Assista a Playlist de ATERRAMENTO th-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwPknJRUGrkdx6yJhIcDzcys.html Assista a Playlist de DR´s th-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwN63ugwYUjIIT-GPQGJhF0C.html Assista a Playlist de DPS th-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwOwnVVnIYUCTd0yVwRbKICd.html Assista a Playlist de INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESIDENCIAL th-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwO13G6CpYZOpkbfIrBUsTV4.html Assista a Playlist de SERVIÇOS DO DIA A DIA th-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwNNxkuSxpxJbKaLHqVV5zw-.html Assista a Playlist de AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL th-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwPUbx6PRwBn5HI24LceeWoG.html
Blz td certo queria saber vou fazer um quadro de dinjuntor ele vai ter terra e neutro certo vou ter chuveiro e máquina de lavar qual melhor usar Dr ou Idr
Sou eletricista de manutenção aposentado.Parabens pelo seu vídeo, corretíssimo. Quem não conhece física elétrica ,realmente tem muita dificuldade de estender. Imagine você explicando forno de indução em fundição para as pessoas, que passa água nas cordoalhas de cobre. Kkkkkk. Grande abraço amigo 👍👍👏👏
Eletricista que não entende isso não pode dizer que é eletricista. É o basico do basico. O video é otimo para explicamos aos clientes e amigos. Parabéns
Observação: O aterramento é de suma importância, só estou dizendo que mesmo sem aterramento o DR é essencial. Exemplo da importância do aterramento, suponha que tenha algo energizado no alto, mesmo que DR atuar a pessoa pode se assustar com o pequeno choque e vir a cair podendo vir a óbito pela queda, caso a residência possua aterramento esse acidente será evitado, pois o DR já teria atuado, e a energia estaria desligada.
verdade porem se não estiver aterramento a carcaça energizada a carcaça faz parte do circuito. assim o dr não atua. não vai ter fulga um exemplo simples Pois mesmo a corrente mesmo passado pela carcaça, Corrente ta entrando e saindo pelo Dr.
Excelente vídeo!! Provou na prática que realmente é um profissional da elétrica!! Sabe o que está ensinando com os vídeos postados no TH-cam!! Uma verdadeira aula gratuita, coisa que não é ensinado em muitos cursos por aí!! Tenho orgulho de ser um inscrito neste canal!! Sempre atualizando meus conhecimentos!!!
É por isso que eu pago a internet! Que aula!!! Excelente! Outro vídeo prático que mata qualquer achismo. O vídeo dos interruptores three way já foi show... esse aqui então... aplausos! Abraço!!!
Fiz curso de técnico em segurança do trabalho e a primeira frase do professor foi nessa área de SST a frase EU ACHO NÃO EXISTE OU É OU NÃO É. ACHISMO NÃO DA PRA TRABALHAR NESSA ÁREA
Boa noite! Vídeo bem esclarecedor e assim fica explicado! O dispositivo DR só atuará quando houver fuga de corrente elétrica para a terra, seja por meio de condução através de um condutor metálico fixado ao solo ou por meio da massa humana fazendo, inadvertidamente, o transpasse da corrente elétrica para a terra. Ocorrendo estas situações o dispositivo DR atuará. Parabéns Leônidas!
Correto, o ideal é que na instalação tenha sistema de aterramento, na pior das hipóteses, o DR vai atuar, quando a corrente de fuga fluir pelo corpo da pessoa, o que torna melhor se não tivesse DR instalado, muito bem explicado. Parabéns!
Essas parte prática pra mim é muito importante pois só fiz a parte teórica meu curso está suspenso por causa da pandemia : um monstro de conhecimento esse Leônidas parabéns eu aprendi muito com esses vídeos
Não tem lógica o DR entender ser fuga de energia apenas energizando uma barra metálica, ele entende a oscilação de energia, não sendo assim ele não atua.
O Dr funciona mesmo quando instalado corretamente, a corrente que entra em um nó é = a soma que sai dos nós, pra entender se entra no Dr 20 amperes tem que sair 20 amperes pra qualquer que seja a carga do circuito ele não vai desarmar como no caso mostrado pelo Leônidas corretamente agora se tiver alguma fuga pra terra com Dr 30mA ele desarma o Dr monitora a corrente que entra e sai. O Dr não aceita "gambiarra" e reduz a conta de energia pq não vai existir desperdício o Dr vai funcionar como espião da corrente.
