Por algum motivo, quando assisto vídeos do Caminho de Santiago fico muito emocionado! É uma coisa que mexe comigo! Quero muito fazer a peregrinação e viver esta experiência. Gratidão pelo vídeo!
Oi Nilton, fizemos o caminho no mesmo período e me lembro de tê-lo visto almoçando em Hornillos Del Camino, juntamente com outros brasileiros. Dias depois acabamos por encontrar novamente esses brasileiros e caminhamos algum tempo juntos. Experiência maravilhosa.
Que coincidência!! Eu fiz um pedacinho do caminho de carro. Passamos pelo Alto do Perdão, a Ponde de la Reina, Pamplona, Leon, a Fonte de vinho. No entanto, ainda não estou pronta fisicamente pra esse desafio.
Oi, Nilton! Estou amando teus vídeos. Em setembro estou indo com algumas amigas viver está experiência. Vamos fazer o caminho português. Por agora, vou continuar viajando com tuas postagens. Gratidão e abraço.
Já fiz o Caminho Francês o ano passado em 28 dias, sozinha....mas nunca fiquei só, pois você nunca está só no caminho de Santiago, existe uma magia pelos lugares onde passamos...tenho vontade de voltar a fazer e ficar em alguns lugares para curtir mais...🙏🙌💪✌️✍️❤️🤝🤜👍👏👏
Depois de anos aspirando fazer o caminho , daqui a 16 dias irei iniciar o caminho , um sonho de criança. O seus vídeos me ajudaram muito, principalmente na escolha do calçado, era o que tinha mais dúvida, obrigado!
Esse albergue de Burgos é um dos melhores do caminho. Sò o banheiro ser muito pequeno. Em Burgos está enterrado EL CID, um grande herói da Espanha, há um filme com Charlston Heston e Sophia Loren muito bom sobre ele.
@ 10:44 Aparentemente esse mural é uma homenagem a Denise Thiem, peregrina norte-americana, assassinada durante a sua caminhada, no ano de 2015, próxima à região de Astorga/Espanha. Após esse crime, foram feitos movimentos para tornar essa parte do caminho mais seguro.
Caro Nilton, vi o seu registro. Foi muito autêntico em seu relato. Fiz parte do Caminho de Santiago a partir de Saria. Foram cerca de cento e dez quilômetros. Foi muito bom te ouvir, relatando o lúdico e a fé. Abraço fraterno. Nelson Coser. Linhares-ES
Parabéns Pelo Vídeo Fiz o Caminho Francês em Agosto/2017. Quase 900km em 28 Dias. O Mínimo de Planejamento é Fundamental, a menos que você tenha muitos Dias Disponível.
Oi amigo... Com essa pandemia, não sei se deu certo você ir, mas segue o link de um curso excelente pra ajudar na preparação pra viagem: go.hotmart.com/M28160972W?src=youtube Boa sorte amigo..
Nilton, obrigado pelo seu vídeo. Foi muito bom e explicativo. Realmente é uma "rotina" que eu gostaria de conhecer e você a apresentou muito bem. Estou em preparação para fazer o Caminho.
Nossa eu sou assim como você quando viajo... Não faço planejamento, não sei nada do lugar, só alugo o local e vou. Neste caso de Santiago, estou pesquisando porque é a pé....
Que delicia!! Parabéns pelo vídeo!! Fiz em abril de 2017 e confesso...estou morrendo de saudades!! O seu vídeo fez relembrar e imaginar como será quanto eu retornar ao Caminho!! 🥰❤ Abraço
Muito bom seu vídeo, o Caminho é mágico de fato. Estamos indo em Outubro/2019. E vamos nessa pegada, sem grandes planejamentos. Parabéns Nilton! Ultreya!!
Muito bom seu vídeo! Bem prático e didático para quem pensa em se aventurar pelo Caminho. Fui em setembro de 2016 e ia voltar agora em maior de 2020. Vai ter que ficar mais pra frente, mas vou retornar! Buen Camino, peregrino!
Cara Zildete: você não precisa de um grupo para fazer o Caminho de Santiago. É só escolher uma cidade de ponto de partida e seguir as setas amarelas. Parece fácil, não? Mas é assim mesmo! Se você fizer o caminho na primavera e no verão, passados esses tempos de Covid, você só ficará sozinha se escolher. Sempre terá alguém para fazer a caminhada com você, conversar e dar apoio. Nesses tempos, mais e mais mulheres, não importa a idade, estão criando coragem para decidir seu destino, seguir os próprios desejos, se empoderando. Quando fiz o Caminho Francês pela primeira vez, conheci a Karen, uma mulher dos Estados Unidos, uns 55 anos, aquela que passou a vida inteira cuidando de marido, filhos, depois netos, e, de repente, largou tudo e, pela primeira vez na vez na vida, resolveu viajar sozinha e ainda para um país que desconhecia, a Espanha. Voltou como uma heroína da família, mais sábia, muito mais respeitada e profundamente orgulhosa de ter tido coragem para encarar algo que todos, no fundo, achavam que ela era incapaz de fazer e suportar. Nós todos somos muito melhores e mais fortes do que imaginamos. Acredite em você! Um grande abraço!
Gostei muito do canal! Desejo um dia poder fazer esse caminho mas por enquanto vou apreciando daqui e aprendendo com suas dicas. Com certeza vou compartilhar.
Nilton, gostei muito do seu vídeo. Fiquei tbm emocionada com a parte que você grava após o almoço. A magia dos encontros é algo que mexe muito comigo. Normalizando a situação pós-covid 19, deixo tudo e vou voando pra lá. Será a primeira vez na vida que farei uma viagem sem coordenação prévia. Sobre o albergue municipal, queria te fazer uma pergunta: vc pegou uma "cama ruim" por não ter reservado ou pq foi o último a chegar? A diferença de preço com o privado era muita? Estou indo nas mãos de Deus mas, antes de me lançar, devo questionar: você se sentiu inseguro em algum momento? Tô te seguindo mas não verei todos os vídeos: estou buscando surpresas! Abraço.
