Chico e Nação Zumbi foram uma revolução musical. Enquanto as grandes bandas dos anos 80 e 90 copiavam o rock Internacional, Chico misturava distorções com ritmos brasileiros, de modo autêntico e original. Mas parece que os estrangeiros reconhecem mais a nossa música do que nós mesmos.
@@marcinhonovavista O projeto SOULFLY é algo ESPIRITUAL. Max Cavalera se superou nessa junção com o Nação Zumbi. Que orgulho de ser brasileiro nessas horas. Nossa real cultura musical é impactante demais. Alcançamos o mundo. Eu mesmo fiquei de cara quando algumas músicas minhas estavam tocando na Rússia. No Canadá. No México. Nosso verdadeiro Brasil é isso. Nação da cultura natural.
@alexkruformulas Brasileiro faz música até sem querer.Não sei é di teu tempo.Mas o humorista chico anísio foi satirizar Caetano Veloso e acabou fazendo um trabalho musical genial.Quero ver syuas letras.Eu tmb daço algumas.Vou ver essa performance do cacalera com os zumbi.Valeu, obrigado pla dica.
@@marcinhonovavista Rapaz nem eu tenho minhas próprias músicas mas quem gosta posta alguma coisa aqui no TH-cam. Se vc digitar FORMULAS CREW vai aparecer algumas coisas. Faço rap com temática espiritual. É diferente de tudo😁
Manguebeat e Clube da Esquina são dois movimentos musicais brasileiros que mostram que a nossa música é fod@ pra car@lho. Alta qualidade e originalidade.
Júlio, como recifense vivido nos anos 90/2000, vou humildemente completar umas informações aqui: A mistura de influências musicais também se deve à enorme bagagem cultural de Chico Science. Quem quiser saber mais, procure o documentário "Mangue Star", da extinta TV Viva. Dentro do Grande Recife, não víamos a "ignorada" do resto do Brasil. Ficávamos felizes quando Chico e Nação apareciam em programas nacionais, curtimos os shows e as rádios locais (principalmente a Cidade, hoje Jovem Pan) tocavam bastante. Até hoje, Chico é referência pro pernambucano que faz ou aprecia música. Com esse legado em tão pouco tempo de vida, entrou no panteão de grandes referências musicais de Pernambuco, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Alceu. É isso. Abs.
Chico é gênio. Não tem isso dele foi ignorado… rsrs Só dava ele e sua banda maravilhosa nos anos 96/2000 Em todo canto a gente ouvia falar do movimento criado por ele… Quer falar de Science? Comece pelo sucesso absurdo que essa banda teve, dentro e fora do Brasil. ❤ Ignorado não foi.
Sou baiano. Povo do eixo odeia a imensa superioridade cultural nordestina. Nação Zumbi foi muito maior que Charlie Brown Júnior e outras da época... Mas sabemos do resto...
Eu estava lá, nesse show no Summer Stage, no Central Park. Eu trabalhava nas charretes que faziam um pequeno passeio pelo estremo sul(59st. e 5ave.)do Park. Eu tinha 26 anos. Assisti muitos shows de bandas brasileiras no Summer Stage. Bons tempos..saudades😢
Vídeo foda demais, Julio. Como pernambucano fiquei emocionado. Os brasileiros não estavam preparados para o som de Nação Zumbi. Tiveram que ganhar o mundo!
Chico Science foi a banda mais autêntica e que de fato trouxe algo muito novo para o cenário nacional do rock. Raimundos, Rappa e Planet Hemp também troxeram algo de novo, é verdade, mas as letras de cunho social e protesto, embaladas pelas batidas da Nação Zumbi eram autênticas até demais para a época e as pessoas demoraram a entender o que estava acontecendo. Chico morreu antes do Brasil conseguir entender o que era tudo aquilo. Não sei se depois disso tivemos algo parecido. Tivemos?
A percussão que tocava samba reggae, ritmo criado pelo Neguinho Samba (Olodum - Ba), sempre teve nas letras de denúncia social sua grande força. A Nação Zumbi foi um mergulho naquela força. Aliás, como muito bem disse o apresentador, Samba Reggae não é Axé Music!!!!! Parabéns!!!
vc n entendeu o manguebeat, nunca lutaram contra, a intenção parecido com a semana de arte moderna de 20 e musicalmente a tropicalia , que era a vc trazer o que era pop ou novo e transplantar com elementos brasileiros, vc absorve e mistura , contrastante e no contraponto com o movimento armorial - esse sim contra a dominação estrangeira - encabeçado por suassuna que na epoca foi secretario da cultura em Pernabuco, ou seja um movimento radical de erudição brasileira da decada de 70 que dominava a cultura pernambucana vs o mangue surgido com o proposito de justamente cooptar elementos estrangeiros
Eu nunca ouvi algo tão original, brasileiro e espetacularmente produzido como Da Lama ao Caos do Chico e Nação Zumbi. Eu fiquei abismado e ouvi por semanas todo dia o disco. É muito bonito, crítico pra caramba. Mas o que me pegou mesmo foi a originalidade. Impressionante como os caras criaram algo novo pra caramba. Que falta faz uma banda disruptiva como foi essa. Obrigado por contar tão bem a história desses gigantes.
Uma impressão pessoal não determina o fato como um todo. Eles foram ignorados; só lembro de vê-los pela MTV, quase ninguém falava deles nas ruas e não tocavam nas rádios, poderiam ter vendido muito mais álbuns.
Quando ouvi Sangue de Bairro do 2o disco aí minha visão mudou sobre ele. Vi que era um visionário. Me admiro a Radio CIDADE daqui do RJ não ter explorado mais eles. Pois era a única rádio realmente altternativa. A Fluminence ja tava acabando na época.
23 วันที่ผ่านมา +4
Sangue de bairro é muito foda..Tem uma versão dela tocada pela Soufly, que TB é foda.
Aqui onde moro no Parana, Chico Science fazia muito sucesso, tantos nas radios, como nas festas que eu frequentava. Foi uma banda que marcou minha juventude. Ouvi muito Naçao Zumbi, graças a Deus.
Chico foi vergonhosamente ignorado??? Vivi bem essa época e sei que isso não foi verdade. Eles passaram meses tocando 24 horas na MTV (que nem mesmo foi citada nesse vídeo). A questão é que o som deles não foi degustado pelo grande público. Paciência! Milhares de artistas também não foram. A tal "revolução" proposta para o som deles já havia sido degustada pela leva de nordestinos nos anos 70, que já fazia muito bem a mistura revolucionária proposta, que juntava sons regionais, rock psicodélico com a modernidade setentista. A prova disso são os primeiros disco do Alceu, do Ednardo e o Pessoal do Ceará, do Fagner, do Zé Ramalho. Gosto muito dos seus vídeos, Júlio, mas esse ficou devendo um pouquinho de lama ao "caos sciencence".
Então, acho que ele deixou bem claro no vídeo, que foi ignorado pelas rádios, e os números de vendas de disco estão aí para provar, fato também bem descrito nos vídeos, e também foi bem dito no vídeo que fizeram muita tv e muitos shows, acho que basta ver o vídeo e escutar, não é difícil de entender não...
@@lampiaoueg Estamos falando coisas opostamente diferentes. A penas me referi ao pressuposto do clickbait, dizendo que Chico foi "vergonhosamente ignorado". O fato é que a mídia principal da época (MTV) abraçou a causa. Os caras tinham a programação inteira da emissora. Se não foi abraçado pelas rádios, é uma questão de gosto do público radiofônico. O Mundo Livre SA, por exemplo, tinha uma bela proposta sonora, mas depois virou mais do mesmo em panfletagem política. A Nação Zumbi tornou-se um zumbi viúvo Chico até hoje. Nenhum vingou para o gosto popular das AMs e FMs. E que diferença isso faz? De que adianta fazer uma Ana Júlia da vida tocar em tudo que é emissora de rádio e depois vomitá-la para seu público intelectualizado? Talvez o destino de Ana Júlia para os Hermanos seria o mesmo se alguma música do Nação explodisse em uma FM. Quem nasceu pra underground não brinca no playgroud. Não cometa o erro de culpar o público pelo fracasso do artista, por favor. Os caras não alçaram voos maiores por que pavões são bonitos mas não voam.
