āđāļāļāļĢāđāđāļāļĢāļŠāđāļāļ·āđāļāļĢāļāļāļąāļāđāļŦāļĄāđāđāļŦāđāļāļĩāđāļŦāļāđāļāļ! āđāļĄāđāļāđāļāļāļāļāļāļąāļāļĢāļāđāļāđāļēāļāļĩāļāļāđāļāđāļ āļāļąāļāļĄāļēāļāļ§āļāļāļāļāđāļāļŦāļĄāļąāđāļāđāļŠāđ
33:05
Escrevo diÃĄrios desde os 10 anos de idade, atualmente tenho 34 e nunca abandonei o hÃĄbito. à maravilhoso escrever sobre o presente, os desejos futuros e voltar ao passado. As vezes releeio pÃĄginas dos anos anteriores, meus sonhos(agora realizados), e legal acompanhar meu desenvolvimento pessoal e emocional. Recomendo muito escrever esse tipo de anotaçÃĢo pessoal.
A minha recomendaçÃĢo:
Eu tenho TDAH e, pra mim, ÃĐ imprescindÃvel que eu possa escrever rÃĄpido, porque minhas ideias passam rÃĄpido demais.
Escrever no computador me trÃĄs uma sensaçÃĢo de 'unload' 'descarrego' de pensamentos, ideias, sentimentos.
JÃĄ resolvi vÃĄrios problemas meus, refletindo enquanto escrevia, contra-argumentando eu mesmo e escrevendo.
Eu uso o NOTION, onde cada pÃĄgina ÃĐ um dia.
O Notion tambÃĐm me permite que eu pesquise dentro de tudo que jÃĄ escrevi (Sem precisar folhear pÃĄgina a pÃĄgina)
E tambÃĐm que eu organize as pÃĄginas por ideias tambÃĐm tipo
Se eu quiser fazer uma pÃĄgina sÃģ pra discorrer sobre uma Única ideia, depois eu posso 'etiquetar' todas as pÃĄginas que sÃĢo Sà de ideias.
Recomendo muito mais utilizar o notion do que um caderno de mÃĢo.
Mas teste os dois.
Excelente VÃdeo, Izzy!
O Notion eu tentei usar, mas o lance da personalizaçÃĢo tira o foco demais. à uma aplicaçÃĢo modular, entendo isso...que tudo que vocÊ faz lÃĄ vocÊ mesmo que monta e personaliza...e nÃĢo tem nada igual. Sua vida inteira pode estar dentro do Notion se vocÊ quiser...mas pra mim nÃĢo funcionou, ainda uso aplicaçÃĩes diferentes pra funçÃĩes diferentes. Excel pra planilhas, Trello pra tarefas, Evernote pra diÃĄrios...etc etc
O Notion ÃĐ legal msm, mas acho q vai de cada um sabe. Tentei por um tempo, mas o q funcionou pra mim foi caneta e papel, principalmente depois q entrei no mundo das canetas tinteiro
@@supersoma2 Rapaz, eu fazia isso mesmo aÃ, nessa mesma distribuiçÃĢo que vocÊ falou. Consegui reduzir para eliminar o Trello (agora faço as listas de tarefa em papel e caneta, porque me organizo melhor e porque no fim das contas, nunca eu ficava consultando tarefa no celular, ia direto pro PC). O Notion ÃĐ uma ferramenta excelente, mas acaba sendo tÃĢo variada que perder o foco nela ÃĐ 1-2.
@@ahiyano verdade. A ideia ÃĐ reduzir ao mÃĄximo as ferramentas usadas...um dia a gente chega lÃĄ!
Tb tenho TDAH e nÃĢo me dei bem com o Notion via navegadores, faço algumas notas do trabalho no gedit (uso ubuntu) e no celular uso keep mas eu acho que estÃĄ tudo muito bagunçado.Acontece direto comigo o que o Izzy relatou, eu vou abrir o celular para uma coisa e quando percebo, abri mil apps menos o keep, vou adotar a ideia dele, na verdade eu jÃĄ vinha pensando tem um tempo mas ficava nessa âmas nÃĢo posso usar o keep para isso?â Com esse video ele me convenceu, vou essa semana providenciar o caderno.
DiÃĄrios famosos:
MeditaçÃĩes (170 d.C.) de Marco AurÃĐlio,
ConfissÃĩes (400 d.C.) Agostinho de Hipona,
DiÃĄrio de Anne Frank (1947),
Canadian Years (2050) Izzy Nobre.
Uma das funçÃĩes mais importantes pra mim ÃĐ revisitar o "velho eu". Parece filosofia barata, mas ver os pensamentos e sentimentos que eu tinha hÃĄ anos atrÃĄs, me faz ser mais crÃtico e racional sobre os pensamentos e sentimentos que tenho hoje.
Acabei de terminar um curso sobre criatividade, no skillshare. O cara pontuou bastante a criaçÃĢo desse hÃĄbito para que vocÊ consiga desenvolver sua criatividade, outra coisa, ele comenta que aprender a desenhar tambÃĐm auxilia muuuito nesse quesito pq vc começa a observar melhor o seu redor.
O nome ÃĐ "Becoming Creative", do Brent Eviston.
Eu tinha esse hÃĄbito e sempre volto para ele quando estou aprendendo um novo idioma. Foi assim que desenvolvi rapidamente o FrancÊs, O Latim e o espanhol. O ato de escrever naquele idioma que vocÊ estÃĄ aprendendo ajuda muito a ampliar o lÃĐxico e memorizar estruturas do idioma em questÃĢo.
Pretendo agora aprender ÃĄrabe e russo.
Acho uma lÃĄstima que quando aprendi o inglÊs (lÃngua a qual nÃĢo tenho muito apreço, mas considero mandatÃģria) eu nÃĢo tinha este hÃĄbito.
