Parabéns. Vídeo super didático sobre o viscosímetro Copo Ford 4, IRRETOCÁVEL! Acrescento para aqueles que trabalham com a unidade mPas ( mili Pascal) que 1 cPs = 1 mPas
Excelente. Viscosidade é um parâmetro importante no controle de qualidade fisico-químico de produtos. Certamente usarei esse vídeo para ilustrar a forma prática da teoria explicada em minhas aulas.
4 ปีที่แล้ว
Boa tarde Erick! Fico muito feliz em saber que esse material poderá ser utilizado nas suas aulas, acho que não teria uma forma mais nobre desse vídeo ser útil. Um grande abraço!
Gostaria de parabenizar pela incrível didática e simplicidade em passar o conhecimento !! Com certeza, estarei usando como referência para controle de qualidade na indústria em que trabalho, este vídeo !! Mais uma vez, parabéns e muito obrigado !! Grande abraço
Muito bom Lucas. Tenho um viscosímetro copo ford parado na prateleira porque não sabia usar. Comprei para medir viscosidade de barbotinas (importante para modelagem cerâmica em formas de gesso). Agora sei usar o viscosímetro. Muito obrigado. Já repassei o vídeo para o pessoal do nosso curso de cerâmica.
4 ปีที่แล้ว +1
Boa Noite Rogério! Fiquei muito feliz ao ver sua mensagem! Se te ajudar dê uma olhada neste TCC, em que o autor determinou justamente a viscosidade (com copo ford n. 4) de barbotinas com diferentes defloculantes: MENEGHEL, Douglas; Eficiência do poliacrilato de sódio em barbotina tixotrópica em relação ao silicato de sódio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Cerâmica) - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Crisciúma, 2011. Disponível em: repositorio.unesc.net/bitstream/1/682/1/Douglas%20Meneghel.pdf As argilas são tixotrópicas, mas mesmo assim a medida no copo Ford dá um valor interessante para você poder ter um parâmetro da magnitude da viscosidade em barbotinas. Um grande abraço e muito obrigado pelo seu comentário!
Já chego dando like por que sei que o vídeo e bom.
4 ปีที่แล้ว +1
Boa tarde Jonas! Fico feliz que esteja gostando dos conteúdos do nosso canal. Espero que os próximos vídeos possam te interessar também. Um grande abraço!
Amigo ensina a sintetizar clorato de potássio com água sanitária e sal light, ótimo vídeo abraço!
4 ปีที่แล้ว
Boa tarde Alexandre! Eu não fiz esse procedimento, mas você pode encontrar mais informações sobre ele em um vídeo (em português) de um outro canal (química importada): th-cam.com/video/ZxV9e3vojyk/w-d-xo.html Acredito que esse material esteja dentro do que você está se referindo. Um grande abraço e fico feliz que tenha gostado do nosso vídeo!
Sou da área automotiva e tenho estudado os lubrificantes industriais. Resolvi estudar porque sempre desconfiei das barbaridades que ouço na internet sobre lubrificantes automotivos. Uma delas é sobre a viscosidade de óleos automotivos multiviscosos XW-Y(5w-40,p.ex.). Minha formação é de nível médio e tenho lido trabalhos acadêmicos de mestrado ou doutorado. Tem sido difícil. Por isto fiquei entusiasmado com este canal. Estarei sempre atento. Já sei ler fichas técnicas de lubrificantes,mas ainda há muitas dúvidas.
Excelente vídeo. Parabéns! Peço licença para uma pequena correção: no tempo 11:15 vc diz que os fluidos reopéticos e tixotrópicos variam a viscosidade com o cisalhamento, quando na verdade eles variam a viscosidade com o tempo.
2 ปีที่แล้ว
Perfeito amigo, exatamente! Muito obrigado pela correção. Seja sempre bem vindo aqui no canal! Um abraço e desejo uma excelente noite!
Eu uso o viscosímetro copo ford 4 de plastico, utilizo para medir o tempo de tinta primer. Gostaria de saber se existe uma tabela que me informe os tipos de tintas e o tempo que leva para escoar. Agradeço a atenção
Óleos industrias a grande maioria trás a viscosidade a 40º C, existe uma conversão da viscosidade medida á 25º C para 40º C? Ou qual equação poderia usar para fazer a medição da viscosidade á 40 graus?