Sem planejamento, sempre receptivo a surpresas... neh.. // muito bom! .. mas tem facilidade pra retornar de Santiago ?! ( Aéreo, rodoviária, ferroviário.. como foi com vc?). Mui grata!🙏🍀❤️
Nilton, curti bastante seus posts, dicas, ... Começo 19/10/19. é minha primeira vez. Vou fazer um trecho pequeno, um aperitivo. Vou só. Amei como vc foi mostrando, contando, explicando. Imagens belas. Obrigada, valiosa contribuição. Ah! e o seguro? É aquele tradicional que faço com seguradora? Seguro viagem... Abraço, os outros videos vejo amanhã (depois da caminhada-treino). Mariatê
Prezada Maiatê: você tem que fazer um seguro de viagem exclusivo para a Europa e por todos os dias que estiver por lá. Essa é a única atenção que você precisa ter. Obrigado e depois conta como foi a experiência! Buen caminho!
Prezado Ronald: obrigado! Sobre os valores, pretendo fazer um vídeo sobre isso. Mas não é um assunto fácil. Cada ano, tudo aumenta bem acima do custo de vida, principalmente na Espanha. É puro mercado: há mais e mais peregrinos, mais demanda e tudo vai ficando mais caro por causa disso. Eu chutaria que a despesa média mínima de um dia de caminhada é de cerca de 25 euros, se você dormir e preparar comida no albergue, com ingredientes comprados em mercados. Dificilmente você sobrevive com menos, principalmente nas cidades maiores, que tem grande demanda turística. Adivinhe qual a cidade mais cara? Bingo: Santiago de Compostela! Se você viajar com outra pessoa e dividir hotel e comer em restaurantes, a conta diária média individual começa em 50 euros, sem nenhum luxo. A minha despesa média girou em 2019 em torno de 30 a 35 euros/dia, pois eu dormi em albergues, mas comi em restaurantes sempre tomando um bom vinho. Um abraço!
Oi, Nilton..gostando muito dos vídeos. Você comentou sobre segurança em determinado momento, sobre caminhar sem muita companhia. O que seria essa falta de segurança?
Oi, Ana! Neste caso, o planejamento que você precisa ter para garantir sua segurança é sempre peregrinar em épocas e horários com bastante peregrinos no Caminho. Você vai ver que isso é muito simples. Todos se protegem e isso é uma das muitas coisas boas que você vai encontrar.
Ótimas dicas, não vir em que mês do ano você fez essa viagem. Eu vou em março sera que vai estar frio ainda, eu moro na Suíça e aqui em março o clima está bem gostoso.
Oi, Maraci! Sim, com certeza vai estar frio. Eu sempre lembro que já peguei temperaturas de quase zero grau em junho! Então, prepare-se, principalmente com bota impermeável e um bom casaco. Um abraço!
Na maioria dos albergues em que estive os peregrinos deixam as mochilas ao lado das camas e levam os objetos de valor consigo. Eu uso uma pequena mochila para esse fim. Eu nunca testemunhei história de furto, mas sei que existem.
Oi Nilton! Estou adorando seus vídeos! Muito elucidativos e interessantes! Eu e meu namorado estamos pensando em ir no próximo ano. Ainda temos dúvida com relação ao período. Tenho problemas com relação ao calor. Minha resistência física cai muito. Muita gente recomenda o mês de maio, mas acabei de ver no seu vídeo que pode fazer muito calor. E também tem essa questão de ter muita gente pelo caminho e nos albergues. Você que já fez algumas vezes o caminho (ou caminhos), poderia nós recomendar um período de temperaturas mais amenas e constantes? Se é que existe. Gratidão
Prezada Aurora: eu já fiz trechos do Caminho em Maio/junho e cada um deles eu enfrentei uma temperatura completamente diferente, do calor extremo ao frio extremo. Portanto, é meio sorte mesmo. O clima está doido em todo lugar. O que você pode fazer, nos dias de calor, é sair beeem cedo e andar até meio dia ou uma hora da tarde. Buen camino!
Boa noite Hilton Achei seus videos bem legais. Por favor me tire algumas dúvidas. 1. Onde comprar o seguro saúde? 2. Onde comprar o passaporte do peregrino? 3.É normal as pessoas as pessoas fazerem suas necessidades no meio do caminho? 4.Que tipo de casaco devo comprar, pois vou viajar em maio para fazer o caminho português? 5. Se adoecer no caminho, como devo proceder? Obrigado pela sua atenção. PS. Lhe pergunto pelas necessidades, pois nunca se sabe o que pode acontecer pelo caminho.
Prezado, você consegue o passaporte do peregrino nas principais cidades do Caminho. Na dúvida, ou se você for começar em algum lugar pequeno, entre em contato com o albergue local. Seguro saúde, você tem inúmeras opções. Eu geralmente uso o Assist Card. Maio é um mês complicado na Espanha, que pode ser de 35 graus a temperatura numa semana a alguns graus abaixo de zero na semana seguinte. Compre um bom casaco que te proteja de bastante frio e que seja leve. Eu utilizei um de esquiador que comprei na Decatlon. Você não precisa fazer as necessidades no Caminho, pois tem muito lugar de parada. Mas tem gente que faz... Se você adoecer no Caminho, o pessoal dos albergues serão de grande ajuda. Eles saberão te indicar médico e hospital. Mas não esqueça de fazer um check-up antes de sair do Brasil. Um abraço!
@@niltonhernandes4827 Prezado Nilton. Onde vc encontra temperaturas de 45 graus abaixo de zero em maio? Já fiz o Caminho 3 vezes nesse mês e não vi nem neve. Só ao longe nos cumes das montanhas.
@Maia P Prezado, fiz a correção do meu comentário. Quis dizer que em maio as temperaturas podem ir de alguns graus abaixo de zero até 35 graus no sol. Obrigado por apontar o erro.
