚘️
Um Gênio do Baixo assim como outro finado ó Champion ❤
dado e Marcelo são considerados culpados da saida e da tragédia do Renato Rocha
Seu Renato foi totalmente incomplete,infeliz,arrogante
Ótimo video!! Na verdade, o Negrete nao alugou um baixo pra gravar o primeiro disco da Legião. Ele usou um baixo emprestado do Bi Ribeiro, dos Paralamas.
Que ótimo vídeo, Renato Rocha era um baixista incrível, muito talentoso! Produza mais sobre legião amigo!
Mais vídeos sobre legião? Putz, o canal dele quase q inteiro é sobre legião amigo! Basta ver que ele praticamente ensinou como toca toda a discografia dos caras!
Menos jovem, menos!
@@renatocoelho88Calma, garotinho juvenil. Ele deve ser novo por aqui. Sejamos também Homens de Boa Vontade! 🤲
@@jaguaquara ... kkkk... boa
@@renatocoelho88 vai procurar o que fazer vai! eu não estou falando dos vídeos antigos(que tem vários e já vi praticamente, todos)estou falando de novos videos.
Outro vídeo excelente,parabéns Júlio... E o Renato Rocha era um músico realmente impecável (os 3 primeiros álbuns da Legião Urbana falam por ele).
Agora parece que e mesmo verdade
😳😳😳 12:06 Na hora que vi ele segurando ESTE modelo de Baixo pensei na hora da História do lendário Baixists Jacko Pastorious; que como ele teve também uma História de Auge e um triste Fim... Excelente Vídeo👏👏👏!!!
O viciado nunca admite que está sendo consumido pela droga...Triste história de um ser humano tão talentoso.
Eu acho que porque no fundo vem a culpa, junto com a soberba de que pode sair da dependência sozinho.
Exatamente e isso não é só nas drogas o álcool destrói também
Muito boa essa reportagem do canal, como sempre; em resumo: ninguém tem culpa do destino dele, a não ser ele próprio 😔 uma história triste e dramática do pop rock brasileiro
A CULPA TEM SIM
DADO E MARCELO QUE PREJUDICOU MUITO SAIDA DO RENATO ROCHA
Grande Júlio Ettore, você como pessoa super competente que é, captou de forma peculiar uma coisa que adoro: O rock anos 80 brasileiro! E está contando de uma forma espetacular as muitas histórias que o envolvem! Negrete se perdeu, pois trilhou o caminho que grande parte dos rock stars enveredam: o das drogas, e isto lhe custou a vida! Mas acho que ele foi sim e muito, sacaneado por Dado e Bonfá e não só por eles! Vi uma entrevista do Mayrton Bahia em um podcast que o fez cair muito em meu conceito: Ótimo produtor, péssimo como pessoa! No final de 1988, vendo que o Negrete estava meio que pirando com a fama e deixando isso atrapalhar o profissional, botou pilha pra ele sair em vez de ajudar o cara, literalmente "empurrando-o na descida", o que achei uma tremenda sacanagem. Lembrei que o Jander Ribeiro, o Ameba, grande ex-vocalista da Plebe Rude, saiu exatamente na mesma época que o Negrete saiu da Legião e pra morar justamente na mesma cidade, Mendes! Gostaria que você entrevistasse o Jander e tentasse esclarecer a saída dele, que assim como a do Negrete, ficou extremamente mal explicada, assim também como a saída dele e do Gutje no início dos anos 2000, quando eles voltaram a formação original da Plebe por um breve período! Dá pra fazer uma seção "As saídas de banda mais conturbadas do rock nacional", duas você já fez, com o Negrete da Legião e o Cazuza do Barão, mas sinceramente queria ver essa do Jander! Aproveita que ele está vivo e bem pra poder dar a versão dele! Abraços!
Comentário bem rico em informações e agora também fiquei curioso pata saber sobre a saída do Jander do Plebe Rude
Não dá pra saber se o mayrton não tentou ajudar o Renato Rocha. Tem vezes que até a própria mãe desiste do filho drogado e o expulsa de casa. Menos julgamento amigo!
Nao tem como ajudar uma pessoa nao quer ser ajudada... Vai SE saber SE nao tentaram?
Júlio Ettore é muito didático e toda história se torna fácil de entender.
