Eu acredito que a maioria dos casos de dependência emocional venha da infância. No meu caso eu nunca era ouvido tanto pela família com na escola, recentemente conheci uma pessoa que me ouvia fique dependente dessa pessoa, agora depois de tantas mensagens ignoradas percebi que ela fazia esse ato só por educação. Esse processo de desvinculação é difícil, mas aos poucos a vida vai se estabilizando.
*como sair da dependência emocional* *1 - identifique o que te liga a essa pessoa lá na infância* *2 - aceitar a solidão mentalmente* *3 - não tenha medo da rejeição* *4 - se afaste aos poucos dessa pessoa* *5 - observe tudo o que você precisa da outra pessoa, para você fazer sozinho* *eu acrescentaria ELIMINE A CULPA E OPINIÃO ALHEIA DA SUA VIDA*
Vi isso em algum lugar: "Nunca reclame do que você permite." Falar parece fácil e bonito, mas com muito tempo e aprendendo a nos amar e aceitar, percebemos que não precisamos de ninguém e conseguimos viver muito bem obrigado sozinhos.
Cortei amizade com uma pessoa justamente pq vivia na minha casa em todo feriado e fez uma festa e não me chamou. Até hoje ela vive mandando indiretas, fazendo fofocas com minha vida e querendo se empurrar aqui. Não dou mais corda, pra mim nem existe mais.
Eu sou uma dependente emocional, e sei exatamente o que causou isso na minha infância. Sempre que entro num relacionamento me entrego completamente ao outro, e quando vem a rejeição eu sofro demais. Me apego ao outro e depois não consigo deixar ir. É muito difícil.
Eu choro por uma noite, de manhã quando acordo, tô outra pessoa, tem recaidas sim, momentos que não podemos controlar, mas a vida segue. Não faz sentido a gente se prender a algo ou alguém que não está nos fazendo bem. Sigo dessa forma, porque eu, somente eu, tenho o poder de controlar o que tem que fazer parte de mim, da minha vida, saúde mental é tudo.
Excelente vídeo...no meu caso eu comecei a fazer o 5° tópico, tudo o que ele fazia para mim eu comecei a fazer sozinha, ir em restaurantes que eu gostava, lugares, viagens, enfim ele enfiou na minha cabeça que eu precisava dele, e não era verdade e me afastei mentalmente fiz luto de pessoa viva...na minha cabeça eu fiz o velório e o enterro dessa pessoa...hoje quando vejo essa pessoa não sinto nada virou um estranho.
sepultamento e luto de pessoas vivas são palavras fortíssimas,temperança, domínio👏👏👏👏 morto na mente, sepultado na cova do passado,e o choro do luto,não pela ida ou pela perda,mas pelo fim do luto,e que descanse em paz 👏👏👏👏👏
Cleuza vc me deu uma ótima idéia 💡 preciso fazer "luto" do "vivo" sim. É com meu marido q não quer ir à lugar nenhum: festas da família, aniversários, Natal, virada de ano. E eu sendo a idiota de participar o mínimo possível pra não desagradar. É viciado em passeios pra praias. E eu gosto de roça.😮 tentei até a última vez que fomos alguns anos atrás enquanto não tava pagando a casa própria aí apertou pq o bolso não aguenta 😂 as duas coisas juntas por enquanto. Fico feliz pela compra da casa do que passeio pra práia. Sou de BH. ... academia não gosta não quer e me barra até numa caminhada na rua. Lugar ótimo pra caminhar. Tenho que fazer mesmo o que ele não quer, não vai. Isso dentro do jeito que sei que é o normal pra minha saúde mental que tá sendo abalada. Isso já serve pro chamado "luto" do marido vivo. Briga vai ter masss ficar "calada" é um dos meios que tô aprendendo devagar. Infelizmente "diante duma ação vem a minha reação"... Isso não é fácil pra mim.😢 A frase "luto do vivo" agora é na prática.
@@mariadasgracasflorenciocar3832se vc aceita um relacionamento ruim pra sua vida, dificilmente será forte ao ponto de levar um processo de luto até o fim. O mal se corta pela raiz. O amor próprio é uma construção, dia a dia, e tirar de nossa vida, pessoas que não nos respeitam e não nos faz bem é necessário! Pense nisso!
Eu fiquei 45 anos casada é difícil em três dias esquecer, mas depois de um ano e meio de afastamento estou ficando bem melhor, tem pessoas que não merecem tanta de lágrimas
Eu sempre fui dependente afetiva de todos os relacionamentos por não aceitar rejeição. Tenho medo da rejeição, mas sempre que tive que seguir sem a pessoa, fiz mesmo doendo muito.
Que feliz de saber que não é só eu que combina consigo mesma horários para acordar e acorda, para mim funciona bem quando tenho compromissos com outras pessoas, mas agora a autoestima aqui é bem baixa, zero respeito comigo mesma
O que acredito sobre idealização: A pessoa que eu idealizei sou eu. São as minhas necessidades, é algo que eu admiro, são coisas que eu valorizo! Penso que pra lidar com o amor platônico é necessário entrar em contato com esse tipo de amor, com os pensamentos que você alimenta sobre essa pessoa, com os sentimentos que você também alimenta sobre essa pessoa, com a finalidade de descobrir o que você admira, suas necessidades e seus valores. Descobriu?! Vai suprir suas necessidades de outra forma! Vai buscar outras maneiras de entrar em contato com seus valores e com aquilo que você admira. Descubra de uma vez por todas que existem várias formas de ser feliz, não se prenda a uma coisa ou pessoa pra conseguir a felicidade
Boa Noite ! que tema maravilhoso esse de hoje meus Deus, como falou tudo de mim , agora entendi que fui no início da minha Amizade dependente , da minha Amiga , mais como nunca tive Amor , atenção , colo de mãe , ou pai , tive que sempre sofrer sozinha , eu nunca existia para meus irmãos e irmãs , não tinha com quem falar se estava triste ect , na adolescência foi a mesma história , dúvidas , medos , inseguranças sempre só , quando apareceu uma pessoa meiga que me ouvia e tinha prazer em me ouvir , e mesmo nos momentos que estávamos juntas na Igreja ou passeando , só no meu olhar e no meu falar nossa já se preocupava comigo, já falava você não está bem , se eu estava em casa triste logo me chamava para darmos uma volta para nos alegra. até que um dia eu falei ,que eu estava gostando dela como minha mãe , ela com todo alegria falou se considere Adotada , isso mexeu comigo acho que no Inicio eu a sufoquei ela tanto, tanto , que ouve crises pois ela começou se afastar , de mim amava ela me chamar de meu Anjo, meu Amor, minha pequena , filha , minha Rebeca , fiz ela sofrer pois a queria 24 horas ao meu lado , hoje depois de tantas conversas , entre nós abertamente , estou menos dependente , melhorei 50% não fico mais no pé dela , como eu ficava no inicio , deixo ela ligar ou me procurar no tempo dela pois sei que ela me ama de verdade , e Eu a amo de verdade , com o sentimento de filha , não vou negar que sinto a falta dela se passa uma semana se falar com ela , pois quando estamos juntas me vejo como se eu estivesse 5 anos de idade , uma se importa com a outra , eu respeito o espaço dela , estou tentando pois não é fácil , fico com crises de ansiedade quando ela demora falar comigo , ela diz sempre que me levará para vida toda , eu digo o mesmo , até o dia que eu morrer , a respeito muito , sinto falta do olhar carinhoso que ela me olhava no inicio de mãe , que nunca tive , da voz mansa quando falava eu te amo Filha , que nunca tive , e dos beijos na testa que nunca tive , estraguei tudo sufocando ela no inicio , hoje tento consertar nem sei por onde , mais acho respeitando ela , sem deixar de amá-la , tudo esse mal que provoquei veio da minha infância , largada , esqueci , maltrata , é o que penso
Dra.Marize este é o melhor vídeo sobre o assunto Dependência Emocional que tive oportunidade de assistir, muito esclarecedor e. Com certeza vai ajudar e orientar muitas pessoas inclusive a mim que sempre sofri com este problema psicológico porém já melhorei bastante, muito obrigado e continui com este belo trabalho, Deus te abençoe!