@@Fragoso. Não sei exatamente o que vc chama de achismo ou dado, mas vou te dar uma informação: Eu consumi esse material na época. Trabalho profissionalmente com música desde o início dos 90. Vou dar uma dica valiosa: Nem tudo está ao alcance da Referência Bibliográfica, porém aqueles que têm informação e mas não têm livros publicados, ou não teve a chance de fazer parte do seleto grupo de Acadêmicos intelectualizados, merecem o mesmo acuro por parte de quem quer se informar. Isso não é achismo. É respeito.
Chico Science tocava em tudo quanto era programa da MTV mesmo, e tinha até aqueles programas especiais que eles viajavam com a banda mostrando os bastidores da turnê (acho que era Rockstrada, ou outro parecido). Enchia um pouco o saco mesmo, eles eram sim os queridinhos da MTV na época em que ele estava vivo. Com certeza faltou essa informação no vídeo acima.
A gente que é de SP e tinha banda na época, pirou com aquela mistura, aquela percussão, aquela guitarra, a inteligência do chico. Nunca mais tivemos algo tão grandioso e com aquela qualidade. As rádios se fingiram de morta para o som deles, mas foi graças a isso que foram e são cultuados até hoje. Cá entre nós:as melhores bandas quase nunca tocam em rádios!
O Abril pro Rock estava na sua primeira edição. Ele não havia sido muito divulgado, ainda sim tava eu na casa dos 22 anos, peguei o ônibus e fui pra um terreno (que era de um Grupo de Carnaval fora de época aqui de Rec, o Maluco Beleza) no Bairro das Graças aqui em Rec e lá teve não só Chico, mas Mundo Livre S /A, Academia do Medo (Banda de Rock com músicas inspiradas em contos de Edgard Alan Poe), Matalanamão, Jorge Cabeleira e o Dia em que Seremos Inúteis, Mundo Livre S/A, Paulo Francis vai pro Céu (punk rock escrachado) entre outros Grupos de Rock. Paulo André foi visionário, corajoso e um pouco doido, mas quis mostrar que se fazia Rock de qualidade por aqui tb. Chico e Cia depois da apresentação guardaram os instrumentos numa Brasilia e voltaram pra comprar bebida e curtir o resto do show dos outros músicos. Gastão estava lá fazendo a cobertura pra MTV. Tudo simples, independente, mas com muita qualidade e garra dos músicos de querer crescer. Faça a parte 2, por favor. Chico ficará contente com a lembrança. Parabéns pela matéria.
Pois é, A Cidade tocou pra carai. Antes do lançamento do disco já estava estourada aqui no sudeste. Prova disso é que a música veio junto em um compacto de vinil mole em uma das edições da revista Bizz, o que ajudou a banda a ficar conhecidissima no sudeste. Depois disso a MTV não largou mais do pé deles. Mó viagem a do mano do vídeo!
Aqui em Porto Alegre tocava bastante na radio Ipanema FM. Conheci o Manguebeat ouvindo o Chico Science e o Mundo Livre por esta rádio, pela MTV e locando os cd's destas bandas. Me fascinava o som dos caras!
Fala, Julio! Ronald aqui. Lembro bem na época que a musica "Praiera" era tema de novela das 7. Realmente ao ouvir as musicas dele na MTV achei bem esquisito. Mas as palavras dele eram bem profundas. "O povo precisa sentir o samba,a ciranda, o maracatu e não apenas engolir oq vem do exterior". Eu, adolescente abriios olhos pra isso, mas na época entender os ritmos afro era bem complicado. Infelizmente como vc disse: puro preco ceito.
Eu moro num morro em Recife desde que nasci. E aqui tinha maracatus de baques solto (rural) e virado, escola de samba, caboclinhos, afoxé, gafieira, bandas de rock (Devotos é daqui). Aqui é uma salada.
Na verdade, a vendagem do Da Lama Ao Caos não definiu o choque que a banda causou na época. Chico Science & Nação Zumbi revolucionou a cena, não só de Recife mas do Brasil inteiro, pois, para além da original "elevação" da música tradicional brasileira ao status de gênero musical jovem e rebelde, o que já era uma revolução em si, os mangueboys almejavam ainda a entrada dessa música autóctone e contestadora no mundo tecnologicamente moderno. Chico Science queria - e fez - o Brasil conectado com os avanços do resto planeta. Isso se explica pelo fato de o próprio Francisco de Assis França ter trabalhado numa empresa de tecnologia, pelo nome "Manguebit", pela antena parabólica enfiada na lama. Chico Science modernizou a música brasileira, linkando o passado e o futuro. Ele foi o programador do que hoje reconhecemos na música do Brasil como original e novo.
Vivi o momento intensamente, pensando bem realmente as rádios do rock ignoraram o mangue BEAT , a força veio do meio universitário...e espalhou pela qualidade e inovação! Tocaram na Unesp Bauru em 94 e viraram referência na hora, por anos!
Bom, a gente não tinha internet naquele tempo e nunca dava pra saber a abrangência das coisas direito. Eu fiquei bem surpreso com esse video, porque aqui em SP o Chico Science realmente pareceu uma coqueluche. Era na escola, na Mtv e no rádio tocava muito também, sobretudo na 89 FM e no grito da madrugada da 106, que eu nem sei se existe mais. Fiquei pasmo de saber que o da Lama ao caos só vendeu 100 mil cópias, jamais imaginaria.
23 วันที่ผ่านมา +6
Senti falta de explorar as ótimas histórias contadas pelo próprio Paulo André M Pires, em seu livro "Memórias de um Motorista de Turnê". Paulo tem muitoooo material sobre isso tudo. Vale a pena chegar nele.
Não sei no resto do país, mas Raimundos misturando rock com Forró e o manguebeat tocaram muito, mas muito mesmo nas rádios de São Paulo. CSNZ toca até hj, quando Raimundos ficou velho. Foi um estrondo por aqui. E ao contrário de preconceito, eram muito respeitados e eu conheci muita gente que tinha o disco original ou o pirata.
Eu tenho esse CD! Aquela mídia lixo de sempre né! Se fosse hoje em dia com a internet! Muito bom vídeo! Parabéns 👏🏼👌🏼👍🏼
22 วันที่ผ่านมา +4
A banda quando é boa não precisa da rádio e nem da mídia televisiva, só precisa de um público forte e fiel. Teve bandas como ponto de equilíbrio, garotos podres que conquistaram o grande público sem ajuda desses meninos de comunicação.
Qual Brasil? A primeira vez que escutei a nação foi no jornal do sbt, apresentado por eliakim araujo rrsrs. A revista bizz ainda era relevante e abraçou os caras. Todo suplemento de cultura, pelo menos em São Paulo, mostrava os caras. Sem falar da mtv que moldou a forma do brasileiro consumir música. Vários programas , especiais com eles. Qual Brasil virou as costas pra nação??
Wolrd music é uma termo megapreconceituoso que os americanos inventaram para dizer assim, o que dos dos EUA é musica, os demais é world music ( categorizando a diversidade musical povos e paises como sendo um só)
Conheci chico sciense através da finada Ipanema FM de POrto Alegre.... ah saudade! Para mim o Manguebit foi o último suspiro realmente sincero, virei fã.
Da raiva ouvir uma história dessas, gravadora sem nenhum empenho pra fazer as coisas andarem, música em novelas pra massas e a ignorância das rádios com uma banda de extremo talento perdendo espaço pra Skank e cis negra chega a ser triste
Eu amava o Chico Science e Nação Zumbi. Chegou aqui no RJ com força. Comprei até o CD. O Manguebeat era espetacular. Eu amava o som do "Maracatu Atômico". Obrigada por esse vídeo. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Mó sdds!
