Muita gente fala "ainda bem que as aves do terror foram extintas pq elas eram muito monstruosas e iriam nos dizimar" eu não acho isso, acho que elas seriam bem menos perigosas para nós do que lobos e grandes felinos, justamente por terem perdido a competição pra eles. Eu acho uma pena elas não terem resistido, seria maravilhoso ver uma siriema de 2 metros, um animal que faria até os mais céticos enxergarem o dinossauro na ave.
Eu não acho que tenha algo a ver com "periculosidade"...quem vc teria mais medo? Um tigre dentes de sabre ou uma onça pintada? Quem vc acha que era maior e mais forte dentre os dois? E mesmo assim as onças sobreviveram e os dentes de sabre não. Não é necessariamente letalidade ou vigor mas sim a adaptação a chave da sobrevivência...os dentes de sabre e as aves do terror eram grandes, imponentes e fortes porque se adaptaram para abater grandes presas, mas quando essas presas foram se extinguindo eles tiveram problemas porque só restaram presas menores e mais ágeis, mais difíceis de serem capturadas e ainda que fossem capturadas não seria o bastante pra manter seus grandes corpos pesados e musculosos. Agora observe uma onça...suas pintas a camuflam muito bem, sabe nadar, escalar árvores, enxerga bem à noite, consegue viver bem em qualquer bioma (até mesmo na caatinga tem onça!), um caçador excelente, habilitado, não à toa está por aqui até hoje.
Mas essa ideia nem faz sentido. Mesmo que os Lobos e grandes felinos estejam vivos hj não significa que as Aves do terror seriam mais fáceis de lidar e ainda temos que lembrar que os animais que as Aves do terror competiram eram bem maiores que os atuais animais que temos. No Brasil tínhamos a maior espécie de Smilodon do mundo e ainda sim não está entre nós hj, duvido que ele fosse mais fácil de lidar que uma onça. E muitas vezes perder a competição é mais por não ter uma vantagem útil pra aquele lugar as vezes ser menor ou aguentar uma variedade de temperatura maior que o seu competidor já é algo que faz alguém ganhar uma competição.
Nem precisa se preocupar com os minutos, pois o assunto foi tão leve e gostoso de ouvir que quando percebi, já havia acabado. Como aluno de mestrado em botânica, gostaria de saber há a possibilidade de haver conteúdo voltado às plantas, seria magnífico entender a história evolutiva dos biomas do Brasil.
"A evolução não tem qualquer preferência pela complexidade, e às vezes os mamíferos só estavam no lugar errado, na hora errada" isso se aplica também à sociedade, existem pessoas que realizam trabalhos muito mais complexos e recebem menos e existem pessoas com muito potencial, mas que não desenvolveram ou foram levadas a acreditar que não possuem talento.
Existe uma brecha apontada por algum artigos. O fato da necessidade de supinação até a bolsa devido ao nascimento prematuro, força a existência de características como braços num ponto muito inicial do desenvolvimento, o que faz com que todos os marsupiais retenham características de supinação. Há uma baixa integração entre os membros locomotores anteriores e posteriores, o que faz com que nenhum marsupial carnívoro até agr encontrado apresente uma locomoção adaptada a corrida, há uma ausência de marsupiais de casco, Chaeropus, assim como Peramelemorphia, são os que tem mais alta integração pq a posição da bolsa permite os joeys não precisem se agarrar, mas eles rastejam em zingue-zague, sendo um exemplo de como a ausência da supinação pode levar a formas " unguladas" com cascos análogas a placentarios, além de não termos nenhum marsupial completamente aquático ou voador. Outra grande diferença é o padrão de substituição dentária em metatheria, o que faz com tanto Sparassodonta como os dois grupos Austrália que desenvolveram carnívoria sejam mais restritos em nichos do que os placetarios. Então sim, existe uma limitação morfológica imposta pelos marsupiais ao grau de diversidade pelo seu estilo de reprodução. Isso explica pq a América do Sul pré intercâmbio e a Austrália tem as menores diversidades de predadores, com uma diversidade de carnívoros ainda menor na América do Sul já que os predadores australianos como o Thylacoleo, tinham ancestrais herbívoros.
Taxa metabólicas dos marsupais são menores que sua contrapartes placentários. Recomendo vocês olharem esse artigo: Do marsupials make good predators? Insights from predator-prey diversity ratios
Cara!!! Seus vídeos são fantásticos e o material de primeira qualidade!!! Poderia falar mais sobre esse “mundo perdido” que foi a América do Sul e os animais que aqui existiam. Parabéns!
Ótimo vídeo, ficou muito bacana Bem interessante pensar q a América do Sul foi o único lugar na história onde os dinossauros conseguiram recuperar seus status de predador de topo, msm com a grande expansão dos mamíferos. Pena que eles foram extintos, seria daora poder ver uma ave do terror ainda viva
Territórios ou continentes que ficam muito tempo isolados tem ecossistema menos complexos e consequentemente menos competição diferente do placentários e quando esse isolamento foi rompido eles invadiram o novo Território e como eram mais competitivos sobreviveram!
