Meu nome é Carlos, sou filho do mecânico de voo Armindo Ferreira Maciel, que também estava nesta aeronave, eu tinha 1 ano de idade quando do acidente. Fiquei bastante emocionado com este vídeo, sempre quis ter conhecimento dos fatos que geraram este acidente que marcou para sempre minha vida e da minha família também. Sempre foi muito nebuloso, nunca tivemos muito acesso às informações e agora, 61 anos depois, por puro "acaso", pois não era inscrito neste canal, vejo detalhadamente a descrição das últimas horas do trágico voo que vitimou meu pai e mais de uma centena de pessoas... que loucura! Parabéns pelo vídeo Lito, ficaram ainda muitas pontas em aberto, mas foi uma experiência única... faz tanto tempo mas voltaram à minha lembrança emoções que foram minhas companheiras durante toda minha infância e adolescência, onde tentei sem sucesso seguir a carreira de meu pai. Forte abraço!
Parabéns pelo vídeo. A riqueza de detalhes, da qualidade das informações e as explicações são dignas de elogios e parabéns pela pesquisa e produção. A aviação brasileira tem orgulho de seu trabalho .
Não sei qual seu tipo de crença, mas a graça de Deus te permitiu saber desses detalhes desconhecidos durante toda sua vida. Que esse mesmo Deus te dê um refrigério na alma 🤍
Caro Lito, aqui quem fala é Enzo Salomoni, filho do comandante Gilberto Salomoni. Gostaria de agradecer a todos envolvidos nesta homenagem feita ao meu saudoso pai, que demandou a reunião de tantas figuras históricas desta grande empresa que foi a Varig. De fato durante a minha vida profissional procurei honrar o nome de guerra que compartilhei com ele, sendo de estima felicidade esta história haver caído em suas mãos, sujeito íntegro e preparado para narrar as particularidades inerentes ao evento, sem desrespeitar a imagem e honra daqueles que tanto fizeram a nossa aviação. Um abraço e me coloco à disposição para envio de outras informações.
Estava aqui pensando enquanto rolava a história ...será q o filho deste piloto irá ver...eis q no primeiro comentário aparece....você deve ter muito orgulho de seu pai meu nobre...grande abraço
Há 60 anos ele se foi... mas vive ainda. Viverá enquanto houver quem se lembre dele. Com esta história, é como se ele tivesse renascido por alguns minutos. Me emocionou...
Sou filha do Fernando Hennig do restaurante de Sinimbu. Ele tinha muito orgulho da farda exposta e nem imaginava a história por trás. Ficamos muito felizes com o desfecho
Que honra em poder fazer essa história ser contada pelo Lito. Qndo meu amado Pai (Nelson Lampada) me contou essa historia, fiz questão de correr atras do Lito e deu tudo certo! Honra e orgulho dos nossos “dinossauros” da aviação. Saudações aeronauticas!
Sou ex Variguiana ( em 62 era um bebe) mas lembro bem dos 07… tanto de viajar como dos 3 que ainda restavam qd trabalhei na companhia. Minha lembrança e de um ou mais de 1 começarem por JJ e do trabalho que davam pois nao era incomum retornarem para o aeroporto apos algum tempo de voo e ficavamos com todos aqueles passageiros para distribuir por outros voos e acomodar!! Mas apesar disso foram tempos gloriosos para nossa aviaçao
Olá Lito. Excelente post. Sou filho do Copiloto Frederico e Perdi meu pai aos 3 anos. Mas sempre fui amante da aviação e segui como engenheiro de manutenção na Varig e TAP. Grande abraço.
Curiosidade: nesse voo tambem estava o poeta piauiense Mário Faustino. Ele havia escrito dias antes do acidente um poema em tom premonitório: “sinto que o mes presente me assassina”
Bom dia Lito. Na época do acidente com o PP-VJB, eu estava para completar 9 anos, mas lembro a comoção pelo acidente em Porto Alegre. A medida que fui crescendo e me interessando pela aviação, a ponto de me tornar piloto, esse acidente sempre atraiu minha curiosidade para entender o que tinha acontecido. Há uns 8 anos atrás, em um vôo com pernoite em Lima, 2 das comissárias que haviam voado na Varig, nunca tinham ouvido falar naquele acidente, terminei indo com elas ao Cerro de La Cruz, onde tem um pequeno memorial para que o triste acidente não seja esquecido. Meu abraço em particular aos filhos do Cmte Salomoni e do Copiloto Frederico, que aqui se manifestaram.
Boa história. Uma pequena complementação: o PP-VJB (MSN 17906) não era um 707 qualquer, era um dos três únicos 707-441 operados pela Varig. Era aviões da séria -400, motorizados por 4 Rolls-Royce Conway 508 que era mais econômicos que os Pratt & Whitney. O final 41 também é indicativo que os aviões foram fabricados para a Varig, 41 era o código de cliente da Varig na Boeing.
Lindíssimo resgate desta memória da aviação brasileira. As pessoas morrem de verdade quando nos esquecemos delas. Um trabalho como este feito pelo Lito honra as memórias e traz um calor no coração dos parentes e amigos dos que se foram . PARABÉNS !!! Emocionei 😢
Oi Lito. Sou Cmte. aposentado, meu nome de guerra era Grosman Filho(meu pai era o Grosman que o Nelson deve lembrar bem). Meu pai comentou comigo esse acidente. Eu já era piloto e quando entrei na Varig fiz o ground-scholl do 707 para a função de segundo oficial( um copiloto que não decolava nem pousava, ajudávamos em rota e compunhamos tripulação de revezamento para efeito de regulamentação). O Back-Course foi muito usado na Varig e depois desse acidente foi instalado em todos os 707 uma chave no painel do lado esquerdo onde vc invertia o sinal do localizador no instrumento evitando assim os desvios errados. Quanto ao Salomoni filho, voamos muito juntos o 737 por esse Brasil. Uma pessoa muito legal, muito divertida. Abraços.
