Meu bisavô materno veio de Portugal e se chamava manoel Gomes de Oliveira, e tinha ascendência judaica, meu bisavô guardava os mandamentos mas nao explicava para os filhos pois tinha medo, um dia meu tio perguntou o porque , e meu bisavô respondeu que um dia ele iria descobrir!.hj temos quase de nossa ascendência judaica! Shalon a todos!
O meu bisavô paterno, pai de meu avô paterno, que eu nunca o conheci, Pedro Ferreira, era de um lugar muito conhecido pelos judeus em Portugal: Belmonte, na Beira Baixa, e meu pai sempre disse, "a família do teu avô são tudo de cristãos novos", como uma referência aos judeus sefarditas. Belmonte, para quem não sabe, é o lugar onde nasceu Pedro Álvares Cabral.
@@imperatorhiberiae também já ouvi falar nisso, de que o Pedro Álvares Cabral talvez teria tido também ascendência judaica. Mas não sei dizer se é ou não verdade.
O Bandeirante que que mais "explorou" as terras Brasileiras, indo até Manaus era Judeu, Raposo Tavares....Muito temido pelos jesúitas, e um aventureiro sem igual em coragem e resistência...A Igreja católica tinha tirado tudo dele em Portugal@@fabiophy
A maioria dos cristãos novos eram povos pagãos que se converteram depois da expulsão dos árabes da Península Ibérica, até 1800 e mesmo ainda em 1900 ainda existia muito povo pagãos ibéricos, eles não entendiam o cristianismo, tanto que ainda hoje o cristianismo ibérico é o que tem mais influência dos cultos pagãos. Um judeu jamais se converteria ao cristianismo, jamais abandonariam sua fé, eles preferiram ir para o Norte da África e pros Bálcãs onde tiveram a proteção dos Otomanos. Isso que brasileiro é descendente de judeu é um mito criado pelos evangélicos sem nenhuma base histórica ou genética.
@@imperatorhiberiaenão era , Pedro Álvares Cabral descendia da nobreza de Belmonte , um dos ancestrais dele lutou na batalha de Aljubarrota, outro descendente dele lutou na batalha de ceuta , os outros todos alcaides de Belmonte que moravam no castelo de Belmonte
Muito bem feito. Por momentos tive medo do que aí viria 😁mas não, na minha opinião está muito bem explicado. É incrível essa crença Brasileira nos apelidos com nomes de árvores serem de "cristãos novos", é o verdadeiro mito urbano. Há pouco tempo fui a um posto de turismo de uma cidade onde existe uma sinagoga e à minha frente estava um casal Brasileiro, e o Sr. dizia à funcionária do Balcão: "Sabe o meu sobrenome é Pereira, portanto sou um descendente de um Cristão Novo"... valha-me Deus, cheguei a ter vontade de lhe dizer que isso é um mito, mas percebi que se o fizesse ia deixar o sr. triste. Esses apelidos terminados em eiro/eira como Figueira, Pereira, Laranjeira, Pinheiro, Ferreira, Vieira, Moreira, etc... são apelidos Galaico-Portugueses. São apelidos muito antigos, mais antigos que a nacionalidade Portuguesa e também existem na Galiza. Na verdade o sobrenome Português dos Cristãos Novos dependia apenas de uma coisa... eles em geral adoptavam o sobrenome do seu padrinho de batismo cristão. Portanto, podia ser qualquer um, não existe um padrão. A distribuição dos apelidos dos Cristãos Novos era similar à distribuição dos apelidos dos outros Portugueses.
😅olha temos muita mistura com Judeus a prova está no Nordeste pois nunca deixam de receber verbas para as plantações nas secas..Todos lá tem costumes de Judeus como ter sua própria mortalha fora outros costumes. Em Minas Gerais é comum dizer que mineiro é bom na politicagem. Sempre mandaram na política agora quando caíram que fizeram ? Derrubaram a Dilma mesmo que o preço fosse a família miciliana do Bolsonaro. Ex o que fazem com os palestinos que ousaram invadir o território que eles ganharam de presente em troca de muito ouro ?
Muitos portugueses e espanhóis católicos, há séculos atrás eram seus antepassados judeus que moravam na Penísula Ibérica, se tornaram os cristãos novos.
Obrigado pelo canal! Crescemos ouvindo que nossos antepassados ibéricos da América latina eram conquistadores desalmados e gananciosos, a "razão do nosso atraso". É como ensinar a odiar nossa própria família. Você faz um trabalho maravilhoso em combater isso e expor os fatos!
Estranho esse desconectar de gerações. Os brasileiros mais velhos ouviam o contrário, orgulhosos das suas raízes brasileiro-portuguesas (em excesso, até), os novos levam com narrativas que fazem dessas raízes bode expiatório, para não procurarem culpados na política moderna.
Sim. E isso não foi por acaso!!! A maçonaria fez um excelente trabalho em destruir as raízes comuns tanto em Portugal como no Brasil, pior, predominando a narrativa Inglesa anti-ibérica.
Excelente conteúdo 👏👏 sou descendente de um judeu sefardita, perseguido na inquisição e que migrou para o Brasil: Francisco Barreto. Só Deus sabe, qual era o seu nome judeu
Na busca de meus ancestrais acabei descobrindo que por parte de mãe sou da tribo de judah. Por parte de meu pai sou da tribo de Levi. Minha família guarda o sábado desde meus bisavós segundo descobri.
@@nenobidu5154 essas tribos acabaram, tem que ser muito ingênuo pra acreditar que dá pra fazer uma ligação com eles. Você achar mais coisa vendo nossos antepassados árabes na pen. Ibérica
Em Belmonte houve e há muitas influências judaicas, sabe que a origem da alheira é também deles para disfarçar o facto de não comerem enchidos por serem judeus e não serem perseguidos.
