Parabéns Leônidas, procurei muito no TH-cam um vídeo que explicasse da maneira como você fez, pois minha dúvida era essa mesma, não achei nenhum, muito obrigado, abraço.
Falo de Salvador. Gosto de seus vídeos e de todos profissional que consegue passar informações sem querer diminuir outras pessoas, afinal ninguém nasceu sabendo.
Bacana o vídeo, muito legal.. Aqui onde moro, os clientes a maioria são monstros do Pantano.. Não querem que faça terra e nem colocar DDr... Tu faz um projeto bacana, mas não pode executar... A maioria, 80%. " Pra que terra??? Tomo banho de chinelo""" na cabeça deles😒...
Boa tarde Leônidas , sou Eletricista iniciante e e bom aprender certas coisas como aprendi agora atravéz dessa aula , sigo vc no canal ... Leônidas sabendo que o DDR ele e completo , nesse caso então numa instalação posso usar o DDR como geral e dispensar o IDR ? sabendo que ele DDR também faz a função do IDR? No caso o meu QDC só teria DDR , DOS , e os disjuntores dos circuitos, da certo ?
Já que perguntou sobre alguma dúvida, é sobre a alimentação pode ser tanto por cima como baixo ou devo sempre checar o diagrama, ainda assim quando tem-se alimentação por só por cima não é apenas uma conversão. Tomando como exemplo um IDR da Steck de 40A, no diagrama tem-se alimentação por cima (1) e carga por baixo (2), no entanto se alimentarmos por baixo (inferior) e a carga por cima (superior) ele vai funcionar, pelo menos aparentemente normalmente, inclusive no botão de teste, por isso a pergunta "as vezes não é só uma convenção do fabricante" Um abraço!
Olá amigo. Concordo com você até certo ponto. Quanto o DDR atua por fuga de corrente elétrica, o desarme é instantaneo. Se ele atua por sobrecarga, o DDR vai aquecer e demora um tempo para desarmar. Dito isso, se você tiver um DDR na sua instalação é ele desarmar, ao tocá-lo você já poderá definir se o desarme foi por fuga de corrente elétrica ou por sobrecarga. Se você rearmá-lo e ele atuar instantaneamente, o problema é fuga de corrente ou curto circuito. Se demorar para desarmar o problema é sobrecarga. Só para deixar claro. Eu também não gosto do DDR. Só vejo vantagem em casos de pouco espaço no QDC para colocar um DTM e o IDR.
Olá amigo. O DDR atua por sobrecarga, por curto circuito e por fuga de corrente. Resumindo: se você usar um DDR não tem necessidade de usar o DTM (disjuntor termomagnético). Só atentar para a capacidade do DDR.
BOA NOITE. SE EXISTE, COMO IDENTIFICAR FUGA DE CORRENTE EM 220 FASE/FASE, JÁ QUE TODOS OS TESTES DE DR QUE VI, SÓ SIMULOU DESARMES DO DR ENTRE FASE/NEUTRO?
Boa tarde. O assunto do vídeo é específico sobre como diferenciar o DDR do IDR, sobre outras dívidas você pode acessar a playlist DR aqui no canal, tenho vários vídeos falando sobre isso.
Uma Dúvida o IDR é ideal para não tomar choque por questão de fuga de corrente, já o DDR seria para uma proteção para o sistema não dar problema ? seria isso ?
Ola! Estou vom problema num IDR que esta desarmando, e identifiquei qual e o circuito. E qundo tiro o aterramento ele mantem o circuito ligafo e nao desarma o IDR. Porem falando com o eletricista ele propos retirar o Idr pra nao maos ter problema . Pode isso ja que ele protege uma guga como ecplicou no vidio. Pode a instalação de um apartamento naonter esse dispositivo e ficar tranquilo?
Ótima explicação. E se uma pessoa tomar um choque entre fase e neutro virar uma carga humana KKK como o idr saberá? No caso tomando choque entre fase e neutro não daria essa diferencia de potencial pelo toroide?