Jornalista talentoso
Ele é filho do grande jornalista Carlos Nascimento e herdou do pai o talento nato para a comunicação. 😊
@@deniscorreia1550Verdade
Ele era um músico incrível. Pena ter se perdido nos excessos e nas drogas, seguiu à risca o modo "vida loka".
RENATO RUSSO DROGAS E AIDS TAMBÉM
Um dos melhores baixistas do rock nacional. A genialidade no baixo nos primeiros discos da legião é indiscutível.
A partir do disco IV Estações é muito nítido como a parte musical e os arranjos das músicas da Legião se tornaram muito mais pobres. O cara (Renato Rocha) realmente era um gênio!!!
Nos anos 90, ele chegou a fazer parte brevemente da banda Vernon Walters em Brasília. Existe um registro dele tocando um cover do Dead Kennedys com a banda no documentário Geração Baré Cola (documentário excelente e muito recomendado, diga-se de passagem)
SEMPRE UMA BOA HISTÓRIA 👏
Renato Rocha pela vida que levou se identifica com o sucesso: Quase sem querer e com CD e capa: EQUILÍBRIO DISTANTE.
Grande baixista. 🎸🎶
Renato Rocha morou em Curitiba por aproximadamente 1 ano logo após sua saída do Legião. Bom ser humano, convivi com ele neste período do ano de 1992. Ele tocava com amigos meus numa Banda chamada Dr Smith. Se quiser conto como era a sua vida em Curitiba e a versão que ele contava para nos de sua saída do Legião. Abraço e parabéns pelo trabalho.
conta pra gente
conte!
Foi exatamente como o Dado falou no livro "...Record fez uma matéria bem sensacionalista...". Isso acabou levando o espectador a entender a história de forma distorcida. Já essa matéria do Júlio foi bem esclarecedora. Muito obrigado. Abs
record com reportagem sensacionalista??? alguma novidade?? rsrsrs
Justamente, o que define tudo sobre o Renato Rocha foi a seguinte frase de um produtor da banda ! Renato ganhou um bilhete na loteria por ser escolhido baixista da legião urbana e se perdeu nesse caminho
DADO E MENTIROSO
DADO MENTIROSO NUNCA FOI GRANDE AMIGO RENATO ROCHA
FOI GRANDE IMINIGO DO RENATO ROCHA
Verdade ,@@AllanjoseMullerGatto-mj2cw
Julio
Eu estava ouvindo toda a obra da Legião Urbana, em especial os três com Renato Rocha e os três logo depois de sua saída. E pelo menos numa coisa (que pode soar óbvia, mas nem tanto) não há discussão: o contrabaixo já não estava tão presente quanto antes e nunca mais isso aconteceu, o que foi uma pena. Bem que a Legião podia ter privilegiado o instrumento pelo menos pra ter um groove esperto em canções que pediam isso como "Perfeição".
Mais um ótimo vídeo do canal, meu caro! Grande abraço!!!
Deveriam ter incorporado ao grupo um novo baixista. Como parte mesmo do grupo e não músico contratado pros shows.
Já pensou se tivessem chamado o Dé Palmeira?
@@rodrigosobrosa Exatamente bicho, um cara dos bons que consegue fazer leitura duma canção pra lançar uma linha esperta que condiga com o propósito do tema. "Perfeição" é uma dessas canções que merecia um groove preto por ela já ter essa característica de rap na condução vocal que Renato Russo faz. Mesmo "Meninos e meninas" é um tema que é a cara de Renato Rocha, tudo a ver com sua performance nos discos em que atuou.
Quanto a Dé, seria uma, porém Frejat ia levar pro coração... Mas imagina se caísse no colo deles um Arthur Maia ou um Dadi da vida, hehehehe!
O melhor discurso é do irmão: realista e franco. Imbecilidade é a palavra que resumo o uso de drogas.
Como já dito, Negrette era um ótimo músico, lembro de aprender a tocar guitarra aos 16 anos e Legião era minha banda favorita à época, então era natural aprender as músicas e, ao mesmo tempo que aprendia as linhas de guitarra vinha a vontade de aprender as linhas de baixo que, mesmo simples, tinham uma força melódica muito presente nas músicas até Que País É Esse (1978-1987)
Uma pena que a personalidade de Rocha tenha o levado a tomar decisões que o prejudicaram, um dos problemas do showbiz: uma pessoa despreparada para o sucesso e que não tem um acompanhamento quando atinge o mesmo, só se extrai todo o sumo que ela tem a oferecer naquele momento...
