Ah, uma dica de economia se você for substituir o liquido de arrefecimento. Quando for comprar o líquido de arrefecimento, prefira o Galão de 3,785 l da Honda para automóveis. É o mesmo líquido da Honda para moto (de 1l) só sai bem mais em conta. Paguei 105 reais no Galão. Enquanto que 1 litro do líquido da Honda ou da Motul estão saindo em torno de 60 reais. Claro que vai sobrar, mas pode guardar para completar caso de baixar ou guardar para a próximo troca.
Bom dia meu amigo parabéns pelo vídeo, rapaz eu tenho uma 500f 2023 moto do não é não tenho nem 3 mil km rodado nela e tá com vazamento de óleo fui ligar ela hoje cedo né eu ligo deixo ela esquentando antes de sair até chegar no meio lá a temperatura desliguei a moto fui em casa voltei e aí a surpresa um vazamento praticamente no mesmo lugar onde você tá mostrando no vídeo, já acionei a concessionária lá e disse que vou levar a moto na segunda feira cedo lá, uma moto do ano acontecer isso e brincadeira, a gente fica até desanimado com isso não foi uma compra barata agora ter que ficar levando a moto toda vez pra concessionária pra acionar garantia e complicado, minha vontade era de devolver pra eles e pegar meu dinheiro de volta.
Sou mecânico de refrigeração industrial ....e se vc está falando que é um selo.... então é totalmente normal ter um micro vazamento ..... não é normal se fosse anel retentor
Parabéns! Você com este vídeo prestou serviço público e ganhou um novo subscritor. Ontem quase que cometia o erro de comprar a Cb500x em vez da nc750x, pois moro numa área mais rural aqui em Portugal, a Cb500x passou melhor no teste, dado a localização geográfica. Nc750x para estrada, viagem não tem comparação, melhor. Compreendo quando fala que está desiludido pois está situação me fez recuar na compra da Cb500x que gostei tanto que me fez desistir da nc750x. Agora com essas informações mais do líquido de arrefecimento.. Tou fora. Mota nova não pode dar problema assim não... Infelizmente dei conta desse problema visualizando vários vídeos, mas o seu trabalho em expor toda essa situação e conteúdo foi 10. Acabei por não comprar nenhuma e ficar com a moto que tenho de outra marca. Um abraço ao seu mecânico que parece ser 10 também. Primeiro video que assisti e toda essa qualidade. Abraço
Tenho uma 2020 e fiz um vídeo a respeito a princípio é no furo de inspeção da bomba d'água. Voou deixar minha moto na consercionaria para acionar a garantia.
Boa noite Ricardo! Tenho uma CB 500X 2014 comprei ela zero já rodei 100 mil KM, Já reparei quando fui trocar o pinhão que estava com algum vazamentinho naquela região, mas nada que comprometa o funcionamento da moto ou seu desgaste prematuro. Sempre acompanho o nível de óleo nunca baixou e realizo trocas de óleo a cada 12 mil Km. Fica tranquilo que motor é assim mesmo as vezes sofrermos por querer as coisas perfeitas um vazamento pequeno não vai comprometer. Já tive moto que o motor suava óleo rodei 200mil KM e não deu problema. Fique tranquilo vai dar tudo certo.
É só acompanhar o nível de óleo e completar se for o caso, claro se vc paga 40 mil numa moto zero e com pouco rodado ja da isso é chato e a concessionária lhe deve uma satisfação!
Eu tinha dado uma pesquisado a respeito desse vazamento (pingo de óleo) através da bomba d'água. A questão e que e a pressão do óleo que faz ter esse pingo sair por esse suspiro de óleo que é acoplada a bomba d'água. Normal acontecer, caso o nível do óleo esteja pouco acima, projeto doido porém não afeta a moto em si, tanto que o vazamento e irrisória.
Não, não é normal. Sugiro que leio sobre no manual de serviços dela. Esse furo é um respiro caso o selo mecânico se rompa totalmente ou parcialmente. Justamente por causa do respiro não acontece problemas graves. Se não tivesse, ia misturar água no óleo e aí sim a coisa já ser feia.
Minha CB 500X, 2018, 15.000KM rodados, está com indícios desse pequeno vazamento também. Acredito que muitos usuários não percebam o vazamento por três motivos: 1°) porque é um vazamento muito discreto; 2°) por só vazar quando a moto está em movimento (acredito eu, rs); 3°) por ser uma região próxima ao sistema de relação (pinhão), onde já é bem melecado pelo óleo que lubrifica a corrente. Também acredito que não seja algo para se preocupar, porém, vamos ficar acompanhando.
Boa noite Ricardo, fui correndo ver a minha na metade do vídeo quem fez o mesmo levanta a mão, mas brincadeiras a parte a minha é 2015 e está tudo sequinho, espero que vc possa resolver esta situação forte abraço.
Bom dia ! A minha é 2020, está com 1100 km e apresenta o mesmo vazamento, levarei hoje na Honda , e direi aqui o que a Honda falará dessa situação. Sou de salvador /BA .
Acabei de voltar da concessionária e reconheceram que o problema é vazamento de óleo pela bomba d'água. Fizeram o pedido de outra - e não sei se vai resolver. A garantia foi acionada e agora é esperar. A minha é uma CB 500X 2020 com 4573 km rodados, e já tinha outra lá com o mesmo problema (essa com 9800 km rodados).
Boa tarde irmão e donos das CBs 500x. Tenho uma 2020, e está apresentando o mesmo problema, irei realizar a revisão de 6000km por esses dias e já irei informá-los do problemas. Desde já agradeço por todas as informações super úteis. Grande abraço. Carlos do Pará tamojunto
eu já sou adepto de meter a broca naqueles 4 rebites que seguram o rotor do óleo, abrir tudo e tentar refazer a coisa toda, mesmo que com a ajuda de uma casa de bombas. vale a pena a aventura
A Honda não assume esses problemas crônicos em público, tipo Rical que deveriam fazer com os cabeçotes de xre e cb 300. Como fizeram com vc nesse problema eles vão resolvendo de um a um que chega reclamando. Essa atitude tem afastado os clientes mais atentos das motos da Honda. Errou, assume publicamente! Sem essa atitude pros clientes não há confiança. Falta transparência. Minha opinião.
Galera isso faz parte do dreno da bomba d'água Isso a própria Honda garante e cobre pela garantia caso vazar em excesso É um furo com dreno e faz parte do projeto
Opa amigão vc tá de parabéns pelo seu esforço de propagar informações importantes para que demais possua essa experiência e então conhecer mais rápido esse problema e ficar mais confortável. Como foi comigo lhe agradeço e que Deus abençoe vc sempre
Troquei com 10mil km! Paguei R$400,00 em Pernambuco, após realizar o pedido na concessionária ( 6 dias p chegar). Hoje a moto está com 32mil km e sem problema. Verifique o líquido de arefecimento, ele baixou após alguns quilômetros depois da troca. Ano 2015 .
Olá a todos. Tenho uma CB650R adquirida há pouco mais de um mês aqui em Portugal. Perde óleo desta mesma forma desde que me apercebi, perto dos 1000km. Apos a revisão, limpei tudo e tenho acompanhado. O óleo vem do mesmo furo respirador da bomba. O concessionario local sugeriu a troca da bomba ao abrigo da garantia, mas, já identifiquei a mesma fuga na mota igual de um colega. Temo que este problema seja mesmo conceptual e que não haja solução! Como tem acontecido com as vossas 500?
Olha eu comprei a minha CBR 500r 2018 e já estou com 17.500 km rodados e não tive nenhum problema com a moto, a não ser nos piscas que quebrou num o vidro e troquei. Faço todas as revisões em dia na cc, de seis em seis meses como manda, e tá top top a moto, assim como tirei ela zero. E olha que ando na estrada de chão e asfalto.
Olá, tenho uma CB 500x ano 2017. Apresenta o mesmo problema. Já reclamei na cc mas nunca resolveram. Percebi quando troquei a transmissão de corrente para correia, sem a necessidade de lubrificação percebi esse melegeio de óleo na bomba. Já me dei por conta esse problema e aceitei a contentar com ele, pois não baixa o nível de óleo e do fluído de arrefecimento. Outro problema crônico é o sensor do descanso lateral, a moto não liga quando ele está abaixado, já troquei 2x e o problema continua e infelizmente me contentei com isso também. Ao ligar a moto simplesmente antes levanto o pezinho.
Amigo, ainda continua com o problema ou fez a substituição da bomba? O vazamento aumentou? A minha também suja, mas não chega a abaixar nível de óleo .. Não sei se devo trocar ou se isso pode ser normal.
@@FilipeAlves1001 olá amigo! Bom, como já saiu da garantia, se eu for trocar a bomba, terei que arcar do meu bolso e vários relatos que muitas vezes não resolve. Diante disso resolvi não trocar, até pq como disse antes, não chega a vazar muito, somente um pouco e tb não pinga no chão. Vou levar desta maneira. Abraço.
