Faça também um vídeo sobre a presença dos celtas na península ibérica, é surreal pensar que os irlandeses e os portugueses têm culturas tão diferentes e ainda assim têm uma origem étnica em comum
Étnicamente acho dificil, é só observar a aparência que se ve muita diferença. Irlandes é bem branco, ruivos. Já os portugueses são mais morenos fruto da miscigenação com os mouros. Tem muito português com cara de árabe, pardos com cara de brasileiro.
@@TraderManga Os portugueses (tal como os restantes povos do sul da Europa) são morenos devido ao clima. Uma pessoa morena é uma pessoa branca, mas ques está bronzeada. E os povos nativos ibéricos, por norma, não se misturavam com os mouros (são raros os casos), não é por acaso que os clusters genéticos ibéricos nota-se uma enorme distância face aos mouros.
Toledo, uma cidade fantástica cheia de história e muito pouco divulgada e visitada a uma hora de trem de Madrid na Espanha. Energia forte de cidade medieval.
SOU 🇧🇷 BRASILEIRA ESPOSA DE PORTUGUESE FILHOS PORTUGUESE 🇵🇹AVOS PORTUGUESE 🇧🇷 PORTUGAL BRAZIL SOMOS IRMAOS LUZ!! PORTUGAL BRAZIL ALEM MAR. 🇧🇷🇵🇹🌎🌎🌎🌎🌎🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇵🇹
@@ronaldojosecarneirobernard8357 de certeza que os seus antepassados adquiriram grande herança porque juntaram várias realidades, portanto não deve ter grande apagamento
Esses sobrenomes são uma tradição germânica e nórdica. Se Rodrigo tivesse um filho seria por exemplo Gonçalo Rodrigues (Gonçalo filho de Rodrigo). Se Gonçalo tivesse um filho, seria por exemplo Fernando Gonçalves (Fernando filho de Gonçalo). E o filho de Fernando teria o apelido Fernandes e por aí fora. Esta tradição ainda é praticada hoje em dia nos países nórdicos. Quem tem estes apelidos não tem nenhuma relação de sangue entre eles. Os Suevos também usavam está tradição e estes nomes e eles nada têm haver com os Visigodos, e aliás deixaram mais descendência genética em Portugal e a Galiza do que os Visigodos.
Nos anos 30, 40, e 50, na época em que ninguém viajava e se misturavam, os portugueses do Norte eram na maioria louros e muitos de olhos azuis. Eu tenho 70 anos e herdei os olhos verdes do meu pai e tenho um filho de olhos muito azuis. Meu pai veio para Lisboa com 18 anos e casou com minha mãe e quando iamos visitar minha avó ao Norte, os meus primos e pessoas da Vila eram todos louros. Hoje como as pessoas mudam-se de um lado para o outro, já não é assim. Há mais pessoas com cabelos escuros.
@@alicetrindade9856Verdadeiro, também sou do Interior Norte e confirmo. No Norte antes das migrações no próprio país as pessoas eram, praticamente todos louros claros, Minho, Trás os Montes. Na minha aldeia que era bem isolada era tudo loiro e ruivo, só com a emigração para fora e migração no país é que começou a haver mudanças, há uns 50 anos e também com o regresso de portugueses das antigas colónias que tinham casado com pessoas fora da terra.
Sou neto de dois italianos primos legítimos, meu avô e minha vó materno. E montando minha árvore genealógica no famíly search, mostrou que mais de 70% dos meus ancestrais tinham nomes ligados aos visigodos, como por exemplo uma avó ancestral, que tinha o nome de Helena di visigoth e seus antecedentes tinham sobrenome "ghota" ou "visigoth" eram muitos.
Portugal, mais na metade norte, foi primeiro conquistado pelos germânicos Suevos, originarios do sul da Suécia e que passaram pela Alemanha Oriental. Parte deles fixou-se no sul da Alemanha (Stuttgart) e outros continuaram até Portugal e Galiza. O Norte de Portugal retem muita influência deles, nomeadamente na grande quantidade de nomes de terras de origem germânica, nos nomes proprios, nas técnicas agricolas tradicionais e na construção de espigueiros para guardar cereais (existiam construções semelhantes na Pomerânia). O reino dos suevos é a génese do reino de Portugal que começou a individualizar-se por volta do ano mil. A região de Terras do Bouro, no Minho, foi onde se fixou a tribo sueva dos Buri. Os portugueses apenas passaram a preferir os nomes proprios do novo Testamento (ex. José, Joaquim, etc.) a partir do final da Idade Média por força da Igreja, até então preferiam Henrique, Rodrigo, Afonso, Raimundo, etc.
Nos anos 1930,1940 e até 1950, os portugueses do Norte eram quase todos louros. Minha família era exemplo disso. Tenho 70 anos. Como as pessoas não viajavam essa casta mantinha-se. Hoje já não se destaca tanto as pessoas de pele clara e olhos azuis.
Verdade. Muitas divisões tribais entre os suevos fizeram surgir o embrião da identidade portuguesa distinta da Galiza. Se não me engano a fronteira entre os Quados e Marcomanos foi estabelecida no Rio Minho.
Isso é verdade, sou prova viva disso. Sou descendente de portugueses e espanhóis do noroeste da península, e fazendo esses testes genéticos de ancestralidade, minha ascendência europeia deu como sendo majoritariamente (40%) germânica (Alemanha, França e Holanda, etc), mesmo não tendo nenhum ancestral direto conhecido desses lugares.
Minha família materna, Maciel, é oriunda de uma vila chamada Darque, em Viana do Castelo, no norte de Portugal. Dizem que há uma grande ocorrência de pessoas loiras no norte de Portugal, inclusive o cantor Roberto Leal (cujo sobrenome verdadeiro era Fernandes, ou seja, de origem visigótica) que nasceu em Macedo de Cavaleiros, no norte de Portugal, era loiro.
Ouvi dizer que grande parte dos portugueses que vieram ao Brasil eram do norte de Portugal. Então é possível que muitos dos descendentes de Visigodos E Suevos estejam no Brasil também. No Brasil o termo "galego" é sinônimo popular de pessoa branca e loira, provavelmente por conta dos descendentes majoritariamente Visigodos e Suevos vindo da Galícia.
Com as invasões há o assimilar e o ser assimilado. Os alanos, vândalos, suevos, godos etc deixaram suas marcas mas foram assimilados, a lusitanidade não foi extinta nem apagada.
Sou mestiço de Italianos, Portugueses, Indígenas e Africanos. Mas não tenho certeza, já que não tenho documentos e nem um texte genético, que ainda farei.
Sou neto de dois avós portugueses, que por coincidência tem o mesmo sobrenome (Rodrigues) sendo o materno de Arcos de Valdevez e o paterno de Penacova. Arcos de Valdevez é bem ao norte e Penacova é Centro (um pouco ao norte) de Portugal. Que vídeo fantástico. Meus parabéns.
Antes dos visigodos os suevos que fundaram o Reino Suevo que incluía Braga. No português temos a palavra broa que é de raiz germânica: o pão de milho é broa.
Anotação o milho foi trazido para a Europa depois da era dos descobrimentos quando o trouxemos das américas, antes predominava o trigo e centeio, daí erros nas feiras medievais de broa de milho, já que nesse tempo o europeu não conhecia esse alimento.
Certo. Pão em alemão é "brot". Os brasileiros deveriam aprender e falar tambem alemão que é uma lingua tambem fala no Brasil desde a epoca do descobrimento e parar com essa ignorancia de que o pais so tem que ter uma lingua. Se é para ter uma so lingua entao que tenha a lingua alemã que é falada pelos paises mais evoluidos do planeta e é a lingua mais importante da Europa. Mas como sempre, a ignorancia aqui fala mais alto.
@@siriemapantanal6894 errado velho, os brasileiros falam português lingua infinitamente mais evoluida que a germânica os alemaes so tiveram alemaes e poucos romanos, os portugueses tiveram imensos povos até que é mais dificil aprender o portugues que o alemão, segundo os alemaes ganharam poder predatoriamente a ideia de todos os europeus serem xenofobos e racistas que e errado deve muito a ideia germânica de não adaptar nem miscigenar, gracas a eles a nobreza e familias reais faziam destincoes de sangue azul enquanto o povo portugues em si se misturava os de origem germanica na maioria de povos nao misturavam portanto nao miscigenavam tanto em ideias e conhecimentos, olha o exemplo claro, os romanos misturavam culturas e tecnologias, criando algo hybrido evoluindo a sociedade aproveitando ideias os germanicos em sua essencia guerreavam e tomavam para si o que havia, os portugueses se lançaram aos descobrimentos porque herdaram o legado romano, tecnologicamente eram superiores nao e a toa que a certa altura dividia o mundo em 2 antes do sacro imperio, os alemaes são poderosos mas nao faça anacronismo que a maioria do tempo foram atrsados tecnologicamente e as que evoluia era para fins militares, hoje é o que é que depois da segunda grande gerra teve emprestimos de toda a gente a nivel bimilionario rspeitosos cumprimentos
o alemao é falado no brasil desde o tempo dos descobrimentos? é piada? só pode... só falta dizer que quem fundou o Brasil foram os alemaes. aprendam a lingua que quiserem, mudem os vossos sobrenomes para algo italiano ou alemao, façam o que bem entenderem, já que tem vergonha das vossas origens.mas a historia nao conseguem mudar. e outra coisa... o alemao so é falado na Alemanha, Austria e parte da Suiça.E não é de todo a lingua mais importante da Europa. Aqui ninguem aprende alemão. Aprendemos ingles e frances como linguas alternativas. E curiosamente há cada vez mais pessoas a quererem aprender o portugues, o espanhol e até mandarim.@@siriemapantanal6894
As coisas que eu tenho aprendido com os seu vídeos! Muitas das coisas que você relata, confesso que desconhecia e fico surpreendida com os fatos que , muitos ignoram! E o seu modo delicado e emotivo de narrar é muito agradável!👍🇵🇹
Eu fiz um teste genético de ancestralidade, e curiosamente, deu que a minha porcentagem de ancestralidade europeia é majoritariamente germânica, mesmo eu sendo apenas descendente de portugueses e espanhóis. Na hora eu relacionei isso aos visigodos.
@@Mikaela20751 fiz pelo genera, é nacional. Peguei em promoção por 180 reais.Tem vídeo dos resultados no meu canal, lá dá pra vc ver como é o layout deles.
Eu também fiz esse teste. Não tenho os sobrenomes citados, porém a maior parte pra mim é Ibérica e Germânica. Meu pai é Português e minha mãe era filha de Portugueses
@@samirSch encontramos que Os Suevos constituíram um forte estado que durou sensivelmente entre o ano de 411 a 585, tendo constituído capital em Bracara Augusta (Braga), ocupavam o território atual norte de Portugal e Galiza Os visigodos invadiram a peninsula ibérica, Em 507 dominaram a região da Península Ibérica, primeiro o centro e sul do território atual de Portugal vencendo vândalos, suevos e alanos A luta contra os suevos terá durado quase um século Os visigodos ocuparam a peninsula ibérica, até 711 (chegada dos mouros novos vencedores)
@@TruthMatters9674 encontramos que Os Suevos constituíram um forte estado que durou sensivelmente entre o ano de 411 a 585, não foi assim muito pouco, quase tanto como o tempo dos visigodos, veja-se que os visigodos terao levado quase um século para vencer os suevos daí que esses 250 anos referem-se à peninsula ibérica com excessão do norte de Portugal e da Galiza
Em Portugal e na Galiza o peso dos Suevos também um povo germânico eram maior que os visigodos cuja sua influência eram mais notada de Santarém para sul.
