O DECLÍNIO DA FUNÇÃO PATERNA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PSÍQUICAS | Valéria Codato

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 19 ม.ค. 2025
  • Gostaria de saber mais sobre o assunto e ter acesso às indicações bibliográficas para dar continuidade no estudo? Acesse nossa biblioteca de conteúdos:
    www.institutoe...
    -----------------------------------------------------------------------------
    Cursos e eventos do Instituto ESPE:
    www.institutoe...
    Pós-graduações do Instituto ESPE:
    www.institutoe...
    Biblioteca de conteúdos:
    www.institutoe...
    -----------------------------------------------------------------------------
    𝐒𝐈𝐆𝐀-𝐍𝐎𝐒 𝐍𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐃𝐄𝐒 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐈𝐒
    𝐅𝐚𝐜𝐞𝐛𝐨𝐨𝐤 / institutoespe
    𝐈𝐧𝐬𝐭𝐚𝐠𝐫𝐚𝐦 / espe.brasil
    𝐓𝐰𝐢𝐭𝐭𝐞𝐫 / espe_brasil
    𝐏𝐚𝐫𝐚 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐢𝐧𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚çõ𝐞𝐬, 𝐚𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞:
    www.institutoe...

ความคิดเห็น • 57

  • @InstitutoESPE
    @InstitutoESPE  3 ปีที่แล้ว +4

    Gostaria de saber mais sobre o assunto e ter acesso às indicações bibliográficas para dar continuidade no estudo? Acesse nossa biblioteca de conteúdos:
    www.institutoespe.com.br/post/declinio-funcao-paterna

  • @kalinelessa3574
    @kalinelessa3574 9 หลายเดือนก่อน +9

    Outra coisa coisa muito difícil é conviver com pais que tem tempo pra tudo, hobies deles, TV deles, rede sociais deles, tempo pra eles e os filhos nada. Tive pais assim, se eu sentar a mesa com minha mãe ela não me dá a mínima, ressignifiquei a minha vida, eu cuido dos meus filhos, sento, converso, amo muito eles. ❤

  • @robsonbastosdiversos1805
    @robsonbastosdiversos1805 ปีที่แล้ว +6

    - Parabéns a Doutora pela forma como ela aborda os problemas, que envolve ausência paterna.
    Os filhos sem o convívio e atenção de um pai.

  • @wcaesar
    @wcaesar ปีที่แล้ว +6

    É isso. Eu sabia que isso que está acontecendo é algum tipo de neurose coletiva. Só não sabia o quê

  • @danielplazzi131
    @danielplazzi131 3 ปีที่แล้ว +19

    Fazer análise com esta psicanalista deve ser tudo de bom!

  • @Rafaelstrapasson55
    @Rafaelstrapasson55 10 หลายเดือนก่อน +5

    Pior de tudo vc você viver com os pais, eles serem ausentes. Mas tem
    Tempo para assistir tv, jogar e redes sociais..

  • @denisecroque
    @denisecroque 3 ปีที่แล้ว +11

    Perfeita colocação sobre o sofrimento do neurótico nessa sociedade, o excesso de preocupação...

  • @zelima5362
    @zelima5362 3 หลายเดือนก่อน +2

    É notória a falta da função paterna em muitos fascistas. Ao saber da biografia de alguns a exemplo do Hitler, nota-se a ausência do pai, do nome do pai, da simbologia paterna. E em todos aqueles que insultam as instituições principalmente aquelas que representam a justiça, há nesses indivíduos traços da falta da função paterna. Muito boa sua fala e reflexão professora !

