BBC News Brasil há 0 segundo Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/vert-tra-60036483
Moro em Bolonha (pouco mais de 1 h até Florença)me recordo a primeira vez que fui lá em 2013, fiquei chocado de ver tanta beleza arquitetónica em um só lugar!
Firenze é linda, fiquei somente 3 dias, mas optei por um hotel que ficava a 15 minutos a pé do centro, gosto de fazer caminhadas noturnas e nesse horário tudo fica mais belo. A única síndrome que tenho é de abstinência, preciso voltar...
Hoje entendo o que senti. Me emocionei de uma maneira inexplicável, como se tivesse saído do corpo. Sempre contei isso para todo mundo, mas não fazia ideia que isso ocorreu com outras pessoas. É real.
Exatemente. Voce falou tudo. Parece que estamos fora do corpo e entramos em outra dimensão. Para mim, o auge foi o Davi. Fiquei imóvel, depois caí aos prantos. Quando saí de Florença, caí numa bad total. Foi aí que meu ex marido me falou da síndrome.
Aconteceu o mesmo comigo. Acredito que seja comum, só houve a necessidade de se dar um nome pro sentimento 😅. A arte faz isso conosco. Música, cinema.. tudo é feito pra nos tocar. Como não se sentir assim em Florença, o berço do Renascimento? Impossível.
Nao entendo nada sobre arte, mais toda as vezes que vejo um belo quadro, escultura ou edificio antigo me emociono tanto como se minha alma sim entendesse.
Desde criança sinto mal estar com imagens de santos. Tinha medo. Atualmente, qdo viajo(turismo), evito entrar em determinadas igrejas, por conta do excesso de imagens em tamanho grande. Essa sensação é mais comum em ambientes fechados. Acredito que dificilmente visitiria o Museu de Cera Madame TUSSAUDS. Deve ser assustador!!
Uma " overdose" das obras de Botticelli e de quebra Michelangelo, é de dá vertigem , pode ter certeza. Eu fico encantada de ver na tela do celular , imagina ao vivo. Ambos são espetaculares, é muita beleza de uma vez só. Esse é o tipo de "mal" estar que adoraria ter.
Quando fui à Galeria degli Uffizi me senti mal pois era difícil de respirar devido à quantidade de pessoas em um local fechado. Talvez esteja relacionado
Eu fui à Florença com minha irmã mas não entrei na galeria Uffici porque havia uma fila de 3 horas para entrar. acho que lá dentro devia estar cheio de gente e só isso já causa mal estar
Eu tenho despersonalizaçao,panico oq esses turistas se sentiram mas por ser uma grande quantidade de pessoas que sentem esses sintomas acho muito estranho.
@@angelo1962 Sao 4 % que sofrem de panico estimado a 11 milhoes de pessoas,mais me tire uma duvida essas pessoas so tiveram esses sintomas na hora,quem tem despersonalizaçao tem isso 24 horas,todos os dias la foi diferente.
Bom!!!! Eu sou exceção a regra.... já fui em Florença 3X e me senti muito bem!!! A própria arquitetura da cidade já é uma obra de arte, com certeza seria um dos lugares que eu moraria sem problemas.
Fui a Florença no princípio de Setembro,realmente a Galeria Ufizzi é impactante,tantas obras de arte expostas,fiquei em êxtase diante de tanta beleza!!
Hahahaha… senti isso visitando algumas bairros “menos favorecidos”… sem esgoto, por exemplo…. aqui mesmo no Brasil . Muito desconforto e tristeza pela desigualdade social.
@@renatawerson1 mas quando se está nela (ser pobre no braZil), tudo se torna tão normal, mas me refiro ao êxtase de ver tanta beleza e simetria em um só lugar... no momento não posso ir até a Florença...
@@renatawerson1 , na boa, depois de ter passado meu ano de estudante no exterior, eu tb fiquei assim. Chorava incessantemente ao ver meninos de camisa rasgada, sem chinelos, vendendo coisas na rua e sendo mal tratados pelos desensibilizados locais. Os cachorros de rua então me desequilibraram. Depois de passar um ano de volta decidi morar fora de vez. Deu uma melhorada. Esse ano estive por aí e percebi melhoras. Mas ainda está longe de ser ideal, ou ao menos a níveis mais aceitáveis.
Tenho uma saúde psíquica muito forte e sou muito atento a ambientes que visito e sei segurar a onda por aonde quer que eu vá. Eu fiquei muito impressionado com as diversas obras de Arte que eu apreciei na viagem pela Itália e me emocionei com o virtuosismo humano em grande escala. Reconheci que foi um presente de Deus e principalmente da minha Família
Estive na Itália em 2018 e foi magnífico. Passei 3 dias em Florença e adorei, por mim ficava mais tempo por lá. Acho que o tempo foi pouco. Passaria tranquilamente uns 6 meses e ainda acharia pouco.
Interessante isso. Eu tive foi uma crise de irritação com a quantidade de turistas "rudes", filas... Qdo está mais dá um prazer enorme andar por Firenze e visitar tudo!
Me sinto maravilhada e encantada toda vez que vou a Veneza. É uma alegria e emoção que brota literalmente do meu coração. Veneza me emociona com nenhuma cidade do mundo ( das que eu conheço)
Eu nso sabia que existia essa síndrome, mas quando visitei Florença em 2017 me emocionei muito wm frente ao Duomo e da estátua de David. Artes e arquiteturas antigas me emocionam muito . Em uma exposição de Rodin, aqui em Salvador, fiquei encantada em frente ao pensador.