A minha CB 500X 2015 com 58 mil km, começou a apresentar esse defeito, nunca havia percebido, após a troca da corrente por correia dentada comecei a perceber, creio que antes acontecia porém não percebia por achar que era óleo da corrente.
estava considerando a compra de uma cb500x... porém estou vendo muitos canais apontando esse problema e tbem essa resposta das concessionarias que insistem em dizer que desconhecem o problema. acho que vou acabar por desistir e procurar outra marca/modelo. comprar uma moto zero esperando ela dar problema não rola. rsrs
È um problema crônico ou seja mesmo trocado a peças ele continúa. No caso sua moto pode ser nova ou velha que vai ter esse problemas é mesmo trocado a bamba em algum tempo ele vai voltar. Sou técnico, mesmo não sendo mecânico eu sei que alguns problemas que considerados crônicos não são resolvidos subistuindo a peça por outra pois em pouco tempo o problema volta, no caso de erro de fábricação todas as peças originais feitas vão apresentar mesmo defeito com tempo. Só há uma forma de resolver esses problemas é identificado a causa dele é ser corrigido no projeto ou descobrir como alter a peça para o problema não correr mais.
Cara, excelente dica. Minha moto está com 230km e está mesmo vazando pela bomba d'água. Amanhã mesmo já vou na Honda. Eles não assumem mesmo essas falhas... Sou de Belo Horizonte...
A minha 2021 apresenta o mesmo problema, nem vou mexer, pois nao chega a pingar no chao, so mereja mesmo, eu estava achando que estava daindo pelo futo do dreno da bomba d'água e voce me confirmou
É isto Ricardo! A minha CB 500X é 2021/2022 e está com 8.500 kms com as duas revisou fritas na concessionária e não apresentou este vazamento... até o momento! O líquido de arrefecimento, este sim já baixou para a posição até abaixo do lower e foi completado na revenda imediatamente sem nenhum problema. A segunda e última vez que foi completado foi aos 4.500 kms. Daí prá frente está estável! Sem querer defender a marca Honda; pois, também acho que o vazamento do óleo não deveria acontecer, saliento que no meu caso não me preocuparia assim com o vazamento do óleo pelo retentor do óleo do motor, na bomba, uma vez que é um volume bem pequeno e não interfere nem prejudica o funcionamento e a perfeita lubrificação do eixo! Todos os retentores apresentam um mínimo de vazamento que passa imperceptível só usuário e que neste caso fica bem visível devido a existência do furo no corpo da bomba o qual cumpre sua função de liberar este vazamento do retentor.
Concordo em partes. Minha Versys 300 e 650 também tinham retentores em suas bombas de água e nunca vazavam. Retentores servem pra reter. Se vaza, tá errado. Jamais vou normalizar isso.
É o espírito das Harley Davidson kkkk Tenho uma 2020. Quando cheguei da Cc fiz inspeção geral e pensei que fosse na junta do Cárter. relatei a concessionária mas fiquei observando não há vazamento mais a partir do 2º dia e já rodei 700 km.
Ricardo, tenho uma CB 500x 2015 adquirida à um ano e não tem o vazamento, aparentemente rodas as peças ainda são originais de fábrica visto o estado de conservação. Detalhe, minha moto tem apenas 32 k rodados. Abraços!
Você pode trocar a bomba de água, mas corre o risco da nova vazar também. Sugiro deixar vazando mesmo. Se isso te incomoda, troque de moto. Não existe ainda uma solução plausível, apenas sorte e azar.
Vou postar uma dica aqui, se sua moto esta com esse problema.Priimeiro ponto importante e mais importante de todos, MECANICOS DA HONDA TROCAM PEÇAS,somente isso. Se sua moto esta com esse problema o maximo que pode acontecer é os mecanicos da honda trocarem por uma bomba nova e o problema persistir ou solucionar.Alguns mecanicos vao dizer que mudou lote e bla bla bla.Agora que ja leu ate aqui e viu que essa primeira dica foi a mais importante, vou deixar a dica que pode resolver seu problema e o de muitos aqui.Nao seja somente um piloto de motocicleta, entenda o funcionamento das coisas (isso tambem é muito importante), procure um mecanico daqueles que ja desmontaram ate rd 135, DT 180, e por ai vai. Peça para desmontarem sua bomba e se esse mecanico tiver paciencia ele vai abrir sua bomba com carinho, medir o eixo e pedir pra vc comprar os selos em lugares especificos da marca Sabó. Talvez pode nao encontrar o selo e agora vai a terceira dica.Se o diamentro interno do selo for maior peça para um torneiro embuchar o eixo para poder casar com o novo selo. Passando por essas etapas que mencionei aqui, voce encontrara o caminho da felicidade com sua moto em relação a esse problema.Abraços e bons ventos.
Bá meu jovem primeiro se benze, 2 ponto era muito mais econômico e fácil resolver esse problema em algum especialista em bomba de água de veículos em geral, troca os reparos e selo , e seja feliz, tenho uma cb 500 f 2014 a branca de neve 😁😁🥶🥶, até porque tá uma geladeira aqui em Caxias do Sul RS, e nada tá ok , mas valeu a dica é assim que a gente resolve os problemas, e não desanima não, isso faz parte da vida resolvemos um problema hoje para ter outro amanhã, tranquilo abraço....vai atrás de um especialista em bomba de água de veículos em geral, vai dar certo vai por mim 👍👍.
@@vantoirtoniolli3158 Sou da área metropolitana de Porto, essa semana bateu 1°C motor frio do carro ficou batendo tucho 1 min até esquentar, e colocar o óleo em condições de lubricar, que merd..., que maravilha, ainda que é um 5w30 sintético. : ) : ) ; )
Em muitos desses problemas que são considerados crônico eles não são resolvido com uma peça nova porque é um erro no projeto, no caso o defeito sempre volta mais cedo ou mais trade isso é fato.
Obrigado pela dica! Fui conferir na minha cb 500x 2018 está sequinho lá, não tem óleo vazando. Minha moto tá com 8000 kms. Eu tbm uso óleo spray pra lubrificar a corrente. Parabéns pelo vídeo!
Grande Ricardo B, valeu pelo alerta. Vou ficar verificando isso. Vou receber a minha ainda. Realmente, é um problema que numa moto com esse valor não era pra estar acontecendo.
A minha 2015 apresenta esse problema, um gotejamento discreto mas fica visivel no chão, e percebi que quando estou em baixa rotação a luz de temperatura acende no painel, quando consigo acelerar mais um pouco a luz apaga
Excelente vídeo parabéns pela sua atitude fui lá passar o dedo na minha cb500 f 2019 com 3.500 km já está com vazamento de óleo também estou totalmente desanimado com a moto putz 30 mil muito caro deveria vim com as melhores peças e projetos
Boa noite !! Sou de Santa Catarina e queria deixar meu comentário sobre vazamento de óleo da bomba de água nas moto Honda 500cc, tenho uma CTX 700N, q apresentou os mesmos problemas da CB 500, tive q levar minha moto na concessionária Honda e tiveram que tirar a bomba de água fora para que fosse trocado o retentor, sendo que o mesmo teria que ser encomendado diretamente na fabrica pois não tem na concessionária Honda !! Situação bem complicada !!😕
Minha xj6 aconteceu isso tbm e não precisa trocar a bomba inteira, basta trocar o retentor de óleo! Troquei o retentor do óleo e o selo mecânico e ficou 💯%
A minha está é uma 500x, 2019. Está com 8k km. Antes de encerrar o vídeo, fui olhar. Ainda bem que está normal, por enquanto... rsrsrsrrs. Muito obrigado, Ricardo. Sempre com dicas ótimas. Ficarei monitorando agora.
Ricardo bom dia! Amigo eu imagino o seu sofrimento em relação ao defeito da sua moto, eu sou perfeccionista com moto e por isso imagino o que vc está passando, deixo a minha solidariedade e espero de coração que Honda encontre uma solução do problema Eu tenho uma inclinação por essa moto acho muito bonita entendi quando vc disse que não é um em todas, mas isso trás uma interrogação? Se devo comprar ou não, mas vamos ver o desfecho. Abraço
Boa noite. Sou de Martinópolis-SP e minha CB 500F 2020 abaixou o nível de arrefecimento após 300km. Com 1050 km apresentou o vazamento de óleo pelo furo da bomba, acionei a garantia e na concessionária disseram que era a primeira com esse problema, trocaram o retentor depois de 10dias. Voltei a perguntar se foi falta de sorte e o mecânico disse que já eram 4 CB 500 com o mesmo problema, desde de que deixei a minha para conserto. Peguei a moto, rodei 25 km de volta casa e ao chegar já apresentava o mesmo problema de vazamento de óleo e o líquido de arrefecimento do reservatório sumiu. Vou acionar o guincho novamente para levar de volta para concessionária. Vamos ver se a Honda vai resolver o problema de vez.
