Eva foi revolucionário em vários sentidos, mudou drasticamente todo o cenário anime entre 95 e 96. Com certeza é um marco que ficou pra história e será sempre louvado por isso.
Pior que ele é revolucionário, mas nada após ele foi tão incrível quanto. N conseguiu inspirar obras a ponto delas melhorarem em questão de qualidade/complexidade
A 'revolução' que Evangelion realizou havia sido feita ha mais de uma decada de seu lançamento mediante a obra de Tomino. A 'originalidade' de Eva reside em unir o trend fantástico, que passou a dominar a indústria do anime a partir do final da década de '80, ao cyberpunk característico do período anterior. Até mesmo os temas mais fundamentais de Evangelion já estão presentes em Gundam 0079, Z Gundam e Space Runaway Ideon.
@@davibatista3549 Lain não é só uma obra prima como tem muita informação. Estudando-se um pouco sobre a criação da internet junto a mitologia e a religião, você verá que Lain tem muita verdade para uma ficção. Apenas cito a você; veja da sua janela o mundo que está lá fora. Estude sobre o avanço das telecomunicações e agora a implementação global do 5G. Lain vai de micro a macro visão. De uma jovem "ninguém" a uma profecia "conspiratória" global e ReÁL
O episódio 26 de Evangelion foi uma das melhores experiencias que já tive com qualquer tipo de mídia, pra mim, é simplesmente perfeito, sempre achei claro, desde o começo, que a história que o autor queria contar é a da jornada do Shinji, de auto aceitação e de ser uma pessoa melhor e sendo assim, o episódio 26 foi o final que eu estava esperando, e pra mim foi muito emocionante, e sempre que revejo, me emociono denovo. Não consigo segurar as lagrimas na cena do "parabéns", que pra muitos é apenas um meme. E lógico, "The end of Evangelion" é outra experiencia absurda, a cena do Terceiro Impacto, que toca "Komm susser tod" é uma das cenas mais fodas e mind-blowing que já tive o prazer de ver.
Acontece o mesmo comigo, eu sempre me emociono re-assistindo o ep. 26. Evangelion é definitivamente uma das melhores obras audiovisuais já criadas. Hideaki Anno é um gênio
Meu anime favorito. Tinha uma professora de psicologia que dizia encontrar mais conteúdo psicológico em Evangelion do que em muitos livros conceituados de grandes nomes.
Depois procure um jogo que já está pronto, mas apenas em processo para outra língua, chamado de "Ignaculus" (muita psicologia e filosofia, será lançado talvez este ano - assista o 3° trailer para compreender um pouco do enrendo). Abs.
Faltou acrescentar: A dificuldade de se relacionar com homens que a Misato tem, devido ao certo complexo que ela tem de procurar homens parecidos com o pai (ela mesmo diz isso), apesar dela e o Kaji realmente terem sentimentos um pelo outro. Asuka tem complexo de inferioridade, o sintoma principal é se enaltecer exageradamente e a forte necessidade de ser o centro das atenções. O Shinji além de tudo que ele tem, não sabe definir nem a sexualidade, temos a famigerada cena no quarto onde a Asuka está internada, e a afinidade que cria com o Nagisa.
lembro q quase entrei em depre na epoca q assisti . EVA é um anime muito profundo e deixa a gente com curiosidade de aprender mais sobre nos e os outros EUs .. muito top .
O filme é meu favorito também. Mas, você sabia que o final aberto, na verdade é fechado? Digo, você que decidirá o final que shinji e a série terá. Durante as cenas em "universos paralelos" incluindo o filme, onde Shinji resta apenas com a Asuka e ela abandona o ego e passa a mostrar amor por ele, antes que o mesmo o arrancaria a vida dela. Dando o final da palavra "evangelho", com as passagens de Adão e Eva. Abraço.
Sugestões de Anime para um próximo vídeo. Serial Experiments Lain e Shoujo Kakumei Utena, ambos semelhantes a Evangelion. Também seria ótimo um vídeo sobre Perfect Blue e Mushishi, mas como dá trabalho fazer um vídeo desses, espero o tempo que for!
Debirumam Crybaby, Ghost The Réquiem, Shin Sekai Yori, e um que quando recarregar meu celular depois vou mencionar outro que também merece um vídeo pois animações japonesas são sensacionais.
Cara, você é muito foda! Conseguiu fazer uma análise total tanto do anime quanto de cada personagem principal sem dar spoiler nem ser redundante... Cada vez mais fã do seu trabalho. Parabéns!
Particularmente considero Evangelion superior a Ghost in the Shell*. Ambos são marcos importantes do anime e sua influencia no ocidente também é inegável. Mas pare-me que, com todos seus problemas, Evangelion entrega muito para refletirmos, talvez por ser uma série e permitir um desenvolvimento maior dos personagens. *trato aqui só do filme de 1995.
Terminei de ver evangelion ontem e vi o the end of evangelion também. Confesso que demorei pra terminar justamente porque a história é meio arrastada no início, mas ainda bem que não desisti, senão teria perdido essa obra incrível.
você detalha muito bem tudo que eu gosto, pensei que só eu gostava dessas coisas, mas a forma que tu se expressa, faz eu ver que existe um público que gosta das mesas coisas que eu, além de me dar mais argumentos para debater os temas, a importância, maior visão, obrigado, continue, faz de Legion.
Cara, eu só assisto esses filmes novos pra mim depois das suas avaliações! Inclusive depois das suas avaliações eu reassisto o que havia assistido. Um forte abraço e teu jeito de explanar é muito bacana!
Realmente, Evangelion é um anime que tem uma trama que foge à normalidade do gênero, na qual podemos cometer o erro de enquadrá-lo inicialmente. Há muita carga emocional nas personagens, além das questões filosóficas e existencialistas. Parabéns pela análise!