Fui a Florença e Veneza pela primeira vez em 1992 e chorei copiosamente sem saber o porquê. Visitei outras cidades da Itália e me hospedei em Cremona na casa de um amigo brasileiro, um luthier, que me disse ter vivido as mesmas coisas nas primeiras vezes que foi a Florença e Veneza, de forma inexplicável nos idos da década de 1980.
A única coisa que eu tive em Florença foi uma intoxicação alimentar depois que eu comi um panini de carpaccio de salmão na estação de Santa Maria Novella. Fui com a minha mãe e ela ficava agoniada de ficar indo pra tanto museu, mas ela sempre fica assim, pois é hiperativa e não curte museus (fui pro lugar errado com ela, rs). Mesmo assim, adoramos a cidade e voltaríamos lá, o problema maior é que a Itália é muito cara mesmo.
Agora sim consigo entender o que senti quando conheci Florença em 2019...eu fiquei encantada, não conseguia descrever com palavras o que eu senti. Obrigada por esse conteúdo ❤️
Vivi isso na Capela Sixtina, em Roma. Não estava lotada de turistas, não era abafado, nem estava calor. Mas estar ali, cercado de algo tão sublime, tirou-me da realidade e tive sensações físicas de tontura, deslocamento temporal, confusão mental... Por sorte, estava acompanhado de amigos que repararam o problema e chamaram ajuda. Aparentemente, não era algo incomum ali.
Saudades de Firenze... hospedei no centro, tudo muito lindo. Jogamos nossos anéis de noivado no rio Arno e compramos o de casamento em uma loja na Ponte Vecchio... Muita cultura e arte... alegria e saudades.
Europa é cheia de cultura: Filosofia, história, arte, arquitetura, educação... Realmente é um mundo a parte. Eu gosto do Brasil e principalmente de viajar pelo Brasil. Também tenho uma vida estabilizada aqui, mas, se eu pudesse, moraria lá. No que tange a Florenca, é o mesmo caso que Veneza, sofre devido ao sucesso.
Tive lá com meu pai, minha mãe e minha mulher. Nenhum de nós teve nada. Absolutamente nada. Tudo muito bonito, grandioso, mas... Só isto. A vida em si mesma é muito mais do que tudo isso!
Serio? Eu me senti enganado... é bonito mas os filmes, livros e o museu criam uma espectativa que nao se concretiza. E reparei que as pessoas em meu redor sentiram o mesmo .. achei mais interessante todas as exposições anteriores á capela.
Tive o prazer de fazer intercâmbio por 1 ano na UNIFI e foi a melhor escolha da minha vida. Cheguei leiga em relação a artes, história e arquitetura da cidade, mas a cada borgo, museu, piazzale que andava eu sentia uma emoção muito forte. A cultura vai entrando em você, a culinária te conquista, foram 364 dias vivendo intensidades... Eu só chorei no meu ultimo dia antes de retornar e confesso que cogitei a possibilidade de ficar mesmo sem ter como, mas, tudo que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível
Sou de São Paulo, antes de ir a Florença estudei muito. As obras de arte nãofizeram eu sentir mau. Mas depois de um tempo a cidade pintada toda amarelada escura senti que precisa sair daquele lugar wur me deprimiu. Foi o único lugar do mundo que senti este mau estar.
Fiquei uma semana lá e ao ver a Primavera e Nascimento de Vênus chorei muito. Fiquei estressado com a cidade, perplexo e atônito, mas "curei" comendo bem. Não sabia desta síndrome, mas também tive algo parecido em Pompeia. Excesso de história e beleza, incluindo le ragazze, me causa isto.
Eu moro em Firenze e quando vi o Duomo pela primeira vez, fiquei boquiaberta e paralisada por alguns segundos. As belezas daqui são realmente especiais...
Passei quatro horas dentro do museu degli Uffizi e o única sensação estranha que tive foi a de estar no Brasil, já que naquele tempo os brasileiros ainda conseguiam viajar e dentro do museu se ouvia mais o português brasileiro do que qualquer outro idioma.
Passei por uma crise de choro terrível no british museun em Londres ao ver a quantidade de riqueza saqueada pela coroa britânica dos diversos paises destruidos pela Inglaterra
Não digo que tem relação com o vídeo, mas quando visitei as tumbas dos papas no Vaticano, precisei conversar com uma conterrânea, tamanha a emoção dela. Quanto a mim, andei por 6 capitais europeias, e o maior choque desse tipo que eu tomei foi no Panteão de Roma. Ver aquela maravilha de 2000 anos tão bem preservada me marcou muito. Já o Coliseu foi pelo tamanho, bem maior que eu imaginava. Ainda quero ir na Acrópole de Atenas e conhecer os Painéis de São Vicente, em Lisboa, dentre outros passeios.
Estive em Florença, achei maravilhosa, não senti nada, achei tudo lindo, muita arte, para mim foi só alegria e diversão. Se for contar a quantidade de pessoas q passam mal em todas as cidades turísticas. Imagine ir a Israel, lugar cheio de história e TB não senti nada. Só amei todos esses lugares em que estive. Só em Assis, Itália, que eu chorei muito qd estive no túmulo de São Francisco de Assis, mas não passei mal. Mas as pessoas se esgotam pelo calor pq quase todos vão no verão e andam o dia todo no sol.
Para quem não sabe, atualmente na Italia existe um artista escultor que é tão brilhante quanto Michelangelo foi, procurem no TH-cam, tem vários vídeos dele. Procurem como Jago Scultore.
Independente das opiniões anteriormente registradas, tenho que lembrar que como espirita que acredita na reencarnação não me surpreende a descrição de desmaios e imensa emoção visto que pode ser uma recordação do espirito de vidas passadas próximo as obras ou seus autores.
