Faço curso na área de computação em universidade pública, e o que tem de liberal tosco, ancap, bitcoinboy e fã da Bovespa não está no gibi. A ideologia bate forte, e a situação é deprimente
Que bom saber que algum curso em universidade publica esta salvo :) Pensar diferente pelo visto incomoda muito, parecem os milicos na época da ditadura .... Ja manda prender, chama de subversivos, vai que resolve ... não concorda ?
@@BrunoTorrente ué, você inicia o comentário incomodado com o pessoal de outros cursos, em seguida diz que quem se incomoda se assemelha com ditadores (???) Quem de fato tá aí (há pelo menos 5 anos no TH-cam) difamando a meninada universitária, os cursos e professores não é a esquerda não.
Olá Gustavo, gosto muito do seu canal. Gostaria de fazer uma sugestão de tema para um vídeo. Queria ver você apontando algumas civilizações que existiram sem a troca generalizada de mercadorias, suas especificidades, se ainda existem civilizações assim e quais motivos levaram seus desaparecimentos.
Eu sou ancap, e mano, esse cara foi inteligente nos argumentos, independente de onde foi adquirido os recursos, as coisas compradas com tal, ainda existem
qualquer coisa do flow é material p react pq os apresentadores são 2 jogadores d videogame q ñ tem nem ensino médio. aí quando chega um austroliberal desse e junta com os apresentadores, é ouro puro! tempestade perfeita!
Garanto que ganham mais que a maioria dos socialistas formado em faculdades publicas que vivem de esmola do estado. principalmente os formados em ciências socialistas, ops "ciências sociais".
Essa querela entre keynesianos e liberais sobre a intervenção estatal na economia capitalista é meio como discutir se o governo geral ou as capitanias hereditárias é a melhor forma de administrar o escravismo colonial.
@@mbp6385 primeiramente, não existe anarquismo de esquerda, pois anarquismo eh contra existência de poder, portanto, nem de esquerda nem de direita. Mas sim, sou um anarquista anti capitalista
@@welintontoporowicz4818 Vivo discutindo lá com argumentos sérios e com ironias em resposta as ironias com que sou tratado, afinal chumbo trocado não dói, já diz o ditado.
Gente é a segunda vez hoje que vejo um reagindo a esse mesmo vídeo do Ulrich no flow. Obrigado Gustavo, continue e desmascarar esses caras, pq infelizmente eles tem influência hoje no TH-cam. Abraço!
Quem não aceita debater com um economista austríaco é o próprio Gustavo, amigo. O henrido yt fez vários vídeos didáticos e bem válidos sem nenhum Ad hominem e com respeito em resposta ao Gustavo Machado, até chamou ele pra debater. Até hoje ele ainda não aceitou o debate
@@leonardofariasflorentino7657 É pq nunca ouviu as barbaridades que já ouvi aqui pelo corredor do curso de economia! E esse cara não é economista, é administrador.
Se o gasto do Estado não tivessem valor, como o Urich diz, não faria sentido quererem a privatização de instituições públicas, pq eles gastariam comprando algo sem valor/importância. Esses sujeitos têm q ter aula de lógica.
@@mcbrant Estado não consegue mensurar o valor dos seus gastos? WTF? Então se o Estado faz uma licitação pra adquirir algum produto ele não consegue quantificar esse gasto?
@@lucianosilva-oz6vh vou te dar um exemplo pra você entender. O colégio militar de BH é conhecido por servir comida de qualidade pros seus alunos. Mas eles não podem ir no caminhao de abacaxi e comprar por 2 reais. Devido aos processos burocráticos, eles pagam 10 reais por cada abacaxi. No cálculo do PIB, está esse valor de 10 reais, que não é o valor real do produto comprado. Isso ocorre em todas as esferas do serviço público.
@Ivan Angelocci Filho um modelo é tão bom quanto a qualidade dos dados que você coloca nele. O IBGE não consegue fazer mágica pra corrigir as distorções dos dados.
@@mcbrant Não é bem assim, o PIB é calculado pela ótica do produto e da renda, além da demanda, todas as formas, teoricamente, levam ao mesmo valor, o que difere é o ponto de vista no qual estamos analisando. Se o Estado pagou o valor de 10 reais pela mercadoria, então a outra parte vendeu por este valor, que estará refletido de outra forma nas outras equações de cálculo do PIB.
O Gustavo é cruzeirense então talvez ele consiga fazer um video sobre. Sem falar que responderia uma dúvida minha sobre se eu posso ter esperança do meu clube voltar a ser gigante (Torço para o vasco)
Fazendo a conta a partir da demanda você precisaria remover revenda de mercadoria, inclusive se o material comprado foi utilizado na produção de outro, né. Eles fazem isso no calculo do PIB?
Muuuuito bom o vídeo!!! Só assim dá pra “assistir” os vídeos do Flow… com alguém bem embasado pra rebater as besteiras que eles falam!!! Parabéns pelo trabalho!!! Ficou bem didático e divertido… O duro é que nesse mundo da pós-verdade, os “desavisados” vão achar que o que eles (Flow) falam é a verdade. Única e exclusivamente por conta de eles terem mais visualizações… Triste !!! Siga em frente com o teu canal, você é essencial para melhorar o nível da informação propagada nas redes!!! Jah Bless!
Sobre o argumento dos impostos. Se você pegar o último balanço de Renner, na Demonstração de Valor Adicionado diz que a empresa gerou 2.651 bi de valor, sendo que 1.191 bi foram para impostos (45%) e 217 mi foram para os acionistas (8%). Se pegar o último balanço de Petrobras, 282 bi de valor adicionado, sendo 126 bi de impostos (44,7%) e 75 bi para os acionistas (27%), entre eles o próprio Estado. Ou seja, hoje se paga mais impostos e não há revolta (claro que esses impostos são repassados para nós, consumidores, tornando nosso custo de vida mais alto), foi isso que falaram. Sobre o cálculo do PIB. É claro que os gastos do Estado devem ser contabilizados. Eu entendi que ele estava fazendo uma crítica ao cálculo do PIB, argumentando que o consumo das famílias e os investimentos do setor privado seriam, qualitativamente, melhores do que os gastos públicos.