Excelente vídeo. Direto e informativo. No segundo experimento, com o detergente, as suas medidas estão fora da faixa de trabalho. Diria que o correto seria fazer uma curva de calibração. Daí surge a minha questão: como fazer uma curva de calibração para esse sistema? Teríamos de utilizar diversos fluídos "padrões" de densidade pré-determinada para fazer a regressão?
4 ปีที่แล้ว
Boa tarde Lucas! Sim, você poderia fazer uma curva de calibração usando alguns óleos com viscosidades e densidades padronizadas. Os mais utilizados na padronização no exterior são os óleos: Óleo: S-10 Viscosidade à 25°C: 20 cSt; Óleo: S-20 Viscosidade à 25°C: 35 cSt; Óleo: S-60 Viscosidade à 25°C: 120 cSt; Óleo: S-200 Viscosidade à 25°C: 460 cSt; Essa informação está no material: VISWANATH, D. S.; GHOSH, T. K.; PRASAD, D. H. L.; DUTT, N. V. K. Viscosity of Liquids Theory, Estimation, Experiment, and Data. 1a Ed, Dordrecht:Sringer, 2007, página 54. Mas no Brasil, o INMETRO tem usado esses óleos: Óleo: 30R2 Viscosidade à 25°C: 26,30 cSt; Óleo: 70R Viscosidade à 25°C: 52,21 cSt; Óleo: 200R1 Viscosidade à 25°C: 203,26 cSt; Óleo: 300R2 Viscosidade à 25°C: 313,2 cSt; Essa informação está no material: BARBOSA, A. P.; RODRIGUES, C. R. C.; Nova metodologia para calibração de viscosímetros do tipo copo Ford. METROSUL IV - IV Congresso Latino-Americano de Metrologia. De 09 a 12 de Novembro, 2004, Foz do Iguaçu, Paraná - BRASIL. Disponível em: repositorios.inmetro.gov.br/bitstream/10926/507/1/2004_BarbosaRodrigues.pdf Mas no caso do detergente que utilizamos, como a faixa de tempo ficou em 106,67 segundos muito próxima ao limite superior (100 segundos), admitimos que ainda haverá comportamento linear da equação, embora não é opção mais correta a se fazer. Se você quiser escapar de todo o trabalho de adquirir óleos de viscosidades padronizadas e de ter que fazer uma curva de calibração, outra opção simples e confiável seria adquirir um orifício um pouco maior, como o n.5, por exemplo. Ele seria muito útil para a medida de viscosidade do detergente, pois nele o tempo de escoamento para esse detergente possivelmente vai estar dentro da faixa de 20 a 100 segundos. A norma NBR 5849 não fala sobre orifícios superiores ao n.4, mas a ASTM D1200 usa o orifício n.5. Ele é adequado para medidas de fluidos com viscosidades entre 200 - 1200 cSt. Esse aqui é o link do site de um fabricante que produz copos segundo a ASTM D1200: www.hanatekinstruments.com/products/astm-d1200/ Um grande abraço e obrigado pelo comentário!
como eles chegam na conta dos orifícios ? No valor tabelado .
3 ปีที่แล้ว
Boa tarde, Gustavo! Tenho entrado muito pouco aqui no canal para responder dúvidas, portanto, me desculpe pela demora ao responder seu comentário. Espero que essa resposta ainda possa ser útil: Gustavo para se fazer isso é necessário o conhecimento prévio da viscosidade de um óleo. Então, existem outros métodos de determinação da viscosidade de óleos. Por exemplo, existe um método que se mede a força necessária para se girar uma "hélice" em determinada amostra. O equipamento que faz isso é um viscosímetro rotativo, o do tipo Brookfield é, por exemplo, um bastante conhecido. Alguns óleos são tiveram sua viscosidade determinada através de vários métodos e eles são chamados de "padrões". Daí se a viscosidade de um óleo já é conhecida, pode-se chegar naquelas equações dos orifícios que apresentamos no vídeo: Para cada orifício coloca-se um óleo "padrão" e calcula-se o tempo em que o óleo teve o interrompimento. Ao se realizar esse procedimento para vários óleos, obtem-se um gráfico do tipo viscosidade vs tempo, que através de uma regressão linear é obtida a equação da reta. Esse trabalho foi realizado para cada orifício e dele foi originado as equações que estão dispostas nas normas (essas que apresentamos no vídeo). Um abraço e obrigado por sua participação aqui no canal!
