Acho , como bem comentou os dois, que há questões subjacentes com ela. Mas não é razoável alguém que está com algum tipo de relacionamento significativo (qualquer que seja) leve dois dias para responder uma mensagem. Não tá a fim , e pronto.
Vc's perceberam que o homem não demora pra transar , só depois da transa. Alguém acha mesmo que eles ficam sem olhar whatsapp 2 dias? Jura? É falta de respeito mesmo. Se não quer, seja educado e dispense. Ela não está neurótica, ela só não percebeu que, ela deve se livrar desse sentimento de dependência.
Fizeram tanto ensaio sobre como a mulher age quando na real ela foi muito clara em dizer que espera e quando o cara não aparece, ela corta! E tá certa! Pq se não corta, uma hora o homem aparece! Aquele dia que ele estiver afim de uma transa, uma coisa que já tá meio encaminhada, aí ele parece. O famoso oi sumida. Eu não admito! Todo mundo pega o celular antes de dormir, não responder nem com uma desculpa pela falta de tempo é ser muito imbecil
Total. Muito passa-pano pros caras esse vídeo. Como se não existisse um mundo real existindo fora da mina que mandou o e-mail e tudo fosse probleminha dela. Aff...
O cara tem que responder no tempo dele. Outra coisa. Também depende de que mulher se está cortejando. Se é uma mulher que está sofrendo muito com a espera, eu respondo logo, porque não quero que sofra, então faço dela uma prioridade mesmo que não queira seguir com a relação. No entanto, se for uma mulher acostumada a ter tudo na mão e que não valorize o cara que é direto, então é do jogo deixar esperando sim até que sinta falta e esteja louca por algumas palavras. Cada caso é um caso. O importante é o cara se manter altivo e não perder a cabeça, saber jogar se ela for desse tipo de mulher que "quer, mas não pode", porque tem medo de amar.
Quem tem interesse e vontade arruma tempo! Se não te dá atenção, chuta que é furada! Tempo do outro uma ova, é falta de interesse mesmo! O povo fica fazendo test drive e sempre acha que pode aparecer versão melhor. O loop é infinito, mas quando dá match de verdade não tem blá, blá, blá.
Tb acho, quem quer mesmo não deixa a pessoa escapar. Mas existem pessoas q estão se separando de alguma relação e podem querer ir devagar portanto o melhor é ser honesto e conversar, falar como está seu momento.
@@patriciabarcellos3063 Esse do "quero ir devagar" nunca se aplica a aquela pessoa 10/10 dos nossos sonhos rsrsr- quem "iria devagar" pegar um bilhete de 1 milhão de reais? Nunca devemos acreditar nisso, se demora é porque não somos o bilhete milionário daquela pessoa.
Penso igual! Vejo que estão normalizando demais esse tipo de situação, ao meu ver muitos não respondem por total falta de respeito, ninguém está falando para viver grudado, somos adultos com rotinas e responsabilidades, pra mim isso é achar o tempo do outro menos importante. O que é engraçado, devo respeitar o tempo do outro, mas não mereço cuidado e respeito? Estão normalizando essa falta de resposta, como estão normalizando as pessoas marcarem compromissos sem querer e desmarcar em cima da hora ou simplesmente não aparecer.
às vezes é porque a pessoa trabalha, estuda, treina e não vive em função do celular... é por essas e outras que as pessoas desenvolvem dependência emocional
Gente, a vida é assim, melhor encontrar alguém que responda no seu tempo. Deixa isso claro ja no inicio da relação. Não tem que ficar esperando alguém que não tem o seu tempo. No geral quando alguém demora dois dias pra responder é porque não está afim da pessoa. Ai jogaram a responsabilidade pra coitada.
Verdade! Eu esperei ele por 4 dias ,fui muito trouxa,chorei por ele e agora não quero mais saber de homem nenhum , eu quero agora é evoluir. Cansei de ser jogado pelo escanteio, se não procura é porque não quer , é um obrigada e próximo! Cansei eu sempre deixo claro meus sentimentos ,se fica de joguinhos e porque não quer ,porque quem quer não fica de joguinhos . Eu fui muito trouxa, chorando por ele ,para que ele voltasse dizendo que foi um mal acontecido , que nadaaa ele tava era bem enquanto eu lá com dor no coração.
A grande questão não é a ausência de resposta, mas a proporção do sofrimento em cima disso, o quão angustiante foi apontado na carta, ela mesma notou que não fazia sentido e afirmou que não vive por isso (falando de suas muitas atividades e qualidades), mas que mesmo assim a faz sofrer. Não tem material suficiente para falar do outro (se está ou não a fim, até porque existem formas de demonstrar afeto, nem sempre responder rapidamente é uma delas), inclusive, em vários momentos ela aponta de forma genérica, não parece ser algo específico, mas sim um padrão de relacionamento.
A boa educação na paquera é muito bem vinda. Encontrou com a pessoa e entendeu q não rola, é só falar. E pronto. Fala que não quer mais ver e encerra, melhor q deixar a pessoa ficar imaginando mil coisas.
Achei a interlocutora um pouco agressiva com a dor da moça da carta, um julgamento aflorado e também pejorativo quando diz que era assim aos 20 anos, dando a entender que a pessoa que escreveu é infantil. Preferi a postura do Christian.
Esse caso aí não precisa de muito para identificar doque se trata: EGO, NARCISISMO. A Fêmea se acha o centro do mundo, não está acostumada lidar com o fato de que ela não é o centro do universo. Aposto que essa narcisista arrogante ignora muitos do que querem ela, nem por isso eles têm crises dessa forma. Vá se tratar, narcisista patetica! kkkkkkkk
Normal!! Não tem nada de agressivo receber um toque que talvez a pessoa seja infantil. Tive uma psicóloga que disse na sessão que era infantil e tá tudo certo!!
Se a pessoa é infantil, então ela precisa ouvir para agir como adulto. 20 anos já é adulto e geralmente não tem tanta maturidade, o que não significa ser infantil (ser um adulto infantilizado é outra história) por isso ela disse essa idade.
Quando as pessoas que vc escolhe repetem "em sequência" o mesmo comportamento com vc é viável imaginar que vc está escolhendo, que está num padrão. Apesar de ser malhada, premiada, viajada, é possível supor que há uma expectativa de ser admirada na medida que ela acha que merece, e entrou num padrão de tipos que que se assustam na apresentação, que essa super valorização de si mesma não é percebida na mesma medida. É comovente ver alguém tão dependente de aprovação imediata, sem dar o tempo de avaliação do outro. Seria bom que ela percebesse que o relato fala mais sobre ela do que sobre o outro.
Pra mim, eu senti que talvez ela atraia esses tipos de cara pq no fundo é ela que quer se afastar e teme relacionamentos tmb. Aí só aparece gente descompromissada e que tbm não quer manter uma relação.
creio que a Marina não esteja querendo controlar o tempo de resposta do homem com quem ficava. A ansiedade dela é por reciprocidade. Seria estranho ela reclamar que o "companheiro" demorou algumas horas pra responder. Mas um dia ou até dois dias, realmente é desagradável. Demonstra desinteresse e a frustração dela é evidenciar que não há reciprocidade, mas apenas interesse sexual do homem para com ela. Fala com a Marina quando lhe é conveniente. Total falta de responsabilidade afetiva. Convenhamos, nós homens temos tempo pra ver um filme pornô diariamente ou flertar com outras garotas. Não teríamos tempo p/ desenvolver intimidade com quem estamos ficando? Se o cara ou a mulher não manda msg ou trata o ficante como plano B dos possíveis encontros, claro está que tem interesse algum na pessoa. Está apenas cômodo em ter um momento sexual ou de "carícias" com quem lhe está disponível. Se for um acordo para ambos que é apenas casual. Ok! Mas, se uma das partes está se envolvendo e a outra não, começa a ruir a comunicação e a covardia de quem se silencia é o fato de se incomodar em tornar transparente os próprios desejos e a partir disso vira um jogo de xadrez com peças de damas.
Tati, vc é maravilhosa e eu adoro os seus trabalhos… mas tente interromper menos o outro. Houve diversos insights que o Christian estava começando a desenvolver e vc não o deixou. Bjos e adoro vcs.
Se eu tivesse a vida que essa mulher descreve, nem ia querer saber de homem. Minha querida, tire os relacionamentos afetivos do centro de sua vida e siga feliz!
Muitos homens tem pressa pra transar e depois perdem o interesse, por mais que digam que não, infelizmente isso é comum, faça amizade primeiro e se vc achar que o cara vale a pena aí sim vá pra cama, coloquei isso na minha cabeça e minha ansiedade em relação a isso acabou. Procure amigos e não relacionamentos, talvez surja alguém legal que valha a pena investir e se não surgir pelo menos vc não vai ficar com esse sentimento ruim dentro de vc.
Vdd! Faço psicoterapia e o epicentro do meu tratamento é sexualidade. Sim, eu me enquadro nessa "pressa pra transar". O que eu NÃO faço é iludir, se a pessoa me interessa e eu quero só transar, a proposta será exatamente essa. ACHO que o problema não é querer transar e ir embora ou namorar ou casar e ter 10 filhos, o problema é NÃO dizer claramente o que você quer ou enganar o outro. Como vivemos num mundo onde DIZER AS COISAS é errado, (pelo menos na minha família é assim e quando dizem é com o intuito de ofender e não com alguma proposta ou declaração útil) então fica sempre o problema: É só pra transar ou é pra algo além disso?? Se eu não posso ser claro, o outro não tem nenhuma obrigação de entender.
Uma vez conheci uma moça que no papo sobre as relações me disse que sem resposta tb é resposta. Até q chegou um dia que ela não me respondeu mais e ficou por isso mesmo. É uma pena! Eu tô tô a moça, não é pressa, não é aflição, é cuidado! Cuidado é tb ser gentil em dizer que não vai rolar, ou talvez dispor de um tempo pra ajustar tudo, dizer "olha, eu costumo ter os dias corridos, mas a noite te respondo". E responda! Viver é por um prazo. Então nada mais justo que ajustá-los. Recentemente conheci uma moça que amei, nos falamos e nos vimos por uns 4 meses. Mas logo no segundo mês, com apenas 4 dates ela demonstrou que queria algo sério, eu tb queria. Mas meu prazo é diferente. Então no terceiro mês a levei de acompanhante num casamento de um amigo, já conheceu meus amigos, nesse mesmo dia a levei pra conhecer minha casa, meus pets. Mas ainda não a pedi em namoro, ainda sentia algumas tristezas pq antes ela já me fazia ter essas espera nas mensagens, após esse role ficou horrível. O bom dia era respondido só a noite. Esperava dois dias pra um retorno dela. Até que entendi q era um joguinho... Chamei pra conversar. Somos grandes e sabemos verbalizar! Pareceu termos nos ajustado e que a coisa iria acontecer, mas ela seguiu com essa festa de cuidado! E sim, é uma falta de cuidado pq todos nós pegamos o celular por um total de horas durante o dia, leva-se segundos pra responder uma mensagem, quando não vem, é um problema sim. Sinto muito por analisarem tanto a moça com conjecturas e pensamentos. A gente vive uma epidemia de deficiência cognitiva! Adultos nao sabem falar o q querem, pedir o que querem, verbalizar, ajustar, entender... É horrível. Eu busco ser educado com o próximo em toda oportunidade. Se o outro não age com respeito, não merece continuar na vida de alguém que dá muito mais que recebe
Perfeito. A única pontuação, se não for grosseria, é que acima você escreveu que "ela seguiu com essa festa de cuidado." Mas entendi que é a falta de. E tudo que você diz esta correto. Não aprendemos a dizer o que não queremos, ou o que pretendemos naquele momento. Seja em amizades, em discussões ou em relacionamentos. Acredito que mudamos sim, de um dia para o outro, após refletir. Em um relacionamento quando algo "desandou" e isto mudou a relação. Mas... falar sobre, é ser humano, ser adulto. E aceitar também é. Faz parte. Como disseram acima - 2 dias sem responder é falta de vontade, cuidado, respeito. Qualquer coisa, menos relacionamento. Ah, mas não era namoro - ok. Mesmo assim, é falta de respeito. Tem pessoas com 40 anos, 45 e que acreditam que o comportamento de um adolescente de 15 é super saudável, quando lhe convem.