  • @LeoOrunOliveiraFernandes
    @LeoOrunOliveiraFernandes ปีที่แล้ว +5

    quanta sabedoria em uma pessoa

  • @alessandraamaral2421
    @alessandraamaral2421 3 ปีที่แล้ว +5

    Que rica colocação sobre nossa atualidade e as bússolas constituídoras subjetiva/coletiva!!!✨

  • @ACarolS2
    @ACarolS2 9 หลายเดือนก่อน +4

    Sou órfã de pai, e percebo essa falta de autoridade de referência...no meu ensino médio fui influenciado pelo marxismo, já me encantei pelo judaismo, depois me encantei para a igreja evangélica, e mudei de denominação 1x, já mudei pensamento de varias coisas...pq ? Pq nunca tive referências do certo e errado...e eu mesmo criei minhas referências com o passar dos anos, aprendo de cada religião,visao política ou filosifica aquilo que acho bom e seguro pro meu futuro...não é facil nao ter figura paterna, estamos sujeitos a manipulação por pessoas mal intencionadas, gosto muito de aprender sobre psicologia de massas, todo tipo de assunto que me de uma direção do melhor caminho a seguir...um pai na vida de uma menina/ filho é essencial para a construção de uma ser humano e sociedade melhor...tento aperfeiçoar uma bússola tanto pra mim, como para meus filhos...para ensinar eles o caminhao em qual andar, não é facil, vivo ansiosa 24 horas por dia...e pra piorar, nao desenvolvi algumas virtudes essenciais para isso...muito difícil, mas creio em deus que darei uma orientação boa para meus filhos

    • @adilsonschroeder3729
      @adilsonschroeder3729 5 หลายเดือนก่อน

      ❤ João 15' 5

    • @carolinecarvalho1669
      @carolinecarvalho1669 4 หลายเดือนก่อน

      Veja por um outro ângulo, às vezes a nossa maior dor é a nossa maior benção, ou maior combustível para o nosso crescimento. Ter uma referência paterna não necessariamente é algo bom, pode ser a grande dor de outra pessoa. Acredito que o trabalho de todos seja justamente esse, descobrir o nosso caminho mais verdadeiro e se livrar de toda e qualquer referência/condicionamento não condizentes com o nosso interior, sejam eles vindos de bons pais, maus pais, pais ausentes, religiões, etc. Se libertar de referências negativas vindo de pais bem intencionados também é dolorido e bastante trabalhoso. No fim das contas, acredito que todos temos a capacidade de ir além disso ❤

  • @rosesilveira9524
    @rosesilveira9524 ปีที่แล้ว +2

    Que mulher sensata

  • @oswalterfernandes958
    @oswalterfernandes958 ปีที่แล้ว +2

    Que delícia ouvir tantas verdades.

  • @Brunoemid
    @Brunoemid 3 ปีที่แล้ว +2

    Esse vídeo é simplesmente perfeito!

  • @alanaoliveiralima3071
    @alanaoliveiralima3071 2 ปีที่แล้ว +2

    Lembra a discussão de Forbes sobre terradois.

  • @LuizClaudio-xq5qx
    @LuizClaudio-xq5qx หลายเดือนก่อน

    Perfeito

  • @sibilahanzen7480
    @sibilahanzen7480 4 หลายเดือนก่อน

    Muito bom!

  • @juliotorres2098
    @juliotorres2098 2 ปีที่แล้ว +12

    Atualmente estamos vivendo uma realidade de poder ver uma geração que rompe com o referencial, com o patriarcal mas, se tornaram mais fraca e deprecivo. A própria natureza nos mostra que há necessidade de se ter um norte uma referência. Ensinar ao ser que ele não precisa de um referencial é deixá-lo para ser limitado por quem o disse.

  • @joanabap795
    @joanabap795 2 ปีที่แล้ว +1

    Excelente! Parabéns!

  • @sincronicgirl
    @sincronicgirl ปีที่แล้ว

    Depois da fala da Vera Iaconelli, precisamos sim, mudar a forma como direcionamos o cuidado, e na Psicanálise modificar a genereficação das funções.

  • @vanessamaciel2056
    @vanessamaciel2056 7 หลายเดือนก่อน

    E pensando sobre a função paterna na vida das crianças no tempo atual, no qual o núcleo familiar não é mais o padrão heterosexual, tendo em vista as outras formas de família já em atuação?

  • @ivanbarbosa81
    @ivanbarbosa81 2 ปีที่แล้ว +1

    Adoro.Quero uma consulta kkkk

  • @lucianamenconipsicanalista
    @lucianamenconipsicanalista 3 ปีที่แล้ว +1

    Ótima reflexão!