Nossa,que interessante! Realmente,aqui na Suiça,quando contemplo certas esculturas que estão expostas nas ruas,experimento uma sensação estranha,algo que incomoda -me,de repente,sou muito sensível,o fato é que não aprecio muito e evito fazê-lo Creio que,de repente,o artista transfere sua energia á sua obra no momento o qual está executando-na..
Uma vez em um museu na França, um senhor esqueceu os óculos perto de uma escultura, um outro grupo de turistas passando viu os óculos e, os comentários era, " nossa olha essa arte, olha as linhas das asti dos óculos, o que o artista quis dizer com isso, fabuloso, fabuloso e de tira o fôlego, enquanto todos observava o tiozinho pegou os óculos colocou no rosto e saiu kkkkkkkk😂😂😂😂 , ou seja se vir um mindinho e caga no museu vai ter um monte de maluco contemplado a bost@!
O próprio vídeo dá diversas possíveis causas razoáveis para o que pode realmente estar acontecendo (podendo inclusive não ter nada a ver com as obras em si) e não tarda aparecer alguém com papinho pseudocientífico de "energia" e sensitividade.
Sempre qndo eu vejo uma obra de arte começo a sentir que minha mente esticandk ao maximo e começo a lagrimejar, se eu continuar olhando. Eu vejo isso como um mecanismo pra indentificar uma obra de arte. Se for arte de verdade eu devo sentir incomodo e lagrimejar.
Esse fenômeno também pode ser deduzido das avaliações que Platão faz sobre a influência da arte nos cidadãos de Atenas. A atmosfera etérea e "espiritual" (apelo metafísico) desconcerta o sendo comum de realidade temporal. Essa é uma observação psicológica. Poderia falar sobre algo mais profundamente metafísica a respeito, mas seria criticado pelos psicologistas. Para alguns críticos de arte, Fídias etc. criaram uma outra realidade. E contribuíram para o desenvolvimento da própria teologia grega.
Esse é o melhor marketing que já vi, criaram até uma síndrome para glorificar um lugar. A Europa sempre passando a perna em nós da antiga colônia. Heheheh
Em todo lugar tem algo "imperdível". Só de igrejas, cada cidade tem a sua que deve ser visitada. A cidade com a maior igreja, com a igreja mais alta, com a igreja mais velha, com a igreja mais velha que ainda está em construção, com a igreja que foi atingida por bomba, com apenas a pedra fundamental da igreja que foi proibida de ser construída, com a igreja mais antiga com teto de madeira, etc etc. Não me refiro a uma Sacre Coeur ou Notre Dame, mas nessa ênfase pra valorizar aspectos que importariam apenas para um estudioso do assunto. É, no mínimo, pra bater crise de ansiedade no pobre turista com os dias (e o dinheiro) contados.
A Síndrome se deve ao câmbio do Real para o Euro, já que é muito caro para nós o custo da estadia e das visitas às obras de arte. Outra coisa também é a viagem e o jet lag que ela causa ao cérebro e aos músculos.
Bem estive em Florença e realmente fiquei impressionado mas o que mais mexeu comigo foi a incessante oferta de serviços- caros- e o excesso de " chiusos" alguns sem prévio aviso. Florença é divina, mas a ponto de causar algum mal estar não sei não. Se é assim Roma e Atenas deveriam ser mais "impactantes" a meu ver.
Existem choques de realidades, quando chega a um lugar, que não tem nada do que estamos acostumados... Nunca me senti mal na Europa. É o berço da cultura... Principalmente Floresça, Praga. Mas me sinto mal em Paris, prefiro Marselha. Minha residência é em NY, mas estou passando um período na Austrália, Byron Bay. E embora gosto da natureza, morando numa área litorânea, mas sinto falta do esvaziamento de exposições! Eu teria de ir até as cidades, mesmo assim, não tem tantas exposições como a Europa. NY e Chicago! - Existem choques de realidades, com sensações estranhas físicas e psicológicas... que determinam uma síndrome!
Já estive várias vezes em Firenze, Boticcelli é um dos meus artistas renscentistas preferidos, mas nunca tive essas sensações que a matéria relata, apenas fiquei observando as obras e pensando na genialidade do autor.
Curiosamente o grande psicólogo Carl Gustav Jung tinha uma mesma relação "curiosa" com outra cidade italiana: Roma - mais em sua autobiografia 'Memórias, Sonhos, Reflexões'.
@@wagnerbezerra4583 Verdade, fui ver depois, essa de Paris não conhecia , são os ossos transferidos dos cemitérios desde 1770. A de Roma é impressionante e Vc sente um odor muito estranho lá, além das marcas da origem do cristianismo. Um dos lugares mais impressionantes que visitei, não posso esquecer.
Qual o problema de uma cidade tornar-se tão famosa que tenha mais visitantes que moradores. Tem um ditado antigo que gosto de ouvir ou ler: "Os incomodados que se mudem...!". Viva a arte. Obrigado. Deus sempre louvado!
Anda-se muito nos passeios turístico em Florença; sobe-se escadas e pega-se bastante Sol. Junta-se as boas emoções produzidas pelas artes e a aflição de estar no meio de multidões de turistas, teremos os ingredientes para um síncope.
É espiritual. Meu sobrinho sentiu esses sintomas quando foi em Ouro Preto. Manifestaram nos porões dos Grandes Casarões em que torturavam os escravos no período colonial.