@@LeonidasBorgesEletrica Nada melhor que uma aula prática. Parabéns. Agora, uma "curiosidade".... Se ao invés desse fio amarelo (terra), que vc usou, fosse uma pessoa encostada nessa estrutura energizada, o DR atuaria? E se a pessoa estivesse calçada com botas ou chinelos, o que aconteceria? Só haveria fuga se a pessoa estivesse descalça? Como funciona isso? Desde já, grato.
Vai desarmar se alguém tocar DESCALÇO, se tiver usando sapato, chinelo ou em cima de um tapete de borracha, ele não vai desarmar, a pessoa vai levar um choque e dependendo correr o risco de ficar "grudada" na estrutura energizada.
Perfeita a definição.O DR só vai funcionar se houver "FUGA DE "CORRENTE". Nos eletrodomesticos atuais, as tomadas do aparelho já vem com o pino do aterramento, e não o fio do terra separadamente, assim, se um fio "descampado" toca na carcaça (parte metálica), o DR "desarmaria" assim que o disjuntor do circuito desse eletrodoméstico fosse ligado.
Excelente aula Professor nota 1.000 agora graças ao senhor estou ficando bom no assunto kkk...graças a você gratidão eterna pelo somatório do aprendizado
Parabéns, foi a explicação mais simples e eficiente que vi até agora. Vendo o funcionamento prático ficou mais fácil entender que só na teoria. Fiquei preocupado se você iria realmente colocar a mão em 226V. Muito bom!
Gostaria de salientar que o IDR pode atuar também se a fase que passa pelo IDR entrar em contato com o neutro que não passou por ele; ou seja, se a fase que passou pelo IDR tocar o neutro na ENTRADA do IDR. Pois como sabemos para que o IDR atue é necessário que a corrente que passa pelo IDR retorne a fonte pelo neutro que SAI do IDR. E nesse caso quando a FASE do IDR entra em contato com o neutro que NÃO PASSOU pelo IDR isto é sentido pelo IDR como fuga e o IDR atua. O vídeo foi interessante e bem elaborado. Parabéns.
Meu garoto! Você me deu um susto daqueles, dizendo que ficar discalço e colocar a mão na grade energizada. Isso simplimente não condiz com o seu conhecimento. Bravo. Parabens pela explicação.
@@LeonidasBorgesEletrica Mas na "vida real" o IDR serve pra isso né? (para que a pessoa não tome choque) - Se fosse 127volts eu particularmente aventuraria pisar no chão ao menos com a ponta do dedão. ( já tomei alguns choques de 127volts de propósito kkk) trabalhei numa auto-elétrica de automóveis e fazíamos alguns testes com 110v nas peças dos carros). Abraço
@@roniurubu2358 Tava fazendo a instalação elétrica de uma edícula nova numa residencia e acabei explicando pra que serve o DR que evita fugas e acidentes eletricos e etc. Ai encostei o fio energizado na estrutura metalica da edícula e desarmou o dr pra demonstrar. Ai ele ainda nao acreditou e disse que desarmou por curto circuito. Ai eu disse que se alguém encostar na fase o dr vai desarmar. Ai tomei coragem e fui tocar na fase e o dr nao desarmou kkkkkkkkkk
Caramba Leônidas tá bravo olha o coração cara rsrsrs. Entendi vlw pelo video explicando nos mínimos detalhes. Realmente não tem o que contestar. Pois na vida aprendemos mais com os erros do que com os acertos obrigado pela aula .
Não Entendi ? Não entendo como pode ter gente que não entendeu ! Estou usando esse vídeo para mostrar para conhecidos como funciona o DR, show de bola !
Parabéns uma excelente aula ,aonde ficou nitidamente que o DR, só tem atuação quando existe um aterramento ou de fato alguém venha tomar um choque na carcaça, ficar categoricamente explicado a sobre a importância do aterramento assim tornasse fulga que tende a escoar, de forma inteligente, amei essa aula muito obrigado meu nobre
Bom dia está que e a verdadeira explicação para àqueles que tem a mania de dizer está frase eu acho , e na realidade não chega a lugar algum só faz M....valeu nobre que deus continui iluminando sua mente .!
@@Vericcimo que nostalgia!! Eu assistia isso 5 anos atrás, poise kkk queria ver ele por a mão, na época os colegas eletricistas da minha cidade costumavam dizer que o dispositivo desligava a energia antes mesmo da pessoa sentir o choque.
sensacional parabéns , sou eletricista e como o Dr mesmo ja tendo muito tempo no mercado sempre tive essa purga atrás da orelha, hoje no trablho tirei a prova fui instalar uma tomada e levei um choque , por que eu estava bem isolado o Dr não atuou .