Que coincidÊncia estou em processo de aprendizado da lÃngua russa ð, vou tomar sua dica para melhor o meu aprendizado
Eu mantenho um diÃĄrio desde meus 10 anos, inspirado pelo desenho do Doug Funny (hoje tenho 36 anos e ainda mantenho o hÃĄbito rs). Em alguns perÃodos ele parece mais um semanÃĄrio, mas atualmente se tornou um diÃĄrio mesmo depois de meu divÃģrcio. No processo terapÊutico ele foi muito importante. Antes eu usava a ideia do caderninho fÃsico mesmo, mas hoje eu costumo anotar tudo no digital. Ambas as formas acredito que tenha o mesmo efeito final, e ÃĐ muito transformador.
PÃī, tentei uma vez ter caderninho, abandonei no segundo dia jÃĄ hhaha. Demora um tempo pra acostumar. Mas eu esqueço demais das coisas, seria bem Útil se conseguisse adotar.
Eu sou ilustrador e quadrinista, ter um caderninho sempre à mÃĢo ajuda demais a nÃĢo deixar aquela ideia sumir. JÃĄ tiver vÃĄrios cadernos ou sketchbooks ao longo da vida, ÃĐ meio nostÃĄlgico abrir as gavetas e encontrar seu caderninho de 10 anos atrÃĄs e ver como vocÊ enxergava o mundo na ÃĐpoca.
Izzy, eu meio que faço a mesma coisa que vocÊ. Eu fui atÃĐ bem mais hard. Eu anotava todas as coisas produtivas que eu fazia durante o dia, criei um sistema de pontuaçÃĢo, o que me permitia saber o quanto exatamente eu fui produtivo no mÊs. Eu usava um caderno fÃsico mesmo, mas eu tinha que usar cerca de 30 minutos todo dia para fazer as atualizaçÃĩes. Quanto mais produtivo eu era, mais trabalho eu tinha para fazer as atualizaçÃĩes.
Depois que eu passei a fazer tudo isso no evernote, minha produtividade explodiu. Eu nÃĢo uso o evernote no celular, uso mais no computador mesmo. LÃĄ eu separo os cadernos em categorias, entÃĢo tudo ficou extremamente mais organizado. LÃĄ, tem a parte de estudos de lÃnguas, outra parte para o mestrado, outra para o doutorado, uma para anotar o que fiz durante o dia, outra para tÃĐcnicas de terapia cognitiva para aplicar pra mim, outra para desabafar, enfim...
Acho que vale a pena baixar o app do evernote no computador. No celular, eu nÃĢo consigo realmente. à muita distraçÃĢo. No notebook, eu acho nice. Como o app ÃĐ distinto do navegador, eu nÃĢo me distraio com notificaçÃĩes. Outro ponto positivo ÃĐ que o evernote ÃĐ muito simples. Funciona como um caderno mesmo. EntÃĢo ÃĐ quase que um monte de folhas em branco que eu posso ir preenchendo da maneira que quiser, sem muitas parafernalhas.
Hoje em dia, eu faço tudo que fazia no caderno, mas no evernote. Eu tenho o sistema de pontuaçÃĢo e todo final de mÊs eu consigo saber o quanto fui produtivo. Anoto o quanto esperava ser produtivo, e pq esperava, o quanto fui, se a expectativa foi frustrada ou nÃĢo, gero um grÃĄfico e tudo mais.
Adorei a ideia. Gosto mt de diÃĄrios, adoro escrever, me sinto mais produtiva, consigo ver minha evoluçÃĢo e me manter mais motivada para cumprir metas.
AliÃĄs, izzy, q tal um vÃdeo sobre metas pro prÃģximo ano?
Boa ideia!
Interessante, gostei bastante da ideia. Principalmente pra anotar ideias me parece Ãģtimo.
Eu admiro muito um TDHA que consegue se organizar com papel. A minha Alexa vinculada ao Todoist e o calendÃĄrio do Google sÃĢo meu canivete suiço para organizar boa parte da minha vida.
Gosto muito desse tipo de vÃdeo que vc faz de ideias, dicas, life hack... Lembro que vc jÃĄ fez um sobre hÃĄbitos que devemos ter pra melhorar de vida, atÃĐ anotei (mas em um app. hehehe..) Bom vÃdeo!
Estou tendo mais motivaçÃĢo para fazer anotaçÃĩes à mÃĢo.
O Leon (coisa de nerd) começou a fazer um bullet journal e agora o Izzy!
à sÃģ adaptar a sua necessidade
eu comecei hÃĄ 2 anos por instruçÃĢo da minha psicologa para lidar melhor com o TDAH e ser mais disciplinada(ao mesmo tempo menos dura comigo mesma) e foi excelente, a unica diferença ÃĐ que eu prefiro anotar nÃĢo num caderno assim fechado mas num mini-fichÃĄrio(papel A5 pontilhado) pq daà quando ele enche sai folha velha e eu guardo numa pasta e entra folha nova e o caderno ÃĐ sempre o mesmo. E ele ÃĐ pra tudo to-do, emoçÃĩes, metas, e gosto de misturar com o habito que jÃĄ tinha de meditar, entÃĢo cada vez que algo me tira da meditaçÃĢo pq to preocupada com o que eu quis, ou quero fazer, ou estou sentindo eu escrevo, e quando acabo a escrita eu posso sÃģ meditar normalmente, inclusive recomendo a todos os iniciantes em meditaçÃĢo fazer dessa forma. E se torna bem mais agradÃĄvel ficar de boas e offline de tudo por tempos maiores tipo 45 minutos(minha mÃĐdia) antes de dormir
Eu amo tecnologia e a ideia de de digitalizar pra rapidamente acessar tudo depois tambem ÃĐ otima. Contudo, na prÃĄtica, acaba nao sendo tÃĢo organico do ponto de vista simbolico.
Tb sou tdah e concordo com tudo que pontuou sobre as vantagens a esse respeito.
Mas, para alÃĐm disso, existe uma semiotica na escrita à mÃĢo. à ancestral. Usamos a escrita pra "fazer valer" aquilo a que conferimos validade, usamos mÃĄximas no nosso cotidiano como "vale o que ta escrito". Escrever no papel ÃĐ meio atÃĄvico,. Talvez associemos à s coisas digitais um carater mais "volatil", de forma que, ao digitar, talvez nÃĢo tenhamos a sensaçÃĢo real de ter registrado.
