Até hoje, guardo uma lembrança ruim de um professor jovem de matemática que tive na minha infância aos meus 9 anos de idade, ele fez uma pergunta para mim responder sobre um cálculo de matemática que estava escrito no quadro eu não conseguia achar o resultado e o professor foi perdendo a paciência e começou a gritar comigo porque eu estava demorando muito para responder, ele foi logo gritando comigo me dizendo com essas palavras "Você está tirando onda com minha cara"!?, ele já furioso pegou um apagador de madeira e atacou na minha direção que quase acertou o meu rosto, meu reflexo foi tão rápido que me desviei do apagador para o lado, o apagador acertou a parede. Fiquei com tanto medo do meu professor que daquele dia por diante comecei odiar a matéria de matemática e já não me interessava aulas daquele professor e acabei reprovando no final do ano só na matéria dele. Hoje atualmente tenho 41 anos de idade e sou muito feliz e adoro números rsrs e muitos cursos pela vida já estudei Ciências Contábeis, Tecnologia do Agronegócio, atualmente estudo Tecnologia em Negócios Imobiliários e pretendo fazer em breve o curso superior Bacharel em Filosofia, Amo filosofia!!!!! Sou uma pessoa que sempre estou buscando conhecimento e aprendizado ao longo da vida adoro livros e sei que vivo todos os dias para aprender coisas novas para agregar para o meu crescimento pessoal e profissional e assim quero passar sempre adiante meus conhecimentos que aprendi e os que vou aprender também! Porque sou muito curiosa a tudo que há neste planeta e no universo que nunca tem fim.
Eu me lembro até hoje, minha professora agarrou as unhas em meu braço e enfiou as unhas. Também tive um professor racista e criminoso que não deixava os alunos comprimentae ele e odiava os alunos. Eu tinha uns 9 anos também. Eu reuni os alunos e fomos todos na direção da escola reclamar, daí o professor foi demitido ou afastado, não sei ao certo.
Também gostei disso. Dublagem perfeita! Bacana ouvir Tom Cruise, Will Smith, Adam Sandler e tantos outros atores e atrizes famosos falando sobre educação, kkkkkkkk.
então me de detalhes desta mudança , ah não tivemos nenhum destaque , quando nosso pais era mais pobre? o que provoca a mudança nos sistemas ,são justamente a educação cultural de uma nação
Vdd, isso se aplica ao meu caso. Eu por ex nunca questionaria a democracia, o capitalismo, a religião se não fosse a curiosidade q me fez buscar conteúdos, pq caso contrário seria hj um gay conservador ou até reaça.
Verdade! Se eu não tivesse ido além da educação formal eu seria mais um esquerdista, relativista, materialista, pró-drogas, defensor de bandidos e amante de ditaduras.
Demorei alguns anos para assistir esse doc. Quero acreditar profundamente que nesse momento, me encontro apta a absorver o que esse doc quer passar... em sua essência, na formação de seres humanos que só podem serem formados por outro ser humano. Entendo que estou em transformação a todo momento, e ledo engano de minha parte, quando penso que um título num pedaço de papel me faz um ser completo capaz de facilitar o processo de transformação de alguém. Para mim, tocou me quando ouvi no doc que nao ensinamos ninguém.... porque estamos justamente nesse processo. Humilde é reconhecer que nada sabemos, leve se torna o caminhar. Eu que fui alfabetizada com a cartilha Caminho Suave, e achava um máximo poder pintar os desenhos, claro, em casa, apos o termino da lição... após escrever e copiar tudo bonitinho no caderno de caligrafia. Hoje me auto descubro, que o que mais gostava mesmo.não eram as lições. ..... e sim poder pintar!. Que lindo.... pode ter esse insight ... apos tantos anos..... que leve fica minha mochila sem o plano do sucesso.... que bênção é poder ter a esperança de reavivar essa essência..... ha tempos esquecida em meio aos recibos de contas pagas...quand a maior dívida é contraida comigo mesmo. Onde estão as corporações que oferecem suas oportunidades aos que sonham com essa realidade? Não deixarei de buscar com todas as minhas forças, de todas as formas e em todos os lugares, as oportunidades de desaprender e reaprender, todos os dias, lendo os sinais que a VIDA me dá.
Impactante e reflexivo! Fui moldada por uma educação conservadora e tradicional, mas nem por isso vou ser uma educadora que só reproduz o que me.foi passado. A partir de agora sempre buscarei melhorar o estudante agora tem que ser o protagonista! Os muros das escolas devem cair!!
Estou estudando pedagogia.... com esse documentário me fez refletir as formas incríveis da verdadeira educação ,passo atualmente vários com relatos constante dos filhos adolescentes e a falta de vontade de aprender 😢.... Adorei ❤❤
Que documentário necessário! Td pai, profissional e sistema de ensino deveria assistir esse documentário. Somos formiguinhas e vamos conseguir mudar esse sistema juntos, pode levar o tempo q for, mas não tem mais como segurar essa mudança, ela vai acontecer!
Sensacional!!! Todo e pai e toda mãe deveria assistir a este video. Não trabalho com educação mas este video nos dá um ótimo norte para a escolha de colégio para nossos filhos e à maneira com que educaremos nossos cristais!
Ótimo documentário, nos motiva a realmente pensar como está sendo a educação transmitida por nossos educadores, onde se é buscado sempre desenvolver com alunos apenas o que proposto em um currículo e nada mais, onde a um foco em apenas o que querem passar, e acaba se tornando algo padronizado. Se seguíssemos a linha de raciocínio desse documentário teríamos um mundo melhor, cidadãos mais preparados para lidar com as adversidades da vida cotidiana, preparados para exercer a cidadania sem receio da repreensão, e teríamos menos marionetes ao serviço do sistema. Pessoas formadoras de opiniões críticas construtivas, e que não aceitassem o que é lhe emposto sem questionar!!!
Gente que filme mais lindo, cada vez mais me identificando e aprendendo com ele. Uma das melhores propostas que já recebi de professores, foi a ver isso. Sei que me tornei outra apos isso, e quero passar a diante. Excelente trabalho!
Na minha opinião a escola tem finalidade de aprender as regras básicas, que na sociedade é dada sem pressão ou palavras, e a criança aprenderia a ser um SER HUMANO. Com liberdade vigiada, guiada e protegida! Amei esse vídeo!
Estou fazendo Licenciatura em Física e estes questionamentos têm me inquietado há muito tempo. Não quero ser aquele professor conteudista, mas aquele que inspira a curiosidade. Contudo há uma diretriz muita clara com o sistema pedagógico que me obriga a seguir este sistema. Ainda estou no início da minha formação, mas já reflito muito como estar dentro do sistema, mas sem matar a curiosidade. Uma revolução aos poucos!
Ola! É possível estar no sistema e fazer diferente, ainda assim. No momento, n posso explanar uma resposta satisfatória, mesmo q esteja interessada. Mas estamos sob os mesmos meandros
Assistir o documentário "A Educação Proibida" colocou uma "pulguinha atrás da orelha". Durante todo o tempo do documentário ouço educadores falando e falando: "crianças estão entediadas...","crianças sofrem...", "crianças estão tolhidas...", "a escola não ensina...", " a criança é o protagonista...", etc. Ou seja, durante duas horas, ouvi educadores "falando sobre" os alunos, mas não vi alunos falando de suas inquietações, dificuldades e problemas. Não vi nenhum pai ou mãe falar das dificuldades de seus filhos. As únicas falas de "alunos" são feitas por jovens atores que decoraram um script escrito por roteiristas adultos que não sei se, de fato, são educadores. Para mim, é um contrassenso.. É preciso tomar cuidado, pois o discurso dos especialistas em educação pode ser algo meio que "dogmático", a partir de um olhar subjetivo e não tanto sobre a realidade objetiva. São muitas vozes que falam de uma escola que deve mudar, mas ninguém faz a menor ideia do que deve ser feito, apesar de tantas conjecturas. Os professores e docentes querem mudar a educação e se baseiam nos escritos dos especialistas, mas ainda assim são professores que dizem o que é melhor para o aluno e como a educação deve ser, mas dizem que o aluno é o protagonista. Como é possível? O aluno deve aprender o que lhe interessa por que lhe interessa ou porque um especialista em educação o disse? Perdoem pelas perguntas, mas a pulga atrás da orelha não para de coçar....
Reflexões valiosas. Se partimos da premissa de que a educação está para a manutenção do sistema político cultural vigente já ajuda a pensar nessas suas questões. Num mundo ideal, utópico, não haveria necessidade de escolas. Elas existem para formação de massa.
Independentemente do modelo didático/pedagógico, a educação deveria introduzir o aluno ao vasto universo da cultura em sua integralidade. Não é o que o modelo atual propõe. No modelo vigente, o aluno é visto como mão de obra que deve ser capacitada para atender às exigências do mercado de trabalho. O aluno deve ser capacitado, mas de pouco ou nada importa que ele realmente tenha capacidade de compreender o mundo, ou ao menos a capacidade para tentar interpretá-lo. Por isso a reflexão, ao meu ver, deve cuidar primeiro e antes de tudo dos conteúdos ministrados e de qual é a finalidade de se estar ministrando tais conteúdos. Jovens do ensino médio decoram centenas de fórmulas para passarem nas provas de física e química, mas concluem essa etapa de sua educação incapazes de descrever o que é um átomo, ou de situar o planeta terra no sistema solar e na via láctea. O aluno é aprovado, o conteúdo ministrado não produz qualquer impacto em sua vida, aprende alguns macetes para ser aprovado em exames e vestibulares, mas continua completamente ignorante acerca do mundo que o cerca. A quem atende esse modelo de educação? Aos interesses das grandes corporações, somente.
Concordo com tudo no documentário, mas Infelizmente o sistema é bruto, os pais infelizmente não tem condições de lidar com seus filhos, não conseguem nem se colocar como pais que são e esses "Especialistas em Educação" que vc cita na maioria das vezes NUNCA deu aula na Educação Básica, não enfrenta uma sala de aula mega lotada como no Brasil. Colocam o prof. como Demônios mas o buraco é bem mais embaixo, no Brasil, por exemplo, TODOS os problema que o SISTEMA NÃO RESOLVE: SAÚDE (o médico não olha no rosto do "paciente", POBREZA (falta o básico o prof. faz cesta básica do seu bolso), ESTUPRO (vários casos), etc, etc, todos são JOGADOS NA ESCOLA, para o Prof. "cuidar". Quanto aos pais, concordo contigo, vimos em 2022, 2023 pais ficarem plantados na porta de quarteis, mas nunca os vi nem em reuniões de seus filhos.