Renato Rocha era o mais punk da Legião Urbana, nas atitudes. Alem do que , tocava muito. Aliás, o unico da banda que tocava com precisão.
Valeu, Júlio!
Valeu , Júlio!
Perfeito! Super concordo!
@@Kriz1366 valeu, @ Kriz1366 😁
AMO, ADORO LEGIÃO URBANA, MAIS CONCORDO COM VOCÊ.
@@fabiomaia7472 valeu, Fábio ! 👍
Realmente, uma perda enorme para a história do Rock nacional. Um excelente baixista e, com certeza, uma das lendas que serão eternizadas através das músicas! Viva, Negrete! 🤟🇧🇷
O Renato Rocha e o Renato Russo para mim eram os mais pedradas da banda eram verdadeiramente Rock n roll. Dado e Bonfa foram importantes mas sem os Renatos não seriam conhecidos.
Penso o mesmo. Daria pra existir legião urbana sem dado e bonfa.
A bateria do Bonfá é única!
@josemartins8754 pode até ser única, mas existiria tranquilo sem ele. O grande público entende nada sobre bateria. Tem gente que não faz ideia o que é baixo. Já ouvi gente me falando "não sei pra que colocam aquele negócio que ninguém escuta"..
As linhas do baixo dele são top...quem toca entende um pouco consegue decifrar o Baixo nas músicas. Mas a maioria nem sabe .@@nortonap
Julio , quando possível, por favor coloque na votação as diferenças entre os punks paulistas e candangos ; e sobre o renascimento do Barão Vermelho , em '88.
Ou faça uma materia sobre os 2, por favor!
Seu trabalho é otimo !
Parabéns!
BOA NOITE JÚLIO, VOCÊ TINHA QUE SER ROTERISTA DE CINEMA, BIOGRAFO, COISA DO TIPO, ADMIRO A SUA FORMA DE CONTAR HISTÓRIAS!! O RENATO ROCHA MERECIA E MERECE VIRAR FILME.
Muito bom vc lembrar no vídeo q os integrantes das bandas do chamado rock br 80 eram brancos e de classe média-alta. Eram poucos negros como o Negrete e o Clemente. Tem uma entrevista c o Arnaldo Brandão no Corredor 5 em q ele relata o preconceito na gravado c a banda Brylho pq os caras vinham do "subúrbio". Apesar de n ser necessariamente rock, o brylho era da mesma cena pop-rock dos 80.
Que esteja na paz de Deus. Meus sentimentos à família.
Parabéns pelo trabalho, Júlio! Resgates importantes do rock nacional.
Parabéns, Júlio...!!! Competente matéria...!!!! Forte abraço...!!!
Voce deixou bem mais claro tudo que se passou na Legiao!
Pena que acabou desse jeito. Um talento espetacular. Nome inesquecível da Legião Urbana
Excelente vídeo! Triste história a do Negrette.
Julio, parabéns pelo vídeo esclarecedor sobre Renato Rocha pós-Legiao Urbana. O vídeo ratificou algumas coisas que eu já ali no começo dos anos 2000 através de uma entrevista que ele deu, se não me engano, pra revista "Zero", e me revelou informações nova para mim como o depoimento do irmão dele.
Fico muito triste em saber de mais detalhes sobre o fim dele, de como ele poderia estar muito bem financeiramente. Era um dos melhores baixistas de sua geração. Ontem, em seu canal no TH-cam, o crítico musical Régis Tadeu, que sempre foi avesso à Legião Urbana falou do Negrete e disse que dos quatro, ele era o melhor instrumentista, o que tinha melhor domínio no proprio instrumento.
