Sou de Recife e tenho orgulho em dizer que, Chico vive em cada poça de lama do rio Capibaribe, em casa corda de caranguejo e em cada mente pensante e revolucionária do meu estado, do meu país Pernambuco! Viva Chico!!!!
Aqui no Recife no início dos anos 2000, na rede pública de ensino tinha uma disciplina chamada: História do Recife, Chico Science muitas vezes era objeto de estudo dessa disciplina.
@@andrealbuquerquean não sei como é hoje em dia, mas quando estudei em Recife, ainda tinha MUITA história da cidade e do estado como um todo sendo contada na escola, inclusive sobre Chico Science. Chico vive!
@@andrealbuquerquean nas aulas de história contava mais sobre a história de Pernambuco e como nos fomos de um estado rico pra essa sarjeta hj em dia, Pernambuco foi totalmente roubado tanto financeiramente como culturalmente.
@@andrealbuquerquean Chico Science foi um dos arquitetos da música brasileira apesar da passagem tão rápida dele neste plano sem dúvida. Eu tive a grata oportunidade de ver AO VIVO em Março de 1996 Chico Science e Nação Zumbi ao lado do Patu Fu em Goiânia/GO e nunca me esqueci daquele show🥇🌟 Obrigado Chico por tudo🙏
@@skyfallwallker9095 Compreendo suas palavras e sua consternação, mas, isso não é uma exclusividade do estado de Pernambuco... Todos estados da federação foram surrupiados através dos anos por esse sistema político retrógrado e corrupto que anda d mãos dadas c/ judiciário de norte a sul deste país. Porém grandes figuras como Ariano Suassuna e Chico Science e etc.. são expoentes positivos não só de Pernambuco como do Brasil e nós temos q focar nossas energias e lembranças em brasileiros assim!! "Da Lama ao Caos do Caos a lama, um homem roubado Nunca se engana". ✊🏼✊🏿
Vi um show do Chico Science e Nação Zumbi na Praia do Futuro, em Fortaleza-CE, em 1994. Até hoje ecoam na minha cabeça o som do Maracatu da NZ e as guitarras do Lúcio, além dos versos dilacerantes do Chico. Um dos shows mais irados que vi na minha vida.
Chico Science foi uma das coisas mais originais que aconteceram no cenário musical nos anos 90. Quando via seus clipes eu fiquei e fico muito feliz e só de lembrar que ele partiu fico muito chateada! Graças ao Chico Science o nordeste se valorizou mais!
o legado de Chico é indiretamente até mundial, pois ele junto com a NZ influenciaram enormemente o álbum Roots do Sepultura, álbum este que influenciou milhares de bandas após o seu lançamento. Foram apenas dois álbuns do Chico, mas duas obras primas.
Sim, por causa dele tivemos as bandas da batuqueira e berreira - Chico - Sepultura - Slipknot - new wave of american heavy metal - um dos últimos gênios do BR
Adorava assistir os show que passava na TV cultura no programa Bem Brasil e foi ali que conheci Chico junto com a Nação Zumbi que coisa maravilhosa foi assistir aquilo. hoje com 42 anos continuo adorando Chico e Nação Zumbi. Pra mim o CD da lama ao caos é o melhor álbum nacional até hoje. Sou apaixonado nas canções Risoflora e Coco Dub. Abraços!
Sou paraense, e amo o espírito cultural e o poético do Nordeste. Chico e sua alma única na música e na crítica, é coisa de outro mundo! Se não fosse muitos dos grandes nomes nordestinos na música popular brasileira, acho que dificilmente ela teria nascido, teria tido história. Parabéns!
Sou Recifense, tenho 40 anos e vivi o movimento no seu auge. Ah que lamentável a morte do Chico em 97, foi um verdadeiro baque para o povo Pernambucano, mas esse baque não foi maior do que o baque solto do Maracatu atômico cibernético que ele reinventou. Obrigado por tudo Chico! Ah, detalhe, toda vez que vou no cemitério de Santo Amaro visitar o túmulo dos meus avós eu visito o túmulo do grande Chico Science com um orgulho da peste de ser seu conterrâneo. Chico vive!
Se vc tem 40 vc era apenas uma criança no auge do MangueBeat. Quem viveu realmente hoje está beirando os 60, nós que íamos nos shows, nós que lotavamos a Rua da Moeda no final dos anos 80 para acompanhar a NZ.
Sou pernambucano com orgulho e tenho na musica de Chico e da Nação uma forma de expressar toda a nossa riqueza cultural para o Brasil e o mundo!!! Chico nos representa !!!!!
Ontem, Hoje & SEMPRE Chico Science deve ser cultuado neste país, ele é merecedor! 🙌🎶🇧🇷 E faço questão de compartilhar c/ todos vocês o seguinte: Eu tomei conta da existência do Chico Science e Nação Zumbi através do SEPULTURA bem no início de 1996 quando Sepultura em todos os shows da turnê do Roots começou a tocar "Monólogo no Pé do Ouvido", daí fui atrás das obras da banda e sempre tive um respeito muito grande e admiração por eles! Os dois discos q Chico gravou c/ Nação Zumbi são épicos p/ cultura musical verdadeira do 🇧🇷. 4ever🤘
Lembro uma entrevista de Seu Jorge falando que depois de ter ido assistir a um Show de Chico Science e Nação Zumbi ele saiu totalmente impactado e transformado. Foi sua inspiração pra ser músico.
Chico, um artista sensacional! Uma vez, fui passar o carnaval em Olinda e cheguei uns dias antes. Saí do aeroporto e fui com uns amigos pra Praia do Pina. Lá, tinha uma ciranda começando, e quem cantava era Chico Science. Entrei nessa ciranda e curti por horas! Essa é uma bela lembrança que guardo. Chico vive. Chico é eterno!❤
Boa Tarde! Régis Tadeu! Sou de Pernambuco, Terra do finado e bem referido Chico Science, e te digo o seguinte: Ele foi um divisor de águas musicais e regionais dentro do Rock'in oll depois do nosso saudoso e sem dúvidas não menos importante que o Raul Seixas. Existe duas grandes diferenças para mim entre os dois, em suas respectivas bandas, o primeiro fato de Chico ter modernizado a qualidade do som que compôs junto ao restante dos integrantes, e o outro fato foi a ousadia de misturar ritmos, sem perder as características Nordestinas que sempre teve enquanto pessoa, antes de tudo. A ironia carregada de nordestinidade e ambas características misturadas a visão urbanística dos acontecimentos que o rodeavam e eram a sua base de informação, o fez também único até hoje na qualidade da música brasileira, tenha ele o mesmo reconhecimento que outros ou não. Muito bom e digno da sua parte, dentro do contexto musical, a propósito que você Régis Tadeu tenha lembrado dele. Como Pernambucana fico orgulhosa e me lembro de outra lenda viva que o meu querido Alceu Valença. Obras primas da música brasileira (Nordestina)!
