LIBERDADE é ... a consciência da necessidade EP
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 3 ธ.ค. 2024
- LIBERDADE É, EM PRIMEIRO LUGAR, A CONSCIÊNCIA DA NECESSIDADE || Como conciliar termos aparentemente tão opostos? Liberdade e necessidade?
Será que liberdade é cada um faz o que quer? A onipotência da vontade? Do indivíduo que é, supostamente, o sujeito absoluto de suas ações?
_____________________________________________________________________________
Vídeo sugerido:
O que é uma RELAÇÃO SOCIAL | UBER e meios de produção EP #131
• O que é uma RELAÇÃO SO...
_____________________________________________________________________________
SEJA MEMBRO e apoie o canal. Botão ADERIR acima ou:
/ @orientacaomarxista
Vídeo sobre ser membro do canal:
• Seja um apoiador do ca...
_____________________________________________________________________________
Siga as páginas do canal Orientação Marxista nas Redes Sociais
FACEBOOK: / orientação-marxista-11...
TWITTER: / orient_marxista
INSTAGRAM: / orient.marxista
_____________________________________________________________________________
Leia o blog Teoria e Revolução:
teoriaerevoluc...
_____________________________________________________________________________
O livro do autor desse canal (Marx e a História: das particularidades nacionais à universalidade da revolução socialista ) pode ser adquirido nos seguintes endereços:
editorasunderm...
www.estantevir...
#Liberdade #ConsciênciaDaNecessidade #Hegel
Se você quiser, se você se esforçar, se você treinar, se você entrar de cabeça, se você se concentrar... Nada garante que você vai conseguir.
DANIEL, Craque
em 31:17 também... interessante, né? mas vamos q vamos.. vamos refutar a realidade com um sonho, muita fé, sem dizer q é fé
O pai ta on, ai sim
Tema importantíssimo !
Nós vivemos como se houvessem soluções individuais pra problemas sistêmicos (Ulrich Beck)
Isso pra mim é tão cristalino.... não entendo como a maioria das pessoas não veem isso.
Liberdade para não precisar ser melhor que ninguém no que eu faço, e sim compartilhar a vida, sabedorias e formas de viver, não impor minhas necessidades e desejos à custa da miséria e suor de alguém.
Bá, muito bom Gustavo.
Trazer, instigar e propor a luta pela "consciência da necessidade do socialismo", não é uma tarefa fácil no momento atual, levando em conta toda a antipropaganda existente.
Ainda bem que temos o canal Orientação Marxista para mostrar o caminho, e poucos sabem fazê-lo com a maestria dos teus vídeos.
Parabéns e continue esse guerreiro incansável.
#JailBolsonaro
Muito esclarecedora está tua exposição. É um tema profundo, mas que conseguistes passar com uma didática bastante simples. Os exemplos para o entendimento da questão foram excelentes. Obrigado, Gustavo!
E ele não apaga nenhum comentário. Já falou isso várias vezes. O cara é top mesmo.
Muito bom ver vídeos novos! Saudade das reflexões e deboches ímpares.
"Liberdade é correr pelo céu, sempre unidos vamos triunfar!"
Z, Dragon Ball. TV Globinho. 2007.
@Doutor Enéas me espanta um perfil chamado Dr Enéas nesse canal. Hahaahah
Mas tá tudo bem. Tá tudo certo.
Muito top esse comentário kkkkk
Pqp... Hehehe, mandou essa pra os imbecis de plantão que, por hora, brincam de governar o país...
@@gabrielmigliorini3147 Por quê? O próprio Enéas dizia que admirava o marxismo, mas pra ele a "prática" levou a tragédias, um discurso igualzinho dos liberais mesmo ele não sendo um.
@Doutor Enéas Na verdade ele era de direita mesmo, um intervencionista, defendia claramente o livre mercado e tal, mas era contra o imperialismo.
Gustavo, seus vídeos estão cada dia melhores. Esse assunto chegou em boa hora. 👏👏
Final de ano revendo vídeos do canal.
