Fala Rods como está? Conforme o prometido vou passar o resultado do óleo que estou usando, como mencionei no meu ultimo comentário aqui após a troca das engrenagens da bomba de óleo, por indicação do Piu comecei a utilizar o óleo GULF, 100% sintético 10w40 e rodei um pouco mais de 8 mil km com este óleo, fiz o teste e o resultado foi de 41,8% , como tenho uma viagem marcada resolvi efetuar a troca, mas pelo resultado acredito que este óleo iria chegar bem próximo dos 10 mil km . Mantive o mesmo óleo GULF e vou acompanhando aqui e te passando os resultados que vou obtendo. Grande abraço e sucessos!
@@rodsnagaragem Se der uma olhada na internet vai encontrar algumas lojas confiáveis e com um bom custo. Pelos km rodados classifico este óleo como um exelente custo beneficio! Vou acompanhar agora pela segunda troca como que vai se comportar e mantenho informado. Abraços!
Boa noite irmão, tudo bem? Primeiramente parabéns pelos seus vídeos. Mas me diz uma coisa, como anda os testes com o gulf ? Vc poderia fazer um teste usando o bardhal b12 plus? Ele promete manter a aditivacao do óleo por mais tempo, reduzir o desgaste das peças, manter o motor mais limpo e etc. Se poder fazer um teste com ele eu agradeço, estou usando ele a um bom tempo na 500f, na proporção de 10% da capacidade total de óleo.
Fui comprar esse aparelho mas o imposto de importação é bem alto, mesmo assim achei muito interessante eu nem sabia que existia esse aparelho, vídeo top
Saudações capixabas. Adquiri uns 6 meses atrás uma G 650 (busquei ela ai na UFES) e fiquei receoso quando vi que a troca era aos 10k. Muito bom saber que existe esse aparelho, já vou por ele no carrinho. Excelente vídeo!
Caramba! Realmente vai muito de uso... Meu uso é extremo... Uso na cidade, porém é interior. Na BR meu uso é no limite máximo da moto, não consigo ultrapassar os 3 mil km com um óleo em minha moto... Já usei motul 5100 10w40 porém com o uso, era visível como o óleo baixava, então passei para o Petronas sintético 10w40, mas não fiz o aferimento correto, porém teve sim uma baixa... Agora com outra motocicleta, estou usando o Castrol sintético 10w40 e a troca continuará sendo com os 3 mil km... Quando retiro o óleo já está bem escuro. Não tenho ferramentas para aferir o óleo, porém creio ser a troca ideal para meu uso! Chega soar até um pouco estranho para mim, passar dos 5 mil km com um óleo na motocicleta... Porém seu uso realmente é tranquilo.
Não. Tem motores (como o da minha moto mesmo) que deixam o óleo escuro bem rápido. Não quer dizer que tenha desgastado. A viscosidade, a lubrificação e a limpeza se mantém.
Parabéns pelo vídeo muito bom vc explica muito fácil vc mostrar para meu filho e os amigos dele que troca o óleo da moto a cada 1000km e o óleo e sintético 10w30 espero pelo próximo vídeo Deus abençoe sempre
Gracias por la sugerencia. Aquí en Brasil, el aceite de Motul es mucho más caro que sus competidores (casi el doble!) Por eso estoy probando otros que son más asequibles. Actualmente estoy probando Repsol 100% sintético 10W-40.
Iván, un suscriptor del canal comentó que probó el aceite semisintético Motul 5100 en la F800GS Adventure y obtuvo el mismo resultado que yo con el Petronas: 8.000 km hasta los 30%.
@@rodsnagaragem el 5100 semisintetico lo llevaba yo en mi Varadero y lo cambiaba cada 5.000 km, siempre supe que podía estirarse un poco más... Podemos deducir entonces que el 7100 siendo sintético 100% puede aguantar los 10.000km sin problemas, verdad? 🤔 Interesante! Gracias!!!! 😁 Hay algo en el 7100 que no he notado con anteriores y es la suavidad que aporta al pedal del cambio, noto que engrana con mayor suavidad las marchas. Una vez más gracias! 🙏🏻 El contenido de tu canal es de mucha ayuda Rods! 👍🏻 👍🏻 👍🏻 👍🏻
Olá Rods, tudo bem contigo? Como sempre, você é muito didático na apresentação dos teus vídeos. Achei ótima essa ferramenta. Vou comprar uma. Abraço brother! Hued
Boa tarde! Blz? Tufo bem? Como já tinha comentado em uns dos vídeos, comprei o aparelho, tenho uma Tiger 800 XR com Castrol 10W40, vamos lá! Ando com a moto 2500 kms por fez trabalho em Florianópolis e moro em Itajaí! Fiz o teste com 5k o aparelho marcou qualidade de 95%, hoje testei novamente com 2,5k e deu 80%, antes de tudo isso já tinha comentado com o pessoal da Triumph sobre trocas intermediária a eles me falaram que o óleo é para se manter até os 10k tranquilamente e como o aparelho informou realmente o Castrol é um óleo excelente mesmo.👏
@@rodsnagaragem Sim! Nunca vi ou pelo menos nunca pensei nisso até ver o aparelho rss digo isso por que sempre vemos comentários para realizar a troca se é 10k fazer uma com 5k, no caso do Castrol não vejo a necessidade, até a viscosidade parece ainda bem preservada, enfim, acho que vale a pena investir em um óleo com essa qualidade!
E ai Rods, como vai ? Usei e testei este óleo Petronas na minha moto Kawasaki NInja 250r em uso severo (cidade) e estendi a troca para 8000 km rodando 44km por dia de segunda a sabado e uns 20km no domingo e a embreagem ficou péssima, levando isso em conta, creio que ate uns 7000 ele aguenta na minha moto (em uso severo). Gostei da ferramenta, irei adquirir uma também, abraço! +1Inscrito
Olá! Não sugiro estender prazo de troca de óleo! Há outras características do óleo que se degradam com o tempo e uso, como a viscosidade. Minha sugestão é seguir os prazos de manual. A ferramenta serve para decidir sobre antecipar a troca, não postergar.
Excelente vídeo! Tenho uma f800 gs adv e estou usando o 10w50 da Castrol 100% sintético, e acreditando que vai até perto dos 10mil km, mas agora depois de ver seu vídeo, fiquei com uma pulga atrás da orelha. Valeu d+!
acredito que nenhum oleo chegue aos 8000 mil km eu to usnado lubrax mineral ea moto ta amarrada to buscando um oleo sintetico que tenha um bom desempenho minha moto e uma rara fan 125 2005 sou feliz com minha moto e cuido dela parabéns pelo video
Bom video, Eu acredito que 8 mil km o óleo estando com 30% praticamente, com essa margem de 30% em que ele ainda poder ser usando, acredito que ele seria capaz de desempenhar seu papel até o uso total, visto também que restam 20% para chegar ao teto estabelecido pelo fabricante da moto em questão de KM, ou seja, o óleo sim chegaria aos seus 100% de uso nos 10mil km rodados, agora sejamos sinceros, roda 8mil km com uma troca de óleo já esta mais do que bom não é mesmo?
Ótimo vídeo... .... Mas ainda estou com dúvidas sobre qual óleo pegar Estou pegando uma Crosser 150 0km, sou motoboy Estou na dúvida de óleo semi sintético ou sintético Yamalube, Motul ou Pretonas 10w40 Manual fala em trocar de 5mil km, creio que trocarei entre 2.5 e 3mil km
@@luizaldo1831 Precisa ver se ele atende as especificações do manual dessa moto. Verificar se a viscosidade 15W-50 é a recomendada, se ele atende ou supera o grau API (SL, SM, SN) e se atende a classificação JASO (MA, MA-2) requeridos.
A meu ver, indica que tem boas propriedades detergentes. Mas, sinceramente, o que esses testes estão me mostrando não é a qualidade do óleo, mas o momento mais apropriado para a troca. Somente isso. Não é possível afirmar nada sobre a qualidade do óleo em teste, porque vários fatores podem estar atuando. Só o que o teste mostra é quando o óleo está saturado, nada mais.