Excelente vídeo de A...! Acredito que falte proteína na alimentação dos marsupiais numa fase decisiva para a formação do cérebro. Quando ainda precisavam do poderoso sangue materno, são expelidos (abortados) e forçados a viver de leite.
Parabéns pelo trabalho incrível!! Obs.: Dinossauros não foram extintos somente na queda do meteorito, ele foi a gota d'água, mas o processo durou alguns milhares de anos antes do Meteorito.
Que vídeo maravilhoso ! Informativo e com credibilidade, parabéns pelo teu conteudo todo o tempo e esforço que você tem investido está se mostrando grandiosamente em cada material postado aqui. Que venha cada vez mais sucesso !!
@@abcterra acho que seria muito bom mano, eu já vi os vídeos do pirula mais tem poucas artes e ilustrações já o seus da pra ter uma sensação de como era a vida na quela época, que nem o do tiranossauro foi muito bommm
cara, que canal INCRIVEL, precisa de uma nova geração de canais do tipo. acompanho a ciência no youtube a uma década e o seu é um dos que me chocou com a qualidade, muito bom!
Você tem um dom, ou é muito esforçado, ou é as duas coisas. Curto muito todos esse assuntos que trás sobre biologia em seu canal, sempre curti esse tipo de conteúdo, conheci seu canal a pouco tempo mas de longe é um dos meus preferidos ao lado do ponto em comum, porém ainda acho seu canal incrível pela maneira clara e objetiva de passar as informações em seu vídeo em tão pouco tempo (shorts) tornando esses videos mais longos quase uma viagem no tempo, pra um passado ancestral do nosso planeta.
Ótimo vídeo! Sugestão: Faz um vídeo sobre a fauna da Nova Zelândia, onde os principais nichos estão ocupados por aves, sendo que no resto do mundo esse processo é dominado por mamíferos.
Não sou especialista de porra nenhuma , "diferentemente do que acontece atualmente na internet" Mas acho irritante quando nós Humanos tentamos explicar a realidade que nós cerca; Com conceitos puramente humanos alto baixo superior inferior , podemos abandonar esse tipo de análise em que tem outras suposições em que avançamos e recuamos? não ! mas só de ter um pé atras sobre essas teorias já ganha meu respeito. Bela explanação belo canal narração esplêndida!
Tem um gambá que dorme no porão da minha casa todos os dias. Achava o bichinho engraçado, mas agora, vendo esse vídeo, fico pensando se ele não está me vigiando doido para dar o próximo passo na evolução.
Muito bem feito e muito bem colocado. Argumento evolutivo embasado. Muito provável q n foi um fator apenas, mas uma série de fatores envolvidos, por último a chegada do homem. Este q também, provavelmente deve ter influenciado nas caçadas de espécies já enfraquecidas em seus nichos. Parabéns!!
Atualmente, jogo um RPG chamado PRIMAL QUEST, e tenho procurado muitas informações sobre megafauna e o período cenozoico e mesozóico. Muito bom seu vídeo, parabéns.
Fascinante! Muito obrigado! Cada vez aprendo mais neste canal. A linguagem e o timming absolutamente perfeitos! Eu tenho curiosidade sobre como tudo funciona e principalmente na evolução das espécies. Gratidão! Gratidão!
"o caos da história é a força mais imponente da natureza". Realmente em história e biologia a gente precisa reconhecer que fatores aleatórios são muito importante em alguns eventos.
Cara a forma de como vc narra traz uma magia no contesto q esta sendo narrado. Eu adoro paleontologia, e seus vídeos traz algo mais. Não apenas informações sobre os animais, existe alguma coisa mais Adorei 😊
Só pra lembrar que os Sparassodonta não eram marsupiais, eram uma linhagem diferente de marsupialia, mas bem próxima. E isso coloca ainda mais peso na extinção desse grupo inteiro pelo grande intercâmbio faunístico americano, eles eram mamíferos diferentes de todos os outros grupos atuais
Isso é muito louco! Mas como no ensaio original isso não foi citado, eu deixei passar. Pensei em citar isso na minha conclusão, mas ficou sem contexto. Obrigado pelo seu comentário!
Esse foi um dos vídeos que eu mais gostei de assistir. Eu como jogador de ARK fico pensando em como seria tudo diferente se marsupiais tivessem conseguido equilibrar a seleção natural com os placentários e ovíparos, que interessante que seriam os dias de hoje. Obrigado pelo vídeo!