Evangelion é minha obra de Sci-Fi/Mecha preferido, e já vi muitas obras do gênero, pois é meu preferido também. Muitos não gostam exatamente pelo que você disse, por ser de difícil interpretação e talvez até pelas perguntas sem resposta que a série deixou mesmo após anos de sua conclusão. Não faz muito tempo que a vi pela primeira vez, mas já maratonei a série outras 2 vezes afim de ter uma melhor perspectiva. Existe tanto pra se falar a respeito de Eva que chega a ser ridículo o nível de entusiasmo que a obra proporciona, de tão grande que é, a vontade de procurar informações, ler teorias, saber as referências apresentadas, os simbolismos, tudo é brilhantemente incrível. A primeira vez que vi foi indescritível, como a obra tem sua real conclusão no filme "The End Of Evangelion", ao ver aquele twist, tudo aquilo acontecendo de uma vez e sem tempo de você conseguir acreditar no que via...e com aquele final...acredite, eu fiquei quase que 2 a 3 semanas completamente alucinada, nervosa, e ao mesmo tempo, maravilhada, triste, confusa, e muito mais, após isso, eu passei a olhar as coisas, as pessoas, a vida, de uma forma diferente. Claro que nem todos ou praticamente ninguém teve a mesma reação que eu, normal, nem todos somos iguais. Pela fase em que eu me encontrava na minha vida...não diria que Evangelion me "salvou", mas me mostrou uma outra forma de lidar com os problemas e continuar seguindo em frente. Muito dessa experiência que temos com Eva, se deve ao criador/diretor da série, Hideaki Anno sofreu muito com depressão antes, e principalmente depois da série, tanto que ele se afastou durante anos da indústria após o projeto "Rebuild". Acho que muito de sua trajetória e ponto de vista de como enxerga as coisas ao seu redor, é refletido na obra também, já que ele tem Eva como o "Projeto da minha vida". Enfim, incrível análise da obra. Parabéns pelo conteúdo e qualidade.
Ótimo vídeo, meu anime favorito. Evangelion não nos dá resposta sobre onde começa e onde termina, ele nos obriga a acompanhar a transformação psicológica de um garoto e nos põe a fazer o mesmo, a refletir sobre nossos dilemas, que muitas vezes se mantêm sem respostas, ou seja, acompanhamos não apenas a transformação do protagonista da obra, mas o protagonista da vida (nós mesmos). A obra reflete bem o autor, que sofreu com profunda depressão antes e durante a produção do anime.
No terceiro ep, o anime começa a mostrar para onde a historia irá, ele te ilude no inicio, parece que será mais uma historia feliz como seus similares do gênero mahou shoujo.
Você poderia abordar em outro vídeo sobre a obra , o filme do "The end of Evangelion" , o plano de instrumentalidade dele , a conotação sexual bem explícita ( que é mais que algo puramente de "fan service" barato) , e também a mitologia envolvida ( cabala, e misticismo prinpalmente) , Evangelion é muito aberto a debates de diversos tópicos
Esse animê mexeu muito comigo, todas as implicações e temáticas propostas por Hideaki Anno foram magistrais e a experiência que ele passou com a depressão foram muito importantes para dar vida a esta obra prima!
End of Evangelion é o final satisfatório dentro da crise orçamentária citada no vídeo. Vemos que no final do episódio 24, se não me engano, vemos imagens em esboço nas cenas do próximo episodio, e que não se cumpriu devido aos problemas de dinheiro. Sendo então apareceu em End of Evangelion as cenas referentes aos esboços desse prólogo de episódios posteriores. Excelente homenagem ao anime q mais gosto!!!
Analise sensacional como sempre, Evangellion é uma obra que todo mundo deve assistir pelo menos uma vez na vida beira a perfeição, obrigado continue assim, abraços.
Cara vc é incrível, basicamente vc me deu uma aula de filosofia, com uma das coisas que eu mais adoro, agradeço bastante e ainda por cima me mostrou um anime que irei assistir e me empolgar
Maravilhoso. Já havia visto um vídeo sobre Evangelion no Canal @MeteoroBrasil mas o seu é diferente, deveras elegante. Ainda há muito assunto pra você abordar. Torço por uma série de vídeos sobre Evangelion.
Eu preferia um vídeo seu no estilo com spoiler, aprofundando toda a historia e citando seu ponto de vista em cima dos fatos da historia. Fora isso, muito bom. Queria muito um vídeo seu sobre Serial Experiments Lain, de preferência um vídeo completo sobre tudo mesmo da obra, que no caso seria os com spoiler.
Cara esse vídeo foi muito bom, vc está sempre se superando e me surpreendendo positivamente, espero que vc continue com seu trabalho. Espero mais vídeos sobre os temas abordados em Evangelion.
Excelente vídeo, eu estava com vontade de rever este anime já faz um tempo, pois quando vi pela primeira vez eu era muito jovem e não tinha a inteligência filosófica que possuo hj, mas sempre fiquei com uma impressão sobre esse anime. Muito boa análise, como sempre.
Esse anime é muito bom de um jeito bem diferente. Os protagonistas são complexos, bugados da cabeça e sem aquela personalidade unilateral. E... a trama é misteriosa, onde em em cada episódio a gente descobre que o buraco é mais embaixo. Gostei demais de Evangelion e do seu vídeo, Elegante! Fiquei muito surpreso em ver um anime antigo como esse tratar de forma tão explicita temas como depressão, saúde mental, traumas etc
Neon Genesis Evangelion (o anime) foi uma experiência massiva e muito peculiar pra mim. Confesso que pausei o anime umas cinco vezes porque achava muito chato e sem sentido, e eu pensei assim até ver a cena do "mental breakdown" do Shinji no episódio 16. Depois que eu terminei o anime não sei dizer ao certo o que eu senti, mas criei muitas perguntas na minha cabeça que até agora, depois de tanto tempo e tanto estudo, ainda não consigo responder. Mas o que mais me traumatizou foi a experiência com The end of Evangelion (o filme), eu não estava esperando NADA daquilo e tudo que aconteceu bateu em mim de forma muito negativa. Toda a violência, o gore, os absurdos, não consegui lidar com nada daquilo, simplesmente era muita informação pra uma mente tão primitiva quanto a minha, kkkkkk. Eu então decidi estudar a fundo e mergulhei de cabeça real, foi uma péssima decisão porque Evangelion moldou toda a minha personalidade e eu não recomendo pra ninguém. Todo aquele papo de aceitação da própria realidade e o discernimento que cada ser humano é singular foi demais pra mim. De fato é uma obra pesada, bem escrita e diferente, muita gente acha que é apenas um mecha com crianças depressivas e alienígenas. Amei muito o seu vídeo, parabéns!
