É triste! Mais triste, é perceber que pessoas que cresceram com vc, mesmo pai e mãe, na mesma casa, com falas e atos tão contraditórios aos meus! E não estou aqui dizendo, que eu sou a certa! É que para mim, defender o indefensável, não importa a ideologia, é um absurdo! Ver irmãs, irmão e cunhada destilando ódio e tendo golpistas como heróis da Pátria, é demais para mim! Ficaram surdos para qualquer argumento! Fiquei depressiva, mas qdo decidi me afastar, melhorei! Cada qual com seu caminho!
Também me solidarizo com todos que romperam com irmãos ou familiares. No meu caso me afastei de uma irmã, e não acho que haverá volta. Só não tive mais rompimentos porque procurei me isolar de algumas relações e ignorar. Muito triste e decepcionante.
Eu me afastei de muitos colegas, de alguns colegas da faculdade ,parentes de primeiro grau inclusive, mudei de emprego pois estava ficando doente, não aguentava mais tanta insanidade e centenas de fake news o dia todo, chegou um mmto que não queria nem fazer as refeições com a equipe. Mas acho que esse processo vai ser longo, pois precisa partir deles, sair, abandonar as redes sociais fechadas, a bolha( sim, todos vivemos em bolhas, é preciso se policiar), mas as bolhas deles é doentia, maldosa, vil. Eu de fato espero que possamos voltar para uma possível nova ou pelo menos aceitável vida em coletivo novamente. Enfim, é e será algo que todos sairão machucados. Parabéns pelo canal.
Eu acho que vai além do que vc mencionou. Não basta a pessoa refletir e entender que ela se tornou parte do problema, e as Big Techs que a fizeram se tornar parte do problema? Microsoft, Google, Facebook, Twitter, Instagram, todas elas precisam se responsabilizar, multa por violação à Lei do Estado Democrático de Direito por exemplo. Enquanto aqueles ambientes que frequentamos todos os dias, por horas, não forem regulados, nada vai mudar.
Penso que o ex presidente extraiu o pior de dentro dessas pessoas. Todo o ódio que estava lá dentro, adormecido, veio a tona. Não sei como reverter isso. Triste demais.
Ai vc vai na parte da bíblia onde diz que ate mesmo os escolhidos seriam enganados? Tai, sera facil a apresentação desatanas na cabeça destes gado marcados com a tatuagem do demo 👿🐂🤡
Sim, Bolsonaro trouxe aquele Tio reaça que só abria a boca pra falar barbaridades na ceia de Natal e olhe lá, para rede nacional de tv. Meu pai sempre foi um racista, homofóbico, preconceituoso, e saudoso da ditadura desde que me conheço por gente. Mas era raro ver ele expressar isso abertamente. Desde que ele abraçou o Bolsonarismo, ele nao consegue mais falar de outra coisa.
Nao tem como reverter mesmo principalmente porque ele usou os palanques do fanatismo religioso... Os mitos de Roma existem há mais de 2000anos e produzem essa massa que se acha perto da perfeição.😪👀
Graças a estas movimentações absurdas movidas pelo fanatismo e ódio muita gente repensou seu voto. Mas muitas mostraram o q sepre foram. Simplesmente não era permitido. Daí quando se abre a brecha vemos quem as pessoas realmente são... Não se tornaram, já eram assim. Não e ntregaria, mas com certeza procuraria ajuda psicologica para minha irmã.
Fiz uma força danada para manter a amizade com meus irmãos.Proibi o assunto de política entre nós. Dei um " chega pra lá" feio em algumas ocasiões ,tipo "apaguei todas as suas msg sem ler.Não fale em política comigo" e consegui preservar as relações, com irmãos, porque "amigos" abandonei mesmo.Tenho 71 anos
Já na campanha de Bolsonaro, batia de frente com meus três irmãos e uma irmã, conforme o tempo passava, as relações foram afetadas, nos afastamos e depois fui cancela por eles. Sempre fomos de partidos diferentes e nunca brigamos por conta disso, mas agora foi diferente, eles se tornaram intransigentes. Eles acham que a situação do povo Yanomami é mentira da esquerda, só pra ter uma ideia do nível deles. Lamentável, mas não existe a menor possibilidade de uma reaproximação, guardo com carinho as boas lembranças com eles, foi tudo que me restou.
A melhor forma que encontrei de lidar com isso foi o DISTANCIAMENTO. Partindo do princípio; o que os olhos não veem e os ouvidos não escutam, o coração não sente... Me afastei das redes sociais e das pessoas radicalizadas. A vida é muito curta e preciosa. Quero ao meu lado apenas pessoas "do bem"... de gente preconceituosa, racista, classista e homofóbica prefiro manter distância.
Esse homem é o verdadeiro patriota! Como servidor público honrou a democracia e não passou pano mesmo sendo irmã dele. É muito triste esse tipo de situação, é inacreditável o nível de alucinação coletiva que esse povo chegou.
Já percebi que até certos jornalistas também. Claro que eles fazem de maneira mais comedida, mas o ódio fica claro quando eles começam a colocar apelidos deprrssiativos nas pessoas, sabe? Ao invés de se ater a argumentar com fatos e dados, precisam sempre depreciar as outras pessoas.
Sempre maravilhosa. Estou em tratamento psiquiátrico desde outubro de 2019, fora algumas questões pessoais da doença o extremismo em que se tornou minha família e meu "grupo de amigos" tem constantemente minado minha sanidade, a opção tem sito pelo afastamento, mas, é triste ver no que nosso país e essas pessoas se tornaram, na verdade elas já eram assim, não é? Só arranjaram alguém com essa coragem louca para verbalizar aqui que já sentiam.
Eu tive que me afastar do meu melhor amigo, que tinha há 30 anos, um irmão para mim. Mas se tornou uma relação em que eu me sentia muito mal, parecia que se eu continuasse com essa convivência seria uma agressão contra mim mesma. Claro que estou aberta a reatar uma relação, mas infelizmente não no estado mental em que ele se encontra agora. É muito triste para mim.
Acho uma bela atitude sua em querer reatar Daniela. Passo pela mesma situação, venho de uma cidade onde 80% dos meus conhecidos e amigos votaram no inominável e cerca de uns 40% se radicalizaram. Se eu tenho vontade de reatar esses laços de 20, 30 anos? Não. Pra mim, o bolsonarismo só serviu para descortinar o que essas pessoas sempre foram mas tinham um pouco de vergonha de assumir. E sinceramente, não quero ao meu lado alguém que ache ok, falar que seres humanos devem ser pesados em arrobas. Que um filho só é gay por que faltou palmadas ou que um filho não se casaria com uma mulher preta pq deu educação. De vdd, sendo amigo, parente, irmão, se pensa assim, eu quero distância.
Tenho caso e sei que muitos dos meus amigos também estão com esse problema. Essa fase da nossa histórias foi uma das mais macabras que conheci. Só não foi pior, porque o fascismo dessa vez não conseguiu se concretizar.
Gente! Que tristeza esses relatos! Eu tbm me afastei , atritei muito com irmãos. Temos que tomar o maior cuidado com o que falamos para não exceder na discussão, dificílimo o diálogo. Praticamente inexistente.Terrível!
Isso é tristíssimo. Algo similar aconteceu comigo. Perdi contato com familiares durante estes anos. Moro longe mas não foi a distância que nos separou. Ela simplesmente facilitou ignorá-los, removê-los da minha convivência, uma vez que não frequento festas de aniversário, chás de panela, casamentos, chás de fralda, velórios e enterros. Sem sombra de dúvida, uma vez que eles expressam ou desejar ou não se importar com o extermínio de todas as pessoas gays como eu, eu os denunciaria sim caso eles cometessem crimes dos quais eu tivesse prova.