Sensacional esse vídeo. Óleo não chegou aos 10000 km em uso na rodovias porém se nosso combustível fosse de melhor qualidade provavelmente chegaria. E se fosse o trajeto em perímetro urbano uns 5000 km estaria de bom tamanho a troca de óleo.
Bons apontamentos. Seria legal testar na moto de alguém que usa para trajetos urbanos para ver quanto dura efetivamente! Eu praticamente não uso minha moto para deslocamentos na cidade.
Por mais que escutemos muito a frase de que nossa gasolina é ruim, saiba que a anos, ela está longe de ser uma das piores. Ela JÁ FOI ruim, mas atualmente está bem ok (isso não é uma opinião minha, pesquise as matérias, Google está aí pra todos).
É uma interpretação possível. Mas de todo modo, precisa trocar quando ficar saturado, ainda que seja mais cedo que o manual propõe. É para isso que a ferramenta de teste serve.
Desculpe decepcionar, mas toda troca de óleo provoca esse efeito. É a diferença de viscosidade do novo em relação ao velho. Nada a ver com as marcas, que no seu caso, são ambas ótimas.
Amigo eu digo com toda a certeza que a diferença é notável, mesmo quando usava o Motul novo a marcha não era tão macia quanto agora, a dúvida é se vai se manter assim até chegar a próxima troca.@@rodsnagaragem
Eu tenho uma Tiger 800 e uso óleo sintético Motul ou Castrol mas é bom saber dessa opção. Apesar de o fabricante recomendar 10.000KM, com 7.000KM eu costumo perceber que as marchas começam a ficar mais duras para encaixar então faço a troca com 7.000KM. Parabéns pelo vídeo. Vou fazer um teste com esse óleo.
Motul e Castrol 100% sintéticos são primeiríssima linha em lubrificantes! Você tá muito bem servido com essas escolhas. Uma conta interessante de fazer seria se usar Petronas Sprinta por 7.000 km sairia mais barato que os outros 2 por 10.000 km. Creio que sim! E para esse periodo de 7.000 km o Petronas se mostrou muito bom
Se eu uso o motul 10w40 5100 troco de 3.000 em 3.000 tenho vontade de trocar pelo petronas 100% sintético corro algum risco de ter algum prejuízo ou não ?
Motul 5000 não tenho interesse de usar. O 5100 eu usaria mas acho caro, tem opções melhores mais baratas. O Castrol também é uma possibilidade, depende de encontrar a bom preço.
@@Feijao_personal O que eu sempre digo é que quem define a quilometragem e a especificação do óleo é o manual do proprietário. Siga ele. Pode adiantar a troca se quiser, mas nunca atrasar em relação ao que o manual recomenda. Também não deve mudar a especificação do óleo. Se o manual pede mineral, pode usar mineral, semi ou sintético. Se pede semi, pode usar semi ou sintético. Se pede sintético, só pode usar sintético.
@@rodsnagaragem mas então o óleo indicado é o óleo sintético vejo vários tipos mutum , Castrol , mas esse não vi ninguém falar como vi que vc botou em sua bm tbm descidi fazer a essa pergunta pois não entendo , vejo todos colocar o mutum 7100 é superior a esse que você usou , no meu caso ando mais em cidade por isso troco de 5 mil , eu tinha uma f800 e troquei nessa gs1200 2018 aí estou nessa dúvida
Amigo uma dúvida… por ele estar com mais impurezas… não significa que o poder de limpeza do óleo não foi eficiente? Se tivesse com menos impurezas não significaria que o óleo mesmo bom não foi pior neste critério? Um abraço e obrigado pelo teste!
Muito interessante esse aparelho! Ótimo resultado, até porque é um óleo bem mais em conta que outras marcas famosas. Eu comecei a usar esse lubrificante na minha CB 300 ontem, uso 90% em viagens acelerando de 6 mil a 8 mil RPM, numa velocidade de 115 a 150 km/h com a transmissão 15% mais longo que a original. Acho que no meu caso, não convém rodar 8 mil kms né
Olá! Não sei qual a quilometragem recomendada no manual da sua moto, mas minha recomendação é que você respeite o que diz no manual da moto. Na minha o manual recomenda trocas a cada 10.000km, e a ferramenta de teste até hoje nunca me deixou chegar nesse valor, sempre aponta a troca antes. Em outra moto o resultado pode ser diferente, porque cada motor tem suas características. Mas em todas não se deve estender o prazo de troca além do recomendado no manual.
@@rodsnagaragem Concordo contigo e obrigado pela resposta. A minha CB 300 é 2010/11 e no manual recomenda trocar com 4 mil kms, porém, a XRE 300 de 2016 até 2022 tem o mesmo motor e é recomendado trocar com 6 mil kms, creio que é porque o lubrificante pró Honda evoluiu de API SJ para API SL.
@@gerson6820 ah, pode ser. Lubrificantes melhores permitem essa mudança. Mas será que não teve alteração no motor também? Esse motor 300cc teve muitos problemas de cabeçote ao longo desses anos, pode ter recebido mudanças para evitar a quebra.
@@rodsnagaragem O motor da CB 300 R teve uma pequena melhora no cabeçote apenas no ano 2012, porém somente em 2023 que criaram outro motor quando lançaram a nova CB 300 F
Olá! Não tenho dúvida nenhuma que o 7100 deve ser um excelente óleo, mas ao meu ver é caro demais. Tem opções adequadas para minha moto por menos da metade do preço.
Boa tarde Tenho uma titan 125 2001, sempre usei oleo mobil 20w50 jaso ma2, tenho encontrado o Petronas 20w50 jaso ma2 cerca de 20 % mais barato. Gostaria que você me orientasse sobre a qualidade desse oleo da Petronas se possível. Meus amigos dizem que como pode um produto ter a mesma qualidade que o outro e ter um preço tão diferenciado assim. Será que pode me ajudar na dúvida? É que eu uso uma quantidade até boa e daria uma economia boa se eu comprar o Petronas em vez do mobil. Só não pode acontecer de o barato sair caro no final. Obrigado
@@rodsnagaragemnão tinha assistido o vídeo por que sua moto não tem nada a ver com a minha, agora assisti e perdi a confiança na qualidade do óleo principalmente porque minha moto é só cidade, só 1° e 2° marchas. 😢 Obrigado pela informação, é aquele velho ditado, o barato sai caro mesmo.
Boa dica meu amigo,,,, gostei de mas,,,,,,,, será que o óleo motul 100%sintetico 7.100 km,,,,, ele está numa kilometragem correta,,,,,,será que é seguro rodar toda essa quilometragem???
O plano de manutenção das BMWs requer troca de óleo a cada 10.000 km. Os testes de durabilidade visam justamente verificar até qual quilometragem se chega até que a ferramenta de teste indique troca.
@@rodsnagaragemeu tenho uma crosser 150cc da Yamaha,,,,,,, e uma NH 190cc,,,,,,,, e comprei agora a nova ZX6R da kawzaki a nova desse ano,,,, então comprei o óleo motul 7.100 km pra colocar nela quando eu for fazer a troca,,,,,, estou esperando só ela fazer os primeiros 1000 kms pra fazer a troca
Essa informação você deve verificar no Manual do Proprietário da sua moto. Ele é a principal referência nessa questão. A ferramenta de teste é utilizada para saber se é necessário antecipar a troca. Mas o resultado que ela dá na minha moto pode não ser nem parecido com o da sua.
Olá! Comprei pela internet (MercadoLivre) . Mas tem que ter muito cuidado com falsificação. Em outra compra de óleo Mobil 1 os frascos vieram sem lacre.
Desculpe, mas meu propósito não é dar opiniões. Eu faço testes usando a ferramenta que disponho e deixo a seu cargo tomar suas escolhas considerando os resultados. Minha sugestão sobre óleo, para qualquer moto, é siga a especificação do manual em viscosidade, grau API e classificação JASO. Isso é importante. Já a marca, tem muitas de ótima qualidade.
Olá eu tenho uma f800gs será que pode usar este óleo aí nela ? Atualmente eu uso o top rider Ipiranga 100%sintetico Tb. E vi que usa em uma 800cc Tb será que posso trocar ?