De fato, caro Décio. atribuir missões a quem não tenha condições é no mínimo estranho. Afirmar que crianças são quem devem orientar a educação, em vez do exato oposto, a mim também parece absurdo; mas esse tipo de deturpação, que tira responsabilidade do adulto entregue tão só ao viver secular, como se a consciência humana fajuta ao ponto de nada explicar em definitivo fosse milagrosamente autossuficiente desde a tenra idade, tem sido base a formação de professores/educadores/orientadores incapazes de externar saberes. O trabalho sobre que ora dialogamos, realmente culmina em mais vazio substituindo o teor que outrora fora norte do educar; muita tagarelice semelhante ao discurso de que biofilia detém vidas. A retirada do pátrio poder caminha em passos largos por cá. Pior! Por quem não tenha amor paterno, mas seja mais robô do Poder Estatal DITATORIAL (e quem dera fosse Ditadura de Proletariado realmente!).
A Educação pensada de forma diferente, simplesmente voltada a aprendizagem através da experiência é Tudo o que realmente deveríamos ser desde o início da vida apresentados. Excelente trabalho, obrigada!!
Bom documentário! Ouvir os alunos, conhecê-los e respeitar as escolhas deles é fundamental para uma relação mentalmente saudável e melhor aprendizagem.
Vim assistir esse documentário/filme só por causa de uma lição escolar, e graças a isso, eu pude refletir mais sobre o assunto e perceber que o sistema educacional é falho e prejudicial. (minha opinião) Todos devem ver esse documentário pelo menos uma vez e refletir sobre. Nós, estudantes, somos responsabilidade da sociedade como um todo. Somos o reflexo de vocês!
Você não é a responsabilidade da sociedade, você não vai mudar nada, o Estado nunca deixaria mudar alguma coisa, e se querer mudar alguma coisa como gênios como o Ross Uldritch e o Jstark que queriam liberdade para as pessoas, tiveram destinos pior que de serial killers, perseguidos pelo estado. A pior tipo de crime é os contra o Estado. Quando entender isso vai começar a ter noção do porque as coisas são como são.
Enquanto matemática e português forem as maiores cargas horárias da educação, vai tudo continuar do jeito que está. Todas deveriam ter a mesma carga horária e colocar educação artística, educação ambiental, educação musical, educação financeira e educação física desde o inicio do ensino fundamental. É só MINHA opinião.
A educação é muito engesada e os sistemas de avaliação acompanham o mesmo ritmo. Penso que deveríamos ter uma educação decentralizada e multifacetada, a fim de extrair dos indivíduos o maior potencial possível, ao passo em que nas séries iniciais fosse feito um trabalho de base com um sistema que fosse voltado a uma maior exteriorização do ensino, levar o conhecimento para fora da sala de aula, fiz uma pesquisa e foi verificado que um dos pontos de suscesso do enisno é o ato de criar uma expectativa de participação e interação, no sentido de imputar o senso de utilidade e de poder de mudança que o conhecimento dá ao ser humano, mesmo tão juvenil, um exemplo são as avaliações premiadas e desafios motivacionais à leitura e produção de textos!
Excelente Filme / documentário. Nos leva a uma reflexão profunda de uma realidade amarga para dentro dos muros. Onde crianças e jovens buscam um aprender que não existe, e sim uma reprodução em massa de um saber que não lhes pertence. Uma palavra, uma opinião que não é sua e sim daquele que deveria ser seu condutor, direcionador, educador da construção do conhecimento. Entretanto não culpo o docente, mas, o sistema pois cobra dele o que muitas vezes ele por si só não consegue oferecer. Então é obrigado a reproduzir aquilo que lhe orientado a séculos. Trata todos os alunos como um. Oferece o mesmo conteúdo, como se todos tivessem a mesma mente, o mesto tempo para aprender.
Só concordei com o início. Deixar a criança livre sem direcionamento com essa conversa de que desde pequena a criança sabe quem é e o que quer, eu não caio nessa. Liberdade sim mas com orientação sempre.
Educação correta, crianças estão em formação e devem sim, e sempre serem direcionadas por, pelos adultos. Não essa zona que está atualmente. Em todos os sentidos. @@kinnahan81
Filme maravilhoso e rico em conhecimento. Olhe para as crianças com o coração e empatia. Pois o mundo precisa de pessoas realmente capacitadas e empática.E que possamos forma crianças criticas e formadoras de opiniões. 2:09:01
Excelente! Hoje em dia fala-se muito sobre uma educação para a autonomia, que contribua para a formação de indivíduos críticos e participativos, futuros cidadãos atuantes, mas não se muda nada nas escolas. Pior ainda, mais e mais alunos saem das escolas semi-analfabetos, o que não lhes deixa nem a perspectiva de aprenderem por si mesmos o que realmente é importante para si próprios. Mas, mudar é difícil e nos tira do conforto de fazer as coisas como sempre foram feitas.É necessário olhar para o novo sem preconceitos. Ter coragem de tentar.E, muitas vezes, os que o fazem são criticados e condenados por aqueles que querem continuar confortavelmente dentro de suas caixinhas.
Sensacional!!!!!! Acho que este documentário não é só para o professor, não é só para alunos, não é só para diretor e coordenador, não é só para os pais!!!! Ele não é específico!!!!! - Esse filme é para todos!!!!!!!! Profª Rita
Que maravilhoso assistir, refletir e ver que têm muitas pessoas com a mesma linha de raciocínio que a minha. Vamos continuar nos desenvolvendo, tem coisas que evoluíram mas há muito ainda a fazermos...
Um dos melhores documentário que já assisti, toda a dinâmica usada fez me esquecer do seu tempo de duração, vcs trazem uma educação significativa e exemplificam com esse filme, simplesmente riquíssimo de aprendizados a serem postos em prática. AMEI
Excelente produção. A evolução passa pela crítica, pelo pensar alternativas melhores, pelo buscar outros caminhos ainda não trilhados. Isso exige ousadia, coragem e criatividade.
É um grande desafio manter o equilíbrio entre a crítica ao sistema e um olhar realista do processo a que fomos submetidos nos últimos séculos, toda teoria educacional traz verdades, possibilidades, progresso e desafios, vejo que temos que criar pequenas experiências onde a Gestão Democrática da Educação seja uma possibilidade, e, uma continuidade. Creio que os gestores das cidades menores podem aplicar uma grande parte do que se preconiza na Educação Proibida; Quero incentivar estas mudanças, motivar estes gestores ao protagonismo no processo educacional Brasileiro, façam, ousem mudar, documente tudo desde o início, como se faz em uma construção, é uma construção. Com realismo, abandono dos preconceitos, mudança de paradigmas, e, fazendo as perguntas certas e adequadas a sua realidade e a realidade de sua localidade; Fazendo as mudanças dentro das medidas possíveis. Pegando desta teoria aquilo que se pode aproveitar e utilizar de maneira prática. Deixem-me participar disso, Grande abraço. www.muciomorais.com/educacao.html
A conclusão é que de fato o amor o acolhimento no âmbito familiar é que gera uma boa educação, temos que parar de atribuir a instituição ESCOLA o dever de educar, quem educa são os PAIS, é a instituição FAMÍLIA. Cabe a instituição ESCOLA o ensino, eu apoio o fato de que nas escolas se faz necessário um ensino atrativo e prático que atraia o aluno, que seja mais prazeroso. Apoio também que cabe aos pais decidirem se querem ou não ensinar em casa as disciplinas escolares, e que cabe a FAMÍLIA optar pelo método de ensino que querem estar aplicando em seus filhos.
Documentário Interessantíssimo e sem dúvidas esclarecedor. Ele nos põe verdadeiramente a pensar se de fato estamos preocupados em sermos "educadores" ou "ensinadores". Nossas crianças são gênios em potencial e colocamos tudo a perder quando estabelecemos um padrão para que ela siga ou então ela será "punida" pelos pais/professores/sociedade... Podemos perceber no nosso atual sistema de educação que não há apenas um padrão no que diz respeito à conteúdos, mas também ao modo de agir dos professores, que acabam se "acostumando" com seu trabalho e passam a ver os educandos como meros robôs e não seres repletos de individualidades e potencial para ser explorado. Walter Benjamin disse: "Que as coisas continuem como antes, eis a catástrofe", ou seja, precisamos de imediato uma mudança em nosso ensino, para que alcancemos com total exito o desenvolvimento de nossos alunos, para que eles possam sempre se reinventar e ressignificar de forma autêntica, livre, autônoma, exaltando sempre suas particularidades, e não sendo apenas um adulto em miniatura ou trabalhador alienado em potencial.
Ótimo documentário! Além de nos fazer entender como funciona o bruto sistema educacional aplicado atualmente, coloca também em pauta assuntos muito interessantes como a relação ao nosso modo de ver a vida depois de adultos no caso de termos nos formado neste sistema. Mostra o motivo pelo qual nos tornamos tão medrosos diante de situações novas ou situações em que temos que usar nossa criatividade. Além de que nossa espontaneidade e senso crítico são totalmente defasados!
Um documentário muito bom, muito interessante. Me fez refletir muito em como é o sistema de educação atualmente, de como os professores lidam com as coisas que acontecem em sala. É como se houvesse uma disputa em sala de aula, de quem é o melhor aluno, quem é o pior, quem irá ou não fracassar. Me fez pensam se estamos lá realmente para educar ou ensinar, e então qual seria a melhor maneira de trabalhar em sala de aula e de fazer a escola em si um local prazeroso para se estar.
Eu passei por esse processo onde só que ensinava e sabia de tudo era o professor o termo era sentado e calado,e hoje posso contar outra realidade onde o aluno te suas opiniões de Prender ensinando também ou melhor dizendo há uma troca de saberes você aprende muito mais, que interessante esse doumentario me deixou impactada fez eu reviver minha infância e parte de toda minha vida escolar
Esse vídeo merecia e deveria passar em todos os meios de comunicação do mundo, real, interessante e abre todo um leque de informações e TB de restrições feitas ao decorrer dos tempos, a educação sempre deveria ter sido libertadora, coerente e não castradora e desinteressante, a educação proibida é um novo conceito, Amei o vídeo e vou repassar o máximo que eu puder. Obrigada
Maravilhosa está maneira de aprender e desenvolver novo conhecimento. No ensino atual somos prisoneiros de muitas coisas que nem vamos precisar no futuro. vamos levar a vida de forma mais suave... pois não sabemos o dia de amanhã.
