AMPLIFICA por Emicida - Preconceito linguístico no dia a dia
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 5 ม.ค. 2025
- Pode a palavra saudade preservar a mesma intensidade na tradução para outro idioma? E se a língua portuguesa passasse a se chamar língua brasileira? No Amplifica dessa semana, Emicida mergulha no universo da linguagem e reflete sobre identidade, representatividade e preconceito. Assista! #NosEncontramosNaMúsica
___________________________________________________________
Quer saber mais sobre Natura Musical e ficar por dentro do que acontece na música brasileira?
Acesse nosso site: naturamusical.com.br
Facebook: @NaturaMusical
Instagram: @naturamusical
Twitter: @naturamusical
Acompanhe o Emicida nas redes sociais:
Facebook: @EmicidaOficial
Instagram: @emicida
Twitter: @emicida
TH-cam: @emicida
Que vídeo esclarecedor, não devemos desconsiderar a gramática tradicional, mas a língua não é feita somente de gramática, ela é social e portanto tem que acompanhar a evolução da atualidade, considerando a multiplicidade de linguagens e seu uso como uma língua viva, que respeita a cultura do povo e os diferentes níveis socias e culturais. Não apenas pautada em uma gramática tradicional (conservadora), mas o quanto a leitura e a escrita com um olhar crítico e reflexivo pode ser libertadora.
Natura, parabéns ! Muito muito boa a entrevista. Não sou fã do trabalho do Emicida,mas ele fala umas coisas que se adequam muito ao cotidiano do nosso país hoje.
Seu comentário é super importante para nós, Izabela! Obrigada
Que incrível! Marcos Bagno se ficará orgulhoso
"Uma receita de bolo não é um bolo, o molde de um vestido não é um vestido, um mapa-múndi não é o mundo... Também a gramática não é a língua. (BAGNO, M. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 2002.p.19).
@@alanhenriquebr wow
Gaaaaaaado D+ nmrl
Quanta riqueza! Irei usar em meu TCC: “O respeito às diferenças linguísticas.” Obrigada!!!
Conseguiu fazer?
Gostei do tema
Palavras incríveis do Emicida! Natura arrasa
Seria ótimo o tema de Preconceito Linguístico para o ENEM!
Se prepare..
Em 2018 o ENEM junto com o Inep, divulgou uma campanha institucional de combate ao preconceito, falando justamente sobre preconceito linguístico
Simmm
alguém me ajuda a fzr um resumo desse vídeo? p um trabalho,e eu não consegui entender mto bem!
Já tem
Achei muito bom.A linguagem varia conforme o lugar que o falante esteve. Por isso temos as girias.E se quiser colocar um inglês ou um italiano e uma fala de arabe. Aqui no Brasil assim. Somos povos bilíngües. E devemos aceitar o jeito de falar de uma pessoa. Mas ja na norma padrão na escrita,tem suas regras gramáticas e isso segue uma norma.E leva anos para essa evolução linguística entrar em um dicionário. E realmente oque você não encontra no dicionário. Se chama neologismos.
Preconceito linguístico e algo realmente muito ruim,principalmente para quem sofreu esse tipo de preconceito,eu msm já sofri por causa do meu sotaque nordestino(sou da Paraíba) e muitas pessoas me corrigiram e riram por conta da minha fala "errada",PARABÉNS NATURA adorei esse vídeo esse tipo de conteúdo e esse tipo de vídeo é algo muito importante
é errado representar um sotaque por sua região, como se todos estados dela fossem iguais
alguém me ajuda a fzr um resumo desse vídeo? p um trabalho,e eu não consegui entender mto bem!
"A tradução até amaldiçoa"
Emicida agora é linguísta?
