IMIGRAÇÃO ESPANHOLA EM SANTOS | SANTOS NOS CAMINHOS DA MEMÓRIA |

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 46

  • @noemicosta6526
    @noemicosta6526 3 ปีที่แล้ว +5

    Parabéns a todos muito bom saber da história da nossa linda Santos parabéns Karine Antigo👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @tievlogs
    @tievlogs 5 หลายเดือนก่อน +1

    muito legal esse episódio! eu moro em Los Angeles (California), mas sou natural de Recife (Pernambuco). já fazem 2 anos que eu pesquiso sobre a origem do meu bisavô espanhol, ele era da Galicia - Pontevedra. eu adorei saber mais sobre as minhas origens aqui nesse podcast!

  • @1963Anacris
    @1963Anacris 3 ปีที่แล้ว +8

    Sou neta de espanhois, o avô de Tui, galego, e a vó leonesa, de Leon. Eles chegaram em Santos entre 1920- 1930. Meus avós se ocuparam de uma pensão no canal 1 e tb na construção do prédio onde vivo hoje, na Alexandre Herculano , em terreno de outro espanhol proprietario de grande gleba, o Sr Leiras, outro galego. Carrego o nome da avó de Leon: Valcarcel, sobrenome com enorme arvore que construi com familiares que estao espalhados na Espanha, na Argentina, Peru etc.

    • @santosnoscaminhosdamemoria1979
      @santosnoscaminhosdamemoria1979  3 ปีที่แล้ว +2

      Que incrível!! É a prova de que os galegos realmente ampararam o processo de povoamento e desenvolvimento da região!

    • @cassiofontalba9894
      @cassiofontalba9894 5 หลายเดือนก่อน

      Meu avô nome Migel Fontalba Carrasco!

    • @cassiofontalba9894
      @cassiofontalba9894 5 หลายเดือนก่อน

      Veio de Galacia Espanha em uma Navio Italiano!

    • @cassiofontalba9894
      @cassiofontalba9894 5 หลายเดือนก่อน

      Meu avô ñ gostava de estudar ia para o cais onde ficava ancorado um Navio Italiano!

    • @cassiofontalba9894
      @cassiofontalba9894 5 หลายเดือนก่อน

      O cozinheiro jogava muedas no mar onde meu avô mergulhava para buscá-la!

  • @VictorMarassatto
    @VictorMarassatto 3 ปีที่แล้ว +4

    Karime explica bem demais, que aula!

  • @marinaportovieira
    @marinaportovieira 3 ปีที่แล้ว +3

    Parabéns!!!

  • @p_moreno
    @p_moreno 3 ปีที่แล้ว +2

    👏👏👏👏👏👏

  • @natanielmacedo270
    @natanielmacedo270 2 ปีที่แล้ว +1

    Os bisavós do meu avô paterno vieram da Espanha. Sobrenome Garrido de Macedo. Somos do nordeste, Paraíba.

    • @thai44ramos
      @thai44ramos หลายเดือนก่อน

      A imigração espanhola foi forte na paraiba ?

  • @charlespierry5074
    @charlespierry5074 2 หลายเดือนก่อน

    Avó do meu pai, era espanhola,chegou no Brasil pelo porto de Santos segundo família comentavam nas reuniões. Anna Garcias de Jesus,casou-se com Américo Sabino