Sou de Ribeirão Preto tenho uma CB 500 2020 peguei ela em Setembro, com 400 KM rodado já tinha vazamento de óleo na bomba d'água, concessionária fez reparo duas vezes e não resolveu, hoje com quase 2mil km rodado irão trocar essa bomba.
Verdade... eu ja peguei uma hornet na minha oficina que um outro mecânico tampou esse furo ...ai chegou um dia que o selo mecânico da parte da agua rompeu e como o furo estava tampado Misturou agua com oleo.. ai o motor da motoca foi embora🙄
Muito bom o video cheguei ao canal por ele e já me inscrevi infelizmente a minha 2015 com 44 mil km está com esse problema. Por sorte vi o video antes de encomendar a bomba nova que ia ser feita na segunda agr. Espero o desfecho da nova troca pra ver se compensa esse gasto com a motoca.
Muito TOP seus vídeos. Primeiro canal que coloco a mão positiva, antes mesmo de assistir os vídeos. Video muito detalhado, estou estudado a compra de uma cb500x ou de uma NC750. e Estou na duvida ainda, e seus vídeos tem ajudado a me decidir, entre a cb500x ou a NC750. O assunto do canal é muito objetivo, e sem enrolação. Seria ótimo se tivesse uma canal detalhado como seu, da NC750. Já deixando um pedido, se poder faz uns videos da NC750 se tem algum problema.
Tenho uma CB500x 2015 (e tb sou Fisioterapeuta) com quase 40 mil km rodados. Já percebi vazamento do líquido de arrefecimento, principalmente logo após as revisões, mas nunca vazou óleo. Mas é bom divulgar pra ficarmos atentos. Confesso que adorei a CB500x
Isso é um caso recorente na sua moto ou apenas quando qdo volta das revisões. Porque também qdo completo o nivel do fluído de arrefecimento, sai um pouco( o ecesso) depois normaliza pq fica na medida ideal
To com uma 2022 (esta com 300km), peguei a 2 semanas. Fui olhar a bomba e 😭, ta "suando" , mas pouca coisa. Vou pedir pra resolver na primeira revisao. Por enquanto vou observando o óleo e líquido de arrefecimento até la. Valeu pela dica! Só de ter que retirar e marcar os parafusos eu já fico furioso 😂
Tenho uma 2020...ainda nao deu esse vazamento, mas se nao baixa óleo, não pinga no chão, não vejo tanto problema...nada que uma limpeza semanal não resolva, é só a minha opinião pois a moto é um avião!❤
Na minha CB 500x 2015, fui dar uma olhada la agora.. esta Sequinha. Nem água, nem óleo. E olha eu uso óleo lubrificante para lubrificar a corrente. Não me parece crônico, mas pelo que voce citou, é pontual, mas ocorre em um escala ate grande. Mas é bom mesmo que a Honda saiba desse problema.
Tenho uma 2020 com 1.030km também apresentando o mesmo problema. Fiz a revisão dos 1.000km, reclamei e o consultor disse que era o óleo de corrente. No dia seguinte da revisão liguei e questionei o mesmo. Realmente terei que deixar a moto na concessionária para a troca do mesmo. Infelizmente é um defeito crônico da motocicleta a Honda teria que fazer alguma coisa com esse problema. Além de que aqui em SP cada concessionária cobra um valor para revisão, existe a tabela mínima de serviço conforme manual, mas as concessionárias querem cobrar a mais pelos serviços, colocando kits de lubrificação que custa o olho da cara Liguei no sac da Honda para reclamar sobre esses valores diferentes de revisão a mesma disse que não existe recall da motocicleta
Tenho um 2018. Constatei isso quando estava com 8mil km. Levei na Honda e mostrei e deixei a moto por um dia e meio para análise. Não constataram nada. Disseram que esse óleo era da transmissão, inclusive lavaram pra observar. Após fiz a revisão de 12 mil km e pedi pra olhar novamente e não constataram nada.
Começando a assistir sua saga agora. Tenho uma SH300i com 7000km que está vazando no mesmo ponto. Fui na cc aqui de BH/MG onde sou cliente, lugar top, e o mecânico disse que receberam algumas cb500 com esse mesmo problema. Trocaram a bomba e o retentor e os vazamentos seguiam nas cb's. Assim, segundo o mecânico, a Honda expediu uma circular técnica explicando tratar-se de característica do projeto que em nada afetaria o uso da motocicleta. Com isso ele quis me tranquilizar, mas com certeza estou desapontado e crente de que não deveria ocorrer este vazamento. Na SH300i isso é pior porque a bomba d'água é integrada na tampa lateral direita com motor, então imagina aí o trabalho para as intervenções.
They said the same to me in Spain, but because they want to hide the problem because it would be very expensive to pay for all the repairs. I know someone who change the water pump about 4 or 5 times.
Então Ricardo! Depois de assistir o vídeo, conferi a minha 500X ano 2017/18, com 14.000 km e a bomba está completamente seca nos parafusos e naquele orifício de saída do líquido de arrefecimento. 😀😀😀😀😀😀😀
Assisti o vídeo até o final. Estava pensando em comprar essa moto. Desisti. Pelo menos até resolverem esse problema... Tenho uma Tenere 250, que raramente dá algum problema, mas tem um motor mais fraco. Sinceramente, se for para ter chateação com problemas de projeto, prefiro continuar com o motorzinho mais fraco e sem dor de cabeça...
Eu tinha uma Crosser, é uma excelente moto, mas esse "problema" com a 500x não é grave... Acho q vc pode repensar, não tenho nada a reclamar desse modelo, é uma moto com muitos benefícios...
Tbm estava querendo trocar minha Lander na 500x, mas tá difícil confiar nas motos da Honda, vem dando muito defeito ultimamente principalmente no motor. Vou tentar subir pra Versys 650 da Kawasaki. Só ouço elogios dela em quase todos os vídeos que vi.
@@RamonPinheiro já ouvi relatos de que a versys tem um problema parecido. Pra piorar, o eixo da bomba é fixo e só sai abrindo o motor. É uma excelente moto tbm, mas não existe moto perfeita.
@@danvissbObrigado pelo comentário. Estou ciente que não existe moto perfeita, tenho experiência com moto a mais de 30 anos, mas existem as menos problemáticas.
A minha 2019 com 10 mil rodados também vaza no mesmo lugar, troquei o óleo em casa e claro perdi a garantia. Agora ela tá com com 16 mil e notei que baixou um pouco de óleo. Sai de uma tenere 250, a qual era usada mais severamente que a 500x, vendi a tenere com quase 90 mil, nunca vazou nada nem deu defeito algum. Pegue uma Honda pois a yamaha abandonou a categoria trail das médias cilindradas, dei um voto de confiança a Honda e agora isso.
oi Ricardo...OBRIGADO. sou de portugal tenho uma cb500x de 2020 e ao ver o teu vídeo reparei no mesmo problema... muito obrigado...pensei sempre que era do pinhao...vamos ver como vai ser..OBRIGADO
Ótimo video Ricardo, a minha motoca é 2017 e apresenta também. Porém percebi que o óleo da corrente, ao passar pelo pinhão acumula óleo e escorre. Quando passei usar o motul na corrente parou de pingar esse óleo.
Olá amigo blz, e a primeira vez que vejo algo do tipo aqui no TH-cam relacionado a vazamento de óleo em um motor da linha 500x, f, e r, e me suprieende quando fui conferir lá na minha cb500f modelo 2019 e encontrei o mesmo vazamento.
Tenho uma 500x 2020, depois de assistir o vídeo fui conferir e confirmei que havia óleo ali na região da bomba, fui na concessionária da minha região já esperando a resposta de que era normal, pois o atendimento lá é lamentável. Bom, acredito que seja um problema recorrente nessa peça do motor 500cc, pois ao chegar na loja Honda, vi uma 500cc zerinha no mostruário, fui lá e coloquei o dedo na bomba e pronto, já estava com um pouquinho de óleo, isso pq a moto nem tinha sido vendida. Acho que a Honda, se estiver por dentro desse problema pode estar fazendo vista grossa por não haver tantas reclamações, não sei como, mas a marca deveria corrigir esse problema e convocar uma recall para a substituição da bomba d'água nos modelos em garantia pelo menos, mas fica a questão... Como nós consumidores vamos saber lidar com isso se a marca não presta atenção e deixa o barco correr!!! Como vamos provar que esse problema é de fato verdade? Pois a primeira coisa q ouvi do mecânico da concessionária é que isso é normal!!! Bom... Nós, proprietários desse modelo de moto temos que agir em conjunto, abrir uma série de reclamações até que seja tomada uma providência da marca. Fica aqui minha indignação de um consumidor de carros por 20 anos, e apenas 1 ano de moto... Me parece q o mundo do motociclismo é bem diferente nesse caso de Recall, onde a própria marca convoca os proprietários dos automóveis deficientes sem ao menos vc mesmo ter notado o problema.