Régis, o estrelato, podemos dizer assim, do Chico Science durou pouco (apenas três anos), mas revolucionou profundamente a nossa Música Popular e reverbera até hoje!!! Uma vida curta, mas intensa e imensa!!!!
Eu era calouro na UFPE de 1994, quando ouvi pela primeira vez Coco Dub, vindo do porta-malas de um celta (carro dos boyzinhos de coasse média da época) no estacionamento do bar da UNE. Naquele fim de tarde, tinha consciência que testemunhava algo de muito valor, uma poesia acústica que não sabia definir, mas muito agradável aos ouvidos. Só não tinha idéia que aquilo era a história que se escrevia bem em frente dos meus olhos.
Chico Science tornou-se atemporal. E a distância histórica da sua existência só o torna mais forte e mais atual. Graças a Deus que a nação zumbi captou a importância que tem e continuou. E como continuou.
Lembro que em 1996 aos meus 16 anos, onde já era rockeiro e bluseiro com bases de infância, quando ouvi Chico Science...fiquei embasbacado com a sonzera, ritmo, groove...de cara achei muito louco!!
Sou de Recife, e fui pra show no circo maluco beleza, saudades dos anos 90 e 80 foi melhor momento das bandas nacionais, e Chico era diferente de todos.
O cara era realmente Diferenciado !!! Um Gênio da Nossa Cultura. Orgulho de Pernambuco, Da Torcida Do Santa Cruz , Enfim ... Da Música Brasileira. De Recife Para o Mundo .
Chico Science foi uma salvação pouco duradoura para Recife e para o Brasil. Ouço sempre ele e nação zumbi , inteligência não faltava nele . Nasci em 2009 não tinha nascido quando ele estava vivo ainda , mas sei muita coisa sobre , curto demais o cara
Sou pernambucano e tive o prazer de assistir um show dele com o Nação em Petrolina. Depois ainda conversei com ele no camarim com toda a galera. O cara era muito do bem, alto astral demais e todos da banda também.
Perfeito!! Chico exala Recife, nosso jeito, nosso sotaque, cotidiano, a música de chico deixa tudo familiar pra mim, escuto a sua música, fecho os olhos e ando pelas pontes de Recife e sinto cheiro de maré é inexplicável ao mesmo tempo a energia pernambucana, a força do nosso povo guerreiro, forte.
Da Lama ao Caos já estava descolado na cena alternativa de World Music em alguns países da Europa e no Japão, tocaram no Montreaux Jazz tbm. A real é que Chico foi embora muito cedo, antes mesmo do auge artístico dele, viria muita coisa boa mas deixou seu legado.
Parabéns para a Orquestra Popular Marafreboi de Brasília-DF que mantém viva a memória de Chico Science ! O maestro Fabiano Medeiros dá uma aula falando sobre a importância do Chico, de quebra arrebenta regendo os músicos com a execução excelente de sua obra.
Fantástico Chico Science e Nação Zumbi!!! Sou de SP e infelizmente é verdade. O preconceito das radios em não tocar O Chico Sciemce e a Nação zumbi. Eu ouço as radios de rock o dia todo e dá pra contar nos dedos as vezes que tocaram essa banda, mesmo naquele época e hoje. Eu que sou nascido paulista e ainda bem urbano, mas filho de baianos, me entristeço muito pela morte muito cedo de Chico Science, que poderia nos dar ainda muita coisa boa. Um som com conteúdo, hoje em dia muito em falta. Que acho , ficou bem resumida na fala de Regis : "Chico Science e Nação Zumbi mostrou que era possivel dançar e pensar ao mesmo tempo" genial!!! Obrigado!!
Nos anos 90 eu tive o prazer de assistir ao boom de novas bandas brasileiras, o que incluiu Raimundos, Virna Lisi, Skank, Planet Hemp, Mundo Livre S.A e, claro, Chico Science e Nação Zumbi. Foi um período mágico e, daqui de Minas, eu não tinha dúvida que Chico Science era o grande guia daquela geração. Sua morte foi uma perda incalculável para a música brasileira e, de certa forma, uma morte tão lamentável quanto foram as mortes de Jimi Hendrix e Kurt Corbain, justamente por que os três morreram quando estavam no auge de sua criatividade.
Não atoa o Chico se tornou grande. Basta ver seus leituras. Uma delas foi a obra de Josué de Castro e sua trilogia sobre a geografia da fome e o seu incrível romance: homens e caranguejos!!! Excelente vídeo do canal...
Sou de Recife, a morte de Chico Science foi como perder um ente querido, suas músicas e suas falas expressavam o que eu sentia e o que eu queria que acontecesse na cena cultural do meu Estado, ele foi importante para a música, artes plásticas, ressurgimento do consumo da cultura regional e até na gastronomia. Viva Chico Science, para todo o sempre.
Chico é dos artistas mais singulares e originais que nosso país já teve. Puro fruto do que de melhor a nossa amada região nordeste pode produzir. Deixou um legado inestimável através de sua obra e todo o impacto proveniente dela na música nacional e internacional. Viva, Chico e NZ!
Sou recifense, cresci ouvindo o Chico, tenho os 2 cds que foram mencionados, tive a experiência de andar no mangue, precisamente em Rio doce, um bairro de Olinda, hoje tem túnel, rua, espaço, com o nome Chico Science, quase 3 décadas dessa revolução cultural que deu frutos, aprendemos a pilotar nossas próprias cabeças, somos esse caranguejo com cérebro.
Consegui voltar no tempo da minha adolescência em Recife quando dançava feito uma louca com o CD da lama ao caos . Como ele faz falta. Obrigada por esse resgate Regis
Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente no começo dos anos 90 , em um jogo de futebol do nosso clube do coração, o Santa Cruz do Recife. Também estavam outras pessoas que faziam a cena musical do Recife na época, como a lenda o canibal, grande tricolor assim como o Chico scince. O mangue Beach acendia a chama e o ego do Pernambucano que no qual possa se dizer, que ele teve sim valor em sua terra.
Chico foi, é e sempre será genial! Extremamente conectado à realidade, crítico, criativo. Ele foi meu vizinho, moro em Olinda e conheço o cenário que o inspirou.
Espetacular o seu vídeo sobre o Saudoso Chico Science, foi umas das minhas inspirações e momentos felizes ouvindo os primeiros álbuns com meu amigos !!! Lembrança boa Salve Chico, salve o Mangue beat!!! Rio, pontes e overdrives...