Eu vivi os anos 1980 e acompanhei toda a tragetoria da Legião desde quando apareceu nas paradas de rádio até a morte de Renato Russo, e depois a morte de Negrete. Não sei, mas acredito que se não fossem as drogas e ele estivesse vivo, talvez Negrete estivesse fazendo um projeto novo com Dado e Bonfa. Diferente desses dois últimos, Negrete ainda chegou a fazer bandas novas depois da Legião, mesmo passando por seria crises causadas pelas drogas, enquanto que Dado e Bonfa, não conseguiram desenvolver nada de consistente em suas carreiras ficando restritos ao passado de Legião tributos intermináveis..
Putz, interessante essa tua visão! Parabéns ❤
@@canaldasukailhabela2646 Obrigado. Acredito que se Negrete tivesse sobrevivido, tivesse se recuperado e reatasse relações com Dado e Bonfá, poderiam ter desenvolvido juntos um novo projeto distante da Legião. Nas história do rock temos exemplos, como Joy Division: Ian Curtis morreu, a banda acabou e os companheiros formaram uma coisa nova juntos, o New Order. É a chamada "vida que segue".
A questão da saúde mental tem muito a ver com o abuso de substâncias psicoativas…Negretti vive!🙌🏼✊🏼
Com relação ao final do vídeo, há uma entrevista em que o Renato Rocha assumia que ele e o Renato Russo estavam descontrolados no que pertine ao consumo de drogas, principalmente cocaína. Acredito que depois do disco 2. Eram "drug buddies"
Parabéns júlio pelo cuidado com a biografia do Negrette. Seu trabalho ajudou muito quem não o conhecia, a conhecer melhor este magnífico artista. Eu tinha curiosidade em saber mais sobre este músico ,e, através do seu trabalho pude ver o quanto esse cara poderia ir muito longe com seu talento.
Que fique a lição para os outros artistas principalmente para a juventude.
VÍ UM SHOW DA LEGIÃO EM 87 NO MARACANÃZINHO E EM 89 VÍ O NEGRETTI TOCANDO NUM BARZINHO AQUI NA MINHA REGIÃO QUE TAMBÉM É PRÓXIMO DE MENDES, ACHEI MUITO LOUCO ISSO POIS 2 ANOS ANTES EU O HAVIA VISTO NUM SHOW GRANDIOSO NO MARACANÃZINHO E NAQUELE MOMENTO VÍ ELE TOCANDO NUM BARZINHO DEBAIXO DE UM GALPÃO COBERTO COM SAPÊ....
Valeu Julio pela história. ❤
Seu trabalho é incrível, parabéns pelos vídeos, muito bom acompanhar seu canal
caramba com o julio conta bem essas historias , ricas em detalhes , por mais que o video seja longo ,vc fica vidrado ate o fim , parabens mesmo !!!
@@edvaldodominguessantos6109 passa tão rápido que nem se percebe, muito bom o trabalho dele, cativante mesmo
UAU!!!!!! muito obrigada por toda essa informaçao! parebéns pelo teu jeito de explicar os fatos. Valeu!!!
Minha opinião: no primeiro álbum quem manda são os dois Renatos.
O baixo e a voz/composição são únicos e quem ouve pela primeira vez fica viciado. Dado e Bonfá são "coadjuvantes de luxo".
@@83marceloa mas quem tocou? Bom dia.
@@83marceloa para de desmerecer o trabalho do cara, ele não criou as linhas de baixo mais ninguém tocou que nem ele.
O cara era talento puro. Para de ser chato. Tu é fã da legião ou do Renato?
VELHO, FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS, E QUE NEM OS THE BEATLES, OS CABEÇAS ERAM PAUL E JONH. GEORGE NA DELE, E O RINGO STAR, UM BATERISTA BEM COMUM, PRA NÃO DIZER REGULAR. ALIÁS, BATERISTA BOM ERA O PHILL COLLINS.
Os outros mal sabem tocar seus instrumentos até hj…
CONCORDO@@CoelhoGTR
Otimo programa , parabéns! Houve um Negretti atacante da seleção de vôlei, mas já na 2a metade dos oitenta...
Belo vídeo, Julio sobre a trajetória do Renato Rocha, o Negrete ou Billy após sua saída da Legião Urbana. Infelizmente não teve o reconhecimento merecido ☹ Faltou mencionar, mesmo que brevemente, uma entrevista que ele concedeu à revista ZERO em 2002: sem filtros disse variadas ironias para seus colegas de banda, inclusive o saudoso lider Renato Russo, em dado instante Negrete chamou Marcelo Bonfá de Cracatoa Vermelha!!