Mas essas são as especificações. É como um disjuntor, não vem escrito disjuntor termomagnético, pois essas informações são importantes somente para o profissional
Como colocar um DR em um chuveiro sendo que a minha casa é em um sítio ou seja na fazenda . Não tem barramento ,E o neutro é aterrado junto com o terra padrão de entrada.
Professor eu posso fazer um QDC, bifásico usando DPS E DR em todos os circuitos usando o aterramento TNS, OBRIGADO PELA AJUDA ABRAÇO 👍 DEUS TE ABENÇOE SEMPRE
Não sou eletricista. Porém faço alguns serviços em minha casa e de parentes. Mas tenho uma dúvida que já perguntei pra eletricistas e a resposta desses não me ajudaram em nada. Gostaria de saber com respeito a interruptores, tanto simples como duplos etc. Qual é a posição correta que a chave do interruptor deve ficar quando ligado. No caso de instalação vertical. Para baixou ou para cima? E no caso da instalação do interruptor na horizontal? Existe padrão? a minha pergunta surgiu da dúvida na hora de trocar uma lâmpada queimada. o interruptor deve para estar desligado tá pra cima ou para baixo? Caso contrario vou tomar choque do mesmo jeito na lâmpada. Ficarei grato se obtiver uma resposta correta.
Olá amigo. Que eu saiba, a NBR 5410 não traz nenhuma orientação sobre esse assunto. Dito isso, você pode colocar de qualquer maneira. Eu gosto de colocar todos os interruptores atuando para o mesmo lado, não importando, no caso de modelos horizontais, se é pra direita ou para a esquerda. No caso de modelos verticais, gosto de colocá-los desligando para baixo. Resumindo: se não tem uma norma definindo, fica a seu critério.
Excelente vídeo Professor. Muito bem explicado sobre a diferença entre os componentes IDR e DDR. I interruptor e D disjuntor.Ótimo Like no vídeo.
Nem em sala de aula eu ouvi uma explicação tão excelente quanto essa.
Parabéns!
E obrigada pelos vídeos.👏🏾⚡
Muito obrigado. Legal que gostou
Então eu nem curso tenho e já entrou um cará trabalhando pra mim com curso e querendo me ensinar que dr serve pra fazer a função do disjuntor
Parabéns Leônidas, procurei muito no TH-cam um vídeo que explicasse da maneira como você fez, pois minha dúvida era essa mesma, não achei nenhum, muito obrigado, abraço.
Que legal. Valeu
muito bem explicado com detalhes parabéns.
Falo de Salvador. Gosto de seus vídeos e de todos profissional que consegue passar informações sem querer diminuir outras pessoas, afinal ninguém nasceu sabendo.
Obrigado Professor!
Explicação perfeita, parabéns pelo vídeo.
Isso sim é uma ótima aula, obrigado Leônidas,por compartilhar o seu conhecimento 👊🏾
Olá Professor, boa noite ! eu assistir vários vídeos no youtube, mas o seu foi o melhor e bem explicado. Parabéns e Obrigado !
Melhor explicação, que vi até hoje, sobre ddr e idr.
Grato....
Que legal. Obrigado
Muito bom. Além de explicar as diferenças mostrou o funcionamento da ferramenta por dentro. Parabéns.
Boa explicação.
Parabéns pelo esclarecimentos gostei muito nota 10 dez
excelente explicação,obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Excelente explicação. Parabéns.
Joia muito boa explicação nobre Leônidas
Um abraço Leonidas! Excelente explicação 👏👏👏
Muito obrigado. Abração
muito bem explicado ,ótimo vídeo amigão, abraços
Que dica ótima! Não tinha me atentado ao macete de observar a curva. Valeu!
Muito obrigado
Aula muito boa parabéns top10
Bacana o vídeo, muito legal.. Aqui onde moro, os clientes a maioria são monstros do Pantano.. Não querem que faça terra e nem colocar DDr... Tu faz um projeto bacana, mas não pode executar... A maioria, 80%. " Pra que terra??? Tomo banho de chinelo""" na cabeça deles😒...