I am from Spain and got the same problem. Honda didn’t want to repair it because the guaranty was expired for almost 3 months. They know about this problem, but they don’t want to open a campaign to repair all the Cb500. It would be a huge amount of waste money for them. Now, I have to pay 400 euros for the repair. It’s a shame.
Boa tarde galera, tenho uma CB 500x ano 2018 com 35 mil km. Observei não um vazamento mas uma umidade de óleo próximo ao dreno (furo) na carcaça da bomba. Então vamos lá: Já fui coodenador de manutenção de veículos pesados e extra pesados, não sou engenheiro mecânico porém 30 anos de experiência me ensinou algumas coisas. Se esse furo (suspiro) está lá ele tem uma função específica que é evitar uma pressurização excessiva do conjunto, senão não existiria esse suspiro né? O que ocorre é que como explicou o autor do vídeo e muito bem, isso evita uma mistura do óleo com a água, que para qualquer lado não é bom, porém sua função como suspiro é tirar essa pressão interna. Se existir um vazamento excessivo a ponto de ser notado no nível de óleo do motor dentro do período de utilização normal como ele disse de 6 mil kms, isso é problema, pois algo de errado ocorreu com retentores ou selo mecânico, mas uma melada nesse ponto, para mim é normal, mostrando que o furo(suspiro) esta cumprindo seu papel. Vou acompanhar mais de perto isso tudo, porém não é nada preocupante para mim ainda, senão não teria o suspiro na carcaça da bomba. Espero ter ajudado o grupo. Que a Honda não tem um atendimento excelente, sabemos disso, porém aí da é uma marca muito respeitada em todo mundo. Abraços a todos.
Segundo o próprio manual de serviços da moto esse furo não é uma válvula de alivio de pressão como disse e sim um dreno para caso de falha do selo mecânico. Engraçado que a grande maioria das bombas de água de moto possuem esse dreno semelhante, mas só o da CB500 que vaza. Se você quer considerar isso normal, fique a vontade. Pq outras CB500 não vazam então? Qual é o normal? A que vaza ou a que não vaza? Não gosto de racionalizar e relativizar problemas.
@@ricardobarros5 Sim, concordo com vc, pesquisei mais e é apenas um dreno, me equivoquei quanto a um suspiro como foi falado, porém o normal é realmente não vazar. Tem ocorrências deste mesmo tipo na Honda Shadow, e me parece que não é pouco também. Se fosse um "suspiro realmente a umidade seria normal, como qualquer outro. Mas como digo se está lá é porque realmente tem sua importância né?
@@ricardobarros5 olá Ricardo o valor dessa bomba várias de estado pq aqui em porto velho essa bomba custa 1.200$ muito mas caro desse falor que vc comprou pra sua moto
É vdd, tenho uma kawasaki er6n 2014, e a Kawasaki usa esse motor em várias motos dela, e costuma apresentar esse problema a cada 35mil km ou até antes(caso vc use muito pouco a moto) comprei os reparos originais (+/-R$160) e a troca eu mesmo fiz em casa com cuidado, atenção e seguindo o manual de serviços e torque de parafusos, ja rodei mais de 500km e nada de vazamentos, e em questão do eixo q vc falou, pelos relatos q vi, acontecia em alguns modelos mais antigos de a ponta do eixo enferrujar devido ao material do eixo q era usado(impedindo a troca dos reparos) e realmente era uma dor de cabeça tremenda e bem caro de se fazer o serviço pois o eixo é ligado diretamente ao virabrequim da moto ou seja tem q abrir todo o motor pra fazer a substituição, minha moto apresentou esse vazamento com 40mil km e rezei uns 3 "pai nosso" para que o eixo estivesse sem ferrugem kkkk, abraço
Boa noite Ricardo tenho uma cb500x 2019 vermelha n tinha conhecimento disso mais depois q vi seu vídeo fui da uma olha onde vaza mais n tá vazando até agora
Comprei uma 2024 e vou ficar de olho .a suspensão traseira da .minha tá muito ruim .parece que tá com amortecedor estourado.mas já solicitei a garantia ,e tô esperando um amortecedor novo.ai vomos ver como fica.
Exatamente isso, acredito que isso é um problema de lote, essa peça tem um construção delicada, não é um defeito genérico, mas é recorrente..... A minha Cb 500X está na Css a 14 dias na Css, aguardando a ronda enviar a peça o que ainda não ocorreu. A garantia está aí para isso, mais está demorando muito o envio da peça, não sei se está aguardando um novo lote desta peça, deve ser importada. Mas, não me dão uma explicação, apesar de ligar no SAC 3 vezes esta semana, sendo assim, reclamei em outros meios, aí retornaram e ficaram de me dar uma posição sobre o envio hoje, dia 16 JUL.
Isso é problema de selo mecânico mal dimensionado, seria até caso de recall por parte da Honda devido a falha de projeto. Esse sistema é muito comum em bombas de água de motores em geral, grandes e pequenos
Ah, uma dica de economia se você for substituir o liquido de arrefecimento. Quando for comprar o líquido de arrefecimento, prefira o Galão de 3,785 l da Honda para automóveis. É o mesmo líquido da Honda para moto (de 1l) só sai bem mais em conta. Paguei 105 reais no Galão. Enquanto que 1 litro do líquido da Honda ou da Motul estão saindo em torno de 60 reais. Claro que vai sobrar, mas pode guardar para completar caso de baixar ou guardar para a próximo troca.
Tem link onde comprou irmão
Link da comprar pf
Não presta,,,,,,
Essa motto é furadaaaa.
@@hermesfreitasmaiafreitasma1153 pq ela é furada
Bom dia meu amigo parabéns pelo vídeo, rapaz eu tenho uma 500f 2023 moto do não é não tenho nem 3 mil km rodado nela e tá com vazamento de óleo fui ligar ela hoje cedo né eu ligo deixo ela esquentando antes de sair até chegar no meio lá a temperatura desliguei a moto fui em casa voltei e aí a surpresa um vazamento praticamente no mesmo lugar onde você tá mostrando no vídeo, já acionei a concessionária lá e disse que vou levar a moto na segunda feira cedo lá, uma moto do ano acontecer isso e brincadeira, a gente fica até desanimado com isso não foi uma compra barata agora ter que ficar levando a moto toda vez pra concessionária pra acionar garantia e complicado, minha vontade era de devolver pra eles e pegar meu dinheiro de volta.
Iai mano resolveu o problema da sua?, peguei uma 20/21 e ta com esse vazamento
Sou mecânico de refrigeração industrial ....e se vc está falando que é um selo.... então é totalmente normal ter um micro vazamento ..... não é normal se fosse anel retentor
Parabéns! Você com este vídeo prestou serviço público e ganhou um novo subscritor. Ontem quase que cometia o erro de comprar a Cb500x em vez da nc750x, pois moro numa área mais rural aqui em Portugal, a Cb500x passou melhor no teste, dado a localização geográfica. Nc750x para estrada, viagem não tem comparação, melhor. Compreendo quando fala que está desiludido pois está situação me fez recuar na compra da Cb500x que gostei tanto que me fez desistir da nc750x. Agora com essas informações mais do líquido de arrefecimento.. Tou fora. Mota nova não pode dar problema assim não...
Infelizmente dei conta desse problema visualizando vários vídeos, mas o seu trabalho em expor toda essa situação e conteúdo foi 10. Acabei por não comprar nenhuma e ficar com a moto que tenho de outra marca. Um abraço ao seu mecânico que parece ser 10 também. Primeiro video que assisti e toda essa qualidade. Abraço
Tenho uma 2020 e fiz um vídeo a respeito a princípio é no furo de inspeção da bomba d'água. Voou deixar minha moto na consercionaria para acionar a garantia.
Muito bem explicado, parabéns amigo, a galera agora vai ficar mais atento a este problema crônico.
Boa noite Ricardo! Tenho uma CB 500X 2014 comprei ela zero já rodei 100 mil KM, Já reparei quando fui trocar o pinhão que estava com algum vazamentinho naquela região, mas nada que comprometa o funcionamento da moto ou seu desgaste prematuro. Sempre acompanho o nível de óleo nunca baixou e realizo trocas de óleo a cada 12 mil Km. Fica tranquilo que motor é assim mesmo as vezes sofrermos por querer as coisas perfeitas um vazamento pequeno não vai comprometer. Já tive moto que o motor suava óleo rodei 200mil KM e não deu problema. Fique tranquilo vai dar tudo certo.
Penso igual a ti !
Concordo com vc
Até pq já é previsto esse detalhe que nem é vazamento
O povo é neurótico demais
Qualquer coisinha já ficam doidos
É só acompanhar o nível de óleo e completar se for o caso, claro se vc paga 40 mil numa moto zero e com pouco rodado ja da isso é chato e a concessionária lhe deve uma satisfação!
