Vc é humano, é normal se descontrolar, perceba seus gatilhos e mude, isso é gradativo, vc vai conseguir. Tem outro vídeo que eu vi aqui no canal que eu achei bem interessante que fala disso.
Na primeira versão ela guardou para si, o que provavelmente vai "explodir" em algum momento na viagem. Na segunda ela explodiu na hora e vai ser uma viagem péssima do começo ao fim. Na terceira ela aplicou a cnv compartilhando os motivos pelo qual ela não pode ir. Na quarta além de compartilhar o motivo pelo qual não pode ir ela elogia, e chega ao ponto de analisar as melhores possibilidades.
Mas como perceber a cnv na outra pessoa , quando ela nao da satisfações? Tipo ela só diz que não vai i pronto?
4 ปีที่แล้ว +27
@@patrickraires8874 oi Patrick! Quando você diz "perceber a cnv na outra pessoa" você quer dizer como reconhecer as necessidades que estão por trás das ações da pessoa se ela não revela e ainda coloca um ponto final na história? Pois bem, aí é que entra nossa empatia: a gente pode fazer chutes para entender os motivos do outro. Porque nem sempre o outro vai expressar de cara mesmo! No mundão de meu Deus, é raro que as pessoas façam isso. Mas A GENTE pode convidar o outro para uma conversa bem verdadeira e mais humanizada se A GENTE faz esse movimento de olhar para as necessidades do outro. Uuuu, desafiador? Abraço, Carol
@ gostei ! Nós qie temos que mostrar primeiro .. hoje as pessoas levam tudo paraa o lado pessoal. Poucas procuram entender as reações do outro , ou reconhecer que errou .. Muito obrigada Carol.
No diálogo 3 e 4 , ele entende ... Dependendo da pessoa , a banda não toca assim ... Nem sempre daria certo , depende dos interlocutores. Ele é bem calmo e pouco insistente .
Mas aí o que propõe? Guardar pra si seus sentimentos que vão te corroer e uma hora você não vai mais aguentar, ou descarregar tudo em cima do outro e aí você machuca o outro e a si mesma?
@@drogadepc acho que deu pra perceber no vídeo que nenhuma das duas formas vai ser agradável pra todos. Eles falam em conversar e entender o outro, isso é o mais importante.
Esse papa de cnv é o mesmo que pisar em ovos misturado com rasgação de seda o tempo todo. Parece que está desarmando uma bomba infinita. E se as pessoas fossem maduras? Acho que seria melhor.
@@humreal3760 O mais saudável é você falar " não fulano, não tem jeito. Mas assim que tiver possibilidade sem prejudicar outras responsabilidades nós iremos". Simples. É foda essa época atual ond você tem que ficar sendo bibêlo para impressionar os outros.n
Preciso melhorar muito! A minha intolerância é significativa, principalmente com os mais próximos, aqueles que amamos e que nos ama. Excelente didática. Parabéns e obrigado.
Sua fala faz todo sentido pra nós, Luiz Carlos. É justamente com os mais próximos que a gente deixa nossas feridas e desafios se expressarem - ainda que de um jeito torto e pouco compassivo. A boa notícia é que tem jeito! Seja bem-vindo a esta jornada de transformação com a gente. E obrigada pela apreciação da nossa didática ;) Seguimos juntos. Um abraço, Carol
3 ปีที่แล้ว +9
O certo seria o 4°exemplo, um fala e o outro ouve,e vice versa. Na realidade, falta muita empatia entre os casais, sabedoria, e falta de paciência.
Estou fazendo Curso de CNV por exigência do trabalho. Sou funcionária de uma empresa governamental e atendo ao público. Considero que o curso vai me tornar uma servidora melhor e no ambiente familiar também me trará muitos benefícios. Parabéns pelo vídeo colocaram em prática de maneira clara toda a teoria do curso!
Muito importante CNV. Já me prejudiquei muito por não saber me comunicar. Estou aprendendo me policiando sou muito agressiva na comunicação
4 ปีที่แล้ว +11
Lizete, estamos juntos. Nós todos aprendemos a ser agressivos com os outros ou com a gente mesmo. Bora desaprender isso pra praticar mais firmeza-com-compaixão junto? Seja bem-vinda ao canal e a esta jornada toda! Um abraço, Carol
É interessante as 4 versões. Todas me falam de mim em momentos diferentes da minha vida. A primeira é aquela que não quer desagradar ninguém, mas fica chateada ou magoada. A 2a é aquela que está querendo ganhar seus direitos e um pouco feminista ortodoxa. A terceira já consegue falar de seus sentimentos e se livra de algo interno. E a 4a parece a psicologa com seu paciente alegre e carinhoso. Ela expõe os sentimentos dela e é empática com as vontades dele. Muito legal, mas é trabalhoso conversar assim. Demanda sensibilidade, saber ouvir, e tempo disponivel para, estrategicamente, conversar.
o seu pensamento no primeiro caso: " podia ter falado, mas ai fala e piora o conflito". É assim que me sinto em uma conversa com minha mãe, acabo não conversando e vivemos juntas mas com eu muda para não gerar conflito e eu manter minha sanidade mental.
Todos os diálogos são válidos, mas faltou um 5 diálogo, aquele quê ele pode ir só ver, curtir os filhos e a mulher ir curtir a rotina dela. Relacionamento também é as pessoas curtir individualidade, ela também traz benefícios. 😉
Sim, esse quinto seria possível também. Existem muitas possibilidades, mas acho que esses quatro exemplos são suficientes para ilustrar o vídeo e outros exemplos podem ficar para outros vídeos.
Já ouviu falar em "Complexo de Porco Espinho"? É o que costumo associar ao modo como vivemos muito hoje. Acuados, sempre com os espinhos prontos e preparados para contraatacar ao primeiro sinal de ataque. Os dois primeiros exemplos do vídeo ilustram muito bem isso. Gostei.
Hoje preciso conversar com o meu noivo, algumas questões importantes sobre perdão e não sabia muito bem como falar, amei os exemplos práticos.. que Deus me ajude a ser humilde em me expressar .
Me identifiquei com a primeira versão 🤦🏻♀️ e posso dizer que não é bom pra quem faz isso. 😕 A 4 versão eu nunca nem vi na vida, ninguém fazendo isso, nunca.
4 ปีที่แล้ว +19
Jéssica, esse também era meu padrão principal. Mas dá pra mudar isso! A coisa mais linda é que existe uma grande COMUNIDADE de pessoas que conversam assim, com empatia e autenticidade. Seja bem-vinda à comunidade se quiser descobrir mais deste outro jeito de viver :) Um abraço, Carol
1 - Não saber dizer não 2- Só se importar com vc próprio 3- Apesar de dizer não de forma educada, ficou buscando aprovação 4- Foi a melhor, Gostei dessa CNV Alguém pode me indicar um livro de CNV com linguagem fácil?