  • @ricardolui2639
    @ricardolui2639 3 ปีที่แล้ว +1

    Excelente!

  • @marcellabrito3869
    @marcellabrito3869 3 ปีที่แล้ว +1

    Perfeito 👏🏼👏🏼👏🏼

  • @christianiuri8221
    @christianiuri8221 2 ปีที่แล้ว +3

    Incrível, hoje muitos interpretam psicanálise para si. Com manifestações egoístas e desnudos de "pai". Vocês são muito bons, realmente este difícil achar alguém que consegue entender o andares do conhecimento psicalitico. Muito obrigado por tentar disseminar conteúdo verdadeiro ...

  • @samiarocha7305
    @samiarocha7305 2 ปีที่แล้ว +1

    Perfeita

  • @andreiadetavora8471
    @andreiadetavora8471 ปีที่แล้ว +4

    Extremamente interessante, concordo!! Quanto às questões ideológicas, darei a minha contribuição. O próprio comunismo é uma inclinação partidária extremamente paternalista, curiosamente, que tb retira do povo - tal como o fascismo o faz-, o seu poder de ação e a sua independência. É interessante que todos os regimes autoritários e ditatoriais, sejam de esquerda (como com Mao na China, Estaline da União soviética), centro (sim, aqui encontramos o partido nacional socialista de Hitler, por exemplo) ou de direita (com tradicionalistas radicais como Franco, Salazar, etc), são todos paternalistas PERNICIOSOS. Interessante. Ou seja, qd algo tenta infantilizar homens adultos, retirar-lhes o poder, estamos perante algo punitivo e restritivo. A antítese da criação e do poder pessoal.
    Como podem verificar não pertenço a nenhuma corrente política ;) Todas podem originar ditadores... Gosto apenas de observar os fluxos de poder político ao longo da história...

  • @OberonJogos
    @OberonJogos 10 หลายเดือนก่อน +12

    O maior problema é conseguir sobreviver no mercado do trabalho atualmente sem ajuda dos familiares, principalmente após 30, 40 anos.

    • @mosiahbrito2883
      @mosiahbrito2883 8 หลายเดือนก่อน

      Eu também não tive um pai presente e passo exatamente por essa situação, mano. Meus familiares também não me ajudam, tô com quase 30, é desesperador.

    • @gleicesilva4225
      @gleicesilva4225 3 หลายเดือนก่อน +1

      Sei como é frustrante passar por isso 😢 mas agora que somos adultos podemos fazer escolhas diferentes dos nossos pais e assumir a responsabilidade da nossa vida sem depender de familiares, acolher nossa criança interior e mesmo que tenha tido consequências podemos ressignificar e viver uma vida debaixo da paternidade de Deus.

    • @OM-jg5uh
      @OM-jg5uh 18 วันที่ผ่านมา

      ⁠@@gleicesilva4225Olá. Feliz 2025. Sua fala é problemática, enquanto psicóloga, pq coloca a figura metafísica de Deus, enquanto pai eterno. De fato, isso cria fiéis infantilizados, por ter Deus como solucionador dos problemas (“entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e O MAIS ELE FARÁ”, percebe?).
      Observa-se vastamente no caso de cristãos, essa estrutura infantil, dependente (sem Ti nada sou!”), e que invariavelmente traz muito sentimento de culpa às pessoas, por serem pecadoras (“sede santos pq eu sou santo”).
      Essa figura paterna do Deus cristão acaba por aprisionar o indivíduo, a bitolar seus gostos e valores, posto que este Deus é autoritário, a despeito do tão falado livre arbítrio, impondo q a vontade dele seja feita, senão o filho é castigado (“te propus a vida e a MORTE, a bênção e a MALDIÇÃO; escolhe pois s vida para que vivas”, ou seja, vc pode não fazer o q eu quero… mas se for assim vc será amaldiçoado e morrerá).
      Por isso, o uso da figura paterna em Deus é psicologicamente problemático. Pois, para se sujeitar à vontade (ao ego) do Deus apresentado na bíblia, o indivíduo precisa reprimir e abdicar de sua forma de pensar e sentir (“se alguém quer seguir-me negue-se a si mesmo”).
      Trata-se portanto de um amor condicional. Sem liberdade de pensamento.
      Hj em dia existem faculdades de Psicologia Cristã e cursos de Psicanálise Cristã. Com todo respeito, é preciso dizer que trata-se de uma aberração criada por religiosos, a fim de dominarem (teologia da dominação) mentes e espaços, o que pode acarretar em pessoas ainda mais presas da culpa, da repressão do desejo. Abs.