Boa tarde! Você pode usar qualquer óleo que cumpra as especificações da fábrica. No caso da F800GS as especificações são as mesmas da F800R, então pode usar sim. Agora, o óleo Ipiranga também tem muita qualidade e não há problema em utilizá-lo. Prefira a viscosidade 10W-40 ou 10W-50 pelos motivos que explico nesse vídeo: th-cam.com/video/Z9jRx495zF0/w-d-xo.html
O prazo de troca é definido pelo fabricante do MOTOR e não deve ser alterado pelo uso de um óleo sintético. Na BMW é recomendado 1 ano ou 10.000 km, o que acontecer primeiro.
Rods, tudo bem? me tira uma dúvida, no manual da 2012 fala para utilizar o 10w 40, porém vi que 2013 já se utiliza os 15w50, acha que teria algum problema utilizar o Castrol POWER 1 RACING 4T 10W-50?
Opa Rods, sempre acompanho seus vídeos, estive pra pegar a f800 por suas dicas, porém vou passar para a f800gs, sabe me falar da vida útil desse motor? Estimativas ?
É o mesmo motor, nas suas entranhas. Durabilidade depende do cuidado no uso e da manutenção. O Alexandre Piu já tem mais de 200.000 km rodados com a dele, e não é o único.
Para dizer que é melhor teria que ter critérios de comparação e testes. Esse aparelho que eu tenho testa só durabilidade, o que não permite essa afirmação. Mas em um aspecto o Petronas é certamente melhor - é 100% sintético.
Tenho uma lander 2009, estou utilizando o Gulf 10w40 sintético, mas devido o aumento do preço estou pensando em ir para o Petronas F900 10w40 sintetico, recomenda para uso urbano até qual kilometragem? visto que a refrigeração da lander é por radiador de oléo
Olá! Eu não recomendo marca nenhuma. Importante é você manter as especificações do manual da sua moto para o óleo - viscosidade, grau API e classificação JASO. Também importante saber que 100% sintético é sempre melhor que semissintético, que é melhor que mineral.
Sim, o motor agradece. Mas seu bolso e o meio ambiente não. A minha questão é trocar nos momentos certos, sem desperdício de recurso algum. Se o óleo durar 10.000, vai ser nos 10.000 que vou trocar. Esse é o propósito desses testes - me dar critério para o melhor uso do lubrificante.
A questão que me interessa não é "preferir", é ter critérios técnicos para uma escolha. Essa questão é cheia de achologias. Eu não sou desse time. Para sair da recomendação do manual do fabricante, preciso de critérios. Os testes tem me dado um critério adequado.
@@rodsnagaragem você está certinho e somos iguais nisso! Esses achismos de preferir antecipar não descem mais pra mim, principalmente pq não estamos mais no inicio dos anos 2000. Os oleos evoluíram - pra mim é desperdício ficar jogando fora um óleo que ainda está bom pra rodar.
Eu sugiro sempre usar óleos 100% sintéticos, API de SL a SN, na viscosidade que seu manual recomenda. Não indico marcas, até porque eu mesmo não tenho fidelidade a nenhuma delas.
Não testei com uso predominantemente urbano, então fica difícil eu cravar um número. Mas considerando que a recomendação da BMW é de trocas a cada 10.000 para uso normal, trocar com 5.000 é uma medida bem adequada para uso severo. Óleos 100% sinteticos deveria poder levar mais, talvez 7500 km, porque degradam muito menos com o uso.
Por enquanto só fiz teste do Petronas Sprinta F900, que chegou a 7.500 km, e um parceiro fez do Motul 5100, que também foi a 7.500 km bem. Não tenho resultado de nenhum outro.
Rods, consegue me descrever o cheiro que esse óleo tem ?? comprei 3 litro pra minha Vstron, primeira vez que compro esse óleo, percebi que ele tem um cheiro característico de óleo 90, confirma isso ??
Estava trocando o da minha mt07 com 3 mil km usando yamalube, vou fazer outra troca agora, com 3 mil km dnv, queria usar um motul 5100 mas esse sprinta f900 tá me chamando atenção, mais barato e sintetico
@@GabrielSouzas Comprei esse f900 e vou trocar amanha. Com yamalube apos uns 3 mil km eu sentia que a moto ficava muito mais barulhenta, cambio duro... Vamos ver com o sprinta, se da pra passar dos 3k rsrs
No meu conhecimento, o resultado do equipamento mostrou a contaminação, a " sujeira realmente está lá no motor " mas os outros fatores como a viscosidade, a carga aditiva que protege o motor contra essa sujeira, a própria degradação do óleo, são fatores a ser analisado antes de condenar o óleo se ele pode rodar mais ou menos e isso só é possível determinar em testes de laboratório a partir de uma amostra desse óleo usado. Um detalhe importante é que um dos aditivos presentes em todos os óleos é o cálcio um dos principais aditivos detergentes que cria uma BARREIRA como uma película em todo o motor e impede justamente dessa sujeira causar danos ao motor.
Quem quiser rodar mais, é opção de cada um na sua moto. Eu não. O teste me provê um critério para antecipar a troca sempre que necessário. E isso não é "condenar o óleo". Não foi a Petronas que inventou que o óleo pode ser trocado a cada 10.000km. Foi a BMW. Eu usaria Petronas novamente por 7500 km sem menor problema. A viscosidade, como foi muito explicado durante o vídeo, NÃO foi avaliada.
Se você quiser fazer testes de laboratório e compartilhar aqui, não esqueça de me avisar quando for publicado. Vou adorar ver. Até lá, continuo com meus testes e antecipando a troca conforme o resultado deles. Meu motor agradece.
Caramba 7 mil km o tempo do petrona eu estou com o petronas sprinta ft 900 , fiz a troca na minha r6 e a previsao da proxima troca é fechar apenas 3 mil km , para substituir nao sei se esta certo , o mecanico marcou !!
@@rodsnagaragem é que não tem o manual , e não sei como ou onde ver isso !! O Petronas é 10w40 ft900 sintético qual seria a kilometragem de um motor bom para o tempo de um óleo assim ?
A diferença de rendimento entre 100% sintético e semi se dá na manutenção do range de viscosidade em longos prazos de uso. O sintético demora muito mais para degradar e "afinar", e por isso é melhor que o semi. Mas como falo no vídeo, a ferramenta não mede esse quesito.
Oi Rods, qual o filtro que usou no teste? Será que a marca ou a qualidade do filtro pode interferir no resultado do seu teste, quanto isso pode fazer diferença?
Não sei dizer o quanto um filtro de baixa qualidade influenciaria os resultados do que este aparelho mede. De todo modo, taí um teste que não vou fazer, hehehe! Vamos continuar teatando apenas o óleo. O teste atual está com filtro Mahle, que é igualmente muito bom.
Eu poderia fazer, mas vai demorar muito. Estou com o Petronas sintético agora, com pouco mais de 2500 km rodados. Tem também que eu acho o Castrol um tanto caro e estou pensando em testar primeiro opções mais em conta.
@@rodsnagaragem próxima troca de óleo minha motocicleta estará fora da tal "garantia de fabrica" vou usar o Sprinta Petronas também. Seus testes aí me convenceram.
@@rodsnagaragem blz. Mas o Repsol tem preço semelhante ao Castrol pelo que vi na internet. 7500 km para troca de óleo, vai levar mais de 1 ano no meu caso.🤣
Ou antes! Nunca depois. Eu começo a achar os prazos de manual meio exagerados. Esse teste aí é um degrau nesse caminho. Vamos ver o próximo óleo como se sai.
No início do teste eu realmente acreditava que o sintético ia dar conta dos 10k. Só não digo que foi surpresa o resultado porque o teste aos 7k já deixou claro que ele não chegaria a 10k.
Fala Rods como está? Conforme o prometido vou passar o resultado do óleo que estou usando, como mencionei no meu ultimo comentário aqui após a troca das engrenagens da bomba de óleo, por indicação do Piu comecei a utilizar o óleo GULF, 100% sintético 10w40 e rodei um pouco mais de 8 mil km com este óleo, fiz o teste e o resultado foi de 41,8% , como tenho uma viagem marcada resolvi efetuar a troca, mas pelo resultado acredito que este óleo iria chegar bem próximo dos 10 mil km .
Mantive o mesmo óleo GULF e vou acompanhando aqui e te passando os resultados que vou obtendo.