Penso que a sociedade aponta a mulher como ansiosa, maluca, chata, mas o homem não dar nenhum sinal está tudo ok? Lembrar " tu me cativas", então o que fazemos?
Perfeito. Tem que ter alguma responsabilidade afetiva com a outra parte. Se for o caso, dá um sinal pra pessoa ir devagar, com leveza. Mas é bem diferente de "não estar nem aí".
Eu acho que no final do dia os responsáveis pelos nossos sentimentos somos nós. Salvo excessões, vale a pergunta do pq alguém que mal conhecemos tem tanto poder de nos frustar. Para mim é ego ferido e expectativas frustadas apenas, mas cabe apenas a nós gerenciar nossas expectativas (com base em ações e não imaginação) e trabalhar melhor nosso autoconhecimento para não cair nas armadilhas do ego. Isso tira 90% do drama da vida dos relacionamentos e depende apenas de nós.
Eu penso que há uma irresponsabilidade afetiva na pessoa (homem ou mulher) deixar de responder uma msg de whatsapp. Custa NADA ser franco(a) e dizer: NÃO TÔ AFIM! Ps: esse comportamento é típico de homens (na grande maioria das vezes).
Quem nunca surtou na imaginação de um romance sem nem consultar a outra pessoa que atire a primeira pedra. É aquela comunidade do orkut, amores breves de metrô 😅
Eu concordo muito que nada justifica esses ghostings que vivemos, nessas relações tão líquidas. Por outro lado, isso me faz questionar o quanto somos dependentes de relações virtuais, que em sua base são isso, apenas simulações muito longe da nossa realidade sensorial e afetiva. Talvez, seja a hora de questionarmos o modelo, não a execução. Nossas relações afetivas só funcionam em sua máxima potencialidade no mundo real. É a onde a vida acontece. É uma ilusão querer ou esperar que se tenha muita afetividade através de um telefone, essa é a realidade. Mesmo que não justifique fazermos da pior forma. É uma ilusão esperar que uma relação, que nasce tão frágil, sem tempo e estímulos, que aconteça 90% do tempo em frente a uma tela tenha uma potência satisfatória, a ponto de muitas vezes crescer, fugir da efemeridade. Temos que admitir que ninguém mais tem tempo pra se relacionar, aquele espaço em que preenchemos, sem pressa, o contato com o outro. E o tempo que tem, prefere ter pra si, e se distrair, muitas vezes no próprio celular. Ninguém é obrigado a ser presente virtualmente, assim como ninguém é obrigado a tolerar ghosting. É um paradoxo, uma conta que não fecha, e uma dificuldade dos tempos pós modernos. Não temos tempo, mas fazemos tudo ao mesmo tempo, e com isso estamos sempre preenchidos, e extremamente sozinhos. A rapidez dá essa sensação. Por outro lado, estamos tão dependentes da tecnologia, que não encontramos espaços na vida real para que aquele lugar de florescimento de uma relação aconteça. Tudo tem um certo tipo de pressão, um feedback de funcionalidade, porque precisamos encaixar a logística na agenda da vida cronometrada. E então cobramos o outro. Os ghostings. Mas será que isso é somente responsabilidade do outro? Será que o vazio não é muito maior do que uma afetividade não correspondida?
Tem gente que demora de propósito. Então pode ser por insegurança ou manipulação. Deixar o outro ansioso. Só que tem gente que ñ se ama que aceita. A Marina está certinha.
Eu entendo a aposta do Dunker em pulverizar a psicanálise para além do círculo psi, mas algumas interpretações profundas da Tati sem conhecer o sujeito é muito perigoso porque as interpretações passam pela transferência e autorização do suposto saber daquele que exerce a função. Essas interpretações são selvagens e violentas, algo que Freud sempre pontuou como um gde equívoco. Acho Dunker muito necessário porque o trabalho dele é incrível e nunca foi reducionista, mas Tati, cuidado com as conclusões pq algumas pontuações são complicadas uma vez que na ânsia de interpretar se perde a escuta e discurso aprisionantes são reproduzidos sem que nós mesmos nos damos conta e numa boa vontade.
ENEM 2023 _''porque as interpretações passam pela transferência e autorização do suposto saber daquele que exerce a função.''_ Quem disse essa frase? a) Mano Brown em ''Sobrevivendo ao Inferno'' b) Djavan em coletiva no Montreal Jazz Festival de 92 c) Marilena Chauí em aula magna FFLCH 2001 d) Larissa Manoela em entrevista ao Fantástico sobre sua fortuna e) Narcisa Tamborindeguy em colóquio sobre sobriedade UERJ 1996
No do início vídeo há uma chamada dizendo que o programa tem "FINALIDADE DE ENTRETENIMENTO" e o nome do canal se chama "Desculpe o Transtorno" se isso não for uma deixa, não sei mais o que será..rsrs
@@SisofNichtnarcisismo predomina total na psique feminina, é incrível. Queria ver a análise se fosse um homem falando 1% do que a pessoa da carta diz.
O certo é cada um focar na sua correria na sua vida e, só falar quando os dois tiverem tempo. No início de namoro, podem marcar um horário para ligarem ou, tomar aquele café após o trampo caso morem perto. Se já estão no relacionamento, o certo é falarem quando tiverem em casa os dois. A ansiedade dos dispositivos móveis estão acabando os relacionamentos.
Quando a comunicação era por carta, a demora era para a carta chegar e não para o outro ler e escrever. Normalmente se recebia e sentava-se para responder. Percebi que a pessoa vê o ridículo da situação e emoções sentidas, por isso se ironiza, mas não entende o porquê dessa reação. A demora parece ser sinônimo de rejeição.
E a demora é sim sinônimo de rejeição. Todo mundo está conectado hoje em dia e vai me dizer que a pessoa é tão ocupada que não tem 1 minuto pra responder uma mensagem?
Acho que a Tati fala como mulher casada ou comprometida. A coisa tá assim de forma generalizada e não como algo que vem de uma imaturidade da mulher que demanda
é muito gostosinho ficar ouvindo vocês, para além de também ser interessante escrafunchar essas vivências das outras pessoas e perceber a tessitura da análise... a gente parece voiêr de supervisão. tá num ponto de equilíbrio interessante, parabéns pelo achado.
Nossa, quanto julgamento em uma conversa! E a culpa sempre é da mulher nesta sociedade em que o homem faz o que bem entende e ainda é o garanhao, o suuuuuper ocupado e com uma vida incrível e a mulher é a louca, a carente e a desequilibrada sem nada para fazer e ainda errada em querer apenas e tão somente respeito e afeto, affff
Tadinha da moça. Sabe o que é? Vocês não colocaram em check a pressão social pra estar em um relacionamento, construir uma família, sem falar nos sonhos dela que provavelmente como toda a mulher comum sonha em casar e ter filhos. Nos deparamos com uma geração de jogos de vaidade e variedade de ofertas, nas quais você tem tantas opções que fica até difícil investir em apenas uma pessoa. Também temos o fator individualista que faz as pessoas ficarem cada vez mais egoístas, e para viver um relacionamento saudável é necessário, muitas vezes, jogo de cintura, via de mão dupla, dedicação e muita paciência. Coisas que se espera do outro, mas nem sempre se dá! O relato dela é muito comum, e como ela mesma se descreve como uma mulher independente e ocupada, obviamente não quer ninguém inferior a ela, e seu leque de opções diminui ainda mais. Se levarmos em conta que tem muitos homens que se sentem intimidados por mulheres de personalidade forte, independentes e inteligentes, o leque dela diminui mais ainda.
Em suma, desconsideram as formas de socialização feminina, divisão sexual do trabalho (mulheres - tarefas de cuidado/ homens espaços público), patriarcado etc. Como emergente da ótica liberal clássica que estava em moda na europa no final do século XIX, a psicanálise clínica só vê o indivíduo. Parecem que os sujeitos flutuam no éter, e não em contextos e momentos históricos com suas especificidades e contingências sociais. Preguiça.
A querida tem tanto medo de abandono que na falta de resposta no tempo que ela quer já se sente abandonada e abandona o outro (jurando que ele também vá sofrer)
Mas está certa em se sentir abandonada - haveria demora na resposta se fosse pra resgatar um bilhete de loteria? A velha história do " te amo, mas vamos devagar " para um album inteiro de namoro com outra duas semanas depois.
Mas 24 horas sem responder nem um A pra quem o cara supostamente gosta é estranho sim, pelo menos um retorno mínimo pra falar que está muito ocupado seria melhor, é assim que a gente age com quem é importante
Marina como você diz, você já tem uma vida maravilhosa! Simplesmente viva a sua vida, se alguém tiver de chegar que chegue, se quiser ficar vai ficar, só viva a sua vida! 😊
O cara só quer sexo mesmo. Mas se ele disser isso antes, ele não vai conseguir. Então ele finge que quer romance, ela finge que acredita. E depois a realidade vem.
Engraçado que os homens estão fazendo com ela, e ela não vê o que está fazendo c ela mesma?! Fica a espera do outro para resolver a própria vida. Por que se permite estar neste lugar? Pq sempre se envolve com homens que a deixa esperando?! E pq tbm tem que ser no tempo dela?! Não espera. Viva a sua vida.
A impressão que tive, foi que o fato de bem sucedida e ainda assim, dentro do estereótipo, não é correspondida a altura. Ela não suporta. Mas precisa se incomodar tanto assim?
Gente, mas maior parte das pessoas querem um amor bom para construir uma história juntos e hoje isso está cada vez mais complicado. Parece que as pessoas estão escolhendo sempre algo que seja MLR e assim retarda uma decisão.
Julgaram muito a mulher. Ela não é controladora e não é simplesmente “aí o cara não tem interesse”. Se fosse um ou outro eu concordaria que ela está desrespeitando o tempo do outro. Mas foram mais de 10, todas sabemos que é algo generalizado entre homens. Ao mesmo tempo, injusto falar que é simples: o cara só não tinha interesse. Eu duvido que uma mulher dessa ia fantasiar o interesse do outro por completo e se interessar por quem não gosta dela. Em algum nível eles cultivaram desejo nela e por isso ela investiu. E por fim, como já disseram acima, os caras não ficam 2 dias sem olhar no celular, sem ver o grupo dos amigos. O que ela tá pedindo é um mínimo de cuidado, alguém interessado em saber como ela tá, perguntar como foi o dia. Coisas mínimas pra se estabelecer qualquer relação, e ela deixou claro que quer uma relação. Moça da carta, você não está louca nem é controladora nem nada. Tentar conversar com esse novo boy aí, vê se tem algum motivo pra ele não te responder (depressão ou sla) e conversa com ele da importância pra voce. Aaaah, e sempre lembre que se os caras são escrotos isso não é sobre voce, é sobre eles e várias mulheres passam por isso. É social.