gostei bastante do vídeo, essa reflexão entre norte e sul me fez uma outra sobre as diferenças entre civilizações do norte e sul, no caso dos continentes europeu e africano, em relação a organização social, os papais sociais, a construção de crenças e filosofias
Excelente vídeo. Ensaio ímpar sobre um assunto que ainda inspirará debates e análises. Uma pergunta que fica é porque a mega fauna vinda de lá não se desenvolveu aqui também? Nesse pequeno ponto eu proponho uma outra análise. Eu começaria pela elevação da Cordilheira dos Andes. A elevação dela modificou todo o clima, tornou-o mais úmido dando origem a florestas fechadas - Mata Atlântica e Mata Amazônica - e grandes rios, ao mesmo tempo, manteve algo semelhante a uma savana, no caso o cerrado e a caatinga, mas ambos em solos muito pobres e sem grandes condições de fornecer a alimentação aos animais de grande porte. Os animais nada mais fizeram do que se adaptar àquilo, sendo a chegada aqui da fauna da América do Norte apenas o "coupe de grace" em algo que já estava ocorrendo. Ocorreu uma enorme evolução de insetos, das formigas e cupins, cobras e lagartos e ave e animais de pequeno - como os macacos citados - , todos sem grandes exigências das pradarias como reserva alimentar que existem na A. do Norte. Nada consegue se desvincular da Geografia, nem homens e nem animais, vide até os atuais exemplo do México, Ucrânia e Canadá, claro que por outras razões. Falando em Geografia, os solos da América do Sul são paupérrimo, exceto parte do centro sul do Brasil, áreas da Colômbia e Bolívia e o pampa argentino. Talvez seja muita pretensão minha colocar as coisas assim, mas analise.
Brilhante! Me fez pensar bastante. A extinção da megafauna daqui aconteceu em pulsos, e por mais que muitos fatores tenham interferido, é importante lembrar que a vegetação neotropical dominou completamente a porção equatorial da América do Norte. Nossas plantas “subiram” e formaram florestas densas que limitam a mobilidade dos animais gigantes (não completamente) mas pode ter impedido grandes fluxos. O ser humano conviveu por alguns milênios com a megafauna daqui, e não sabemos se nós fomos realmente esse “golpe da graça”, porque muita coisa estava acontecendo climatica e ecologicamente durante o inicio dessa era interglacial. De qualquer forma, fazem 10k anos que os animais “de tonelada” foram extintos aqui, e pode ser que ainda não tenha dado tempo de desenvolver esse grau de gigantismo. Talvez as antas estejam a caminho!
@@abcterra Brilhante você também, mas ainda penso que no final, a questão solo pobre e climas quentes limitarão o gigantismo. A anta, talvez seja o limite superior daquilo que o ambiente suporta em tamanho. E o gado bovino? Bem, o gado é um produto humano que pode ser suprido com um complemento alimentar. Porém, como percebido, muita coisa aconteceu ou ao mesmo tempo ou em seguida não se podendo dar uma palavra final sobre o qual foi mais importante.
perfeição de vídeo! A megafauna sul americana foi muito diversa e interessante, e é bem difícil imaginar como os animais tão fascinates sumiram assim, sem catástrofe climática, meteoro kkk ....o vídeo é muito informativo e completo, e também com explicações muito precisas sobre a evolução.
2 ปีที่แล้ว +3
Não existe mais evoluído, se está vivo está igualmente evoluído.
@@samuelsiveb significa que a evolução não ocorre para com uma finalidade, ela simplesmente ocorre. Não há planejamento ou objetivo na evolução, é simplesmente uma questão de adaptação, logo não existe mais evoluído.
Meww que vídeo demais! Acabei de receber por recomendação e já vou dar uma maratonada no canal hehe. Sem desqualificar documentários super produzidos, eu tenho muito mais apego e identificação com esse formato que lembra uma aula, no meu entendimento isso ajuda muito. Parabéns e sucesso :D
Seria interessante se a América Central não existice aí talvez a América do Sul e do Norte seriam continentes diferentes e muitos animais antigos teriam sobrevivido
Sobreviveriam por mais um tempo, mas seriam extintos quando os humanos chegassem, assim como aconteceu com os animais gigantes da Austrália, nova Zelândia e Madagascar
Faz muito sentido a sua conclusão. A adversidade fortalece e é muito importante compreender a evolução, pois todas as espécies estão no topo de desempenho para sua proposta de vida.
Eu amo esses vídeos com um tom mais realista, no sentido de que nenhuma espécie é mais evoluída. Eu ainda acho que a espécie humana hoje em dia é menos adaptada, pois modificamos tanto o meio-ambiente que a maioria de nós não sobreviveria à natureza.
Então a falta de competição, maior disponibilidade de alimentos e condições climáticas favoráveis atrasaram a evolução da parte sul da América. A parte Norte da América ser pior foi o que fez os carnívoros e herbívoros dessa região ficarem tão fortes Mas imagina uma ave do terror evoluida, por exemplo, sendo capaz de voar, nao ia sobrar nenhum carnívoro norte americano para contar a história
Tem uma teoria que fala que o continente africano ainda abriga uma megafauna considerável e o resto do mundo não, é que pelos Hominídeos terem surgido na África os animais estavam mais adaptados a presença desses Hominídeos e posteriormente a nós humanos. Já o resto do mundo foi pego totalmente de surpresa com uma rápida expansão humana, os principais afetados sendo as Américas e a Oceania.
Adorei o video, aprendi muita coisa, jamais pensei q nossos animais pre históricos fossem na maioria marsupiais, e que a extinção teria ocorrido com a vinda dos animais do norte! Muito bom, bastante didático!