Quando ela fala, as coisas ficam muito claras. Eu vejo o quanto eu me enquadro em certos padrões de comportamento e fica mais fácil mudá-los. Obrigado, Mariza.
O foco em mim, no meu autoconhecimento e explorar os meus medos, tem me ajudado a enfrentar essa dependência emocional que trago desde a minha relação com minha mãe. Acredito que a dependência emocional seja o sintoma da falta de amor próprio. Para quem interessar, o psicólogo Walter Riso analisa em seu livro "amar ou depender", essa questão que envolve o apego.
Eu acho que cada caso é um caso. Uma coisa é uma amiga, cuja separação é doída. Comigo , demorou muito. Sofri, chorei, mas aceitei. Foi uma decisão dela e devo respeitar. Já a separação de um namorado ou marido é muito diferente. É como uma morte. Um luto mesmo. Porém, é possível superar.
É horrível. Você dá até suas calças por causa da criatura. Aceita o que a pessoa apronta, perdoa, não quer mais saber de nada, pois tudo é para pessoa 😢
Doutora Eu Fui Regeitada na barriga da minha mãe , tenhe trauma de infância e criança interior feridas , Meu Pai e Minha Mãe era Nacisista nunca fui amada por ninguem desde da adolescência que meu relacionamento era abusivos
bom dia minha amiga, ansiedade é como uma droga,viciante ansiedade também gera desconfiança,angustia,insegurança,carência são um dos vários sintomas, ansiedade se retro-alimentam, é um ciclo normalmente ansiedade se relaciona com o que ainda não existe em sua vida,ansiedade tira foco
Dra seus vídeos tem me ajudado, no vídeo de hoje me peguei a pensar… Vivo um relacionamento de dependência emocional, agora preciso de um plano como sair ,sou totalmente independente financeiramente nunca perdendo dele, mas vivo a 13 anos esperando que ele mude arrume um trabalho mas … tenho companheiro, motorista , cozinheiro ,doméstico mas é só isso nem contato físico temos ele não me cobra nada , mas é agora ???
Obrigada por mais esses alertas vindo à minha pessoa. Vc me ajuda muito. Ontem fiz uma lista de coisas (na vdd um texto) e num é que que bateu com essas suas palavras. Minha maior dificuldade é a convivência com meu marido que quer sempre opinar que nem num aniversário da família eu tenho que ir. Sempre quer que eu cuide da casa como ele cuida do carro digo dele mesmo. Não vai a tal lugar pq vai sujar o carro e quer ele seeempreee limpinho😊 Como vou conseguir deixar a cozinha sempre limpinha se tenho que usar ela todos os dias. Vamos ficar sem comer? Tá sujo? Limpa. Ele quer que eu faça como ele com a limpeza do carro que pra mim isso tudo tá virando ou já é uma "duença" 😢
Um desabafo verdadeiro moro com um amigo e estou sem trabalho e quando arrumo é pra ganhar 1300 e um aluguel no mínimo 1500, bom aí sou obrigada realmente a lhe dar com o relacionamento tóxico forçada mesmo, quero sair...mas morar aonde ? Na rua ?
Oi, Marisa 😊 Poderia fazer um video explicando sobre as Pessoas Altamente Sensiveis (PAS) ? Vi um video seu um pouco antigo sobre apego a detalhes, e me identifiquei bastante, mas PAS envolve outras coisas. Obrigado!
Oi Marisa, boa noite querida 🌻 Sou dependente emocional e meu marido também. Acontece que sou uma pessoa altamente sensível, tenho TDAH. Ele explode com facilidade diante da mínima frustração, ele tem transtorno bipolar do humor. Equilibrar essa balança é extremamente difícil e complicado, do jeitinho que você descreveu. Por gentileza, poderia falar a respeito de relações assim? Obrigada ❤🙏🏻
4 หลายเดือนก่อน +2
Esta é uma situação bastante individual. Pensou em fazer sua terapia?
Olá querida, obrigada por me responder! Me sinto tão feliz em ser membro do canal ❤ Sim, eu faço terapia há dois anos, na modalidade TCC. É o que tem me ajudado a manter a sanidade mental. Seu conteúdo tem me permitindo enxergar a terapia com mais clareza, o que sempre foi difícil pra mim, por ser muito sensível eu sempre foquei na dor, no sentimento e não conseguia agir. Só percebi esse movimento ao observar meus filhos, que também tem TDAH. Ao acompanhar as terapias deles, fui fazer a minha também. Obrigada Marisa ❤
@@alinerochamancini9912 seu marido tb faz terapia e vai ao psiquiatra fazer o tratamento adequado? Se for um relacionamento abusivo e que vc se sente sempre com medo, acuada e te prejudica, independentemente de ele ter algum transtorno, estando ou não em tratamento, é melhor vc se separar se for algo que vocês já tentaram mas não conseguem solucionar.