Parece que o amor é um jogo: os competidores (os amantes) lançam mão de várias jogadas para vencer/conquistar o outro. A pessoa em questão é tão competitiva que quer chegar ao pódio do primeiro lugar no jogo do amor. O troféu é o homem... Next! Ai que loucura!
Só acho ruim quando estou CONVERSANDO com a mulher, ela já falou que não está ocupada e, de repente, esquece, demora horas ou não responde ou responde só no outro dia - sem motivo nenhum, sem explicação ... Simplesmente me deixa igual trouxa esperando a resposta. É falta de respeito. Perco o interesse. E digo isso a ela, jogo limpo. Pronto.
Eu achei muito interessante que na análise em nenhum momento o/a psicanalista tenta culpar o outro, encontrar um culpado; senão, levar a paciente a encontrar as próprias aflições e quem sabe a causa. No meu ver, sempre queremos encontrar um culpado. Como mulher jovem, ainda me assusto com a atitude dos homens. Com esse envolvimento líquido quase 100% deles. Quando muitas vezes queremos algo constante e recíproco. Em vez de pular de galho em galho. Como mulher, muitas vezes me senti usada. Porque após o envolvimento sexual muitos sim desapareceram. E sequer, muitas vezes se importam com o meu prazer. É uma situação humilhante. E quando isso se repete uma vez após a outra, e você se entrega cada vez menos e com mais resistência… Você se questiona o porquê de fazer tantas escolhas ruins. E tenta culpar o outro. Os outros, os outros são superficiais, os outros não me dão tempo, os outros não me dão atenção. O outro não quer me assumir mas assumiu bem rápido uma outra. A verdade é que mesmo nesse contexto, não devemos culpar o outro. A expectativa é o que nos faz sentir angústia. A comparação nos trás ansiedade.
Gosto da ideia do podcast e sou fã do Dunker. Acho que a Tati precisa parar de pular pras conclusões precipitadamente. Nem me refiro a esse episódio específico, mas no geral. Ela lê pouco e "conclui" muito - sem elementos suficientes. Digo com todo respeito. Sucesso!
Eu critiquei algumas vezes a Tati (neste podcast, não no que ela toca sozinha), porque ela interrompia muito o pensamento do Dunker. No entanto, depois de vários meses sem passar por aqui, vi que ela está muito mais atenta a esse ponto. Hoje fluiu lindamente! Parabéns, Tati! 💜⭐️
Sinto isso também. Pouca análise, pouco aprofundamento, pouca curiosidade, rápidos desfechos. Sobretudo ao lado do Dunker, que faz o oposto. Enfim... é o que é.
essa combinação pode ser positiva, é o encontro do acadêmico, contido, com o popular, ansioso por uma solução de fácil entendimento. ela está sendo um espelho para a maioria de nós
@@gc8972b Não sei... atribuir o pensamento crítico, a cautela, o estado reflexivo apenas ao acadêmico, limita o que poderia ser o "popular" e o coloca numa posição menor, quase natural, selvagem. O popular carrega uma racionalidade que pode trazer argumentos importantes para o debate. Ele não precisa ser ansioso. E não precisa buscar soluções fáceis. A pressa não é condição do popular. Mas é, eu diria, condição para o equívoco e para o esvaziamento da interpretação.
Não é “ligue logo pra matar logo”. Nao é isso. É que quando os caras de encontram pessoalmente rola intimidade de quem tem relacionamento. A moça da carta está desapontada com a falta de consistência. Transar ele tá lá mas comichai não tá. Essa coisa de “liberação sexual feminina” só deu ruim para as mulheres! Acorda mulherada!
Ai gente francamente que DESSERVIÇO essa conversa. Sejam MENOS RASOS. Fato é que nós somos seres HUMANOS, em algum momento da vida, por mais maravilhoso que tudo esteja, vamos procurar algo a mais, e pelo amor da deusa, não há nada de errado em querer ter um relacionamento amoroso. O que acontece é que, hoje em dia, nós viramos opções em um menu degustação. Os HOMENS FAZEM MUITO ISSO, de sair com a gente, ELES criam expectativas com frases bonitas, promessas, tudo isso sem nenhum compromisso, e quando querem algo novo, somem, próximo no menu. Ninguém que está INTERESSADO demora dois dias a responder uma mensagem, isso é fazer joguinho de desinteresse pra manter uma sensação falsa de controle sobre a outra pessoa. E a gente tem o direito sim de não gostar disso, principalmente quando todos os relacionamentos acabam por se resumir a esses padrões. Isso é coisa de gente vazia.
Seguindo a proposta de leitura psicanalítica e vendo os comentários, tem muita gente focada no fato "responder ou não responder, eis a questão", mas este seria apenas a ponta do Iceberg do q seria o "problema" central: a angústia dela. Ela sabe muito bem q, como mesmo disse, "a falta de msg é uma msg". Se não respondeu é pq pra sua interpretação não está a fim então ela desaparece, bloqueia e pronto. Aparentemente está tudo resolvido, ela está de boas. Mas aí entra a angústia. Ela toma elabora uma interpretação, ela toma a ação mas se angustia com essa resposta tomada.
Concordo super. Esquecem da socialização feminina onde somos colocadas a validaçào pelo olhar masculino. Quantas mulheres passam pela mesma situaçào mesmo tendo independência, um trabalho, amigos e outros focos de prazer
Eu fui assim até uns 34 até que acabei com o amor da minha vida por ansiedade e angústia e fui.atrás de auto conhecimento e espiritualidade para curar esse medo doentio de rejeição. Consegui, mas levou um tempo.
Gosto muitooooo do Dunker e acredito muito no trabalho dele, mas Tati, a psicanálise selvagem precisa ter limites, a gente não pode sair psicanalisando todo mundo sem ter profundidade no conhecimento da causa, imagina como essa moça está se sentindo depois de ouvir tudo isso? e se ela não tem estrutura suficiente pra dar conta do recado que a Tati deu? isso é um trabalho que demanda tempo em análise, acho que podiam ter pegado mais leve nas interpretações, enfim, não quero acabar com a boa imagem que tenho do Dunker por isso, mas precisamos dar um tempo pra interpretação selvagem.
Esta jovem é o estereótipo das mulheres e dos homens da sua geração. Todos se intitulam auto suficientes, independentes, com muita auto confiança, são malhados, viajados, apostam muito na sua carreira, enfim, parecem viver bem sem relações amorosas. No entanto, e sem se confessarem a ninguém, também precisam do aconchego e do carinho do outro, como qualquer ser humano normal. Mas o seu orgulho os impede de mostrar as suas vulnerabilidades. E a solidão acaba sendo o caminho.
Será que ela n tá tratando a vida amorosa da mesma forma que trata a carreira ? Sabe quando temos uma lista de afazeres e damos ✔ toda vez que realizamos algo. É como se está em uma relação fosse um objetivo e ela precisasse concluir o quanto antes. Mas o amor n funciona assim, ele acontece quando menos esperamos, as coisas simplesmente fluem
Em pelo 2023, as mulheres ainda perdendo tempo e sofrendo desse jeito por homens, amada foca na Terapia, desinstala Apps de relacionamentos e demais Apps que usa para conversar com homens e ignora quando conseguirem o seu número por alguém ou mandarem mensagem. Invista 100% do seu tempo no Trabalho, Saúde, Vida Espiritual e Autoestima. Nem vai lembrar que existe homem, a vida é muito curta para perder tempo com isso.
É simples, so se envolvam fisicamente quando ja houver uma troca relacional segura, gente… o corpo feminino nos diz pra ficarmos com o sujeito com quem dormimos pro resto da vida; quem não ficaria anciosa? So que ao invés de olharem onde estão pisando, entram em rolos amorosos, por favor, nosso corpo realmente é um templo. As pessoas ja nos influenciam SO de ja estarem nas nossas vidas, com suas atitudes e falas, imagina aqueles que nos nos envolvemos fisicamente? O poder do sexo é muito grande. Nos temos 7 corpos, outros 6 alem do fisico e vcs ainda acham que se envolver com 7 corpos de outra pessoa é brincadeira? Juuuiiiiiizooo galera, a peneira tem que ser finissima!
Tati, eu gosto muito das tuas análises, mas se me permite, faço a sugestão de que você deixe o Dunker falar sem interrompê-lo ou tentar adivinhar o que ele vai dizer. Parece que tem uma ansiedade tua que a impede de aguardar a análise dele. As análises dele parecem que se estruturam mais como hipóteses e as tuas parecem querer indicar um diagnóstico final e "correto".
Adoro a análise de vocês, mas achei que responsabilizaram demais a moça!!! Ninguém hoje em dia fica dois dias sem olhar o celular. Acho que os homens precisam ter mais responsabilidade emocional, sem fazer esse joguinho!! Então o certo é a pessoa não ter "sentimento", ser fria e não esperar nada? Impossível, o ser humano sempre espera algo e tem expectativas! Claro que tem que ter um equilíbrio, mas "zerar" as expectativas sobre as coisas, e neste caso sobre um encontro que até então "correu tudo bem e ela curtiu" é impossível.... Acho que as pessoas precisam ser mais transparentes uma com as outras e jogar a real logo, sem fazer joguinho e com mais responsabilidade emocional.
Acho que eh uma questao de reciprocidade, 2 dias pra responder uma mensagem? Pelo amor de Deus gente, eu entenderia como falta de interesse. Quem quer arruma tempo, nao acho ela errada em dar tchau e proximo.
Horrível os dois estigmatizarem a mulher e, ainda, desconsiderarem o fato da demora em responder DEPOIS que um relacionamento, ainda que incipiente, já começou. Desconsiderar, muito embora tenham tocado nisso, falando sobre o tempo das cartas de amor, que o tempo atual é outro e que demorar um dia para responder é um indício de que o outro não lhe dá importância. Parece que trataram a mulher como neurótica e o homem evitador, aquele que tem dificuldades em se entregar nunca relação, como uma pessoa ponderada, que, simplesmente, tem seu outro tempo. Horrível.
Quanta conversa mole desses dois… 😴 😴 😴 nao tem nada demais além do desinteresse do outro. A mulher é interessante e nao quer desperdiçar o tempo precioso dela. SIMPLES ASSIM. Parem de procurar problema na mulher
Neee?!!!! Afffff, a culpa sempre é da mulher nesta sociedade em que o homem faz o que bem entende e ainda é o garanhao e a mulher é a louca e a carente em querer apenas respeito e afeto.
