@@PauloPassos88 tem vendedores de cursos andando com carro de 500k, pra ele ganhar 15k por mês é muito pouco kkk. Ou seja, vender cursos é mais lucrativo.
Com todo respeito, mas 15 anos atrás estava cheio de "escola profissionalizante ensinando curso de informática" e curso de programação. Quando eu estudava toda semana aparecia alguém na sala indo divulgar a empresa.
Assisti até o final e foi ótimo ouvir suas falas e opiniões. Para quem está começando a carreira, como eu, foi muito valioso saber mais sobre esses pontos importantes. Agora, com essas dicas, já fico mais atento. Muito obrigado!
Cara, aprender com a galera mais experiente é muito bom. Tenho 8 anos no mercado e sempre aprendo algo novo kkkkkk Valeu pelo conteúdo, estou sempre te acompanhando!
Tenho 24 anos de mercado e estou a 3 meses num emprego novo, não vejo nenhum problema em ter a humildade de como atuar nos projetos de backend, se comunicar com a equipe, pedir ajuda, etc... Comunicação é tudo gente, quem for cuzão com vc, ignore e faça sua parte.
@@SamirMamude mano estou cursando ADS vou para meu sexto semestre agora que estou engatinhando para frontend com html css e Java escript. Fazendo um projetos simples em casa para praticar sou pedreiro a 20 anos e resolvi mudar de área por causa da curiosidade e gostei muito, mas estou com muito receio do que talvez vou me deparar ao chegar neste mercado novo pois a maior renda em minha casa é minha e sei que vou ter que entrar bem prático para trabalhar, ou não serei só eu que sentirei isso mas toda a família .
@@miltoncesar5482 é isso ai Milton, não desista e estude bastante, meu conselho é não investir em frameworks no momento, só vai causar confusão e aprenda primeiro o básico, lhe desejo boa sorte!
Tenho 38 anos e entrei pra tecnologia em junho como estagiária. Fui promovida esse mês e o feedback que eu recebi é que pra além da parte técnica eu sou organizada e me comunico bem. Tô sempre pedindo ajuda, perguntando, assim como ajudou outras pessoas também. Então vi na prática que essa é uma softskill bem importante mesmo.
@@hiderusglass9701 Meu Deus, espero genuinamente que se alguém já pensou em entrar/migrar para a área e desistiu por conta de relatos como esse, que a pessoa repense bem e volte atrás na decisão. Área fantástica, mais diversa impossível e com espaço pra todo mundo que realmente QUER TRABALHAR e ESTUDAR, se tornar um profissional mais atualizado e completo a cada dia que passar, realmente é uma área péssima pra acomodado que se formou a 10 anos atrás e nunca mais fez nenhum certificado ou se atualizou sobre as tecnologias.
Parabéns, consegui estágio já com mais idade. Fico feliz em ler seu comentário, pois estou com 33 anos e achava que já não tinha mais como ser estagiário, mas graças a Deus e seu comentário, vi que estou errado, sucesso
Samucão... cara vc foi cirúrgico como sempre! Como tem gente que se acha não tá escrito no gibi! O mais nobre do ser humano é a humildade, na minha opinião. Quem é humilde aprende, agrega e também evolui mais rapidamente, transforma, faz a diferença!
Não conhecia o seu canal, mas me identifiquei com o que você falou. Obrigado por compartilhar! Também sou apaixonado pela área de tecnologia e fico "indignado" ao ver profissionais com tanto privilegio de estarem na área, entretando preferem permanecer na zona de conforto. Minha vida começou a mudar quando decidi investir em comunicação, algo que melhorou significativamente minhas oportunidades. Hoje, trabalho do jeito que sempre sonhei, e concordo totalmente com o que você disse: 'seja ousado'. Obrigado por reforçar essa mensagem tão importante!
Curto demais o conteúdo true, infelizmente acho que a questão das vagas, é que muita gente que não é o dev que faz acontecer, mas o dev dos coaches, e consegue se rankear bem no LinkedIn, e consegue vagas, e o dev bom, acaba ficando de lado, porque não apareceu pra IA dos recrutadores. Eu curto o conteúdo true, real e sem mimi daqui, sou dev PHP, to atrás de uma recolocação nesse momento, e o mercado não é um docinho não, é bem amargo, é como se tivesse mastigando boldo, mas precisamos dele. Abraço Samuca!!! Vamos pra cima!!!
Mas se o dev é bom, ele não saberia pesquisar isso? Mano, eu também não sabia da IA, corri atrás e consegui me realocar, e teria me realocado mais cedo se eu ja estivesse mo ritmo de entrevistas e desafios. Por isso muita gente, mesmo sem intenção de sair do trabalho atual, continua fazendo entrevistas.
@FelipeOliveir4 depende, tem muito Dev que está bastante tempo em empresa x, e acaba não olhando pro mercado, mas por outro lado, concordo que o ideal é o Dev estar sempre aberto a novas oportunidades
Grande Samuca gostamos do seu jeito e da sua sinceridade. Vejo os vídeos pelo conhecimento e também pela sinceridade. Samuca ousadia e alegria. Valeu, ráaaa
Salve Samuca! Conheci seu canal "ontem". Estou acompanhando seus vídeos por completo e suas dicas/opinião/conselhos etc... estão sendo de grande valia. Começando o aprendizado na área aos poucos para migrar futuramente.
Antes, eu ficava muito ansioso para conseguir uma vaga de estágio, achando que saber Python já seria o suficiente. Agora, estou terminando o segundo ano da minha graduação em Engenharia de Software, e recentemente comecei a estudar POO (Programação Orientada a Objetos) em Java. Isso me fez perceber o quanto eu estava despreparado. Para min ficou claro que o conhecimento em python não era suficiente para atender às exigências do mercado. Hoje, penso que, se eu tivesse buscado aprender JAVA, já poderia estar estagiando. Esse aprendizado me ensinou algo importante: se algo parece fácil demais, talvez seja um sinal de que preciso buscar mais conhecimento e habilidades.
Não é sobre linguagens de programação e sim sobre fundamentos de ciência da computação e no mais resolução de problemas, o ponto de você ser atrativo para uma empresa é o valor que você tem para ela.
@@bruv1167 Obviamente os fundamentos são mais importante. Saber resolver problemas, lógica acima da média é muito importante. Mas a experiência com a linguagem também é importante. Java tem muita vaga disponível. Eu chutaria 80% Fundamentos | Capacidade de resolver problemas e 20% a stack em especifico.
Discordo em alguns pontos Danilo, só python é uma maneira rasa de dizer. Só Java também não te garante um emprego, mas Java e spring aumentam a chance de conseguir, só Python não garante emprego, mas Python e Django aumentam as tuas chances, pra dados se tu não tem Python tu nem entra no mercado. São stacks diferentes e pra segmentos diferentes.
Fala Samuca!. É o primeiro vídeo que estou vendo do seu canal, o assunto abordado é bem interessante, visto que a zona de conforto em qualquer área não é nada saudável. Eu sou bem novo nessa área, basicamente estou fazendo transição de carreira da área de Saúde para Tecnologia, um pouco menos de dois anos e meio e quase finalizando uma faculdade do TADS aqui no MS. Sempre achei interessante ver opiniões de programadores mais experiente na área, pois certamente haverá boas pitadas de dicas e experiencia para se compartilhar e além disto eu preciso aprender muuuuiiiiita coisa ainda kkkk, gosto sempre de conhecer o caminho que estou entrando pois dá aquela sensação mais de segurança, visto que há muitos comentários de outros programadores de forma negativa sobre o mercado e empresas abusivas, provável que tenha, mas nem tudo na vida é 100% ruim pelo menos é o que eu penso, sempre tem boas oportunidades... enfim, já vou começar a seguir o canal e estarei acompanhando seu trabalho, parabéns por isto!
Mano, obrigado pelos conselhos, nós da área de TI precisamos abrir os olhos para essas questões, ser humano ser integro e ser profissional, vejo que é um desafio, como ser humano mesmo , sabe, as habilidades que temos que desenvolver dia a dia, e ainda lidar com as questões emocionais que todos temos não é fácil. Mas lidar com tudo isso e vencer é gratificante. Abraço.