Não sei se sou dependente,mas sempre fico com homens bem abaixo do q eu poderia de fato ter ao meu lado. Estou com um q gosto muito,porém a longo prazo n teremos como continuar . São três filhos dele,emprego q paga pouco. Ele vive na minha casa,usa meu transporte. Não é algo temporário,já faz tempo q venho ajudando,tendo paciência pra ele crescer,erguer. Mas só vejo conformismo 😢 Além da aparência. Muitos se questionam o motivo de eu estar com alguém assim. ,q n evolui nesse relacionamento.
Pois é, tome cuidado pq esse tipo de homem não tem nada a perder, vc começa a fazer favores e ele ainda por cima já acha que aquilo é direito adquirido e se vc tirar essa mordomia dele, ele vai achar ruim, muitos até ficam violentos. Infelizmente na nossa cultura a mulher é ensinada a aceitar tudo, a dar além da conta e o homem foca muito nas próprias necessidades, se achar outra que faça mais por ele ou na hora que vc adoecer ou parar de servi-lo, ele não terá a mesma compaixão ou carinho por vc, ele logo sairá fora. Daqui a pouco vc estará cuidando de todas as necessidades dos filhos dele e por aí vai, ele vai te levar à ruína, sem contar que conviver com alguém assim baixo astral é contagiante, logo derrubará a sua energia.
Caia fora, tire esse povo daí....ou você ficará cada vez mais doente e eles cada vez mais felizes por estar sendo sustentados por você!!! Dane-se o que disserem de você. Só você é responsável por sua própria felicidade. Pense nisso. Deus te abençoe
Em muitos casos nem é dependência emocional, e sim uma pessoa que nunca teve a sensação de realmente ser valorizada ou ouvida. Dizem que é só dessensibilizar e abaixar as expectativas, mas meu amigo, VIVER é expectativa. Ninguém faz algo na vida não esperando algo positivo em troca. Isso faz parte da essência humana. Dizer pra uma pessoa "dependente" não sentir falta do contato humano é o mesmo q dizer a alguém faminto não sentir vontade de se alimentar. Claro q essa demanda não dá direito do indivíduo colocar suas necessidades acima dos outros, mas reduzir isso a apenas "Se controle" é tão injusto quanto.
Se a gente soubesse desde criança ( adolescente) que o que impedia a gente de sair de casa era a nossa situação financeira, a gente já teria dado um pé na bunda dos nossos pais há muito tempo. Era uma questão financeira e não teria dependência emocional certa😂 😂😂. Talvez na vida adulta confundimos a dependência financeira com dependência emocional. Aí fica uma pergunta : "Existe alguma outra possibilidade de felicidade que não exija que os outros mudem"? 🤔
primeiro precisamos entender o significado de felicidade. felicidade é um estado e não depende das circunstâncias por acaso sua questão não seria assim. "existe alguma outra possibilidade de ser feliz que não exija que os outros mudem"?
@@tjsoares4826 sim, mas não é apenas medo da solidão. As mulheres, por ex, numa cultura machista, dependendo da geração, foram criadas com questões de gênero no sentindo de servir o outro, colocar foco no outro (em especial no homem) e não em si mesmas, ao contrário dos homens. Desde crianças nos contos de fada, depois novelas, filmes, revistas etc tudo é sobre a mulher encontrando sua alma gêmea pra ter um final feliz, os assuntos entre mulheres na maioria das vezes giram em torno de homens, independente de estarem ou não num relacionamento, e por mais que a gente busque uma carreira sempre fica aquela questão de que a mulher só será feliz de verdade quando for amada, pq desde criança colocaram nosso valor como pessoa atrelado ao relacionamento amoroso, casamento, ter filhos e se vc não conseguiu isso, vc é uma fracassada ou não é amável, não é agradável, isso tb reforça a ferida de abandono e rejeição etc. É uma questão muito mais profunda, está no inconsciente, e complexa do que parece. Além dessa questão, se a pessoa foi criada numa família disfuncional e teve que ser mãe dos pais ou pai dos pais, ou teve algum dos pais com transtornos mentais ou problemas com álcool e drogas, violência doméstica etc, isso cria codependência na criança e ela tem que cuidar do outro, colocar o foco no outro, se sente responsável pelo bem-estar do outro, ela só fica bem se o outro estiver bem etc, e se não fizer terapia vai crescer e vai repetir o modo que está acostumada a agir desde criança, isso é chamado de esquema desadaptativo, quando vc era criança funcionou pra vc sobreviver, mas quando vc fica adulto se torna desfuncional.
Tinha uma amiga que queria que eu comprasse a mesma coisa que ela na cantina só pra nós ter que dividir... Hoje eu penso, como pode?😅 Era adolescente...
Saiba que é de grande importância esse vídeo que você gravou, posso dizer que é um dos melhores do seu canal pegou profundo e está me ajudando e vai me ajudar muito gratidão por tudo. Por favor se possível gravar mais conteúdo desse tipo independência emocional e apego
Sim. Tem pessoas que devido a alguma enfermidade, elas são extremamente dependentes emocionalmente dos outros. Principalmente quando se trata de doenças psicológicas: depressão, ansiedade e etc. Isso se causa devido às pessoas se afastarem de pessoas assim. Mas também pode apenas ser visual ou falta de experiência. Exemplo: a pessoa não é bonita fisicamente ou ela não desenvolveu maturidade e vivenciou experiências que lhe ensinasse a viver a vida. Tudo isso pode ser superado. Com experiência boas e sabendo lhe dá com a vida.
Tudo isso funciona de forma diferente em autistas, concorda? É muito comum mulheres autistas serem " dependentes emocionais ", entrarem em relação abusiva inclusive
Se essa pessoa do comentário final da idealização do carinha que conheceu na internet ler o meu comentário, saiba que há alguns anos conheci um holandês pessoalmente que eu conversava pela internet, ele era lindo, legal, tinha ótima carreira etc, mas pessoalmente estava fedido (não sei se não lavou as roupas ou se não tomava banho) e tb tinha um bafo horrendo, dentes cheios de tártaro ... a paixão passou rapidinho, eu logo virei pro lado da amizade e nem beijo na boca eu quis dar, claro que não falei nada, pq àquela altura se o rapaz não tinha o hábito de higiene pessoal não era eu quem iria ensiná-lo.