Isso tudo é resultado da falta de entendimento
Excelente explicação professor
Muito obrigado Adriano
Aguardava o vídeo. Agora sim. Excelente
Legal. Muito obrigado
Top demais essa explicação parabéns
Muito bom muito bem explicado parabéns Leônidas
Muito obrigado
Perfeito mestre, tudo muito bem detalhado assim fica fácil pra nós aprendermos, obrigado
Boa noite amigo obrigado pela explicação um abraco
Boa noite. Abração
parabéns pela bela explicação...
Muito obrigado
Brigado Leônidas dica utilíssima
Muito obrigado
Acabaram minhas dúvidas. Mande um abraço pra todos os irmãos Eletricistas aqui de Mauá ABC SP.
Que legal. Abração para todos os eletricistas de Mauá SP
Excelente vídeo explicativo. Muito boa as dicas! Vameu Leônidas. 👍🏽
Muito obrigado. Grande abraço
Gostei já não tenho mais dúvida 🤜🤛👏👏
Grande Leônidas forte a braços meu amigo
Valeu meu amigo TMJ
Muito bom mesmo tirou onda😊
Parabéns! Ótima explicação.
Muito obrigado
Boa explanação! Realmente se não se ater aos detalhes fica difícil fazer a diferença.
Verdade, são detalhes que fazem a diferença. Obrigado
Boa aula professor obrigado
Valeu meu amigo
Eu tinha essa dúvida. De como saber se era DDR ou idr. Agora sanou minhas dúvidas. Obg por me tirar essa dúvida.
Bom dia! Excelente aula! 👏👏👏
Minha dúvida é: Colocando o DDR, já subistituo o Disjuntor Geral é o IDR?
Top, professor,meu obrigado
Muito obrigado
Show 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu meu amigo
Na minha residência tenho ddr da Ge ele também atua contra curto circuito. Excelente dispositivo
Fechou! Top demais Leonidas.
Valeu meu amigo
Muito bem explicado parabéns 👏👏
Muito obrigado Natanael
DDR é o que aparece a curva de atuação. No caso (c6) 30mA usado para ligar cargas indutivas
Valeu mais uma boa instrução professor abraço !!
Boa aula Professor
Primeiramente qro parabenizar pelo seu trabalho.
Minha dúvida é a seguinte o interruptor e por circuito eo dejuntor é o geral
Correto ?
Pergunta ao canal: na minha cidade a CPFL exige nas nova instalação DR na entrada do padrão, nesse casa precisamos colocar DR no QDC????
Qual é o melhor para instalação colocar um IDR ou DR numa instalação trifásica amigão?
Muito bom!👏👏
Valeu meu amigo
Tem como fazer um vídeo sobre o alicate watimetro ET4055?
Gostei da aula professor é Ótima Ok nota 1.000 Ok
Saindo um pouco do assunto dos dr gostaria de saber se posso usar um ramal de fios de alumínio até o qd
Não, cabo de alumínio é apenas para redes áreas, não podemos utilizar na instalação residencial
Boa tarde Leônidas , sou Eletricista iniciante e e bom aprender certas coisas como aprendi agora atravéz dessa aula , sigo vc no canal ...
Leônidas sabendo que o DDR ele e completo , nesse caso então numa instalação posso usar o DDR como geral e dispensar o IDR ? sabendo que ele DDR também faz a função do IDR? No caso o meu QDC só teria DDR , DOS , e os disjuntores dos circuitos, da certo ?
Olá, depende da situação, o problema do DDR como geral é que fica com todos os circuitos passando pelo DR.
Boa noite, como usar o DDR quando tem duas fazeis ,quando não tem faze neutro, 220V, todos os aparelhos domésticos, até as lâmpadas.
Já que perguntou sobre alguma dúvida, é sobre a alimentação pode ser tanto por cima como baixo ou devo sempre checar o diagrama, ainda assim quando tem-se alimentação por só por cima não é apenas uma conversão. Tomando como exemplo um IDR da Steck de 40A, no diagrama tem-se alimentação por cima (1) e carga por baixo (2), no entanto se alimentarmos por baixo (inferior) e a carga por cima (superior) ele vai funcionar, pelo menos aparentemente normalmente, inclusive no botão de teste, por isso a pergunta "as vezes não é só uma convenção do fabricante"
Um abraço!