Complexo. Vez ou outra, levar 1 a 2 dias pra responder é ok, ngm tem que estar disponível o tempo todo. Mas a pessoa que NUNCA responde num intervalo de minutos a horas possivelmente não te dá importância o suficiente (falar q está mto ocupado é desculpa). Por outro lado, muitas pessoas têm uma expectativa irreal e egocêntrica tanto de ser respondida quase que instantaneamente quanto de que a outra pessoa esteja disponível para bater papo e dar atenção o tempo todo no whatsapp ‐ um sinal de alerta pra carência e possessividade, no mínimo.
O problema não é o outro não mandar mensagem, o problema é ela despertar interesse em pessoas tão desinteressadas. Se uma pessoa age assim eu nem desenvolvo interesse. Então acabo nem percebendo quando ele não manda . Não deveria surgir um interesse dela por alguem que não deu nada tbm. Só sentimos falta ou angústia de não falar com quem gostamos, e pq ela gostam de caras de não querem nada
Querer que o outro responda uma msg não faz com que o outro responda a msg. Apesar do relato da pessoa descrever sua neurose, só é possível interpretar a partir disso, nunca saberemos de fato o conteúdo das conversas dela com os caras, nem o outro lado da história. Ela pode parecer controlada comomescreve, mas o conteúdo pode transparecer outra coisa, afinal, entre o que eu falo, o que o outro ouve, o que o outro entende, o que eu falo e o que realmente significa, são 5 chances de erro, ou seja, o que pra ela é "controlada" pro outro pode, facilmente parecer "desespero" (e não só em texto, mas tbm na linguagem corporal e gestos). Obviamente, existe o padrão dos homens deixar as mulheres no vácuo e não dar o devido retorno (logo, devido respeito), mas, fora isso, criar a expectativa de que o outro se comporte do jeito que ela quer e no tempo que ela quer é, no mínimo, narcisista, como a Tati observou. Cada tem seu tempo, sua vida, seus afazeres... será que se a situação fosse inversa, a Marina ia achar legal essa situação? 🤷♂️ falta aí um pouco de empatia. Às vezes, tentar menos é uma boa opção, assim como esperar menos e controlar menos. O mundo (e a vida) não é do jeito que nós queremos, mas do jeito que ela se apresenta pra nós. Moça que escreveu a carta pra Tati, se vc ler isso aqui, fica a dica de leitura: filósofos estoicos, principalmente "O Manual" de Epicteto. Sucesso na vida, Marina. Tente menos, se esforce menos, espere menos, deseje menos🙃.
caramba, jogaram tudo na costa da moça sem fazer um recorte de gênero! nao, nao acho q é uma posição de uma jovem imatura (20 e poucos anos), primeiro pq quanto mais jovem somos, mais oferta temos (além do "lugar na prateleira" ser de destaque, tem muito mais gente já casada depois dos 30, por exemplo) e tendo mais possibilidades, nos frustamos menos com as q escapam. posto isso, quanto mais oferta os homens tem, mais objetificam as mulheres. em tempos de app, relacionar-se virou mesmo palhaçada. quantas vezes um date não acabou virando um belo de um serviço sexual gratuito? na hora de marcar os caras se fazem de super afim e disponíveis, mas assim q conseguem o q querer, adios. Sim, nos tb gostamos e queremos casualidade muitas vezes, mas n precisa ser desta forma superficial. qualquer assunto que crie uma pagina dois, eles ja saem correndo. tenho pensado muito em quanto a liberdade sexual feminina serve ao patriarcado, "eles" que permitiram a gente se liberar, e não nós q conquistamos o direito. antes eles pagavam por sexo casual. hj entram no app e ainda pedem pra vir na tua casa. muito pratico e econômico. por isso o aborto n é assunto deles, pq eles já abortam os filhos q nao querem, simplesmente abandonando. talvez ela já ta na faixa dos 40 (premiada, viajada, é uma mulher com a vida estável), e se ela quer ter filhos ainda, está mesmo com pouco tempo para encontrar um parceiro. e quanto ao senso de humor na carta, só demonstra que nao é uma mulher chata e cricri, ou seja, uma mulher bacana, engraçada, com tudo pra viver uma historia legal ao lado de alguem, e sim, eles manipulam tanto a situação que fazem uma mulher segura e já completa, se sentir insegura, frustrada e insuficiente. claro q ela tem participação nas escolhas, as mesmas pulsões, o gozo nas repetições... mas sei lá, ela quis dizer q, apesar de ter uma vida, uma carreira, também encontra tempo. o q mais eu escuto dos caras é "estou focado na carreira agora, n tenho tempo pra namorar". Meu irmão, ser solteiro atrapalha ainda mais tua carreira, pq o tempo q vc fica ciscando atras de sexo, poderia ser bem empregado no seu trabalho, se vc já tem em casa um sexo seguro e bem feito. acho ótimo pra crescer na carreira estando em relacionamento, pq nao fico horas de conversinha, fazendo vasta curadoria, investindo tempo em dates q nao vao dar e nada, as vezes nem em orgasmo (afinal, homens transam mal em sexo casual).
Marina precisa se instalar na realidade. Parece que ela pensa muito alto de si, e acredito que ela tenha sucesso, seja malhada como ela disse, etc, mas isso não significa que ela vai despertar o interesse de todos os homens que ela conversa. Foi só um texto, mas a achei um pouco soberba e que falta humildade aí. As vezes eles não te respondem porque não estão interessados mesmo, e tá tudo bem, nem todo mundo vai gostar da gente.
Os homens que demoram para responder, são os homens que eu quero 😂😂😂, os homens q eu não quero ficam me chamando e eu não respondo kkk essa é a vida, não tem o que fazer!! 😂😂😂
Lembrei desse trecho do livro “Mulheres que correm com os lobos”: “Uma parte de cada mulher e de cada homem resiste ao reconhecimento de que a morte deve participar de todos os relacionamentos de amor. Nós fingimos que podemos amar sem que morram nossas ilusões acerca do amor, fingimos que podemos prosseguir sem que morram nossas expectativas superficiais, fingimos que podemos ir em frente e que nossas emoções preferidas nunca morrerão. No amor, porém, em termos psíquicos, tudo é dissecado, tudo. O ego não quer que isso ocorra. No entanto, é assim que deve ser, e a pessoa provida de uma natureza profunda e selvagem é inegavelmente atraída pela tarefa. O que morre? As ilusões, as expectativas, a voracidade de querer tudo, de querer que tudo seja só lindo, tudo isso morre. Como o amor sempre provoca uma descida até a natureza da morte, podemos perceber por que é preciso grande poder sobre si mesmo e plenitude de alma para assumir esse compromisso.”
É uma abordagem de quem viu o caminho todo. Lindo. A sensação é de perder tudo e ainda ser você mesmo. É preciso saber que você não é nada dos seus atributos, dos seus sonhos, que você é algo muito mais simples. Mas perder toda a alegoria, todos os apetrechos no caminho, traz a tentação de absorver as coisas, os sonhos, as vontades do outro. E quando isso acontece, o amor desanda.
Primeira vez por aqui, uma aula com muitas inferências. Quando o Christian solicita o ponto de vista da Tati, dá margem pra muitas suposições, acredito que deveria ser o contrário, gostaria de ter visto mais leitura do Christian que é o psicanalista. No mais, teoria do apego resumiria bem essa questão. Uma pessoa de apego ansioso que mantém o padrão de se relacionar com pessoas de apego evitativo.
Eu já conhecia a Tati e o Christian mas não entendi o programa tô chegando agora. A Tati está se formando psicanalista e ele é o orientador dela? Só queria saber a dinâmica mesmo...
Ele não está afim. Entender isso simplificou muito a minha vida.
Mas toda relação? Como ela fala isso acontece sempre..a vida toda e ninguém afim? Puxado
Ela não deixa saber se ele está afim ou não. Já que ela costumava bloquear. Ela mandou mensagem ou está esperando ele responder?
quem tá interessado, responde logo, simples assim! tb entendi isso depois de muito tempo.
Perfeito. Isso! 😅
Acho , como bem comentou os dois, que há questões subjacentes com ela. Mas não é razoável alguém que está com algum tipo de relacionamento significativo (qualquer que seja) leve dois dias para responder uma mensagem. Não tá a fim , e pronto.
Vc's perceberam que o homem não demora pra transar , só depois da transa. Alguém acha mesmo que eles ficam sem olhar whatsapp 2 dias? Jura? É falta de respeito mesmo. Se não quer, seja educado e dispense. Ela não está neurótica, ela só não percebeu que, ela deve se livrar desse sentimento de dependência.
Isso, achei q eles pegaram MT no pé aí da garota
VC esta certissima! Em Tempos de internete que e tudo Tao rapido. Isso acontece comigo, eu bloqueio com certeza. Oxe, sou abrigada ? Kkk
Fizeram tanto ensaio sobre como a mulher age quando na real ela foi muito clara em dizer que espera e quando o cara não aparece, ela corta! E tá certa! Pq se não corta, uma hora o homem aparece! Aquele dia que ele estiver afim de uma transa, uma coisa que já tá meio encaminhada, aí ele parece. O famoso oi sumida. Eu não admito! Todo mundo pega o celular antes de dormir, não responder nem com uma desculpa pela falta de tempo é ser muito imbecil
Total. Muito passa-pano pros caras esse vídeo. Como se não existisse um mundo real existindo fora da mina que mandou o e-mail e tudo fosse probleminha dela. Aff...
O cara tem que responder no tempo dele. Outra coisa. Também depende de que mulher se está cortejando. Se é uma mulher que está sofrendo muito com a espera, eu respondo logo, porque não quero que sofra, então faço dela uma prioridade mesmo que não queira seguir com a relação. No entanto, se for uma mulher acostumada a ter tudo na mão e que não valorize o cara que é direto, então é do jogo deixar esperando sim até que sinta falta e esteja louca por algumas palavras. Cada caso é um caso. O importante é o cara se manter altivo e não perder a cabeça, saber jogar se ela for desse tipo de mulher que "quer, mas não pode", porque tem medo de amar.
Quem tem interesse e vontade arruma tempo! Se não te dá atenção, chuta que é furada! Tempo do outro uma ova, é falta de interesse mesmo! O povo fica fazendo test drive e sempre acha que pode aparecer versão melhor. O loop é infinito, mas quando dá match de verdade não tem blá, blá, blá.
Boa👍💫
Tb acho, quem quer mesmo não deixa a pessoa escapar. Mas existem pessoas q estão se separando de alguma relação e podem querer ir devagar portanto o melhor é ser honesto e conversar, falar como está seu momento.
@@patriciabarcellos3063 Esse do "quero ir devagar" nunca se aplica a aquela pessoa 10/10 dos nossos sonhos rsrsr- quem "iria devagar" pegar um bilhete de 1 milhão de reais? Nunca devemos acreditar nisso, se demora é porque não somos o bilhete milionário daquela pessoa.
Penso igual! Vejo que estão normalizando demais esse tipo de situação, ao meu ver muitos não respondem por total falta de respeito, ninguém está falando para viver grudado, somos adultos com rotinas e responsabilidades, pra mim isso é achar o tempo do outro menos importante. O que é engraçado, devo respeitar o tempo do outro, mas não mereço cuidado e respeito? Estão normalizando essa falta de resposta, como estão normalizando as pessoas marcarem compromissos sem querer e desmarcar em cima da hora ou simplesmente não aparecer.
Issoo 👏🏻👏🏻
01:50 A resposta é triste e simples, eles não retornam por não estarem interessados suficientes.