@Claudio Ricardo o grande problema não é esse, e sim como o imposto deixa o mercado perdido, pois niguém sabe onde vai os impostos, pois esses "incentivos" o estado em muita das vezes coloca em um setor inútil.
Os países no mundo competem pelo qual é mais Desemvolvido se você olhar ano a ano há uma disputa acirrada,pois geralmente não pode comprar o concorrente apenas competir com ele
Mto bom esse video. O andre roncaglia fez um react sobre o mesmo video do ulrich, com a visão de um economista formal, "desenvolvimentista" Ps: engraçado q não recebi notificação do video apesar de inscrito
Olha que chique, ganhei direito a um escudo. Vamo lá pessoal incentivar os produtores de conteúdo capacitados que podem eventualmente serem vozes preponderantes nas plataformas. Se não for este, escolha um e de o opoio que eles precisam pra continuarem ativos ativos. Se eles largam o microfone por falta de tempo pra trabalhar das 09 as 17 todos nós perdemos um pouco da nossa voz. Mas precisamos fazer o Gustavo crescer para que não consigam evita lo, não há muitos por marxistas por aí com essa postura amigável e serena e bem humorada capaz de furar bolhas e fazer as pessoas realmente pararem para ouvir.
Gente, como começar a entender economia segundo a ótica capitalista e anticapitalista? Às vezes, me sinto perdida por não ter embasamento no assunto. Alguém sugere alguma obra? Ou curso? Ou vídeo, em específico? 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Eu acredito que o Flow não se importa com o uso da imagem dos vídeos levando em conta os tantos canais de cortes que eles permitem usufruir da imagem deles. Se não me engano, eles apenas pedem que atribua os créditos e não lance o material de corte antes dos cortes oficial deles
23:17 O que o Ulrich quis dizer é que com o dinheiro que você compra 20 carros, o estado compra menos que isso, digamos 19, pois existe um custo na arrecadação do imposto. Assim, no cálculo do PIB, estaria refletido o valor de 20 carros, quando na realidade o estado só comprou 19. É nesse sentido que o Ulrich diz que "o gasto do governo é destrutivo". E isso, obviamente, não vale somente para compra de carros, mas também, para a construção de escolas (usando o mesmo exemplo que usou no vídeo) e para todos os outros gastos do governo.
@@keanu_yves Longa historia, de onde vem o dinheiro ( divida ou imposto ? ) como essa origem sera computada no PIB ? No exemplo da caneca seria uma ilha com duas pessoas, a pessoa estado OBRIGA o outro comprar 20 canecas, parte delas via impostos, outras usando impostos futuros ( divida ), desvalorização monetária ( inflação ) e afins, então elas serão contabilizas como investimentos, mesmo não havendo poupança para fundamenta-las . Em resumo o PIB é cheio de distorções, mesmo economistas mainstream não sugerem usar ele isoladamente, mas como complemento a outros índices. Mas como outros falaram, esse dinheiro fica entre os 10% mais ricos do Brasil ( com grande participação de funcionarios publicos com nível superior )
Não foi isso que ele disse não. Ele claramente afirmou que não se pode contabilizar o gasto do Estado no PIB porque o dinheiro utilizado advém dos impostos. Ponto.
Isso simplesmente não faz sentido. Primeiro, qual a memória de cálculo pra chegar nessa afirmação de que quando o governo gasta ele gasta sempre com um adicional de 5% a mais? Segundo, você tem atividades que são performadas por instituições públicas, impossibilitando essa comparação. Terceiro, o cálculo é feito em valores monetários, pouco importa essa conversão em unidades mas sim o valor absoluto computado na renda ou na produção. De qualquer ângulo que você tente olhar a fala do Ulrich é absurda. Fruto de preconceito ideológico. A visão do estado é tão distorcida que deturpa até em uma igualdade contábil. Terraplanismo dos brabos
Então, se governo quiser aumentar o PIB, basta demandar bastante e seremos um país rico. Genial! Sem brincadeiras, acredito q quando Fernando quis tirar o governo dessa conta foi por este motivo.
Esses impostos que você mencionou do livro no minuto 6:25 , incluem os impostos sobre empresas internacionais ? pois no Brasil as empresas internacionais são muito mais taxadas.
@@CaixadeSkinner muito menos os dois milhões mensais gastos no cartão corporativo secreto do Bozo deixam de existir quando são pagos. Nem as lagostas e vinhos importados dos nossos valorosos militares.
@@joseilsonmoises842 não, não... eu sou ancap. Eu não tenho preferência por partido nenhum. Já consegui provar meu ponto que o dinheiro que o governo recolhe não equivale a acréscimo de riqueza. Mas eu não podia deixar de cutucar seus reis do gado favoritos...
Cara, que agonia que dá ver esses bocós discutindo coisa que eles não sabem, meu deus. É exatamente como o próprio Monark falou, é uma conversa de bar, mas eles nunca deveriam ter saído do bar.
Então pelo que ele disse se uma cidade asfalta uma estrada (melhorando a infraestrutura, agilizando o transporte, reduzindo o número de acidentes) não foi produzido riqueza. Essa comunidade não está capaz de produzir mais e melhor? Só porque foi feito pelo estado?