Po cara que vídeo excelente, foi uma verdadeira lição com um texto brilhante e uma exclamação impecável...deu para notar que vc sabe oque fala Parabéns
Muita gente fala "ainda bem que as aves do terror foram extintas pq elas eram muito monstruosas e iriam nos dizimar" eu não acho isso, acho que elas seriam bem menos perigosas para nós do que lobos e grandes felinos, justamente por terem perdido a competição pra eles. Eu acho uma pena elas não terem resistido, seria maravilhoso ver uma siriema de 2 metros, um animal que faria até os mais céticos enxergarem o dinossauro na ave.
Eu não acho que tenha algo a ver com "periculosidade"...quem vc teria mais medo? Um tigre dentes de sabre ou uma onça pintada? Quem vc acha que era maior e mais forte dentre os dois? E mesmo assim as onças sobreviveram e os dentes de sabre não. Não é necessariamente letalidade ou vigor mas sim a adaptação a chave da sobrevivência...os dentes de sabre e as aves do terror eram grandes, imponentes e fortes porque se adaptaram para abater grandes presas, mas quando essas presas foram se extinguindo eles tiveram problemas porque só restaram presas menores e mais ágeis, mais difíceis de serem capturadas e ainda que fossem capturadas não seria o bastante pra manter seus grandes corpos pesados e musculosos. Agora observe uma onça...suas pintas a camuflam muito bem, sabe nadar, escalar árvores, enxerga bem à noite, consegue viver bem em qualquer bioma (até mesmo na caatinga tem onça!), um caçador excelente, habilitado, não à toa está por aqui até hoje.
@@cicerojaniedson3311 bem colocado.
Mas essa ideia nem faz sentido.
Mesmo que os Lobos e grandes felinos estejam vivos hj não significa que as Aves do terror seriam mais fáceis de lidar e ainda temos que lembrar que os animais que as Aves do terror competiram eram bem maiores que os atuais animais que temos.
No Brasil tínhamos a maior espécie de Smilodon do mundo e ainda sim não está entre nós hj, duvido que ele fosse mais fácil de lidar que uma onça.
E muitas vezes perder a competição é mais por não ter uma vantagem útil pra aquele lugar as vezes ser menor ou aguentar uma variedade de temperatura maior que o seu competidor já é algo que faz alguém ganhar uma competição.
@@cicerojaniedson3311 na verdade os dentões do dente de na verdade só serviam para lutar entre si, seja por território ou pelas femeas
Imagin um frangão de ave do terror, que delícia devia ser.
Simplesmente maravilhoso! Vídeos de 20, 50 minutos sempre são bem vindos! Parabéns pelo trabalho!
Concordo e apoio! Gosto também de vídeos mais longos gerando mais informações.
@user-bl5sq8ze7rquais as provas de que não existiu?
Ei! Gostei muito desse canal! inscrito!
Você por aqui há 2 anos atrás?
Adorei. Não sabia quase nada sobre a história dos mamíferos daqui do Sul, nem dessa extinção da fauna nativa por competição com os invasores do norte
Nem precisa se preocupar com os minutos, pois o assunto foi tão leve e gostoso de ouvir que quando percebi, já havia acabado.
Como aluno de mestrado em botânica, gostaria de saber há a possibilidade de haver conteúdo voltado às plantas, seria magnífico entender a história evolutiva dos biomas do Brasil.
Com ctza!! Eu sei que eu frequentemente ignoro elas, mas vou dar mais atenção!
"A evolução não tem qualquer preferência pela complexidade, e às vezes os mamíferos só estavam no lugar errado, na hora errada" isso se aplica também à sociedade, existem pessoas que realizam trabalhos muito mais complexos e recebem menos e existem pessoas com muito potencial, mas que não desenvolveram ou foram levadas a acreditar que não possuem talento.
Isso é uma verdade incontestável.
Vdd e em relação á América do Sul devemos levar em conta q antes de vir os portugueses já existiam humanos aqui á milhares de anos
Bem explicado parabéns😮😮😅😅😅😅!!!
@@leandrocostasilva2😊😊
Existe uma brecha apontada por algum artigos. O fato da necessidade de supinação até a bolsa devido ao nascimento prematuro, força a existência de características como braços num ponto muito inicial do desenvolvimento, o que faz com que todos os marsupiais retenham características de supinação. Há uma baixa integração entre os membros locomotores anteriores e posteriores, o que faz com que nenhum marsupial carnívoro até agr encontrado apresente uma locomoção adaptada a corrida, há uma ausência de marsupiais de casco, Chaeropus, assim como Peramelemorphia, são os que tem mais alta integração pq a posição da bolsa permite os joeys não precisem se agarrar, mas eles rastejam em zingue-zague, sendo um exemplo de como a ausência da supinação pode levar a formas " unguladas" com cascos análogas a placentarios, além de não termos nenhum marsupial completamente aquático ou voador. Outra grande diferença é o padrão de substituição dentária em metatheria, o que faz com tanto Sparassodonta como os dois grupos Austrália que desenvolveram carnívoria sejam mais restritos em nichos do que os placetarios. Então sim, existe uma limitação morfológica imposta pelos marsupiais ao grau de diversidade pelo seu estilo de reprodução. Isso explica pq a América do Sul pré intercâmbio e a Austrália tem as menores diversidades de predadores, com uma diversidade de carnívoros ainda menor na América do Sul já que os predadores australianos como o Thylacoleo, tinham ancestrais herbívoros.
