FABRICAÇÃO DE ESTRUTURAS METÁLICAS - O "BE A BÁ" PARTE 2
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 8 ก.พ. 2025
- VÍDEO DEDICADO AO EMPREENDEDOR QUE ESTEJA INICIANDO NO RAMO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DE ESTRUTURAS METÁLICAS.
CONTINUO EFETUANDO UMA EXPLANAÇÃO ACERCA DE TÓPICOS RELACIONADOS A SISTEMÁTICA QUE CERCA REFERIDA ATIVIDADE.
Paulo, vou montar minha primeira estrutura de encaixe de parafusos. Somos uma empresa pequena e apareceu um galpão desafiador para nós. Estou com receio de na fabricação as tesouras ( treliças) torcerem na fabricação pois são uma tesoura sendo dividida em trem peças de 13 metros de comprimento unidas nos banzos superiores e inferiores por parafusos totalizando uma tesouras tesoura de 39 metros de comprimento e 1,80 de altura, também parafusada no pé direito com chapas e parafusos. Estou com medo disso tudo não bater com as furações. O pé direito tem 12 metros de altura dificultando ainda mais uma correção de última hora. Alguma dica além dessas desse vídeo? Desde já agradeço a atenção.
Prezado Ivan. Vamos lá....quais os cuidados primordiais que vc deverá adotar no meu entendimento?
1) Na fabricação vc deverá inicialmente fazer as "matrizes", ou seja, as peças gabaritos. Estas peças deverão ficar "zeradas" de acordo com o projeto. Obviamente as outras peças deverão ser montadas sobre tais gabaritos.
2) Ainda na fabricação especial atenção com as flanges e furações. Sugiro cortar tais peças, com as furações, no plasma ou ainda, caso não seja possível, fazer tais furações num centro de usinagem. Referidas furações deverão ser extremamente precisas também. As furações nas terças também deverão receber especial atenção.
3) Para evitar que as peças fiquem torcidas sugiro prender as treliças nos cavaletes com os "sargentos" durante o processo de soldagem, e deixa-las esfriando devidamente presas nos cavaletes. Referidos cavaletes deverão estar totalmente alinhados entre eles !!!! Remover os sargentos somente depois das peças estarem frias. De qualquer maneira, infelizmente, em todo processo de soldagem as peças ficam suscetíveis a algum pequeno empenamento. Porém na montagem as peças sempre acabam chegando no lugar, com a utilização das espinas e pequenos extensores hidráulicos.
4) Na confecção das sapatas, muita, mais muita atenção para a alocação das chapas de base que receberão as colunas. Referida alocação deverá ser realizada por topógrafo responsável e capacitado. De nada adiantará vc fazer as peças com extrema precisão, e ter as sapatas concretadas com as chapas de base com desvios. Erros de 10mm, que sejam, colocaráo em risco toda a montagem.
5) Antes de dar acabamento nas peças, se possível, fazer uma pré montagem com um conjunto dos pórticos (no chão mesmo), para checagem dos ângulos e furações.
6) Ainda no processo de montagem, sugiro a utilização de 02 caminhões munck no levantamento da tesoura, para evitar o colapso da estrutura , devido ao seu comprimento.
Toda encomenda Ivan sempre nos traz grande apreensão. Isso é normal. Acontece com todos nós. Porém se vc se dedicar, ser caprichoso e detalhista, tudo transcorrerá da melhor maneira possível. Coloque Deus a frente e vc terá êxito em seu negócio. Espero ter lhe ajudado Ivan. Grande abç!
@@PauloAzevedo62 Paulo muito, mas muito obrigado por compartilhar seu conhecimento, cheguei hj à noite de uma reunião para decidir sobre o serviço e cheguei em casa muito apreesivo. Depois de muito pesquisar Deus te colocou no meu caminho. Mais uma vez muito obrigado. Que Deus ilumine os seus caminhos.
@@ivanaristides6632 ;Amém Ivan. Durante o processo, se tiver alguma dúvida, favor me contatar. Tudo dará certo Ivan. Deus é contigo!