Cara, como é bom ouvir quem conhece ser tão aberto a compreender o sentido de qualquer fala que seja, de qualquer expressão e não condenar a pessoa por falar de uma forma que a maioria acredita ser errada.
@@eu7iago616 Vc não saber quem eu sou não significa que sou anônimo. E em vez de se apoiar na opinião de um "poeta linguista" (grande b*sta) tente usar seu próprio cérebro (vc tem um?) e argumentar por si próprio.
@@TiranoGatoRex a gente não saber quem você é justamente o que te faz um anônimo. Aliás, achei muito válido seu contra argumento, dizer "grande b*sta" anula mesmo todos os anos de estudo de um linguista.
@@TiranoGatoRex "Véio", "tá", no outro comentário você utilizou da abreviação "vc", tente colocar isso tudo que você utilizou em uma redação, artigo científico, texto jornalístico, entre outros textos em que são empregados a variedade formal da língua, você não poderia usar, pois é uma situação em que se torna necessária a varidade formal da língua portuguesa (Variação linguísticia diafásica, ou situacional, a depender da situação se fala de maneira mais ou menos formal). Ao empregar esses vocábulos, vossa mercê comprovaste o ponto do "véio" (na suas palavras), afinal, utilizaste de duas palavras advindas da oralidade (véio e tá), nas palavras do senhor do vídeo "A fala molda a língua". É isso, meu caro Bruno C. Tu inderetamente comprovaste a ideia exposta pelo poeta linguísta que desprazaste (Linguagem formal empregada, no comentário, de maneira intencional)
O melhor e mais acessível vídeo de Linguística que já vi até hoje! Que jóia rara! Por mais conteúdos de Linguística com linguistas carismáticos como o Ataliba!
Um dos melhores vídeos referentes à língua portuguesa nesta plataforma. O professor Ataliba é extraordinariamente inteligente, humilde e lúcido. Queria eu ter tido aulas com ele quando fui estudante de Letras.
São raras as pessoas que conseguem explicar com tanta clareza e toque de humor um assunto tom sério e importante para a relação professores e alunos. Obrigada, professor Ataliba!
Eu também gostei muito, não me lembro agora, mas em português tem coisas que se observarmos a palavra original se escreve de um jeito, o radical, no entanto seus derivados se escrevem com variações "inventadas" pelos gramáticos. Eu acho que a fala tem o "cheiro do povão" e a gramática exala o "cheiro do dicionário. Obs: tenho todo o respeito pelos gramáticos, o que escrevi é só uma humilde opinião.
Para que um texto escrito possa ser bem compreendido, a gramática é fundamental. O ideal é que as pessoas saibam a norma culta e, ao mesmo tempo, saibam reconhecer o valor das mudanças, que, afinal, são evidências da personalidade de um povo.
Isso já é ensinado, o que ele desejou salientar que NADA É ERRADO QUANDO SE FALA, pois é a fala da pessoa, algo que jamais deve ser discriminado e colocado pra baixo. Devemos ensinar que a LÍNGUA É VIDA e está se distanciando do português europeu, em alguns séculos poderemos ser uma língua distinta!
@@MrWilliamgatao logico que é errado. Véio tonto com discursinho ideológico a la Paulo Freire. Em vez de ensinar a norma culta que levou séculos para se aperfeiçoar, fala que tá tudo certo e o cara que não estudou nem até quinto ano do primário tem direito de fazer a própria gramática dele mesmo e tá tudo certo. Só um trouxa pra cair nesse papo.
@@TiranoGatoRex não, cara... não fala bost@. A língua é viva, do contrário falaríamos igual Pedro Álvares Cabral... e se voltássemos mais tempo, falaríamos o galego-português, e voltando mais chegaríamos ao Latim vulgar, a língua falada na periferia de Roma... ser conservador é a coisa mais idiota que existe. Norma culta é a norma socialmente aceita , é a de prestígio, que aceita vários desvios da língua padrão, aquela dos dicionários e das gramáticas, normativas e prescritivas, menos professor pasqualhe e mais Paulo Freire pra derrubar essa barreira da ignorância que tem medo do novo, o chamado conservadorismo, conservar o quê? A burrice, só pode.