"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer" Geraldo Vandré. Não espera que a escola mude, mude sua atitude de educador. Cada pai, mãe, avós, tios, motoristas de transporte escolar, todos são educadores. A escola é só uma das obrigações sociais, a educação é um prazer.
Marcio Mattos Não se deve eliminar a educação e mt menos a escola, o que se deve mudar é a forma de ensino, ensinar como produzir bem estar coletivo e próprio, dando início a uma educação de cooperação, eliminando todos os alicerces e doutrinas competitivas
Art. 5 da Constituiçao, considerando que todos são livres, não da para entender porque você e obrigado a votar a mandar seus filhos para escola a ser como o sistema quer que você seja. Livre onde mesmo?
Me identifico muito com esse filme hoje, pois sou aquele cara que deu um salto do ensino primário para a Faculdade, e sinceramente com tudo que ando observando hoje com um olhar mais critico e analítico com os estudos de Ciências Humanas mais precisamente estudando Marketing. Tenho três filhos dois foi liberado através de suas mães para o sistema cuidar com suas regras e a menor de 4 anos acompanho ela a todo momento com praticas que por incrível que pareça semelhantes a desse documentário, minha pequena já ultrapassa em inteligencia e conhecimento 5 anos ou mais outras crianças de 9 10 anos criadas pelo sistema. Boa noite meu querido, obrigado pela resposta.
Parabens a quem Desenvolveu esse trabalho , Deus esta atuando Dentro da vida de Vcs, k Abençoe com Saude e Paz e Fe em Pratica ... Amei uns ao outros como amei a si mesmo !! Educaçao e Arma mas Poderoso !!!
É um grande desafio manter o equilíbrio entre a crítica ao sistema e um olhar realista do processo a que fomos submetidos nos últimos séculos, toda teoria educacional traz verdades, possibilidades, progresso e desafios, vejo que temos que criar pequenas experiências onde a Gestão Democrática da Educação seja uma possibilidade, e, uma continuidade. Creio que os gestores das cidades menores podem aplicar uma grande parte do que se preconiza na Educação Proibida; Quero incentivar estas mudanças, motivar estes gestores ao protagonismo no processo educacional Brasileiro, façam, ousem mudar, documente tudo desde o início, como se faz em uma construção, é uma construção. Com realismo, abandono dos preconceitos, mudança de paradigmas, e, fazendo as perguntas certas e adequadas a sua realidade e a realidade de sua localidade; Fazendo as mudanças dentro das medidas possíveis. Pegando desta teoria aquilo que se pode aproveitar e utilizar de maneira prática. Deixem-me participar disso, Grande abraço. www.muciomorais.com/educacao.html
Ah, como eu gostaria de ter conhecido essa mensagem na época de sua transmissão original. Destruíram nossas mentes e silenciaram quem poderia curar. Essa mensagem é de grande valor.
A obra destaca a importância de um sistema educativo que valorize a curiosidade natural e as potencialidades únicas de cada aluno, promovendo um aprendizado mais livre e significativo.
@@antoniobarbosa433 Nao, principalmente socrates. ele, com todo certeza, criticaria esse sistema de ensino. tanto é que ele gostava de cobrar pelos seus ensinamentos, ao contrario dos sofistas
Sensacional esse documentário. Confesso, que vim assistir sem grandes motivações, sem a informação de mais detalhes sobre ele. Reflexões totalmente necessárias. Ainda estamos inseridos em bases educacionais engessadas. Um modelo de ensino teórico, sem aplicação e que depois nos obriga a aplicá-lo. Hojé mesmo, ouvi de um professor: "Você não deve avançar o tema. Deve esperar eu ensinar aqui em sala". Desmotivante, diante de um mundo de possibilidades de aprender as mesmas coisas, por outros caminhos.
Estudo pedagogia ,e ao ver o vídeo já mudei muito meus conceitos e sou totalmente a favor de uma educação fora dos muros ,parabéns pelo documentário coisa assim é que fazem a diferença.
Simplismente FANTÁSTICO esse vídeo!!! Fala sobre exatamente tudo que um dia eu pensei, mas não soube me expressar sobre o sistema de ensino. Obrigado aos idealizadores desse projeto, vou fazer uma boa divulgação desse conteúdo.
Parabéns para os organizadores desse Filme Fantástico. Parabéns para quem postou!!! Só alguém realmente preocupado com a educação do homem com a antropologia, sociologia e a sensibilidade humana poderia produzir uma material desse.
Por traz deste video visivelmente tem uma teoria Marxista onde querem aplicar o pedagoia do opromido. No Brasil é um dos responsáveis pela queda de qualidade na educação.
Porque o objetivo (projeto) educacional brasileiro não é formar seres críticos e pensantes, mas sim seres alienados e que trabalhem para o bem (lucro e crescimento) do sistema. Em resumo, a falta de educação no Brasil é um projeto elitista que tem dado certo, basta pensar no governo vigente, que corta gastos relacionados a educação e não permite que ignorantes políticos reconheçam (através dos fatos) que houve um crescimento, mas que agora tudo parou. Lamentável!
Ser empreendedor no Brasil é ser entregador de iFood, trabalhando 10 horas por dia sem direitos mas é claro, com o gigantesco ''benefício'' de ser supostamente seu próprio patrão.
Precisamos estar atentos e analisar tudo. Sempre haverá algo que nos será útil para compreendermos o nosso dia a dia. Gostei! Há coisas proveitosas que podem contribuir na formação de nossas crianças e jovens sem abrir mão da disciplina e respeito. 'de brincadeira em brincadeira aprendesse muito'.
Documentário muito interessante!! Nos faz refletir sobre a educação atual, em como estamos em um sistema ainda muito tradicional. Muitos docentes ainda se preocupam em apenas seguir o que lhes foram impostos, sem pensar em uma forma de levar aos alunos uma melhor qualidade de educação, isso afeta toda fase educacional, formando alunos sem conhecimento, traumatizados em ser padronizados através de notas, através de professores sem amor a profissão, sem paciência e sem estudo! As crianças tem uma grande capacidade educacional, aprendem através da prática, do meio social e se isso for restrito, o tradicional sempre estará presente. Walter Benjamin diz que as crianças tem muita capacidade, que através de brincadeiras e brinquedos, do meio social, surge um sujeito da cultura, melhor dizendo, precisamos inserir as crianças em um meio social adequado, para que o tradicional acabe, para que ocorra um melhor desenvolvimento escolar.
sempre pensei assim, mas achava que era coisa da minha cabeça. hj sei que meus pensamentos eram verdadeiros... essas escolas parece mais prisoes. como se fosse um monte de gente indo por ir
Uma reflexão sobre que tipo de educação a minha rede de ensino oferece aos alunos? Olhar todo esse conteúdo como um alerta, um ensinamento a novas perspectivas de ensino.
Se eu tivesse filhos também nao gostaria que eles frequentassem escola. Tudo aquilo que é obrigatório certamente nao é bom para vc e sim para quem está obrigando.
Tendo meus filhos, pretendo entrar na justiça para fazer o homeschooling. Meu filho não é do Estado, prefiro ir pra cadeia do que enviá-los para a escola. Sei que vai ser uma batalha terrível. Se eu não ganhar na justiça, pretendo desconstruir toda crença freiriana que meu filho possa ter na escola.
Eu concordo com quase tudo desse vídeo...amo Paulo Freire, mas tenho a dizer que a escola é sim necessária para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. E que eu me lembro de muita coisa que aprendi no fundamental e médio e só estudei em escola pública....eu adorava ir a escola! E por isso mesmo larguei uma carreira bem mais rentável para ser professora em escola pública da ed. Infantil e fundamental. Penso que devemos sim rever e reestruturar a formação dos profs e a maneira de ensinar, educar e tb rever a estrutura escolar.
Paulo Freire é o problema, não a solução, eu prefiro o método clássico de educação usando o Trivium. Defendo que cada um aplique a maneira que quiser a educação dos seus filhos, os meus passarão longe de Paulo Freire, esse método causa lesão cerebral em alguns casos.
O melhor filme que assisti foi "Como estrelas na terra" do produtor Amir, este video ocupa o segundo lugar do que realmente aprendi em meus trinta anos sobre o que vale a pena construir como verdade!
Rodrigo, dei uma olhadinha agora no "Como estrelas" e descobri que já o assisti, aqui mesmo no TH-cam, com outro título. Realmente, é muito bom. Gostei mais deste, que me pareceu tratar mais amplamente do assunto educação.
Todos os professores, educadores que se prezem deveriam assistir esse documentário. infelizmente não tenho encontrado muitos educadores bem intencionados nessa área, especialmente o que envolve educação infantil. Que para mim é como foi falado a essência do ser.
Sim,a educação infantil é a base de tudo,mas eu vejo muitos professores engessados, que não entende nada dessa fase, que objetivam só o controle da sala,muito triste.
Muito lindo na teoria as crianças brincando ,aprendendo, criando e tal é coisa quero ver isso tudo na REALIDADE onde existe essa escola maravilhosa . trabalho em escola onde as crianças gritam , brigam de murro socos e não ouvem ninguém as salas são uma bagunça e as crianças não sabem nem se interessam em nada .Onde pelo amor de Deus existe essa escola perfeita? queria ver esses "Ideologistas" dentro de uma sala dessas aqui onde trabalho, sem regras sem limites seria MARAVILHOSO... Confesso que não estou acreditando e a educação não está existindo nem dentro das famílias dessas crianças, e a formação proficional que cada criança vai escolher pra formar sua independência financeira.? Muito confuso...
Acho que a escola maravilhosa não existe! E acredito q a educação por completo teria q ser revista, N só da escola, mas da sociedade! E acho q vc N entendeu, N é N ter limites é permitir que o aprendizado seja atrativo e útil pra vida! Minha filha estuda num colégio montessori, hj ela estava estudando o ciclo do girassol, plantou e fez suas considerações! Ela faz experimentos, fala de moléculas, sabe qtos dias é o ciclo do pintou dentro do ovo, explica e conversa sobre as estrelas, o arco-íris, os planetas! Ela só tem 5 anos! Claro, a sala dela tem 12 alunos apenas, escola pequena MS ela aprende de forma fantástica!