Falando em ser freado, hoje deparei com o cara dos testes reclamando de medidas de segurança que implementei numa página que sobe arquivos. Antes de "obedecer" ele e tirar as restrições, falei com a chefe e expliquei por A+B porque as medidas são necessárias e como um garoto de 13 anos entediado poderia explorar a ausência delas pra prejudicar o serviço. Expliquei também que as medidas poderiam ser flexibilizadas. A resposta foi "vamos tirar isso agora e vemos depois". Eu só obedeço. Pelo menos avisei. Lavo minhas mãos. Detalhe, é o portal de um tribunal estadual. Por isso que os cyber criminosos vão continuar tendo terreno fértil pra sempre. A natureza humana é assim.
Achei interessante sua forma de abordagem e concordo com todos os pontos, PS - não sou programador ainda. Mas já fui gestor de equipe e estudei/estudo pra isso. Mas vou sim mudar de carreira e fazer parte da área.
11:38 comigo foi exatamente o contrário, quando eu era mais novo eu gostava bem mais de conversar com as pessoas, trocar ideias até mesmo sobre tecnologia, churrasco, etc... mas com o passar do tempo, o que fui estudando foi ficando cada vez mais difícil, que eu realmente não tenho mais cabeça para ficar de papo, não tenho sequer energia pra ficar discutindo assuntos basico que ja passei, compreende? parece arrogancia, mas juro que nao é, e não sei o que fazer sobre isso, então fui me acostumando com a minha propria companhia.
Tenho 38 anos, estou fazendo transição de carreira. Trabalho já a 14 anos como Assistente Social, hoje estou em um cargo de Gestão porem sempre gostei da tecnologia mas os caminhos fez eu ir para área de humanas, mas estou decidido em mudar, iniciei faculdade de Eng. de Software em agosto, comecei aprender a programar com JS porém na faculdade está focada em Java principalmente na cadeira de lógica de programação e algoritmo, estou começando estudar JAVA. Muitos dizem que sou velho ou doido em estudar Java mas estou confiante. Valeu pelo seus vídeos.
Eu tb ja deixei de falar mta coisa que queria, hj em dia eu solto o verbo, com noção tb né, sei a hora que devo me calar, principalmente no meio coorporativo que é podre, infelizmente
eu sou o cara, q está a vida toda trampando de ajudante nas firmas clt, e como estou em um momento critico na vida de nao conseguir parar de trabalhar pra estudar, estou consumindo gratuitamente o que eu posso no youtube, e cara apesar de nao ser nada referente a um curso o que você falou, me serviu de inspiração, pq estudar por conta e no youtube ainda não é nada fácil, ainda mais para uma pessoa que tem dificuldade de decidir o que vai comer, imagina decidir back front, java, python, type,js o que eu quero ser, kkk eu sei q eu quero parar de pegar peso e mudar minha vida, não que não seja digno, mas a minha saúde ta indo embora e eu tenho 25 anos, com dores do meu pai que tem 50 e é caminhoneiro, e preciso falar, o conteúdo desse video me tocou, só quero deixar o agradecimento por falar de maneira clara com as pessoas que te escutam, sucesso pra você irmão, é o primeiro vídeo que eu vejo seu, espero conseguir sair da procrastinação e dessa situação merda que eu estou, beirando uma depressão, sucesso a todos um abç!!
Meu mentor, que mexia com Mainframe desde 1964, me disse uma vez: *programador é o bicho mais enrolado do mundo* . Fiquei com isso na cabeça a anos... E hj, depois de 33 anos de carreira, devo concordar com ele. É tanto problema no sistema que a gente se enrola mesmo. Os mais pontuais terminam em cima da hora certinho.
Fala Samuca, eu tenho 25 anos, fui diagnosticado com TDAH tem alguns meses... E isso me abriu um entendimento da minha vida muito claro, principalmente quando comecei com a medicação, coisa que parei um pouco por conta dos custos. Enfim, sempre fui aquele típico aluno que vai trocando de curso e não terminando nenhum... Hoje eu sei o motivo, e espero conseguir contornar isso. Assistindo teu canal vi a realidade da área, e vejo os desafios que as propagandas não nos mostram, muito obrigado pelo conteúdo. Espero conseguir botar meu estudos pra frente com foco e resultado agora.
Sinceramente meu amigo, eu não acredito muito nesses relatórios não. Todo mundo tem TDHA hoje, inclusive minha namorada jura que eu tenho. Ou metade da população nasce ou adquiri algum distúrbio psicossomática ou todo mundo com pouco foco será diagnosticado com alguma coisa. Sei lá, a quantidade de pessoas que eu vejo na internet dizendo que tem TDAH hoje, por qualquer motivo, fiquei com pé atrás. Principalmente que tem muito profissional mal caráter.
@@paulomarcio228 Quanta merda digitada. Você mesmo se contradiz. O cara disse que foi DIAGNOSTICADO POR UM PROFISSIONAL, todo mundo DIZ que tem TDAH sem ao menos procurar um profissional. As pessoas dizem que tem essa condição porque muito dos sintomas são similares. Por isso que você tem que procurar um profissional e não escrever que acha que tem, sem desmerecer profissionais, muito menos desmerecer as condições terriveis que é viver com isso.
@@paulomarcio228 Mano eu fico revoltado com essa modinha de coitar o portador de TDAH. Só quem sabe o que é ser chamado a vida toda de lerdo,retardado,lento até mesmo por professores sabe a dor em carne viva que fica na alma ,e tudo isso pq vc é disperso porém não quer dizer que é burro ou devagar. Eu não tenho diagnóstico pois estou em investigação,mas sei o quanto é difícil ter isso e ngm da família acreditar no seu pedido de ajuda. Tive que aprender a contornar essa maldição sozinho ou se não eu estaria ferrado,tirando probabilidade de autismo,traumas e depressão que trato. Aí vem uma manada de desocupados me dizerem que tbm teem tdah ,é brincadeira n bicho.
Massa seu canal, comecei agora e tô gostando bastante. Sou da enfermagem e estou migrando pra tecnologia, infelizmente me prendi a zona de conforto na enfermagem, e hj me arrependo de não ter entrado antes pra minha paixão que é tecnologia
eu sou programador e trabalho full home office, nao preciso pegar 2 horas de condução, mesmo assim ultimamente sinto que nao tenho tempo pra nada, nao sei porque isso acontece, ja trabalhei como vendedor/balconista e ficava até 19:00 pra fechar loja na escala 6x1 e mesmo assim como vendedor parecia que eu tinha mais tempo pras coisas e vivia melhor.
Meu amigo, que video top, realmente vc usou comparações muito legais, como por exemplo, a empresa tem que ter valores e princípios, organização e lideres competentes, resumindo, obrigado pelo video, ajudou bastante, gosto do seu canal e da sua mentalidade com experiência na prática. São coisas que muitos falam que é óbvio, mas na hora de implementar, não sabem nem por onde começar.
Sou Tech Lead e me identifiquei em varias situações que você citou no vídeo, já fui sacaneado e mandando embora porque passaram a perna em mim e não foi uma vez. Sou como você não tenho medo de nada nem de ninguém e tenho a mesma ou parecida percepção de mercado que você tem. Já sofri tanto mas um tanto mesmo e só não desisti porque eu amo aquilo que eu faço, realmente não é fácil o mercado de TI tem muita gente medíocre que desrespeita o profissional as vezes a própria Diretoria da empresa.
Samuca bom dia, parabéns pelo seu excelente trabalho, muito bom. Eu precisava escutar isso hoje, tenho passado por momentos difíceis nessa área de TI, sou formado a pouco tempo, e como é complicado entrar na área. Semana passada fui mandado embora, iria fazer um ano de desenvolvedor front-end, ainda iniciando. Muito obrigado por suas palavras.
Eu sempre fui muito arrogante. Codava 24h, fazia coisas complexas e apenas projetos pessoais e nunca quis trabalhar na área, porque eu achava que mesmo sem experiência eu já era um sénior potencial, e passei 10 anos codando sem aplicar pra vaga nenhuma. Agora eu mudei muito na minha personalidade e resolvi e ir pra área e realmente comecei como team lider, como minha arrogância me descrevia. Resumo, me vi a fazer o projeto todo, porque não sabia trabalhar em equipe, algo que devia ser simples, nem coordenar minha equipe, falhei, mesmo sendo tecnicamente sénior, eu era profissionalmente um estagiário. Por isso a habilidade e potencial é importante, mas a experiência é essencial, a maioria dos bons seniores, não estão mais tão atualizados na stacks e realmente não fariam o que um júnior habilidoso faz, mas ele faz o todo funcionar, que vai muito além do código, e sabe lidar com as pessoas dentro da equipe Dev e fora dela, que é a parte mais difícil pra devs que normalmente são mais reclusos e pouco comunicativos
Nao sou programador, sou dev, devo aqui, devo ali, mas pela sinceridade ja ganhou mais um seguidor, quero aprender a programar, mas.. como voce mesmo disse, eu sou um dos que "gosta" de cavar buracos. Valeu pela dica. Obrigado
Se você está preocupado com seu futuro na área, sempre pode considerar se tornar professor na FATEC. A maioria dos professores lá são péssimos de trabalho, o que pode indicar que a concorrência para essas vagas seja baixa.