Nem sei dizer o que emociona mais. Uma história que une a memória do pai ao filho. O carinho de quem guardou o uniforme. O acaso que faz um comandante se interessar pelo uniforme. Os velhos amigos que viveram dramaticamente o acidente. A homenagem à tripulação. Ou a narrativa emocionada e respeitosa do Lito, desse episódio da aviação brasileira. Obrigada!
Eu evito assistir as histórias da Varig em determinados dias todos os meses: choro até ficar inchada de tanta saudade da minha Varig. Nunca fui no boulevard em Porto Alegre. Só voltei 1 única vez nos prédios da fundação em Porto Alegre: quase morri chorando só em passar na rua Edu chaves. Eu não superei a perda da nossa cia até hj.
É legal ver a paixão que algumas pessoas tem pela Varig. Infelizmente, quando a companhia fechou, eu era ainda uma criança e não pude voar por ela. Mas todo esse amor que vocês sentem significa que um dia existiu uma empresa que zelava por seus colaboradores, o que tem sido cada vez mais raro nos dias de hoje. Isso é muito bacana.
@@coriscotupi Sim. Era Protegida pelo Governo, assim como ocorre com a Emissora Globo. Quando se tem o Governo protegendo com mecanismos que aumentam a margem de Lucro de uma empresa e principalmente diminuindo a Concorrência, todos os funcionários podem ser muito bem remunerados, consideravelmente acima da média e isso faz todo mundo querer trabalhar em uma empresa dessa pois, a armonia predomina, só acabando essa armonia quando deixa de ser privilegiada pelo Poder Público, exatamente como aconteceu com a Emissora Rede Globo de Televisão no Período de Janeiro de 2019 á Dezembro de 2022, quando em Janeiro de 2023, voltou a receber "Vantagens e Privilégios" do Governo Federal, assim como era até Dezembro de 2018, e a "Armonia" voltou dentre os funcionários dela.
Acho que na década de 80 houve um acidente em avião quadrimotor cargueiro que caiu no meio da selva amazônica, na época foi noticiada pelo jornal Nacional, porém até hoje nenhum canal falou sobre esse acidente. Vocês bem que poderiam pesquisar e fazer um vídeo sobre esse acidente. Desde já muito obrigado
Acidentes sempre são tristes. Mas as histórias são boas
ปีที่แล้ว +6
Esse PP-VJB já tinha apresentado problemas anteriormente , quando ao decolar do Galeão, teve um problema com um de seus trens de pouso e como não tinha dispositivo de alijamento de combustivel, fez com que ficasse sobrevoando a região norte do estado do Rio , até que queimasse todo combustivel e voltar para o Galeão. Ficou por quase 8 horas nesse procedimento.
1. Todos os Boeing 707 (300 ou 400) tinham dispositivo de alojamento. 2. Ninguém em sã consciência fica 8 horas queimando combustível. Para esse tipo de eventualidade, quando, por razões técnicas, não é possível o alijamento, existe o procedimento “over weight landing”.
Fui saber o que era a varig só depois que comprei um globo terrestre antigo que tinha o logo da varig (e eu achava que era uma marca). Pois bem, agora reviveu meu fascínio com aviões e, assim, encontrei esse canal.
Lito, parabéns pela linda e emocionante narrativa! O Nelson é o meu pai! Ele tem muuuuitas histórias emocionantes da Varig! Pergunta pra ele a história do cachorro que chegou morto… vai dar boas risadas 😂 quem sabe te inspira para seu próximo vídeo?
@@renatapietschribeiro8952 tive um professor na Faculdade que mencionava o Sr. Nelson em suas histórias. Esse foi engenheiro, ia na aeronave em seu primeiro vôo após o término da fabricação do mesmo, Paulo Simões é o nome do professor. Também seria uma boa História para o Lito contar. Já imaginou subir em um avião que nunca tinha levantado vôo anteriormente?
Impressionante como aviação contém fotos incríveis, por trás de um uniforme e uma etiqueta um nome é um grande passado histórico, parabéns pelo vídeo e histórias narradas com simulações visuais tornam muitos mais interessantes e realística experiências. Um abraço 👏👏👏👏
Livro sou Gaúcho e acompanho o teu canal, vendo o teu amor pela aviação desde mecânico da Varig.....Mas ao contares está história dos Pioneiros, que morreram, para chegarmos a aviação atual, resolvi me tornar membro do teu canal. Obrigado pela emoção que senti, ouvindo está história.
Lito, fiquei emocionado com a estória. Estas coincidências da vida pelo menos preencheu uma pequena lacuna de saudade do filho do comandante, com o recebimento do uniforme do pai, você fêz um esforço incrível em não passar tão evidentemente também emocionado, "segurou a peteca", contando esta estória. Grande Lito 😘 no coração para ti e sua família.
Sinimbu é pertinho de Santa Cruz do Sul, onde viveu e morreu Belchior... No início da subida da serra para Barros Cassal, Soledade, rumo norte.... Lito, me emocionei. Grande pesquisador e contador de histórias. Parabéns a vc e sua equipe!
Episódios como esse, mostram o quanto o Aviões e Músicas é gigante. Tornou-se uma espécie de Comunidade, Movimento. Todos buscam o canal para saber de algo que vê ou ouve sobre aviação. Mais uma excelente história.
Tinho um amigo que mencionou que por causa do acidente em Peru deixou de ser piloto. Um amigo dele estava escalado para ser copiloto deste voo. O amigo comum era Carlos Homrich.