Não sei se alguém já comentou aqui...mas o método mais garantido de saber sua ancestralidade é pelo exame de bioancestralidade, coletado pela saliva msm....na clínica Genera tá uns 300 reais mais ou menos
@@Marceloma1000deixa de ser ignorante. É claro que vai aparecer mais de um, cinco ou dez. A Europa é um continente extremamente misturado e os povos colonizados por óbvio tb. Olha o tanto de pessoas que vc tem como ascendentes, vc é resultado de diversas misturas
Meus familiares participaram da fundação de Pernambuco ainda na etapa da colonização, o sobrenome Gomes significa homem de guerra e Melo o que serve o nobre pertence as ordens militares, o Brasil é muito rico
Video bastante interessante e elucidativo. Só gostaria de corrigir uma coisa: os judeus que se dispersaram depois da queda do templo de jerusalem, são somente antepassados dos sefarditas, que podem ser ditos os judeus mais racialmente puros (embora com muita mistura no meio). Se pensarmos, até faz bastante sentido, uma vez que ao dispersarem-se pelo Império Romano, se iriam dispersar pelo sul da Europa, onde estava a civilização e Império Romano, e não pelos bárbaros da Alemanha. Os Asquenazes por sua vez são descendentes de um império medieval que se converteu ao judaísmo, o império Kazar, e depois se moveram para a Europa do norte. Basta notar as grandes diferenças entre os dialetos sefarditas e o idiche para notar que não existe uma ancestralidade comum nos 2, uns de facto descendem do povo expulso de jerusalem, embora durante o tempo se tenham misturado, os outros descendem de um povo não semita que se converteu ao judaismo. Recomendo o livro "Invenção do povo Judeu" de Shloh Mossand, também indicado pelo professor Marcelo Andrade
Os judeus asquenazim originalmente habitavam o vale do Reno, que fazia parte do Império Romano, porém era uma região de fronteira onde a autoridade do Império era oscilante, onde os judeus poderiam praticar sua religião com maior liberdade porém ainda conectados as redes comerciais, depois eles foram expulsos da região durante o início do medievo e migraram para o leste aos domínios Polacos, nãos as asquwnazim não eram Kazares, já que os judeus kazares eram uma minoria no próprio Império, os únicos possíveis decedbetes dos kazares judeus são possivelmente os judeus da Crimeia.
@@yasmimfernandes8913 ora, sobre esses não sei dizer muito, não pesquisei sobre isso, não vou inventar. Talvez já houvesse judeus na Etiópia desde Salomão, talvez tenham se exilado lá depois da queda de Roma
@@yasmimfernandes8913 os judeus "Árabes" nunca migraram para fora do oriente ou eram descendentes de judeus espanhóis, já os etíopes vieram através da migração de judeus vindos do Yemen.
DNA dos Asquenazes tem ao mesma herança genética(cromossomo Y) dos Sefarditas, os estudos genéticos provam que os Asquenazes não tem sua origem no Império Cazar.
Só tenho a agradecer a sabedoria divina direcionada a todos que estudaram e de bom grado dividiram conosco um assunto importantíssimo como esse. Encheu meu coração de alegria e gratidão ao nosso Criador e nosso Senhor Jesus Cristo. Muito obrigado
Bem interessante o vídeo. Sobre sobrenomes baseados em patronímicos, isso também tinha na Escandinávia na Era Viking, em que o sobrenome da pessoa geralmente era o nome do pai mais o sufixo son ou sen. Vide Leif Eriksson, o primeiro (até onde se sabe) navegador europeu a aportar na América continental, que significa Leif filho de Erik (no caso Erik, o vermelho). E, a propósito, sabe que a minha tia (irmã da minha mãe) volta e meia vem com uma história de que o sogro dela (finado em 2001) era judeu pelo fato de ter tido ancestrais judeus remotos. Sendo que ele não apenas era católico devoto, como também o fato de ele ter tido ancestrais judeus remotos (se é que teve mesmo) não o torna judeu. Nem étnico e nem religioso.
@@minka866 E quem te disse isso? Tente imigrar para Israel e "provar" que é judeu com base no resultado de um destes exames genéticos que mostra que você tem alguma porcentagem de DNA hebreu! Não importa se você tem 1, 15 ou 98% se não conseguir comprovar que descende de uma mulher reconhecidamente judia através de uma linha matrilineal initerrupta (de tataravó judia-- para bisavó-- para avó ---para mãe---para você) você não será jamais reconhecido como judeu pelo conselho rabínico, que é responsável por analizar estes pedidos de Allyah (retorno de secularizados ao mundo judaico).
Bom dia, pretende fazer um vídeo sobre Sánchez de tovar? Lendária almirante castellano que foi um dos últimos da história a conseguir invadir a Inglaterra (para saquear) invadir o Rio Tasmânia, era o terror dos ingleses
Descobrir a história dos sobrenomes judeus é como abrir um baú de memórias das famílias que conheço! Cada nome é uma peça do quebra-cabeça que ajuda a entender de onde vieram e quem são! Vídeo útil!
Uma coisa importante que muita gente confunde também é o seguinte: ter um antepassado distante de etnia x não quer dizer que a pessoa seja também da mesma etnia x. Então, muitos usam isso de ter antepassados sefarditas ou negros (e eu tenho alguma ascendência afrobrasileira) para justificar algum tipo de perseguição ou para se associar aos mesmos grupos. Por exemplo: na parte do meu pai - filho de português e de mulata - há um antepassado galego, que foi um tetravô meu de Tui. Isso significa que ele (meu pai) ou eu sejamos galegos? Claro que não Montaram a árvore genealógica do Doutor Salazar e encontraram supostamente um heptavô do dito que foi cristão-novo. Isso significa que Salazar, um católico devoto, tenha sido judeu? Claramente que não Infelizmente, há uma lei em Portugal que garante nacionalidade para pessoas que tiveram algum antepassado "perseguido" pela Inquisição Portuguesa. Eu sinceramente acho isso patético e digo que deveria ser revogada.
É interessante que essa lei é muito criticada em Portugal e também a análoga na Espanha, inclusive pelas próprias comunidades judaicas. Aqui vai um bom artigo sobre isso: esefarad.com/el-mito-de-los-apellidos-sefaraditas/amp/
Concordo plenamente. Não faz qualquer sentido essa lei. À conta disso o oligarca russo Ibramovich tentou (não sei se conseguiu) obter nacionalidade portuguesa. Pensei no entanto que essa lei se aplicava a descendentes de sefarditas e não a qualquer um que tivesse um antepassado perseguido pela Inquisição.