Oi, Amiga! O comentário foi meu! Obrigada pelo relato! Está sendo bem difícil para mim, pois nunca imaginei passar por isso. Obrigada pelo carinho. ❤❤❤❤
@@brunnatrotta É difícil mesmo, toda quebra de ilusão ou decepção são dolorosas, se vc tiver dependência emocional doerá mais ainda. Na nossa sociedade pras mulheres é mais difícil pq desde crianças ouvimos sobre casamento, ser mãe, na adolescência tem os filmes, revistas, livros falando sobre cara-metade, alma gêmea, achamos que a nossa felicidade será encontrar um homem incrível e por aí vai, somos criadas pra colocarmos o foco no outro, especialmente nos homens.Depois que li livros sobre feminismo e codependência tirei um véu sobre os olhos. Aqui algumas dicas do que já li: Mulheres que Correm com os Lobos (Clarissa Pinkola Estes), Complexo de Cinderela (Colette Dowling), Codependência Nunca Mais e Para Além da Codependência (Melody Beattie), A Jornada da Heroína - livro e o caderno de atividades (Maureen Murdock), A Prateleira do Amor (Valeska Zanello), A Síndrome da Boazinha (Harriet Braiker), ebook Juntos Porém Livres, da Dra Elizabeth Zamerul (esse livro é muito bom pq ela fala sobre o quanto é danoso começarmos um relacionamento esperando que o outro seja a nossa metade pra gente fazer uma fusão, isso já estraga todo o relacionamento), Mulheres Boazinhas Não Enriquecem (Lois P. Frankel)
@@cintia_l2867Obrigada pelas indicações. Eu acredito que se Eu o tivesse conhecido pessoalmente, poderia ter acontecido comigo , o que aconteceu com Vc. Eu poderia ter me desencantado dele e já teria finalizado essa situação, mas como não aconteceu, ficou essa lacuna , esse ponto de interrogação, sabe. Mais uma vez, Obrigada pelas palavras.
Idealizar é uma forma de se proteger, livra a gente de lidar com a realidade pois o sonho nao traz sofrimento algum, nenhum desafio, nenhum problema, nele nao ha resignaçao ou desconforto. É sempre o sonhador brincando de ser Deus, mas somos apenas humanos.
Obrigada por mais esses alertas vindo à minha pessoa. Vc me ajuda muito. Ontem fiz uma lista de coisas (na vdd um texto) e num é que que bateu com essas suas palavras. Minha maior dificuldade é a convivência com meu marido que quer sempre opinar que nem num aniversário da família eu tenho que ir. Sempre quer que eu cuide da casa como ele cuida do carro digo dele mesmo. Não vai a tal lugar pq vai sujar o carro e quer ele seeempreee limpinho😊 Como vou conseguir deixar a cozinha sempre limpinha se tenho que usar ela todos os dias. Vamos ficar sem comer? Tá sujo? Limpa. Ele quer que eu faça como ele com a limpeza do carro que pra mim isso tudo tá virando ou já é uma "duença" 😢
Credo! Saia fora logo desse homem chato, ele deve ter TOC e ainda não percebe que tem problema e fica te cobrando. Vc vai acabar com uma depressão ou burn out, se puder, saia logo, melhor trabalhar fora e ganhar dinheiro pra fazer o que quiser do que ter um "patrão" desses e ainda não receber dinheiro ou valor pelo o que vc faz.
Eu acredito que a maioria dos casos de dependência emocional venha da infância. No meu caso eu nunca era ouvido tanto pela família com na escola, recentemente conheci uma pessoa que me ouvia fique dependente dessa pessoa, agora depois de tantas mensagens ignoradas percebi que ela fazia esse ato só por educação. Esse processo de desvinculação é difícil, mas aos poucos a vida vai se estabilizando.
Aprendendo a dizer não: não gosto, não quero, não aceito....
*como sair da dependência emocional*
*1 - identifique o que te liga a essa pessoa lá na infância*
*2 - aceitar a solidão mentalmente*
*3 - não tenha medo da rejeição*
*4 - se afaste aos poucos dessa pessoa*
*5 - observe tudo o que você precisa da outra pessoa, para você fazer sozinho*
*eu acrescentaria ELIMINE A CULPA E OPINIÃO ALHEIA DA SUA VIDA*
Obrigada ❤
Vi isso em algum lugar: "Nunca reclame do que você permite."
Falar parece fácil e bonito, mas com muito tempo e aprendendo a nos amar e aceitar, percebemos que não precisamos de ninguém e conseguimos viver muito bem obrigado sozinhos.
Cortei amizade com uma pessoa justamente pq vivia na minha casa em todo feriado e fez uma festa e não me chamou. Até hoje ela vive mandando indiretas, fazendo fofocas com minha vida e querendo se empurrar aqui. Não dou mais corda, pra mim nem existe mais.
Eu sou uma dependente emocional, e sei exatamente o que causou isso na minha infância. Sempre que entro num relacionamento me entrego completamente ao outro, e quando vem a rejeição eu sofro demais. Me apego ao outro e depois não consigo deixar ir. É muito difícil.
forças minha amiga 🙏
Eu choro por uma noite, de manhã quando acordo, tô outra pessoa, tem recaidas sim, momentos que não podemos controlar, mas a vida segue. Não faz sentido a gente se prender a algo ou alguém que não está nos fazendo bem. Sigo dessa forma, porque eu, somente eu, tenho o poder de controlar o que tem que fazer parte de mim,
da minha vida, saúde mental é tudo.
Excelente vídeo...no meu caso eu comecei a fazer o 5° tópico, tudo o que ele fazia para mim eu comecei a fazer sozinha, ir em restaurantes que eu gostava, lugares, viagens, enfim ele enfiou na minha cabeça que eu precisava dele, e não era verdade e me afastei mentalmente fiz luto de pessoa viva...na minha cabeça eu fiz o velório e o enterro dessa pessoa...hoje quando vejo essa pessoa não sinto nada virou um estranho.
sepultamento e luto de pessoas vivas são palavras fortíssimas,temperança, domínio👏👏👏👏 morto na mente, sepultado na cova do passado,e o choro do luto,não pela ida ou pela perda,mas pelo fim do luto,e que descanse em paz 👏👏👏👏👏
Cleuza vc me deu uma ótima idéia 💡 preciso fazer "luto" do "vivo" sim.
É com meu marido q não quer ir à lugar nenhum: festas da família, aniversários, Natal, virada de ano. E eu sendo a idiota de participar o mínimo possível pra não desagradar.
