Estudo psicanálise de forma livre a mais de dois anos. Iniciei o curso de Bacharelado oferecido pela Uninter, uma vez que, pra quem gosta do tema, saber nunca é demais. Também faço análise pessoal, aprofundando o conhecimento sobre o inconsciente. Gostaria de esclarecer que o curso tem me surpreendido. Muito bem estruturado, bons professores, conteúdo muito bom também. Eles deixam claro desde o início que o curso não te habilita ao exercício de uma "profissão de psicanalista", uma vez que não existe tal exigência para o exercício da psicanálise. Também é falado da formação do psicanalista ( tripé). Vou acompanhando para ver como será os demais módulos, mas a princípio, minha visão é que este curso de Bacharelado fornece uma visão teórica mais aprofundada da psicanálise. Toda essa problematização que tem sido feita em torno deste curso, me soa mais como questões políticas. Se a formação do psicanalista é livre e se a psicanálise não "pertence" a ninguém ou ao Estado, não consigo entender porquê as ditas associações tem se incomodado tanto.
Bom esclarecimento amiga, eis que se iniciou mais uma guerra de classes. Muito natural que isso aconteça, pois em quase todas as profissões existe guerra de classes. Parabéns por suas colocações, logo se vê que vc será u ama excelente profissional.
Kelly, grata pelo seu comentário. Eu estou pesquisando cursos e fiquei assustada com os preços absurdos desses cursos, são inviáveis, cobram mais caro que uma faculdade, fora a análise particular e a maioria são EAD. Sinto um certo monopólio.
E agora além de autorizado pelo MEC, somos reconhecidos... Parabéns a todos que estão fazendo parte de processos. Ah... Só pra dizer, seremos bacharéis em Psicanálise e não psicanalistas, pra ser psicanalista devemos cumprir o tripé, análise, supervisão e teoria sempre, porque é uma formação continua e sem fim.
acho bom aceitarem, chega de monopolizar... tudo tem um começo e pra todo começo existe uma resistência, estamos ai e seremos fortes, aguarde os próximos 4 anos...
Charles Chaplin foi contra a criação do cinema sonoro, dizia que o som nos filmes acabaria com o cinema. Os saberes têm que ser aprimorados e difundidos na experiência acadêmica. Freud deu liberdade a psicanálise: ela pode e deve estar nas universidades! A psicanálise não precisa de paladinos! Precisa de novas teorias, novos experimentos, novas possibilidades para melhor qualidade de vida do ser humano. "É você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem..." Belchior.
Ela chegou onde deveria chegar reconhecimento ela não complementa as demais apenas Vejo a continuidade agora ela para de andar atrás do rabo e continua Limitar a
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
@@MicheleBM578, não ficou muito claro seu comentário, né... Bem confuso, na verdade. Se puder esclarecer reescrevendo com mais clareza... Certamente será melhor compreendida. Abraço fraterno e solidário em você, e Bem a nós!
@@robertoidepO comentário dele está horrível na verdade. Parece que ele não tem muito conhecimento sobre o que diz, o que não é verdade! Esse cara é um ícone! Vamos esperar por um video melhor. Agora, dizer que tem que fechar o curso de uma faculdade, com um curso de 4 anos, com uma grade bem robusta, pedindo como horas de atividade extra as várias horas de analise que possam compor um mínimo aceitável para uma pessoa se formar psicanalista e ainda horas de supervisão e e clinica, poupe-nos, né? Como ele mesmo disse: isso é coisa para atender os interesses de A, B, C …e “donos de faculdades”. Não deixar a psicanálise evoluir e saltar para o ambiente acadêmico é também defender interesses de associações psicanalíticas e de donos de centenas de cursos de psicanálise (que estao todos unidos neste estardalhaço). Deixar a psicanálise ir para o meio acadêmico é uma renovação (pra não dizer uma salvação) da mesma. Minha opinião.
foda que um monte de gente de várias áreas aleatórias faz uma "pós-graduação em psicanálise" e abre consultório de terapia. (Não só "em psicanálise" né, em várias abordagens tá acontecendo isso)
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Percebe-se claramente um certo desespero das escolas de psicanálise em perder o monopólio dos cursos de formação assim como das praticas psicanalíticas.
@@elianaespacoyaoshi-fo9479 não é assim que funciona uma formação em psicanálise. Vc não procura uma "escola", vc procura uma associação ou sociedade. Então, vc inicia formação nesta sociedade e, ao fim, vc se torna sócio desta sociedade. E pelo resto de sua vida vc terá uma sociedade onde vc conseguirá sempre se manter atualizado, poderá, se tiver interesse, auxiliar na formação dos futuros analistas que se tornarão seus colegas, trocará conhecimento com colegas de sociedades parceiras internacionais, quando vc estiver morando no exterior haverá sociedades que poderão lhe acolher neste outro país, a sociedade também, obviamente, ajuda muito, sobretudo no início, pra vc ter analisandos etc. O que estas universidades estão oferecendo a estas pessoas é um diploma que lhe deixará totalmente solto na vida após se formar, tendo como única opção de emprego a abertura de consultório próprio, porém de maneira totalmente solta, sem um grupo que te acolhe... ou, claro, cursar psicanálise, pegar o diploma, e trabalhar em qualquer outra coisa que não a psicanálise
Estou fazendo bacharelado em psicanalise na uninter, e amando ,tem os melhores professores...nao e um curso livre de 6 meses. Parabens uninter pela iniciativa seremos futuros bacharel em psicanalise!!!!
@Robson Airom na verdade ele é formado em psicologia, portanto não precisaria fazer faculdade em psicanálise, mas acredito que quem fez esses cursos livres, sem uma formação acadêmica no futuro terá probelma curriculares, eu não sabia estou um ano no curso livre, e sei o quanto um currículo acadêmico pesa, e eu amei saber que agora tem bacharelado, e eu vou me matricular e abandonar o curso livre
Antes professores do ensino fundamental I faziam curso técnico de magistério e atualmente exige-se um nivel graduação. Professores se adaptaram e a maioria faz pedagogia!
@@dricamemi estou fazendo, e gostando bastante. A grade abrange todas as escolas psicanalíticas, oferece boa base filosófica e é puxado… não é EAD que não estuda, pelo contrário.
@@felipedaen4290 eles deixam bem claro a necessidade do tripé, que não é pq vai obter diploma que será psicanalista. A grande vantagem é a qualidade e abrangência da parte teórica, o que da uma otima base. A etica é colocada de forma muito responsável, vai da pessoa seguir.
Estudo psicanálise há anos e filosofia autodidáticamente, faço análise periodicamente. Há algum tempo decidi fazer o curso pq estavam aparecendo pessoas ao acaso com intuito de ser pacientes, pessoas que a gente vai conhecendo aleatoriamente no dia à dia. Sempre indiquei essas pessoas à uma amiga psicóloga, pois me sentiria charlatão por não ter um curso como reconhecimento. Entendo a psicanálise como livre e abrangente. Ainda não me sinto pronto pra clinicar enquanto não cumprir com todos os requisitos, mas me sinto orgulhoso quando vejo um estranho sair melhor do que quando chegou em uma conversa, ou quando amigos com graduação em psicologia me procuram pra pedir opiniões sobre casos ou solicitam que participe de algum grupo de estudos. Não vejo problema na oferta de curso da universidade, ainda que no futuro venha esse fato querer criar uma divisão de status, os resultados sempre falarão por si
Eu sou psicólogo e mestre em psicanálise: clínica e cultura pela UFRGS. Esse debate me soa muito interessante, pois olho de fora. Não sou psicanalista, mas praticamente todos os meus estudos se voltam para a teoria psicanalítica. Faço minha análise pessoal, discuto em grupos de estudo e faço supervisão, porém, não sou psicanalista. Essa discussão toda me soa extremamente complicada, pois, assim como realmente não é cabível uma faculdade de psicanálise, será que os moldes atuais da formação e, principalmente, a forma como as instituições se espalharam, não configuram quase um esquema de pirâmides? Coloco dois exemplos práticos: Em uma aula do mestrado, enquanto se discutiam alguns matemas lacanianos, o professor falava algo como "Esta operação que é o que o analisante precisa ter para se tornar analista" eu, sarcasticamente, complementei: "e bastante dinheiro disponível", o professor riu, mas curiosamente essa colocação despertou uma reação bastante "violenta" de alguns colegas, que colocaram que tem que se gastar muito dinheiro para se tornar analista mesmo e etc. Algumas semanas depois, se daria o evento anual da APPOA, que se chamava "Psicanálise e o espirito do nosso tempo", o engraçado é que custava 500 reais para profissionais formados. Sendo que era um evento onde a maior parte da programação era com pessoas que desevolviam suas atividades na universidade. Daí eu me questiono se, bom, não há uma utilização mercantil do saber psicanalítico, por exemplo? Pelas próprias Associações Psicanalíticas (não generalizando, mas pensando enquanto fenômeno que acontece por aí, que observamos, quase como uma vinheta clínica). Gosto muito do seu trabalho como pesquisador e como alguém que coloca a teoria psicanalítica para circular em diversos meios, mas sem perder a seriedade epistemológica que a psicanálise demanda. Abraço!
Achei o vídeo ofensivo e os argumentos poderiam melhorar. Ora, pareceu-me que a formação da Uninter peca, de acordo com o apresentado, porque: não escolheu profissionais gabaritados para ministrarem e coordenarem o curso; a grade curricular seria precária; é opcional que o aluno faça análise; haveria a mercantilização da psicanálise devido ao interesse privada da universidade. Primeiramente, acredito que ele poderia ter buscado a informação do corpo docente com a universidade, mandado um e-mail, visitado um campus, mas a informação era vital para se analisar, pelo menos, em tese, a qualidade dos profissionais envolvidos com o curso. Grade curricular precária, igualmente, poderia ter analisado criticamente as ementas das disciplinas, explicando os pontos deficitários. O aluno fazer análise, ponto interessante, acho que no mundo atual não só um aluno de psicanálise, mas todos se beneficiariam ao fazerem análise. Talvez os professores pudessem fazer para as primeiras turmas e, posteriormente, os alunos dos semestres finais, com supervisão dos professores, pudessem fazer a prática com os calouros - não vejo problema em ser por vídeo, fiz durante a pandemia, minha terapia por vídeo. Curso EAD, questão paradoxal, as pessoas aprendem de forma diferente, para alguns o EAD funciona melhor, pedagogicamente falando, que o ensino presencial, porém tem a questão da interação humana que é enriquecedora no viver universitário, contudo, isso acontece não só com o curso em questão, mas com todos os cursos EAD de graduação. Interesse da Uninter na mercantilização da psicanálise. Os cursos superiores são supervisionados pelo MEC, parece-me melhor que um curso livre. Acredito que falta de informações por parte associações de psicanalistas com o curso da Uninter. É uma coisa maravilhosa a democratização do conhecimento, as associações e demais entidades de classe poderiam aproveitar o know how de uma universidade como a Uninter para divulgar e fortalecer a psicanálise, promover o fomento à pesquisa, à extensão universitária. Por fim, caso não seja possível um curso de graduação de tal área do conhecimento, o que me parece uma antítese, que seja apresentado um estudo sério, embasado cientificamente, do contrário, é mero dogma da tradição de tal campo do saber. Lembrando que o próprio pai da psicanálise, quando iniciou seus estudos, possuía uma visão bem diversa sobre o que viria a ser a psicanálise daquela que foi no final de sua vida e da que é hoje. Por que não tentar ver o que há de bom na iniciativa da Uninter?
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Boa colocação, estudo psicanalise, faço análise e sim tenho também me reencontrado como novo rumo profissional. Busco sem pre mais informação mas creio que uma graduação possa assustar pois clinicas com formação em 900 horas fechariam suas portas.
*_Com a formação (Bacharelado) em Psicanálise, o aluno terá uma densa e sólida estrutura com o pilar exigido para conclusão do mesmo, uma vez que ele (o aluno) precisará se dispor de 4 anos de estudos, ou seja, sua formação será mais completa e terá mais tempo para aprofundar disciplinas que são abrangentes, e que no curso de 12 e/ou 18 meses não é possível tal aprofundamento._*
12 ou 18 meses???? Minha irmã se formou em 2 meses!!! On-line!!!!! A 3 meses e já tem 16 pacientes fixos!!! Cara, INACREDITÁVEL!!!!!!! Concordo total contigo!
@@luparralego4610 *_Lu, bom dia! Tudo bem com você?! Alguns cursos, os ditos sérios, formam de 12, 18 ou até 24 meses, sendo este último um tempo considerável. É válido lembrar que, por se tratar de uma "formação acadêmica" recente poderá haver muitos entraves por parte de algumas instituições, principalmente com relação à participação e associação de futuros membros graduados no curso superior em Psicanálise. O curso superior em Psicanálise da UNINTER possui em seu quadro de matérias um arsenal de conteúdos que tornarão a formação do profissional de forma sólida, uma vez que o mesmo possui abordagens nas áreas de psiquiatria, psicologia, sociologia, fisiologia, neurologia, patologia, terapia, filosofia, etc..._* *_Porém, é importante salientar que, um profissional com uma "formação em psicanálise" poderá também realizar um bom trabalho, sendo este com esforço, leitura, análise, especializações e aprofundamento nos temas abordados e demais correntes de pensamentos psicanalíticos, tais como: teologia, filosofia clínica, etc..._* *_Eu não sou graduado em Psicanálise, estudei durante 1 ano, mas tive que abandonar o curso para conseguir administrar as exigências da licenciatura em Pedagogia (TCC, estágio (Escola e no setor Administrativo) e relatório de estágio), pois nesta época, cursava Pedagogia e Psicanálise, ambas exigem muito do graduando. O importante é as diversas obras sobre Psicanálise, isso dará uma amplitude maior para entendimento dessa psicoterapia._* *_Mas há uma questão que pouquíssimos psicanalistas falam é a questão da abordagem a ser realizada com o paciente em sua dúvida, dilema ou histeria._* *_Há várias correntes psicanalíticas: X, Y, Z, etc... Durante a consulta e/ou tratamento você abordará uma delas, caso não tenha resultado, você irá partir para outra e assim por diante...ou seja, o paciente irá escutar a "proposta" de cura na qual ele "achar mais próximo dele", uma espécie de "se gostar, é seu". Isso é fantasioso e ilusório, é como uma carência que exige o "afago" certo para sanar tais "dores". Neste caso, disciplinas nas áreas de fisiologia, neurologia, psiquiatria, psicologia, filosofia e teologia são necessários para se entender o contexto do todo. As vezes a demanda do paciente não é patológica, mas sim, apenas a necessidade de fala, e neste caso, entramos com a "escuta", isso acontece muito nos atendimentos dos respectivos setores do serviço social. Há demandas de cunho filosófico, sociológico, etc. O psicanalista precisa dominar essas disciplinas para orientar melhor os seus pacientes, fora disso, tornará um círculo vicioso, no qual, toda vez que o paciente estiver "esfriado" ou (esquecido) as orientações administradas pelo psicanalista, ele retornará à clínica para ouvir a mesma coisa como uma espécie de "reafirmação", ou seja, em outras palavras, para se sentir "amado" ele precisará ouvir novamente o "eu te amo", compreende?._*
@@andreguilhermedelimaandrad9490 É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Conheço vários profissionais graduados que são péssimos, professores que já não sabem mais do que a aula que dá, aquela decorada, sem contar os que dão aula é do Brasileirão ou da novela, psicólogos que cobram infindáveis atendimentos e fazem alí bate papos sem método ou valor algum. Com tanto profissional desqualificado, eu espero que os formandos nesse curso não tentem exercer a psicanálise sem o tripé para não serem péssimos profissionais, por outro lado, acredito realmente que se eles completarem como se deve o tripé de formação psicanalítico, terão mais capacidade de serem bons profissionais que muitos que estão licenciados e atuando.
Cenários: enfermeira que fez curso de 6 meses e tem paciente manipulado por ela pagando suas contas mensalmente e a pessoa nao progride na terapia... ai pode né
Seu argumento é bem infantil, visto que em todo segmento profissional tem bons e maus profissionais. Isso de nada tem a ver com o lugar de formação e sim com o caráter, ética e a vocação da pessoa em si.
@@r4f4so cenário meio nada a ver, né? : É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
@@ev5753 É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Acho desnecessário dizer que o curso de graduação em Psicanálise não é bom. Pois oferecerá uma formação de base, já direcionada aos que desejam ser psicanalistas. Depois da graduação o estudo é contínuo, o tempo mostrará, os maus profissionais sempre cairão. Acho mais fácil o diálogo entre as Sociedades Psicanalíticas com uma universidade, do que com qualquer curso de esquina que tem por ai. Achei ótima a idealização do curso de Bacharelado em Psicanálise, pois quem quer seguir na profissão, poderá fazer uma graduação na área que quer atuar, pois o estudo depois da graduação deverá ser contínuo dentro dos padrões que sempre foram.
Na verdade, eu adorei a proposta! Deu vontade de ingressar no curso! Pena que as sociedades psicanalistas não tenham concordado com a coisa. Mas fiquei a pensar e acho incoerente o discurso de que não pode ser dado o curso na faculdade, se é dado em institutos. Não vejo diferença. Pensem comigo: Se o que mais importa é seguir o tripé, em que implicaria o fato de o curso ser ministrado numa faculdade? Você estuda num Instituto qualquer e tem aulas com vários professores, entre psicólogos, psicanalistas e até doutores. Na faculdade acontecerá da mesma forma. E penso mais: não seriam as sociedades psicanalíticas que estariam visando lucros e agindo como donas da disciplina, ao promoverem esse repúdio? Ou por acaso algum Instituto ou associação promove o curso de graça? Pelo contrário! Encontrei valores absurdos quando estava pesquisando sobre o curso de psicanálise.
Eu entendi o seu ponto de vista e até concordo, mas o que temos aqui não é a questão da teoria ensinada, mas de uma regulamentação. A psicanálise é leiga e laica, longe de se estar presa aos moldes sociais e governamentais, o próprio Freud a desenvolveu assim e o nome BACHARELADO traz essa suposição. O que eu percebi é que na verdade a faculdade Uninter só trouxe um título de graduação e só nisso que mudou.