Mas essa agressividade e dispersão nascem do fato de que falar bem, ter muito vocabulário pra "escolher as melhores palavras" pra traduzir o que a criança está pensando, está em falta. Sem o desenvolvimento da linguagem oral, não existe tentar desenvolver a linguagem escrita e a escola e a família estão recebendo crianças cada vez mais corporais por isso. O corpo de criança precisa gastar muita energia e por isso precisa brincar - mas não tem mais esse lugar em casa pq elas são muito pequenas! Nossa evolução precisa de coisas que retiramos e não substituímos por nada... Esse é o problema.
@@adrianajazra2899 não só li mas vivi. Japoneses usam os mesmos métodos há séculos. Estudei em uma escola pública e depois fui ver estrago que fizeram no meu aprendizado. Já fui aprovado em 4 concursos de nível superior, 8 horas por dia de estudos decorando inclusive os termos, convers com alguém que programe do esforço para produzir códigos, converse com alguém que já estudou equações diferencias ordinárias. Usam essas teorias absurdas com os pobres e na hora da prova vem o "grosso". Professor Piazzi tinha razão, começa com hierarquia depois vemos o resto
Um criacionista fanático crítica a evolução sem analisar nada. Pensar e criticar são coisas bem diferentes, ainda que existam críticas fruto de análise.
Na verdade, toda crítica pressupõe uma análise. Acontece que o uso vulgar do vocábulo assumiu um significado de simplesmente "falar mal" de alguma coisa.
Acredito que o vídeo apresentando as diversas metodologias nos ajuda a repensar nossa postura audiciosa de pensar em ser o dono do conhecimento. Refletir nossa educativa sem o exercício da " força e do poder " é um caminho que faz parte do próprio ato de ser educador.
O filme demonstrou o quanto os educadores, precisam se reenventar, para estar apto a pensar a educação, como um meio de desenvolvimento disciplinar, que leve a criança a se tornar um ser socialmente satisfatório e feliz.
mais uma informação para filtrar a mente da matriz , séria bom que todos assistissem . gratidão 🙏troco tudo por saberia para poder tá seguindo a vida do meu jeito, não do jeito que o sistema quer
este vídeo relata infelizmente muitos acontecimentos que vem acontecendo no decorrer de anos. mas acredito que os verdadeiros professores são aqueles que ensinam aos estudantes a pensarem e a buscarem novos desafios!
O Objetivo desses Professores, É Alertar aos Pais para que Direcione seus Filhos À uma Educação de Autoconhecimento baseado na VERDADE!.💪 Esses Professore, estão no Sistema, Mas, Não pertencem à ele, Afinal, o SISTEMA é um Grande EXERCITO ARMADO! O Único modo de Combatermos esse Exercito, é através do AUTOCONHECIMENTO e EXPANSÃO da CONSCIÊNCIA!!! 🌋🌌🌠
O filme nos leva a refletir; acredito que no Brasil tem que mudar muitos sistemas, não apenas a segurança, a saúde, mas também o sistema de educação. Pois ser professor da educação básica é um dos maiores desafios para um professor, pois as instituições de ensino toma para si, de alguma forma, a responsabilidade da família. Muitos estudantes chegam a escola sem valores morais, sem reconhecer seus limites, sem saber respeitar o próximo etc, e infelizmente esse comportamento ruim de alunos torna os professores ditadores. Por isso muitas pessoas criticam a escola porque exige tais valores, mas tem que existir! Tem que existir respeito entre as pessoas para que haja paz e harmonia... Ser professor é ser um pouco de tudo: amigo, psicólogo, coach, até ditador, se for preciso. Os professores são heróis da pátria e tão desvalorizados! Que país é esse!? Só fala mal de professores quem não conhece essa profissão. Parabéns a todos os professores!!!
sensacional o conteudo e a reflexão que é provocada, não sou professor, mas como todos fui aluno e assim como estes me senti do mesmo modo, acredito na mudança, somos parte da mudança
Esse documentário deveria ser mais reconhecido... Eu gostaria de ter assistido alguns anos atrás, na época do ensino médio, eu certamente buscaria alternativas. Eu acreditava que se eu não conseguia me potencializar na escola, quem dirá de outras maneiras. Eu me sentia um lixo. E ironicamente, percebi que aprendia mais fora da escola do que dentro dela. O problema não está inteiramente na gente. Esse péssimo sistema educacional é um projeto político!
Concordo com o final de seu comentário....Projeto político,pois não interessa aos mandantes a plebe pensante (pensando)... É preciso manter o "status quo" ... O andar de cima já tem moradores há mto tempo. Saudações do Rio 🌷🍀
É preciso ensinar Educação Alimentar, Educação Sexual, Educação Financeira, Inteligência Emocional, é isso que vamos de fato usar na vida e só descobrimos aos 30 anos ou mais, quando descobrimos.
Parabens pelo filme! Sempre tive problemas na escola pq perguntava demais aos professores que sempre vinham com respostas prontas e vazias. Cansei e tive k aceitar o sistema. Mas nunca aprovei por isso hj ensino aos meus filhos que devem questionar tudo, mas respeitar e amar ao outro e suas diferenças. Fico feliz por saber que sempre estive no caminho certo e hj sou feliz pq quem estou me tornando. 🤗🤗🤗
No fundo cada um de nós mantínhamos esse sentimento de que algo estava errado na educação muitos questionamentos vieram e foram reprimidos agora é hora de mudar pois como disse o meu senhor conhecereis a verdade e ela o libertará. Também sou educador e pretendo por em pratica alguns dos conceitos revelados neste documentário.
um grupo de pessoas que adoram aprender + um grupo de pessoas que adoram ensinar eis aí a formula mágica da educação constantemente transformadora e eterna
Excelente documentário. Penso se seria possível implantarmos essa nova educação em grande escala, em país pobre,onde em sua grande maioria a realidade está bem longe do que é devido. Nossa sociedade não está preparada pra olhar pra dentro de si, será sim uma excelente implantação, se o sistema deixar implantar, creio que seres inteligentes e pensantes não é interessante para o governo. A não ser que o destino mude as setas...
A única escola verdadeira é a própria vida. A gente aprende algo só pra desaprender ali na frente. Uma coisa é, até que deixa de ser. E, no final das contas, o planeta é que é a escola, e a lição é aprender a amar e conviver com os demais em amor. Todo o resto é só pretexto para que essa lição principal possa ser aprendida.
Até hoje, guardo uma lembrança ruim de um professor jovem de matemática que tive na minha infância aos meus 9 anos de idade, ele fez uma pergunta para mim responder sobre um cálculo de matemática que estava escrito no quadro eu não conseguia achar o resultado e o professor foi perdendo a paciência e começou a gritar comigo porque eu estava demorando muito para responder, ele foi logo gritando comigo me dizendo com essas palavras "Você está tirando onda com minha cara"!?, ele já furioso pegou um apagador de madeira e atacou na minha direção que quase acertou o meu rosto, meu reflexo foi tão rápido que me desviei do apagador para o lado, o apagador acertou a parede. Fiquei com tanto medo do meu professor que daquele dia por diante comecei odiar a matéria de matemática e já não me interessava aulas daquele professor e acabei reprovando no final do ano só na matéria dele. Hoje atualmente tenho 41 anos de idade e sou muito feliz e adoro números rsrs e muitos cursos pela vida já estudei Ciências Contábeis, Tecnologia do Agronegócio, atualmente estudo Tecnologia em Negócios Imobiliários e pretendo fazer em breve o curso superior Bacharel em Filosofia, Amo filosofia!!!!! Sou uma pessoa que sempre estou buscando conhecimento e aprendizado ao longo da vida adoro livros e sei que vivo todos os dias para aprender coisas novas para agregar para o meu crescimento pessoal e profissional e assim quero passar sempre adiante meus conhecimentos que aprendi e os que vou aprender também! Porque sou muito curiosa a tudo que há neste planeta e no universo que nunca tem fim.
Me passa seu número
Cuidado, curiosidade matou o gato!
@@felipeferreira3084 😎
Eu me lembro até hoje, minha professora agarrou as unhas em meu braço e enfiou as unhas. Também tive um professor racista e criminoso que não deixava os alunos comprimentae ele e odiava os alunos. Eu tinha uns 9 anos também.
Eu reuni os alunos e fomos todos na direção da escola reclamar, daí o professor foi demitido ou afastado, não sei ao certo.
@@Naruto-cd4nc obrigada 🙏
O filme é ótimo e a dublagem está perfeita. Como um graduando de educação em História me deu novas perspectivas de pensar a aprendizagem.
Só pelas vozes dos melhores dubladores do Brasil, já faz valer tudo! Até agora só engrandeci meu conhecimento! Excelente vídeo!
Verdade !!
Esse efeito em 31:25 também foi interessante. Rsrs
Que comentário mais gentil!
Também gostei disso. Dublagem perfeita! Bacana ouvir Tom Cruise, Will Smith, Adam Sandler e tantos outros atores e atrizes famosos falando sobre educação, kkkkkkkk.
Mudar o sistema educacional é algo necessário! O que implica também em mudar o nosso sistema político, econômico e social.
voce quer dizer comunismo ?
então me de detalhes desta mudança , ah não tivemos nenhum destaque , quando nosso pais era mais pobre? o que provoca a mudança nos sistemas ,são justamente a educação cultural de uma nação
A mudança de todo sistema começa na escola
Que tipo de mudança ?
Necessário sim !
Mais eu diria impossível.
Ninguém muda o sistema ninguém muda a máquina que já fuciona a décadas
É UM MILAGRE QUE A CURIOSIDADE SOBREVIVA À EDUCAÇÃO FORMAL.
(Albert Einstein)
sábias palavras desse grande homem
Vdd, isso se aplica ao meu caso. Eu por ex nunca questionaria a democracia, o capitalismo, a religião se não fosse a curiosidade q me fez buscar conteúdos, pq caso contrário seria hj um gay conservador ou até reaça.
Verdade! Se eu não tivesse ido além da educação formal eu seria mais um esquerdista, relativista, materialista, pró-drogas, defensor de bandidos e amante de ditaduras.
Receba a "inteligênça".