É viciado em passeios pra praias. E eu gosto de roça.😮 tentei até a última vez que fomos alguns anos atrás enquanto não tava pagando a casa própria aí apertou pq o bolso não aguenta 😂 as duas coisas juntas por enquanto.
Fico feliz pela compra da casa do que passeio pra práia. Sou de BH.
... academia não gosta não quer e me barra até numa caminhada na rua. Lugar ótimo pra caminhar.
Tenho que fazer mesmo o que ele não quer, não vai.
Isso dentro do jeito que sei que é o normal pra minha saúde mental que tá sendo abalada.
Isso já serve pro chamado "luto" do marido vivo.
Briga vai ter masss ficar "calada" é um dos meios que tô aprendendo devagar.
Infelizmente "diante duma ação vem a minha reação"... Isso não é fácil pra mim.😢
A frase "luto do vivo" agora é na prática.
@@mariadasgracasflorenciocar3832se vc aceita um relacionamento ruim pra sua vida, dificilmente será forte ao ponto de levar um processo de luto até o fim. O mal se corta pela raiz. O amor próprio é uma construção, dia a dia, e tirar de nossa vida, pessoas que não nos respeitam e não nos faz bem é necessário! Pense nisso!
Fiz muito disso que querer fazer tudo pela outra pessoa e não ser reconhecido, hoje consegui me desligar dela e vivo muito melhor
É verdade!! Já fui regeitado em vários café, almoços e passeios. Comecei a pensar que não posso agradar todo mundo e comecei a viver a minha vida
A vida é cruel. Já perdi as contas ...acontece😢
Tu deve ter sido rejeitado pelo teu professor de português.Escrever rejeitado com "g" foi dose.Tu deve ser eleitor do Lula pra escreve assim né?
@@dilsonalmeida3751 regeitado, regeitado, regeitado, regeitado kkkkkk
Lula, Lula, Lula, Lula, Lula kkkkkk
@@leandrosales9008infelizmente, sempre tem um professor de plantão. Eles até escrevem bem, mas educação não é prioridade pra eles!
Boa sorte! 😊
Eu fiquei 45 anos casada é difícil em três dias esquecer, mas depois de um ano e meio de afastamento estou ficando bem melhor, tem pessoas que não merecem tanta de lágrimas
Tem "" tanta coisa ruim "" que a gente traz da infancia !!!! Socorro 😮😮
Nem te conto o tanto. É trissste 😢
Nossa estrutura mental é formada na infância, não há como fugir...😢
Tem coisa boa também… procure lembrar dos pontos positivos 🥰
Eu sempre fui dependente afetiva de todos os relacionamentos por não aceitar rejeição. Tenho medo da rejeição, mas sempre que tive que seguir sem a pessoa, fiz mesmo doendo muito.
bom dia,a dependência afetiva baixava sua autoestima e aumentava sua carência?
Que feliz de saber que não é só eu que combina consigo mesma horários para acordar e acorda, para mim funciona bem quando tenho compromissos com outras pessoas, mas agora a autoestima aqui é bem baixa, zero respeito comigo mesma
O que acredito sobre idealização:
A pessoa que eu idealizei sou eu. São as minhas necessidades, é algo que eu admiro, são coisas que eu valorizo!
Penso que pra lidar com o amor platônico é necessário entrar em contato com esse tipo de amor, com os pensamentos que você alimenta sobre essa pessoa, com os sentimentos que você também alimenta sobre essa pessoa, com a finalidade de descobrir o que você admira, suas necessidades e seus valores.
Descobriu?!
Vai suprir suas necessidades de outra forma! Vai buscar outras maneiras de entrar em contato com seus valores e com aquilo que você admira.
Descubra de uma vez por todas que existem várias formas de ser feliz, não se prenda a uma coisa ou pessoa pra conseguir a felicidade
Envergonhada de ver esse vídeo. Mas é real. Que triste. Mas conseguindo me realinhar.
Eu tinha esse transtorno com minha família. A TCC me ajudou a me desconectar, sair de casa e descobrir meu "eu"
Boa Noite ! que tema maravilhoso esse de hoje meus Deus, como falou tudo de mim , agora entendi que fui no início da minha Amizade dependente , da minha Amiga , mais como nunca tive Amor , atenção , colo de mãe , ou pai , tive que sempre sofrer sozinha , eu nunca existia para meus irmãos e irmãs , não tinha com quem falar se estava triste ect , na adolescência foi a mesma história , dúvidas , medos , inseguranças sempre só , quando apareceu uma pessoa meiga que me ouvia e tinha prazer em me ouvir , e mesmo nos momentos que estávamos juntas na Igreja ou passeando , só no meu olhar e no meu falar nossa já se preocupava comigo, já falava você não está bem , se eu estava em casa triste logo me chamava para darmos uma volta para nos alegra. até que um dia eu falei ,que eu estava gostando dela como minha mãe , ela com todo alegria falou se considere Adotada , isso mexeu comigo acho que no Inicio eu a sufoquei ela tanto, tanto , que ouve crises pois ela começou se afastar , de mim amava ela me chamar de meu Anjo, meu Amor, minha pequena , filha , minha Rebeca , fiz ela sofrer pois a queria 24 horas ao meu lado , hoje depois de tantas conversas , entre nós abertamente , estou menos dependente , melhorei 50% não fico mais no pé dela , como eu ficava no inicio , deixo ela ligar ou me procurar no tempo dela pois sei que ela me ama de verdade , e Eu a amo de verdade , com o sentimento de filha , não vou negar que sinto a falta dela se passa uma semana se falar com ela , pois quando estamos juntas me vejo como se eu estivesse 5 anos de idade , uma se importa com a outra , eu respeito o espaço dela , estou tentando pois não é fácil , fico com crises de ansiedade quando ela demora falar comigo , ela diz sempre que me levará para vida toda , eu digo o mesmo , até o dia que eu morrer , a respeito muito , sinto falta do olhar carinhoso que ela me olhava no inicio de mãe , que nunca tive , da voz mansa quando falava eu te amo Filha , que nunca tive , e dos beijos na testa que nunca tive , estraguei tudo sufocando ela no inicio , hoje tento consertar nem sei por onde , mais acho respeitando ela , sem deixar de amá-la , tudo esse mal que provoquei veio da minha infância , largada , esqueci , maltrata , é o que penso
Muito legal você ler os comentários!
Onde eu medo estiver aí está a tua luta
Marisa, você poderia falar sobre pais que na infância dos filhos são excelentes e fase adulta são carrascos e vice-versa.