Só ouvi verdades. Anos 90 foi uma época impar em Recife-PE. Vivi nas festas do Adilia's Place,Pina de Copacabana e Bar do Grego, alem das iconicas festas do PocoLoko em Olinda. Todos estes eventos com as bandas lendários do movimento.
Chico Science e Nação Zumbi, foi o primeiro cd que comprei com o meu primeiro salário de office boy , no ano de 1993... Vi o show no circo Benetton e no Sesc Interlagos , foram momentos memoráveis... E qdo vou pra Recife , procuro estar conhecendo sempre um pouquinho mais sobre o movimento mangue .
Chico Science foi um visionário. um criativo artista que criou um estilo tendo como referência várias outras sonoridades. Elevando á regionalidade dele no cenário da música brasileira. Ele foi um receptor que com muita genialidade, retratava com uma crítica social muito forte, a realidade brasileira.
Menino. Excelente video. Era adolescente nessa época. Acompahei as músicas do Chico de 1994 até a morte, na MTV. Quando ele se foi eu tinha 17 anos. Eu estava de férias em Maceió. Lembro como hoje dessa triste notícia. E se estivesse vivo seria mais uma voz representate da música boa em meio a um mar de lamas que está música atual. O cara era tão bom que até o David Gilmour o elogiou num programa de TV onde ambos estavam presentes.
Sou de Recife (do centro) e, morando em Alagoas, faço o possível para divulgar o valor musical e artístico de Chico Science para o Nordeste e para o mundo. Independentemente de até onde poderia ter ido...., fez história e foi um divisor de águas no campo musical e artístico. Sejam essas palavras/frases contendo dicas, opiniões ou sacadas que ainda pairam no nosso campo comportamental ou filosófico, elas até hoje vivem, hein! Por isso: Viva Chico!
Não me lembro o ano mas me lembro de ir para praia do Gonzaga em Santos assistir Gabriel o pensador e chegar cedo e ver no palco aqueles malucos com tambores e com o sotaque Pernambuco incrível e ouvir as músicas e a performance deles incríveis chegando a acompanhar o show inteiro dançando sem ao menos conhecer sai de lá querendo mais qual não foi minha surpresa quando na semana seguinte assinante eu da revista bis ver chegar um cassete grátis de 2 músicas da nação zumbi foi paixão imediata não consigo ver outra banda com esse mesmo impacto na minha vida Chico vive
Sou de SP conheci a obra Chico na adolescência escuto até hj pensando que ele vive e passou por Rios pontes e overdrives para chegar no Brasil inteiro com sua genialidade.
Chico sceince., um grande gênio da musica brasileira que deixa saudades. Do subúrbio de Rio doce para o mundo. Essa foi sua grande sacada, além do seu talento.
Aqui em Pernambuco Chico e a Nação foi um divisor de água pra música moderna do estado, aqui essa música é antes e depois dele. Chico vive literalmente.
lamentei muito a morte do Chico Science na época, é um gênio revolucionário da musica tanto que mesmo com a sua curta carreira ele deixou sua marca, o que ele fez em tão poucos anos muitos artistas não fazem a vida inteira em termos de qualidade musical.
Sou Pernambucano e estava trabalhando no Acre quando a Nação Zumbi estorou. Eu era vizinho do Chico mas não conhecia ele. Comprei seu CD "Da Lama ao Caos" e fiquei beatificado com sua sonoridade! Uma verdadeira obra de arte.
Chico foi um dos poucos, se não o único, que cantou Recife para o mundo. Seu modo expressivo e sotaque acentuado, deu voz e ritmo para uma Recife que até hoje permanece à mesma. Posso dizer que o mangue beat foi até então, o último grande movimento musical que o brasil pôde contemplar e projetar para o mundo. Sou recifense e digo com toda certeza que do rico ao pobre, do culto ao semianalfabeto, da periferia aos bairros nobres... todos conhecem a obra do nação, mundo livre S/A, Otto e por ai vai!
já falei dele na minha escola. fiz um trabalho sobre a ligação das músicas do Chico Science com as obras de Josué de Castro, um sociólogo brasileiro que Chico se inspirou. provavelmente fui o primeiro a falar dele numa aula na escola. amo as músicas dele
Josué de Castro era médico nutrólogo. Geografia da Fome, Geopolítica da Fome, Sete Palmos de Terra e um Caixão e Homens e Caranguejos são suas principais obras.
A primeira vez que escutei Da Lama ao Caos fiquei muito impressionado comprei logo o CD, depois comprei o CD Afrociberdelia, início dos anos 90 período fértil da música Brasileira com surgimento do Rappa, Planet Hemp, CBJR, Natiruts, Cidade Negra, Sepultura, Pato Fú, Skank, Jota Quest, Raimundos, Mundo Livre S/A, Mestre Ambrósio e etc, porem CS& NZ foi a mais revolucionária.
*"Eu vim com a Nação Zumbi ao seu ouvido falar quero ver a poeira subir e muita fumaça no ar.* *Cheguei com meu universo e aterrisso no seu pensamento, trago a luzes dos postes nos olhos rios e pontes no coração Pernambuco embaixo dos pés e minha mente na imensidão!"* 🎶 💭🔊🍂' *Eterno Chico em Pernambuco nunca será esquecido.* 🖤⭐🥀
Eu morava nos EUA quando Chico Science começou a ficar grande no Brasil e amigos sempre me falavam dele. Quando voltei , fui passar uns dias em Recife e vi de perto o que ele causava e o tamanho da importância que ele e o movimento Mangue Beat traziam. Ele era maior lá do que qualquer artista pop, era um furacão. Sua morte foi uma tristeza enorme e uma perda talvez irreparável pra nossa cultura. Talvez hoje não fôssemos tão colônia se Chico estivesse vivo.
Quando vc vem pra Recife no carnaval e toca "praieira" vc ver todos que estão nas ladeiras de Olinda cantando em forma de coro. Quase similar a um hino de clube de futebol. Incrível o que esse "caba" fez em uma década pra expor os problemas sociais do Recife e nos fazer "caranguejos" pensantes e questionadores.
Régis, vc sendo uma MENTE PRIVILEGIADA como é, disse TUDO e um "pouquinho" mais. PARABÉNS por sua oportuna análise e comentário. VIVA ..... CHICO !!!!! Recife-PE
Nunca me esqueço onde estava(pub do okky nos quatro cantos em Olinda )quando escutei a morte dele pelo rádio. Eu e todos ao redor ficamos uns 30 minutos chorando e tentando deixar a ficha cair. 😢😢😢😢😢
O melhor show que vi na vida. Tive a honra de ver o Chico em 96 na época do lançamento do afrociberdelia em BSB. Ate hoje tenho uma impressão que Chico não sofreu um acidente e sim foi assasinado, havia muita gente incomodada com o sucesso dele.