Posso te dar a opinião como um simpatizante da teoria austríaca. Não podemos falar da produção de riqueza se as pessoas que cooperaram com essa negociação foram forçadas (por meio de impostos) a fazê-la. Por quê? Porque não sabemos se de fato a obra concluída era o melhor objetivo que o contribuinte tinha para aquele dinheiro. Existe um livro muito bom que fala exatamente sobre isso: "O quê se vê e o quê não se vê" - Frédéric Bastiat. Esse título é uma crítica às pessoas que só veem o efeito de uma medida econômica pelos seus resultados óbvios (construção de uma estrada), mas não veem todas as outras coisas que deixaram de acontecer porque o dinheiro foi desviado para essa causa. Quantos pratos de comida não deixaram de ser comprados pelos pagadores de impostos pra bancar essa estrada? Quantos pares de sapatos? Será que realmente para os cidadãos a estrada foi um acréscimo de riqueza? Ou será que todas as outras coisas teriam sido melhores para eles? Como ele foi obrigado a contribuir nunca poderemos saber. Por isso é enganoso contabilizar isso como um acréscimo.
Se considerar o imposto de renda 7,5% a 22%, bate os 20% (1/5) que o Igor disse. Talvez não passe, pois a maioria esmagadora dos trabalhadores brasileiros não ganhar acima de 2 mil
Gustavo, tlvz uma maneira mais rápida do seu canal crescer e conseguir espaço na mídia venha com divulgações em podcasts, mas tbm com uma candidatura política. Se vc tentasse prefeitura de BH e recomendasse seu canal durante os debates, a chance de chegar aos milhões e duelar com eventuais adversários cresceria exponencialmente. Fica como dica, não vejo como o PSTU ganhar pra prefeito, mas vc conseguiria tlvz futuramente um cargo legislativo ou espaço no debate público.
Esses caras tem uma birra completa contra qualquer coisa que seja público, impressionante isso. O pior é que as justificativas muitas vezes não tem pé nem cabeça.
Rapaz toda vez que essa turma do Flow chama alguém do Mercado e da Academia vê se uma banalização do conhecimento na economia e em outros setores. O brasileiro comum hoje é cada vez mais influenciável pelas redes sociais, lê pouco e estuda menos ainda e, nisso, o resultado final só pode ser trágico.
A carga tributária do Brasil é 30% no total quer dizer que lá na matéria prima é de 5% de infraestrutura de produção 5% depois sob revendores 5% fornecedores 5% mas lucros 5% e valor adicionado de 5%
Gustavo, você aceitaria ir no Flow se fosse convidado? Excelente vídeo, sempre interessante o react - mesmo que sofrido por ter você que ouvir certas coisas.
@@1emiliobering cara, com que base tu fala isso? talvez o monark discorde de varias coisas, afinal ele não é marxista, mas e dai ? E não, eles não chamam ninguém lá pra "transformar em aberração", eles não são lideres politicos querendo dar uma mitada, tipo um mamãe falei, eles só tão batendo um papo , pura e simplesmente. O saldo com certeza seria positivo, a quantidade de pessoas que se esclareceria sobre vários temas seria enorme. Até o proprio monark aprenderia algumas coisas.
O problema de contabilizar o PIB pela produção é que só porque você produziu não significa que gerou riqueza. Um truque que eles usaram na União Soviética pra torna-la a "segunda maior economia do mundo" aos olhos do mundo era justamente contabilizar o PIB pela produção, então eles produziam um monte de coisa inútil que ficava apodrecendo nos estoques das fábricas, enquanto o povo passava fome. Você só agrega riqueza de verdade quando alguém é beneficiado pelo fruto do seu trabalho, então se você produz mas o produto não beneficia ninguém, nenhuma riqueza foi gerada.
Gustavo, o governo gastar a mais tirando a mais da sociedade é que o problema e a crítica do Fernando Ulrich vai neste sentido, a própria lei de responsabilidade fiscal prevê isto, qualquer congressista que quiser emendar o orçamento aumentando os gastos deve incluir qual será a fonte fiscal de receita que irá cobrir este gasto a mais, traduzindo se não tem fonte não pode haver gasto,portanto governo não é gerador de crescimento, ele é um gerador de despesas...
Mas tb, se alterassem a lei acabando com o teto de gastos, o estado ainda assim poderia "gastar" (realocar recursos, ja que o estado nao precisa da propria moeda que ele mesmo criou). O estado gastar o que arrecada é uma mera formalizaçao. E nao funciona assim na pratica. Quando o estado brasileiro perfurou o pre-sal, ele nao gerou riqueza? Qdo o exercito dos eua desenvolveu a internet, nao trouxe beneficios? Qdo o governo faz uma ponte encurtando a distancia e diminuindo os custos de transporte entre dois locais, nao ajuda a economia ? O concreto usado na ponte faltou em outro local? A mao de obra enquanto se construia a ponte fez faltar trabalhador em outro lugar?
é evidente que o governo gasta retirando o valor do que a sociedade produziu anteriormente. E não é só o governo, é qualquer um. A questão toda é: se o PIB é calculado pela ótica da demanda, evidentemente tem que ser levado em conta todos os bens demandados, seja pelo estado, seja por trabalhadores, seja por capitalistas, seja pela própria empresa. Independente da forma como os valores apropriados pelo demandante foram adquiridos.
@@rafaelportela9044 MMT bizarrice para o estado ineficiente gastar a rodo e nós os trouxas pagar a conta calados, queridão quem veio primeiro os impostos ou a emissão de papel pintado que só vale(Ou seja servir para comprar bens e serviços) alguma coisa enquanto as pessoas confiam nela( A moeda ou papel-moeda papel pintado), do contrário vira lixo?
Vc tem q ir no Flow explicar todas essas besteiras q eles vendem. Porq eles recebem patrocínio robusto pra ficar desinformando a seus seguidores. E eles cobram pras pessoas fazerem perguntas e comentarios. É a monetizaçao da ignorância coletiva.
Bom dia. Gustavo, gostaria de lhe dar uma sugestão interessante, mas se pudesse fazer um video abordando as áreas que o marxismo também está inserido, como por exemplo no direito (vc ja comento a obra de pachukanis) mas existem outros locais onde ele se insere fortemente como base? exemplo história, antropologia, psicólogia.