FALOU TUDO SOBRE A VERDADE SOBRE O DADO E MARCELO
São raros artista do rock negros. E isso não só no Brasil mas numa escala mundial
O Rock, em essência, é negro. Caiu no gosto dos brancos. Só isso.
E o que tem à ver?
Assim como o,blues e o jazz tem poucos brancos.
Jimmy Hendrix, Derek Green, Chuck Berry...
Michael Jackson era branco?
Olá boa tarde Júlio, sou de Curitiba e lembro bem no final dos anos 90 assistir a um show dele aqui no shopping estação Plaza, tocando inclusive músicas da Legião, na época se pagava para entrar nesse shopping, enfim , ele tinha uma banda aqui em Curitiba e infelizmente não lembro o nome mas saiu um entrevista enorme dele no jornal Gazeta do Povo, que era somente impresso na época e ali ele falou várias coisas a respeito da Legião e da banda que ele estava tocando na época aqui em Curitiba. Mas procurei essa reportagem e não achei em lugar algum, então de repente acho que como você é jornalista saberia encontrar essa raridade. Lembro-me de ler essa entrevista que foi bem completa com fotos e tudo!
Essas histórias são sempre iguais.. a família tenta ajudar , mas as pessoas de fora julgam dizendo que estão abandonando o viciado.
FAS COLOCARAM OS CULPADOS E DADO E MARCELO
Mais um vídeo excelente!
Júlio, valeu!👏👏👏
Seu canal e maravilhoso, melhor trabalho sobre Legião e sobre músicas , perfeito. mais se não estou enganado o bairro no RJ e São Cristóvão e não São Conrado. Parabéns pela matéria de Renato Rocha, foi um gênio.
Que Pena o RENATO ROCHA tocando pra mim era o melhor musico da legiao
Que matéria excelente, Júlio!!! Sucessos, amigo!
Obrigado por esse vídeo mano! Eu como homem, negro e contrabaixista vi o negrete como referência no meu começo de vida musical! Mto bom (e triste) saber da história real e entender o qto esse mano foi importante pra uma geração!
✊🏿✊🏿✊🏿
Só segue, sou fã do canal
Banda fantástica, músicas geniais mas uma história pantanosa... credo, que vibe...
Muito triste o fim do Renato Rocha! Não há como julgar os outros membros da banda, uma hora a paciência acaba!
Depois do Renato Russo que e algo lógico....era o unico que tinha talento ali, na legião urbana....falam mal do filho do Renato Russo mas foi ele que ajudou o Renato Rocha e os dois outros integrantes da legiao nem entrevista deram ....
o disco 1 com negrete tinha muita personalidade nas musicas acho que era o musico mais completo da banda... aquela entrada em perdidos no espaço dele eh senssassional
@@83marceloa verdade vc estava la, vc criou a musica e tudo mais kkkkkkkkkkkk
Pois é, destruído pelas drogas. Um talento desperdiçado. E ainda se vê por aí quem defenda a liberação dessas substâncias destruidoras de vida. Assim tbem como a própria bebida.
DADO E MARCELO SÃO CONSIDERANDO OS GRANDES CULPADOS
O único que tocava de verdade na banda, e que sempre esteve 100% certo sobre bonfá e dado.
Meu Pai trabalhou muitos anos com o Sr. Sebastião em Brasília. Devo dizer que a existência de Renato Rocha, tornou aceitável dentro da minha casa que filho de militares também pudessem desenvolver suas individualidades. Obrigado Renato Rocha 👏🏾
Muito legal essa atitude do Giuliano. Esse canal é muito bom, dá várias informações novas. Parabéns, Júlio.
DADO E MARCELO SÃO CONSIDERANDO OS GRANDES CULPADOS DA SAÍDA DO RENATO ROCHA
DADO E MARCELO NÃO TEVE CORAGEM AJUDA O RENATO ROCHA
Trabalho impecável, vídeos imperdíveis para qualquer fã do rock nacional.
Ele era morador de rua, ficava em frente à agência do Bradesco na rua Visconde de Inhaúma, no centro do Rio, quando a TV Record fez a matéria e onde tem um trecho do vídeo onde ele diz o que teria feito caso pudesse voltar...