@nerdspace1994 e o padre Manuel Nóbrega? e o padre António Vieira? Sua referência, o padre José de Anchieta em resumo "Anchieta frequentou o Real Colégio das Artes e Humanidades, anexo à Universidade de Coimbra em Portugal.." Nasceu nas Canárias, mas desde jovem que se mudou para Portugal com a família (segundo algumas publicações por ter antepassados judeus e a família recear a perseguição) onde estudou e se juntou à estrutura dos jesuítas súbditos do reino de Portugal. Assim o padre Manuel Nóbrega o mandou chamar para o Brasil onde ele desenvolveu um trabalho de grande destaque!
Até que em fim, um vídeo muito esclarecedor sobre a questão de nome que seja ou não, oriundo dos Judeus! Muito bom seu trabalho, uma pesquisa que merece respeito.
Esses sobrenomes de árvores e animais quase sempre são toponímicos. Nomes dos lugares de origem da pessoa. Meu avô era Coelho, um ancestral dele veio do Casal dos Coelhos, concelho de Alcobaça.
Convém ressalvar que alguns desses nomes podem ser também ocupacionais e refletem a fonte de rendimento das famílias originais, como p.ex. Coelho🐇, Pinto 🐤 ou Ferreira ⚒️. Não é absurdo que sobre a vastidão do território Português, e Brasileiro, várias famílias partilhassem estes apelidos (sobrenomes) sem que tivessem, necessariamente, relações de sangue.
Meu avô paterno era da região do Minho\Portugal ele viveu 17 anos em um orfanato e não foi adotado e então, o orfanato que era da igreja colocaram o sobrenome De Jesus, pois segundo ele se não é filho de ninguém, é filho de Jesus. Por parte de mãe eu sei que tem judeu, Dias e Carneiro.
@@guilhermediasdejesus4200 esses sao sobrenomes portugues, nao seja b0b0. Se vc fosse judeu ia saber. Sao sobrenomes portugueses, os judeus que tiveram o sobrenome alterado, alteraram justamente pq eram mais comuns.
E recentemente descobri que parte da minha família, os Borges provenientes do interior paulista e sul de Minas, seriam judeus que adotaram o sobrenome.
Pode ser que sim mas teria que pesquisar documentação da época da imigração que dê uma pista sobre a origem do seu ramo do sobrenome pois ao contrário do que é dito neste vídeo, nem todos os estes sobrenomes eram de uso exclusivo de judeus conversos (cristãos novos). portugueses e espanhóis étnicos também usavam estes sobrenomes.
Gostei muito, hoje em dia muitos nomes bíblicos são colocados nas nossas crianças. Muitos não sabem o significado. Gosto muito dos nomes bíblicos. As minhas filhas tem nome bíblico. Déborah e Gabriela. Vou compartilhar.
Sou Costa e é um sobrenome que pode remeter aos gregos Kosta que colonizaram a Península Ibérica antes dos romanos como também fora usado por cristãos novos aqui em Recife.
@@jackyex, no meu caso pode até ser pois os tetraavós eram do mar. Mas se você ver a quantidade e a distribuição do sobrenome Costa na Itália, estão espalhados por ela toda.
Os verdadeiros judeus são os homens e mulheres que se tornaram discípulos de Cristo. Os Apostólos eram judeus que acreditam no Deus que desceu do céu. E Cristo que é Deus fundará sua Igreja (Católica) em São Pedro, o Primeiro Papa.
❤ Ivete Zílio italiana Católica Apostólica romana de imigrantes italianos de Carlos Barbosa RS Brasil na Serra gaúcha Ivete Zílio italiana Católica Apostólica romana filha de Nono Zílio fábricante de Graspa em Santo Antônio de Castro na linha Azevedo Castro ❤
Isso é pensamento satânico. Essa ideia de que os seguidores de Cristo é o novo judeu é totalmente antibiblico. A Bíblia diz que quem aceita Cristo e obedece os mandamentos do Pai, tal pessoa é enchertada na Oliveira verdadeira, que é Israel. Paulo ainda diz:: olha que não te ensorbebeças, porque se Deus não poupou os ramos naturais. Quanto mais tu, que sendo zambujeiro foste enchertados.
Explicação muito interessante, haja vista que todos nós temos sobrenomes advindos dos nomes judeus. O significado dos nomes tem muita importância na personalidade da pessoa.
Gostei de ouvir , O subrenome do meu avô materno era Simão e do meu avô paterno era Gago tambem havia o Sousa e o Brás . O meu sague deve de ter uma grande mistura! nome
O meu ultimo sobrenome é De Jesus e veio do meu avô que era do Minho, porém, era órfão e não foi adotado por ninguém, então, o pessoal do orfanato colocou o sobrenome De Jesus, João Pedro De Jesus.
Depende sempre da árvore genealógica. Se for um judeu que veio ao Brasil recentemente (nos últimos 200 anos), provavelmente é sim. Se foi um nome surgido "do nada", aí provavelmente não. Obrigado pelo elogio!
As historias bíblicas são muito importantes para nossas vidas, mesmo que não ocorra de tal forma ou como esperado, são informações que se devem ser guardadas nas nossas histórias..
Essa história de que determinados sobrenomes portugueses (Pereira, Oliveira, Silva, Carneiro, Leão, etc.) indica uma ascendência judaica, mais especificamente a existência de antepassados cristãos novos, não passa de mito. Os "cristãos novos" surgiram a partir do ano de 1500, quando D. Manuel, o Venturoso, baixou decreto determinando que os judeus que não se convertessem ao cristianismo seriam expulsos de Portugal. Uma boa parte da comunidade judaica de então decidiu livrar-se da expulsão se convertendo. Para tanto, precisavam de "padrinhos" cristãos que por eles se responsabilizassem e lhes emprestassem os seus sobrenomes. Assim é que os "cristão novos" adotaram os sobrenomes de "cristãos velhos", incluindo todos os sobrenomes portugueses tradicionais, não só Pereira, Carneiro, Carvalho, Silva, etc.