Meu Deus!!! Que video bizarro. Não é possível que vc acredita em toda essa pataquada que vc fala. Em 6:51 vc fala de imposto sobre o consumidor, na sequência cita IR, e em 6:54 engasga e desconversa. IR é imposto sobre o consumidor? IR nada tem a ver com consumo. Pouco importa, ao fato gerador do IR, se há consumo ou não de qualquer natureza, a qualquer tipo de pessoa, física ou jurídica... E você sabe disso, tanto é que em 6:54 engasta e desconversa. Por que você faz isso?
Faço curso na área de computação em universidade pública, e o que tem de liberal tosco, ancap, bitcoinboy e fã da Bovespa não está no gibi. A ideologia bate forte, e a situação é deprimente
Que bom saber que algum curso em universidade publica esta salvo :)
Pensar diferente pelo visto incomoda muito, parecem os milicos na época da ditadura .... Ja manda prender, chama de subversivos, vai que resolve ... não concorda ?
@@BrunoTorrente ué, você inicia o comentário incomodado com o pessoal de outros cursos, em seguida diz que quem se incomoda se assemelha com ditadores (???)
Quem de fato tá aí (há pelo menos 5 anos no TH-cam) difamando a meninada universitária, os cursos e professores não é a esquerda não.
@@5driedgrams Dica o comentário contem ironia, na próxima coloco ** texto ** para facilitar :)
@@BrunoTorrente então você tem dificuldade em expressar ironia. Tem que facilitar mesmo, ninguém é vidente.
Eu tirando 8 mil reais por mês com NFTs preocupado com seu comentário:
Olá Gustavo, gosto muito do seu canal. Gostaria de fazer uma sugestão de tema para um vídeo. Queria ver você apontando algumas civilizações que existiram sem a troca generalizada de mercadorias, suas especificidades, se ainda existem civilizações assim e quais motivos levaram seus desaparecimentos.
Up
@@1emiliobering Kkkkkkkkk Faltou as aulas de história, ele!
@@JoadesonSJ Esse EmilioXD pensa que a história das civilizações começou depois da descoberta do Brasil.KKK
@Ronaldo Dadalto comentario nivel bolsonarista aqui nao ne. vamos elevar o debate.
@Ronaldo Dadalto Nao sei se é ou nao, apenas falei que o nivel de seu comentario foi igual a dos bolsonaristas. faltou interpretaçao.
O Ulrich tomando duas pauladas no mesmo dia kkkkkk. Uma do André roncaglia e agora do Gustavo
Eu sou ancap, e mano, esse cara foi inteligente nos argumentos, independente de onde foi adquirido os recursos, as coisas compradas com tal, ainda existem
Esse cara quem?
Vc iria no flow, Gustavo? Ia ser muito maneiro
Coitado...
iria sim
@@orientacaomarxista visshhhh. Esse dia vai ser loko. Aguardo ansioso
O André rocanglia tbm fez react, recomendo verem
qualquer coisa do flow é material p react pq os apresentadores são 2 jogadores d videogame q ñ tem nem ensino médio.
aí quando chega um austroliberal desse e junta com os apresentadores, é ouro puro! tempestade perfeita!
Acho que o Igor é formado em letras e já foi professor por um tempo algo assim, mas não nego oq vc tá falando 😂😂😂
@@thiagoramos2697 pois é, se vc disser q ele é pós-graduado eu acredito, mas o conhecimento dele é abaixo d um ensino médio completo.
@@leonardofariasflorentino7657 você é formado em economia?
Garanto que ganham mais que a maioria dos socialistas formado em faculdades publicas que vivem de esmola do estado. principalmente os formados em ciências socialistas, ops "ciências sociais".
@@cesarrodrigues6405 tua mae ganha mais do q td mundo aqui... mas nem por isso vamos dizer q a prostituicao é algo digno.
Engajamento! Tamo junto!
Essa querela entre keynesianos e liberais sobre a intervenção estatal na economia capitalista é meio como discutir se o governo geral ou as capitanias hereditárias é a melhor forma de administrar o escravismo colonial.
boa
Eu vejo escravidão nos regimes Socialistas e até "Comunistas".
Sou anarquista e sigo o canal para entender mais sobre o Marxismo, mt bom e parabéns pelo Canal!
Me engana que eu gosto ou tu é anarquista de esquerda? Sem ofensas.
@@mbp6385 primeiramente, não existe anarquismo de esquerda, pois anarquismo eh contra existência de poder, portanto, nem de esquerda nem de direita. Mas sim, sou um anarquista anti capitalista
@@mbp6385 Chama o Gustavo pra um debate, vocês ancaps são os fodões que refutam todo mundo.
@@welintontoporowicz4818 Vivo discutindo lá com argumentos sérios e com ironias em resposta as ironias com que sou tratado, afinal chumbo trocado não dói, já diz o ditado.
@Militante Socialista Uai qual o problema?
Gente é a segunda vez hoje que vejo um reagindo a esse mesmo vídeo do Ulrich no flow. Obrigado Gustavo, continue e desmascarar esses caras, pq infelizmente eles tem influência hoje no TH-cam. Abraço!
quel foi o primeiro?
@@TiagoGFBPA1 André Roncaglia
Quem não aceita debater com um economista austríaco é o próprio Gustavo, amigo. O henrido yt fez vários vídeos didáticos e bem válidos sem nenhum Ad hominem e com respeito em resposta ao Gustavo Machado, até chamou ele pra debater. Até hoje ele ainda não aceitou o debate
Acompanhando👂👂👀
Eita caraio
Cheguei
Salve xenteeee
Escrevendo pra dar engajamentooooo
🍻💚
gustavo é um reacionário, ele vê alguém falando merda e reage. 👌👌
Eu nunca entendi esse tal de pib.