Prezado Wiler: Madri é a opção mais comum para iniciar o Caminho de Santiago Francês. É a cidade com as melhores tarifas aéreas a partir do Brasil, tem transporte para qualquer ponto, principalmente de ônibus (que é mais em conta do que o trem). No entanto, tudo depende de onde você vai começar. Por exemplo: se você for fazer os últimos 200 ou 300 km, uma boa opção é partir da cidade do Porto, em Portugal, e chegar ao Caminho de Santiago de trem. Se você quiser encarar os quilômetros iniciais, a opção é Barcelona, que fica a poucas horas de trem de Pamplona. Se você tiver recursos, não tiver tempo, e quiser fazer os 800 km do Caminho Francês, inicie a viagem por Barcelona e volte para casa pelo Porto, Portugal. Um abraço!
Caro Wiler: sobre ir sozinho ou acompanhado, veja outro vídeo que coloquei aqui no TH-cam. Ir com esposa (esposo), namorada(o) torna a necessidade de diálogo prévio muito importante, pois detalhes podem impactar a viagem inteira. Ou seja, antes de sair de casa para encarar a caminhada, vocês precisam ter clareza dos limites e expectativas de cada um para que tudo ocorra em harmonia. Por exemplo, se sua mulher ou você não tolera banheiro compartilhado, o casal não poderá ficar em hostel ou albergue e isso vai ter um peso considerável no custo de sua viagem. Vocês têm ritmos de caminhada parecidos? Gostam de acordar cedo? Ou tarde? O condicionamento físico de vocês é igual? E se você quiser comer em restaurantes todo o dia e ela quiser economizar? E se um se cansar e quiser pegar um ônibus e encontrar o outro na próxima cidade, vai ficar tudo bem? Qual é a expectativa de cada um diante do Caminho de Santiago? Faça uma lista de questões como essas e conversem bastante ANTES da viagem. Vocês nunca vão conseguir prever tudo, mas diálogo franco sempre vale a pena. E é ótimo para a relação. Um abraço e depois deixa aqui um registro aqui da experiência de vocês.
Excelente. Gostaria que comentasse, se possível for, os equipamentos que levou desta vez. O(s) motivo(s) de tê-los escolhidos e o que não aconselha levar por experiência própria.
Prezado Hélio. Já fiz o Caminho 3 vezes e atualmente aprendi a levar o essencial: 2 bermudas, 2 cuecas, 2 pares de meia, 2 camisas (tudo dry-fit) uma toalha média de microfibra Nabaiji, um par de chinelos Nabaiji (tanto a toalha como os chinelos dessa marca têm peso pluma), 1 saco de dormir (há sacos de dormir que pouco pesam e ficam pequenos quando guardados), 1 agasalho impermeável com capuz para chuva (não leve capa), 1 cantil de plástico, escova, dentifrício (pequeno), sabonete (pequeno), remédios que vc usa, smartphone (não leve câmera), 1 mochila Quechua de 40L, óculos escuros. Quando chegar na Espanha, compre 1 um garfo, uma colher e uma faca (depois só vai poder trazer a colher pra cá), pois vc poderá usar as cozinhas dos albergues que nem sempre têm esses itens (alguns peregrinos roubam), passaporte, credencial, cartão de crédito e Seguro de Saúde Schengen. Vc também encontra ótimos pratos prontos para microondas nos supermercados para poder fugir dos restaurantes que costumam servir pouca quantidade às vezes com preços deselegantes.
Resista à tentação de levar grandes e pesados fones, barbeador elétrico, perfumes, creminhos, loções pós-barba, lanterna, pilhas (use o celular e leve o carregador deste). Procure não fazer reservas de hospedagens pelo Caminho, pois tira toda a graça da aventura e é meio desleal com quem chegar na tua frente no albergue e não encontrar vaga. Eu pelo menos ajo assim.
@@gaiamaedeprometeu Obrigado pelo comentário e por partilhar a experiência! Eu prometi fazer o Caminho de Santiago em 2020 com, no máximo, seis quilos de roupas e equipamentos. Vamos ver se consigo.
Olá Nilton. Sempre tive curiosidade quanto a uma questão: nos albergues os calcados devem sempre ser deixamos em um armário junto com todos os outros. Não tem perigo de alguém, sem querer, ou mesmo por querer, ao acordar mais cedo, acabar pegando o seu calcado e te deixar com um baita problema??? Um abração.
Oi, Arthurzinho! Já pensei a mesma coisa, mas acho que é um pouco neura nossa, de brasileiros! Eu nunca vi isso acontecer ou qualquer pessoa fazer comentários a esse respeito. Um abraço!
Prezado Gian: vi europeus fazendo isso. Mas desconheço o grau de dificuldade e possíveis proibições. Eu não faria, por causa do peso extra e pela possibilidade de ficar em albergues de peregrino. Um abraço!
Eu nunca fiz o caminho neste mês, mas, por ser outono na Espanha, não vejo problemas. Talvez você pegue uns dias mais frios e chuvosos, mas dificilmente não com temperaturas abaixo de zero. Pesquise para saber se você vai precisar de uma bota impermeável. Ela protege o pé do frio, mas pode ser um suplício e dar bolhas em dias muito quentes. Eu só teria bastante cuidado na escolha de uma boa capa de chuva, realmente impermeável e resistente, que cobrisse todo o corpo e a mochila. Este é um item que muita gente não dá a devida atenção e paga um grande preço na forma de frio e desconforto desnecessários. Um buen camino para você, para mim e para todos e todas, principalmente depois dessa tragédia da Covid.
Gian, com o impacto na Covid nas viagens e do aumento da cotação do Euro, o valor da viagem para o Caminho de Santiago é um exercício impossível no momento em que escrevo. Acho o valor de 20 mil reais, contudo, exagerado. Um abraço!