O problema é basicamente tudo. Veja: - Psicanálise não tem "prova"/"nota". A "avaliação" é algo mais "auto" avaliativo dentro da sua análise, formação e supervisão entre os mesmos. - Impossível datar ou presumir que em que 4 anos você poderá "exercer psicanálise". A formação é continua, nunca para. O que os institutos/campos/fórum tem são como se fossem cursos teóricos, práticos que te auxiliam em determinado tempo mas não significa que forma nenhuma que ao terminar você "é um psicanalista" e pode atender. - Uma faculdade não poder "obrigar" ninguém a fazer analise. Quando você escolher ser psicanalista e procurar uma formação você aprender dentro da formação que você precisa fazer e que isso irá ser parte da sua formação e construção. Isso significa que se uma pessoa em uma faculdade de psicanalise não "notar" isso e se "formar" depois de 4 anos ela vai exercer sem a experiência necessária de sua própria análise. - Existem princípios instituídos pelo pai da psicanalise e por seus seguidos que vão totalmente contra a ideia de uma graduação por exemplo você deve ter uma formação superior anterior (uma graduação em psicanalise não pode exigir que você tenha uma por exemplo), A supervisão, analise e estudo é continua (uma graduação não pode exigir isso) o sistema avaliativo não é valido (como já disse) etc. Isso significa que a própria ideia em si de "graduação em psicanálise" vai totalmente contra as pessoas que criaram e estruturam a psicanálise. - Essa ideia "jurídica" não se aplica porque a psicanalise é um conhecimento que une vários saberes diferentes. Perguntas como "quem regulamenta, mas é legalizado, tem diploma pelo MEC etc." não se aplicam. Uma faculdade em psicanalise demoraria (como Freud mesmo disse) anos e teria que aplicar materias como mitologia, antropologia, medicina, biologia, poesia, teatro etc... Não é uma "área médica" ou "área humanas". Ela abarca vários saberes diferentes e é por isso que existem varios locais de formação e ESSE é o diferencial. O diferencial esta na troca de vários saberes diferentes interagindo e debatendo aprendendo com o intuito da cura pela palavra. Não tem como ter esse formato "padrão/jurídico" que uma graduação possui.
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
@@rashidtornado323 Entendi. Mas será que haverá isso da valia do certificado de um psicanalista ser anulado por não se tratar de um certificado de graduação? 🤔 ou será que somente ganhará um novo “título de formação profissional”? O conteúdo de muitos cursos livres não diverge muito da grade das graduações.
Tem um monte de psicanialistas com medo de perder o direito de clinicar, caso haja uma regulamentação da profissão, simples assim. Estão olhando pra própria calda e nada a mais. A estrutura da graduação UNINTER está revolucionando a psicanálise no Brasil, respeitando os critérios proposto por Freud e Lacan. E outra coisa, não foi o Brasil o primeiro país a ter um curso de graduação em psicanalise (Reino Unido já tem a mais de 10 anos).
Concordo com esse curso de graduação em psicanálise mais não acho justo os psicanalistas que fizeram o curso de formação em psicanálise e que ja trabalham a muitos anos perder o direito de clinicar, caso haja uma regulamentação da profissão!
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Teoria, supervisão e análise. Correto? Por que não considerar a graduação em Psicanálise como mais uma das possibilidades de obter a teoria? Acho natural esta providência, assim como foi o reconhecimento da profissão de psicanalista no CBO. E que me parece nao ter sido repudiada pelos psicanalistas. Observando a proposta do curso vê-se o tratamento da questão de ser analisado e analista. Creio que há sim o cuidado em se garantir os princípios propostos por Freud. Cabendo a cada pessoa interessada na condução do que fazer com esta nova fonte de conhecimento.
Entendo os pontos, mas ao pensar, acrescento: Para não cairmos na problemática de virar um emaranhado de notas e aprovações sem sentido, podia-se instituir horas obrigatórias de psicanálise pessoal (como cursos que têm estágios obrigatórios) e no fim uma avaliação final, tipo OAB, sabe?! Não com uma prova escrita de erros e acertos, mas com uma análise de um psicanalista responsável. Inclusive as horas obrigatórias de psicanálise poderiam ser com associações e institutos filiados, sabe?! Todos sairiam ganhando!!! Ao invés de se opor, porque não se unir?
Não entendi muito bem o intuito do vídeo. Pensemos: a graduação, assim como um curso livre vinculado a qualquer instituto ou associação, poderia ser utilizada como meio e não como fim, não acham? O fato de você ser habilitado com 4 anos a realizar a análise não significa que você irá estudar e se especializar somente nesse período.
Exatamente! isso vale pra qualquer ocupação! a gente não sai dos cursos de graduação 100% preparados para atuar na profissão, precisa se especializar mais para se tornar um profissional competente.
Respeito o ponto de vista de todos aqui. O que eu não entendo é porque quem é contra denegrir tanto a ideia de uma instituição tomar essa iniciativa e ir além, denegrindo os profissionais envolvidos na grade curricular. Gente, vamos só colocar uma coisa em questão, nenhum profissional de área nenhuma aprende tudo em um curso ou graduação, para ser um excelente profissionais exige interesse de estudo continuo pra vida toda mesmo porque tudo muda o tempo todo. E qual é a questão com o ensino EAD? Será que a memoria das pessoas são tão curtas a ponto de esquecer o que tivemos que nos adaptar na pandemia com nossos filhos estudando on line? Acredito que um bom profissional se dá na busca de oportunidades em fazer um estagio supervisionado mesmo que "a instituição não ofereça isso de forma online".... acredito que o principio de tudo é cada pessoa ser cada dia melhor naquilo que se propos a fazer para o tratamento do próximo. Sempre teremos profissionais excepcionais e profissionais pouco qualificados onde se limitam a viver aquilo que doutrinaram em um aprendizado em especifico. Portanto, olhar para uma graduação recem montada, gera um desconforto em quem esta na area a um bom tempo e isso é natural, só não acho que cabe uma exposição decretando a condenação dessa atitude da Uninter. Se a psicanalise trabalha o conceito de trabalhar as questões comportamentais das pessoas, cabe uma analise ai. Em geral, esse canal tem um conteudo maravilhoso e que acrescenta muito de forma geral e sim quem está na area a muito tempo pode contribuir muito a ponto de gerar questionamentos saudaveis que os alunos que aderiram a graduação possam levar para dentro da faculdade e fazer assim ao longo do tempo um curso de extrema excelencia. Todo mundo tem algo para acrescentar e melhorar a forma da geração de novos profissionais.
Porque simplesmente a graduação fere os princípios da Psicanálise, é como enterrar a Psicanálise de anos e iniciar uma nova, e te pergunto: quem será o Freud dessa nova Psicanálise?
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Gostaria de saber porque os cursos de formação em psicanálise e a propria análise são tão caros. Se a psicanálise está em expansão porque as instituições não oferecem bolsas, não baixam os preços, não tornam mais acessível esse saber, esse percurso? A quem se destina essa expansão? Até onde ela chega de verdade? Até agora tudo o que envolve esse saber permanece restrito a uma classe, majoritariamente branca e com posses. Eu possuo doutorado em filosofia e gostaria muito de poder fazer análise e me formar psicanalista, mas não tenho dinheiro suficiente para pagar o curso, a análise. É uma realidade muito distante da maioria dos brasileiros e as instituições sérias não parecem muito preocupadas em expandir de verdade a prática e a formação psicanalítica. Parecem fazer gosto de que esse saber permaneça restrito, nas suas devidas "panelas". Por enquanto continuo com minha psicoterapia, que querendo ou não, tornou-se mais acessível, com péssimos e ótimos profissionais, como em todo campo, área, profissão etc.
Olá Gilberto. Infelizmente isso que você traz tem a ver com um histórico de posse de uma elite sobre a Psicanálise. No entanto, há vários operadores da Psicanálise que estão contrariando essa lógica, como os coletivos de Psicanálise na Rua. Outro ponto: o valor da sessão não é tabelado, vai de acordo com o que analista e analisante combinam. Esse é um ponto importante para saber diferenciar quem é analista e quem não é.
@@felipesouza515 "proveniente de uma classe diferente". Tu que tem que "procurar" mais coisas sobre o que fala. Veja o vídeo que o Dunker fez sobre a vida dele antes da Psicanálise e como ele chegou nela (não que ele ter sido pobre seja algo louvável em si ou faça ele melhor em qualquer coisa). E se atentar ao grande nome e criador de um discurso ou saber não tem nada de "seita".
@@felipesouza515 os psicólogos que conheci me cobravam o mesmo preço do psicanalista que conheci, a diferença é que os psicanalistas combinam o preço com o analisando conforme o que ele acha que consegue pagar, enquanto boa parte dos psicólogos cobram preço único
@@felipesouza515 que engraçado, tirando talvez uma ou outra palavra que não uso muito, sua descrição foi exatamente a que dei pra alguns amigos, especialmente sobre o piti com a PBE. Lembro bem dele falando "você quer que a gente tire você do cargo?" se referindo a um dos presidentes de conselho. Curioso encontrar eco em alguém na internet assim, bom saber que não é algo que penso sozinho
Numa fiz análise ou terapia, primeiro por ser algo totalmente inacessível (e até mesmo desconhecido) no meu meio social, além de ser taxado socialmente como "coisa de louco". Após meus trinta anos, li numa coletânea uma apresentação feita por Freud nos Estados Unidos, me encantei, me debrucei sobre outras obras e autores, o simples estudo já ajudou a me compreender melhor, bem como às pessoas com quem convivo. Certa vez participei de um evento com psicanalistas discutindo a obra de Lacan, interpretei os discursos como muito dogmáticos, em em muitos casos, com carregada visão elitista, meio desplugada da realidade social, senti -me numa missa com o padre ministrando de costas e em latim. O fato dos psicanalistas não atenderem por plano de saúde dificulta o acesso à análise a maioria da classe média, imagino que a formação universitária, apesar de todos os pesares apontados, que não tenho experiência para julgá-los, certamente popularizaria a prática, mas sinto que este não seja um interesse, de ao menos, parte da classe. Mas achei bem atraente o fato de nao se subordinar ao Estado. (Ao menos, sob a ótica regulamentadora) Parabéns pelo vídeo e por todos que comentaram, aumentou meu desejo de fazer análise e de me aprofundar mais nos aspectos teóricos e conceituais, é um universo a ser explorado.
Fabrício existem clínicas ligadas ás escolas de psicanalise que atendem a valor social ou mesmo gratuitamente em caso da pessoa não ter condições de pagar. Há psicólogos que trabalham com psicanalise no CAPS. Um curso de bacharelado não obriga convênios a cobrirem psicanalise. E não é por conta da regulamentação porque há convênios que cobrem até terapias alternativas como práticas interativas.
Vdd Marcio o a psicanálise não era viável atender on-line. Veio a pandemia e desmistificou tudo isso. Quem faz o profissional não é a instituição seja ela qual for e sim o próprio sujeito. A resistência é sempre do analista. Já leu essa frase ou ouviu? 😄
Por mais que ache o ensino de graduação é uma porcaria em muitas universidades, acho um pouco de cinismo não reconhecer a importância delas na divulgação da psicanálise para um público maior. Por ser uma prática, a psicanálise engloba questões maiores do que somente o tratamento clínico individualizado como encontramos na maioria dos casos. A psicanálise pode não ser uma profissão, mas é uma função que tem que reconhecer o próprio trabalho como capaz de ir além das escalas de formiguinha realizadas nos núcleos pagos de entidades historicamente consideradas psicanalíticas. Assinado: Gon Freecss.
Mas o ensino da psicanálise nas universidades foi amplamente reconhecido no vídeo, veja de novo. O que se critica é querer que ele forme, autorize ou habilite a prática da psicanálise. Não tem cinismo algum. Por exemplo, vc pode estudar anatomia, fisiologia, genética, farmacologia á vontade. E é desejável toda pesquisa nestas áreas, mas isso não vai e nem deve te habilitar a praticar a medicina, certo?
@@chrisdunker tendo em vista os absurdos e a obscuridade que é a formação em psicanálise hoje, acredito que deva ser assim como a medicina, psicólogia e outras "ciências" mantida um minimo de padrão na formação e uma fiscalização na sua prática clínica, pois não podemos esquecer que estamos cuidando de pessoas e o fato de uma graduação minima de 4 anos para habilitação acredito que seja razoável pois temos cursos hoje de 20hrs .
@@chrisdunkeros cursos que não são graduação habilitam os profissionais diferentemente da graduação? Por que a graduação não habilita? Estou em busca de informações.
Professor, o senhor poderia falar sobre a aproximação das igrejas evangélicas com a psicanálise? Digo pastores, presbíteros e membros ingressando em massa nos cursos psicanálise, tendo até mesmo templos religiosos que oferecem a formação. O que tem gerado essa identificação dos protestantes com a psicanálise???
@@clubedaterapiaexpressiva1285 , se a psicanalise é um saber , que transforma o indivíduo e propõe autoconhecimento da sua subjetividade, é bom que evangélicos católicos e demais grupos e pessoas tenham contato e possam aprender , entender um conhecimento como algo seleto ao grupo de indivíduos "iluminados " é ao meu ver agir de maneira mesquinha.
@@clubedaterapiaexpressiva1285 Poxa, achei o seu comentário pouco construtivo e muito superficial, com todo respeito. Vamos dizer que se trate de uma questão de poder e monopólio do discurso, por que especificamente a psicanálise? Por que não outra terapia ou alguma corrente da psicologia? Na mentalidade protestante, como a psicanálise dialoga com o cristianismo? Como uma prática previamente transgressora pôde ser incorporada por uma instituição tão tradicional?
No mínimo interessante esse interesse dos evangélicos em relação à psicanálise, porem não há compatibilidade entre a psicanálise e a religião, a primeira está sedimentada na quebra de dogmas, na desconstrução do pensamento falacioso (tautologia, ad hominem, magister dixit, Ad hoc...), já a religião se sustenta pelo dogma, pela fé, ou seja, não há argumentação, não há questionamento, não gera sapiência nem de si nem do mundo ao redor. De qualquer maneira se o aprendizado dessas pessoas passar por Sartre, Lacan, Popper, Foucault, Freud ... isso será extraordinário.
Estou fazendo a graduação em psicanálise pela Uninter, curso muito organizado e embasamento teorico profundo. Eles deixam muito claro o tripé teoria, análise pessoal e supervisão. Sao 4 anos de muito estudo. Não é obrigatório fazer analise para terminar o curso, mas é sempre falado da importância, da ética. Me parece que as outras escolas querem o monopólio e por isso estão criticando tanto. Parabéns a Uninter por tornar esse saber possível a mais pessoas. Os professores lá são otimos.
Concordo plenamente que um psicanalista, como um psicólogo tenha sim, um diploma acadêmico! Parabéns a Uninter pela iniciativa. A pressão social clama pelo conhecimento.
Psicanálise precisar de um diploma é ridiculo como cozinheiro, esportista, artista, precisar de faculdade para ser profisisonal: embora possa fazê-la, não é a faculdade que vai forná-lo é um vida de dedicação. Já existe formação em psicanálise e é muito mais porfunda e consistente que as faculdade porcarias que o Brasil tem, infelizmente. Como ele dize no começo do video (basta ouvir), COMO FORMADOR DE PROFiSSIONAIS, NÃO FAZ SENTIDO.
Minha irmã fez um curso de 6 meses em menos de 2 MESES, ON-LINE!!!!!! Pq segundo ela, COMEU OS LIVROS!!!! Hoje ela tem 16 pacientes fixos e está a 3 meses clinicando, inacreditável!!!!!
Absurdo. Bom, eu estou fazendo numa escola séria, são 2 anos de estudo e exigem estágio, além de 1 ano sendo analisada por um profissional e eu só posso começar a estagiar, após a autorização do psicanalista que me analisa.
Acredito que existe hoje uma necessidade de uma reorganização no que se refere a psicanálise! Pois está muito banalizada e qualquer um hoje pode se auto proclamar um psicanálista .
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Oi, professor. Estou terminando as primeiras matérias da graduação em Psicanálise. O senhor está equivocado em suas afirmações, demonstrando desconhecimento sobre o que fala. Ah, não posso deixar de escrever: estou amando o curso!
Professor, obrigada pela resposta. Suas colocações são pertinentes e esclarecedoras sobre mais essa surrealidade típica desses tempos. A saudade é recíproca, espero vê-lo pessoalmente muito em breve. Grande abraço!
Me mostra 1. Não existe "cursinho de 40h" de psicanálise nem nenhuma "organização" que reconheça, autorize, oficialize um sujeito enquanto psicanalista. Vc criticar o "cursinho de 40h" e achar legítima a "formação de 4h" só mostra o quanto vc não sabe do tema que está falando.