Valeu Gusta 💚💚💚💚
Vaquinha online para comprar um curso de contabilidade social básica para o Fernando Ulrich
pior q isso ñ é ignorancia, é distorção com a finalidade de propaganda da doutrona libertarada.
@@leonardofariasflorentino7657 Tendo a discordar, pq há formas mais sofisticadas para se defender essa doutrina. O problema aí é intelectual mesmo.
@@CanalGrundrisse acho muito dificil uma pessoa graduada em economica, de boa-fé, falar oq esse cara falou.
@@leonardofariasflorentino7657 É pq nunca ouviu as barbaridades que já ouvi aqui pelo corredor do curso de economia! E esse cara não é economista, é administrador.
Relaxa, ele é muito mais bem sucedido do que vc.
Tava esperando mais do que o último episódio de Game of Thrones
Vou pedir o Gustavo Machado no Flow..
"Entenda quem puder!"
Muito bom o título hauahauahauahau
Grande Professor. Aprendo muito com suas aulas. Espero o lançamento do seu segundo livro.
Compartilho do apaziguamento do espírito... Sinto-me bem assistindo os seus vídeos, o processo de conscientização é muito benéfico.
deixei o 🤙🏻 antes de ver o vídeo só pelo sorriso do Gustavo na thumb 😁🥲
Gostei do álbum do casa das maquinas lá no fundo ;) Ótimo vídeo!
Se Parmênides tivesse assistido Fernando Ulrich, teria percebido que o não ser é.
Kkkkkkkkkkkk perdi tudo
Meu Deus do céu. Não precisa nem pegar um manualzinho de macro, basta ler um pouco de contabilidade social pra saber isso.
Se o gasto do Estado não tivessem valor, como o Urich diz, não faria sentido quererem a privatização de instituições públicas, pq eles gastariam comprando algo sem valor/importância. Esses sujeitos têm q ter aula de lógica.
Não é que não tem valor. O que acontece é que o estado não tem como mensurar o valor de seus gastos. Toda estimativa é errada.
@@mcbrant Estado não consegue mensurar o valor dos seus gastos? WTF? Então se o Estado faz uma licitação pra adquirir algum produto ele não consegue quantificar esse gasto?
@@lucianosilva-oz6vh vou te dar um exemplo pra você entender. O colégio militar de BH é conhecido por servir comida de qualidade pros seus alunos. Mas eles não podem ir no caminhao de abacaxi e comprar por 2 reais. Devido aos processos burocráticos, eles pagam 10 reais por cada abacaxi. No cálculo do PIB, está esse valor de 10 reais, que não é o valor real do produto comprado. Isso ocorre em todas as esferas do serviço público.
@Ivan Angelocci Filho um modelo é tão bom quanto a qualidade dos dados que você coloca nele. O IBGE não consegue fazer mágica pra corrigir as distorções dos dados.
@@mcbrant Não é bem assim, o PIB é calculado pela ótica do produto e da renda, além da demanda, todas as formas, teoricamente, levam ao mesmo valor, o que difere é o ponto de vista no qual estamos analisando. Se o Estado pagou o valor de 10 reais pela mercadoria, então a outra parte vendeu por este valor, que estará refletido de outra forma nas outras equações de cálculo do PIB.
Sugestão: Faz um vídeo falando sobre a falência do cruzeiro e sobre clube empresa.
O Gustavo é cruzeirense então talvez ele consiga fazer um video sobre. Sem falar que responderia uma dúvida minha sobre se eu posso ter esperança do meu clube voltar a ser gigante (Torço para o vasco)
Único canal que eu faço questão de assistir os vídeos até o último segundo.
Conteúdo de excelência!
Caralho eu rachei o bico no final desse vídeo
Fazendo a conta a partir da demanda você precisaria remover revenda de mercadoria, inclusive se o material comprado foi utilizado na produção de outro, né. Eles fazem isso no calculo do PIB?
Essa é a falta que faz ler um livro de contabilidade social. Economia básica de graduação. PIB é uma identidade contábil
PIB é uma invenção. Dá pra ler esses livros igual você lê Tolkien pra aprender o que são Elfos e afins.
Se investimento estatal não conta no PIB, então não existe economia de planejamento central?
Muuuuito bom o vídeo!!!
Só assim dá pra “assistir” os vídeos do Flow… com alguém bem embasado pra rebater as besteiras que eles falam!!!
Parabéns pelo trabalho!!!
Ficou bem didático e divertido…
O duro é que nesse mundo da pós-verdade, os “desavisados” vão achar que o que eles (Flow) falam é a verdade. Única e exclusivamente por conta de eles terem mais visualizações…
Triste !!!
Siga em frente com o teu canal, você é essencial para melhorar o nível da informação propagada nas redes!!!
Jah Bless!
Sobre o argumento dos impostos. Se você pegar o último balanço de Renner, na Demonstração de Valor Adicionado diz que a empresa gerou 2.651 bi de valor, sendo que 1.191 bi foram para impostos (45%) e 217 mi foram para os acionistas (8%). Se pegar o último balanço de Petrobras, 282 bi de valor adicionado, sendo 126 bi de impostos (44,7%) e 75 bi para os acionistas (27%), entre eles o próprio Estado. Ou seja, hoje se paga mais impostos e não há revolta (claro que esses impostos são repassados para nós, consumidores, tornando nosso custo de vida mais alto), foi isso que falaram.
Sobre o cálculo do PIB. É claro que os gastos do Estado devem ser contabilizados. Eu entendi que ele estava fazendo uma crítica ao cálculo do PIB, argumentando que o consumo das famílias e os investimentos do setor privado seriam, qualitativamente, melhores do que os gastos públicos.