@@joaod.andradecosme5869 O português irá mudar, quer queira você ou não. A língua é viva, muda ao longo do tempo. Você não fala o mesmo português de 500 anos atrás, vc fala um português impuro, resultado de trocas culturais e linguísticas q duraram séculos. Se as línguas não mudassem, vc n falaria português. Justificar preguiçosos?? Por acaso preguiçosos são os trabalhadores rurais, que trabalham p krl o dia td e nunca tiveram acesso a educação? Por acaso preguiçosos são as trabalhadoras e trabalhadores da zona urbana que ralaram a vida inteira e ainda assim tentam acessar a educação pelo eja? Por acaso preguiçosos são as crianças que ficam até meia noite trabalhando na rua p poder ajudar sua familia e acordam 6h da manhã para ir à escola? Todos esse grupos formam e desenvolvem a lingua brasileira, com todas suas variações e riquezas. Oq temos q preservar é A MUDANÇA NA LINGUA. Preservar a língua como ela está é uma das maiores utopias q alguém pode pensar.
Que vídeo maravilhoso, faço faculdade de programação e fui indicado pelo meu professor a ver o vídeo, a matéria não é algo que vou utilizar muito na minha vida profissional(de forma direta), mas esse vídeo foi algo maravilhoso, esse professor é um bom profissional e uma boa pessoa.
Agora como aluna da Univesp tive o prazer de conhecer esse incrível autor. Sensacional essa entrevista. Coisas óbvias descritas em uma didática incrível. A disciplina Leitura e Produção de Texto trouxe muitas contribuições sobre a não definição da Gramática como uma regra universal . A contribuição cultural para o ensino da gramática é algo primordial e muito didático.
Esta relação e comparação falada x língua escrita é importantíssima na tradução de livros e quadrinhos. Existe um momento posterior a tradução direta que é adequá-la a linguagem oral dos personagens para não soar estranho ao leitor. Soar engessada, formal demais, artificial. Interessante notar também como a simplificação do sujeito na linguagem falada, excluindo "s" do plural ou trocando "tu" por você e promovendo o uso do verbo que vem a seguir na mesma forma (no exemplo o verbo "falar" para tudo) se aproxima das línguas de origem saxônicas, como o inglês, e se afasta das latinas. São línguas que já foram tidas como mais "pobres" ou "bárbaras" no passado. Bacana. Quero mais entrevistas com este senhor! Muito bom.
Certamente, eu considero o Ataliba o maior linguista brasileiro vivo. E concordo sobre a abordagem do ensino de língua portuguesa no Brasil: Temos que desprender do ensino gramático de língua. Muitos alunos, isso inclui a mim mesmo, perguntam: Em que eu vou usar a "Oração Subordinada" ou "Oração Coordenada", "Complemento Nominal" e enfim. Sendo que os vestibulares, incluindo o ENEM, estão pedindo mais a *interpretação de texto* do que a em si regência.
Eu moro no interior de MG, onde a maioria das pessoas ao meu redor tem no máximo o ensino fundamental. A lingua que eu cresci ouvindo é totalmente diferente da escrita. E o pior é que convivo mais com a pronuncia "errada". Então é muito difícil me corrigir e sempre falo mais lento quando sou obrigada a falar a linguagem "correta", porque tenho que pensar hahaha.
Estou 100% de acordo com o professor e linguista Ataliba de Castilho. Mas como sou professora de português e francês as pessoas de espantam quando expresso esta minha opinião. Obrigada pelo vídeo.
Eu concordo com o fato de que as línguas não são estáticas, as línguas mudam, e como disse um ditado que alguma vez escutei: "É a língua que faz a gramática, não a gramática que faz a língua" Em conclusão a língua a faz o POVO, mas, o porém disso tudo, é: Se a língua tá mudando tanto que pode ser considerada por alguns como um erro, é porquê existe uma brecha enorme entre pobres e ricos, o jeito de se comunicar de um povo fala por se mesmo de sua educação. Olha, eu acho positivo isso de aceitar as mudanças da língua, por que isso é natural, mas disfarçar as falhas e o défice que tem a língua por a falta de educação do povo Brasileiro e de fato de muitos países mais na América latina, é tentar cobrir o sol com um dedo. Nós somos um exemplo disso, o português, o espanhol e todas as línguas derivadas do latim, se tornaram diferentes por afastamento e influências de otras linguas, mas principalmente porque o povo era ANALFABETA e o acesso á educação era só para uns poucos afortunados! Hoje a realidade não é tão diferente, mas também hoje em dia o mesmo povo nem tem vontade, e a prova disso é sua fala. Então, EU CONCORDO, MAS DISCORDO!
Gostei do vídeo, muito legal o professor: Ataliba Teixeira de Castilho. O professor aparenta ser bem simpático. Pelo menos sábio e sorridente ele é. 😉😄
O que foge do padrão linguístico é ocasionado pelo desinteresse de muitos em preservar o idioma ensinado nas boas instituições de ensino e, outrossim, pelo hábito da leitura, que muitos não se dão ao luxo. Então, não se deve padronizar o resultado de um descuido linguístico enquanto, por outro lado, há aqueles que valorizam o método correto seguido e implementado no ensino do idioma no mundo lusófono, obedecendo uma harmonização linguística tanto para fins sociais como para fins comerciais.