O problema é: tem muitas pessoas aí fora que se autodeclaram psicanalistas sem ter a preparação, a sensibilidade. Achando que uns estudos poucos autoriza-o a ser analista praticante. Mesmo a psicanálise não concordando com esse tipo de pessoa, como vai impedir de ela sair por aí atendendo? Não tem meio de fiscalização (ficaria muito feliz de e ser provado o contrário nesse ponto). E isso é gravíssimo, pois estamos falando de alguém que vai estar ouvindo e lidando com outros seres humanos. São vidas humanas que estamos falando aqui. E outra coisa: a negação de uma instituição não anula uma estrutura institucional. A psicanálise é sim um corpo institucional. Quando sequer falamos "a psicanálise não quer isso", a "psicanálise não pensa aquilo", existe um corpo institucional velado que habita a própria ideia de psicanálise. Por mais que ela negue, ela não deixa de estar inserida socialmente numa dinâmica, e tentar assumir um purismo e distância é tão ingênuo quanto o positivismo do qual a psicanálise é tão crítica. E para não poupar os termos mais "corretos", digamos a verdade: a psicanálise, do jeito que está aí hoje no que concerne sua participação e estrutura política, é uma ANCAP. É literalmente uma terra de ninguém, qualquer pode se considerar apto sem a autorização definitiva de ninguém. Diz-se que tem um tripé princípiológico, que não passa de ideologia ingênua (na prática), assim como ANCAP, pq estes tagarelam e se masturbam com a ideia tosca da "autorregulação do mercado privado" e outras baboseiras de quem nunca pegou um livro de filosofia política. Enfim, politicamente, a psicanálise é isso. Não obstante, a psicanálise é um conhecimento e uma prática (quando levada sério) nobilíssimo. Ainda mais na ascenção de um renascimento do positivismo radical ingênuo, ela é NECESSÁRIA. Eu mesmo sou apaixonado e fascinado pela psicanálise. Mas é inevitável: é necessária uma regulamentação sim. É preciso pensar com calma e estratégia, porque é preciso fazer alguns sacrifícios ideológicos se tivermos um bem maior em vista (além de meros princípios abstratos que se fecham na sua autoestima ética): as próprias pessoas. Minha posição aqui é um tanto utilitarista, mas somente pq pelo bem da própria psicanálise, sua imagem e sobretudo sua prática, ela precisa de uma regulamentação mais eficaz, a fim de evitar charlatões que existem sim e aos montes e levam à Psicanálise, mas sobretudo às pessoas, prejuízo mental e financeiro (isso porque nem abordei o elitismo classe média + branca que obviamente existe: mais um desdobramento de uma política ANCAP). Por fim, a Psicanálise (quem é a Psicanálise?!) tem muito o que repensar de um ponto de vista mais pragmático pra conseguir fazer jus àquilo que ela própria prega. Mas isso nunca vai acontecer se ela não aceitar que pra isso vai precisar fazer alguns sacrifícios ideológicos: é esse o caminho inevitável de um posicionamento político democrático. Será preciso a Psicanálise passar pelo divã (a psicanálise se "psicanalizar")? Abraços. Adoro seu trabalho Dunker!
Não é compreensível quando dizem que a sociedade psicanalítica é contra a graduação porque iria elitizar a psicanálise. Atualmente, além da grande maioria dos cursos de psicanálise serem muito caros, requerem obrigatoriamente graduação em algum curso, quando não em medicina ou psicologia, especificamente. A faculdade de psicanálise não faria justamente a deselitização da prática, uma vez que o requisito de qualquer graduação é apenas ter o ensino médio, ficando assim acessível a um número extremamente maior de interessados? A justificativa também vem na fala de que o tripé psicanalítico é indispensável para a formação do analista. Que não há habilitação para se clinicar sem análise pessoal e supervisão. No mínimo, quem se utiliza deste argumento não viu a grade curricular do curso, tampouco ouviu ou leu os moldes da graduação. O estudo teórico da psicanálise acontecerá em três anos. Já as análises pessoais e as supervisões acontecerão no último ano de curso. Há quem persista e diga que um ano de análise pessoal e supervisão não formam nenhum psicanalista. Em partes, não. O que forma o psicanalista não é (já considerado o tripé) a segurança em clinicar e a própria autorização de psicanalista? Por que um curso de 18 meses é mais eficaz para a formação de um analista mas quatro anos não o são? Pela lógica, quatro anos debruçados no tripé psicanalítico não são mais contundentes do que 18 meses? "Mas o analista vive estudando e morre sem e formar". Justo. Mas se o critério para clinicar é a segurança e a própria autorização, o graduado também entenderá essas premissas e se utilizará corretamente delas. É muito mais provável que um charlatão que usurpe da psicanálise se utilize de um curso rápido do que um de quatro anos. Ainda fica difícil entender o motivo desse rechaço da graduação em psicanálise.
@@marcelolimao255 Já fiz um curso de psicanálise, faço análise, fiz supervisão e me autorizei a atender como psicanalista. Eu acredito que eu não preciso da psicologia para atender. Mas com muita ética, é claro. Defino bem para os analisandos o que é a psicanálise e onde ela é adequada. Sempre oriento a procurar um psicólogo em casos como "estresse pós traumático" e outras questão que acredito não serem a atribuição do Psicanalista. A questão é que trocar um emprego concursado por uma profissão não regulamentada, só tendo a formação como a minha, não é fácil! Por isso a ideia da "segurança jurídica". Entendo que a psicologia é uma área fantástica e muito abrangente, mas não é meu objetivo.
Minha observação segue a mesma, vc só tem essa posição (segurança jurídica) pq não estudou uma.grafuaçainde 5 anos em psicologia. É muuuuuito mais que apenas uma habilitação...mas de novo, só fazendo
@@marcelolimao255 respeito sua opinião e acredito que só poderei ver se você está certo, passando pela experiência. Mas a experiência de alguns psicanalistas com formação em psicologia também conta pra mim. E conheço alguns psicanalistas, formados em psicologia, que me disseram que não fariam a graduação, se tivessem conhecido a psicanálise antes. Mas ainda assim, não descarto a sua opinião..
Uma das razões por que fiz psicologia foi essa legitimidade que o CFP oferece para o bem e para o mal. Seguindo a ética e a responsabilidade, venho estudando sempre a teoria, fazendo análise há anos, além da supervisão, e igualmente me autorizei a utilizar a técnica psicanalitica com meus pacientes. Contudo vejo que as formações em algumas escolas elitistas cobram os olhos da cara para dar aulas às vezes pífias, com muitos professores/ psicanalistas arrogantes e autoritários. O que isso se diferencia de um curso de graduação na área? Concordo com a ideia de o CFP encampar esse verdadeiro jogo mercantil antes que seja tarde demais! É um caminho sem volta! Os interesses mercadológicos não têm escrúpulos e a ética do lucro é bem diferente da ética da psicanálise.
Deixa-me entender: então teremos que acabar com as faculdades de Psicologia? uma graduação de quatro anos é pior que um cursinho de 60 horas de Psicanálise? uma pessoa poderia ter o bacharelado e fazer cursos de capacitação e especialização? por que então tem pós-graduação? por que tem mestrado em Psicanálise? qualquer curso, inclusive medicina, informática, direito e tantas outras também precisam de formação contínua. Lembrando que no curso de bacharel em Psicanálise, serão profissionais da área. Regulamentação da profissão de Psicanalista URGENTE, precisamos delimitar o “profissionais da Psicanálise” e tirar “cursinhos e palestrinas” do ar.
Acho que Dunker explicou: pois será dentro de um trâmite burocrático, técnico e normativo. Muito distante da ética da psicanálise que é do desejo que se da no um a um, sigular por excelência e não responde a modelos e protocolos engessados e pré-determinados em forma, tempo e programa.
O problema são os cursinhos mequetrefes e os psicanalistas safados e razos que vão perder aquela pessoa que ele mantem presa na terapia por anos pagando suas contas.
Dunker, na minha cidade tem gente formado em Turismo e Administração que fez uma pós em psicanálise e abriu consultórios. Essa graduação aí chegou tarde!
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Pura Verdade! Esse curso demonstra, justamente, a falta de conhecimento na área de Estudos Psicanalíticos. Agradeço imenso Prof. , já que, eu mesma estudo à 17 anos, desde 2004, quando fui para a Unicamp nas ciências médicas para compreender melhor a criatividade já que sou da área de arte e atuo como professora de arte, história da arte e pintura em tela. São, mais de 15 anos fazendo a formação em psicanálise, e agora compreendo que a formação é contínua e deve ser paralela ao atendimento.
Professor o senhor já falou sobre pânico, paranoia, autismo e um pouco de psicose. O senhor poderia falar sobre esquizofrenia? Eu tenho esquizofrenia e no momento que tenho crises eu perco a consciência da realidade, mesmo sabendo que isso pode acontecer. O senhor poderia falar sobre esquizofrenia e principalmente falar se há como controlar as crises (minhas crises não são violentas, são pelo contrário, eu tenho muito medo e acho que vou morrer, as 3 que tive foram assim) e também parar de ouvir vozes que são incomodas. Eu tenho uma coisa curiosa também, que minha psiquiatra não sabe soube responder, eu fico nervoso/tenso, me sinto um pouco ameaçado, não consigo olhar nos olhos das pessoas (olho para as testas delas), olho pra cima de forma sem foco e parece que não quero receber mais informações, ninguém conseguiu me dizer o que é, será que o senhor espetacular como é, saberia? Mas minha maior dúvida é sobre a esquizofrenia mesmo, eu acho que seria um vídeo incrível para nós esquizofrênicos e leigos em psicologia
Olá, Wilson! Tem uma abordagem que trabalha com esse tipo de patologia, chamada de Terapia Cognitiva Orientada para a Recuperação (CT-R) do Beck, ainda tem poucos profissionais utilizando ela, por ser uma abordagem que ainda está sendo traduzida para o português. Mas, se você ler em inglês dê uma pesquisada em "Recovery-Oriented Cognitive Therapy". Abraços!
Acho perfeito um curso de graduação em Psicanálise. Vai dar mais valor a profissão, porque hoje qualquer um pode ser psicanalista, podem fazer um bacharel em física, um curso livre 1 a 2 anos de psicanálise e se tornar um psicanalista... O que é melhor ? Em quem você vai confiar mais ? Em uma pessoa que passou 4 anos estudando sobre o assunto ou em um que fez um curso livre ? Entendo que para os atuais psicanalistas estruturar a profissão com um bacharel é um terror, porque eles não passaram pelo bacharelado .... fora que é um terror para as instituições que vendem esses cursos né ... vão acabar. Estão tentando colocar o ponto da UNINTER como interesse econômico, claro que é, quem vende o curso de psicanálise também quer ganhar dinheiro com isso. Enfim, sinto muito aos que não gostaram, é uma evolução e toda evolução incomoda mesmo. Espero que mais universidades sejam autorizadas.
Kkkkkkkkk eles estão putos por isso, vão ter que se render ao bacharelado... agora é ridículo dizer que a formação será ruim kkk. Eu conheço psicanalistas formados em fundos de igreja e são péssimos!!! Esses sim merecem ser repreendidos.
Concordo. Absurdo é ver essas escolas de psicanalise lixo, ligadas cada vez mais à instituições religiosas, gente sem noção alguma do que está fazendo . As pessoas saem c uma formação totalmente incipiente para brincar c a vidas das pessoas.. Se qualquer sociedadezinha de quinta pode se considerar apta p formar alguém, por que uma instituição séria não pode ofertar um curso superior, até mesmo p se criar critérios quanto as práticas atuais ?
Pois é, eu iniciei um curso ano passado, que se diz formar em 2 a 3 anos, a uns 5 meses, aconteceram umas questões finaceiras e eu parei de pagar p curso e estudar, bom mas ainda estou na sala e nos grupos, em abril fez um ano, e obsevei que estão todos tirando carteirinhas, e textos como, estudar dois módulos para acelerar a formação, observei que um módulo postado por eles, para um mês, no meu ver era pouquíssimo estudos, pois estudando 4 horas e meio por dia, em 3 dias a 4 vc concluía o módulo, então em uma semana vc estudava fazia revisão e entregava os trabalhos, achei pouco estudos, mas já estava matriculada né, então vi ontem no grupo postagem falando que iriam liberar 2 módulos, para acabar em menos de 2 anos, a mensalidade é de 34 meses, e só entrega certificado após pagamento da mesma. Como se dizem tem males que vem pra bem, um estudo bom e completo com diploma curso superior, achei perfeito, grade é bem completa, ainda bem que parei de pagar esses meses, e agora descubro da graduação pela uniter, e vou me matricular na uniter com toda certeza
É simples, cada um constrói a sua jornada teórica em psicanálise, e a teoria é para quem quer conhecer, e se você quer ser psicanalista tem que ter teoria, supervisão e se submeter a análise. A proposta da UNINTER é dar o conhecimento teórico e para quem quer ser psicanalista deverá se submeter a supervisão e análise.
Sou aluno e o curso é top. A delimitaçao de horas e praxis do bacharelado, o tripe é analise pessoal, teoria, praxis ... sei que nao tem nada de grave ...bacharelado o sucesso de cada um depende da pratica.
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Pesquisei com interesse em uma formação em psicanálise , por ser um curso livre encontrei diversas instituições, aí vem a dúvida, qual é a melhor? Qual é a pior? Em qualquer área de atuação, independente de diploma ou certificado, temos excelentes profissionais, e também péssimos profissionais. Achei interessante como estudante que exista uma formação a nível superior, os professores são psicanalistas como os de qualquer instituição.
Professor Dunker: muito bem colocadas as suas palavras. Tomei a liberdade de encaminhar seu vídeo aos grupos de estudo que me dedico e aos meus colegas. Um forte abraço 👏👏👏
1°Coisa sou leigo no assunto, porém sou um conteudista viciado; se fizeram um curso " BACHARELADO" supostamente da para entender que e um curso completo e isso atrai pessoas, parece ser bom por esse motivo. PORÉM também nunca tinha ouvido essa Historia da Psicanálise e sempre me perguntei pq não tinha faculdade nessa área agora descobri rsrz. Parece facil resolver esse problema e acredito que a "HISTORIA E CULTURA DA PSICANÁLISE DEVE SER RESPEITADA, COM CERTEZA UM PAPEL ESCRITO DIPLOMA OU ATE MESMO UMA LEI, NAO PODE IMPEDIR UMA PESSOA DE APRENDER. HITLER NAO PAROU FREUD COM A PERSEGUIÇÃO AOS JUDEUS. OS PSICANALISTA NAO VAO PARA POR CAUSA DE UMA FACULDADE, SE DUVIDAR ISSO PODE SER ATE UM TRAMPOLIM PARA PROPAGANDA DA PSICANÁLISE.
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Em qual contexto histórico Freud viveu para não querer que a Psicanálise estivesse dentro das universidades? Naquela época quem estudava em universidades era pessoas de classes altas, filhos das grandes elites. Uma pessoa de classe baixa, um pobre não tinha condições de estudar numa universidade, a não ser se era agraciado por uma alma generosa. A Psicanálise fora dos meios acadêmicos dava oportunidades para um profissional que não tinha graduação acadêmica fazer, uma pessoa de classe baixa ou média poderia ser psicanalista. Hoje em dia esse cenário mudou. Muitas pessoas de classe baixa teem acesso ao ensino superior. Então, se Freud estivesse vivo hoje, ele apoiaria a graduação em Psicanálise, porque todos teriam oportunidade em se formar e não apenas as pessoas da alta classe social. E como não existe um Conselho Federal de Psicanálise para regulamentar a profissão, qualquer universidade pode oferecer o curso de formação em Psicanálise, dentro do padrão do MEC. O Tripé da Formação do futuro psicanalista pode ser feito muito bem estudando num curso de formação livre ou numa universidade. Quem faz o bom profissional não é a universidade e nem os cursos livres de formação das sociedades psicanalistas. Quem faz um bom profissional é a própria pessoa que está estudando para se formar.
Faço o curso e temos que passar pelo tripé , não sei qual o medo de se atualizar ? Se não é uma profissão você não cobra pelo serviço? Gente o mundo evolui , as profissões também..
Mal sabem o quanto temos que estudar, ler muito, estudar muito, fazer cartéis, grupo de estudos,aula ao vivo, mentorias e o principal passar pelo tripé, fora que são 3200 horas de curso passando por Freud, Bion, Lacan, Melanie, Ana Freud, Winnicot entre outros. Fora os trabalhos e o TCC e as provas discursivas e objetivas. O curso é bem denso, e não é para qualquer um não exige muita dedicação.
@@camilapsiqueestou muito interessada pelo curso oferecido pela Uninter, mas não entendi se a universidade oferece o tripé ou somente a teoria, vc pode me tirar esta dúvida ?
Tenho visto um movimento muito comum no Instagram de mulheres se autodeclarando psicanalistas feministas e apontando a psicanálise como vertente para análise do feminismo. Complicado. Uma das moças que vi fazendo essa autopromoção deu carteirada de psicanalista e printou o título de um artigo científico “Psicanalytic Feminism” (sem compartilhar link ou autores) pra corroborar suas afirmações. Sinceramente, um desserviço ao feminismo e à psicanálise.
@@Prof.Ricardo tem a ver com o quinto ponto que ele coloca. Adjetivação da psicanálise. Psicanálise cristã, psicanálise evangélica, psicanálise feminista. Entendeu?
É o caminho comum. Essa psicanalise genérica e europeia servindo como pano de fundo para qualquer coisa, realmente hoje é bem defasada e muito criticada. Veja a participação do Dunker nesse seminário e o quanto ele foi criticado... th-cam.com/video/oGxKZF_sVXk/w-d-xo.html
E daí? Tem pessoas que não precisam dela como profissão mas a manipulam como militância político/partidária. E um dos que mais fazem isso é o próprio Dunker, viu!??
Alguns pontos a serem observados: 1.) O MEC não precisa autorizar a abertura de cursos de graduação quando são criados por Universidades (como é o caso da Uninter). Isso é lei. O reconhecimento do curso é um outro processo. 2.) Enquanto estiver em vigor o art. 5o, inc. II da Constituição Federal, ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Logo, se não há nenhuma lei que determine qual (e como) deve ser a formação técnica do psicanalista. Nenhuma instituição pública e/ou privada pode impedir a sua prática, ou requerer para si a legitimidade em determinar quem é apto (ou não) ao seu exercício. 3.) A psicanálise é uma ocupação. Se é profissão ou não, a questão é gramatical, de acepção, de interpretação ou até conceitual. Mas jamais legal. 4.) E por aí vai... (Em tempo, só se fecha um estabelecimento comercial (ou um curso universitário) quanto há uma lei que autorize/preveja essa atitude.)
a verdade é que essas áreas de psicologia, psicanálise, médico, enfermagem etc, é muito mais que um curso, é sim uma vocação, conheço psicólogos que são mais desequilibrado que eu ...