@@HeathenDance os visigodos só conseguiram implantar-se no actual território português, de Santarém para baixo, aliás essa cidade é a mais visigótica de Portugal, a norte a herança sueva manteve-se
@@pedrorodrigues7285 Acabaram por vencer os Suevos, e ocupar o território todo. De qualquer modo, segundo o falecido historiador Hermano Saraiva, mesmo no auge da sua presença, antes de se misturarem e diluirem com os povos locais hispano-romanos, entre outros, os Godos não eram mais do que 20 % da população peninsular.
Sim, mas não é tanto. AInda continua essencialmente celta no sangeu. pouco mudou desde a Idade do FErro. 75% Celta e o resto entre Romanos (a incluir Oriente Médio) e Berberes.
...quando o general e Emir Tarique(Tariq) atravessou a África para pisar na Europa,a montanha que se encontrava logo colada neste ponto costeiro,colocaram o nome de Geb-al-Tariq = "a montanha do Tarique" daí o nome atual de Gibraltar Faltou incluir aí os povos Suevos que estes se fixaram ao norte do atual Portugal e extremo noroeste da península ibérica,muito deixaram de marcas de sobrenomes também,Gomes tem origem próximas a Gonçalves/Gonçalo é são de origem sueva
Excelente informação. Trouxe luz sobre um mistério familiar: testei genericamente meu pai e meu sogro, ambos nascidos nas montanhas da Guarda, Portugal. Entre os esperados 60% de genética ibérica, ambos testaram cerca de 10% genes escandinavos. Não faz sentido montanheses terem tanta genética ‘viking’; apenas em pontos isolados como Póvoa do Varzim eles deixaram descendência significativa. Mas vejo pelos mapas que a Guarda cai dentro tanto da área do reino visigótico quanto do suevo. Agora faz sentido
Eu construi minha árvore geneológica e eu tenho descendência judaica, sou descendente duas vezes pelo rei Davi e tenho descendencia com alguns Reis de Portugal, Visigodos, Ostrogodos e outros povos até imperadores Romanos, muito interessante..
Meu teste DNA apareceu 9% Escandinávia. Assim como tem acontecido nos mapas genéticos de muitos espanhois e portugueses. Muito provavelmente herança dos visigodos que levamos até esses dias, e a maioria nem fazia ideia.
Minha ancestralidade paterna é letã e a materna é ameríndia. Tenho 22% de genes germânico, mas não sei se todo eles provêm dos visigodos. Os visigodos, assim como todos os demais povos germânicos, enriqueceram a Europa latina com a sua bela e valorosa europeidade.
@@jjrazevedo1 Meus antepassados paternos eram Azevedo Barros da região de Piracicaba, São Domingos Prata, MG, etc, todos originados da Região do Porto, até onde temos informação.
Sou descendente de portugueses e espanhóis do noroeste da península, e fazendo esses testes genéticos de ancestralidade eu levei um susto tbm: Minha ascendência europeia deu como sendo majoritariamente (40%) germânica (Alemanha, França e Holanda, etc), mesmo não tendo nenhum ancestral direto conhecido desses lugares.
@@ffreire5545 as misturas de povos foram muitas em Portugal já no início antes de Cristo, os celtas se misturaram com os iberos para formar os celtiberos, todos aprendemos isso :) há dois mil anos vieram os romanos que incluíram a península ibérica no império deles, a queda do império romano trouxe a invasão dos "bárbaros", como os alanos, vindos da Europa central os suevos que formaram um grande reino com a capital em Braga, sendo os primeiros portugueses os galegos que se tornaram independentes do reino de Galiza (antiga Gallecia provincia romana) os visigodos originários do leste europeu, tomaram posse da península e dominaram os suevos, em 711 d.C aconteceu a invasão dos muçulmanos na península Ibérica que esses vieram do norte de África, a reconquista a partir dos reinos cristão do norte da península ibérica fez-se para sul, vencendo os muçulmanos que ou se convertiam ou fugiram para o norte de África, entretanto chegavam muitos judeus que se instalavam e viviam com os cristão e mouros (judiarias e mourarias) Houve ainda escravos trazidos de África que vieram trabalhar no território ibérico, chegava também gente da Ásia à medida que as grandes navegações se desenrolavam, e comerciantes de outras zonas da Europa, genoveses, flamengos, castelhanos ou habitantes da Andaluzia Fizeram ainda parte do ADN dos portugueses outros povos, sem esquecer os Templários que encontraram refugio em Portugal perseguidos pelo rei de França outros refugiados como os nobres e religiosos da revolução francesa que os ameaçava com a guilhotina e as religiosas e outros católicos que fugiam dos ataques dos protestantes por exemplo no Irlanda os comerciantes que se instalavam no país: flamengos, genoveses, venezianos, etc. e ainda no século passado, milhares de judeus passavam por Portugal país neutro para fugir ao regime nazi, e seguiam para a América do norte e do sul, mas muitos não conseguiam e ficaram em Portugal, temos ainda os refugiados das ex-colónias (cerca de meio milhão) que tudo perderem na violência da independência, e encontraram refúgio em Portugal vindos de Goa, Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, fossem eles brancos ou mestiços.. Todos esses povos com o seu ADN formaram os portugueses dos dias de hoje e mais concerteza que não me lembro! mais muitos brasileiros, venezuelanos, cubanos e europeus (moldavos, ucranianos), e americanos que todos os dias vão chegando a Portugal e gente dos PALOPS...
Sua voz é incrivelmente parecida com o do covil de jack mais um inscrito se for vc mesmo feliz que voltou ♥ mais um para acompanhar adoro história em geral
Segundo texto do livro da família Braga somos de uma cidade perto de Braga que se chama Eulália de Cavanelas é a família Rezende vem da região de beira alta
O meu é Cavalcante Azevedo. Cavalcante vem de Fillipo Cavalcantti, cavaleiro templário do sec 15 que veio para o Brasil fugindo após uma briga feia com os Bórgia. A família Cavalcanti e Bórgia eram rivais em Florença. Também por parte de vó tem uma ligação de 15ª geração com o rei Manoel I de Portugal. Meu avô de 15º grau. Azevedo tem essa ligação com a parte norte de Portugal, ligado com uma família ligada a coroa portuguesa. Pelo familysearch achei ligação até a idade média com um rei da italia
Eu sou de pernambuco e sei que a família Cavalcanti(com i) são tradicionais e o seu cavalcante é com é. E se você não tiver documentos comprovando, não é porque você tem o mesmo sobrenome que você faz parte da família Eu sou Alves Bezerra e nem por isso minha ascendência eram nobres do reino da Galícia, que vieram a Pernambuco, de onde veio meu sobrenome
Eu gosto muito da história dos "povos bárbaros" e sua presença na Ibéria, Roma foi essencial na formação da península como poder local mas foi após os Visigodos e Suevos que a identidade local começou a se formar e assim surgiram as nações de Portugal e Espanha.
Os conquistadores germânicos não tinham o mesmo refinamento cultural dos nativos do Império Romano, mas possuíam uma bela e primorosa europeidade e, da sua miscigenação com a latinidade, nasceu essa poderosa e brilhante civilização ocidental. Mas a civilização europeia quase desapareceu nas garras dos horrendos hunos (turanianos genocidas).
@@marie3587 Verdade! O bravo e belo povo cito-sarmatiano (yamnaya, a raiz primeira primeira de todos os indo-europeus) por séculos barraram o avanço dos hunos (turanianos genocidas) no sul da Rússia e no leste da Ucrânia. Mas em 220 d.C já haviam sido exterminados por esses horrendos bárbaros altaicos. O reino godo do oeste da Ucrânia foi atacado e devastado em seguida e os godos sobreviventes, visigodos e ostrogodos, tomaram a Dácia do Império Romano em 225 d.C.
@@marie3587e nois império romano salvamos esse povo que nois traiu se majoriano n fosse traído tínhamos nos livrado desses bárbaros que foram pra Europa ocidental
Visigodos modernizaram,na época,o Direito Romano,e lho transmitiram ao Ocidente,e alguns institutos,constantes das leis lusas,foram herdadas p.Brasil.E.na Univ.Lisboa,hoje,ainda se estuda Direito Visigotico.Armando Cabral,jurista,Porto Alegre...
Achava que meu nome ñ tinha nada a ver com os visigodos, mas foi o primeiro que apareceu. Muito bom o conteúdo, sempre quis saber a origem e a divisão dos visigodos e ostrogodos
O lado paterno da minha família tem Rodrigues no nome. Devido a displicência histórica dos cartórios, essa bagagem genealógica é bem difícil de administrar.
Esqueceram de citar os povos germânicos, OS SUEVOS,que ocuparam desde a Galícia e Euskal (paises bascos) que era lusitana até a Braga e até Olíssipo (Lisboa). Interessante quanto aos sobrenomes e nomes,descobri que não era só meu nome e 1°sobrenome q eram germano suécos, tenho descendência de 5 sobrenomes germanicos, visigodos, celtas como Freyir, Vasa, Fernandesen, Vasa , DeSalles, Brazer entre outros. Meus antepassados tem nomes diferentes: Hiltrud, Ĺouise, Karles, Sekundin, Gertrude, Russ, Attila, entre os que deu para pesquisar
@@ingbor4768 Eram germânicos sim, surgiram fa divisão dos godos. Germânico foi o nome dado pelos romanos, os povos da Escandinávia e da atual Alemanha não se chamavam a si próprios germânicos.
@@ingbor4768 Todas as provas indicam (e na investigação histórica, é praticamente consensual), que os godos eram um povo germãnico (subdividiam-se em dois grupos principais - os visigodos, a oeste, e os ostrogodos, a este), falante de uma língua germânica antiga do grupo oriental (já extinto) - o godo. Aliás, o godo é a língua germânica antiga da qual há mais testemunhos escritos, o mais importante dos quais é a Bíblia de Ulfilas (um bispo godo que traduziu a Bíblia para a língua goda no século IV d.C.). Se os visigodos, um povo falante de uma língua germânica antiga escrita, com parentesco com outros povos germanos e com costumes que os autores da antiguidade romanos e gregos afirmavam ser germanos, não era germânico mais ninguem o seria... étnica e culturalmente eram, sem dúvida, germanos antigos (é claro que houve outros povos que foram assimilados pelos godos, tal como é o caso da família de Ulfilas que era de origem capadócia, da Anatólia, atual Turquia), mas ter alguns elementos com origem em outros povos não significa que não fossem em termos culturais e étnicos originalmente germanos.
Ele no princípio do video diz e bem que os Visigodos eram Suecos. Os Alemães só têm 16% de genes Germânicos do haplogrupo I1, os Romanos chamavam aos povos que os atacavam a norte os Bárbaros da Germânia mas eles não eram do território que é hoje a Alemanha eram da Escandinávia , Godo vem de Gotland no sul da Suécia. Os primeiros povos Germânicos ou Escandinavos a chegar a Portugal foram duas tribos Suevas os Quadi e os Marcomani , mais tarde chegou outra tribo aliada dos Suevos , os Buri , no norte ainda hoje há uma municipalidade chamada Terras de Bouro que significa terras dos Buri. Depois chegaram os Silingi e Hasdingi que eram Vandalos , depois os Sarmatian que eram Alanos e por fim os Visigodos. Todos eles são povos Germânicos , são da Escandinávia também ocuparam partes da Alemanha como territórios em quase todos os países da actual Europa. Os Alemães também são 16% Eslavos mas o seu principal haplogrupo genético com 50% é o R1b - -269 Celta Curiosidade: O Reino de Portugal foi fundado por Burgúndios que eram também um povo originário de Gotland na Suécia , o primeiro Rei de Portugal era neto de Robert I , Duque da Borgonha. Aqui um video feito por um Alemão sobre a percentagem de R1b M-269 na família Celta da Europa Ocidental. th-cam.com/video/6nrAZzTgtmc/w-d-xo.html
Excelente vídeo, brilhantemente narrado. Parabéns. Dentre os meus vários apelidos um deles é "Fernandes" do lado paterno..., Sabe-se lá se o meu Avô - que era de Trás-os-Montes (Norte de Portugal) bem como os seus antepassados próximos - teria tido algum antepassado Visigôdo. O meu Avô (que não chegiuei a conhecer porque faleceu antes de eu nascer), segundo minha Mãe dizia ele tinha cabelos claros e olhos azuis, como aliás muitos portugueses nascidos no Norte de Pottugal também têm olhos azuis, mas também esverdeados ou castanho-claros, será isto resultado das suas ascendências visigóticas já que eles terão ocupado principalmente (creio eu) aquelas terras? É muito capaz.