O ansioso quer o futuro sem o construir no presente. Esse salto é ilusório e doloroso.
Em geral as pessoas quando demoram para responder é porque não estão muito interessadas ou até desinteressadas. Não tem segredo nenhum nessa história.
Simples assim 😂
discordo! Eu demoro a responder e nem sempre é por desinteresse.
@@gbosquehtotal, eu geralmente demoro muito e é com todo mundo, até minha mãe hahsha
às vezes é porque a pessoa trabalha, estuda, treina e não vive em função do celular... é por essas e outras que as pessoas desenvolvem dependência emocional
Tem de tudo. Tem gente que demora até para não parecer fácil... ou para checar o nível de interesse da outra pessoa... 😂😂😂
Gente, a vida é assim, melhor encontrar alguém que responda no seu tempo. Deixa isso claro ja no inicio da relação. Não tem que ficar esperando alguém que não tem o seu tempo. No geral quando alguém demora dois dias pra responder é porque não está afim da pessoa. Ai jogaram a responsabilidade pra coitada.
dissimulada, manipuladora e prepotente. realmente uma coitada
Verdade! Eu esperei ele por 4 dias ,fui muito trouxa,chorei por ele e agora não quero mais saber de homem nenhum , eu quero agora é evoluir. Cansei de ser jogado pelo escanteio, se não procura é porque não quer , é um obrigada e próximo! Cansei eu sempre deixo claro meus sentimentos ,se fica de joguinhos e porque não quer ,porque quem quer não fica de joguinhos . Eu fui muito trouxa, chorando por ele ,para que ele voltasse dizendo que foi um mal acontecido , que nadaaa ele tava era bem enquanto eu lá com dor no coração.
A grande questão não é a ausência de resposta, mas a proporção do sofrimento em cima disso, o quão angustiante foi apontado na carta, ela mesma notou que não fazia sentido e afirmou que não vive por isso (falando de suas muitas atividades e qualidades), mas que mesmo assim a faz sofrer. Não tem material suficiente para falar do outro (se está ou não a fim, até porque existem formas de demonstrar afeto, nem sempre responder rapidamente é uma delas), inclusive, em vários momentos ela aponta de forma genérica, não parece ser algo específico, mas sim um padrão de relacionamento.
A boa educação na paquera é muito bem vinda. Encontrou com a pessoa e entendeu q não rola, é só falar. E pronto. Fala que não quer mais ver e encerra, melhor q deixar a pessoa ficar imaginando mil coisas.
Perfeito!!!
Achei a interlocutora um pouco agressiva com a dor da moça da carta, um julgamento aflorado e também pejorativo quando diz que era assim aos 20 anos, dando a entender que a pessoa que escreveu é infantil. Preferi a postura do Christian.
20 anos é adulto viu kkkk
Também achei Tati babaca e depreciativa
Esse caso aí não precisa de muito para identificar doque se trata: EGO, NARCISISMO. A Fêmea se acha o centro do mundo, não está acostumada lidar com o fato de que ela não é o centro do universo. Aposto que essa narcisista arrogante ignora muitos do que querem ela, nem por isso eles têm crises dessa forma. Vá se tratar, narcisista patetica! kkkkkkkk
Normal!! Não tem nada de agressivo receber um toque que talvez a pessoa seja infantil. Tive uma psicóloga que disse na sessão que era infantil e tá tudo certo!!
Se a pessoa é infantil, então ela precisa ouvir para agir como adulto.
20 anos já é adulto e geralmente não tem tanta maturidade, o que não significa ser infantil (ser um adulto infantilizado é outra história) por isso ela disse essa idade.
Quando as pessoas que vc escolhe repetem "em sequência" o mesmo comportamento com vc é viável imaginar que vc está escolhendo, que está num padrão. Apesar de ser malhada, premiada, viajada, é possível supor que há uma expectativa de ser admirada na medida que ela acha que merece, e entrou num padrão de tipos que que se assustam na apresentação, que essa super valorização de si mesma não é percebida na mesma medida. É comovente ver alguém tão dependente de aprovação imediata, sem dar o tempo de avaliação do outro. Seria bom que ela percebesse que o relato fala mais sobre ela do que sobre o outro.
Puxa, sinto a situação da mesma forma!
Disse tudo.
Pra mim, eu senti que talvez ela atraia esses tipos de cara pq no fundo é ela que quer se afastar e teme relacionamentos tmb. Aí só aparece gente descompromissada e que tbm não quer manter uma relação.
creio que a Marina não esteja querendo controlar o tempo de resposta do homem com quem ficava. A ansiedade dela é por reciprocidade. Seria estranho ela reclamar que o "companheiro" demorou algumas horas pra responder. Mas um dia ou até dois dias, realmente é desagradável. Demonstra desinteresse e a frustração dela é evidenciar que não há reciprocidade, mas apenas interesse sexual do homem para com ela. Fala com a Marina quando lhe é conveniente. Total falta de responsabilidade afetiva. Convenhamos, nós homens temos tempo pra ver um filme pornô diariamente ou flertar com outras garotas. Não teríamos tempo p/ desenvolver intimidade com quem estamos ficando? Se o cara ou a mulher não manda msg ou trata o ficante como plano B dos possíveis encontros, claro está que tem interesse algum na pessoa. Está apenas cômodo em ter um momento sexual ou de "carícias" com quem lhe está disponível. Se for um acordo para ambos que é apenas casual. Ok! Mas, se uma das partes está se envolvendo e a outra não, começa a ruir a comunicação e a covardia de quem se silencia é o fato de se incomodar em tornar transparente os próprios desejos e a partir disso vira um jogo de xadrez com peças de damas.
Tati, vc é maravilhosa e eu adoro os seus trabalhos… mas tente interromper menos o outro. Houve diversos insights que o Christian estava começando a desenvolver e vc não o deixou. Bjos e adoro vcs.
interrompa ainda mais mais e mais, não ligue pra essa afirmação burra acima. quer monólogo, leia teatro.
@@Frageis_furiassss Não precisa ser grosseiro, Wellington. A ferbsduarte expôs sua visão de forma respeitosa.
@@Frageis_furiassssno diálogo falam todos ao mesmo tempo ?
Se eu tivesse a vida que essa mulher descreve, nem ia querer saber de homem. Minha querida, tire os relacionamentos afetivos do centro de sua vida e siga feliz!
Muitos homens tem pressa pra transar e depois perdem o interesse, por mais que digam que não, infelizmente isso é comum, faça amizade primeiro e se vc achar que o cara vale a pena aí sim vá pra cama, coloquei isso na minha cabeça e minha ansiedade em relação a isso acabou. Procure amigos e não relacionamentos, talvez surja alguém legal que valha a pena investir e se não surgir pelo menos vc não vai ficar com esse sentimento ruim dentro de vc.
Vdd! Faço psicoterapia e o epicentro do meu tratamento é sexualidade. Sim, eu me enquadro nessa "pressa pra transar". O que eu NÃO faço é iludir, se a pessoa me interessa e eu quero só transar, a proposta será exatamente essa. ACHO que o problema não é querer transar e ir embora ou namorar ou casar e ter 10 filhos, o problema é NÃO dizer claramente o que você quer ou enganar o outro. Como vivemos num mundo onde DIZER AS COISAS é errado, (pelo menos na minha família é assim e quando dizem é com o intuito de ofender e não com alguma proposta ou declaração útil) então fica sempre o problema: É só pra transar ou é pra algo além disso?? Se eu não posso ser claro, o outro não tem nenhuma obrigação de entender.
Uma vez conheci uma moça que no papo sobre as relações me disse que sem resposta tb é resposta. Até q chegou um dia que ela não me respondeu mais e ficou por isso mesmo. É uma pena! Eu tô tô a moça, não é pressa, não é aflição, é cuidado! Cuidado é tb ser gentil em dizer que não vai rolar, ou talvez dispor de um tempo pra ajustar tudo, dizer "olha, eu costumo ter os dias corridos, mas a noite te respondo". E responda! Viver é por um prazo. Então nada mais justo que ajustá-los. Recentemente conheci uma moça que amei, nos falamos e nos vimos por uns 4 meses. Mas logo no segundo mês, com apenas 4 dates ela demonstrou que queria algo sério, eu tb queria. Mas meu prazo é diferente. Então no terceiro mês a levei de acompanhante num casamento de um amigo, já conheceu meus amigos, nesse mesmo dia a levei pra conhecer minha casa, meus pets. Mas ainda não a pedi em namoro, ainda sentia algumas tristezas pq antes ela já me fazia ter essas espera nas mensagens, após esse role ficou horrível. O bom dia era respondido só a noite. Esperava dois dias pra um retorno dela. Até que entendi q era um joguinho... Chamei pra conversar. Somos grandes e sabemos verbalizar! Pareceu termos nos ajustado e que a coisa iria acontecer, mas ela seguiu com essa festa de cuidado! E sim, é uma falta de cuidado pq todos nós pegamos o celular por um total de horas durante o dia, leva-se segundos pra responder uma mensagem, quando não vem, é um problema sim.
Sinto muito por analisarem tanto a moça com conjecturas e pensamentos. A gente vive uma epidemia de deficiência cognitiva! Adultos nao sabem falar o q querem, pedir o que querem, verbalizar, ajustar, entender... É horrível. Eu busco ser educado com o próximo em toda oportunidade. Se o outro não age com respeito, não merece continuar na vida de alguém que dá muito mais que recebe
achei vc fofo
Concordo com tudo que você disse. Penso igual.
Será que era joguinho ou ela arranjou outro e não quis te largar?
Perfeito. A única pontuação, se não for grosseria, é que acima você escreveu que "ela seguiu com essa festa de cuidado." Mas entendi que é a falta de. E tudo que você diz esta correto. Não aprendemos a dizer o que não queremos, ou o que pretendemos naquele momento. Seja em amizades, em discussões ou em relacionamentos. Acredito que mudamos sim, de um dia para o outro, após refletir. Em um relacionamento quando algo "desandou" e isto mudou a relação. Mas... falar sobre, é ser humano, ser adulto. E aceitar também é. Faz parte. Como disseram acima - 2 dias sem responder é falta de vontade, cuidado, respeito. Qualquer coisa, menos relacionamento. Ah, mas não era namoro - ok. Mesmo assim, é falta de respeito. Tem pessoas com 40 anos, 45 e que acreditam que o comportamento de um adolescente de 15 é super saudável, quando lhe convem.
Penso que a sociedade aponta a mulher como ansiosa, maluca, chata, mas o homem não dar nenhum sinal está tudo ok? Lembrar " tu me cativas", então o que fazemos?
Perfeito. Tem que ter alguma responsabilidade afetiva com a outra parte.
Se for o caso, dá um sinal pra pessoa ir devagar, com leveza.
Mas é bem diferente de "não estar nem aí".
Só o homem faz isso kkkk só rindo mesmo
Eu acho que no final do dia os responsáveis pelos nossos sentimentos somos nós. Salvo excessões, vale a pergunta do pq alguém que mal conhecemos tem tanto poder de nos frustar. Para mim é ego ferido e expectativas frustadas apenas, mas cabe apenas a nós gerenciar nossas expectativas (com base em ações e não imaginação) e trabalhar melhor nosso autoconhecimento para não cair nas armadilhas do ego. Isso tira 90% do drama da vida dos relacionamentos e depende apenas de nós.