Escrever no papel me parece que elimina "intermediarios" entre nossos pensamentos e o registro deles. Acho que escuto melhor o que penso ao escrever no papel. No celular ou PC a gritaria mental ÃĐ bem maior rs
Em tempo: tenho uma caixa de caderninhos, acho que todos pela metade. Especialidade de tdah neh, engenharia de obras inacabadas. Mas a beleza reside em eu nunca ter desistido. Voce me inspirou a começar o quadragesimo setimo e aqui vamos nÃģs. rs
Sabe quando vc tem um problema que a resoluçÃĢo ÃĐ simples mas por algum motivo vc nÃĢo pensa na resposta Ãģbvia? Esse vÃdeo ÃĐ isso pra mim,eu tenho um monte de blocos de notas divididos em 3 computadores e dois telefones e quando eu preciso lembrar de algo ÃĐ maia fÃĄcil desistir do que achar em qual lugar eu anotei,tÃĄ aÃ,obrigado pela dica vai ajudar muito minha vida
Essa cor de camisa realçou muito sua beleza
Gato demais da conta
SÃģ voltando aqui pra falar mais uma coisa, vocÊ ÃĐ um verdadeiro influenciador do bem. Quando vier ao Brasil quero tirar uma foto contigo meu amigo de bolso.
Tamo junto mano, cÊ mora onde?
@@izzynobre Sou do Piaui Izzy
Eu me encontrei na mesma situaçÃĢo em 2012!!! Sempre tive problema de memÃģria e tudo sÃģ piorou com a depressÃĢo. Eu tinha muito problema de me expressar tambÃĐm, nÃĢo tinha mto tato pra conversa, guardava muita coisa pra mim. Comecei a anotar coisas que queria falar pra alguÃĐm, coisas pra fazer, comprar ou arrumar. No começo eu usava o meu celular pra isso mas uma vez aconteceu de uma pessoa pegar o meu cllr e ir olhar essas anotaçÃĩes. NÃĢo tinha nada incriminador mas fiquei mto desconfortÃĄvel, me senti invadido, entÃĢo optei por um livro fÃsico onde eu pudesse escrever e guardar separado. Sempre fica na minha mochila e anoto de tudo: apresentaçÃĩes da universidade, musicas que ouvi e gostei, coisas que eu queria dizer pra alguÃĐm (pra nÃĢo esquecer de falar, sou esquecido assim), entre vÃĄrias coisas do dia-a-dia. Recomendo demais!
Eu sempre quis ter um caderninho pra ficar anotando coisas aleatÃģrias, porÃĐm cada vez que eu tentava eu sempre abandonava por um motivo ou outro, agora ÃĐ uma boa chance pra criar esse hÃĄbito de uma vez por todas
Eu era assim tambÃĐm, como mostrei no vÃdeo. Demorou um pouco pra engatar, mas depois que engatou, jÃĄ vi que ÃĐ um hÃĄbito que nÃĢo conseguirei mais parar.
Eu comecei a me organizar melhor com listas/todo/tarefas/calendÃĄrios de uns 3 anos para cÃĄ. Uso basicamente 4 apps no celular e aproveito as notificaçÃĩes para nÃĢo deixar passar.
Um app de HÃĄbitos onde que marco tarefas diÃĄrias/semanais, com horÃĄrios e alertas. Tipo:
Comida da nossa cachorrinha, remÃĐdios, dia de levar lixo, lavar louça, e etc.
Um app de ToDo. Nesse eu guardo lista de compras, coisas que preciso fazer em alguma data.
As vezes eu preciso ligar em algum lugar sÃģ na segunda que vem, ou preciso comprar um item para casa daqui 3 meses. Ou coisas da semana que me vem na cabeça a qualquer hora.
O app de CalendÃĄrios para marcar compromissos. Finalmente eu aprendi a usar calendÃĄrio e agenda.
E pra fechar, eu uso o Trello para organizar minhas tarefas de estudo e livros. Anoto tudo que quero estudar/ler, que estou lendo/estudando, e os que jÃĄ finalizei.
Pensei em passar para o papel algumas dessas coisas, para exercitar o ato da escrita e dar uma afastada do mundo digital.
Engraçado Izzy, acabei descobrindo esse habito sem querer a 1 ano atras, e hj eu nÃĢo consigo mais viver sem, tenho TDAH e sou programador, anotar as idÃĐias me da uma capacidade melhor de prever pontos vulneraveis, ou caminhos mais fÃĄceis de chegar no mesmo objetivo, ÃĐ realmente muito massa esse hÃĄbito.
opa, queria o relato de um programador, eu jÃĄ vinha pesquisando faz tempo, estou num grupo no telegram de quem escreve no papel mas nunca me convencia pq eu ficava âposso usar o gedit quando estiver trabalhando e keep no celularâ mas eu acho que estÃĄ muito bagunçado assim, alem que me distraio fÃĄcil tb por ter TDAH, logo me perdia quando ia no celular, agora estou convencida, vou essa semana providenciar o caderno.
@@LorreneCarolline +1. TambÃĐm sou programador e TDAH, definitivamente ÃĐ muito mais fÃĄcil pra mim escrever num caderninho.
JÃĄ tentei Todoist, Habitica, Notion e mais um monte desses apps de "produtividade" e tenho muita dificuldade de me manter usando. Uso o Keep pra guardar umas ideias e links, mas sÃģ pela facilidade de ser bem simples e multiplataforma. O resto (listas, ideias, pensamentos e tudo mais) eu prefiro no papel.
@@gnuns obrigada pelo depoimento
Usei um diÃĄrio assim de 2007 atÃĐ 2014.
AtÃĐ o momento que troquei por um por gravaçÃĢo.
Salvo o ÃĄudio com (tema+data Mp3)
E um app converte tudo que gravei em texto (AI).
Listinha de compras eu escrevo em uma folhinha separada e descarto apÃģs o supermercado.
E lista de tarefas gerais eu escrevo em um papel com caneta de desenho bem grossa e colorida para colocar na parede e ficar bem evidente, cada folha um tema, como dinheiro, compras, social, casa. e alÃĐm disso tambÃĐm escrevo as tarefas mais importantes em um app prÃģprio de tarefas .