Eu entendo a proposta, mas não culpo quem achou ruim da metade pro fim, o teor muda drasticamente, enquanto eu assistia eu me sentia bem em ver os personagens evoluindo, mas a partir do ep 16 o teor muda completamente e se torna algo mais metafórico e filosófico, a história passa a me incomodar, me deixar meio mal pelos acontecimentos, e o arco final se torna extremamente simbolico, isso causa estranheza e não é atoa que as pessoas achem o final confuso. É tipo se você fizesse uma história de terror e suspense pra no final ele se tornar uma história battle shounen genérico onde o Leon mata o Nemesis com um soco, as pessoas não vão entender nada porque não era isso que a história estava entregando antes. Antes do ep 16 a história fluía de maneira muito satisfatória e discutia as questões filosóficas e emocionais dos personagens de maneira equilibrada e competente, sabendo ser equilibrado com o conceito clássico de conflitos por episódio, depois a coisa se torna muito insana, e depois disso ainda existe muita parada metafórica, aqueles acontecimentos do final não são "pé no chão" dentro do universo, é muito estranho. No geral eu gostei da história, eu gostei das discussões e reflexões que as partes finais trazem, são coisas que me fizeram refletir, mas a forma que isso foi feito não me agradou tanto.
Parabéns! Excelente seu vídeo! Conheci esse anime há alguns anos e no primeiro momento odiei justamente por não entender o final, fiquei frustrado mas depois de reassistir algumas vezes vi sua originalidade e fiquei perplexo quando comecei a entender.
Pensei que nesse vídeo ia falar sobre a origem dos Anjos Muito bom mesmo assim se puder uma hora dessas pode falar mais a respeito da origem dos Anjos e também sobre as questões bíblicas
@@hyezmono que Deus o que kk na verdade existia uma raça ancestral que era progenitora da vida e conhecemos 2 que é adão e Lilith. E ambos caem em lugares diferentes para semear a vida e na terra quem caiu foi adão e com isso nasceram seus filhos os Angels mas por algum motivo desconhecido a Lilith se chocou na terra e com o impacto criou-se a lua, matou toda criação de Adão e encheu a terra de LCL e dai surgiu os Lilim os filhos de lilith que é os humanos e td lá na terra. E o nome desse ocorrido ficou conhecido como o primeiro impacto. Os humanos tempos depois acharam um mano escrito no mar morto que contava essa historia e sobre a nessecidade de um segundo impacto para que angels apareça e no fim ter uma salvação para todo o mundo. Os humanos criam o segundo impacto propositalmente ao tocar e mecher no corpo de adão na geleira (Adão e lilith são como opostos se chocar é catástrofe e nesse caso foi a criatura lilim que entrou em contato com adão) com o despertar de adão surgiu o segundo impacto. As criaturas ancestrais tinham uma arma que no caso de ambos se encontrarem eles poderiam retardar o outro que são aquelas lanças e com uma lança daquels conseguiram transformar adão em forma de embrião. Com isso um numero x de angels de outro planeta iriam tentar vim para destruir os lilim a criação de lilith entrando em contato com a própria e criar o terceiro impacto.
Excelente análise, sou mega fã de Evangelion e seu canal foi o que melhor conseguiu passar a mensagem dessa obra prima, aliás suas análises sempre são ótimas e aprofundadas.
Muito boa a análise!!! Sensacional!!! Acharia legal uma análise sua sobre o mangá/anime Naruto. Pode parecer uma obra superficial e até mesmo infantil, mas creio que sua temática é interessante, pois além da obra toda poder ser resumida na frase "até mesmo um fracassado pode superar um gênio através do esforço", ela trata sobre a questão do ódio e suas implicações, isso mais visível no arco final... Enfim, só uma sugestão!... FLW VLW!!!
buenas, foi uma das coisas mais legais que pude ver, concordo que faltaram muitas respostas, mas adorei a dublagem, o ritmo arrastado... é meu anime número 1, e a música?! "Fly me to the moon" apresentada é minha versão definitiva!
Nunca tive vontade de assistir por esse fato que você falou sobre os vários animes de mecha que desgastaram o gênero. Gostei da sua explicação do anime deu vontade de assistir
Muito bom @Elegante! Sou admirador do seu trabalho! Uma recomendação de análise de um anime que possui uma pegada bem interessante também é Ergo Proxy. ;)
Análise melhor que a maioria dos gringos. Por alguma razão fiquei com a sensação de que o Elegante acha que a sexualidade de Asuka é cliché, mas diria que é na verdade um componente importante do personagem, porque tanto pra ela quanto pra Shinji a sexualidade é uma forma de auto afirmação. Ele, retraído, se reprime, enquanto ela a explora.
Uma das melhores animações da história sendo analisada por um dos melhores comentaristas de cinema do youtube! Perfeito Ps: Se continuar a comentar animes, que tal comentar Jigoku Shoujo ? Renderia uma ótima review. Abraços
Realmente a historia é profunda, da primeira vez que assisti não gostei do final mas com o tempo acabei entendendo melhor esse anime. Parabéns pelo vídeo. Faz um de Serial Experiments Lain!
Não é meu gênero mas vi tudo pq gosto de suas análises, mas meu filho de 34 anos que acompanhou e gostava ds série se surpreendeu com o tanto de informações que vc colocou e não estão disponíveis aos meros mortais.