Ele pontuou questões que são válidas. Mas quando ele falou das sílabas tônicas ele errou, e ainda cometeu preconceito linguístico, porque disse que no português de Portugal a tonicidade é prezada e tudo é "correto", enquanto no Brasil a tonicidade pode ser marcada em todas as sílabas, porque é ele que fala e decide. O exemplo que ele deu (ma-ra-vi-lho-so) também ocorre em Portugal. A tonicidade não é marcada em qualquer sílaba no Brasil. Há uma mudança na sílaba tônica quando o enunciador enfatiza outra sílaba, ou quando fala a palavra separando as sílabas, como no exemplo que ele deu.
você está correta, mas o cara não é linguista e nem estudante de letras, e tirando as coisas que você citou, ele acertou o resto. Eu vou usar esse vídeo em sala de aula, mas pontuando exatamente as questões que você trouxe!
ai emicida eu só consigo te amar cada vez mais ❤
Incrível 😍❤️
Tu é de mais, irmão!
Sensatoooooooooooo
Einstein ja dizia, se você não consegue explicar para sua avó o que aprendeu então você não entendeu nada.
(Emicida é um filósofo, pensador, muito além de uma artista comum)
alguém me ajuda a fzr um resumo desse vídeo? p um trabalho,e eu não consegui entender mto bem!
Emicida filósofo? Vai te esconder
alguém me ajuda a fzr um resumo desse vídeo? p um trabalho,e eu não consegui entender mto bem!
Maravilhoso! Já vou referenciar em um trabalho sobre o tema.
Eu aqui pesquisando sobre o assunto e vem a lenda
Pronto! Emicida virou autoridade e referência em linguística. PQP
exatamente amigo
entra numa boa faculdade de letras, e você vai entender que ele está certo em 90 por cento do que ele falou
@@kainaaguiarferreira4351 é isso aí manooo, nóis vai, nóis fica, nóis vai tudo fazê rap
Ninguém é obrigado a falar no dia dia o na forma culta, mas conhecer sobre é importante, pois se não vamos começar a fazer apologia à iguinorância.
Geovane, tudo bem? O que Emicida defende é que ninguém deve ser alvo de preconceito porque não fala como determina a norma culta do português. É importante considerar que nem todo mundo teve acesso ao mesmo tipo de educação, mas nem por isso merece ser desrespeitado. É natural que a língua portuguesa se adapte a diferentes contextos sociais. E isso diz sobre representatividade e diversidade também. :)
Natura Musical
Td bem, vcs não entederam, mas td bem. Não neguei o fato da falta de acesso à educação da maior parte da população, porém é inegável que hoje, por vezes, há uma certa inversão nesse discurso. É super positivo que sejamos estimulados a aprender mais sobre nossa língua, inclusive a culta
O erro de hoje passar a ser aceito como norma padrão faz parte do processo de evolução da língua. A norma padrão muda com o tempo. Não é ignorância, é mudança linguística.
@@geovanegarces1513 você que não entendeu
Que bom que ninguém falou que a norma padrão não importa. Que bom que a questão é o preconceito contra a variação e não contra o formal.
Ele fez um preconceito linguistico com a lingua de Portugal indiretamente hahaha
Falou e disse
vindo pelo grande ✌🏻💪🏻 j.m
2:00 "se você teve a oportunidade de adquirir um conhecimento, tem obrigação de compartilhar ele, de uma forma afetuosa, não arrogante"... perfeito!
O problema maior é a pessoa querer receber isso sem se vitimizar, sem achar que está sendo humilhada, o que infelizmente acontece muito hoje em dia tb.
Ai, sempre tão cirúrgico!!!!
Há uma grande diferença entre falar de preconceito linguístico (social, sexual, racial, religioso, etc) e falar sobre Linguística (Sociologia, Teologia, etc). Gosto das músicas do Emicida, inclusive da sua representatividade social, mandou bem sobre o tema uma vez que para falarmos de preconceito basta nossa experiência no mundo, mas falou sem propriedade alguma sobre Linguística.
O que linguística tem a ver com teologia?
alguém me ajuda a fzr um resumo desse vídeo? p um trabalho,e eu não consegui entender mto bem!
