Um mundo onde conhecer é criar e afetar-se melhor - Café Filosófico CPFL

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 26 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 19

  • @raquelmaciel5433
    @raquelmaciel5433 4 หลายเดือนก่อน +1

    Acontecimentos não trazem em si sentidos. ❤ Muito obrigada por compartilhar palestra tão incrível e terapêutica! Um abraço, professor André. 🙏

    •  4 หลายเดือนก่อน +1

      Que bom, Raquel! Um grande abraço 🙌

  • @Rodrilogos
    @Rodrilogos 9 หลายเดือนก่อน +4

    André Martins é sensacional

    •  9 หลายเดือนก่อน

      Obrigado Rodrigo 🙌

  • @euripedessouza529
    @euripedessouza529 3 ปีที่แล้ว +5

    Uma das melhores exposições sobre Spinoza que já ouvi! Impressionante como um pensamento tão poderoso desse não alcança a maioria dos homens.

  • @joicecruz783
    @joicecruz783 ปีที่แล้ว +6

    Uau, que aula! Obrigada!

    •  ปีที่แล้ว +2

      Que bom, Joice! Ajude a divulgar! Em maio estarei de volta no Café Filosófico, não perca!

  • @allieneco
    @allieneco ปีที่แล้ว +3

    Essa do Professor, André foi magnífica.

    •  ปีที่แล้ว +1

      Que bom, Alam. Em maio próximo estarei em novo Café Filosófico, com transmissão ao vivo pelo TH-cam!

  • @mateusdealmeidabrito5395
    @mateusdealmeidabrito5395 3 ปีที่แล้ว +4

    Obrigado , professor, pela explicação. Consegui entender um pouco melhor o conhecimento como o mais potente dos afetos, em Spinoza.
    Para a neurociência, nós herdamos o cérebro dos nossos ancestrais, por isso, no exemplo que foi dado, a pessoa tem dificuldade de executar a mudança, pois, antigamente o ser humano era nômade e gastava muita energia, por isto desejava economizar energia. Mas o cenário mudou, agora somos um cérebro que quer economizar energia, porém vivemos numa sociedade sedentária. Deste determinismo, temos a idéia de que não devemos ter força de vontade, mas sim, força de decisão, porque as vontades são como as estações do ano, mudam constantemente, porém devemos usar a nossa razão para conduzir os nossos afetos para a mudança que propomos .
    Parece que Spinoza propõe o conhecimento destes afetos e que os aceitemos, depois, por consequência, pode vir a mudança mais radical, que queremos, nos afetos e nas atitudes. E não como uma razão que induz e contrária aos meus afetos.

  • @sandrasan246
    @sandrasan246 ปีที่แล้ว +2

    Excelente!!! 🌱🌳🍎

  • @priscilatalitaoliveirasilv623
    @priscilatalitaoliveirasilv623 4 ปีที่แล้ว +3

    Muito obrigada por compartilhar :)

    •  4 ปีที่แล้ว +2

      🥰 se puder compartilhe 🙏😊

  • @marcianagoncalves5885
    @marcianagoncalves5885 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns!!!!!! PARABENS!!!!

  • @mateusdealmeidabrito5395
    @mateusdealmeidabrito5395 3 ปีที่แล้ว +3

    Muito boa a palestra. Realmente é para pensarmos sobre os nossos afetos. Tenho uma duvida. O psicólogo, Jonathan Haidt, tem uma alegoria no qual os afetos, sentimentos e emoções, são um elefante, a razão condutora desse elefante, porém um condutor fraco devido a força do elefante. Quando a pessoa quer mudar, por exemplo, emagrecer, então ela pensa no corpo perfeito, razão, mas a emoção e sentimento pedem o conforto do sedentarismo. Sendo assim, ele propõe que não controlamos, mas pede que conversemos com a razão para conhecermos o sentido da mudança, ainda, motivemos o elefante para a mudança e por fim, escolhermos o melhor caminho para a mudança . Esta visão vai na proposta de fazer o conhecimento como o mais importante dos afetos ou gera um dualismo de razão e afeto mais sofisticado do que de corpo e alma, ou ainda, não tem nada a ver esta exposição da palestra com esta alegoria.

    •  3 ปีที่แล้ว +5

      Olá Mateus! No meu entender esse exemplo que você traz mantém a dicotomia. Veja, pensar no corpo perfeito, o que tradicionalmente é tido sim como razão, na verdade é uma imaginação metafísica, um ideal imaginário metafísico. Para Spinoza, e eu concordo com ele, a razão consiste em tentar compreender as causas dos afetos. No caso: por que quero emagrecer? Por que ao mesmo tempo também não quero, caso contrário não estaria encontrando resistências em mim mesmo? De que desejos meus vêm essas resistências? O que sinto ao pensar em emagrecer? Quais são as causas externas em jogo? Em que sentido desejo emagrecer e em que sentido não desejo emagrecer?
      Só há autoconhecimento real quando abandonamos o ideal do que supostamente "devemos ser" porque seria "o certo"; só então começamos a perceber e compreender nossas motivações e necessidades, e só então elas começam a se transfirmar.
      Abraço!

  • @roseaquino9981
    @roseaquino9981 8 หลายเดือนก่อน +2

    🇳🇱 Claro que não existe livre-arbitrio, até a pasta de dente é o marketing manda .

  • @sandrasan246
    @sandrasan246 ปีที่แล้ว +6

    1:48 "Um Sonho de Liberdade" é um belíssimo filme que retrata essa ideia de liberdade existencial.l. O personagem é preso injustamente. Na penitenciária ele cria dia a dia seu sonho de fuga. Atualmente temos no Brasil um presidente também preso injustamente que poderia ilustrar mais um exemplo de liberdade existencial. Após quase 2 anos de prisão ele retorna mais forte do que seus inimigos poderiam imaginar. 🩷🌱🌳 Edit: 1:48:00

  • @hermesbatista1213
    @hermesbatista1213 6 หลายเดือนก่อน +1

    @escolaandrepedro1