Eu trabalhei ali perto.
Muito triste seu final de vida.
O fato é que o Legião perdeu musicalmente com sua saída, notadamente a partir do As Quatro Estações, era outra proposta.
Parabéns pelo vídeo.
FOI CULPA DO DADO É MARCELO
Parabéns por este excelente canal que valoriza o rock brasileiro! Gostaria de ver conteúdo sobre bandas mais recentes como o Terno Rei.
Fala Júlio... o Jander Ribeiro, ex vocalista da Plebe tem um canal no TH-cam a qual há uma gravação da banda dentskents, a qual o Negrette gravou!!! Muito interessante a forma a qual ele conta esta história.
Parabéns pelo vídeo! Belo trabalho com as pesquisas!
Só escutar música como Eduardo e Mônica, Acrilic on Canvas e ver a magia desse cara no baixo. Belo Vídeo e homenagem Júlio! Parabéns
Eu citaria “ A Dança”. Porém na “Eduardo e Mônica”, é Russo q toca o baixo, além de violões e percussões.
@@rodrigosobrosa não sabia dessa informação! Obrigado hehe
Faleceu numa Pousada, vizinha da minha casa no Guarujá,no bairro da Enseada
DADO E MARCELO NÃO TEVE CORAGEM AJUDA O RENATO ROCHA
POR ISSO DADO E MARCELO VÃO PAGA PREÇO ALTO
Tanto talento esses meninos, e acabaram de maneira triste.
Negrete era o melhor músico da Legião Urbana, mas era diferente dos demais. Era muito amigo e sempre tava junto do Jander (Ameba) da Plebe aqui em Brasília. Sempre víamos os dois de bike pela asa norte. Os 3 primeiros discos da Legião, são, disparados, os melhores. Discos de Brasilia, punks, pesados, cheios de crítica social. Todo o respeito à geração 80 do rock brasil (e de Brasilia), mas nada se compara à cena dos anos 90.
O cara pirou com a expulsão dele da banda... coitado, tao inteligente como pessoa e musicalmente. Contribuiu muito com a ascensão da Legião!! Descanse em paz Negrete!!
Belíssimo vídeo! 👏👏👏👏 Triste história. Mas muito bem contada.
Parabéns pelo trabalho!! Um detalhe é que a clínica onde ele se Internou por último fica na Estrada do Capuava em Cotia, SP. Em dezembro de 2014 eu estive lá para auxiliar na internação de um parente e os funcionários da Clínica me apresentaram o Renato Rocha. Ele usava uma camiseta vermelha e um boné vermelho e tinha dificuldades para articular as ideias. Uma situação muito triste! Como você bem disse, o filho do Renato Russo foi quem assumiu toda responsabilidade, conforme me foi dito pelos funcionários da clínica.
Excelente vídeo. Muito esclarecedor pois eu achava que este tema já havia se esgotado em termos de informações novas. Ainda que sempre tenha notado um ar de mistério em torno do longo hiato no qual o Negrete viveu de total ostracismo midiático, a parte da própria declaração do irmão de que sua morte fora causada por uma overdose, algo que a mídia na época não divulgou. Mas as informações eram escassas mesmo na internet. Lembro de buscar por notícias dele mesmo antes de 2012 quando surgiram reportagens sobre a condição lamentável em que se encontrava. Logo vi entrevistas onde ficava claro os sentimentos de mágoa e rancor que ele nutria pelos ex colegas, ficando óbvio para mim os motivos de terem meio que "apagado" o mesmo da história da banda: vide o programa Discoteca Mtv de 2007 sobre o disco Dois onde ele nem se quer foi entrevistado, apesar de ter tido enorme contribuição no mesmo. Talvez um dia eu compre o livro do irmão dele. Fato é que o som da banda não foi o mesmo sem o Rocha nos discos seguintes, ainda que acompanhados pelo excelente Gian Fabra, parece que ele dava um peso mais rockeiro a sonoridade da banda. E como bem ressaltou o Júlio; Rocha junto do Clemente dos Inocentes foi um dos poucos negros a representar a cena do rock br dos anos 80, contrastando com o arianismo gélido de uma cena que querendo ou não, era extremamente elitista. Infelizmente teve um final inglório. Que Deus o tenha. Agora, uma coisa é certa! Todos criticam o Giuliano por conta do controle da marca Legião Urbana mas no final quem estendeu a mão para ele foi justamente o mesmo. Apesar de que se não me engano, o Dado também descreve que tentou ajudá-lo (Memórias de Um Legionário). Percebe-se que havia uma tensão maior mesmo entre ele e o Bonfá e assim permaneceu até o fim. Tanto que os dois só se falaram apenas uma vez depois da saída dele na gravação daquela faixa do Uma Outra Estação.