Talvez não dessem tanta importância para ele se, ele não tivesse morrido de com uma carreira promissora. Pois, normalmente, tudo que é do Nordeste é cuspido ou, escrachado. Exemplo disso: a falta de noção da mídia sulista para a realidade musical aqui na região. Temos novos integrantes do manguebeat que, apesar de não trazer a inovação de Chico, abordas os temas que vivenciamos: Mago de Tarso. Infelizmente nação zumbi, pra mim, hoje tá parada. Não produz a sonoridade individual do começo dos anos 2000 e faz mais remakes de algumas músicas. Destaco aqui bandas que carregam mangue beat, mesmo não sendo de Recife já que, o mangue é universal: Baiana System, Zepelim e o Cordel, Howay e entre várias outras. Dá uma sacada nessas bandas e como elas incorporam elementos de Chico. Mas inovar feito ele é mais difícil: já que depois da sacada dele, fazer algo assim é muito mais difícil.
Chico foi gigantesco e inesquecivel, marcou demais minha geração , nasci em 81 e passei os fim dos 90 e todos 2000 ouvindo muito Chico science e nação zumbi. Pena demais a perda dele tão precoce.
Vcs precisam conhecer Mabuzi, o cara que pirou a cabeça de Chico. Os dois foram os primeiros caras no Recife, talvez do Nordeste, a mergulhar no mundo da Tecnologia da Informação no final dos anos 70 e início dos 80. Até hoje encontro Mabuzi perambulando pelas ruas do Recife Antigo, entre uma Startup e outra do Porto Digital. O cara é uma lenda que passa despercebido no meio da multidão.
Obrigada por falar do grande Chico Sciense!! É a impressão da criatividade de Olinda e Recife. Foi o último manifesto Cultural do Brasil e alavancou o turismo e amor pela ARTE e CULTURA do NORDESTE. Estou completamente arrepiada com esse vídeo, pois faço parte de um coletivo de forró no Nordeste e AMO o SOM do MARACATU da Mata Norte Pernambucana.
Chico foi o último grande gênio e revolucionário da nossa música. Difícil mensurar é imaginar o que ele teria feito se estivesse vivo. Faz muita falta.
Chico foi xênio, tive a sorte de vê-lo com a Nação Zumbi no Central Park em New York City. Nunca esquecerei desse show, que energia duca, os caras detonaram tudo, a galera ficou extasiada 🤩🤩🤩
Adoro Chico Science! Desde a primeira vez que ouvi o som dele e até hoje fico maravilhado com a sonoridade regional nordestina com o rock! Raul, Raimundos e o Chico fizeram isso magistralmente!
Você tem o meu respeito, falou tudo. Eterno Chico ❤️
2 หลายเดือนก่อน
Sou de Recife e me lembro deste dia como todo recifense…era como se perdesse Senna ,parou tudo. Imortal até hoje lembrado em todas as aglomerações carnavalescas e esportivas Pernambucanas….Eterno Chico !
Sou de Olinda, inclusive do mesmo bairro viveu o Chico e sua família (ele estudou na mesma escola que alguns dos meus tios), mas confesso que só vim me atentar ao seu talento postumamente...
Chico e NZ se confundem. E nessa "confusão" sao 2 entidades incomparáveis. Esse cidadão revolucionou a cultura e a musica como um todo. Genialidade é o nome. Da lama ao caos pra mim esta no top 3 das maiores obras da música desse país. O disco é lendário, uma verdadeira obra prima da musica.
Boas lembranças do Chico Science e Nação Zumbi. Vi um show deles ao vivo em 1994 no Centro de Convenções em Salvador. Depois lá pro fim dos anos 90 ou início dos anos 2000, vi outro show na Concha acústica.
Francisco de Assis França, sua mente pensante, com seu sorriso e seu bailado contagiante, marcou minha vida. Em uma singela homenagem fiz uma tatuagem pra demonstrar meu respeito e meu carinho! Chico vive, viva chico 🤍
Sou de Recife e tenho orgulho em dizer que, Chico vive em cada poça de lama do rio Capibaribe, em casa corda de caranguejo e em cada mente pensante e revolucionária do meu estado, do meu país Pernambuco! Viva Chico!!!!
@@filiperibeiro3484 Viva Chico
Viva Chico. Sou de MG, se não fosse gostaria de ser pernambucano, por causa dele, alceu e uns outros
O MAIOR DE TODOS OS CHICOS!!!!!
Pernambucano e, especialmente, os Recifenses se ACHAM d+. Só perdem nesse quesito para o bairrismo dos Gaúchos.
@@redshark_ kkkkkkkk
Aqui no Recife no início dos anos 2000, na rede pública de ensino tinha uma disciplina chamada: História do Recife, Chico Science muitas vezes era objeto de estudo dessa disciplina.
@@andrealbuquerquean não sei como é hoje em dia, mas quando estudei em Recife, ainda tinha MUITA história da cidade e do estado como um todo sendo contada na escola, inclusive sobre Chico Science. Chico vive!
Bem merecido por tudo o que ele fez pela cultura !!
@@andrealbuquerquean nas aulas de história contava mais sobre a história de Pernambuco e como nos fomos de um estado rico pra essa sarjeta hj em dia, Pernambuco foi totalmente roubado tanto financeiramente como culturalmente.
@@andrealbuquerquean Chico Science foi um dos arquitetos da música brasileira apesar da passagem tão rápida dele neste plano sem dúvida.
Eu tive a grata oportunidade de ver AO VIVO em Março de 1996 Chico Science e Nação Zumbi ao lado do Patu Fu em Goiânia/GO e nunca me esqueci daquele show🥇🌟
Obrigado Chico por tudo🙏
@@skyfallwallker9095 Compreendo suas palavras e sua consternação, mas, isso não é uma exclusividade do estado de Pernambuco... Todos estados da federação foram surrupiados através dos anos por esse sistema político retrógrado e corrupto que anda d mãos dadas c/ judiciário de norte a sul deste país.
Porém grandes figuras como Ariano Suassuna e Chico Science e etc.. são expoentes positivos não só de Pernambuco como do Brasil e nós temos q focar nossas energias e lembranças em brasileiros assim!!
"Da Lama ao Caos do Caos a lama, um homem roubado Nunca se engana". ✊🏼✊🏿
“Um passo a frente, e você não está mais no mesmo lugar” Chico Science
Uau 😂
❤
Um passo pra trás e você também não estará
@@Rafsilpe-ol6ltmas ai voce nao progrediu e sim regrediu. Um Passo a frente voce Evoluiu de um jeito ou de outro
@@angelopalmeira8131 mas não estarei no mesmo lugar
Vi um show do Chico Science e Nação Zumbi na Praia do Futuro, em Fortaleza-CE, em 1994. Até hoje ecoam na minha cabeça o som do Maracatu da NZ e as guitarras do Lúcio, além dos versos dilacerantes do Chico. Um dos shows mais irados que vi na minha vida.