10/10
A oralidade não é um problema, o problema é quando ela passa para o papel, o brasileiro escreve da mesma forma que fala porque não lhe é cobrado a norma culta na escola, nos últimos anos se preocuparam tanto com preconceito linguístico que esqueceram de ensinar português. E para mim nós falamos a língua portuguesa, falar brasileiro só vai fazer do Brasil um país isolado no mundo. Não entendo o problema do brasileiro reconhecer as heranças portuguesas positivas, só lembrando , Emicida, você fala "brasileiro" graças aos portugueses.
Falou tudo! Só não posso usar em sala de aula por causa do palavrão... kkkkkkkkkkk
❤️❤️❤️
👏👏
Calado és um poeta.
👏🏼👏🏼👏🏼
Parou de cantar pra vender perfume da natura?
O curioso é que todos que falam em preconceito linguístico, são de pessoas que bem estudadas, pós-graduadas, com doutorado, etc. Então, o pobre pode falar errado, e continuam condenando o pobre. Não caiam nessa, pois no final de tudo, eles continuaram bem empregados, falando direitinho, enquanto vc que segue esses caras MC's se tornam os otários. Estudem! Se qualifiquei, falem e escrevam corretamente! Ocupem os dias espaços e não dêem ouvidos àqueles que só querem te dominar.
Mano, para alguém que se diz entendedor do assunto, vc nn entendeu nada do que o cara disse. Sim, devemos estudar ao máximo, buscar conhecimento, fazer facul e etc. O negócio é ficar diminuindo alguém pela forma como fala, pelas gírias, o falar "errado" ou até mesmo o sotaque da pessoa. Tem muita gente que sofre com isso. Conheci uma nordestina que tenta ao máximo modificar o próprio sotaque, pq tem vergonha de sua fala, de rirem dela. Enfim, foi isso que interpretei.
Sem contar que temos que ter consciência de que nem todos tivemos as mesmas oportunidades. Eu não posso chegar para a minha avó, que largou o colégio para sobreviver e trabalhar no interior da Paraíba, e exigir que ela fale corretamente, ou brigar com ela por conta disso, diminuí-la. Não faz sentido.
@@luadark2593 no vídeo ele fala como se o pobre fosse preso ao mesmo dialeto é que ela não fosse aprender ao ser corrigida, o do comentário acima entendeu que é errado ser rude por isso, realmente que fala de forma culta ou estudou ou foi corrigida para falar assim
@@luadark2593 e ter sotaque de algum estado nordestino não significa que fala errado só muda a entonação das palavras, isso ja é xenofobia mesmo
@@luadark2593 Eu não disse que eu sou entendedor, mas compreendo o seu ponto, e de fato, acho que ninguém deve diminuir ninguém por isso, e nisso eu concordo. O problema, é que tem gente, inclusive na academia, que acha que essa linguagem de gueto possui o mesmo valor que a língua vernácula. E isso eu discordo, visto que no final das contas, quem se dá mal é o mais pobre. Outra coisa, como poderemos eternizar os registros históricos, se cada um escrever do jeito que quiser? Então entendo que esse negócio de preconceito linguístico é uma justificativa para não crescer e meia dúzia de rapper se enriquecerem.
Dando pra entender quem tá falando, passa, 😅
Esqueçam essa conversa fiada, a única forma de um pobre ascender socialmente é através do estudo, preconceito linguistico coisa nenhuma, aprendam o máximo, olhem para o mercado de trabalho, não percam o foco, pensem em seus objetivos, o que é necessário para logra-los .
opa, irmão, tá precisando de umas aulas de acentuação, hein?
@@kainaaguiarferreira4351 por gentileza mande a correção, obrigado
alguém que veio pelo salva guarda?
Eu🙋🏻♀️
Euu
ta
Tema da redação do Enem
O vídeo fala de preconceito linguístico e a legenda refaz a fala de Emicida para se adequar à norma padrão. Que hipocrisia.