Mariliz, querida, tomei o café contigo nesse vídeo e tbm com lágrimas nos olhos, inclusive por reconhecer tantas situações semelhantes. No meu caso, o meu círculo mais próximo de relações era o da Igreja e ali estavam pelo menos 90% dos meus antigos amigos. Já antes das eleições de 2018 perdi a maioria deles e, agora, em 2022, os poucos que ainda restavam e se mostraram mais radicalizados tbm se foram. A impressão que tenho é que se foram para sempre msm. Nem sei se estou disposto a me reaproximar (essa é a diferença qd se tratam de amigos e não de familiares!). Espero um tempo de cura, mas, sinceramente, sou bem pessimista qt aos meus casos: não acho que a viverei completamente. 🙋🏽♂️🙏🏽🙏🏽😔🥺😓😭😭💔
Bom dia, vc é maravilhosa eu gosto muito das suas análises políticas. Eu sinto que você é um ser humano muito bom, trasnite uma áurea de paz e amor. Abraços
Sou militar da reserva da aeronáutica, atualmente professor de direito e micro empresário em Manaus. Entraram em meu celular um grupo convidado empresários a doarem dinheiro para bancar ônibus para ir para Brasília. Imediatamente disse ao grupo que todos erram golpistas criminosos, guardei o print, bloqueei o grupo e disse que iria denunciar todos na PF.
Minha família sempre teve um enorme carinho por um tio agregado. Mesmo após a separação do casal, no final da década de 90, ele ainda era considerado da família e seu falecimento foi sentido por todos. Em minha última passagem por minha terra natal nas comemorações de fim de ano, ouvi o relato de que uma outra tia, mais velha, disse que ele não era nada do que pensamos e que inclusive era comunista. Escutei e preferi me calar, porque se eles chegam ao ponto de apagar tudo que foi bom em nome dessa idolatria doentia, não sou eu, sempre muito criticada nos bastidores, que vou convencer alguém. Ao mesmo tempo, faço questão de expor minha opinião nas redes sociais. Fui deletada, mas também deletei muita gente e deixei de seguir outras tantas. Hoje praticamente nenhum familiar vê o que posto, porque essas pessoas não vão reconhecer que erraram. Isso significaria atestar que foram cúmplices de muitas mortes, e para dormir em paz elas vão até o fim.
Ah, sim ! Sem dúvida. Não aceito coisas erradas, ainda mais atentar contra a nossa Democracia. Porém, isso não temos na família. São todos equilibrados, éticos responsáveis e com bom senso. Ainda bem !! 👍😉
Faria o mesmo, meus parentes radicais foram até o bloqueio da Dutra, e pararam por aí. Tenho um ex amigo que perdeu todos os amigos e brigou com os irmãos esse precisa de um tratamento no caps.
Ótimo vídeo, chega a ser acolhedor. Na minha família também houve brigas, separações, um misto de tudo que há de ruim na sociedade. Atualmente alguns familiares pediram desculpas mas no 08/01 voltaram a acender a chama do golpismo, por fim estamos tentando reunir a família, evitando o assunto.
Tenho dois irmãos , que infelizmente são bolsnaristas , embora nossas relações tenham esfriado, nos respeitamos. Espero que com o passar do tempo, eles consigam sair dessa alienação delirante.
É preciso deixar bem clara a diferença entre perseguir alguém por sua opinião e ser visceralmente contra o crime. Se um parente efetivamente cometer um crime -- principalmente um crime tão grave como tentar derrubar um governo democraticamente eleito -- sim, é preciso tomar uma atitude. Provavelmente eu tentaria convencer a pessoa a contratar um advogado e se entregar.
Olá Mariliz, vendo esses depoimentos me sinto uma privilegiada. Minha tia e família de Brasília são Bolsonaristas, mas fizemos um pacto de amor. Ninguém fala de política no nosso grupo. Damos sobretudo valor ao amor que nos une. Ela dava umas escorregadas mas logo um puxao de orelha resolvia. Morro de medo de perguntar se alguém por lá está com tornozeleira, vou saber agora em junho na sua festa dos 80. Abraços e fiquei triste com sua saida do Twitter, mas super te entendo. Eu só leio e curto o que gosto. Em tempo, sou assinante do Meio e adoro. Abraços.
Tenho parentes minions, velhos amigos que ficaram imbecis, mas não me arrependo desses conflitos, não vejo cenário para que eu possa ajudá-los a voltar à vida normal, então prefiro isolá-los mesmo. Não consigo não tratá-los como burros.
Sim, inclusive desisti de amigos e parentes, até mesmo porque na realidade não sei quem são essas pessoas. Crescer dói, mas é necessário. Veja que recalque tem cura, já caráter é mais difícil consertar.🌹🌟🕊.A pergunta que fica: Como pessoas com noções éticas mínimas podem defender o indefensável....?
Marilis, lembro-me de, alguns anos atrás, de uma polêmica de um pai (ou mãe, faz tempo) ter denunciado seu filho viciado em drogas à polícia. Entrevistado(a), disse que não sabia o que fazer para ajudar o filho e que temia por sua vida (traficantes normalmente morrem cedo...). Foi um ato desesperado de amor. Compreendo que meu xará "Marcelo" poderia ser encaixado num caso semelhante quando diz que não mais reconhecia a própria irmã, que a viu realizando crimes graves sem se dar conta e sabendo que alguns foram cooptados a crimes como colocar bomba em caminhão tanque. Compreendo o meu xará e imagino o dilema que ele vive.
Boa Noite a todos! Excelente , muito bom o debate! Parabéns pelo vídeo e obrigado por suas reflexões!!! Eu em particular deixei de lado algumas pessoas justamente para não gerar o stress todo de tentar argumentar e perguntar sobre o óbvio! O Ex , Graças a Deus, Presidente foi muito inteligente nesse aspecto em focar mais nos crentes fanáticos, nada contra pois respeito e apoio a todas as religiões, pois essa parcela de crentes não pensa! Não reflete e sai por aceitando aquilo que seus bispos, pastores mandam que eles aceitam! Quando analisamos o discurso desses fanáticos vemos isso! Quem conhece o passado e toda atitude do ex presidente já sabe que ele Nunca trabalhou! Nada fez de útil em sua vida inútil!!! Suas palavras, seus gestos em relação aos diferentes , em relação as mulheres! Eu sinceramente não tenho mais paciência e tolerância para argumentar com qualquer pessoa que ainda o defenda e acredite nele!! Exemplo , Agora com a comprovação da tentativa de genocídio contra os índios conheço pessoas que dizem que isso é " Armação do PT "!!!! Não tenho dó! nem pena dos golpistas e acredito que devam ser usados como exemplo nas punições!! Não bastasse o Golpe contra a Dilma ainda queriam provocar um outro golpe que com toda a certeza iria provocar o caos sem precedentes no Brasil!!!!
E muito triste ver amigos e família com um ótimo nível de educação se deixando levar por esta seita neo facista! Estou sem vontade e energia de interagir com estas pessoas. 😢 Mariliz você é uma estrela por dividir estes assunto conosco 🙏🏻💗
Estou muito impressionada com a coragem do Marcelo. Espero que ele consiga lidar com a culpa que talvez ele sinta depois. Digo isto porque eu, no lugar dele, me sentiria culpada. Achando que talvez tenha feito mais mal do que bem, ou exagerado, enfim ... E que ele consiga lidar com a culpa que, muito provavelmente, parentes, amigos e até desconhecidos vão incutir nele. Eu, do lado de cá, aplaudo de pé a coragem de alguém que ousou fazer o certo. Marcelo, obrigada por nos inspirar com seu exemplo.