Parabéns pelo vídeo Lito. Me recomendaram esse vídeo pois sou neto do piloto Edu Michel que estava nesse voo. E sempre ouvi histórias desse trágico voo mas nenhuma tão bem contada, com tantos detalhes que nem essa. Abraço e parabéns pelo canal!
Ariano Suassuna não viajava de avião. Uma vez lhe falaram "mas Ariano andar de carro é perigoso,... tem muito buraco". E ele respondeu "pior é o avião que por onde vai o buraco acompanha".
Diz um ditado que, Quem não conhece a história não sabe o porque da vida... Assim este episódio é um dos mais lindos da história da aviação nacional, parabéns a todos os envolvidos pela contribuição e tornar tudo isso possível.. Gde abc
Caraca. Uma super história essa, hein?? Eu sou professor e te garanto que as histórias narradas por você, Lito, são muito mais interessantes do que as minhas aulas. Parabéns
Provavelmente pq sua aula não tem um preparo de 11 pessoas envolvidas, pode ver nos créditos. É diferente uma aula de um vídeo. O Lito manda muito bem, mas na aula é difícil manter uma qualidade equivalente 🙂
@@zetalabverse o roteiro e apresentação ainda é do Lito, o que eh basicamente o mesmo q o professor faz em sala. O que há de extra é edição de vídeo, animações e filmagem q aí sim tem a equipe. A fala do Rodney não é absurda.
Mais uma história esquecida pela aviação se não fosse o seu trabalho jamais poderíamos saber . Parabéns Lito por fazer oque faz. Meus sentimentos as famílias deste voô em principal do comandante Salomoni.
História tão bem contada,que a gente consegue imaginar todos os detalhes , e em momento algum aponta um culpado, apenas os fatos respeitando todos os envolvidos no ocorrido,muito bom
Lito sei que não é uma coisa simples de se fazer, implica em tempo e custo mas sempre que possível use este recurso que vc usou neste episódio, a animação com sua narrativa dos fatos ao fundo, isso passa a todos nós a exata visão do ocorrido, parabéns!!!
Apesar dos mitos e superstições incentivados pela ignorância da mídia, é nítido que o brasileiro é um vocacionado ou ficcionado quanto o tema envolve aviação e aeronaves. Não apenas por termos como baluarte o nosso glorioso e Herói da Pátria, Patrono da Aviação e da Aeronáutica, Alberto Santos Dumont, mas principalmente a quantidade enorme de visualizações em todos os vídeos que o Lito Sousa está presente. Isso é algo incrível!
Olá Lito. Sen sa ci o nal história! Fechando com chave de ouro, o uniforme chegou enfim a quem de direito, que a meu ver, daria uma outra história. Parabéns pela homenagem a tripulação e obrigado !
Lito, fui mordida pelo bichinho da aviação no ano passado. (Dia 07/09/2022) E depois desse dia, o primeiro canal que vi sobre aviação foi o seu, e estou aqui desde então ( E sem intenção de sair viu KKKKKKKKKKKKKKKKKKK). O amor que você conta as histórias, sua dedicação e respeito me emociona. Chorei horrores com essa história! Parabéns Lito. Você é incrível.
Nossa, que história! Deve ter sido muito emocionante pra esse filho receber o paletó de piloto do seu pai depois de tantos anos! Tantas vidas e histórias cercam um acidente aéreo que a gente nem imagina, né?
Que história espetacular, e lendo os comentários, vemos várias pessoas que sentiram na pele a perda de seus entes queridos por conta dessa tragédia. Mas graças ao Lito, tivemos a oportunidade de conhecer essa história trágica mas que mostra a importância dessas pessoas na aviação brasileira.
Lito, amo seu trabalho! Tanto quanto mecânico de aviões quanto TH-camr, sou Engenheira Química e já amava aviação, mas depois que comecei a te acompanhar pude conhecer muito mais sobre. Não pare nunca! Obrigada ❤️ meme choze ciuam torri. PS: Chorei muito quando terminei de ler seu livro, simplesmente maravilhoso
Emocionante viu. Queria vê-lo recebendo o paletó do pai! Perfeita a maneira como conta a história, a edição então nem se fala, belíssimo trabalho a todos.
Lito, poderia por favor fazer um vídeo falando do voo 540 da lufthansa, onde um boeing 747-100 caiu logo após a descolagem, esse foi o primeiro acidente fatal envolvendo em boeing 747
@@arnaldom.souzajunior755 não é o mesmo acidente, esse ep 907 fala de um 707 que se acidentou após decolar do galeão, é o voo 527, o acidente que estou pedindo é o lufthansa 540 que ocorreu em nairobi em 1974, foi o primeiro acidente fatal envolvendo um boeing 747-100 na história
Curte aqui pro lito ver, caso goste dessa ideia de video. Fazer um voo num simulador, e depois começar a dialogar com o chat gpt dizendo que o Lito encontra-se num voo em que todos os pilotos morreram e que precisa de ajuda para pousar o avião. Objetivo: saber se a i.a seria capaz de guiar passo a passo um ser humano leigo a pousar um avião.
Como gaúcha, tenho muitas SAUDADES da VARIG e viajei várias vezes c ela. O atendimento era maravilhoso e até hoje tenho uma "toalinha" branca e era oferecida morna p se passar no rosto antes do café internacional. Nunca pude me conformar c o q aconteceu c ela e faz ideia quem foi funcionário dela 😰😰😰😰😰😰😰😰😰😰😰😰😰😰😰😰
O pesoal que tem medo de voar e acha que temos frequentes acidentes deveriam olhar essa época, decada de 50/60/70. Esse contado pelo Lito foi apenas um de 10 acidentes em 62. Só nos dois últimos meses do anos tiveram 3 grandes acidentes fatais envolvendo grandes aviões. O da colisão do vasp com um pequeno cesnna um dia antes desse acidente da varig e um outro, um constelation da Panair em dezembro, próximo do natal que caiu em Belem. Isso sem contar o ano seguinte que teriam 8 acidentes de aviação comercial, fora as inúmeras de aviação geral. A evolução desse período para o qual vivemos hj nem chega perto de se comparar. Naquela época havia o real medo mesmo, chegando até em ter uma crise de confiança com queda nas vendas de passagens.