Dunker me desculpe, respeito muito sua pessoa e seus discursos mas o que você demonstra ter medo é a perda de uma liberdade que não existe. Todas as ocupações, tendem a se tornar uma profissão, pois são através delas que nos trazem o sustento. Com a psicanálise não seria diferente. Precisamos sim, de uma formação de nível superior, onde possamos ter claramente o que pertence a psicanálise e o que faz parte de um achismo. Muitas escolas de psicanálise criam, inventam, termos, metodologias e oferecem riscos a própria psicanálise com tanta miscigenação. Sou psicanalista a 10 anos, estou fazendo a graduação em psicanálise pela Uinter e só tenho a parabenizar a Uninter pela coragem e atitude. Não podemos deixar um conhecimento tão grande como esse correr risco de perder sua identidade. A formação pela Uninter oferece uma base excelente, assim como excelentes professores. Peço a você Dunker, que se informe melhor, quem sabe, você poderia ser um excelente professor nesta instituição. Penso que em pouco tempo essa ocupação será regulamentada e a partir de então, construirmos nosso concelho federal e regionais. de uma forma ampla, mas dentro do que a psicanálise nos propõe. Um abraço a todos. É hora de nos unirmos para aperfeiçoar essa proposta e não tentar descredibilizar uma atitude belíssima, que não é a perfeita, mas tende a se aperfeiçoar.
olá, Deixo uma pergunta no ar. Para quem estuda a psicanálise sabe que Freud já mais aprovaria isso, porem hoje qualquer pessoa pode ser tornar um psicanalista, sendo graduado em qualquer curso ou pior ainda em cursos livres de instituições que mal sabemos sua integridade com a psicanalise. Diploma não faz um profissional capacitado, não seria interessante que haja um curso que utilize do tripé e seja de nível superior para barrar essa onda de pessoas que dizem ser profissionais da mente? Por Freud claramente não podemos apoiar, mas com base de que um diploma não permite clinicar, partindo dessa ideia faculdade alguma, teria que ter seu reconhecimento. O que acham? agradeço pela oportunidade de comentar um forte abraço!
Professor, qual sua opinião sobre os tratamentos assistidos com psicodélicos?terapias, análises com estas “drogas”, e o quanto isso impacta na indústria farmacêutica psiquiátrica. Grande abraço sempre sensacional suas explicações!! 🙏🏼
Marcelo, o professor publicou alguns vídeos sobre o assunto, mas acho que não especificamente sobre o impacto na indústria farmacêutica. Seria um bom tema. Uso de psicotrópicos na análise th-cam.com/video/c6JrK0hRPmg/w-d-xo.html&ab_channel=ChristianDunker Ayahuasca na terapia? th-cam.com/video/QNQRiGTF3Hs/w-d-xo.html&ab_channel=ChristianDunker
Sou leigo, evidentemente, não posso opinar, todavia, algo na psicanálise me intriga: a inacessibilidade. É caríssimo essas instituições. E são poucas cidades que oferecem e depois a pessoa cobra bem caro nas sessões e os planos de saúde não cobrem... Então, assim, é difícil... Fiz uma época como paciente, gastava um dinheiro que não posso mais. É bom, mas francamente, é algo excludente.
Mas gente QUAL O GRANDE PROBLEMA Peloamordideus, nenhum bacharelado termina no fim faculdade, o estudo é constante o mundo muda, o tempo passa, com bacharel em psicanálise não seria diferente. A faculdade de psicanálise dura 4 anos, 4 anos de ESTUDO, que vão criar um pilar uma base para atuar nessa área, ngm começa algo sabendo senão não seria “começo”! Que egoísmo e medo é esse de alguns psicanalista ( não bacharéis) que outras pessoas se formem na mesma profissão que eles só que com o título de bacharel, ainda não alcancei essa birra, se alguém puder explicar…
Agora deu um nó na minha cabeça. Por mais q o psicanalista derive de uma experiência de análise eu defendo sim um curso universitário que forneça elementos suficientes e mínimos para o sujeito se dizer psicanalista. Isso evitaria tanto picareta se dizendo tal. Na grade poderia se estabelecer análise obrigatória a partir do 2o ano como condição de matrícula. A voluntariedade estaria no ato da matrícula. Duração mínima de 5 anos. Professores inscritos nas Associações de psicanalistas e tal. Pastor de igreja tb deveria ter curso de formação mínima. Se chama Teologia. Evitaria ignorantes e charlatães... que são a maioria nessas igrejas por aí q mexem muito com a cabeça das suas vítimas.
@@rubendemartini2908 Ajuda. Charlatão não quer, nem gosta de estudar. No campo religioso tem muito ingênuo de boa fé q acredita no q fala por ter ouvido de outros. Agora se o sujeito já tem o estelionato e o charlatanismo na índole não há protocolo q resolva.
Um curso universitário não pode e não deve regular a análise pessoal do psicanalista, ele não pode esta estabelecer que para todos 4 anos seria suficiente, e os picaretas continuariam por aí, agora “autorizados” pela universidade, vale dizer, pelo Estado
eu amo a psicologia quero muito fazer ainda,mas confesso q o curso de psicanálise cabe muito mais no bolso,vou começar por aí depois tentar fica na neuropsicologia q gosto muito.A faculdade de psicólogia e muito cara e fora da realidade ainda profissão de status,sendo q a psicóloga n é levada a sério no Brasil. acho q vai muito do carácter profissional,assim como tem um monte de idiota q quer ser psicólogo mas n tem ética nenhuma. vai ter os bons psicólogos e os bons psicanalista simples assim.
Falou muito bem, fora da realidade a mensalidade do curso de psicologia que aliás nem existe em formato EAD. Mensalidades extremamente onerosas, um deboche!
A Psicanálise tem um tripé metodológico, construído com o tempo e com experiências psicanalíticas de anos, psicanálise não se transmite somente em escola (formação) é pesquisa, supervisão e (sua) análise pessoal.
@@Prof.Ricardo ninguém dessas associações é contra mestrado e doutorado e especialização em Psicanálise, pelo contrário, a maioria faz pós em Psicanálise também (tem gente que até é professor na USP, que horror!), mas nunca achando que isso substitui o percurso individual de cada um.
A questão não é resistência e sim formação. Um Psicanalista não se faz em uma sala de aula, presencial ou EAD. Frequentar a Universidade por 4 anos não te faz psicanalista. O mundo muda e a psicanálise caminha com essa mudança, o que não pode é uma formação sem o tripé analítico que é a base da psicanálise. Sem análise pessoal não existe psicanalista.
Resposta para o título em 1:38 Graduação é de psicologia, onde a psicanálise também está extremamente presente. Além disso, mesmo os psicólogos optam por fazer formação em psicanálise em uma ótima escola psicanalítica. Qualquer coisa diferente disso é fraude. O caminho é difícil, mas tem que ser... é necessário um conhecimento aprofundado. Desconfie de caminhos muito fáceis. A psicanálise é algo muito profundo, não é algo para se aprender em 4 anos, isto é, normalmente, a formação acontece durante toda a vida do sujeito.
Cá estou eu no segundo semestre da graduação em psicanálise pela cruzeiro de sul ,estou amando o curso e escolhi a graduação justamente por ser reconhecida pelo MEC, eu torço muito pra que a profissão seja regulamentada pois assim teremos profissionais sérios atuando ,conheço uma senhora q tem na bio do insta escrito psicanalista ,fui perguntar qual curso ela havia feito e ela falou que nenhum que simplesmente usa o título para poder atuar como terapeuta, fiquei chocada e revoltada que uma pessoa q não tem o mínimo de conhecimento em psicanálise receba o mesmo título que eu que irei ficar 4 anos na faculdade estudando! Na verdade os psicanalistas antigos então com medo de perder seus alunos(dinheiro) e tbm de perderem o direito de clínicar. Inclusive gosto muito do professor e a maioria dos materiais complementares da minha facul são vídeos seus atrelado ao conteúdo teórico disponibilizado pelo curso.
Que triste... se permitem colaborar, fiz um levantamento, de certa forma, semelhante em minha tese e questionei - como pode haver o ensino superior de cinema no Brasil, se menos de 2% dos seus docentes de fato já fizeram um filme? Isso me custou caro, fui demitido e espancado na universidade em que trabalhava. Larguei tudo e decidi estudar Psicologia, para que outros não passem pelo o que eu passei. Trabalho impecável Professor Dunker. Parabéns.
@@diegor8081 sim, de forma literal. Com afundamento crânio encefálico. O que aconteceu com a autora do crime? Nada. Mas eu tô bem, foram 15 meses em tratamento contra o TEPT. Hj estou no 3o semestre de Psicologia, cada vez mais focado em ajudar o próximo.
Fato é que a educação virou comércio e não é de hoje. Escolhi a escola dos meus filhos por não integrar nenhum grande grupo à época (2015). Doce ilusão: foi incorporada esse ano. Outro caso emblemático foi da Unversidade Positivo: foi comprada pela Cruzeiro do Sul - que demitiu os professores e vai se tornar inregralmente Ead - inclusive os cursos da área da saúde...
Muitas Uniesquinas estão migrando para o EaD a fim de aumentar a margem de lucro ...a educação é apenas um detalhe. Antes havia a venda de diplomas, agora tem-se a venda de logins!
A formação em psicanálise através de institutos e sociedades é carente de metodologia de ensino, grade curricular etc. Só a formação acadêmica com fiscalização do MEC possibilitará legitimação.
Iniciei meus estudos em Psicanálise em 2019, inclusive fazendo análise, comecei a clinicar e agora faço também o Bacharelado, e espero que logo tenha uma regulamentação, até pq tem Psicanalistas formados em cursinhos de 1 ano e ninguém fala nada...
outro dia tavam procurando psicanalistas para dividir consultoria aqui em sp, ate pensei pô legal, ai fui falar com a moça e ela me falou que usavam psicanálise com reike .... Tá difícil.....
Tudo isso não passa de um jogo de interesses, como tudo neste mundo. Tantos os psicólogos como as faculdades, escolas de psicanálise, estão lutando por seus interesses. Acho mais que justo, se pode estudar , pode ter uma formação, assim regulariza , para que possam trabalhar.
Muito complexo esse entendimento... Pode fazer pós graduação, mestrado e doutorado e m psicanálise, mas não pode baicharel, não faz sentido para mim. A instituições que forma psicanalistas e algumas bizarramente formam com 6 meses, 1 ano, isso ja incluindo a analise e a supervisão. A uninter não promete que a pessoa estará pronta para prática inclusive diz que ao ser formar não se forma psicanalista, para os interessados em clinicar precisam cumprir com o tripé.
Eu estou fazendo e amando professores super competentes formados em psicologia, com doutorado, acredito que essa é a vida pq um de 40 horas ok é uma faculdade de 4 anos não pode, triste
Não compreendi direito o vídeo. Fazer um curso de 12 meses ofertado por instituições ou Associações é bem visto, mas fazer 4 anos seria ruim?! Pergunto humildemente, porque não entendi direito de "onde" viria a formação dos psicanalistas para ser válida
Essa é a melhor pergunta que vi aqui, e aí vai uma resposta: os cursos de formação das sociedades NÃO são de 12 meses. Esses cursos são aprofundamento em temas específicos. A formação mesmo de psicanalista se baseia num tripé: estudo, análise pessoal e supervisão. Essa formação, esse tripé, não dura 12 meses. É frequente. É constante. As associações por sua vez são muito livres na transmissão do saber. Não há uma "ordem" ou "conteúdo programático" de temas a estudar, nem uma nota, nem um diploma, etc, que substitua esse tripé.
Aos que tem medo da psicanálise ser regulamentada, fiquem tranquilos. Quando isso acontecer, e é questão de tempo, será válido para frente. Lei não retroage, quem já estiver atendendo não vai perder odireito. Valerá para quem estiver começando. Isso ocorreu com outras profissões. Sugiro que quem quiser ser um psicanalista, a parte teórica do tripé seja uma formação em uma faculdade.
Tá com medo da concorrência?… Freud reformulou várias vezes seus estudos sobre o inconsciente.Sou acadêmica de Psicanálise na Uninter e não tenho medo da intimação.
Ao ver esse video vejo relações com o Seminário 17 - O avesso da psicanálise. Lá há o quê seria uma espécie de estatuto sobre a estrutura do discurso do analista. Este discurso, embora possua relação estrutural, difere do discurso universitário quanto a posição do saber e sua autoridade naquilo que seria a causa do desejo.
Estudo psicanálise de forma livre a mais de dois anos. Iniciei o curso de Bacharelado oferecido pela Uninter, uma vez que, pra quem gosta do tema, saber nunca é demais. Também faço análise pessoal, aprofundando o conhecimento sobre o inconsciente. Gostaria de esclarecer que o curso tem me surpreendido. Muito bem estruturado, bons professores, conteúdo muito bom também. Eles deixam claro desde o início que o curso não te habilita ao exercício de uma "profissão de psicanalista", uma vez que não existe tal exigência para o exercício da psicanálise. Também é falado da formação do psicanalista ( tripé). Vou acompanhando para ver como será os demais módulos, mas a princípio, minha visão é que este curso de Bacharelado fornece uma visão teórica mais aprofundada da psicanálise. Toda essa problematização que tem sido feita em torno deste curso, me soa mais como questões políticas. Se a formação do psicanalista é livre e se a psicanálise não "pertence" a ninguém ou ao Estado, não consigo entender porquê as ditas associações tem se incomodado tanto.
Eu vejo como uma "Guerrinha" de Psicólogos. A Psicanálise trás um resultado muito mais rápido , acertivo. Pra mim isso vai muito além !
amei seu comentário ❤
Bom esclarecimento amiga, eis que se iniciou mais uma guerra de classes. Muito natural que isso aconteça, pois em quase todas as profissões existe guerra de classes. Parabéns por suas colocações, logo se vê que vc será u ama excelente profissional.
Excelente colocação. Concordo contigo.
Kelly, grata pelo seu comentário. Eu estou pesquisando cursos e fiquei assustada com os preços absurdos desses cursos, são inviáveis, cobram mais caro que uma faculdade, fora a análise particular e a maioria são EAD. Sinto um certo monopólio.
E agora além de autorizado pelo MEC, somos reconhecidos... Parabéns a todos que estão fazendo parte de processos. Ah... Só pra dizer, seremos bacharéis em Psicanálise e não psicanalistas, pra ser psicanalista devemos cumprir o tripé, análise, supervisão e teoria sempre, porque é uma formação continua e sem fim.
O curso é maravilhoso, estou fazendo!! O curso tem uma grade curricular incrível, estou indo pelo conhecimento. Nao me arrependo.
@camilabruna1335 gostei muito do seu comentário - estou pensando em fazer, sou ex aluna da Uninter -
acho bom aceitarem, chega de monopolizar... tudo tem um começo e pra todo começo existe uma resistência, estamos ai e seremos fortes, aguarde os próximos 4 anos...
Charles Chaplin foi contra a criação do cinema sonoro, dizia que o som nos filmes acabaria com o cinema. Os saberes têm que ser aprimorados e difundidos na experiência acadêmica. Freud deu liberdade a psicanálise: ela pode e deve estar nas universidades! A psicanálise não precisa de paladinos! Precisa de novas teorias, novos experimentos, novas possibilidades para melhor qualidade de vida do ser humano.
"É você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem..."
Belchior.
Ela chegou onde deveria chegar reconhecimento ela não complementa as demais apenas
Vejo a continuidade agora ela para de andar atrás do rabo e continua
Limitar a
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Quanta bobagem...
@@MicheleBM578, não ficou muito claro seu comentário, né... Bem confuso, na verdade. Se puder esclarecer reescrevendo com mais clareza... Certamente será melhor compreendida. Abraço fraterno e solidário em você, e Bem a nós!
@@robertoidepO comentário dele está horrível na verdade. Parece que ele não tem muito conhecimento sobre o que diz, o que não é verdade! Esse cara é um ícone! Vamos esperar por um video melhor. Agora, dizer que tem que fechar o curso de uma faculdade, com um curso de 4 anos, com uma grade bem robusta, pedindo como horas de atividade extra as várias horas de analise que possam compor um mínimo aceitável para uma pessoa se formar psicanalista e ainda horas de supervisão e e clinica, poupe-nos, né? Como ele mesmo disse: isso é coisa para atender os interesses de A, B, C …e “donos de faculdades”. Não deixar a psicanálise evoluir e saltar para o ambiente acadêmico é também defender interesses de associações psicanalíticas e de donos de centenas de cursos de psicanálise (que estao todos unidos neste estardalhaço). Deixar a psicanálise ir para o meio acadêmico é uma renovação (pra não dizer uma salvação) da mesma. Minha opinião.
O curso é fantástico, sou Aluno.
Parabéns Uninter!
Mas vc tem habilidade para saber se o curso é fantástico? Claro q nao! A psicanálise se faz como uma análise de fora, não de dentro!
foda que um monte de gente de várias áreas aleatórias faz uma "pós-graduação em psicanálise" e abre consultório de terapia. (Não só "em psicanálise" né, em várias abordagens tá acontecendo isso)
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Percebe-se claramente um certo desespero das escolas de psicanálise em perder o monopólio dos cursos de formação assim como das praticas psicanalíticas.
Total desespero
Exatamente kkkk não se matricule na graduação, mas se matricule nas escolas que eles indicam e que são deles mesmos kkkkk 🤦🏼♀️🤦🏼♀️🤦🏼♀️🤦🏼♀️🤦🏼♀️
Assim cara,se quiser, faz lá esse curso ai na universidade de fundo de quintal, mas saiba que não será o suficiente.
Exatamente
@@elianaespacoyaoshi-fo9479 não é assim que funciona uma formação em psicanálise. Vc não procura uma "escola", vc procura uma associação ou sociedade. Então, vc inicia formação nesta sociedade e, ao fim, vc se torna sócio desta sociedade. E pelo resto de sua vida vc terá uma sociedade onde vc conseguirá sempre se manter atualizado, poderá, se tiver interesse, auxiliar na formação dos futuros analistas que se tornarão seus colegas, trocará conhecimento com colegas de sociedades parceiras internacionais, quando vc estiver morando no exterior haverá sociedades que poderão lhe acolher neste outro país, a sociedade também, obviamente, ajuda muito, sobretudo no início, pra vc ter analisandos etc. O que estas universidades estão oferecendo a estas pessoas é um diploma que lhe deixará totalmente solto na vida após se formar, tendo como única opção de emprego a abertura de consultório próprio, porém de maneira totalmente solta, sem um grupo que te acolhe... ou, claro, cursar psicanálise, pegar o diploma, e trabalhar em qualquer outra coisa que não a psicanálise
Estou fazendo bacharelado em psicanalise na uninter, e amando ,tem os melhores professores...nao e um curso livre de 6 meses. Parabens uninter pela iniciativa seremos futuros bacharel em psicanalise!!!!