Você poderia me explicar como a platina consegue produzir ácido nítrico.
4 ปีที่แล้ว +1
Bom dia Lineu! Primeiramente é importante lembrar que a platina é pouco reativa na presença de ácido nítrico. Na produção do ácido nítrico (via processo de Ostwald), se usa como matéria prima para produção do ácido nítrico a amônia (NH3). Ela é oxidada em grades de um liga de platina e ródio, que converte amônia em NO (monóxido de nitrogênio), esse produto é depois convertido à NO2, que na presença de água forma o HNO3 (ácido nítrico). Nesse processo de Ostwald, a liga de platina tem uma função principal que é viabilizar o processo (é um catalizador, ela acelera essa reação), além de ser resistente ao produto final gerado. Esse catalizador foi aperfeiçoado ao longo dos anos. Inicialmente era utilizado barras de platina pura, mas ela se desgastava conforme sucessivas reações eram conduzidas. Depois um advento tecnológico foi a utilização de ligas de platina e ródio. Posteriormente foi visto que se o catalizador fosse no formato de telas (grades) o processo ainda se tornava mais eficiente. Se você pesquisar sobre "knitted platinum-rhodium for ammonia oxidation" vai conseguir ver o material que estou dizendo, e inclusive algumas microscopias interessantes desse material. Um artigo científico, do tipo "review" interessante sobre esse assunto seria o "Advances in selective catalytic oxidation of ammonia to dinitrogen: a review.", publicado na RSC: Chmielarz, L., & Jabłońska, M. (2015). Advances in selective catalytic oxidation of ammonia to dinitrogen: a review. RSC Advances, 5(54), 43408-43431. doi:10.1039/c5ra03218k . Disponível em: pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2015/ra/c5ra03218k Já um trabalho bastante antigo, mas que é bastante informativo é o artigo "Catalysts for Oxidation of Ammonia to Oxides of Nitrogen.": Handforth, S. L., & Tilley, J. N. (1934). Catalysts for Oxidation of Ammonia to Oxides of Nitrogen. Industrial & Engineering Chemistry, 26(12), 1287-1292. doi:10.1021/ie50300a016. Disponível em: pubs.acs.org/doi/pdf/10.1021/ie50300a016 Um grande abraço!
Olá. Vc poderia me passar a equação para o orifício 6 e 8?
4 ปีที่แล้ว +1
Boa tarde, Cristiene! Se você estiver com copos fabricados nas medidas da norma ISO 2431 para tintas e vernizes (e ASTM D5125), então a equação para o orifício n. 6 é a seguinte: 6 mm: V = 6,90t - 570/t Lembre-se que para esse copo você deverá medir em tempos entre 30 a 100 segundos. Então a faixa de viscosidade que ele mede é entre 188 - 684 cSt A temperatura da amostra deverá estar entre 20 a 30°C, melhor ainda se estiver entre 23 a 25°C. Essa equação e informações (para o orifício de 6 mm) estão em: AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. ASTM D 5125-97: Standard Test Method for Viscosity of Paints and Related Materials by ISO Flow Cups. Philadelphia, 2005. MEZGER, T. G. The Rheology Handbook: For Users of Rotational and Oscillatory. 2a Ed. Vincentz Network GmbH & Co KG, 2006. Já as dimensões do orifício n. 8, não são previstas nessas duas normas, e portanto pode ser que ela não seja universal, não possuindo então uma equação definitiva. Se você possuir um copo com orifício n. 8 compensaria ver informações com o fabricante do copo, ou caso isso não seja possível, é importante preparar uma curva de calibração com substâncias de viscosidade conhecida, verificando a linearidade e a correlação entre o tempo e viscosidade. Mesmo assim, aqui vão as informações do orifício n.8 para o copo tipo "ISO" dada pelo fabricante GARDCO: 8 mm: V=21.78t-306/t Faixa de medida do copo de 8 mm: 643 - 2175 cSt Essas informações eu obtive em: gardco.com/pages/viscosity/vi/iso_cups.cfm (mais precisamente na guia "ISO Standard Cup Info". Obrigado por sua participação aqui no nosso canal. Um grande abraço!
gostei muito do vídeo, parabéns, se não for um incômodo, poderia me ajudar dizendo oq seria aquele 3,846 e aquele 17,300 na equação do orifício de número 4 por favor? estou trabalhando em um TCC e preciso dessas informações, não consigo acessar as normas da NBR. Isso irá me ajudar muito, obrigado desde já.