A população no geral tem uma imagem meio mística do que é ser desenvolvedor, mas na minha opinião é apenas um trabalho como qualquer outro. Qualquer um com estudo, conhecimento e experiência pode ingressar nessa carreira. Postura e ética de trabalho, boa comunicação e habilidades técnicas são coisas necessárias para qualquer trabalho. O que especificamente o dev precisa que as outras áreas não exigem? Tem muita gente que nem gosta de tecnologia, mas estuda para ter um sustento, um futuro. Estas pessoas, então não são desenvolvedoras de verdade? Temos que tomar cuidado para não cair na falácia do verdadeiro escocês. Para mim esses problemas que você aponta nem são coisas específicas na área de tecnologia. É um problema geral da dinâmica de trabalho que estamos inseridos. A questão de porque todo mundo é egoísta é de que todo mundo está preocupado em manter o próprio trabalho. Todo mundo prioriza a própria sobrevivência antes dos outros. Todos sabem também que são descartáveis, que as empresas não tem lealdade, entre o lucro dela e seu bem estar ela vai escolher o lucro para que ela possa sobreviver. Se as empresas não conseguem garantir um ambiente seguro e saudável, grande parte dos trabalhadores vai tomar atitudes egoístas em nome da auto-defesa.
Ótimo vídeo Samuca, conheci seu canal recentemente, e estou curtindo bastante. Sou da região de Maringá, e fiquei interessado na pós graduação que comentou no vídeo, queria saber em qual PUC fez, e se era EAD.
Resumo do video: Não se já um dev das cavernas, vc nao ganha dinheiro com isso. Quando souber que é grande demais para um lugar nao se venda por menos, nosso tempo é curto
Tem pessoas que tem vícios de trabalho, isso acontece em qualquer trabalho, funcionário mal acostumado, principalmente os chefes, de equipe, gerente, etc, a pessoa com maior cargo na empresa, acabam pegando alguns vícios, que impacta na produção, as vezes não recomendado contratar funciona que já foi chefe ou gerente de outra empresa, as vezes pegar uma pessoa nova é melhor caminho, porque, criar um chefe ou gerente do zero é melhor
Entrei pelo canal pelo título, e fiquei até o fim, não pq eu gosto de vc :D. Mas queria ver algumas opiniões sinceras :) Já tenho um bom tempo de experiência com desenvolvimento de software, e eu mesmo me sabotei com zona de conforto, como vc sabe que está na zona de conforto? Vc não sabe, esse é o problema, eu achava que eu não estava, pq onde eu trabalhava me pagava bem, então minha vida estava tranquila. Porém quando vc sai da sua toca e vai olhar o mundo lá fora, vc não sabe o que fazer. Esse ano comecei a me movimentar pra sair dessa zona, ouvir mais os feedbacks sem levar pro lado pessoal, procurar outras atividades sociais, e isso pra mim é extramente desconfortável, mas é isso ou cair no esquecimento, nunca gostei muito dessa coisas de se vender, se auto promover, claro vc não precisa inventar coisas, mas promova aquilo que vc fez, vc tem que ser lembrado. Não adianta pular de uma empresa pra outra se o problema está em vc. Parabéns pelo vídeo, vou assitir outros agora e talvez eu goste de vc ..ahahahaha :D
3 anos atrás comecei em TI e em meio ao caos de muitas promessas dos youtubers vendendo curso , vejo seu video o unico dizendo a realidade e eu sigo desde então , obrigada pelo conselho de antes e agora ☺
Samuca, trabalhava com suporte e passei por dois contratos e observei coisas doidas dos problemas que não tinham pé e nem cabeça. Depois de 2 anos pedi as contas da empresa por estresse de gente que não queria nada no lado do cliente.
Por que será que as empresas fazem pacotes maven, middleware, interceptar, no java que parece que gera mais complexidade , as vezes é o motivo que gera mais complexidade de subir versão de java ? Java 11 para java 21?
*Com todo respeito, isso mais me parece atrito de geração do que realmente conselho. O negócio é pegar a task, entregar, receber seu dinheiro e sair fora. Nenhuma empresa nunca tá nem aí pra você, colegas de trabalho nunca tão nem aí contigo, a maioria ou é pnc ou hipócrita, e eu concordo com o que você mesmo disse sobre si mesmo: falou muito e não disse nada (escutei os 30 minutos hein). Sendo sincerão mesmo, sem levar pro coração. Por exemplo: você falou que "tem que mandar embora, tem que dar feedback 360, o setor de RH tem que fazer isso e aquilo"... Mano, setor de RH tá ali pra garantir que os interesses da empresa sejam concretizados. O desenvolvedor é bucha de canhão, empresas nos enxergam como recursos, ninguém tem poder de nada senão os gerentes, diretores e stakeholders. Programador "assim" nunca vai dar certo... assim como? O desenvolvedor é pago pra sentar na cadeira e codar, cara, literalmente isso. Se tem coisa errada na empresa, a melhor coisa que você faz é começar a caçar outra vaga e picar mula, porque ninguém - absolutamente ninguém tapa sol com peneira.*
Trabalho em outra area e estava vendo esse video do nada tudo o que o samuca falou acontece no meu trabalho e não é de tecnologia, depois de 20 anos de profissão estou pensando em migrar de área o duro é saber o começo, vou procurar entender o que seria um back e front and comecar por ai
Meu maior arrependimento é ter ido para desenvolvimento de software: a quantidade de "profissionais" que me procura para eu fazer o trabalho deles é imensa. "Ain, me dá a resposta, ain, não sei fazer, ain, faz a análise para mim, ain, faz o código para mim." Pqp, viu.
Provavelmente, o cara terceiriza grande parte do trabalho dele, procurando pessoas como você. Com certeza ele deve ganhar muito bem e usa essa terceirização para sobrar tempo para que ele possa focar nos projetos pessoais e aliviar a carga de trabalho. A maioria ganha em dólar e compra o trabalho de pessoas como você em pagando em real.
caramba que complicado... está muito dificil realmente de ingressar na area de tecnologia como junior... oque fazer se qualquer estagio pede muita experiencia
fala samuka, blz? Cara, queria te dar um depoimento que eu venho analisando estudando JS. Definidamente não é uma linguagem que pretendo seguir carreira, logo quando cheguei a orientação objeto na linguagem, eu percebi o que eu gosto é de um pouco mais de verbosidade no código, de saber que cada linha eu sei o que estar sendo executado (quando eu bato olho no código Java, por eu já ter uma certa base em logica de programação, eu mais ou menos sei o que estar acontecendo ali), o que me confundia muito no js e no python era esse dinamismo e essa tipagem dinâmica. E Java tem uma tipagem extremamente estática e que me atrai muito essa característica dele. Quando Aprendi POO associei bastante com status e atributos de um RPG, é um exemplo meio parecido e pratico, por isso, quero dizer que em breve estarei migrando de linguagem, não só pq eu gostei muito do paradigma POO, mas tbm pelos seus vídeos que me incentivaram e me mostrou que Java não eh esse bixo de 7 cabeça que o pessoal pinta. Acho que o buraco deve ser mais embaixo com assembly, C ou C++, porem eu acho que a gente nunca deve colocar barreiras e dificuldades com coisas que a gente nem se quer testou. Mas enfim, agradeço muito por vc desmitificar mitos sobre a linguagem, e com certeza irei amar ela.
cara eu tou na duvida se eu vou fazer uma faculdade, e tem qual, esses dias trás eu fui na usp, mas eu não sei se fasso, e também não sei qual área eu vou me aprofundar
Quem puder me ajudar a achar um emprego inicial, estudo programação faz 3 anos mas mesmo assim nao consigo um misero estágio na area, ja estou bem triste e decepcionado 😢
@@gepetovovo2509 eu estudo há 8, mas só vim procurar há 3 anos. Trabalhei por um ano em uma empresa bosta com linguagem que ninguém usa no mercado. Fiquei obsoleto. Escutem muito bem as pessoas que já estão na área e dão conselhos. Eu vacilei de não ter procurado emprego antes e de não ter saído da empresa quando me surgiram oportunidades, achei que ia estar sempre chovendo vagas.