Estou afim de fazer também,vou ver a grade. É presencial ou ead ?
100% ead
@Robson Airom na verdade ele é formado em psicologia, portanto não precisaria fazer faculdade em psicanálise, mas acredito que quem fez esses cursos livres, sem uma formação acadêmica no futuro terá probelma curriculares, eu não sabia estou um ano no curso livre, e sei o quanto um currículo acadêmico pesa, e eu amei saber que agora tem bacharelado, e eu vou me matricular e abandonar o curso livre
Antes professores do ensino fundamental I faziam curso técnico de magistério e atualmente exige-se um nivel graduação. Professores se adaptaram e a maioria faz pedagogia!
Diante de tantos psicanalistas autoproclamados, com formação infima ou nenhuma, vejo de forma super positiva a oferta do bacharelado em psicanálise.
Pergunta honesta, estou pesquisando por onde começar..vc fez, faz? É psicanalista, pode me ajudar com alguma dica?
@@dricamemi estou fazendo, e gostando bastante. A grade abrange todas as escolas psicanalíticas, oferece boa base filosófica e é puxado… não é EAD que não estuda, pelo contrário.
@@francilleny que legal. Muito obrigada. Estou interessada, já conversando com a universidade. Obrigada
Pergunta honesta tb: como o curso administra a questão da análise pessoal do aluno?
@@felipedaen4290 eles deixam bem claro a necessidade do tripé, que não é pq vai obter diploma que será psicanalista. A grande vantagem é a qualidade e abrangência da parte teórica, o que da uma otima base. A etica é colocada de forma muito responsável, vai da pessoa seguir.
Excelente existir um Bacharelado em Psicanálise, autorizado pelo MEC. ❤️ Isso é progresso e democratização nas opções de formação de psicanalistas.
sinto que esse bacharel serviu mais para conhecer os atuais psicanalistas, do que qualquer outra coisa
Verdade,
Estudo psicanálise há anos e filosofia autodidáticamente, faço análise periodicamente. Há algum tempo decidi fazer o curso pq estavam aparecendo pessoas ao acaso com intuito de ser pacientes, pessoas que a gente vai conhecendo aleatoriamente no dia à dia. Sempre indiquei essas pessoas à uma amiga psicóloga, pois me sentiria charlatão por não ter um curso como reconhecimento. Entendo a psicanálise como livre e abrangente. Ainda não me sinto pronto pra clinicar enquanto não cumprir com todos os requisitos, mas me sinto orgulhoso quando vejo um estranho sair melhor do que quando chegou em uma conversa, ou quando amigos com graduação em psicologia me procuram pra pedir opiniões sobre casos ou solicitam que participe de algum grupo de estudos. Não vejo problema na oferta de curso da universidade, ainda que no futuro venha esse fato querer criar uma divisão de status, os resultados sempre falarão por si
Eu sou psicólogo e mestre em psicanálise: clínica e cultura pela UFRGS. Esse debate me soa muito interessante, pois olho de fora. Não sou psicanalista, mas praticamente todos os meus estudos se voltam para a teoria psicanalítica. Faço minha análise pessoal, discuto em grupos de estudo e faço supervisão, porém, não sou psicanalista. Essa discussão toda me soa extremamente complicada, pois, assim como realmente não é cabível uma faculdade de psicanálise, será que os moldes atuais da formação e, principalmente, a forma como as instituições se espalharam, não configuram quase um esquema de pirâmides?
Coloco dois exemplos práticos: Em uma aula do mestrado, enquanto se discutiam alguns matemas lacanianos, o professor falava algo como "Esta operação que é o que o analisante precisa ter para se tornar analista" eu, sarcasticamente, complementei: "e bastante dinheiro disponível", o professor riu, mas curiosamente essa colocação despertou uma reação bastante "violenta" de alguns colegas, que colocaram que tem que se gastar muito dinheiro para se tornar analista mesmo e etc.
Algumas semanas depois, se daria o evento anual da APPOA, que se chamava "Psicanálise e o espirito do nosso tempo", o engraçado é que custava 500 reais para profissionais formados. Sendo que era um evento onde a maior parte da programação era com pessoas que desevolviam suas atividades na universidade. Daí eu me questiono se, bom, não há uma utilização mercantil do saber psicanalítico, por exemplo? Pelas próprias Associações Psicanalíticas (não generalizando, mas pensando enquanto fenômeno que acontece por aí, que observamos, quase como uma vinheta clínica).
Gosto muito do seu trabalho como pesquisador e como alguém que coloca a teoria psicanalítica para circular em diversos meios, mas sem perder a seriedade epistemológica que a psicanálise demanda. Abraço!
Achei o vídeo ofensivo e os argumentos poderiam melhorar. Ora, pareceu-me que a formação da Uninter peca, de acordo com o apresentado, porque: não escolheu profissionais gabaritados para ministrarem e coordenarem o curso; a grade curricular seria precária; é opcional que o aluno faça análise; haveria a mercantilização da psicanálise devido ao interesse privada da universidade.
Primeiramente, acredito que ele poderia ter buscado a informação do corpo docente com a universidade, mandado um e-mail, visitado um campus, mas a informação era vital para se analisar, pelo menos, em tese, a qualidade dos profissionais envolvidos com o curso. Grade curricular precária, igualmente, poderia ter analisado criticamente as ementas das disciplinas, explicando os pontos deficitários.
O aluno fazer análise, ponto interessante, acho que no mundo atual não só um aluno de psicanálise, mas todos se beneficiariam ao fazerem análise. Talvez os professores pudessem fazer para as primeiras turmas e, posteriormente, os alunos dos semestres finais, com supervisão dos professores, pudessem fazer a prática com os calouros - não vejo problema em ser por vídeo, fiz durante a pandemia, minha terapia por vídeo.
Curso EAD, questão paradoxal, as pessoas aprendem de forma diferente, para alguns o EAD funciona melhor, pedagogicamente falando, que o ensino presencial, porém tem a questão da interação humana que é enriquecedora no viver universitário, contudo, isso acontece não só com o curso em questão, mas com todos os cursos EAD de graduação.
Interesse da Uninter na mercantilização da psicanálise. Os cursos superiores são supervisionados pelo MEC, parece-me melhor que um curso livre.
Acredito que falta de informações por parte associações de psicanalistas com o curso da Uninter. É uma coisa maravilhosa a democratização do conhecimento, as associações e demais entidades de classe poderiam aproveitar o know how de uma universidade como a Uninter para divulgar e fortalecer a psicanálise, promover o fomento à pesquisa, à extensão universitária. Por fim, caso não seja possível um curso de graduação de tal área do conhecimento, o que me parece uma antítese, que seja apresentado um estudo sério, embasado cientificamente, do contrário, é mero dogma da tradição de tal campo do saber. Lembrando que o próprio pai da psicanálise, quando iniciou seus estudos, possuía uma visão bem diversa sobre o que viria a ser a psicanálise daquela que foi no final de sua vida e da que é hoje. Por que não tentar ver o que há de bom na iniciativa da Uninter?
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Boa colocação, estudo psicanalise, faço análise e sim tenho também me reencontrado como novo rumo profissional.
Busco sem pre mais informação mas creio que uma graduação possa assustar pois clinicas com formação em 900 horas fechariam suas portas.
Rodrigo, você trouxe boas reflexões ao tema em debate.
*_Com a formação (Bacharelado) em Psicanálise, o aluno terá uma densa e sólida estrutura com o pilar exigido para conclusão do mesmo, uma vez que ele (o aluno) precisará se dispor de 4 anos de estudos, ou seja, sua formação será mais completa e terá mais tempo para aprofundar disciplinas que são abrangentes, e que no curso de 12 e/ou 18 meses não é possível tal aprofundamento._*
12 ou 18 meses???? Minha irmã se formou em 2 meses!!! On-line!!!!! A 3 meses e já tem 16 pacientes fixos!!! Cara, INACREDITÁVEL!!!!!!! Concordo total contigo!
@@luparralego4610 *_Lu, bom dia! Tudo bem com você?! Alguns cursos, os ditos sérios, formam de 12, 18 ou até 24 meses, sendo este último um tempo considerável. É válido lembrar que, por se tratar de uma "formação acadêmica" recente poderá haver muitos entraves por parte de algumas instituições, principalmente com relação à participação e associação de futuros membros graduados no curso superior em Psicanálise. O curso superior em Psicanálise da UNINTER possui em seu quadro de matérias um arsenal de conteúdos que tornarão a formação do profissional de forma sólida, uma vez que o mesmo possui abordagens nas áreas de psiquiatria, psicologia, sociologia, fisiologia, neurologia, patologia, terapia, filosofia, etc..._*
*_Porém, é importante salientar que, um profissional com uma "formação em psicanálise" poderá também realizar um bom trabalho, sendo este com esforço, leitura, análise, especializações e aprofundamento nos temas abordados e demais correntes de pensamentos psicanalíticos, tais como: teologia, filosofia clínica, etc..._*
*_Eu não sou graduado em Psicanálise, estudei durante 1 ano, mas tive que abandonar o curso para conseguir administrar as exigências da licenciatura em Pedagogia (TCC, estágio (Escola e no setor Administrativo) e relatório de estágio), pois nesta época, cursava Pedagogia e Psicanálise, ambas exigem muito do graduando. O importante é as diversas obras sobre Psicanálise, isso dará uma amplitude maior para entendimento dessa psicoterapia._*
*_Mas há uma questão que pouquíssimos psicanalistas falam é a questão da abordagem a ser realizada com o paciente em sua dúvida, dilema ou histeria._*
*_Há várias correntes psicanalíticas: X, Y, Z, etc... Durante a consulta e/ou tratamento você abordará uma delas, caso não tenha resultado, você irá partir para outra e assim por diante...ou seja, o paciente irá escutar a "proposta" de cura na qual ele "achar mais próximo dele", uma espécie de "se gostar, é seu". Isso é fantasioso e ilusório, é como uma carência que exige o "afago" certo para sanar tais "dores". Neste caso, disciplinas nas áreas de fisiologia, neurologia, psiquiatria, psicologia, filosofia e teologia são necessários para se entender o contexto do todo. As vezes a demanda do paciente não é patológica, mas sim, apenas a necessidade de fala, e neste caso, entramos com a "escuta", isso acontece muito nos atendimentos dos respectivos setores do serviço social. Há demandas de cunho filosófico, sociológico, etc. O psicanalista precisa dominar essas disciplinas para orientar melhor os seus pacientes, fora disso, tornará um círculo vicioso, no qual, toda vez que o paciente estiver "esfriado" ou (esquecido) as orientações administradas pelo psicanalista, ele retornará à clínica para ouvir a mesma coisa como uma espécie de "reafirmação", ou seja, em outras palavras, para se sentir "amado" ele precisará ouvir novamente o "eu te amo", compreende?._*
@@luparralego4610 *_Por qual instituição a sua irmã concluiu a formação?_*
É aí que tá, não é a graduação ou tempo de curso que habilita e/ou deixa um Psicanalista mais ou menos sábias ou competentes.
@@andreguilhermedelimaandrad9490 É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Conheço vários profissionais graduados que são péssimos, professores que já não sabem mais do que a aula que dá, aquela decorada, sem contar os que dão aula é do Brasileirão ou da novela, psicólogos que cobram infindáveis atendimentos e fazem alí bate papos sem método ou valor algum. Com tanto profissional desqualificado, eu espero que os formandos nesse curso não tentem exercer a psicanálise sem o tripé para não serem péssimos profissionais, por outro lado, acredito realmente que se eles completarem como se deve o tripé de formação psicanalítico, terão mais capacidade de serem bons profissionais que muitos que estão licenciados e atuando.
Cenários: enfermeira que fez curso de 6 meses e tem paciente manipulado por ela pagando suas contas mensalmente e a pessoa nao progride na terapia... ai pode né
Seu argumento é bem infantil, visto que em todo segmento profissional tem bons e maus profissionais. Isso de nada tem a ver com o lugar de formação e sim com o caráter, ética e a vocação da pessoa em si.
@@r4f4so cenário meio nada a ver, né? : É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
@@ev5753 É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Amei! Estou pensando em fazer formação e esses comentários foram muito úteis para mim. Abraço!!
Nina, pode me dizer que conclusões chegou? Tenho as mesmas dúvidas e talvez sua opinião pode me ajudar a decidir.
Acho desnecessário dizer que o curso de graduação em Psicanálise não é bom. Pois oferecerá uma formação de base, já direcionada aos que desejam ser psicanalistas. Depois da graduação o estudo é contínuo, o tempo mostrará, os maus profissionais sempre cairão. Acho mais fácil o diálogo entre as Sociedades Psicanalíticas com uma universidade, do que com qualquer curso de esquina que tem por ai. Achei ótima a idealização do curso de Bacharelado em Psicanálise, pois quem quer seguir na profissão, poderá fazer uma graduação na área que quer atuar, pois o estudo depois da graduação deverá ser contínuo dentro dos padrões que sempre foram.
Na verdade, eu adorei a proposta! Deu vontade de ingressar no curso!
Pena que as sociedades psicanalistas não tenham concordado com a coisa.
Mas fiquei a pensar e acho incoerente o discurso de que não pode ser dado o curso na faculdade, se é dado em institutos. Não vejo diferença.
Pensem comigo:
Se o que mais importa é seguir o tripé, em que implicaria o fato de o curso ser ministrado numa faculdade?
Você estuda num Instituto qualquer e tem aulas com vários professores, entre psicólogos, psicanalistas e até doutores. Na faculdade acontecerá da mesma forma.
E penso mais: não seriam as sociedades psicanalíticas que estariam visando lucros e agindo como donas da disciplina, ao promoverem esse repúdio? Ou por acaso algum Instituto ou associação promove o curso de graça? Pelo contrário! Encontrei valores absurdos quando estava pesquisando sobre o curso de psicanálise.
O problema é que curso universitário, um bacharelado, pressupõe que o curso seja científico. Psicanálise não é ciência.
Amei tua observação!
Eu entendi o seu ponto de vista e até concordo, mas o que temos aqui não é a questão da teoria ensinada, mas de uma regulamentação. A psicanálise é leiga e laica, longe de se estar presa aos moldes sociais e governamentais, o próprio Freud a desenvolveu assim e o nome BACHARELADO traz essa suposição.
O que eu percebi é que na verdade a faculdade Uninter só trouxe um título de graduação e só nisso que mudou.
O problema é basicamente tudo. Veja:
- Psicanálise não tem "prova"/"nota". A "avaliação" é algo mais "auto" avaliativo dentro da sua análise, formação e supervisão entre os mesmos.
- Impossível datar ou presumir que em que 4 anos você poderá "exercer psicanálise". A formação é continua, nunca para. O que os institutos/campos/fórum tem são como se fossem cursos teóricos, práticos que te auxiliam em determinado tempo mas não significa que forma nenhuma que ao terminar você "é um psicanalista" e pode atender.
- Uma faculdade não poder "obrigar" ninguém a fazer analise. Quando você escolher ser psicanalista e procurar uma formação você aprender dentro da formação que você precisa fazer e que isso irá ser parte da sua formação e construção. Isso significa que se uma pessoa em uma faculdade de psicanalise não "notar" isso e se "formar" depois de 4 anos ela vai exercer sem a experiência necessária de sua própria análise.
- Existem princípios instituídos pelo pai da psicanalise e por seus seguidos que vão totalmente contra a ideia de uma graduação por exemplo você deve ter uma formação superior anterior (uma graduação em psicanalise não pode exigir que você tenha uma por exemplo), A supervisão, analise e estudo é continua (uma graduação não pode exigir isso) o sistema avaliativo não é valido (como já disse) etc. Isso significa que a própria ideia em si de "graduação em psicanálise" vai totalmente contra as pessoas que criaram e estruturam a psicanálise.
- Essa ideia "jurídica" não se aplica porque a psicanalise é um conhecimento que une vários saberes diferentes. Perguntas como "quem regulamenta, mas é legalizado, tem diploma pelo MEC etc." não se aplicam. Uma faculdade em psicanalise demoraria (como Freud mesmo disse) anos e teria que aplicar materias como mitologia, antropologia, medicina, biologia, poesia, teatro etc... Não é uma "área médica" ou "área humanas". Ela abarca vários saberes diferentes e é por isso que existem varios locais de formação e ESSE é o diferencial. O diferencial esta na troca de vários saberes diferentes interagindo e debatendo aprendendo com o intuito da cura pela palavra. Não tem como ter esse formato "padrão/jurídico" que uma graduação possui.
@@ecfcabral Bem, para alguns, digo, alguns que vivem da psicanálise, é ciência, para outros é pseudociência.
O que percebi é o medo dos atuais psicanalistas com a mudança.
Penso o mesmo
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Mas de que exatamente?
@@rashidtornado323 Entendi. Mas será que haverá isso da valia do certificado de um psicanalista ser anulado por não se tratar de um certificado de graduação? 🤔 ou será que somente ganhará um novo “título de formação profissional”? O conteúdo de muitos cursos livres não diverge muito da grade das graduações.
medo é pouco . é pavor
Tem um monte de psicanialistas com medo de perder o direito de clinicar, caso haja uma regulamentação da profissão, simples assim. Estão olhando pra própria calda e nada a mais. A estrutura da graduação UNINTER está revolucionando a psicanálise no Brasil, respeitando os critérios proposto por Freud e Lacan. E outra coisa, não foi o Brasil o primeiro país a ter um curso de graduação em psicanalise (Reino Unido já tem a mais de 10 anos).
Concordo com esse curso de graduação em psicanálise mais não acho justo os psicanalistas que fizeram o curso de formação em psicanálise e que ja trabalham a muitos anos perder o direito de clinicar, caso haja uma regulamentação da profissão!