@@ricardocima engraçado que sua seita nasceu em que ano mesmo? O pt ao menos pede e luta p igualdade , ao contrário de vc que lutar achando que existe o seu umbigo , se toca otario
@@ricardocima nojo é esse seu comentário. Não são dois extremos. É muito evidente que um lado propaga o ódio irracional contra a esquerda e fica criando mentiras. Faça um favor de procurar a entender as pautas VERDADEIRAS da esquerda, e não vai encontrar nada do que as fake news falam. A esquerda defende mais direitos trabalhistas, tratar os povos indígenas com. Dignidade, respeitar as pessoas gays e trans, e respeitar as religiões negras. Tudo isso é motivo de tanto ódio?
Eu não reconheço minhas 2 irmãs Mariluz São tão estudadas. Mas envolvidas também com as igrejas que apoiam Bolsonaro. Dependendo da situação, acho que faria o mesmo. Não consigo ver salvação das minhas irmãs.
É uma situação difícil e é inacreditável que muitas pessoas passem por isso... eu aqui na florida passei duplamente, com o Trump e boxto... me afastei dos próximos amigos aqui porque eram trumpistas e boxtotários... e no final me sinto bem, minha família próxima é toda pt, e aqui a minha família é democrata então menos mal... não sei qual será o caminho são muitos e "desprogramar" esta gente vai ser bem difícil 🤔
Na verdade existe um problema de colapso coletivo mental, que somente trabalho terapêutico e educação midiática pode apoiar e reeducar os insanos . Cuidemos da próxima geração, no âmbito escolar.
Mariliz… cada dia fico mais fã de vocês todos. Você tem razão. Todos nós estamos vivendo a transformação de pessoas queridas em pessoas que não reconhecemos, e isso DÓI. Muito. Recebi um filme feito por uma cineasta americana sobre o processo de destruição do pai dela - recomendo muito, é lindo, interessante e bem feito. Está no TH-cam : The Brainwashing of my Dad. Não podemos perder a esperança… nem deixar de fazer a coisa certa.
Meu pai morreu de covid sem falar comigo, minha relação com ele é com minhas irmãs ficou abalada por causa do Bolsonaro, qdo ele estava para ser entubado mandou mensagem para elas, mas não pra mim. Eu mandei uma mensagem pra ele, ele ouviu mas não me respondeu.
Sinto muito pelo seu pai, e como falou a colega aí em cima, não guarde isso, lembre dele antes de tudo isso, Deus sabe de todas as coisas, e o que vai em seu coração, e seu pai onde estiver está ou estará pedindo seu perdão. Força e fé, fique bem! 🙏🏻🙏🏻
muito nobre denunciar um parente que ataca a democracia, mas ... Vc iria visitar esse parente na prisão? Se esse parente pedisse dinheiro para bancar a segurança dele no presídio vc daria? E se o seu parente fosse violentado ou morto na prisão vc iria atrás de justiça com o mesmo empenho com que vc denunciou? Como o proprio Xandao disse "prisão não é colônia de férias" e esse negócio de ressocialização é só pra inglês ver
Ceeeerteza! Sem dúvida nenhuma. Justamente para não se manterem nessa distorção maldosa que se alastrou no país. Pensar diferente é sim aceitável, atacar e partir para atos de violência para manter a tua ideia é crime.
Essa pedra - da comunicação do novo governo - foi cantada aqui no Meio. Ministro das Comunicaçôes e SeCom sem gente pelo menos habituada às redes. Ficou praticamente na mão dos eleitores, militantes ou não.
Sim, claro! Fui alijado da família já em 2016, e acho que "infelizmente" foi a melhor que aconteceu eu na minha vida. São meu ex-irmãos, ex-sobrinhos que, ao longo dos anos já se mostravam arrogantes, de mau-caráter e extremamente maledicentes. Levo uma vida de muito trabalho e dedico parte do meu tempo autristicamente, algo dispare dos costumes desses ex. Não me fazem a mínima falta. A fila andou e su rodeado de pessoas de boa índole.
Me identifiquei muito com os relatos tristes que li aqui. Uma parte da minha família é bolsonarista também. Não chegaram a ficar na frente dos quartéis ou ir pra Brasília, felizmente. Mas não foi o Bolsonaro que suscitou neles esses pensamentos distorcidos, eles sempre foram assim. Sempre foram da turma do "bandido bom é bandido morto", "pobre é tudo vagabundo", "direitos humanos pra humanos direitos", etc. O Bolsonaro foi apenas um símbolo que juntou todas essas pessoas. Antes do Bolsonaro, durante muitos anos tentei dialogar, questionar, às vezes até bater de frente; nada disso teve efeito. Com a chegada do bolsonarismo tudo veio abaixo e eles mergulharam na escuridão de vez. Foi aí que eu desisti de tentar recuperá-los. Vivi angustiado por muito tempo, em silêncio, e aos poucos fui me desligando emocionalmente deles. Hoje só converso com eles o absolutamente básico e necessário. É o melhor que consigo fazer.
Infelizmente tb passo por isso! TODA a minha família é BOLSONARISTA DOENTE, e eu sou o "ovelha vermelha". Nas festas da família, me deixam de lado como se fosse um doente, e meu Natal deste ano (2022) foi o PIOR de todos, pois sentia, na pele, o quanto estava destacado perto de todos da minha família, e minha irmã é a pior de todas, a mais radical e "doente". A tristeza é grande? Sim, mas estou começando a me afastar, gradativamente, de todos, e se tiver que denunciar, caso acontecesse, o faria com prazer, e sem remorso!
Sei como se sente pois minha situação é muito parecida. A muitos anos os eventos em família eram uma tortura pra mim e nao via a hora de ir embora. Mas este último ano resolvi engolir minha culpa e não participar. Serio, passei a ceia de natal sozinho, mas em paz.
@@gmantov Pois é meu amigo. Este ano (se eu ainda estiver aqui, e farei o possível para tal...rs) eu farei isso tb. Ficarei com a família da minha esposa que é exatamente o contrário da minha: Animada e progressista, menos uma das irmãs dela que é militar, mas é a minoria, então ela nem fala nada...rs Abração meu amigo. Saúde e força!!!
Tenho um monte de bovinos com aftosa na família (me afastei de todos) e, por sorte deles, nenhum ousou ir a BSB, pois eu denunciaria sem pestanejar, com força ainda !!! Daria todos os detalhes, endereços, filiação, onde trabalha, etc.
Agradeço a leitura e a consideração que você hoje fez ao meu comentário anterior. E, por me deixar feliz, tomo a liberdade de sugerir a leitura de mais um livro da obra de Freud: “Mal Estar da Civilização” - importante livro para compreender as vicissitudes da cultura em que estamos inseridos e que permeia toda nossa existência. Abraço.
Bom dia! Eu denunciaria sim! Acredito que faz parte do processo de aproximação das pessoas, fazer com que eles tenham consciência dos seus atos, ficaria ao lado dela o tempo todo.
muito nobre denunciar um parente que ataca a democracia, mas ... Vc iria visitar esse parente na prisão? Se esse parente pedisse dinheiro para bancar a segurança dele no presídio vc daria? E se o seu parente fosse violentado ou morto na prisão vc iria atrás de justiça com o mesmo empenho com que vc denunciou? Como o proprio Xandao disse "prisão não é colônia de férias" e esse negócio de ressocialização é só pra inglês ver
@@mauriciosousaalmeida2392 Creio que o "amigo" não entendeu o estar ao lado. Sim eu visitaria. Agora quanto a possibilidade de violências dentro do sistema prisional? Concordo com você e com nosso Ministro "prisão não é colônia de férias" portanto sendo meus parentes pensassem nisso antes de cometerem tais atos nefastos a democracia! Não passaria o pano não!!!!