"Liberdade é a consciência da necessidade" é uma definição tão bonita de liberdade (eu pelo menos acho)
Ao contrário, as concepções modernas (a maioria de inspiração liberal) de liberdade como uma não-restrição, um não-impedimento abstrato são tão tacanhas, tão débeis e, por isso mesmo, tão aviltantes a nossa realização enquanto seres humanos.
Eu não consigo conceber como alguém pode amar uma liberdade que não considera os outros, senão enquanto obstáculos.
Acho que agora compreendi melhor de onde veio a sensação libertadora que senti quando comecei a compreender melhor a nossa sociedade através do estudo do Capital
liberdade sem lucro ou herança, se abrir mão do capital estará abrindo mão de um dos poderes que permitem a liberdade!!
@@gabrielgalvao3846 ignora esse animal... olha a merda q esse cara fala
@@gabrielgalvao3846 kkkkkkkk
@@Pobrefilosofia E você tem capital?
@Claudio Ricardo E quem aqui falou em Coreia do Norte?
Mais bate papo informal 😊
que vídeo sensacional. Muito claro e profundo. Parabéns, cara. Parabéns mesmo!
Liberdade é o fim da ilusão de escolha
Salve! Pirei na reflexão 🙃
Concluo dizendo está frase: " Somos todos um"
Mussolini e Hitler diziam a msm coisa
Excelente reflexão. Parabéns pelo canal.
Temas muito interessantes e importantes pra todo mundo refletir
Engajamentário ✔️
Tem uma discussão anterior ainda em Spinoza. Só que o.necessario dele vem da Natureza.
31:30 Esperando outros vídeos sobre outras facetas de liberdade do liberalismo!
Camarada, essa tema liberdade é importantísimo
Um mini curso de Hegel ia ser massa viu
Seria muito bom
É algo muito necessário.
Bom demais Gustavo! E é por meio destas escolhas conscientes que a libertação acontecerá, mesmo que a passos curtos e árduos. Abraço.
Vamos engajar nessa luta.
muito bom, parabéns.
Parabéns, mais um vídeo surpreendente. No aguardo da continuação do curso d'O Capital.
Muito bom o vídeo!
"Ninguém pode tirar minha Liberdade de tirar a Liberdade de outras pessoas"
Excelente vídeo Gustavo. Muito esclarecedor, principalmente, nesse momento de idiotização dessa nossa sociedade bolsonarista retrógrada.
Liberdade de mercado não é liberdade das pessoas. Quando o mercado é livre, as pessoas não são.
Essa frase não faz o menor sentido
"Quantas aspirações altas, e nobres e lúcidas. Sim, verdadeiramente altas e nobres e lúcidas, nunca verão a luz do sol real. Nem acharão ouvidos de gente?" Fernando Pessoa
Rapaz, aumentou a frequência mesmo kkkkkkkkkkkkk
Como aponta Marx:
"O indivíduo egoísta da sociedade burguesa pode, em sua representação insensível e em sua abstração sem vida, enfunar-se até converter-se em átomo, quer dizer, em um ente bem-aventurado, carente de relações e de necessidades, que se basta a si mesmo e é dotado de plenitude absoluta. Mas a desditada realidade sensível faz pouco caso de sua representação; cada um de seus sentidos o obriga a acreditar no sentido do mundo e dos indivíduos fora dele, e inclusive seu estômago profano faz com que ele recorde diariamente que o mundo fora dele não é um mundo vazio, mas sim aquilo que ele na verdade preenche. Cada uma de suas atividades essenciais se converte em necessidade, em imperativo, que incita o seu egoísmo a buscar outras coisas e outros homens, fora de si mesmo. Todavia, como a necessidade de um determinado indivíduo não tem, para um outro indivíduo egoísta que possui os meios de satisfazer essa necessidade, um sentido que possa ser compreendido por si mesmo, como a necessidade não tem, portanto, relação imediata com sua satisfação, cada indivíduo tem de criar necessariamente essa relação, convertendo-se também em mediador entre a necessidade alheia e os objetos dessa necessidade. Por conseguinte, a necessidade natural, as qualidades essencialmente humanas, por estranhas que possam parecer umas às outras, e o interesse mantêm a coesão entre os membros da sociedade burguesa; e a vida burguesa e não a vida política é o seu vínculo real. Não é, pois, o Estado que mantém coesos os átomos da sociedade burguesa, mas eles são átomos apenas na representação, no céu de sua própria imaginação... na realidade, no entanto, eles são seres completa e enormemente diferentes dos átomos, ou seja, nenhuns egoístas divinos, mas apenas homens egoístas."