Sérgio, sim, faz sentido. Tem coisas que são "gatilhos" pra nós. E é fácil entrar na reatividade dos pensamentos e falas, porque estamos muito treinados nela. Bora treinar a presença juntos, a gente mostra como, especialmente nos nossos cursos, mas também nos vídeos do canal e do Insta. É treino mesmo, quanto mais a gente fica consciente, mais vamos fazendo escolhas, em vez de cair no piloto automático, mesmo quando a gente é engatilhado ;) Um abraço, Carol
A argumentação perfeita. Pessoalmente eu acho muito difícil agir com tanta delicadeza porque me sinto sobrecarregada e tenho que me desdobrar para dar conta de tudo.
Muito autoconhecimento, empatia e, não menos importante, treinamento. A gente precisa treinar e isso implica em errar algumas vezes até começar a acertar.
Adorei o vídeo e principalmente notar que não se fazer ouvir é um tipo de comunicação violenta. Uma violência aos meus sentimentos e a relação. Parabéns e gratidão pelos ensinamentos!!!!
Uma total novidade pra mim. Eu estou muito interessada. Eu sei que preciso aprender sobre isso. O que me chamou MUITA atenção foi ela ter expressado o que sente sem agredir, sem discutir, sem criar um climão, sem criar desconforto e confusão. Meu Deus que maravilha!
ปีที่แล้ว
oi @adriaadria54, que delícia receber seu comentário expressando seu ahá, seu insight, seu maravilhamento. Seja muito bem-vinda a este mundo de práticas compassivas e corajosas comigo e com Sven. E, quando quiser se aprofundar, venha para nossas imersões! Um abraço, Carol
Muito boa essa explicação sobre CNV através de diálogos exemplificativos! Não sou de "soltar os cachorros". Porém, engulo sapos demais - e só agora percebi que isso é muito nocivo às relações e não é CNV. Obrigada pelos ensinamentos, Carol e Sven!
GENTE!!Comecei a fazer isso há mais ou menos umas duas semanas e tem me feito mto bem...ja que sou mto Saraiva. Só que eu não sabia q que isso tinha um nome é mto menos um método...tô chocada!!!!
Me comunico muito da forma dois e sempre entro em confusão nos meus relacionamentos pessoais, as vezes sem entender o motivo, já que pra mim tudo que eu sinto é tão natural (só pra mim, é claro!). Sou nova no canal, mas quero permanecer aqui para melhorar... bjs
Adorei e video! Por mais que o CNV possa parecer algo não natural pra muita gente, os diálogos com CNV mostram o reconhecimento, aceitação e sinceridade sobre as próprias emoções: A famosa 'Inteligência Emocional'. Isso tudo é algo que, nas minhas buscas, já pude perceber como pilares fundamentais para cultivar mais harmonia em qualquer relacionamento. Por isso, deixo a máxima: "Não vai ser natural até você praticar o suficiente". O que vale é ver até onde isso faz sentido pra cada um. Nunca abrace algo que não te passe a sensação de "isso seria bom pra mim". Pois cada um tem seu próprio caminho de evolução. Namaste 🙏🏻
Eu também penso assim, mas isso só vale quando as 2 pessoas buscam juntos, pior é estar casada a mais de 10 anos e ver que vc casou c uma pessoa que não busca o crescimento emocional.
Excelente. Tenho um sério conflito com meu filho, já adulto. Jogo muito a responsabilidade nele, da comunicação e, muitas vezes, não faço a minha parte. É muito treino e PACIÊNCIA...
É...pq se vc é grosso com desconhecidos, tu pode levar um tapa e tchau....já as pessoas próximas vc sabe q elas estarão lá independente da maneira como vc as trata, mas cuidado porque uma hora cansa e ninguém é obrigado de manter contato com pessoas grossas! (Só um exemplo)
Tem casos em que a conversa 1 leva a conversa 2. Quando você engole muito sapo, já fica de saco cheio e quando vai falar sobre o que incomoda já está tão irritado com a situação que vai logo soltando os cachorros
Cheguei aqui no canal agora. E meu Deus. Sou eu toda falando sem Cnv. Quero mudar a maneira de falar. Realmente é muito melhor falar com a comunicação não violenta.
4 ปีที่แล้ว +1
oi @Adriana! Seja muito bem-vinda! E você não está só: nós todos aprendemos a pensar, nos relacionar e conversar de um jeito muito diferente do que a "não violência" nos propõe. Estamos todos nessa jornada de desaprender o que aprendemos para nos reconectarmos com a humanidade e a compaixão para lidar com nossos conflitos internos e com os outros. Seguimos juntas! Se quiser, nos siga também no Instagram. Em breve, vamos começar a publicar os novos vídeos! Um abraço, Carol
👏🏻 Bacana para casais que não tem percepção profunda do outro num relacionamento amoroso embasado na expressão verdadeira... ótima estratégia, mas as pessoas precisam ter afinidade com essa forma d expressão pra não ficar artificial....
Cheguei na conclusão de que há várias formas de mandar uma pessoa pea PQP, kkkk. É só ele ir e ela ficar. Ou ela fica e ele vai. Cada um fazendo o que quer, mas nunca deixando faltar respeito. Confiança é a chave
CNV é muito legal pois separa e puxa a responsabilidade do que sentimos para nós. O lócus externo joga ao outro a responsabilidade do que sinto. O lócus interno traz para si a percepção do que EU SINTO, partindo do que outro fez e disse. Amo muito 💕💕
Nossa! Eu sempre na vida fui a primeira versão. Depois de 1 ano 6 meses de terapia, eu tenho percebido e entendido a importante de falar sobre o que sinto e achei incrível a última versão em que a Carol validou o que o marido falou e o que ela falou também. Amei essas simulações de conversas, já vou me inscrever no canal. Abraço grande aos dois.