Comecei a programar por causa de um conhecido que falou sobre a Loiane e hoje procurei dicas para programar em java achei um cara chamado Fiasco que falou do seu canal que foi o melhor canal que já encontrei até, está me fazendo até comentar em video.
Simplesmente não dá pra entender, em outro vídeo ele fala que as empresas gostam de pessoas de ti mais introvertidas e quietas e nesse ele fala que tem que ser extrovertido e comunicativo se nao roda, poderia me explicar qual e melhor ?
Depende do seu cargo e tempo de casa, se é Jr melhor ficar calado se é sênior deveria falar mas pode levar as contas com isso, existe o que você deveria e o que mantém o seu emprego
@@cursodetecnologiaesteriótipos a parte, eu acho que se o cara trabalhar em algo muito complexo e específico, ele pode ser fechadão, tipo o Sheldon da série Big Bang Theory, mas para isso tem que ser gênio, talvez autista. Para a grande maioria, temos que aprender a lidar com as pessoas não tem jeito.
Em várias áreas, tem muita gente relaxada, acha que só precisa de um curso ou diploma que vai ter uma carreira profissional boa. As pessoas preferem ficar no Instagram do que ler livros e ver conteúdos que ajudem ele(a) se tornar um profissional melhor!!!
De Maringa? Eu sou natural da vila Morangueirinha, vivo em Portugal faz 15 anos. Cai de paraquedas aqui, tô com 36 e falta 6 meses para terminar minha graduação EAD em ADS e me sinto super despreparado, vou tentar focar em Java, pois é o tenho mais ouvido de conhecidos que já trabalham na área, seria mais fácil para conseguir estágio.
Fala Samuca.... Cara, te acompanho a quase 2 anos e seus vídeos são muito motivadores.. Quando você falou sobre o cara ser fechado, sou EU - Eu levo muito tempo para começar a me soltar nos lugares, não consigo falar em publico, quando falam para eu dar minha opinião meu mundo some, parece que eu saio do meu corpo... Faço ADS, tenho medo desse meu lado fechado me atrapalhar na carreira, tenho total certeza que sou capaz, responsável, organizado, mas não consigo abrir a boca, meu problema é minha fala, sinto um peso quando eu abro o boca, acho minha voz feia e nunca sei expressar minha opinião..... O problema que não sei o que fazer
Tenho quase 23 anos e vou começar somente no ano que vem a faculdade de Ads, tive alguns imprevistos e também alguns problemas pessoais durante a minha vida adulta, caso alguém consiga dar uma ajuda e um direcionamento eu agradeço.
Patrão: Dev não se preocupa em fazer o trabalho direito Patrão: Faça um clone do ifood sozinho em 1 mês, o salário vai ser R$ 1.200,00. Além disso, vc vai precisar ajudar a processar recrutamento do RH, gerenciar os e-mail do MS office 365 da empresa, gerenciar todos os servidores da empresa, precisa ficar de olho se algum server cai e agir imediatamente, independente se for final de semana ou feriado, sim aqueles servidores baratos e toscos. Vai ser PJ ok?
Meu amigo, eu não assisto muito vídeos do seu canal, sempre que aparece eu dou uma olhada, faço ads, to no 4º semestre, atualmente tenho matérias de gerência, front, poo, redes 2, mas todo ano fazemos trabalhos onde criamos sistemas completos, meu ultimo trabalho foi um sistema grande de Hemocentro, com funções ótimas, atualmente minha melhor linguagem é Java, sei tudo praticamente, menos spring, mas herança, polimofismo, poo, arvores, arrays, jason, já utilizei python, sei o front basico, só que eu não consigo ter uma visão do que esperar do mercado de trabalho, porque sabemos que tudo que aprendemos é uma base e na maioria das vezes no sistema, vai ser algo totalmente diferente do que aprendemos, ele te traz apenas um conhecimento, traz uma visão sobre isso por favor.
respondendo sobre o que eu ando programando: nos últimos 2 meses aprendi: angular 15 (rxjs) redux / redux toolkit / redux toolkit pra react por consequência aprendi jotai e zustand rollup pra compilar iief umas coisas de IA pra gerar imagem =D
"Quando você ver devs influencers fazendo curso para vender, é um sinal que o mercado de programação esta meio estagnado."
Se você for programador de verdade sabe que ninguém te ensina a ser programador!
Arrasou mano vc falou tudo exatamente o mercado de programacao e uma merda mesmo !!!
@@PauloPassos88 tem vendedores de cursos andando com carro de 500k, pra ele ganhar 15k por mês é muito pouco kkk. Ou seja, vender cursos é mais lucrativo.
@@TamashiiAnimes Não existe "natureza humana".
Com todo respeito, mas 15 anos atrás estava cheio de "escola profissionalizante ensinando curso de informática" e curso de programação. Quando eu estudava toda semana aparecia alguém na sala indo divulgar a empresa.
Assisti até o final e foi ótimo ouvir suas falas e opiniões. Para quem está começando a carreira, como eu, foi muito valioso saber mais sobre esses pontos importantes. Agora, com essas dicas, já fico mais atento. Muito obrigado!
Obrigado pelo feedback e por acompanhar meu canal. Meu querido pequeno Schweinsteiger
Cara, aprender com a galera mais experiente é muito bom. Tenho 8 anos no mercado e sempre aprendo algo novo kkkkkk Valeu pelo conteúdo, estou sempre te acompanhando!
Tenho 24 anos de mercado e estou a 3 meses num emprego novo, não vejo nenhum problema em ter a humildade de como atuar nos projetos de backend, se comunicar com a equipe, pedir ajuda, etc... Comunicação é tudo gente, quem for cuzão com vc, ignore e faça sua parte.
@@SamirMamude melhor comentario
@classicosdorock obrigado e tamo junto 🤛
Não peso ajuda pq não preciso.
@@SamirMamude mano estou cursando ADS vou para meu sexto semestre agora que estou engatinhando para frontend com html css e Java escript. Fazendo um projetos simples em casa para praticar sou pedreiro a 20 anos e resolvi mudar de área por causa da curiosidade e gostei muito, mas estou com muito receio do que talvez vou me deparar ao chegar neste mercado novo pois a maior renda em minha casa é minha e sei que vou ter que entrar bem prático para trabalhar, ou não serei só eu que sentirei isso mas toda a família .
@@miltoncesar5482 é isso ai Milton, não desista e estude bastante, meu conselho é não investir em frameworks no momento, só vai causar confusão e aprenda primeiro o básico, lhe desejo boa sorte!
Tenho 38 anos e entrei pra tecnologia em junho como estagiária. Fui promovida esse mês e o feedback que eu recebi é que pra além da parte técnica eu sou organizada e me comunico bem. Tô sempre pedindo ajuda, perguntando, assim como ajudou outras pessoas também. Então vi na prática que essa é uma softskill bem importante mesmo.
Que maravilhosa. Meus parabéns ❤❤
@@carolinasilveiradosreis2481 estou com mesma idade que vc e tentando migrar. Já venho estudando a um tempo.
@@hiderusglass9701 Meu Deus, espero genuinamente que se alguém já pensou em entrar/migrar para a área e desistiu por conta de relatos como esse, que a pessoa repense bem e volte atrás na decisão. Área fantástica, mais diversa impossível e com espaço pra todo mundo que realmente QUER TRABALHAR e ESTUDAR, se tornar um profissional mais atualizado e completo a cada dia que passar, realmente é uma área péssima pra acomodado que se formou a 10 anos atrás e nunca mais fez nenhum certificado ou se atualizou sobre as tecnologias.
@@hiderusglass9701 então o que você aconselha?
Parabéns, consegui estágio já com mais idade.
Fico feliz em ler seu comentário, pois estou com 33 anos e achava que já não tinha mais como ser estagiário, mas graças a Deus e seu comentário, vi que estou errado, sucesso
Samucão... cara vc foi cirúrgico como sempre!
Como tem gente que se acha não tá escrito no gibi! O mais nobre do ser humano é a humildade, na minha opinião.
Quem é humilde aprende, agrega e também evolui mais rapidamente, transforma, faz a diferença!
Obrigado de coração meu amigo!
Cara, me inscrevi no seu canal ontem, um dos poucos canais que transmite uma transparênciae sinceridade. Continue com esse excelente trabalho.
Que bom que você está gostando!
Não conhecia o seu canal, mas me identifiquei com o que você falou. Obrigado por compartilhar!