Dra.Marize este é o melhor vídeo sobre o assunto Dependência Emocional que tive oportunidade de assistir, muito esclarecedor e. Com certeza vai ajudar e orientar muitas pessoas inclusive a mim que sempre sofri com este problema psicológico porém já melhorei bastante, muito obrigado e continui com este belo trabalho, Deus te abençoe!
DRA MARISA, Ficou Linda com essa cor de blusa.
Amizade tem que ser na medida certa.
Você não pode querer entrar demais na vida da outra pessoa.
Quando ela fala, as coisas ficam muito claras. Eu vejo o quanto eu me enquadro em certos padrões de comportamento e fica mais fácil mudá-los.
Obrigado, Mariza.
Gostei da parte de dividir o pai em dois!
Não precisa esquecer.. Porém é preciso aprender a não depender emocionalmente da casca da batata.
Eu amo minha família acima de tudo
Hoje tenho o amor de Deus,o que passou passou não vou ficar lembrando do passado,o que me importa é hoje
O foco em mim, no meu autoconhecimento e explorar os meus medos, tem me ajudado a enfrentar essa dependência emocional que trago desde a minha relação com minha mãe.
Acredito que a dependência emocional seja o sintoma da falta de amor próprio.
Para quem interessar, o psicólogo Walter Riso analisa em seu livro "amar ou depender", essa questão que envolve o apego.
grato pela indicação 👏👏👏
@@RenatoFaridMansur De nada, é sempre bom repassar conhecimento.
@@luazevedojsainda mais vindo de todas as mulheres maravilhosas deste canal 👏👏👏
Eu acho que cada caso é um caso. Uma coisa é uma amiga, cuja separação é doída. Comigo , demorou muito. Sofri, chorei, mas aceitei. Foi uma decisão dela e devo respeitar. Já a separação de um namorado ou marido é muito diferente. É como uma morte. Um luto mesmo. Porém, é possível superar.
Boa noite! Deus te ilumine!
Você é inspiradora ❤ gosto muito de ouvi lá.
É verdade
Tá falando só comigo! Tudo!
Sugestão para complementar o tema: Como fortalecer sua rede de apoio? Amigos, religiao, grupos de auto ajuda, MADA, CODA, etc
Doutora faz um vídeo sobre o filme divertidamente 2....
Muito legal esta segunda parte com a interação dos comentários
😊
Que vídeo genial, nunca alguém demonstrou tão claro e com todos esses aspectos a dependência emocional
É horrível. Você dá até suas calças por causa da criatura. Aceita o que a pessoa apronta, perdoa, não quer mais saber de nada, pois tudo é para pessoa 😢
Eu sempre aprendo algo novo nesses vídeos, coisas que, muitas vezes, não alcanço na terapia.
Obrigada pelo conteúdo e estarei aqui sempre! 🙏🏻
DRA MARISA, Obrigada pela atenção e pelo carinho de ler o meu comentário. Obrigada pelas Orientações. ❤❤❤❤
Nossa! O seu melhor vídeo na minha opinião na questão tratada
Eu já acertei que não vou ter uma vida romântica, depois que parei de acreditar no amor romântico, devido muitas rejeições 😢😊😢😊😮
Gostei do exemplo da batata, faz muito sentido. 👏
Gostei muito das cartas pro pai e pro padrasto
Gosto de você, e de tudo que você fala.
Como eu gosto deste canal! 😉 Parabéns pelo excelente conteúdo! 👏👏
Doutora Eu Fui Regeitada na barriga da minha mãe , tenhe trauma de infância e criança interior feridas , Meu Pai e Minha Mãe era Nacisista nunca fui amada por ninguem desde da adolescência que meu relacionamento era abusivos
Sempree maravilhosa .#AMUDORU
Amei também a interação com as respostas dos vídeos anteriores ♥︎♥︎♥︎
Eu já me identifico com muitas coisas e eu não consigo sair desse ciclo, mesmo com terapia 😢
Excelente conteúdo.
Vou guardar esse vídeo pra ouvir a qq momentos .
Nossa Marisa, agradeço por esse seu vídeo. Caiu umas fichas aqui...
ANSIOSA 🥺
bom dia minha amiga, ansiedade é como uma droga,viciante
ansiedade também gera desconfiança,angustia,insegurança,carência são um dos vários sintomas, ansiedade se retro-alimentam, é um ciclo
normalmente ansiedade se relaciona com o que ainda não existe em sua vida,ansiedade tira foco
Dra seus vídeos tem me ajudado, no vídeo de hoje me peguei a pensar… Vivo um relacionamento de dependência emocional, agora preciso de um plano como sair ,sou totalmente independente financeiramente nunca perdendo dele, mas vivo a 13 anos esperando que ele mude arrume um trabalho mas … tenho companheiro, motorista , cozinheiro ,doméstico mas é só isso nem contato físico temos ele não me cobra nada , mas é agora ???
Grato.
Esse canal é extraordinário ❤❤❤❤❤
Muito obrigada, Marisa! Gosto demais de suas análises.🍀💐
Tô gostando desse formato novo de vídeos.
Boa tarde Marisa!
Amei o vídeo parabéns!!
Muito bom !
Eu tenho, da minha filha+ nova
Obrigada por mais esses alertas vindo à minha pessoa. Vc me ajuda muito.
Ontem fiz uma lista de coisas (na vdd um texto) e num é que que bateu com essas suas palavras.
Minha maior dificuldade é a convivência com meu marido que quer sempre opinar que nem num aniversário da família eu tenho que ir.
Sempre quer que eu cuide da casa como ele cuida do carro digo dele mesmo.
Não vai a tal lugar pq vai sujar o carro e quer ele seeempreee limpinho😊
Como vou conseguir deixar a cozinha sempre limpinha se tenho que usar ela todos os dias.
Vamos ficar sem comer?
Tá sujo? Limpa.
Ele quer que eu faça como ele com a limpeza do carro que pra mim isso tudo tá virando ou já é uma "duença" 😢
Caia fora. Ele que contrate uma doméstica.
Um desabafo verdadeiro moro com um amigo e estou sem trabalho e quando arrumo é pra ganhar 1300 e um aluguel no mínimo 1500, bom aí sou obrigada realmente a lhe dar com o relacionamento tóxico forçada mesmo, quero sair...mas morar aonde ? Na rua ?
muito obg pelo vídeo! importante ouvir tudo isso 🙏
Ja cheguei dando o like
Ameiiii essas dicas ❤
Amei eu adoro os seus vídeos
o que fazer qdo a dependência emocional é das filhas? sou idosa e tenho medo do abandono e da solidão
Oi, Marisa 😊 Poderia fazer um video explicando sobre as Pessoas Altamente Sensiveis (PAS) ?