Que exemplos, ficou fundo aqui. Eu tipo engoli sapos, porém venho trabalhando a passos pequenos. Meu marido muito reativa, argumentativo, ganho no excesso, na intensidade. Vendo as conversas, percebo tantos erros, tantas falhas minhas, por engolir tanto e hoje sinto um peso interno que tento desfazer. Algo q chamou muito também é os olhos nos olhos. Que lindo essa conexão, respeito, um se importando com o outro, se posicionando sem querer colocar guela abaixo no outro. Adorei. Parabéns. Vou seguir -los.😍👏👏👏👏👏👏👏👏👏Gratidão
Gratidão pela aula incrível 😍 percebi que eu era a que solta os cachorros e que mudei pra a que engole sapo e depois de explodir pedi ao universo uma solução e me veio a CNV 🥰🎯🌟 Agora é começar a praticar e ter paciência nesse.processo 💪🏽
Acho todos os ensinamentos da CNV maravilhosos e transformadores. Sou advogada e mediadora judicial, e essa linguagem tem contribuído muito para lidar com conflitos. Mas sinto que, na prática, com pessoas que não têm noção do que se trata a CNV ou estão muito rígidas em suas posições, é realmente muito desafiador aplicar esses passos. Em uma conversa onde as partes já têm a prática de uma comunicação não violenta, tudo flui melhor. O desafio maior é quando só UMA das partes tenta aplicar e as outras não estão conectadas com isso. Acredito que isso faça parte da construção e adequação da CNV no dia a dia e em cada contexto, não é mesmo?! Uns dias serão mais "fáceis" do que outros, o importante é não desistirmos.
Sou mais frequente no terceiro cenário, mas como fico feliz quando me encontro no quarto. Muito bacana o trabalho de vocês. Só consigo agradecer e parabenizar.
Pra mim isso é tecnica😂No meu dia dia sempre é o primeiro depois o segundo aí fica um mês difícil. Grata por passar essas dicas, vou tentar aplicar.... Pq não é fácil de feito nenhum. Valeu!
Gente, o youtube me presenteou com o canal de vocês hoje! Que sincrônico com meu processo e meu desejo de apoio pra sustentar certos enfrentamentos/posicionamentos! Haja coragem mesmo! Gratidão pelo servir de vocês!!
Eu amei esse formato de vídeo, ver na prática é a melhor forma de aprender! Seria bem legal vcs fazerem outros vídeos assim com outras situações ❤ Obrigada
Assim é o chakra Comunicativo saudável! Requer auto conhecimento e consideração: a render na relação com o companheiro! Além de bater palmas e assoviar: q sons o ser humano faz d admiração?
Sei que é importante prá vocês que mais pessoas se inscrevam e participem do canal. Além de aumentar o alcance, e divulgar mais o conteúdo. Sinto que essa é uma relação ganha-ganha, porque essas colocações podem me ajudar a entender o processo da comunicação sem violência, e consequentemente melhorar o aspecto da interação com os meus entes queridos, amigos e clientes. Que bom se toda vez que receber a notificação possamos desfrutar desse covivio, vou me sentir muito alegre com esse encontro, e já estou aguardando o próximo. Um grande beijo ao casal, até breve ❗
É bom ver exemplo práticos porque lendo só da a impressão que é muito robótico, e é pra ser algo sincero e honesto com a gente e com o outro. Gostei do vídeo.
Achei interessante o conceito e aplicação da CNV. Mas fiquei curioso em ver isto aplicado em situações extremas, como relações nas empresas por exemplo. A dinâmica ficou suave e parece fácil vendo os dois sentados, num contexto familiar, decidindo questões entre casais, com tempo livre pra conversar, porém a rotina da maioria, principalmente na realidade corporativa e outros contextos, não existe fatores tão favoráveis para tal diálogo, fica a sugestão de conteúdo, rs. Abraço e parabéns pelo vídeo!
Na real, é mais fácil ficar confortável em colocar os sentimentos e falar sobre eles com "os de casa", quando entra no mundo corporativo essa lida parece mais difícil porque não há tanta intimidade pra este formato de expressão, o lance é ir desenvolvendo o hábito de falar pra todos e com todo tipo de público as vantagens e desvantagens colocando junto na conversa uma vulnerabilidade (confundida erroneamente com fraqueza), naturalizar expressões como "desconforto", "aflição", e questionamentos pessoais mesmo na corporação. O ser humano é empata por natureza, às vezes esconde muito bem, mas continua sendo. E lembrar que há processos, respeitar cada movimento na construção da CNV é importante e valioso.
Ele parece mais um facilitador do que um interlocutor pra ela. Isso facilita as situações “criadas” no contexto desse vídeo....o que não retrata a realidade do dia a dia, nem nas corporações, tampouco no convívio familiar!!!!!! Porém, todavia, contudo, entretanto.....agradeço o conteúdo do vídeo....abriu minha percepção para algo passou- me desapercebido por 54 anos!!! Gracias! Bendiciones! Voy entrenar a partir de já! Jajajaja
Mundo perfeito isso. Essa ideia seria o ideal, mas na realidade não é bem assim porque dificilmente ambos tem essa paciência e principalmente equilíbrio emocional, paciente, amor, gratidão. Brasileiro é um povo muito desiquilíbrios.
A terceira com CNV vc respondeu com clareza, e justificativa justa, porém foi individualmente, na 4° com CNV vc respondeu com clareza, e justificação justa, porém não foi individual, mas você olhou o lado dele também! Isso é muito bom!
Eu me comunico exatamente como na primeira versão. é horrível, depois eu realmente fico me remoendo e uma hora explodo. Preciso aprender a me comunicar.
Que show o vídeo, execlente prática para aplicar no dia a dia. O importante é evoluir sempre e aprendermos a sermos melhores como seres humanos e com que amamaos
Sou e faço CNV nos meus 54 anos em praticamente 99% do que vivi e vivo, quando nem tinha esse conceito. E ao longo desse tempo, existiu julgamento como se fosse falsidade e uma vez recebi “pedradas” em palavras, até fui expulsa do apto da pessoa, justamente pq o outro não estava num momento propício para “ouvir” .. vamos em frente, pq autenticidade pode sim existir com RESPEITO. Parabéns pelo canal 👏🏻👏🏻
As pessoas confundem sinceridade com atropelar os sentimentos alheios para dizer o que passa pela cabeça, aí quem não age dessa forma fica como falso(a).
Nossa que chato ter q fazer a outra pessoa me entender!!!! Mas quem está num relacionamento tem q usar essa linguagem. É sinal de amor, paciência e respeito.
Boa noite Carol e Sven, estou com o livro CNV do dr Marshall na minha cabeceira há 2 anos...como este estudo é intenso, leio e releio muitas vezes. Trabalho com equipe multidisciplinar na saúde pública da cidade de SP e vivencio conflitos diariamente. Este estudo tem me auxiliado muito. Como saber se na hora do "pedido" não estou tendendo mais para um lado que o outro? Percebe que muitas vezes duvido muito da minha própria capacidade... Obrigada pela explicação 😉
Legal! A CNV é um trabalho civilizatório nas relações interpessoais....dói para aprender...crescer dói. Mas quando aprendemos a vida fica mais leve e a mente mais calma...muito bom! 👏👏👏
O primeiro caso é comunicação violenta consigo mesmo. A pessoa que só engole sapo está se violentando. Se perder o medo de expor o que sente automaticamente se comunicará sem violência
Não necessariamente. Ela pode ser violenta com o outro. Essa comunicação não violenta é interessante. Queria exemplos dela no ambiente de trabalho, onde a hierarquia nos faz muitas vezes implodir, fingir que aceita e adoecer emocionalmente.