Kkkkkk
Sou estudante de psicanálise (curso livre) e quero fazer a graduação em psicanálise, creio que é agregar conhecimento e valor à profissão.
Calma, Joventino.
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Teoria, supervisão e análise. Correto?
Por que não considerar a graduação em Psicanálise como mais uma das possibilidades de obter a teoria?
Acho natural esta providência, assim como foi o reconhecimento da profissão de psicanalista no CBO. E que me parece nao ter sido repudiada pelos psicanalistas.
Observando a proposta do curso vê-se o tratamento da questão de ser analisado e analista. Creio que há sim o cuidado em se garantir os princípios propostos por Freud. Cabendo a cada pessoa interessada na condução do que fazer com esta nova fonte de conhecimento.
Mas aí não seria um curso de graduação em psicanálise, que por si só, sem supervisão ou análise pessoal que habilitaria para a prática, e tende?
Entendo os pontos, mas ao pensar, acrescento: Para não cairmos na problemática de virar um emaranhado de notas e aprovações sem sentido, podia-se instituir horas obrigatórias de psicanálise pessoal (como cursos que têm estágios obrigatórios) e no fim uma avaliação final, tipo OAB, sabe?! Não com uma prova escrita de erros e acertos, mas com uma análise de um psicanalista responsável.
Inclusive as horas obrigatórias de psicanálise poderiam ser com associações e institutos filiados, sabe?!
Todos sairiam ganhando!!!
Ao invés de se opor, porque não se unir?
@@micheledias2652 dinheeeeeeeeiro.....
@@micheledias2652 análise e supervisão são matérias obrigatórias da graduação.
Não entendi muito bem o intuito do vídeo. Pensemos: a graduação, assim como um curso livre vinculado a qualquer instituto ou associação, poderia ser utilizada como meio e não como fim, não acham? O fato de você ser habilitado com 4 anos a realizar a análise não significa que você irá estudar e se especializar somente nesse período.
Exatamente! isso vale pra qualquer ocupação! a gente não sai dos cursos de graduação 100% preparados para atuar na profissão, precisa se especializar mais para se tornar um profissional competente.
Não entendi muito o pensamento de vcs quem fazer pisicanalise não pode abrir clínica nao
Pode sim @@aedsonsena8723
Respeito o ponto de vista de todos aqui. O que eu não entendo é porque quem é contra denegrir tanto a ideia de uma instituição tomar essa iniciativa e ir além, denegrindo os profissionais envolvidos na grade curricular. Gente, vamos só colocar uma coisa em questão, nenhum profissional de área nenhuma aprende tudo em um curso ou graduação, para ser um excelente profissionais exige interesse de estudo continuo pra vida toda mesmo porque tudo muda o tempo todo. E qual é a questão com o ensino EAD? Será que a memoria das pessoas são tão curtas a ponto de esquecer o que tivemos que nos adaptar na pandemia com nossos filhos estudando on line? Acredito que um bom profissional se dá na busca de oportunidades em fazer um estagio supervisionado mesmo que "a instituição não ofereça isso de forma online".... acredito que o principio de tudo é cada pessoa ser cada dia melhor naquilo que se propos a fazer para o tratamento do próximo. Sempre teremos profissionais excepcionais e profissionais pouco qualificados onde se limitam a viver aquilo que doutrinaram em um aprendizado em especifico. Portanto, olhar para uma graduação recem montada, gera um desconforto em quem esta na area a um bom tempo e isso é natural, só não acho que cabe uma exposição decretando a condenação dessa atitude da Uninter. Se a psicanalise trabalha o conceito de trabalhar as questões comportamentais das pessoas, cabe uma analise ai. Em geral, esse canal tem um conteudo maravilhoso e que acrescenta muito de forma geral e sim quem está na area a muito tempo pode contribuir muito a ponto de gerar questionamentos saudaveis que os alunos que aderiram a graduação possam levar para dentro da faculdade e fazer assim ao longo do tempo um curso de extrema excelencia. Todo mundo tem algo para acrescentar e melhorar a forma da geração de novos profissionais.
Concordo totalmente contigo.
Bom dia! Concordo com vc. Onde vc fez o curso? Pergunto porque estou buscando uma formação.
Porque simplesmente a graduação fere os princípios da Psicanálise, é como enterrar a Psicanálise de anos e iniciar uma nova, e te pergunto: quem será o Freud dessa nova Psicanálise?
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
É também organizar o conhecimento. @@hulk15578
Gostaria de saber porque os cursos de formação em psicanálise e a propria análise são tão caros. Se a psicanálise está em expansão porque as instituições não oferecem bolsas, não baixam os preços, não tornam mais acessível esse saber, esse percurso? A quem se destina essa expansão? Até onde ela chega de verdade? Até agora tudo o que envolve esse saber permanece restrito a uma classe, majoritariamente branca e com posses. Eu possuo doutorado em filosofia e gostaria muito de poder fazer análise e me formar psicanalista, mas não tenho dinheiro suficiente para pagar o curso, a análise. É uma realidade muito distante da maioria dos brasileiros e as instituições sérias não parecem muito preocupadas em expandir de verdade a prática e a formação psicanalítica. Parecem fazer gosto de que esse saber permaneça restrito, nas suas devidas "panelas". Por enquanto continuo com minha psicoterapia, que querendo ou não, tornou-se mais acessível, com péssimos e ótimos profissionais, como em todo campo, área, profissão etc.
Olá Gilberto. Infelizmente isso que você traz tem a ver com um histórico de posse de uma elite sobre a Psicanálise. No entanto, há vários operadores da Psicanálise que estão contrariando essa lógica, como os coletivos de Psicanálise na Rua. Outro ponto: o valor da sessão não é tabelado, vai de acordo com o que analista e analisante combinam. Esse é um ponto importante para saber diferenciar quem é analista e quem não é.
@@felipesouza515 "proveniente de uma classe diferente". Tu que tem que "procurar" mais coisas sobre o que fala. Veja o vídeo que o Dunker fez sobre a vida dele antes da Psicanálise e como ele chegou nela (não que ele ter sido pobre seja algo louvável em si ou faça ele melhor em qualquer coisa). E se atentar ao grande nome e criador de um discurso ou saber não tem nada de "seita".
@@felipesouza515 os psicólogos que conheci me cobravam o mesmo preço do psicanalista que conheci, a diferença é que os psicanalistas combinam o preço com o analisando conforme o que ele acha que consegue pagar, enquanto boa parte dos psicólogos cobram preço único
IBCP SAO PAULO Há clínica comunitaria
@@felipesouza515 que engraçado, tirando talvez uma ou outra palavra que não uso muito, sua descrição foi exatamente a que dei pra alguns amigos, especialmente sobre o piti com a PBE. Lembro bem dele falando "você quer que a gente tire você do cargo?" se referindo a um dos presidentes de conselho. Curioso encontrar eco em alguém na internet assim, bom saber que não é algo que penso sozinho
Numa fiz análise ou terapia, primeiro por ser algo totalmente inacessível (e até mesmo desconhecido) no meu meio social, além de ser taxado socialmente como "coisa de louco". Após meus trinta anos, li numa coletânea uma apresentação feita por Freud nos Estados Unidos, me encantei, me debrucei sobre outras obras e autores, o simples estudo já ajudou a me compreender melhor, bem como às pessoas com quem convivo. Certa vez participei de um evento com psicanalistas discutindo a obra de Lacan, interpretei os discursos como muito dogmáticos, em em muitos casos, com carregada visão elitista, meio desplugada da realidade social, senti -me numa missa com o padre ministrando de costas e em latim. O fato dos psicanalistas não atenderem por plano de saúde dificulta o acesso à análise a maioria da classe média, imagino que a formação universitária, apesar de todos os pesares apontados, que não tenho experiência para julgá-los, certamente popularizaria a prática, mas sinto que este não seja um interesse, de ao menos, parte da classe. Mas achei bem atraente o fato de nao se subordinar ao Estado. (Ao menos, sob a ótica regulamentadora) Parabéns pelo vídeo e por todos que comentaram, aumentou meu desejo de fazer análise e de me aprofundar mais nos aspectos teóricos e conceituais, é um universo a ser explorado.
@@BrunoAGouvea fora que eles pagam decentemente
Fabrício existem clínicas ligadas ás escolas de psicanalise que atendem a valor social ou mesmo gratuitamente em caso da pessoa não ter condições de pagar. Há psicólogos que trabalham com psicanalise no CAPS. Um curso de bacharelado não obriga convênios a cobrirem psicanalise. E não é por conta da regulamentação porque há convênios que cobrem até terapias alternativas como práticas interativas.
Alegoria da caverna de Platão: O que é diferente assusta muita gente. A questão é: assusta ou ameaça?
Vdd Marcio o a psicanálise não era viável atender on-line. Veio a pandemia e desmistificou tudo isso. Quem faz o profissional não é a instituição seja ela qual for e sim o próprio sujeito. A resistência é sempre do analista. Já leu essa frase ou ouviu? 😄
@@claudialopes9475 Boa, Cláudia! Não devemos tentar impedir as mudanças, pois a sociedade é líquida.👏👏👏👏
Uau! Que observação! Penso o mesmo.
@@Vemquetecontonocaminho Obrigado ❤️. Me parece que estão com medo da novidade ou receio de terem que estudar pra serem Psicanalistas formados.
Ameaça !
Por mais que ache o ensino de graduação é uma porcaria em muitas universidades, acho um pouco de cinismo não reconhecer a importância delas na divulgação da psicanálise para um público maior. Por ser uma prática, a psicanálise engloba questões maiores do que somente o tratamento clínico individualizado como encontramos na maioria dos casos. A psicanálise pode não ser uma profissão, mas é uma função que tem que reconhecer o próprio trabalho como capaz de ir além das escalas de formiguinha realizadas nos núcleos pagos de entidades historicamente consideradas psicanalíticas. Assinado: Gon Freecss.
Mas o ensino da psicanálise nas universidades foi amplamente reconhecido no vídeo, veja de novo. O que se critica é querer que ele forme, autorize ou habilite a prática da psicanálise. Não tem cinismo algum. Por exemplo, vc pode estudar anatomia, fisiologia, genética, farmacologia á vontade. E é desejável toda pesquisa nestas áreas, mas isso não vai e nem deve te habilitar a praticar a medicina, certo?
@@chrisdunker tendo em vista os absurdos e a obscuridade que é a formação em psicanálise hoje, acredito que deva ser assim como a medicina, psicólogia e outras "ciências" mantida um minimo de padrão na formação e uma fiscalização na sua prática clínica, pois não podemos esquecer que estamos cuidando de pessoas e o fato de uma graduação minima de 4 anos para habilitação acredito que seja razoável pois temos cursos hoje de 20hrs .
Mas para ter um CRM, tem que fazer faculdade. Talvez o paradoxo esteja aí.
@@chrisdunkeros cursos que não são graduação habilitam os profissionais diferentemente da graduação? Por que a graduação não habilita? Estou em busca de informações.
Professor, o senhor poderia falar sobre a aproximação das igrejas evangélicas com a psicanálise? Digo pastores, presbíteros e membros ingressando em massa nos cursos psicanálise, tendo até mesmo templos religiosos que oferecem a formação. O que tem gerado essa identificação dos protestantes com a psicanálise???
Ja pensei sobre isso também, Giulia..acredito que se utilizam para uma "manipulação" retórica
@@clubedaterapiaexpressiva1285 , se a psicanalise é um saber , que transforma o indivíduo e propõe autoconhecimento da sua subjetividade, é bom que evangélicos católicos e demais grupos e pessoas tenham contato e possam aprender , entender um conhecimento como algo seleto ao grupo de indivíduos "iluminados " é ao meu ver agir de maneira mesquinha.
@@clubedaterapiaexpressiva1285 Poxa, achei o seu comentário pouco construtivo e muito superficial, com todo respeito. Vamos dizer que se trate de uma questão de poder e monopólio do discurso, por que especificamente a psicanálise? Por que não outra terapia ou alguma corrente da psicologia? Na mentalidade protestante, como a psicanálise dialoga com o cristianismo? Como uma prática previamente transgressora pôde ser incorporada por uma instituição tão tradicional?
@@clubedaterapiaexpressiva1285 perfeita colocação.
No mínimo interessante esse interesse dos evangélicos em relação à psicanálise, porem não há compatibilidade entre a psicanálise e a religião, a primeira está sedimentada na quebra de dogmas, na desconstrução do pensamento falacioso (tautologia, ad hominem, magister dixit, Ad hoc...), já a religião se sustenta pelo dogma, pela fé, ou seja, não há argumentação, não há questionamento, não gera sapiência nem de si nem do mundo ao redor. De qualquer maneira se o aprendizado dessas pessoas passar por Sartre, Lacan, Popper, Foucault, Freud ... isso será extraordinário.
Estou fazendo a graduação em psicanálise pela Uninter, curso muito organizado e embasamento teorico profundo. Eles deixam muito claro o tripé teoria, análise pessoal e supervisão. Sao 4 anos de muito estudo. Não é obrigatório fazer analise para terminar o curso, mas é sempre falado da importância, da ética. Me parece que as outras escolas querem o monopólio e por isso estão criticando tanto. Parabéns a Uninter por tornar esse saber possível a mais pessoas. Os professores lá são otimos.
Olá tudo bem? Já está a quanto tempo fazendo e como é a didática do ensino deles?
Concordo plenamente que um psicanalista, como um psicólogo tenha sim, um diploma acadêmico!
Parabéns a Uninter pela iniciativa.
A pressão social clama pelo conhecimento.
Psicanálise precisar de um diploma é ridiculo como cozinheiro, esportista, artista, precisar de faculdade para ser profisisonal: embora possa fazê-la, não é a faculdade que vai forná-lo é um vida de dedicação. Já existe formação em psicanálise e é muito mais porfunda e consistente que as faculdade porcarias que o Brasil tem, infelizmente. Como ele dize no começo do video (basta ouvir), COMO FORMADOR DE PROFiSSIONAIS, NÃO FAZ SENTIDO.
Minha irmã fez um curso de 6 meses em menos de 2 MESES, ON-LINE!!!!!! Pq segundo ela, COMEU OS LIVROS!!!! Hoje ela tem 16 pacientes fixos e está a 3 meses clinicando, inacreditável!!!!!
O bacharelado tem 4 anos... não sei porque a confusão
Pelo q entendi vc achou absurdo e eu também acho, tantos terapeutas fazendo cursos rasos e atendendo. Te entendi.
Absurdo. Bom, eu estou fazendo numa escola séria, são 2 anos de estudo e exigem estágio, além de 1 ano sendo analisada por um profissional e eu só posso começar a estagiar, após a autorização do psicanalista que me analisa.
@@Beatriz-fv2ff onde vc está fazendo?
Acredito que existe hoje uma necessidade de uma reorganização no que se refere a psicanálise! Pois está muito banalizada e qualquer um hoje pode se auto proclamar um psicanálista .
Isso é no mundo e desde que a Psicanápise se instalou.
Mas não é bem assim, não é qualquer um, um analista não se forma por um simples curso.
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Oi, professor. Estou terminando as primeiras matérias da graduação em Psicanálise. O senhor está equivocado em suas afirmações, demonstrando desconhecimento sobre o que fala. Ah, não posso deixar de escrever: estou amando o curso!
Oi Gustavo, tudo bem?Poderia me passar sua experiencia em relação ao curso? Estou estudando a possibilidade de faze-lo.
Tbm quero muito saber, tô motivado e super movido a fazê-lo, Gustavo.
@@tripvida40 olá! O curso está sendo maravilhoso! A formação dos professores e a dedicação com que preparam as aulas é de dar gosto!
Eu também estou amando, o unico problema da graduação uninter é ser viciante... AMOO
Gustavo Freire vc está certo 🎉
Professor, obrigada pela resposta. Suas colocações são pertinentes e esclarecedoras sobre mais essa surrealidade típica desses tempos. A saudade é recíproca, espero vê-lo pessoalmente muito em breve. Grande abraço!
Oi, Márcia! Que bom que você fez essa pergunta ao Dunker. Assim muito mais gente escuta o absurdo dessa proposta.
E os vário psicanalistas de cursinho de 40h de FDS que tem por aí? Reconhecidos por essas organizações?
Claro que não
Não. Mas se uma pessoa faz um cursinho desses tendo feito uma formação numa escola também, não há problema algum
Me mostra 1.
Não existe "cursinho de 40h" de psicanálise nem nenhuma "organização" que reconheça, autorize, oficialize um sujeito enquanto psicanalista.
Vc criticar o "cursinho de 40h" e achar legítima a "formação de 4h" só mostra o quanto vc não sabe do tema que está falando.
O problema é: tem muitas pessoas aí fora que se autodeclaram psicanalistas sem ter a preparação, a sensibilidade. Achando que uns estudos poucos autoriza-o a ser analista praticante. Mesmo a psicanálise não concordando com esse tipo de pessoa, como vai impedir de ela sair por aí atendendo? Não tem meio de fiscalização (ficaria muito feliz de e ser provado o contrário nesse ponto). E isso é gravíssimo, pois estamos falando de alguém que vai estar ouvindo e lidando com outros seres humanos. São vidas humanas que estamos falando aqui.
E outra coisa: a negação de uma instituição não anula uma estrutura institucional. A psicanálise é sim um corpo institucional. Quando sequer falamos "a psicanálise não quer isso", a "psicanálise não pensa aquilo", existe um corpo institucional velado que habita a própria ideia de psicanálise. Por mais que ela negue, ela não deixa de estar inserida socialmente numa dinâmica, e tentar assumir um purismo e distância é tão ingênuo quanto o positivismo do qual a psicanálise é tão crítica. E para não poupar os termos mais "corretos", digamos a verdade: a psicanálise, do jeito que está aí hoje no que concerne sua participação e estrutura política, é uma ANCAP. É literalmente uma terra de ninguém, qualquer pode se considerar apto sem a autorização definitiva de ninguém. Diz-se que tem um tripé princípiológico, que não passa de ideologia ingênua (na prática), assim como ANCAP, pq estes tagarelam e se masturbam com a ideia tosca da "autorregulação do mercado privado" e outras baboseiras de quem nunca pegou um livro de filosofia política. Enfim, politicamente, a psicanálise é isso.