Grande abraço e sucessos!
Que legal!! Baita dica! Aqui onde moro nunca vi Gulf para vender, mas sei que é uma empresa super tradicional no mercado internacional.
@@rodsnagaragem Se der uma olhada na internet vai encontrar algumas lojas confiáveis e com um bom custo.
Pelos km rodados classifico este óleo como um exelente custo beneficio!
Vou acompanhar agora pela segunda troca como que vai se comportar e mantenho informado. Abraços!
@@motoaventurasshimadas2540 depois de comprar uma vez óleo falsificado na internet, agora só compro em lojas físicas da minha cidade.
Boa noite amigo, como anda a qualidade do gulf ? Obrigado.
Boa noite irmão, tudo bem? Primeiramente parabéns pelos seus vídeos. Mas me diz uma coisa, como anda os testes com o gulf ? Vc poderia fazer um teste usando o bardhal b12 plus? Ele promete manter a aditivacao do óleo por mais tempo, reduzir o desgaste das peças, manter o motor mais limpo e etc. Se poder fazer um teste com ele eu agradeço, estou usando ele a um bom tempo na 500f, na proporção de 10% da capacidade total de óleo.
Fui comprar esse aparelho mas o imposto de importação é bem alto, mesmo assim achei muito interessante eu nem sabia que existia esse aparelho, vídeo top
Caramba !! Este foi o melhor vídeo de motociclismo que já assisti aqui no YT, e olha que já vi muuuuuuitos ! Parabéns !
Muitíssimo obrigado! Espero que goste de outros vídeos do canal!
Boa.... Manutenção PREditiva na lubrificação do motor.
EXCELENTE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Saudações capixabas. Adquiri uns 6 meses atrás uma G 650 (busquei ela ai na UFES) e fiquei receoso quando vi que a troca era aos 10k. Muito bom saber que existe esse aparelho, já vou por ele no carrinho. Excelente vídeo!
Mas esse óleo é pra carro ou pra moto?
Excelente Rod's!
Também sou a favor de estar embasado em dados técnicos para definir as trocas, e não somente no "achismo".
Forte abraço!
É isso aí! É uma máquina, tem que ter técnica, razões e lógica na manutenção!
Parabéns pelo vídeo, realmente um conteúdo que agrega.
Gostei. Ótima explicação. Conhecimento passado de coração.... não tem preço... grande abraço....
Seus vídeos são bem técnicos, ótima qualidade; um alerta pra "turminha" que anda excedendo giros pelas ruas da cidade...pra isso existe conta-giros!
Isso aí! Cortar giro é uma bobagem que destrói o motor!
Aí vai quebrar o motor kkkkkkkkk meu Deus acabou o mundo. Compra uma bicicleta elétrica então
@@Tchepampa1Zé ran Dan Dan avistado bip.. bip.., alerta 🏍⚓️ Zé ran Dan Dan...
Caramba! Realmente vai muito de uso... Meu uso é extremo... Uso na cidade, porém é interior. Na BR meu uso é no limite máximo da moto, não consigo ultrapassar os 3 mil km com um óleo em minha moto... Já usei motul 5100 10w40 porém com o uso, era visível como o óleo baixava, então passei para o Petronas sintético 10w40, mas não fiz o aferimento correto, porém teve sim uma baixa... Agora com outra motocicleta, estou usando o Castrol sintético 10w40 e a troca continuará sendo com os 3 mil km... Quando retiro o óleo já está bem escuro. Não tenho ferramentas para aferir o óleo, porém creio ser a troca ideal para meu uso! Chega soar até um pouco estranho para mim, passar dos 5 mil km com um óleo na motocicleta... Porém seu uso realmente é tranquilo.
Cor do óleo não é critério para a troca. Mas trocar antecipadamente só traz problema para seu bolso. O motor agradece óleo sempre novo!
@@rodsnagaragem por exemplo, colocar um óleo da cor do Petronas do vídeo, e com 100 km conferir e o mesmo estar bem escuro, tem algum significado?
Não. Tem motores (como o da minha moto mesmo) que deixam o óleo escuro bem rápido. Não quer dizer que tenha desgastado. A viscosidade, a lubrificação e a limpeza se mantém.
Muito bem explicado , gostei .
É um parâmetro muito importante para adotar como referência. Gostei!
Parabéns pelo vídeo muito bom vc explica muito fácil vc mostrar para meu filho e os amigos dele que troca o óleo da moto a cada 1000km e o óleo e sintético 10w30 espero pelo próximo vídeo Deus abençoe sempre
Obrigado pelo vídeo 👏👏👏👏
Si en algún momento hace la prueba con Motul 7100 sería buenísimo ver el resultado de la máquina tras 10.000km. Gracias!! 👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Gracias por la sugerencia. Aquí en Brasil, el aceite de Motul es mucho más caro que sus competidores (casi el doble!) Por eso estoy probando otros que son más asequibles. Actualmente estoy probando Repsol 100% sintético 10W-40.
@@rodsnagaragem entiendo... Bueno, igualmente es interesante conocer la competencia! Gracias Rods! 👍🏻👍🏻🙏🏻🙏🏻😉
Iván, un suscriptor del canal comentó que probó el aceite semisintético Motul 5100 en la F800GS Adventure y obtuvo el mismo resultado que yo con el Petronas: 8.000 km hasta los 30%.
@@rodsnagaragem el 5100 semisintetico lo llevaba yo en mi Varadero y lo cambiaba cada 5.000 km, siempre supe que podía estirarse un poco más... Podemos deducir entonces que el 7100 siendo sintético 100% puede aguantar los 10.000km sin problemas, verdad? 🤔 Interesante! Gracias!!!! 😁 Hay algo en el 7100 que no he notado con anteriores y es la suavidad que aporta al pedal del cambio, noto que engrana con mayor suavidad las marchas.
Una vez más gracias! 🙏🏻 El contenido de tu canal es de mucha ayuda Rods! 👍🏻 👍🏻 👍🏻 👍🏻
No sé si se puede deducir eso. Petronas Sprinta es 100% sintetico, API SN, y solo alcanzó 8.000 km
Parabéns Rods! Show!
Valeu!!
Grande Rods! Desde os tempos de M@D.....e só agora vi que vc tem um canal top no youtube! Parabéns garoto!
Salve!! Bem vindo ao canal! Abraço!
Muito bom rods, parabéns pelo teste e esclarecimentos. Assim contudo ficamos mais eficazes nas manutenções preventivas de nossas motos!
Ótimo vídeo
Valeu!!
Seria bom fazer o teste em quem usa nos modelos antigos o semi sintético
Seria mesmo. Só que eu deixei a fase semi para trás, então vou ficar devendo.
Show professor
Valeu! Obrigado por assistir e pelo comentário!
Excelente teste Rods.. por garantia vou continuar fazendo a troca com 5k km ou 6 meses.. seria legal a Petronas dar uma resposta ao vídeo. 👏👏👏
Se fosse o caso, quem teria que responder seria a BMW... A Petronas não disse que o óleo era para 10.000km , quem disse foi a BMW no manual.
Ah, com 5 mil o óleo tava com índice de 60%, muito bom. Eu não trocaria tão cedo (na minha moto, com meu tipo de uso).
Olá Rods, tudo bem contigo?
Como sempre, você é muito didático na apresentação dos teus vídeos.
Achei ótima essa ferramenta. Vou comprar uma.
Abraço brother!
Hued
Grande abraço! Coloquei o link de onde comprei ela na descrição do vídeo!
Boa tarde! Blz? Tufo bem? Como já tinha comentado em uns dos vídeos, comprei o aparelho, tenho uma Tiger 800 XR com Castrol 10W40, vamos lá! Ando com a moto 2500 kms por fez trabalho em Florianópolis e moro em Itajaí! Fiz o teste com 5k o aparelho marcou qualidade de 95%, hoje testei novamente com 2,5k e deu 80%, antes de tudo isso já tinha comentado com o pessoal da Triumph sobre trocas intermediária a eles me falaram que o óleo é para se manter até os 10k tranquilamente e como o aparelho informou realmente o Castrol é um óleo excelente mesmo.👏
Top!! É caro mas justifica o preço, né?