Eu tambem fui nesse show! Toooop!
Sou Pernambucana, muito obrigada pelo reconhecimento , CHICO é um gênio, estou emocionado com a sua homenagem.
Chico Science foi uma das coisas mais originais que aconteceram no cenário musical nos anos 90.
Quando via seus clipes eu fiquei e fico muito feliz e só de lembrar que ele partiu fico muito chateada!
Graças ao Chico Science o nordeste se valorizou mais!
o legado de Chico é indiretamente até mundial, pois ele junto com a NZ influenciaram enormemente o álbum Roots do Sepultura, álbum este que influenciou milhares de bandas após o seu lançamento.
Foram apenas dois álbuns do Chico, mas duas obras primas.
Sim, por causa dele tivemos as bandas da batuqueira e berreira - Chico - Sepultura - Slipknot - new wave of american heavy metal - um dos últimos gênios do BR
Mais de 50% da obra d9 Red Hot Chillie Peppers é inspirada no MangueBeat. Os caras são pirados em Chico.
Adorava assistir os show que passava na TV cultura no programa Bem Brasil e foi ali que conheci Chico junto com a Nação Zumbi que coisa maravilhosa foi assistir aquilo. hoje com 42 anos continuo adorando Chico e Nação Zumbi. Pra mim o CD da lama ao caos é o melhor álbum nacional até hoje. Sou apaixonado nas canções Risoflora e Coco Dub. Abraços!
Sou paraense, e amo o espírito cultural e o poético do Nordeste. Chico e sua alma única na música e na crítica, é coisa de outro mundo! Se não fosse muitos dos grandes nomes nordestinos na música popular brasileira, acho que dificilmente ela teria nascido, teria tido história. Parabéns!
O Chico foi umas das últimas coisas boas e inteligentes da nossa música.
@@edivanandrade528 eu acho as músicas dele ruins, mas extremamente superior a MPB atualmente.
Que orgulho ter nascido no mesmo pedaço de chão desse cara!!Viva Chico!!Viva PE!!
E dá-lhe Leão!!!
Só a bandeira que é feia. Brincadeira, somos irmãos pernambucanos (apesar de eu ser alvirrubro). 😅
Sou Recifense, tenho 40 anos e vivi o movimento no seu auge. Ah que lamentável a morte do Chico em 97, foi um verdadeiro baque para o povo Pernambucano, mas esse baque não foi maior do que o baque solto do Maracatu atômico cibernético que ele reinventou. Obrigado por tudo Chico! Ah, detalhe, toda vez que vou no cemitério de Santo Amaro visitar o túmulo dos meus avós eu visito o túmulo do grande Chico Science com um orgulho da peste de ser seu conterrâneo. Chico vive!
" Orgulho da peste" tão nosso😂
Se vc tem 40 vc era apenas uma criança no auge do MangueBeat. Quem viveu realmente hoje está beirando os 60, nós que íamos nos shows, nós que lotavamos a Rua da Moeda no final dos anos 80 para acompanhar a NZ.
Chico é o orgulho de nós pernambucanos!! Nunca deixamos de ouvir ele.
Sou pernambucano com orgulho e tenho na musica de Chico e da Nação uma forma de expressar toda a nossa riqueza cultural para o Brasil e o mundo!!!
Chico nos representa !!!!!
Ontem, Hoje & SEMPRE Chico Science deve ser cultuado neste país, ele é merecedor! 🙌🎶🇧🇷
E faço questão de compartilhar c/ todos vocês o seguinte: Eu tomei conta da existência do Chico Science e Nação Zumbi através do SEPULTURA bem no início de 1996 quando Sepultura em todos os shows da turnê do Roots começou a tocar "Monólogo no Pé do Ouvido", daí fui atrás das obras da banda e sempre tive um respeito muito grande e admiração por eles!
Os dois discos q Chico gravou c/ Nação Zumbi são épicos p/ cultura musical verdadeira do 🇧🇷. 4ever🤘
Lembro uma entrevista de Seu Jorge falando que depois de ter ido assistir a um Show de Chico Science e Nação Zumbi ele saiu totalmente impactado e transformado. Foi sua inspiração pra ser músico.
Também lembro dessa entrevista, na MTV. Já procurei muito no YT e nunca achei.
Chico, um artista sensacional! Uma vez, fui passar o carnaval em Olinda e cheguei uns dias antes. Saí do aeroporto e fui com uns amigos pra Praia do Pina. Lá, tinha uma ciranda começando, e quem cantava era Chico Science. Entrei nessa ciranda e curti por horas! Essa é uma bela lembrança que guardo. Chico vive. Chico é eterno!❤
Boa Tarde! Régis Tadeu! Sou de Pernambuco, Terra do finado e bem referido Chico Science, e te digo o seguinte: Ele foi um divisor de águas musicais e regionais dentro do Rock'in oll depois do nosso saudoso e sem dúvidas não menos importante que o Raul Seixas. Existe duas grandes diferenças para mim entre os dois, em suas respectivas bandas, o primeiro fato de Chico ter modernizado a qualidade do som que compôs junto ao restante dos integrantes, e o outro fato foi a ousadia de misturar ritmos, sem perder as características Nordestinas que sempre teve enquanto pessoa, antes de tudo. A ironia carregada de nordestinidade e ambas características misturadas a visão urbanística dos acontecimentos que o rodeavam e eram a sua base de informação, o fez também único até hoje na qualidade da música brasileira, tenha ele o mesmo reconhecimento que outros ou não. Muito bom e digno da sua parte, dentro do contexto musical, a propósito que você Régis Tadeu tenha lembrado dele. Como Pernambucana fico orgulhosa e me lembro de outra lenda viva que o meu querido Alceu Valença. Obras primas da música brasileira (Nordestina)!
Régis, o estrelato, podemos dizer assim, do Chico Science durou pouco (apenas três anos), mas revolucionou profundamente a nossa Música Popular e reverbera até hoje!!!
Uma vida curta, mas intensa e imensa!!!!
Eu era calouro na UFPE de 1994, quando ouvi pela primeira vez Coco Dub, vindo do porta-malas de um celta (carro dos boyzinhos de coasse média da época) no estacionamento do bar da UNE. Naquele fim de tarde, tinha consciência que testemunhava algo de muito valor, uma poesia acústica que não sabia definir, mas muito agradável aos ouvidos. Só não tinha idéia que aquilo era a história que se escrevia bem em frente dos meus olhos.