Mariliz, isso aconteceu comigo. Eu trabalho diretamente com o projeto da Urna Eletrônica, explico para os meus parentes próximos como as coisas realmente funcionam e mesmo assim eles não acreditam em mim. Nenhum deles é especialista em T.I. ou tem qualquer conhecimento na área, mas mesmo assim preferem acreditar em mentiras estapafúrdias que não fazem qualquer sentido técnico ou lógico. Isso é profundamente frustrante e me deixa muito triste. Afastei um irmão terraplanista da minha vida em definitivo naquele 8 de janeiro
Meus parentes não foram a Brasília, mas por todos esses anos ajudaram a fomentar o sentimento. Eu denunciaria, ainda depois das notícias mentirosas sobre a pandemia e a vacina
Denunciaria sim. Tenho parentes completamente fora da realidade e que não pensariam duas vezes antes de ir para uma iniciativa golpista. Me certifiquei de onde esses parentes estavam e não saíram do estado de São Paulo
Sensata sempre, sem aplicar a falsa isonomia e imparcialidade. Tb poderia dar testemunho similar, onde o pai dos meus primos não participou do natal/reveillon somente porque eu estaria presente e por ter uma posição política diferente, apesar de eu achar que também vem a tona outros conflitos e razões que fortalecem para escalar ainda mais essa distância. Realmente, sempre me questionei sobre como as pessoas que vc considera boas, amigáveis, companheiras, e q hj chegam aos limites da raiva e do ódio. Inicialmente procurei amenizar, fugindo de todo o assunto que significava trazer à tona uma faceta política. Tive muita paciência, acreditem.... mas a gota d'água foi quando essa pessoa devolveu um presente/lembrança de Natal que tinha mandado para ele. Eu fiquei tão irritado, q queimei o presente devolvido, pois queria através do simbolismo do fogo expurga a energia.... a tempos não troco uma palavra com ele, só que agora não quero!
Mariliz, sua intenção do " talvez" é muito importante, é uma iniciativa maravilhosa. Porém, isso é impossível. "Talvez ela não se tornasse radical" se ela tivesse apoio, eles não querem apoio, não querem nem ver ou ouvir a verdade, é um mundo estranho o deles. Ontem, mesmo depois de tanta repercussão do indígenas, fui atacada com xingamento, ódio, mentiras ...no Facebook. Simplesmente eles não acreditam que o B e Cia fizeram isso com esses que são originários da terra. Não é de forma alguma simples.
Graças a Deus em minha família apesar da divergência política não brigamos porque não discutimos política, nos respeitamos, embora fique uma interrogação relativo ao que se passa e acontece com essas pessoas , ao tempo em que tenho a resposta ignorância política, desconhecimento da História, mas também ninguém foi para as portas dos quarteis, nem participou de quebra, quebra
É triste mesmo, não briguei com ninguém, mas fico muito triste ao ver meu pai, que me educou mostrando a importância de sermos éticos e cuidarmos do próximo, apoiando esses lunáticos.
Sim, fiquei chocada com familiares e com amigos, que nunca pensei terem esse tipo concepção,ser de direita ou contra um ou outro político é uma coisa,mas radicalismo a ponto de apoiar ato criminoso ainda me choca.
Se eu visse qualquer pessoa conhecia, eu denunciaria NA HORA, já havia pensado sobre isso. Independente de ser mãe, pai, irmão, irmã, whoever, pra tentar salvar.
muito nobre denunciar um parente que ataca a democracia, mas ... Vc iria visitar esse parente na prisão? Se esse parente pedisse dinheiro para bancar a segurança dele no presídio vc daria? E se o seu parente fosse violentado ou morto na prisão vc iria atrás de justiça com o mesmo empenho com que vc denunciou? Como o proprio Xandao disse "prisão não é colônia de férias" e esse negócio de ressocialização é só pra inglês ver
muito nobre denunciar um parente que ataca a democracia, mas ... Vc iria visitar esse parente na prisão? Se esse parente pedisse dinheiro para bancar a segurança dele no presídio vc daria? E se o seu parente fosse violentado ou morto na prisão vc iria atrás de justiça com o mesmo empenho com que vc denunciou? Como o proprio Xandao disse "prisão não é colônia de férias" e esse negócio de ressocialização é só pra inglês ver
Levando em conta que ele(a) representa um perigo para minha integridade fisica( como foram para toas as vítimas da covid e para os yanomami!) e após observar todas as consequências, SIM!
Eu denunciei um parente próximo. Sem arrependimento algum. Os 3 foram a Brasília, escaparam com ajuda de militares, foram no meu trabalho se vangloriar, quase perdi o emprego, mas foram presos.
é uma seita. E como uma seita, eles nao admitam que seja chamada assim. Minha ex namorada começou um lento declinio pra dentro da seita até chegar um ponto em que foi exigido dela que se relacionasse só alguém de dentro, como alias toda seita faz. Ela tentou que eu abraçasse o bolsonarismo, mas como me recusei, ela terminou. Vai com Deus.
Sim. Felizmente isto não foi necessário. Anos terríveis. Me afastei de muita gente, amigos, colegas de faculdade, primos. Minha tolerância com fascista é ZERO!!! Sou grato por ter esposa, filhos, pais e irmãos, isto é, toda minha família próxima, que compartilham comigo a mesma ojeriza pelo bolsonarismo.
Lamento e me solidarizo com todas as pessoas que, como eu, tiveram que romper com familiares e amigos. Ao menos não estamos sozinhos.
É triste! Mais triste, é perceber que pessoas que cresceram com vc, mesmo pai e mãe, na mesma casa, com falas e atos tão contraditórios aos meus! E não estou aqui dizendo, que eu sou a certa! É que para mim, defender o indefensável, não importa a ideologia, é um absurdo! Ver irmãs, irmão e cunhada destilando ódio e tendo golpistas como heróis da Pátria, é demais para mim! Ficaram surdos para qualquer argumento! Fiquei depressiva, mas qdo decidi me afastar, melhorei! Cada qual com seu caminho!
Também me solidarizo com todos que romperam com irmãos ou familiares. No meu caso me afastei de uma irmã, e não acho que haverá volta. Só não tive mais rompimentos porque procurei me isolar de algumas relações e ignorar. Muito triste e decepcionante.
Eu me afastei de muitos colegas, de alguns colegas da faculdade ,parentes de primeiro grau inclusive, mudei de emprego pois estava ficando doente, não aguentava mais tanta insanidade e centenas de fake news o dia todo, chegou um mmto que não queria nem fazer as refeições com a equipe. Mas acho que esse processo vai ser longo, pois precisa partir deles, sair, abandonar as redes sociais fechadas, a bolha( sim, todos vivemos em bolhas, é preciso se policiar), mas as bolhas deles é doentia, maldosa, vil. Eu de fato espero que possamos voltar para uma possível nova ou pelo menos aceitável vida em coletivo novamente. Enfim, é e será algo que todos sairão machucados. Parabéns pelo canal.
Exato , podem dizer o que for , mas nunca vimos pessoas doentes deste jeito igual este fdr f3z na mente destes doentes
Eu acho que vai além do que vc mencionou. Não basta a pessoa refletir e entender que ela se tornou parte do problema, e as Big Techs que a fizeram se tornar parte do problema? Microsoft, Google, Facebook, Twitter, Instagram, todas elas precisam se responsabilizar, multa por violação à Lei do Estado Democrático de Direito por exemplo.
Enquanto aqueles ambientes que frequentamos todos os dias, por horas, não forem regulados, nada vai mudar.
Sinceramente eu não aceito amizade com quem viu o bolsonalha cometendo crimes durante 4 anos e apoia esse verme
Penso que o ex presidente extraiu o pior de dentro dessas pessoas. Todo o ódio que estava lá dentro, adormecido, veio a tona. Não sei como reverter isso. Triste demais.
Ai vc vai na parte da bíblia onde diz que ate mesmo os escolhidos seriam enganados? Tai, sera facil a apresentação desatanas na cabeça destes gado marcados com a tatuagem do demo 👿🐂🤡
Sim, Bolsonaro trouxe aquele Tio reaça que só abria a boca pra falar barbaridades na ceia de Natal e olhe lá, para rede nacional de tv.