Demorei alguns anos para assistir esse doc. Quero acreditar profundamente que nesse momento, me encontro apta a absorver o que esse doc quer passar... em sua essência, na formação de seres humanos que só podem serem formados por outro ser humano. Entendo que estou em transformação a todo momento, e ledo engano de minha parte, quando penso que um título num pedaço de papel me faz um ser completo capaz de facilitar o processo de transformação de alguém. Para mim, tocou me quando ouvi no doc que nao ensinamos ninguém.... porque estamos justamente nesse processo. Humilde é reconhecer que nada sabemos, leve se torna o caminhar. Eu que fui alfabetizada com a cartilha Caminho Suave, e achava um máximo poder pintar os desenhos, claro, em casa, apos o termino da lição... após escrever e copiar tudo bonitinho no caderno de caligrafia. Hoje me auto descubro, que o que mais gostava mesmo.não eram as lições. ..... e sim poder pintar!. Que lindo.... pode ter esse insight ... apos tantos anos..... que leve fica minha mochila sem o plano do sucesso.... que bênção é poder ter a esperança de reavivar essa essência..... ha tempos esquecida em meio aos recibos de contas pagas...quand a maior dívida é contraida comigo mesmo. Onde estão as corporações que oferecem suas oportunidades aos que sonham com essa realidade? Não deixarei de buscar com todas as minhas forças, de todas as formas e em todos os lugares, as oportunidades de desaprender e reaprender, todos os dias, lendo os sinais que a VIDA me dá.
Impactante e reflexivo! Fui moldada por uma educação conservadora e tradicional, mas nem por isso vou ser uma educadora que só reproduz o que me.foi passado. A partir de agora sempre buscarei melhorar o estudante agora tem que ser o protagonista! Os muros das escolas devem cair!!
Estou estudando pedagogia....
com esse documentário me fez refletir as formas incríveis da verdadeira educação ,passo atualmente vários com relatos constante dos filhos adolescentes e a falta de vontade de aprender 😢.... Adorei ❤❤
Que documentário necessário! Td pai, profissional e sistema de ensino deveria assistir esse documentário. Somos formiguinhas e vamos conseguir mudar esse sistema juntos, pode levar o tempo q for, mas não tem mais como segurar essa mudança, ela vai acontecer!
Conteúdo necessário para todos os profissionais da educação. Me fez repensar as minhas práticas...Ótimo filme
Sensacional!!! Todo e pai e toda mãe deveria assistir a este video. Não trabalho com educação mas este video nos dá um ótimo norte para a escolha de colégio para nossos filhos e à maneira com que educaremos nossos cristais!
Ótimo documentário, nos motiva a realmente pensar como está sendo a educação transmitida por nossos educadores, onde se é buscado sempre desenvolver com alunos apenas o que proposto em um currículo e nada mais, onde a um foco em apenas o que querem passar, e acaba se tornando algo padronizado. Se seguíssemos a linha de raciocínio desse documentário teríamos um mundo melhor, cidadãos mais preparados para lidar com as adversidades da vida cotidiana, preparados para exercer a cidadania sem receio da repreensão, e teríamos menos marionetes ao serviço do sistema. Pessoas formadoras de opiniões críticas construtivas, e que não aceitassem o que é lhe emposto sem questionar!!!
Gente que filme mais lindo, cada vez mais me identificando e aprendendo com ele. Uma das melhores propostas que já recebi de professores, foi a ver isso. Sei que me tornei outra apos isso, e quero passar a diante. Excelente trabalho!
Na minha opinião a escola tem finalidade de aprender as regras básicas, que na sociedade é dada sem pressão ou palavras, e a criança aprenderia a ser um SER HUMANO. Com liberdade vigiada, guiada e protegida! Amei esse vídeo!
Estou fazendo Licenciatura em Física e estes questionamentos têm me inquietado há muito tempo. Não quero ser aquele professor conteudista, mas aquele que inspira a curiosidade. Contudo há uma diretriz muita clara com o sistema pedagógico que me obriga a seguir este sistema. Ainda estou no início da minha formação, mas já reflito muito como estar dentro do sistema, mas sem matar a curiosidade. Uma revolução aos poucos!
Ola! É possível estar no sistema e fazer diferente, ainda assim. No momento, n posso explanar uma resposta satisfatória, mesmo q esteja interessada. Mas estamos sob os mesmos meandros
Assistir o documentário "A Educação Proibida" colocou uma "pulguinha atrás da orelha". Durante todo o tempo do documentário ouço educadores falando e falando: "crianças estão entediadas...","crianças sofrem...", "crianças estão tolhidas...", "a escola não ensina...", " a criança é o protagonista...", etc. Ou seja, durante duas horas, ouvi educadores "falando sobre" os alunos, mas não vi alunos falando de suas inquietações, dificuldades e problemas. Não vi nenhum pai ou mãe falar das dificuldades de seus filhos. As únicas falas de "alunos" são feitas por jovens atores que decoraram um script escrito por roteiristas adultos que não sei se, de fato, são educadores. Para mim, é um contrassenso..
É preciso tomar cuidado, pois o discurso dos especialistas em educação pode ser algo meio que "dogmático", a partir de um olhar subjetivo e não tanto sobre a realidade objetiva. São muitas vozes que falam de uma escola que deve mudar, mas ninguém faz a menor ideia do que deve ser feito, apesar de tantas conjecturas. Os professores e docentes querem mudar a educação e se baseiam nos escritos dos especialistas, mas ainda assim são professores que dizem o que é melhor para o aluno e como a educação deve ser, mas dizem que o aluno é o protagonista. Como é possível? O aluno deve aprender o que lhe interessa por que lhe interessa ou porque um especialista em educação o disse? Perdoem pelas perguntas, mas a pulga atrás da orelha não para de coçar....
Ótimo
Reflexões valiosas. Se partimos da premissa de que a educação está para a manutenção do sistema político cultural vigente já ajuda a pensar nessas suas questões.
Num mundo ideal, utópico, não haveria necessidade de escolas.
Elas existem para formação de massa.
Independentemente do modelo didático/pedagógico, a educação deveria introduzir o aluno ao vasto universo da cultura em sua integralidade. Não é o que o modelo atual propõe. No modelo vigente, o aluno é visto como mão de obra que deve ser capacitada para atender às exigências do mercado de trabalho. O aluno deve ser capacitado, mas de pouco ou nada importa que ele realmente tenha capacidade de compreender o mundo, ou ao menos a capacidade para tentar interpretá-lo. Por isso a reflexão, ao meu ver, deve cuidar primeiro e antes de tudo dos conteúdos ministrados e de qual é a finalidade de se estar ministrando tais conteúdos. Jovens do ensino médio decoram centenas de fórmulas para passarem nas provas de física e química, mas concluem essa etapa de sua educação incapazes de descrever o que é um átomo, ou de situar o planeta terra no sistema solar e na via láctea. O aluno é aprovado, o conteúdo ministrado não produz qualquer impacto em sua vida, aprende alguns macetes para ser aprovado em exames e vestibulares, mas continua completamente ignorante acerca do mundo que o cerca. A quem atende esse modelo de educação? Aos interesses das grandes corporações, somente.
Concordo com tudo no documentário, mas Infelizmente o sistema é bruto, os pais infelizmente não tem condições de lidar com seus filhos, não conseguem nem se colocar como pais que são e esses "Especialistas em Educação" que vc cita na maioria das vezes NUNCA deu aula na Educação Básica, não enfrenta uma sala de aula mega lotada como no Brasil. Colocam o prof. como Demônios mas o buraco é bem mais embaixo, no Brasil, por exemplo, TODOS os problema que o SISTEMA NÃO RESOLVE: SAÚDE (o médico não olha no rosto do "paciente", POBREZA (falta o básico o prof. faz cesta básica do seu bolso), ESTUPRO (vários casos), etc, etc, todos são JOGADOS NA ESCOLA, para o Prof. "cuidar". Quanto aos pais, concordo contigo, vimos em 2022, 2023 pais ficarem plantados na porta de quarteis, mas nunca os vi nem em reuniões de seus filhos.
De fato, caro Décio. atribuir missões a quem não tenha condições é no mínimo estranho. Afirmar que crianças são quem devem orientar a educação, em vez do exato oposto, a mim também parece absurdo; mas esse tipo de deturpação, que tira responsabilidade do adulto entregue tão só ao viver secular, como se a consciência humana fajuta ao ponto de nada explicar em definitivo fosse milagrosamente autossuficiente desde a tenra idade, tem sido base a formação de professores/educadores/orientadores incapazes de externar saberes.
O trabalho sobre que ora dialogamos, realmente culmina em mais vazio substituindo o teor que outrora fora norte do educar; muita tagarelice semelhante ao discurso de que biofilia detém vidas.
A retirada do pátrio poder caminha em passos largos por cá. Pior! Por quem não tenha amor paterno, mas seja mais robô do Poder Estatal DITATORIAL (e quem dera fosse Ditadura de Proletariado realmente!).
muito BOOOOMMMMMM... Parabéns a TODOS os envolvidos, a educação tem que avançar, tem que crescer, tem que MUDAR...
A Educação pensada de forma diferente, simplesmente voltada a aprendizagem através da experiência é Tudo o que realmente deveríamos ser desde o início da vida apresentados. Excelente trabalho, obrigada!!
Excelente! Pena que há muitos ignorantes que nada aprendem, mesmo com um documentário tão didático!
Bom documentário! Ouvir os alunos, conhecê-los e respeitar as escolhas deles é fundamental para uma relação mentalmente saudável e melhor aprendizagem.
Vim assistir esse documentário/filme só por causa de uma lição escolar, e graças a isso, eu pude refletir mais sobre o assunto e perceber que o sistema educacional é falho e prejudicial. (minha opinião)
Todos devem ver esse documentário pelo menos uma vez e refletir sobre.
Nós, estudantes, somos responsabilidade da sociedade como um todo. Somos o reflexo de vocês!
Qual era sua lição??
Você não é a responsabilidade da sociedade, você não vai mudar nada, o Estado nunca deixaria mudar alguma coisa, e se querer mudar alguma coisa como gênios como o Ross Uldritch e o Jstark que queriam liberdade para as pessoas, tiveram destinos pior que de serial killers, perseguidos pelo estado. A pior tipo de crime é os contra o Estado. Quando entender isso vai começar a ter noção do porque as coisas são como são.
🎉Não conhecia este vídeo , mas conheço, acredito e defendo as ideias , os ideais e os princípios que embasa seus propósitos.
Enquanto matemática e português forem as maiores cargas horárias da educação, vai tudo continuar do jeito que está. Todas deveriam ter a mesma carga horária e colocar educação artística, educação ambiental, educação musical, educação financeira e educação física desde o inicio do ensino fundamental.