obrigado pelas referências
Ele foi um grande baixista e era o melhor músico da banda mas chamar de gênio é esticar demais ou então não ter noção da definição da palavra gênio e ainda que houvesse um gênio na banda seria outro Renato, o que escrevia as letras, que por sinal são brilhantes...
Olá Osmar
Apenas uma observação: a palavra "gênio" não está se referindo a qualidade musicais e sim ao intelecto dele.
Isto está bem claro no único momento do vídeo em que aborto esta suposta "genialidade", nos instantes finais.
Abs
Parabéns!
Que belo vídeo 👏👏👏
Ótimo vídeo! Mto bem explicado!
BUENAS TARDE , AL FIN ESCUCHO LA HISTORIA DE RENATO R. SIN SENSACIONALISMO MUY BIEN EXPLICA Y MUY ENTEDIBLE FELICIDADES..
Incrível como a trajetória do Renato Rocha mexe com a gente, né? Começar com aquela história da moto foi um jeito brilhante de prender a atenção e já mostrar o contraste que marcaria a vida dele. O vídeo me pegou desde o início. Dá para sentir a indignação e, ao mesmo tempo, aquela admiração pela forma como ele enfrentava as coisas, mesmo quando o preconceito tentava dar as cartas. Mas o que mais impacta é ver como as escolhas e circunstâncias podem transformar tudo.
Falando nisso, achei bem corajoso você tocar no assunto das drogas e da decadência dele sem cair no sensacionalismo. O tom foi respeitoso, mas não deixou de ser direto. A parte em que ele não permitia que os ovos ou as laranjas fossem vendidos me deixou pensativo: como uma mente tão genial pode ser consumida dessa forma? Mas aí, você já emenda com a volta dele nos tributos e no tratamento sério na clínica, o que trouxe um fio de esperança, mesmo sabendo o desfecho.
Quando você falou da relação dele com os ex-colegas da Legião, deu para perceber que não foi só música que uniu e separou essa galera. Essas nuances emocionais, os reencontros, os conflitos, tudo foi muito bem contado. A cena dele tocando no Renato Russo Sinfônico foi um suspiro de glória no meio de tanta tragédia. Mas confesso que aquela parte sobre a Record colocar o contrabaixo nas mãos dele para “testar” foi difícil de engolir. Que falta de sensibilidade!
E que final... A imagem do Renato no mar, feliz, pouco antes de tudo acabar, foi de arrepiar. Talvez seja isso que fica: um gênio hedonista, que viveu e morreu intensamente, sem medo de desafiar padrões, mas também sem as ferramentas necessárias para se salvar.
Ah, aproveitando o embalo, passa no meu canal no TH-cam, @alvaromenezes. Lá o papo é diferente, mas sempre com histórias que fazem pensar. Vai que você gosta, né?
Abraços,
Álvaro Menezes
Acredito que o destino presenteia algumas pessoas, com habilidades, estar no lugar certo e na hora certa...
O depoimento do irmão parece bem coerente!
Eu era um rapaz de 18 anos com um baixo nas costas no rio de janeiro procurando esse cara que foi meu heroi, consegui encontra-lo, em baixo de uma marquise, ele assinou meu baixo, senti uma tristeza ao mesmo tempo que foi uma das coisas mais legais da minha vida.
Julio obrigado ótimo vídeo, ja tinha ouvido falar de fatos da vida dele , dos problemas com drogas e o triste fim ... Mas nesse vídeo ficou muito mais consistente... Cara posso sugerir um vídeo? Humberto Gessinger está gravando um álbum novo "4 Cantos De Um Mundo Redondo" q tal falar dessa novidade? ...