Cheguei a vê-los ao vivo aqui em Natal logo depois do lançamento do "Da lama ao caos". Na época, a qualidade de vida no Recife era tão ruim que os próprios pernambucanos apelidaram a cidade de "HELLCIFE" 😂😂
Ele não foi ignorado. Eu conheci o Chico Science porque tinha uma música deles na novela da Globo. "A Cidade só cresce, o de cima sobe e o debaixo desce". Eu conheci o Chico Science numa novela da Globo. A questão que infelizmente rapidinho ele morreu. Lembrei que "A praieira" também tocou em novela da Globo. A Praieira é a minha música preferida deles.
Eu também não entendi essa história aí de chico sciense ser ignorado pelas rádios, se foi nas rádios que eu escutei Chico sciense em meados dos anos 90.
@darciosouto pois é. Acho que o rapaz que fez esse vídeo não viveu essa época. Pode até não ter tido um grande reconhecimento, venda de discos,mas eu sou baiana e conheci o Chico Science porque as músicas do grupo passa nas novelas. De cara eu gostei e conheço bastante a obra de Chico Science e Nação Zumbi. Banda muito boa, infelizmente só vi show da banda quando Chico já tinha morrido. Ele morreu muito rápido, de repente. Assisti uns shows já com o outro vocalista que agora eu esqueci o nome..
@@LianaSilva-iy3tr eu morava em Fortaleza nessa época e vi duas vezes Chico sciense ao vivo. Via também na TV eles tocando no sesc em São Paulo, foi trilha sonora de novela como vc disse, enfim, continuo sem entender a chamada do vídeo.
@darciosouto eu também vi na TV Cultura essas apresentações no SESC São Paulo. Tenho lembrança de ve-los na TV cantando "Eles estão surdos" de Roberto Carlos. Eu só não lembro onde foi. Não sei se foi na MTV. MTV passava muito Chico Science. Tudo bem que era um canal alternativo,mas na Globo eles apareceram bastante. Também não entendo esse título desse vídeo. Pela memória que eu tenho daquele tempo, esse título não procede, sinceramente. Chico e Nação Zumbi tinha uma sonoridade diferente com mistura de elementos regionais, maracatu etc então logicamente que era algo que ia demandar tempo pra se firmar, só que Chico morreu cedo. A banda começou a ser conhecida em meados de 94 e em 97 ele já tinha falecido. Aí não teve jeito. Que bom que você viu o show da banda com a formação original! Eu não tive esse privilégio. Uma pena que pra mim não deu, mas eu gostei dos shows que fui já com nova formação..
Concordo Liana, creio que ele não viveu os anos 90, período pre Internet e muita força da MTV.. aqui em Curitiba eu vi Chico Science em 3 oportunidades, e me lembro das músicas / clipes tanto do Lama ao Caos quanto Afrociberdelia passarem o tempo todo na MTV. Teve até especial deles se não me engano... Não entendo também esse ponto de vista de esquecimento do Chico Science... Até o Abril pro Rock teve destaque... Então não sei...
Chico e a Nação foram inovadores e autênticos. A batida com instrumentos africanos foi algo impressionante e rítmico. E quem era de Olinda e Recife naquela época curtiu loucamente, inclusive eu... Mas é gosto, cultura e momento... gostei de graça, do mesmo jeito que não gosto de pop. Viva as diferenças!! Fui, sou e serei sempre um mangue boy!!
Sobre a qualidade da captação dos tambores no disco Da Lama ao Caos, considero que foi incompetência de Liminha ou falta de equipamentos apropriados. Desde a década de 1970 ouço discos com ótima qualidade de artistas do Senegal e da Nigéria com qualidade muito melhor do que Liminha fez. Nesses discos tem muitos tambores.
Tive a sorte de assistir um show do Chico e da Nação Zumbi e a tristeza de estar em Recife no dia da morte do Chico. Achava sensacional e completamente diferente do que se tocava naquela época!
Sinceramente, já era uma época em que os que éramos jovens não estávamos nem aí para a “grande mídia”, juro que não percebi esse boicote, pois ele aparecia direto na MTV e tocava nas rádios que os jovens ouviam
Ainda nao vi o video, mas so pelo titulo ja ressalto que isso nao mudou. A cantora pernambucana Duda beat fala disso em seus shows, as radios do sul e sudeste são em sua maioria compradas pelos "sertanejos". Entao continua rolando isso até nos dias de hoje infelizmente
Realmente, vivi o surgimento da banda e como baiano, fiquei logo fascinado. A sensação era de sucesso, pois estavam em todos os programas, mas esse detalhe das vendagens não tínhamos como mensurar. Alceu Valença tbm, quando chegou no sudeste com a indumentárias do guerreiro do maracatu e sua lança, foi duramente criticado pelos "especialistas" em música de revistas com Bizz e Veja na época. "O que é aquilo?" "Tá pensando que é o que?". Nordeste sempre tendo que matar leões por hora pra aparecer. Raulzito e Camisa de Vênus que o digam. Mago de Tarso, Baiana System, Luedje Luna e outras figuras tão vindo com uma sonoridade diferente pra furar o cerco, entre outros. Axé!
O fenômeno Chico é a Nação Zumbi, revolucionou a música mundial. E aqui no nordeste, foi a maior explosão de todos os tempos. Mais a cultura ainda estar no maior abandono, pois o Brasil continua ainda dominado por vampiros que sugam e sangra a cultura. O abandono as grandes estrelas, em todas as áreas, é um absurdo, vergonhoso e criminoso. O verdadeiro valor a cultura, ainda continua no atraso. Os movimentos ainda estão perdidos sem avançar nas direções precisas. E assim sem chegar em quem realmente faz cultura, o show de horror continua. A grana na cultura não é aplicada na cultura e não beneficiar a classe cultura. Sem espaço, sem palco, sem som, sem nada. Abandono total, a grana continua sendo desviada pra outras áreas, ou pra contas dos políticos, dirigentes culturais nas prefeituras, nos palácios dos governos e no ministério da Cultura. Estamos atrasados demais.
Excelente panorama da Nação, o problema é o egocentrismo do eixo Rio/SP. Muitos artistas aqui do nordeste não furam a bolha por preconceito. Agora estou esperando o próximo vídeo contando a treta entre Chico e Ariano Suassuna.
Eu adoro Chico Science e Nanção Zumbi apesar de eu não ser dessa epoca eu tenho 16 anos e escuto todas as bandas que vc Julio falou durante seu canal Raimundos , Titãs , Los Hermanos , Legião Urbana , Etc
Lembro bem qd começaram. Apenas os Paralamas deram uma grande força a eles, inclusive fazendo shows juntos. O restante parecia ter medo do possível sucesso que poderiam ter
@@silvana8034então você não entendeu nada, mente fechada, não seria o fim do maracatu, e sim a expansão e divulgação da cultura, mas você não entenderia.
@@silvana8034arte é isso, minha amiga: expressão cultural. De quebra, assim como eu, tantas outras pessoas de outros estados passaram a conhecer e a admirar o maracatu e outros ritmos pertencentes a sua linda e rica cultura através de Chico, que inovou ao se expressar através da música.
Sempre gostei do chico e do movimento mangue beat, hoje temos a baiana system que nos representam demais, sou de aracaju aqui tem varios movimentos principalmente o afro, quando vou a maceio fico muito feliz de ver os grupos de bois em todos os lugares do bairros a noite ensaiando.
Viajei horas para ver Mundo Livre no interior de SP... Loucura boa dos 20 anos. Daí foi mais loucura ir pra Recife para conhecer o movimento... Foram noites na soparia ....
Egberto Gismonti que tava certo. Quando viu que ninguém aqui queria saber dele, se mandou prá Europa e conseguiu contrato para gravar 5 discos antológicos na Alemanha nos anos 70 e 80, o que abriu caminho para construir sua carreira em shows e festivais na Europa, EUA e Japão. Fez seu nome lá fora tocando música brasileira, jazz, world music e o caralho a quatro, porque aqui nunca teve espaço nem valor.
Chico era amigo de meu primo, conheci ele quando fui passar férias na casa de meu primo em Rio Doce, bairro de Olinda, fui algumas vezes ver apresentações deles antes de lançarem o primeiro disco . Isso era 1993.