Não acho que deva ter um padrão cada região tem que preservar continuar com o seu jeito de falar não querer copiar outro só pra se sente incluído, nada aver se não gosta do meu geito de falar vai continuar não gostando porque não mudo
Algum professor pode me ajudar?! Depois de uma pelada de futebol, estava numa conversa descontraída(resenha-futebolês) e disse: o fulano deu de calcanhar para trás,referindo-me à jogada que achei errada do colega,pois tinha que jogar(ele) para frente, e ele voltou a bola para a nossa defesa(p trás). Nesse contexto,falei besteira? Obg.
O cara é gramático, pesquisou sobre o assunto e disse (com propriedade) que a língua é maior que a própria gramática e chamar de "errado" o que a criança é acostumada a falar em casa cria não só uma barreira, como também um distanciamento em relação à escola. Mas, claro que o Rafael Garcia que não entendeu nem metade da explicação sintática sabe mais, não é mesmo?
@@isabelalemos2855 Oh meu Deus, o cara é o gramático e pesquisou sobre o assunto, portanto ninguém pode criticá-lo!! Como ousam?? Esse véio contribui para a idiotização do país, sem dúvida nenhuma. "Educação" fajuta a la Paulo Freire, cuja filosofia didática é que todo mundo ta certo de sua própria maneira, e se corrigir o sujeito é porque tá discriminando e outras asneiras do tipo. Não é a toa que o Brasil é do jeito que é. As pessoas não vão pra escola, e quando vão dão de cara com esse tipo de professor que não ensina nada. Lamentável.
eu dei uma olhada aqui, e n achei as redes sociais (tipo o twitter) de vcs pelo youtube, seria bom se colocassem ae na descrição e na parte "sobre" do canal :3
Nós, enquanto sociedade, temos uma visão sobre pessoas idosas, de que todos são conservadores e cheios de preconceitos, no entanto, seu Ataliba, se mostra mais progressista que muitos alunos meus de 15 anos 😅.
O correto é falar''sintassi'', pois o X tem som de SS tb em algumas palavras: ''Exceção, exceder, excesso, excelente, exceto, excêntrico, excepcional, excerto, exceto, excitar...''
Gosto em partes das colocações do Prof. Ataliba. É louvável que tenha essa harmonia “ bilíngue “ entre às instituições mas independente do aspecto linguístico de sua diversidade, gírias, novos vocabulários, estudos a partes de pesquisa, se entrarmos nesse liberalismo linguístico “ da qual sugere o professor Ataliba melhor esquecer que falamos português de vez! A língua faz parte de nossas raizes, gostemos ou não, oque vemos além da destruição linguística com o passar dos tempos nem o aspecto básico fundamental o nosso saudoso Brasil sabe mais! Um coisa é ser um português abrasileirado outra coisa é ver a língua se tornado uma estupidez coletiva linguística!
Concorco com você, Petrus. Estou cursando Letras há três meses e já estou com raiva desse tratamento que os linguistas dão a língua, desconstruindo o certo e valorizando os erros.
De fato a língua evolui -- mais exato seria dizer "degenera", como o grego, que modernamente perdeu as complexas declinações que tinha, e as crianças as aprendiam por imitação, não necessitavam de gramáticas. Mas esses linguístas querem normatizar cada erro que o Seu Zé da Esquina comete. Na verdade o que eles querem é impedir o acesso dos pobres à alta cultura. Se não é isto que expressamente querem, é este o resultado de suas ações concretas.
@@josuecavalcante244 Acho que a dimensão "bilíngue" que o professor fala já contempla essas preocupações. Aquilo que é tido como erro muitas vezes carrega muita identidade (regional, de gênero, de classe, geracional...). Eu sou cearense, moro em Pernambuco, já vivi seis anos no Rio e um ano em Lisboa. Amo a minha língua, a sua diversidade e as formas "erradas" em que ela é expressa oralmente. Querer que um pernambucano deixe de falar "visse", "tu fosse", é querer assassinar uma cultura. Aqui exercemos esse fator "bilíngue" com maestria. Claro que sabemos a norma culta e a escrevemos no nosso trabalho, mas entre os amigos e familiares utilizamos a versão informal que conjuga os verbos em segunda pessoa com o "s" no lugar do "t". Que coisa mais bonita e engraçada é o "Eu, tu, fazia isso não..." em que o pernambucana economiza as palavras do "Se eu fosse tu, fazia isso não". Foi desta rica cultura que saiu um Ariano Suassuna e sua obra que conquistou o Brasil. É devido a isso que temos poetas como Patativa do Assaré e o contemporâneo Jessier Quirino. De resto, vão tomar banho e viva a cultura brasileira!