Mermão que análise foda!!!, apesar do tal baixo orçamento tem momentos que são tão bem desenhados e fluidos que parece até a produção de um filme (raríssimo na época) embora o final tenha incansáveis quadros estáticos, aquela cena das duas no elevador foi insuportável, pensei até que meu reprodutor tinha bugado
Não acho o Shinji um protagonista ruim, na minha opinião é o melhor que eu já vi em muitos por aí... Por não ser a mesma coisa, não ser aquele esteriótipo de pessoa forte que necessita ser o salvador de tudo e resolver tudo, na vdd ele nega isso diversas vezes. Em hipótese alguma ele é chato e anti cativante... Muitas pessoas se enxergam sim nele, sou uma delas. A personalidade dele apesar de perecer que não tem, ele tem sim e é bem mais complexa e profunda. Me identifico com o Shinji em vários aspectos.
A análise foi clara e objetiva, mostrando que Evangelion não é só mais um Anime de Mecha, mas sim uma obra existencialista e revolucionária pra época.
Ou é mais uma obra de Mecha porém não está presa em seu gênero.
E porque Evangelion usa o gênero mecha, como forma de desenvolver a história, e nao desenvolver a história no gênero mecha.
Eva foi revolucionário em vários sentidos, mudou drasticamente todo o cenário anime entre 95 e 96. Com certeza é um marco que ficou pra história e será sempre louvado por isso.
Pior que ele é revolucionário, mas nada após ele foi tão incrível quanto. N conseguiu inspirar obras a ponto delas melhorarem em questão de qualidade/complexidade
A 'revolução' que Evangelion realizou havia sido feita ha mais de uma decada de seu lançamento mediante a obra de Tomino.
A 'originalidade' de Eva reside em unir o trend fantástico, que passou a dominar a indústria do anime a partir do final da década de '80, ao cyberpunk característico do período anterior. Até mesmo os temas mais fundamentais de Evangelion já estão presentes em Gundam 0079, Z Gundam e Space Runaway Ideon.
PRA GALERA QUE CURTE EVANGELION ASSISTA
Serial Experiments Lain
Ghost In The Shell
Perfect Blue
Estou terminado de assistir Lain, mas não estou curtindo muito. Já Ghost In the Shell e Perfect Blue são obras magníficas!
@@davibatista3549 eu considero lain uma obra prima, principalmente pelo seu visual pré cyberpunk
@@davibatista3549 Lain não é só uma obra prima como tem muita informação. Estudando-se um pouco sobre a criação da internet junto a mitologia e a religião, você verá que Lain tem muita verdade para uma ficção.
Apenas cito a você; veja da sua janela o mundo que está lá fora. Estude sobre o avanço das telecomunicações e agora a implementação global do 5G.
Lain vai de micro a macro visão. De uma jovem "ninguém" a uma profecia "conspiratória" global e ReÁL
O filme do ghost in the shell com a Scarlett Johansson é bom?
@@DiegoKGB12 mais ou menos, mas vale a pena ver, mas assista o anime, de 1995 se possivel, e assista akira tbm
Os episódios vão saindo de uma pegada mais tranquila para um negócio bem sombrio.
É é tipo a história da política brasileira.
É basicamente uma decadência depressiva tanto pelo protagonista ser depressivo quanto pelo diretor ter passado por uma depressão na apoca
ricgamer 175 também porque durante essa época o Japão estava passando por uma crise, se não me engano
Sim , eu amo o anime mas me dá um arrepio quando penso se o anime fosse um filme sla.. coisa minha
@@giulyanoviniciussanssilva2947 quem perguntou ? Esquece politica cara
O episódio 26 de Evangelion foi uma das melhores experiencias que já tive com qualquer tipo de mídia, pra mim, é simplesmente perfeito, sempre achei claro, desde o começo, que a história que o autor queria contar é a da jornada do Shinji, de auto aceitação e de ser uma pessoa melhor e sendo assim, o episódio 26 foi o final que eu estava esperando, e pra mim foi muito emocionante, e sempre que revejo, me emociono denovo. Não consigo segurar as lagrimas na cena do "parabéns", que pra muitos é apenas um meme. E lógico, "The end of Evangelion" é outra experiencia absurda, a cena do Terceiro Impacto, que toca "Komm susser tod" é uma das cenas mais fodas e mind-blowing que já tive o prazer de ver.
E por mais que eu seja um fanboy assumido de Eva, não sou daqueles chatos que diz "você não entendeu Evangelion", cada um tem o direito de não gostar.
Acontece o mesmo comigo, eu sempre me emociono re-assistindo o ep. 26. Evangelion é definitivamente uma das melhores obras audiovisuais já criadas. Hideaki Anno é um gênio
Serio isso? Nao. Acho que nao.
Você pode achar o que você quiser.
Eu já disse que falei tudo ali do meu ponto de vista, como é dito no último episódio "é tudo uma questão de perspectiva".
Meu anime favorito. Tinha uma professora de psicologia que dizia encontrar mais conteúdo psicológico em Evangelion do que em muitos livros conceituados de grandes nomes.
Ivson Herculano Faço Psico e posso confirmar isso, EVA é genial
Depois procure um jogo que já está pronto, mas apenas em processo para outra língua, chamado de "Ignaculus" (muita psicologia e filosofia, será lançado talvez este ano - assista o 3° trailer para compreender um pouco do enrendo). Abs.
Essa análise está melhor do que o canal do meteoro.
Sou seu fã elegante.
Achei que eles perderam o foco
@@romulosales6361 acabei de ler a frase do Pablo e me veio o mesmo a mente, o pior é que não só perderam o foco como tbm distorcem a realidade
O meteoro não faz mais análises com a cultura pop. O foco deles tá muito mais político. É bom, mas o tempo todo é desgastante! Heuheue
@@MrLuccasem eles começaram a destorcer quando misturaram Freud e despersonalização e blá blá blá sendo que era uma coisa bem simples de se responder
@@pedroqueiroz5540 estragaram o canal tinham analises muito boas..quando percebi que eles só copiavam canais gringos
Evangelion foi um dos animes que mais me marcou, não entendi de primeira mas isso não me afastou nem um pouco da obra
Faltou acrescentar:
A dificuldade de se relacionar com homens que a Misato tem, devido ao certo complexo que ela tem de procurar homens parecidos com o pai (ela mesmo diz isso), apesar dela e o Kaji realmente terem sentimentos um pelo outro.