Chico Science tornou-se atemporal. E a distância histórica da sua existência só o torna mais forte e mais atual. Graças a Deus que a nação zumbi captou a importância que tem e continuou. E como continuou.
Lembro que em 1996 aos meus 16 anos, onde já era rockeiro e bluseiro com bases de infância, quando ouvi Chico Science...fiquei embasbacado com a sonzera, ritmo, groove...de cara achei muito louco!!
Sou de Recife, e fui pra show no circo maluco beleza, saudades dos anos 90 e 80 foi melhor momento das bandas nacionais, e Chico era diferente de todos.
Chico Science foi incrível, e seu legado persiste.
O cara era realmente Diferenciado !!! Um Gênio da Nossa Cultura.
Orgulho de Pernambuco, Da Torcida Do Santa Cruz , Enfim ... Da Música Brasileira.
De Recife Para o Mundo .
Chico Science foi uma salvação pouco duradoura para Recife e para o Brasil. Ouço sempre ele e nação zumbi , inteligência não faltava nele . Nasci em 2009 não tinha nascido quando ele estava vivo ainda , mas sei muita coisa sobre , curto demais o cara
Emblemático. Gênio. Revolucionário.
''Cerebral, é assim que tem que ser
Maioral, mas é assim que é
Bom da cabeça e um foguete no pé''
Sou pernambucano e tive o prazer de assistir um show dele com o Nação em Petrolina. Depois ainda conversei com ele no camarim com toda a galera. O cara era muito do bem, alto astral demais e todos da banda também.
A escola do meu filho, semana passada pediu um trabalho sobre a vida do Chico. Nesse trabalho específico eu amei ajudar!! ❤❤❤
Legal
Perfeito!! Chico exala Recife, nosso jeito, nosso sotaque, cotidiano, a música de chico deixa tudo familiar pra mim, escuto a sua música, fecho os olhos e ando pelas pontes de Recife e sinto cheiro de maré é inexplicável ao mesmo tempo a energia pernambucana, a força do nosso povo guerreiro, forte.
Da Lama ao Caos já estava descolado na cena alternativa de World Music em alguns países da Europa e no Japão, tocaram no Montreaux Jazz tbm. A real é que Chico foi embora muito cedo, antes mesmo do auge artístico dele, viria muita coisa boa mas deixou seu legado.
Parabéns para a Orquestra Popular Marafreboi de Brasília-DF que mantém viva a memória de Chico Science !
O maestro Fabiano Medeiros dá uma aula falando sobre a importância do Chico, de quebra arrebenta regendo os músicos com a execução excelente de sua obra.
Fantástico Chico Science e Nação Zumbi!!! Sou de SP e infelizmente é verdade. O preconceito das radios em não tocar O Chico Sciemce e a Nação zumbi. Eu ouço as radios de rock o dia todo e dá pra contar nos dedos as vezes que tocaram essa banda, mesmo naquele época e hoje. Eu que sou nascido paulista e ainda bem urbano, mas filho de baianos, me entristeço muito pela morte muito cedo de Chico Science, que poderia nos dar ainda muita coisa boa. Um som com conteúdo, hoje em dia muito em falta. Que acho , ficou bem resumida na fala de Regis : "Chico Science e Nação Zumbi mostrou que era possivel dançar e pensar ao mesmo tempo" genial!!! Obrigado!!
Nos anos 90 eu tive o prazer de assistir ao boom de novas bandas brasileiras, o que incluiu Raimundos, Virna Lisi, Skank, Planet Hemp, Mundo Livre S.A e, claro, Chico Science e Nação Zumbi. Foi um período mágico e, daqui de Minas, eu não tinha dúvida que Chico Science era o grande guia daquela geração. Sua morte foi uma perda incalculável para a música brasileira e, de certa forma, uma morte tão lamentável quanto foram as mortes de Jimi Hendrix e Kurt Corbain, justamente por que os três morreram quando estavam no auge de sua criatividade.
Não atoa o Chico se tornou grande. Basta ver seus leituras. Uma delas foi a obra de Josué de Castro e sua trilogia sobre a geografia da fome e o seu incrível romance: homens e caranguejos!!! Excelente vídeo do canal...
@@maurocristiano321 sou Geógrafo e foi o primeiro músico a entender a Geografia da Fome, através da obra de Josué. Fantástico!
Sou de Recife, a morte de Chico Science foi como perder um ente querido, suas músicas e suas falas expressavam o que eu sentia e o que eu queria que acontecesse na cena cultural do meu Estado, ele foi importante para a música, artes plásticas, ressurgimento do consumo da cultura regional e até na gastronomia. Viva Chico Science, para todo o sempre.
Chico é dos artistas mais singulares e originais que nosso país já teve.
Puro fruto do que de melhor a nossa amada região nordeste pode produzir.
Deixou um legado inestimável através de sua obra e todo o impacto proveniente dela na música nacional e internacional.
Viva, Chico e NZ!
Sou recifense, cresci ouvindo o Chico, tenho os 2 cds que foram mencionados, tive a experiência de andar no mangue, precisamente em Rio doce, um bairro de Olinda, hoje tem túnel, rua, espaço, com o nome Chico Science, quase 3 décadas dessa revolução cultural que deu frutos, aprendemos a pilotar nossas próprias cabeças, somos esse caranguejo com cérebro.
KKKK Também andei na lama de Rio Doce. Morava na rua do Alecrim, vizinho ao Chico.
Consegui voltar no tempo da minha adolescência em Recife quando dançava feito uma louca com o CD da lama ao caos . Como ele faz falta. Obrigada por esse resgate Regis
Vivi em recife nessa época, campeonato de surf em Maracaípe fomos de carona e acampamos nessa praia show de Chico sciense cara foi arretado...
Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente no começo dos anos 90 , em um jogo de futebol do nosso clube do coração, o Santa Cruz do Recife. Também estavam outras pessoas que faziam a cena musical do Recife na época, como a lenda o canibal, grande tricolor assim como o Chico scince. O mangue Beach acendia a chama e o ego do Pernambucano que no qual possa se dizer, que ele teve sim valor em sua terra.
Chico foi, é e sempre será genial! Extremamente conectado à realidade, crítico, criativo. Ele foi meu vizinho, moro em Olinda e conheço o cenário que o inspirou.
Espetacular o seu vídeo sobre o Saudoso Chico Science, foi umas das minhas inspirações e momentos felizes ouvindo os primeiros álbuns com meu amigos !!! Lembrança boa
Salve Chico, salve o Mangue beat!!!
Rio, pontes e overdrives...