Josué Cavalcante Altas culturas? No momento que você chama uma única cultura de "alta", consequentemente você inferioriza as outras.O objetivo não é deixar de ensinar a norma considerada culta, o aluno chega com uma gramática internalizada na escola, o objetivo da escola é expandir os conhecimentos linguísticos deste aluno, capacitar este indivíduo para poder compreender e trocar de gramática, se ele assim quiser ou, em nossa sociedade, precisar, dependendo do contexto. Porém, o que acontece hoje é que as pessoas querem dar um prestígio para uma determinada gramática, inferiorizando as outras.
Linguística é linguística. Professor de português é outra. Não confundamos. O linguista estuda a língua a partir de outra perspectiva, a qual difere-se da do professor de português em sala de aula. Que fique bastante elucidado, certo?
Que senhorzinho mais simpático!
Sim!
Lindo ele!
Éié
Cara, como é bom ouvir quem conhece ser tão aberto a compreender o sentido de qualquer fala que seja, de qualquer expressão e não condenar a pessoa por falar de uma forma que a maioria acredita ser errada.
Esse véio tonto contribui pro emburricemento da população. Em vez de ensinar a falar e escrever direito vem com esse papinho de que tá tudo certo.
@@TiranoGatoRex isso, tu tá certo. Um anonimo da internet que acha que entende mais de linguagem do que um poota linguista :)
@@eu7iago616 Vc não saber quem eu sou não significa que sou anônimo. E em vez de se apoiar na opinião de um "poeta linguista" (grande b*sta) tente usar seu próprio cérebro (vc tem um?) e argumentar por si próprio.
@@TiranoGatoRex a gente não saber quem você é justamente o que te faz um anônimo. Aliás, achei muito válido seu contra argumento, dizer "grande b*sta" anula mesmo todos os anos de estudo de um linguista.
@@TiranoGatoRex "Véio", "tá", no outro comentário você utilizou da abreviação "vc", tente colocar isso tudo que você utilizou em uma redação, artigo científico, texto jornalístico, entre outros textos em que são empregados a variedade formal da língua, você não poderia usar, pois é uma situação em que se torna necessária a varidade formal da língua portuguesa (Variação linguísticia diafásica, ou situacional, a depender da situação se fala de maneira mais ou menos formal). Ao empregar esses vocábulos, vossa mercê comprovaste o ponto do "véio" (na suas palavras), afinal, utilizaste de duas palavras advindas da oralidade (véio e tá), nas palavras do senhor do vídeo "A fala molda a língua". É isso, meu caro Bruno C. Tu inderetamente comprovaste a ideia exposta pelo poeta linguísta que desprazaste
(Linguagem formal empregada, no comentário, de maneira intencional)
A sabedoria e a generosidade do professor Ataliba são cativantes. :-)
Que espetáculo! Como eu vivi sem esse vídeo até hoje? Quanta simplicidade e conhecimento! É ... simplicidade não é pra qualquer um.
Assisti a uma palestra dele há uns 5 anos. Foi simplesmente incrível.
O nível de conhecimento cultural dele sobre a Língua Portuguesa é absurdo.
O melhor e mais acessível vídeo de Linguística que já vi até hoje! Que jóia rara! Por mais conteúdos de Linguística com linguistas carismáticos como o Ataliba!
Como eu ri aprendendo! Que mente aberta, tudo faz tanto sentindo, eu nem sabia que "deu ruim" era uma gíria kkkk, ouço desde que me conheço como gente
Um dos melhores vídeos referentes à língua portuguesa nesta plataforma. O professor Ataliba é extraordinariamente inteligente, humilde e lúcido. Queria eu ter tido aulas com ele quando fui estudante de Letras.
São raras as pessoas que conseguem explicar com tanta clareza e toque de humor um assunto tom sério e importante para a relação professores e alunos. Obrigada, professor Ataliba!
Ele é amor!!! Fico arrepiado!!!
Ele não é só simpático, mas compreende e respeita que a língua é viva e dinâmica!
"A língua escrita como um documento linguístico mente pra caramba"! Gostei dessa! Tá certíssimo!
Eu também gostei muito, não me lembro agora, mas em português tem coisas que se observarmos a palavra original se escreve de um jeito, o radical, no entanto seus derivados se escrevem com variações "inventadas" pelos gramáticos. Eu acho que a fala tem o "cheiro do povão" e a gramática exala o "cheiro do dicionário. Obs: tenho todo o respeito pelos gramáticos, o que escrevi é só uma humilde opinião.