Eu penso que há uma irresponsabilidade afetiva na pessoa (homem ou mulher) deixar de responder uma msg de whatsapp. Custa NADA ser franco(a) e dizer: NÃO TÔ AFIM! Ps: esse comportamento é típico de homens (na grande maioria das vezes).
Não é só típico de homens não
Tbm não entendo pq não falar que não quer e pronto..😂😂
kkkkkkkkkk tipico de homem? kjjjkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Isso é típico de homens e mulheres em igualdade. Não tem como dizer se homens ou mulheres fazem mais. É algo do ser humano.
fonte: meu umbigo, centro do universo
O Whatsapp potencializou muito a angústia dos ansiosos. O tempo do zap não é o tempo do mundo real e muito menos dos sentimentos.
Comentário super importante!
Exato
Marina, larga o controle. O tempo do outro não é seu.
Quem nunca surtou na imaginação de um romance sem nem consultar a outra pessoa que atire a primeira pedra. É aquela comunidade do orkut, amores breves de metrô 😅
Eu concordo muito que nada justifica esses ghostings que vivemos, nessas relações tão líquidas.
Por outro lado, isso me faz questionar o quanto somos dependentes de relações virtuais, que em sua base são isso, apenas simulações muito longe da nossa realidade sensorial e afetiva. Talvez, seja a hora de questionarmos o modelo, não a execução. Nossas relações afetivas só funcionam em sua máxima potencialidade no mundo real. É a onde a vida acontece.
É uma ilusão querer ou esperar que se tenha muita afetividade através de um telefone, essa é a realidade. Mesmo que não justifique fazermos da pior forma. É uma ilusão esperar que uma relação, que nasce tão frágil, sem tempo e estímulos, que aconteça 90% do tempo em frente a uma tela tenha uma potência satisfatória, a ponto de muitas vezes crescer, fugir da efemeridade.
Temos que admitir que ninguém mais tem tempo pra se relacionar, aquele espaço em que preenchemos, sem pressa, o contato com o outro. E o tempo que tem, prefere ter pra si, e se distrair, muitas vezes no próprio celular. Ninguém é obrigado a ser presente virtualmente, assim como ninguém é obrigado a tolerar ghosting. É um paradoxo, uma conta que não fecha, e uma dificuldade dos tempos pós modernos. Não temos tempo, mas fazemos tudo ao mesmo tempo, e com isso estamos sempre preenchidos, e extremamente sozinhos. A rapidez dá essa sensação.
Por outro lado, estamos tão dependentes da tecnologia, que não encontramos espaços na vida real para que aquele lugar de florescimento de uma relação aconteça. Tudo tem um certo tipo de pressão, um feedback de funcionalidade, porque precisamos encaixar a logística na agenda da vida cronometrada.
E então cobramos o outro. Os ghostings. Mas será que isso é somente responsabilidade do outro? Será que o vazio não é muito maior do que uma afetividade não correspondida?
Incrível! Ótima reflexão.
Sensacional
Tem gente que demora de propósito. Então pode ser por insegurança ou manipulação. Deixar o outro ansioso. Só que tem gente que ñ se ama que aceita. A Marina está certinha.
O que falta nessa mulher é humildade.Pelo jeit gosta de ostentar e ser poderosa.Quet controlar o companheiro
Ninguém aguenta.Some mesmo.
Eu entendo a aposta do Dunker em pulverizar a psicanálise para além do círculo psi, mas algumas interpretações profundas da Tati sem conhecer o sujeito é muito perigoso porque as interpretações passam pela transferência e autorização do suposto saber daquele que exerce a função. Essas interpretações são selvagens e violentas, algo que Freud sempre pontuou como um gde equívoco. Acho Dunker muito necessário porque o trabalho dele é incrível e nunca foi reducionista, mas Tati, cuidado com as conclusões pq algumas pontuações são complicadas uma vez que na ânsia de interpretar se perde a escuta e discurso aprisionantes são reproduzidos sem que nós mesmos nos damos conta e numa boa vontade.
várias falas enviesadas
ENEM 2023
_''porque as interpretações passam pela transferência e autorização do suposto saber daquele que exerce a função.''_
Quem disse essa frase?
a) Mano Brown em ''Sobrevivendo ao Inferno''
b) Djavan em coletiva no Montreal Jazz Festival de 92
c) Marilena Chauí em aula magna FFLCH 2001
d) Larissa Manoela em entrevista ao Fantástico sobre sua fortuna
e) Narcisa Tamborindeguy em colóquio sobre sobriedade UERJ 1996
No do início vídeo há uma chamada dizendo que o programa tem "FINALIDADE DE ENTRETENIMENTO" e o nome do canal se chama "Desculpe o Transtorno" se isso não for uma deixa, não sei mais o que será..rsrs
Viajaram demais. Marina, cê tá certa, amiga, quem tá interessado não dá perdido de dois dias no whatsapp.
Escutou nada hein fia?
@@SisofNichtnarcisismo predomina total na psique feminina, é incrível. Queria ver a análise se fosse um homem falando 1% do que a pessoa da carta diz.
@@rmonico1 vivemos no patriarcado. Homens são os maiores beneficiados nesse sistema. Quem é mais narcisista?
@@SisofNicht De cada 4 suicídios, 3 são de homens.
O certo é cada um focar na sua correria na sua vida e, só falar quando os dois tiverem tempo.
No início de namoro, podem marcar um horário para ligarem ou, tomar aquele café após o trampo caso morem perto.
Se já estão no relacionamento, o certo é falarem quando tiverem em casa os dois.
A ansiedade dos dispositivos móveis estão acabando os relacionamentos.
Nossa, até que enfim algum comentário com o qual eu concorde integralmente. Penso exatamente como você.
Pra mim, qdo ha o interesse, nao existe silencio...qdo temos interesse achamos tempo.
Quando a comunicação era por carta, a demora era para a carta chegar e não para o outro ler e escrever. Normalmente se recebia e sentava-se para responder.
Percebi que a pessoa vê o ridículo da situação e emoções sentidas, por isso se ironiza, mas não entende o porquê dessa reação.
A demora parece ser sinônimo de rejeição.
E a demora é sim sinônimo de rejeição. Todo mundo está conectado hoje em dia e vai me dizer que a pessoa é tão ocupada que não tem 1 minuto pra responder uma mensagem?
Eu queria ter ouvido mais as conclusões do Christian sobre o relato que a moça mandou.
Acho que a Tati fala como mulher casada ou comprometida. A coisa tá assim de forma generalizada e não como algo que vem de uma imaturidade da mulher que demanda
é muito gostosinho ficar ouvindo vocês, para além de também ser interessante escrafunchar essas vivências das outras pessoas e perceber a tessitura da análise... a gente parece voiêr de supervisão. tá num ponto de equilíbrio interessante, parabéns pelo achado.
Não há dado suficiente para analisar profundamente como ela fez
Nossa, quanto julgamento em uma conversa! E a culpa sempre é da mulher nesta sociedade em que o homem faz o que bem entende e ainda é o garanhao, o suuuuuper ocupado e com uma vida incrível e a mulher é a louca, a carente e a desequilibrada sem nada para fazer e ainda errada em querer apenas e tão somente respeito e afeto, affff
Tadinha da moça. Sabe o que é? Vocês não colocaram em check a pressão social pra estar em um relacionamento, construir uma família, sem falar nos sonhos dela que provavelmente como toda a mulher comum sonha em casar e ter filhos.
Nos deparamos com uma geração de jogos de vaidade e variedade de ofertas, nas quais você tem tantas opções que fica até difícil investir em apenas uma pessoa. Também temos o fator individualista que faz as pessoas ficarem cada vez mais egoístas, e para viver um relacionamento saudável é necessário, muitas vezes, jogo de cintura, via de mão dupla, dedicação e muita paciência. Coisas que se espera do outro, mas nem sempre se dá! O relato dela é muito comum, e como ela mesma se descreve como uma mulher independente e ocupada, obviamente não quer ninguém inferior a ela, e seu leque de opções diminui ainda mais. Se levarmos em conta que tem muitos homens que se sentem intimidados por mulheres de personalidade forte, independentes e inteligentes, o leque dela diminui mais ainda.
Em suma, desconsideram as formas de socialização feminina, divisão sexual do trabalho (mulheres - tarefas de cuidado/ homens espaços público), patriarcado etc. Como emergente da ótica liberal clássica que estava em moda na europa no final do século XIX, a psicanálise clínica só vê o indivíduo. Parecem que os sujeitos flutuam no éter, e não em contextos e momentos históricos com suas especificidades e contingências sociais. Preguiça.
Esse tipo de mulher geralmente é arrogante e chata, por isso os caras evitam kkkk
"Toda a mulher comum sonha em casar e ter filhos".... Alô século XXI!!
A querida tem tanto medo de abandono que na falta de resposta no tempo que ela quer já se sente abandonada e abandona o outro (jurando que ele também vá sofrer)
bem isso mesmo. exigem ser prioridades. kkkkkkk
Pq esse tom de julgamento? que maldade
Mas está certa em se sentir abandonada - haveria demora na resposta se fosse pra resgatar um bilhete de loteria? A velha história do " te amo, mas vamos devagar " para um album inteiro de namoro com outra duas semanas depois.
Mas 24 horas sem responder nem um A pra quem o cara supostamente gosta é estranho sim, pelo menos um retorno mínimo pra falar que está muito ocupado seria melhor, é assim que a gente age com quem é importante
@@ninasantiago2542 Que tom de julgamento? Mas que gente chorona, hein? Pelo amor...
Marina como você diz, você já tem uma vida maravilhosa! Simplesmente viva a sua vida, se alguém tiver de chegar que chegue, se quiser ficar vai ficar, só viva a sua vida! 😊
O cara só quer sexo mesmo. Mas se ele disser isso antes, ele não vai conseguir. Então ele finge que quer romance, ela finge que acredita. E depois a realidade vem.
Engraçado que os homens estão fazendo com ela, e ela não vê o que está fazendo c ela mesma?! Fica a espera do outro para resolver a própria vida. Por que se permite estar neste lugar? Pq sempre se envolve com homens que a deixa esperando?! E pq tbm tem que ser no tempo dela?! Não espera. Viva a sua vida.
Vida longa ao videocast!!! Amo análises selvagens!!
A impressão que tive, foi que o fato de bem sucedida e ainda assim, dentro do estereótipo, não é correspondida a altura. Ela não suporta. Mas precisa se incomodar tanto assim?
Gente, mas maior parte das pessoas querem um amor bom para construir uma história juntos e hoje isso está cada vez mais complicado. Parece que as pessoas estão escolhendo sempre algo que seja MLR e assim retarda uma decisão.
As redes sociais dão a ilusão de que as pessoas têm um grande menu a disposição
É isssooo! Só isso!!!
Ainda bem que não espero nada de macho. No final das contas são eles que vem atrás de mim.
Oloco, hein?
Hahahaha ameeeiiiii
Julgaram muito a mulher. Ela não é controladora e não é simplesmente “aí o cara não tem interesse”.