É só MINHA opinião.
Com certeza uma maior variedade de matérias daria mais oportunidade de cada individuo se identificar em qual área ele se sente mais confortável
A educação é muito engesada e os sistemas de avaliação acompanham o mesmo ritmo. Penso que deveríamos ter uma educação decentralizada e multifacetada, a fim de extrair dos indivíduos o maior potencial possível, ao passo em que nas séries iniciais fosse feito um trabalho de base com um sistema que fosse voltado a uma maior exteriorização do ensino, levar o conhecimento para fora da sala de aula, fiz uma pesquisa e foi verificado que um dos pontos de suscesso do enisno é o ato de criar uma expectativa de participação e interação, no sentido de imputar o senso de utilidade e de poder de mudança que o conhecimento dá ao ser humano, mesmo tão juvenil, um exemplo são as avaliações premiadas e desafios motivacionais à leitura e produção de textos!
A escola não deveria ter aulas, provas, turmas e nenhuma tralha dessas dos séculos XVIII e XIX
E só A ciência.
@@JoseAlves-wd9hy sim
Não esqueça do ensino de idiomas... desde o início...
Excelente Filme / documentário. Nos leva a uma reflexão profunda de uma realidade amarga para dentro dos muros. Onde crianças e jovens buscam um aprender que não existe, e sim uma reprodução em massa de um saber que não lhes pertence. Uma palavra, uma opinião que não é sua e sim daquele que deveria ser seu condutor, direcionador, educador da construção do conhecimento. Entretanto não culpo o docente, mas, o sistema pois cobra dele o que muitas vezes ele por si só não consegue oferecer. Então é obrigado a reproduzir aquilo que lhe orientado a séculos. Trata todos os alunos como um. Oferece o mesmo conteúdo, como se todos tivessem a mesma mente, o mesto tempo para aprender.
Só concordei com o início. Deixar a criança livre sem direcionamento com essa conversa de que desde pequena a criança sabe quem é e o que quer, eu não caio nessa. Liberdade sim mas com orientação sempre.
O que você quer dizer quando diz "orientação"? Como você interpreta? De que forma você considera quando uma criança está sendo orientada?
Educação correta, crianças estão em formação e devem sim, e sempre serem direcionadas por, pelos adultos. Não essa zona que está atualmente. Em todos os sentidos. @@kinnahan81
Filme maravilhoso e rico em conhecimento. Olhe para as crianças com o coração e empatia. Pois o mundo precisa de pessoas realmente capacitadas e empática.E que possamos forma crianças criticas e formadoras de opiniões. 2:09:01
Excelente! Hoje em dia fala-se muito sobre uma educação para a autonomia, que contribua para a formação de indivíduos críticos e participativos, futuros cidadãos atuantes, mas não se muda nada nas escolas. Pior ainda, mais e mais alunos saem das escolas semi-analfabetos, o que não lhes deixa nem a perspectiva de aprenderem por si mesmos o que realmente é importante para si próprios. Mas, mudar é difícil e nos tira do conforto de fazer as coisas como sempre foram feitas.É necessário olhar para o novo sem preconceitos. Ter coragem de tentar.E, muitas vezes, os que o fazem são criticados e condenados por aqueles que querem continuar confortavelmente dentro de suas caixinhas.
Sensacional!!!!!! Acho que este documentário não é só para o professor, não é só para alunos, não é só para diretor e coordenador, não é só para os pais!!!! Ele não é específico!!!!! - Esse filme é para todos!!!!!!!!
Profª Rita
Que maravilhoso assistir, refletir e ver que têm muitas pessoas com a mesma linha de raciocínio que a minha. Vamos continuar nos desenvolvendo, tem coisas que evoluíram mas há muito ainda a fazermos...
Um dos melhores documentário que já assisti, toda a dinâmica usada fez me esquecer do seu tempo de duração, vcs trazem uma educação significativa e exemplificam com esse filme, simplesmente riquíssimo de aprendizados a serem postos em prática. AMEI
Excelente produção. A evolução passa pela crítica, pelo pensar alternativas melhores, pelo buscar outros caminhos ainda não trilhados. Isso exige ousadia, coragem e criatividade.
É um grande desafio manter o equilíbrio entre a crítica ao sistema e um olhar realista do processo a que fomos submetidos nos últimos séculos, toda teoria educacional traz verdades, possibilidades, progresso e desafios, vejo que temos que criar pequenas experiências onde a Gestão Democrática da Educação seja uma possibilidade, e, uma continuidade. Creio que os gestores das cidades menores podem aplicar uma grande parte do que se preconiza na Educação Proibida; Quero incentivar estas mudanças, motivar estes gestores ao protagonismo no processo educacional Brasileiro, façam, ousem mudar, documente tudo desde o início, como se faz em uma construção, é uma construção. Com realismo, abandono dos preconceitos, mudança de paradigmas, e, fazendo as perguntas certas e adequadas a sua realidade e a realidade de sua localidade; Fazendo as mudanças dentro das medidas possíveis. Pegando desta teoria aquilo que se pode aproveitar e utilizar de maneira prática. Deixem-me participar disso, Grande abraço. www.muciomorais.com/educacao.html
A conclusão é que de fato o amor o acolhimento no âmbito familiar é que gera uma boa educação, temos que parar de atribuir a instituição ESCOLA o dever de educar, quem educa são os PAIS, é a instituição FAMÍLIA. Cabe a instituição ESCOLA o ensino, eu apoio o fato de que nas escolas se faz necessário um ensino atrativo e prático que atraia o aluno, que seja mais prazeroso. Apoio também que cabe aos pais decidirem se querem ou não ensinar em casa as disciplinas escolares, e que cabe a FAMÍLIA optar pelo método de ensino que querem estar aplicando em seus filhos.
Ótimo! tenho conhecido docentes e pessoas que me dão esperança no amanhã e estes documentários ajudam a disseminar informações vitais!
Documentário Interessantíssimo e sem dúvidas esclarecedor. Ele nos põe verdadeiramente a pensar se de fato estamos preocupados em sermos "educadores" ou "ensinadores". Nossas crianças são gênios em potencial e colocamos tudo a perder quando estabelecemos um padrão para que ela siga ou então ela será "punida" pelos pais/professores/sociedade... Podemos perceber no nosso atual sistema de educação que não há apenas um padrão no que diz respeito à conteúdos, mas também ao modo de agir dos professores, que acabam se "acostumando" com seu trabalho e passam a ver os educandos como meros robôs e não seres repletos de individualidades e potencial para ser explorado. Walter Benjamin disse: "Que as coisas continuem como antes, eis a catástrofe", ou seja, precisamos de imediato uma mudança em nosso ensino, para que alcancemos com total exito o desenvolvimento de nossos alunos, para que eles possam sempre se reinventar e ressignificar de forma autêntica, livre, autônoma, exaltando sempre suas particularidades, e não sendo apenas um adulto em miniatura ou trabalhador alienado em potencial.
Ótimo documentário!
Além de nos fazer entender como funciona o bruto sistema educacional aplicado atualmente, coloca também em pauta assuntos muito interessantes como a relação ao nosso modo de ver a vida depois de adultos no caso de termos nos formado neste sistema. Mostra o motivo pelo qual nos tornamos tão medrosos diante de situações novas ou situações em que temos que usar nossa criatividade. Além de que nossa espontaneidade e senso crítico são totalmente defasados!
Um documentário muito bom, muito interessante. Me fez refletir muito em como é o sistema de educação atualmente, de como os professores lidam com as coisas que acontecem em sala. É como se houvesse uma disputa em sala de aula, de quem é o melhor aluno, quem é o pior, quem irá ou não fracassar. Me fez pensam se estamos lá realmente para educar ou ensinar, e então qual seria a melhor maneira de trabalhar em sala de aula e de fazer a escola em si um local prazeroso para se estar.
Caramba! Tudo mundo deveria assistir essa arte de informações e conhecimentos. 👏❤️
Eu passei por esse processo onde só que ensinava e sabia de tudo era o professor o termo era sentado e calado,e hoje posso contar outra realidade onde o aluno te suas opiniões de Prender ensinando também ou melhor dizendo há uma troca de saberes você aprende muito mais, que interessante esse doumentario me deixou impactada fez eu reviver minha infância e parte de toda minha vida escolar
Bem romântico!!! Na prática é bem diferente. Pensa em 1000 alunos com toda essa liberdade...
Esse vídeo merecia e deveria passar em todos os meios de comunicação do mundo, real, interessante e abre todo um leque de informações e TB de restrições feitas ao decorrer dos tempos, a educação sempre deveria ter sido libertadora, coerente e não castradora e desinteressante, a educação proibida é um novo conceito, Amei o vídeo e vou repassar o máximo que eu puder. Obrigada
Maravilhosa está maneira de aprender e desenvolver novo conhecimento.
No ensino atual somos prisoneiros de muitas coisas que nem vamos precisar no futuro. vamos levar a vida de forma mais suave... pois não sabemos o dia de amanhã.
"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer" Geraldo Vandré. Não espera que a escola mude, mude sua atitude de educador. Cada pai, mãe, avós, tios, motoristas de transporte escolar, todos são educadores. A escola é só uma das obrigações sociais, a educação é um prazer.
Marcio Mattos Não se deve eliminar a educação e mt menos a escola, o que se deve mudar é a forma de ensino, ensinar como produzir bem estar coletivo e próprio, dando início a uma educação de cooperação, eliminando todos os alicerces e doutrinas competitivas
Art. 5 da Constituiçao, considerando que todos são livres, não da para entender porque você e obrigado a votar a mandar seus filhos para escola a ser como o sistema quer que você seja.
Livre onde mesmo?
RSM Montador de Móveis essa tal “liberdade” não existe.
Me identifico muito com esse filme hoje, pois sou aquele cara que deu um salto do ensino primário para a Faculdade, e sinceramente com tudo que ando observando hoje com um olhar mais critico e analítico com os estudos de Ciências Humanas mais precisamente estudando Marketing.
Tenho três filhos dois foi liberado através de suas mães para o sistema cuidar com suas regras e a menor de 4 anos acompanho ela a todo momento com praticas que por incrível que pareça semelhantes a desse documentário, minha pequena já ultrapassa em inteligencia e conhecimento 5 anos ou mais outras crianças de 9 10 anos criadas pelo sistema.