Esse véio tonto contribui pro emburricemento da população. Em vez de ensinar a falar e escrever direito vem com esse papinho de que tá tudo certo.
O vlw ajudou na resposta, nem precisei i no braynly
Para que um texto escrito possa ser bem compreendido, a gramática é fundamental. O ideal é que as pessoas saibam a norma culta e, ao mesmo tempo, saibam reconhecer o valor das mudanças, que, afinal, são evidências da personalidade de um povo.
Isso já é ensinado, o que ele desejou salientar que NADA É ERRADO QUANDO SE FALA, pois é a fala da pessoa, algo que jamais deve ser discriminado e colocado pra baixo. Devemos ensinar que a LÍNGUA É VIDA e está se distanciando do português europeu, em alguns séculos poderemos ser uma língua distinta!
@@MrWilliamgatao logico que é errado. Véio tonto com discursinho ideológico a la Paulo Freire. Em vez de ensinar a norma culta que levou séculos para se aperfeiçoar, fala que tá tudo certo e o cara que não estudou nem até quinto ano do primário tem direito de fazer a própria gramática dele mesmo e tá tudo certo. Só um trouxa pra cair nesse papo.
@@TiranoGatoRex Concordo plenamente. Ele justifica os preguicosos e caga para o futuro e a preservacao da lingua portuguesa.
@@TiranoGatoRex não, cara... não fala bost@. A língua é viva, do contrário falaríamos igual Pedro Álvares Cabral... e se voltássemos mais tempo, falaríamos o galego-português, e voltando mais chegaríamos ao Latim vulgar, a língua falada na periferia de Roma... ser conservador é a coisa mais idiota que existe. Norma culta é a norma socialmente aceita , é a de prestígio, que aceita vários desvios da língua padrão, aquela dos dicionários e das gramáticas, normativas e prescritivas, menos professor pasqualhe e mais Paulo Freire pra derrubar essa barreira da ignorância que tem medo do novo, o chamado conservadorismo, conservar o quê? A burrice, só pode.
@@joaod.andradecosme5869 O português irá mudar, quer queira você ou não. A língua é viva, muda ao longo do tempo. Você não fala o mesmo português de 500 anos atrás, vc fala um português impuro, resultado de trocas culturais e linguísticas q duraram séculos. Se as línguas não mudassem, vc n falaria português. Justificar preguiçosos?? Por acaso preguiçosos são os trabalhadores rurais, que trabalham p krl o dia td e nunca tiveram acesso a educação? Por acaso preguiçosos são as trabalhadoras e trabalhadores da zona urbana que ralaram a vida inteira e ainda assim tentam acessar a educação pelo eja? Por acaso preguiçosos são as crianças que ficam até meia noite trabalhando na rua p poder ajudar sua familia e acordam 6h da manhã para ir à escola? Todos esse grupos formam e desenvolvem a lingua brasileira, com todas suas variações e riquezas. Oq temos q preservar é A MUDANÇA NA LINGUA. Preservar a língua como ela está é uma das maiores utopias q alguém pode pensar.
Ótimo vídeo com um excelente professor! Muito obrigado.
Que vídeo maravilhoso, faço faculdade de programação e fui indicado pelo meu professor a ver o vídeo, a matéria não é algo que vou utilizar muito na minha vida profissional(de forma direta), mas esse vídeo foi algo maravilhoso, esse professor é um bom profissional e uma boa pessoa.
Cara, sou estudante de Letras de manhã e ADS à noite. Eu me divirto aprendendo.
Excelente edição em consonância com o excelente conteúdo.
Que professor maravilhoso, muito simpático. Mensagem clara. Obrigada prof.! 😀🙌
Nossa! Excelente! Fiz questão de passar esse vídeo para todos os meus alunos.
edição foda, trilha sonora maravilhosa, vídeo lindo... Parabéns aos envolvidos
Agora como aluna da Univesp tive o prazer de conhecer esse incrível autor. Sensacional essa entrevista. Coisas óbvias descritas em uma didática incrível. A disciplina Leitura e Produção de Texto trouxe muitas contribuições sobre a não definição da Gramática como uma regra universal . A contribuição cultural para o ensino da gramática é algo primordial e muito didático.
Esta relação e comparação falada x língua escrita é importantíssima na tradução de livros e quadrinhos. Existe um momento posterior a tradução direta que é adequá-la a linguagem oral dos personagens para não soar estranho ao leitor. Soar engessada, formal demais, artificial. Interessante notar também como a simplificação do sujeito na linguagem falada, excluindo "s" do plural ou trocando "tu" por você e promovendo o uso do verbo que vem a seguir na mesma forma (no exemplo o verbo "falar" para tudo) se aproxima das línguas de origem saxônicas, como o inglês, e se afasta das latinas. São línguas que já foram tidas como mais "pobres" ou "bárbaras" no passado. Bacana. Quero mais entrevistas com este senhor! Muito bom.