Será que não é óbvio que a massa gosta de música que tenham alguma harmonia e padronização? Chico cience era daqueles artistas que vai agradar 1 a cada 1 milhão, não tem como forçar a maioria a gostar de uma coisa desagradável pra eles. Tem gênero que é nichado ao extremo e o que os fãs têm que aceitar é que os artistas deles nunca sairão dessa bolha de uns uns 10 mil fãs ou pouco mais
Todos que eu conhecia na época, queriam o oculos de mosca amarelo igual ao do Chico. Não foi só música, era um estilo de se vestir também rs. Foi massa. E ainda é mesmo sem o Chico. Eu já tenho um rolê marcado pra ir no ano que vem, onde vai tocar Nação Zumbi. Já tô me vendo la no show rsr
@PedroNeto1987 o público há 30 anos era mais exigente. Hoje com certeza ele faria sucesso. Ninguém produz mais nada que preste! E o público jovem hoje consome qualquer coisa..
No meu mundo dos anos 90 (MTV Brasil) ele era MUITOOO respeitado. Não tinha um músico ou VJ da época que nao o admirasse. Entendo o seu ponto de vista. Conheci uma pessoa que morava no Recife e disse a ela que curtia muito Chico Science e Nação Zumbi. Essa pessoa me disse que ele era mais respeitado fora do Recife, que lá na região, as pessoas não curtiam muito. Fiquei bem chocado.
Eu trabalhei de segurança nesse show do aeroanta. Lembro do ônibus chegando e aquele monte malungo descendo kkkk. Deram trabalho viu. Era só fumaça que saia debaixo da porta do camarim kkkk
A mídia dava valor pra grandes bandas Q não tinha novidades nenhuma só cópias.Enquanto Chico e banda vinha com trabalho revolucionário dentro da música brasileira
Eu sou de Pernambuco, mas só vim conhecer a nação zumbim de verdade muitos anos depois, não tocava nas radios populares da época e eu não tenha MTV ainda, a unica musica que eu ouvia era a praeira que tocava muito no carnaval.
Sou de Recife e tinha 20 anos quando o Da Lama ao Caos foi lançado, havia muito buxixo entre o público underground mas o disco não tocava na rádio e sempre que frequentava a cena musical de Recife e Olinda não ouvia tocar Chico Science e Nação ZUmbi (infelizmente Pernambuco tem essa característica de não valorizar artistas locais e só dar atenção quando o artista é aplaudido fora do estado e no caso de Chico Science o apoio de Gilberto Gil no Central Park foi fundamental para ganhar respeito e ser reconhecido aqui em Pernambuco). Chico Science só ganhou o merecido respeito de grande artista após a sua morte de repente passei a ver várias pessoas usando chapéu de pescador e bandas de rock colocando alfaia no som..
Até hoje curto nação zumbi não é muito do meu tempo mas fui influênciado por meu tio quando eu era criança 5, 6, anos meu tio tio botava rock e ficava fazendo exercícios na sala, eu ficava sentadinho no sofá só admirado com o som 🥹
O Chico retratou com críticas sociais profundas, as mazelas que o país sofria na época. A originalidade, a autenticidade do movimento, aliado a regionalidade do estilo da banda, foram primordiais para o reconhecimento musical fora do Brasil. Só depois de sua morte o reconhecimento veio, já de forma tardia para ele.
Oi, Julio. Tem uma banda chamada Bestial Mouths ( estilo gótico) que eu sou fã , maaaasss o início do clipe Dry as Dust é a cara do vídeo Maracatu Atômico! não sei se é plágio... Mandei mensagem para a artista da banda.
Antes mesmo de ver todo o vídeo, apenas pelo título, vejo o que infelizmente a maioria do cidadão brasileiro a maioria pobre não percebe. A elite brasileira q é dona dos meios de comunicação e dinheiro, não quer e atua contra a informação, da classe pobre, para justamente controla-la facilmente. Acompanhei o início da banda, e idêndifiquei logo o estilo de contestação da condição de abuso/alienação do pobre. Exemplo sempre, mesmo o assalariado hoje q tem salario de R$2.500,00 é na verdade uma escravidão moderna, onde não é preciso ter/gastar com senzala, para o seu sustento/controle.
Chico e Nação Zumbi foram uma revolução musical. Enquanto as grandes bandas dos anos 80 e 90 copiavam o rock Internacional, Chico misturava distorções com ritmos brasileiros, de modo autêntico e original. Mas parece que os estrangeiros reconhecem mais a nossa música do que nós mesmos.
Exatamente e o mesmo acontece com os Mutantes, Sepultura e toda a galera do metal e do hardcore brasileiro.
Misturaram tao bem tudo q parecia q os ritmos ja haviam nascido misturados.O regional e o moderno pareciam um corpo so, genial.
@@marcinhonovavista O projeto SOULFLY é algo ESPIRITUAL. Max Cavalera se superou nessa junção com o Nação Zumbi. Que orgulho de ser brasileiro nessas horas. Nossa real cultura musical é impactante demais. Alcançamos o mundo. Eu mesmo fiquei de cara quando algumas músicas minhas estavam tocando na Rússia. No Canadá. No México. Nosso verdadeiro Brasil é isso. Nação da cultura natural.
@alexkruformulas Brasileiro faz música até sem querer.Não sei é di teu tempo.Mas o humorista chico anísio foi satirizar Caetano Veloso e acabou fazendo um trabalho musical genial.Quero ver syuas letras.Eu tmb daço algumas.Vou ver essa performance do cacalera com os zumbi.Valeu, obrigado pla dica.
@@marcinhonovavista Rapaz nem eu tenho minhas próprias músicas mas quem gosta posta alguma coisa aqui no TH-cam. Se vc digitar FORMULAS CREW vai aparecer algumas coisas. Faço rap com temática espiritual. É diferente de tudo😁
Manguebeat e Clube da Esquina são dois movimentos musicais brasileiros que mostram que a nossa música é fod@ pra car@lho. Alta qualidade e originalidade.
Não se esqueça de Acabou chorare
@Lobo Júnior É verdade
são dois dos que mais respeito, mais mexem comigo, mais me fazem refletir
O amigo quiser dizer: a nossa música foi FOD@.
@@viniciusgusmaos perfeito 👏
Júlio, como recifense vivido nos anos 90/2000, vou humildemente completar umas informações aqui:
A mistura de influências musicais também se deve à enorme bagagem cultural de Chico Science. Quem quiser saber mais, procure o documentário "Mangue Star", da extinta TV Viva.
Dentro do Grande Recife, não víamos a "ignorada" do resto do Brasil. Ficávamos felizes quando Chico e Nação apareciam em programas nacionais, curtimos os shows e as rádios locais (principalmente a Cidade, hoje Jovem Pan) tocavam bastante.
Até hoje, Chico é referência pro pernambucano que faz ou aprecia música. Com esse legado em tão pouco tempo de vida, entrou no panteão de grandes referências musicais de Pernambuco, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Alceu.
É isso. Abs.
😉👍👍👍
Pernambuco é tudo de bom, só tem artista genial!
Nunca teve essa de ignorados. Lembro bem que Chico e a Nação faziam um sucesso tremendo em SP.
A MTV passava toda hora e as rádios de SP tambèm.
Chico é gênio. Não tem isso dele foi ignorado… rsrs Só dava ele e sua banda maravilhosa nos anos 96/2000 Em todo canto a gente ouvia falar do movimento criado por ele… Quer falar de Science? Comece pelo sucesso absurdo que essa banda teve, dentro e fora do Brasil. ❤ Ignorado não foi.
Sou baiano. Povo do eixo odeia a imensa superioridade cultural nordestina. Nação Zumbi foi muito maior que Charlie Brown Júnior e outras da época... Mas sabemos do resto...