Muito top seus vídeos irmão... Sou apaixonado por história. Vivo em uma cidade chamada Ágreda, em Espanha, e conheço pessoas com o sobrenome Ruiz, que imagino vir dos visigodos que chegaram aqui por volta do ano 415.
Mais um excelente vídeo sobre a história dos povos visigóticos! O meu nome que é Raimundo é de origem germânica e vem de ragnemundus, enquanto, o meu sobrenome Hipólito é grego e vem de hippolytos. Sempre é interessante saber de onde vem o seu nome e qual o significado dele.
Obrigado pelo vídeo. Recentemente descobri que o Rei Vitiza é meu ancestral. Na árvore genealógica logo vem o sobrenome Rodrigues e eu não entendia a razão.
Rodrigues - filho de Rodrigo Ruiz - filho de Rui Gonçalves - filho de Gonçalo Fernandes - filho de Fernando Mendes - filho de Mendo Nunes - filho de Nuno Henriques - filho de Henrique etc Muito curioso como coisas tão banais se tornam tão obvias quando pensamos sobre elas
Muito legal o vídeo. Gostei da análise e a parte que fala para onde eles foram. Para saber se você é descendente dos Visigodos há dois meios: genetica ou documentos genealógicos. Pela genetica hoje você consegue comparar seu DNA com o banco de dados das universidades europeias que tem o código dos cadáveres visigodos. Fiz o exame de um tio avô e ele é um visigodo nato pelo DNA hehehe. Por documentos você forma sua árvore genealógica até os reis de leão e castela e eles são descendentes dos reis visigodos. Descobri que sou descendente dos visigodos desses dois modos.
Visigodos era um povo bárbaro 2.0 era bárbaro e civilizado ao mesmo tempo pela influência romana. Era tipo o contato ocidental com os japoneses. Os japoneses antes, da revolução industrial influenciada por ocidentais era "feudal-meio barbara" (não digo que eles eram primitivos longe disso). Mas não haveria o Japão moderno sem a influência ocidental. Parabéns pelo trabalho que você faz pela resgatação da cultura ibérica.
Maravilhoso o vídeo! É interessante algo sobre a minha família paterna, do lado da minha avó paterna: A minha bisavó, que tinha olhos azuis e a visitei em 1990 e 1996, tendo 11 anos de idade em 1996, ela era do Distrito da Guarda, na Beira Alta, centro-norte de Portugal, e tanto ela, quanto à minha avó materna, ambas hoje no Céu, falavam que a família vinha de "povos bárbaros". Ora, os principais povos bárbaros da Península Ibérica foram os visigodos e os suevos, e que.eram povos germânicos, e a própria palavra "Guarda" é de origem germânica, vem de "Warden", e, um dia pesquisando, um dos meus sobrenomes, eu tenho quatro sobrenomes, "Belizanda" ou "Belisanda", com S, como alguns familiares meus tambêm têm, sobrenome da parte paterna, é um raro sobrenome que se suspeita que a origem seja fancesa, viria de "Melisande", ou inglesa, viria de "Millicent", portanto aqui nesse caso possívelmente de origem anglo-saxã, aqui vendo-se claramente, como é às vezes comum quando um sobrenome evolui ao longo do tempo, da troca da inicial M pela B. É algo curioso e intrigante para mim essa certeza de que a família dela vem de povos bárbaros. Aqui no link, uma discussão sobre a provável origem dos sobrenomes Belisanda e Basalisa, e que são sobrenomes raros: geneall.net/pt/forum/97767/re-origem-dos-nomes-belisanda-e-basalisa/
No norte de Portugal,nos anos 1930,/40/50, as pessoa eram quase todas louras. Hoje já não é assim, porque as pessoas começaram a viajar e a misturarem-se. Também sou loira, olhos azuis ,tenho 70 e o meu pai era do norte de Portugal.
A venenosa politicagem gerada por uma monarquia eletiva (boas monarquias são hereditárias) causou a catástrofe da derrota da Espanha visigoda frente às forças islâmicas invasoras. Até hoje se percebe que tanto nas monarquias como nas repúblicas a eleição de Chefe de Estado é um grande mal.
@@alicetrindade9856 muito interessante essa questão geográfica mesmo! Em determinadas regiões do Brasil, até hoje, é muito comum pessoas loiras com olhos claros serem referidas como "galegas", em inconsciente alusão ao noroeste da Ibéria e sua herança visigótica...
Li uma vez sobre a invasão dos Godos á Espanha, como o sobrenome Godoy e suas variações são de origem espanhola, logo presumi que este sobrenome soa assim por conta deste povo.
A minha família paterna é Doudemont/Doudement. Descobri que tem origem viking que se instalaram no norte da França. Existem muitos estudos principalmente no Wikipedia que mencionam nosso sobrenome na história da colonização dos povos vinkings no norte da França (Normandia)
Múltiplos povos influenciaram a formação que originou os Países ibéricos e cuja determinação em conquistar novas terras culminou com as Grandes Navegações
se voce pesquisar a linguagem verá que visigodos não falavam portugues. Seus nomes são formados por justaposição. Peça para conhecer a língua e a escrita visigótica e verá que não existe. Isso é desinformação do arianismo querendo distorcer a história desde a língua até a arquitetura e matemática de africanos e afromesopotamicos da era posdilúvio.
O meu sobrenome é Gonçalez. O final es significa filho, Mendes, significa filho de Mend, Esteves, filho de Estevao, Fernandes, filho de Fernando. Nos paises mais ao norte da Europa, usam o son no lugar de es. Jeferson, filho de Jefer, Anderson, filho de Ander, e por aí vai..
@@RESTITVTOR-ORBIS pouco importa, os Brasileiros têm no mínimo 56% de DNA Ibérico e 70% Europeu em média. Pardos são mais europeus que outro componente. Tem que se atualizar com os estudos, rapaz.
@@RESTITVTOR-ORBIS Não. maioria dos Portugueses são Galaicos Celtas que migraram de Portucale e da Galiza, regiões fortemente celtas, e até hoje. Há uma incrível continuidade cultural e até no formato dos nossos sobrenomes à cultura castreja. [Apana Amboli filia Celtici Supertarmaci ______bri ] - infelizm a inscrição 'tá danificada e não mostra o CASTELLUM (cASTRO) de origem, mas é celta, pois na língua GAlaica celta, a que moldou o Galego-Português, BRI = briga = fortaleza, acrópole. PortuGAL, GALiza, GALes, GÁLia... essas raízes não te dizem nada??!! Havia Romanos só nas grandes cidades. Mas sua contribuição genética vai de 0-17%. O Brasileiro é mais campesino de Portugal (e alguns galegos) Os Norte-africanos não contam, pois foram assimilados.... Judeus Sefarad, também não... Segundo Olalde, A População portuguesa, no PCA
Eu sou Fernandes Fradique , o Fradique também vem dos germânico. Tenho antepassados holandeses ,e de Outros Países da Europa . Por tudo o que sabemos ,a nossa familia de olhos claros e bem louros , principalmente em jovens ,mas a pele é muito clara e sensível ( minha mãe e outros familiares )a minha é meia pálida ,sem cor e olhos verdes . Consta que no tempo da guerra os holandeses e Alemães vieram refugiar-se em Portugal ,ao longo da fronteira com Espanha . Assim nasceram as pequenas aldeias ,hoje quase vazias ,mas na décadas anteriores a 70ekas eram bastante povoadas.
Eu e minha esposa somos descendentes de Rodrigues. Eu sou Fernandes Nunes, ambos nomes de origem visigótica. Mas genealogicamente eu sei que sou ligado às casas de Antas, Ribadouro, Mendes, Sousa e Bragança (não a atual casa de Bragança, a mais antiga).
@@lucianogularte1770 não, houve uma outra Casa de Senhores de Bragança no século XI, que se extinguiu pela via masculina no século XIII. É dessa que eu descendo.
Pq portugueses e espanhóis não gostam q falam q ele tem sangue mouro? Falei pra um português que a seguinte frase " Portugal também tem um povo miscigenado Mouros , romanos , lusitanis e outros " ele respondeu " o sangue mouro já desapareceu "
@@loboguara5712 E é vrdd que praticamante já desapareceu, segundo harvard medical school Universidade de coimbra e Barcelona com mais de 100 pesquisadores analizaram amostras na península ibérica e apena 26% tem em média 10% de adn... até porque se parar para pensar a maioria do tempo isto foi de europeus e não o contrário, e na reconquista a maioria foi expulso ou executado e só os que se convertiam ao cristianismo é que ficavam...
@@marcelomossmann1 então pq vcs reclamam quando o Brasil faz o mesmo ? E eu acho que os portugueses tem receio pq ele não eram brancos 🤭 pq coincidentemente eu só vejo portugueses reclamando de povos não brancos ( mouros , romanos, brasileiros e por aí vai ) nunca vi português reclamando dos romanos
Só vejo aqui falta de conhecimento e conversa infantil de merd@,! Os portugueses não reclamam do seu passado histórico, isso é ponto acente! E quanto á questão do sangue, existe mistura de vários povos no sangue português: Ibero, celta, romano, suevo, visigodo, mouros. Quanto as dúvidas e mitos colocados aqui sobre mouros, há um aspecto que esclarece bem essa situação: cristãos e muçulmanos não casavam entre si! Existe sim sangue mouro mas é residual.
@@eduardopereira-lp5ypexatamente. Esse período existiu mesmo. As temperaturas começaram a serem medidas a partir de 1850, é uma coisa muito recente. Podemos saber mais ou menos sobre as temperaturas observando as deposições dos sedimentos. Por isso, ao observarmos a erosão na base da esfinge no Egito, feita inequivocamente por chuvas e água, vemos que nunca foi construída há 6000 anos atrás. Foi há mais de onze mil anos, época em que o clima nessa região era diferente, não era desértico. Se até eu sei disso, então porque a resistência em corrigir esse erro? Por causa da Bíblia que coloca a criação do homem há cerca de seis mil anos. A mentira teria que cair por terra. Mentiras sobre o clima ontem e mentiras hoje sobre as mudanças climáticas. Motivos? Está com alguns dias disponíveis para ouvir? 😂
O video é bom só tem um porém, a parte que fala do estreito de Bosforo fica na Anatólia atual Turquia. Outro ponto é o rio Eufrates que fica no Oriente Médio
Que legal, faz sentido, meu pai é Gonzalez e ele é espanhol...loiro dos olhos claros e pelo seu biotipo eu sempre pensei que os ancestrais dele talvez viessem do norte europeu.
Uma gotinha de sangue mouro já o teria tornado num homem moreno, mas com certeza ele não o possui. Ao contrário do benevolente Reino de Portugal, o Reino da Espanha aplicava a política de tolerância zero com seus inimigos islamitas.
@@mijnbook Perfeitamente! A população autóctone da Península Ibérica (os iberos) era morena. No Reino catalúnico-aragonês, parte da população moura permaneceu nas terras reconquistadas. Atualmente em Castela e Andaluzia percebe-se algum traço fisionômico da população moura.