As obras de arte já aí estão à mais de 300 anos, se alguém agora não gosta de as ver, tem um bom remédio, apenas vá passear para outro lado. ✌️🏼😇🤣🤣🤜🏼💩🤛🏼🍀
Estou em floresça. Estou passando mal com o custo de vida. Tenho que voltar para o Brasil rápido antes que eu tenha um infarto o real tá muito desvalorizado
Estar em Roma, Veneza e Florença na Itália de fato é impressionante, principalmente para os amantes de artes e história independente e Classe social vc fica imerso a cultura local , conecta-se com sensações somente entendidas estando lá. Se para alguém saudável o impacto é alto.. imaginem a pessoas com condição de saúde limitada. Eu particularmente acho um pouco sensacionalista essa reportagem...as artes em geral tem mesmo esse papel ..faz parte. Estejam saudáveis qdo forem. Lugar inesquecível.
Deveria ter reproduções de arte por todo lugar nos murales,no ponto de obnivus,e terapia e elevação da Alma,ajudaria a no tempo ir reduzindo a baixaria .Boa sorte e fique com Deus
BBC News Brasil
há 0 segundo
Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/vert-tra-60036483
Na minha cidade tem uma bem famosa, a "Síndrome de Dois Caras Numa Moto", com os mesmos sintomas. Um perigo viu.
Kkkkkkkkkkkkkkk
😁😁😁😁😁😁😁😁
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Kkkkk... Boa!
🤣🤣🤣🤣🤣
Aconteceu comigo, quando me lembrei do que gastei para chegar lá
Kkkkkkkkkkkkkkk mas valeu a pena pelo menos?
@@marimoma4466 simm kkk
Kkkkkk
Kkkkk
HAHAHAHAHA
Moro em Bolonha (pouco mais de 1 h até Florença)me recordo a primeira vez que fui lá em 2013, fiquei chocado de ver tanta beleza arquitetónica em um só lugar!
Deve ser um lugar divino
Massa
Vou a Toscana ..estou me preparando emocionalmente hahaha
Por isso acho engraçado com quem diz que beleza é relativa.
Firenze é linda, fiquei somente 3 dias, mas optei por um hotel que ficava a 15 minutos a pé do centro, gosto de fazer caminhadas noturnas e nesse horário tudo fica mais belo. A única síndrome que tenho é de abstinência, preciso voltar...
Te entendo perfeitamente 😊
Hoje entendo o que senti. Me emocionei de uma maneira inexplicável, como se tivesse saído do corpo. Sempre contei isso para todo mundo, mas não fazia ideia que isso ocorreu com outras pessoas. É real.
Conte o relato Tamires
Exatemente. Voce falou tudo. Parece que estamos fora do corpo e entramos em outra dimensão. Para mim, o auge foi o Davi. Fiquei imóvel, depois caí aos prantos. Quando saí de Florença, caí numa bad total. Foi aí que meu ex marido me falou da síndrome.
Aconteceu o mesmo comigo. Acredito que seja comum, só houve a necessidade de se dar um nome pro sentimento 😅.
A arte faz isso conosco. Música, cinema.. tudo é feito pra nos tocar.
Como não se sentir assim em Florença, o berço do Renascimento? Impossível.
Nao entendo nada sobre arte, mais toda as vezes que vejo um belo quadro, escultura ou edificio antigo me emociono tanto como se minha alma sim entendesse.
Morei um ano em Florença, em 2007, e confesso que até hoje esta cidade não sai da minha cabeça, e o desejo de ir lá regularmente é constante.
E' magia ............... 🤔
Desde criança sinto mal estar com imagens de santos. Tinha medo.
Atualmente, qdo viajo(turismo), evito entrar em determinadas igrejas, por conta do excesso de imagens em tamanho grande. Essa sensação é mais comum em ambientes fechados.
Acredito que dificilmente visitiria o Museu de Cera Madame TUSSAUDS.
Deve ser assustador!!
Uma " overdose" das obras de Botticelli e de quebra Michelangelo, é de dá vertigem , pode ter certeza. Eu fico encantada de ver na tela do celular , imagina ao vivo. Ambos são espetaculares, é muita beleza de uma vez só.
Esse é o tipo de "mal" estar que adoraria ter.
Chique
Quando alguém peida perto de mim eu passo mau 😢
Por isso acho engraçado com quem diz que beleza é relativa.
Passei mal por dias....
O nome dos 4 médicos que ajudaram o moço eram Donattelo, Michelangelo, Rafael e Leonardo
E verdade eu era o Moço
Kkk kkk
as tartarugas ninjas
Kkkkkk As tartarugas ninjas 👏🏻👏🏻👏🏻
Quando fui à Galeria degli Uffizi me senti mal pois era difícil de respirar devido à quantidade de pessoas em um local fechado. Talvez esteja relacionado
Eu fui à Florença com minha irmã mas não entrei na galeria Uffici porque havia uma fila de 3 horas para entrar. acho que lá dentro devia estar cheio de gente e só isso já causa mal estar
Eu tenho despersonalizaçao,panico oq esses turistas se sentiram mas por ser uma grande quantidade de pessoas que sentem esses sintomas acho muito estranho.
@@nextpodcastss O que são 160 casos de pânico numa cidade que recebe mais de dois milhões de turistas por ano?
@@angelo1962 Sao 4 % que sofrem de panico estimado a 11 milhoes de pessoas,mais me tire uma duvida essas pessoas so tiveram esses sintomas na hora,quem tem despersonalizaçao tem isso 24 horas,todos os dias la foi diferente.
Bom!!!!
Eu sou exceção a regra.... já fui em Florença 3X e me senti muito bem!!!