Prezado Yuri: há três condições principais que determinam nossa relação com o Caminho de Santiago (e o tempo que podemos dispender): recursos financeiros, dias disponíveis de viagem e disposição física. Se você tem tudo isso, vá para a fronteira da França com a Espanha e encare os 800 km do Caminho de Santiago Francês, tomando o cuidado de não fazer isso no inverno. Se você tem duas semanas, você pode começar, por exemplo, em Burgos ou um pouco antes. Ou pode, como fazem diversos peregrinos, fazer o trecho inicial e o final, pulando a parte mais central do Caminho, que tem grandes trechos sem cidades de apoio. Se você tem somente entre 7 e 10 dias disponíveis, pode começar de Ponferrada, no Caminho Francês, ou fazer o Caminho de Santiago Português, da cidade do Porto, Portugal, até Santiago de Compostela. Se você nunca viajou para a Europa e tem pouco tempo, o Caminho de Santiago Português vai te proporcionar a experiência de conhecer dois países. E é tão lindo quanto o Caminho Francês. Um abraço e, se puder, conte depois como foi a sua experiência.
Há quatro anos, sim. Atualmente, também tenho dúvidas, pois não sei se a situação dos albergues pós-covid se normalizou e se muita gente está no caminho, o que pressiona os peregrinos a planejar tudo com antecedência. Depois você me conta sua experiência. Um abraço!
Caro Wiler: você escolhe! E essa é uma das mágicas do Caminho. Você pode começar de qualquer ponto. Se você nunca fez e está querendo chegar em Santiago de Compostela (ou seja, não quer fazer trechos), sugiro fazer o Caminho de Santiago Português, no trecho que sai da cidade do Porto, em Portugal. Você atravessa dois países, as paisagens são lindas e você chega em Santiago após cerca de 8 dias de caminhada. Atualmente, está aparecendo um versão deste caminho português pela praia! Não conheço, mas está no meu radar. Um abraço,!
Oi Nilton sou glória e falo de BH Minas Gerais vendo seus vídeos e me preparando pra fazer o caminho
Por algum motivo, quando assisto vídeos do Caminho de Santiago fico muito emocionado! É uma coisa que mexe comigo! Quero muito fazer a peregrinação e viver esta experiência. Gratidão pelo vídeo!
Eu tb tenho essa mesma sensação
Eu, que sou novata , estou gostando demais da simplicidade e objetividade dos seus vídeos
gratidão por compartilhar
Oi Nilton, fizemos o caminho no mesmo período e me lembro de tê-lo visto almoçando em Hornillos Del Camino, juntamente com outros brasileiros. Dias depois acabamos por encontrar novamente esses brasileiros e caminhamos algum tempo juntos. Experiência maravilhosa.
Que coincidência!! Eu fiz um pedacinho do caminho de carro. Passamos pelo Alto do Perdão, a Ponde de la Reina, Pamplona, Leon, a Fonte de vinho. No entanto, ainda não estou pronta fisicamente pra esse desafio.
Tb fiz em.2019, qual o mes que vcs fizeram
Vídeo muito bom. Informações que irão me ajudar bastante quando eu for fazer o caminho em 2023. Obrigado pelo detalhamento. Parabéns
Oi, Nilton! Estou amando teus vídeos. Em setembro estou indo com algumas amigas viver está experiência. Vamos fazer o caminho português. Por agora, vou continuar viajando com tuas postagens. Gratidão e abraço.
Já fiz o Caminho Francês o ano passado em 28 dias, sozinha....mas nunca fiquei só, pois você nunca está só no caminho de Santiago, existe uma magia pelos lugares onde passamos...tenho vontade de voltar a fazer e ficar em alguns lugares para curtir mais...🙏🙌💪✌️✍️❤️🤝🤜👍👏👏
Depois de anos aspirando fazer o caminho , daqui a 16 dias irei iniciar o caminho , um sonho de criança. O seus vídeos me ajudaram muito, principalmente na escolha do calçado, era o que tinha mais dúvida, obrigado!
Esse albergue de Burgos é um dos melhores do caminho. Sò o banheiro ser muito pequeno. Em Burgos está enterrado EL CID, um grande herói da Espanha, há um filme com Charlston Heston e Sophia Loren muito bom sobre ele.
Você é bem sossegado, tranquilão! Gostei da tua ideia de um roteiro maleável. Obrigada pela postagem, uma das melhores do tema! 👍🎒🛤🇪🇸🇧🇷
Adorei o vídeo e todo o conteúdo riquíssimo que ele entrega. Farei essa peregrinação no meu aniversário de 50 anos.
Adorei de novo!
Obrigado pelo vídeo. Muito legais teus relatos e o fato de mostrar como são os Albergues.
@ 10:44 Aparentemente esse mural é uma homenagem a Denise Thiem, peregrina norte-americana, assassinada durante a sua caminhada, no ano de 2015, próxima à região de Astorga/Espanha.
Após esse crime, foram feitos movimentos para tornar essa parte do caminho mais seguro.
Prezado Sérgio: acho que você está certo. Também tive essa impressão tempos depois. O que confunde é a foto, que não tem a ver com o crime. Um abraço!
kkk adorei o "que desgraçadamente fica em cima do morro" (5:40 minutos)
Nossa! Q lindas flores!
Obrigado!
Espero fazer este caminho em 2021, pois adiei os planos, devido a pandemia. São Paulo SP
Caro Nilton, vi o seu registro. Foi muito autêntico em seu relato. Fiz parte do Caminho de Santiago a partir de Saria. Foram cerca de cento e dez quilômetros. Foi muito bom te ouvir, relatando o lúdico e a fé. Abraço fraterno. Nelson Coser. Linhares-ES
Um capixaba que legal
Obrigado. Gostei muito e me ajudou a decidir a não dormir em Albergues!
Muito bom! Aguardando os próximos trechos do caminho!!
Adorei o vídeo!
Extremamente didático!
Voçê é show!
Parabéns Pelo Vídeo
Fiz o Caminho Francês em Agosto/2017. Quase 900km em 28 Dias.