Se fosse um ou outro eu concordaria que ela está desrespeitando o tempo do outro. Mas foram mais de 10, todas sabemos que é algo generalizado entre homens. Ao mesmo tempo, injusto falar que é simples: o cara só não tinha interesse. Eu duvido que uma mulher dessa ia fantasiar o interesse do outro por completo e se interessar por quem não gosta dela. Em algum nível eles cultivaram desejo nela e por isso ela investiu.
E por fim, como já disseram acima, os caras não ficam 2 dias sem olhar no celular, sem ver o grupo dos amigos. O que ela tá pedindo é um mínimo de cuidado, alguém interessado em saber como ela tá, perguntar como foi o dia. Coisas mínimas pra se estabelecer qualquer relação, e ela deixou claro que quer uma relação.
Moça da carta, você não está louca nem é controladora nem nada. Tentar conversar com esse novo boy aí, vê se tem algum motivo pra ele não te responder (depressão ou sla) e conversa com ele da importância pra voce.
Aaaah, e sempre lembre que se os caras são escrotos isso não é sobre voce, é sobre eles e várias mulheres passam por isso. É social.
Parece que o amor é um jogo: os competidores (os amantes) lançam mão de várias jogadas para vencer/conquistar o outro. A pessoa em questão é tão competitiva que quer chegar ao pódio do primeiro lugar no jogo do amor. O troféu é o homem... Next!
Ai que loucura!
Que delícia de programa! Como é bom ver e ouvir gente inteligente e culta ❤
Só acho ruim quando estou CONVERSANDO com a mulher, ela já falou que não está ocupada e, de repente, esquece, demora horas ou não responde ou responde só no outro dia - sem motivo nenhum, sem explicação ... Simplesmente me deixa igual trouxa esperando a resposta.
É falta de respeito. Perco o interesse. E digo isso a ela, jogo limpo. Pronto.
Eu achei muito interessante que na análise em nenhum momento o/a psicanalista tenta culpar o outro, encontrar um culpado; senão, levar a paciente a encontrar as próprias aflições e quem sabe a causa. No meu ver, sempre queremos encontrar um culpado. Como mulher jovem, ainda me assusto com a atitude dos homens. Com esse envolvimento líquido quase 100% deles. Quando muitas vezes queremos algo constante e recíproco. Em vez de pular de galho em galho. Como mulher, muitas vezes me senti usada. Porque após o envolvimento sexual muitos sim desapareceram. E sequer, muitas vezes se importam com o meu prazer. É uma situação humilhante.
E quando isso se repete uma vez após a outra, e você se entrega cada vez menos e com mais resistência… Você se questiona o porquê de fazer tantas escolhas ruins. E tenta culpar o outro. Os outros, os outros são superficiais, os outros não me dão tempo, os outros não me dão atenção. O outro não quer me assumir mas assumiu bem rápido uma outra.
A verdade é que mesmo nesse contexto, não devemos culpar o outro.
A expectativa é o que nos faz sentir angústia. A comparação nos trás ansiedade.
Gosto da ideia do podcast e sou fã do Dunker. Acho que a Tati precisa parar de pular pras conclusões precipitadamente. Nem me refiro a esse episódio específico, mas no geral. Ela lê pouco e "conclui" muito - sem elementos suficientes. Digo com todo respeito. Sucesso!
A Tati é ansiosa, é o jeitinho dela. Se ela ficar reprimida vai perder a graça dela
Eu critiquei algumas vezes a Tati (neste podcast, não no que ela toca sozinha), porque ela interrompia muito o pensamento do Dunker. No entanto, depois de vários meses sem passar por aqui, vi que ela está muito mais atenta a esse ponto. Hoje fluiu lindamente! Parabéns, Tati! 💜⭐️
Sinto isso também. Pouca análise, pouco aprofundamento, pouca curiosidade, rápidos desfechos. Sobretudo ao lado do Dunker, que faz o oposto. Enfim... é o que é.
essa combinação pode ser positiva, é o encontro do acadêmico, contido, com o popular, ansioso por uma solução de fácil entendimento. ela está sendo um espelho para a maioria de nós
@@gc8972b Não sei... atribuir o pensamento crítico, a cautela, o estado reflexivo apenas ao acadêmico, limita o que poderia ser o "popular" e o coloca numa posição menor, quase natural, selvagem. O popular carrega uma racionalidade que pode trazer argumentos importantes para o debate. Ele não precisa ser ansioso. E não precisa buscar soluções fáceis. A pressa não é condição do popular. Mas é, eu diria, condição para o equívoco e para o esvaziamento da interpretação.
Não é “ligue logo pra matar logo”. Nao é isso. É que quando os caras de encontram pessoalmente rola intimidade de quem tem relacionamento. A moça da carta está desapontada com a falta de consistência. Transar ele tá lá mas comichai não tá. Essa coisa de “liberação sexual feminina” só deu ruim para as mulheres! Acorda mulherada!
Se demora é porque não ta afim .. só entender isso .. simples
Ai gente francamente que DESSERVIÇO essa conversa. Sejam MENOS RASOS. Fato é que nós somos seres HUMANOS, em algum momento da vida, por mais maravilhoso que tudo esteja, vamos procurar algo a mais, e pelo amor da deusa, não há nada de errado em querer ter um relacionamento amoroso. O que acontece é que, hoje em dia, nós viramos opções em um menu degustação. Os HOMENS FAZEM MUITO ISSO, de sair com a gente, ELES criam expectativas com frases bonitas, promessas, tudo isso sem nenhum compromisso, e quando querem algo novo, somem, próximo no menu. Ninguém que está INTERESSADO demora dois dias a responder uma mensagem, isso é fazer joguinho de desinteresse pra manter uma sensação falsa de controle sobre a outra pessoa. E a gente tem o direito sim de não gostar disso, principalmente quando todos os relacionamentos acabam por se resumir a esses padrões. Isso é coisa de gente vazia.
Seguindo a proposta de leitura psicanalítica e vendo os comentários, tem muita gente focada no fato "responder ou não responder, eis a questão", mas este seria apenas a ponta do Iceberg do q seria o "problema" central: a angústia dela. Ela sabe muito bem q, como mesmo disse, "a falta de msg é uma msg". Se não respondeu é pq pra sua interpretação não está a fim então ela desaparece, bloqueia e pronto. Aparentemente está tudo resolvido, ela está de boas. Mas aí entra a angústia. Ela toma elabora uma interpretação, ela toma a ação mas se angustia com essa resposta tomada.
Genial! 😁👏👏👏👏👏 eu tive um delírio com tamanha clareza de pensamento dos dois👏👏👏👏😅
Não fui eu quem enviou esse e-mail, mas poderia ter sido. Eu me reconheci em cada frase.
Faltou à perguntante e aos respondentes (como sempre acontece quando se usa a psicanálise como suporte teórico) letramento de gênero.
Concordo super. Esquecem da socialização feminina onde somos colocadas a validaçào pelo olhar masculino. Quantas mulheres passam pela mesma situaçào mesmo tendo independência, um trabalho, amigos e outros focos de prazer
Muito bom que vcs voltaram!!!!
Os dias de silêncio me adoecem
Eu fui assim até uns 34 até que acabei com o amor da minha vida por ansiedade e angústia e fui.atrás de auto conhecimento e espiritualidade para curar esse medo doentio de rejeição. Consegui, mas levou um tempo.
Gosto muitooooo do Dunker e acredito muito no trabalho dele, mas Tati, a psicanálise selvagem precisa ter limites, a gente não pode sair psicanalisando todo mundo sem ter profundidade no conhecimento da causa, imagina como essa moça está se sentindo depois de ouvir tudo isso? e se ela não tem estrutura suficiente pra dar conta do recado que a Tati deu? isso é um trabalho que demanda tempo em análise, acho que podiam ter pegado mais leve nas interpretações, enfim, não quero acabar com a boa imagem que tenho do Dunker por isso, mas precisamos dar um tempo pra interpretação selvagem.
Se não tem estrutura pra ouvir, nem escreve. Quem escreve sabe como funciona o podcast ;)
Esta jovem é o estereótipo das mulheres e dos homens da sua geração. Todos se intitulam auto suficientes, independentes, com muita auto confiança, são malhados, viajados, apostam muito na sua carreira, enfim, parecem viver bem sem relações amorosas. No entanto, e sem se confessarem a ninguém, também precisam do aconchego e do carinho do outro, como qualquer ser humano normal. Mas o seu orgulho os impede de mostrar as suas vulnerabilidades. E a solidão acaba sendo o caminho.
Será que ela n tá tratando a vida amorosa da mesma forma que trata a carreira ? Sabe quando temos uma lista de afazeres e damos ✔ toda vez que realizamos algo. É como se está em uma relação fosse um objetivo e ela precisasse concluir o quanto antes. Mas o amor n funciona assim, ele acontece quando menos esperamos, as coisas simplesmente fluem
A Tati é super madura e evoluída né? Tá de parabéns querida 🎉😂
Em pelo 2023, as mulheres ainda perdendo tempo e sofrendo desse jeito por homens, amada foca na Terapia, desinstala Apps de relacionamentos e demais Apps que usa para conversar com homens e ignora quando conseguirem o seu número por alguém ou mandarem mensagem. Invista 100% do seu tempo no Trabalho, Saúde, Vida Espiritual e Autoestima. Nem vai lembrar que existe homem, a vida é muito curta para perder tempo com isso.
ele não está tão afim de você
eu amo esse filme, rs
Tati incrível e pontual, vamos parar de romantizar pessoas infantilizadas e que não assumem as próprias responsabilidades
Que bom que vcs voltaram! Tava sentindo falta já!
É simples, so se envolvam fisicamente quando ja houver uma troca relacional segura, gente… o corpo feminino nos diz pra ficarmos com o sujeito com quem dormimos pro resto da vida; quem não ficaria anciosa? So que ao invés de olharem onde estão pisando, entram em rolos amorosos, por favor, nosso corpo realmente é um templo. As pessoas ja nos influenciam SO de ja estarem nas nossas vidas, com suas atitudes e falas, imagina aqueles que nos nos envolvemos fisicamente? O poder do sexo é muito grande. Nos temos 7 corpos, outros 6 alem do fisico e vcs ainda acham que se envolver com 7 corpos de outra pessoa é brincadeira? Juuuiiiiiizooo galera, a peneira tem que ser finissima!
Tati, eu gosto muito das tuas análises, mas se me permite, faço a sugestão de que você deixe o Dunker falar sem interrompê-lo ou tentar adivinhar o que ele vai dizer. Parece que tem uma ansiedade tua que a impede de aguardar a análise dele. As análises dele parecem que se estruturam mais como hipóteses e as tuas parecem querer indicar um diagnóstico final e "correto".
24:30 - uow! Parabéns, Tati 👏🏻👏🏻👏🏻 SIM! É a dor existencial dela que me parece ser o cerne da questão
Adoro a análise de vocês, mas achei que responsabilizaram demais a moça!!! Ninguém hoje em dia fica dois dias sem olhar o celular. Acho que os homens precisam ter mais responsabilidade emocional, sem fazer esse joguinho!! Então o certo é a pessoa não ter "sentimento", ser fria e não esperar nada? Impossível, o ser humano sempre espera algo e tem expectativas! Claro que tem que ter um equilíbrio, mas "zerar" as expectativas sobre as coisas, e neste caso sobre um encontro que até então "correu tudo bem e ela curtiu" é impossível.... Acho que as pessoas precisam ser mais transparentes uma com as outras e jogar a real logo, sem fazer joguinho e com mais responsabilidade emocional.