Asuka tem complexo de inferioridade, o sintoma principal é se enaltecer exageradamente e a forte necessidade de ser o centro das atenções.
O Shinji além de tudo que ele tem, não sabe definir nem a sexualidade, temos a famigerada cena no quarto onde a Asuka está internada, e a afinidade que cria com o Nagisa.
lembro q quase entrei em depre na epoca q assisti . EVA é um anime muito profundo e deixa a gente com curiosidade de aprender mais sobre nos e os outros EUs .. muito top .
O anime nós traz uma vibe de depre, mas deixa a gente muito curioso. O que faz a gente gosta de ver e entender o anime
Vídeo que eu mais aguardava. Agora faz vídeo de perfect blue vai kkkkkkkkk
Apoiadissímo!
Apoiado
Isso ai
Apoiado!!!!!!!!!
SUPER APOIADO
Pfv faça video de the end of evangelion, pra mim é o melhor filme de anime de todos e é realmente o final de Eva de um modo diferente
Também podia se aprofundar nas referencias filosóficas de Evangelion, coo a liação entre o projeto de instrumentabilidade e a filosofia hegeliana
O filme é a continuação do anime
Up
O filme é meu favorito também. Mas, você sabia que o final aberto, na verdade é fechado? Digo, você que decidirá o final que shinji e a série terá. Durante as cenas em "universos paralelos" incluindo o filme, onde Shinji resta apenas com a Asuka e ela abandona o ego e passa a mostrar amor por ele, antes que o mesmo o arrancaria a vida dela. Dando o final da palavra "evangelho", com as passagens de Adão e Eva.
Abraço.
@@mvrkinlink7416 Asuna sobreviver no final
"De explodir a cabeça"
KKKKKKKKKKKKKKK A PIADA INTERNA AI
hahahah ;)
"Fala que vai explodir minha cabeça, Shinji!"
@@mamacofeliz6025 referências
Sugestões de Anime para um próximo vídeo. Serial Experiments Lain e Shoujo Kakumei Utena, ambos semelhantes a Evangelion. Também seria ótimo um vídeo sobre Perfect Blue e Mushishi, mas como dá trabalho fazer um vídeo desses, espero o tempo que for!
Comentar uma série da franquia Gundam também seria legal
imagina um vídeo dele sobre Lain ia ter 1h e meia
Debirumam Crybaby, Ghost The Réquiem, Shin Sekai Yori, e um que quando recarregar meu celular depois vou mencionar outro que também merece um vídeo pois animações japonesas são sensacionais.
Não diria semelhantes, mas igualmente profundos e inspiração para varias obras posteriores.
Sem falar da crise depresiva que o autor do anime teve ao logo do desenvolvimento, que se reflete a partir do episódio 15.
Cara, você é muito foda!
Conseguiu fazer uma análise total tanto do anime quanto de cada personagem principal sem dar spoiler nem ser redundante...
Cada vez mais fã do seu trabalho.
Parabéns!
Particularmente considero Evangelion superior a Ghost in the Shell*. Ambos são marcos importantes do anime e sua influencia no ocidente também é inegável. Mas pare-me que, com todos seus problemas, Evangelion entrega muito para refletirmos, talvez por ser uma série e permitir um desenvolvimento maior dos personagens.
*trato aqui só do filme de 1995.
Acho que a cena do Shinji com o Kaworu, quando o primeiro mata o segundo, é o pior no quesito "cena estática". É mais de um minuto de espera!!!
Eu acho que essa é a melhor cena de evangelion
MEU TH-camR FAVORITO LANÇOU UM VÍDEO SOBRE A MINHA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL FAVORITA DE TODAS, ESSE DIA É SÓ MEU SZ SZ SZ
Evangelion deixa de ser sobre as batalhas entre os anjos e os EVAs no EP3, e isso é lindo
Terminei de ver evangelion ontem e vi o the end of evangelion também. Confesso que demorei pra terminar justamente porque a história é meio arrastada no início, mas ainda bem que não desisti, senão teria perdido essa obra incrível.
Passei por algo parecido, só a partir do episódio 4 que eu mergulhei mesmo no anime
você detalha muito bem tudo que eu gosto, pensei que só eu gostava dessas coisas, mas a forma que tu se expressa, faz eu ver que existe um público que gosta das mesas coisas que eu, além de me dar mais argumentos para debater os temas, a importância, maior visão, obrigado, continue, faz de Legion.
Cara, eu só assisto esses filmes novos pra mim depois das suas avaliações! Inclusive depois das suas avaliações eu reassisto o que havia assistido. Um forte abraço e teu jeito de explanar é muito bacana!
Realmente, Evangelion é um anime que tem uma trama que foge à normalidade do gênero, na qual podemos cometer o erro de enquadrá-lo inicialmente. Há muita carga emocional nas personagens, além das questões filosóficas e existencialistas. Parabéns pela análise!
Já tinha vontade de assistir, agora foi o empurrão definitivo
Não vai se arrepender
Assista também End of Evangelion e até os outros filmes refazendo também são bons recomendo.
Ok, obrigado!
vai chegar ao netflix em março ou julho, vou esperar
Faz um vídeo sobre psicopatas:
- Laranja Mecânica
- Onde os fracos não tem vez
- Táxi driver
- Miami Blues
- Um dia de fúria
poxa queria mt um sobre o Taxi Driver, adoro esse filme
Sim
Evangelion é minha obra de Sci-Fi/Mecha preferido, e já vi muitas obras do gênero, pois é meu preferido também.
Muitos não gostam exatamente pelo que você disse, por ser de difícil interpretação e talvez até pelas perguntas sem resposta que a série deixou mesmo após anos de sua conclusão.
Não faz muito tempo que a vi pela primeira vez, mas já maratonei a série outras 2 vezes afim de ter uma melhor perspectiva.
Existe tanto pra se falar a respeito de Eva que chega a ser ridículo o nível de entusiasmo que a obra proporciona, de tão grande que é, a vontade de procurar informações, ler teorias, saber as referências apresentadas, os simbolismos, tudo é brilhantemente incrível.