    • @gleicesilva4225
      @gleicesilva4225 18 วันที่ผ่านมา

      @@OM-jg5uh Olá, feliz 2025. Obrigada 😃
      Muito bom seu argumento respeito sua colocação e gostei do seu raciocínio. Mas se tratando de fé e experiência com Deus é impossível de explicar cada um vive a sua. E na verdade não significa deixar tudo pra Deus fazer, nós temos nossas responsabilidades e decisões próprias mas Ele é Deus e pai e a ciência não tem como explicar isso. Não sei qual culpa você carrega e porque tanta falta de fé e indignação nas suas palavras, mas respeito e desejo que este ano você possa encontrar o que tanto sua alma procura. Fica com Deus 🙏

    • @OM-jg5uh
      @OM-jg5uh 18 วันที่ผ่านมา +1

      @ Oi 😊! Na verdade eu tenho fé. Só estou sendo Laico, entende?, pq o espaço acadêmico “é pra ser” laico, vc não acha? Sem dúvida o exercício da fé é um direito inquestionável, mas Psicologia é uma coisa, e religião, outra… se vc for cristã, provavelmente não reconhecerá q esta religião e seu livro-guia geram vários complexos, a começar pela cultura de pecado: incute na mente das pessoas q todas estão em falta com o… Pai. Isso é muito claro, mas cristãos NEGAM essa realidade. Ora, se a psicologia “cristã” nega q parte importante de possíveis traumas e complexos vêm justamente dessa relação atávica com a figura paterna (e nisso já paira um erro, pois na Psicologia a figura paterna, como o vídeo acima mostra, rompe a cisão simbiótica, mas na religião essa simbiose segue e cresce (“já não vivo eu mas Cristo vive em mim”). Percebe como isso NÃO É saudável, mas na religião é…? Então trazer o cristianismo para a Psicologia é deturpar conceitos. É por isso q afirmo q é desonesto e perigoso, prejudicial incutir valores religiosos à Psicologia.
      O respeito à Laicidade educacional seria o caminho seguro e certo. Aliás não sei como o Conselho de Psicologia se posiciona a respeito, vou me informar.
      Sim sim, na vida prática para além da religião, é impossível botar tudo na mão de Deus e esperar. Mas então, pq as escrituras não são honestas a esse respeito, e de fato vendem a ideia de q “o mais ele fará, percebe?
      Acho muito triste ver o Brasil mergulhando no fundamentalismo religioso, amiga. Pois ele tira qq possibilidade de senso crítico - coisa q as igrejas sempre condenaram. Inclusive, não criticar nem questionar ou mesmo discordar, é a BASE autoritária desta religião (“a fé é o firme fundamento das coisas q não se vêem mas se esperam”). Fiel q questiona ou critica é visto com maus olhos.
      Pode observar q países muito desenvolvidos não são tão religiosos, mas países sub desenvolvidos ou em desenvolvimento, são bem religiosos. E pq? Pq têm baixo índice de educação. Tudo elas atribuem ao sagrado ou ao demoníaco, q é outro traço de infantilidade, onde a “culpa” nunca é da pessoa, mas do demônio q a tentou. Isso é muito triste, é jogar o país na Idade Média. E é exatamente pra isso q se criou a “psicologia cristã”: pra controlar ainda mais a mente das pessoas. Isso é o q se chama de colonização de mentes. 😔

  • @gabriel50169
    @gabriel50169 3 ปีที่แล้ว +5

    O mal-estar da pós-modernidade...