Melhor videocast do youtube! Adoro!
Eu tava com muita sdd!!! Obg por voltarem
"A falta de comunicação é abaixo do que posso aceitar" (Marina) Eu entendo isso...
Nossa, me vi muito na Marina. E essa interpretação faz sentido sim. Estou paralisada sem o olhar do outro para me validar. :(
Eba voltou o programa 🎉🎉🎉🎉🎉
Bem precisa as interpretação da tati😊 gostei, dunker sempre bem ponderado achei o diálogo bem rico👏👏👏
Dunker é mais generoso e mais cauteloso nas suas conclusoes...
ele sabe o que tá fazendo. ela, não sei
Acho que eh uma questao de reciprocidade, 2 dias pra responder uma mensagem? Pelo amor de Deus gente, eu entenderia como falta de interesse. Quem quer arruma tempo, nao acho ela errada em dar tchau e proximo.
Interessante a reflexão que Tati Bernardi faz a partir de 9:48.
Horrível os dois estigmatizarem a mulher e, ainda, desconsiderarem o fato da demora em responder DEPOIS que um relacionamento, ainda que incipiente, já começou.
Desconsiderar, muito embora tenham tocado nisso, falando sobre o tempo das cartas de amor, que o tempo atual é outro e que demorar um dia para responder é um indício de que o outro não lhe dá importância.
Parece que trataram a mulher como neurótica e o homem evitador, aquele que tem dificuldades em se entregar nunca relação, como uma pessoa ponderada, que, simplesmente, tem seu outro tempo.
Horrível.
Quanta conversa mole desses dois… 😴 😴 😴 nao tem nada demais além do desinteresse do outro. A mulher é interessante e nao quer desperdiçar o tempo precioso dela. SIMPLES ASSIM. Parem de procurar problema na mulher
Neee?!!!! Afffff, a culpa sempre é da mulher nesta sociedade em que o homem faz o que bem entende e ainda é o garanhao e a mulher é a louca e a carente em querer apenas respeito e afeto.
A Tati faz uma leitura tão amarradinha que cheira a projeção, rs
Pode ser tanta coisa…
E a senhora achar que tudo é projeção tbm é projeção
@@FuturoDeRedpillEhAlcoolismo e assim, sucessivamente... relaxe! Tudo tem sempre algo de nossa projeção. Já vi que é fã da apresentadora!
@@FuturoDeRedpillEhAlcoolismoe vc achar projeção no q a moça diz ser projeção da Tati tbm parece projeção
Complexo. Vez ou outra, levar 1 a 2 dias pra responder é ok, ngm tem que estar disponível o tempo todo. Mas a pessoa que NUNCA responde num intervalo de minutos a horas possivelmente não te dá importância o suficiente (falar q está mto ocupado é desculpa). Por outro lado, muitas pessoas têm uma expectativa irreal e egocêntrica tanto de ser respondida quase que instantaneamente quanto de que a outra pessoa esteja disponível para bater papo e dar atenção o tempo todo no whatsapp ‐ um sinal de alerta pra carência e possessividade, no mínimo.
O problema não é o outro não mandar mensagem, o problema é ela despertar interesse em pessoas tão desinteressadas. Se uma pessoa age assim eu nem desenvolvo interesse. Então acabo nem percebendo quando ele não manda . Não deveria surgir um interesse dela por alguem que não deu nada tbm. Só sentimos falta ou angústia de não falar com quem gostamos, e pq ela gostam de caras de não querem nada
Querer que o outro responda uma msg não faz com que o outro responda a msg. Apesar do relato da pessoa descrever sua neurose, só é possível interpretar a partir disso, nunca saberemos de fato o conteúdo das conversas dela com os caras, nem o outro lado da história. Ela pode parecer controlada comomescreve, mas o conteúdo pode transparecer outra coisa, afinal, entre o que eu falo, o que o outro ouve, o que o outro entende, o que eu falo e o que realmente significa, são 5 chances de erro, ou seja, o que pra ela é "controlada" pro outro pode, facilmente parecer "desespero" (e não só em texto, mas tbm na linguagem corporal e gestos). Obviamente, existe o padrão dos homens deixar as mulheres no vácuo e não dar o devido retorno (logo, devido respeito), mas, fora isso, criar a expectativa de que o outro se comporte do jeito que ela quer e no tempo que ela quer é, no mínimo, narcisista, como a Tati observou. Cada tem seu tempo, sua vida, seus afazeres... será que se a situação fosse inversa, a Marina ia achar legal essa situação? 🤷♂️ falta aí um pouco de empatia. Às vezes, tentar menos é uma boa opção, assim como esperar menos e controlar menos. O mundo (e a vida) não é do jeito que nós queremos, mas do jeito que ela se apresenta pra nós.
Moça que escreveu a carta pra Tati, se vc ler isso aqui, fica a dica de leitura: filósofos estoicos, principalmente "O Manual" de Epicteto. Sucesso na vida, Marina. Tente menos, se esforce menos, espere menos, deseje menos🙃.
Estão julgando a carta e a atitude dos caras não. Mas não é normal uma pessoa que está interessada demorar dois dias para responder.
Rapaz, Dunker É o cara
Mas essa leitura da Tati vai me deixar sem dormir na hora certa um tempinho com tantas pistas
Eu amo a apatia da tati se vendo na Marina. Dois professores, obrigada 🩷!
caramba, jogaram tudo na costa da moça sem fazer um recorte de gênero! nao, nao acho q é uma posição de uma jovem imatura (20 e poucos anos), primeiro pq quanto mais jovem somos, mais oferta temos (além do "lugar na prateleira" ser de destaque, tem muito mais gente já casada depois dos 30, por exemplo) e tendo mais possibilidades, nos frustamos menos com as q escapam. posto isso, quanto mais oferta os homens tem, mais objetificam as mulheres. em tempos de app, relacionar-se virou mesmo palhaçada. quantas vezes um date não acabou virando um belo de um serviço sexual gratuito? na hora de marcar os caras se fazem de super afim e disponíveis, mas assim q conseguem o q querer, adios. Sim, nos tb gostamos e queremos casualidade muitas vezes, mas n precisa ser desta forma superficial. qualquer assunto que crie uma pagina dois, eles ja saem correndo. tenho pensado muito em quanto a liberdade sexual feminina serve ao patriarcado, "eles" que permitiram a gente se liberar, e não nós q conquistamos o direito. antes eles pagavam por sexo casual. hj entram no app e ainda pedem pra vir na tua casa. muito pratico e econômico. por isso o aborto n é assunto deles, pq eles já abortam os filhos q nao querem, simplesmente abandonando. talvez ela já ta na faixa dos 40 (premiada, viajada, é uma mulher com a vida estável), e se ela quer ter filhos ainda, está mesmo com pouco tempo para encontrar um parceiro. e quanto ao senso de humor na carta, só demonstra que nao é uma mulher chata e cricri, ou seja, uma mulher bacana, engraçada, com tudo pra viver uma historia legal ao lado de alguem, e sim, eles manipulam tanto a situação que fazem uma mulher segura e já completa, se sentir insegura, frustrada e insuficiente. claro q ela tem participação nas escolhas, as mesmas pulsões, o gozo nas repetições... mas sei lá, ela quis dizer q, apesar de ter uma vida, uma carreira, também encontra tempo. o q mais eu escuto dos caras é "estou focado na carreira agora, n tenho tempo pra namorar". Meu irmão, ser solteiro atrapalha ainda mais tua carreira, pq o tempo q vc fica ciscando atras de sexo, poderia ser bem empregado no seu trabalho, se vc já tem em casa um sexo seguro e bem feito. acho ótimo pra crescer na carreira estando em relacionamento, pq nao fico horas de conversinha, fazendo vasta curadoria, investindo tempo em dates q nao vao dar e nada, as vezes nem em orgasmo (afinal, homens transam mal em sexo casual).
Marina precisa se instalar na realidade. Parece que ela pensa muito alto de si, e acredito que ela tenha sucesso, seja malhada como ela disse, etc, mas isso não significa que ela vai despertar o interesse de todos os homens que ela conversa. Foi só um texto, mas a achei um pouco soberba e que falta humildade aí. As vezes eles não te respondem porque não estão interessados mesmo, e tá tudo bem, nem todo mundo vai gostar da gente.
E quando um orelhão cai na cabeça da gente, o que fazer? Minha psiquiatra suspeita que eu tenho bipolaridade, agora eu tenho certeza.
Os homens que demoram para responder, são os homens que eu quero 😂😂😂, os homens q eu não quero ficam me chamando e eu não respondo kkk essa é a vida, não tem o que fazer!! 😂😂😂
2 dias pra responder ??? A pessoa não tá nem aí pra você... Ninguém é tão sem tempo. Simples assim !
Deixa o Cristian falar!!!!!!
Lembrei desse trecho do livro “Mulheres que correm com os lobos”: “Uma parte de cada mulher e de cada homem resiste ao reconhecimento de que a morte deve participar de todos os relacionamentos de amor. Nós fingimos que podemos amar sem que morram nossas ilusões acerca do amor, fingimos que podemos prosseguir sem que morram nossas expectativas superficiais, fingimos que podemos ir em frente e que nossas emoções preferidas nunca morrerão. No amor, porém, em termos psíquicos, tudo é dissecado, tudo. O ego não quer que isso ocorra. No entanto, é assim que deve ser, e a pessoa provida de uma natureza profunda e selvagem é inegavelmente atraída pela tarefa.
O que morre? As ilusões, as expectativas, a voracidade de querer tudo, de querer que tudo seja só lindo, tudo isso morre. Como o amor sempre provoca uma descida até a natureza da morte, podemos perceber por que é preciso grande poder sobre si mesmo e plenitude de alma para assumir esse compromisso.”
É uma abordagem de quem viu o caminho todo. Lindo. A sensação é de perder tudo e ainda ser você mesmo. É preciso saber que você não é nada dos seus atributos, dos seus sonhos, que você é algo muito mais simples. Mas perder toda a alegoria, todos os apetrechos no caminho, traz a tentação de absorver as coisas, os sonhos, as vontades do outro. E quando isso acontece, o amor desanda.
Adorei essa dupla!
É falta de respeito sim, certas atitudes. Mas cabe a outra pessoa se retirar da situação.
Primeira vez por aqui, uma aula com muitas inferências. Quando o Christian solicita o ponto de vista da Tati, dá margem pra muitas suposições, acredito que deveria ser o contrário, gostaria de ter visto mais leitura do Christian que é o psicanalista.
No mais, teoria do apego resumiria bem essa questão. Uma pessoa de apego ansioso que mantém o padrão de se relacionar com pessoas de apego evitativo.
Genial esse vídeocast. Termo que comecei a usar, de tanto ou vir miss Tati Bernardi
Eu já conhecia a Tati e o Christian mas não entendi o programa tô chegando agora. A Tati está se formando psicanalista e ele é o orientador dela? Só queria saber a dinâmica mesmo...
Tem um texto interessante da Martha Medeiros sobre isso: as razões que o amor desconhece