A primeira vez que vi foi indescritível, como a obra tem sua real conclusão no filme "The End Of Evangelion", ao ver aquele twist, tudo aquilo acontecendo de uma vez e sem tempo de você conseguir acreditar no que via...e com aquele final...acredite, eu fiquei quase que 2 a 3 semanas completamente alucinada, nervosa, e ao mesmo tempo, maravilhada, triste, confusa, e muito mais, após isso, eu passei a olhar as coisas, as pessoas, a vida, de uma forma diferente.
Claro que nem todos ou praticamente ninguém teve a mesma reação que eu, normal, nem todos somos iguais.
Pela fase em que eu me encontrava na minha vida...não diria que Evangelion me "salvou", mas me mostrou uma outra forma de lidar com os problemas e continuar seguindo em frente.
Muito dessa experiência que temos com Eva, se deve ao criador/diretor da série, Hideaki Anno sofreu muito com depressão antes, e principalmente depois da série, tanto que ele se afastou durante anos da indústria após o projeto "Rebuild". Acho que muito de sua trajetória e ponto de vista de como enxerga as coisas ao seu redor, é refletido na obra também, já que ele tem Eva como o "Projeto da minha vida".
Enfim, incrível análise da obra. Parabéns pelo conteúdo e qualidade.
buenas, aonde encontro para comprar?! tks
Ótimo vídeo, meu anime favorito. Evangelion não nos dá resposta sobre onde começa e onde termina, ele nos obriga a acompanhar a transformação psicológica de um garoto e nos põe a fazer o mesmo, a refletir sobre nossos dilemas, que muitas vezes se mantêm sem respostas, ou seja, acompanhamos não apenas a transformação do protagonista da obra, mas o protagonista da vida (nós mesmos). A obra reflete bem o autor, que sofreu com profunda depressão antes e durante a produção do anime.
Vc poderia falar sobre madoka magica e a descontrução da militarização da infância e do gênero mahou shoujo
No terceiro ep, o anime começa a mostrar para onde a historia irá, ele te ilude no inicio, parece que será mais uma historia feliz como seus similares do gênero mahou shoujo.
Up
@@guilhermedosreisnascimento228 a maioria dos animes que eu vejo nesse estilo não acaba bem
@@shub-niggurathyog-sothoth6226 vdd kskskkkk
Você poderia abordar em outro vídeo sobre a obra , o filme do "The end of Evangelion" , o plano de instrumentalidade dele , a conotação sexual bem explícita ( que é mais que algo puramente de "fan service" barato) , e também a mitologia envolvida ( cabala, e misticismo prinpalmente) , Evangelion é muito aberto a debates de diversos tópicos
A cena do elevador é maravilhosa!
Que ótimo video, parabéns pelo trabalho
shinji ikari é o que a maioria das pessoas são mais temem mostrar para a sociedade, isso e como psicologia reversa. :D
tbm acho, por isso mta gente tem aversão à ele.
Uma obra prima, sem dúvidas...
assisti hj seu vídeo sobre Ghost in the shell e pensei se vc ja teria apreciado neo genesis evangelion também. Você ta quântico.
Um dos canais de conteúdo mais enriquecedor do youtube. Nenhum vídeo é regular, todos são extraordinariamente acurados. Parabéns pela qualidade.
Já era apaixonada por esse canal, agora que falou de EVA, fiquei mais ainda. Espero ansiosamente um vídeo de Serial Experiments Lain!
Esse animê mexeu muito comigo, todas as implicações e temáticas propostas por Hideaki Anno foram magistrais e a experiência que ele passou com a depressão foram muito importantes para dar vida a esta obra prima!
End of Evangelion é o final satisfatório dentro da crise orçamentária citada no vídeo. Vemos que no final do episódio 24, se não me engano, vemos imagens em esboço nas cenas do próximo episodio, e que não se cumpriu devido aos problemas de dinheiro. Sendo então apareceu em End of Evangelion as cenas referentes aos esboços desse prólogo de episódios posteriores. Excelente homenagem ao anime q mais gosto!!!
Analise sensacional como sempre, Evangellion é uma obra que todo mundo deve assistir pelo menos uma vez na vida beira a perfeição, obrigado continue assim, abraços.
Meu anime favorito de todos os tempos! Eu entendo quem não gosta, eu adoro as reflexões e tudo o que representa essa obra de forma subliminar.
Cara vc é incrível, basicamente vc me deu uma aula de filosofia, com uma das coisas que eu mais adoro, agradeço bastante e ainda por cima me mostrou um anime que irei assistir e me empolgar
Maravilhoso. Já havia visto um vídeo sobre Evangelion no Canal @MeteoroBrasil mas o seu é diferente, deveras elegante. Ainda há muito assunto pra você abordar. Torço por uma série de vídeos sobre Evangelion.
Evangelion é uma obra prima
Faz uma sequência de vídeos de Evangelion. Detalha mais
Eu preferia um vídeo seu no estilo com spoiler, aprofundando toda a historia e citando seu ponto de vista em cima dos fatos da historia. Fora isso, muito bom. Queria muito um vídeo seu sobre Serial Experiments Lain, de preferência um vídeo completo sobre tudo mesmo da obra, que no caso seria os com spoiler.
Excelente vídeo, Evangelion é um anime que assisti há tempos atrás, quando era um garoto. Fiquei doido, mas curti muito, kkkkk.
Cara esse vídeo foi muito bom, vc está sempre se superando e me surpreendendo positivamente, espero que vc continue com seu trabalho. Espero mais vídeos sobre os temas abordados em Evangelion.
Excelente vídeo, eu estava com vontade de rever este anime já faz um tempo, pois quando vi pela primeira vez eu era muito jovem e não tinha a inteligência filosófica que possuo hj, mas sempre fiquei com uma impressão sobre esse anime. Muito boa análise, como sempre.
Parabéns,Evangelion é de longe uma das melhores obras contemporânea do séc cd fez muito sucesso na minha época
Evangelion é um dos meus animes favoritos.