VARIG... todos sabemos que não irá, mas sempre há aquele pensamento de... "será que um dia varemos a VARIG voando novamente?". A VARIG era orgulho nacional, referência mundial em qualidade e estrutura, levava consigo o nome do Brasil planeta afora. Curioso é saber que em diversos países por aí o Brasil sequer tinha embaixada, mas sempre havia nos aeroportos o balcão da saudosa VARIG, com os funcionários distribuindo jornais com as notícias daqui e servindo, em algumas vezes, feijoadas nas quartas-feiras aos brasileiros, em plena Africa, por exemplo! Surreal, que um dia o Brasil tenha novamente uma CIA daquele nível, atualmente torcemos pela Azul, mas a jornada não é fácil
Lito, amo e me emociono sempre quando vc conta histórias, sempre com respeito e um carinho todo especial . Parabéns a vc e toda sua equipe e de quebra te peço, chame o Enzo que deve ter muitas informações interessantes. Bjs da vovó, que não entende nada de avião mas ama esses vídeos .
Linda história! A aviação é feita predominantemente de GENTE. Obrigado, Lito! PS. Este ano, em 31 de maio, completam-se 70 anos da colisão do avião PT-ANO, um Douglas C-47A-80-DL (DC-3), da Transportes Aéreos Nacional, que em 1954 se chocou contra o pico mais alto da Serra do Cipó, no centro do Estado de Minas Gerais, a 1.500 metros de altitude, hoje no interior do Parque Nacional da Serra do Cipó, onde trabalho desde 2003. Ainda existem alguns restos da aeronave no local, se desfazendo, como se desfez a memória desse acidente, no qual morreram os quatro tripulantes e os 15 passageiros. (Celso Lago, Minas Gerais)
Sou do interior do Paraná e já visitei Santa Cruz do Sul, cidade linda e uma galera gente boa! Já visitei a cruz amarela também e o centro da cidade em época de natal é encantador. Parabéns e abraço do PR!
Lito,aqui na minha região (Recife)tem uma história de uma avião que colidiu com uma colina bem próxima do aeroporto internacional dos guararapes, foi chamado "voo da amizade "um vou que saiu de Portugal direto para Recife.
Lito , não é por um acaso que gostamos , emocionamos e amamos cada vez mais todo esse seu jeito de transmitir esse seu Amor pele Aviação. E assim nos deixar esclarecidos com tantos detalhes ,seu carinho e respeito com seus inscritos obrigada um grande abraço
5:39 Correção: o voo levava 80 passageiros e 17 tripulantes e não 87 passageiros e 11 tripulantes uma curiosidade é que meu avô paterno morreu nesse acidente 😔
Use o cupom LITO15 e ganhe 15% de desconto em todo o site da Insider: bit.ly/SelecaoInsider_AvioeseMusicas
Já comprei c seu cupom. Malhas diferenciadas. Se puder me informar como enviar vídeo para iniciar, eu agradeço!
Eu comprei uma branca. Quando coloco ela, penso: MAMILOS! Entendi porque o Lito só usa a preta.
Acabei de comprar. São ótima pra viajar.!! Obrigado Lito!
Meu nome é Carlos, sou filho do mecânico de voo Armindo Ferreira Maciel, que também estava nesta aeronave, eu tinha 1 ano de idade quando do acidente. Fiquei bastante emocionado com este vídeo, sempre quis ter conhecimento dos fatos que geraram este acidente que marcou para sempre minha vida e da minha família também. Sempre foi muito nebuloso, nunca tivemos muito acesso às informações e agora, 61 anos depois, por puro "acaso", pois não era inscrito neste canal, vejo detalhadamente a descrição das últimas horas do trágico voo que vitimou meu pai e mais de uma centena de pessoas... que loucura! Parabéns pelo vídeo Lito, ficaram ainda muitas pontas em aberto, mas foi uma experiência única... faz tanto tempo mas voltaram à minha lembrança emoções que foram minhas companheiras durante toda minha infância e adolescência, onde tentei sem sucesso seguir a carreira de meu pai. Forte abraço!
Meus sentimentos pela perda do seu pai!
Parabéns pelo vídeo. A riqueza de detalhes, da qualidade das informações e as explicações são dignas de elogios e parabéns pela pesquisa e produção. A aviação brasileira tem orgulho de seu trabalho .
Vida loka.
Não sei qual seu tipo de crença, mas a graça de Deus te permitiu saber desses detalhes desconhecidos durante toda sua vida. Que esse mesmo Deus te dê um refrigério na alma 🤍
@@mayaragoncalves5508 Muito obrigado por tuas palavras e pelo sentimento nelas depositado!
Caro Lito, aqui quem fala é Enzo Salomoni, filho do comandante Gilberto Salomoni.
Gostaria de agradecer a todos envolvidos nesta homenagem feita ao meu saudoso pai, que demandou a reunião de tantas figuras históricas desta grande empresa que foi a Varig.
De fato durante a minha vida profissional procurei honrar o nome de guerra que compartilhei com ele, sendo de estima felicidade esta história haver caído em suas mãos, sujeito íntegro e preparado para narrar as particularidades inerentes ao evento, sem desrespeitar a imagem e honra daqueles que tanto fizeram a nossa aviação.