Exatamente, antes do decreto Judeus tinham sobrenomes étnicos específicos, após a conversão a vasta maioria dos judeus adotaram sobrenomes tradicionais portugeses para esconderem suas origem judaicas. O próprio vídeo reconta isso.
@@jackyex foi uma minoria de judeus, a grande maioria dessas pessoas com esses sobrenomes nao tem ascendencia judaica nenhuma, isso é um mito total. Se vc for nessas listas vai encontrar praticamente todos os sobreomes portugueses e espanhois.
Meu bisavô materno veio de Portugal e se chamava manoel Gomes de Oliveira, e tinha ascendência judaica, meu bisavô guardava os mandamentos mas nao explicava para os filhos pois tinha medo, um dia meu tio perguntou o porque , e meu bisavô respondeu que um dia ele iria descobrir!.hj temos quase de nossa ascendência judaica! Shalon a todos!
O meu bisavô paterno, pai de meu avô paterno, que eu nunca o conheci, Pedro Ferreira, era de um lugar muito conhecido pelos judeus em Portugal: Belmonte, na Beira Baixa, e meu pai sempre disse, "a família do teu avô são tudo de cristãos novos", como uma referência aos judeus sefarditas. Belmonte, para quem não sabe, é o lugar onde nasceu Pedro Álvares Cabral.
Se eu não me engano o próprio Pedro Álvares Cabral tinha ascendência judaica, se alguém puder confirmar ou me corrigir, por favor.
@@imperatorhiberiae também já ouvi falar nisso, de que o Pedro Álvares Cabral talvez teria tido também ascendência judaica. Mas não sei dizer se é ou não verdade.
O Bandeirante que que mais "explorou" as terras Brasileiras, indo até Manaus era Judeu, Raposo Tavares....Muito temido pelos jesúitas, e um aventureiro sem igual em coragem e resistência...A Igreja católica tinha tirado tudo dele em Portugal@@fabiophy
A maioria dos cristãos novos eram povos pagãos que se converteram depois da expulsão dos árabes da Península Ibérica, até 1800 e mesmo ainda em 1900 ainda existia muito povo pagãos ibéricos, eles não entendiam o cristianismo, tanto que ainda hoje o cristianismo ibérico é o que tem mais influência dos cultos pagãos. Um judeu jamais se converteria ao cristianismo, jamais abandonariam sua fé, eles preferiram ir para o Norte da África e pros Bálcãs onde tiveram a proteção dos Otomanos. Isso que brasileiro é descendente de judeu é um mito criado pelos evangélicos sem nenhuma base histórica ou genética.
@@imperatorhiberiaenão era , Pedro Álvares Cabral descendia da nobreza de Belmonte , um dos ancestrais dele lutou na batalha de Aljubarrota, outro descendente dele lutou na batalha de ceuta , os outros todos alcaides de Belmonte que moravam no castelo de Belmonte
Muito bem feito. Por momentos tive medo do que aí viria 😁mas não, na minha opinião está muito bem explicado.
É incrível essa crença Brasileira nos apelidos com nomes de árvores serem de "cristãos novos", é o verdadeiro mito urbano.
Há pouco tempo fui a um posto de turismo de uma cidade onde existe uma sinagoga e à minha frente estava um casal Brasileiro, e o Sr. dizia à funcionária do Balcão: "Sabe o meu sobrenome é Pereira, portanto sou um descendente de um Cristão Novo"... valha-me Deus, cheguei a ter vontade de lhe dizer que isso é um mito, mas percebi que se o fizesse ia deixar o sr. triste.
Esses apelidos terminados em eiro/eira como Figueira, Pereira, Laranjeira, Pinheiro, Ferreira, Vieira, Moreira, etc... são apelidos Galaico-Portugueses. São apelidos muito antigos, mais antigos que a nacionalidade Portuguesa e também existem na Galiza.
Na verdade o sobrenome Português dos Cristãos Novos dependia apenas de uma coisa... eles em geral adoptavam o sobrenome do seu padrinho de batismo cristão. Portanto, podia ser qualquer um, não existe um padrão. A distribuição dos apelidos dos Cristãos Novos era similar à distribuição dos apelidos dos outros Portugueses.
😅olha temos muita mistura com Judeus a prova está no Nordeste pois nunca deixam de receber verbas para as plantações nas secas..Todos lá tem costumes de Judeus como ter sua própria mortalha fora outros costumes.
Em Minas Gerais é comum dizer que mineiro é bom na politicagem. Sempre mandaram na política agora quando caíram que fizeram ? Derrubaram a Dilma mesmo que o preço fosse a família miciliana do Bolsonaro. Ex o que fazem com os palestinos que ousaram invadir o território que eles ganharam de presente em troca de muito ouro ?
É por isso que o brasileiro em geral é mau visto no exterior, principalmente em Portugal…é um povo MUITO ignorante!
Vídeos como este explicando histórias da Bíblia são meus favoritos!
Um antepassado da minha família Ferreira e Oliveira ,segundo estudos genealógica, diz termos descendencia de judeus convertidos. Somos nordestinos.
Muitos portugueses e espanhóis católicos, há séculos atrás eram seus antepassados judeus que moravam na Penísula Ibérica, se tornaram os cristãos novos.
th-cam.com/video/h8fz22uK7ss/w-d-xo.htmlsi=0jtmOWaiAyADG6Jo
✡️🇧🇷✡️
Impossível, judeus tem cultura diferente dos cristãos...
Obrigado pelo canal! Crescemos ouvindo que nossos antepassados ibéricos da América latina eram conquistadores desalmados e gananciosos, a "razão do nosso atraso". É como ensinar a odiar nossa própria família. Você faz um trabalho maravilhoso em combater isso e expor os fatos!
Muito obrigado!
Estranho esse desconectar de gerações. Os brasileiros mais velhos ouviam o contrário, orgulhosos das suas raízes brasileiro-portuguesas (em excesso, até), os novos levam com narrativas que fazem dessas raízes bode expiatório, para não procurarem culpados na política moderna.