O Mínimo de Planejamento é Fundamental, a menos que você tenha muitos Dias Disponível.
Ótimo conteúdo, Nilton. Farei o meu Caminho em 2020 e seus vídeos estão ajudando a entender um pouco de como será essa experiencia.
Oi amigo... Com essa pandemia, não sei se deu certo você ir, mas segue o link de um curso excelente pra ajudar na preparação pra viagem: go.hotmart.com/M28160972W?src=youtube
Boa sorte amigo..
Gostei do video...traz boas lembrancas do meu caminho no ano santo de 1999.... achei ate que os albergues tem mais estrutura..
Poxa! Já estou me vendo caminhando por aí 🙏🙏
Que maravilha! GRACIAS! ! Caminhei contigo..
Pô Nilton, muito legal seus vídeos, trazem ótimas lembranças pra quem fez e ótimas dicas para quem vai fazer. Obrigado!!!
Nilton, obrigado pelo seu vídeo. Foi muito bom e explicativo. Realmente é uma "rotina" que eu gostaria de conhecer e você a apresentou muito bem. Estou em preparação para fazer o Caminho.
Obrigada, Nilton, seus vídeos são ótimos! Setembro estarei lá pela primeira vez!!
Ótimo !!! Belas imagens e boas dicas. Obrigado.
Nossa eu sou assim como você quando viajo... Não faço planejamento, não sei nada do lugar, só alugo o local e vou. Neste caso de Santiago, estou pesquisando porque é a pé....
Muito bom! Eu fiz em 2018 de bike e já estou doido p voltar novamente
Muito bom vídeo, bastante explicativo sem duvida um dos melhores no que tange o Caminho.
Excelente vídeo e dicas, Nilton. Farei o caminho em abril/maio de 2021. Grato
Que delicia!! Parabéns pelo vídeo!! Fiz em abril de 2017 e confesso...estou morrendo de saudades!! O seu vídeo fez relembrar e imaginar como será quanto eu retornar ao Caminho!! 🥰❤ Abraço
Muito excelente
Video fantastico! Muito obrigado!!!!
Adorei seus comentarios,estou com amigo fazendo o caminho e é gratificante ver os videos disponíveis desta grande jornada.Gratidão!
Parabéns pelo vídeo. Seu vídeo mostra como é realmente o caminho.
Maravilha 👊
Gostei muito que vc mostrou como são os quartos dos albergues, as dificuldades.
Muito bom Nilton, obrigado por compartilhar.
Obrigado pelo video e disposição! Deus te abençoe!
Adorei
Maravilha!
Muito boa as dicas e essa interação. Também me identifico com essa forma de nem sempre planejar tudo minuciosamente. E sempre dá certo. Graças a Deus.
Em Burgos, fiquei no albergue municipal.
Muito bom seu vídeo, o Caminho é mágico de fato. Estamos indo em Outubro/2019. E vamos nessa pegada, sem grandes planejamentos. Parabéns Nilton! Ultreya!!
Estou pensando ir em nesta época. Tenho medo de passar muito frio! Espero que a experiência de vcs tenha sido ótima!
Luana Albuquerque foi incrível. Tanto que acabamos criando um ebook recheado de dicas, informações e nossa história no Caminho!!!! Incrível.
Obrigada por partilhar conosco Nilton.
Bom caminho pra ti!
Ponferrada tem o castelo mais bonito do caminho!
A minha ideia é começar em Burgos. Um dos começos.
Muito bacana esse vídeo! ótimas informações. Espero realizar esse sonho em 2022
Muito bom seu vídeo!! O caminho deve ser mesmo mágico, no entanto ainda não estou pronta. Talvez algum dia o momento se apresente .
Muito bom seu vídeo! Bem prático e didático para quem pensa em se aventurar pelo Caminho. Fui em setembro de 2016 e ia voltar agora em maior de 2020. Vai ter que ficar mais pra frente, mas vou retornar! Buen Camino, peregrino!
Olá Nilton! Gostei demais de sua narrativa. Eu desejo fazer o Caminho... Criando coragem!
Faz um grupo e guia pelo Caminho de Santiago.
Cara Zildete: você não precisa de um grupo para fazer o Caminho de Santiago. É só escolher uma cidade de ponto de partida e seguir as setas amarelas. Parece fácil, não? Mas é assim mesmo! Se você fizer o caminho na primavera e no verão, passados esses tempos de Covid, você só ficará sozinha se escolher. Sempre terá alguém para fazer a caminhada com você, conversar e dar apoio. Nesses tempos, mais e mais mulheres, não importa a idade, estão criando coragem para decidir seu destino, seguir os próprios desejos, se empoderando. Quando fiz o Caminho Francês pela primeira vez, conheci a Karen, uma mulher dos Estados Unidos, uns 55 anos, aquela que passou a vida inteira cuidando de marido, filhos, depois netos, e, de repente, largou tudo e, pela primeira vez na vez na vida, resolveu viajar sozinha e ainda para um país que desconhecia, a Espanha. Voltou como uma heroína da família, mais sábia, muito mais respeitada e profundamente orgulhosa de ter tido coragem para encarar algo que todos, no fundo, achavam que ela era incapaz de fazer e suportar. Nós todos somos muito melhores e mais fortes do que imaginamos. Acredite em você! Um grande abraço!
@@niltonhernandes4827 Obrigada pelas palavras de encorajamento e exemplo que serve de inspiração.
Ótimo conteúdo, mostra bem a realidade. ULTREYA
Nilton muito bom seus vídeos ,tenho aprendido muito sobre o caminho, parabéns,se puder continue a nos enriquecer com toda essa informação,tudo de bom.
Gostei muito do canal! Desejo um dia poder fazer esse caminho mas por enquanto vou apreciando daqui e aprendendo com suas dicas. Com certeza vou compartilhar.
Fiz o caminho francés em 2017 e em todos os albergues que fiquei havia lencol e fronha e banheiro com água morna nos banheiros.