Um abraço e me coloco à disposição para envio de outras informações.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👋🏼👋🏼
👏👏👏👏👍👍
Saudações aeronáuticas 👩✈️✈️🛩️🚁🎉🎉🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Susseso a todos 👍🤝🤙
Estava aqui pensando enquanto rolava a história ...será q o filho deste piloto irá ver...eis q no primeiro comentário aparece....você deve ter muito orgulho de seu pai meu nobre...grande abraço
Há 60 anos ele se foi... mas vive ainda. Viverá enquanto houver quem se lembre dele. Com esta história, é como se ele tivesse renascido por alguns minutos. Me emocionou...
👏👏👏👏
Sou filha do Fernando Hennig do restaurante de Sinimbu. Ele tinha muito orgulho da farda exposta e nem imaginava a história por trás. Ficamos muito felizes com o desfecho
Que honra em poder fazer essa história ser contada pelo Lito. Qndo meu amado Pai (Nelson Lampada) me contou essa historia, fiz questão de correr atras do Lito e deu tudo certo! Honra e orgulho dos nossos “dinossauros” da aviação. Saudações aeronauticas!
O Lito poderia ser roteirista de cinema. Quando ele conta as histórias, a gente consegue imaginar tudo como aconteceu. Valeu, Lito!
Não sei se vc sabe, más provavelmente não é ele que faz os roteiros, tem uma equipe por traz, ele apenas apresenta o programa...
Talvez ele quis dizer intérprete e não roteirista, apesar dele tbm montar os roteiros. Top demais!!!
Sim
Sou ex Variguiana ( em 62 era um bebe) mas lembro bem dos 07… tanto de viajar como dos 3 que ainda restavam qd trabalhei na companhia. Minha lembrança e de um ou mais de 1 começarem por JJ e do trabalho que davam pois nao era incomum retornarem para o aeroporto apos algum tempo de voo e ficavamos com todos aqueles passageiros para distribuir por outros voos e acomodar!! Mas apesar disso foram tempos gloriosos para nossa aviaçao
Verdade
Olá Lito.
Excelente post. Sou filho do Copiloto Frederico e Perdi meu pai aos 3 anos. Mas sempre fui amante da aviação e segui como engenheiro de manutenção na Varig e TAP. Grande abraço.
Abraço primo
@@norbertohirschmann4701 aí primo. Grande abraço.
Então você teve contato com o Enzo, filho do piloto? Muito interessante e emocionante ver os filhos dos tripulantes comentando.
Que final tocante tem essa história: o filho que recebeu o uniforme do pai que partiu tão cedo. Vale a pena ver de novo.
... sim, ver e rever como de costume!!
Curiosidade: nesse voo tambem estava o poeta piauiense Mário Faustino. Ele havia escrito dias antes do acidente um poema em tom premonitório: “sinto que o mes presente me assassina”
sim. obrigado por lembrar. ele era irmão do meu avô.
Nossa, Seu Nelson Lâmpada é um patrimônio da aviação brasileira! Só o Lito pra trazer esses personagens.
...trazer com propriedade!!👏👏👏👏👋🏼
O co-piloto deste vôo era o melhor amigo do meu pai, também funcionário da Varig. Obrigado por resgatar esta história.
O Lito tem tanto conhecimento e paixão pelo assunto que ouvi-lo é viajar sem correr qualquer risco. Simplesmente BRILHANTE!!! ❤️
Bom dia Lito. Na época do acidente com o PP-VJB, eu estava para completar 9 anos, mas lembro a comoção pelo acidente em Porto Alegre. A medida que fui crescendo e me interessando pela aviação, a ponto de me tornar piloto, esse acidente sempre atraiu minha curiosidade para entender o que tinha acontecido. Há uns 8 anos atrás, em um vôo com pernoite em Lima, 2 das comissárias que haviam voado na Varig, nunca tinham ouvido falar naquele acidente, terminei indo com elas ao Cerro de La Cruz, onde tem um pequeno memorial para que o triste acidente não seja esquecido. Meu abraço em particular aos filhos do Cmte Salomoni e do Copiloto Frederico, que aqui se manifestaram.
Boa história. Uma pequena complementação: o PP-VJB (MSN 17906) não era um 707 qualquer, era um dos três únicos 707-441 operados pela Varig. Era aviões da séria -400, motorizados por 4 Rolls-Royce Conway 508 que era mais econômicos que os Pratt & Whitney. O final 41 também é indicativo que os aviões foram fabricados para a Varig, 41 era o código de cliente da Varig na Boeing.
Lindíssimo resgate desta memória da aviação brasileira. As pessoas morrem de verdade quando nos esquecemos delas. Um trabalho como este feito pelo Lito honra as memórias e traz um calor no coração dos parentes e amigos dos que se foram . PARABÉNS !!! Emocionei 😢
Incrível como eu presto atenção do começo ao fim, sem perder um segundo, o Lito é um excelente contador de história e professor
... exatamente, dom de poucos!!
Tá, eu sei que é errado, mas é já disse antes e repito: videos de tragédias aéreas são sempre os melhores aqui do canal.
😄👍🏻
Errado porquê?
@@armandoneto627 tem gente que julga como desrespeito às vítimas e as famílias, por achar que a pessoa tá falando que o acidente em si é legal
@@sara-uv9hi Putz...nada a ver!
Eu entro aqui principalmente por eles, não é errado, ajuda a gente a entender como a aviação evolui inclusive
Oi Lito. Sou Cmte. aposentado, meu nome de guerra era Grosman Filho(meu pai era o Grosman que o Nelson deve lembrar bem). Meu pai comentou comigo esse acidente. Eu já era piloto e quando entrei na Varig fiz o ground-scholl do 707 para a função de segundo oficial( um copiloto que não decolava nem pousava, ajudávamos em rota e compunhamos tripulação de revezamento para efeito de regulamentação).