Na verdade O nome Guimarães vem sim de Vimaranes (com letra V e não com letra W)... Que por sua vez vem do Nome Vimara. Vimara Perez, foi o Homem de origem galega que reconquistou aos mouros, território que é hoje o norte de Portugal (desde a fronteira com Espanha até à cidade do Porto). Como recompensa, foi condecorado com o título de Conde e foi-lhe oferecido esse mesmo território, que ficaria sob o seu protéctorado. Assim, Vimara Perez nomeou esse território de Portucale (em nome da última cidade que ele conseguiu conquistar que na altura era conhecida como Portus Cale ou Portus Calém). Sendo ele um conde, esse território passou a ser denominado e conhecido como Condado Portucalense. Vimara, acabou por se estabelecer numa pequena fortificação de defesa da capital do Reino da Galiza, a Cidade Portuguesa de Braga, que além de ser a capital do Reino da Galiza, era também o maior centro religioso da Peninsula Ibérica. A fortificação onde Vimara se estabeleceu, por ele ser o governador do território, ou o Conde Governante, cresceu para uma pequena aldeia, e mais tarde cresceu para uma vila. Assim, passou a ser conhecida como Vimaranes por ser a casa de Vimara. Apenas mais tarde, com a evolução da Língua Portuguesa, o nome mudou de Vimaranes para Guimarães. Neste mesmo território nasceu também a língua Galaico-Portuguesa (daí o galego e o português serem semelhantes em cerca de 85%). Ainda hoje ambos os povos consideram que a Galiza e seu povo deveriam pertencer a Portugal, pois Eles pertencem a Nós, e Nós pertencemos a Eles. O facto de o teu sobrenome ser o nome de uma cidade, apenas significa que os teus antepassados, eram Judeus, que provavelmente fugiram da Inquisição de Espanha para Portugal, alteraram seus nomes Judeus, e se registaram usando o nome da cidade. Existem imensos sobrenomes que são nomes de cidades Portuguesas, precisamente por isso. Sobrenomes como Guimarães, Braga, Maia, Évora, etc... Ainda hoje podes visitar a fortificação de Vimara, hoje conhecido como Castelo de Guimarães, visitar em Braga a mais antiga catedral de Portugal com cerca de 1070 anos, onde encontras os túmulos dos Reis Suevos, e visitar a estátua de Vimara Perez na cidade do Porto, que se encontra precisamente ao lado da Catedral do Porto. Agora sim, sabes a origem do teu sobrenome, e que nada tem a haver com descendência visigótica. Mas que, tendo os teus antepassados vivido em Portugal, existe sim, uma grande probabilidade de teres ADN, seja ele Suevo(Germânico) ou Lusitano(Celta).
Sim mas isso não significa que você é descendente de visigodos que eram uma tribo germanica (alemã). Na verdade esses nomes foram adotados em muitas colonias nas Américas por conta dos colonizadores espanhóis e portugueses.
Não germânicos é diferente do termo alemão, em ingles tem os termos germânicos and german, que quer dizer alemão. O termo germânicos engloba também alemão, mas vai bem mais além. Os holandeses são germânicos (baravos e frisios), ingleses são germânicos (anglos, jutos, saxoes, normandos e vikins), noruegueses são germânicos viking, suecos são germânicos suecos e os alemães são descendentes dos germânicos alanos, saxoes, francos, ostrogidos, teutoes, alamanos, burgundios e marcomanos. Muitas tribos germânicas não migraram para a Alemanha e sim para outros países como foi o caso dos jútos, anglos, frisios, batavos, anglos, visitados, cimbrios, vikings, helvecios, lombardos... portanto a denominação de povos germânicos vai muiti além de alemães
Apelido de origem toponímica, retirado do centro histórico, hoje Cidade de Guimarães. O Conde D. Pedro, filho do Rei D. Dinis, no seu Livro das Linhagens, fala de alguns povos que se autodenominavam Guimarães, entre eles os filhos D. Pedro Fromarigues, Riba de Vizela, que se chamavam D. Paio Pires de Guimarães, D. Pedro Pires de Guimarães e D. Fernão Pires de Guimarães, de quem foi uma geração. A maior parte dos nobiliários contudo derivam esta alcunha de Martinho de Guimarães, ou Martinho de Castro de Guimarães, escrivão da Câmara do Arcebispo Jorge da Costa, Tabelião-Geral de el-Rei, Comendador de Garfe e Juiz Ordinário de Braga nos anos de 1494 e 1544. Ao longo dos séculos muitos Guimarães receberam Mercês como Foros de Nobreza ou Cartas de Brasão. Destacam-se o galardão atribuído em 12.8.1782 a António José Guimarães, do Porto; em 1788 ao Capitão Jerônimo Ribeiro de Guimarães, do Grão Pará, Brasil; em 23.9.1848 para António Alves de Sousa Guimarães, Vereador do Porto; em 10.6.1865 para António Luís Machado Guimarães; em 1846 a Luís de Castro Guimarães, e a muitos outros que deixaram descendência ilustre entre os quais os Condes de Castro Guimarães, ou o Serôdio de Guimarães, Condes de Sabrosa.Timbre: o leão do escudo.
Realmente muito impressionante e novo para mim conhecer está história dos visigodos, cubo eram e o que fizeram! De tirar o fôlego mesmo! Muito legal descer e conhecer está história pouco contada deles. Não credita em suador lugar! Demais mesmo! 😮😳🙂😉👍🏻✌🏻😊
Na verdade Fernandes não é um sobrenome, nem nome de família, é um patronímico. Significa que o nome do pai é Fernando. Acredito que o nome do seu pai não é Fernando.
Na verdade essa questão do nome é referente apenas a origem por exemplo Carlos é Charles na Inglaterra mas a origem é Karl que é alemão. Muita gente está confundindo com origem étnica.
Antunes, é um sobrenome portugues, de origem patronimica, ele significa descendente de Antonio, o nome Antonio, vem do latim Antonius, que era o nome de um dos clãs da Roma antiga
Os suevos/Schweben, dominaram o NOROESTE da peninsula Ibérica por mais de 200 Anos tendo suas capital em Braga, no norte de Portugal Braga/Portugal, hoje e a capital da região do Minho (do latim "minium", rio que separa ou une a Galiza Es. com Pot..)
Faça também um vídeo sobre a presença dos celtas na península ibérica, é surreal pensar que os irlandeses e os portugueses têm culturas tão diferentes e ainda assim têm uma origem étnica em comum
Existem muitas similaridades entre a cultura portuguesa e a irlandesa, caso analisemos.
É porque, mesmo sendo celtas, os celtas da Irlanda e da península ibérica se miscigenaram muito com os nativos.
Étnicamente acho dificil, é só observar a aparência que se ve muita diferença. Irlandes é bem branco, ruivos. Já os portugueses são mais morenos fruto da miscigenação com os mouros. Tem muito português com cara de árabe, pardos com cara de brasileiro.
E algo curioso é que no futebol temos um time céltico na Espanha, o Celta de Vigo, e outro na Escócia, o Celtic de Glasgow.
@@TraderManga Os portugueses (tal como os restantes povos do sul da Europa) são morenos devido ao clima. Uma pessoa morena é uma pessoa branca, mas ques está bronzeada. E os povos nativos ibéricos, por norma, não se misturavam com os mouros (são raros os casos), não é por acaso que os clusters genéticos ibéricos nota-se uma enorme distância face aos mouros.
Toledo, uma cidade fantástica cheia de história e muito pouco divulgada e visitada a uma hora de trem de Madrid na Espanha. Energia forte de cidade medieval.
Faz vídeos em Toledo Espanha
SOU 🇧🇷 BRASILEIRA ESPOSA DE PORTUGUESE FILHOS PORTUGUESE 🇵🇹AVOS PORTUGUESE 🇧🇷 PORTUGAL BRAZIL SOMOS IRMAOS LUZ!!
PORTUGAL BRAZIL ALEM MAR. 🇧🇷🇵🇹🌎🌎🌎🌎🌎🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇵🇹
A cidade é linda! É a história viva. Fiquei apaixonada.
@@AJornadadoDespertar sim. Toledo é um deslumbre
Muito legal, a minha maior surpresa foi saber que os arcos em forma de ferradura vem dos visigodos, jurava que eram dos mouros.
Dos mouros, influenciados pelos visigotos.
@@marciamayumisatosato9607 dos VISIGODOS!
Uma aula de historiade portugal ! Nobre povo nação valente e imortal!!❤❤❤
Idem! Pensava que os arcos eram de origem árabe.
@@emanuelcarneiroramosdesouz3437 creio que o mais correto é o que alguém comentou, os mouros aperfeiçoaram os arcos criados pelos visigodos.
É gratificante termos consciencia de nossas raízes e sabermos a origem de nossos sobrenomes !
No caso, árabe
Esse prazer me foi negado por séculos de escravidão e apagamento da herança cultural.
@@ronaldojosecarneirobernard8357entendo seu ponto, mas tambem nao é assim
@@ronaldojosecarneirobernard8357 de certeza que os seus antepassados adquiriram grande herança porque juntaram várias realidades, portanto não deve ter grande apagamento
E a Africa ?
Esses sobrenomes são uma tradição germânica e nórdica. Se Rodrigo tivesse um filho seria por exemplo Gonçalo Rodrigues (Gonçalo filho de Rodrigo). Se Gonçalo tivesse um filho, seria por exemplo Fernando Gonçalves (Fernando filho de Gonçalo). E o filho de Fernando teria o apelido Fernandes e por aí fora. Esta tradição ainda é praticada hoje em dia nos países nórdicos. Quem tem estes apelidos não tem nenhuma relação de sangue entre eles. Os Suevos também usavam está tradição e estes nomes e eles nada têm haver com os Visigodos, e aliás deixaram mais descendência genética em Portugal e a Galiza do que os Visigodos.
*a ver.
Nos anos 30, 40, e 50, na época em que ninguém viajava e se misturavam, os portugueses do Norte eram na maioria louros e muitos de olhos azuis. Eu tenho 70 anos e herdei os olhos verdes do meu pai e tenho um filho de olhos muito azuis. Meu pai veio para Lisboa com 18 anos e casou com minha mãe e quando iamos visitar minha avó ao Norte, os meus primos e pessoas da Vila eram todos louros. Hoje como as pessoas mudam-se de um lado para o outro, já não é assim. Há mais pessoas com cabelos escuros.
E quando é filha como é que fica?
No leste europeu também é assim, mas na língua deles.
@@alicetrindade9856Verdadeiro, também sou do Interior Norte e confirmo. No Norte antes das migrações no próprio país as pessoas eram, praticamente todos louros claros, Minho, Trás os Montes. Na minha aldeia que era bem isolada era tudo loiro e ruivo, só com a emigração para fora e migração no país é que começou a haver mudanças, há uns 50 anos e também com o regresso de portugueses das antigas colónias que tinham casado com pessoas fora da terra.
Sou neto de dois italianos primos legítimos, meu avô e minha vó materno.
E montando minha árvore genealógica no famíly search, mostrou que mais de 70% dos meus ancestrais tinham nomes ligados aos visigodos, como por exemplo uma avó ancestral, que tinha o nome de Helena di visigoth e seus antecedentes tinham sobrenome "ghota" ou "visigoth" eram muitos.