Só ouvi verdades. Anos 90 foi uma época impar em Recife-PE. Vivi nas festas do Adilia's Place,Pina de Copacabana e Bar do Grego, alem das iconicas festas do PocoLoko em Olinda. Todos estes eventos com as bandas lendários do movimento.
Eu tive o privilégio de ir ao show do Chico aqui no Recife.
Um gênio à frente foi seu tempo.
Chico Science e Nação Zumbi, foi o primeiro cd que comprei com o meu primeiro salário de office boy , no ano de 1993... Vi o show no circo Benetton e no Sesc Interlagos , foram momentos memoráveis... E qdo vou pra Recife , procuro estar conhecendo sempre um pouquinho mais sobre o movimento mangue .
Chico Science foi um visionário. um criativo artista que criou um estilo tendo como referência várias outras sonoridades. Elevando á regionalidade dele no cenário da música brasileira. Ele foi um receptor que com muita genialidade, retratava com uma crítica social muito forte, a realidade brasileira.
Chico Science deixou cicatrizes profundas na cultura musical.
Uma das maiores revelações da música brasileira em décadas!!! Som envolvente e batidas marcantes!!
Menino. Excelente video. Era adolescente nessa época. Acompahei as músicas do Chico de 1994 até a morte, na MTV. Quando ele se foi eu tinha 17 anos. Eu estava de férias em Maceió. Lembro como hoje dessa triste notícia. E se estivesse vivo seria mais uma voz representate da música boa em meio a um mar de lamas que está música atual. O cara era tão bom que até o David Gilmour o elogiou num programa de TV onde ambos estavam presentes.
Chico Science é uma lenda da música brasileira, é muito bom nos trazer aqui nesse vídeo Régis Tadeu, abração. ...
Parabéns Régis. Chico foi um gênio, e sempre será. Um dos últimos grandes artistas brasileiros. Hoje a música brasileira está ladeira abaixo.
Sou de Recife (do centro) e, morando em Alagoas, faço o possível para divulgar o valor musical e artístico de Chico Science para o Nordeste e para o mundo. Independentemente de até onde poderia ter ido...., fez história e foi um divisor de águas no campo musical e artístico. Sejam essas palavras/frases contendo dicas, opiniões ou sacadas que ainda pairam no nosso campo comportamental ou filosófico, elas até hoje vivem, hein! Por isso: Viva Chico!
Não me lembro o ano mas me lembro de ir para praia do Gonzaga em Santos assistir Gabriel o pensador e chegar cedo e ver no palco aqueles malucos com tambores e com o sotaque Pernambuco incrível e ouvir as músicas e a performance deles incríveis chegando a acompanhar o show inteiro dançando sem ao menos conhecer sai de lá querendo mais qual não foi minha surpresa quando na semana seguinte assinante eu da revista bis ver chegar um cassete grátis de 2 músicas da nação zumbi foi paixão imediata não consigo ver outra banda com esse mesmo impacto na minha vida
Chico vive
Sou de SP conheci a obra Chico na adolescência escuto até hj pensando que ele vive e passou por Rios pontes e overdrives para chegar no Brasil inteiro com sua genialidade.
Chico sceince., um grande gênio da musica brasileira que deixa saudades. Do subúrbio de Rio doce para o mundo. Essa foi sua grande sacada, além do seu talento.
Aqui em Pernambuco Chico e a Nação foi um divisor de água pra música moderna do estado, aqui essa música é antes e depois dele. Chico vive literalmente.
lamentei muito a morte do Chico Science na época, é um gênio revolucionário da musica tanto que mesmo com a sua curta carreira ele deixou sua marca, o que ele fez em tão poucos anos muitos artistas não fazem a vida inteira em termos de qualidade musical.
Sou de Vitória de Santo Antão- PE, um grade admirador do chico... Chico Science!!!!!!!!!
TODOS OS ANOS, O CHICO CIÊNCIA É HOMENAGEADO EM MEU RECIFE! TEMOS ESTÁTUAS DELE NAS RUAS. AQUI EM PERNAMBUCO, OUVIMOS CHICO COM NATURALIDADE.
Sou Pernambucano e estava trabalhando no Acre quando a Nação Zumbi estorou. Eu era vizinho do Chico mas não conhecia ele.
Comprei seu CD "Da Lama ao Caos" e fiquei beatificado com sua sonoridade!
Uma verdadeira obra de arte.
Chico foi um dos poucos, se não o único, que cantou Recife para o mundo. Seu modo expressivo e sotaque acentuado, deu voz e ritmo para uma Recife que até hoje permanece à mesma. Posso dizer que o mangue beat foi até então, o último grande movimento musical que o brasil pôde contemplar e projetar para o mundo.
Sou recifense e digo com toda certeza que do rico ao pobre, do culto ao semianalfabeto, da periferia aos bairros nobres... todos conhecem a obra do nação, mundo livre S/A, Otto e por ai vai!
já falei dele na minha escola. fiz um trabalho sobre a ligação das músicas do Chico Science com as obras de Josué de Castro, um sociólogo brasileiro que Chico se inspirou. provavelmente fui o primeiro a falar dele numa aula na escola. amo as músicas dele
@@themoodypedro Geografia da fome
Josué de Castro era médico nutrólogo. Geografia da Fome, Geopolítica da Fome, Sete Palmos de Terra e um Caixão e Homens e Caranguejos são suas principais obras.
A primeira vez que escutei Da Lama ao Caos fiquei muito impressionado comprei logo o CD, depois comprei o CD Afrociberdelia, início dos anos 90 período fértil da música Brasileira com surgimento do Rappa, Planet Hemp, CBJR, Natiruts, Cidade Negra, Sepultura, Pato Fú, Skank, Jota Quest, Raimundos, Mundo Livre S/A, Mestre Ambrósio e etc, porem CS& NZ foi a mais revolucionária.
Parabéns pelo trabalho, o chico foi um relâmpago que reverbera até hoje "uma cerveja antes do almoço pra ficar pensando melhor!" show.
Chico Science nos deixa sem palavras! Um homem á frente do seu tempo. 🦀💪
Tive o prazer de assistir Chico e Gil no abril pro rock em recife, circo maluco beleza ❤
*"Eu vim com a Nação Zumbi ao seu ouvido falar quero ver a poeira subir e muita fumaça no ar.*
*Cheguei com meu universo e aterrisso no seu pensamento, trago a luzes dos postes nos olhos rios e pontes no coração Pernambuco embaixo dos pés e minha mente na imensidão!"* 🎶
💭🔊🍂'
*Eterno Chico em Pernambuco nunca será esquecido.* 🖤⭐🥀
Eu morava nos EUA quando Chico Science começou a ficar grande no Brasil e amigos sempre me falavam dele. Quando voltei , fui passar uns dias em Recife e vi de perto o que ele causava e o tamanho da importância que ele e o movimento Mangue Beat traziam. Ele era maior lá do que qualquer artista pop, era um furacão. Sua morte foi uma tristeza enorme e uma perda talvez irreparável pra nossa cultura. Talvez hoje não fôssemos tão colônia se Chico estivesse vivo.