Também sou apaixonado pela área de tecnologia e fico "indignado" ao ver profissionais com tanto privilegio de estarem na área, entretando preferem permanecer na zona de conforto.
Minha vida começou a mudar quando decidi investir em comunicação, algo que melhorou significativamente minhas oportunidades.
Hoje, trabalho do jeito que sempre sonhei, e concordo totalmente com o que você disse: 'seja ousado'. Obrigado por reforçar essa mensagem tão importante!
Obrigado pela sua mensagem, fico feliz que você tenha se identificado. 🚀
Curto demais o conteúdo true, infelizmente acho que a questão das vagas, é que muita gente que não é o dev que faz acontecer, mas o dev dos coaches, e consegue se rankear bem no LinkedIn, e consegue vagas, e o dev bom, acaba ficando de lado, porque não apareceu pra IA dos recrutadores. Eu curto o conteúdo true, real e sem mimi daqui, sou dev PHP, to atrás de uma recolocação nesse momento, e o mercado não é um docinho não, é bem amargo, é como se tivesse mastigando boldo, mas precisamos dele. Abraço Samuca!!! Vamos pra cima!!!
Mas se o dev é bom, ele não saberia pesquisar isso? Mano, eu também não sabia da IA, corri atrás e consegui me realocar, e teria me realocado mais cedo se eu ja estivesse mo ritmo de entrevistas e desafios. Por isso muita gente, mesmo sem intenção de sair do trabalho atual, continua fazendo entrevistas.
@FelipeOliveir4 depende, tem muito Dev que está bastante tempo em empresa x, e acaba não olhando pro mercado, mas por outro lado, concordo que o ideal é o Dev estar sempre aberto a novas oportunidades
Valeu, Samuca, não deixe de fazer os vídeos. Seu conteúdo sincero é muito bom.
Gostei do vídeo. Minha mãe sempre me diz para dizer a verdade em todas as situações. Temos que ser a mudança que queremos ver no mundo. Fica a dica!
Você é luz mano! O mundo precisa de mais gente como você! ❤
Gratidão
Grande Samuca gostamos do seu jeito e da sua sinceridade. Vejo os vídeos pelo conhecimento e também pela sinceridade.
Samuca ousadia e alegria.
Valeu, ráaaa
você é um cara abençoado, fala a verdade e abre os olhos da galera
Salve Samuca!
Conheci seu canal "ontem".
Estou acompanhando seus vídeos por completo e suas dicas/opinião/conselhos etc... estão sendo de grande valia.
Começando o aprendizado na área aos poucos para migrar futuramente.
Obrigado meu amigo.
Fala Samuca! Excelente dica! Obrigado mais uma vez. Grande abraço.
Obrigado pelas suas palavras. Abriram a minha mente e aí consegui assistir até o final. Forte abraço!
Valeu, meu amigo, que bom que te ajudei!
Excelente video Samuka , sem palavras parabéns!
é de maringá, que bacana. Eu não sou programador, já estudei um pouco nas antigas e recentemente tenho pensado em mudar para essa área de vez.
to conhecendo o canal nesse vídeo e já ganhou uma seguidora. Adorei sua autenticidade!!
Que bom que você gostou! Seja bem-vinda!
Antes, eu ficava muito ansioso para conseguir uma vaga de estágio, achando que saber Python já seria o suficiente. Agora, estou terminando o segundo ano da minha graduação em Engenharia de Software, e recentemente comecei a estudar POO (Programação Orientada a Objetos) em Java. Isso me fez perceber o quanto eu estava despreparado. Para min ficou claro que o conhecimento em python não era suficiente para atender às exigências do mercado. Hoje, penso que, se eu tivesse buscado aprender JAVA, já poderia estar estagiando. Esse aprendizado me ensinou algo importante: se algo parece fácil demais, talvez seja um sinal de que preciso buscar mais conhecimento e habilidades.
Não é sobre linguagens de programação e sim sobre fundamentos de ciência da computação e no mais resolução de problemas, o ponto de você ser atrativo para uma empresa é o valor que você tem para ela.
não adianta nada só ficar estudando se não tem XP ou QI, agora se tu faz como hobby blz.
@@bruv1167 Obviamente os fundamentos são mais importante. Saber resolver problemas, lógica acima da média é muito importante. Mas a experiência com a linguagem também é importante. Java tem muita vaga disponível. Eu chutaria 80% Fundamentos | Capacidade de resolver problemas e 20% a stack em especifico.
Discordo em alguns pontos Danilo, só python é uma maneira rasa de dizer. Só Java também não te garante um emprego, mas Java e spring aumentam a chance de conseguir, só Python não garante emprego, mas Python e Django aumentam as tuas chances, pra dados se tu não tem Python tu nem entra no mercado. São stacks diferentes e pra segmentos diferentes.
Fala Samuca!. É o primeiro vídeo que estou vendo do seu canal, o assunto abordado é bem interessante, visto que a zona de conforto em qualquer área não é nada saudável. Eu sou bem novo nessa área, basicamente estou fazendo transição de carreira da área de Saúde para Tecnologia, um pouco menos de dois anos e meio e quase finalizando uma faculdade do TADS aqui no MS. Sempre achei interessante ver opiniões de programadores mais experiente na área, pois certamente haverá boas pitadas de dicas e experiencia para se compartilhar e além disto eu preciso aprender muuuuiiiiita coisa ainda kkkk, gosto sempre de conhecer o caminho que estou entrando pois dá aquela sensação mais de segurança, visto que há muitos comentários de outros programadores de forma negativa sobre o mercado e empresas abusivas, provável que tenha, mas nem tudo na vida é 100% ruim pelo menos é o que eu penso, sempre tem boas oportunidades... enfim, já vou começar a seguir o canal e estarei acompanhando seu trabalho, parabéns por isto!
Mano, obrigado pelos conselhos, nós da área de TI precisamos abrir os olhos para essas questões, ser humano ser integro e ser profissional, vejo que é um desafio, como ser humano mesmo , sabe, as habilidades que temos que desenvolver dia a dia, e ainda lidar com as questões emocionais que todos temos não é fácil. Mas lidar com tudo isso e vencer é gratificante. Abraço.
É isso aí, a jornada é difícil mas a recompensa vale a pena.
Dicas valiosas. Vc é muito realista, por isso gosto de ouvir suas opiniões.
Falando em ser freado, hoje deparei com o cara dos testes reclamando de medidas de segurança que implementei numa página que sobe arquivos. Antes de "obedecer" ele e tirar as restrições, falei com a chefe e expliquei por A+B porque as medidas são necessárias e como um garoto de 13 anos entediado poderia explorar a ausência delas pra prejudicar o serviço. Expliquei também que as medidas poderiam ser flexibilizadas. A resposta foi "vamos tirar isso agora e vemos depois". Eu só obedeço. Pelo menos avisei. Lavo minhas mãos. Detalhe, é o portal de um tribunal estadual. Por isso que os cyber criminosos vão continuar tendo terreno fértil pra sempre. A natureza humana é assim.
Cara, por experiência própria, formaliza isso por e-mail. O e-mail é documento e já me salvou. Ah, e-mail com confirmação de entrega e leitura.
@@daniloalmeida2200 Isso tem de cara que o garoto de 13 anos vai entrar e fumar os arquivos...hehe ...sem noção e juízo!!! E segue o baile..
@@infotron2814Exatamente!!
O gestor facilitou o trabalho do cyber
Exatamente, os gestores ficam incomodados mas é o mais correto.
Conteúdo sempre ótimo dos vídeos, parabéns Samuca!!
Obrigado, cara, que bom que está gostando do conteúdo!
Achei interessante sua forma de abordagem e concordo com todos os pontos,
PS - não sou programador ainda. Mas já fui gestor de equipe e estudei/estudo pra isso.
Mas vou sim mudar de carreira e fazer parte da área.
11:38 comigo foi exatamente o contrário, quando eu era mais novo eu gostava bem mais de conversar com as pessoas, trocar ideias até mesmo sobre tecnologia, churrasco, etc... mas com o passar do tempo, o que fui estudando foi ficando cada vez mais difícil, que eu realmente não tenho mais cabeça para ficar de papo, não tenho sequer energia pra ficar discutindo assuntos basico que ja passei, compreende? parece arrogancia, mas juro que nao é, e não sei o que fazer sobre isso, então fui me acostumando com a minha propria companhia.
Com o tempo percebemos que as pessoas não querem ouvir a gente. Elas querem é ser ouvidas.