Boa noite Plutonium! Realmente, temos falados de vários produtos controlados, e nesse caso um vídeo desses seria muito didático. Vamos pensar em algo do tipo, essa foi uma ótima ideia. A propósito, caso queira ver um material já elaborado sobre o Siproquim 2, tem um conteúdo bem completo no próprio site oficial da Polícia Federal, incluindo vídeos, compensa conferir: www.pf.gov.br/servicos-pf/produtos-quimicos/arquivos-siproquim2 Um grande abraço e muito obrigado pelo seu comentário!
Pelo preço se esse aparelho tivesse uma tampa automática e um laser seria bem mais prático 😞
4 ปีที่แล้ว +1
Boa noite Paulo! Realmente, essa é uma ideia genial, certamente seria um ajuste que reduziria os erros de operador que são típicos desse tipo de medição. Eu mesmo nunca vi um equipamento com esse tipo de aprimoramento que você citou, mas fica registrado aqui essa excelente ideia para os fabricantes. Muito obrigado por sua participação aqui no canal! Em breve lançarei novos vídeos, se puder, nos acompanhe para dar mais opiniões. Um grande abraço!
Precisamos de mais gente que dê aula assim! Excelente.
Parabéns. Vídeo super didático sobre o viscosímetro Copo Ford 4, IRRETOCÁVEL!
Acrescento para aqueles que trabalham com a unidade mPas ( mili Pascal) que
1 cPs = 1 mPas
Excelente. Viscosidade é um parâmetro importante no controle de qualidade fisico-químico de produtos. Certamente usarei esse vídeo para ilustrar a forma prática da teoria explicada em minhas aulas.
Boa tarde Erick! Fico muito feliz em saber que esse material poderá ser utilizado nas suas aulas, acho que não teria uma forma mais nobre desse vídeo ser útil. Um grande abraço!
Sou professor e reconheço o vídeo como completo e de excelente qualidade. Meus parabéns! Professor Luiz Evaristo.
Obrigado Prof. Luiz Evaristo! Fico muito feliz que você tenha gostado do nosso material.
Um abraço e desejo uma ótima semana!
muito útil para a minha prática de laboratório na USP, obrigada!!
Parabéns pelas explicações, Percebe-se nitidamente o domínio técnico somente pela sua explanação !
Gostaria de parabenizar pela incrível didática e simplicidade em passar o conhecimento !! Com certeza, estarei usando como referência para controle de qualidade na indústria em que trabalho, este vídeo !! Mais uma vez, parabéns e muito obrigado !! Grande abraço
Muito bom Lucas. Tenho um viscosímetro copo ford parado na prateleira porque não sabia usar. Comprei para medir viscosidade de barbotinas (importante para modelagem cerâmica em formas de gesso). Agora sei usar o viscosímetro. Muito obrigado. Já repassei o vídeo para o pessoal do nosso curso de cerâmica.
Boa Noite Rogério! Fiquei muito feliz ao ver sua mensagem! Se te ajudar dê uma olhada neste TCC, em que o autor determinou justamente a viscosidade (com copo ford n. 4) de barbotinas com diferentes defloculantes:
MENEGHEL, Douglas; Eficiência do poliacrilato de sódio em barbotina tixotrópica em relação ao silicato de sódio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Cerâmica) - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Crisciúma, 2011. Disponível em: repositorio.unesc.net/bitstream/1/682/1/Douglas%20Meneghel.pdf
As argilas são tixotrópicas, mas mesmo assim a medida no copo Ford dá um valor interessante para você poder ter um parâmetro da magnitude da viscosidade em barbotinas.
Um grande abraço e muito obrigado pelo seu comentário!
Excelente explicação e didática, meus parabéns!
Me ajudou muito essa aula, precisa exatamente converter uma especificação de viscosidade dinâmica para cinemática!
*Agradecemos ao Arthur Felipe, membro do canal, pelo auxílio na correção dos valores da unidade Poise.*
Eu que agradeço a atenção!
Já chego dando like por que sei que o vídeo e bom.
Boa tarde Jonas! Fico feliz que esteja gostando dos conteúdos do nosso canal. Espero que os próximos vídeos possam te interessar também. Um grande abraço!
Amigo ensina a sintetizar clorato de potássio com água sanitária e sal light, ótimo vídeo abraço!