Chico é mó sem educação, eu cheguei e ele saiu. Morreu no mesmo ano que eu nasci, nem consegui contemplar essa lenda em vida
Perdeu um dos melhores q já tivemos no Brasil. 😢
Eu estava lá, nesse show no Summer Stage, no Central Park. Eu trabalhava nas charretes que faziam um pequeno passeio pelo estremo sul(59st. e 5ave.)do Park. Eu tinha 26 anos. Assisti muitos shows de bandas brasileiras no Summer Stage. Bons tempos..saudades😢
Vídeo foda demais, Julio. Como pernambucano fiquei emocionado. Os brasileiros não estavam preparados para o som de Nação Zumbi. Tiveram que ganhar o mundo!
Chico Science foi a banda mais autêntica e que de fato trouxe algo muito novo para o cenário nacional do rock. Raimundos, Rappa e Planet Hemp também troxeram algo de novo, é verdade, mas as letras de cunho social e protesto, embaladas pelas batidas da Nação Zumbi eram autênticas até demais para a época e as pessoas demoraram a entender o que estava acontecendo. Chico morreu antes do Brasil conseguir entender o que era tudo aquilo. Não sei se depois disso tivemos algo parecido. Tivemos?
Nem de longe, o Mangue Beatriz sem dúvida alguma foi o último grande movimento musical do Brasil, de lá para cá só ladeira abaixo
@@leandrosanfer4070Concordo totalmente.
@@leandrosanfer4070com certeza, e digo mais, se chico science ainda estivesse vivo eles iriam fazer muito mais história,
A percussão que tocava samba reggae, ritmo criado pelo Neguinho Samba (Olodum - Ba), sempre teve nas letras de denúncia social sua grande força. A Nação Zumbi foi um mergulho naquela força. Aliás, como muito bem disse o apresentador, Samba Reggae não é Axé Music!!!!! Parabéns!!!
Vejo o Baiana System fazendo um som de protesto e original tb, mas n chega no tamanho que foi Chico e Nação
Que ironia do destino, lutavam contra a influência do mercado musical estrangeiro, e no final foram abraçados pelos mesmos.
vc n entendeu o manguebeat, nunca lutaram contra, a intenção parecido com a semana de arte moderna de 20 e musicalmente a tropicalia , que era a vc trazer o que era pop ou novo e transplantar com elementos brasileiros, vc absorve e mistura , contrastante e no contraponto com o movimento armorial - esse sim contra a dominação estrangeira - encabeçado por suassuna que na epoca foi secretario da cultura em Pernabuco, ou seja um movimento radical de erudição brasileira da decada de 70 que dominava a cultura pernambucana vs o mangue surgido com o proposito de justamente cooptar elementos estrangeiros
Eu nunca ouvi algo tão original, brasileiro e espetacularmente produzido como Da Lama ao Caos do Chico e Nação Zumbi. Eu fiquei abismado e ouvi por semanas todo dia o disco. É muito bonito, crítico pra caramba. Mas o que me pegou mesmo foi a originalidade. Impressionante como os caras criaram algo novo pra caramba. Que falta faz uma banda disruptiva como foi essa.
Obrigado por contar tão bem a história desses gigantes.
Por mim não foi ignorado! Eu e varios amigos ouviamos muito aqui no Rio.
Cara, vc e seus amiggos não prova que eles não foram ignorados. É preciso vc apresentar mais elementos para provar o seu ponto!
Entendi, e vc é a base na qual se explica o mundo inteiro. Parabéns pela sua importância 😂
Uma impressão pessoal não determina o fato como um todo. Eles foram ignorados; só lembro de vê-los pela MTV, quase ninguém falava deles nas ruas e não tocavam nas rádios, poderiam ter vendido muito mais álbuns.
Mas vocês ouviram quando eles já não eram mais ignorados, provavelmente.
Quando ouvi Sangue de Bairro do 2o disco aí minha visão mudou sobre ele. Vi que era um visionário. Me admiro a Radio CIDADE daqui do RJ não ter explorado mais eles. Pois era a única rádio realmente altternativa. A Fluminence ja tava acabando na época.
Sangue de bairro é muito foda..Tem uma versão dela tocada pela Soufly, que TB é foda.
Aqui onde moro no Parana, Chico Science fazia muito sucesso, tantos nas radios, como nas festas que eu frequentava.
Foi uma banda que marcou minha juventude. Ouvi muito Naçao Zumbi, graças a Deus.
Chico foi vergonhosamente ignorado??? Vivi bem essa época e sei que isso não foi verdade. Eles passaram meses tocando 24 horas na MTV (que nem mesmo foi citada nesse vídeo). A questão é que o som deles não foi degustado pelo grande público. Paciência! Milhares de artistas também não foram. A tal "revolução" proposta para o som deles já havia sido degustada pela leva de nordestinos nos anos 70, que já fazia muito bem a mistura revolucionária proposta, que juntava sons regionais, rock psicodélico com a modernidade setentista. A prova disso são os primeiros disco do Alceu, do Ednardo e o Pessoal do Ceará, do Fagner, do Zé Ramalho. Gosto muito dos seus vídeos, Júlio, mas esse ficou devendo um pouquinho de lama ao "caos sciencence".
Então, acho que ele deixou bem claro no vídeo, que foi ignorado pelas rádios, e os números de vendas de disco estão aí para provar, fato também bem descrito nos vídeos, e também foi bem dito no vídeo que fizeram muita tv e muitos shows, acho que basta ver o vídeo e escutar, não é difícil de entender não...
Você tem dados para refutar o vídeo, ou é tudo só achismo da tua parte?
@@lampiaoueg Estamos falando coisas opostamente diferentes. A penas me referi ao pressuposto do clickbait, dizendo que Chico foi "vergonhosamente ignorado". O fato é que a mídia principal da época (MTV) abraçou a causa. Os caras tinham a programação inteira da emissora. Se não foi abraçado pelas rádios, é uma questão de gosto do público radiofônico. O Mundo Livre SA, por exemplo, tinha uma bela proposta sonora, mas depois virou mais do mesmo em panfletagem política. A Nação Zumbi tornou-se um zumbi viúvo Chico até hoje. Nenhum vingou para o gosto popular das AMs e FMs. E que diferença isso faz? De que adianta fazer uma Ana Júlia da vida tocar em tudo que é emissora de rádio e depois vomitá-la para seu público intelectualizado? Talvez o destino de Ana Júlia para os Hermanos seria o mesmo se alguma música do Nação explodisse em uma FM. Quem nasceu pra underground não brinca no playgroud. Não cometa o erro de culpar o público pelo fracasso do artista, por favor. Os caras não alçaram voos maiores por que pavões são bonitos mas não voam.
@@Fragoso. Não sei exatamente o que vc chama de achismo ou dado, mas vou te dar uma informação: Eu consumi esse material na época. Trabalho profissionalmente com música desde o início dos 90. Vou dar uma dica valiosa: Nem tudo está ao alcance da Referência Bibliográfica, porém aqueles que têm informação e mas não têm livros publicados, ou não teve a chance de fazer parte do seleto grupo de Acadêmicos intelectualizados, merecem o mesmo acuro por parte de quem quer se informar. Isso não é achismo. É respeito.
Chico Science tocava em tudo quanto era programa da MTV mesmo, e tinha até aqueles programas especiais que eles viajavam com a banda mostrando os bastidores da turnê (acho que era Rockstrada, ou outro parecido). Enchia um pouco o saco mesmo, eles eram sim os queridinhos da MTV na época em que ele estava vivo. Com certeza faltou essa informação no vídeo acima.
Tnc Julio, deixou a gente querendo saber mais!!!!! Parabens otimo trabalho.
A gente que é de SP e tinha banda na época, pirou com aquela mistura, aquela percussão, aquela guitarra, a inteligência do chico. Nunca mais tivemos algo tão grandioso e com aquela qualidade. As rádios se fingiram de morta para o som deles, mas foi graças a isso que foram e são cultuados até hoje.
Cá entre nós:as melhores bandas quase nunca tocam em rádios!
Ignorado não foi não, tinha 17 anos e ouvia muita gente falando deles. Talvez a musica não tenha caído na graça do povo e ficou mais nichado.