Joeys?
@@hermesdeluca Joey é para marsupial prematuro.
Não atoa que foi na América do sul onde justamente o predador era uma ave e não um mamífero
Exato
Taxa metabólicas dos marsupais são menores que sua contrapartes placentários. Recomendo vocês olharem esse artigo:
Do marsupials make good predators?
Insights from predator-prey diversity ratios
Cara!!! Seus vídeos são fantásticos e o material de primeira qualidade!!!
Poderia falar mais sobre esse “mundo perdido” que foi a América do Sul e os animais que aqui existiam.
Parabéns!
up
Que trabalho incrível você faz, Abner. Cada vídeo é um aprendizado diferentes.
@@joelgoncalves3712 lmao
Ótimo vídeo, ficou muito bacana
Bem interessante pensar q a América do Sul foi o único lugar na história onde os dinossauros conseguiram recuperar seus status de predador de topo, msm com a grande expansão dos mamíferos. Pena que eles foram extintos, seria daora poder ver uma ave do terror ainda viva
Se elas ainda existissem, provavelmente as pessoas não estranhariam tanto a idéia de que dinossauros tinham penas.
Culpa da América do norte ( 🇺🇲 )
@@sealimentardefezes1205 sim, malditos emigrantes kkk
@@sealimentardefezes1205Por isso eu odeio os EUA eles estragam tudo
Territórios ou continentes que ficam muito tempo isolados tem ecossistema menos complexos e consequentemente menos competição diferente do placentários e quando esse isolamento foi rompido eles invadiram o novo Território e como eram mais competitivos sobreviveram!
Não.
Excelente vídeo de A...! Acredito que falte proteína na alimentação dos marsupiais numa fase decisiva para a formação do cérebro. Quando ainda precisavam do poderoso sangue materno, são expelidos (abortados) e forçados a viver de leite.
1:56 COMO ASSIM!? kkk
Uau a cada dia eu me impressiono com as histórias da Terra
Sucesso pra você irmão! Você me fez recordar dos meus tempos de infância em que passava o dia sentado assistindo todos esses programas de ciência
Irmão, amo seu canal, faça uma série com vídeos mais longos tipo esse, retratando todos períodos geológicos cronologicamente vai ficar muito top!
Cara! Como descobriu meu projeto secreto?
@@abcterra sinergia mano! Pô que ótimo, aguardo os lançamentos.
Abraço !
Rapaz, quanto conhecimento. Eu tô impressionado com a qualidade do vídeo!!!! Obrigado por compartilhar. Sucesso pro canal 👏👏👏👏
Parabéns pelo trabalho incrível!! Obs.: Dinossauros não foram extintos somente na queda do meteorito, ele foi a gota d'água, mas o processo durou alguns milhares de anos antes do Meteorito.
os "dinossauros" a que o vídeo se refere são aves, que continuam vivas até hoje
Meu Deus do céu, faz muito tempo que eu não via um vídeo TÃO BOM nesse TH-cam, parabéns
Que vídeo maravilhoso !
Informativo e com credibilidade, parabéns pelo teu conteudo todo o tempo e esforço que você tem investido está se mostrando grandiosamente em cada material postado aqui.
Que venha cada vez mais sucesso !!
Faz um vídeo sobre a flora do cretáceo, sobre os oceanos da época e os tipos de árvores?
Quero contar a historia da vida cronologicamente, que tal?
@@abcterra acho que seria muito bom mano, eu já vi os vídeos do pirula mais tem poucas artes e ilustrações já o seus da pra ter uma sensação de como era a vida na quela época, que nem o do tiranossauro foi muito bommm
@@abcterra uau. Ia ser incrível, mas uma ideia dessas pede um vídeo longo, do qual eu vou ver cada segundo!
Valeu!
Excelente conteúdo. Parabéns!
Gosto de vídeos com bastante informações.
cara, que canal INCRIVEL, precisa de uma nova geração de canais do tipo. acompanho a ciência no youtube a uma década e o seu é um dos que me chocou com a qualidade, muito bom!
Você tem um dom, ou é muito esforçado, ou é as duas coisas.
Curto muito todos esse assuntos que trás sobre biologia em seu canal, sempre curti esse tipo de conteúdo, conheci seu canal a pouco tempo mas de longe é um dos meus preferidos ao lado do ponto em comum, porém ainda acho seu canal incrível pela maneira clara e objetiva de passar as informações em seu vídeo em tão pouco tempo (shorts) tornando esses videos mais longos quase uma viagem no tempo, pra um passado ancestral do nosso planeta.
Ótimo vídeo! Sugestão: Faz um vídeo sobre a fauna da Nova Zelândia, onde os principais nichos estão ocupados por aves, sendo que no resto do mundo esse processo é dominado por mamíferos.
Up
Up
Ótimo trabalho, Abner! 🔥
Que conteúdo incrível, parabéns cara, 20 minutos que parece que se passaram em 5 de tão bom que é assistir, a espera do próximo vídeo longo...