Na prática tanto faz, desde que todos os bornes sigam um padrão. Mas por costume sempre sempre que possível é melhor alimentar por cima.
@@LeonidasBorgesEletrica Verdade! É isso aí! Valeu!
Parabéns pelo video , a duvida é , qual a diferença da curva c pra curva B ?
Valeu estou aprendendo muito co vc
boa noite professor posso usar um DDR de 63A no lugar do disjuntor de entrada do meu painel.
Obrigado amigo !
Bacana, basta só você se atentar a questão da curva que já "Mata" a dúvida "se é IDR ou DDR", valeu, Leonidas!
Boa explicação
Gostei muito irmão
DDR pode ser usado no lugar do disjuntor geral do padrão de entrada
valeu mestre só dicas boas
Valeu TMJ abraço
Leonidas gostaria de saber sobre o da tramontina, é bem confuso em alguns sites diz ser disjuntor, mas não diz a curva.
Valeu Leônidas . tô voltando . gosto muito dos seus vídeos
Legal, muito obrigado
Professor a montagem do DDR em quadro comercial com barramento de 225A é a mesma de um disjuntor DIN convencional, ou preciso de alguma adequação??
Como estalar um DR em uma casa onde o neutro é aterrado no padrão de entrada?
Olá amigo Leônidas Borges, o que significa curva C e curva B em um DR?
Top de linha maestro!
Valeu meu amigo
Se um faz as duas funções ao mesm otempo, pq em uma instalação nova não usar só este disjuntor DDR? e deixar de lado o Disjuntores padrões.
Leônidas, boa noite, tem suas vantagens e desvantagens usar o ddr, pq o lado ruim e saber se desligou por fuga de corrente ou se foi uma sobrecarga?
Olá amigo. Concordo com você até certo ponto. Quanto o DDR atua por fuga de corrente elétrica, o desarme é instantaneo. Se ele atua por sobrecarga, o DDR vai aquecer e demora um tempo para desarmar. Dito isso, se você tiver um DDR na sua instalação é ele desarmar, ao tocá-lo você já poderá definir se o desarme foi por fuga de corrente elétrica ou por sobrecarga. Se você rearmá-lo e ele atuar instantaneamente, o problema é fuga de corrente ou curto circuito. Se demorar para desarmar o problema é sobrecarga.
Só para deixar claro.
Eu também não gosto do DDR. Só vejo vantagem em casos de pouco espaço no QDC para colocar um DTM e o IDR.
Boa tarde, então qual é o ddr correto para ser usado como geral obrigado
Muito obrigado amigo !!
Valeu meu amigo Gustavo
Muita boa a explicação…
Só uma dúvida… se eu usar um DDR eu preciso usar um disjuntor geral?
Olá amigo. O DDR atua por sobrecarga, por curto circuito e por fuga de corrente. Resumindo: se você usar um DDR não tem necessidade de usar o DTM (disjuntor termomagnético). Só atentar para a capacidade do DDR.
BOA NOITE. SE EXISTE, COMO IDENTIFICAR FUGA DE CORRENTE EM 220 FASE/FASE, JÁ QUE TODOS OS TESTES DE DR QUE VI, SÓ SIMULOU DESARMES DO DR ENTRE FASE/NEUTRO?
Bom vídeo, faltou falar se tem que ser um pra cada circuito ou podem ser usados para proteger vários circuitos.
Boa tarde. O assunto do vídeo é específico sobre como diferenciar o DDR do IDR, sobre outras dívidas você pode acessar a playlist DR aqui no canal, tenho vários vídeos falando sobre isso.
parabens pelo trabalho
Uma Dúvida o IDR é ideal para não tomar choque por questão de fuga de corrente, já o DDR seria para uma proteção para o sistema não dar problema ? seria isso ?
Não, os dois pretendem contra choque elétrico, mas o DDR tem função de discutir também
Eu tenho um motor 220V para energiar.
Vou instalar um DDR bipolar.
Eu preciso instalar o cabo terra também?