Portugal, mais na metade norte, foi primeiro conquistado pelos germânicos Suevos, originarios do sul da Suécia e que passaram pela Alemanha Oriental. Parte deles fixou-se no sul da Alemanha (Stuttgart) e outros continuaram até Portugal e Galiza. O Norte de Portugal retem muita influência deles, nomeadamente na grande quantidade de nomes de terras de origem germânica, nos nomes proprios, nas técnicas agricolas tradicionais e na construção de espigueiros para guardar cereais (existiam construções semelhantes na Pomerânia). O reino dos suevos é a génese do reino de Portugal que começou a individualizar-se por volta do ano mil. A região de Terras do Bouro, no Minho, foi onde se fixou a tribo sueva dos Buri. Os portugueses apenas passaram a preferir os nomes proprios do novo Testamento (ex. José, Joaquim, etc.) a partir do final da Idade Média por força da Igreja, até então preferiam Henrique, Rodrigo, Afonso, Raimundo, etc.
Nos anos 1930,1940 e até 1950, os portugueses do Norte eram quase todos louros. Minha família era exemplo disso. Tenho 70 anos. Como as pessoas não viajavam essa casta mantinha-se. Hoje já não se destaca tanto as pessoas de pele clara e olhos azuis.
Verdade. Muitas divisões tribais entre os suevos fizeram surgir o embrião da identidade portuguesa distinta da Galiza. Se não me engano a fronteira entre os Quados e Marcomanos foi estabelecida no Rio Minho.
Isso é verdade, sou prova viva disso. Sou descendente de portugueses e espanhóis do noroeste da península, e fazendo esses testes genéticos de ancestralidade, minha ascendência europeia deu como sendo majoritariamente (40%) germânica (Alemanha, França e Holanda, etc), mesmo não tendo nenhum ancestral direto conhecido desses lugares.
Minha família materna, Maciel, é oriunda de uma vila chamada Darque, em Viana do Castelo, no norte de Portugal. Dizem que há uma grande ocorrência de pessoas loiras no norte de Portugal, inclusive o cantor Roberto Leal (cujo sobrenome verdadeiro era Fernandes, ou seja, de origem visigótica) que nasceu em Macedo de Cavaleiros, no norte de Portugal, era loiro.
Ouvi dizer que grande parte dos portugueses que vieram ao Brasil eram do norte de Portugal. Então é possível que muitos dos descendentes de Visigodos E Suevos estejam no Brasil também. No Brasil o termo "galego" é sinônimo popular de pessoa branca e loira, provavelmente por conta dos descendentes majoritariamente Visigodos e Suevos vindo da Galícia.
Com as invasões há o assimilar e o ser assimilado. Os alanos, vândalos, suevos, godos etc deixaram suas marcas mas foram assimilados, a lusitanidade não foi extinta nem apagada.
OBRIGADO PELA EXCELENTE AULA NUNCA É TARDE PARA EXPANDIR OS HORIZONTES
Mais um vídeo fantástico sobre a história ibérica. Este canal é uma benção.👏👏👏👏
Uma aula de historia de portugal ! Tao intensa e maravilhosa ,Portugal !novre povo! Nacao valente e imortal!!❤❤❤❤
Parabéns pelo profissionalismo ao contrário de tanta treta que existe nas redes socais.
Meus ancestrais são indígena minha bisavô era tribo indígena em Minas Gerais perto da Bahia
Eu tenho uma bisavó indigena.
Minha era krao, mestiça com português!
Sou mestiço de Italianos, Portugueses, Indígenas e Africanos. Mas não tenho certeza, já que não tenho documentos e nem um texte genético, que ainda farei.
@@whostolemycat8058 Também sou essa bagunça 😂 O nome disso é Brasileiro. Não sei se existe povo com maior heterose que a gente! Somos foda!
@@whostolemycat8058 Português é mistura de tudo isso e mais alguns! Felizmente!
Sou neto de dois avós portugueses, que por coincidência tem o mesmo sobrenome (Rodrigues) sendo o materno de Arcos de Valdevez e o paterno de Penacova. Arcos de Valdevez é bem ao norte e Penacova é Centro (um pouco ao norte) de Portugal. Que vídeo fantástico. Meus parabéns.
Antes dos visigodos os suevos que fundaram o Reino Suevo que incluía Braga. No português temos a palavra broa que é de raiz germânica: o pão de milho é broa.
No Brasil tb falamos Broa
Anotação o milho foi trazido para a Europa depois da era dos descobrimentos quando o trouxemos das américas, antes predominava o trigo e centeio, daí erros nas feiras medievais de broa de milho, já que nesse tempo o europeu não conhecia esse alimento.
Certo. Pão em alemão é "brot". Os brasileiros deveriam aprender e falar tambem alemão que é uma lingua tambem fala no Brasil desde a epoca do descobrimento e parar com essa ignorancia de que o pais so tem que ter uma lingua. Se é para ter uma so lingua entao que tenha a lingua alemã que é falada pelos paises mais evoluidos do planeta e é a lingua mais importante da Europa. Mas como sempre, a ignorancia aqui fala mais alto.
@@siriemapantanal6894 errado velho, os brasileiros falam português lingua infinitamente mais evoluida que a germânica os alemaes so tiveram alemaes e poucos romanos, os portugueses tiveram imensos povos até que é mais dificil aprender o portugues que o alemão, segundo os alemaes ganharam poder predatoriamente a ideia de todos os europeus serem xenofobos e racistas que e errado deve muito a ideia germânica de não adaptar nem miscigenar, gracas a eles a nobreza e familias reais faziam destincoes de sangue azul enquanto o povo portugues em si se misturava os de origem germanica na maioria de povos nao misturavam portanto nao miscigenavam tanto em ideias e conhecimentos, olha o exemplo claro, os romanos misturavam culturas e tecnologias, criando algo hybrido evoluindo a sociedade aproveitando ideias os germanicos em sua essencia guerreavam e tomavam para si o que havia, os portugueses se lançaram aos descobrimentos porque herdaram o legado romano, tecnologicamente eram superiores nao e a toa que a certa altura dividia o mundo em 2 antes do sacro imperio, os alemaes são poderosos mas nao faça anacronismo que a maioria do tempo foram atrsados tecnologicamente e as que evoluia era para fins militares, hoje é o que é que depois da segunda grande gerra teve emprestimos de toda a gente a nivel bimilionario rspeitosos cumprimentos
o alemao é falado no brasil desde o tempo dos descobrimentos? é piada? só pode... só falta dizer que quem fundou o Brasil foram os alemaes. aprendam a lingua que quiserem, mudem os vossos sobrenomes para algo italiano ou alemao, façam o que bem entenderem, já que tem vergonha das vossas origens.mas a historia nao conseguem mudar. e outra coisa... o alemao so é falado na Alemanha, Austria e parte da Suiça.E não é de todo a lingua mais importante da Europa. Aqui ninguem aprende alemão. Aprendemos ingles e frances como linguas alternativas. E curiosamente há cada vez mais pessoas a quererem aprender o portugues, o espanhol e até mandarim.@@siriemapantanal6894
As coisas que eu tenho aprendido com os seu vídeos! Muitas das coisas que você relata, confesso que desconhecia e fico surpreendida com os fatos que , muitos ignoram! E o seu modo delicado e emotivo de narrar é muito agradável!👍🇵🇹
Eu amo aprender e conhecer histórias reais. Muito obrigada por um breve relato, mas rico em fatos…
No meu teste de DNA deu que eu sou 16% alemão fiquei curioso por que não fazia sentido até esse vídeo... Meu avô é Ferreira Gonçalves ❤️
Godo.Suevo.
Kkkkkkkkkkkkkkk full germânico
onde fez esse teste, se puder dar o nome ?
@@huvlarvrhorg4818 Genera
Como faz pra fazer esse teste ?
Eu fiz um teste genético de ancestralidade, e curiosamente, deu que a minha porcentagem de ancestralidade europeia é majoritariamente germânica, mesmo eu sendo apenas descendente de portugueses e espanhóis. Na hora eu relacionei isso aos visigodos.
Como você fez o seu teste? Quero fazer o meu tbm.
@@Mikaela20751 fiz pelo genera, é nacional. Peguei em promoção por 180 reais.Tem vídeo dos resultados no meu canal, lá dá pra vc ver como é o layout deles.
@@Mikaela20751Exame sanguíneo e tem a "Genera" que faz e outros também...
Eu também fiz esse teste. Não tenho os sobrenomes citados, porém a maior parte pra mim é Ibérica e Germânica. Meu pai é Português e minha mãe era filha de Portugueses
@@Alexmeister25 obrigada, vou pesquisar.
The roots of Iberia, the roots of Spain and Portugal, the roots of Brazil.
Your channel is amazing, congratulations.
@@princegustav para que mais pessoas no mundo possam entender, pois o inglês é mais usado
Fala dos Suevos também, povo importantíssimo para o desenvolvimento de Portugal, inclusive mais que os visigodos.
Importantes sim, mas mais que os visigodos? Não imagino como, já que foram derrotados por eles em pouco tempo.
@@samirSch encontramos que
Os Suevos constituíram um forte estado que durou sensivelmente entre o ano de 411 a 585, tendo constituído capital em Bracara Augusta (Braga), ocupavam o território atual norte de Portugal e Galiza
Os visigodos invadiram a peninsula ibérica,
Em 507 dominaram a região da Península Ibérica, primeiro o centro e sul do território atual de Portugal vencendo vândalos, suevos e alanos
A luta contra os suevos terá durado quase um século
Os visigodos ocuparam a peninsula ibérica, até 711 (chegada dos mouros novos vencedores)
A presença sueva em Portugal circunscreveu-se ao norte de Portugal, e por pouco tempo. Já o império visigodo abrangeu todo o país por quase 250 anos.
@@TruthMatters9674 encontramos que
Os Suevos constituíram um forte estado que durou sensivelmente entre o ano de 411 a 585, não foi assim muito pouco, quase tanto como o tempo dos visigodos,
veja-se que os visigodos terao levado quase um século para vencer os suevos
daí que esses 250 anos referem-se à peninsula ibérica com excessão do norte de Portugal e da Galiza
Em Portugal e na Galiza o peso dos Suevos também um povo germânico eram maior que os visigodos cuja sua influência eram mais notada de Santarém para sul.
Até há uns anos, no Tribunal de Penafiel, havia uma pintura que representava o rei Suevo a render-se ao Rei Visigodo.
@@HeathenDance os visigodos só conseguiram implantar-se no actual território português, de Santarém para baixo, aliás essa cidade é a mais visigótica de Portugal, a norte a herança sueva manteve-se
@@pedrorodrigues7285 Acabaram por vencer os Suevos, e ocupar o território todo. De qualquer modo, segundo o falecido historiador Hermano Saraiva, mesmo no auge da sua presença, antes de se misturarem e diluirem com os povos locais hispano-romanos, entre outros, os Godos não eram mais do que 20 % da população peninsular.
@@HeathenDance tanto assim é que só em Santarém praticamente existe o legado patrimonial visigótico.
Sim, mas não é tanto. AInda continua essencialmente celta no sangeu. pouco mudou desde a Idade do FErro. 75% Celta e o resto entre Romanos (a incluir Oriente Médio) e Berberes.
...quando o general e Emir Tarique(Tariq) atravessou a África para pisar na Europa,a montanha que se encontrava logo colada neste ponto costeiro,colocaram o nome de Geb-al-Tariq = "a montanha do Tarique" daí o nome atual de Gibraltar
Faltou incluir aí os povos Suevos que estes se fixaram ao norte do atual Portugal e extremo noroeste da península ibérica,muito deixaram de marcas de sobrenomes também,Gomes tem origem próximas a Gonçalves/Gonçalo é são de origem sueva
Excelente informação. Trouxe luz sobre um mistério familiar: testei genericamente meu pai e meu sogro, ambos nascidos nas montanhas da Guarda, Portugal. Entre os esperados 60% de genética ibérica, ambos testaram cerca de 10% genes escandinavos. Não faz sentido montanheses terem tanta genética ‘viking’; apenas em pontos isolados como Póvoa do Varzim eles deixaram descendência significativa. Mas vejo pelos mapas que a Guarda cai dentro tanto da área do reino visigótico quanto do suevo. Agora faz sentido
Belíssimo Trabalho parabéns!!!!