Temos mais um, já viu? th-cam.com/video/0sDuGRKwguY/w-d-xo.html
Grande Mestre! Ataliba é um Gênio.
Excelente abordagem. ❤
Certamente, eu considero o Ataliba o maior linguista brasileiro vivo.
E concordo sobre a abordagem do ensino de língua portuguesa no Brasil:
Temos que desprender do ensino gramático de língua.
Muitos alunos, isso inclui a mim mesmo, perguntam: Em que eu vou usar a "Oração Subordinada" ou "Oração Coordenada", "Complemento Nominal" e enfim. Sendo que os vestibulares, incluindo o ENEM, estão pedindo mais a *interpretação de texto* do que a em si regência.
Eu moro no interior de MG, onde a maioria das pessoas ao meu redor tem no máximo o ensino fundamental. A lingua que eu cresci ouvindo é totalmente diferente da escrita. E o pior é que convivo mais com a pronuncia "errada". Então é muito difícil me corrigir e sempre falo mais lento quando sou obrigada a falar a linguagem "correta", porque tenho que pensar hahaha.
@@scarllet1412 hahahahah..... gostei do seu comentário!
Gente que senhor mais lucido, maravilhosa entrevista.
Muito bom! Sensacional.
Tem como curtir mil vezes? Que professor apaixonado pelo que faz! Amei!!!
Quanta sabedoria, adorei o Prof. Ataliba!
Parabéns para os roteiristas.
Fascinante.
Amei essa entrevista… muito bom mesmo
Obrigada, professor.
Obrigado por dedicarem tempo e mostrarem esse conteúdo.
Que conteúdo incrível!!!!!😍😍😍
Simpaticíssimo e muito sábio! Muito bom!
Vc é bilíngue da sua própria língua. Amei!!
Que bom de assistir. Lembrou meu professor de português. Saudades
A língua falada está sempre sofrendo mudanças.
Ótima esta matéria.
Maravilhoso o senhor Ataliba! Inteligente e divertido!
Pesquisa FAPESP, sempre a melhor resposta, em termos de pesquisa e desenvolvimento!
Salvo e compartilhando ✌🏾 Argumentos excelentes
Só lembrando que no trabalho ou em momentos sérios, falar corretamente ajuda.
Fora dessas situações não interessa mesmo kkkk
Adorei o vídeo. Queria trocar uma idéia com o Ataliba. Que mente brilhante!!!
adorei esse senhor!
Fantástico. Muito bom. Didática de primeira.
"Não existe língua portuguesa, existem línguas em português"
- José Saramago
Estou 100% de acordo com o professor e linguista Ataliba de Castilho. Mas como sou professora de português e francês as pessoas de espantam quando expresso esta minha opinião. Obrigada pelo vídeo.
Irão se espantar comigo tb. kkk
Coitado dos seus alunos, mais vítimas da "educação" brasileira.
Vc é mais uma discípula do Paulo Freire. Por isso pensa assim.
Eu concordo com o fato de que as línguas não são estáticas, as línguas mudam, e como disse um ditado que alguma vez escutei: "É a língua que faz a gramática, não a gramática que faz a língua" Em conclusão a língua a faz o POVO, mas, o porém disso tudo, é: Se a língua tá mudando tanto que pode ser considerada por alguns como um erro, é porquê existe uma brecha enorme entre pobres e ricos, o jeito de se comunicar de um povo fala por se mesmo de sua educação.
Olha, eu acho positivo isso de aceitar as mudanças da língua, por que isso é natural, mas disfarçar as falhas e o défice que tem a língua por a falta de educação do povo Brasileiro e de fato de muitos países mais na América latina, é tentar cobrir o sol com um dedo.
Nós somos um exemplo disso, o português, o espanhol e todas as línguas derivadas do latim, se tornaram diferentes por afastamento e influências de otras linguas, mas principalmente porque o povo era ANALFABETA e o acesso á educação era só para uns poucos afortunados!
Hoje a realidade não é tão diferente, mas também hoje em dia o mesmo povo nem tem vontade, e a prova disso é sua fala.
Então, EU CONCORDO, MAS DISCORDO!
Ataliba Castilho, maravilhoso!
Cara ficou muito top, ainda tô chocada com isso...
Que aula! 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Nossa! Fantástico! Não dá pra não simpatizar por esse ilustre senhor!