Boa tarde Alexandre! Eu não fiz esse procedimento, mas você pode encontrar mais informações sobre ele em um vídeo (em português) de um outro canal (química importada): th-cam.com/video/ZxV9e3vojyk/w-d-xo.html
Acredito que esse material esteja dentro do que você está se referindo.
Um grande abraço e fico feliz que tenha gostado do nosso vídeo!
@ s, já vi esse vídeo, mais queria ver vc gravar ok
Sou da área automotiva e tenho estudado os lubrificantes industriais.
Resolvi estudar porque sempre desconfiei das barbaridades que ouço na internet sobre lubrificantes automotivos.
Uma delas é sobre a viscosidade de óleos automotivos multiviscosos XW-Y(5w-40,p.ex.).
Minha formação é de nível médio e tenho lido trabalhos acadêmicos de mestrado ou doutorado.
Tem sido difícil.
Por isto fiquei entusiasmado com este canal.
Estarei sempre atento.
Já sei ler fichas técnicas de lubrificantes,mas ainda há muitas dúvidas.
Ótima aula!
fiz minha inscrição apos este video parabéns
gostei muito da sua aula, gostaria de sabe, onde acho a equação para o orifício numero 8?
Excelente vídeo. Parabéns! Peço licença para uma pequena correção: no tempo 11:15 vc diz que os fluidos reopéticos e tixotrópicos variam a viscosidade com o cisalhamento, quando na verdade eles variam a viscosidade com o tempo.
Perfeito amigo, exatamente! Muito obrigado pela correção. Seja sempre bem vindo aqui no canal!
Um abraço e desejo uma excelente noite!
Muito top! Parabéns!
Lucas você é o cara 😍
Qual o cálculo para viscosimetro copo ford n 6?
Qual furo se usa pra oleo motor de viscosidade SAE30 = 10 CST A 100C e Uns 100 cst a 40C?
Eu uso o viscosímetro copo ford 4 de plastico, utilizo para medir o tempo de tinta primer. Gostaria de saber se existe uma tabela que me informe os tipos de tintas e o tempo que leva para escoar. Agradeço a atenção
Olá. Ótimo vídeo.
Uma dúvida, para um hidratante cosmético com viscosidade um pouco maior, não daria pra fazer neste viscosímetro copo ford certo?
Óleos industrias a grande maioria trás a viscosidade a 40º C, existe uma conversão da viscosidade medida á 25º C para 40º C? Ou qual equação poderia usar para fazer a medição da viscosidade á 40 graus?
Excelente vídeo. Direto e informativo. No segundo experimento, com o detergente, as suas medidas estão fora da faixa de trabalho. Diria que o correto seria fazer uma curva de calibração. Daí surge a minha questão: como fazer uma curva de calibração para esse sistema? Teríamos de utilizar diversos fluídos "padrões" de densidade pré-determinada para fazer a regressão?
Boa tarde Lucas! Sim, você poderia fazer uma curva de calibração usando alguns óleos com viscosidades e densidades padronizadas. Os mais utilizados na padronização no exterior são os óleos:
Óleo: S-10 Viscosidade à 25°C: 20 cSt;
Óleo: S-20 Viscosidade à 25°C: 35 cSt;
Óleo: S-60 Viscosidade à 25°C: 120 cSt;
Óleo: S-200 Viscosidade à 25°C: 460 cSt;
Essa informação está no material:
VISWANATH, D. S.; GHOSH, T. K.; PRASAD, D. H. L.; DUTT, N. V. K. Viscosity of Liquids Theory, Estimation, Experiment, and Data. 1a Ed, Dordrecht:Sringer, 2007, página 54.
Mas no Brasil, o INMETRO tem usado esses óleos:
Óleo: 30R2 Viscosidade à 25°C: 26,30 cSt;
Óleo: 70R Viscosidade à 25°C: 52,21 cSt;
Óleo: 200R1 Viscosidade à 25°C: 203,26 cSt;
Óleo: 300R2 Viscosidade à 25°C: 313,2 cSt;
Essa informação está no material:
BARBOSA, A. P.; RODRIGUES, C. R. C.; Nova metodologia para calibração de viscosímetros do tipo copo Ford. METROSUL IV - IV Congresso Latino-Americano de Metrologia. De 09 a 12 de Novembro, 2004, Foz do Iguaçu, Paraná - BRASIL. Disponível em:
repositorios.inmetro.gov.br/bitstream/10926/507/1/2004_BarbosaRodrigues.pdf
Mas no caso do detergente que utilizamos, como a faixa de tempo ficou em 106,67 segundos muito próxima ao limite superior (100 segundos), admitimos que ainda haverá comportamento linear da equação, embora não é opção mais correta a se fazer.