Não obstante, a psicanálise é um conhecimento e uma prática (quando levada sério) nobilíssimo. Ainda mais na ascenção de um renascimento do positivismo radical ingênuo, ela é NECESSÁRIA. Eu mesmo sou apaixonado e fascinado pela psicanálise. Mas é inevitável: é necessária uma regulamentação sim. É preciso pensar com calma e estratégia, porque é preciso fazer alguns sacrifícios ideológicos se tivermos um bem maior em vista (além de meros princípios abstratos que se fecham na sua autoestima ética): as próprias pessoas. Minha posição aqui é um tanto utilitarista, mas somente pq pelo bem da própria psicanálise, sua imagem e sobretudo sua prática, ela precisa de uma regulamentação mais eficaz, a fim de evitar charlatões que existem sim e aos montes e levam à Psicanálise, mas sobretudo às pessoas, prejuízo mental e financeiro (isso porque nem abordei o elitismo classe média + branca que obviamente existe: mais um desdobramento de uma política ANCAP).
Por fim, a Psicanálise (quem é a Psicanálise?!) tem muito o que repensar de um ponto de vista mais pragmático pra conseguir fazer jus àquilo que ela própria prega. Mas isso nunca vai acontecer se ela não aceitar que pra isso vai precisar fazer alguns sacrifícios ideológicos: é esse o caminho inevitável de um posicionamento político democrático.
Será preciso a Psicanálise passar pelo divã (a psicanálise se "psicanalizar")?
Abraços. Adoro seu trabalho Dunker!
Falou tudo 👏👏👏
O comentário mais conciso, lúcido e completo que vi por aqui!
Não é compreensível quando dizem que a sociedade psicanalítica é contra a graduação porque iria elitizar a psicanálise. Atualmente, além da grande maioria dos cursos de psicanálise serem muito caros, requerem obrigatoriamente graduação em algum curso, quando não em medicina ou psicologia, especificamente.
A faculdade de psicanálise não faria justamente a deselitização da prática, uma vez que o requisito de qualquer graduação é apenas ter o ensino médio, ficando assim acessível a um número extremamente maior de interessados?
A justificativa também vem na fala de que o tripé psicanalítico é indispensável para a formação do analista. Que não há habilitação para se clinicar sem análise pessoal e supervisão.
No mínimo, quem se utiliza deste argumento não viu a grade curricular do curso, tampouco ouviu ou leu os moldes da graduação. O estudo teórico da psicanálise acontecerá em três anos. Já as análises pessoais e as supervisões acontecerão no último ano de curso.
Há quem persista e diga que um ano de análise pessoal e supervisão não formam nenhum psicanalista. Em partes, não. O que forma o psicanalista não é (já considerado o tripé) a segurança em clinicar e a própria autorização de psicanalista? Por que um curso de 18 meses é mais eficaz para a formação de um analista mas quatro anos não o são? Pela lógica, quatro anos debruçados no tripé psicanalítico não são mais contundentes do que 18 meses?
"Mas o analista vive estudando e morre sem e formar". Justo. Mas se o critério para clinicar é a segurança e a própria autorização, o graduado também entenderá essas premissas e se utilizará corretamente delas. É muito mais provável que um charlatão que usurpe da psicanálise se utilize de um curso rápido do que um de quatro anos.
Ainda fica difícil entender o motivo desse rechaço da graduação em psicanálise.
Esse tipo de coisa que me desmotiva na psicanálise.
Ainda penso na graduação em psicologia, só pela segurança jurídica.
Entendo a segurança jurídica...mas isso é um grão de areia em comparação ao aprendizado do campo pai...nas isso vc só saberá fazendo
@@marcelolimao255 Já fiz um curso de psicanálise, faço análise, fiz supervisão e me autorizei a atender como psicanalista. Eu acredito que eu não preciso da psicologia para atender. Mas com muita ética, é claro. Defino bem para os analisandos o que é a psicanálise e onde ela é adequada. Sempre oriento a procurar um psicólogo em casos como "estresse pós traumático" e outras questão que acredito não serem a atribuição do Psicanalista.
A questão é que trocar um emprego concursado por uma profissão não regulamentada, só tendo a formação como a minha, não é fácil! Por isso a ideia da "segurança jurídica".
Entendo que a psicologia é uma área fantástica e muito abrangente, mas não é meu objetivo.
Minha observação segue a mesma, vc só tem essa posição (segurança jurídica) pq não estudou uma.grafuaçainde 5 anos em psicologia. É muuuuuito mais que apenas uma habilitação...mas de novo, só fazendo
@@marcelolimao255 respeito sua opinião e acredito que só poderei ver se você está certo, passando pela experiência.
Mas a experiência de alguns psicanalistas com formação em psicologia também conta pra mim. E conheço alguns psicanalistas, formados em psicologia, que me disseram que não fariam a graduação, se tivessem conhecido a psicanálise antes.
Mas ainda assim, não descarto a sua opinião..
Uma das razões por que fiz psicologia foi essa legitimidade que o CFP oferece para o bem e para o mal. Seguindo a ética e a responsabilidade, venho estudando sempre a teoria, fazendo análise há anos, além da supervisão, e igualmente me autorizei a utilizar a técnica psicanalitica com meus pacientes. Contudo vejo que as formações em algumas escolas elitistas cobram os olhos da cara para dar aulas às vezes pífias, com muitos professores/ psicanalistas arrogantes e autoritários. O que isso se diferencia de um curso de graduação na área? Concordo com a ideia de o CFP encampar esse verdadeiro jogo mercantil antes que seja tarde demais! É um caminho sem volta! Os interesses mercadológicos não têm escrúpulos e a ética do lucro é bem diferente da ética da psicanálise.
Deixa-me entender:
então teremos que acabar com as faculdades de Psicologia?
uma graduação de quatro anos é pior que um cursinho de 60 horas de Psicanálise?
uma pessoa poderia ter o bacharelado e fazer cursos de capacitação e especialização?
por que então tem pós-graduação?
por que tem mestrado em Psicanálise?
qualquer curso, inclusive medicina, informática, direito e tantas outras também precisam de formação contínua.
Lembrando que no curso de bacharel em Psicanálise, serão profissionais da área.
Regulamentação da profissão de Psicanalista URGENTE, precisamos delimitar o “profissionais da Psicanálise” e tirar “cursinhos e palestrinas” do ar.
total REGULAMENTAÇÃO JÁ
Se a própria coordenadora do curso disse que terá o tripé, onde está o problema?
Acho que Dunker explicou: pois será dentro de um trâmite burocrático, técnico e normativo. Muito distante da ética da psicanálise que é do desejo que se da no um a um, sigular por excelência e não responde a modelos e protocolos engessados e pré-determinados em forma, tempo e programa.
O problema são os cursinhos mequetrefes e os psicanalistas safados e razos que vão perder aquela pessoa que ele mantem presa na terapia por anos pagando suas contas.
Dunker, na minha cidade tem gente formado em Turismo e Administração que fez uma pós em psicanálise e abriu consultórios. Essa graduação aí chegou tarde!
Pois então...
Muito bem colocado!!
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Pois é.
Pura Verdade! Esse curso demonstra, justamente, a falta de conhecimento na área de Estudos Psicanalíticos. Agradeço imenso Prof. , já que, eu mesma estudo à 17 anos, desde 2004, quando fui para a Unicamp nas ciências médicas para compreender melhor a criatividade já que sou da área de arte e atuo como professora de arte, história da arte e pintura em tela. São, mais de 15 anos fazendo a formação em psicanálise, e agora compreendo que a formação é contínua e deve ser paralela ao atendimento.
Professor o senhor já falou sobre pânico, paranoia, autismo e um pouco de psicose. O senhor poderia falar sobre esquizofrenia? Eu tenho esquizofrenia e no momento que tenho crises eu perco a consciência da realidade, mesmo sabendo que isso pode acontecer. O senhor poderia falar sobre esquizofrenia e principalmente falar se há como controlar as crises (minhas crises não são violentas, são pelo contrário, eu tenho muito medo e acho que vou morrer, as 3 que tive foram assim) e também parar de ouvir vozes que são incomodas. Eu tenho uma coisa curiosa também, que minha psiquiatra não sabe soube responder, eu fico nervoso/tenso, me sinto um pouco ameaçado, não consigo olhar nos olhos das pessoas (olho para as testas delas), olho pra cima de forma sem foco e parece que não quero receber mais informações, ninguém conseguiu me dizer o que é, será que o senhor espetacular como é, saberia? Mas minha maior dúvida é sobre a esquizofrenia mesmo, eu acho que seria um vídeo incrível para nós esquizofrênicos e leigos em psicologia
Olá, Wilson! Tem uma abordagem que trabalha com esse tipo de patologia, chamada de Terapia Cognitiva Orientada para a Recuperação (CT-R) do Beck, ainda tem poucos profissionais utilizando ela, por ser uma abordagem que ainda está sendo traduzida para o português. Mas, se você ler em inglês dê uma pesquisada em "Recovery-Oriented Cognitive Therapy".
Abraços!
Acho perfeito um curso de graduação em Psicanálise. Vai dar mais valor a profissão, porque hoje qualquer um pode ser psicanalista, podem fazer um bacharel em física, um curso livre 1 a 2 anos de psicanálise e se tornar um psicanalista... O que é melhor ? Em quem você vai confiar mais ? Em uma pessoa que passou 4 anos estudando sobre o assunto ou em um que fez um curso livre ? Entendo que para os atuais psicanalistas estruturar a profissão com um bacharel é um terror, porque eles não passaram pelo bacharelado .... fora que é um terror para as instituições que vendem esses cursos né ... vão acabar. Estão tentando colocar o ponto da UNINTER como interesse econômico, claro que é, quem vende o curso de psicanálise também quer ganhar dinheiro com isso. Enfim, sinto muito aos que não gostaram, é uma evolução e toda evolução incomoda mesmo. Espero que mais universidades sejam autorizadas.
Não é um curso que forma um psicanalista. Psicólogos passam por 5 anos de formação, mas não é isso que lhes dá credibilidade.
4 meses forma psicanalistas. 4 anos, não? ... kkkkkk
Parabéns, UNINTER e MEC!
Que mais universidades sejam autorizadas.
Kkkkkkkkk eles estão putos por isso, vão ter que se render ao bacharelado... agora é ridículo dizer que a formação será ruim kkk.
Eu conheço psicanalistas formados em fundos de igreja e são péssimos!!! Esses sim merecem ser repreendidos.
Concordo. Absurdo é ver essas escolas de psicanalise lixo, ligadas cada vez mais à instituições religiosas, gente sem noção alguma do que está fazendo . As pessoas saem c uma formação totalmente incipiente para brincar c a vidas das pessoas.. Se qualquer sociedadezinha de quinta pode se considerar apta p formar alguém, por que uma instituição séria não pode ofertar um curso superior, até mesmo p se criar critérios quanto as práticas atuais ?
Pois é, eu iniciei um curso ano passado, que se diz formar em 2 a 3 anos, a uns 5 meses, aconteceram umas questões finaceiras e eu parei de pagar p curso e estudar, bom mas ainda estou na sala e nos grupos, em abril fez um ano, e obsevei que estão todos tirando carteirinhas, e textos como, estudar dois módulos para acelerar a formação, observei que um módulo postado por eles, para um mês, no meu ver era pouquíssimo estudos, pois estudando 4 horas e meio por dia, em 3 dias a 4 vc concluía o módulo, então em uma semana vc estudava fazia revisão e entregava os trabalhos, achei pouco estudos, mas já estava matriculada né, então vi ontem no grupo postagem falando que iriam liberar 2 módulos, para acabar em menos de 2 anos, a mensalidade é de 34 meses, e só entrega certificado após pagamento da mesma. Como se dizem tem males que vem pra bem, um estudo bom e completo com diploma curso superior, achei perfeito, grade é bem completa, ainda bem que parei de pagar esses meses, e agora descubro da graduação pela uniter, e vou me matricular na uniter com toda certeza
É simples, cada um constrói a sua jornada teórica em psicanálise, e a teoria é para quem quer conhecer, e se você quer ser psicanalista tem que ter teoria, supervisão e se submeter a análise. A proposta da UNINTER é dar o conhecimento teórico e para quem quer ser psicanalista deverá se submeter a supervisão e análise.
Eu sou contra sua prerrogativa professor. A psicanálise não é um saber pronto, o mundo está mudando. Enfim...
Excelente
Vai ter graduação em psicanalise siiiiiim!!
vai sim, já passou da hora
Vai, porque é você que manda na porr... toda kkkk
Sou aluno e o curso é top. A delimitaçao de horas e praxis do bacharelado, o tripe é analise pessoal, teoria, praxis ... sei que nao tem nada de grave ...bacharelado o sucesso de cada um depende da pratica.
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
Pesquisei com interesse em uma formação em psicanálise , por ser um curso livre encontrei diversas instituições, aí vem a dúvida, qual é a melhor? Qual é a pior?
Em qualquer área de atuação, independente de diploma ou certificado, temos excelentes profissionais, e também péssimos profissionais. Achei interessante como estudante que exista uma formação a nível superior, os professores são psicanalistas como os de qualquer instituição.
Professor Dunker: muito bem colocadas as suas palavras. Tomei a liberdade de encaminhar seu vídeo aos grupos de estudo que me dedico e aos meus colegas. Um forte abraço 👏👏👏
1°Coisa sou leigo no assunto, porém sou um conteudista viciado; se fizeram um curso " BACHARELADO" supostamente da para entender que e um curso completo e isso atrai pessoas, parece ser bom por esse motivo. PORÉM também nunca tinha ouvido essa Historia da Psicanálise e sempre me perguntei pq não tinha faculdade nessa área agora descobri rsrz. Parece facil resolver esse problema e acredito que a "HISTORIA E CULTURA DA PSICANÁLISE DEVE SER RESPEITADA, COM CERTEZA UM PAPEL ESCRITO DIPLOMA OU ATE MESMO UMA LEI, NAO PODE IMPEDIR UMA PESSOA DE APRENDER. HITLER NAO PAROU FREUD COM A PERSEGUIÇÃO AOS JUDEUS. OS PSICANALISTA NAO VAO PARA POR CAUSA DE UMA FACULDADE, SE DUVIDAR ISSO PODE SER ATE UM TRAMPOLIM PARA PROPAGANDA DA PSICANÁLISE.
Exatamente isso!.
É jogar tempo fora fazer uma graduação em Psicanálise, porque é uma ocupação livre no mundo inteiro, pesquisa aí!, só que por ser livre, não quer dizer que não tenhamos que estudar horrores e gostar nuito de ler a vida toda, assim também, mesmo que a pessoa faça qualquer curso e se intitule como tal, ela estará cometendo uma infração ética da ocupação/profissão... porque o analista precisa além de estudar horrores, completar o tripé que é ser analisando/paciente e Supervisão, e acredite: não é só uma vez, é a vida inteira. Te pergunto: pra quê faculdade mesmo?
A tendência à mercantilização do conhecimento chegou à psicanálise. Será difícil segurar.
os 8 passos merecem um texto... ou fotos pra botar no instagram!
Em qual contexto histórico Freud viveu para não querer que a Psicanálise estivesse dentro das universidades? Naquela época quem estudava em universidades era pessoas de classes altas, filhos das grandes elites. Uma pessoa de classe baixa, um pobre não tinha condições de estudar numa universidade, a não ser se era agraciado por uma alma generosa. A Psicanálise fora dos meios acadêmicos dava oportunidades para um profissional que não tinha graduação acadêmica fazer, uma pessoa de classe baixa ou média poderia ser psicanalista. Hoje em dia esse cenário mudou. Muitas pessoas de classe baixa teem acesso ao ensino superior. Então, se Freud estivesse vivo hoje, ele apoiaria a graduação em Psicanálise, porque todos teriam oportunidade em se formar e não apenas as pessoas da alta classe social. E como não existe um Conselho Federal de Psicanálise para regulamentar a profissão, qualquer universidade pode oferecer o curso de formação em Psicanálise, dentro do padrão do MEC. O Tripé da Formação do futuro psicanalista pode ser feito muito bem estudando num curso de formação livre ou numa universidade. Quem faz o bom profissional não é a universidade e nem os cursos livres de formação das sociedades psicanalistas. Quem faz um bom profissional é a própria pessoa que está estudando para se formar.
Professor Christian Dunker,
Gostaria que o Dr pudesse abordar em seu canal sobre o tema: "sonâmbulismo e psicanálise".
Grato!
Marcirio
Gostaria.
Faço o curso e temos que passar pelo tripé , não sei qual o medo de se atualizar ? Se não é uma profissão você não cobra pelo serviço? Gente o mundo evolui , as profissões também..
é o fim do mundo demonizar o curso de bacharelado. já vi muitos cursos livres de baixissima qualidade por ai. Parabéns uninter por nivelar o saber
Mal sabem o quanto temos que estudar, ler muito, estudar muito, fazer cartéis, grupo de estudos,aula ao vivo, mentorias e o principal passar pelo tripé, fora que são 3200 horas de curso passando por Freud, Bion, Lacan, Melanie, Ana Freud, Winnicot entre outros. Fora os trabalhos e o TCC e as provas discursivas e objetivas. O curso é bem denso, e não é para qualquer um não exige muita dedicação.
@@camilapsiqueestou muito interessada pelo curso oferecido pela Uninter, mas não entendi se a universidade oferece o tripé ou somente a teoria, vc pode me tirar esta dúvida ?
Difícil isso... Pq sem regulação, o que tem de charlatão afirmando ser psicanalista... Tem até igreja evangélica concedendo o título.