Fala Samuca!
Quando der, fala sobre testes de software.
Bom trabalho! Estava aguardando seu víde da semana!
Obrigado pelo feedback, já está nos planos! Vou fazer junto da Esposa!
Gosto dos seus videos Samuca. Vai fazer 3 anos que migrei pra tecnologia, e em fevereiro desse ano comecei um projeto pessoal
Obrigado meu amigo =)
Vídeo muito bom, Samuca! Meu problema não é comunicação, é mais a parte técnica. Eu ainda tenho muita coisa pra estudar, recem formado em ADS.
Sucesso meu amigo!
Conheci o canal hoje e simplesmente to amando, parabens amigo!
Obrigado, seja bem-vindo!
Fui ate o final Samuca!!! Vc é o cara!!
Tenho 38 anos, estou fazendo transição de carreira. Trabalho já a 14 anos como Assistente Social, hoje estou em um cargo de Gestão porem sempre gostei da tecnologia mas os caminhos fez eu ir para área de humanas, mas estou decidido em mudar, iniciei faculdade de Eng. de Software em agosto, comecei aprender a programar com JS porém na faculdade está focada em Java principalmente na cadeira de lógica de programação e algoritmo, estou começando estudar JAVA. Muitos dizem que sou velho ou doido em estudar Java mas estou confiante. Valeu pelo seus vídeos.
"nao da pra colocar espectativa e ele nao conseguir"... assim, dificil... espactativa e nao conseguir faz parte de todo processo seletivo eu acho.
Eu tb ja deixei de falar mta coisa que queria, hj em dia eu solto o verbo, com noção tb né, sei a hora que devo me calar, principalmente no meio coorporativo que é podre, infelizmente
eu sou o cara, q está a vida toda trampando de ajudante nas firmas clt, e como estou em um momento critico na vida de nao conseguir parar de trabalhar pra estudar, estou consumindo gratuitamente o que eu posso no youtube, e cara apesar de nao ser nada referente a um curso o que você falou, me serviu de inspiração, pq estudar por conta e no youtube ainda não é nada fácil, ainda mais para uma pessoa que tem dificuldade de decidir o que vai comer, imagina decidir back front, java, python, type,js o que eu quero ser, kkk eu sei q eu quero parar de pegar peso e mudar minha vida, não que não seja digno, mas a minha saúde ta indo embora e eu tenho 25 anos, com dores do meu pai que tem 50 e é caminhoneiro, e preciso falar, o conteúdo desse video me tocou, só quero deixar o agradecimento por falar de maneira clara com as pessoas que te escutam, sucesso pra você irmão, é o primeiro vídeo que eu vejo seu, espero conseguir sair da procrastinação e dessa situação merda que eu estou, beirando uma depressão, sucesso a todos um abç!!
Meu mentor, que mexia com Mainframe desde 1964, me disse uma vez: *programador é o bicho mais enrolado do mundo* .
Fiquei com isso na cabeça a anos... E hj, depois de 33 anos de carreira, devo concordar com ele.
É tanto problema no sistema que a gente se enrola mesmo.
Os mais pontuais terminam em cima da hora certinho.
Muito bom o seu conteúdo, vejo o mercado da mesma forma, forte abraço!
Fala Samuca, eu tenho 25 anos, fui diagnosticado com TDAH tem alguns meses... E isso me abriu um entendimento da minha vida muito claro, principalmente quando comecei com a medicação, coisa que parei um pouco por conta dos custos. Enfim, sempre fui aquele típico aluno que vai trocando de curso e não terminando nenhum... Hoje eu sei o motivo, e espero conseguir contornar isso. Assistindo teu canal vi a realidade da área, e vejo os desafios que as propagandas não nos mostram, muito obrigado pelo conteúdo. Espero conseguir botar meu estudos pra frente com foco e resultado agora.
Que bom que você está bem irmão
Sinceramente meu amigo, eu não acredito muito nesses relatórios não. Todo mundo tem TDHA hoje, inclusive minha namorada jura que eu tenho. Ou metade da população nasce ou adquiri algum distúrbio psicossomática ou todo mundo com pouco foco será diagnosticado com alguma coisa. Sei lá, a quantidade de pessoas que eu vejo na internet dizendo que tem TDAH hoje, por qualquer motivo, fiquei com pé atrás. Principalmente que tem muito profissional mal caráter.
@@paulomarcio228 Quanta merda digitada. Você mesmo se contradiz. O cara disse que foi DIAGNOSTICADO POR UM PROFISSIONAL, todo mundo DIZ que tem TDAH sem ao menos procurar um profissional. As pessoas dizem que tem essa condição porque muito dos sintomas são similares. Por isso que você tem que procurar um profissional e não escrever que acha que tem, sem desmerecer profissionais, muito menos desmerecer as condições terriveis que é viver com isso.
@@paulomarcio228 Mano eu fico revoltado com essa modinha de coitar o portador de TDAH. Só quem sabe o que é ser chamado a vida toda de lerdo,retardado,lento até mesmo por professores sabe a dor em carne viva que fica na alma ,e tudo isso pq vc é disperso porém não quer dizer que é burro ou devagar. Eu não tenho diagnóstico pois estou em investigação,mas sei o quanto é difícil ter isso e ngm da família acreditar no seu pedido de ajuda.
Tive que aprender a contornar essa maldição sozinho ou se não eu estaria ferrado,tirando probabilidade de autismo,traumas e depressão que trato.
Aí vem uma manada de desocupados me dizerem que tbm teem tdah ,é brincadeira n bicho.
Massa seu canal, comecei agora e tô gostando bastante. Sou da enfermagem e estou migrando pra tecnologia, infelizmente me prendi a zona de conforto na enfermagem, e hj me arrependo de não ter entrado antes pra minha paixão que é tecnologia
Obrigado meu amigo #_#
Estava feliz com um estágio, o cara demitiu todo mundo do setor e deixou só eu, vou fazer um site em 6 meses SIM
eu sou programador e trabalho full home office, nao preciso pegar 2 horas de condução, mesmo assim ultimamente sinto que nao tenho tempo pra nada, nao sei porque isso acontece, ja trabalhei como vendedor/balconista e ficava até 19:00 pra fechar loja na escala 6x1 e mesmo assim como vendedor parecia que eu tinha mais tempo pras coisas e vivia melhor.
Meu amigo, que video top, realmente vc usou comparações muito legais, como por exemplo, a empresa tem que ter valores e princípios, organização e lideres competentes, resumindo, obrigado pelo video, ajudou bastante, gosto do seu canal e da sua mentalidade com experiência na prática. São coisas que muitos falam que é óbvio, mas na hora de implementar, não sabem nem por onde começar.
Que bom que o vídeo te ajudou, na prática ninguém te ensina! Isso foi vivências na vida meu amigo obrigado de coração pelo feedback
Sou Tech Lead e me identifiquei em varias situações que você citou no vídeo, já fui sacaneado e mandando embora porque passaram a perna em mim e não foi uma vez. Sou como você não tenho medo de nada nem de ninguém e tenho a mesma ou parecida percepção de mercado que você tem. Já sofri tanto mas um tanto mesmo e só não desisti porque eu amo aquilo que eu faço, realmente não é fácil o mercado de TI tem muita gente medíocre que desrespeita o profissional as vezes a própria Diretoria da empresa.
Vídeo muito top!
Meus maior problema é a comunicação e quero melhorar isso e também me estresso fácil com usuário.
Acho que todos nós precisamos melhorar a comunicação, principalmente quem trabalha com tecnologia!
Samuca bom dia, parabéns pelo seu excelente trabalho, muito bom. Eu precisava escutar isso hoje, tenho passado por momentos difíceis nessa área de TI, sou formado a pouco tempo, e como é complicado entrar na área. Semana passada fui mandado embora, iria fazer um ano de desenvolvedor front-end, ainda iniciando. Muito obrigado por suas palavras.
É doideira mesmo. Desisti não. Foca no que é importante e essencial. Um dia de cada vez.
Obrigado meu amigo! Ti desejo forças nessa realocação viu!
@@cursodetecnologia Obrigado. Seus vídeos são doses de realidade e sinceridade numa sociedade decadente.
Samuka... obrigado por seus vídeos... tem ampliado minha visão
Obrigado meu amigo
Eu sempre fui muito arrogante. Codava 24h, fazia coisas complexas e apenas projetos pessoais e nunca quis trabalhar na área, porque eu achava que mesmo sem experiência eu já era um sénior potencial, e passei 10 anos codando sem aplicar pra vaga nenhuma.