É verdade meu amigo, potencializou a carcaça, mas não houve corrente; se o pessoal visse o esquema interno do dr, compreenderia melhor, mas sem dúvida sua demonstração foi nota 10.
Ele é um exemplo de profissional: sabe e mostra que sabe e prova pra queles que teimam e ainda passa que se dizem eletricista: veja o exemplo e como ele ainda têm humildade para dividir o que ele sabe para melhorar com nosso entendimento sobre eletrica.
Isso sim é um teste de qualidade. Um pouco mais de 250 pedrecistas, que entendem nada de elétrica, deixaram seu desgosto. Parabéns obrigado pelo seu tempo e conhecimento.
Lembrei de um caso ... Na empresa onde trabalho tinha uma máquina de suco de laranja que tava passando tensão pra massa, umas pessoas olharam, verificaram e continuou passando a tensão ... Daí quando fui verificar, o equipamento tava com o cabo do aterramento partido! Troquei o cabo completo e só alegria! 😉
E antes que não tinha dr eta choque dos inferno e o maldito do disjuntor não desarma ,isso já aconteceu na minha casa , instalaram uma grande furaram para colocar um pino para soldar a mesma e rasparam o fio , depois de alguns meses começou a dar chique na grade, peguei um multímetro e constatei 86v. E o pior que informei o serralheiro que ali perto tem eletroduto, abraço ótima explicação, não basta saber tem que entender.
Quem sabe sabe , parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻 eu já entendia um pouco mais agora to 100% ciente pq na minha casa tem este sistema vou aprendendo muito mais nos teus cursos ( Roberto de Osasco Sp )
Leonidas,vc está de parabens. Quem nao aprender,com facilidade e praticidade,com vc,dificilmente aprenderá de outra forma de explicaçao,pois vc explica e mostra na prática,de uma forma tao simples,que nao deixa dúvidas. Vc é "o cara!"
Muito boa explicação, ficar no achismo não resolve nada. Parabéns pelo canal! Uma observação: se o equipamento possui um bom aterramento, o disjuntor deve desarmar quando existir uma tensão na carcaça, pois seria um curto circuito. Quando essa tensão na carcaça não chega a desarmar o disjuntor é devido a um problema no aterramento que precisa ser corrigido. É interessante ver no vídeo que o IDR percebe mais rapidamente esse curto circuito e desarma antes do disjuntor, devido ao próprio funcionamento da medição da corrente de fuga. O IDR não protege somente nesse caso da carcaça, mas protege também quando alguém entra em contato com uma tomada ou outro ponto de contato.
verdade leonidas a tensao na carcaça realmente nao esta tendo escoamento de corrente por nao ter o terra,faz total sentido no que tu disse parabens pelo vidio
Ieonidas espricaçao muito importante pr todos os teimoso que não querem aprender oque e correto um abraço meu amigo e professor fica com Deus vcs aí bl
cara eu não canso de ver esse vídeo, o mais engraçado foi a cara que você fez quando diz "é claro que não vou fazer isso eu não sou borro... nunca faça isso." é muito engraçado mais a aula foi top de linha, parabéns.
boa tarde Leonidas Borges eu concordo plenamente com você, porque esse ferro suspenso é, mesma coisa de ter uma extensão de fio energisado e isolado sem nada ligado
Excelente vídeo. Eletricidade não tem achismo. Sempre atento às leis da física e as normas técnicas e a segurança. Manuseio com eletricidade exige muito de nossa atenção.
Ótimo explicação falada e encenada para não deixar dúvida, quem não entendeu é porque não quer simplesmente aceitar a verdade , valeu pela aula tão Clara e ao vivo
Cara vc é o cara.. Sou seu aluno com muito orgulho.. Ñ tenho condições de pagar um curso com vc.. Mais sempre tou vendo seus videos gratis pela net! O melhor professor que eu achei na internet, videos bem elaborados e bem ensinados ñ nos deixa nenhuma dúvida. Queria muito faser teu curso online, quando eu puder pagar, pagarei com toda certeza que investir no melhor professor de elétrica parabens Leônidas Borges!👏👏👏👏
Seus vídeos, os vídeos da Engehall e do Eletricity me fazem querer sair da área de TI e ir pra elétrica. Parabéns, vocês são EXCELENTES professores! Sabem ensinar, sabem cativar, sabem motivar. Brasil precisa de mais pessoas assim!