Vi um video seu um pouco antigo sobre apego a detalhes, e me identifiquei bastante, mas PAS envolve outras coisas.
Obrigado!
Tenho dependência emocional com a minha mãe.. como melhorar..
Oi Marisa, boa noite querida 🌻
Sou dependente emocional e meu marido também.
Acontece que sou uma pessoa altamente sensível, tenho TDAH.
Ele explode com facilidade diante da mínima frustração, ele tem transtorno bipolar do humor.
Equilibrar essa balança é extremamente difícil e complicado, do jeitinho que você descreveu.
Por gentileza, poderia falar a respeito de relações assim?
Obrigada ❤🙏🏻
Esta é uma situação bastante individual. Pensou em fazer sua terapia?
Olá querida, obrigada por me responder!
Me sinto tão feliz em ser membro do canal ❤
Sim, eu faço terapia há dois anos, na modalidade TCC. É o que tem me ajudado a manter a sanidade mental.
Seu conteúdo tem me permitindo enxergar a terapia com mais clareza, o que sempre foi difícil pra mim, por ser muito sensível eu sempre foquei na dor, no sentimento e não conseguia agir. Só percebi esse movimento ao observar meus filhos, que também tem TDAH. Ao acompanhar as terapias deles, fui fazer a minha também.
Obrigada Marisa ❤
@@alinerochamancini9912 seu marido tb faz terapia e vai ao psiquiatra fazer o tratamento adequado? Se for um relacionamento abusivo e que vc se sente sempre com medo, acuada e te prejudica, independentemente de ele ter algum transtorno, estando ou não em tratamento, é melhor vc se separar se for algo que vocês já tentaram mas não conseguem solucionar.
Não sei se sou dependente,mas sempre fico com homens bem abaixo do q eu poderia de fato ter ao meu lado. Estou com um q gosto muito,porém a longo prazo n teremos como continuar . São três filhos dele,emprego q paga pouco. Ele vive na minha casa,usa meu transporte. Não é algo temporário,já faz tempo q venho ajudando,tendo paciência pra ele crescer,erguer. Mas só vejo conformismo 😢 Além da aparência. Muitos se questionam o motivo de eu estar com alguém assim. ,q n evolui nesse relacionamento.
Pois é, tome cuidado pq esse tipo de homem não tem nada a perder, vc começa a fazer favores e ele ainda por cima já acha que aquilo é direito adquirido e se vc tirar essa mordomia dele, ele vai achar ruim, muitos até ficam violentos. Infelizmente na nossa cultura a mulher é ensinada a aceitar tudo, a dar além da conta e o homem foca muito nas próprias necessidades, se achar outra que faça mais por ele ou na hora que vc adoecer ou parar de servi-lo, ele não terá a mesma compaixão ou carinho por vc, ele logo sairá fora. Daqui a pouco vc estará cuidando de todas as necessidades dos filhos dele e por aí vai, ele vai te levar à ruína, sem contar que conviver com alguém assim baixo astral é contagiante, logo derrubará a sua energia.
@@cintia_l2867sem contar que homem que não gosta de trabalhar, aproveita o comodismo da situação e sente o rei
sem contar que homem que não gosta de trabalhar, aproveita o comodismo da situação e sente o rei
Caia fora, tire esse povo daí....ou você ficará cada vez mais doente e eles cada vez mais felizes por estar sendo sustentados por você!!! Dane-se o que disserem de você. Só você é responsável por sua própria felicidade. Pense nisso. Deus te abençoe
E quando a indiferença vem de um filho?😢
a dependência emocional é quase que do mesmo tamanho da insegurança afetiva
Em muitos casos nem é dependência emocional, e sim uma pessoa que nunca teve a sensação de realmente ser valorizada ou ouvida.
Dizem que é só dessensibilizar e abaixar as expectativas, mas meu amigo, VIVER é expectativa. Ninguém faz algo na vida não esperando algo positivo em troca. Isso faz parte da essência humana.
Dizer pra uma pessoa "dependente" não sentir falta do contato humano é o mesmo q dizer a alguém faminto não sentir vontade de se alimentar. Claro q essa demanda não dá direito do indivíduo colocar suas necessidades acima dos outros, mas reduzir isso a apenas "Se controle" é tão injusto quanto.
Como se afastar se não tem dinheiro pra se sustentar sozinha com uma filha?
Se a gente soubesse desde criança ( adolescente) que o que impedia a gente de sair de casa era a nossa situação financeira, a gente já teria dado um pé na bunda dos nossos pais há muito tempo. Era uma questão financeira e não teria dependência emocional certa😂 😂😂. Talvez na vida adulta confundimos a dependência financeira com dependência emocional. Aí fica uma pergunta : "Existe alguma outra possibilidade de felicidade que não exija que os outros mudem"? 🤔
primeiro precisamos entender o significado de felicidade.
felicidade é um estado e não depende das circunstâncias
por acaso sua questão não seria assim.
"existe alguma outra possibilidade de ser feliz que não exija que os outros mudem"?
Não tem nada a ver, tem muita mulher rica com dependência emocional bancando homem só pra ter alguém ao seu lado, tb bancando "amigos" etc.
@@cintia_l2867 isso não poderia ser medo da solidão?
@@tjsoares4826 sim, mas não é apenas medo da solidão. As mulheres, por ex, numa cultura machista, dependendo da geração, foram criadas com questões de gênero no sentindo de servir o outro, colocar foco no outro (em especial no homem) e não em si mesmas, ao contrário dos homens. Desde crianças nos contos de fada, depois novelas, filmes, revistas etc tudo é sobre a mulher encontrando sua alma gêmea pra ter um final feliz, os assuntos entre mulheres na maioria das vezes giram em torno de homens, independente de estarem ou não num relacionamento, e por mais que a gente busque uma carreira sempre fica aquela questão de que a mulher só será feliz de verdade quando for amada, pq desde criança colocaram nosso valor como pessoa atrelado ao relacionamento amoroso, casamento, ter filhos e se vc não conseguiu isso, vc é uma fracassada ou não é amável, não é agradável, isso tb reforça a ferida de abandono e rejeição etc. É uma questão muito mais profunda, está no inconsciente, e complexa do que parece. Além dessa questão, se a pessoa foi criada numa família disfuncional e teve que ser mãe dos pais ou pai dos pais, ou teve algum dos pais com transtornos mentais ou problemas com álcool e drogas, violência doméstica etc, isso cria codependência na criança e ela tem que cuidar do outro, colocar o foco no outro, se sente responsável pelo bem-estar do outro, ela só fica bem se o outro estiver bem etc, e se não fizer terapia vai crescer e vai repetir o modo que está acostumada a agir desde criança, isso é chamado de esquema desadaptativo, quando vc era criança funcionou pra vc sobreviver, mas quando vc fica adulto se torna desfuncional.