@@rodsnagaragem Sim! Nunca vi ou pelo menos nunca pensei nisso até ver o aparelho rss digo isso por que sempre vemos comentários para realizar a troca se é 10k fazer uma com 5k, no caso do Castrol não vejo a necessidade, até a viscosidade parece ainda bem preservada, enfim, acho que vale a pena investir em um óleo com essa qualidade!
@@Guilherme4191 Exatamente, não há nenhuma necessidade de antecipar a troca utilizando um óleo tão bom!
Por favor, poderia informar o nome desse aparelho, e onde posso adquiri lo
@@flavioloffredo2061 Boa noite Flávio, comprei no Aliexpress, coloca na busca aparelho de teste de óleo lubrificante que ele aparece logo de cara! 👍
boa Rods, valeu por mais um video
Obrigado! Abraço!
Vídeo muito esclarecedor meu amigo! Obrigado!
Fantástico o video! Muito bom!!!!
Um vídeo melhor que o outro. Parabéns e espero o próximo teste. Tmj
Valeu! Agradeço por prestigiar o canal!
E ai Rods, como vai ? Usei e testei este óleo Petronas na minha moto Kawasaki NInja 250r em uso severo (cidade) e estendi a troca para 8000 km rodando 44km por dia de segunda a sabado e uns 20km no domingo e a embreagem ficou péssima, levando isso em conta, creio que ate uns 7000 ele aguenta na minha moto (em uso severo). Gostei da ferramenta, irei adquirir uma também, abraço! +1Inscrito
Olá! Não sugiro estender prazo de troca de óleo! Há outras características do óleo que se degradam com o tempo e uso, como a viscosidade. Minha sugestão é seguir os prazos de manual. A ferramenta serve para decidir sobre antecipar a troca, não postergar.
@@rodsnagaragem Eu entendo, assisti seu vídeo falando sobre isso também. Eu pensei que por ser um oleo sintético api SN aguentaria os 8000 rsrs
Vídeo top
Didática simples e direta, continue assim Rods, parabéns!!
Obrigado! Tamo junto!
Excelente vídeo! Tenho uma f800 gs adv e estou usando o 10w50 da Castrol 100% sintético, e acreditando que vai até perto dos 10mil km, mas agora depois de ver seu vídeo, fiquei com uma pulga atrás da orelha. Valeu d+!
Castrol é excelente. Quem sabe um dia eu testo ele também!
@@rodsnagaragem seu teste será muito bem vindo! Agora, estou até olhando o valor da ferramenta que vc usou...rsrsrs
É baratinha. Tem link na descrição.
@@rodsnagaragem show, comprei por 205 pila. Quando chegar eu farei o teste aqui, e depois te falo.
Ótimo!! Vai ser legal compartilhar os testes e resultados!
Estou de olho nesse repsol sintético. Vou aguardar os testes. 😉
Demora un pouco mas sai! Moto tá com uns 2.000 km rodados desde a troca para o Repsol.
Amigo qual foi o oleo repsol que vc usou vi que foi um repsol atv
Ótimo vídeo
Obrigado! Dá uma olhada nesse, que é o teste mais atual: th-cam.com/video/MauJoCOGdVY/w-d-xo.html
acredito que nenhum oleo chegue aos 8000 mil km eu to usnado lubrax mineral ea moto ta amarrada to buscando um oleo sintetico que tenha um bom desempenho minha moto e uma rara fan 125 2005 sou feliz com minha moto e cuido dela parabéns pelo video
Amigo ó óleo em grande quantidade ele pode ser usado mais km...tipo 1 litros 3 mil km .....2 litros 6 mil.
Minha BMW é a 750 GS, mesmo motor e cilindradas da 850 GS, o manual manda usar o 5W40 Sintético.
É completamente outro motor em relação a todas as F800. Não é mais o Rotax austríaco.
Bom video, Eu acredito que 8 mil km o óleo estando com 30% praticamente, com essa margem de 30% em que ele ainda poder ser usando, acredito que ele seria capaz de desempenhar seu papel até o uso total, visto também que restam 20% para chegar ao teto estabelecido pelo fabricante da moto em questão de KM, ou seja, o óleo sim chegaria aos seus 100% de uso nos 10mil km rodados, agora sejamos sinceros, roda 8mil km com uma troca de óleo já esta mais do que bom não é mesmo?
Falou bem. Concordo.
Faz um vídeo explicando a troca do filtro de combustível
Obrigado pela sugestão! Ainda não precisei fazer isso, mas quando minha moto precisar eu faço o vídeo!
Ótimo vídeo...
.... Mas ainda estou com dúvidas sobre qual óleo pegar
Estou pegando uma Crosser 150 0km, sou motoboy
Estou na dúvida de óleo semi sintético ou sintético
Yamalube, Motul ou Pretonas
10w40
Manual fala em trocar de 5mil km, creio que trocarei entre 2.5 e 3mil km
Depois poderia fazer do castro power racing 1 e motul 7.100.. muito bom.... 👍
Quem sabe mais para a frente. Acho esses dois excessivamente caros já que tem opções de mesmo nível pela metade do preço.
@@rodsnagaragem uso Castrol Power 1 Racing 10w40, qual óleo custo benefício você me recomendaria similar a ele?
Óleos 100% sintéticos de grandes fabricantes mundiais - Petronas, Repsol, Total, Shell, Mobil, YPF, Gulf, etc.
Utilizados na especificação correta e pelo período recomendado pelo fabricante, são todos ótimos e dão conta perfeitamente.
@@rodsnagaragem eu uso no máximo por 4mil km, troco por validade, de 6 em 6 meses, pq não rodo muito.
Bom dia o óleo da Shell 15w50 sintético é bom pra Tiger 800?
@@luizaldo1831 Precisa ver se ele atende as especificações do manual dessa moto. Verificar se a viscosidade 15W-50 é a recomendada, se ele atende ou supera o grau API (SL, SM, SN) e se atende a classificação JASO (MA, MA-2) requeridos.
Qual o senhor me aconselha,motul 10w40 ou petronas 20w 40?
R
Desculpe, mas eu não faço esse tipo de conselho. Quanto à especificação, sempre siga o Manual da motocicleta.
Grande Rodrigo... aprendemos muito com seus vídeos. Saiba que no início este ano eu comprei uma F800R graças aos seus vídeos. Obrigado por tudo.
Opa!! Bem vindo às F800R! Espero que esteja gostando!
Esse óleo, por ter saturado "cedo" indica que não tem qualidade o suficiente ou ele foi bom o bastante porque "limpou" demais o motor e ficou sujo?
A meu ver, indica que tem boas propriedades detergentes.
Mas, sinceramente, o que esses testes estão me mostrando não é a qualidade do óleo, mas o momento mais apropriado para a troca. Somente isso. Não é possível afirmar nada sobre a qualidade do óleo em teste, porque vários fatores podem estar atuando. Só o que o teste mostra é quando o óleo está saturado, nada mais.
Legal vídeo...eu sempre falo isso sobre oleo
MESTRE PIU!!! Que honra um comentário seu nos meus vídeos! Muito obrigado!
Bom dia estou querendo utilizar esse na minha tiger 800 devido ao preço e que está 3 vezes mais barato que que o Castrol,sera que vale apena
Depende do que você considera ser "valer a pena".
Sensacional esse vídeo. Óleo não chegou aos 10000 km em uso na rodovias porém se nosso combustível fosse de melhor qualidade provavelmente chegaria. E se fosse o trajeto em perímetro urbano uns 5000 km estaria de bom tamanho a troca de óleo.
Bons apontamentos. Seria legal testar na moto de alguém que usa para trajetos urbanos para ver quanto dura efetivamente! Eu praticamente não uso minha moto para deslocamentos na cidade.
Por mais que escutemos muito a frase de que nossa gasolina é ruim, saiba que a anos, ela está longe de ser uma das piores.
Ela JÁ FOI ruim, mas atualmente está bem ok (isso não é uma opinião minha, pesquise as matérias, Google está aí pra todos).
O óleo que estaria sujo mais cedo não seria melhor por ser mais limpante ?
É uma interpretação possível. Mas de todo modo, precisa trocar quando ficar saturado, ainda que seja mais cedo que o manual propõe. É para isso que a ferramenta de teste serve.