Olhando estes cenários percebi que a maioria das mulheres que conheço e de diferentes idades tem um diálogo violento como padrão principalmente similar ao primeiro caso de encerrar e ficar com raiva do mundo. Os homens tendem a ser mais empáticos mas são ofendidos de forma passiva como mostrou no segundo caso. Vou mandar este vídeo para muitas mulheres que tem a exata reação. Incrível!
Poxa que bom ter estes exemplos na prática, pq para quem é muito impulsivo e praticamente impossível para p lembrar q temos várias formas de responder, mas quem leva em conta os sentimentos de quem ouve e os do q falou. Criamos conflitos à toa...
já vi e revi esse vídeo várias vezes, pois o assunto tem importância constante e a forma didática como vocês explicam traz clareza e compreensão. Obrigada pela contribuição 😊🙏🏻
Estou fazendo esse curso pela ENAP, já no módulo 1 comecei a perceber que preciso mudar muita coisa na minha vida. Com certeza sairei bem melhor no final. Vídeo excelente, parabéns!
Tenho sérias dúvidas, se daria certo mesmo. O que eu vejo é que nas relações , três fatores são essenciais para essa conversa ter efeito. Tem haver e não podemos deixar de foras coisas como : tempo de casamento, idade dos parceiros, relações anteriores principalmente filhos no caso dela, o lado financeiro do marido......e.....etc
Que parada da hora e eu pensava que era empático e sabia ouvir, acho que nunca reagi como no último exemplo do vídeo em nenhuma conversa ou pelo menos não me lembro. Além disso, enquanto eu assistia lembrei de pessoas do qual convivo que tem esses tipos de conversa. Vou recomendar demais o canal. Parabéns!!
A primeira meta é e encontrar alguém pra ter um diálogo.
Boa
Kkkk verdade ....
KKKKKKKKKKK
Kkkkkk bem isso
Uma amiga minha conhece muito sobre CNV a todo momento rotula e generaliza as questões e pessoas
Percebi que eu uso a CUV - comunicação ultra violenta. Aí meu Deus, interceda por mim! Dai-me paciência e sabedoria! 🙏🙏🙏
Ultra? 😂😂😂😂
Vc é humano, é normal se descontrolar, perceba seus gatilhos e mude, isso é gradativo, vc vai conseguir. Tem outro vídeo que eu vi aqui no canal que eu achei bem interessante que fala disso.
Kkk com esse bom humor deve ter um desconto!
@@lenymorais3535 esses gatilhos que são difíceis de identificar.
Acabo de conhecer o cana, amei, assinei💓
" A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira". Provérbios 15:1. Excelente aula👏👏👏
Adorei sua resposta e o provérbio Rosiane. Feshow. 👍
Isso vale para tudo né?
É isso aí Rosiane aprendi isso bem cedo. Graças a Deus.
Vc me fez pensar. 🤔 Estava precisando disso
Conheço como "a palavra branda acalma a ira, a dura incita o furor".
Minha vó falava assim...
Na primeira versão ela guardou para si, o que provavelmente vai "explodir" em algum momento na viagem. Na segunda ela explodiu na hora e vai ser uma viagem péssima do começo ao fim. Na terceira ela aplicou a cnv compartilhando os motivos pelo qual ela não pode ir. Na quarta além de compartilhar o motivo pelo qual não pode ir ela elogia, e chega ao ponto de analisar as melhores possibilidades.
.
Mas como perceber a cnv na outra pessoa , quando ela nao da satisfações?
Tipo ela só diz que não vai i pronto?
@@patrickraires8874 oi Patrick! Quando você diz "perceber a cnv na outra pessoa" você quer dizer como reconhecer as necessidades que estão por trás das ações da pessoa se ela não revela e ainda coloca um ponto final na história? Pois bem, aí é que entra nossa empatia: a gente pode fazer chutes para entender os motivos do outro. Porque nem sempre o outro vai expressar de cara mesmo! No mundão de meu Deus, é raro que as pessoas façam isso. Mas A GENTE pode convidar o outro para uma conversa bem verdadeira e mais humanizada se A GENTE faz esse movimento de olhar para as necessidades do outro. Uuuu, desafiador? Abraço, Carol
@ gostei ! Nós qie temos que mostrar primeiro .. hoje as pessoas levam tudo paraa o lado pessoal. Poucas procuram entender as reações do outro , ou reconhecer que errou ..
Muito obrigada Carol.
Minha gerente SEMPRE é a número 4.
Como alguém pode ser assim o tempo todo? Que doidera.
No diálogo 3 e 4 , ele entende ... Dependendo da pessoa , a banda não toca assim ... Nem sempre daria certo , depende dos interlocutores. Ele é bem calmo e pouco insistente .
Ele entende , ou ele q fica chateado e guarda pra explodir mais tarde. ??
Mas aí o que propõe? Guardar pra si seus sentimentos que vão te corroer e uma hora você não vai mais aguentar, ou descarregar tudo em cima do outro e aí você machuca o outro e a si mesma?
@@roseliperez7602 talvez, se ele ficar calado e guardar pra si, isso aconteça, mas não foi o que pareceu ter acontecido na conversa
@@drogadepc acho que deu pra perceber no vídeo que nenhuma das duas formas vai ser agradável pra todos. Eles falam em conversar e entender o outro, isso é o mais importante.
Pois é, eu já fiz a CNV++ e a pessoa simplesmente não aceitou que eu não queria porque não me sentia bem fazendo o que ela queria naquele momento.
Hoje em dia você não pode discordar da pessoa por mais leve que seja que você já ganha um inimigo do nada.
Exatamente, parece que as pessoas não tem paciência de ensinar ou de concordar em discordar, isso é mt absurdo
ta insuportavel mesmo, tem que meter mó parla pra dizer um não.
Esse papa de cnv é o mesmo que pisar em ovos misturado com rasgação de seda o tempo todo. Parece que está desarmando uma bomba infinita. E se as pessoas fossem maduras? Acho que seria melhor.
@@humreal3760 O mais saudável é você falar " não fulano, não tem jeito. Mas assim que tiver possibilidade sem prejudicar outras responsabilidades nós iremos". Simples.