O Back-Course foi muito usado na Varig e depois desse acidente foi instalado em todos os 707 uma chave no painel do lado esquerdo onde vc invertia o sinal do localizador no instrumento evitando assim os desvios errados.
Quanto ao Salomoni filho, voamos muito juntos o 737 por esse Brasil. Uma pessoa muito legal, muito divertida. Abraços.
Olá Grosman Filho, mostrei seu comentário ao meu pai, ele ficou muito alegre em ler seu relato. Mandou abraços!
Nem sei dizer o que emociona mais. Uma história que une a memória do pai ao filho. O carinho de quem guardou o uniforme. O acaso que faz um comandante se interessar pelo uniforme. Os velhos amigos que viveram dramaticamente o acidente. A homenagem à tripulação. Ou a narrativa emocionada e respeitosa do Lito, desse episódio da aviação brasileira. Obrigada!
Eu evito assistir as histórias da Varig em determinados dias todos os meses: choro até ficar inchada de tanta saudade da minha Varig. Nunca fui no boulevard em Porto Alegre. Só voltei 1 única vez nos prédios da fundação em Porto Alegre: quase morri chorando só em passar na rua Edu chaves. Eu não superei a perda da nossa cia até hj.
@@coriscotupi sim. 😭
É legal ver a paixão que algumas pessoas tem pela Varig. Infelizmente, quando a companhia fechou, eu era ainda uma criança e não pude voar por ela. Mas todo esse amor que vocês sentem significa que um dia existiu uma empresa que zelava por seus colaboradores, o que tem sido cada vez mais raro nos dias de hoje. Isso é muito bacana.
@@FretkaDraveN O que se dizia na época entre os funcionários era que a Varig era "uma mãe".
@@coriscotupi Sim. Era Protegida pelo Governo, assim como ocorre com a Emissora Globo. Quando se tem o Governo protegendo com mecanismos que aumentam a margem de Lucro de uma empresa e principalmente diminuindo a Concorrência, todos os funcionários podem ser muito bem remunerados, consideravelmente acima da média e isso faz todo mundo querer trabalhar em uma empresa dessa pois, a armonia predomina, só acabando essa armonia quando deixa de ser privilegiada pelo Poder Público, exatamente como aconteceu com a Emissora Rede Globo de Televisão no Período de Janeiro de 2019 á Dezembro de 2022, quando em Janeiro de 2023, voltou a receber "Vantagens e Privilégios" do Governo Federal, assim como era até Dezembro de 2018, e a "Armonia" voltou dentre os funcionários dela.
A VARIG era tudo de bom! Eu era crianca e via aqueles comerciais na TV (estrela brasileira no ceu azul, iluminando de norte a sul…)
Acho que na década de 80 houve um acidente em avião quadrimotor cargueiro que caiu no meio da selva amazônica, na época foi noticiada pelo jornal Nacional, porém até hoje nenhum canal falou sobre esse acidente. Vocês bem que poderiam pesquisar e fazer um vídeo sobre esse acidente. Desde já muito obrigado
Esse canal era pra estar na TV aberta. Muita história. O nosso Fantástico da Aviação.
Acidentes sempre são tristes. Mas as histórias são boas
Esse PP-VJB já tinha apresentado problemas anteriormente , quando ao decolar do Galeão, teve um problema com um de seus trens de pouso e como não tinha dispositivo de alijamento de combustivel, fez com que ficasse sobrevoando a região norte do estado do Rio , até que queimasse todo combustivel e voltar para o Galeão. Ficou por quase 8 horas nesse procedimento.
1. Todos os Boeing 707 (300 ou 400) tinham dispositivo de alojamento.
2. Ninguém em sã consciência fica 8 horas queimando combustível. Para esse tipo de eventualidade, quando, por razões técnicas, não é possível o alijamento, existe o procedimento “over weight landing”.
Eu quis dizer ‘alijamento’.
@@ricardobarroso791 Procure saber da história e depois volte aqui pra comentar!
Fui saber o que era a varig só depois que comprei um globo terrestre antigo que tinha o logo da varig (e eu achava que era uma marca). Pois bem, agora reviveu meu fascínio com aviões e, assim, encontrei esse canal.
Lito, parabéns pela linda e emocionante narrativa! O Nelson é o meu pai! Ele tem muuuuitas histórias emocionantes da Varig! Pergunta pra ele a história do cachorro que chegou morto… vai dar boas risadas 😂 quem sabe te inspira para seu próximo vídeo?
Up!
Oi. Seu pai devia conhecer bem o meu. Comandante Sell. Trabalhou na chefia de pilotos Varig/Cruzeiro. Abraços
@@hermannwagner9981 Eu não sei, mas vou falar com ele...
Up
@@renatapietschribeiro8952 tive um professor na Faculdade que mencionava o Sr. Nelson em suas histórias. Esse foi engenheiro, ia na aeronave em seu primeiro vôo após o término da fabricação do mesmo, Paulo Simões é o nome do professor. Também seria uma boa História para o Lito contar. Já imaginou subir em um avião que nunca tinha levantado vôo anteriormente?
Lito. Obg por ser a minha inspiração. Hj meu sonho é ser mecânico de aeronave graças a vc.
Não
Vai, garota!!!! Te desejo toda a coragem do mundo para superar os obstáculos!
@@juliadallanese1599 obrigado
@@juliadallanese1599 o nome tava errado kakakaka
@@juliadallanese1599 é Gustavo
Impressionante como aviação contém fotos incríveis, por trás de um uniforme e uma etiqueta um nome é um grande passado histórico, parabéns pelo vídeo e histórias narradas com simulações visuais tornam muitos mais interessantes e realística experiências. Um abraço 👏👏👏👏
Livro sou Gaúcho e acompanho o teu canal, vendo o teu amor pela aviação desde mecânico da Varig.....Mas ao contares está história dos Pioneiros, que morreram, para chegarmos a aviação atual, resolvi me tornar membro do teu canal. Obrigado pela emoção que senti, ouvindo está história.