@Claudio Ricardo o grande problema não é esse, e sim como o imposto deixa o mercado perdido, pois niguém sabe onde vai os impostos, pois esses "incentivos" o estado em muita das vezes coloca em um setor inútil.
um exemplo: o setor imobiliário chinês
Como vc achou esse numero: 45% em impostos?
Bora iniciar o livro 2. Já estou no capítulo 10.
Vou comprar o anuário 2021. Já aprendi algo só nessa mostrada.
Até hoje tem gente que não recebeu um centavo da vale após Brumadinho.
Os países no mundo competem pelo qual é mais Desemvolvido se você olhar ano a ano há uma disputa acirrada,pois geralmente não pode comprar o concorrente apenas competir com ele
Mto bom esse video. O andre roncaglia fez um react sobre o mesmo video do ulrich, com a visão de um economista formal, "desenvolvimentista"
Ps: engraçado q não recebi notificação do video apesar de inscrito
Olha que chique, ganhei direito a um escudo. Vamo lá pessoal incentivar os produtores de conteúdo capacitados que podem eventualmente serem vozes preponderantes nas plataformas. Se não for este, escolha um e de o opoio que eles precisam pra continuarem ativos ativos. Se eles largam o microfone por falta de tempo pra trabalhar das 09 as 17 todos nós perdemos um pouco da nossa voz.
Mas precisamos fazer o Gustavo crescer para que não consigam evita lo, não há muitos por marxistas por aí com essa postura amigável e serena e bem humorada capaz de furar bolhas e fazer as pessoas realmente pararem para ouvir.
Acabei de saber do react no canal do Fernando Ulrich, vim conferir 😂😂
Gente, como começar a entender economia segundo a ótica capitalista e anticapitalista? Às vezes, me sinto perdida por não ter embasamento no assunto.
Alguém sugere alguma obra? Ou curso? Ou vídeo, em específico?
🙏🏼🙏🏼🙏🏼
O que se vê e o que não se vê -Fréderic Bastiat
Um dos vídeos que mais dei risada... kkkkk..muito bom! Parabéns Gustavo, por desmascarar charlatães liberais.
Porra, ia pedir pra você fazer um react ao Ulrich e tu lançou kkk
Minhas preces foram ouvidas!! In Gustavo Machado we trust!
"na época dos reis" é igual ao "lá fora".
que coisa bem boa! dois vídeos em três dias! obrigado por tudo gustavão
Eu acredito que o Flow não se importa com o uso da imagem dos vídeos levando em conta os tantos canais de cortes que eles permitem usufruir da imagem deles. Se não me engano, eles apenas pedem que atribua os créditos e não lance o material de corte antes dos cortes oficial deles
23:17 O que o Ulrich quis dizer é que com o dinheiro que você compra 20 carros, o estado compra menos que isso, digamos 19, pois existe um custo na arrecadação do imposto. Assim, no cálculo do PIB, estaria refletido o valor de 20 carros, quando na realidade o estado só comprou 19. É nesse sentido que o Ulrich diz que "o gasto do governo é destrutivo". E isso, obviamente, não vale somente para compra de carros, mas também, para a construção de escolas (usando o mesmo exemplo que usou no vídeo) e para todos os outros gastos do governo.
Não é gasto, é investimento!! A iniciativa privada americana deu conta na área da saúde lá?
@@keanu_yves Ficou distribuído na máquina estatal, para o pagamento dos salários de agentes da Receita, por exemplo.
@@keanu_yves Longa historia, de onde vem o dinheiro ( divida ou imposto ? ) como essa origem sera computada no PIB ?
No exemplo da caneca seria uma ilha com duas pessoas, a pessoa estado OBRIGA o outro comprar 20 canecas, parte delas via impostos, outras usando impostos futuros ( divida ), desvalorização monetária ( inflação ) e afins, então elas serão contabilizas como investimentos, mesmo não havendo poupança para fundamenta-las .
Em resumo o PIB é cheio de distorções, mesmo economistas mainstream não sugerem usar ele isoladamente, mas como complemento a outros índices.
Mas como outros falaram, esse dinheiro fica entre os 10% mais ricos do Brasil ( com grande participação de funcionarios publicos com nível superior )
Não foi isso que ele disse não. Ele claramente afirmou que não se pode contabilizar o gasto do Estado no PIB porque o dinheiro utilizado advém dos impostos. Ponto.
Isso simplesmente não faz sentido. Primeiro, qual a memória de cálculo pra chegar nessa afirmação de que quando o governo gasta ele gasta sempre com um adicional de 5% a mais? Segundo, você tem atividades que são performadas por instituições públicas, impossibilitando essa comparação. Terceiro, o cálculo é feito em valores monetários, pouco importa essa conversão em unidades mas sim o valor absoluto computado na renda ou na produção.
De qualquer ângulo que você tente olhar a fala do Ulrich é absurda. Fruto de preconceito ideológico. A visão do estado é tão distorcida que deturpa até em uma igualdade contábil. Terraplanismo dos brabos
Nos governos capitalistas, o poder público, o governo é representante dos interesses dos proprietários privados, do poder econômico
Não-Carro 😂😂😂😂😂
Muito bom ! Abraço
Então, se governo quiser aumentar o PIB, basta demandar bastante e seremos um país rico. Genial!
Sem brincadeiras, acredito q quando Fernando quis tirar o governo dessa conta foi por este motivo.
Ontem o Roncaglia fez tbm um react desse mesmo vídeo. Assim fica difícil pro Ulrich
Que coisa, ví um react parecido no canal André Roncaglia🤔
Esses impostos que você mencionou do livro no minuto 6:25 , incluem os impostos sobre empresas internacionais ? pois no Brasil as empresas internacionais são muito mais taxadas.
Ótimo vídeo, parabéns
Quer dizer então que todo o dinheiro arrecadado pelo estado deixa de existir?
Claro que não. Você acha que as lagostas que os ministros do STF comem são de graça??