Meu pai sempre foi um racista, homofóbico, preconceituoso, e saudoso da ditadura desde que me conheço por gente. Mas era raro ver ele expressar isso abertamente. Desde que ele abraçou o Bolsonarismo, ele nao consegue mais falar de outra coisa.
Nao tem como reverter mesmo principalmente porque ele usou os palanques do fanatismo religioso... Os mitos de Roma existem há mais de 2000anos e produzem essa massa que se acha perto da perfeição.😪👀
Graças a estas movimentações absurdas movidas pelo fanatismo e ódio muita gente repensou seu voto. Mas muitas mostraram o q sepre foram. Simplesmente não era permitido. Daí quando se abre a brecha vemos quem as pessoas realmente são... Não se tornaram, já eram assim. Não e ntregaria, mas com certeza procuraria ajuda psicologica para minha irmã.
@@louisenyrio você não pode marcar ajuda psiquiátrica e psicológica para sua irmã. Só ela pode buscar, se aceitar ajuda. Geralmente não aceitam.
Fiz uma força danada para manter a amizade com meus irmãos.Proibi o assunto de política entre nós. Dei um " chega pra lá" feio em algumas ocasiões ,tipo "apaguei todas as suas msg sem ler.Não fale em política comigo" e consegui preservar as relações, com irmãos, porque "amigos" abandonei mesmo.Tenho 71 anos
Já na campanha de Bolsonaro, batia de frente com meus três irmãos e uma irmã, conforme o tempo passava, as relações foram afetadas, nos afastamos e depois fui cancela por eles. Sempre fomos de partidos diferentes e nunca brigamos por conta disso, mas agora foi diferente, eles se tornaram intransigentes. Eles acham que a situação do povo Yanomami é mentira da esquerda, só pra ter uma ideia do nível deles. Lamentável, mas não existe a menor possibilidade de uma reaproximação, guardo com carinho as boas lembranças com eles, foi tudo que me restou.
Mariliz o “de tédio a gente não morre” tá cada dia melhor 😊 adoro. Você traz humanidade para o olhar do dia a dia.
Precisamos tomar cuidado pra não começar a tratar como inimputáveis...
Denunciei minha mãe em vários canais, não foi pra BSB porque estava doente. Passa o dia postando M no Facebook.
A melhor forma que encontrei de lidar com isso foi o DISTANCIAMENTO.
Partindo do princípio; o que os olhos não veem e os ouvidos não escutam, o coração não sente...
Me afastei das redes sociais e das pessoas radicalizadas.
A vida é muito curta e preciosa. Quero ao meu lado apenas pessoas "do bem"... de gente preconceituosa, racista, classista e homofóbica prefiro manter distância.
Muda de planeta
Esse homem é o verdadeiro patriota! Como servidor público honrou a democracia e não passou pano mesmo sendo irmã dele. É muito triste esse tipo de situação, é inacreditável o nível de alucinação coletiva que esse povo chegou.
Minha mãe ficou desse jeito. Amarga, raivosa, radical, preconceituosa... Isso me deixa muito triste.
Já percebi que até certos jornalistas também. Claro que eles fazem de maneira mais comedida, mas o ódio fica claro quando eles começam a colocar apelidos deprrssiativos nas pessoas, sabe? Ao invés de se ater a argumentar com fatos e dados, precisam sempre depreciar as outras pessoas.
Sempre maravilhosa. Estou em tratamento psiquiátrico desde outubro de 2019, fora algumas questões pessoais da doença o extremismo em que se tornou minha família e meu "grupo de amigos" tem constantemente minado minha sanidade, a opção tem sito pelo afastamento, mas, é triste ver no que nosso país e essas pessoas se tornaram, na verdade elas já eram assim, não é? Só arranjaram alguém com essa coragem louca para verbalizar aqui que já sentiam.
Eu tive que me afastar do meu melhor amigo, que tinha há 30 anos, um irmão para mim. Mas se tornou uma relação em que eu me sentia muito mal, parecia que se eu continuasse com essa convivência seria uma agressão contra mim mesma. Claro que estou aberta a reatar uma relação, mas infelizmente não no estado mental em que ele se encontra agora. É muito triste para mim.
Acho uma bela atitude sua em querer reatar Daniela. Passo pela mesma situação, venho de uma cidade onde 80% dos meus conhecidos e amigos votaram no inominável e cerca de uns 40% se radicalizaram.
Se eu tenho vontade de reatar esses laços de 20, 30 anos? Não. Pra mim, o bolsonarismo só serviu para descortinar o que essas pessoas sempre foram mas tinham um pouco de vergonha de assumir.
E sinceramente, não quero ao meu lado alguém que ache ok, falar que seres humanos devem ser pesados em arrobas. Que um filho só é gay por que faltou palmadas ou que um filho não se casaria com uma mulher preta pq deu educação. De vdd, sendo amigo, parente, irmão, se pensa assim, eu quero distância.
Tenho caso e sei que muitos dos meus amigos também estão com esse problema. Essa fase da nossa histórias foi uma das mais macabras que conheci. Só não foi pior, porque o fascismo dessa vez não conseguiu se concretizar.
Gente! Que tristeza esses relatos! Eu tbm me afastei , atritei muito com irmãos. Temos que tomar o maior cuidado com o que falamos para não exceder na discussão, dificílimo o diálogo. Praticamente inexistente.Terrível!
Estou há 5 anos afastada de 99% dos familiares e sem uma verdadeira reflexão dos apartados não consigo me aproximar deles...é tóxico
Isso é tristíssimo. Algo similar aconteceu comigo. Perdi contato com familiares durante estes anos. Moro longe mas não foi a distância que nos separou. Ela simplesmente facilitou ignorá-los, removê-los da minha convivência, uma vez que não frequento festas de aniversário, chás de panela, casamentos, chás de fralda, velórios e enterros. Sem sombra de dúvida, uma vez que eles expressam ou desejar ou não se importar com o extermínio de todas as pessoas gays como eu, eu os denunciaria sim caso eles cometessem crimes dos quais eu tivesse prova.
Sim, as pessoas chegaram em um nível de loucura, de dissociação da realidade tão grande que exigem medidas radicais para conter as atitudes insanas.
Depende do nível de demência do parente!
Mariliz, querida, tomei o café contigo nesse vídeo e tbm com lágrimas nos olhos, inclusive por reconhecer tantas situações semelhantes. No meu caso, o meu círculo mais próximo de relações era o da Igreja e ali estavam pelo menos 90% dos meus antigos amigos. Já antes das eleições de 2018 perdi a maioria deles e, agora, em 2022, os poucos que ainda restavam e se mostraram mais radicalizados tbm se foram. A impressão que tenho é que se foram para sempre msm. Nem sei se estou disposto a me reaproximar (essa é a diferença qd se tratam de amigos e não de familiares!). Espero um tempo de cura, mas, sinceramente, sou bem pessimista qt aos meus casos: não acho que a viverei completamente. 🙋🏽♂️🙏🏽🙏🏽😔🥺😓😭😭💔
Bom dia, vc é maravilhosa eu gosto muito das suas análises políticas. Eu sinto que você é um ser humano muito bom, trasnite uma áurea de paz e amor.
Abraços
Sou militar da reserva da aeronáutica, atualmente professor de direito e micro empresário em Manaus. Entraram em meu celular um grupo convidado empresários a doarem dinheiro para bancar ônibus para ir para Brasília. Imediatamente disse ao grupo que todos erram golpistas criminosos, guardei o print, bloqueei o grupo e disse que iria denunciar todos na PF.
"Para mim, jornalismo sempre foi oposição, independentemente da ideologia do governo; hoje é resistência" Mariliz Pereira Jorge
Hahahaha e hoje ela é governista. Mente muito essa Mariliz
@@MrParedexhoje todo mundo que pensa racionalmente é antibolsnarista.