Oi Nilton. Gostaria de saber o nome do Albergue em Burgos? Gosto muito das dicas.
Gostei de conhecer. É muito sacrificio
Não é não, é privilégio!
Amando seus vídeos!
Acho que eu seria uma peregrina igual a tu 😂😂 nem relógio eu uso 🤭
Maravilhosoooo
Oi Nilton,ou quem souber responder, nao existe um mapinha com a distância entre as cidades/povoados?
Obrigado por compartilhar, amigo!
Parabéns
Nilton, gostei muito do seu vídeo. Fiquei tbm emocionada com a parte que você grava após o almoço. A magia dos encontros é algo que mexe muito comigo. Normalizando a situação pós-covid 19, deixo tudo e vou voando pra lá. Será a primeira vez na vida que farei uma viagem sem coordenação prévia. Sobre o albergue municipal, queria te fazer uma pergunta: vc pegou uma "cama ruim" por não ter reservado ou pq foi o último a chegar? A diferença de preço com o privado era muita? Estou indo nas mãos de Deus mas, antes de me lançar, devo questionar: você se sentiu inseguro em algum momento? Tô te seguindo mas não verei todos os vídeos: estou buscando surpresas! Abraço.
Adorei.
Sem planejamento, sempre receptivo a surpresas... neh.. // muito bom! .. mas tem facilidade pra retornar de Santiago ?! ( Aéreo, rodoviária, ferroviário.. como foi com vc?). Mui grata!🙏🍀❤️
Obrigada, pois vou fazer em Junho e não sei como estará o clima! Seja como Deus quiser!
Nilton obrigado pelo vídeo, muito esclarecedor.
Poderia nos passar algumas informações a respeito da mochila que vc usou e o tipo de calçado?
Nilton, curti bastante seus posts, dicas, ...
Começo 19/10/19. é minha primeira vez. Vou fazer um trecho pequeno, um aperitivo. Vou só.
Amei como vc foi mostrando, contando, explicando. Imagens belas.
Obrigada, valiosa contribuição.
Ah! e o seguro? É aquele tradicional que faço com seguradora? Seguro viagem...
Abraço, os outros videos vejo amanhã (depois da caminhada-treino).
Mariatê
Prezada Maiatê: você tem que fazer um seguro de viagem exclusivo para a Europa e por todos os dias que estiver por lá. Essa é a única atenção que você precisa ter. Obrigado e depois conta como foi a experiência! Buen caminho!
@@niltonhernandes4827 obrigada, já fiz o Camino e tudo foi muito bem. Ah, eu fiz o seguro. Obrigada
Queria mais informações sobre o caminho português. Quero fazer um 2021
Excelente as tuas colocações!!! Bem reais!!! Mas sempre coloque os valores pra facilitar
Prezado Ronald: obrigado! Sobre os valores, pretendo fazer um vídeo sobre isso. Mas não é um assunto fácil. Cada ano, tudo aumenta bem acima do custo de vida, principalmente na Espanha. É puro mercado: há mais e mais peregrinos, mais demanda e tudo vai ficando mais caro por causa disso. Eu chutaria que a despesa média mínima de um dia de caminhada é de cerca de 25 euros, se você dormir e preparar comida no albergue, com ingredientes comprados em mercados. Dificilmente você sobrevive com menos, principalmente nas cidades maiores, que tem grande demanda turística. Adivinhe qual a cidade mais cara? Bingo: Santiago de Compostela! Se você viajar com outra pessoa e dividir hotel e comer em restaurantes, a conta diária média individual começa em 50 euros, sem nenhum luxo. A minha despesa média girou em 2019 em torno de 30 a 35 euros/dia, pois eu dormi em albergues, mas comi em restaurantes sempre tomando um bom vinho. Um abraço!
Oi, Nilton..gostando muito dos vídeos. Você comentou sobre segurança em determinado momento, sobre caminhar sem muita companhia. O que seria essa falta de segurança?
Nilton, parou de publicar???
Quero fazer assim, sem planeamento, mas tenho medo pois terei que ir sozinha.
Oi, Ana! Neste caso, o planejamento que você precisa ter para garantir sua segurança é sempre peregrinar em épocas e horários com bastante peregrinos no Caminho. Você vai ver que isso é muito simples. Todos se protegem e isso é uma das muitas coisas boas que você vai encontrar.
Ótimas dicas, não vir em que mês do ano você fez essa viagem. Eu vou em março sera que vai estar frio ainda, eu moro na Suíça e aqui em março o clima está bem gostoso.
Oi, Maraci! Sim, com certeza vai estar frio. Eu sempre lembro que já peguei temperaturas de quase zero grau em junho! Então, prepare-se, principalmente com bota impermeável e um bom casaco. Um abraço!
Fizemos o caminho em 2000 e vamos novamente
Boa tarde e onde se pode adquerir a credencial do peregrino ? Sera que podemos fazer isso oniline?
30km 😮 puxa, só ando uns 8
que legal, já bateu uma saudade gostosa do Caminho, fiz ano passado com outros três amigos.
Nilton, parabéns pelos seus videos. Gostaria de saber como eu deixar suas coisas nesses albergues. E possível pessoas roubarem suas coisas?!
Na maioria dos albergues em que estive os peregrinos deixam as mochilas ao lado das camas e levam os objetos de valor consigo. Eu uso uma pequena mochila para esse fim. Eu nunca testemunhei história de furto, mas sei que existem.
Quando for dormir, coloca dinheiro, dctos bem no fundo do saco de dormir.
@@suelicwb Bom comentário. Também faço isso. Ou coloco na ponta fechada do travesseiro.