👏@@cintia_l2867
Tinha uma amiga que queria que eu comprasse a mesma coisa que ela na cantina só pra nós ter que dividir... Hoje eu penso, como pode?😅 Era adolescente...
É libertador sair deste sentimento de dependencia ,emocional .se descobrir sair do casulo e voar.
me remeteu a história da asquerosa lagarta,feia,que causa queimaduras para a transformação da linda borboleta quando abandona sua velha natureza 👏👏👏
Ex marido toxici me trai varia vezes , tenhe dois filhos que vem precisando de me de santa catarina
Boa noite.👀📝📖📚💻📱🎧📺▶️🤔😀👍🏾
Saiba que é de grande importância esse vídeo que você gravou, posso dizer que é um dos melhores do seu canal pegou profundo e está me ajudando e vai me ajudar muito gratidão por tudo. Por favor se possível gravar mais conteúdo desse tipo independência emocional e apego
Essa situação TB se aplica qdo a pessoa é doente e dependente de vc??
Sim. Tem pessoas que devido a alguma enfermidade, elas são extremamente dependentes emocionalmente dos outros. Principalmente quando se trata de doenças psicológicas: depressão, ansiedade e etc. Isso se causa devido às pessoas se afastarem de pessoas assim. Mas também pode apenas ser visual ou falta de experiência. Exemplo: a pessoa não é bonita fisicamente ou ela não desenvolveu maturidade e vivenciou experiências que lhe ensinasse a viver a vida. Tudo isso pode ser superado. Com experiência boas e sabendo lhe dá com a vida.
Tudo isso funciona de forma diferente em autistas, concorda? É muito comum mulheres autistas serem " dependentes emocionais ", entrarem em relação abusiva inclusive
Tipo aquela que transou com o mendigo??😂
Se essa pessoa do comentário final da idealização do carinha que conheceu na internet ler o meu comentário, saiba que há alguns anos conheci um holandês pessoalmente que eu conversava pela internet, ele era lindo, legal, tinha ótima carreira etc, mas pessoalmente estava fedido (não sei se não lavou as roupas ou se não tomava banho) e tb tinha um bafo horrendo, dentes cheios de tártaro ... a paixão passou rapidinho, eu logo virei pro lado da amizade e nem beijo na boca eu quis dar, claro que não falei nada, pq àquela altura se o rapaz não tinha o hábito de higiene pessoal não era eu quem iria ensiná-lo.
Oi, Amiga! O comentário foi meu! Obrigada pelo relato! Está sendo bem difícil para mim, pois nunca imaginei passar por isso. Obrigada pelo carinho. ❤❤❤❤
@@brunnatrotta É difícil mesmo, toda quebra de ilusão ou decepção são dolorosas, se vc tiver dependência emocional doerá mais ainda. Na nossa sociedade pras mulheres é mais difícil pq desde crianças ouvimos sobre casamento, ser mãe, na adolescência tem os filmes, revistas, livros falando sobre cara-metade, alma gêmea, achamos que a nossa felicidade será encontrar um homem incrível e por aí vai, somos criadas pra colocarmos o foco no outro, especialmente nos homens.Depois que li livros sobre feminismo e codependência tirei um véu sobre os olhos. Aqui algumas dicas do que já li: Mulheres que Correm com os Lobos (Clarissa Pinkola Estes), Complexo de Cinderela (Colette Dowling), Codependência Nunca Mais e Para Além da Codependência (Melody Beattie), A Jornada da Heroína - livro e o caderno de atividades (Maureen Murdock), A Prateleira do Amor (Valeska Zanello), A Síndrome da Boazinha (Harriet Braiker), ebook Juntos Porém Livres, da Dra Elizabeth Zamerul (esse livro é muito bom pq ela fala sobre o quanto é danoso começarmos um relacionamento esperando que o outro seja a nossa metade pra gente fazer uma fusão, isso já estraga todo o relacionamento), Mulheres Boazinhas Não Enriquecem (Lois P. Frankel)
@@cintia_l2867Obrigada pelas indicações. Eu acredito que se Eu o tivesse conhecido pessoalmente, poderia ter acontecido comigo , o que aconteceu com Vc. Eu poderia ter me desencantado dele e já teria finalizado essa situação, mas como não aconteceu, ficou essa lacuna , esse ponto de interrogação, sabe. Mais uma vez, Obrigada pelas palavras.
Idealizar é uma forma de se proteger, livra a gente de lidar com a realidade pois o sonho nao traz sofrimento algum, nenhum desafio, nenhum problema, nele nao ha resignaçao ou desconforto. É sempre o sonhador brincando de ser Deus, mas somos apenas humanos.
Obrigada por mais esses alertas vindo à minha pessoa. Vc me ajuda muito.
Ontem fiz uma lista de coisas (na vdd um texto) e num é que que bateu com essas suas palavras.
Minha maior dificuldade é a convivência com meu marido que quer sempre opinar que nem num aniversário da família eu tenho que ir.
Sempre quer que eu cuide da casa como ele cuida do carro digo dele mesmo.
Não vai a tal lugar pq vai sujar o carro e quer ele seeempreee limpinho😊
Como vou conseguir deixar a cozinha sempre limpinha se tenho que usar ela todos os dias.
Vamos ficar sem comer?
Tá sujo? Limpa.
Ele quer que eu faça como ele com a limpeza do carro que pra mim isso tudo tá virando ou já é uma "duença" 😢
Credo! Saia fora logo desse homem chato, ele deve ter TOC e ainda não percebe que tem problema e fica te cobrando. Vc vai acabar com uma depressão ou burn out, se puder, saia logo, melhor trabalhar fora e ganhar dinheiro pra fazer o que quiser do que ter um "patrão" desses e ainda não receber dinheiro ou valor pelo o que vc faz.