Rapz então motor da cb500 dura muito
Eu tinha dado uma pesquisado a respeito desse vazamento (pingo de óleo) através da bomba d'água. A questão e que e a pressão do óleo que faz ter esse pingo sair por esse suspiro de óleo que é acoplada a bomba d'água. Normal acontecer, caso o nível do óleo esteja pouco acima, projeto doido porém não afeta a moto em si, tanto que o vazamento e irrisória.
Não, não é normal. Sugiro que leio sobre no manual de serviços dela. Esse furo é um respiro caso o selo mecânico se rompa totalmente ou parcialmente. Justamente por causa do respiro não acontece problemas graves. Se não tivesse, ia misturar água no óleo e aí sim a coisa já ser feia.
Minha CB 500X, 2018, 15.000KM rodados, está com indícios desse pequeno vazamento também. Acredito que muitos usuários não percebam o vazamento por três motivos:
1°) porque é um vazamento muito discreto;
2°) por só vazar quando a moto está em movimento (acredito eu, rs);
3°) por ser uma região próxima ao sistema de relação (pinhão), onde já é bem melecado pelo óleo que lubrifica a corrente.
Também acredito que não seja algo para se preocupar, porém, vamos ficar acompanhando.
Realmente.
O meu vazamento só percebi quando coloquei sistema de transmissão por correia dentada eliminando o óleo da transmissão.
Uma moto de 30.000,00 Reais, não poderia ter esse tipo de problema.
Quem dera se o preço fosse o grande fator para não ter problemas.
Bom dia, após eu, já vai fazer um ano,que viajo, é vou ao trabalho com a minha cb500x 2022, é até agora, não tenho o que reclamar, é só alegria ❤️
Bom dia Ricardo. A minha é 2020, está com pouco mais de 4000 kilometros. Apresenta exatamente o mesmo vazamento.
Boa noite Ricardo, fui correndo ver a minha na metade do vídeo quem fez o mesmo levanta a mão, mas brincadeiras a parte a minha é 2015 e está tudo sequinho, espero que vc possa resolver esta situação forte abraço.
Bom dia !
A minha é 2020, está com 1100 km e apresenta o mesmo vazamento, levarei hoje na Honda , e direi aqui o que a Honda falará dessa situação. Sou de salvador /BA .
Acabei de voltar da concessionária e reconheceram que o problema é vazamento de óleo pela bomba d'água. Fizeram o pedido de outra - e não sei se vai resolver. A garantia foi acionada e agora é esperar. A minha é uma CB 500X 2020 com 4573 km rodados, e já tinha outra lá com o mesmo problema (essa com 9800 km rodados).
Tá chovendo de relatos... boa sorte aí na resolução da sua. Estamos no mesmo barco. 🤦🏻♂️
O que sucedeu amigo ? Draco Draconis?
Boa tarde irmão e donos das CBs 500x. Tenho uma 2020, e está apresentando o mesmo problema, irei realizar a revisão de 6000km por esses dias e já irei informá-los do problemas. Desde já agradeço por todas as informações super úteis. Grande abraço. Carlos do Pará tamojunto
eu já sou adepto de meter a broca naqueles 4 rebites que seguram o rotor do óleo, abrir tudo e tentar refazer a coisa toda, mesmo que com a ajuda de uma casa de bombas.
vale a pena a aventura
A Honda não assume esses problemas crônicos em público, tipo Rical que deveriam fazer com os cabeçotes de xre e cb 300. Como fizeram com vc nesse problema eles vão resolvendo de um a um que chega reclamando. Essa atitude tem afastado os clientes mais atentos das motos da Honda. Errou, assume publicamente! Sem essa atitude pros clientes não há confiança. Falta transparência. Minha opinião.
Perfeita analogia. A Honda perdeu um cliente fiel por conta disso. TO fora da honda!
tenho uma cb500f 2019 e está com o mesmo vazamento
Ela te 10600 km
Galera isso faz parte do dreno da bomba d'água
Isso a própria Honda garante e cobre pela garantia caso vazar em excesso
É um furo com dreno e faz parte do projeto
honda caga na cabeça do consumidor deles
Opa amigão vc tá de parabéns pelo seu esforço de propagar informações importantes para que demais possua essa experiência e então conhecer mais rápido esse problema e ficar mais confortável. Como foi comigo lhe agradeço e que Deus abençoe vc sempre
Troquei com 10mil km! Paguei R$400,00 em Pernambuco, após realizar o pedido na concessionária ( 6 dias p chegar). Hoje a moto está com 32mil km e sem problema. Verifique o líquido de arefecimento, ele baixou após alguns quilômetros depois da troca. Ano 2015 .
Olá a todos. Tenho uma CB650R adquirida há pouco mais de um mês aqui em Portugal. Perde óleo desta mesma forma desde que me apercebi, perto dos 1000km. Apos a revisão, limpei tudo e tenho acompanhado. O óleo vem do mesmo furo respirador da bomba. O concessionario local sugeriu a troca da bomba ao abrigo da garantia, mas, já identifiquei a mesma fuga na mota igual de um colega. Temo que este problema seja mesmo conceptual e que não haja solução! Como tem acontecido com as vossas 500?
Dps q começou esse vazamento notei que ela tá ligando a ventoinha cedo em qualquer voltinha que dou
Esse vazamento de óleo não tem influência na temperatura do motor. Deve ser outra coisa...
Agradeço a sua abordagem e não trocarei a minha Teneré XT 660 Z pela CB 500X. Obrigado pela luz, Ricardo!
Considere uma Versys 650, excelente moto também.
A minha cb é,2014/15,nunca vasou oleo ,nem baixou o nível de água tem mais de 50000 rodados,viajo direto com baús e agrupa,nunca me deu problema!!!
Vou verificar, a minha 2019 está com 7 mil km. A Honda vai te contratar para fazer análise de produtos antes de coloca los no mercado, rs.
Olha eu comprei a minha CBR 500r 2018 e já estou com 17.500 km rodados e não tive nenhum problema com a moto, a não ser nos piscas que quebrou num o vidro e troquei. Faço todas as revisões em dia na cc, de seis em seis meses como manda, e tá top top a moto, assim como tirei ela zero. E olha que ando na estrada de chão e asfalto.
Olá, tenho uma CB 500x ano 2017. Apresenta o mesmo problema. Já reclamei na cc mas nunca resolveram. Percebi quando troquei a transmissão de corrente para correia, sem a necessidade de lubrificação percebi esse melegeio de óleo na bomba. Já me dei por conta esse problema e aceitei a contentar com ele, pois não baixa o nível de óleo e do fluído de arrefecimento. Outro problema crônico é o sensor do descanso lateral, a moto não liga quando ele está abaixado, já troquei 2x e o problema continua e infelizmente me contentei com isso também. Ao ligar a moto simplesmente antes levanto o pezinho.
Amigo, ainda continua com o problema ou fez a substituição da bomba? O vazamento aumentou? A minha também suja, mas não chega a abaixar nível de óleo .. Não sei se devo trocar ou se isso pode ser normal.
@@FilipeAlves1001 olá amigo! Bom, como já saiu da garantia, se eu for trocar a bomba, terei que arcar do meu bolso e vários relatos que muitas vezes não resolve. Diante disso resolvi não trocar, até pq como disse antes, não chega a vazar muito, somente um pouco e tb não pinga no chão. Vou levar desta maneira. Abraço.
Ricarco vc é o cara!!!! Obrigado pelo melhor video que ja vi sobre a cb. Fiquei mais tranquilo agora
Normal. tem um pequeno furo aonde respira o óleo quando esquenta
Em baixo do eixo da bomba de água
E acaba saindo pequeno oleosidade no local.
Antes de acabar de assistir, fui verificar a minha 2019 com 15000 km e está sequinha, até agora 100%.
Kkkkkkkkkk
A minha CB 500X 2015 com 58 mil km, começou a apresentar esse defeito, nunca havia percebido, após a troca da corrente por correia dentada comecei a perceber, creio que antes acontecia porém não percebia por achar que era óleo da corrente.
Fui olhar a minha, e esta com esse mesmo vazamento, CB 500 F 2020 com 3.000 Km! Vou amanhã na honda.
Tenho uma 500f 2021 menos de mil já vazava, mandei trocar já rodei 2mil e não vazou mais
@@carlosjunior2087 trocaram a minha também, rodei 8 mil km e não vazou.
Tenho um cb500f apresentou problema de vazamento de óleo tmb vou levar na honda ver oq houve.
@@carlosjunior2087troca o que? A minha também está
estava considerando a compra de uma cb500x... porém estou vendo muitos canais apontando esse problema e tbem essa resposta das concessionarias que insistem em dizer que desconhecem o problema. acho que vou acabar por desistir e procurar outra marca/modelo. comprar uma moto zero esperando ela dar problema não rola. rsrs
È um problema crônico ou seja mesmo trocado a peças ele continúa. No caso sua moto pode ser nova ou velha que vai ter esse problemas é mesmo trocado a bamba em algum tempo ele vai voltar.