@@rodsnagaragem Perfeito! Obrigado
Tenho uma Chopper Road 150, estava usando Motul 5100, ao mudar para o Petronas f900, senti a troca de marcha muito mais macia, parece até outra moto!
Desculpe decepcionar, mas toda troca de óleo provoca esse efeito. É a diferença de viscosidade do novo em relação ao velho. Nada a ver com as marcas, que no seu caso, são ambas ótimas.
Amigo eu digo com toda a certeza que a diferença é notável, mesmo quando usava o Motul novo a marcha não era tão macia quanto agora, a dúvida é se vai se manter assim até chegar a próxima troca.@@rodsnagaragem
@@DiegoN.Smuitas pessoas relatam isso. Ele deve causar esse efeito mesmo
Eu tenho uma Tiger 800 e uso óleo sintético Motul ou Castrol mas é bom saber dessa opção.
Apesar de o fabricante recomendar 10.000KM, com 7.000KM eu costumo perceber que as marchas começam a ficar mais duras para encaixar então faço a troca com 7.000KM.
Parabéns pelo vídeo.
Vou fazer um teste com esse óleo.
Motul e Castrol 100% sintéticos são primeiríssima linha em lubrificantes! Você tá muito bem servido com essas escolhas.
Uma conta interessante de fazer seria se usar Petronas Sprinta por 7.000 km sairia mais barato que os outros 2 por 10.000 km. Creio que sim! E para esse periodo de 7.000 km o Petronas se mostrou muito bom
Se eu uso o motul 10w40 5100 troco de 3.000 em 3.000 tenho vontade de trocar pelo petronas 100% sintético corro algum risco de ter algum prejuízo ou não ?
Muito pelo contrário. O Petronas é 100% sintético e o Motul 5100 é apenas semi.
Pode testar o motul 5000 e o Castrol actevo 10w40
Motul 5000 não tenho interesse de usar. O 5100 eu usaria mas acho caro, tem opções melhores mais baratas. O Castrol também é uma possibilidade, depende de encontrar a bom preço.
Fala Rods boa tarde esse óleo pra botar em uma gs1200 rodo no máximo 5 mil km o que você acha uns boa opção ?
@@Feijao_personal O que eu sempre digo é que quem define a quilometragem e a especificação do óleo é o manual do proprietário. Siga ele. Pode adiantar a troca se quiser, mas nunca atrasar em relação ao que o manual recomenda. Também não deve mudar a especificação do óleo. Se o manual pede mineral, pode usar mineral, semi ou sintético. Se pede semi, pode usar semi ou sintético. Se pede sintético, só pode usar sintético.
@@rodsnagaragem mas então o óleo indicado é o óleo sintético vejo vários tipos mutum , Castrol , mas esse não vi ninguém falar como vi que vc botou em sua bm tbm descidi fazer a essa pergunta pois não entendo , vejo todos colocar o mutum 7100 é superior a esse que você usou , no meu caso ando mais em cidade por isso troco de 5 mil , eu tinha uma f800 e troquei nessa gs1200 2018 aí estou nessa dúvida
Bom dia Rods,como se chama o teu aparelho?
Não tem nome. Encontra link para ela na descrição do vídeo.
Amigo uma dúvida… por ele estar com mais impurezas… não significa que o poder de limpeza do óleo não foi eficiente? Se tivesse com menos impurezas não significaria que o óleo mesmo bom não foi pior neste critério? Um abraço e obrigado pelo teste!
Sim, essa é uma interpretação possível. A ferramenta deve ser utilizada para decidir pela antecipação da troca, porque mede saturação.
Muito interessante esse aparelho! Ótimo resultado, até porque é um óleo bem mais em conta que outras marcas famosas. Eu comecei a usar esse lubrificante na minha CB 300 ontem, uso 90% em viagens acelerando de 6 mil a 8 mil RPM, numa velocidade de 115 a 150 km/h com a transmissão 15% mais longo que a original. Acho que no meu caso, não convém rodar 8 mil kms né
Olá! Não sei qual a quilometragem recomendada no manual da sua moto, mas minha recomendação é que você respeite o que diz no manual da moto. Na minha o manual recomenda trocas a cada 10.000km, e a ferramenta de teste até hoje nunca me deixou chegar nesse valor, sempre aponta a troca antes. Em outra moto o resultado pode ser diferente, porque cada motor tem suas características. Mas em todas não se deve estender o prazo de troca além do recomendado no manual.
@@rodsnagaragem Concordo contigo e obrigado pela resposta. A minha CB 300 é 2010/11 e no manual recomenda trocar com 4 mil kms, porém, a XRE 300 de 2016 até 2022 tem o mesmo motor e é recomendado trocar com 6 mil kms, creio que é porque o lubrificante pró Honda evoluiu de API SJ para API SL.
@@gerson6820 ah, pode ser. Lubrificantes melhores permitem essa mudança. Mas será que não teve alteração no motor também? Esse motor 300cc teve muitos problemas de cabeçote ao longo desses anos, pode ter recebido mudanças para evitar a quebra.
@@rodsnagaragem O motor da CB 300 R teve uma pequena melhora no cabeçote apenas no ano 2012, porém somente em 2023 que criaram outro motor quando lançaram a nova CB 300 F
@@gerson6820 mas o da XRE teve atualizações. Mudou uma porção de coisas no cabeçote.
Top
Faz esse mesmo teste com o óleo da motul 7100
Olá! Não tenho dúvida nenhuma que o 7100 deve ser um excelente óleo, mas ao meu ver é caro demais. Tem opções adequadas para minha moto por menos da metade do preço.
Boa tarde
Tenho uma titan 125 2001, sempre usei oleo mobil 20w50 jaso ma2, tenho encontrado o Petronas 20w50 jaso ma2 cerca de 20 % mais barato. Gostaria que você me orientasse sobre a qualidade desse oleo da Petronas se possível. Meus amigos dizem que como pode um produto ter a mesma qualidade que o outro e ter um preço tão diferenciado assim. Será que pode me ajudar na dúvida?
É que eu uso uma quantidade até boa e daria uma economia boa se eu comprar o Petronas em vez do mobil. Só não pode acontecer de o barato sair caro no final. Obrigado
Se você assistiu o vídeo já tem toda informação que eu posso lhe dar. Testei em uma BMW F800R por 8.000 km.
@@rodsnagaragemnão tinha assistido o vídeo por que sua moto não tem nada a ver com a minha, agora assisti e perdi a confiança na qualidade do óleo principalmente porque minha moto é só cidade, só 1° e 2° marchas. 😢
Obrigado pela informação, é aquele velho ditado, o barato sai caro mesmo.
Parabéns pelo trabalho e conteúdo de qualidade. Eu uso o Petronas na minha Vulcan 650 irei adquirir essa ferramenta. Como está o teste com do Repsol?
Obrigado pelo elogio! O teste como Repsol está ainda muito no início, falta muito para ter os resultados!
Se o óleo limpar bem o interior do motor não vai saturar mais rápido de sujeira 😊
Possivelmente. Mas também terá que ser trocado ao atingir o ponto de saturação, que é o que a ferramenta indica.
Boa dica meu amigo,,,, gostei de mas,,,,,,,, será que o óleo motul 100%sintetico 7.100 km,,,,, ele está numa kilometragem correta,,,,,,será que é seguro rodar toda essa quilometragem???
O plano de manutenção das BMWs requer troca de óleo a cada 10.000 km. Os testes de durabilidade visam justamente verificar até qual quilometragem se chega até que a ferramenta de teste indique troca.
@@rodsnagaragemeu tenho uma crosser 150cc da Yamaha,,,,,,, e uma NH 190cc,,,,,,,, e comprei agora a nova ZX6R da kawzaki a nova desse ano,,,, então comprei o óleo motul 7.100 km pra colocar nela quando eu for fazer a troca,,,,,, estou esperando só ela fazer os primeiros 1000 kms pra fazer a troca
Ótima escolha! 100% sintético, sua ZX agradece!
Por favor, qual nome desse aparelho? Quero adquirir um
@@flavioloffredo2061 leia a descrição do vídeo.
@@rodsnagaragem achei! Muito obrigado!!