Assista a Playlist de ATERRAMENTO
th-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwPknJRUGrkdx6yJhIcDzcys.html
Assista a Playlist de DR´s
th-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwN63ugwYUjIIT-GPQGJhF0C.html
Assista a Playlist de DPS
th-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwOwnVVnIYUCTd0yVwRbKICd.html
Assista a Playlist de INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESIDENCIAL
th-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwO13G6CpYZOpkbfIrBUsTV4.html
Assista a Playlist de SERVIÇOS DO DIA A DIA
th-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwNNxkuSxpxJbKaLHqVV5zw-.html
Assista a Playlist de AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
th-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwPUbx6PRwBn5HI24LceeWoG.html
Blz td certo queria saber vou fazer um quadro de dinjuntor ele vai ter terra e neutro certo vou ter chuveiro e máquina de lavar qual melhor usar Dr ou Idr
Chuveiro 220 ea máquina de lavar 110
O neutro tem q passar pelo Dr amigo seja claro por favor
Sou eletricista de manutenção aposentado.Parabens pelo seu vídeo, corretíssimo. Quem não conhece física elétrica ,realmente tem muita dificuldade de estender. Imagine você explicando forno de indução em fundição para as pessoas, que passa água nas cordoalhas de cobre. Kkkkkk. Grande abraço amigo 👍👍👏👏
Parabéns pelo aula. Você é um brasileiro que faz a diferença neste país.
Eletricista que não entende isso não pode dizer que é eletricista. É o basico do basico. O video é otimo para explicamos aos clientes e amigos. Parabéns
excelente explicação que faz toda a diferença
Observação: O aterramento é de suma importância, só estou dizendo que mesmo sem aterramento o DR é essencial.
Exemplo da importância do aterramento, suponha que tenha algo energizado no alto, mesmo que DR atuar a pessoa pode se assustar com o pequeno choque e vir a cair podendo vir a óbito pela queda, caso a residência possua aterramento esse acidente será evitado, pois o DR já teria atuado, e a energia estaria desligada.
É por isso que tem que ter aterramento na carcaça dos elétros domésticos para quando ter fuga o DR desarmar e evitar choque
verdade porem se não estiver aterramento a carcaça energizada
a carcaça faz parte do circuito.
assim o dr não atua.
não vai ter fulga
um exemplo simples
Pois mesmo a corrente mesmo passado pela carcaça, Corrente ta entrando e saindo pelo Dr.
@@manoeldalapaconceicaosanto5420isso já vem de fábrica,se não tiver aterramento na tomada não adianta nada
Pelo menos ninguém vai ficar grudado
@@rodinelil.m.b6609 mas se vc tomar choque vai desarmar,é melhor do que nada
Excelente vídeo!! Provou na prática que realmente é um profissional da elétrica!! Sabe o que está ensinando com os vídeos postados no TH-cam!! Uma verdadeira aula gratuita, coisa que não é ensinado em muitos cursos por aí!! Tenho orgulho de ser um inscrito neste canal!! Sempre atualizando meus conhecimentos!!!
realmente, ele é foda!
É por isso que eu pago a internet! Que aula!!! Excelente! Outro vídeo prático que mata qualquer achismo. O vídeo dos interruptores three way já foi show... esse aqui então... aplausos! Abraço!!!
Fiz curso de técnico em segurança do trabalho e a primeira frase do professor foi nessa área de SST a frase EU ACHO NÃO EXISTE OU É OU NÃO É. ACHISMO NÃO DA PRA TRABALHAR NESSA ÁREA
Boa noite! Vídeo bem esclarecedor e assim fica explicado! O dispositivo DR só atuará quando houver fuga de corrente elétrica para a terra, seja por meio de condução através de um condutor metálico fixado ao solo ou por meio da massa humana fazendo, inadvertidamente, o transpasse da corrente elétrica para a terra. Ocorrendo estas situações o dispositivo DR atuará. Parabéns Leônidas!
Entendi, então se tiver tomado banho e tomar choque no chuveiro o idr vai desarmar?
Correto, o ideal é que na instalação tenha sistema de aterramento, na pior das hipóteses, o DR vai atuar, quando a corrente de fuga fluir pelo corpo da pessoa, o que torna melhor se não tivesse DR instalado, muito bem explicado. Parabéns!