Não sou especialista de porra nenhuma , "diferentemente do que acontece atualmente na internet"
Mas acho irritante quando nós Humanos tentamos explicar a realidade que nós cerca; Com conceitos puramente humanos alto baixo superior inferior , podemos abandonar esse tipo de análise em que tem outras suposições em que avançamos e recuamos? não ! mas só de ter um pé atras sobre essas teorias já ganha meu respeito. Bela explanação belo canal narração esplêndida!
Você tem uma didática informativa, uma matéria tão bem elaborada que, após este, o segundo vídeo que assisti, me inscrevi. Parabéns!!!
Tem um gambá que dorme no porão da minha casa todos os dias. Achava o bichinho engraçado, mas agora, vendo esse vídeo, fico pensando se ele não está me vigiando doido para dar o próximo passo na evolução.
Excelente argumentação e compilado. Documentário muito bem elaborado. Recomendo e deixo aqui meus parabéns ao canal
Além de ser uma aula, ainda faz a gente refletir kkkk amei
Muito bem feito e muito bem colocado. Argumento evolutivo embasado. Muito provável q n foi um fator apenas, mas uma série de fatores envolvidos, por último a chegada do homem. Este q também, provavelmente deve ter influenciado nas caçadas de espécies já enfraquecidas em seus nichos. Parabéns!!
Eu amo esses vídeos pre históricos
Amo demais
Esperando vc fazer varios videos desde o surgimento da terra ate os dias atuais
Atualmente, jogo um RPG chamado PRIMAL QUEST, e tenho procurado muitas informações sobre megafauna e o período cenozoico e mesozóico. Muito bom seu vídeo, parabéns.
Fascinante! Muito obrigado! Cada vez aprendo mais neste canal. A linguagem e o timming absolutamente perfeitos! Eu tenho curiosidade sobre como tudo funciona e principalmente na evolução das espécies. Gratidão! Gratidão!
Muito foda, trabalho incrível, gostaria muito de ver outro vídeo parecido com esse.
"o caos da história é a força mais imponente da natureza". Realmente em história e biologia a gente precisa reconhecer que fatores aleatórios são muito importante em alguns eventos.
Cara a forma de como vc narra traz uma magia no contesto q esta sendo narrado.
Eu adoro paleontologia, e seus vídeos traz algo mais.
Não apenas informações sobre os animais, existe alguma coisa mais
Adorei 😊
conheço o canal a pouco tempo mas fico deslumbrado com como vc consegue trazer esses conteúdos de forma interessante e didática
Ganhou mais um inscrito (achei q tivesse me inscrivido no do t rex )
Esses vídeos maiores são melhores (mais dão mais trabalho)
TOP DEMAISSS!!!
Cara, adorei! Não pare mais de fazer vídeos!
Ansioso pelos próximos vídeos longos. Sou fã do seu trabalho.
Primeiro vídeo que eu vejo deste canal, e já me inscrevi! Qualidade de milhões 👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns pelo conteúdo, você arrasa 🌱
Descobri que essa história dos países do hemisfério Norte ferrarem com o Sul é mais antigo do que se imagina kkkk
Canal top dms. Ótimo roteiro, ilustração, assunto. Parabéns cara, teu trabalho é pic@
Não sei como parei por aqui, mas EXCELÊNTE CONTEÚDO!! PARABÉNS pelo trabalho!!
Cara continue fazendo esses vídeos maiores (principalmente de mamíferos se possível 😅) eles são muito bons, parabéns pelo trabalho bem feito.
Até que enfim,um brasileiro com um estudo desse tipo.parabens
Só pra lembrar que os Sparassodonta não eram marsupiais, eram uma linhagem diferente de marsupialia, mas bem próxima. E isso coloca ainda mais peso na extinção desse grupo inteiro pelo grande intercâmbio faunístico americano, eles eram mamíferos diferentes de todos os outros grupos atuais
Isso é muito louco! Mas como no ensaio original isso não foi citado, eu deixei passar. Pensei em citar isso na minha conclusão, mas ficou sem contexto. Obrigado pelo seu comentário!
@@abcterra Canal muito bom o seu cara, vou tentar espalhar pra todo mundo que eu conheço
Meu amigo, gostei tanto do vídeo que já me inscrevi. *NUNCA* vi um vídeo com tantos detalhes como o seu. 👏👏
Cara eu to amando esses vídeos eles trazem muita informação em um só vídeo 😁👍.
Que formato surreal!!!! Muito bom o canal!!! Parabéns!!!!!
É bem triste eles não estarem mais aqui mas infelizmente o isolamento pesou bem contra os animais daqui.
Vídeo de boa qualidade e cheio de informações. Parabéns pelo seu trabalho, ficou incrível!!
Adoro quando tú faz vídeo longos
Que vídeo maravilhoso! Parabéns por esse material riquíssimo. Espero que continue esse trabalho com vídeos longos
Esses videos longos são perfeitos
Perfeita analise, por vezes pensei nesse assunto. Grato por postar
Sensacional. Seu trabalho é magnífico. Parabéns.