(Marx, A sagrada família)
Pensando agora, assistindo o seu vídeo, dentro do ônibus, em quantas relações de dependência existem entre os passageiros deste veículo (dentre eles, eu) e todos que colaboraram com o seu trabalho pra que isto acontecesse. Antes que você dissesse isto! Mas, já disseram que temos a 'liberdade' de escolhermos a prisão que ocuparemos!
Excelente vídeo, like 🤙
Gustavo, só uma observação: essa definição (liberdade como consciência ou conhecimento da necessidade) já estava presente na obra de Baruch Espinoza, antes de Hegel.
obrigado pela informação. Não sabia.
Muito bom!
Já para os ancaps liberdade é vc poder andar de tanque nas ruas....hahahaha. Falando sério, ancap é muito bom comediante, o problema é quando as pessoas acreditam em "piadas".
Quando um ancap diz que tem q andar de tank, ele só está usando uma simbologia para afirmar q nada tem q ser restrito pelo Estado ou pelos burocratas...
@@illuminati8742 É, estilo mad max né, bem legal.
É impressionante o nível de burrice desses ancaps. Quando são uma bando de crianças revoltadas eu até entendo, mas um cara com mais de 20 anos já é retardo mental mesmo.
Vai quebrar o asfauto inteiro
@@diegogarciadematos1957 esse cenário é pós mundo ancap...
O exemplo foi com um guitarrista de Metal, mas a música que ficou na minha cabeça foi: "O que que eu vou fazer com essa tal liberdade?..."🎶
Liberdade do ponto de vista liberal: o trabalhador tem que ter total liberdade para comprar uma usina hidrelétrica e competir no mercado, basta um simples detalhe, ter capital suficiente....hahahahaha.
@UC0624IFS-7GJPKkm_LJOKtA tu deu exemplo de capitalismo, meu jovem. Quem se apropria do trabalho alheio não pode ser em um suposto socialismo
@UC0624IFS-7GJPKkm_LJOKtA Bom, eu facilmente mostraria que a sua lógica é totalmente errada, mas a reciproca não é verdadeira, e é por isso que vc criou intencionalmente um espantalho, justamente para fugir de ter que defender as imensas contradições da sua ideologia. Essa é a diferença.
"LIBERDADE É, EM PRIMEIRO LUGAR, A CONSCIÊNCIA DA NECESSIDADE || Como conciliar termos aparentemente tão opostos? Liberdade e necessidade?
Será que liberdade é cada um faz o que quer? A onipotência da vontade? Do indivíduo que é, supostamente, o sujeito absoluto de suas ações?"
Eu ja admirava e muito esse cara! agora então, simplesmente eu sou fã dele. Perfeito, algo q eu sempre tentei refletir e entender, por questionar a sociedade sempre como igualdade e liberdade como duas coisas fundamentais para o justo. E a abstração que sempre existiu em torno da liberdade, dificultando sua definição, agora foi destruida por mais um dos excelentes videos do Gustavo.
Muito bom
Me lembrou a crítica de Adorno à filosofia da história de Hegel, em que ele diz que sob o constrangimento do sujeito automático do capital, o curso da história é sim necessário; porém, não é necessário que ele seja necessário!