É foda essa época atual ond você tem que ficar sendo bibêlo para impressionar os outros.n
@@kaioshdecorvo8309 Concordo. Foi direto, sem ser condescendente e sem ser agressivo. Mais na linha do "aprenda a dizer não!" 🙂👍
Preciso melhorar muito! A minha intolerância é significativa, principalmente com os mais próximos, aqueles que amamos e que nos ama. Excelente didática. Parabéns e obrigado.
😭😥😭😥😭😥😭😥😭😥😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭
Sua fala faz todo sentido pra nós, Luiz Carlos. É justamente com os mais próximos que a gente deixa nossas feridas e desafios se expressarem - ainda que de um jeito torto e pouco compassivo. A boa notícia é que tem jeito! Seja bem-vindo a esta jornada de transformação com a gente. E obrigada pela apreciação da nossa didática ;) Seguimos juntos. Um abraço, Carol
O certo seria o 4°exemplo, um fala e o outro ouve,e vice versa. Na realidade, falta muita empatia entre os casais, sabedoria, e falta de paciência.
Eu
Que bom que vc está em busca de crescimento pessoal, continue assim.
Não sei pq o algoritmo do YT me recomendou esse vídeo!Mas achei muito bom!Parabéns!Preciso melhorar bastante meus diálogos!
é o sinal divino kkkkk
Estou fazendo Curso de CNV por exigência do trabalho. Sou funcionária de uma empresa governamental e atendo ao público. Considero que o curso vai me tornar uma servidora melhor e no ambiente familiar também me trará muitos benefícios. Parabéns pelo vídeo colocaram em prática de maneira clara toda a teoria do curso!
o dialogo eh tudo minha gente r em
tempos de tanto mimimi , nao pode isso nao pode aquilo eh uma grande solução 👍🏻👏🏻
Parabéns por vc entender e aceitar essa possibilidade no seu trabalho e na sua vida toda.
Muito importante CNV. Já me prejudiquei muito por não saber me comunicar.
Estou aprendendo me policiando sou muito agressiva na comunicação
Lizete, estamos juntos. Nós todos aprendemos a ser agressivos com os outros ou com a gente mesmo. Bora desaprender isso pra praticar mais firmeza-com-compaixão junto? Seja bem-vinda ao canal e a esta jornada toda! Um abraço, Carol
É interessante as 4 versões. Todas me falam de mim em momentos diferentes da minha vida. A primeira é aquela que não quer desagradar ninguém, mas fica chateada ou magoada. A 2a é aquela que está querendo ganhar seus direitos e um pouco feminista ortodoxa. A terceira já consegue falar de seus sentimentos e se livra de algo interno. E a 4a parece a psicologa com seu paciente alegre e carinhoso. Ela expõe os sentimentos dela e é empática com as vontades dele. Muito legal, mas é trabalhoso conversar assim. Demanda sensibilidade, saber ouvir, e tempo disponivel para, estrategicamente, conversar.
Esta 4a fala demanda AUTOCONHECIMENTO.
Parabéns a vocês por perceberem que tem algo a melhorar e que fazem algo para isso. Sucesso!
Achei super legal, esse vídeo com o Karnal! 🤭
É a prática da meditação que nos dá condições de ter um ou dois segundos antes da resposta, treinamento p não ser reativo
o seu pensamento no primeiro caso: " podia ter falado, mas ai fala e piora o conflito". É assim que me sinto em uma conversa com minha mãe, acabo não conversando e vivemos juntas mas com eu muda para não gerar conflito e eu manter minha sanidade mental.
Parabéns ! Muito bom !!!
Bingo!
Tenta mudar-se de casa. Sua mãe parece ser narcisista.
Talvez mudar a forma de falar, como eles ensinam..
Todos os diálogos são válidos, mas faltou um 5 diálogo, aquele quê ele pode ir só ver, curtir os filhos e a mulher ir curtir a rotina dela. Relacionamento também é as pessoas curtir individualidade, ela também traz benefícios. 😉
Também pensei assim ele poderia ir sozinho também.mas só q ele queria a compania dela .
O golpe taí cai quem quer: "Pode ir sozinho(a) meu amor...início do chifre."kkkkkkk😆
Ou os filhos podem vir passar o fds com eles. Assim eles terão companhia, mas estarão cuidando da rotina.
Depende, tem mt gente que não vê graça em sair sem ser com a mulher (eu inclusive)
Sim, esse quinto seria possível também. Existem muitas possibilidades, mas acho que esses quatro exemplos são suficientes para ilustrar o vídeo e outros exemplos podem ficar para outros vídeos.
Esse amigo aí é uma versão mais jovem do Leandro Carnal? Parabéns pelo conteúdo.
Verdade
aham...kkk
Tb pensei isso. Kkkk
Achei que era o próprio
Já ouviu falar em "Complexo de Porco Espinho"? É o que costumo associar ao modo como vivemos muito hoje. Acuados, sempre com os espinhos prontos e preparados para contraatacar ao primeiro sinal de ataque. Os dois primeiros exemplos do vídeo ilustram muito bem isso. Gostei.
Hoje preciso conversar com o meu noivo, algumas questões importantes sobre perdão e não sabia muito bem como falar, amei os exemplos práticos.. que Deus me ajude a ser humilde em me expressar .
Como tem gente linda!!! Espero que tenha conseguido!💙
E aí, deu certo? Espero que sim.
Me identifiquei com a primeira versão 🤦🏻♀️ e posso dizer que não é bom pra quem faz isso. 😕 A 4 versão eu nunca nem vi na vida, ninguém fazendo isso, nunca.
Jéssica, esse também era meu padrão principal. Mas dá pra mudar isso! A coisa mais linda é que existe uma grande COMUNIDADE de pessoas que conversam assim, com empatia e autenticidade. Seja bem-vinda à comunidade se quiser descobrir mais deste outro jeito de viver :) Um abraço, Carol
No caso da 4°. Demora mto e parece falso.
Conheco gente assim.posso garantir q é chato mas necessario.
Treino e altos e baixos
Existem pessoas assim sim! Depois desse vídeo, você vai ficar mais atenta e valorizar isso mais. Aí, ficará mais fácil de encontrá-las! ;)
Versão 3: forma bem educada de dizer não. Posicionar-se
1 - Não saber dizer não
2- Só se importar com vc próprio
3- Apesar de dizer não de forma educada, ficou buscando aprovação
4- Foi a melhor, Gostei dessa CNV
Alguém pode me indicar um livro de CNV com linguagem fácil?
Comunicação Não Violenta de Marshall Rosenberg
Se eu me distrair, fico fora da cnv. E tem pessoas q me desestabilizam tanto q não consigo pôr em prática a cnv.