@@BernasLLFOI O meu comentário. Me orgulho muito da minha descendência portuguesa, e do meu sobrenome Valente...😊
Uma das evidências de que o povo israelita, atualmente, é um povo miscigenado. Graças ao Deus de todos os povos linguas e nações.
Sim. E isso não foi por acaso!!! A maçonaria fez um excelente trabalho em destruir as raízes comuns tanto em Portugal como no Brasil, pior, predominando a narrativa Inglesa anti-ibérica.
O valor que eu dou pra vídeoa com vozes reais não é pouco viu? Parabéns pelo excelente trabalho.
A História biblibica e magnífica, onde tem um desvendar de mistérios e nomes com tamanha profundidade e conhecimento dos nossos antepassados Judeus
É imprescindível ouvir as histórias bíblicas, só assim entendemos as nossas origens, bem como achamos alguns porquês.
Excelente conteúdo 👏👏 sou descendente de um judeu sefardita, perseguido na inquisição e que migrou para o Brasil: Francisco Barreto. Só Deus sabe, qual era o seu nome judeu
Histórias bíblica é sempre muito bom. Aprendizado é sempre bem vindo
Na busca de meus ancestrais acabei descobrindo que por parte de mãe sou da tribo de judah. Por parte de meu pai sou da tribo de Levi. Minha família guarda o sábado desde meus bisavós segundo descobri.
são cheias de moral e sabedoria, mas são mitos
@@nathanaelpereira5207definitivamente não são,mas não vou entrar em discussão aqui
@@nenobidu5154 essas tribos acabaram, tem que ser muito ingênuo pra acreditar que dá pra fazer uma ligação com eles. Você achar mais coisa vendo nossos antepassados árabes na pen. Ibérica
@@Alysonamarante.ribeiro são, a ciência moderna desbanca facilmente
Parabéns excelente trabalho ótima explicação 👏👏👏👏👏
Conteúdo excecional, demonstrativo de uma pesquisa apurada. Hoje aumentei o meu conhecimento sobre diversos aspetos do judaísmo. Obrigado!
Em Belmonte houve e há muitas influências judaicas, sabe que a origem da alheira é também deles para disfarçar o facto de não comerem enchidos por serem judeus e não serem perseguidos.
Eu mesma que nasci bem perto de Belmonte, acho que tenho sangue judeu, pois tenho um nariz peculiar, cor de pele e cabelo típicos dos judeus
@@franciscapires1980 esses traços são mediterrâneos 😪
O fascinante da Bíblia é que em tudo a história se completa diante da palavra de Deus.
Canal perfeito pra quem quer aprofundar nós conhecimentos bíblicos
Amo esses conteúdos, feito com muita informação
Seria legal um vídeo desmentindo a "Idade das Trevas".
Ótimo vídeo!
Up
Ótima sugestão! Vamos tratar ainda muito sobre o medievo português e espanhol aqui no canal.
@@historiaibericaesse canal é católico?
Península ibérica foi muitos séculos Árabes, foram um grande império, e ainda hoje firma. Grandes Nações.
Narrador conta a história bíblica como se fossem os dias atuais isso é muito intuitivo…
Não sei se alguém já comentou aqui...mas o método mais garantido de saber sua ancestralidade é pelo exame de bioancestralidade, coletado pela saliva msm....na clínica Genera tá uns 300 reais mais ou menos
Esse método é estatístico. Vai dizer um monte de descendência, acho um dinheiro jogado fora.
@embatbr sem falar que esse exame saí uma mistura, tipo 30%africano, 15% hispânico, 5% judeu e etc...
Onde fica isso
Isso é ilusão. O banco de dados de DNA de qualquer um é pequeno demais para dar resultado precisos.
@@Marceloma1000deixa de ser ignorante. É claro que vai aparecer mais de um, cinco ou dez. A Europa é um continente extremamente misturado e os povos colonizados por óbvio tb. Olha o tanto de pessoas que vc tem como ascendentes, vc é resultado de diversas misturas
O Eterno espalhou as Tribos pelos 4 cantos da Terra... Conhece todos por Nome e onde estão.. aleluia amém amém amém 🖐️👐🙌
Amém ‼️🙏
Muito esclarecedor o vídeo! Parabéns!
Sempre é bom saber essas coisas sobre os nomes e nossa história.
esse canal é disparado um dos melhores de historia
Muito obrigado pela gentileza!
Amo histórias bíblicas, esse canal é ótimo
Meus familiares participaram da fundação de Pernambuco ainda na etapa da colonização, o sobrenome Gomes significa homem de guerra e Melo o que serve o nobre pertence as ordens militares, o Brasil é muito rico
Meus avós sempre contaram essa História para nós família melo, papai dizia a História de vcs está nos livros.
Também tenho alguns Gomes na família e Rodrigues Seixas que também ajudaram na colonização de Pernambuco.
@@MegaLeandro92 muitos desses nobres judeus expulsos participaram da formação de NY
Sou da família Melo tenho Orgulho da minha genealógia
Amo histórias bíblicas, é como se eu estivesse lá naquele tempo, amo amo.
"Amo" 😂😂😂🤭🤣🤣🤣😏😏😏😏😏
Seu canal é muito foda! Baita trabalho!