Essas parte prática pra mim é muito importante pois só fiz a parte teórica meu curso está suspenso por causa da pandemia : um monstro de conhecimento esse Leônidas parabéns eu aprendi muito com esses vídeos
Eu gosto muito de vídeos assim
Que legal, muito obrigado. Eu gosto muito também de testes práticos. Abração
Mestre Wesley e neste Leônidas, dois monstros.
Vc simplesmente arrasou, era a explicação q eu estava precisando pra sanar as minhas dúvidas. Parabéns, professor.
🎉 sou muito difícil para entender uma aula, mas sobre esta aula foi bem explicado eu entendi direitinho parabéns professor que Deus te abençoe
Show professor tem pessoas que tem mais dificuldade para aprender então teoria e prática ninguém esquece mais parabens
REALMENTE!!
Leônidas, você calou os contradisentes "Zé faísca e "Pica fios" da vida. 👏👏👏👏
Assim espero, kkkkkk
Não tem lógica o DR entender ser fuga de energia apenas energizando uma barra metálica, ele entende a oscilação de energia, não sendo assim ele não atua.
O Dr funciona mesmo quando instalado corretamente, a corrente que entra em um nó é = a soma que sai dos nós, pra entender se entra no Dr 20 amperes tem que sair 20 amperes pra qualquer que seja a carga do circuito ele não vai desarmar como no caso mostrado pelo Leônidas corretamente agora se tiver alguma fuga pra terra com Dr 30mA ele desarma o Dr monitora a corrente que entra e sai. O Dr não aceita "gambiarra" e reduz a conta de energia pq não vai existir desperdício o Dr vai funcionar como espião da corrente.
@@LeonidasBorgesEletrica
Colocar um DR sem aterramento fica melhor sem ele
ou com ele! mesmo que funcione diferente!
Parabéns pela excelente aula professor ! melhor explicação que essa não tem no youtube.
Parabéns professor... você tem o dom pra explorar.
Eu em plena Floresta Amazônica BR 174, município de Presidente Figueiredo-Am assistindo essa maravilhosa aula!
Parabéns!!!!
Excelente vídeo , eu fiz vários testes para ver se desarmava antes de ver esse vídeo . Agora sei porque não desarmava . Obrigado pela dica.
SEMPRE PELA NORMA E PELAS LEIS DA FÍSICA !! SUCESSO GARANTIDO !! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻💡
Parabéns professor nota 10 ...essa aula foi top ...Aprendi muito
Ótimo esclarecimento, o pessoal instala DR, sem saber deste detalhe.
Sim, precisamos conhecer todos os detalhes
Valeu bem explicado meu amigo
Excelente ilustração parabéns professor👏👏👏
Excelente explicação! Mais uma aula de elétrica da melhor qualidade. Obrigado!!!
Parabéns professor pela sua humildade, talvez esta dúvida foi de muitos que não se pronunciaram, as vezes se tem dificuldades em aprender!
Verdade mesmo, assim é mais fácil, teoria e prática andam juntos.
@@LeonidasBorgesEletrica Meus Parabéns meu colega bem explicado, muitos tema, e ai acredito eu que vc tirou a tema de muitos!
@@LeonidasBorgesEletrica Nada melhor que uma aula prática.
Parabéns.
Agora, uma "curiosidade"....
Se ao invés desse fio amarelo (terra), que vc usou, fosse uma pessoa encostada nessa estrutura energizada, o DR atuaria?
E se a pessoa estivesse calçada com botas ou chinelos, o que aconteceria?
Só haveria fuga se a pessoa estivesse descalça?
Como funciona isso?
Desde já, grato.
Show de aula, entendido professor. O DR só desarma quando alguém sem querer tocar. Excelente video
Espero que não seja eu que encoste para tomar o choque, kkkkkkkk
Vai desarmar se alguém tocar DESCALÇO, se tiver usando sapato, chinelo ou em cima de um tapete de borracha, ele não vai desarmar, a pessoa vai levar um choque e dependendo correr o risco de ficar "grudada" na estrutura energizada.
Muito correto tudo que vc falou .so existe fuga quando. Tem tramferencia ate o terra.nao a fuga so na massa
Perfeita a definição.O DR só vai funcionar se houver "FUGA DE "CORRENTE".
Nos eletrodomesticos atuais, as tomadas do aparelho já vem com o pino do aterramento, e não o fio do terra separadamente, assim, se um fio "descampado" toca na carcaça (parte metálica), o DR "desarmaria" assim que o disjuntor do circuito desse eletrodoméstico fosse ligado.