@@sergiosbruana2336 e fica quieto com as besteiras do Lula?
Minha família sempre teve um enorme carinho por um tio agregado. Mesmo após a separação do casal, no final da década de 90, ele ainda era considerado da família e seu falecimento foi sentido por todos.
Em minha última passagem por minha terra natal nas comemorações de fim de ano, ouvi o relato de que uma outra tia, mais velha, disse que ele não era nada do que pensamos e que inclusive era comunista.
Escutei e preferi me calar, porque se eles chegam ao ponto de apagar tudo que foi bom em nome dessa idolatria doentia, não sou eu, sempre muito criticada nos bastidores, que vou convencer alguém. Ao mesmo tempo, faço questão de expor minha opinião nas redes sociais. Fui deletada, mas também deletei muita gente e deixei de seguir outras tantas. Hoje praticamente nenhum familiar vê o que posto, porque essas pessoas não vão reconhecer que erraram. Isso significaria atestar que foram cúmplices de muitas mortes, e para dormir em paz elas vão até o fim.
Ah, sim ! Sem dúvida. Não aceito coisas erradas, ainda mais atentar contra a nossa Democracia. Porém, isso não temos na família. São todos equilibrados, éticos responsáveis e com bom senso. Ainda bem !! 👍😉
Doloroso, muito doloroso, vermos famílias separadas por pensamentos de violência, intolerância,..., onde erramos ?
Faria o mesmo, meus parentes radicais foram até o bloqueio da Dutra, e pararam por aí. Tenho um ex amigo que perdeu todos os amigos e brigou com os irmãos esse precisa de um tratamento no caps.
Ótimo vídeo, chega a ser acolhedor. Na minha família também houve brigas, separações, um misto de tudo que há de ruim na sociedade. Atualmente alguns familiares pediram desculpas mas no 08/01 voltaram a acender a chama do golpismo, por fim estamos tentando reunir a família, evitando o assunto.
Rompi com pessoas que amava tanto.......hoje não quero nem vé las......é doloroso.....parece uma onda do MAL....
Tenho dois irmãos , que infelizmente são bolsnaristas , embora nossas relações tenham esfriado, nos respeitamos. Espero que com o passar do tempo, eles consigam sair dessa alienação delirante.
É preciso deixar bem clara a diferença entre perseguir alguém por sua opinião e ser visceralmente contra o crime. Se um parente efetivamente cometer um crime -- principalmente um crime tão grave como tentar derrubar um governo democraticamente eleito -- sim, é preciso tomar uma atitude. Provavelmente eu tentaria convencer a pessoa a contratar um advogado e se entregar.
principalmente um crime tão grave como tentar derrubar um governo democraticamente eleito --(democraticamente eleito? ta brincando.......
O inominável conseguiu separar muitas famílias. Demonizou muita gente.
Sim, consigo perceber pq sou casada com um deles.
Como Marcelo, eu não reconheço mais o homem com quem me casei há 43 anos.
Olá Mariliz, vendo esses depoimentos me sinto uma privilegiada. Minha tia e família de Brasília são Bolsonaristas, mas fizemos um pacto de amor. Ninguém fala de política no nosso grupo. Damos sobretudo valor ao amor que nos une. Ela dava umas escorregadas mas logo um puxao de orelha resolvia. Morro de medo de perguntar se alguém por lá está com tornozeleira, vou saber agora em junho na sua festa dos 80.
Abraços e fiquei triste com sua saida do Twitter, mas super te entendo. Eu só leio e curto o que gosto. Em tempo, sou assinante do Meio e adoro. Abraços.
Tenho parentes minions, velhos amigos que ficaram imbecis, mas não me arrependo desses conflitos, não vejo cenário para que eu possa ajudá-los a voltar à vida normal, então prefiro isolá-los mesmo. Não consigo não tratá-los como burros.
Jamais, que coisa mais perversa de se fazer. Existe excludente justamente porque não é moralmente aceitável sair delatando família pro Estado
Sim, inclusive desisti de amigos e parentes, até mesmo porque na realidade não sei quem são essas pessoas. Crescer dói, mas é necessário.
Veja que recalque tem cura, já caráter é mais difícil consertar.🌹🌟🕊.A pergunta que fica: Como pessoas com noções éticas mínimas podem defender o indefensável....?
Marilis, lembro-me de, alguns anos atrás, de uma polêmica de um pai (ou mãe, faz tempo) ter denunciado seu filho viciado em drogas à polícia. Entrevistado(a), disse que não sabia o que fazer para ajudar o filho e que temia por sua vida (traficantes normalmente morrem cedo...). Foi um ato desesperado de amor. Compreendo que meu xará "Marcelo" poderia ser encaixado num caso semelhante quando diz que não mais reconhecia a própria irmã, que a viu realizando crimes graves sem se dar conta e sabendo que alguns foram cooptados a crimes como colocar bomba em caminhão tanque. Compreendo o meu xará e imagino o dilema que ele vive.
Boa Noite a todos! Excelente , muito bom o debate! Parabéns pelo vídeo e obrigado por suas reflexões!!! Eu em particular deixei de lado algumas pessoas justamente para não gerar o stress todo de tentar argumentar e perguntar sobre o óbvio! O Ex , Graças a Deus, Presidente foi muito inteligente nesse aspecto em focar mais nos crentes fanáticos, nada contra pois respeito e apoio a todas as religiões, pois essa parcela de crentes não pensa! Não reflete e sai por aceitando aquilo que seus bispos, pastores mandam que eles aceitam! Quando analisamos o discurso desses fanáticos vemos isso! Quem conhece o passado e toda atitude do ex presidente já sabe que ele Nunca trabalhou! Nada fez de útil em sua vida inútil!!! Suas palavras, seus gestos em relação aos diferentes , em relação as mulheres! Eu sinceramente não tenho mais paciência e tolerância para argumentar com qualquer pessoa que ainda o defenda e acredite nele!! Exemplo , Agora com a comprovação da tentativa de genocídio contra os índios conheço pessoas que dizem que isso é " Armação do PT "!!!! Não tenho dó! nem pena dos golpistas e acredito que devam ser usados como exemplo nas punições!! Não bastasse o Golpe contra a Dilma ainda queriam provocar um outro golpe que com toda a certeza iria provocar o caos sem precedentes no Brasil!!!!
E muito triste ver amigos e família com um ótimo nível de educação se deixando levar por esta seita neo facista! Estou sem vontade e energia de interagir com estas pessoas. 😢 Mariliz você é uma estrela por dividir estes assunto conosco 🙏🏻💗
Tristeza e medo.
Eles se tornaram odientos e perigosos.
Eu considero uma cegueira coletiva e um egoismo dessas pessoas sem precedentes tenho 67 anos e sou sozinha
Estou muito impressionada com a coragem do Marcelo. Espero que ele consiga lidar com a culpa que talvez ele sinta depois. Digo isto porque eu, no lugar dele, me sentiria culpada. Achando que talvez tenha feito mais mal do que bem, ou exagerado, enfim ... E que ele consiga lidar com a culpa que, muito provavelmente, parentes, amigos e até desconhecidos vão incutir nele. Eu, do lado de cá, aplaudo de pé a coragem de alguém que ousou fazer o certo.
Marcelo, obrigada por nos inspirar com seu exemplo.
Ele fez isso pra que a irmã seja curada portanto não deve se se tirar culpado
Culpa devem sentir quem deu golpe e praticou crime contra o pais
@@ricardocima engraçado que sua seita nasceu em que ano mesmo? O pt ao menos pede e luta p igualdade , ao contrário de vc que lutar achando que existe o seu umbigo , se toca otario
@@ricardocima Ricardo não se trata de esquerda ou direita e sim ser a favor da democracia,contra o fascismo e a tentativa de golpe de Estado.