Ola!
Estou vom problema num IDR que esta desarmando, e identifiquei qual e o circuito. E qundo tiro o aterramento ele mantem o circuito ligafo e nao desarma o IDR. Porem falando com o eletricista ele propos retirar o Idr pra nao maos ter problema . Pode isso ja que ele protege uma guga como ecplicou no vidio. Pode a instalação de um apartamento naonter esse dispositivo e ficar tranquilo?
Olá professor, na minha casa, o disjuntor geral é de 30, qual IDR eu devo colocar ??? Obrigado.
Ótima explicação. E se uma pessoa tomar um choque entre fase e neutro virar uma carga humana KKK como o idr saberá? No caso tomando choque entre fase e neutro não daria essa diferencia de potencial pelo toroide?
Valeu, mestre
Muito obrigado Manoel
Professor como faço pra fazer o curso de portão automático
boa noite pela explicação sor faltor mostra como ele fexa os contato dê entrada e saida R S T L1 L2 L3 muito bom
Bom dia. Como assim fecha os contatos? Não fechamos nenhum contato, cada borne é para uma fase.
Gostei já não tenho mais dúvida
Sempre um vídeo útil e interessante 😊👍
Valeu meu amigo
Uma duvida. O ddr somente pode ser usado como disjuntor principal ou pode ser usado como disjuntor para cada circuito?
Ótima explicação, mas seria bem melhor se já viesse especificado né? 😉
Mas essas são as especificações. É como um disjuntor, não vem escrito disjuntor termomagnético, pois essas informações são importantes somente para o profissional
Porque complicar, se simplificar seria bem mais econômico.
Qual a diferença do IIDR pro DR?
Como colocar um DR em um chuveiro sendo que a minha casa é em um sítio ou seja na fazenda . Não tem barramento ,E o neutro é aterrado junto com o terra padrão de entrada.
O fato de ser na fazenda não muda nada. É só corrigir a instalação e instalar os dispositivos de proteção.
Professor eu posso fazer um QDC, bifásico usando DPS E DR em todos os circuitos usando o aterramento TNS, OBRIGADO PELA AJUDA ABRAÇO 👍 DEUS TE ABENÇOE SEMPRE
A resposta é sim, o tipo de aterramento não prejudica o uso dos dispositivos, só vai mudar o esquema de ligação de acordo com o tipo de aterramento
@@felipebrito1985 muitíssimo obrigado amigo Deus abençoe 👍
Não sou eletricista. Porém faço alguns serviços em minha casa e de parentes. Mas tenho uma dúvida que já perguntei pra eletricistas e a resposta desses não me ajudaram em nada. Gostaria de saber com respeito a interruptores, tanto simples como duplos etc. Qual é a posição correta que a chave do interruptor deve ficar quando ligado. No caso de instalação vertical. Para baixou ou para cima? E no caso da instalação do interruptor na horizontal? Existe padrão? a minha pergunta surgiu da dúvida na hora de trocar uma lâmpada queimada. o interruptor deve para estar desligado tá pra cima ou para baixo? Caso contrario vou tomar choque do mesmo jeito na lâmpada. Ficarei grato se obtiver uma resposta correta.
Olá amigo. Que eu saiba, a NBR 5410 não traz nenhuma orientação sobre esse assunto. Dito isso, você pode colocar de qualquer maneira. Eu gosto de colocar todos os interruptores atuando para o mesmo lado, não importando, no caso de modelos horizontais, se é pra direita ou para a esquerda. No caso de modelos verticais, gosto de colocá-los desligando para baixo. Resumindo: se não tem uma norma definindo, fica a seu critério.
Esses fabricantes não ajudam e ainda complicam a vida de nós, eletricistas. Se não fosse pessoas como você, Leônidas, estávamos perdidos.
Posso usa outro disjuntor pra ter mais segurança, ou pode interferir no DDR
Então posso usar o DDR no chuveiro, no lugar do disjuntor, correto?
Amigo, vou indtalar uma hidromassagem que pede dr de 63A, no caso de instalar somente o ddr de quantos amperes seria?