"Aprenderam a não entrar em desespero diante do fato de que as leis da história não dependem de seus gostos pessoais e não estão subordinadas a seus próprios critérios morais. Aprenderam a subordinar seus gostos pessoais às leis da história. Aprenderam a não se amedrontar diante dos mais poderosos inimigos quando os poderes de que dispõem contradizem as necessidades do desenvolvimento histórico. Sabem nadar contra a corrente com a profunda convicção de que o novo fluxo da história os levará à outra margem. Nem todos alcançarão essa margem, muitos se afogarão. Mas participar desse movimento com os olhos abertos e com uma vontade intensa - somente isso pode dar a maior satisfação moral a um ser pensante!" - A moral deles e a nossa
comentando pra melhorar o algoritmo!
aos 05:23 tinha um gato na janela ou impressão minha? hauhaua
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Legaliza 🌞🌿
Gustavo faz um vídeo falando sobre dominação neoliberal e financeira no pais (sob a forma rentismo, financeirização e privataria) ou sobre o imperalismo, especial o imperialismo norte-americano e suas influencias geopolíticas, militares, cibernéticas sobre o brasil, sua estratégias de golpe de estado, manutenção de um subdesenvolvimento e dependencia tecnica e financeira, espionagem e vigilancia em massa, manipulação de crises internas, uso de corporações estrategicas para enfraquecer as legislações e cometer crimes financeiros, ambientais e sociais, usar a mídia corporativa para invisibilizar a "macro-criminalidade" da classe dominante no pais, alem do parasitismo do mercado financeiro que é improdutiva, drenas riquezas, concentra renda, gere a fortuna de super-ricos, descapitaliza a economia, o uso de mecanismos usados para o enfraquecimento dos governos de esquerda no brasil (ex: lawfare e interferencia do FBI na lava jato, culturas de golpe de estado no brasil), enfim, faz um video falando sobre tudo kkkkk
self-made man, o maior oxímoro
Show de bola
Nas comunidades indígenas você é "obrigado" a emprestar coisas com o benefício de também ter possibilidade de pedir algo emprestado sem questionar no futuro.
@Lucas Pereira materialistas não acreditam em bondade, justiça, ou liberdade. Todo o materialismo está baseado em disputa e distribuição de recursos e as meganhagens que legítimam essa distribuição de recursos.
Você comete um erro ao generalizar esse comportamento, uma vez que a superestrutura que legítima seu modo de pensar (ou esse texto copiado e colado) só é observável em sociedades influenciadas pela cultura de massa ocidental.
Você também confunde o progresso tecnologico com um pressuposto determinista de que só a nossa superestrutura é capaz de produzir tal bem-estar, ainda que para poucos, e não o contrário, a meganhagem ideológica euro-americana é resultada de como está estruturada a cadeia de produção capitalista, essa sim, superável dada a impossibilidade humana de continuar explorando o planeta e outros seres humanos sem gerar um catástrofe, já visível no oriente médio.
@Lucas Pereira o progresso técnico e tecnológico oferece dicas de como será o desenvolvimento humano, no feudalismo o arrendamento da terra, a acumulação primitiva e as primeiras máquinas já anunciavam a chegada do capitalismo, Adam Smith descreveu como seria essa nova organização produtiva antes de ela "existir".
O machine learning, A.I., drones, avanços na biologia genética e nano robótica também anunciam as limitações do capitalismo, não se trata de um progresso determinista rumo ao socialismo, comunismo ou o que quer que seja, apenas não há outra escolha além dessas, é isso ou morticínio, como os já ocorrem nas favelas do Brasil e os desempregados que foram lançados a morte durante a Corvid por não contar com o auxílio emergencial porquê o mercado precisa de garantias de que o estado burguês vai retornar o dinheiro burguês guardado na dívida pública.
Oh, Gustavo. Quando sai seu livro, camarada?
Quem diria o Gustavo Machado Metaleirokkkkkkkkkkkkk
as necessidades naturais (leis da natureza) não têm o mesmo estatuto das sociais pois não foram estabelecidas por nós.
Gustavo, já leu o livro do J M Coetzee, Foe?, faz uma releitura do Daniel Defoe, como se fosse um inimigo, satirizando a história do Robinson Crusue e os delírios da burguesia
Um dos melhores vídeos sobre o tema, porque além de refletir sobre o capitalismo, falou a real sobre o socialismo tb, por mais sutil que tenha sido. No capitalismo o mercado regula a sociedade, o caos com a promessa de liberdade. No socialismo a sociedade fala o que é melhor para a sociedade, o caos com a promessa de igualdade próspera.