@@ricardocima nojo é esse seu comentário. Não são dois extremos. É muito evidente que um lado propaga o ódio irracional contra a esquerda e fica criando mentiras. Faça um favor de procurar a entender as pautas VERDADEIRAS da esquerda, e não vai encontrar nada do que as fake news falam. A esquerda defende mais direitos trabalhistas, tratar os povos indígenas com. Dignidade, respeitar as pessoas gays e trans, e respeitar as religiões negras. Tudo isso é motivo de tanto ódio?
Eu não reconheço minhas 2 irmãs Mariluz
São tão estudadas. Mas envolvidas também com as igrejas que apoiam Bolsonaro.
Dependendo da situação, acho que faria o mesmo.
Não consigo ver salvação das minhas irmãs.
É uma situação difícil e é inacreditável que muitas pessoas passem por isso... eu aqui na florida passei duplamente, com o Trump e boxto... me afastei dos próximos amigos aqui porque eram trumpistas e boxtotários... e no final me sinto bem, minha família próxima é toda pt, e aqui a minha família é democrata então menos mal... não sei qual será o caminho são muitos e "desprogramar" esta gente vai ser bem difícil 🤔
Na verdade existe um problema de colapso coletivo mental, que somente trabalho terapêutico e educação midiática pode apoiar e reeducar os insanos .
Cuidemos da próxima geração, no âmbito escolar.
Eu denunciará com certeza!!
Vamos em frente já vencemos os piores momentos, mas não esqueçamos, a luta continua.
Mariliz… cada dia fico mais fã de vocês todos. Você tem razão. Todos nós estamos vivendo a transformação de pessoas queridas em pessoas que não reconhecemos, e isso DÓI. Muito. Recebi um filme feito por uma cineasta americana sobre o processo de destruição do pai dela - recomendo muito, é lindo, interessante e bem feito. Está no TH-cam : The Brainwashing of my Dad. Não podemos perder a esperança… nem deixar de fazer a coisa certa.
Se possível gostaria de ter o título desse filme em português . Desde já agradeço pela atenção.
O título será: Não podemos perder a esperança ?
Meu pai morreu de covid sem falar comigo, minha relação com ele é com minhas irmãs ficou abalada por causa do Bolsonaro, qdo ele estava para ser entubado mandou mensagem para elas, mas não pra mim. Eu mandei uma mensagem pra ele, ele ouviu mas não me respondeu.
Meus sentimentos ♥️. Muito triste seu relato. Força 🙌
Olá, por favor, não internalize isso. Essas pessoas foram capturadas por uma seita. Se sinta sã e a cada dia vá melhorando, até se fortalecer.
@@claudiagermano90 muito obrigada Cláudia. 😌
@@lidiaoliveira194 obrigada Lídia 🙏
Sinto muito pelo seu pai, e como falou a colega aí em cima, não guarde isso, lembre dele antes de tudo isso, Deus sabe de todas as coisas, e o que vai em seu coração, e seu pai onde estiver está ou estará pedindo seu perdão. Força e fé, fique bem! 🙏🏻🙏🏻
Com certeza denunciaria! Parabéns para esse rapaz!
muito nobre denunciar um parente que ataca a democracia, mas ... Vc iria visitar esse parente na prisão? Se esse parente pedisse dinheiro para bancar a segurança dele no presídio vc daria? E se o seu parente fosse violentado ou morto na prisão vc iria atrás de justiça com o mesmo empenho com que vc denunciou?
Como o proprio Xandao disse "prisão não é colônia de férias" e esse negócio de ressocialização é só pra inglês ver
Nossa realidade atual é triste
Ceeeerteza! Sem dúvida nenhuma. Justamente para não se manterem nessa distorção maldosa que se alastrou no país. Pensar diferente é sim aceitável, atacar e partir para atos de violência para manter a tua ideia é crime.
Essa pedra - da comunicação do novo governo - foi cantada aqui no Meio. Ministro das Comunicaçôes e SeCom sem gente pelo menos habituada às redes. Ficou praticamente na mão dos eleitores, militantes ou não.
Com toda CERTEZA!
Sim, claro!
Fui alijado da família já em 2016, e acho que "infelizmente" foi a melhor que aconteceu eu na minha vida.
São meu ex-irmãos, ex-sobrinhos que, ao longo dos anos já se mostravam arrogantes, de mau-caráter e extremamente maledicentes. Levo uma vida de muito trabalho e dedico parte do meu tempo autristicamente, algo dispare dos costumes desses ex.
Não me fazem a mínima falta. A fila andou e su rodeado de pessoas de boa índole.
Me identifiquei muito com os relatos tristes que li aqui. Uma parte da minha família é bolsonarista também. Não chegaram a ficar na frente dos quartéis ou ir pra Brasília, felizmente. Mas não foi o Bolsonaro que suscitou neles esses pensamentos distorcidos, eles sempre foram assim. Sempre foram da turma do "bandido bom é bandido morto", "pobre é tudo vagabundo", "direitos humanos pra humanos direitos", etc. O Bolsonaro foi apenas um símbolo que juntou todas essas pessoas. Antes do Bolsonaro, durante muitos anos tentei dialogar, questionar, às vezes até bater de frente; nada disso teve efeito. Com a chegada do bolsonarismo tudo veio abaixo e eles mergulharam na escuridão de vez. Foi aí que eu desisti de tentar recuperá-los. Vivi angustiado por muito tempo, em silêncio, e aos poucos fui me desligando emocionalmente deles. Hoje só converso com eles o absolutamente básico e necessário. É o melhor que consigo fazer.
Thanks!
Infelizmente tb passo por isso!
TODA a minha família é BOLSONARISTA DOENTE, e eu sou o "ovelha vermelha".
Nas festas da família, me deixam de lado como se fosse um doente, e meu Natal deste ano (2022) foi o PIOR de todos, pois sentia, na pele, o quanto estava destacado perto de todos da minha família, e minha irmã é a pior de todas, a mais radical e "doente".
A tristeza é grande? Sim, mas estou começando a me afastar, gradativamente, de todos, e se tiver que denunciar, caso acontecesse, o faria com prazer, e sem remorso!
Sei como se sente pois minha situação é muito parecida. A muitos anos os eventos em família eram uma tortura pra mim e nao via a hora de ir embora. Mas este último ano resolvi engolir minha culpa e não participar. Serio, passei a ceia de natal sozinho, mas em paz.
@@gmantov
Pois é meu amigo. Este ano (se eu ainda estiver aqui, e farei o possível para tal...rs) eu farei isso tb. Ficarei com a família da minha esposa que é exatamente o contrário da minha: Animada e progressista, menos uma das irmãs dela que é militar, mas é a minoria, então ela nem fala nada...rs
Abração meu amigo. Saúde e força!!!
Mariliz, seus vídeos tem sido meu momento terapia. Me identifico com a maioria dos relatos de distanciamento da família
Tenho um monte de bovinos com aftosa na família (me afastei de todos) e, por sorte deles, nenhum ousou ir a BSB, pois eu denunciaria sem pestanejar, com força ainda !!! Daria todos os detalhes, endereços, filiação, onde trabalha, etc.
Eu não acho que esses radicais tenham qualquer tipo de salvação. Eles vão ver que foram abandonados e vão encontrar outro para adorar.
Agradeço a leitura e a consideração que você hoje fez ao meu comentário anterior. E, por me deixar feliz, tomo a liberdade de sugerir a leitura de mais um livro da obra de Freud: “Mal Estar da Civilização” - importante livro para compreender as vicissitudes da cultura em que estamos inseridos e que permeia toda nossa existência. Abraço.
Bom dia! Eu denunciaria sim! Acredito que faz parte do processo de aproximação das pessoas, fazer com que eles tenham consciência dos seus atos, ficaria ao lado dela o tempo todo.
muito nobre denunciar um parente que ataca a democracia, mas ... Vc iria visitar esse parente na prisão? Se esse parente pedisse dinheiro para bancar a segurança dele no presídio vc daria? E se o seu parente fosse violentado ou morto na prisão vc iria atrás de justiça com o mesmo empenho com que vc denunciou?