Mas ideias criativas e anÃĄlise mais longas da vida eu gravo em ÃĄudio. Amo fazer caminhada e gravar auto anÃĄlise da vida , falar sobre o dia, medis atuais, incÃīmodos, metas , planos, coisas positivas que aconteceram. TambÃĐm adoro gravar de maneira extensiva sobre ideias criativas, roteiros, planos de empreendimentos etc. Coisas que nÃĢo iria ter paciÊncia de escrever 5, 6 pÃĄginas.
Abraço , grande
Comecei o meu diÃĄrio em 2018 e nunca mais parei. Faço num arquivo do Word e configuro uma senha que ninguÃĐm mais sabe (PASSO IMPORTANTÃSSIMO). Divido por categorias, como: trabalho, estudos, assuntos pessoais, etc. Sempre coloco um cÃģdigo no final de cada texto pra saber a qual categoria ele pertence (por exemplo, o cÃģdigo [11] ÃĐ para assuntos pessoais, o [22] ÃĐ para trabalho, etc.)
Eu faço isso hÃĄ anos. Inclusive tenho cadernos pra variaos assuntos, alÃĐm do de metas diarias. Quando era mais quebrado eu usava cadernos daqueles caderninhos (A6) coloridos da Tilibra, que sÃĢo bem baratinhos, uns 4 a 6 reais o A5(14.8 x 21cm) e uns 3 conto o A6(14.8 x 10.5cm).
Tem um estudo que ouvi uma vez no youtube do professor Pier Luigi Pliazzi, de que quando vocÊ faz anotaçÃĩes, o cÃĐrebro tende a reter melhor as informaçÃĩes. E assim vocÊ aprende mais rÃĄpido, desde de entÃĢo sempre uso cadernos. E tem feito uma diferença absurda na minha vida.
Esse hÃĄbito ÃĐ sensacional! Comecei a pratica-lo em 2020 e minha vida melhorou muito.
Gostei do vÃdeo. Muitas vezes isso ÃĐ tambÃĐm um sinal de humildade reconhecer as nossas dificuldades, como a desorganizaçÃĢo ou a dificuldade de lembrar de coisas mais recentes, e fazer algo para mudar isso, por mais simples que seja, como ter e manter um diÃĄrio.
A ideia ÃĐ maravilhosa, eu tenho caderno de leitura e tenho mesmo vÃcio em cadernos tenho alguns feito por mim artesanal e vou fazer tbm meu caderno de anotaçÃĩes.
Ãtimo vÃdeo mano! JÃĄ aguardando o vÃdeo de EDC!
Meu filho me aconselho ver seu canal disse que ÃĐ muito bom ele estÃĄ fazendo assim tÃĄ mais calmo feliz vou seguir oque ele me recomendou fico o dia inteiro no celular tenho que mudar meu ritimo de vida brigada por tudo
Achei muito interessante a idÃĐia de ter uma agenda, realmente ÃĐ um objeto bem Útil e gostei bastante dessa capa. Vou comprar para mim e começar a anotar tudo. TambÃĐm comprarei uma caneta multicores. Valeu pela dica Izzy, um abraço.ð
Valeu, Izzy. Estava precisando de algo prata organizar a rotina e as ideias do dia-a-dia, caiu como uma luva essa recomendaçÃĢo de um caderninho. Sinto que preciso disso pois minha vida estÃĄ uma bagunça e estÃĄ difÃcil, obrigado mesmo!
Izzy, poderia fazer um vÃdeo sobre seus outfits? E o motivo da mudança de cada um deles atravÃĐs das suas fases (criança, adolescente, adulto) acho que seria legal e se significa algo seus outfit e estilo de se vestir
Outra prÃĄtica que ÃĐ interessante combinar com essa ÃĐ a do junk journal, diÃĄrios personalizados que vocÊ mesmo faz.
Grande Izzy!
Faz quase exatamente um ano que comecei a escrever um diÃĄrio, e jÃĄ estou terminando o quarto caderno (1 a cada 3 meses). Cara, me ajudou muito! Tudo isso que tu falaste no vÃdeo eu assino embaixo.
Tenho testado diÃĄrios (templates) diferentes atÃĐ agora, alguns tinham p.e. listas de to-dos e outro nÃĢo. Gostei da idÃĐia do caderninho âto goâ multiuso, acho que vou comprar um.
Um abraço e feliz natal e ano novo! Te acompanho hÃĄ vÃĄrios anos e gosto muito de ouvir suas opiniÃĩes, mesmo nÃĢo assistindo todos os vÃdeos (seleciono os temas que me interessam).
Izzy, faz um vÃdeo sobre o perÃodo que vocÊ fez uso de THC ! E mostra seus acessÃģrios
à uma bela dica, eu sempre ensaiei começar um diÃĄrio mas sempre abandonava o uso, vou começar de novo, pq nÃĢo consigo tbm ter aquela rotina de usar Trello e outros apps com esse propÃģsito
Que vÃdeo top Izzy! Caiu como uma luva. Escrevo diÃĄrios desde 2018. Eu gosto de escrever a mÃĢo, mas ao mesmo tempo odeio o espaço que objetos fÃsicos ocupam. Hoje eu faço uma mistura do digital com "analÃģgico": escrevo minhas notas a mÃĢo no meu tablet que tem caneta, aà depois sÃģ coloco as pÃĄginas em um arquivo doc. Assim posso ter a sensaçÃĢo de descarregar os pensamentos do jeito que gosto e depois posso adicionar tags ou palavras chaves pra poder mais tarde procurar no doc mais facilmente certos assuntos.
Izzy se vc tem medo de mudar para ser nomadismo, eu aconselho que comece aos poucos . Viaje por 1 mÊs dessa forma pelo menos a cada 6 meses e vÃĄ diminuindo para cada 3 meses aà vc vai sacar o q funciona ou nÃĢo para vc atÃĐ vc conseguir lagar seu modo de vida definitivamente.
Demais a ideia Izzy! Vou tentar isso! Valeu pela dica!
JÃĄ uso, mas confesso que posso usar mais. Ideias de vÃdeo em geral eu abro uma nova nota no Google keep e ali com o tempo eu escrevo script. Mas gostei do ponto sobre educaçÃĢo, gentileza em nÃĢo puxar o celular.