Lito, fiquei emocionado com a estória. Estas coincidências da vida pelo menos preencheu uma pequena lacuna de saudade do filho do comandante, com o recebimento do uniforme do pai, você fêz um esforço incrível em não passar tão evidentemente também emocionado, "segurou a peteca", contando esta estória. Grande Lito 😘 no coração para ti e sua família.
Sinimbu é pertinho de Santa Cruz do Sul, onde viveu e morreu Belchior... No início da subida da serra para Barros Cassal, Soledade, rumo norte.... Lito, me emocionei. Grande pesquisador e contador de histórias. Parabéns a vc e sua equipe!
Episódios como esse, mostram o quanto o Aviões e Músicas é gigante. Tornou-se uma espécie de Comunidade, Movimento. Todos buscam o canal para saber de algo que vê ou ouve sobre aviação. Mais uma excelente história.
Tinho um amigo que mencionou que por causa do acidente em Peru deixou de ser piloto. Um amigo dele estava escalado para ser copiloto deste voo. O amigo comum era Carlos Homrich.
No meio da história, Eu sempre fico torcendo para todos terem se salvado mesmo já sabendo do que aconteceu. Que sentimento bizarro…😔
Isso se chama empatia, sentimento raro atualmente.
Parabéns pelo vídeo Lito. Me recomendaram esse vídeo pois sou neto do piloto Edu Michel que estava nesse voo. E sempre ouvi histórias desse trágico voo mas nenhuma tão bem contada, com tantos detalhes que nem essa. Abraço e parabéns pelo canal!
Interessante a forma como consegues narrar de forma tão doce e suave momentos tão trágicos! Parabéns Lito, otimo contador de HISTÓRIAS!!!
O Lito consegue relatar um DESASTRE AÉREO e utilizá-lo de modo a dar-nos ainda mais confiança nas aeronaves. 🏆 ✈️
Ariano Suassuna não viajava de avião. Uma vez lhe falaram "mas Ariano andar de carro é perigoso,... tem muito buraco". E ele respondeu "pior é o avião que por onde vai o buraco acompanha".
Diz um ditado que, Quem não conhece a história não sabe o porque da vida... Assim este episódio é um dos mais lindos da história da aviação nacional, parabéns a todos os envolvidos pela contribuição e tornar tudo isso possível.. Gde abc
A aviação é incrivel mesmo!!!! Fico imaginando o que era voar em 1950, 1960 onde não existia tanta tecnologia....
Caraca. Uma super história essa, hein?? Eu sou professor e te garanto que as histórias narradas por você, Lito, são muito mais interessantes do que as minhas aulas. Parabéns
Provavelmente pq sua aula não tem um preparo de 11 pessoas envolvidas, pode ver nos créditos. É diferente uma aula de um vídeo. O Lito manda muito bem, mas na aula é difícil manter uma qualidade equivalente 🙂
Não se reprima rodney
@@zetalabverse o roteiro e apresentação ainda é do Lito, o que eh basicamente o mesmo q o professor faz em sala. O que há de extra é edição de vídeo, animações e filmagem q aí sim tem a equipe.
A fala do Rodney não é absurda.
Você não foi aluno atento
Não seja modesto, só pela humildade do seu comentário da para ver q és um grande professor! Não se deprecie ! Kkkkkkk
Mais uma história linda e comovente no canal. Parabéns ao Lito e a todos da equipe! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Mais uma história esquecida pela aviação se não fosse o seu trabalho jamais poderíamos saber . Parabéns Lito por fazer oque faz.
Meus sentimentos as famílias deste voô em principal do comandante Salomoni.
Nossa, como as pessoas dessa época eram guerreiras, pois tinham que se superar devido não haver tecnologias como as atuais..
História tão bem contada,que a gente consegue imaginar todos os detalhes , e em momento algum aponta um culpado, apenas os fatos respeitando todos os envolvidos no ocorrido,muito bom
Lito sei que não é uma coisa simples de se fazer, implica em tempo e custo mas sempre que possível use este recurso que vc usou neste episódio, a animação com sua narrativa dos fatos ao fundo, isso passa a todos nós a exata visão do ocorrido, parabéns!!!
Concordo. Assino junto.
Como é bom até pra recordar de quem já se foi!!!!
Lito, está na hora do seu canal virar um programa na TV. Parabéns, cada semana uma história melhor que a outra sobre aviação
não tem como não se emocionar 😢
Sou apaixonado pelo 707 .
^ +1.
As dramatizações das cenas está maravilhoso, trilha sonora e tudo mais. Tá muito bonito
Será que só eu enchi olhos de lágrimas deste final de história....
Essa história daria um bom Filme!!!
VARIG SEMPRE TOCA MEU CORAÇÃO
Apesar dos mitos e superstições incentivados pela ignorância da mídia, é nítido que o brasileiro é um vocacionado ou ficcionado quanto o tema envolve aviação e aeronaves. Não apenas por termos como baluarte o nosso glorioso e Herói da Pátria, Patrono da Aviação e da Aeronáutica, Alberto Santos Dumont, mas principalmente a quantidade enorme de visualizações em todos os vídeos que o Lito Sousa está presente. Isso é algo incrível!
Esse Lito é um monstro, sou fanático nas histórias que ele conta!
Olá Lito.
Sen sa ci o nal história!
Fechando com chave de ouro, o uniforme chegou enfim a quem de direito, que a meu ver, daria uma outra história.
Parabéns pela homenagem a tripulação e
obrigado !