.
Algo que é difícil é achar nesses discursos um meio termo. Uma pessoa ensiada a ter empatia por outra pessoa. Construir algo. Uma vez minha professora de sociologia questionou a sala com a seguinte frase: "Se alguém desenvolver uma alternativa ao capitalismo que não seja o socialismo, mas que traga valores de uma sociedade mais justa vai revolucionar a humanidade e toda história". É triste, assim como os sistemas de representação política das sociedades, todo meio de produção é horrível, o menos pior até hoje é o capitalismo de bem estar social, assim como a democracia é a menos pior. Nestes pelo menos podemos contestar o próprio sistema e pensar alternativas diferentes. Triste, mas é ser o que somos, e ter consciência disso é não viver uma ilusão.
Menos pior PARA QUEM? É sempre bom responder a essa pergunta antes de sair decidindo pelas outras pessoas...
@@HibariKyoya2009 menos pior pra quem sempre tá ferrado em qualquer modo de produção. A conta é na seguinte direção. Enquanto as pessoas não enxergarem outras pessoas como iguais não importa se for capitalismo ou comunismo, no final sempre vai prevalecer a vontade de um grupo sobre a maioria. Por isso acredito q o menos pior é ter empatia onde se pode pensar que coexiste o individual e o coletivo.
Lutar pela liberdade, no sentido criar uma identidade, criar um objetivo próprio de determinação dos rumos sem interferência dos outros e sem depender de uma suposta essência natural, perfeita e padronizada; é também reconhecer o ambiente material e social e que se encontra para definir metas realistas a longo prazo.
Ela nunca será absoluta, e numa sociedade socialista, não deve interferir na busca da liberdade individual do outro de seguir as suas regras para si. É preciso haver igualdade universal no sentido de buscar a própria liberdade.
Amo esse tema. Meu TCC foi sobre o individualismo. Aborda mais ou menos, não de forma tão brilhante, essas questões.
Gustavo por favor posta vídeo todo dia
Nunca te pedi nada
Gustavo, eu como vegano comunista costumo participar de debates com veganos liberais sobre a impossibilidade de libertar os animais dentro do modo de produção capitalista, já que a estrutura social está alicerçada nessa exploração.
Você poderia fazer um vídeo abordando a questão, independente da sua opinião sobre o veganismo?
Ficaria muito agradecido.
eu acho importante, até porque primeiro me tornei vegetariano depois cheguei no comunismo, vejo que os liberais veganos são parecidos c os bolsonaristas quando se tenta dialogar c eles quando o assunto é veganismo no caso ecossocialismo fazem críticas péssimas, na maioria negações c velho discurso q socialismo nunca funcionou e não funciona logo só existe o veganismo no capitalismo, eu ainda não tenho conhecimento p falar c especialista no veganismo e liberal e um marxista, então preciso de mais conhecimento mas o pouco q eu tento debater c pessoas c eu sem muita teoria, já basta p negarem e recusarem o debate, sempre c as velhas soluções individualistas.
@Claudio Ricardo olha aí Gustavo Machado...faz algum sentido esse argumento?