Eu fiz isso ano passado...mas sÃģ durou uns dias.
Sou extremamente "difÃcil".
NÃĢo sei/quero usar outras descriçÃĩes.
Mas nesse curto perÃodo REALMENTE fui muito melhor.
Vou tentar voltar a fazer e transformar em um hÃĄbito
Gostava da ÃĐpoca do Palm, simples e nÃĢo tinha distraçÃĩes. Hoje um celular com canetinha custa o valor de 1000 diÃĄrios
Quando criança e no inicio da vida adulta escrevia um diario,atualmente tenho um journal que queria usar para me expressar mais fazendo montagem de colagens,desenhos e etc,mas infelizmente atÃĐ agora estÃĄ em branco,porÃĐm apÃģs ver seu vÃdeo acho q vou tentar customizar um caderno q de pra carregar no bolso,pois talvez consiga assim me organizar melhor (pois quase nÃĢo pego a minha agenda pra escrever ou uso app de notas no celular),tbm vai ser legal escrever meus pensamentos e quem sabe entender como ÃĐ ter essa experiÊncia bacana q vc estÃĄ tendo Izzy.
Conhecendo o estilo de analise do Izzy imaginei que ele poderia, e consegui me fazer voltar com este habito muito antigo, muito obrigado Izzy ;)
Manero hein, video offtopic dos assuntos do momento. Muito bom ter alguns desses.
ParabÃĐns cara. As vezes parece coisa mesquinha ou concelho de coach mas sÃĢo coisas que ajudam e evitam muitos problemas. Tem como ter uma agenda/ diÃĄrio no digital e atÃĐ atÃĐ mais organizado que um caderno mas acordar de manhÃĢ cedo e meter logo a luz de um eletronico no meio da cara nÃĢo faz bem, o ideal mesmo ÃĐ um caderno. Muito bom mesmo
Escrever à mÃĢo ÃĐ um caminho sem volta e ao mesmo tempo um retorno "à s origens". Uma dica que funcionou muito bem pra mim ÃĐ numerar as pÃĄginas (eu numero quando começo uma nova pÃĄgina) e reservar duas ou trÊs folhas no inÃcio do caderno para fazer o Ãndice - eu coloco os tÃģpicos que para mim sÃĢo mais relevantes.
Eu vi muitas pessoas citando aplicativos porÃĐm nÃĢo recomendo pra todo mundo. Sou autista/TDAH e pra mim seria realmente mais simples pegar um notion da vida e digitar rapidamente, porÃĐm ÃĐ interessante forçar e me adaptar ao hÃĄbito de escrever no papal novamente especialmente pra manter de o foco na anotaçÃĢo apenas e evitar distraçÃĩes, mas ai ÃĐ de casa um nÃĐ rs.
Obs: vc usa caderninho com pauta ou sem?
PoisÃĐ, pra nÃģs neurodivergentes (tenho TDAH) à s vezes escrever no papel e caneta ÃĐ muito melhor mesmo. Se eu pego o celular pra anotar em app, jÃĄ tÃī checando notificaçÃĢo, o Último app aberto era Instagram e jÃĄ tÃī me distraindo de novo...
à uma dica valiosa para mentes inquietas e bagunçadas, Izzy. Uma forma de organizar e materializar a nuvem de pensamentos que vem de forma caÃģtica na nossa menteâĶ SÃģ preciso mesmo vencer a ansiedade de pensar em alguÃĐm lendo e invadindo a minha mente com tudo ali descrito no cadernoâĶ hahahaha
Esse ÃĐ uma ansiedade minha tambÃĐm, mas acho que vale a tentativa de experimentar esse hÃĄbito, bem interessante
Cria cÃģdigos, desenhos que significam algo sÃģ p vc, dps de um tempo vc entende exatamente oq quis dizer com aquele desenho e mais ninguÃĐm pega, sem contar a incentiva a ÃĄrea criativa do cÃĐrebro, ajudando ainda mais na fixaçÃĢo do estÃĄ escrevendo
@@igorrossinol8598 Isso ÃĐ realmente uma boa ideia, e tambÃĐm deixa o processo mais divertido. Mas e se depois esquecer o significado do que escreveu? Kkkkkkk
@@o_cirion de inÃcio vc pode ir fazendo um "dicionÃĄrio" de traduçÃĢo em um lugar mais privado, mas logo vc acostuma com oq sÃĢo os desenhos, eu usava essa estratÃĐgia de frases curtas com desenhos substituindo sentenças no cursinho, consegui passar em Med com um ano usando ela, com o tempo sua anotacao vira "uma outra lÃngua" pelas simbologias q vc cria, ninguÃĐm nunca entendia as minhas fichas, mas eu revisava um dia inteiro de estudos em 10 minutos de leitura de anotaçÃĩes
@@igorrossinol8598 pÃī que bacana, e parabÃĐns por ter conseguido passar no cursinho com isso. Vou tentar aplicar isso, vlw
Eu gostava muito de fazer journaling, um dos meus hÃĄbitos hÃĄ um tempo era colar embalagens de coisas que eu comprei e achei bonitinho (chÃĄ, chiclete, qualquer embalagem pequena) ao redor das anotaçÃĩes.
Fui parando de escrever à medida que minha depressÃĢo foi piorando, ver que eu nÃĢo tava conseguindo cumprir a minha checklist fazia eu me sentir pior.
Hoje eu tento fazer pelo menos uma checklist a cada 3 dias, mantendo um caderninho sÃģ pra isso e outro sÃģ para ideias e anotaçÃĩes.
Seu vÃdeo me deu vontade de tentar escrever sobre coisas boas que acontecem cada dia, mesmo que seja muito difÃcil. Obrigada, Izzy â
Espero que funcione bem aà pra vocÊ.
Cara isso de anotar tudo como um diÃĄrio ÃĐ muito bom mesmo, engraçado que jÃĄ tentei migrar esse hÃĄbito do analÃģgico para o digital mas nÃĢo obtive sucesso. Ficar longe do celular ajuda demais, anoto sobre meus treinos de musculaçÃĢo, de jiu jitsu, de mÚsica, trabalho e tudo mais
Dando like antes de ver o vÃdeo, porque o Izzy merece.