Sou técnico, mesmo não sendo mecânico eu sei que alguns problemas que considerados crônicos não são resolvidos subistuindo a peça por outra pois em pouco tempo o problema volta, no caso de erro de fábricação todas as peças originais feitas vão apresentar mesmo defeito com tempo. Só há uma forma de resolver esses problemas é identificado a causa dele é ser corrigido no projeto ou descobrir como alter a peça para o problema não correr mais.
Cara, excelente dica. Minha moto está com 230km e está mesmo vazando pela bomba d'água. Amanhã mesmo já vou na Honda. Eles não assumem mesmo essas falhas...
Sou de Belo Horizonte...
A minha 2021 apresenta o mesmo problema, nem vou mexer, pois nao chega a pingar no chao, so mereja mesmo, eu estava achando que estava daindo pelo futo do dreno da bomba d'água e voce me confirmou
É isto Ricardo! A minha CB 500X é 2021/2022 e está com 8.500 kms com as duas revisou fritas na concessionária e não apresentou este vazamento... até o momento! O líquido de arrefecimento, este sim já baixou para a posição até abaixo do lower e foi completado na revenda imediatamente sem nenhum problema. A segunda e última vez que foi completado foi aos 4.500 kms. Daí prá frente está estável! Sem querer defender a marca Honda; pois, também acho que o vazamento do óleo não deveria acontecer, saliento que no meu caso não me preocuparia assim com o vazamento do óleo pelo retentor do óleo do motor, na bomba, uma vez que é um volume bem pequeno e não interfere nem prejudica o funcionamento e a perfeita lubrificação do eixo! Todos os retentores apresentam um mínimo de vazamento que passa imperceptível só usuário e que neste caso fica bem visível devido a existência do furo no corpo da bomba o qual cumpre sua função de liberar este vazamento do retentor.
Concordo em partes. Minha Versys 300 e 650 também tinham retentores em suas bombas de água e nunca vazavam. Retentores servem pra reter. Se vaza, tá errado. Jamais vou normalizar isso.
É o espírito das Harley Davidson kkkk
Tenho uma 2020.
Quando cheguei da Cc fiz inspeção geral e pensei que fosse na junta do Cárter. relatei a concessionária mas fiquei observando não há vazamento mais a partir do 2º dia e já rodei 700 km.
Bom dia, mano!
A minha é 18/18, fiz recentemente a revisão de 18.000 kms, e ainda ñ notei esse problema, graças a Deus!
Ricardo, tenho uma CB 500x 2015 adquirida à um ano e não tem o vazamento, aparentemente rodas as peças ainda são originais de fábrica visto o estado de conservação. Detalhe, minha moto tem apenas 32 k rodados.
Abraços!
Minha é uma cb500f 2020 e apresenta esse defeito ... não sei oque fazer me dê dicas..e poste o resultado final aí blz
Você pode trocar a bomba de água, mas corre o risco da nova vazar também. Sugiro deixar vazando mesmo. Se isso te incomoda, troque de moto. Não existe ainda uma solução plausível, apenas sorte e azar.
Vou postar uma dica aqui, se sua moto esta com esse problema.Priimeiro ponto importante e mais importante de todos, MECANICOS DA HONDA TROCAM PEÇAS,somente isso. Se sua moto esta com esse problema o maximo que pode acontecer é os mecanicos da honda trocarem por uma bomba nova e o problema persistir ou solucionar.Alguns mecanicos vao dizer que mudou lote e bla bla bla.Agora que ja leu ate aqui e viu que essa primeira dica foi a mais importante, vou deixar a dica que pode resolver seu problema e o de muitos aqui.Nao seja somente um piloto de motocicleta, entenda o funcionamento das coisas (isso tambem é muito importante), procure um mecanico daqueles que ja desmontaram ate rd 135, DT 180, e por ai vai. Peça para desmontarem sua bomba e se esse mecanico tiver paciencia ele vai abrir sua bomba com carinho, medir o eixo e pedir pra vc comprar os selos em lugares especificos da marca Sabó. Talvez pode nao encontrar o selo e agora vai a terceira dica.Se o diamentro interno do selo for maior peça para um torneiro embuchar o eixo para poder casar com o novo selo. Passando por essas etapas que mencionei aqui, voce encontrara o caminho da felicidade com sua moto em relação a esse problema.Abraços e bons ventos.
Bá meu jovem primeiro se benze, 2 ponto era muito mais econômico e fácil resolver esse problema em algum especialista em bomba de água de veículos em geral, troca os reparos e selo , e seja feliz, tenho uma cb 500 f 2014 a branca de neve 😁😁🥶🥶, até porque tá uma geladeira aqui em Caxias do Sul RS, e nada tá ok , mas valeu a dica é assim que a gente resolve os problemas, e não desanima não, isso faz parte da vida resolvemos um problema hoje para ter outro amanhã, tranquilo abraço....vai atrás de um especialista em bomba de água de veículos em geral, vai dar certo vai por mim 👍👍.
Também aí em Caxias o frio congela o óleo no inverno, com o óleo bem viscoso qualquer reparo segura vazamento. Acho que fez -3°C essa semana aí. ;-)
@@MrGilberto72 capaz aí sim que arrebenta tudo aumenta a pressão tudo fica ruim.... muito vc frio 🥶 é ruim pro motor
@@vantoirtoniolli3158 Sou da área metropolitana de Porto, essa semana bateu 1°C motor frio do carro ficou batendo tucho 1 min até esquentar, e colocar o óleo em condições de lubricar, que merd..., que maravilha, ainda que é um 5w30 sintético. : ) : ) ; )
Parabéns pelo vídeo, sou mais um dentre muitos que não compro esta tranca. Chuta que é macumba
HAHAHAHA 😂😂
Em muitos desses problemas que são considerados crônico eles não são resolvido com uma peça nova porque é um erro no projeto, no caso o defeito sempre volta mais cedo ou mais trade isso é fato.
Obrigado pela dica!
Fui conferir na minha cb 500x 2018 está sequinho lá, não tem óleo vazando.
Minha moto tá com 8000 kms.
Eu tbm uso óleo spray pra lubrificar a corrente.
Parabéns pelo vídeo!
É melhor largar para lá. Se não é grave e não abaixa o nível de óleo nem contamina o líquido de arrefecimento.
Grande Ricardo B, valeu pelo alerta.
Vou ficar verificando isso. Vou receber a minha ainda.
Realmente, é um problema que numa moto com esse valor não era pra estar acontecendo.
A minha 2015 apresenta esse problema, um gotejamento discreto mas fica visivel no chão, e percebi que quando estou em baixa rotação a luz de temperatura acende no painel, quando consigo acelerar mais um pouco a luz apaga
Excelente vídeo parabéns pela sua atitude fui lá passar o dedo na minha cb500 f 2019 com 3.500 km já está com vazamento de óleo também estou totalmente desanimado com a moto putz 30 mil muito caro deveria vim com as melhores peças e projetos
Boa noite !! Sou de Santa Catarina e queria deixar meu comentário sobre vazamento de óleo da bomba de água nas moto Honda 500cc, tenho uma CTX 700N, q apresentou os mesmos problemas da CB 500, tive q levar minha moto na concessionária Honda e tiveram que tirar a bomba de água fora para que fosse trocado o retentor, sendo que o mesmo teria que ser encomendado diretamente na fabrica pois não tem na concessionária Honda !! Situação bem complicada !!😕
Minha xj6 aconteceu isso tbm e não precisa trocar a bomba inteira, basta trocar o retentor de óleo!
Troquei o retentor do óleo e o selo mecânico e ficou 💯%
Qual o ano da sua Xj man?
@@macedaomotovlog 2014/2015, excelente moto
A minha está é uma 500x, 2019. Está com 8k km. Antes de encerrar o vídeo, fui olhar. Ainda bem que está normal, por enquanto... rsrsrsrrs.
Muito obrigado, Ricardo. Sempre com dicas ótimas.
Ficarei monitorando agora.
só vaza andando amigo e com o motor quente
Parabéns pela informação, amigo.Sou novato no canal e estou gostando muito do seu trabalho
Boa noite Ricardo
A minha também teve o mesmo problema cb 500x de 2019 a Honda Portugal fez garantia espero que a segunda não tenho o mesmo problema.