@Claudio Ricardo th-cam.com/video/P93w2PqzVfY/w-d-xo.html
@Claudio Ricardo dúvido que os tios da obra, a piazada da periferia, e sua familia q gosta de ir na sua casa fim de semana , os militares, as PMs etc.. vão parar de comer carne só porque vão fazer propaganda, até q eu saiba só tem propaganda de carne, nenhum bilionário está interessado em acabar c o consumo de carne, esse governo é a prova mais clar a q temos disso, os pecuaristas estão em peso e apoiando e financiando veja a quantidade de desmatamento, de queimadas na amazonia p criar pasto p "Gado" vc acredita em milagre no capitalismo, estamos num governo neoliberal ferrenho c senhor paulo guedes e o fascista totalmente afavor do churrasco p manter os lucros, esse veganismo liberal é só mais um "Nicho" tem grupos p tudo no capitalismo, p roqueiros, funkeiros, e nem por isso um vai substituir o outro vão manter o q da mais lucro, o biologo do desgoverno atual já disse q tem q molhar a mão dos fazendeiros p eles cuidarem dos animais silvestres, c onças no pantanal se não eles matam tudo, cara nesse modelo que o lucro é objetivo máximo os animais e os humanos vão ficar sempre em segundo, terceiro, ou décimo plano não é prioridade a vida, mas o meu lucro individual, já não pode confiar nos humanos p defender os animais, ainda mais moldados pela ideologia liberal esquece q vamos salvar os animais c pequenas atitudes, isso é uma causa social, e não vai ser os empresarios que vão aderir ao veganismo em massa nas propagandas p mudar a nossa relação social c os animais.
@Claudio Ricardo se nem as guerras acabar p são elas um dos motores do capitalismo, o jornal polícial q alimenta a população c o medo, a morte todos os dias, vc acha q vão mesmo que vão produzir carne de laboratório em preço acessivel, sendo q agora mesmo tem pessoas em filas esperando por restos de ossos p se alimentarem, dai liberais ficam putos c esquerda quer pensar primeiro nos humanos claro se vc não resolve a fome da classe pobre c q vc vai querer q essas pessoas mudem os seus hábitos alimentares, agora se vc está falando p classe média q tem um salário melhor, e mais oportunidades de escolhas dai é outra conversa, dai teremos q desconstruir o afeto, o gosto pela carne e mostrar os problemas q causa tanto p a sua própria saúde, p meio ambiente e como o animal sofre, mas isso não basta temos plásticos, petroleo jogados e derramados no mar, no estomago das baleias, tartarugas e corais mortos, peixes em extinção tudo pelo capitalismo p produção excessiva p aumentar mais os faturamentos dos acionistas, o marfim vale mais q ouro, na África fazendeiros e traficantes estão extinguindo os elefantes, muitos seguranças dos parques são assassinados, camala harris vice de biden, e o estado de Israel só são propagandistas do veganismo liberal tentam passar uma imagem q estão comprometidos c a causa, enquanto isso destrõem países c afeganistão matando pessoas inocentes, israel a três meses assassinou 66 crianças palestinas mas isso é acobertado c o paraíso do veganismo liberal q até o exercito é permitido botas q não sejam de coro, p q serve isso, eu não digo q não se deva fazer, brigar pela causa dentro do capitalismo, mas digo q isso não resolve os problemas da exploração animal q estão mergulhadas nas relações sociais e economicas da sociedade !
Excelente vídeo, Gustavo!
Galera, vamos espalhar o conteúdo se não o algoritmo mantém a bolha. Compartilhar nos grupos e vídeos de ancap, liberais, nos grupos com aquele seu tiozão bolsonarista, negacionista.
Como é o nome do músico metaleiro que "deu certo"?
Eu, de acordo com o liberalismo, posso ser dono de Marte e ficar bilionário loteando terras, só que essa gravidade comunista me impede de ir lá e tomar posse do meu planeta que eu adquiri com todos os méritos.....hahahahahahaha
Sao pateticos esses caras, ne
@@ebony5076 demais
daí não é liberalismo, afinal tu quer monopolizar marte.
Esse tema me deixa enlouquecido. Vejo as manifestações na França pedindo liberdade de ir e vir em uma pandemia e penso como egoísta é isso!
Egoísta é querer tirar a liberdade dos outros pra vc se sentir mais seguro
@@guilhermevieira6010*Estar mais seguro.
Será que eu comento agora que tô vendo a terceira vez?
Meu caro, dá uma dica do que ler sobre este assunto. Obrigado.
de que músico de metal você tá falando, Gustavo? fiquei curiosa aqui
Caraca Gustavo. Que foda, estava há tempos procurando bibliografia sobre esse assunto...liberdade. Que é a raiz de toda argumentação rasa de neoliberal,. Ansioso pelos próximos comentários sobre o tema.