Video bastante interessante e elucidativo. Só gostaria de corrigir uma coisa: os judeus que se dispersaram depois da queda do templo de jerusalem, são somente antepassados dos sefarditas, que podem ser ditos os judeus mais racialmente puros (embora com muita mistura no meio). Se pensarmos, até faz bastante sentido, uma vez que ao dispersarem-se pelo Império Romano, se iriam dispersar pelo sul da Europa, onde estava a civilização e Império Romano, e não pelos bárbaros da Alemanha. Os Asquenazes por sua vez são descendentes de um império medieval que se converteu ao judaísmo, o império Kazar, e depois se moveram para a Europa do norte. Basta notar as grandes diferenças entre os dialetos sefarditas e o idiche para notar que não existe uma ancestralidade comum nos 2, uns de facto descendem do povo expulso de jerusalem, embora durante o tempo se tenham misturado, os outros descendem de um povo não semita que se converteu ao judaismo. Recomendo o livro "Invenção do povo Judeu" de Shloh Mossand, também indicado pelo professor Marcelo Andrade
Os judeus asquenazim originalmente habitavam o vale do Reno, que fazia parte do Império Romano, porém era uma região de fronteira onde a autoridade do Império era oscilante, onde os judeus poderiam praticar sua religião com maior liberdade porém ainda conectados as redes comerciais, depois eles foram expulsos da região durante o início do medievo e migraram para o leste aos domínios Polacos, nãos as asquwnazim não eram Kazares, já que os judeus kazares eram uma minoria no próprio Império, os únicos possíveis decedbetes dos kazares judeus são possivelmente os judeus da Crimeia.
E os judeus "árabes" e os da Etiópia?
@@yasmimfernandes8913 ora, sobre esses não sei dizer muito, não pesquisei sobre isso, não vou inventar. Talvez já houvesse judeus na Etiópia desde Salomão, talvez tenham se exilado lá depois da queda de Roma
@@yasmimfernandes8913 os judeus "Árabes" nunca migraram para fora do oriente ou eram descendentes de judeus espanhóis, já os etíopes vieram através da migração de judeus vindos do Yemen.
DNA dos Asquenazes tem ao mesma herança genética(cromossomo Y) dos Sefarditas, os estudos genéticos provam que os Asquenazes não tem sua origem no Império Cazar.
Aguardando a parte dois!
Do vídeo do rei Dom Dinis? Saíra em breve!
Devemos fazer sempre a nossa parte e ajudar os que precisam
1:30 Jacó (Ya'akov) não significa suplantador ou enganador como dito nas igrejas, mas sim "aquele que agarra o calcanhar".
Quais igrejas ?
Exatamente!!!
👍
muito interessante e cheio de conhecimento! ótimo conteúdo para estudo
Só tenho a agradecer a sabedoria divina direcionada a todos que estudaram e de bom grado dividiram conosco um assunto importantíssimo como esse. Encheu meu coração de alegria e gratidão ao nosso Criador e nosso Senhor Jesus Cristo. Muito obrigado
É muito bom encontrar conteúdos sobre a história bíblica eu simplesmente sou fascinada em ouvir histórias.
Ótimo vídeo,saber nossa origem,de onde vinhemos,é conhecer nossa caminhada show de bola
É sempre bom aprender coisas sobre as histórias bíblica
Gratidão Vital, aguardo semanalmente seus ensinamentos pois trazem luz para tantas dúvidas.
Maravilhoso canal. Melhor canal de história Ibérica. Excelente vídeo. 🔥👏👏👏
Conheci o seu canal há duas semanas e tenho que confessar que estou viciada! Muito, mas muito legal o conteúdo! Parabéns! 💯
Bem interessante o vídeo. Sobre sobrenomes baseados em patronímicos, isso também tinha na Escandinávia na Era Viking, em que o sobrenome da pessoa geralmente era o nome do pai mais o sufixo son ou sen. Vide Leif Eriksson, o primeiro (até onde se sabe) navegador europeu a aportar na América continental, que significa Leif filho de Erik (no caso Erik, o vermelho).
E, a propósito, sabe que a minha tia (irmã da minha mãe) volta e meia vem com uma história de que o sogro dela (finado em 2001) era judeu pelo fato de ter tido ancestrais judeus remotos. Sendo que ele não apenas era católico devoto, como também o fato de ele ter tido ancestrais judeus remotos (se é que teve mesmo) não o torna judeu. Nem étnico e nem religioso.
Nem ético e religioso, ok, mas isso é uma questão genética. Se ele tiver o Dna deles isso o faz judeu. Até ateus são judeus.
@@minka866 E quem te disse isso? Tente imigrar para Israel e "provar" que é judeu com base no resultado de um destes exames genéticos que mostra que você tem alguma porcentagem de DNA hebreu! Não importa se você tem 1, 15 ou 98% se não conseguir comprovar que descende de uma mulher reconhecidamente judia através de uma linha matrilineal initerrupta (de tataravó judia-- para bisavó-- para avó ---para mãe---para você) você não será jamais reconhecido como judeu pelo conselho rabínico, que é responsável por analizar estes pedidos de Allyah (retorno de secularizados ao mundo judaico).
@@minka866
Parabéns pelo vídeo refutando as crenças dos filosemitas.
Amo historias biblicas. Perfeito
Reis de Roma quem foi Nuno?
Vi, gostei muito dessa história. Parabéns!!!
Bom dia, pretende fazer um vídeo sobre Sánchez de tovar? Lendária almirante castellano que foi um dos últimos da história a conseguir invadir a Inglaterra (para saquear) invadir o Rio Tasmânia, era o terror dos ingleses
História bíblica e sempre bom ouvir 😊
Descobrir a história dos sobrenomes judeus é como abrir um baú de memórias das famílias que conheço! Cada nome é uma peça do quebra-cabeça que ajuda a entender de onde vieram e quem são! Vídeo útil!
e a ibérica?
Conteúdo bíblico é muito bom, parabéns .
Muito bom saber disso. Sempre tive curiosidade em saber disso. Salvei aqui. Parabéns.
Obrigado pelo vídeo. Bênçãos, graças e a paz do SENHOR.
Uma coisa importante que muita gente confunde também é o seguinte: ter um antepassado distante de etnia x não quer dizer que a pessoa seja também da mesma etnia x. Então, muitos usam isso de ter antepassados sefarditas ou negros (e eu tenho alguma ascendência afrobrasileira) para justificar algum tipo de perseguição ou para se associar aos mesmos grupos.
Por exemplo: na parte do meu pai - filho de português e de mulata - há um antepassado galego, que foi um tetravô meu de Tui. Isso significa que ele (meu pai) ou eu sejamos galegos? Claro que não
Montaram a árvore genealógica do Doutor Salazar e encontraram supostamente um heptavô do dito que foi cristão-novo. Isso significa que Salazar, um católico devoto, tenha sido judeu? Claramente que não
Infelizmente, há uma lei em Portugal que garante nacionalidade para pessoas que tiveram algum antepassado "perseguido" pela Inquisição Portuguesa. Eu sinceramente acho isso patético e digo que deveria ser revogada.