Oi Nilton! Estou adorando seus vídeos! Muito elucidativos e interessantes! Eu e meu namorado estamos pensando em ir no próximo ano. Ainda temos dúvida com relação ao período. Tenho problemas com relação ao calor. Minha resistência física cai muito. Muita gente recomenda o mês de maio, mas acabei de ver no seu vídeo que pode fazer muito calor. E também tem essa questão de ter muita gente pelo caminho e nos albergues. Você que já fez algumas vezes o caminho (ou caminhos), poderia nós recomendar um período de temperaturas mais amenas e constantes? Se é que existe. Gratidão
Prezada Aurora: eu já fiz trechos do Caminho em Maio/junho e cada um deles eu enfrentei uma temperatura completamente diferente, do calor extremo ao frio extremo. Portanto, é meio sorte mesmo. O clima está doido em todo lugar. O que você pode fazer, nos dias de calor, é sair beeem cedo e andar até meio dia ou uma hora da tarde. Buen camino!
Boa noite Hilton
Achei seus videos bem legais. Por favor me tire algumas dúvidas.
1. Onde comprar o seguro saúde?
2. Onde comprar o passaporte do peregrino?
3.É normal as pessoas as pessoas fazerem suas necessidades no meio do caminho?
4.Que tipo de casaco devo comprar, pois vou viajar em maio para fazer o caminho português?
5. Se adoecer no caminho, como devo proceder?
Obrigado pela sua atenção.
PS. Lhe pergunto pelas necessidades, pois nunca se sabe o que pode acontecer pelo caminho.
Prezado, você consegue o passaporte do peregrino nas principais cidades do Caminho. Na dúvida, ou se você for começar em algum lugar pequeno, entre em contato com o albergue local. Seguro saúde, você tem inúmeras opções. Eu geralmente uso o Assist Card. Maio é um mês complicado na Espanha, que pode ser de 35 graus a temperatura numa semana a alguns graus abaixo de zero na semana seguinte. Compre um bom casaco que te proteja de bastante frio e que seja leve. Eu utilizei um de esquiador que comprei na Decatlon. Você não precisa fazer as necessidades no Caminho, pois tem muito lugar de parada. Mas tem gente que faz... Se você adoecer no Caminho, o pessoal dos albergues serão de grande ajuda. Eles saberão te indicar médico e hospital. Mas não esqueça de fazer um check-up antes de sair do Brasil. Um abraço!
Obrigado Hilton
@@niltonhernandes4827 Prezado Nilton. Onde vc encontra temperaturas de 45 graus abaixo de zero em maio? Já fiz o Caminho 3 vezes nesse mês e não vi nem neve. Só ao longe nos cumes das montanhas.
@Maia P Prezado, fiz a correção do meu comentário. Quis dizer que em maio as temperaturas podem ir de alguns graus abaixo de zero até 35 graus no sol. Obrigado por apontar o erro.
Boa noite, vc não usa bastão?
Opa ... Você que tem mais experiência no assunto, dê dicas desde a saída do Brasil, tipo chegado... sei lá... Madri, onde começar!???
Prezado Wiler: Madri é a opção mais comum para iniciar o Caminho de Santiago Francês. É a cidade com as melhores tarifas aéreas a partir do Brasil, tem transporte para qualquer ponto, principalmente de ônibus (que é mais em conta do que o trem). No entanto, tudo depende de onde você vai começar. Por exemplo: se você for fazer os últimos 200 ou 300 km, uma boa opção é partir da cidade do Porto, em Portugal, e chegar ao Caminho de Santiago de trem. Se você quiser encarar os quilômetros iniciais, a opção é Barcelona, que fica a poucas horas de trem de Pamplona. Se você tiver recursos, não tiver tempo, e quiser fazer os 800 km do Caminho Francês, inicie a viagem por Barcelona e volte para casa pelo Porto, Portugal. Um abraço!
Você é bem bom nos seus vídeos. Faça mais. Pretendo ir com minha mulher. Talvez um vídeo com explicações pra um casal! ok abraço,!
Caro Wiler: sobre ir sozinho ou acompanhado, veja outro vídeo que coloquei aqui no TH-cam. Ir com esposa (esposo), namorada(o) torna a necessidade de diálogo prévio muito importante, pois detalhes podem impactar a viagem inteira. Ou seja, antes de sair de casa para encarar a caminhada, vocês precisam ter clareza dos limites e expectativas de cada um para que tudo ocorra em harmonia. Por exemplo, se sua mulher ou você não tolera banheiro compartilhado, o casal não poderá ficar em hostel ou albergue e isso vai ter um peso considerável no custo de sua viagem. Vocês têm ritmos de caminhada parecidos? Gostam de acordar cedo? Ou tarde? O condicionamento físico de vocês é igual? E se você quiser comer em restaurantes todo o dia e ela quiser economizar? E se um se cansar e quiser pegar um ônibus e encontrar o outro na próxima cidade, vai ficar tudo bem? Qual é a expectativa de cada um diante do Caminho de Santiago? Faça uma lista de questões como essas e conversem bastante ANTES da viagem. Vocês nunca vão conseguir prever tudo, mas diálogo franco sempre vale a pena. E é ótimo para a relação. Um abraço e depois deixa aqui um registro aqui da experiência de vocês.
Oi Nilton ...preciso falar com vc !!!
Excelente. Gostaria que comentasse, se possível for, os equipamentos que levou desta vez. O(s) motivo(s) de tê-los escolhidos e o que não aconselha levar por experiência própria.
Caro Hélio: estou preparando os vídeos sobre esses assuntos, principalmente mochila e calçado. Aguarde...
Prezado Hélio. Já fiz o Caminho 3 vezes e atualmente aprendi a levar o essencial: 2 bermudas, 2 cuecas, 2 pares de meia, 2 camisas (tudo dry-fit) uma toalha média de microfibra Nabaiji, um par de chinelos Nabaiji (tanto a toalha como os chinelos dessa marca têm peso pluma), 1 saco de dormir (há sacos de dormir que pouco pesam e ficam pequenos quando guardados), 1 agasalho impermeável com capuz para chuva (não leve capa), 1 cantil de plástico, escova, dentifrício (pequeno), sabonete (pequeno), remédios que vc usa, smartphone (não leve câmera), 1 mochila Quechua de 40L, óculos escuros. Quando chegar na Espanha, compre 1 um garfo, uma colher e uma faca (depois só vai poder trazer a colher pra cá), pois vc poderá usar as cozinhas dos albergues que nem sempre têm esses itens (alguns peregrinos roubam), passaporte, credencial, cartão de crédito e Seguro de Saúde Schengen. Vc também encontra ótimos pratos prontos para microondas nos supermercados para poder fugir dos restaurantes que costumam servir pouca quantidade às vezes com preços deselegantes.