Ricardo bom dia! Amigo eu imagino o seu sofrimento em relação ao defeito da sua moto, eu sou perfeccionista com moto e por isso imagino o que vc está passando, deixo a minha solidariedade e espero de coração que Honda encontre uma solução do problema
Eu tenho uma inclinação por essa moto acho muito bonita entendi quando vc disse que não é um em todas, mas isso trás uma interrogação? Se devo comprar ou não, mas vamos ver o desfecho. Abraço
Obrigado pelas palavras! 😊✌🏻
Boa noite. Sou de Martinópolis-SP e minha CB 500F 2020 abaixou o nível de arrefecimento após 300km. Com 1050 km apresentou o vazamento de óleo pelo furo da bomba, acionei a garantia e na concessionária disseram que era a primeira com esse problema, trocaram o retentor depois de 10dias. Voltei a perguntar se foi falta de sorte e o mecânico disse que já eram 4 CB 500 com o mesmo problema, desde de que deixei a minha para conserto. Peguei a moto, rodei 25 km de volta casa e ao chegar já apresentava o mesmo problema de vazamento de óleo e o líquido de arrefecimento do reservatório sumiu. Vou acionar o guincho novamente para levar de volta para concessionária. Vamos ver se a Honda vai resolver o problema de vez.
Mais um relato aí... passei por tudo isso também.
Bom dia. Não tem solução mesmo esse problema? Vou ficar indo e vindo na concessionária?
Não adianta fazer pressão na Honda.
Foi pressionada durante anos por causa da CB 300 e não resolveu.
Escolheu tirar a de linha a moto
Sou de Ribeirão Preto tenho uma CB 500 2020 peguei ela em Setembro, com 400 KM rodado já tinha vazamento de óleo na bomba d'água, concessionária fez reparo duas vezes e não resolveu, hoje com quase 2mil km rodado irão trocar essa bomba.
A Honda já tem ciência desse defeito há muito tempo!!! há uns 5 anos já.
Mano.. já estou ansioso, amanhã a primeira dia, é olhar se está vazando! Rs
Muito legal seus vídeos! Parabéns pela iniciativa 👏👏
Lamentável, mais a moto é linda demais.
Tive uma cb 500f 2016 com 20mil km e graças a Deus nunca apresentou esse vazamento.
Verdade... eu ja peguei uma hornet na minha oficina que um outro mecânico tampou esse furo ...ai chegou um dia que o selo mecânico da parte da agua rompeu e como o furo estava tampado
Misturou agua com oleo.. ai o motor da motoca foi embora🙄
Muito bom o video cheguei ao canal por ele e já me inscrevi infelizmente a minha 2015 com 44 mil km está com esse problema. Por sorte vi o video antes de encomendar a bomba nova que ia ser feita na segunda agr. Espero o desfecho da nova troca pra ver se compensa esse gasto com a motoca.
Muito TOP seus vídeos. Primeiro canal que coloco a mão positiva, antes mesmo de assistir os vídeos.
Video muito detalhado, estou estudado a compra de uma cb500x ou de uma NC750. e
Estou na duvida ainda, e seus vídeos tem ajudado a me decidir, entre a cb500x ou a NC750.
O assunto do canal é muito objetivo, e sem enrolação.
Seria ótimo se tivesse uma canal detalhado como seu, da NC750.
Já deixando um pedido, se poder faz uns videos da NC750 se tem algum problema.
Obrigando pelo apoio e sugestão! ✌🏻
Tenho uma CB500x 2015 (e tb sou Fisioterapeuta) com quase 40 mil km rodados. Já percebi vazamento do líquido de arrefecimento, principalmente logo após as revisões, mas nunca vazou óleo. Mas é bom divulgar pra ficarmos atentos. Confesso que adorei a CB500x
vaza sim amigo a questão e q só vaza quando está quente e andando
Isso é um caso recorente na sua moto ou apenas quando qdo volta das revisões. Porque também qdo completo o nivel do fluído de arrefecimento, sai um pouco( o ecesso) depois normaliza pq fica na medida ideal
@@SchulerCTBA recorrente. Fizeram até uma adaptação, alongando a curva do suspiro do reservatório.
A minha Sh300i 2021 estar com o mesmo vazamento. Tenho certeza que é defeito de fabricação. A honda negou o reparo pela garantia.
A minha 500 f 2014 está vazando líquido de arrefecimento. Tem uma semana isso estou com ela a dois anos.
To com uma 2022 (esta com 300km), peguei a 2 semanas. Fui olhar a bomba e 😭, ta "suando" , mas pouca coisa. Vou pedir pra resolver na primeira revisao. Por enquanto vou observando o óleo e líquido de arrefecimento até la. Valeu pela dica! Só de ter que retirar e marcar os parafusos eu já fico furioso 😂
Aq no Rio de Janeiro eles cobram cara p revisão é nem lava a moto
Tenho uma 2020...ainda nao deu esse vazamento, mas se nao baixa óleo, não pinga no chão, não vejo tanto problema...nada que uma limpeza semanal não resolva, é só a minha opinião pois a moto é um avião!❤
O valor várias de lugares. Pq aqui onde eu moro e muito caro custa 1.200$ Porto Velho Rondônia
Na minha CB 500x 2015, fui dar uma olhada la agora.. esta Sequinha. Nem água, nem óleo. E olha eu uso óleo lubrificante para lubrificar a corrente. Não me parece crônico, mas pelo que voce citou, é pontual, mas ocorre em um escala ate grande. Mas é bom mesmo que a Honda saiba desse problema.
Tenho uma 2020 com 1.030km também apresentando o mesmo problema.
Fiz a revisão dos 1.000km, reclamei e o consultor disse que era o óleo de corrente.
No dia seguinte da revisão liguei e questionei o mesmo.
Realmente terei que deixar a moto na concessionária para a troca do mesmo.
Infelizmente é um defeito crônico da motocicleta a Honda teria que fazer alguma coisa com esse problema.
Além de que aqui em SP cada concessionária cobra um valor para revisão, existe a tabela mínima de serviço conforme manual, mas as concessionárias querem cobrar a mais pelos serviços, colocando kits de lubrificação que custa o olho da cara
Liguei no sac da Honda para reclamar sobre esses valores diferentes de revisão a mesma disse que não existe recall da motocicleta
Tenho um 2018. Constatei isso quando estava com 8mil km. Levei na Honda e mostrei e deixei a moto por um dia e meio para análise. Não constataram nada. Disseram que esse óleo era da transmissão, inclusive lavaram pra observar. Após fiz a revisão de 12 mil km e pedi pra olhar novamente e não constataram nada.
2016, 30000km, sin problemas por suerte, saludos desde Uruguay.
Começando a assistir sua saga agora.
Tenho uma SH300i com 7000km que está vazando no mesmo ponto.
Fui na cc aqui de BH/MG onde sou cliente, lugar top, e o mecânico disse que receberam algumas cb500 com esse mesmo problema.
Trocaram a bomba e o retentor e os vazamentos seguiam nas cb's.
Assim, segundo o mecânico, a Honda expediu uma circular técnica explicando tratar-se de característica do projeto que em nada afetaria o uso da motocicleta.
Com isso ele quis me tranquilizar, mas com certeza estou desapontado e crente de que não deveria ocorrer este vazamento.
Na SH300i isso é pior porque a bomba d'água é integrada na tampa lateral direita com motor, então imagina aí o trabalho para as intervenções.
They said the same to me in Spain, but because they want to hide the problem because it would be very expensive to pay for all the repairs. I know someone who change the water pump about 4 or 5 times.
Então Ricardo! Depois de assistir o vídeo, conferi a minha 500X ano 2017/18, com 14.000 km e a bomba está completamente seca nos parafusos e naquele orifício de saída do líquido de arrefecimento.
😀😀😀😀😀😀😀
Assisti o vídeo até o final. Estava pensando em comprar essa moto. Desisti. Pelo menos até resolverem esse problema... Tenho uma Tenere 250, que raramente dá algum problema, mas tem um motor mais fraco. Sinceramente, se for para ter chateação com problemas de projeto, prefiro continuar com o motorzinho mais fraco e sem dor de cabeça...
Eu tinha uma Crosser, é uma excelente moto, mas esse "problema" com a 500x não é grave... Acho q vc pode repensar, não tenho nada a reclamar desse modelo, é uma moto com muitos benefícios...
Tbm estava querendo trocar minha Lander na 500x, mas tá difícil confiar nas motos da Honda, vem dando muito defeito ultimamente principalmente no motor. Vou tentar subir pra Versys 650 da Kawasaki. Só ouço elogios dela em quase todos os vídeos que vi.
@@RamonPinheiro já ouvi relatos de que a versys tem um problema parecido. Pra piorar, o eixo da bomba é fixo e só sai abrindo o motor.
É uma excelente moto tbm, mas não existe moto perfeita.
@@danvissbObrigado pelo comentário. Estou ciente que não existe moto perfeita, tenho experiência com moto a mais de 30 anos, mas existem as menos problemáticas.
Estou na mesma. E pensar q quase troquei na Tenere agora de manhã. Ufaa
A minha 2019 com 10 mil rodados também vaza no mesmo lugar, troquei o óleo em casa e claro perdi a garantia. Agora ela tá com com 16 mil e notei que baixou um pouco de óleo. Sai de uma tenere 250, a qual era usada mais severamente que a 500x, vendi a tenere com quase 90 mil, nunca vazou nada nem deu defeito algum. Pegue uma Honda pois a yamaha abandonou a categoria trail das médias cilindradas, dei um voto de confiança a Honda e agora isso.