O Abril pro Rock estava na sua primeira edição. Ele não havia sido muito divulgado, ainda sim tava eu na casa dos 22 anos, peguei o ônibus e fui pra um terreno (que era de um Grupo de Carnaval fora de época aqui de Rec, o Maluco Beleza) no Bairro das Graças aqui em Rec e lá teve não só Chico, mas Mundo Livre S /A, Academia do Medo (Banda de Rock com músicas inspiradas em contos de Edgard Alan Poe), Matalanamão, Jorge Cabeleira e o Dia em que Seremos Inúteis, Mundo Livre S/A, Paulo Francis vai pro Céu (punk rock escrachado) entre outros Grupos de Rock. Paulo André foi visionário, corajoso e um pouco doido, mas quis mostrar que se fazia Rock de qualidade por aqui tb. Chico e Cia depois da apresentação guardaram os instrumentos numa Brasilia e voltaram pra comprar bebida e curtir o resto do show dos outros músicos. Gastão estava lá fazendo a cobertura pra MTV. Tudo simples, independente, mas com muita qualidade e garra dos músicos de querer crescer.
Faça a parte 2, por favor. Chico ficará contente com a lembrança.
Parabéns pela matéria.
À época do lançamento do disco de estreia, pelo menos nas rádios que eu costumava sintonizar, as músicas deles foram bastante executadas.
Pois é, A Cidade tocou pra carai. Antes do lançamento do disco já estava estourada aqui no sudeste. Prova disso é que a música veio junto em um compacto de vinil mole em uma das edições da revista Bizz, o que ajudou a banda a ficar conhecidissima no sudeste. Depois disso a MTV não largou mais do pé deles. Mó viagem a do mano do vídeo!
Em Belo Horizonte rolou muito na 98 FM, rádio local e que tinha uma pegada mais comercial.
Aqui em Porto Alegre tocava bastante na radio Ipanema FM. Conheci o Manguebeat ouvindo o Chico Science e o Mundo Livre por esta rádio, pela MTV e locando os cd's destas bandas. Me fascinava o som dos caras!
Se começa com i, como o logo era um n??
Zé do Belo
Quem ignorou? O povo? Pois os críticos adoram. Até hoje falam dele. Só que é a opinião dos críticos e não das massas que nem sabem quem foi.
Estava vendo reportagens antigas entrevistas sobre Chico e me deparo com esse ouro do Júlio. A história dele contado por você fica uma obra prima!!
Fala, Julio! Ronald aqui. Lembro bem na época que a musica "Praiera" era tema de novela das 7. Realmente ao ouvir as musicas dele na MTV achei bem esquisito. Mas as palavras dele eram bem profundas. "O povo precisa sentir o samba,a ciranda, o maracatu e não apenas engolir oq vem do exterior". Eu, adolescente abriios olhos pra isso, mas na época entender os ritmos afro era bem complicado. Infelizmente como vc disse: puro preco ceito.
Eu moro num morro em Recife desde que nasci. E aqui tinha maracatus de baques solto (rural) e virado, escola de samba, caboclinhos, afoxé, gafieira, bandas de rock (Devotos é daqui). Aqui é uma salada.
@@juniorsegundo6392 privilegiado hein, mano! Um lugar cheio de cultura é pura riqueza 🙏🤘
Sou Olindense, morei lá por 30 anos, e acompanhei essas coisas de perto na época. Muito bom o vídeo pesquisa!
Qm é daqui de Recife e Olinda sabe o quanto eles marcaram e fizeram história aqui
Na verdade, a vendagem do Da Lama Ao Caos não definiu o choque que a banda causou na época. Chico Science & Nação Zumbi revolucionou a cena, não só de Recife mas do Brasil inteiro, pois, para além da original "elevação" da música tradicional brasileira ao status de gênero musical jovem e rebelde, o que já era uma revolução em si, os mangueboys almejavam ainda a entrada dessa música autóctone e contestadora no mundo tecnologicamente moderno. Chico Science queria - e fez - o Brasil conectado com os avanços do resto planeta. Isso se explica pelo fato de o próprio Francisco de Assis França ter trabalhado numa empresa de tecnologia, pelo nome "Manguebit", pela antena parabólica enfiada na lama. Chico Science modernizou a música brasileira, linkando o passado e o futuro. Ele foi o programador do que hoje reconhecemos na música do Brasil como original e novo.
Vivi o momento intensamente, pensando bem realmente as rádios do rock ignoraram o mangue BEAT , a força veio do meio universitário...e espalhou pela qualidade e inovação! Tocaram na Unesp Bauru em 94 e viraram referência na hora, por anos!
Bom, a gente não tinha internet naquele tempo e nunca dava pra saber a abrangência das coisas direito. Eu fiquei bem surpreso com esse video, porque aqui em SP o Chico Science realmente pareceu uma coqueluche. Era na escola, na Mtv e no rádio tocava muito também, sobretudo na 89 FM e no grito da madrugada da 106, que eu nem sei se existe mais. Fiquei pasmo de saber que o da Lama ao caos só vendeu 100 mil cópias, jamais imaginaria.
Senti falta de explorar as ótimas histórias contadas pelo próprio Paulo André M Pires, em seu livro "Memórias de um Motorista de Turnê". Paulo tem muitoooo material sobre isso tudo. Vale a pena chegar nele.
O foco/objetivo do vídeo não foi esse.
Não sei no resto do país, mas Raimundos misturando rock com Forró e o manguebeat tocaram muito, mas muito mesmo nas rádios de São Paulo. CSNZ toca até hj, quando Raimundos ficou velho. Foi um estrondo por aqui. E ao contrário de preconceito, eram muito respeitados e eu conheci muita gente que tinha o disco original ou o pirata.
Se até o azedo do Régis Tadeu elogiou o chico science, quem sou eu pra falar o contrário.
Bom saber. Não emito nenhuma opinião sem antes ouvir o que o Régis tem a dizer.
Às vezes o Régis é coerente
@ahdaniel o Régis é quem valida meu gosto musical. Se ele gosta, fico mais fã ainda. Se ele não gosta, paro de ouvir na hora.
A falta de personalidade meu Deus!
@@ThaisVieira-ws8nk é questão de ouvir quem entende. Quem sou eu pra dizer o que é bom ou ruim. E o Régis não erra uma!
Eu tenho esse CD! Aquela mídia lixo de sempre né! Se fosse hoje em dia com a internet! Muito bom vídeo! Parabéns 👏🏼👌🏼👍🏼
A banda quando é boa não precisa da rádio e nem da mídia televisiva, só precisa de um público forte e fiel. Teve bandas como ponto de equilíbrio, garotos podres que conquistaram o grande público sem ajuda desses meninos de comunicação.
Qual Brasil?
A primeira vez que escutei a nação foi no jornal do sbt, apresentado por eliakim araujo rrsrs. A revista bizz ainda era relevante e abraçou os caras. Todo suplemento de cultura, pelo menos em São Paulo, mostrava os caras. Sem falar da mtv que moldou a forma do brasileiro consumir música. Vários programas , especiais com eles.
Qual Brasil virou as costas pra nação??
DISCORDO. Tocava muito nas rádios e programas da tv aberta.
Ele falou sobre isso e mostrou os números. Além disso o Chico morreu num Uno, e não em uma Ferrari...
Não tocava
Nem aqui em recife tocava
@@fagnerferreira6671Qual Recife vc mora? 😂😂😂😂😂😂 Vi Chico nascer , crescer e morrer
@@riderbass6296 eu moro em Olinda no bairro de Rio doce
Wolrd music é uma termo megapreconceituoso que os americanos inventaram para dizer assim, o que dos dos EUA é musica, os demais é world music ( categorizando a diversidade musical povos e paises como sendo um só)
Conheci chico sciense através da finada Ipanema FM de POrto Alegre.... ah saudade!
Para mim o Manguebit foi o último suspiro realmente sincero, virei fã.
Nós moradores de Recife não precisávamos de nenhum reconhecimento do eixo Rio, São Paulo.