Resista à tentação de levar grandes e pesados fones, barbeador elétrico, perfumes, creminhos, loções pós-barba, lanterna, pilhas (use o celular e leve o carregador deste). Procure não fazer reservas de hospedagens pelo Caminho, pois tira toda a graça da aventura e é meio desleal com quem chegar na tua frente no albergue e não encontrar vaga. Eu pelo menos ajo assim.
@@gaiamaedeprometeu Obrigado pelo comentário e por partilhar a experiência! Eu prometi fazer o Caminho de Santiago em 2020 com, no máximo, seis quilos de roupas e equipamentos. Vamos ver se consigo.
Olá Nilton. Sempre tive curiosidade quanto a uma questão: nos albergues os calcados devem sempre ser deixamos em um armário junto com todos os outros. Não tem perigo de alguém, sem querer, ou mesmo por querer, ao acordar mais cedo, acabar pegando o seu calcado e te deixar com um baita problema??? Um abração.
Oi, Arthurzinho! Já pensei a mesma coisa, mas acho que é um pouco neura nossa, de brasileiros!
Eu nunca vi isso acontecer ou qualquer pessoa fazer comentários a esse respeito. Um abraço!
Posso levar uma barraca bem leve e acampar pelo caminho?
Prezado Gian: vi europeus fazendo isso. Mas desconheço o grau de dificuldade e possíveis proibições. Eu não faria, por causa do peso extra e pela possibilidade de ficar em albergues de peregrino. Um abraço!
Nilton tudo joia
pretendo fazer o caminho completo em 2022 no mês de Outubro sabe me dizer se esta época é de inverno durante o mê ?
Eu nunca fiz o caminho neste mês, mas, por ser outono na Espanha, não vejo problemas. Talvez você pegue uns dias mais frios e chuvosos, mas dificilmente não com temperaturas abaixo de zero. Pesquise para saber se você vai precisar de uma bota impermeável. Ela protege o pé do frio, mas pode ser um suplício e dar bolhas em dias muito quentes. Eu só teria bastante cuidado na escolha de uma boa capa de chuva, realmente impermeável e resistente, que cobrisse todo o corpo e a mochila. Este é um item que muita gente não dá a devida atenção e paga um grande preço na forma de frio e desconforto desnecessários. Um buen camino para você, para mim e para todos e todas, principalmente depois dessa tragédia da Covid.
@@niltonhernandes4827 muito obrigado por todas as dicas , irei ficar atento a tudo 🙏
que Deus te abençoe sempre amigo 🙏.
Nilton! Com “tudo” incluso. Passagens, materiais, dinheiro/dia, necessidade. O caminho gira em torno de 20 mil reais?
Gian, com o impacto na Covid nas viagens e do aumento da cotação do Euro, o valor da viagem para o Caminho de Santiago é um exercício impossível no momento em que escrevo. Acho o valor de 20 mil reais, contudo, exagerado. Um abraço!
Nilton to planejamento minha primeira caminhada no Caminho de Santiago da Compostela. Você indica começar o caminho por onde?!
Prezado Yuri: há três condições principais que determinam nossa relação com o Caminho de Santiago (e o tempo que podemos dispender): recursos financeiros, dias disponíveis de viagem e disposição física. Se você tem tudo isso, vá para a fronteira da França com a Espanha e encare os 800 km do Caminho de Santiago Francês, tomando o cuidado de não fazer isso no inverno. Se você tem duas semanas, você pode começar, por exemplo, em Burgos ou um pouco antes. Ou pode, como fazem diversos peregrinos, fazer o trecho inicial e o final, pulando a parte mais central do Caminho, que tem grandes trechos sem cidades de apoio. Se você tem somente entre 7 e 10 dias disponíveis, pode começar de Ponferrada, no Caminho Francês, ou fazer o Caminho de Santiago Português, da cidade do Porto, Portugal, até Santiago de Compostela. Se você nunca viajou para a Europa e tem pouco tempo, o Caminho de Santiago Português vai te proporcionar a experiência de conhecer dois países. E é tão lindo quanto o Caminho Francês. Um abraço e, se puder, conte depois como foi a sua experiência.
Nilton, como comprar o adaptador para carregar o celular? voce deixou para comprar ai?
Na Espanha não há necessidade de usar adaptador para a maioria dos celulares. Nunca levei.
Nilton, nos albergues, os quartos e banheiros são mistos?
Quartos, geralmente são mixtos. Banheiros, não.
Duas 1° semanas de maio não rola esse improviso
Há quatro anos, sim. Atualmente, também tenho dúvidas, pois não sei se a situação dos albergues pós-covid se normalizou e se muita gente está no caminho, o que pressiona os peregrinos a planejar tudo com antecedência. Depois você me conta sua experiência. Um abraço!
Dicas de um caminho curto ... talvez dê 300 km!!!
Caro Wiler: você escolhe! E essa é uma das mágicas do Caminho. Você pode começar de qualquer ponto. Se você nunca fez e está querendo chegar em Santiago de Compostela (ou seja, não quer fazer trechos), sugiro fazer o Caminho de Santiago Português, no trecho que sai da cidade do Porto, em Portugal. Você atravessa dois países, as paisagens são lindas e você chega em Santiago após cerca de 8 dias de caminhada. Atualmente, está aparecendo um versão deste caminho português pela praia! Não conheço, mas está no meu radar. Um abraço,!