Sérgio, sim, faz sentido. Tem coisas que são "gatilhos" pra nós. E é fácil entrar na reatividade dos pensamentos e falas, porque estamos muito treinados nela. Bora treinar a presença juntos, a gente mostra como, especialmente nos nossos cursos, mas também nos vídeos do canal e do Insta. É treino mesmo, quanto mais a gente fica consciente, mais vamos fazendo escolhas, em vez de cair no piloto automático, mesmo quando a gente é engatilhado ;) Um abraço, Carol
@@carolinacassiano é isso! Muito verdade. Eu quero essa jornada!
Mas p ISTO, q é maravilhoso , precisa dos 2 praticarem CNV. PARABENS A VCS ,ADOREI E ESTOU COM VCS!!!🤩😍👏
Eu gosto de quem fala sem cnv... "Mas sem chance... não... sem condições..." melhor q ficar enrolando
Preciso de MTA concentração tbm kk
A argumentação perfeita. Pessoalmente eu acho muito difícil agir com tanta delicadeza porque me sinto sobrecarregada e tenho que me desdobrar para dar conta de tudo.
Versão 4: que linda! Um dia chegarei lá! Conversar em clima de diálogo, outro sonho ......sonhos dourados .....
Vivemos em uma sociedade “curta e grossa”.
Aplicar a CNV é um esforço tremendo.
Muito autoconhecimento, empatia e, não menos importante, treinamento.
A gente precisa treinar e isso implica em errar algumas vezes até começar a acertar.
Adorei o vídeo e principalmente notar que não se fazer ouvir é um tipo de comunicação violenta. Uma violência aos meus sentimentos e a relação. Parabéns e gratidão pelos ensinamentos!!!!
Uma total novidade pra mim. Eu estou muito interessada. Eu sei que preciso aprender sobre isso.
O que me chamou MUITA atenção foi ela ter expressado o que sente sem agredir, sem discutir, sem criar um climão, sem criar desconforto e confusão. Meu Deus que maravilha!
oi @adriaadria54, que delícia receber seu comentário expressando seu ahá, seu insight, seu maravilhamento. Seja muito bem-vinda a este mundo de práticas compassivas e corajosas comigo e com Sven. E, quando quiser se aprofundar, venha para nossas imersões! Um abraço, Carol
Muito boa essa explicação sobre CNV através de diálogos exemplificativos! Não sou de "soltar os cachorros". Porém, engulo sapos demais - e só agora percebi que isso é muito nocivo às relações e não é CNV. Obrigada pelos ensinamentos, Carol e Sven!
GENTE!!Comecei a fazer isso há mais ou menos umas duas semanas e tem me feito mto bem...ja que sou mto Saraiva.
Só que eu não sabia q que isso tinha um nome é mto menos um método...tô chocada!!!!
Incrível!
O problema é se conscientizar na hora que acontece. Muitas vezes sobe a ira antes de pensar que se precisa conversar.
Parabéns pelo vídeo.
Me comunico muito da forma dois e sempre entro em confusão nos meus relacionamentos pessoais, as vezes sem entender o motivo, já que pra mim tudo que eu sinto é tão natural (só pra mim, é claro!). Sou nova no canal, mas quero permanecer aqui para melhorar... bjs
A maioria...mas reconhecer que é preciso melhorar , já nos colocou numa posição superior.
Adorei e video! Por mais que o CNV possa parecer algo não natural pra muita gente, os diálogos com CNV mostram o reconhecimento, aceitação e sinceridade sobre as próprias emoções: A famosa 'Inteligência Emocional'.
Isso tudo é algo que, nas minhas buscas, já pude perceber como pilares fundamentais para cultivar mais harmonia em qualquer relacionamento. Por isso, deixo a máxima: "Não vai ser natural até você praticar o suficiente". O que vale é ver até onde isso faz sentido pra cada um. Nunca abrace algo que não te passe a sensação de "isso seria bom pra mim". Pois cada um tem seu próprio caminho de evolução.
Namaste 🙏🏻
Eu também penso assim, mas isso só vale quando as 2 pessoas buscam juntos, pior é estar casada a mais de 10 anos e ver que vc casou c uma pessoa que não busca o crescimento emocional.
Ótimo comentário
@@quase50 concordo! Não adianta só a gente tentar e o nosso parceiro não se abrir pra isso também.
Excelente.
Tenho um sério conflito com meu filho, já adulto.
Jogo muito a responsabilidade nele, da comunicação e, muitas vezes, não faço a minha parte.
É muito treino e PACIÊNCIA...
Parece que tenho um CNV natural com pessoas desconhecidas e amigos, mas com alguns familiares mais proximo eu sou ao contrário. 🤡🤡🤡
É...pq se vc é grosso com desconhecidos, tu pode levar um tapa e tchau....já as pessoas próximas vc sabe q elas estarão lá independente da maneira como vc as trata, mas cuidado porque uma hora cansa e ninguém é obrigado de manter contato com pessoas grossas! (Só um exemplo)
Kkkk
Eu vejo que eu perco a linha quando alguém quer impor suas vontades e mandar em mim, pela força.
@@vivianegambati5689 Nossa, muito obrigado pelo tapa de luva. Vou refletir sobre isso...
Tem casos em que a conversa 1 leva a conversa 2. Quando você engole muito sapo, já fica de saco cheio e quando vai falar sobre o que incomoda já está tão irritado com a situação que vai logo soltando os cachorros
Lindo... Adorei tudo. As falas, as cores, o jeito de vcs, o roteiro e o design dinâmico e god vibesss do vídeo :) Parabéns, people....
Cheguei aqui no canal agora. E meu Deus. Sou eu toda falando sem Cnv. Quero mudar a maneira de falar. Realmente é muito melhor falar com a comunicação não violenta.
oi @Adriana! Seja muito bem-vinda! E você não está só: nós todos aprendemos a pensar, nos relacionar e conversar de um jeito muito diferente do que a "não violência" nos propõe. Estamos todos nessa jornada de desaprender o que aprendemos para nos reconectarmos com a humanidade e a compaixão para lidar com nossos conflitos internos e com os outros. Seguimos juntas! Se quiser, nos siga também no Instagram. Em breve, vamos começar a publicar os novos vídeos! Um abraço, Carol
👏🏻 Bacana para casais que não tem percepção profunda do outro num relacionamento amoroso embasado na expressão verdadeira... ótima estratégia, mas as pessoas precisam ter afinidade com essa forma d expressão pra não ficar artificial....
Conversar com empatia é bem interessante.
"Ah, faz espontaneamente". Também conhecido como livre e espontânea pressão.
Nossa, preciso melhorar muito minha comunicação !