@@CaixadeSkinner muito menos os dois milhões mensais gastos no cartão corporativo secreto do Bozo deixam de existir quando são pagos. Nem as lagostas e vinhos importados dos nossos valorosos militares.
@@joseilsonmoises842 pois é. Você só reforça o que eu falei. Assim como o dinheiro que vai pra campanha de PT ou PSOL. Não cria riqueza alguma de fato
@@CaixadeSkinner nem o que vai pras campanhas do PL, PSL, PP. Nenhum gera. É uma obsessão doentia com PT e PSOL.
@@joseilsonmoises842 não, não... eu sou ancap. Eu não tenho preferência por partido nenhum. Já consegui provar meu ponto que o dinheiro que o governo recolhe não equivale a acréscimo de riqueza. Mas eu não podia deixar de cutucar seus reis do gado favoritos...
engajamento, camaradas, mais um bom vídeo do gustavo.
Perfeito.
Cara, que agonia que dá ver esses bocós discutindo coisa que eles não sabem, meu deus. É exatamente como o próprio Monark falou, é uma conversa de bar, mas eles nunca deveriam ter saído do bar.
Pergunta, sua afirmação vale também para a analise do gustavo ?
@@BrunoTorrente claro que não, o Gustavo sabe do que tá falando
Construção de hospital pelo Estado entra no cálculo do PIB como gasto do governo.
Esse fernando ulrich conseguiu levar a explicação da antimateria pra economia..... agora entendi a razão de coach quantico existir....
Oi Gustavo! Gosto muito do seu canal. Trago como sugestão um video sobre as diferentes formas de precarização do trabalho.
Então pelo que ele disse se uma cidade asfalta uma estrada (melhorando a infraestrutura, agilizando o transporte, reduzindo o número de acidentes) não foi produzido riqueza.
Essa comunidade não está capaz de produzir mais e melhor? Só porque foi feito pelo estado?
Posso te dar a opinião como um simpatizante da teoria austríaca.
Não podemos falar da produção de riqueza se as pessoas que cooperaram com essa negociação foram forçadas (por meio de impostos) a fazê-la. Por quê? Porque não sabemos se de fato a obra concluída era o melhor objetivo que o contribuinte tinha para aquele dinheiro.
Existe um livro muito bom que fala exatamente sobre isso: "O quê se vê e o quê não se vê" - Frédéric Bastiat.
Esse título é uma crítica às pessoas que só veem o efeito de uma medida econômica pelos seus resultados óbvios (construção de uma estrada), mas não veem todas as outras coisas que deixaram de acontecer porque o dinheiro foi desviado para essa causa. Quantos pratos de comida não deixaram de ser comprados pelos pagadores de impostos pra bancar essa estrada? Quantos pares de sapatos? Será que realmente para os cidadãos a estrada foi um acréscimo de riqueza? Ou será que todas as outras coisas teriam sido melhores para eles? Como ele foi obrigado a contribuir nunca poderemos saber. Por isso é enganoso contabilizar isso como um acréscimo.
Genuinamente dei risada com esse vídeo, tem tudo pra viralizar
Ulrich falou sobre você no último vídeo dele.
Inacreditável kkkk
Da uma diferença gigantesca quando vc grava de dia. Sugiro que tente investir em um aparato de iluminação pra melhorar ainda mais o canal.
Se considerar o imposto de renda 7,5% a 22%, bate os 20% (1/5) que o Igor disse. Talvez não passe, pois a maioria esmagadora dos trabalhadores brasileiros não ganhar acima de 2 mil
7:24 eu não diria inocente, de má fé mesmo
Isso foi mais doido que o princípio da identidade em Parmênides.
Gustavo, tlvz uma maneira mais rápida do seu canal crescer e conseguir espaço na mídia venha com divulgações em podcasts, mas tbm com uma candidatura política. Se vc tentasse prefeitura de BH e recomendasse seu canal durante os debates, a chance de chegar aos milhões e duelar com eventuais adversários cresceria exponencialmente. Fica como dica, não vejo como o PSTU ganhar pra prefeito, mas vc conseguiria tlvz futuramente um cargo legislativo ou espaço no debate público.
huuum, ele apareceria nos debates. Seria muito bom.
KKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
no caso de o governo inflacionar a moeda para supostamente comprar os carros faria sentido adicionar esses carros ao PIB?
Comprei o Marx e a História, livro muito bom, adorei o pôster da Sundermann também, abraços de um dissonante estudante de Marx :)
"Entenda quem puder" é ótimo! 🙂
Acho perda de tempo analisar esses absurdos. É tão sem sentido...
Lembre-se que o alvo é sempre pessoas bem intencionadas, mas mal informadas que caem nessas coisas.
Você poderia ter comentado a eficiência da Prevent Sênior em buscar tirar a UTI das pessoas e, assim, diminuir os gastos com os clientes.
Camarada. Sou Bibliotecário de Sabará. Tem interesse em doar seus livros para a biblioteca?
Único defeito do Gustavo é ser cruzeirense...
Esses caras tem uma birra completa contra qualquer coisa que seja público, impressionante isso. O pior é que as justificativas muitas vezes não tem pé nem cabeça.
Rapaz toda vez que essa turma do Flow chama alguém do Mercado e da Academia vê se uma banalização do conhecimento na economia e em outros setores. O brasileiro comum hoje é cada vez mais influenciável pelas redes sociais, lê pouco e estuda menos ainda e, nisso, o resultado final só pode ser trágico.
A carga tributária do Brasil é 30% no total quer dizer que lá na matéria prima é de 5% de infraestrutura de produção 5% depois sob revendores 5% fornecedores 5% mas lucros 5% e valor adicionado de 5%
Esse Zé Ruela desse Ulrich merece todo o repúdio
Gustavo, faz um vídeo sobre como funcionaria a produção e como seria medido o valor dos produtos numa sociedade Comunista?