A própria arquitetura da cidade já é uma obra de arte, com certeza seria um dos lugares que eu moraria sem problemas.
Não vejo a hora de ter essa Síndrome aí.❤
Realmente Florença e algo extraordinário !!!! Uma beleza em cada canto! Um dos lugares mais lindos que já visitei
Meu sonho desde criança. Conhecer a Itália, e amo arte.
Acho q eu talvez ficasse emocionada demais.
Conheci espanha e Francia, admito que não gostei da Francia. Agr Vou pra Italia
@@christianmoura686 nossa! Francia? Que português é esse meu filho?
@@gislaineassaiante Mentir é fácil. ItÁlia, França (letra inicial maiúscula) Espanha.
Fui a Florença no princípio de Setembro,realmente a Galeria Ufizzi é impactante,tantas obras de arte expostas,fiquei em êxtase diante de tanta beleza!!
o "bom" de ser pobre é que eu não vou passar por isso 😭
Hahahaha… senti isso visitando algumas bairros “menos favorecidos”… sem esgoto, por exemplo…. aqui mesmo no Brasil . Muito desconforto e tristeza pela desigualdade social.
@@renatawerson1 mas quando se está nela (ser pobre no braZil), tudo se torna tão normal, mas me refiro ao êxtase de ver tanta beleza e simetria em um só lugar... no momento não posso ir até a Florença...
Kkkkkk
🤣🤣🤣2!
@@renatawerson1 , na boa, depois de ter passado meu ano de estudante no exterior, eu tb fiquei assim. Chorava incessantemente ao ver meninos de camisa rasgada, sem chinelos, vendendo coisas na rua e sendo mal tratados pelos desensibilizados locais. Os cachorros de rua então me desequilibraram. Depois de passar um ano de volta decidi morar fora de vez. Deu uma melhorada. Esse ano estive por aí e percebi melhoras. Mas ainda está longe de ser ideal, ou ao menos a níveis mais aceitáveis.
Florença é magnífica; nossas reações diante de tanta beleza é no minimo imprevisível. Saudades.
Tenho uma saúde psíquica muito forte e sou muito atento a ambientes que visito e sei segurar a onda por aonde quer que eu vá. Eu fiquei muito impressionado com as diversas obras de Arte que eu apreciei na viagem pela Itália e me emocionei com o virtuosismo humano em grande escala. Reconheci que foi um presente de Deus e principalmente da minha Família
Estive na Itália em 2018 e foi magnífico. Passei 3 dias em Florença e adorei, por mim ficava mais tempo por lá. Acho que o tempo foi pouco. Passaria tranquilamente uns 6 meses e ainda acharia pouco.
Interessante isso. Eu tive foi uma crise de irritação com a quantidade de turistas "rudes", filas... Qdo está mais dá um prazer enorme andar por Firenze e visitar tudo!
Me sinto maravilhada e encantada toda vez que vou a Veneza. É uma alegria e emoção que brota literalmente do meu coração. Veneza me emociona com nenhuma cidade do mundo ( das que eu conheço)
Amo essa cidade!
A galeria Uffizi é belíssima mesmo. Vontade de voltar. A sensação de visitar Florença é maravilhosa.
Eu nso sabia que existia essa síndrome, mas quando visitei Florença em 2017 me emocionei muito wm frente ao Duomo e da estátua de David.
Artes e arquiteturas antigas me emocionam muito .
Em uma exposição de Rodin, aqui em Salvador, fiquei encantada em frente ao pensador.
Fui a Florença e Veneza pela primeira vez em 1992 e chorei copiosamente sem saber o porquê.
Visitei outras cidades da Itália e me hospedei em Cremona na casa de um amigo brasileiro, um luthier, que me disse ter vivido as mesmas coisas nas primeiras vezes que foi a Florença e Veneza, de forma inexplicável nos idos da década de 1980.
Eu também chorei sem saber o porquê em Florença.
Eu tive isso a primeira vez que viajei à Europa, mas não era Florença.
A única coisa que eu tive em Florença foi uma intoxicação alimentar depois que eu comi um panini de carpaccio de salmão na estação de Santa Maria Novella. Fui com a minha mãe e ela ficava agoniada de ficar indo pra tanto museu, mas ela sempre fica assim, pois é hiperativa e não curte museus (fui pro lugar errado com ela, rs). Mesmo assim, adoramos a cidade e voltaríamos lá, o problema maior é que a Itália é muito cara mesmo.
Agora sim consigo entender o que senti quando conheci Florença em 2019...eu fiquei encantada, não conseguia descrever com palavras o que eu senti. Obrigada por esse conteúdo ❤️
Florença é linda demais, David é maravilhoso e Medusa hipnotizante. Fui em maio desse ano e a gente fica muito emocionada mesmo
Vivi isso na Capela Sixtina, em Roma. Não estava lotada de turistas, não era abafado, nem estava calor. Mas estar ali, cercado de algo tão sublime, tirou-me da realidade e tive sensações físicas de tontura, deslocamento temporal, confusão mental... Por sorte, estava acompanhado de amigos que repararam o problema e chamaram ajuda. Aparentemente, não era algo incomum ali.
Bom dia BBC.
Bom trabalho.
A cidade é uma joia da humanidade! É muita beleza junta! A disputa era pelo Belo, que venceu!
Saudades de Firenze... hospedei no centro, tudo muito lindo. Jogamos nossos anéis de noivado no rio Arno e compramos o de casamento em uma loja na Ponte Vecchio...
Muita cultura e arte... alegria e saudades.
Eita, $$$$$$$ tá sobrando hein!