Agora eu mudei muito na minha personalidade e resolvi e ir pra área e realmente comecei como team lider, como minha arrogância me descrevia.
Resumo, me vi a fazer o projeto todo, porque não sabia trabalhar em equipe, algo que devia ser simples, nem coordenar minha equipe, falhei, mesmo sendo tecnicamente sénior, eu era profissionalmente um estagiário.
Por isso a habilidade e potencial é importante, mas a experiência é essencial, a maioria dos bons seniores, não estão mais tão atualizados na stacks e realmente não fariam o que um júnior habilidoso faz, mas ele faz o todo funcionar, que vai muito além do código, e sabe lidar com as pessoas dentro da equipe Dev e fora dela, que é a parte mais difícil pra devs que normalmente são mais reclusos e pouco comunicativos
Óia, já estou no caminho certo estou no caminho certo, agora é só aprender a desenvolver...😅😅😅
É nóis! 😅😅😅
Karlho, nunca imaginei q iria encontrar o Jimmy London versão dev. 😂
Se você nunca se cintradiz
mais que 15 minutos é podcast, quem aguenta pode abrir um curso que eu compro kkkk. primeiro video que vi e já me inscrevi, muito bom o conteudo
Valeu meu amigo, seja bem-vindo!
É triste essa área de tecnologia está ficando cada vez mais difícil.
Te amo, Samuka! Seus vídeos me deixa encantado.
Que bom que gosta dos vídeos, meu amigo!
Nao sou programador, sou dev, devo aqui, devo ali, mas pela sinceridade ja ganhou mais um seguidor, quero aprender a programar, mas.. como voce mesmo disse, eu sou um dos que "gosta" de cavar buracos. Valeu pela dica. Obrigado
Parabéns por ter encontrado sua paixão, a programação te espera de braços abertos!
Oba!!! Vídeo do Samuca!!!! TMJ
Se você está preocupado com seu futuro na área, sempre pode considerar se tornar professor na FATEC. A maioria dos professores lá são péssimos de trabalho, o que pode indicar que a concorrência para essas vagas seja baixa.
A população no geral tem uma imagem meio mística do que é ser desenvolvedor, mas na minha opinião é apenas um trabalho como qualquer outro. Qualquer um com estudo, conhecimento e experiência pode ingressar nessa carreira.
Postura e ética de trabalho, boa comunicação e habilidades técnicas são coisas necessárias para qualquer trabalho. O que especificamente o dev precisa que as outras áreas não exigem? Tem muita gente que nem gosta de tecnologia, mas estuda para ter um sustento, um futuro. Estas pessoas, então não são desenvolvedoras de verdade? Temos que tomar cuidado para não cair na falácia do verdadeiro escocês.
Para mim esses problemas que você aponta nem são coisas específicas na área de tecnologia. É um problema geral da dinâmica de trabalho que estamos inseridos.
A questão de porque todo mundo é egoísta é de que todo mundo está preocupado em manter o próprio trabalho. Todo mundo prioriza a própria sobrevivência antes dos outros. Todos sabem também que são descartáveis, que as empresas não tem lealdade, entre o lucro dela e seu bem estar ela vai escolher o lucro para que ela possa sobreviver. Se as empresas não conseguem garantir um ambiente seguro e saudável, grande parte dos trabalhadores vai tomar atitudes egoístas em nome da auto-defesa.
Ótimo vídeo Samuca, conheci seu canal recentemente, e estou curtindo bastante. Sou da região de Maringá, e fiquei interessado na pós graduação que comentou no vídeo, queria saber em qual PUC fez, e se era EAD.
Valeu, cara! Foi na PUC do RS, era remoto
Bom papo! E muito necessário, obrigado.
Obrigado irmão!
13:05 kkkkkkkkkkkk em torno de 20 segundos 😂😂😂😂😂😂
Resumo do video:
Não se já um dev das cavernas, vc nao ganha dinheiro com isso.
Quando souber que é grande demais para um lugar nao se venda por menos, nosso tempo é curto
Tem pessoas que tem vícios de trabalho, isso acontece em qualquer trabalho, funcionário mal acostumado, principalmente os chefes, de equipe, gerente, etc, a pessoa com maior cargo na empresa, acabam pegando alguns vícios, que impacta na produção, as vezes não recomendado contratar funciona que já foi chefe ou gerente de outra empresa, as vezes pegar uma pessoa nova é melhor caminho, porque, criar um chefe ou gerente do zero é melhor
Como foi o processo pra aprender a conversar com seus pares no trabalho?
Boaaa que conversar necessária já virei fã.
Que massa! Seja bem-vindo ao canal!
Entrei pelo canal pelo título, e fiquei até o fim, não pq eu gosto de vc :D. Mas queria ver algumas opiniões sinceras :)
Já tenho um bom tempo de experiência com desenvolvimento de software, e eu mesmo me sabotei com zona de conforto, como vc sabe que está na zona de conforto? Vc não sabe, esse é o problema, eu achava que eu não estava, pq onde eu trabalhava me pagava bem, então minha vida estava tranquila. Porém quando vc sai da sua toca e vai olhar o mundo lá fora, vc não sabe o que fazer.
Esse ano comecei a me movimentar pra sair dessa zona, ouvir mais os feedbacks sem levar pro lado pessoal, procurar outras atividades sociais, e isso pra mim é extramente desconfortável, mas é isso ou cair no esquecimento, nunca gostei muito dessa coisas de se vender, se auto promover, claro vc não precisa inventar coisas, mas promova aquilo que vc fez, vc tem que ser lembrado. Não adianta pular de uma empresa pra outra se o problema está em vc.
Parabéns pelo vídeo, vou assitir outros agora e talvez eu goste de vc ..ahahahaha :D
Wahaha boa!
3 anos atrás comecei em TI e em meio ao caos de muitas promessas dos youtubers vendendo curso , vejo seu video o unico dizendo a realidade e eu sigo desde então , obrigada pelo conselho de antes e agora ☺
mano, vc é brabo, Deus abençoe
Amém meu amigo
Samuca, trabalhava com suporte e passei por dois contratos e observei coisas doidas dos problemas que não tinham pé e nem cabeça.
Depois de 2 anos pedi as contas da empresa por estresse de gente que não queria nada no lado do cliente.
Eu não dou o like, eu sinalizo que gostei do conteúdo e respeito o tempo e trabalho do produtor do vídeo.
Obrigado pelo feedback e respeito!
Programador de verdade se identificou com a frase: "Não tenho tempo nem de arrumar meus códigos, quem dirá dos escritos"
LOL
Conheço varias pessoas que reclamam de trabalhar com ti, eu amo programar, é de se comparar com jogar videogame, tenho prazer de programar
Por que será que as empresas fazem pacotes maven, middleware, interceptar, no java que parece que gera mais complexidade , as vezes é o motivo que gera mais complexidade de subir versão de java ? Java 11 para java 21?
*Com todo respeito, isso mais me parece atrito de geração do que realmente conselho. O negócio é pegar a task, entregar, receber seu dinheiro e sair fora. Nenhuma empresa nunca tá nem aí pra você, colegas de trabalho nunca tão nem aí contigo, a maioria ou é pnc ou hipócrita, e eu concordo com o que você mesmo disse sobre si mesmo: falou muito e não disse nada (escutei os 30 minutos hein). Sendo sincerão mesmo, sem levar pro coração. Por exemplo: você falou que "tem que mandar embora, tem que dar feedback 360, o setor de RH tem que fazer isso e aquilo"... Mano, setor de RH tá ali pra garantir que os interesses da empresa sejam concretizados. O desenvolvedor é bucha de canhão, empresas nos enxergam como recursos, ninguém tem poder de nada senão os gerentes, diretores e stakeholders. Programador "assim" nunca vai dar certo... assim como? O desenvolvedor é pago pra sentar na cadeira e codar, cara, literalmente isso. Se tem coisa errada na empresa, a melhor coisa que você faz é começar a caçar outra vaga e picar mula, porque ninguém - absolutamente ninguém tapa sol com peneira.*
Trabalho em outra area e estava vendo esse video do nada tudo o que o samuca falou acontece no meu trabalho e não é de tecnologia, depois de 20 anos de profissão estou pensando em migrar de área o duro é saber o começo, vou procurar entender o que seria um back e front and comecar por ai
É isso aí, quem sabe o que te espera no mundo da programação!