Se você quiser escapar de todo o trabalho de adquirir óleos de viscosidades padronizadas e de ter que fazer uma curva de calibração, outra opção simples e confiável seria adquirir um orifício um pouco maior, como o n.5, por exemplo. Ele seria muito útil para a medida de viscosidade do detergente, pois nele o tempo de escoamento para esse detergente possivelmente vai estar dentro da faixa de 20 a 100 segundos.
A norma NBR 5849 não fala sobre orifícios superiores ao n.4, mas a ASTM D1200 usa o orifício n.5. Ele é adequado para medidas de fluidos com viscosidades entre 200 - 1200 cSt. Esse aqui é o link do site de um fabricante que produz copos segundo a ASTM D1200:
www.hanatekinstruments.com/products/astm-d1200/
Um grande abraço e obrigado pelo comentário!
@ muito obrigado pela resposta sensacional. Sucesso!
Quantas ml cabe nesse copo? Vlw
Olá amigo, a tinta esmalte cerâmico é um item newtoniano, posso usar copo ford para fazer a medição?
como eles chegam na conta dos orifícios ?
No valor tabelado .
Boa tarde, Gustavo! Tenho entrado muito pouco aqui no canal para responder dúvidas, portanto, me desculpe pela demora ao responder seu comentário. Espero que essa resposta ainda possa ser útil:
Gustavo para se fazer isso é necessário o conhecimento prévio da viscosidade de um óleo. Então, existem outros métodos de determinação da viscosidade de óleos. Por exemplo, existe um método que se mede a força necessária para se girar uma "hélice" em determinada amostra. O equipamento que faz isso é um viscosímetro rotativo, o do tipo Brookfield é, por exemplo, um bastante conhecido. Alguns óleos são tiveram sua viscosidade determinada através de vários métodos e eles são chamados de "padrões".
Daí se a viscosidade de um óleo já é conhecida, pode-se chegar naquelas equações dos orifícios que apresentamos no vídeo: Para cada orifício coloca-se um óleo "padrão" e calcula-se o tempo em que o óleo teve o interrompimento. Ao se realizar esse procedimento para vários óleos, obtem-se um gráfico do tipo viscosidade vs tempo, que através de uma regressão linear é obtida a equação da reta. Esse trabalho foi realizado para cada orifício e dele foi originado as equações que estão dispostas nas normas (essas que apresentamos no vídeo).
Um abraço e obrigado por sua participação aqui no canal!
Você poderia me explicar como a platina consegue produzir ácido nítrico.
Bom dia Lineu! Primeiramente é importante lembrar que a platina é pouco reativa na presença de ácido nítrico. Na produção do ácido nítrico (via processo de Ostwald), se usa como matéria prima para produção do ácido nítrico a amônia (NH3). Ela é oxidada em grades de um liga de platina e ródio, que converte amônia em NO (monóxido de nitrogênio), esse produto é depois convertido à NO2, que na presença de água forma o HNO3 (ácido nítrico).
Nesse processo de Ostwald, a liga de platina tem uma função principal que é viabilizar o processo (é um catalizador, ela acelera essa reação), além de ser resistente ao produto final gerado.
Esse catalizador foi aperfeiçoado ao longo dos anos. Inicialmente era utilizado barras de platina pura, mas ela se desgastava conforme sucessivas reações eram conduzidas. Depois um advento tecnológico foi a utilização de ligas de platina e ródio. Posteriormente foi visto que se o catalizador fosse no formato de telas (grades) o processo ainda se tornava mais eficiente.
Se você pesquisar sobre "knitted platinum-rhodium for ammonia oxidation" vai conseguir ver o material que estou dizendo, e inclusive algumas microscopias interessantes desse material.