@@hailcob494 Não está sobrando $$... disseram ser uma tradição... e fizemos.
Onde tive uma crise forte de pânico foi na Ilha de Príncipe (África)... muito bela.
Wow.
Essa voz tem um ritmo interessante. Muito distinta, amei!💖💜
Um país que com certeza vale a pena passar alguns anos da vida.
Os vídeos cada vez mais interessantes!
Deuteronômio 7:25,26
Simplesmente, o melhor conteúdo da internet.
Europa é cheia de cultura: Filosofia, história, arte, arquitetura, educação...
Realmente é um mundo a parte. Eu gosto do Brasil e principalmente de viajar pelo Brasil. Também tenho uma vida estabilizada aqui, mas, se eu pudesse, moraria lá.
No que tange a Florenca, é o mesmo caso que Veneza, sofre devido ao sucesso.
@@simonelindalva9991 aí exagerou
Coisa que começou a acontecer com Edimburgo também, por causa dos fãs de Harry Potter.
Imagina ter na lápide: morreu extasiado, inundando pela Arte.
Tive lá com meu pai, minha mãe e minha mulher.
Nenhum de nós teve nada. Absolutamente nada.
Tudo muito bonito, grandioso, mas...
Só isto.
A vida em si mesma é muito mais do que tudo isso!
poderia passar umas cenas de Florença junto a narração ^^
Quando estive na Capela Sistina chorei como uma criancinha. Acho que o mesmo poderia passar em Florença.
Serio? Eu me senti enganado... é bonito mas os filmes, livros e o museu criam uma espectativa que nao se concretiza. E reparei que as pessoas em meu redor sentiram o mesmo .. achei mais interessante todas as exposições anteriores á capela.
Muito legal esse vídeo. Se é verdade ou não essa síndrome não sei, mas as obras são lindas!
Abraços e saudações nordestinas🌹😊🙏🏻
Só tem esses ataques as pessoas que sabem da história e da importância que essas obras tem, nada mais.
Tive o prazer de fazer intercâmbio por 1 ano na UNIFI e foi a melhor escolha da minha vida. Cheguei leiga em relação a artes, história e arquitetura da cidade, mas a cada borgo, museu, piazzale que andava eu sentia uma emoção muito forte. A cultura vai entrando em você, a culinária te conquista, foram 364 dias vivendo intensidades... Eu só chorei no meu ultimo dia antes de retornar e confesso que cogitei a possibilidade de ficar mesmo sem ter como, mas, tudo que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível
Acho que pode ser devido aos preços dos ingressos !
kkkkkkkkkkkkkk
Sou de São Paulo, antes de ir a Florença estudei muito.
As obras de arte nãofizeram eu sentir mau.
Mas depois de um tempo a cidade pintada toda amarelada escura senti que precisa sair daquele lugar wur me deprimiu. Foi o único lugar do mundo que senti este mau estar.
Eu tive a,Síndrome de Stendahl na primeira vez que estive em Siena, pela fabulosa arquitetura. Depois morei la, e me acostumei...
Em Florença p aprender mais sobre Maquiavel, Guiciardini e outros pensadores que - como os artistas citados - compõem o cânone do conhecimento humano.
Fiquei uma semana lá e ao ver a Primavera e Nascimento de Vênus chorei muito. Fiquei estressado com a cidade, perplexo e atônito, mas "curei" comendo bem. Não sabia desta síndrome, mas também tive algo parecido em Pompeia. Excesso de história e beleza, incluindo le ragazze, me causa isto.
Eu moro em Firenze e quando vi o Duomo pela primeira vez, fiquei boquiaberta e paralisada por alguns segundos. As belezas daqui são realmente especiais...
Passei quatro horas dentro do museu degli Uffizi e o única sensação estranha que tive foi a de estar no Brasil, já que naquele tempo os brasileiros ainda conseguiam viajar e dentro do museu se ouvia mais o português brasileiro do que qualquer outro idioma.
Chorei cântaros quando estive na casa de Frida. Simplesmente não conseguia parar…
Histeria é um tipo de neurose que se caracteriza predominantemente, pela transformação da ansiedade subjacente para um estado físico.
Exatamente! Deram um nome bonito pra "histeria em Florença" rsrs
Muito interessante. Obrigado pelo conteúdo.
Cidade lindíssima! Amo esse lugar! Uma delícia caminhar por aquelas ruelas … 🥰
Passei por uma crise de choro terrível no british museun em Londres ao ver a quantidade de riqueza saqueada pela coroa britânica dos diversos paises destruidos pela Inglaterra
sempre passo por isso na Europa
descanse militante
o mundo no passado era dos mais fortes..
@@user-rs5wv8vq7y Ora ora parece então que não mudou muita coisa não é msm?!..
@@user-rs5wv8vq7y sempre será
Tanto em Florença, como em Veneza, Verona , inclusive estando em Jerusalém só tive emoções salutares. 🙏🙏🙏
Não digo que tem relação com o vídeo, mas quando visitei as tumbas dos papas no Vaticano, precisei conversar com uma conterrânea, tamanha a emoção dela. Quanto a mim, andei por 6 capitais europeias, e o maior choque desse tipo que eu tomei foi no Panteão de Roma. Ver aquela maravilha de 2000 anos tão bem preservada me marcou muito. Já o Coliseu foi pelo tamanho, bem maior que eu imaginava. Ainda quero ir na Acrópole de Atenas e conhecer os Painéis de São Vicente, em Lisboa, dentre outros passeios.