Boa noite meu querido, obrigado pela resposta.
Parabens a quem Desenvolveu esse trabalho , Deus esta atuando Dentro da vida de Vcs, k Abençoe com Saude e Paz e Fe em Pratica ... Amei uns ao outros como amei a si mesmo !! Educaçao e Arma mas Poderoso !!!
É um grande desafio manter o equilíbrio entre a crítica ao sistema e um olhar realista do processo a que fomos submetidos nos últimos séculos, toda teoria educacional traz verdades, possibilidades, progresso e desafios, vejo que temos que criar pequenas experiências onde a Gestão Democrática da Educação seja uma possibilidade, e, uma continuidade. Creio que os gestores das cidades menores podem aplicar uma grande parte do que se preconiza na Educação Proibida; Quero incentivar estas mudanças, motivar estes gestores ao protagonismo no processo educacional Brasileiro, façam, ousem mudar, documente tudo desde o início, como se faz em uma construção, é uma construção. Com realismo, abandono dos preconceitos, mudança de paradigmas, e, fazendo as perguntas certas e adequadas a sua realidade e a realidade de sua localidade; Fazendo as mudanças dentro das medidas possíveis. Pegando desta teoria aquilo que se pode aproveitar e utilizar de maneira prática. Deixem-me participar disso, Grande abraço. www.muciomorais.com/educacao.html
excelente documentário! já estou compartilhando para os amigos e professores. parabéns
Ah, como eu gostaria de ter conhecido essa mensagem na época de sua transmissão original.
Destruíram nossas mentes e silenciaram quem poderia curar.
Essa mensagem é de grande valor.
Reflexão é sempre bom, ela nos faz analisar o contexto educacional a qual estamos inserido..... Gostei muito.
A obra destaca a importância de um sistema educativo que valorize a curiosidade natural e as potencialidades únicas de cada aluno, promovendo um aprendizado mais livre e significativo.
Amei o vídeo! Nos leva a pensar e a querer buscar novos métodos de ensino. E até mesmo de conhecimentos!
Esse vídeo leva a você ficar BURRA ISSO SIM!!
PERGUNTO? "SÓCRATES, PLATÃO; E GRANDES PENSADORES DO PASSADO, FORAM A UMA ESCOLA FORMAL E COM MÉTODOS?
@@antoniobarbosa433 Nao, principalmente socrates. ele, com todo certeza, criticaria esse sistema de ensino. tanto é que ele gostava de cobrar pelos seus ensinamentos, ao contrario dos sofistas
Sensacional esse documentário. Confesso, que vim assistir sem grandes motivações, sem a informação de mais detalhes sobre ele. Reflexões totalmente necessárias. Ainda estamos inseridos em bases educacionais engessadas. Um modelo de ensino teórico, sem aplicação e que depois nos obriga a aplicá-lo. Hojé mesmo, ouvi de um professor: "Você não deve avançar o tema. Deve esperar eu ensinar aqui em sala". Desmotivante, diante de um mundo de possibilidades de aprender as mesmas coisas, por outros caminhos.
Estudo pedagogia ,e ao ver o vídeo já mudei muito meus conceitos e sou totalmente a favor de uma educação fora dos muros ,parabéns pelo documentário coisa assim é que fazem a diferença.
Simplismente FANTÁSTICO esse vídeo!!!
Fala sobre exatamente tudo que um dia eu pensei, mas não soube me expressar sobre o sistema de ensino. Obrigado aos idealizadores desse projeto, vou fazer uma boa divulgação desse conteúdo.
A escola Waldorf é um bom exemplo de alternativa ao ensino tradicional. Funciona. Mas este vídeo é ainda mais reflexivo. Parabéns!!
O vídeo, apresenta a verdadeira situação da educação, uma visão transparente, gostei muito
Sou estudante de Letras,e agradeco por este documentario.
Parabéns para os organizadores desse Filme Fantástico. Parabéns para quem postou!!! Só alguém realmente preocupado com a educação do homem com a antropologia, sociologia e a sensibilidade humana poderia produzir uma material desse.
Por traz deste video visivelmente tem uma teoria Marxista onde querem aplicar o pedagoia do opromido. No Brasil é um dos responsáveis pela queda de qualidade na educação.
Por que não aprendemos educação financeira, inteligência emocional, empreendedorismo. Por quê?
Porque o objetivo (projeto) educacional brasileiro não é formar seres críticos e pensantes, mas sim seres alienados e que trabalhem para o bem (lucro e crescimento) do sistema.
Em resumo, a falta de educação no Brasil é um projeto elitista que tem dado certo, basta pensar no governo vigente, que corta gastos relacionados a educação e não permite que ignorantes políticos reconheçam (através dos fatos) que houve um crescimento, mas que agora tudo parou.
Lamentável!
Exatamente, o que te impede de aprender isso por conta própria? Seria sua falta de vontade?
@@ゲーマープレーヤーゲーマープレーヤー é proibido contrariar o conteúdo programático do MEC
@@carlasalvador5074 Escolas público-privada.
Ser empreendedor no Brasil é ser entregador de iFood, trabalhando 10 horas por dia sem direitos mas é claro, com o gigantesco ''benefício'' de ser supostamente seu próprio patrão.
Precisamos estar atentos e analisar tudo. Sempre haverá algo que nos será útil para compreendermos o nosso dia a dia. Gostei! Há coisas proveitosas que podem contribuir na formação de nossas crianças e jovens sem abrir mão da disciplina e respeito. 'de brincadeira em brincadeira aprendesse muito'.
assistam "sociedade dos poetas mortos", é um complemento maravilhoso desse video. Aprendi muito e estou impactada !
Minha professora de português passou esse filme , é um filmaço 👏
Vou procurar para assistir agora mesmo! Obrigada!!!
Exato! Falei justamente desse filme com meu pai após comentar sobre este documentário. Muito bom!
obrigada por nos ensinar sobre a existência dessa filme! primeira vez que eu assisto- o.
Fantasticamente revolucionário, radical e profundo!! Urgente se faz uma OUTRA EDUCAÇÃO!!! Saludos!!!
Maravilha! Compartilho ... vamos construir uma Escola que Educa de verdade ...
Esse sistema está matando os futuros gênios da sociedade!!!!...
todos que eles possam desqualificar por não aceitarem esse sistema de controle.
A escola mata a criatividade, e faz a gente não pensar fora da caixa
O sistema socialista é isso aí, mata qualquer ensino.
Pois é.
@@rafaelbastos1864 sistema socialista? Você não assistiu esse vídeo ou não entendeu nada!!
Documentário muito interessante!! Nos faz refletir sobre a educação atual, em como estamos em um sistema ainda muito tradicional. Muitos docentes ainda se preocupam em apenas seguir o que lhes foram impostos, sem pensar em uma forma de levar aos alunos uma melhor qualidade de educação, isso afeta toda fase educacional, formando alunos sem conhecimento, traumatizados em ser padronizados através de notas, através de professores sem amor a profissão, sem paciência e sem estudo! As crianças tem uma grande capacidade educacional, aprendem através da prática, do meio social e se isso for restrito, o tradicional sempre estará presente.
Walter Benjamin diz que as crianças tem muita capacidade, que através de brincadeiras e brinquedos, do meio social, surge um sujeito da cultura, melhor dizendo, precisamos inserir as crianças em um meio social adequado, para que o tradicional acabe, para que ocorra um melhor desenvolvimento escolar.
sempre pensei assim, mas achava que era coisa da minha cabeça. hj sei que meus pensamentos eram verdadeiros... essas escolas parece mais prisoes. como se fosse um monte de gente indo por ir
Motive as pessoas em sua comunidade a mudar, parabéns janaína!
Janaína Fernandes vdd, hoje em dia as pessoas vão para escola ou para comer ou para ver os amigos, apenas isso.
Tenho 70 anos, infelizmente é isto; verdadeiras prisões.
Então que se aperfeiçoe a metodologia de ensino nas escolas, e não esse papo babaca de educar em casa.
@@Edu19712010 Qual o problema de se educar em casa? Com advento da internet tem vários professores, artigos e materias e informação descentralizada
Uma reflexão sobre que tipo de educação a minha rede de ensino oferece aos alunos? Olhar todo esse conteúdo como um alerta, um ensinamento a novas perspectivas de ensino.
Muito bom^^ Um professor meu havia indicado esse vídeo a mim, e posso afirmar que não me arrependo de tê-lo assistido.
Que documentário maravilhoso!!❤
Já são dois dos melhores documentários que já assistí... maravilhoso.
Assistam também "Da Servidão Moderna".
Exelente!! Só não acredito ki estou assistindo esse video hoje... Embora o conhecimento nunca è de mais. Parabèns pelo conteúdo.
Como eu gostaria de poder tirar meus filhos da escola e restaurar neles o prazer de aprende.
tem um projeto de lei na câmara federal, autorizando o ensino no lar; mas não sei se vão aprovar.
Se eu tivesse filhos também nao gostaria que eles frequentassem escola. Tudo aquilo que é obrigatório certamente nao é bom para vc e sim para quem está obrigando.
Gurus, escolas,... oferecem respostas (sem antes, ou) quando poderiam estimular perguntas.
O povo precisa aprender um pouco de mêiutica socrática. Mas, como querem respostas pronta......
Tendo meus filhos, pretendo entrar na justiça para fazer o homeschooling.
Meu filho não é do Estado, prefiro ir pra cadeia do que enviá-los para a escola.
Sei que vai ser uma batalha terrível. Se eu não ganhar na justiça, pretendo desconstruir toda crença freiriana que meu filho possa ter na escola.
Sou estudante de licenciatura em História, e agradeço por esse documentário.
Eu concordo com quase tudo desse vídeo...amo Paulo Freire, mas tenho a dizer que a escola é sim necessária para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. E que eu me lembro de muita coisa que aprendi no fundamental e médio e só estudei em escola pública....eu adorava ir a escola! E por isso mesmo larguei uma carreira bem mais rentável para ser professora em escola pública da ed. Infantil e fundamental. Penso que devemos sim rever e reestruturar a formação dos profs e a maneira de ensinar, educar e tb rever a estrutura escolar.
Paulo Freire é o problema, não a solução, eu prefiro o método clássico de educação usando o Trivium. Defendo que cada um aplique a maneira que quiser a educação dos seus filhos, os meus passarão longe de Paulo Freire, esse método causa lesão cerebral em alguns casos.