Um artigo científico, do tipo "review" interessante sobre esse assunto seria o "Advances in selective catalytic oxidation of ammonia to dinitrogen: a review.", publicado na RSC:
Chmielarz, L., & Jabłońska, M. (2015). Advances in selective catalytic oxidation of ammonia to dinitrogen: a review. RSC Advances, 5(54), 43408-43431. doi:10.1039/c5ra03218k . Disponível em: pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2015/ra/c5ra03218k
Já um trabalho bastante antigo, mas que é bastante informativo é o artigo "Catalysts for Oxidation of Ammonia to Oxides of Nitrogen.":
Handforth, S. L., & Tilley, J. N. (1934). Catalysts for Oxidation of Ammonia to Oxides of Nitrogen. Industrial & Engineering Chemistry, 26(12), 1287-1292. doi:10.1021/ie50300a016. Disponível em: pubs.acs.org/doi/pdf/10.1021/ie50300a016
Um grande abraço!
@ muito obrigado mesmo, não estava achando nenhum artigo bom 😁
Olá. Vc poderia me passar a equação para o orifício 6 e 8?
Boa tarde, Cristiene!
Se você estiver com copos fabricados nas medidas da norma ISO 2431 para tintas e vernizes (e ASTM D5125), então a equação para o orifício n. 6 é a seguinte:
6 mm: V = 6,90t - 570/t
Lembre-se que para esse copo você deverá medir em tempos entre 30 a 100 segundos. Então a faixa de viscosidade que ele mede é entre 188 - 684 cSt
A temperatura da amostra deverá estar entre 20 a 30°C, melhor ainda se estiver entre 23 a 25°C.
Essa equação e informações (para o orifício de 6 mm) estão em:
AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. ASTM D 5125-97: Standard Test Method for Viscosity of Paints and Related Materials by ISO Flow Cups. Philadelphia, 2005.
MEZGER, T. G. The Rheology Handbook: For Users of Rotational and Oscillatory. 2a Ed. Vincentz Network GmbH & Co KG, 2006.
Já as dimensões do orifício n. 8, não são previstas nessas duas normas, e portanto pode ser que ela não seja universal, não possuindo então uma equação definitiva. Se você possuir um copo com orifício n. 8 compensaria ver informações com o fabricante do copo, ou caso isso não seja possível, é importante preparar uma curva de calibração com substâncias de viscosidade conhecida, verificando a linearidade e a correlação entre o tempo e viscosidade. Mesmo assim, aqui vão as informações do orifício n.8 para o copo tipo "ISO" dada pelo fabricante GARDCO:
8 mm: V=21.78t-306/t
Faixa de medida do copo de 8 mm: 643 - 2175 cSt
Essas informações eu obtive em: gardco.com/pages/viscosity/vi/iso_cups.cfm (mais precisamente na guia "ISO Standard Cup Info".
Obrigado por sua participação aqui no nosso canal. Um grande abraço!
gostei muito do vídeo, parabéns, se não for um incômodo, poderia me ajudar dizendo oq seria aquele 3,846 e aquele 17,300 na equação do orifício de número 4 por favor? estou trabalhando em um TCC e preciso dessas informações, não consigo acessar as normas da NBR. Isso irá me ajudar muito, obrigado desde já.
Esses números são da própria formula para o calculo
Um vídeo sobre siproquim 2 seria interessante.
Boa noite Plutonium! Realmente, temos falados de vários produtos controlados, e nesse caso um vídeo desses seria muito didático. Vamos pensar em algo do tipo, essa foi uma ótima ideia. A propósito, caso queira ver um material já elaborado sobre o Siproquim 2, tem um conteúdo bem completo no próprio site oficial da Polícia Federal, incluindo vídeos, compensa conferir:
www.pf.gov.br/servicos-pf/produtos-quimicos/arquivos-siproquim2
Um grande abraço e muito obrigado pelo seu comentário!
bom dia... algum e-mail que eu possa entrar em contato?
Boa noite, Vitor!
Tem sim, é canalquimicaexperimental@gmail.com . Fique a vontade para enviar o que precisar!
Um grande abraço!
Parece o cara contando o causo do lambisame.
Pelo preço se esse aparelho tivesse uma tampa automática e um laser seria bem mais prático 😞
Boa noite Paulo! Realmente, essa é uma ideia genial, certamente seria um ajuste que reduziria os erros de operador que são típicos desse tipo de medição. Eu mesmo nunca vi um equipamento com esse tipo de aprimoramento que você citou, mas fica registrado aqui essa excelente ideia para os fabricantes.
Muito obrigado por sua participação aqui no canal! Em breve lançarei novos vídeos, se puder, nos acompanhe para dar mais opiniões. Um grande abraço!