Quantos quilômetros deve trocar o óleo usando o Petronas 9.100 em uma MT 07?
Essa informação você deve verificar no Manual do Proprietário da sua moto. Ele é a principal referência nessa questão.
A ferramenta de teste é utilizada para saber se é necessário antecipar a troca. Mas o resultado que ela dá na minha moto pode não ser nem parecido com o da sua.
Q vc pensa?
Excelente vídeo parabéns, sou de Vila Velha, gostaria de saber se vc comprou o petronas aqui na grande Vitória mesmo? E se comprou, foi em qual lugar?
Olá! Comprei pela internet (MercadoLivre) . Mas tem que ter muito cuidado com falsificação. Em outra compra de óleo Mobil 1 os frascos vieram sem lacre.
@@rodsnagaragem ah sim show, o Mobil realmente está difícil de comprar com certeza de ser original.
Usei desse oleo na minha Twister,mas achei que ele ter um cheiro muito forte, é isso mesmo,?
Não, não tem cheiro nenhum de diferente...
Poderiam fazer o teste na z300.
Já foi feito.
Olar amigo, tô querendo usar este na minha cg fan 160 Honda o Sr pode dar alguma opinião sobre isso?
Desculpe, mas meu propósito não é dar opiniões. Eu faço testes usando a ferramenta que disponho e deixo a seu cargo tomar suas escolhas considerando os resultados.
Minha sugestão sobre óleo, para qualquer moto, é siga a especificação do manual em viscosidade, grau API e classificação JASO. Isso é importante. Já a marca, tem muitas de ótima qualidade.
Olá eu tenho uma f800gs será que pode usar este óleo aí nela ? Atualmente eu uso o top rider Ipiranga 100%sintetico Tb. E vi que usa em uma 800cc Tb será que posso trocar ?
Boa tarde! Você pode usar qualquer óleo que cumpra as especificações da fábrica. No caso da F800GS as especificações são as mesmas da F800R, então pode usar sim. Agora, o óleo Ipiranga também tem muita qualidade e não há problema em utilizá-lo. Prefira a viscosidade 10W-40 ou 10W-50 pelos motivos que explico nesse vídeo: th-cam.com/video/Z9jRx495zF0/w-d-xo.html
Como é o nome desse equipamento amigo quero compra um
Veja link na descrição do vídeo!
Esse óleo sintético o tempo de troca dele é 6 meses ou 1 ano? Rodo pouco e queria saber se compensa usar esse óleo.
O prazo de troca é definido pelo fabricante do MOTOR e não deve ser alterado pelo uso de um óleo sintético. Na BMW é recomendado 1 ano ou 10.000 km, o que acontecer primeiro.
Rods, tudo bem? me tira uma dúvida, no manual da 2012 fala para utilizar o 10w 40, porém vi que 2013 já se utiliza os 15w50, acha que teria algum problema utilizar o Castrol POWER 1 RACING 4T 10W-50?
Muito pelo contrário!! Recomendo muito. Dá uma olhada no vídeo sobre a quebra da bomba de óleo. Vou colocar o link aqui.
th-cam.com/video/Z9jRx495zF0/w-d-xo.html
Posso usar no meu carro siena 1.0 celebration!?
Óleos para motos são diferentes de óleos para carros. Deve haver óleo deste fabricante na especificação que seu carro exige, dê uma pesquisada.
🙌👏
Opa Rods, sempre acompanho seus vídeos, estive pra pegar a f800 por suas dicas, porém vou passar para a f800gs, sabe me falar da vida útil desse motor? Estimativas ?
É o mesmo motor, nas suas entranhas. Durabilidade depende do cuidado no uso e da manutenção. O Alexandre Piu já tem mais de 200.000 km rodados com a dele, e não é o único.
Eu não sei se há um limite máximo, mas tenho certeza que é bem mais do que eu consigo rodar com a moto!
Este óleo é melhor que o Motull 10w40 semi sintético
Para dizer que é melhor teria que ter critérios de comparação e testes. Esse aparelho que eu tenho testa só durabilidade, o que não permite essa afirmação. Mas em um aspecto o Petronas é certamente melhor - é 100% sintético.
@@rodsnagaragem vou passar a usar este óleo melhor custo benefício
Sou do ES tbm, excelente conteúdo.. qual nome desse aparelho ?
Ele não tem nome.
Tem o link onde comprei ele na descrição do vídeo.
Amigo vc já testou o motul 510 e 7100 ?
Deste já agradeço
Eu não mas inscritos do canal já testaram o Motul 5100. Tá num comentário fixado em um dos vídeos de teste aqui do canal.
Showw
Valeu Ariel! Abraço!
Faz o teste com o motul eu comprei uma ferramenta dessa logo posto no canal me seguem la
Coloca o nome ou o link do seu canal aqui para as pessoas seguirem!
Tenho uma lander 2009, estou utilizando o Gulf 10w40 sintético, mas devido o aumento do preço estou pensando em ir para o Petronas F900 10w40 sintetico, recomenda para uso urbano até qual kilometragem? visto que a refrigeração da lander é por radiador de oléo
Olá! Eu não recomendo marca nenhuma. Importante é você manter as especificações do manual da sua moto para o óleo - viscosidade, grau API e classificação JASO. Também importante saber que 100% sintético é sempre melhor que semissintético, que é melhor que mineral.
Qual nome desse aparelho?
Não tem nome. Link na descrição.
Na sua opinião quantos km esse óleo suportaria em regime severo de uso? 5 mil km ?
É uma boa aposta. Mas é difícil dizer sem testar. Por ser 100% sintético pode suportar bem o regime para os 7500 km.
@@rodsnagaragem Ok. Obrigado pelo vídeo!! Like!!
Neste 2000 que voce rodou com o repsol esta marcado quanto no seu aparelho e em comparaçao ao sprinta como foi. Obrigado e abraços !
Olá! Só vou divulgar os resultados do Repsol ao final do teste, como fiz com o Petronas. Não pretendo divulgar resultados intermediários.
Onde vende essa medidor da qualificação do óleo? Qual o nome dele?
Veja mais sobre a ferramenta no vídeo que dá início à série.
th-cam.com/video/Qvu-jbtnKNM/w-d-xo.html
Tem o link em que fiz a compra na descrição do vídeo. Não sei se ainda está ativo. É Aliexpress
Eu sempre troco antes, se era pra trocar com 10 mil km eu troco com 7 mil km, o motor só agradece.
Sim, o motor agradece. Mas seu bolso e o meio ambiente não. A minha questão é trocar nos momentos certos, sem desperdício de recurso algum. Se o óleo durar 10.000, vai ser nos 10.000 que vou trocar. Esse é o propósito desses testes - me dar critério para o melhor uso do lubrificante.
Melhor previnir,prefiro antecipar @@rodsnagaragem
A questão que me interessa não é "preferir", é ter critérios técnicos para uma escolha. Essa questão é cheia de achologias. Eu não sou desse time. Para sair da recomendação do manual do fabricante, preciso de critérios. Os testes tem me dado um critério adequado.
@@rodsnagaragem você está certinho e somos iguais nisso! Esses achismos de preferir antecipar não descem mais pra mim, principalmente pq não estamos mais no inicio dos anos 2000. Os oleos evoluíram - pra mim é desperdício ficar jogando fora um óleo que ainda está bom pra rodar.
Estou usando este óleo na minha scooter mas qual voce me recomendaria ?
Esse óleo Petronas é muito bom não precisa mudar. Só atente bem aos prazos de troca na sua scooter. Continuo utilizando ele na Z300 de meu filho.
Eu sugiro sempre usar óleos 100% sintéticos, API de SL a SN, na viscosidade que seu manual recomenda. Não indico marcas, até porque eu mesmo não tenho fidelidade a nenhuma delas.
Então, trocar com 5 a 6.000 Km para quem faz uso urbano, está de bom tamanho com qquer óleo sintético ou semi-sintético?
Não testei com uso predominantemente urbano, então fica difícil eu cravar um número. Mas considerando que a recomendação da BMW é de trocas a cada 10.000 para uso normal, trocar com 5.000 é uma medida bem adequada para uso severo. Óleos 100% sinteticos deveria poder levar mais, talvez 7500 km, porque degradam muito menos com o uso.