" Ou a morte ou situações parecidas" 3:08 fico pensando qual seria a situação parecida com a morte. Rs
Esse musico citado eo meu professor de guitarra Roberto Barros ?
Sabia que era roqueiro pra ser tao gente fina assim hahahuaha
Otimo video camarada, bem elucidador. \m/ Pergunta, tu torçe pro estudiantes?
Parabéns. Pela aula de liberdade
O maior medo dos capitalistas e que as pessoas conhecem o próprio capitalismo
Onde começa e termina a liberdade no mercado?
A gravidade tá aí. Cai quem quer.
Professor, o senhor poderia as fontes para esse vídeo ?
Excelente vídeo, já compartilhado! Só fiquei na dúvida do músico do metal, quem era? Abraço!
👍
comentário do engajamento
"eu sou o sujeito absoluto das minhas ações" 0:46 graças a Marx q vc não é um sofista amigo. Senão trocaria o raciocínio lógico pela incoerência indetectável.
foda
um slogan bom seria o contrário da liberdade é a ilusão
A liberdade te condena a prisão - Jean Paul Sartre
Comentário de engajamento!
Quem se perguntou quem é o músico: Roberto, atual guitarrista do Edu Falaschi. Curiosamente, pelo discurso dele nos vídeos, é um liberal kkkk
O problema é que tem gente que, mesmo no capitalismo, apesar de não conseguir ter sucesso no que quer profissionalmente, consegue viver satisfatoriamente dentro dessas amarras do capitalismo. Consegue assinar internet, ter um vídeo game, jogar bola com amigos, essas coisas. E aí tem gente que acha que essas pessoas, por serem trabalhadoras, naontem nada a perder ao lutar contra o capitalismo. Mas talvez elas só não queiram trocar o certo pelo duvidoso.
Eu, assim como outras pessoas provavelmente, fico com um pé atrás porque vemos alguns problemas nas experiências socialistas por aí, vindo até de pessoas que viviam nesses países. Aí trocar a vida relativamente confortável que eu tenho aqui e quenpdoeria ser melhorada talvez com reformas dentro do capitalismo, para trocar por algo arriscado, dá certo receio. Entende?
Entendo sua questão. Para mim é ilusão. Com seus exemplos eu imagino crianças negras pobres jogando futebol sonhando em virar o Neymar, ou a quantidade de pessoas que não tem a possibilidade de ter um vídeo game (muito provavelmente mais que a metade do globo inteiro), ou seja, esse conforto está longe de ser universal, é a ilusão que as classes mais altas têm.
O ponto principal é, todos sabem que a forma social capitalista alavancou exponencialmente o avanço tecnológico e nos proporcionou vários produtos diferentes, mas a tecnologia se volta contra nós de várias formas diferentes.
As contradições de nossa forma social geram revoltas e revoluções em diversos lugares a todo momento, pessoas indo às ruas, criação de novas ditaduras capitalistas, regimes menos ou mais autoritários, guerras mundiais travadas por interesses econômicos (ou seja, capitalistas)...
Enfim, para esse tema eu sugiro que você veja o vídeo do Gustavo "Revoluções são arriscadas? O que é uma revolução? EP #113", que fala sobre esse "risco" que você vê na perda de sua vida "relativamente confortável", que mal percebe que pode perder a qualquer momento por qualquer manejo econômico ou revolução dentro de nosso próprio sistema social.
@@kikokinhoBR Não to falando de crianças com o sonho de se tornar jogadores. Estou falando de uma família que as vezes faz churrasco, joga bola com os amigos pela diversão apenas, vê TV juntos em casa, essas coisas. E se a carne ficar cara demais para fazer churrasco, a vida deles não acabou, porque eles ainda tem outros meios de se divertir. Mesmo que no trabalho tenham uma vida puxada.