Estive em Florença, achei maravilhosa, não senti nada, achei tudo lindo, muita arte, para mim foi só alegria e diversão. Se for contar a quantidade de pessoas q passam mal em todas as cidades turísticas. Imagine ir a Israel, lugar cheio de história e TB não senti nada. Só amei todos esses lugares em que estive. Só em Assis, Itália, que eu chorei muito qd estive no túmulo de São Francisco de Assis, mas não passei mal. Mas as pessoas se esgotam pelo calor pq quase todos vão no verão e andam o dia todo no sol.
Para quem não sabe, atualmente na Italia existe um artista escultor que é tão brilhante quanto Michelangelo foi, procurem no TH-cam, tem vários vídeos dele. Procurem como Jago Scultore.
@Santiago Mendes Verdade, desculpa, é Jago, pode colocar Jago Scultore.
Independente das opiniões anteriormente registradas, tenho que lembrar que como espirita que acredita na reencarnação não me surpreende a descrição de desmaios e imensa emoção visto que pode ser uma recordação do espirito de vidas passadas próximo as obras ou seus autores.
Questão de evolução espiritual de cada reencarnado. Acreditar ou não, na reencarnação.
Maravilhoso esse áudio
Nossa,que interessante!
Realmente,aqui na Suiça,quando contemplo certas esculturas que estão expostas nas ruas,experimento uma sensação estranha,algo que incomoda -me,de repente,sou muito sensível,o fato é que não aprecio muito e evito fazê-lo
Creio que,de repente,o artista transfere sua energia á sua obra no momento o qual está executando-na..
Deuteronômio 7:25,26
@@cidinhamoura5844, vaza com esse lixo de livro sagrado.
Uma vez em um museu na França, um senhor esqueceu os óculos perto de uma escultura, um outro grupo de turistas passando viu os óculos e, os comentários era, " nossa olha essa arte, olha as linhas das asti dos óculos, o que o artista quis dizer com isso, fabuloso, fabuloso e de tira o fôlego, enquanto todos observava o tiozinho pegou os óculos colocou no rosto e saiu kkkkkkkk😂😂😂😂 , ou seja se vir um mindinho e caga no museu vai ter um monte de maluco contemplado a bost@!
Isso que é perengue chique
O próprio vídeo dá diversas possíveis causas razoáveis para o que pode realmente estar acontecendo (podendo inclusive não ter nada a ver com as obras em si) e não tarda aparecer alguém com papinho pseudocientífico de "energia" e sensitividade.
Estou assistindo a esse vidéo com lágrimas nos olhos. Estou tendo um déjà vu. Florença é especial.
Foi o que ocorreu comigo ao escutar o fado em Porto Portugal
Eu acho que pode acontecer quando vc finalmente chega num lugar e vivencia algo pelo qual sempre ansiou.
@@jurioish Na vdd isso se chama De javu
@@jurioish (vivenciAR)
@@nextpodcastss (reencarnação)
Itália é um país falido , viajei pela costa inteira a trabalho e sinceramente, vocês romantizam demais aquele lugar
Passo mal de pensar que faz uns 5 anos que fui 😬🙄🙄, e esse ano não vou …também ,nada mais lindo que o museu que é toda a Itália, arte em cada canto !!
Sempre qndo eu vejo uma obra de arte começo a sentir que minha mente esticandk ao maximo e começo a lagrimejar, se eu continuar olhando.
Eu vejo isso como um mecanismo pra indentificar uma obra de arte.
Se for arte de verdade eu devo sentir incomodo e lagrimejar.
Bom dia! o correto é "lacrimejar" com "c".
Esse fenômeno também pode ser deduzido das avaliações que Platão faz sobre a influência da arte nos cidadãos de Atenas. A atmosfera etérea e "espiritual" (apelo metafísico) desconcerta o sendo comum de realidade temporal. Essa é uma observação psicológica. Poderia falar sobre algo mais profundamente metafísica a respeito, mas seria criticado pelos psicologistas. Para alguns críticos de arte, Fídias etc. criaram uma outra realidade. E contribuíram para o desenvolvimento da própria teologia grega.
Esse é o melhor marketing que já vi, criaram até uma síndrome para glorificar um lugar. A Europa sempre passando a perna em nós da antiga colônia. Heheheh
Em todo lugar tem algo "imperdível". Só de igrejas, cada cidade tem a sua que deve ser visitada. A cidade com a maior igreja, com a igreja mais alta, com a igreja mais velha, com a igreja mais velha que ainda está em construção, com a igreja que foi atingida por bomba, com apenas a pedra fundamental da igreja que foi proibida de ser construída, com a igreja mais antiga com teto de madeira, etc etc. Não me refiro a uma Sacre Coeur ou Notre Dame, mas nessa ênfase pra valorizar aspectos que importariam apenas para um estudioso do assunto.
É, no mínimo, pra bater crise de ansiedade no pobre turista com os dias (e o dinheiro) contados.
A Síndrome se deve ao câmbio do Real para o Euro, já que é muito caro para nós o custo da estadia e das visitas às obras de arte. Outra coisa também é a viagem e o jet lag que ela causa ao cérebro e aos músculos.
Bem estive em Florença e realmente fiquei impressionado mas o que mais mexeu comigo foi a incessante oferta de serviços- caros- e o excesso de " chiusos" alguns sem prévio aviso. Florença é divina, mas a ponto de causar algum mal estar não sei não. Se é assim Roma e Atenas deveriam ser mais "impactantes" a meu ver.
Essas outras cidades devem causar isso, mas como o Stendhal cravou o termo em Florença, ela virou sinônimo.