  • @AirRaid77
    @AirRaid77 3 ปีที่แล้ว +5

    Saudações, amigos. Eu cursei história na Unisantos, e meu TCC foi justamente "Imigração Espanhola na Cidade de Santos, de 2010. Pena que eu me atrasei para este podcast. Eu tenho alguns aponamentos. Eu sou neto de um galego, nascido em Pontevedra, e que veio para Santos em meados de 1920, já com aproximadamente 8 anos. Meu bisavô vinha para fazer a vida aqui, e manter a comunicação com parentes que tinham vindo numa onda anterior, provavelmente nessa onda de imigração que a Karime citou.
    Meu interesse era justamente saber mais sobre minhas origens e descobri muitas coisas. Olha, parte da família mudou sim o nome. Aliás, é por causa disso que eu não consegui minha cidadania espanhola: por conta de divergência de nomes, que tinha um nome no documento espanhol e outro no documento brasileiro. E isso, eu não tive como corrigir. Nem tempo, nem dinheiro, na época. Perdi a oportunidade mesmo.
    Os espanhóis vinham para o Brasil junto com os italianos e portugueses atrás de oportunidades novas, já que a Europa passava ainda por muita miséria e guerras. Os portugueses costumavam ter uma falidade maior em lidar com comércio. Os italianos parece que traziam toda uma experiência agrícola, e os espanhóis tinham uma tendência maior em trabalhar com o porto e com indústria, como operários. Mas desses espanhóis, os galegos, tendiam a permanecer na cidade de Santos por causa de uma facilidade em trabalhar em pedras, então muitos galegas trabalhavam nas pedreiras do porto, ou na calcetagem das ruas. Sabe aqueles paralelepípedos que nós tínhamos como pavimento na cidade, e que a partir da prefeitura do Beto Mansur foram todos cobertos com asfalto? Foram os galegos quem "instalaram" em alguns lugares (que eu jamais consegui descobrir exatamente quais nem quando, mas o projeto de Saturnino de Brito para a cidade provavelmente tem a ver com isso). Eu tenho um tio avô que era calceteiro, e dois "primos-avôs" que trabalharam na pedreira do jabaquara por um tempo e depois no porto. Outro nicho que os galegos adoravam eram os ferro-velhos. Podem ver. Tudo quanto é ferro-velho tem um galego na história de sua fundação.
    Karime, eu tive aulas com a Marina Tucunduva. As matérias pedagógicas, claro.
    Você mencionou a guerra de Cuba, ou a Guerra Hispano-Americana. E um primo-avô meu me contou que a primeira leva de imigração da família foi sim para fugir do alistamento para essa guerra. Porque a Espanha tomou uma surra violenta. Quem ia pra essa guerra não voltava. Um primo chegou a atravessar a nado para Portugal, na véspera do alistamento. Galegos não tinham esse sentimento de patriotismo, pois a Galícia, assim como a Catalunuha, o País Basco, são comunidades autônomas. Antes de serem espanhóis, eles eram galegos, catalães, bascos....
    Karime, antes do Centro Espanhol tinha a Sociedade de Socorros Mútuos, que acolhia os imigrantes, viu?

    • @AirRaid77
      @AirRaid77 3 ปีที่แล้ว +2

      Karime, eu tive acesso a essa lista que você mencionou no final, sabia? E o nome do meu avô está lá. Mesmo assim, o problema todo foi com o nome do meu Bisavô e da minha bisavó. E o Cônsul atual é muito rígido. Não aceitou não.
      A autora se chama Marília Cánova (e eu acho que se falava Cãnova, uma proparoxítona, vai por mim, Karime). Ela também tem um outro livro sobre os Espanhóis que subiram a serra também. Algo sobre Espanhóis na Paulicéia. Bons livros. Tive acesso a ambos.

    • @AirRaid77
      @AirRaid77 3 ปีที่แล้ว +2

      Eu demorei um pouco para reconhecer a voz... mas agora sei quem é o Odair! Estudamos juntos, em classes diferentes, mas fizemos muitos eventos juntos. Um abraço, Odair.

    • @santosnoscaminhosdamemoria1979
      @santosnoscaminhosdamemoria1979  3 ปีที่แล้ว +3

      @@AirRaid77 Olá!! Nossa fico muito feliz em saber do seu interesse pela imigração espanhola na cidade. Temos muitas figurinhas para trocar, rs!! Esse é o legal da história, né ? hahaha seus apontamentos são muito interessantes. Gostaria muito de ver a sua pesquisa e também mostrar um pouco da minhaaaa. 🙏🙏
      Também estou muito feliz por você ter escutado nosso PODCAST.
      Sobre a Sociedade Espanhola de Socorros Mútuos e Instrução (SESMI), de acordo com a minha pesquisa e os documentos que pesquisei, foi fundada em 1900 pelos irmãos − vindos de Ourense − Manuel e Jorge Cadavid, na Rua Marquês de Herval, 86.

    • @santosnoscaminhosdamemoria1979
      @santosnoscaminhosdamemoria1979  3 ปีที่แล้ว +3

      @@AirRaid77 depois que ela (Marília) escutou o podcast me respondeu isso mesmo hahahaha "o meu sobrenome (a pronúncia dele) é com acentuação no Cá (novas) (proparoxítona)." 🙏🙏🙌😊😊

    • @AirRaid77
      @AirRaid77 3 ปีที่แล้ว +2

      @@santosnoscaminhosdamemoria1979 É... viu só? Tenho experiência e convívio com espanhóis!

  • @chicofreire1059
    @chicofreire1059 3 ปีที่แล้ว +2

    Minha avó paterna, nascida em Santos, era filha de um casal de espanhóis.

  • @rogeriadominguespereira5594
    @rogeriadominguespereira5594 28 วันที่ผ่านมา

    Gostaria de encontrar meu parentes que veio da Espnha em 1913 Vitoriano Domingues Gomes tinha 3 filhos .

  • @Mallu.Jolie.Oficial
    @Mallu.Jolie.Oficial ปีที่แล้ว

  • @fernandagalhego4559
    @fernandagalhego4559 10 หลายเดือนก่อน

    Karime parabéns pela pesquisa e sua contribuição para nossa história! Agora assim… que paciência com os caras aí te interrompendo toda hora e falando por cima sendo que era você a entrevistada, chato isso rsrsrsrs