Yamaha é Yamaha irmão
A minha 2020 está assim também, mesmo problema, mas não segui as revisões na Honda então garantia já era, sou SP zona leste
oi Ricardo...OBRIGADO. sou de portugal tenho uma cb500x de 2020 e ao ver o teu vídeo reparei no mesmo problema... muito obrigado...pensei sempre que era do pinhao...vamos ver como vai ser..OBRIGADO
Ola tb sou portugues e tenho uma cb 500 f,como é que correu ?Resolveu o problema?
Ótimo video Ricardo, a minha motoca é 2017 e apresenta também. Porém percebi que o óleo da corrente, ao passar pelo pinhão acumula óleo e escorre. Quando passei usar o motul na corrente parou de pingar esse óleo.
Suas dicas e observações são sempre tops!!!👍
Bom dia, minha moto cb500x ano 2022 mesmo defeito e com baixa km 19 mil rodados.
Minha e uma xj6 e estar com. Esse problema vazando óleo na bomba d'água
Seus vídeos estão muito bons!
Muito obrigado por esse vídeo 👏👏
Eu queria comprar uma cb500x mas não vou mais.
Com esse tipo de "investigação" e cobrança é que os produtos evoluem...
Olá quero compartilhar tenho uma cb 500x com 100 mil km sem nem um tipo de fazendo e um detalhe nunca teve problema no motor
Olá amigo blz, e a primeira vez que vejo algo do tipo aqui no TH-cam relacionado a vazamento de óleo em um motor da linha 500x, f, e r, e me suprieende quando fui conferir lá na minha cb500f modelo 2019 e encontrei o mesmo vazamento.
Tenho uma 500x 2020, depois de assistir o vídeo fui conferir e confirmei que havia óleo ali na região da bomba, fui na concessionária da minha região já esperando a resposta de que era normal, pois o atendimento lá é lamentável. Bom, acredito que seja um problema recorrente nessa peça do motor 500cc, pois ao chegar na loja Honda, vi uma 500cc zerinha no mostruário, fui lá e coloquei o dedo na bomba e pronto, já estava com um pouquinho de óleo, isso pq a moto nem tinha sido vendida. Acho que a Honda, se estiver por dentro desse problema pode estar fazendo vista grossa por não haver tantas reclamações, não sei como, mas a marca deveria corrigir esse problema e convocar uma recall para a substituição da bomba d'água nos modelos em garantia pelo menos, mas fica a questão... Como nós consumidores vamos saber lidar com isso se a marca não presta atenção e deixa o barco correr!!! Como vamos provar que esse problema é de fato verdade? Pois a primeira coisa q ouvi do mecânico da concessionária é que isso é normal!!! Bom... Nós, proprietários desse modelo de moto temos que agir em conjunto, abrir uma série de reclamações até que seja tomada uma providência da marca. Fica aqui minha indignação de um consumidor de carros por 20 anos, e apenas 1 ano de moto... Me parece q o mundo do motociclismo é bem diferente nesse caso de Recall, onde a própria marca convoca os proprietários dos automóveis deficientes sem ao menos vc mesmo ter notado o problema.
I am from Spain and got the same problem. Honda didn’t want to repair it because the guaranty was expired for almost 3 months. They know about this problem, but they don’t want to open a campaign to repair all the Cb500. It would be a huge amount of waste money for them. Now, I have to pay 400 euros for the repair. It’s a shame.
Judicializando! procura um advogado de sua confiança.
Boa tarde galera, tenho uma CB 500x ano 2018 com 35 mil km. Observei não um vazamento mas uma umidade de óleo próximo ao dreno (furo) na carcaça da bomba. Então vamos lá: Já fui coodenador de manutenção de veículos pesados e extra pesados, não sou engenheiro mecânico porém 30 anos de experiência me ensinou algumas coisas.
Se esse furo (suspiro) está lá ele tem uma função específica que é evitar uma pressurização excessiva do conjunto, senão não existiria esse suspiro né? O que ocorre é que como explicou o autor do vídeo e muito bem, isso evita uma mistura do óleo com a água, que para qualquer lado não é bom, porém sua função como suspiro é tirar essa pressão interna. Se existir um vazamento excessivo a ponto de ser notado no nível de óleo do motor dentro do período de utilização normal como ele disse de 6 mil kms, isso é problema, pois algo de errado ocorreu com retentores ou selo mecânico, mas uma melada nesse ponto, para mim é normal, mostrando que o furo(suspiro) esta cumprindo seu papel. Vou acompanhar mais de perto isso tudo, porém não é nada preocupante para mim ainda, senão não teria o suspiro na carcaça da bomba.
Espero ter ajudado o grupo. Que a Honda não tem um atendimento excelente, sabemos disso, porém aí da é uma marca muito respeitada em todo mundo. Abraços a todos.
Segundo o próprio manual de serviços da moto esse furo não é uma válvula de alivio de pressão como disse e sim um dreno para caso de falha do selo mecânico. Engraçado que a grande maioria das bombas de água de moto possuem esse dreno semelhante, mas só o da CB500 que vaza. Se você quer considerar isso normal, fique a vontade. Pq outras CB500 não vazam então? Qual é o normal? A que vaza ou a que não vaza? Não gosto de racionalizar e relativizar problemas.
@@ricardobarros5 Sim, concordo com vc, pesquisei mais e é apenas um dreno, me equivoquei quanto a um suspiro como foi falado, porém o normal é realmente não vazar. Tem ocorrências deste mesmo tipo na Honda Shadow, e me parece que não é pouco também. Se fosse um "suspiro realmente a umidade seria normal, como qualquer outro. Mas como digo se está lá é porque realmente tem sua importância né?
@@ricardobarros5 olá Ricardo o valor dessa bomba várias de estado pq aqui em porto velho essa bomba custa 1.200$ muito mas caro desse falor que vc comprou pra sua moto
acabei de olhar na minha 2023 e ta com o mesmo problema 😢
Cara. Olha o lado bom o motor 650 da Kawasaki tem um problema parecido, porém o eixo da bomba fica preso dentro do motor. Tem que abrir todo!
É vdd, tenho uma kawasaki er6n 2014, e a Kawasaki usa esse motor em várias motos dela, e costuma apresentar esse problema a cada 35mil km ou até antes(caso vc use muito pouco a moto) comprei os reparos originais (+/-R$160) e a troca eu mesmo fiz em casa com cuidado, atenção e seguindo o manual de serviços e torque de parafusos, ja rodei mais de 500km e nada de vazamentos, e em questão do eixo q vc falou, pelos relatos q vi, acontecia em alguns modelos mais antigos de a ponta do eixo enferrujar devido ao material do eixo q era usado(impedindo a troca dos reparos) e realmente era uma dor de cabeça tremenda e bem caro de se fazer o serviço pois o eixo é ligado diretamente ao virabrequim da moto ou seja tem q abrir todo o motor pra fazer a substituição, minha moto apresentou esse vazamento com 40mil km e rezei uns 3 "pai nosso" para que o eixo estivesse sem ferrugem kkkk, abraço
Boa noite Ricardo tenho uma cb500x 2019 vermelha n tinha conhecimento disso mais depois q vi seu vídeo fui da uma olha onde vaza mais n tá vazando até agora
Comprei uma 2024 e vou ficar de olho .a suspensão traseira da .minha tá muito ruim .parece que tá com amortecedor estourado.mas já solicitei a garantia ,e tô esperando um amortecedor novo.ai vomos ver como fica.
500x ?
Eu tenho uma cb500x 2020 que comprei a uns dias e notei que está com mesmo defeito.
Exatamente isso, acredito que isso é um problema de lote, essa peça tem um construção delicada, não é um defeito genérico, mas é recorrente..... A minha Cb 500X está na Css a 14 dias na Css, aguardando a ronda enviar a peça o que ainda não ocorreu. A garantia está aí para isso, mais está demorando muito o envio da peça, não sei se está aguardando um novo lote desta peça, deve ser importada. Mas, não me dão uma explicação, apesar de ligar no SAC 3 vezes esta semana, sendo assim, reclamei em outros meios, aí retornaram e ficaram de me dar uma posição sobre o envio hoje, dia 16 JUL.
Tenho uma CB 500F 2019 com 7 mil km, graças a Deus não está vazando mas valeu pelo alerta. 🖖
Ricardo, esse vazamento dessa moto é normal. Ela foi feita assim e não tem como resolver. Projecto errado !
Tem como resolver sim... há relatos já de motos resolvidas.
Isso é problema de selo mecânico mal dimensionado, seria até caso de recall por parte da Honda devido a falha de projeto. Esse sistema é muito comum em bombas de água de motores em geral, grandes e pequenos