Meu deus descobri hoje esse canal enquanto almoçava, excelente conteúdo!
Uma bomba de informações fantásticas!! Como não salvar?
Esse foi um dos vídeos que eu mais gostei de assistir. Eu como jogador de ARK fico pensando em como seria tudo diferente se marsupiais tivessem conseguido equilibrar a seleção natural com os placentários e ovíparos, que interessante que seriam os dias de hoje.
Obrigado pelo vídeo!
Sempre é assim, só acho pessoas que gostam desse assunto pela internet. N conheço ninguém pessoalmente que goste desses temas.
Eu gosto.
Maravilhosos os seus vídeos!!!! Parabéns pelo excelente trabalho!!!!
Ótimo vídeo 👏👏 você e topi
gostei bastante do vídeo, essa reflexão entre norte e sul me fez uma outra sobre as diferenças entre civilizações do norte e sul, no caso dos continentes europeu e africano, em relação a organização social, os papais sociais, a construção de crenças e filosofias
Muito bom o vídeo, é ótimo ver alguém defendendo os marsupiais. ''Inferiores'' uma ova.
UAU! O TH-cam acertou em cheio dessa vez! Que sugestão excelente, que vídeo maravilhoso!
video otimo, gosto muito do seu trabalho :)
Impecável o seu trabalha para trazer informações acadêmicas para a linguagem popular. Estou apaixonado pelo canal. 💚
Excelente vídeo. Ensaio ímpar sobre um assunto que ainda inspirará debates e análises. Uma pergunta que fica é porque a mega fauna vinda de lá não se desenvolveu aqui também? Nesse pequeno ponto eu proponho uma outra análise. Eu começaria pela elevação da Cordilheira dos Andes. A elevação dela modificou todo o clima, tornou-o mais úmido dando origem a florestas fechadas - Mata Atlântica e Mata Amazônica - e grandes rios, ao mesmo tempo, manteve algo semelhante a uma savana, no caso o cerrado e a caatinga, mas ambos em solos muito pobres e sem grandes condições de fornecer a alimentação aos animais de grande porte. Os animais nada mais fizeram do que se adaptar àquilo, sendo a chegada aqui da fauna da América do Norte apenas o "coupe de grace" em algo que já estava ocorrendo. Ocorreu uma enorme evolução de insetos, das formigas e cupins, cobras e lagartos e ave e animais de pequeno - como os macacos citados - , todos sem grandes exigências das pradarias como reserva alimentar que existem na A. do Norte. Nada consegue se desvincular da Geografia, nem homens e nem animais, vide até os atuais exemplo do México, Ucrânia e Canadá, claro que por outras razões. Falando em Geografia, os solos da América do Sul são paupérrimo, exceto parte do centro sul do Brasil, áreas da Colômbia e Bolívia e o pampa argentino. Talvez seja muita pretensão minha colocar as coisas assim, mas analise.
Brilhante! Me fez pensar bastante.
A extinção da megafauna daqui aconteceu em pulsos, e por mais que muitos fatores tenham interferido, é importante lembrar que a vegetação neotropical dominou completamente a porção equatorial da América do Norte. Nossas plantas “subiram” e formaram florestas densas que limitam a mobilidade dos animais gigantes (não completamente) mas pode ter impedido grandes fluxos. O ser humano conviveu por alguns milênios com a megafauna daqui, e não sabemos se nós fomos realmente esse “golpe da graça”, porque muita coisa estava acontecendo climatica e ecologicamente durante o inicio dessa era interglacial. De qualquer forma, fazem 10k anos que os animais “de tonelada” foram extintos aqui, e pode ser que ainda não tenha dado tempo de desenvolver esse grau de gigantismo. Talvez as antas estejam a caminho!
@@abcterra Brilhante você também, mas ainda penso que no final, a questão solo pobre e climas quentes limitarão o gigantismo. A anta, talvez seja o limite superior daquilo que o ambiente suporta em tamanho. E o gado bovino? Bem, o gado é um produto humano que pode ser suprido com um complemento alimentar. Porém, como percebido, muita coisa aconteceu ou ao mesmo tempo ou em seguida não se podendo dar uma palavra final sobre o qual foi mais importante.
Entendo que porção equatorial citada se refere à A. do Sul não?
perfeição de vídeo! A megafauna sul americana foi muito diversa e interessante, e é bem difícil imaginar como os animais tão fascinates sumiram assim, sem catástrofe climática, meteoro kkk ....o vídeo é muito informativo e completo, e também com explicações muito precisas sobre a evolução.
Não existe mais evoluído, se está vivo está igualmente evoluído.
?
@@samuelsiveb significa que a evolução não ocorre para com uma finalidade, ela simplesmente ocorre. Não há planejamento ou objetivo na evolução, é simplesmente uma questão de adaptação, logo não existe mais evoluído.
@ Tive dificuldade de entender oq vc avia dito. Enfim, esse tbm e meu pensamento.
cara muito bom e completo esse video! parabéns cara
Magnífico!!!
Fico muito feliz de ter alguém pra fazer vídeos tão bons sobre paleontologia como vc aqui no br ❤️❤️
Já encontrei um gambá em um park e ele saiu correndo para o meio da rua e foi amassado pelo ônibus sem querer.