Parabéns não tem como não entender é isso aí tem que provar na prática, não por convenção
PARABÉNS PRIFESSOR!
Excelente aula Professor nota 1.000 agora graças ao senhor estou ficando bom no assunto kkk...graças a você gratidão eterna pelo somatório do aprendizado
Barbada, muito fácil entender o que é "surto" , " fuga" de corrente. Vídeo e explicacao, muito bem elaborados. Parabéns.
Parabéns, foi a explicação mais simples e eficiente que vi até agora. Vendo o funcionamento prático ficou mais fácil entender que só na teoria. Fiquei preocupado se você iria realmente colocar a mão em 226V. Muito bom!
Kkkkkkkk. Esse teste eu não faço. Obrigado
Gostaria de salientar que o IDR pode atuar também se a fase que passa pelo IDR entrar em contato com o neutro que não passou por ele; ou seja, se a fase que passou pelo IDR tocar o neutro na ENTRADA do IDR. Pois como sabemos para que o IDR atue é necessário que a corrente que passa pelo IDR retorne a fonte pelo neutro que SAI do IDR. E nesse caso quando a FASE do IDR entra em contato com o neutro que NÃO PASSOU pelo IDR isto é sentido pelo IDR como fuga e o IDR atua. O vídeo foi interessante e bem elaborado. Parabéns.
Meu garoto! Você me deu um susto daqueles, dizendo que ficar discalço e colocar a mão na grade energizada. Isso simplimente não condiz com o seu conhecimento. Bravo. Parabens pela explicação.
também pensei que o professor iria cometer uma gafe dessas kkk no mais muito bom vídeo explicativo.
Kkkkkk, esse é um teste para a sogra
Kkkkkkkkk, que susto né
@@LeonidasBorgesEletrica Mas na "vida real" o IDR serve pra isso né? (para que a pessoa não tome choque) - Se fosse 127volts eu particularmente aventuraria pisar no chão ao menos com a ponta do dedão. ( já tomei alguns choques de 127volts de propósito kkk) trabalhei numa auto-elétrica de automóveis e fazíamos alguns testes com 110v nas peças dos carros).
Abraço
@@roniurubu2358 Tava fazendo a instalação elétrica de uma edícula nova numa residencia e acabei explicando pra que serve o DR que evita fugas e acidentes eletricos e etc. Ai encostei o fio energizado na estrutura metalica da edícula e desarmou o dr pra demonstrar. Ai ele ainda nao acreditou e disse que desarmou por curto circuito. Ai eu disse que se alguém encostar na fase o dr vai desarmar. Ai tomei coragem e fui tocar na fase e o dr nao desarmou kkkkkkkkkk
Caramba Leônidas tá bravo olha o coração cara rsrsrs. Entendi vlw pelo video explicando nos mínimos detalhes. Realmente não tem o que contestar. Pois na vida aprendemos mais com os erros do que com os acertos obrigado pela aula .
Não, eu estou tranquilo, rsrsrs. Verdade, obrigado
Não Entendi ?
Não entendo como pode ter gente que não entendeu !
Estou usando esse vídeo para mostrar para conhecidos como funciona o DR,
show de bola !
Muito boa a explicação ,se alguns não querem entender com essa explicação, não adianta, não vão aprender de jeito nenhum, parabéns!
Por isso a importância de ter um aterramento no quadro. Muito boa a dica
Bem explicado. PRIMEIRO VIDEO Q EU VEJE BEM EXPLICADO
Legal, obrigado
Esse Leônidas, é fodão mesmo, como diz aqui na Bahia. "BROCÔ"
Não tem como não aprender com ele
Mais um excelente vídeo aula, meus parabéns meu amigo...
Muito obrigado Paulo
Parabéns uma excelente aula ,aonde ficou nitidamente que o DR, só tem atuação quando existe um aterramento ou de fato alguém venha tomar um choque na carcaça, ficar categoricamente explicado a sobre a importância do aterramento assim tornasse fulga que tende a escoar, de forma inteligente, amei essa aula muito obrigado meu nobre
Bom dia está que e a verdadeira explicação para àqueles que tem a mania de dizer está frase eu acho , e na realidade não chega a lugar algum só faz M....valeu nobre que deus continui iluminando sua mente .!
Estava mesmo acreditando que você ia colocar a mão na estrutura kkk
Kkkkkk
Caiu no click bait!