Esse anime é muito bom de um jeito bem diferente.
Os protagonistas são complexos, bugados da cabeça e sem aquela personalidade unilateral.
E... a trama é misteriosa, onde em em cada episódio a gente descobre que o buraco é mais embaixo.
Gostei demais de Evangelion e do seu vídeo, Elegante! Fiquei muito surpreso em ver um anime antigo como esse tratar de forma tão explicita temas como depressão, saúde mental, traumas etc
GANTZ TERIA UMA ÓTIMA ANÁLISE SUA. FICO NO AGUARDO.
MEU DEUS VIDEO DE EVANGELION PQP
Amo este desenho, adorei a profundidade e a inteligência de sua análise, muito obrigado e parabéns!
Neon Genesis Evangelion (o anime) foi uma experiência massiva e muito peculiar pra mim. Confesso que pausei o anime umas cinco vezes porque achava muito chato e sem sentido, e eu pensei assim até ver a cena do "mental breakdown" do Shinji no episódio 16. Depois que eu terminei o anime não sei dizer ao certo o que eu senti, mas criei muitas perguntas na minha cabeça que até agora, depois de tanto tempo e tanto estudo, ainda não consigo responder.
Mas o que mais me traumatizou foi a experiência com The end of Evangelion (o filme), eu não estava esperando NADA daquilo e tudo que aconteceu bateu em mim de forma muito negativa. Toda a violência, o gore, os absurdos, não consegui lidar com nada daquilo, simplesmente era muita informação pra uma mente tão primitiva quanto a minha, kkkkkk. Eu então decidi estudar a fundo e mergulhei de cabeça real, foi uma péssima decisão porque Evangelion moldou toda a minha personalidade e eu não recomendo pra ninguém. Todo aquele papo de aceitação da própria realidade e o discernimento que cada ser humano é singular foi demais pra mim.
De fato é uma obra pesada, bem escrita e diferente, muita gente acha que é apenas um mecha com crianças depressivas e alienígenas.
Amei muito o seu vídeo, parabéns!
Eu entendo a proposta, mas não culpo quem achou ruim da metade pro fim, o teor muda drasticamente, enquanto eu assistia eu me sentia bem em ver os personagens evoluindo, mas a partir do ep 16 o teor muda completamente e se torna algo mais metafórico e filosófico, a história passa a me incomodar, me deixar meio mal pelos acontecimentos, e o arco final se torna extremamente simbolico, isso causa estranheza e não é atoa que as pessoas achem o final confuso. É tipo se você fizesse uma história de terror e suspense pra no final ele se tornar uma história battle shounen genérico onde o Leon mata o Nemesis com um soco, as pessoas não vão entender nada porque não era isso que a história estava entregando antes.
Antes do ep 16 a história fluía de maneira muito satisfatória e discutia as questões filosóficas e emocionais dos personagens de maneira equilibrada e competente, sabendo ser equilibrado com o conceito clássico de conflitos por episódio, depois a coisa se torna muito insana, e depois disso ainda existe muita parada metafórica, aqueles acontecimentos do final não são "pé no chão" dentro do universo, é muito estranho. No geral eu gostei da história, eu gostei das discussões e reflexões que as partes finais trazem, são coisas que me fizeram refletir, mas a forma que isso foi feito não me agradou tanto.
Caramba , essa surpreendeu , parabéns ! Evangelion marcou demais.
Evangelion tem umas semelhanças com matrix, pois são duas obras que apresentam histórias de ficção científica, mas lhe mostram temas filosóficos.
Elegante, faz analise do BERSERK
@@Eduardo-vk2gx se ele fizer fara do anime provavelmente
@@Eduardo-vk2gx o de 2016 sim mas agora o de 1997 é bem bom
Cara teu canal é o mais relevante filosoficamente falando, obrigado
Finalmente, espera esse vídeo explicando a fundo o anime, nice.
Parabéns! Excelente seu vídeo! Conheci esse anime há alguns anos e no primeiro momento odiei justamente por não entender o final, fiquei frustrado mas depois de reassistir algumas vezes vi sua originalidade e fiquei perplexo quando comecei a entender.
Quando esse anime foi lançado ngm tinha conhecimento necessário pra entender ele por completo
Como não amar esse canal!!!!!
Levei um tapa na cara, vendo vc falando desse anime que eu cresci assistindo!
Masterpiece do caralho dessa mano! Parabéns pelo vídeo mano, continue assim! Amo Evangelion, e tô querendo isso a muito tempo
Tu merece todos seus inscritos ao seu redor batendo palmas em quanto diz: "Parabéns shinjii"
Opss, elegante*
Caralho vey eu quero muito pensar como você, tu enxerga oq ninguém vê mesmo assistindo umas 10 vezes! Top demais!
Pensei que nesse vídeo ia falar sobre a origem dos Anjos
Muito bom mesmo assim se puder uma hora dessas pode falar mais a respeito da origem dos Anjos e também sobre as questões bíblicas
esse vídeo é sem spoilers. to preparando um com spoilers pra comentar tudo isso
@@canalelegante ótimo, ja vi este anime e não entendi nada dele.
@@canalelegante pois aguardamos ansiosamente
@@MatheusHenrique-hs6tf Essa foi eu quando assisti. Não entendi nada. Mas tinha 13 anos.
@@hyezmono que Deus o que kk na verdade existia uma raça ancestral que era progenitora da vida e conhecemos 2 que é adão e Lilith. E ambos caem em lugares diferentes para semear a vida e na terra quem caiu foi adão e com isso nasceram seus filhos os Angels mas por algum motivo desconhecido a Lilith se chocou na terra e com o impacto criou-se a lua, matou toda criação de Adão e encheu a terra de LCL e dai surgiu os Lilim os filhos de lilith que é os humanos e td lá na terra. E o nome desse ocorrido ficou conhecido como o primeiro impacto. Os humanos tempos depois acharam um mano escrito no mar morto que contava essa historia e sobre a nessecidade de um segundo impacto para que angels apareça e no fim ter uma salvação para todo o mundo. Os humanos criam o segundo impacto propositalmente ao tocar e mecher no corpo de adão na geleira (Adão e lilith são como opostos se chocar é catástrofe e nesse caso foi a criatura lilim que entrou em contato com adão) com o despertar de adão surgiu o segundo impacto. As criaturas ancestrais tinham uma arma que no caso de ambos se encontrarem eles poderiam retardar o outro que são aquelas lanças e com uma lança daquels conseguiram transformar adão em forma de embrião. Com isso um numero x de angels de outro planeta iriam tentar vim para destruir os lilim a criação de lilith entrando em contato com a própria e criar o terceiro impacto.