Eu não o conhecia, mas a partir de agora vou acompanhar mais vídeos dele!
Que vídeo cheio de leveza e tão claro😍
Tu falas este "tá" muito bem. O vídeo é informativo... valeu...!
Gostei do vídeo, muito legal o professor: Ataliba Teixeira de Castilho. O professor aparenta ser bem simpático. Pelo menos sábio e sorridente ele é. 😉😄
Professor gente boa demais!
Eu só percebi comoá língua queu falo é tão diferenti quando eu pus um video de uma pessoa de SP e depois uma de BH. ( Tá errado propositalmete.)
Sensacional!
Aí, meu deus. Deu muito bom esse vídeo. ❤️
..."A língua escrita, como documento linguístico, mente pra caramba..." kkkkkkk, morri aqui. Adorei.
Um "tapa na cara" de quem discrimina NOIZ!!!
O que foge do padrão linguístico é ocasionado pelo desinteresse de muitos em preservar o idioma ensinado nas boas instituições de ensino e, outrossim, pelo hábito da leitura, que muitos não se dão ao luxo. Então, não se deve padronizar o resultado de um descuido linguístico enquanto, por outro lado, há aqueles que valorizam o método correto seguido e implementado no ensino do idioma no mundo lusófono, obedecendo uma harmonização linguística tanto para fins sociais como para fins comerciais.
Não acho que deva ter um padrão cada região tem que preservar continuar com o seu jeito de falar não querer copiar outro só pra se sente incluído, nada aver se não gosta do meu geito de falar vai continuar não gostando porque não mudo
Algum professor pode me ajudar?! Depois de uma pelada de futebol, estava numa conversa descontraída(resenha-futebolês) e disse: o fulano deu de calcanhar para trás,referindo-me à jogada que achei errada do colega,pois tinha que jogar(ele) para frente, e ele voltou a bola para a nossa defesa(p trás). Nesse contexto,falei besteira? Obg.
Nunca contexto tão informal, o que importa é se você transmitiu a mensagem.
Encantada!!!
O entrevistador poderia ter perguntado ao professor: "Mas este argumento não contribui para um péssima formação brasileira?"
O cara é gramático, pesquisou sobre o assunto e disse (com propriedade) que a língua é maior que a própria gramática e chamar de "errado" o que a criança é acostumada a falar em casa cria não só uma barreira, como também um distanciamento em relação à escola. Mas, claro que o Rafael Garcia que não entendeu nem metade da explicação sintática sabe mais, não é mesmo?
@@isabelalemos2855 não quiser dizer que sei mais! Só fiz uma pergunta, mas sua interpretação que é boa né 😅?!
@@isabelalemos2855 Oh meu Deus, o cara é o gramático e pesquisou sobre o assunto, portanto ninguém pode criticá-lo!! Como ousam??
Esse véio contribui para a idiotização do país, sem dúvida nenhuma. "Educação" fajuta a la Paulo Freire, cuja filosofia didática é que todo mundo ta certo de sua própria maneira, e se corrigir o sujeito é porque tá discriminando e outras asneiras do tipo. Não é a toa que o Brasil é do jeito que é. As pessoas não vão pra escola, e quando vão dão de cara com esse tipo de professor que não ensina nada. Lamentável.
Apaixonada nesse senhorzinho fofo
Video maravilhoso ,muito bom
Muito bom o vídeo.
Ótimo vídeo 👏👏👏👏
eu amo este homem
Excelente!!!
Adorei! Concordo, concordo, concordo!
Que vídeo, senhores!
Muito conhecimento.
eu dei uma olhada aqui, e n achei as redes sociais (tipo o twitter) de vcs pelo youtube, seria bom se colocassem ae na descrição e na parte "sobre" do canal :3
Bom alerta, agradecemos. Por enquanto, o site tem todas essas informações (na coluna da direita): revistapesquisa.fapesp.br/
Nós, enquanto sociedade, temos uma visão sobre pessoas idosas, de que todos são conservadores e cheios de preconceitos, no entanto, seu Ataliba, se mostra mais progressista que muitos alunos meus de 15 anos 😅.
😂😂😂😂
*Nossa língua, no futuro, será assim: Vc tm ctz q e vdd? | E será língua oficial.*
esse senhor é muito carismático!! queria que ele fosse meu avo.kkkk
Lendaaaaa
Tão lindinho ❤
O maior problema é na escola aprende de um jeito,fora fala diferente do que aprende.São as diferentes linguas do Brasil
Muito bom o vídeo
Existem palavras que são aceitaveis, mas por exemplo: pode viM, amo ELE, cada um com TEU problema, são demais.
Grande abraço.