É interessante que essa lei é muito criticada em Portugal e também a análoga na Espanha, inclusive pelas próprias comunidades judaicas.
Aqui vai um bom artigo sobre isso: esefarad.com/el-mito-de-los-apellidos-sefaraditas/amp/
Concordo plenamente
Estou de pleno acordo.
Concordo plenamente. Não faz qualquer sentido essa lei. À conta disso o oligarca russo Ibramovich tentou (não sei se conseguiu) obter nacionalidade portuguesa. Pensei no entanto que essa lei se aplicava a descendentes de sefarditas e não a qualquer um que tivesse um antepassado perseguido pela Inquisição.
pRINCIPALMENTE PARA OS OLIGARCAS RUSSO
Maravilhoso canal. Melhor canal de história Ibérica. Excelente vídeo. 🔥
Sou judeu com muito orgulho, via minha avó de bendita memória que foi uma judia nascida em Sobral
SHALOM ADONAI! O MESMO FALO EU AMIGO.
TEM MUITOS BRASILEIROS DESCENDENTES DE JUDEUS ❤
♥️🇮🇱♥️🇮🇱♥️🇮🇱♥️
Sempre é bom relembra a História do mundo😊.
Meu amigo, você poderia fazer um vídeo sobre os jesuítas mais importantes da história? Como o padre José de Anchieta?
Certamente faremos!
@nerdspace1994
e o padre Manuel Nóbrega? e o padre António Vieira?
Sua referência,
o padre José de Anchieta
em resumo
"Anchieta frequentou o Real Colégio das Artes e Humanidades, anexo à Universidade de Coimbra em Portugal.." Nasceu nas Canárias, mas desde jovem que se mudou para Portugal com a família
(segundo algumas publicações por ter antepassados judeus e a família recear a perseguição) onde estudou e se juntou à estrutura dos jesuítas súbditos do reino de Portugal.
Assim o padre Manuel Nóbrega o mandou chamar para o Brasil onde ele desenvolveu um trabalho de grande destaque!
mas nao me inclua o Bergoglio, per favore...
Procuro sempre estar conectado com os acontecimentos de Israel e sempre que posso gosto de ouvir louvores de Israel. Isso tem alguma ligação?
O fascinante da bíblia é tudo que possui na história e se completa na palavra de Deus.
Até que em fim, um vídeo muito esclarecedor sobre a questão de nome que seja ou não, oriundo dos Judeus! Muito bom seu trabalho, uma pesquisa que merece respeito.
Esses sobrenomes de árvores e animais quase sempre são toponímicos. Nomes dos lugares de origem da pessoa. Meu avô era Coelho, um ancestral dele veio do Casal dos Coelhos, concelho de Alcobaça.
Convém ressalvar que alguns desses nomes podem ser também ocupacionais e refletem a fonte de rendimento das famílias originais, como p.ex. Coelho🐇, Pinto 🐤 ou Ferreira ⚒️. Não é absurdo que sobre a vastidão do território Português, e Brasileiro, várias famílias partilhassem estes apelidos (sobrenomes) sem que tivessem, necessariamente, relações de sangue.
Meu avô paterno era da região do Minho\Portugal ele viveu 17 anos em um orfanato e não foi adotado e então, o orfanato que era da igreja colocaram o sobrenome De Jesus, pois segundo ele se não é filho de ninguém, é filho de Jesus. Por parte de mãe eu sei que tem judeu, Dias e Carneiro.
PODE SER,MAS COMO SOU CATÓLICA ACEITEI CRISTO. 😊❤❤❤
@@guilhermediasdejesus4200 esses sao sobrenomes portugues, nao seja b0b0. Se vc fosse judeu ia saber. Sao sobrenomes portugueses, os judeus que tiveram o sobrenome alterado, alteraram justamente pq eram mais comuns.
Meu sobrenome é Carneiro.
Parabéns pelo vídeo...muito esclarecedor MESMO ‼️
Gosto muito dessas histórias e dos nomes bíblicos
São incríveis os vídeos de história de nosso passado, um jeito simples de entendermos um pouco do passado da humanidade
Minha família, tem nomes judeus, todos escolhido da Bíblia, muito interessante, sempre bom aprender sobre a história de jesus Cristo!
Esse canal é maravilhoso ,histórias e conceitos bíblicos e sempre bom
Ouvir e entender as histórias bíblcas são muito importantes, adoro!
Apaixonada por esse canal😍
E recentemente descobri que parte da minha família, os Borges provenientes do interior paulista e sul de Minas, seriam judeus que adotaram o sobrenome.
Pode ser que sim mas teria que pesquisar documentação da época da imigração que dê uma pista sobre a origem do seu ramo do sobrenome pois ao contrário do que é dito neste vídeo, nem todos os estes sobrenomes eram de uso exclusivo de judeus conversos (cristãos novos). portugueses e espanhóis étnicos também usavam estes sobrenomes.
mto difícil
Não é sobrenome judeu e sim português mas pode ser que judeus tenham usado pra se esconder
Gostei muito, hoje em dia muitos nomes bíblicos são colocados nas nossas crianças. Muitos não sabem o significado. Gosto muito dos nomes bíblicos. As minhas filhas tem nome bíblico. Déborah e Gabriela. Vou compartilhar.
Sou Costa e é um sobrenome que pode remeter aos gregos Kosta que colonizaram a Península Ibérica antes dos romanos como também fora usado por cristãos novos aqui em Recife.
Grande viagem à Grécia…eu sou filho de Iavé por meio de Jesus.
O mais provável é que simplesmente seus ancestrais eram provindos de região praiana.
Olá meu chara de sobrenome, o meu Costa é de origem italiana. Abraço.
@@jackyex, no meu caso pode até ser pois os tetraavós eram do mar. Mas se você ver a quantidade e a distribuição do sobrenome Costa na Itália, estão espalhados por ela toda.