Aqui Chico era sucesso e isso nos bastava
Da raiva ouvir uma história dessas, gravadora sem nenhum empenho pra fazer as coisas andarem, música em novelas pra massas e a ignorância das rádios com uma banda de extremo talento perdendo espaço pra Skank e cis negra chega a ser triste
Eu amava o Chico Science e Nação Zumbi. Chegou aqui no RJ com força. Comprei até o CD. O Manguebeat era espetacular. Eu amava o som do "Maracatu Atômico". Obrigada por esse vídeo. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Mó sdds!
Cheguei a vê-los ao vivo aqui em Natal logo depois do lançamento do "Da lama ao caos". Na época, a qualidade de vida no Recife era tão ruim que os próprios pernambucanos apelidaram a cidade de "HELLCIFE" 😂😂
Esse apelido tem muito haver com calor...
Esperando com ansiedade pelo livro novo sobre ele !😊
Conteúdo incrível, te conhecia do jornalismo em sc mas aqui me supreendeu!! 👏👏
Ele não foi ignorado. Eu conheci o Chico Science porque tinha uma música deles na novela da Globo. "A Cidade só cresce, o de cima sobe e o debaixo desce". Eu conheci o Chico Science numa novela da Globo. A questão que infelizmente rapidinho ele morreu. Lembrei que "A praieira" também tocou em novela da Globo. A Praieira é a minha música preferida deles.
Eu também não entendi essa história aí de chico sciense ser ignorado pelas rádios, se foi nas rádios que eu escutei Chico sciense em meados dos anos 90.
@darciosouto pois é. Acho que o rapaz que fez esse vídeo não viveu essa época. Pode até não ter tido um grande reconhecimento, venda de discos,mas eu sou baiana e conheci o Chico Science porque as músicas do grupo passa nas novelas. De cara eu gostei e conheço bastante a obra de Chico Science e Nação Zumbi. Banda muito boa, infelizmente só vi show da banda quando Chico já tinha morrido. Ele morreu muito rápido, de repente. Assisti uns shows já com o outro vocalista que agora eu esqueci o nome..
@@LianaSilva-iy3tr eu morava em Fortaleza nessa época e vi duas vezes Chico sciense ao vivo. Via também na TV eles tocando no sesc em São Paulo, foi trilha sonora de novela como vc disse, enfim, continuo sem entender a chamada do vídeo.
@darciosouto eu também vi na TV Cultura essas apresentações no SESC São Paulo. Tenho lembrança de ve-los na TV cantando "Eles estão surdos" de Roberto Carlos. Eu só não lembro onde foi. Não sei se foi na MTV. MTV passava muito Chico Science. Tudo bem que era um canal alternativo,mas na Globo eles apareceram bastante. Também não entendo esse título desse vídeo. Pela memória que eu tenho daquele tempo, esse título não procede, sinceramente. Chico e Nação Zumbi tinha uma sonoridade diferente com mistura de elementos regionais, maracatu etc então logicamente que era algo que ia demandar tempo pra se firmar, só que Chico morreu cedo. A banda começou a ser conhecida em meados de 94 e em 97 ele já tinha falecido. Aí não teve jeito. Que bom que você viu o show da banda com a formação original! Eu não tive esse privilégio. Uma pena que pra mim não deu, mas eu gostei dos shows que fui já com nova formação..
Concordo Liana, creio que ele não viveu os anos 90, período pre Internet e muita força da MTV.. aqui em Curitiba eu vi Chico Science em 3 oportunidades, e me lembro das músicas / clipes tanto do Lama ao Caos quanto Afrociberdelia passarem o tempo todo na MTV. Teve até especial deles se não me engano... Não entendo também esse ponto de vista de esquecimento do Chico Science... Até o Abril pro Rock teve destaque... Então não sei...
Estou aguardando ansioso pela continuação
Chico e a Nação foram inovadores e autênticos. A batida com instrumentos africanos foi algo impressionante e rítmico. E quem era de Olinda e Recife naquela época curtiu loucamente, inclusive eu...
Mas é gosto, cultura e momento... gostei de graça, do mesmo jeito que não gosto de pop.
Viva as diferenças!!
Fui, sou e serei sempre um mangue boy!!
Sobre a qualidade da captação dos tambores no disco Da Lama ao Caos, considero que foi incompetência de Liminha ou falta de equipamentos apropriados. Desde a década de 1970 ouço discos com ótima qualidade de artistas do Senegal e da Nigéria com qualidade muito melhor do que Liminha fez. Nesses discos tem muitos tambores.
Cara, Chico foi monstruoso..Pena que se foi cedo, aliás, os diferenciados tiveram esse destino.
Tive a sorte de assistir um show do Chico e da Nação Zumbi e a tristeza de estar em Recife no dia da morte do Chico. Achava sensacional e completamente diferente do que se tocava naquela época!
Esperaremos a segunda parte.. :)
Sinceramente, já era uma época em que os que éramos jovens não estávamos nem aí para a “grande mídia”, juro que não percebi esse boicote, pois ele aparecia direto na MTV e tocava nas rádios que os jovens ouviam
Ainda nao vi o video, mas so pelo titulo ja ressalto que isso nao mudou. A cantora pernambucana Duda beat fala disso em seus shows, as radios do sul e sudeste são em sua maioria compradas pelos "sertanejos". Entao continua rolando isso até nos dias de hoje infelizmente
Realmente, vivi o surgimento da banda e como baiano, fiquei logo fascinado. A sensação era de sucesso, pois estavam em todos os programas, mas esse detalhe das vendagens não tínhamos como mensurar. Alceu Valença tbm, quando chegou no sudeste com a indumentárias do guerreiro do maracatu e sua lança, foi duramente criticado pelos "especialistas" em música de revistas com Bizz e Veja na época.
"O que é aquilo?" "Tá pensando que é o que?". Nordeste sempre tendo que matar leões por hora pra aparecer. Raulzito e Camisa de Vênus que o digam. Mago de Tarso, Baiana System, Luedje Luna e outras figuras tão vindo com uma sonoridade diferente pra furar o cerco, entre outros. Axé!
O fenômeno Chico é a Nação Zumbi, revolucionou a música mundial.
E aqui no nordeste, foi a maior explosão de todos os tempos.
Mais a cultura ainda estar no maior abandono, pois o Brasil continua ainda dominado por vampiros que sugam e sangra a cultura.
O abandono as grandes estrelas, em todas as áreas, é um absurdo, vergonhoso e criminoso.
O verdadeiro valor a cultura, ainda continua no atraso.
Os movimentos ainda estão perdidos sem avançar nas direções precisas.
E assim sem chegar em quem realmente faz cultura, o show de horror continua.
A grana na cultura não é aplicada na cultura e não beneficiar a classe cultura.
Sem espaço, sem palco, sem som, sem nada.
Abandono total, a grana continua sendo desviada pra outras áreas, ou pra contas dos políticos, dirigentes culturais nas prefeituras, nos palácios dos governos e no ministério da Cultura.
Estamos atrasados demais.
A música de Chico Science é hipnotizante e ao mesmo tempo passa uma mensagem lúcida da relação povo e estado.
Jorge du Peixe que é o atual vocalista da Nação Zumbi.
Péssimo!
Excelente panorama da Nação, o problema é o egocentrismo do eixo Rio/SP. Muitos artistas aqui do nordeste não furam a bolha por preconceito.
Agora estou esperando o próximo vídeo contando a treta entre Chico e Ariano Suassuna.
aqui em pernambuco ele nunca sera esquecido, na minha cidade, recife, todos os fans serão mangue boys pra sempre.
Eu adoro Chico Science e Nanção Zumbi apesar de eu não ser dessa epoca eu tenho 16 anos e escuto todas as bandas que vc Julio falou durante seu canal
Raimundos , Titãs , Los Hermanos , Legião Urbana , Etc
Lembro bem qd começaram. Apenas os Paralamas deram uma grande força a eles, inclusive fazendo shows juntos. O restante parecia ter medo do possível sucesso que poderiam ter
Como pernambucana nascida depois disso tudo... curto demais o som deles. Mas muita gente aqui ainda torce o nariz, infelizmente
Pra que mexer no que é nosso? Pra que misturar o Maracatu com outros ritmos? Concordo com os que torcem o nariz.