Muito obrigado, mano!
Khajit has wares, if you have coin.
@@ahiyano "Blessings of the moons upon you, traveler."
A marca desse caderno ÃĐ PaperBlanks. Tem vÃĄrias coleçÃĩes, incluindo uma tematizada sobre autores cÃĐlebres. Ganhei o A5 do Edgar Allan Poe faz uns 12 anos jÃĄ, atÃĐ hoje tenho aqui. Marca excelente, Izzy, pode recomendar sem jabÃĄ que vale a pena pro povo aqui.
up
@Kid Vem Bala Aà com esse preço fica foda, sacanagem. Os pequenos que nem o Izzy mostrou eu jÃĄ vi vendendo por aqui a 10âŽ, que ÃĐ um preço relativamente caro para um caderno, mas que vale a pena e dÃĄ para comprar. JÃĄ vi os tamanhos maiores, tipo A4, por uns 35âŽ.
Mas cara, o importante nÃĢo ÃĐ a marca, ÃĐ comprar um caderno que te estimule a escrever. Pode ser sÃģ pelo desenho da capa mesmo, ou porque ele tem aquele tamanho certinho para levar no bolso sem pesar muito, sabe?
@Kid Vem Bala no Mercado Livre sai entre 160-220 dependendo do modelo e tamanho.
@@ahiyano Esse que eu mostrei no vÃdeo foi CAD$15. à o que vocÊ falou, pra um CADERNO ÃĐ caro sim. Se fosse comprar um normalzÃĢo no Walmart seria 3-4 dÃģlares, acho.
Mas mesmo sendo caro considerando os preços usuais de produtos semelhantes, ainda ÃĐ um valor super ok, mais barato que uma entrada no cinema. E apÃģs se acostumar com um caderno bonitinho, acho que eu rejeitaria muito os mais "baratinhos" e normais heheheh
@Kid Vem Bala Esse ÃĐ tamanho prÃģximo do A6. A Paperblanks usa umas medidas deles lÃĄ, que nÃĢo sÃĢo exatamente os tamanhos A, mas bem parecidos. Procura aà na Amazon ou em alguma papelaria "caderno A6" que ÃĐ garantido que vocÊ acha algum nesse tamanho. Daà ÃĐ sÃģ procurar um design que vocÊ curta, e tÃĄ feito.
Bom demais escrever, Izzy! Ã algo que tornou-se um hobby pra mim faz algum tempo. No mais, Ãģtimo vÃdeo!
E aà Izzy, tudo certo? JÃĄ te digo que teu vÃdeo mudou algo aqui. Mudei para a Alemanha hÃĄ 7 meses, desde o inÃcio eu sempre pensei em botar meus pensamentos em vÃdeo ou algum blog, infelizmente nÃĢo fiz isso no começo, mas acabei de criar um blog para desabafar, para ter registrado meus pensamentos, quero ter essas informaçÃĩes para comparar com o meu futuro "eu", jÃĄ que a minha memÃģria ÃĐ pÃĐssima. Antes tarde do que nunca, abrç!
Em janeiro de 2020 eu comecei a usar canetas tinteiro. Antes eu mal escrevia e minha letra sempre foi um terror kkkk. As canetas tinteiro me deram vontade de escrever qualquer coisas so pra ter uma desculpa pra usar. Treinei minha caligrafia e hj ta atÃĐ legalzinha e a algum tempo tenho meu caderninho pra anotaçÃĩes do dia a dia
Eu tenho uma tinteiro, mas acabo pegando a velha bic azul e a tinteiro fica guardada pq me sujo toda kkkkk
Quando escrevia com ela eu sempre chamava mta atençÃĢo.. ai deu vergonha kahauhauahau
Fiz o mesmo xD eu odiava escrever, mas recebi uma tinteiro de presente (lamy safari) e desde entÃĢo comecei a escrever praticamente todo dia.
Izzy, tenho umas manias de velho tambÃĐm. Pra estudar ou escrever por exemplo, uso diskman em vez de usar o celular com o Spotify! Costumo usar muito caderno para por as ideias. TÃī feliz com sua volta. VÃdeos diÃĄrios na hora do almoço salvam a bad. Sucesso!
na moral que vibe legal desse video, fugir do tema de politica e treta da internet ÃĐ bom de vez em quando
Pena que a galera nÃĢo valoriza tanto hehe
@@izzynobre porra na moral se dependesse de mim era tudo nesse estilo hahahaha
Eu tenho um caderninho preto igual ao que vocÊ mostrou, eu uso ele pra fazer uma lista das coisas que eu tenho que fazer na semana inteira; mas eu amei a sua idÃĐia de fazer listas diÃĄrias e anotar outras coisas, muito obrigado por esse vÃdeo Izzy mudou a forma como eu uso o meu caderninho e a minha vida em si.
Tenho um caderninho que uso principalmente pra estudar idiomas, mas tambÃĐm faço algumas ilustraçÃĩes de rodapÃĐ e anoto alguns insights relevantes. Quero ver vocÊ anotando ideias sobre The Last Temptation of Christ.
Hoje ÃĐ oito de Janeiro, Comecei a ver esse vÃdeo no começo dessa semana, enrolei um pouco e hoje terminei ele, me deu bastante vontade de fazer um diÃĄrio, desde a ÃĐpoca que li o diÃĄrio de Anne Frank eu jÃĄ era animado em fazer diÃĄrio e com esse vÃdeo seu Izzy me deu mais vontade ainda, vou procurar um diÃĄrio que jÃĄ tinha aq em casa, ganhei faz anos quando tava naquela fase famosa das caixas misteriosa, veio um com a capas da Pokedex ÃĐ lindo ele, vou achar ele aq e tentar começar hoje as anotaçÃĩes, espero ter um resultado positivo igual ao seu, seis vÃdeos me trazem muitas ideias para eu trazer para meu cotidiano, jÃĄ adaptei vÃĄrias e essa ÃĐ uma das que eu estou mais animado.