Excelente conteúdo, tenho dessedentes judeus e esse conteúdo me inspirou a estudar um pouco mais sobre minha descendência.
Os verdadeiros judeus são os homens e mulheres que se tornaram discípulos de Cristo. Os Apostólos eram judeus que acreditam no Deus que desceu do céu. E Cristo que é Deus fundará sua Igreja (Católica) em São Pedro, o Primeiro Papa.
❤ Ivete Zílio italiana Católica Apostólica romana de imigrantes italianos de Carlos Barbosa RS Brasil na Serra gaúcha Ivete Zílio italiana Católica Apostólica romana filha de Nono Zílio fábricante de Graspa em Santo Antônio de Castro na linha Azevedo Castro ❤
Isso é pensamento satânico. Essa ideia de que os seguidores de Cristo é o novo judeu é totalmente antibiblico. A Bíblia diz que quem aceita Cristo e obedece os mandamentos do Pai, tal pessoa é enchertada na Oliveira verdadeira, que é Israel.
Paulo ainda diz:: olha que não te ensorbebeças, porque se Deus não poupou os ramos naturais. Quanto mais tu, que sendo zambujeiro foste enchertados.
Excelente vídeo ! GRATIDÃO por esta excelente informação.
Esse canal ainda vai longe
Se Deus quiser
Falem sobre sobrenomes romanos em Portugal como Severo, por exemplo
Explicação muito interessante, haja vista que todos nós temos sobrenomes advindos dos nomes judeus. O significado dos nomes tem muita importância na personalidade da pessoa.
não entendeu nada do vídeo.
mds do céu... nossos sobrenome são mais visigodos e latinos
Realmente fiquei surpreso ao entender a origem dos sobrenomes, nao imaginava … excelente documentario .
Maravilhosa essa história
Muito bom saber sobre a história dos nomes e sobrenomes que trazemos conosco.
Adoro essas histórias da Bíblia
Melhor síntese sobre esse tema! Parabéns e obrigado 😊
Gostei de ouvir , O subrenome do meu avô materno era Simão e do meu avô paterno era Gago tambem havia o Sousa e o Brás . O meu sague deve de ter uma grande mistura!
nome
Gostaria de saber ,se moreira ,carneiro Pinheiro, Mendes São os meus avós materno e paterno, pode me responder?
Gostaria de saber mais sobre comunidades judaicas que habitaram a região de Pernambuco e, segundo consta, migraram para os EUA... Obrigado.
O meu ultimo sobrenome é De Jesus e veio do meu avô que era do Minho, porém, era órfão e não foi adotado por ninguém, então, o pessoal do orfanato colocou o sobrenome De Jesus, João Pedro De Jesus.
Ótima explicação parabéns 👍
Vídeo fantástico. Muito legal esses vídeos de sobrenomes. Provavelmente pessoas que tem o sobrenome "Abraham" ou "Abrahão" sejam de origem judáica.
Depende sempre da árvore genealógica. Se for um judeu que veio ao Brasil recentemente (nos últimos 200 anos), provavelmente é sim.
Se foi um nome surgido "do nada", aí provavelmente não.
Obrigado pelo elogio!
Ou arameu. Tenho um genro, em que o nome de familia é Abraham, eles são arameus.
Histórias biblicas sempre sao otimas parabéns 🎉
Adoro a história da blibica e muito enteressante❤❤❤
Ótimo conteúdo, espero mais vídeos assim!
As historias bíblicas são muito importantes para nossas vidas, mesmo que não ocorra de tal forma ou como esperado, são informações que se devem ser guardadas nas nossas histórias..
Parabéns, ótima conteúdo ❤
É muito bom ter conhecimento das histórias bíblicas.
Quanto a mudança de nomes, saberia explanar um pouco a respeito da mudança de nome de Josué?
Estas histórias bíblicas sempre gostei de assisti ❤
@mariadaconceicsodossantos4237
Amei esse Vídeo com essa caraterísticas são muito legais, e o conteúdo é ótimo para agente aprender sobre a Bíblia e outras coisas passada.
Essa história de que determinados sobrenomes portugueses (Pereira, Oliveira, Silva, Carneiro, Leão, etc.) indica uma ascendência judaica, mais especificamente a existência de antepassados cristãos novos, não passa de mito. Os "cristãos novos" surgiram a partir do ano de 1500, quando D. Manuel, o Venturoso, baixou decreto determinando que os judeus que não se convertessem ao cristianismo seriam expulsos de Portugal. Uma boa parte da comunidade judaica de então decidiu livrar-se da expulsão se convertendo. Para tanto, precisavam de "padrinhos" cristãos que por eles se responsabilizassem e lhes emprestassem os seus sobrenomes. Assim é que os "cristão novos" adotaram os sobrenomes de "cristãos velhos", incluindo todos os sobrenomes portugueses tradicionais, não só Pereira, Carneiro, Carvalho, Silva, etc.
verdade, mas explica isso para o cara sem origem, ai um dia ele ve uma lista dessas e se ilude...
Sim foi o que acabou de ser demonstrado nesse documentário.
Exatamente, antes do decreto Judeus tinham sobrenomes étnicos específicos, após a conversão a vasta maioria dos judeus adotaram sobrenomes tradicionais portugeses para esconderem suas origem judaicas.
O próprio vídeo reconta isso.
@@jackyex foi uma minoria de judeus, a grande maioria dessas pessoas com esses sobrenomes nao tem ascendencia judaica nenhuma, isso é um mito total. Se vc for nessas listas vai encontrar praticamente todos os sobreomes portugueses e espanhois.
@@KS-yn5zw sim.
Que vídeo interessante, nunca saberia esse contexto dos nomes e sobrenome sem este vídeo
Eu sou descendente de judeus conversos da família Bicudo.
Parabéns pelo vídeo. Muito esclarecedor. Andei pesquisando sobre os judeus sefarditas e seu vídeo foi muito útil.
Aleluia ,,, Cristo Vive e Salva //
Muito informativo pra contribuir pra cultura de um povo😊