Cheguei na conclusão de que há várias formas de mandar uma pessoa pea PQP, kkkk. É só ele ir e ela ficar. Ou ela fica e ele vai. Cada um fazendo o que quer, mas nunca deixando faltar respeito. Confiança é a chave
CNV é muito legal pois separa e puxa a responsabilidade do que sentimos para nós. O lócus externo joga ao outro a responsabilidade do que sinto. O lócus interno traz para si a percepção do que EU SINTO, partindo do que outro fez e disse. Amo muito 💕💕
Nossa! Eu sempre na vida fui a primeira versão. Depois de 1 ano 6 meses de terapia, eu tenho percebido e entendido a importante de falar sobre o que sinto e achei incrível a última versão em que a Carol validou o que o marido falou e o que ela falou também. Amei essas simulações de conversas, já vou me inscrever no canal. Abraço grande aos dois.
EXCELENTE VIDEO
Kkk a 3 ela faz o cara se sentir mal com a ideia q ele teve kkkk
Que exemplos, ficou fundo aqui. Eu tipo engoli sapos, porém venho trabalhando a passos pequenos. Meu marido muito reativa, argumentativo, ganho no excesso, na intensidade. Vendo as conversas, percebo tantos erros, tantas falhas minhas, por engolir tanto e hoje sinto um peso interno que tento desfazer. Algo q chamou muito também é os olhos nos olhos. Que lindo essa conexão, respeito, um se importando com o outro, se posicionando sem querer colocar guela abaixo no outro. Adorei. Parabéns. Vou seguir -los.😍👏👏👏👏👏👏👏👏👏Gratidão
Eu reajo muito como a 1a sem CNV... Mas me faz mal pq estou sempre insatisfeita comigo mesma... Fico pesada
A algum tempo tento ser uma pessoa melhor em meus diálogos, e não imaginava q poderia encontrar tanto conteúdo assim. Q dimais!!!! GRATIDÃO!
Acabei de descobrir que levo jeito com cnv hahah. Obg pelo vídeo, amei!
Só pelo tema já simpatizei com o casal.
O Sven é a cara do Suplici.
😆
Com um exemplo prático é muito mais fácil compreeender a técnica.
Muitíssimo obrigada pelo trabalho.
Gratidão pela aula incrível 😍 percebi que eu era a que solta os cachorros e que mudei pra a que engole sapo e depois de explodir pedi ao universo uma solução e me veio a CNV 🥰🎯🌟 Agora é começar a praticar e ter paciência nesse.processo 💪🏽
Acho todos os ensinamentos da CNV maravilhosos e transformadores. Sou advogada e mediadora judicial, e essa linguagem tem contribuído muito para lidar com conflitos. Mas sinto que, na prática, com pessoas que não têm noção do que se trata a CNV ou estão muito rígidas em suas posições, é realmente muito desafiador aplicar esses passos. Em uma conversa onde as partes já têm a prática de uma comunicação não violenta, tudo flui melhor. O desafio maior é quando só UMA das partes tenta aplicar e as outras não estão conectadas com isso. Acredito que isso faça parte da construção e adequação da CNV no dia a dia e em cada contexto, não é mesmo?! Uns dias serão mais "fáceis" do que outros, o importante é não desistirmos.
Até emocionei quando começou a versão com CNV
Sou mais frequente no terceiro cenário, mas como fico feliz quando me encontro no quarto. Muito bacana o trabalho de vocês. Só consigo agradecer e parabenizar.
O filho do Karnal!
Excelente vídeo, veio num momento de comunicação e troca ruim com minha parceira.
Pra mim isso é tecnica😂No meu dia dia sempre é o primeiro depois o segundo aí fica um mês difícil.
Grata por passar essas dicas, vou tentar aplicar....
Pq não é fácil de feito nenhum. Valeu!
Estou vendo esse vídeo agora em plena pandemia. Gostei bastante.
Já usei esse "sem chance" e deu o maior fuzuê!
Gente, o youtube me presenteou com o canal de vocês hoje! Que sincrônico com meu processo e meu desejo de apoio pra sustentar certos enfrentamentos/posicionamentos! Haja coragem mesmo! Gratidão pelo servir de vocês!!
Eu amei esse formato de vídeo, ver na prática é a melhor forma de aprender! Seria bem legal vcs fazerem outros vídeos assim com outras situações ❤ Obrigada
Vc argumentou com delicadeza e aceitou a fala dele.
Assim é o chakra Comunicativo saudável!
Requer auto conhecimento e consideração: a render na relação com o companheiro!
Além de bater palmas e assoviar: q sons o ser humano faz d admiração?
A cada dia encontro mais sentido na CNV. Um caminho longo, mas possível.
Sei que é importante prá vocês que mais pessoas se inscrevam e participem do canal. Além de aumentar o alcance, e divulgar mais o conteúdo. Sinto que essa é uma relação ganha-ganha, porque essas colocações podem me ajudar a entender o processo da comunicação sem violência, e consequentemente melhorar o aspecto da interação com os meus entes queridos, amigos e clientes.
Que bom se toda vez que receber a notificação possamos desfrutar desse covivio, vou me sentir muito alegre com esse encontro, e já estou aguardando o próximo. Um grande beijo ao casal, até breve ❗
Aprendeu direitinho, né? Gostei kkkkkk
É bom ver exemplo práticos porque lendo só da a impressão que é muito robótico, e é pra ser algo sincero e honesto com a gente e com o outro. Gostei do vídeo.
Achei interessante o conceito e aplicação da CNV. Mas fiquei curioso em ver isto aplicado em situações extremas, como relações nas empresas por exemplo. A dinâmica ficou suave e parece fácil vendo os dois sentados, num contexto familiar, decidindo questões entre casais, com tempo livre pra conversar, porém a rotina da maioria, principalmente na realidade corporativa e outros contextos, não existe fatores tão favoráveis para tal diálogo, fica a sugestão de conteúdo, rs. Abraço e parabéns pelo vídeo!
Na real, é mais fácil ficar confortável em colocar os sentimentos e falar sobre eles com "os de casa", quando entra no mundo corporativo essa lida parece mais difícil porque não há tanta intimidade pra este formato de expressão, o lance é ir desenvolvendo o hábito de falar pra todos e com todo tipo de público as vantagens e desvantagens colocando junto na conversa uma vulnerabilidade (confundida erroneamente com fraqueza), naturalizar expressões como "desconforto", "aflição", e questionamentos pessoais mesmo na corporação. O ser humano é empata por natureza, às vezes esconde muito bem, mas continua sendo. E lembrar que há processos, respeitar cada movimento na construção da CNV é importante e valioso.