Para um bom aprendizados dos alunos precisamos muitas vezes acreditar no aluno e ensinar da melhor forma.
Só o fato de refletirmos sobre essas novas visões já é um grande avanço!
O problema é q não são novas.
O melhor filme que assisti foi "Como estrelas na terra" do produtor Amir, este video ocupa o segundo lugar do que realmente aprendi em meus trinta anos sobre o que vale a pena construir como verdade!
show
Rodrigo, dei uma olhadinha agora no "Como estrelas" e descobri que já o assisti, aqui mesmo no TH-cam, com outro título. Realmente, é muito bom. Gostei mais deste, que me pareceu tratar mais amplamente do assunto educação.
Todos os professores, educadores que se prezem deveriam assistir esse documentário. infelizmente não tenho encontrado muitos educadores bem intencionados nessa área, especialmente o que envolve educação infantil. Que para mim é como foi falado a essência do ser.
Sim,a educação infantil é a base de tudo,mas eu vejo muitos professores engessados, que não entende nada dessa fase, que objetivam só o controle da sala,muito triste.
Muito lindo na teoria as crianças brincando ,aprendendo, criando e tal é coisa quero ver isso tudo na REALIDADE onde existe essa escola maravilhosa . trabalho em escola onde as crianças gritam , brigam de murro socos e não ouvem ninguém as salas são uma bagunça e as crianças não sabem nem se interessam em nada .Onde pelo amor de Deus existe essa escola perfeita? queria ver esses "Ideologistas" dentro de uma sala dessas aqui onde trabalho, sem regras sem limites seria MARAVILHOSO... Confesso que não estou acreditando e a educação não está existindo nem dentro das famílias dessas crianças, e a formação proficional que cada criança vai escolher pra formar sua independência financeira.? Muito confuso...
Acho que a escola maravilhosa não existe! E acredito q a educação por completo teria q ser revista, N só da escola, mas da sociedade! E acho q vc N entendeu, N é N ter limites é permitir que o aprendizado seja atrativo e útil pra vida! Minha filha estuda num colégio montessori, hj ela estava estudando o ciclo do girassol, plantou e fez suas considerações! Ela faz experimentos, fala de moléculas, sabe qtos dias é o ciclo do pintou dentro do ovo, explica e conversa sobre as estrelas, o arco-íris, os planetas! Ela só tem 5 anos! Claro, a sala dela tem 12 alunos apenas, escola pequena MS ela aprende de forma fantástica!
Mas essa agressividade e dispersão nascem do fato de que falar bem, ter muito vocabulário pra "escolher as melhores palavras" pra traduzir o que a criança está pensando, está em falta. Sem o desenvolvimento da linguagem oral, não existe tentar desenvolver a linguagem escrita e a escola e a família estão recebendo crianças cada vez mais corporais por isso. O corpo de criança precisa gastar muita energia e por isso precisa brincar - mas não tem mais esse lugar em casa pq elas são muito pequenas! Nossa evolução precisa de coisas que retiramos e não substituímos por nada... Esse é o problema.
Não aguento o lenga lenga desses especialistas. Os caras acham que uma escola pública é a faculdade de filosofia da USP, tudo lindo e cheio de paz.
@@joaocarlos2696Aonde leu isso ???¿
@@adrianajazra2899 não só li mas vivi. Japoneses usam os mesmos métodos há séculos. Estudei em uma escola pública e depois fui ver estrago que fizeram no meu aprendizado. Já fui aprovado em 4 concursos de nível superior, 8 horas por dia de estudos decorando inclusive os termos, convers com alguém que programe do esforço para produzir códigos, converse com alguém que já estudou equações diferencias ordinárias. Usam essas teorias absurdas com os pobres e na hora da prova vem o "grosso". Professor Piazzi tinha razão, começa com hierarquia depois vemos o resto
Este vídeo deveria ser visto pelo mundo todo, inclusive por todos que aprovam uma educação conservadora e opressora.... Maravilhoso!!
Muito bom! Gostaria de ver escolas com essa metodologia de ensino.
QUAL? Eles não deram nenhuma solução! Só criticaram!
@@u2t4 A destruição total do MEC, seria sensacional. Leia sobre o Trivium e o Quadrivium
Um dos melhores documentários sobre a educação e sua ação na sociedade.
a crítica é uma forma de análise logo uma forma de pensar
Um criacionista fanático crítica a evolução sem analisar nada. Pensar e criticar são coisas bem diferentes, ainda que existam críticas fruto de análise.
Na verdade, toda crítica pressupõe uma análise. Acontece que o uso vulgar do vocábulo assumiu um significado de simplesmente "falar mal" de alguma coisa.
Esquerdopatas do inferno!!
sempre tem um direitista asqueroso pra latir.
PAZ!
Acredito que o vídeo apresentando as diversas metodologias nos ajuda a repensar nossa postura audiciosa de pensar em ser o dono do conhecimento. Refletir nossa educativa sem o exercício da " força e do poder " é um caminho que faz parte do próprio ato de ser educador.
digo nossa prática educativa
QUE FORMALIDADE !!! EU APAIXONEI...
SÓ QUEM AMA QUER MUDANÇA.
O filme demonstrou o quanto os educadores, precisam se reenventar, para estar apto a pensar a educação, como um meio de desenvolvimento disciplinar, que leve a criança a se tornar um ser socialmente satisfatório e feliz.
mais uma informação para filtrar a mente da matriz , séria bom que todos assistissem . gratidão 🙏troco tudo por saberia para poder tá seguindo a vida do meu jeito, não do jeito que o sistema quer
Plenamente correto; só que ninguém quer perder tempo vendo este vídeo educativo, preferem ver o futebol.
este vídeo relata infelizmente muitos acontecimentos que vem acontecendo no decorrer de anos. mas acredito que os verdadeiros professores são aqueles que ensinam aos estudantes a pensarem e a buscarem novos desafios!
O Objetivo desses Professores, É Alertar aos Pais para que Direcione seus Filhos À uma Educação de Autoconhecimento baseado na VERDADE!.💪
Esses Professore, estão no Sistema, Mas, Não pertencem à ele, Afinal, o SISTEMA é um Grande EXERCITO ARMADO! O Único modo de Combatermos esse Exercito, é através do AUTOCONHECIMENTO e EXPANSÃO da CONSCIÊNCIA!!! 🌋🌌🌠
O filme nos leva a refletir; acredito que no Brasil tem que mudar muitos sistemas, não apenas a segurança, a saúde, mas também o sistema de educação. Pois ser professor da educação básica é um dos maiores desafios para um professor, pois as instituições de ensino toma para si, de alguma forma, a responsabilidade da família. Muitos estudantes chegam a escola sem valores morais, sem reconhecer seus limites, sem saber respeitar o próximo etc, e infelizmente esse comportamento ruim de alunos torna os professores ditadores. Por isso muitas pessoas criticam a escola porque exige tais valores, mas tem que existir! Tem que existir respeito entre as pessoas para que haja paz e harmonia... Ser professor é ser um pouco de tudo: amigo, psicólogo, coach, até ditador, se for preciso. Os professores são heróis da pátria e tão desvalorizados! Que país é esse!? Só fala mal de professores quem não conhece essa profissão. Parabéns a todos os professores!!!
Que seja compartilhado com o mundo esse filme chega de Robôs.
Apoiado ;)
sensacional o conteudo e a reflexão que é provocada, não sou professor, mas como todos fui aluno e assim como estes me senti do mesmo modo, acredito na mudança, somos parte da mudança
Esse documentário deveria ser mais reconhecido... Eu gostaria de ter assistido alguns anos atrás, na época do ensino médio, eu certamente buscaria alternativas. Eu acreditava que se eu não conseguia me potencializar na escola, quem dirá de outras maneiras. Eu me sentia um lixo. E ironicamente, percebi que aprendia mais fora da escola do que dentro dela. O problema não está inteiramente na gente. Esse péssimo sistema educacional é um projeto político!
Concordo com o final de seu comentário....Projeto político,pois não interessa aos mandantes a plebe pensante (pensando)... É preciso manter o "status quo" ... O andar de cima já tem moradores há mto tempo. Saudações do Rio 🌷🍀
demorei quase 20 anos para chegar nesse documentário incrível
Que m-a-r-a-v-i-l-h-a de conteúdo!!!
Espetacular. E notei que 80% do elenco de dubladores de Teen Wolf tava presente, foi interessante reconhecer tantas vozes.
Todo mundo deveria assistir!!
É preciso ensinar Educação Alimentar, Educação Sexual, Educação Financeira, Inteligência Emocional, é isso que vamos de fato usar na vida e só descobrimos aos 30 anos ou mais, quando descobrimos.
É preciso parar de ensinar...
Parabens pelo filme! Sempre tive problemas na escola pq perguntava demais aos professores que sempre vinham com respostas prontas e vazias. Cansei e tive k aceitar o sistema. Mas nunca aprovei por isso hj ensino aos meus filhos que devem questionar tudo, mas respeitar e amar ao outro e suas diferenças. Fico feliz por saber que sempre estive no caminho certo e hj sou feliz pq quem estou me tornando. 🤗🤗🤗
Eu tô aqui Pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?
"Estudo Errado" - Gabriel O Pensador
Sentar e prestar atenção.
No fundo cada um de nós mantínhamos esse sentimento de que algo estava errado na educação muitos questionamentos vieram e foram reprimidos agora é hora de mudar pois como disse o meu senhor conhecereis a verdade e ela o libertará. Também sou educador e pretendo por em pratica alguns dos conceitos revelados neste documentário.
Otimo documentario, parabens aos envolvidos.
um grupo de pessoas que adoram aprender + um grupo de pessoas que adoram ensinar eis aí a formula mágica da educação constantemente transformadora e eterna
Excelente documentário. Penso se seria possível implantarmos essa nova educação em grande escala, em país pobre,onde em sua grande maioria a realidade está bem longe do que é devido. Nossa sociedade não está preparada pra olhar pra dentro de si, será sim uma excelente implantação, se o sistema deixar implantar, creio que seres inteligentes e pensantes não é interessante para o governo. A não ser que o destino mude as setas...
A única escola verdadeira é a própria vida. A gente aprende algo só pra desaprender ali na frente. Uma coisa é, até que deixa de ser. E, no final das contas, o planeta é que é a escola, e a lição é aprender a amar e conviver com os demais em amor. Todo o resto é só pretexto para que essa lição principal possa ser aprendida.