Eu construi minha árvore geneológica e eu tenho descendência judaica, sou descendente duas vezes pelo rei Davi e tenho descendencia com alguns Reis de Portugal, Visigodos, Ostrogodos e outros povos até imperadores Romanos, muito interessante..
Nossa eu nunca procurei saber minha origem , e hoje eu descobri, meu sobrenome é Rodrigues, mas também tenho meu nome do meio Gonçalves..
Excelente vídeo !!!!
Espero q tenha cada vez mais conteúdos sobre a região da Espanha
segue o vice líder, pq o líder disparou 🔥🔥🔥
@@KemmelPinto. hahahah boa !!!
Qual foi o primeiro edifício visigótico em que apareceu o arco em ferradura?
De Londres - quanto conhecimento valioso. Obrigada 😊
Meu teste DNA apareceu 9% Escandinávia. Assim como tem acontecido nos mapas genéticos de muitos espanhois e portugueses. Muito provavelmente herança dos visigodos que levamos até esses dias, e a maioria nem fazia ideia.
Minha ancestralidade paterna é letã e a materna é ameríndia. Tenho 22% de genes germânico, mas não sei se todo eles provêm dos visigodos. Os visigodos, assim como todos os demais povos germânicos, enriqueceram a Europa latina com a sua bela e valorosa europeidade.
Eu também. 10% escandinavo no teste de ADN. Claramente a herança genética de Suevos e Visigodos
@@jjrazevedo1 Meus antepassados paternos eram Azevedo Barros da região de Piracicaba, São Domingos Prata, MG, etc, todos originados da Região do Porto, até onde temos informação.
Sou descendente de portugueses e espanhóis do noroeste da península, e fazendo esses testes genéticos de ancestralidade eu levei um susto tbm: Minha ascendência europeia deu como sendo majoritariamente (40%) germânica (Alemanha, França e Holanda, etc), mesmo não tendo nenhum ancestral direto conhecido desses lugares.
@@ffreire5545
as misturas de povos foram muitas em Portugal
já no início antes de Cristo, os celtas se misturaram com os iberos para formar os celtiberos, todos aprendemos isso :)
há dois mil anos vieram os romanos que incluíram a península ibérica no império deles,
a queda do império romano trouxe a invasão dos "bárbaros", como os alanos, vindos da Europa central os suevos que formaram um grande reino com a capital em Braga,
sendo os primeiros portugueses os galegos que se tornaram independentes do reino de Galiza
(antiga Gallecia provincia romana)
os visigodos originários do leste europeu, tomaram posse da península e dominaram os suevos,
em 711 d.C aconteceu a invasão dos muçulmanos na península Ibérica que esses vieram do norte de África,
a reconquista a partir dos reinos cristão do norte da península ibérica fez-se para sul, vencendo os muçulmanos que ou se convertiam ou fugiram para o norte de África,
entretanto chegavam muitos judeus que se instalavam e viviam com os cristão e mouros (judiarias e mourarias)
Houve ainda escravos trazidos de África que vieram trabalhar no território ibérico,
chegava também gente da Ásia à medida que as grandes navegações se desenrolavam, e comerciantes de outras zonas da Europa, genoveses, flamengos, castelhanos ou habitantes da Andaluzia
Fizeram ainda parte do ADN dos portugueses outros povos, sem esquecer os Templários que encontraram refugio em Portugal perseguidos pelo rei de França
outros refugiados como os nobres e religiosos da revolução francesa que os ameaçava com a guilhotina
e as religiosas e outros católicos que fugiam dos ataques dos protestantes por exemplo no Irlanda
os comerciantes que se instalavam no país: flamengos, genoveses, venezianos, etc.
e ainda
no século passado, milhares de judeus passavam por Portugal país neutro para fugir ao regime nazi, e seguiam para a América do norte e do sul, mas muitos não conseguiam e ficaram em Portugal,
temos ainda os refugiados das ex-colónias (cerca de meio milhão) que tudo perderem na violência da independência, e encontraram refúgio em Portugal vindos de Goa, Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, fossem eles brancos ou mestiços..
Todos esses povos com o seu ADN formaram os portugueses dos dias de hoje
e mais concerteza que não me lembro! mais muitos brasileiros, venezuelanos, cubanos
e europeus (moldavos, ucranianos), e americanos que todos os dias vão chegando a Portugal e gente dos PALOPS...
Adorei o canal. Vou maratonar os vídeos
Sua voz é incrivelmente parecida com o do covil de jack mais um inscrito se for vc mesmo feliz que voltou ♥ mais um para acompanhar adoro história em geral
Hahaha não sou o mesmo! Mas já me falaram isso há mto tempo atrás 😂
Muito obrigado pela inscrição! Espero que goste do nosso conteúdo!
Talvez eu tenha parentes distantes no Goth,de gothchalk. Excelente vídeo. Parabéns pelo canal
Tava ansioso por mais um vídeo
Na minha arvore genealógica achei todos eles na minha parte de pai, muitos nomes formidáveis do ano 600 - 1000
Segundo texto do livro da família Braga somos de uma cidade perto de Braga que se chama Eulália de Cavanelas é a família Rezende vem da região de beira alta
Emocionante. Deus abençoe todos os envolvidos neste salvamento.❤
Favor falar sobre os hebreus e israelitas obrigada. Se já estiver vou procurar .❤
O meu é Cavalcante Azevedo. Cavalcante vem de Fillipo Cavalcantti, cavaleiro templário do sec 15 que veio para o Brasil fugindo após uma briga feia com os Bórgia. A família Cavalcanti e Bórgia eram rivais em Florença. Também por parte de vó tem uma ligação de 15ª geração com o rei Manoel I de Portugal. Meu avô de 15º grau.
Azevedo tem essa ligação com a parte norte de Portugal, ligado com uma família ligada a coroa portuguesa. Pelo familysearch achei ligação até a idade média com um rei da italia
Para de mentir,LOL
Eu sou de pernambuco e sei que a família Cavalcanti(com i) são tradicionais e o seu cavalcante é com é.
E se você não tiver documentos comprovando, não é porque você tem o mesmo sobrenome que você faz parte da família
Eu sou Alves Bezerra e nem por isso minha ascendência eram nobres do reino da Galícia, que vieram a Pernambuco, de onde veio meu sobrenome
Gostaria de ver vídeos sobre todas as tribos bárbaras, que invadiram Roma
Eu gosto muito da história dos "povos bárbaros" e sua presença na Ibéria, Roma foi essencial na formação da península como poder local mas foi após os Visigodos e Suevos que a identidade local começou a se formar e assim surgiram as nações de Portugal e Espanha.
Os conquistadores germânicos não tinham o mesmo refinamento cultural dos nativos do Império Romano, mas possuíam uma bela e primorosa europeidade e, da sua miscigenação com a latinidade, nasceu essa poderosa e brilhante civilização ocidental. Mas a civilização europeia quase desapareceu nas garras dos horrendos hunos (turanianos genocidas).
@@ffreire5545 os povos germânicos fugiam das invasões dos unos quando atravessaram os Pirinéus em direção à península Ibérica
@@marie3587 Verdade! O bravo e belo povo cito-sarmatiano (yamnaya, a raiz primeira primeira de todos os indo-europeus) por séculos barraram o avanço dos hunos (turanianos genocidas) no sul da Rússia e no leste da Ucrânia. Mas em 220 d.C já haviam sido exterminados por esses horrendos bárbaros altaicos. O reino godo do oeste da Ucrânia foi atacado e devastado em seguida e os godos sobreviventes, visigodos e ostrogodos, tomaram a Dácia do Império Romano em 225 d.C.
@@marie3587e nois império romano salvamos esse povo que nois traiu se majoriano n fosse traído tínhamos nos livrado desses bárbaros que foram pra Europa ocidental
Um vídeo sobre os Alanos (Iranianos do Cáucaso) seria interessante.
Visigodos modernizaram,na época,o Direito Romano,e lho transmitiram ao Ocidente,e alguns institutos,constantes das leis lusas,foram herdadas p.Brasil.E.na Univ.Lisboa,hoje,ainda se estuda Direito Visigotico.Armando Cabral,jurista,Porto Alegre...
Achava que meu nome ñ tinha nada a ver com os visigodos, mas foi o primeiro que apareceu. Muito bom o conteúdo, sempre quis saber a origem e a divisão dos visigodos e ostrogodos
Amei a narração da história
Parabéns que Deus abençoe seu canal TH-cam
O lado paterno da minha família tem Rodrigues no nome. Devido a displicência histórica dos cartórios, essa bagagem genealógica é bem difícil de administrar.
Que incrível, tenho o sobrenome Rodrigues e Fernandes!!!
Esqueceram de citar os povos germânicos, OS SUEVOS,que ocuparam desde a Galícia e Euskal (paises bascos) que era lusitana até a Braga e até Olíssipo (Lisboa). Interessante quanto aos sobrenomes e nomes,descobri que não era só meu nome e 1°sobrenome q eram germano suécos, tenho descendência de 5 sobrenomes germanicos, visigodos, celtas como Freyir, Vasa, Fernandesen, Vasa , DeSalles, Brazer entre outros. Meus antepassados tem nomes diferentes: Hiltrud, Ĺouise, Karles, Sekundin, Gertrude, Russ, Attila, entre os que deu para pesquisar
Valeu!
Adorei muito bom! Conteúdo muito bem apresentado e de fácil entendimento. 👍🏻
No final há referência aos reinos de Portugal e Espanha . Portugal hoje é uma república..
Muito bom esse video.
Muito bom o vídeo, e me explica muito bem a razão de eu ter 48% de sangue alemão, sendo que sei que sou todo português, originário do Douro & Minho.
Os vizigodos náo eram Germanicos
Não acredite nestes videos no utube: falta-lhes rigor cientifico e peer review
@@ingbor4768 Eram germânicos sim, surgiram fa divisão dos godos. Germânico foi o nome dado pelos romanos, os povos da Escandinávia e da atual Alemanha não se chamavam a si próprios germânicos.
@@ingbor4768 Todas as provas indicam (e na investigação histórica, é praticamente consensual), que os godos eram um povo germãnico (subdividiam-se em dois grupos principais - os visigodos, a oeste, e os ostrogodos, a este), falante de uma língua germânica antiga do grupo oriental (já extinto) - o godo. Aliás, o godo é a língua germânica antiga da qual há mais testemunhos escritos, o mais importante dos quais é a Bíblia de Ulfilas (um bispo godo que traduziu a Bíblia para a língua goda no século IV d.C.). Se os visigodos, um povo falante de uma língua germânica antiga escrita, com parentesco com outros povos germanos e com costumes que os autores da antiguidade romanos e gregos afirmavam ser germanos, não era germânico mais ninguem o seria... étnica e culturalmente eram, sem dúvida, germanos antigos (é claro que houve outros povos que foram assimilados pelos godos, tal como é o caso da família de Ulfilas que era de origem capadócia, da Anatólia, atual Turquia), mas ter alguns elementos com origem em outros povos não significa que não fossem em termos culturais e étnicos originalmente germanos.
Ele no princípio do video diz e bem que os Visigodos eram Suecos.
Os Alemães só têm 16% de genes Germânicos do haplogrupo I1, os Romanos chamavam aos povos que os atacavam a norte os Bárbaros da Germânia mas eles não eram do território que é hoje a Alemanha eram da Escandinávia , Godo vem de Gotland no sul da Suécia.
Os primeiros povos Germânicos ou Escandinavos a chegar a Portugal foram duas tribos Suevas os Quadi e os Marcomani , mais tarde chegou outra tribo aliada dos Suevos , os Buri , no norte ainda hoje há uma municipalidade chamada Terras de Bouro que significa terras dos Buri.