Parabéns pelo vídeo, Gustavo.
Tem planos para o curso de filosofia ?
O curso do capital está excelente !
falarei a respeito em breve
Gustavo, você aceitaria ir no Flow se fosse convidado?
Excelente vídeo, sempre interessante o react - mesmo que sofrido por ter você que ouvir certas coisas.
Claro. Aceitaria sim
@@1emiliobering cara, com que base tu fala isso?
talvez o monark discorde de varias coisas, afinal ele não é marxista, mas e dai ?
E não, eles não chamam ninguém lá pra "transformar em aberração", eles não são lideres politicos querendo dar uma mitada, tipo um mamãe falei, eles só tão batendo um papo , pura e simplesmente.
O saldo com certeza seria positivo, a quantidade de pessoas que se esclareceria sobre vários temas seria enorme. Até o proprio monark aprenderia algumas coisas.
Hahahahahahaha que loucura "comprou um não-carro" eu chorei
Oi, Gustavo! Obrigada pelos vídeos, porque aja paciência para assistir este povo. Este aí ficou sensacional!!!
O problema de contabilizar o PIB pela produção é que só porque você produziu não significa que gerou riqueza. Um truque que eles usaram na União Soviética pra torna-la a "segunda maior economia do mundo" aos olhos do mundo era justamente contabilizar o PIB pela produção, então eles produziam um monte de coisa inútil que ficava apodrecendo nos estoques das fábricas, enquanto o povo passava fome. Você só agrega riqueza de verdade quando alguém é beneficiado pelo fruto do seu trabalho, então se você produz mas o produto não beneficia ninguém, nenhuma riqueza foi gerada.
Esse ulrich é uma piada. Coitado
Gustavo , o canal universidade libertária , fez um vídeo sobre , vai lá assistir blz ...
Esses caras são alucinados. O pior é que tem um monte de tapado que vai na onda.
Gustavo, faz um vídeo sobre o livro Projeto Nacional de Desenvolvimento, do Ciro Gomes.
Gustavo, o governo gastar a mais tirando a mais da sociedade é que o problema e a crítica do Fernando Ulrich vai neste sentido, a própria lei de responsabilidade fiscal prevê isto, qualquer congressista que quiser emendar o orçamento aumentando os gastos deve incluir qual será a fonte fiscal de receita que irá cobrir este gasto a mais, traduzindo se não tem fonte não pode haver gasto,portanto governo não é gerador de crescimento, ele é um gerador de despesas...
Mas tb, se alterassem a lei acabando com o teto de gastos, o estado ainda assim poderia "gastar" (realocar recursos, ja que o estado nao precisa da propria moeda que ele mesmo criou). O estado gastar o que arrecada é uma mera formalizaçao. E nao funciona assim na pratica. Quando o estado brasileiro perfurou o pre-sal, ele nao gerou riqueza? Qdo o exercito dos eua desenvolveu a internet, nao trouxe beneficios? Qdo o governo faz uma ponte encurtando a distancia e diminuindo os custos de transporte entre dois locais, nao ajuda a economia ? O concreto usado na ponte faltou em outro local? A mao de obra enquanto se construia a ponte fez faltar trabalhador em outro lugar?
é evidente que o governo gasta retirando o valor do que a sociedade produziu anteriormente. E não é só o governo, é qualquer um. A questão toda é: se o PIB é calculado pela ótica da demanda, evidentemente tem que ser levado em conta todos os bens demandados, seja pelo estado, seja por trabalhadores, seja por capitalistas, seja pela própria empresa. Independente da forma como os valores apropriados pelo demandante foram adquiridos.
@@orientacaomarxista Certo, agora me explica como um monopólio(Publico e/ou privado) que demanda bens e serviços seria eficiente?
@@rafaelportela9044 MMT bizarrice para o estado ineficiente gastar a rodo e nós os trouxas pagar a conta calados, queridão quem veio primeiro os impostos ou a emissão de papel pintado que só vale(Ou seja servir para comprar bens e serviços) alguma coisa enquanto as pessoas confiam nela( A moeda ou papel-moeda papel pintado), do contrário vira lixo?
@@mbp6385 eficiência não é o cerne do vídeo. O tema é PIB.
Vc tem q ir no Flow explicar todas essas besteiras q eles vendem. Porq eles recebem patrocínio robusto pra ficar desinformando a seus seguidores.
E eles cobram pras pessoas fazerem perguntas e comentarios. É a monetizaçao da ignorância coletiva.
Faz um react do Rap gringo Mises vs Marx: "The March of History: Mises vs. Marx - The Definitive Capitalism vs. Socialism Rap Battle"
Bom dia. Gustavo, gostaria de lhe dar uma sugestão interessante, mas se pudesse fazer um video abordando as áreas que o marxismo também está inserido, como por exemplo no direito (vc ja comento a obra de pachukanis) mas existem outros locais onde ele se insere fortemente como base? exemplo história, antropologia, psicólogia.
Gustavo Machado fazendo react do Fernando, guardadas as devidas proporções, é tipo o Tiririca fazendo julgamento da voz do Frank Sinatra.
Meu Deus!!! Que video bizarro. Não é possível que vc acredita em toda essa pataquada que vc fala. Em 6:51 vc fala de imposto sobre o consumidor, na sequência cita IR, e em 6:54 engasga e desconversa.
IR é imposto sobre o consumidor? IR nada tem a ver com consumo. Pouco importa, ao fato gerador do IR, se há consumo ou não de qualquer natureza, a qualquer tipo de pessoa, física ou jurídica... E você sabe disso, tanto é que em 6:54 engasta e desconversa. Por que você faz isso?
Aceitar debates nunca em 🪓?
Você está certo, só que eu acho que a crítica do Ulrich seria contabilizar compras feitas pelo estado como criação de riqueza, entende?