@@rodsnagaragem entedido. Obrigado!
O de compro esse aparelho e qual nome dele rods
Deve ter o link na descrição do vídeo, dá uma olhada. Foi comprado no Aliexpress. Não tem nome, por incrível que pareça.
@@rodsnagaragem vlw meu querido pela atenção e foi um ótimo vídeo parabéns viu
Então qual o óleo que chegou aos 10mil e ainda estava bom?
Por enquanto só fiz teste do Petronas Sprinta F900, que chegou a 7.500 km, e um parceiro fez do Motul 5100, que também foi a 7.500 km bem. Não tenho resultado de nenhum outro.
@@rodsnagaragem tá bom! Obrigado
Um oleo que custa 50 reais o litro. Rodou 8 mil kms,corajoso hen irmão? Eu uso este mesmo oleo e troco a cada 3 mil kms
@@CrisCorLander não tem nada de coragem. A especificação de manual deste motor é trocar a cada 10.000 km.
@@rodsnagaragem Ah eu prefiro antecipar. O seguro morreu de velho, companheiro 🫡
@@CrisCorLander sem problema, é seu dinheiro e sua moto! Na minha eu prefiro seguir orientação de fábrica ou fazer testes e usar critérios técnicos.
Indica um oleo 10w40 ate uns 50 60 reais ?
Olá. Não indico óleos. Não vendo nem tenho conhecidos que vendam. Use óleos de boa qualidade na especificação do manual da sua moto.
@@rodsnagaragem certo então entre essas marcas citadas, qual o amigo acha melhor na sua opinião ? Motul 5100 Petronas f900 yamalube
@@lucasbrittoferraz desculpe, não dou esse tipo de recomendação.
Rods, consegue me descrever o cheiro que esse óleo tem ?? comprei 3 litro pra minha Vstron, primeira vez que compro esse óleo, percebi que ele tem um cheiro característico de óleo 90, confirma isso ??
Vou ficar devendo. Não presto atenção em cheiro de óleo. Não é característica técnica relevante.
Então os 5000Km do manual da minha Yamaha tá com uma folga enorme.
Podemos trocar nos 5000 sem estresse, claro, usando um Óleo de qualidade.
Estava trocando o da minha mt07 com 3 mil km usando yamalube, vou fazer outra troca agora, com 3 mil km dnv, queria usar um motul 5100 mas esse sprinta f900 tá me chamando atenção, mais barato e sintetico
@@showw1337 Vou fazer exatamente isso, por o Sprinta na 07.
Esperar chegar os 4000 e vou trocar, vou postar vídeo no canal dessa troca.
@@GabrielSouzas Comprei esse f900 e vou trocar amanha. Com yamalube apos uns 3 mil km eu sentia que a moto ficava muito mais barulhenta, cambio duro... Vamos ver com o sprinta, se da pra passar dos 3k rsrs
@@showw1337 Com certeza dá mano.
O 100% mineral é outra vida...
Você pode trocar com 5mil tranquilo se não fizer uso severo da Moto.
No meu conhecimento, o resultado do equipamento mostrou a contaminação, a " sujeira realmente está lá no motor " mas os outros fatores como a viscosidade, a carga aditiva que protege o motor contra essa sujeira, a própria degradação do óleo, são fatores a ser analisado antes de condenar o óleo se ele pode rodar mais ou menos e isso só é possível determinar em testes de laboratório a partir de uma amostra desse óleo usado. Um detalhe importante é que um dos aditivos presentes em todos os óleos é o cálcio um dos principais aditivos detergentes que cria uma BARREIRA como uma película em todo o motor e impede justamente dessa sujeira causar danos ao motor.
Quem quiser rodar mais, é opção de cada um na sua moto. Eu não. O teste me provê um critério para antecipar a troca sempre que necessário.
E isso não é "condenar o óleo". Não foi a Petronas que inventou que o óleo pode ser trocado a cada 10.000km. Foi a BMW. Eu usaria Petronas novamente por 7500 km sem menor problema.
A viscosidade, como foi muito explicado durante o vídeo, NÃO foi avaliada.
Se você quiser fazer testes de laboratório e compartilhar aqui, não esqueça de me avisar quando for publicado. Vou adorar ver. Até lá, continuo com meus testes e antecipando a troca conforme o resultado deles. Meu motor agradece.
Caramba 7 mil km o tempo do petrona eu estou com o petronas sprinta ft 900 , fiz a troca na minha r6 e a previsao da proxima troca é fechar apenas 3 mil km , para substituir nao sei se esta certo , o mecanico marcou !!
Veja o prazo de troca no manual da moto, é a melhor referência. Na minha moto o prazo é 10.000km, mas os testes tem indicado troca com 7.500.
@@rodsnagaragem é que não tem o manual , e não sei como ou onde ver isso !! O Petronas é 10w40 ft900 sintético qual seria a kilometragem de um motor bom para o tempo de um óleo assim ?
@@LuisAntonio-zb4qk você deve pesquisar o manual da sua moto na internet ou em concessionárias.
@@rodsnagaragem obrigado pela dica !!
O Rendimento do semi sintético é muito inferior? já testou outros fabricantes?
O teste começou com o Petronas F900. Veja o 1o video:
th-cam.com/video/Qvu-jbtnKNM/w-d-xo.html
Um parceiro testou o Motul 5100 semi. Tá no 1o comentário aqui do vídeo, dá uma olhada.
A diferença de rendimento entre 100% sintético e semi se dá na manutenção do range de viscosidade em longos prazos de uso. O sintético demora muito mais para degradar e "afinar", e por isso é melhor que o semi. Mas como falo no vídeo, a ferramenta não mede esse quesito.
Oi Rods, qual o filtro que usou no teste? Será que a marca ou a qualidade do filtro pode interferir no resultado do seu teste, quanto isso pode fazer diferença?
Durante o teste usei filtro HiFlo HF160, alemães, importados. É meu preferido desde minha 1a F800R. São de primeirissima qualidade.
Não sei dizer o quanto um filtro de baixa qualidade influenciaria os resultados do que este aparelho mede. De todo modo, taí um teste que não vou fazer, hehehe! Vamos continuar teatando apenas o óleo. O teste atual está com filtro Mahle, que é igualmente muito bom.
Vc recomenda o Petronas F 900 se for trocar a cada 8000 km ?
No meu teste esse óleo chegou a 7500 km bem.
Rods, consegue fazer o mesmo teste com o Castrol 10w40 ou 50 sintético?
Eu poderia fazer, mas vai demorar muito. Estou com o Petronas sintético agora, com pouco mais de 2500 km rodados. Tem também que eu acho o Castrol um tanto caro e estou pensando em testar primeiro opções mais em conta.
Agora, que tal a gente testar ele na sua moto? De Cachoeiro a Vitória não é tão longe, passa aqui e a gente vai testando o óleo da sua moto!!
@@rodsnagaragem próxima troca de óleo minha motocicleta estará fora da tal "garantia de fabrica" vou usar o Sprinta Petronas também. Seus testes aí me convenceram.
Ah uma correção - tô testando o Repsol 100% sintetico. O Petronas foi o que já testei e foi bem até 7500 km.
@@rodsnagaragem blz. Mas o Repsol tem preço semelhante ao Castrol pelo que vi na internet. 7500 km para troca de óleo, vai levar mais de 1 ano no meu caso.🤣
Ou seja: não interessa se é óleo de soja ou óleo de adamantium: troque sempre na km indicada pelo fabricante.
Ou antes! Nunca depois. Eu começo a achar os prazos de manual meio exagerados. Esse teste aí é um degrau nesse caminho. Vamos ver o próximo óleo como se sai.
No início do teste eu realmente acreditava que o sintético ia dar conta dos 10k. Só não digo que foi surpresa o resultado porque o teste aos 7k já deixou claro que ele não chegaria a 10k.
Tem motos como a minha que dá sinais no câmbio que está na hora de trocar, ou até quando o óleo não é bom desde o primeiro km de uso.
Legal! Tem o feeling de um dono que conhece bem sua moto aí, hein?
Não acredito que o Castrol chegue a 16.000 km como a TRIUMPH sugere no manual.
16.000 é quilômetro demais para meu gosto!