O melhor e mais produtivo mÊs da minha vida, foi quando me forcei de verdade a utilizar um diÃĄrio, listando metas e pensamentos. Desde entÃĢo tive alguns perÃodos onde consegui seguir com esse hÃĄbito por um tempo, mas sempre parava. Com esse vÃdeo, senti motivado pra tentar novamente! Realmente esse simples hÃĄbito melhora ÃĐ muito a produtividade e organizaçÃĢo.
Eu vou e volto nos diÃĄrios, mas sempre tenho uma agenda. Tenho um hÃĄbito no começo da semana de por tudo o que eu tenho que fazer e "metas semanais". Me deixa mais focado e organizado.
Com essas dicas agora, vou começar a por as ideias na minha cachola! Valeu Izzy!
izzy! faz um video falando sobre sua experiencia e vivencia com o tdah! meu namorado foi diagnosticado recentemente e adoraria saber mais sobre essa condiçÃĢo
Eu me identifiquei. Faz uns dez anos que escrevo diÃĄrio. Tem uma parte manuscrita, outra digitada, com grÃĄficos, diÃĄrios, listas de âpor fazerâ, compras, acontecimentos, pensamentos, usando papel, fotografando, reorganizando, esquematizando. Seu vÃdeo fez com que nÃĢo me sentisse sozinho. Pelos comentÃĄrios, muita gente faz a mesma coisa. Obrigado.
comecei a fazer isso hÃĄ trÊs dias, recomendo muito!!! pra quem ÃĐ desorganizado, serve como guia.
Tem um corte mt bom de uma aula do impa, em que o professor fala da maior invençÃĢo da humanidade, na visÃĢo dele: a escrita. O que ÃĐ dito lÃĄ se encaixa muito bem no conteÚdo do vÃdeo aqui.
Eu perdi um amor esse ano, infelizmente. AtÃĐ hoje eu as vezes me encontro a pensar nela. E isso me deixava bem pra baixo. Isso foi em abril. EntÃĢo eu decidi fazer um diÃĄrio ate para libertar meus pensamento. E isso me fez muito bem. Eu falo praticamente tudo de relevante de forma diÃĄria ate mesmo em dia que nÃĢo tem nada para se dize. Me ajudou atÃĐ ter o habito da leitura. Hoje me sinto muito melhor. Pretendo continuar. Eu recomendo muito fazer.
Paperblanks Nocturnelle Flexis esse que ele estÃĄ mostrando, pena que ÃĐ 298 reais na amazon. Mais caro que o carÃssimo Moleskine. A ideia ÃĐ Ãģtima Izzy, faço isso, mas em cadernos qualquer, o que tira um pouco a sensaçÃĢo de valor do que foi feito no caderno, mas a padronizaçÃĢo e a leve sensaçÃĢo de pequeno talismÃĢ, dÃĄ mais vontade de continuar.
Gosto de anotar as tarefas num calendÃĄrio e em um planner de parede. Mas curti bastante a ideia do diÃĄrio. TambÃĐm me distraio no celular e acabo me esquecendo do que ia escrever. Valeu Izzy, sou teu fÃĢ desde o 99vidas
Comecei por causa do Batman, reforcei por causa do Izzy rss...
mas sÃĐrio, tbm preciso muito me organizar. Muita coisa na cabeça e, alÃĐm de terapÊutico, ajuda na memÃģria. Parece que os nossos pensamentos ficam "oficializados", ganham mais peso. Muito bom mesmo !
à exatamente isso. Ajuda pra caraaaamba!
Eu comecei hÃĄ uns trÊs meses atrÃĄs e eu jÃĄ concluir um cardeninho de tanta coisa que eu tinha para escrever kssks mas rapaz digo que ÃĐ incrÃvel que depois que eu escrevo eu sinto uma leveza e eu nÃĢo comecei um diÃĄrio antes pois tinha preguiça e etc .. sÃģ que a necessidade de desabafar era tanta que eu comecei e nÃĢo parei mais,outra coisa que eu acho legal ÃĐ que vocÊ pode vÊ seus pensamentos de anos atrÃĄs e vÊ como vocÊ mudou sabe ÃĐ muito bom.
Izzy voltou a fzer thumbs, ate achei q fosse um video de alguem atacando o izzy (pra variar) quando vi essa thumb toda bonitinha
Entrei no vÃdeo desacreditado e saà convencido. Tenho uns caderninhos aqui pegando pÃģ, agora jÃĄ sei o que fazer com eles.
Valeu Izzy!
Vou adotar esse hÃĄbito! Valeu izzy!
Eu recomendo comprar um planner de mesa e/ou planner de caderno. Eu fiz isso e tambÃĐm tenho uma caneta de 4 cores!
A um tempo jÃĄ penso em utilizar pra melhorar meu poder de visualizaçÃĢo, apenas parar, observar e desenhar algo q nos chamou atençÃĢo ou veio em mente, a ellie do TLOU faz muito isso haha
ParabÃĐns pelo conteÚdo, realmente os benefÃcios sÃĢo inumeros!!
Eu tenho feito isto hÃĄ anos, todavia, mas com mais seriedade a uns dois anos atrÃĄs. Izzy. Vou aderir esses cadernos pequenos.
Tenho minhas agendas anuais hÃĄ sÃĐculos.
TambÃĐm ando pensando em começar um diÃĄrio. Creio que se deve ter chego aos 35 anos. A ideia era fazer algo mais pra falar sobre o dia e as coisas da minha cabeça, mas realmente ÃĐ uma boa ideia usar da forma que vocÊ falou.
O seu canal realmente some depois de um tempo pra mim. Mas eventualmente volta.
à tÃĢo estranho ver esse video pq eu comecei a pensar em escrever um diÃĄrio literalmente ontem. Mas no meu caso o meu ÃĐ digital.
Izzy estava mesmo sumido
Eu tive um diÃĄrio por um tempo num app de celular, e posso dizer que reler as coisas do passado, minhas ideias, pensamentos, momentos felizes e momentos tristes foi a experiÊncia mais prÃģxima de viajar no tempo que a gente pode ter. Foi realmente muito incrÃvel, ver como a gente muda e cresce com o tempo, isso ÃĐ muito mÃĄgico. Preciso voltar com e hÃĄbito o mais rÃĄpido possÃvel!