😅😅😅😅
@@Vericcimo que nostalgia!! Eu assistia isso 5 anos atrás, poise kkk queria ver ele por a mão, na época os colegas eletricistas da minha cidade costumavam dizer que o dispositivo desligava a energia antes mesmo da pessoa sentir o choque.
Excelente vídeo!
Muito obrigado amigo Adoniran
E isso mesmo
sensacional parabéns , sou eletricista e como o Dr mesmo ja tendo muito tempo no mercado sempre tive essa purga atrás da orelha, hoje no trablho tirei a prova fui instalar uma tomada e levei um choque , por que eu estava bem isolado o Dr não atuou .
Muito bom !!! que explicação ótima!!!!! muito obrigado por me ensinar mais sobre tudo vc faz a diferença,Parabéns!!!
Vídeo muito bem detalhado parabéns
Muito obrigado meu amigo
É a mesma coisa se encostar em circuito energizado e estiver com um calçado de proteção o Dr não desarma.
Até de sandálias
Ou dependendo do tempo q ela Tome o choque ao atingir os 30 ma
É isso mesmo
Qualquer coisa que impessa a corrente que estará em nosso corpo de escapar para terra
Na verdade qualquer choque causará uma corrente maior que isso
Gênio!
É verdade meu amigo, potencializou a carcaça, mas não houve corrente; se o pessoal visse o esquema interno do dr, compreenderia melhor, mas sem dúvida sua demonstração foi nota 10.
Ele é um exemplo de profissional: sabe e mostra que sabe e prova pra queles que teimam e ainda passa que se dizem eletricista: veja o exemplo e como ele ainda têm humildade para dividir o que ele sabe para melhorar com nosso entendimento sobre eletrica.
É isso aí Leônidas, mata a cobra e mostra o pau...quem sabe faz ao vivo...a teoria só tem vida junto com a prática. 👏👏👏
Quem não entender agora ,só mandar internar mesmo!!!!
Isso sim é um teste de qualidade.
Um pouco mais de 250 pedrecistas, que entendem nada de elétrica, deixaram seu desgosto.
Parabéns obrigado pelo seu tempo e conhecimento.
Voce é o cara, se tivessemos cursos com esses exemplos e constatações seia Otimo.
Lembrei de um caso ... Na empresa onde trabalho tinha uma máquina de suco de laranja que tava passando tensão pra massa, umas pessoas olharam, verificaram e continuou passando a tensão ... Daí quando fui verificar, o equipamento tava com o cabo do aterramento partido! Troquei o cabo completo e só alegria! 😉
E antes que não tinha dr eta choque dos inferno e o maldito do disjuntor não desarma ,isso já aconteceu na minha casa , instalaram uma grande furaram para colocar um pino para soldar a mesma e rasparam o fio , depois de alguns meses começou a dar chique na grade, peguei um multímetro e constatei 86v. E o pior que informei o serralheiro que ali perto tem eletroduto, abraço ótima explicação, não basta saber tem que entender.
Parabéns..pelo vídeo..exclarecedor,se alguém não sabe o que é fuga de corrente,não pode e não deve ser considerado um eletricista...parabens...
Meus parabéns professor provou que é Verdade Paulo Geraldo fiscal tudo pela natureza DIRETO PARAIBA
Parabéns! Técnica e didática em prol do conhecimento!
parabéns! melhor que isso só desenhando! demonstração perfeita! agora pra meter a mão pra testar se dá choque chama o fabricante.
Ótimo esclarecimento, Leônidas demonstrou pra ninguém mais ter dúvidas.
Leônida você mostra o que sabe na prática 👍👍👍👍👍👍
Quem sabe sabe , parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻 eu já entendia um pouco mais agora to 100% ciente pq na minha casa tem este sistema vou aprendendo muito mais nos teus cursos ( Roberto de Osasco Sp )
Leonidas,vc está de parabens. Quem nao aprender,com facilidade e praticidade,com vc,dificilmente aprenderá de outra forma de explicaçao,pois vc explica e mostra na prática,de uma forma tao simples,que nao deixa dúvidas. Vc é "o cara!"
❤
Muito boa explicação, ficar no achismo não resolve nada. Parabéns pelo canal!
Uma observação: se o equipamento possui um bom aterramento, o disjuntor deve desarmar quando existir uma tensão na carcaça, pois seria um curto circuito. Quando essa tensão na carcaça não chega a desarmar o disjuntor é devido a um problema no aterramento que precisa ser corrigido.