R.I.P gambá aleatório
Meww que vídeo demais! Acabei de receber por recomendação e já vou dar uma maratonada no canal hehe. Sem desqualificar documentários super produzidos, eu tenho muito mais apego e identificação com esse formato que lembra uma aula, no meu entendimento isso ajuda muito. Parabéns e sucesso :D
Seria interessante se a América Central não existice aí talvez a América do Sul e do Norte seriam continentes diferentes e muitos animais antigos teriam sobrevivido
Sobreviveriam por mais um tempo, mas seriam extintos quando os humanos chegassem, assim como aconteceu com os animais gigantes da Austrália, nova Zelândia e Madagascar
Gostei muito do cabelo moça vem aqui em Fortaleza moça gostei muito
@@jonaw2008 Estão querendo ressucitar o mamute, seria possível ressucitar esses aí também? Seria show kk
@@Leo-bw7mg acho que não, temos uma amostra de um mamute inteiro congelado, mas boa parte da megafauna não tem uma dessas
América Central é uma região, não continente. Os únicos continentes são: América do Sul, América do Norte, Antártica, África, Oceania e Eurásia.
Faz muito sentido a sua conclusão. A adversidade fortalece e é muito importante compreender a evolução, pois todas as espécies estão no topo de desempenho para sua proposta de vida.
moral da história: culpa do Panamá.
Muito bom trabalho companheiro! É uma pena a extinção dA mega fauna sul americana. Poderíamos estar convivendo com eles.
🐻🏳️🌈🏳️🌈🏳️🌈 Amo demais a Ciência, a natureza e a evolução. Ninguém precisa de religião para nada. Beijos.
Vou deixar meu comentário aqui pra ver tretas kkkk
claro q precisa, vivemos numa moral criada por religiões e n num ambiente selvagem obedecendo a seleção natural
@@Joserbsantoss Estranho, o comentário saiu a 1 mês e nehuma treta começou? Que milagre
@@ladepiuebi8613 sim kkkk
Eu amo esses vídeos com um tom mais realista, no sentido de que nenhuma espécie é mais evoluída. Eu ainda acho que a espécie humana hoje em dia é menos adaptada, pois modificamos tanto o meio-ambiente que a maioria de nós não sobreviveria à natureza.
Então a falta de competição, maior disponibilidade de alimentos e condições climáticas favoráveis atrasaram a evolução da parte sul da América.
A parte Norte da América ser pior foi o que fez os carnívoros e herbívoros dessa região ficarem tão fortes
Mas imagina uma ave do terror evoluida, por exemplo, sendo capaz de voar, nao ia sobrar nenhum carnívoro norte americano para contar a história
Mas elas já estavam perdendo as asas kkkk
@@Loiueplaystudios2325 Pois é mas, imagina elas tendo a capacidade de vôo bem desenvolvida
@@joseemanoel132 Sim, mas mesmo se tivessem vivas, elas não iriam se adaptar para voar.
@@Loiueplaystudios2325 Pois é, bom fazer oq né de qualquer forma ela não existe mais
@@joseemanoel132 Pare, isso me dá gatilho.
Eu prefiro acreditar que elas existem,
Que vídeo foda, muito bem explicado e que nos dá uma nova perspectiva sobre a nossa existência como ser vivo. Parabéns pelo trabalho.
Tem uma teoria que fala que o continente africano ainda abriga uma megafauna considerável e o resto do mundo não, é que pelos Hominídeos terem surgido na África os animais estavam mais adaptados a presença desses Hominídeos e posteriormente a nós humanos. Já o resto do mundo foi pego totalmente de surpresa com uma rápida expansão humana, os principais afetados sendo as Américas e a Oceania.
interessante, mas eu prefiro a idéia dele
como eu amo esse canal, os vídeos com mais de 10min são top
As capivaras tbm surgiram aqui???
Vídeos que prendem do começo ao fim, e fácil intedimento. Realmente incrível.
Maravilhosa análise, que faz todo o sentido agora para mim! Muito obrigada!
Parabéns pelo excelente trabalho nesse compilado! Um conteúdo desmitificador de excelente qualidade!
Que vídeo incrível ...eu sinceramente queria ter visto grande parte da nossa mega fauna ...havia tanto bicho lindo e incrível
Adorei o video, aprendi muita coisa, jamais pensei q nossos animais pre históricos fossem na maioria marsupiais, e que a extinção teria ocorrido com a vinda dos animais do norte! Muito bom, bastante didático!
Como eu não conhecia esse canal antes!!! Caramba, mandaram muito bem!
Show de canal. ABC Terra é um verdadeiro manja de conhecimento sobre a vida...
Cara, que material espetacular esse canal produz.
Amo quando tem vídeos mais longos 👏🏽 canal brabo demais
Po cara que vídeo excelente, foi uma verdadeira lição com um texto brilhante e uma exclamação impecável...deu para notar que vc sabe oque fala Parabéns
parabens e muito obrigado por compartilhar muito conhecimento em forma de entretenimentoe e educativo, valioso demais !!!!