Como o proprio Xandao disse "prisão não é colônia de férias" e esse negócio de ressocialização é só pra inglês ver
@@mauriciosousaalmeida2392 Creio que o "amigo" não entendeu o estar ao lado. Sim eu visitaria. Agora quanto a possibilidade de violências dentro do sistema prisional? Concordo com você e com nosso Ministro "prisão não é colônia de férias" portanto sendo meus parentes pensassem nisso antes de cometerem tais atos nefastos a democracia! Não passaria o pano não!!!!
Mariliz, isso aconteceu comigo. Eu trabalho diretamente com o projeto da Urna Eletrônica, explico para os meus parentes próximos como as coisas realmente funcionam e mesmo assim eles não acreditam em mim. Nenhum deles é especialista em T.I. ou tem qualquer conhecimento na área, mas mesmo assim preferem acreditar em mentiras estapafúrdias que não fazem qualquer sentido técnico ou lógico. Isso é profundamente frustrante e me deixa muito triste. Afastei um irmão terraplanista da minha vida em definitivo naquele 8 de janeiro
Saí de grupos e me afastei de amigos e parentes. Se eu soubesse de alguns destes que participaram no dia 8, denunciaria sim!
Com certeza absoluta, sem piscar.
Sim, eu denunciaria um parente que fosse criminoso
Cara, seu olho é surreal! Muito claro!
Meus parentes não foram a Brasília, mas por todos esses anos ajudaram a fomentar o sentimento. Eu denunciaria, ainda depois das notícias mentirosas sobre a pandemia e a vacina
Sim denunciaria com certeza
Ainda bem que moro na Bahia aqui golpistas não se cria
Graças a Deus, eu moro no Ceará. Não conheço ninguém próximo que seja bolsonarista.
Fiquei com inveja de vcs, irmãos do Nordeste. Aqui em SP tem mais bolsominion que formiga, socorro!
Sou do interior de SP e bolsonarista cresce feito bolor em todos os cantos.
Parabéns pelo vídeo. Excelente
Denunciaria sim. Tenho parentes completamente fora da realidade e que não pensariam duas vezes antes de ir para uma iniciativa golpista. Me certifiquei de onde esses parentes estavam e não saíram do estado de São Paulo
Sensata sempre, sem aplicar a falsa isonomia e imparcialidade. Tb poderia dar testemunho similar, onde o pai dos meus primos não participou do natal/reveillon somente porque eu estaria presente e por ter uma posição política diferente, apesar de eu achar que também vem a tona outros conflitos e razões que fortalecem para escalar ainda mais essa distância. Realmente, sempre me questionei sobre como as pessoas que vc considera boas, amigáveis, companheiras, e q hj chegam aos limites da raiva e do ódio. Inicialmente procurei amenizar, fugindo de todo o assunto que significava trazer à tona uma faceta política. Tive muita paciência, acreditem.... mas a gota d'água foi quando essa pessoa devolveu um presente/lembrança de Natal que tinha mandado para ele. Eu fiquei tão irritado, q queimei o presente devolvido, pois queria através do simbolismo do fogo expurga a energia.... a tempos não troco uma palavra com ele, só que agora não quero!
Mariliz, sua intenção do " talvez" é muito importante, é uma iniciativa maravilhosa.
Porém, isso é impossível. "Talvez ela não se tornasse radical" se ela tivesse apoio, eles não querem apoio, não querem nem ver ou ouvir a verdade, é um mundo estranho o deles.
Ontem, mesmo depois de tanta repercussão do indígenas, fui atacada com xingamento, ódio, mentiras ...no Facebook.
Simplesmente eles não acreditam que o B e Cia fizeram isso com esses que são originários da terra.
Não é de forma alguma simples.
Graças a Deus em minha família apesar da divergência política não brigamos porque não discutimos política, nos respeitamos, embora fique uma interrogação relativo ao que se passa e acontece com essas pessoas , ao tempo em que tenho a resposta ignorância política, desconhecimento da História, mas também ninguém foi para as portas dos quarteis, nem participou de quebra, quebra
É triste mesmo, não briguei com ninguém, mas fico muito triste ao ver meu pai, que me educou mostrando a importância de sermos éticos e cuidarmos do próximo, apoiando esses lunáticos.
Eu não só denunciaria, como informaria o endereço completo.
Sim, fiquei chocada com familiares e com amigos, que nunca pensei terem esse tipo concepção,ser de direita ou contra um ou outro político é uma coisa,mas radicalismo a ponto de apoiar ato criminoso ainda me choca.
Se eu visse qualquer pessoa conhecia, eu denunciaria NA HORA, já havia pensado sobre isso. Independente de ser mãe, pai, irmão, irmã, whoever, pra tentar salvar.
muito nobre denunciar um parente que ataca a democracia, mas ... Vc iria visitar esse parente na prisão? Se esse parente pedisse dinheiro para bancar a segurança dele no presídio vc daria? E se o seu parente fosse violentado ou morto na prisão vc iria atrás de justiça com o mesmo empenho com que vc denunciou?
Como o proprio Xandao disse "prisão não é colônia de férias" e esse negócio de ressocialização é só pra inglês ver
Parabéns, Mariliz!
Denunciaria simm pelo bem dela ou dele. Se você passa a mão na cabeça não vai ajudar em nada.
muito nobre denunciar um parente que ataca a democracia, mas ... Vc iria visitar esse parente na prisão? Se esse parente pedisse dinheiro para bancar a segurança dele no presídio vc daria? E se o seu parente fosse violentado ou morto na prisão vc iria atrás de justiça com o mesmo empenho com que vc denunciou?
Como o proprio Xandao disse "prisão não é colônia de férias" e esse negócio de ressocialização é só pra inglês ver
Levando em conta que ele(a) representa um perigo para minha integridade fisica( como foram para toas as vítimas da covid e para os yanomami!) e após observar todas as consequências, SIM!
Eu denunciaria. Muito triste. Muito mesmo. Mas, sim.
Eu denunciei um parente próximo. Sem arrependimento algum. Os 3 foram a Brasília, escaparam com ajuda de militares, foram no meu trabalho se vangloriar, quase perdi o emprego, mas foram presos.
Graça Deus minha família continua unido cada dia mais podemos até pensar diferente mais não brigar por caso de política já mais
Eu não estou falando com o meu sobrinho e meu irmão. Muito triste 😢
Sim, com tranquilidade.
Perdi meu melhor amigo.
Tenho a impressão que não sei quem ele é.
Talvez nunca soube.
Se o presente de natal fosse uma meia ou uma gravata, com certeza
Eles estão agindo como seita.
é uma seita. E como uma seita, eles nao admitam que seja chamada assim. Minha ex namorada começou um lento declinio pra dentro da seita até chegar um ponto em que foi exigido dela que se relacionasse só alguém de dentro, como alias toda seita faz. Ela tentou que eu abraçasse o bolsonarismo, mas como me recusei, ela terminou. Vai com Deus.
Adorei o trabalho dessa pessoa...assisti esse é o segundo q vi... O último eu divulguei!!!
Sim. Felizmente isto não foi necessário. Anos terríveis. Me afastei de muita gente, amigos, colegas de faculdade, primos. Minha tolerância com fascista é ZERO!!! Sou grato por ter esposa, filhos, pais e irmãos, isto é, toda minha família próxima, que compartilham comigo a mesma ojeriza pelo bolsonarismo.
Nada pode abalar uma relação familiar.
Esse irmão teve muita coragem.
Entendo perfeitamente o Marcelo!
Não, nunca, jamais. Deus e família são minhas prioridades!
Sem dúvida nenhuma!
Se estivessem envolvidos em crimes é claro que sim.