Ele parece mais um facilitador do que um interlocutor pra ela. Isso facilita as situações “criadas” no contexto desse vídeo....o que não retrata a realidade do dia a dia, nem nas corporações, tampouco no convívio familiar!!!!!! Porém, todavia, contudo, entretanto.....agradeço o conteúdo do vídeo....abriu minha percepção para algo passou- me desapercebido por 54 anos!!! Gracias! Bendiciones! Voy entrenar a partir de já! Jajajaja
No livro Comunicação não Violenta do Marshall Rosenberg tem umas situações bem extremas que o próprio autor vivenciou. Vale a pena conferir
@@diessygomes8155 Corporativa e outros contexto não existe fatores tão favoráveis para tal diário fica a sugestão
Mundo perfeito isso. Essa ideia seria o ideal, mas na realidade não é bem assim porque dificilmente ambos tem essa paciência e principalmente equilíbrio emocional, paciente, amor, gratidão. Brasileiro é um povo muito desiquilíbrios.
Gente, que incrível! Parabéns pelo conteúdo. Ficaram muito bem ilustrados todos os passos da CNV.
Percebi que para ter um diálogo sem violência. Temos que concordar sempre com a mulher!!!
Fantástica atuação! Adorei! Me satisfez muito e estimulou a voltar a atenção para o que está vivo realmente em cada agora... grata ao casal!!!!
Que diálogo mecânico. Nem parece que é um casal e que tem intimidade.
Que beleza.
Tenho esperança que a partir da cn v vou viver melhor com todos.
A terceira com CNV vc respondeu com clareza, e justificativa justa, porém foi individualmente, na 4° com CNV vc respondeu com clareza, e justificação justa, porém não foi individual, mas você olhou o lado dele também! Isso é muito bom!
Eu me comunico exatamente como na primeira versão. é horrível, depois eu realmente fico me remoendo e uma hora explodo. Preciso aprender a me comunicar.
Gente! Que conteúdo rico! Todo ser humano deveria assistir esse vídeo. Sou muito tendenciosa a engolir sapo, o que não gosto e quero mudar.
Que show o vídeo, execlente prática para aplicar no dia a dia. O importante é evoluir sempre e aprendermos a sermos melhores como seres humanos e com que amamaos
Sou e faço CNV nos meus 54 anos em praticamente 99% do que vivi e vivo, quando nem tinha esse conceito. E ao longo desse tempo, existiu julgamento como se fosse falsidade e uma vez recebi “pedradas” em palavras, até fui expulsa do apto da pessoa, justamente pq o outro não estava num momento propício para “ouvir” .. vamos em frente, pq autenticidade pode sim existir com RESPEITO. Parabéns pelo canal 👏🏻👏🏻
As pessoas confundem sinceridade com atropelar os sentimentos alheios para dizer o que passa pela cabeça, aí quem não age dessa forma fica como falso(a).
Obrigada! Estou começando a estudar a CNV. Quero aplicar nos meus relacionamentos!
Nossa que chato ter q fazer a outra pessoa me entender!!!! Mas quem está num relacionamento tem q usar essa linguagem. É sinal de amor, paciência e respeito.
Boa noite Carol e Sven, estou com o livro CNV do dr Marshall na minha cabeceira há 2 anos...como este estudo é intenso, leio e releio muitas vezes. Trabalho com equipe multidisciplinar na saúde pública da cidade de SP e vivencio conflitos diariamente. Este estudo tem me auxiliado muito. Como saber se na hora do "pedido" não estou tendendo mais para um lado que o outro? Percebe que muitas vezes duvido muito da minha própria capacidade... Obrigada pela explicação 😉
Seria perfeito se a outra pessoa também respondesse dessa maneira calma
Legal! A CNV é um trabalho civilizatório nas relações interpessoais....dói para aprender...crescer dói. Mas quando aprendemos a vida fica mais leve e a mente mais calma...muito bom! 👏👏👏
Essa comunicação é muito usada no Centro de Valorização da Vida, CVV. Aprendi quando fiz um curso para ser voluntária.
CVV salva vidas. Parabéns por se voluntariar.
O primeiro caso é comunicação violenta consigo mesmo. A pessoa que só engole sapo está se violentando. Se perder o medo de expor o que sente automaticamente se comunicará sem violência
Não necessariamente. Ela pode ser violenta com o outro. Essa comunicação não violenta é interessante. Queria exemplos dela no ambiente de trabalho, onde a hierarquia nos faz muitas vezes implodir, fingir que aceita e adoecer emocionalmente.
Muito aprendizado nestas exemplificações... Já tornei-me seguidor e Fã só por esse video! Gratidão
Que beleza de vídeo!! Trazendo a CNV para o dia a dia real. Muito grata!!
Isso deveria ser ensinado nas escolas... isso sim é ensino para a vida
Dá pra curtir mais de uma vez? Adorei!
Meu Deus, isso deveria ter sido ensinado na escola!
Olhando estes cenários percebi que a maioria das mulheres que conheço e de diferentes idades tem um diálogo violento como padrão principalmente similar ao primeiro caso de encerrar e ficar com raiva do mundo.
Os homens tendem a ser mais empáticos mas são ofendidos de forma passiva como mostrou no segundo caso.
Vou mandar este vídeo para muitas mulheres que tem a exata reação. Incrível!
Poxa que bom ter estes exemplos na prática, pq para quem é muito impulsivo e praticamente impossível para p lembrar q temos várias formas de responder, mas quem leva em conta os sentimentos de quem ouve e os do q falou. Criamos conflitos à toa...
Muito bom a contextualização !
Perfeito
Entendi que esse é o meu modo de buscar soluções para estar me comunicando com eficiência e empatia ! 🙏🏻🙏🏻
Gostei muito desse vídeo! e provavelmente dos outros.muito grata!
já vi e revi esse vídeo várias vezes, pois o assunto tem importância constante e a forma didática como vocês explicam traz clareza e compreensão. Obrigada pela contribuição 😊🙏🏻
Vocês são demais!
Estou fazendo esse curso pela ENAP, já no módulo 1 comecei a perceber que preciso mudar muita coisa na minha vida. Com certeza sairei bem melhor no final. Vídeo excelente, parabéns!
Tenho sérias dúvidas, se daria certo mesmo. O que eu vejo é que nas relações , três fatores são essenciais para essa conversa ter efeito.
Tem haver e não podemos deixar de foras coisas como : tempo de casamento, idade dos parceiros, relações anteriores principalmente filhos no caso dela, o lado financeiro do marido......e.....etc
Que parada da hora e eu pensava que era empático e sabia ouvir, acho que nunca reagi como no último exemplo do vídeo em nenhuma conversa ou pelo menos não me lembro. Além disso, enquanto eu assistia lembrei de pessoas do qual convivo que tem esses tipos de conversa. Vou recomendar demais o canal. Parabéns!!