Depois chegaram os Silingi e Hasdingi que eram Vandalos , depois os Sarmatian que eram Alanos e por fim os Visigodos.
Todos eles são povos Germânicos , são da Escandinávia também ocuparam partes da Alemanha como territórios em quase todos os países da actual Europa. Os Alemães também são 16% Eslavos mas o seu principal haplogrupo genético com 50% é o R1b - -269 Celta
Curiosidade:
O Reino de Portugal foi fundado por Burgúndios que eram também um povo originário de Gotland na Suécia , o primeiro Rei de Portugal era neto de Robert I , Duque da Borgonha.
Aqui um video feito por um Alemão sobre a percentagem de R1b M-269 na família Celta da Europa Ocidental.
th-cam.com/video/6nrAZzTgtmc/w-d-xo.html
Faz um vídeo falando se são da linhagem dos filhos de Noé estou curiosa 💕🌹💞🇧🇷
Excelente vídeo, brilhantemente narrado. Parabéns. Dentre os meus vários apelidos um deles é "Fernandes" do lado paterno..., Sabe-se lá se o meu Avô - que era de Trás-os-Montes (Norte de Portugal) bem como os seus antepassados próximos - teria tido algum antepassado Visigôdo. O meu Avô (que não chegiuei a conhecer porque faleceu antes de eu nascer), segundo minha Mãe dizia ele tinha cabelos claros e olhos azuis, como aliás muitos portugueses nascidos no Norte de Pottugal também têm olhos azuis, mas também esverdeados ou castanho-claros, será isto resultado das suas ascendências visigóticas já que eles terão ocupado principalmente (creio eu) aquelas terras? É muito capaz.
Muito top seus vídeos irmão... Sou apaixonado por história. Vivo em uma cidade chamada Ágreda, em Espanha, e conheço pessoas com o sobrenome Ruiz, que imagino vir dos visigodos que chegaram aqui por volta do ano 415.
Mais um excelente vídeo sobre a história dos povos visigóticos!
O meu nome que é Raimundo é de origem germânica e vem de ragnemundus, enquanto, o meu sobrenome Hipólito é grego e vem de hippolytos. Sempre é interessante saber de onde vem o seu nome e qual o significado dele.
Obrigado pelo vídeo. Recentemente descobri que o Rei Vitiza é meu ancestral. Na árvore genealógica logo vem o sobrenome Rodrigues e eu não entendia a razão.
Mas a maior de tua ancestralidade é celta, amigo, de cultura romana.
Rodrigues - filho de Rodrigo
Ruiz - filho de Rui
Gonçalves - filho de Gonçalo
Fernandes - filho de Fernando
Mendes - filho de Mendo
Nunes - filho de Nuno
Henriques - filho de Henrique
etc
Muito curioso como coisas tão banais se tornam tão obvias quando pensamos sobre elas
Excelente narrativa histórica.
Já vou seguir o canal, sou apaixonado pela história dos meus ancestrais!
aguardando o video ainda sobre os Bascos
Muito legal o vídeo. Gostei da análise e a parte que fala para onde eles foram.
Para saber se você é descendente dos Visigodos há dois meios: genetica ou documentos genealógicos. Pela genetica hoje você consegue comparar seu DNA com o banco de dados das universidades europeias que tem o código dos cadáveres visigodos. Fiz o exame de um tio avô e ele é um visigodo nato pelo DNA hehehe. Por documentos você forma sua árvore genealógica até os reis de leão e castela e eles são descendentes dos reis visigodos. Descobri que sou descendente dos visigodos desses dois modos.
Legal
😂😂😂
@user-mp9zp7hd4sestou em todos os lugares.
Adorei o seu video. Podes fazer um sobre os Celtiberos, menção especial para Viriato 🤔🙏👍
Visigodos era um povo bárbaro 2.0 era bárbaro e civilizado ao mesmo tempo pela influência romana. Era tipo o contato ocidental com os japoneses. Os japoneses antes, da revolução industrial influenciada por ocidentais era "feudal-meio barbara" (não digo que eles eram primitivos longe disso). Mas não haveria o Japão moderno sem a influência ocidental. Parabéns pelo trabalho que você faz pela resgatação da cultura ibérica.
totalmente, comparação histórica precisa demais!!
@@mariannefromars Obrigado. Moça!
Muito interessante esse vídeo e essas informações..!
Maravilhoso o vídeo! É interessante algo sobre a minha família paterna, do lado da minha avó paterna: A minha bisavó, que tinha olhos azuis e a visitei em 1990 e 1996, tendo 11 anos de idade em 1996, ela era do Distrito da Guarda, na Beira Alta, centro-norte de Portugal, e tanto ela, quanto à minha avó materna, ambas hoje no Céu, falavam que a família vinha de "povos bárbaros". Ora, os principais povos bárbaros da Península Ibérica foram os visigodos e os suevos, e que.eram povos germânicos, e a própria palavra "Guarda" é de origem germânica, vem de "Warden", e, um dia pesquisando, um dos meus sobrenomes, eu tenho quatro sobrenomes, "Belizanda" ou "Belisanda", com S, como alguns familiares meus tambêm têm, sobrenome da parte paterna, é um raro sobrenome que se suspeita que a origem seja fancesa, viria de "Melisande", ou inglesa, viria de "Millicent", portanto aqui nesse caso possívelmente de origem anglo-saxã, aqui vendo-se claramente, como é às vezes comum quando um sobrenome evolui ao longo do tempo, da troca da inicial M pela B. É algo curioso e intrigante para mim essa certeza de que a família dela vem de povos bárbaros.
Aqui no link, uma discussão sobre a provável origem dos sobrenomes Belisanda e Basalisa, e que são sobrenomes raros:
geneall.net/pt/forum/97767/re-origem-dos-nomes-belisanda-e-basalisa/
No norte de Portugal,nos anos 1930,/40/50, as pessoa eram quase todas louras. Hoje já não é assim, porque as pessoas começaram a viajar e a misturarem-se. Também sou loira, olhos azuis ,tenho 70 e o meu pai era do norte de Portugal.
A venenosa politicagem gerada por uma monarquia eletiva (boas monarquias são hereditárias) causou a catástrofe da derrota da Espanha visigoda frente às forças islâmicas invasoras. Até hoje se percebe que tanto nas monarquias como nas repúblicas a eleição de Chefe de Estado é um grande mal.
@@alicetrindade9856 muito interessante essa questão geográfica mesmo! Em determinadas regiões do Brasil, até hoje, é muito comum pessoas loiras com olhos claros serem referidas como "galegas", em inconsciente alusão ao noroeste da Ibéria e sua herança visigótica...
Ameiiii essa história linda maravilhosa não sabia 💕🌹💞🇧🇷
Opa, posso sugerir algo sobre o breviario de Alarico e a influência árabe no direito ibérico???
Tenho um irmão de nome Gonçalo. Obrigado pela informação cultural.
Quem sabe fala ou escreve ou faz.
Valeu! Meu abraço.
Li uma vez que os sobrenomes Godoi e Góes também são de origem visigótica.
Li uma vez sobre a invasão dos Godos á Espanha, como o sobrenome Godoy e suas variações são de origem espanhola, logo presumi que este sobrenome soa assim por conta deste povo.
Por parte de pai eu tenho um avô com sobrenome Godoy, minha bisa tinha gonçalves.. agora notei que na Argentina tem alguns Godoy também.
Eu sou Vedoy, sou do sul, hoje tem até no México....Acho que vieram da Espanha no século 18
Excelente material o deste vídeo. Obrigada. Parabéns 👍
A minha família paterna é Doudemont/Doudement. Descobri que tem origem viking que se instalaram no norte da França. Existem muitos estudos principalmente no Wikipedia que mencionam nosso sobrenome na história da colonização dos povos vinkings no norte da França (Normandia)
Múltiplos povos influenciaram a formação que originou os Países ibéricos e cuja determinação em conquistar novas terras culminou com as Grandes Navegações
Os meus dois apelidos são Rodrigues Gonçalves. Nunca imaginei que tivessem origem visigotica.
se voce pesquisar a linguagem verá que visigodos não falavam portugues. Seus nomes são formados por justaposição. Peça para conhecer a língua e a escrita visigótica e verá que não existe. Isso é desinformação do arianismo querendo distorcer a história desde a língua até a arquitetura e matemática de africanos e afromesopotamicos da era posdilúvio.
Me fala sobre esse tema musical.envia uma mensagem lindo tema.
O meu sobrenome é Gonçalez. O final es significa filho, Mendes, significa filho de Mend, Esteves, filho de Estevao, Fernandes, filho de Fernando. Nos paises mais ao norte da Europa, usam o son no lugar de es. Jeferson, filho de Jefer, Anderson, filho de Ander, e por aí vai..
Yo me llamo Rodrigo, y siempre me ha encantado mi nombre, suena como fuerte, y conocer los orígenes me hizo amarlo mas.♥
ISSO QUER DIZER QUE ESSE MUNDO NÃO É DE NINGUEM E SIM DE TODOS...
Sim.
Não. Português, Galego e Brasileiros são celtas de cultura romana. os Germânicos só governaram.
@@endovelicus74 portugueses são romanos, e a maioria dos brasileiros nem são caucasoides
@@RESTITVTOR-ORBIS pouco importa, os Brasileiros têm no mínimo 56% de DNA Ibérico e 70% Europeu em média. Pardos são mais europeus que outro componente.
Tem que se atualizar com os estudos, rapaz.
@@RESTITVTOR-ORBIS Não. maioria dos Portugueses são Galaicos Celtas que migraram de Portucale e da Galiza, regiões fortemente celtas, e até hoje. Há uma incrível continuidade cultural e até no formato dos nossos sobrenomes à cultura castreja.
[Apana Amboli filia Celtici Supertarmaci ______bri ] - infelizm a inscrição 'tá danificada e não mostra o CASTELLUM (cASTRO) de origem, mas é celta, pois na língua GAlaica celta, a que moldou o Galego-Português, BRI = briga = fortaleza, acrópole.
PortuGAL, GALiza, GALes, GÁLia... essas raízes não te dizem nada??!!
Havia Romanos só nas grandes cidades. Mas sua contribuição genética vai de 0-17%. O Brasileiro é mais campesino de Portugal (e alguns galegos)
Os Norte-africanos não contam, pois foram assimilados.... Judeus Sefarad, também não...
Segundo Olalde, A População portuguesa, no PCA
Eu sou Fernandes Fradique , o Fradique também vem dos germânico. Tenho antepassados holandeses ,e de Outros Países da Europa . Por tudo o que sabemos ,a nossa familia de olhos claros e bem louros , principalmente em jovens ,mas a pele é muito clara e sensível ( minha mãe e outros familiares )a minha é meia pálida ,sem cor e olhos verdes . Consta que no tempo da guerra os holandeses e Alemães vieram refugiar-se em Portugal ,ao longo da fronteira com Espanha . Assim nasceram as pequenas aldeias ,hoje quase vazias ,mas na décadas anteriores a 70ekas eram bastante povoadas.
É isso mesmo. 👍
Eu e minha esposa somos descendentes de Rodrigues. Eu sou Fernandes Nunes, ambos nomes de origem visigótica. Mas genealogicamente eu sei que sou ligado às casas de Antas, Ribadouro, Mendes, Sousa e Bragança (não a atual casa de Bragança, a mais antiga).
a de Bragança continua a mesma.
@@lucianogularte1770 não, houve uma outra Casa de Senhores de Bragança no século XI, que se extinguiu pela via masculina no século XIII. É dessa que eu descendo.
Eu sou Sousa, há alguma ligação também?
Vocês são descendentes de imigrantes recentes?