Muito obrigado pela sugestÃĢo e video Izzy
Sempre gostei de anotar as minhas coisas principais em papel, porque nem sempre no celular estou fazendo consulta e tambÃĐm tenho TDAH, entÃĢo perco o foco muito fÃĄcil. Tenho agendas e bloquinhos para ir fazendo as minhas anotaçÃĩes e essas coisas me deixam muito mais feliz e me sinto mais produtiva.
Sobre o uso de caderninho, a maior parte do que eu uso os meus ÃĐ pra trazer pensamentos financeiros sobre o futuro, como a gente vive apertado e tem que pensar duas ou tres vezes entre comprar algo ou juntar um pouquinho de dinheiro, ÃĐ sempre bom anotar pra ver, todas as vezes que eu anoto no papel, me motiva a fazer um pouco mais de hora extra, ou me esforcar um pouco para realizar a compra sem mexer muito com minhas financas atuais(que sÃĢo sempre apertadas).
DiÃĄrio ÃĐ muito legal, pra quem guarda os mais antigos, ÃĐ como uma mÃĄquina do tempo, uma forma de revisitar pensamentos e se lembrar de como nÃģs somos
Bicho, eu tenho esse hÃĄbito mas sÃģ pra coisa do trabalho. Eu anoto ideias, tarefas, guide lines, etc... Me ajuda mt!
Um diÃĄrio ou simplesmente um caderno de reflexÃĢo sÃĢo imprescindÃveis para quando se faz terapia. Comecei ano passado junto com a terapia e rever os meus pensamentos de um determinado perÃodo da vida e analisar eles ÃĐ Ãģtimo para sempre evoluir (alÃĐm do sentimento de nostalgia que ÃĐ muito importante pra mim).
Infelizmente nÃĢo me acostumei com papel fÃsico, meus pensamentos sÃĢo acelerados e tenho mania de perfeccionismo - se minha letra fica feia, nÃĢo tenho vontade de reler o que escrevi, por isso estou usando o Obsidian que ÃĐ prÃģprio pra escrita.
Posso usar todas as formataçÃĩes de um Word, personalizar a aparÊncia das pÃĄginas e os [[links internos]] fazem com que eu consiga expandir meus pensamentos sobre determinada palavra ou frase em uma outra pÃĄgina que ainda fica conectada com a principal, deixando mais organizado e fluido.
isso realmente ÃĐ bom, sou psicologo e recomendo mt o uso de diÃĄrios para meus pacientes adultos com tdah
Ajuda demaaaais, eu nÃĢo consigo mais me imaginar sem!
Por favor nÃĢo pare.
Fica frio que nÃĢo pararei!
Amei o vÃdeo. E vem mesmo passar um tempo aqui no Brasil.
Gostei bastante de ler os demais relatos. Eu tive vÃĄrias fases com diÃĄrios na minha vida. Houve a ÃĐpoca que era diÃĄrios escritos à mÃĢo, depois a ÃĐpoca dos diÃĄrios em ÃĄudio, depois a ÃĐpoca dos diÃĄrios em texto/blog no computador, depois a ÃĐpoca dos diÃĄrios em vÃdeo - sobretudo na pandemia que eu estava desempregado. Hoje em dia, de vez em quando consigo tempo para meus diÃĄrios em vÃdeo que vÃĢo direto para um HD externo separado por anos. Para o dia a dia, cansei de ficar juntando listas em arquivos txt e atÃĐ que tentei usar o To Do Ist. Mas o que mais funcionou mesmo foi usar o Notion. Tenho inclusive pÃĄginas dos mais diversos tipos, porÃĐm gostaria de destacar a de compras e a de To Do que ÃĐ enorme.
tenho uma memÃģria muito muito ruim e por isso comecei a fazer algo parecido
comprei aqueles tablets para estudar e sÃģ baixei coisa de estudo nele, diminuindo minhas chances de distraçÃĢo kkkk
tenho vÃĄrias pastas nas notas com tÃģpicos importantes da minha vida acadÊmica/ pessoal/ extracurricular e sempre fico escrevendo ideias e conclusÃĩes para problemas. sinto que estÃĄ me ajudando muito!!
Eu uso quadros brancos espalhados pela casa. Cada cÃīmodo tem sua categoria, por exemplo itens de mercado anoto no pequeno quadro da geladeira, jÃĄ tarefas anoto no quadro do escritÃģrio... e coisas da minha vida pessoal escrevo em um caderno especÃfico ou no word mesmo.
à uma optima ideia o diÃĄrio, mas eu tenho um problema de procrastinaçÃĢo, começo a fazer as coisas e depois largo, tens alguma dica para esta situaçÃĢo?
Força, obrigado pelo conteudo :)
Vou dar uma dica aqui, eu procurei pela marca do caderno do vÃdeo, e simplesmente no Brasil isso ÃĐ artigo de luxo (paperblanks a marca).
Vendo isso lembrei de uma TH-camr que tinha uma marca de papelaria e na ÃĐpoca eu achava os artigos dela muito caros, e ainda sÃĢo se vc considerar o frete, mas sÃĢo produtos muito bonitos tem um papel em sua maioria de qualidade, tem umas capas belÃssimas. Na maioria se nÃĢo todos da para escolher o tipo de folha, com ou sem palta, o nome da loja ÃĐ, A quimera papelaria.
eu uso produtos de uma artesÃĢ que atende pro "TÃī anotando" no Instagram. Menos caro que os "de marca" (e melhor personalizados tb)
JÃĄ comprei dessa loja. Realmente ÃĐ muito bem feito.
Mandando aquele like e o comentÃĄrio sem fazer ideia do que ele ia falar, ÃĐ nozes Izzy, bora congelar em Calgary.
-37 graus hoje ð§ð§ð§ð§ð§ð§ð§ð§
Tenho que dar o braço a torcer que funciona. Numa noite sÃģ durante intervalo de trabalho eu jÃĄ desenvolvi um bocado de uma mÚsica que eu tÃī compondo e com uma cadernetazinha deu pra por tudo no papel antes da ideia passar. Brigado pela dica Izzy, agora ÃĐ eu me esforçar pra manter isso como um hÃĄbito