É interessante ver no vídeo que o IDR percebe mais rapidamente esse curto circuito e desarma antes do disjuntor, devido ao próprio funcionamento da medição da corrente de fuga.
O IDR não protege somente nesse caso da carcaça, mas protege também quando alguém entra em contato com uma tomada ou outro ponto de contato.
verdade leonidas a tensao na carcaça realmente nao esta tendo escoamento de corrente por nao ter o terra,faz total sentido no que tu disse parabens pelo vidio
Muito bom! Bem explicado! Só não entende quem não quiser.👏👏
Muito obrigado
Ótima aula, na prática fica melhor o entendimento, até para os teimosos.
Ieonidas espricaçao muito importante pr todos os teimoso que não querem aprender oque e correto um abraço meu amigo e professor fica com Deus vcs aí bl
cara eu não canso de ver esse vídeo, o mais engraçado foi a cara que você fez quando diz "é claro que não vou fazer isso eu não sou borro... nunca faça isso." é muito engraçado mais a aula foi top de linha, parabéns.
Parabéns pelo seu vídeo 👏, você realmente mostrou o que significa o DR, muita gente ainda não sabe o como ele foi fabricado
boa tarde Leonidas Borges
eu concordo plenamente com você, porque esse ferro suspenso é, mesma coisa de ter uma extensão de fio energisado e isolado sem nada ligado
Entendo muito pouco de eletricidade mas amei essa explicação.
Excelente vídeo. Eletricidade não tem achismo. Sempre atento às leis da física e as normas técnicas e a segurança. Manuseio com eletricidade exige muito de nossa atenção.
PARABÉNS professr ótima aula e ótimo aprendizado que JESUS te ilumine sempre sua vida forte abraço
Muito boa aula. Entendi a teórica do funcionamento de IDR. A diferença de fuga e corrente...
Você é um grande profissional parabéns gostei muito da sua explicação de DR e fuga de corrente obrigado Ailton N Iguaçu RJ
nossa isso que vc ensinou é top demais, todo eletricista deve saber
Esse é o melhor teste de dr que já vi ,Deus abençoe.
Ótima demonstração prática, parabéns, para quem já tem um pouco de conhecimento de circuitos elétrico está perfeito
Melhor explicação, impossível . parabéns pela vídeo aula professor
Muito bem explicada sua aula. Realmente tem gente que não entende e ainda teima, daí vem tanto serviço mal feito. Parabéns pelo vídeo.
Obg, professor essa foi uma das melhores explicações já ensinada , parabéns !
Un capo total Leonidas, muy bien explicado, gracias por su paciencia y enseñanza. Gran abrazo desde Argentina
Ótimo explicação falada e encenada para não deixar dúvida, quem não entendeu é porque não quer simplesmente aceitar a verdade , valeu pela aula tão Clara e ao vivo
Cara vc é o cara.. Sou seu aluno com muito orgulho.. Ñ tenho condições de pagar um curso com vc.. Mais sempre tou vendo seus videos gratis pela net! O melhor professor que eu achei na internet, videos bem elaborados e bem ensinados ñ nos deixa nenhuma dúvida. Queria muito faser teu curso online, quando eu puder pagar, pagarei com toda certeza que investir no melhor professor de elétrica parabens Leônidas Borges!👏👏👏👏
Parabéns Leônidas Borges,bom vídeo, bem explicativa,tira qualquer dúvidas dos teimosos!obrigado,Deus te abençoe!
Parabens pela sua capacidade e facilidade de ensinar, teoria e prática, pra mostrar o significado do equipamento!!
Seus vídeos, os vídeos da Engehall e do Eletricity me fazem querer sair da área de TI e ir pra elétrica. Parabéns, vocês são EXCELENTES professores! Sabem ensinar, sabem cativar, sabem motivar. Brasil precisa de mais pessoas assim!
Ce tá perdido mesmo, heim...kkkk
Parabéns por tirar dúvidas dos seus seguidores, excelente aula
PARABÉNS professor Leônidas, grande aula, obrigado
Meu professor no Senai já tinha falado exatamente igual você , mais você provou na prática parabens professor
Na prática é mais fácil de entender né
Simplesmente fantástico, agradeço muito, muito, muito pela aula, valeu obrigado.
Parabéns pela a explicação, muito boa ABS!
Valeu, abraço
Que explicação excepcional e de fácil entendimento e clareza. Muito obrigado Leônidas, que Deus continue te abençoando.