Muito sábio! Parabéns
11:34 por isso que acabam tendo uma ideia do pessoal da tecnologia são antissocial
Meu maior arrependimento é ter ido para desenvolvimento de software: a quantidade de "profissionais" que me procura para eu fazer o trabalho deles é imensa. "Ain, me dá a resposta, ain, não sei fazer, ain, faz a análise para mim, ain, faz o código para mim." Pqp, viu.
Provavelmente, o cara terceiriza grande parte do trabalho dele, procurando pessoas como você. Com certeza ele deve ganhar muito bem e usa essa terceirização para sobrar tempo para que ele possa focar nos projetos pessoais e aliviar a carga de trabalho. A maioria ganha em dólar e compra o trabalho de pessoas como você em pagando em real.
caramba que complicado... está muito dificil realmente de ingressar na area de tecnologia como junior... oque fazer se qualquer estagio pede muita experiencia
nao me considero Senior mas o titulo diz que sou hahahaha, é o mercado
Gosto assim. Tema polêmico e que acorda a galeria
fala samuka, blz? Cara, queria te dar um depoimento que eu venho analisando estudando JS. Definidamente não é uma linguagem que pretendo seguir carreira, logo quando cheguei a orientação objeto na linguagem, eu percebi o que eu gosto é de um pouco mais de verbosidade no código, de saber que cada linha eu sei o que estar sendo executado (quando eu bato olho no código Java, por eu já ter uma certa base em logica de programação, eu mais ou menos sei o que estar acontecendo ali), o que me confundia muito no js e no python era esse dinamismo e essa tipagem dinâmica. E Java tem uma tipagem extremamente estática e que me atrai muito essa característica dele. Quando Aprendi POO associei bastante com status e atributos de um RPG, é um exemplo meio parecido e pratico, por isso, quero dizer que em breve estarei migrando de linguagem, não só pq eu gostei muito do paradigma POO, mas tbm pelos seus vídeos que me incentivaram e me mostrou que Java não eh esse bixo de 7 cabeça que o pessoal pinta. Acho que o buraco deve ser mais embaixo com assembly, C ou C++, porem eu acho que a gente nunca deve colocar barreiras e dificuldades com coisas que a gente nem se quer testou. Mas enfim, agradeço muito por vc desmitificar mitos sobre a linguagem, e com certeza irei amar ela.
cara eu tou na duvida se eu vou fazer uma faculdade, e tem qual, esses dias trás eu fui na usp, mas eu não sei se fasso, e também não sei qual área eu vou me aprofundar
Quem puder me ajudar a achar um emprego inicial, estudo programação faz 3 anos mas mesmo assim nao consigo um misero estágio na area, ja estou bem triste e decepcionado 😢
Boa sorte. Eu estudo há 8.
@@filipeleite5174Vlw, mas já está atuando na área ?
Boa sorte, pq saturou, todo mundo quer não é só vc e tem gente que tá a 5 anos.. e o outro ai a 8, se não tem network esquece.
@@gepetovovo2509 eu estudo há 8, mas só vim procurar há 3 anos. Trabalhei por um ano em uma empresa bosta com linguagem que ninguém usa no mercado. Fiquei obsoleto. Escutem muito bem as pessoas que já estão na área e dão conselhos. Eu vacilei de não ter procurado emprego antes e de não ter saído da empresa quando me surgiram oportunidades, achei que ia estar sempre chovendo vagas.
Na moral cara você é foda!
Obrigado meu amigo!
Comecei a programar por causa de um conhecido que falou sobre a Loiane e hoje procurei dicas para programar em java achei um cara chamado Fiasco que falou do seu canal que foi o melhor canal que já encontrei até, está me fazendo até comentar em video.
Obrigado meu amigo isso me deixa bem feliz viu
Simplesmente não dá pra entender, em outro vídeo ele fala que as empresas gostam de pessoas de ti mais introvertidas e quietas e nesse ele fala que tem que ser extrovertido e comunicativo se nao roda, poderia me explicar qual e melhor ?
Depende do seu cargo e tempo de casa, se é Jr melhor ficar calado se é sênior deveria falar mas pode levar as contas com isso, existe o que você deveria e o que mantém o seu emprego
@@cursodetecnologia exatamente.
@@cursodetecnologiaesteriótipos a parte, eu acho que se o cara trabalhar em algo muito complexo e específico, ele pode ser fechadão, tipo o Sheldon da série Big Bang Theory, mas para isso tem que ser gênio, talvez autista. Para a grande maioria, temos que aprender a lidar com as pessoas não tem jeito.
@@FelipeOliveir4 Fala Felipe. Você por aqui? Rsrsrs Lembra de mim? Abraço!
Em várias áreas, tem muita gente relaxada, acha que só precisa de um curso ou diploma que vai ter uma carreira profissional boa. As pessoas preferem ficar no Instagram do que ler livros e ver conteúdos que ajudem ele(a) se tornar um profissional melhor!!!
De Maringa? Eu sou natural da vila Morangueirinha, vivo em Portugal faz 15 anos. Cai de paraquedas aqui, tô com 36 e falta 6 meses para terminar minha graduação EAD em ADS e me sinto super despreparado, vou tentar focar em Java, pois é o tenho mais ouvido de conhecidos que já trabalham na área, seria mais fácil para conseguir estágio.
16:00 O tio Bob fala algo parecido no Clean Architecture.
Fala Samuca.... Cara, te acompanho a quase 2 anos e seus vídeos são muito motivadores..
Quando você falou sobre o cara ser fechado, sou EU - Eu levo muito tempo para começar a me soltar nos lugares, não consigo falar em publico, quando falam para eu dar minha opinião meu mundo some, parece que eu saio do meu corpo...
Faço ADS, tenho medo desse meu lado fechado me atrapalhar na carreira, tenho total certeza que sou capaz, responsável, organizado, mas não consigo abrir a boca, meu problema é minha fala, sinto um peso quando eu abro o boca, acho minha voz feia e nunca sei expressar minha opinião.....
O problema que não sei o que fazer
É a insegurança meu amigo, você tem que lutar contra ela.
@@cursodetecnologia Eu vou conseguir, tenho certeza! Valeu meu mano👊🏻🤙🏻
Sou arquiteto, 47 anos. Sempre gostei de tecnologia. Vale a pena essa transição de carreira? Gostaria de trabalhar na gringa...
Samuca que isso ta uma metralhadora
Eu estava bravo!
Tenho quase 23 anos e vou começar somente no ano que vem a faculdade de Ads, tive alguns imprevistos e também alguns problemas pessoais durante a minha vida adulta, caso alguém consiga dar uma ajuda e um direcionamento eu agradeço.
Vai dar tudo certo, nunca é tarde pra começar!
Nada ver irmão isso aí é o seu fluxo da vida é o que o destino reservou para você o que você viu e presenciou é coisa sua , cada um tem seu caminho
Excelente video, parabéns
Valeu meu amigo!
Cara, só de vc não ser calvo ja compensa qualquer coisa. kkkkkkkkk
Patrão: Dev não se preocupa em fazer o trabalho direito
Patrão: Faça um clone do ifood sozinho em 1 mês, o salário vai ser R$ 1.200,00.
Além disso, vc vai precisar ajudar a processar recrutamento do RH, gerenciar os e-mail do MS office 365 da empresa, gerenciar todos os servidores da empresa, precisa ficar de olho se algum server cai e agir imediatamente, independente se for final de semana ou feriado, sim aqueles servidores baratos e toscos. Vai ser PJ ok?
Meu amigo, eu não assisto muito vídeos do seu canal, sempre que aparece eu dou uma olhada, faço ads, to no 4º semestre, atualmente tenho matérias de gerência, front, poo, redes 2, mas todo ano fazemos trabalhos onde criamos sistemas completos, meu ultimo trabalho foi um sistema grande de Hemocentro, com funções ótimas, atualmente minha melhor linguagem é Java, sei tudo praticamente, menos spring, mas herança, polimofismo, poo, arvores, arrays, jason, já utilizei python, sei o front basico, só que eu não consigo ter uma visão do que esperar do mercado de trabalho, porque sabemos que tudo que aprendemos é uma base e na maioria das vezes no sistema, vai ser algo totalmente diferente do que aprendemos, ele te traz apenas um conhecimento, traz uma visão sobre isso por favor.
Opa trago sim meu amigo
respondendo sobre o que eu ando programando: nos últimos 2 meses aprendi:
angular 15 (rxjs)
redux / redux toolkit / redux toolkit pra react
por consequência aprendi jotai e zustand
rollup pra compilar iief
umas coisas de IA pra gerar imagem
=D