Se não existe certo e errado, mais vale acabar com as normas e com as escolas e cada um fala como quiser!
"Deu ruim" é o contrário de "deu certo", errada a associação não tá haha
Português (brasileiro) transformando-se em língua isolante
Muito legal!!!!
Sobre a palavra sintaxe, interessante que o Ataliba fala "sintasse". Eu sempre falei "sintacse".
O correto é falar''sintassi'', pois o X tem som de SS tb em algumas palavras: ''Exceção, exceder, excesso, excelente, exceto, excêntrico, excepcional, excerto, exceto, excitar...''
@@MrWilliamgatao de acordo com esse véio não tem correto, pode falar sintacse ou sintasse ou sintache.
@@TiranoGatoRex velho é seu encéfalo retrógrado.
@@MrWilliamgatao assista o vídeo, seu animal
08:08 "E condenam Aonde?" rs
Gosto em partes das colocações do Prof. Ataliba.
É louvável que tenha essa harmonia “ bilíngue “ entre às instituições mas independente do aspecto linguístico de sua diversidade, gírias, novos vocabulários, estudos a partes de pesquisa, se entrarmos nesse liberalismo linguístico “ da qual sugere o professor Ataliba melhor esquecer que falamos português de vez!
A língua faz parte de nossas raizes, gostemos ou não, oque vemos além da destruição linguística com o passar dos tempos nem o aspecto básico fundamental o nosso saudoso Brasil sabe mais!
Um coisa é ser um português abrasileirado outra coisa é ver a língua se tornado uma estupidez coletiva linguística!
Concorco com você, Petrus. Estou cursando Letras há três meses e já estou com raiva desse tratamento que os linguistas dão a língua, desconstruindo o certo e valorizando os erros.
De fato a língua evolui -- mais exato seria dizer "degenera", como o grego, que modernamente perdeu as complexas declinações que tinha, e as crianças as aprendiam por imitação, não necessitavam de gramáticas. Mas esses linguístas querem normatizar cada erro que o Seu Zé da Esquina comete. Na verdade o que eles querem é impedir o acesso dos pobres à alta cultura. Se não é isto que expressamente querem, é este o resultado de suas ações concretas.
@@josuecavalcante244 Acho que a dimensão "bilíngue" que o professor fala já contempla essas preocupações. Aquilo que é tido como erro muitas vezes carrega muita identidade (regional, de gênero, de classe, geracional...). Eu sou cearense, moro em Pernambuco, já vivi seis anos no Rio e um ano em Lisboa. Amo a minha língua, a sua diversidade e as formas "erradas" em que ela é expressa oralmente. Querer que um pernambucano deixe de falar "visse", "tu fosse", é querer assassinar uma cultura. Aqui exercemos esse fator "bilíngue" com maestria. Claro que sabemos a norma culta e a escrevemos no nosso trabalho, mas entre os amigos e familiares utilizamos a versão informal que conjuga os verbos em segunda pessoa com o "s" no lugar do "t". Que coisa mais bonita e engraçada é o "Eu, tu, fazia isso não..." em que o pernambucana economiza as palavras do "Se eu fosse tu, fazia isso não". Foi desta rica cultura que saiu um Ariano Suassuna e sua obra que conquistou o Brasil. É devido a isso que temos poetas como Patativa do Assaré e o contemporâneo Jessier Quirino. De resto, vão tomar banho e viva a cultura brasileira!
Josué Cavalcante Altas culturas? No momento que você chama uma única cultura de "alta", consequentemente você inferioriza as outras.O objetivo não é deixar de ensinar a norma considerada culta, o aluno chega com uma gramática internalizada na escola, o objetivo da escola é expandir os conhecimentos linguísticos deste aluno, capacitar este indivíduo para poder compreender e trocar de gramática, se ele assim quiser ou, em nossa sociedade, precisar, dependendo do contexto. Porém, o que acontece hoje é que as pessoas querem dar um prestígio para uma determinada gramática, inferiorizando as outras.
@@machadota Viva!!!! Com a palavra um falante da língua brasileira com bastante discernimento. Amei seu comentário!!!👏👏👏👐👐
Muito interessante!!!
Linguística é linguística. Professor de português é outra. Não confundamos. O linguista estuda a língua a partir de outra perspectiva, a qual difere-se da do professor de português em sala de aula. Que fique bastante elucidado, certo?
ótimo.
Aula de literatura?
sim hahuhuahua
Amo o Ataliba 😍❤
Que sabedoria... 👏👏👏👏👏
A desculpabilização da idiotice,da imbecilidade e da falta de ensino. Abaixo o acordo.
Queria ser aluna dele
Muito bom vídeo
show!