Existem choques de realidades, quando chega a um lugar, que não tem nada do que estamos acostumados... Nunca me senti mal na Europa. É o berço da cultura... Principalmente Floresça, Praga. Mas me sinto mal em Paris, prefiro Marselha. Minha residência é em NY, mas estou passando um período na Austrália, Byron Bay. E embora gosto da natureza, morando numa área litorânea, mas sinto falta do esvaziamento de exposições! Eu teria de ir até as cidades, mesmo assim, não tem tantas exposições como a Europa. NY e Chicago! - Existem choques de realidades, com sensações estranhas físicas e psicológicas... que determinam uma síndrome!
Perengue chique
Senti algo parecido com isso quando fui ao Louvre. Como um êxtase que durou uns 3 dias.
Se os seus olhos forem bons todo teu corpo será luminoso!! As obras carregam a alma dos seus artistas.
O nome de Stendhal é Henri-Marie e não como foi dito Marie Henri.
O mesmo vale para lugares com energia pesada
Presídio, CTI de hospital, delegacia, audiência de custódia, fila de banco...
Quase morri quando vi a exposição de Van Gogh...
É profundamente diferente ver isso em um livro e poder ver ao vivo...
...
Se um dia eu for a Toscana, vou chorar igual criança. Em Florença então...
Mas por quê? O que aconteceu lá?
@@jumentudebrasileira4007
Sonho em ir lá desde criança qdo estudei sobre a Renascença italiano. Seria a realização de um sonho!
Florença é capital da toscana
@@Max_August
Sim!
Linguiça toscana assada na brasa faz tremer.
Já estive várias vezes em Firenze, Boticcelli é um dos meus artistas renscentistas preferidos, mas nunca tive essas sensações que a matéria relata, apenas fiquei observando as obras e pensando na genialidade do autor.
senti algo pesado em Budapeste, beleza e história forte , onde vemos o que pessoas passaram , tive algo ao contrário , muito extasiante na Disney
Melhor exemplo de First World Problem existente.
Curiosamente o grande psicólogo Carl Gustav Jung tinha uma mesma relação "curiosa" com outra cidade italiana: Roma - mais em sua autobiografia 'Memórias, Sonhos, Reflexões'.
Senti isso em Paris.. principalmente ao andar perto das catacumbas.
Catacumbas em Paris? Não seria Roma?
@@luisaugustobonilha8210 tem lá também
@@wagnerbezerra4583 Verdade, fui ver depois, essa de Paris não conhecia , são os ossos transferidos dos cemitérios desde 1770. A de Roma é impressionante e Vc sente um odor muito estranho lá, além das marcas da origem do cristianismo. Um dos lugares mais impressionantes que visitei, não posso esquecer.
Não sei se é relacionado mas viro uma criança ligada no 220V quando viajo para lugares com muito verde, lago, cachoeira e poucas pessoas.
Qual o problema de uma cidade tornar-se tão famosa que tenha mais visitantes que moradores. Tem um ditado antigo que gosto de ouvir ou ler: "Os incomodados que se mudem...!". Viva a arte. Obrigado. Deus sempre louvado!
Eu não senti isso quando eu fui lá. Um lugar que eu fiquei desorientada foi quando eu fui no Egito 😍
O Egito é meu sonho 💜. Civilização maravilhosa, uma pena que se perdeu.
Caramba, deve ser o máximo!
Eu sou doido pra conhecer Pompéia
Anda-se muito nos passeios turístico em Florença; sobe-se escadas e pega-se bastante Sol. Junta-se as boas emoções produzidas pelas artes e a aflição de estar no meio de multidões de turistas, teremos os ingredientes para um síncope.
Eu tive isso quando estive lá!
É espiritual. Meu sobrinho sentiu esses sintomas quando foi em Ouro Preto.
Manifestaram nos porões dos Grandes Casarões em que torturavam os escravos no período colonial.
Tenho essa sensibilidade, as vez adoeço.
Não é espiritual! É psicológicas, como disse a reportagem!
É um "mundo" totalmente distante do nosso "normal".
@@Edgar2023ES Entre o céu e a terra há muitas coisas nos desconhecidas.
As obras de arte já aí estão à mais de 300 anos, se alguém agora não gosta de as ver, tem um bom remédio, apenas vá passear para outro lado. ✌️🏼😇🤣🤣🤜🏼💩🤛🏼🍀
Emoção, sensação de euforia e gratidão …. Eu tenho essa síndrome toda vez que viajo 🫢 e conheço lugares e obras que sempre via na TV e livros…..
Eu fui não tive nada disso, mas é lindo lá.
Estou em floresça. Estou passando mal com o custo de vida. Tenho que voltar para o Brasil rápido antes que eu tenha um infarto o real tá muito desvalorizado
Seria um tipo de overdose de arte isso?
Estar em Roma, Veneza e Florença na Itália de fato é impressionante, principalmente para os amantes de artes e história independente e Classe social vc fica imerso a cultura local , conecta-se com sensações somente entendidas estando lá. Se para alguém saudável o impacto é alto.. imaginem a pessoas com condição de saúde limitada. Eu particularmente acho um pouco sensacionalista essa reportagem...as artes em geral tem mesmo esse papel ..faz parte. Estejam saudáveis qdo forem. Lugar inesquecível.
Eu fico assim quando vou ao Rj e olho a favela. Dá pânico da bala voar sem saber de qual direção.
Deveria ter reproduções de arte por todo lugar nos murales,no ponto de obnivus,e terapia e elevação da Alma,ajudaria a no tempo ir reduzindo a baixaria .Boa sorte e fique com Deus
Meu mal estar se deu de tanta arte junta...dá uma espécie de tontura e enlevamento...eita sensação boa...