Já tem até psicanálise cristã rsrs
😂
Tenho visto um movimento muito comum no Instagram de mulheres se autodeclarando psicanalistas feministas e apontando a psicanálise como vertente para análise do feminismo. Complicado. Uma das moças que vi fazendo essa autopromoção deu carteirada de psicanalista e printou o título de um artigo científico “Psicanalytic Feminism” (sem compartilhar link ou autores) pra corroborar suas afirmações. Sinceramente, um desserviço ao feminismo e à psicanálise.
@@Prof.Ricardo tem a ver com o quinto ponto que ele coloca. Adjetivação da psicanálise. Psicanálise cristã, psicanálise evangélica, psicanálise feminista. Entendeu?
Feminismo é feminino e psicanálise é psicanálise, cada um tem sua importância.
É o caminho comum. Essa psicanalise genérica e europeia servindo como pano de fundo para qualquer coisa, realmente hoje é bem defasada e muito criticada. Veja a participação do Dunker nesse seminário e o quanto ele foi criticado... th-cam.com/video/oGxKZF_sVXk/w-d-xo.html
E daí? Tem pessoas que não precisam dela como profissão mas a manipulam como militância político/partidária. E um dos que mais fazem isso é o próprio Dunker, viu!??
@@Prof.Ricardo Interessante opinião. Passa o link pfv?
Alguns pontos a serem observados:
1.) O MEC não precisa autorizar a abertura de cursos de graduação quando são criados por Universidades (como é o caso da Uninter). Isso é lei. O reconhecimento do curso é um outro processo.
2.) Enquanto estiver em vigor o art. 5o, inc. II da Constituição Federal, ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Logo, se não há nenhuma lei que determine qual (e como) deve ser a formação técnica do psicanalista. Nenhuma instituição pública e/ou privada pode impedir a sua prática, ou requerer para si a legitimidade em determinar quem é apto (ou não) ao seu exercício.
3.) A psicanálise é uma ocupação. Se é profissão ou não, a questão é gramatical, de acepção, de interpretação ou até conceitual. Mas jamais legal.
4.) E por aí vai...
(Em tempo, só se fecha um estabelecimento comercial (ou um curso universitário) quanto há uma lei que autorize/preveja essa atitude.)
a verdade é que essas áreas de psicologia, psicanálise, médico, enfermagem etc, é muito mais que um curso, é sim uma vocação, conheço psicólogos que são mais desequilibrado que eu ...
😂 verdade
Dunker me desculpe, respeito muito sua pessoa e seus discursos mas o que você demonstra ter medo é a perda de uma liberdade que não existe. Todas as ocupações, tendem a se tornar uma profissão, pois são através delas que nos trazem o sustento. Com a psicanálise não seria diferente. Precisamos sim, de uma formação de nível superior, onde possamos ter claramente o que pertence a psicanálise e o que faz parte de um achismo. Muitas escolas de psicanálise criam, inventam, termos, metodologias e oferecem riscos a própria psicanálise com tanta miscigenação. Sou psicanalista a 10 anos, estou fazendo a graduação em psicanálise pela Uinter e só tenho a parabenizar a Uninter pela coragem e atitude. Não podemos deixar um conhecimento tão grande como esse correr risco de perder sua identidade. A formação pela Uninter oferece uma base excelente, assim como excelentes professores. Peço a você Dunker, que se informe melhor, quem sabe, você poderia ser um excelente professor nesta instituição. Penso que em pouco tempo essa ocupação será regulamentada e a partir de então, construirmos nosso concelho federal e regionais. de uma forma ampla, mas dentro do que a psicanálise nos propõe. Um abraço a todos. É hora de nos unirmos para aperfeiçoar essa proposta e não tentar descredibilizar uma atitude belíssima, que não é a perfeita, mas tende a se aperfeiçoar.
Agradeço a sua contribuição e posicionamento sobre esse assunto!
olá,
Deixo uma pergunta no ar. Para quem estuda a psicanálise sabe que Freud já mais aprovaria isso, porem hoje qualquer pessoa pode ser tornar um psicanalista, sendo graduado em qualquer curso ou pior ainda em cursos livres de instituições que mal sabemos sua integridade com a psicanalise. Diploma não faz um profissional capacitado, não seria interessante que haja um curso que utilize do tripé e seja de nível superior para barrar essa onda de pessoas que dizem ser profissionais da mente?
Por Freud claramente não podemos apoiar, mas com base de que um diploma não permite clinicar, partindo dessa ideia faculdade alguma, teria que ter seu reconhecimento. O que acham? agradeço pela oportunidade de comentar um forte abraço!
Obrigada pelo seu posicionamento! Importantíssimo!!!!
Importantissimo só se for pra vc kkkkkkkkk
Professor, qual sua opinião sobre os tratamentos assistidos com psicodélicos?terapias, análises com estas “drogas”, e o quanto isso impacta na indústria farmacêutica psiquiátrica. Grande abraço sempre sensacional suas explicações!! 🙏🏼
Marcelo, o professor publicou alguns vídeos sobre o assunto, mas acho que não especificamente sobre o impacto na indústria farmacêutica. Seria um bom tema.
Uso de psicotrópicos na análise
th-cam.com/video/c6JrK0hRPmg/w-d-xo.html&ab_channel=ChristianDunker
Ayahuasca na terapia?
th-cam.com/video/QNQRiGTF3Hs/w-d-xo.html&ab_channel=ChristianDunker
@@ana-s-92 Muito obrigado, acabei de assistir!! Tirou parte das dúvidas!!
Sou leigo, evidentemente, não posso opinar, todavia, algo na psicanálise me intriga: a inacessibilidade. É caríssimo essas instituições. E são poucas cidades que oferecem e depois a pessoa cobra bem caro nas sessões e os planos de saúde não cobrem... Então, assim, é difícil... Fiz uma época como paciente, gastava um dinheiro que não posso mais. É bom, mas francamente, é algo excludente.
Mas gente QUAL O GRANDE PROBLEMA Peloamordideus, nenhum bacharelado termina no fim faculdade, o estudo é constante o mundo muda, o tempo passa, com bacharel em psicanálise não seria diferente. A faculdade de psicanálise dura 4 anos, 4 anos de ESTUDO, que vão criar um pilar uma base para atuar nessa área, ngm começa algo sabendo senão não seria “começo”! Que egoísmo e medo é esse de alguns psicanalista ( não bacharéis) que outras pessoas se formem na mesma profissão que eles só que com o título de bacharel, ainda não alcancei essa birra, se alguém puder explicar…
Birra pura
Agora deu um nó na minha cabeça. Por mais q o psicanalista derive de uma experiência de análise eu defendo sim um curso universitário que forneça elementos suficientes e mínimos para o sujeito se dizer psicanalista. Isso evitaria tanto picareta se dizendo tal. Na grade poderia se estabelecer análise obrigatória a partir do 2o ano como condição de matrícula. A voluntariedade estaria no ato da matrícula. Duração mínima de 5 anos. Professores inscritos nas Associações de psicanalistas e tal. Pastor de igreja tb deveria ter curso de formação mínima. Se chama Teologia. Evitaria ignorantes e charlatães... que são a maioria nessas igrejas por aí q mexem muito com a cabeça das suas vítimas.
Será que esses protocolos evitam mesmo o charlatanismo?
@@rubendemartini2908 Ajuda. Charlatão não quer, nem gosta de estudar. No campo religioso tem muito ingênuo de boa fé q acredita no q fala por ter ouvido de outros. Agora se o sujeito já tem o estelionato e o charlatanismo na índole não há protocolo q resolva.
Um curso universitário não pode e não deve regular a análise pessoal do psicanalista, ele não pode esta estabelecer que para todos 4 anos seria suficiente, e os picaretas continuariam por aí, agora “autorizados” pela universidade, vale dizer, pelo Estado
Professor, entendo seu ponto. Mas seria uma base@@chrisdunker
eu amo a psicologia quero muito fazer ainda,mas confesso q o curso de psicanálise cabe muito mais no bolso,vou começar por aí depois tentar fica na neuropsicologia q gosto muito.A faculdade de psicólogia e muito cara e fora da realidade ainda profissão de status,sendo q a psicóloga n é levada a sério no Brasil.
acho q vai muito do carácter profissional,assim como tem um monte de idiota q quer ser psicólogo mas n tem ética nenhuma.
vai ter os bons psicólogos e os bons psicanalista simples assim.
Falou muito bem, fora da realidade a mensalidade do curso de psicologia que aliás nem existe em formato EAD. Mensalidades extremamente onerosas, um deboche!
É à distância (EAD) e ganha GRÁTIS um curso de inglês online.
Poderia ser de Alemão ou Francês ao menos, para ler as obras lacanias kkk. Só neste MEC mesmo!
A Psicanálise tem um tripé metodológico, construído com o tempo e com experiências psicanalíticas de anos, psicanálise não se transmite somente em escola (formação) é pesquisa, supervisão e (sua) análise pessoal.
@@Prof.Ricardo ninguém dessas associações é contra mestrado e doutorado e especialização em Psicanálise, pelo contrário, a maioria faz pós em Psicanálise também (tem gente que até é professor na USP, que horror!), mas nunca achando que isso substitui o percurso individual de cada um.
@@Prof.Ricardo o EAD na quarentena e temporário, quem é honesto sabe das limitações desse sistema.
Vocês tem medo e resistência isso sim , o mundo muda , as coisas precisam ser inovadas , as instituições tem é medo de perder alunos para faculdade
O medo é que a formação dos psicanalistas sejam tão ruim quanto dos psicólogos.
A questão não é resistência e sim formação. Um Psicanalista não se faz em uma sala de aula, presencial ou EAD. Frequentar a Universidade por 4 anos não te faz psicanalista. O mundo muda e a psicanálise caminha com essa mudança, o que não pode é uma formação sem o tripé analítico que é a base da psicanálise. Sem análise pessoal não existe psicanalista.
@@talissaviolim5299 Exato
Querer regular ouvir o que o outro diz e apresentar questionamentos não pode ser privilégio de poucos!
Abordagem DIRETA; PERTINENTE e sem mimimi SEMPRE ! Grata sempre querido Prof. !!!!
Resposta para o título em 1:38 Graduação é de psicologia, onde a psicanálise também está extremamente presente. Além disso, mesmo os psicólogos optam por fazer formação em psicanálise em uma ótima escola psicanalítica. Qualquer coisa diferente disso é fraude. O caminho é difícil, mas tem que ser... é necessário um conhecimento aprofundado. Desconfie de caminhos muito fáceis. A psicanálise é algo muito profundo, não é algo para se aprender em 4 anos, isto é, normalmente, a formação acontece durante toda a vida do sujeito.
Cá estou eu no segundo semestre da graduação em psicanálise pela cruzeiro de sul ,estou amando o curso e escolhi a graduação justamente por ser reconhecida pelo MEC, eu torço muito pra que a profissão seja regulamentada pois assim teremos profissionais sérios atuando ,conheço uma senhora q tem na bio do insta escrito psicanalista ,fui perguntar qual curso ela havia feito e ela falou que nenhum que simplesmente usa o título para poder atuar como terapeuta, fiquei chocada e revoltada que uma pessoa q não tem o mínimo de conhecimento em psicanálise receba o mesmo título que eu que irei ficar 4 anos na faculdade estudando!
Na verdade os psicanalistas antigos então com medo de perder seus alunos(dinheiro) e tbm de perderem o direito de clínicar.
Inclusive gosto muito do professor e a maioria dos materiais complementares da minha facul são vídeos seus atrelado ao conteúdo teórico disponibilizado pelo curso.
Guria, estou querendo muito começar, só estou meio na dúvida se depois de formada consigo trabalhar na área
Que triste... se permitem colaborar, fiz um levantamento, de certa forma, semelhante em minha tese e questionei - como pode haver o ensino superior de cinema no Brasil, se menos de 2% dos seus docentes de fato já fizeram um filme? Isso me custou caro, fui demitido e espancado na universidade em que trabalhava. Larguei tudo e decidi estudar Psicologia, para que outros não passem pelo o que eu passei. Trabalho impecável Professor Dunker. Parabéns.
Espancado de forma literal? 😩
@@diegor8081 sim, de forma literal. Com afundamento crânio encefálico. O que aconteceu com a autora do crime? Nada. Mas eu tô bem, foram 15 meses em tratamento contra o TEPT. Hj estou no 3o semestre de Psicologia, cada vez mais focado em ajudar o próximo.
Um pecado desejo melhoras muito sucesso e tudo dará muito certo a vida irá cobrar caro de quem te machucou pode deixar. Vc será excelente profissional
Professor, poderia comentar sobre a filosofia clínica?
Obrigado!
Infelizmente existem dezenas de "cursos" de psicanálise que brotam todos os dias. É uma pena.
Com poucos reais vc se habilita, online, só procurar.
Não têm importância, pq com essa formação banguela a pessoa não se torne nem coach, quanto menos um psicananista
Vi um esses dias que dura 4 meses...
@@marcelolimao255 mas pode fazer um estrago danado
Sim Cristina....muito estrago
Tenho apenas ensino médio e estou cursando psicanálise EAD por 18 meses.
Uma das melhores escolhas da vida!
Oi Pri! Poderias me dizer qual o instuito?
Oi eu gostatia de saber também
Eu gostaria de saber também
Porra pri, num vai falar onde está fazendo não ?
Eu ja estou matriculado.
É no Instituto Uniter Universidade.
São 4 anos de curso, é feito uma prova antes.
Estou fazendo a faculdade e tenho a certeza que falar algo sobre o que não sabe é irresponsável.
Outro dia eu uma pessoa dizendo que dava curso de formação em psicanalíse e espiritualidade ... um absurdo!
Na Hotmart está cheio de curso doido.
Muito obrigada, professor! A sua explicação e posicionamento são muito importantes.
Importante só se for pra vc kkkkkkk
Claramente instituições temendo o fim do monopólio da educação, como seria se todos tivessem acesso não é mesmo?
Fato é que a educação virou comércio e não é de hoje. Escolhi a escola dos meus filhos por não integrar nenhum grande grupo à época (2015). Doce ilusão: foi incorporada esse ano. Outro caso emblemático foi da Unversidade Positivo: foi comprada pela Cruzeiro do Sul - que demitiu os professores e vai se tornar inregralmente Ead - inclusive os cursos da área da saúde...
Muitas Uniesquinas estão migrando para o EaD a fim de aumentar a margem de lucro ...a educação é apenas um detalhe. Antes havia a venda de diplomas, agora tem-se a venda de logins!
E os cursos livres de psicanálise (ead) alguns em 2 meses, não são um comércio?
Sou totalmente a favor do bacharelado em psicanálise! Se houver votação, irei votar a favor!
A formação em psicanálise através de institutos e sociedades é carente de metodologia de ensino, grade curricular etc. Só a formação acadêmica com fiscalização do MEC possibilitará legitimação.
Iniciei meus estudos em Psicanálise em 2019, inclusive fazendo análise, comecei a clinicar e agora faço também o Bacharelado, e espero que logo tenha uma regulamentação, até pq tem Psicanalistas formados em cursinhos de 1 ano e ninguém fala nada...
Vamos mudar a pergunta? Para quem é a psicanálise? Somente para médicos e psicologos formados?
outro dia tavam procurando psicanalistas para dividir consultoria aqui em sp, ate pensei pô legal, ai fui falar com a moça e ela me falou que usavam psicanálise com reike ....
Tá difícil.....
Indiquem/comentem POR FAVOR,
Boas instituições de formação em psicanálise, e caso haja alguma específica em Bh, seria bom tb...
Tudo isso não passa de um jogo de interesses, como tudo neste mundo. Tantos os psicólogos como as faculdades, escolas de psicanálise, estão lutando por seus interesses. Acho mais que justo, se pode estudar , pode ter uma formação, assim regulariza , para que possam trabalhar.
Muito complexo esse entendimento... Pode fazer pós graduação, mestrado e doutorado e m psicanálise, mas não pode baicharel, não faz sentido para mim.
A instituições que forma psicanalistas e algumas bizarramente formam com 6 meses, 1 ano, isso ja incluindo a analise e a supervisão.
A uninter não promete que a pessoa estará pronta para prática inclusive diz que ao ser formar não se forma psicanalista, para os interessados em clinicar precisam cumprir com o tripé.
Eu estou fazendo e amando professores super competentes formados em psicologia, com doutorado, acredito que essa é a vida pq um de 40 horas ok é uma faculdade de 4 anos não pode, triste
Não compreendi direito o vídeo. Fazer um curso de 12 meses ofertado por instituições ou Associações é bem visto, mas fazer 4 anos seria ruim?! Pergunto humildemente, porque não entendi direito de "onde" viria a formação dos psicanalistas para ser válida
Vdd
Essa é a melhor pergunta que vi aqui, e aí vai uma resposta: os cursos de formação das sociedades NÃO são de 12 meses. Esses cursos são aprofundamento em temas específicos. A formação mesmo de psicanalista se baseia num tripé: estudo, análise pessoal e supervisão.
Essa formação, esse tripé, não dura 12 meses. É frequente. É constante.
As associações por sua vez são muito livres na transmissão do saber. Não há uma "ordem" ou "conteúdo programático" de temas a estudar, nem uma nota, nem um diploma, etc, que substitua esse tripé.
Só fico imaginando qual o posicionamento da coordenação desse curso. Fico também preocupado, porque tem muita gente que embarca em qualquer barco.
Aos que tem medo da psicanálise ser regulamentada, fiquem tranquilos. Quando isso acontecer, e é questão de tempo, será válido para frente. Lei não retroage, quem já estiver atendendo não vai perder odireito. Valerá para quem estiver começando. Isso ocorreu com outras profissões. Sugiro que quem quiser ser um psicanalista, a parte teórica do tripé seja uma formação em uma faculdade.
Tá com medo da concorrência?… Freud reformulou várias vezes seus estudos sobre o inconsciente.Sou acadêmica de Psicanálise na Uninter e não tenho medo da intimação.
Ao ver esse video vejo relações com o Seminário 17 - O avesso da psicanálise. Lá há o quê seria uma espécie de estatuto sobre a estrutura do discurso do analista. Este discurso, embora possua relação estrutural, difere do discurso universitário quanto a posição do saber e sua autoridade naquilo que seria a causa do desejo.