@@lucasnunes6659então não se extinguiu!
Que vídeo fantástico gosto muito de seus vídeos
Adorei sobre o vídeo das origens Portuguesas e Espanholas 🇵🇹🇪🇦
Pq portugueses e espanhóis não gostam q falam q ele tem sangue mouro? Falei pra um português que a seguinte frase " Portugal também tem um povo miscigenado Mouros , romanos , lusitanis e outros " ele respondeu " o sangue mouro já desapareceu "
@@loboguara5712 E é vrdd que praticamante já desapareceu, segundo harvard medical school Universidade de coimbra e Barcelona com mais de 100 pesquisadores analizaram amostras na península ibérica e apena 26% tem em média 10% de adn... até porque se parar para pensar a maioria do tempo isto foi de europeus e não o contrário, e na reconquista a maioria foi expulso ou executado e só os que se convertiam ao cristianismo é que ficavam...
@@loboguara5712interessante. Talvez pq estejam isolados há muito tempo e teem ressentimento da ocupação moura?
@@marcelomossmann1 então pq vcs reclamam quando o Brasil faz o mesmo ?
E eu acho que os portugueses tem receio pq ele não eram brancos 🤭 pq coincidentemente eu só vejo portugueses reclamando de povos não brancos ( mouros , romanos, brasileiros e por aí vai ) nunca vi português reclamando dos romanos
Só vejo aqui falta de conhecimento e conversa infantil de merd@,! Os portugueses não reclamam do seu passado histórico, isso é ponto acente! E quanto á questão do sangue, existe mistura de vários povos no sangue português: Ibero, celta, romano, suevo, visigodo, mouros. Quanto as dúvidas e mitos colocados aqui sobre mouros, há um aspecto que esclarece bem essa situação: cristãos e muçulmanos não casavam entre si! Existe sim sangue mouro mas é residual.
Muito interessante.
Esse assunto, relativo as origens de Portugal, nao tem merecido destaque nas escolas aqui do Brasil.
Fiquei curioso com longo período de temperaturas polares ocorridas durante décadas do século VI.
Achei interessante essa questão que não é muito comentada pelos climáticos que prega sobre mudanças climática da atualidade.
@@eduardopereira-lp5ypexatamente. Esse período existiu mesmo. As temperaturas começaram a serem medidas a partir de 1850, é uma coisa muito recente. Podemos saber mais ou menos sobre as temperaturas observando as deposições dos sedimentos.
Por isso, ao observarmos a erosão na base da esfinge no Egito, feita inequivocamente por chuvas e água, vemos que nunca foi construída há 6000 anos atrás. Foi há mais de onze mil anos, época em que o clima nessa região era diferente, não era desértico.
Se até eu sei disso, então porque a resistência em corrigir esse erro?
Por causa da Bíblia que coloca a criação do homem há cerca de seis mil anos.
A mentira teria que cair por terra.
Mentiras sobre o clima ontem e mentiras hoje sobre as mudanças climáticas.
Motivos?
Está com alguns dias disponíveis para ouvir? 😂
A grande fome na Europa you tube no século quatorze começou final século treze com mudanças também
Após dilúvio conta com o ano de cinco mil hoje foram construídas antes cerca de dez mil foram habitadas depois mas não por quem construiu
Para ser sincero gostei de ter mais informações sobre os visigodos
Excelente pesquisa histórica! Apenas um pequeno detalhe: O conceito 'catolicismo' surge somente ao final do Concílio de Trento, em 1563.
O video é bom só tem um porém, a parte que fala do estreito de Bosforo fica na Anatólia atual Turquia. Outro ponto é o rio Eufrates que fica no Oriente Médio
Que legal, faz sentido, meu pai é Gonzalez e ele é espanhol...loiro dos olhos claros e pelo seu biotipo eu sempre pensei que os ancestrais dele talvez viessem do norte europeu.
Uma gotinha de sangue mouro já o teria tornado num homem moreno, mas com certeza ele não o possui. Ao contrário do benevolente Reino de Portugal, o Reino da Espanha aplicava a política de tolerância zero com seus inimigos islamitas.
Os sobrenomes têm origem nórdica não a pessoa
@@ricardo82carvalho oras, se o sobrenome da pessoa tem origem nórdica, sua linhagem tbm tem, que comentário mais sem noção! kkkkkkk
@@ffreire5545 e quanto aos espanhóis de cabelos e olhos escuros, esses não teriam sangue mouro?
@@mijnbook Perfeitamente! A população autóctone da Península Ibérica (os iberos) era morena. No Reino catalúnico-aragonês, parte da população moura permaneceu nas terras reconquistadas. Atualmente em Castela e Andaluzia percebe-se algum traço fisionômico da população moura.
Eu tenho e sou orgulhosa.
Guimarães, meu sobrenome. vem de Wimaranis, de origem visigótica.
Na verdade O nome Guimarães vem sim de Vimaranes (com letra V e não com letra W)... Que por sua vez vem do Nome Vimara. Vimara Perez, foi o Homem de origem galega que reconquistou aos mouros, território que é hoje o norte de Portugal (desde a fronteira com Espanha até à cidade do Porto). Como recompensa, foi condecorado com o título de Conde e foi-lhe oferecido esse mesmo território, que ficaria sob o seu protéctorado. Assim, Vimara Perez nomeou esse território de Portucale (em nome da última cidade que ele conseguiu conquistar que na altura era conhecida como Portus Cale ou Portus Calém). Sendo ele um conde, esse território passou a ser denominado e conhecido como Condado Portucalense. Vimara, acabou por se estabelecer numa pequena fortificação de defesa da capital do Reino da Galiza, a Cidade Portuguesa de Braga, que além de ser a capital do Reino da Galiza, era também o maior centro religioso da Peninsula Ibérica. A fortificação onde Vimara se estabeleceu, por ele ser o governador do território, ou o Conde Governante, cresceu para uma pequena aldeia, e mais tarde cresceu para uma vila. Assim, passou a ser conhecida como Vimaranes por ser a casa de Vimara. Apenas mais tarde, com a evolução da Língua Portuguesa, o nome mudou de Vimaranes para Guimarães. Neste mesmo território nasceu também a língua Galaico-Portuguesa (daí o galego e o português serem semelhantes em cerca de 85%). Ainda hoje ambos os povos consideram que a Galiza e seu povo deveriam pertencer a Portugal, pois Eles pertencem a Nós, e Nós pertencemos a Eles. O facto de o teu sobrenome ser o nome de uma cidade, apenas significa que os teus antepassados, eram Judeus, que provavelmente fugiram da Inquisição de Espanha para Portugal, alteraram seus nomes Judeus, e se registaram usando o nome da cidade. Existem imensos sobrenomes que são nomes de cidades Portuguesas, precisamente por isso. Sobrenomes como Guimarães, Braga, Maia, Évora, etc... Ainda hoje podes visitar a fortificação de Vimara, hoje conhecido como Castelo de Guimarães, visitar em Braga a mais antiga catedral de Portugal com cerca de 1070 anos, onde encontras os túmulos dos Reis Suevos, e visitar a estátua de Vimara Perez na cidade do Porto, que se encontra precisamente ao lado da Catedral do Porto. Agora sim, sabes a origem do teu sobrenome, e que nada tem a haver com descendência visigótica. Mas que, tendo os teus antepassados vivido em Portugal, existe sim, uma grande probabilidade de teres ADN, seja ele Suevo(Germânico) ou Lusitano(Celta).
Sim mas isso não significa que você é descendente de visigodos que eram uma tribo germanica (alemã). Na verdade esses nomes foram adotados em muitas colonias nas Américas por conta dos colonizadores espanhóis e portugueses.
Não germânicos é diferente do termo alemão, em ingles tem os termos germânicos and german, que quer dizer alemão. O termo germânicos engloba também alemão, mas vai bem mais além. Os holandeses são germânicos (baravos e frisios), ingleses são germânicos (anglos, jutos, saxoes, normandos e vikins), noruegueses são germânicos viking, suecos são germânicos suecos e os alemães são descendentes dos germânicos alanos, saxoes, francos, ostrogidos, teutoes, alamanos, burgundios e marcomanos. Muitas tribos germânicas não migraram para a Alemanha e sim para outros países como foi o caso dos jútos, anglos, frisios, batavos, anglos, visitados, cimbrios, vikings, helvecios, lombardos... portanto a denominação de povos germânicos vai muiti além de alemães
Apelido de origem toponímica, retirado do centro histórico, hoje Cidade de Guimarães. O Conde D. Pedro, filho do Rei D. Dinis, no seu Livro das Linhagens, fala de alguns povos que se autodenominavam Guimarães, entre eles os filhos D. Pedro Fromarigues, Riba de Vizela, que se chamavam D. Paio Pires de Guimarães, D. Pedro Pires de Guimarães e D. Fernão Pires de Guimarães, de quem foi uma geração. A maior parte dos nobiliários contudo derivam esta alcunha de Martinho de Guimarães, ou Martinho de Castro de Guimarães, escrivão da Câmara do Arcebispo Jorge da Costa, Tabelião-Geral de el-Rei, Comendador de Garfe e Juiz Ordinário de Braga nos anos de 1494 e 1544. Ao longo dos séculos muitos Guimarães receberam Mercês como Foros de Nobreza ou Cartas de Brasão. Destacam-se o galardão atribuído em 12.8.1782 a António José Guimarães, do Porto; em 1788 ao Capitão Jerônimo Ribeiro de Guimarães, do Grão Pará, Brasil; em 23.9.1848 para António Alves de Sousa Guimarães, Vereador do Porto; em 10.6.1865 para António Luís Machado Guimarães; em 1846 a Luís de Castro Guimarães, e a muitos outros que deixaram descendência ilustre entre os quais os Condes de Castro Guimarães, ou o Serôdio de Guimarães, Condes de Sabrosa.Timbre: o leão do escudo.
Realmente muito impressionante e novo para mim conhecer está história dos visigodos, cubo eram e o que fizeram! De tirar o fôlego mesmo!
Muito legal descer e conhecer está história pouco contada deles.
Não credita em suador lugar!
Demais mesmo! 😮😳🙂😉👍🏻✌🏻😊
Gostaria de saber se a família Braga é Rezende tem origens dos visigodos alguém tiver essa informação eu agradeço
Pode compartilhas as musicas usadas no vídeo?
Meu sobrenome é Fernandes, feliz em saber a origem visigotico.👏
Sueva.Não Visigótica.
Na verdade Fernandes não é um sobrenome, nem nome de família, é um patronímico. Significa que o nome do pai é Fernando. Acredito que o nome do seu pai não é Fernando.
@@fabriciosantiago6024 vou pesquisar mais a respeito 👏
@@fabriciosantiago6024 e qual a diferença entre patronímico e sobrenome?
Na verdade essa questão do nome é referente apenas a origem por exemplo Carlos é Charles na Inglaterra mas a origem é Karl que é alemão. Muita gente está confundindo com origem étnica.
Alguem sabe a origem de 'Antunes '?
Excelente canal!!
Antunes, é um sobrenome portugues, de origem patronimica, ele significa descendente de Antonio, o nome Antonio, vem do latim Antonius, que era o nome de um dos clãs da Roma antiga
@@Leandro_03-r7x muito obrigada pela resposta!!!!
Os suevos/Schweben, dominaram o NOROESTE da peninsula Ibérica por mais de 200 Anos tendo suas capital em Braga, no norte de Portugal
Braga/Portugal, hoje e a capital da região do Minho (do latim "minium", rio que separa ou une a Galiza Es. com Pot..)
Parabéns pelo video !!!
Imagens, texto e narração excelentes e a musica de fundo mt apropriada !
👏👏👏👏👏👏
Que canal maravilhoso ❤
Não conhecia essa história. Amei,