Muitíssimo obrigado por esse excelente vídeo... faz muita falta Francisco de Assis França, o eterno Chico science. Recife não é mais o mesmo sem ele.
Quando vc vem pra Recife no carnaval e toca "praieira" vc ver todos que estão nas ladeiras de Olinda cantando em forma de coro. Quase similar a um hino de clube de futebol. Incrível o que esse "caba" fez em uma década pra expor os problemas sociais do Recife e nos fazer "caranguejos" pensantes e questionadores.
Régis, vc sendo uma MENTE PRIVILEGIADA como é, disse TUDO e um "pouquinho" mais. PARABÉNS por sua oportuna análise e comentário. VIVA ..... CHICO !!!!! Recife-PE
Nunca me esqueço onde estava(pub do okky nos quatro cantos em Olinda )quando escutei a morte dele pelo rádio.
Eu e todos ao redor ficamos uns 30 minutos chorando e tentando deixar a ficha cair.
😢😢😢😢😢
Chico vive recife!❣️
Uma antena 📡 na lama do mangue ainda emiti , som escuto sempre!
Chico Science estava muito além do seu tempo no sentido de ousadia, talento e cultira! Um cara único!
O melhor show que vi na vida. Tive a honra de ver o Chico em 96 na época do lançamento do afrociberdelia em BSB. Ate hoje tenho uma impressão que Chico não sofreu um acidente e sim foi assasinado, havia muita gente incomodada com o sucesso dele.
👏👏👏👏👏👏SOU PERNAMBUCANA E AMO CHICO SCIENCE ATÉ HJ.❤❤❤❤❤❤
Talvez não dessem tanta importância para ele se, ele não tivesse morrido de com uma carreira promissora.
Pois, normalmente, tudo que é do Nordeste é cuspido ou, escrachado.
Exemplo disso: a falta de noção da mídia sulista para a realidade musical aqui na região.
Temos novos integrantes do manguebeat que, apesar de não trazer a inovação de Chico, abordas os temas que vivenciamos: Mago de Tarso.
Infelizmente nação zumbi, pra mim, hoje tá parada. Não produz a sonoridade individual do começo dos anos 2000 e faz mais remakes de algumas músicas.
Destaco aqui bandas que carregam mangue beat, mesmo não sendo de Recife já que, o mangue é universal:
Baiana System, Zepelim e o Cordel, Howay e entre várias outras.
Dá uma sacada nessas bandas e como elas incorporam elementos de Chico.
Mas inovar feito ele é mais difícil: já que depois da sacada dele, fazer algo assim é muito mais difícil.
Chico foi mais um inovador da música brasileira.
Somos de Recife e claro, grande referência pra cena musical pernambucana, viva SCNZ!
Chico foi gigantesco e inesquecivel, marcou demais minha geração , nasci em 81 e passei os fim dos 90 e todos 2000 ouvindo muito Chico science e nação zumbi. Pena demais a perda dele tão precoce.
Vcs precisam conhecer Mabuzi, o cara que pirou a cabeça de Chico. Os dois foram os primeiros caras no Recife, talvez do Nordeste, a mergulhar no mundo da Tecnologia da Informação no final dos anos 70 e início dos 80. Até hoje encontro Mabuzi perambulando pelas ruas do Recife Antigo, entre uma Startup e outra do Porto Digital. O cara é uma lenda que passa despercebido no meio da multidão.
Como Pernambuco, estou emocionado com seu vídeo, depois de anos esperando por essa análise, obrigado regis , por isso sou inscrito antigo no canal
Obrigada por falar do grande Chico Sciense!! É a impressão da criatividade de Olinda e Recife. Foi o último manifesto Cultural do Brasil e alavancou o turismo e amor pela ARTE e CULTURA do NORDESTE. Estou completamente arrepiada com esse vídeo, pois faço parte de um coletivo de forró no Nordeste e AMO o SOM do MARACATU da Mata Norte Pernambucana.
Sensacional, Regis. Nação e o manguebeat são atemporais 👏🏻
Aulas, apenas aulas. Salve Chico! Nosso mangue boy!
Um fenômeno. Salve Chico.
Poxa que vídeo maravilhoso,!!🎉
Chico foi o último grande gênio e revolucionário da nossa música. Difícil mensurar é imaginar o que ele teria feito se estivesse vivo. Faz muita falta.
Chico foi xênio, tive a sorte de vê-lo com a Nação Zumbi no Central Park em New York City. Nunca esquecerei desse show, que energia duca, os caras detonaram tudo, a galera ficou extasiada 🤩🤩🤩
Adoro Chico Science! Desde a primeira vez que ouvi o som dele e até hoje fico maravilhado com a sonoridade regional nordestina com o rock! Raul, Raimundos e o Chico fizeram isso magistralmente!
Você tem o meu respeito, falou tudo. Eterno Chico ❤️
Sou de Recife e me lembro deste dia como todo recifense…era como se perdesse Senna ,parou tudo.
Imortal até hoje lembrado em todas as aglomerações carnavalescas e esportivas Pernambucanas….Eterno Chico !
Sou de Olinda, inclusive do mesmo bairro viveu o Chico e sua família (ele estudou na mesma escola que alguns dos meus tios), mas confesso que só vim me atentar ao seu talento postumamente...
Revolução não só musical, como política também.
Chico e NZ se confundem. E nessa "confusão" sao 2 entidades incomparáveis. Esse cidadão revolucionou a cultura e a musica como um todo. Genialidade é o nome. Da lama ao caos pra mim esta no top 3 das maiores obras da música desse país. O disco é lendário, uma verdadeira obra prima da musica.
Boas lembranças do Chico Science e Nação Zumbi. Vi um show deles ao vivo em 1994 no Centro de Convenções em Salvador. Depois lá pro fim dos anos 90 ou início dos anos 2000, vi outro show na Concha acústica.
Chico eternamente no coração de todo Recifense 😢 passei o último domingo escutando Nação. Salve Chico, salve o Manguebeat
Que vídeo lindo, que homenagem maravilhosa, Regis🧡👏👏👏
Francisco de Assis França, sua mente pensante, com seu sorriso e seu bailado contagiante, marcou minha vida. Em uma singela homenagem fiz uma tatuagem pra demonstrar meu respeito e meu carinho! Chico vive, viva chico 🤍