Olá, André, tudo bem? Nós trabalhamos com closed caption, seguindo os critérios de acessibilidade. Assim, o texto fica o mais claro possível para pessoas com deficiência auditiva. O objetivo é garantir que, mesmo sem áudio, todos entendam o contexto do vídeo, incluindo a mensagem que ele passa, as marcações de trilha sonora e os ruídos, por exemplo. :)
Poderiam usar aspas para denotar que ele não estava usando a forma padrão.
Não usar a norma padrão na oralidade é muito diferente de escrever errado para acompanhar a fala. Pesquise sobre Ariano Suassuna e depois volta aqui pra comentar ;)
é cara , vc conseguiu fazer uma bela de uma bagunça no seu discurso , despreza a língua portuguesa por preguiça ou por comodismo ou sei lá qual sua intenção , $, e trás como contexto a periferia. tu é muito picareta mesmo, por achar que a linguagem deve ser levada de qq jeito a única coisa que salva nessa sua retorica de louco é que como vc disse " o cara que sabe mais tenha obrigação de ensinar " , isso é verdade.
mas como vai ensinar se tem cara como vc pra distorcer as coisas, assim fica difícil , né ?
Nem escrever c sabe mano.
Má rá ví lhô so
Se aventurou em falar sobre teorias que domina pouco... devia baixar mais a bola!
Complexo de vira- lata.
QUE MERDA
Que declaração infeliz, "a tradução amaldiçoa", pobre dos tradutores que se esforçam para fazer uma ponte entre culturas e são comparados a pessoas que fazem um "mal". Puxa! Gostava muito do Emicida, fiquei decepcionada! Sou tradutora, pronto, falei!
Olá, Valeria, tudo bem? Nesse caso, o que Emicida faz é
ressaltar o que a língua portuguesa tem de singular e propor que a valorizemos
mais. E, nesse contexto, nós sabemos que o trabalho dos tradutores é
fundamental para que as palavras que são encontradas só na língua portuguesa possam
ser compreendidas da melhor forma em outros idiomas.
Ele não estava amaldiçoando seu emprego, flor. Ele estava ressaltando como ele é difícil justamente pelas diferenças intrínsecas a cada língua. Acho que faltou uma interpretação aí.
A fala dele não menospreza o trabalho dos tradutores. Ele quer dizer que a tradução não abarca a grandeza do que aquela palavra significa naquela língua dita naquele exato contexto.
@@Eruntano42 foda-se kkk
Só não gostei desse sujeito, olha só se tudo é cultura, nada é cultura. Olha só esse sujeito está falando muitas gírias.
Vomitei🤢🤮
Esse cara toma banho?
Não sabia que dava para sentir o cheiro das pessoas pelo vídeo, a não ser, que esteja sofrendo de esquizofrenia. Anda tomando seus remédios?
@@luadark2593 Bom senso, meu caro.
Coisa que gente da sua turma não tem!
Afinal, a esquerdopatia da qual você sofre, é uma doença infantil.
@@gins9094 Pera, você que vem com uma frase racista, e eu que preciso de bom senso ? E quando que eu disse que sou de esquerda? Vish, melhor consultar um psicólogo urgentemente. Seu grau de esquizofrenia é grave...
@@luadark2593 tá bom então, não vou te chamar de esquerdopata, vou te chamar de Milleniaus.....kkkkkkkkkk
E desde quando perguntar se um sujeito banha, é racismo?
Acho que o perturbado da kbeca é você....milleniaus....kkkkkkkkkk
@@gins9094 Ok.... eu sou uma garota preta de 23 anos, eu sei muito bem quando vejo um comentário maldoso em relação a cor de alguém. Eu não sou de esquerda e nem de direita, na vdd acho esse tipo de divisão e como estão tratando essas ideologia bem inútil, apenas massa de manobra. Só aviso uma coisa: Se você não tiver uns mil reais para pagar fiança no bolso, melhor tomar cuidado com o que diz. Racismo dá cadeia.