Excelente análise, sou mega fã de Evangelion e seu canal foi o que melhor conseguiu passar a mensagem dessa obra prima, aliás suas análises sempre são ótimas e aprofundadas.
Ergo proxy tambem é um anime e tanto, acho que o mais profundo que ja assisti
E sempre que vejo de novo tem algo novo para se notar.
Faz um vídeo do The end of Evangelion? ♥️
Adorei o vídeo, sou inscrita desde o ano retrasado e adoro seu canal!
Ai meu Deus,Finalmente um vídeo que fala sobre Evangelion de forma
complexo
Obrigado Elegante. Só tenho à agradecer. Muito obrigado.
Muito boa a análise!!! Sensacional!!!
Acharia legal uma análise sua sobre o mangá/anime Naruto. Pode parecer uma obra superficial e até mesmo infantil, mas creio que sua temática é interessante, pois além da obra toda poder ser resumida na frase "até mesmo um fracassado pode superar um gênio através do esforço", ela trata sobre a questão do ódio e suas implicações, isso mais visível no arco final...
Enfim, só uma sugestão!...
FLW VLW!!!
Mas se perde demais
No final Naruto ele é especial não é um garota que treinou muito
buenas, foi uma das coisas mais legais que pude ver, concordo que faltaram muitas respostas, mas adorei a dublagem, o ritmo arrastado... é meu anime número 1, e a música?! "Fly me to the moon" apresentada é minha versão definitiva!
Nunca tive vontade de assistir por esse fato que você falou sobre os vários animes de mecha que desgastaram o gênero.
Gostei da sua explicação do anime deu vontade de assistir
Um video do Elegante e sobre anime ? finalmente algo de inesperado
Não gosto de comentar nos vídeos, porém gastarei alguns segundos para parabenizá-lo pelo trabalho feito nesse, valeu a pena.
Adorei sua análise, bem explicada e sem deixar nada passar, espero que faça mais vídeos como esses
simplesmente PERFEITO!!!!!! EVANGELION MERECE UMAS 10 ANALISES!!!
Muito obrigado alguém que entende o que sinto e vejo diante está obra muito obrigado mercier.
Fã de Evangelion e cada dia curto mais esse canal. Parabéns pelo trabalho.
Eu tenho uma preferência maior com Akira do que Evangelion, por que ele não consegue entregar um objetivo e sempre roda e roda na sua história.
Muito bom @Elegante! Sou admirador do seu trabalho! Uma recomendação de análise de um anime que possui uma pegada bem interessante também é Ergo Proxy. ;)
Simplesmente meu anime favorito, faz vídeo sobre cowboy bebop pls!
Cara .
Vídeo maravilhoso,meus parabéns.
Vendo ponto a ponto ao assistir o anime novamente fica mais claro e fácil entender a mente dos personagens.
Análise melhor que a maioria dos gringos. Por alguma razão fiquei com a sensação de que o Elegante acha que a sexualidade de Asuka é cliché, mas diria que é na verdade um componente importante do personagem, porque tanto pra ela quanto pra Shinji a sexualidade é uma forma de auto afirmação. Ele, retraído, se reprime, enquanto ela a explora.
Bela análise, Genial!!! Parabéns. Gostei demais
Uma das melhores animações da história sendo analisada por um dos melhores comentaristas de cinema do youtube! Perfeito
Ps: Se continuar a comentar animes, que tal comentar Jigoku Shoujo ? Renderia uma ótima review.
Abraços
Realmente a historia é profunda, da primeira vez que assisti não gostei do final mas com o tempo acabei entendendo melhor esse anime.
Parabéns pelo vídeo.
Faz um de Serial Experiments Lain!
Bom. A questão de serem crianças protagonistas e como é tratada a questão do humano entre eles
Fui ver o anime pq achei o visual do EVA01 lindo e sai com depressão
ótimo vídeo e de longe o melhor que vi até agora sobre Evangelion! Parabéns!
Não é meu gênero mas vi tudo pq gosto de suas análises, mas meu filho de 34 anos que acompanhou e gostava ds série se surpreendeu com o tanto de informações que vc colocou e não estão disponíveis aos meros mortais.
Amigo, suas analises são sempre perfeitas!
Terminei a série esses dias e vou te falar adorei a cena do elevador hehe
Mermão que análise foda!!!, apesar do tal baixo orçamento tem momentos que são tão bem desenhados e fluidos que parece até a produção de um filme (raríssimo na época) embora o final tenha incansáveis quadros estáticos, aquela cena das duas no elevador foi insuportável, pensei até que meu reprodutor tinha bugado
Excelente abordagem, até bateu aquela nostalgia do tempo que eu assisti quando passava na Tv .. Grato por seu trabalho.
A melhor analise que ja vi sobre esse anime. parabéns.
Uma das melhores análises de Evangelion que já vi. Sou seu fã!
Não acho o Shinji um protagonista ruim, na minha opinião é o melhor que eu já vi em muitos por aí... Por não ser a mesma coisa, não ser aquele esteriótipo de pessoa forte que necessita ser o salvador de tudo e resolver tudo, na vdd ele nega isso diversas vezes. Em hipótese alguma ele é chato e anti cativante... Muitas pessoas se enxergam sim nele, sou uma delas. A personalidade dele apesar de perecer que não tem, ele tem sim e é bem mais complexa e profunda. Me identifico com o Shinji em vários aspectos.