@@silvana8034então você não entendeu nada, mente fechada, não seria o fim do maracatu, e sim a expansão e divulgação da cultura, mas você não entenderia.
@@silvana8034arte é isso, minha amiga: expressão cultural.
De quebra, assim como eu, tantas outras pessoas de outros estados passaram a conhecer e a admirar o maracatu e outros ritmos pertencentes a sua linda e rica cultura através de Chico, que inovou ao se expressar através da música.
Sempre gostei do chico e do movimento mangue beat, hoje temos a baiana system que nos representam demais, sou de aracaju aqui tem varios movimentos principalmente o afro, quando vou a maceio fico muito feliz de ver os grupos de bois em todos os lugares do bairros a noite ensaiando.
Viajei horas para ver Mundo Livre no interior de SP... Loucura boa dos 20 anos. Daí foi mais loucura ir pra Recife para conhecer o movimento... Foram noites na soparia ....
Eu estive no concerto em Berlim! Fantástico!
Podia colocar as fotos dos jornalistas ...
Egberto Gismonti que tava certo. Quando viu que ninguém aqui queria saber dele, se mandou prá Europa e conseguiu contrato para gravar 5 discos antológicos na Alemanha nos anos 70 e 80, o que abriu caminho para construir sua carreira em shows e festivais na Europa, EUA e Japão.
Fez seu nome lá fora tocando música brasileira, jazz, world music e o caralho a quatro, porque aqui nunca teve espaço nem valor.
Tá certo ele...
Olá Júlio. Sou pernambucano raiz. Temos muito orgulho de chico e de todos envolvidos na cena mangue. Obrigado pelo vídeo.
Assisti ao Chico e o Mundo Livre em Porto Alegre. Ambos no auge. Foram ótimos.
Chico era amigo de meu primo, conheci ele quando fui passar férias na casa de meu primo em Rio Doce, bairro de Olinda, fui algumas vezes ver apresentações deles antes de lançarem o primeiro disco . Isso era 1993.
Anos 90 eu e meus amigos estavamos na Vibe Manguetown, cheguei a ir pra alguns Shows de Chico Science em Recife
Merece a parte 2..
Será que não é óbvio que a massa gosta de música que tenham alguma harmonia e padronização? Chico cience era daqueles artistas que vai agradar 1 a cada 1 milhão, não tem como forçar a maioria a gostar de uma coisa desagradável pra eles. Tem gênero que é nichado ao extremo e o que os fãs têm que aceitar é que os artistas deles nunca sairão dessa bolha de uns uns 10 mil fãs ou pouco mais
Chico science onde está sua alma? Grande alma som incrível. Tempos inesquecíveis.
Todos que eu conhecia na época, queriam o oculos de mosca amarelo igual ao do Chico. Não foi só música, era um estilo de se vestir também rs. Foi massa. E ainda é mesmo sem o Chico. Eu já tenho um rolê marcado pra ir no ano que vem, onde vai tocar Nação Zumbi. Já tô me vendo la no show rsr
Kkkkkkkkkk
Amalauê, auiaauê...
Tá de brincadeira né?!
Como um coitado desse iria competir com titãs, engenheiros do Havaí, legião urbana?!🤦🏻♀️
Não era uma competição. Só na sua cabeça.
@PedroNeto1987 o público há 30 anos era mais exigente. Hoje com certeza ele faria sucesso. Ninguém produz mais nada que preste! E o público jovem hoje consome qualquer coisa..
No meu mundo dos anos 90 (MTV Brasil) ele era MUITOOO respeitado. Não tinha um músico ou VJ da época que nao o admirasse. Entendo o seu ponto de vista. Conheci uma pessoa que morava no Recife e disse a ela que curtia muito Chico Science e Nação Zumbi. Essa pessoa me disse que ele era mais respeitado fora do Recife, que lá na região, as pessoas não curtiam muito. Fiquei bem chocado.
Que história massa! Vou comprar o livro. Valeu. Faz mais vídeo de mangue beat.
Eu trabalhei de segurança nesse show do aeroanta. Lembro do ônibus chegando e aquele monte malungo descendo kkkk. Deram trabalho viu. Era só fumaça que saia debaixo da porta do camarim kkkk
A mídia dava valor pra grandes bandas Q não tinha novidades nenhuma só cópias.Enquanto Chico e banda vinha com trabalho revolucionário dentro da música brasileira
Na moral ele teve o devido reconhecimento de quem curtia o som dele, quem nao reconheceu nao curtia o som. É isso
Eu sou de Pernambuco, mas só vim conhecer a nação zumbim de verdade muitos anos depois, não tocava nas radios populares da época e eu não tenha MTV ainda, a unica musica que eu ouvia era a praeira que tocava muito no carnaval.
Sou de Recife e tinha 20 anos quando o Da Lama ao Caos foi lançado, havia muito buxixo entre o público underground mas o disco não tocava na rádio e sempre que frequentava a cena musical de Recife e Olinda não ouvia tocar Chico Science e Nação ZUmbi (infelizmente Pernambuco tem essa característica de não valorizar artistas locais e só dar atenção quando o artista é aplaudido fora do estado e no caso de Chico Science o apoio de Gilberto Gil no Central Park foi fundamental para ganhar respeito e ser reconhecido aqui em Pernambuco). Chico Science só ganhou o merecido respeito de grande artista após a sua morte de repente passei a ver várias pessoas usando chapéu de pescador e bandas de rock colocando alfaia no som..
Porque não temos mais artistas assim em Recife 😔
Por favor, faça umas vídeos sobre ❤
Assisti o show deles no clube JAÓ EM GOIANIA, ESPETACULAR
Chico e a Nação eram simplesmente maravilhosos ...
Foi qualidade suprema na música brasileira mais poucas pessoas tiveram ouvidos
Até hoje curto nação zumbi não é muito do meu tempo mas fui influênciado por meu tio quando eu era criança 5, 6, anos meu tio tio botava rock e ficava fazendo exercícios na sala, eu ficava sentadinho no sofá só admirado com o som 🥹
Até hoje é difícil aqui em Recife
O Chico retratou com críticas sociais profundas, as mazelas que o país sofria na época. A originalidade, a autenticidade do movimento, aliado a regionalidade do estilo da banda, foram primordiais para o reconhecimento musical fora do Brasil. Só depois de sua morte o reconhecimento veio, já de forma tardia para ele.
O Brasil só não dá as costas para a corrupção.
Tao ignorado que tocava em novela global
Era mto headbander nessa epoca. 😢😢😢 Mas curtia alguma coisa .. hj eu amo.
O mais proficuo movimento cultural desde a Tropicália que o Brasil desconhece quase completamente. Esse país não é pra amadores!
Ele tocava na radio Ipanema aqui em Porto Alegre
Matéria excelente obrigado
Oi, Julio. Tem uma banda chamada Bestial Mouths ( estilo gótico) que eu sou fã , maaaasss o início do clipe Dry as Dust é a cara do vídeo Maracatu Atômico! não sei se é plágio... Mandei mensagem para a artista da banda.
Antes mesmo de ver todo o vídeo, apenas pelo título, vejo o que infelizmente a maioria do cidadão brasileiro a maioria pobre não percebe. A elite brasileira q é dona dos meios de comunicação e dinheiro, não quer e atua contra a informação, da classe pobre, para justamente controla-la facilmente.
Acompanhei o início da banda, e idêndifiquei logo o estilo de contestação da condição de abuso/alienação do pobre.
Exemplo sempre, mesmo o assalariado hoje q tem salario de R$2.500,00 é na verdade uma escravidão moderna, onde não é preciso ter/gastar com senzala, para o seu sustento/controle.
Eu comprei esse disco " da lama ao caos' em 1995. Quando eu o ouvi pela primeira vez, caiu meu queixo, e corri para loja.
Como vergonhosamente ignorado? Se não pagar não toca, não tem nada a ver com talento. 😒
E a cidade do Recife ainda se encontra do mesmo jeito, o de cima sobe e o de baixo desce
A maior prova de que no Brasil o que é bom não é valorizado