E claro que podem perder essa vida a qualquer momento. Até no socialismo você pode, apesar de não pelos mesmos motivos. Pode acontecer um desastre, ou uma gestão ruim, entre outros problemas. Mas se uma pessoa, apesar de as vezes ter esses períodos em que o preço de algo sobe, está vivo há uns 30 ou 40 anos, a pessoa cria uma certa convicção de que tudo vai continuar estável. Assim como quando a gente joga um dado e o resultado dele dá 6 tantas vezes seguidas que fica difícil acreditar que é sorte e que na próxima rolagem vai dar outro número.
Aí imagina você ter que convencer essa pessoa a trocar essa vida em que ela consegue se divertir, em que ela tem acesso à internet, consegue jogar algo, consegue um celular razoável, etc. por uma em que as experiências que tivemos mostraram para essas pessoas que tudo isso fica mais limitado, com poder mais concentrado, sem alternância no poder.
Considerando com relatos de ex-moradores de países socialistas, imagino que a vida nesses países possa ser melhor para boa parte da população, que já vive mal aqui, mas tem uma parte que eu duvido que vá querer abandonar o certo pelo duvidoso.
Como você disse, pode ser que mude no futuro, mas enquanto a vida está boa, vai ser difícil convencer a trocar o certo pelo duvidoso.
Claro que não tô falando dá pessoa que tem que escolher entre conta de luz e de água, por exemplo, mas metade da minha família não tem os meios de produção, mas consegue viver numa boa.
Entendo, perfeitamente! É assim mesmo. É difícil sair de uma situação confortável, mesmo quando se pensa que confortável é ter um emprego, ainda que, com salário abaixo da média. E ainda com tanto discurso de que qualquer um pode vencer, sozinho, quem vai querer se arriscar, porque a maioria só se lasca?
Querer ultrapassar o capitalismo é coisa pra gente doida.
@@zedejoaoagoraelula4796 Não digo que é pra gente doida. Acho importante superar o capitalismo. O problema é que não é todo trabalhador que está revoltado o suficiente para arriscar trocar o certo pelo duvidoso.
Ok. Destruir o capitalismo é um pensamento bem raso. Encontrar um problema não requer muita inteligência. A questão é : qual a opção ao capitalismo ? Socialismo? Funcionou em qual país mesmo ? Grato.
Qual o nome do músico da história que vc contou?
Parece com a história do Roberto Barros...
Você tem a liberdade de escolher entre as opções que lhe são dadas. Quem escolheu as opções?
Só para engajar! O músico é o Roberto Barros né?
Fuiiii!!!
Pensei no mesmo nome.
Só sei que não sou escrava dos meus desejos
Será mesmo?
Acho q sei de quem é essa história do cara do metal.
[...] "a "libertação" é um ato histórico e não um ato de pensamento, e é ocasionada por condições históricas, pelas condições da indústria, do comércio, da agricultura, do intercâmbio e então, e posteriormente, conforme suas diferentes fases de desenvolvimento, o absurdo da substância. do sujeito, da autoconsciência e da crítica pura..."
- a ideologia alemã
Pelo que entendi Liberdade é a POSSIBILIDADE do sujeito concretizar o que deseja?
É a consciência da possibilidade, e isso inclui inclusive a autoconsciência do por que você deseja o que deseja, já que o desejo em si é um resultado de socialização e não de deliberação
(Pelo menos é o q eu entendo n sou nenhum especialista posso tá muito enganado)
Não é bem isso. Em sentido negativo seria correto: desejar o que não se pode concretizar não é liberdade. É ilusão, né? Poder concretizar o que se deseja é uma liberdade de mercado. kkk.
Tem também a liberdade dos liberais que é igual a não ser escravo. E que é igual à liberdade do cidadão grego.
E a liberdade de kant que é poder escolher entre fazer ou não fazer de certa forma. Pra mim, essa é a melhor e se resolve bem com Hegel que diz: o indivíduo livre escolhe como agir. E se escolher errado, será punido pelo estado. kkkk.
Ué, mais o Boisonoro é o bastião da liberdade, ele diz: "liberdade vale mais que a vida", essa vida deve ser a dos outros, penso eu.
Uma boa dose de Espinosa é sempre bom, né hahaha
Espinoza é bem mais determinista acho