  • @Nelson.do_corsa1.0_turbo
    @Nelson.do_corsa1.0_turbo 5 หลายเดือนก่อน +1

    Será que a crença do declínio paterno, não fortalece o narcisismo feminino. Na verdade, homens e mulheres sempre viveram juntos, e um acrescentou na vida um do outro. Ninguém nunca esteve acima um do outro.

    • @carolinecarvalho1669
      @carolinecarvalho1669 4 หลายเดือนก่อน +1

      Eu já vejo diferente. Penso que todos estamos mais narcisistas e individualistas, e por isso mesmo, vivemos acusando A ou B pelas mazelas que nós mesmos plantamos.

  • @sucote100
    @sucote100 3 ปีที่แล้ว

    Qual livro do Dufour(Dany Robert Dufour?) o filósofo, fala sobre este assunto?

  • @fferdinandi
    @fferdinandi 3 ปีที่แล้ว +1

    👏🏻👏🏻👏🏻

  • @GLUE-b4p
    @GLUE-b4p ปีที่แล้ว +5

    A busca pelo pai que não existiu é a mãe da tragédia que ora vivemos.
    A ausência da religião, a decorrente ausência de Deus, a ausência da família, a ausência do pai (ordem), a busca pelo deus “estado”. The end pra civilização e o progresso
    ORDEM E PROGRESSO
    Sem ordem e referenciais sólidos não há civilização ou progresso humano.
    Sem limites morais/religiosos o mundo é INVIÁVEL

  • @jonathanquest6010
    @jonathanquest6010 ปีที่แล้ว +2

    Patriarcado = Família Heterossexual? - tem alguma coisa errada aí... o ocidente ainda não é o Islã...

    • @joaosantiagosantiago7675
      @joaosantiagosantiago7675 9 หลายเดือนก่อน

      Para alguns, o novo pai...deve ser uma testemunha, acima de tudo...pode muito bem ser numa família heterossexual

  • @joaodecarvalho7012
    @joaodecarvalho7012 ปีที่แล้ว

    Isso parece com pensamento conservador. Eles falam de como a dissolução dos laços comunitários abre espaço para identidades totalitárias como nazismo e comunismo.

  • @clintbronson5840
    @clintbronson5840 ปีที่แล้ว +3

    As mulheres não retrocederão em nada de seus privilégios, mais e mais mães solteiras.

    • @valgomes4465
      @valgomes4465 ปีที่แล้ว +6

      Caríssimo, desde quando há privilégio em criar filhos sem pai, família desestruturada sem noção básica de valores familiares? Pesquise sobre os transgressores presos, mais de 80% são filhos de mães solteiras e famílias disfuncionais. Lembrando que, ser criminoso não é culpa da mãe, em muitos casos essas MULHERES foram abandonadas por maridos irresponsáveis. Mas fato é que família estruturada é incomparável com família desestruturada.

    • @finosabor889
      @finosabor889 10 หลายเดือนก่อน +1

      ​@@valgomes4465 concordo

    • @pedromorais2941
      @pedromorais2941 9 หลายเดือนก่อน

      Vamos inverter sua frase: “Os homem não retrocederão em nada de seus privilégios, mais é mais pais solteiros”.
      O que dá para extrair dessa expressão a não sei um machista irresponsável?!
      Agora quando eu mudo o gênero está correto?! Não pense só seu umbigo, mas em toda sociedade!

    • @caionoproblemg6
      @caionoproblemg6 5 หลายเดือนก่อน

      ​​@@valgomes4465as mulheres têm responsabilidade sim em escolher o pai da criança.

  • @robertomessa9126
    @robertomessa9126 ปีที่แล้ว

    Tudo achismo

    • @mosiahbrito2883
      @mosiahbrito2883 8 หลายเดือนก่อน

      Toma vergonha na cara e vai cuidar do teu filho rapá kkkkk

  • @user-u2w6t
    @user-u2w6t 28 วันที่ผ่านมา

    Não entendi nada.