Lito, fui mordida pelo bichinho da aviação no ano passado. (Dia 07/09/2022) E depois desse dia, o primeiro canal que vi sobre aviação foi o seu, e estou aqui desde então ( E sem intenção de sair viu KKKKKKKKKKKKKKKKKKK). O amor que você conta as histórias, sua dedicação e respeito me emociona. Chorei horrores com essa história! Parabéns Lito. Você é incrível.
Moça acho que esse bicho me picou 😅 tô a 1 semana assistindo só o Lito.
Que Triste 😢✈
Assistindo em Junho de 2023📆
CEILÂNDIA DF 🇧🇷
Nossa, que história! Deve ter sido muito emocionante pra esse filho receber o paletó de piloto do seu pai depois de tantos anos! Tantas vidas e histórias cercam um acidente aéreo que a gente nem imagina, né?
Que história espetacular, e lendo os comentários, vemos várias pessoas que sentiram na pele a perda de seus entes queridos por conta dessa tragédia. Mas graças ao Lito, tivemos a oportunidade de conhecer essa história trágica mas que mostra a importância dessas pessoas na aviação brasileira.
Que História... Chorei Muito e Muito Mesmo...
Obrigado por Relembrar deste FATO.... 🥲🥲🥲
Esse canal é mais interessante que a Globo.
Lito, amo seu trabalho! Tanto quanto mecânico de aviões quanto TH-camr, sou Engenheira Química e já amava aviação, mas depois que comecei a te acompanhar pude conhecer muito mais sobre. Não pare nunca! Obrigada ❤️ meme choze ciuam torri. PS: Chorei muito quando terminei de ler seu livro, simplesmente maravilhoso
@Karina Oliveira Talvez a gente se encontra em alguma festa por aí e rola uma química 😂 brincadeira
Karina,nossa,eu faço engenharia química e muito legal ver que mais pessoais gostam de aviação sendo da área,que além disso podemos trabalhar.
Karina parabéns pra você linda!!
O Comandante uniforme lindo lindo ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤destino d filho ter essa lembrança d pai 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
bora de senta que lá vem história! 👏👏👏✈️✈️✈️💙
Que história, legal... E o Lito contando então... Perfeito!
Emocionante viu. Queria vê-lo recebendo o paletó do pai! Perfeita a maneira como conta a história, a edição então nem se fala, belíssimo trabalho a todos.
Que história amigo lito
Lito, poderia por favor fazer um vídeo falando do voo 540 da lufthansa, onde um boeing 747-100 caiu logo após a descolagem, esse foi o primeiro acidente fatal envolvendo em boeing 747
Já tem, procura aqui
@@tamarabrito2687 pesquisei e não encontrei nenhum vídeo sobre esse acidente, se puder me mande o link desse suposto vídeo
Veja o EP907
@@arnaldom.souzajunior755 não é o mesmo acidente, esse ep 907 fala de um 707 que se acidentou após decolar do galeão, é o voo 527, o acidente que estou pedindo é o lufthansa 540 que ocorreu em nairobi em 1974, foi o primeiro acidente fatal envolvendo um boeing 747-100 na história
@@gustav0_matos Ah, esse n vi, seria bom pedir pra ele fazer msm, tb queria o acidente da Turkish Airlines, o 3° maior da história, n tem
Realmente,o Lito descreve os fatos com uma riqueza de detalhes e ao mesmo tempo,nos transporta para os acontecimentos com muita competência.
São histórias muito boas, não tem como ficar curioso. Senta Que Lá Vem história.. história das boas.✈
Bela homenagem, Lito! Vc é um exímio contador de histórias. Histórias verídicas, algumas tristes como essa, mas sempre interessantes e emocionantes.
Sempre histórias muito bem contadas...Parabéns Lito!👏🏼👏🏼👏🏼
Que história!com a música ficou ainda mais emocionante😢
História incrível, ainda que fruto de uma tragédia. Excelente, Lito!
Parabéns pelas histórias..... sensacional essa aprendizagem.... parabéns pelo conteúdo excelente
Vídeo muito bem editado e com informações úteis…. Só no aviões ✈️ e músicas
Lito podia gravar um video com os familiares e Seu Nelson , assim como fez no video do rapaz que se perdeu e foi foi ajudado pelo Comandante Egon
Adoro os seus vídeos
Eu também!
Eu não tinha nem uma semana de nascida.
O tempo muda tudo mesmo.
Curte aqui pro lito ver, caso goste dessa ideia de video.
Fazer um voo num simulador, e depois começar a dialogar com o chat gpt dizendo que o Lito encontra-se num voo em que todos os pilotos morreram e que precisa de ajuda para pousar o avião. Objetivo: saber se a i.a seria capaz de guiar passo a passo um ser humano leigo a pousar um avião.
Como gaúcha, tenho muitas SAUDADES da VARIG e viajei várias vezes c ela. O atendimento era maravilhoso e até hoje tenho uma "toalinha" branca e era oferecida morna p se passar no rosto antes do café internacional. Nunca pude
me conformar c o q aconteceu c ela e faz ideia quem foi funcionário dela 😰😰😰😰😰😰😰😰😰😰😰😰😰😰😰😰
saudação aeronáutica tudo bem com vocês
Tuuuuuudo bem!
O pesoal que tem medo de voar e acha que temos frequentes acidentes deveriam olhar essa época, decada de 50/60/70. Esse contado pelo Lito foi apenas um de 10 acidentes em 62. Só nos dois últimos meses do anos tiveram 3 grandes acidentes fatais envolvendo grandes aviões. O da colisão do vasp com um pequeno cesnna um dia antes desse acidente da varig e um outro, um constelation da Panair em dezembro, próximo do natal que caiu em Belem. Isso sem contar o ano seguinte que teriam 8 acidentes de aviação comercial, fora as inúmeras de aviação geral. A evolução desse período para o qual vivemos hj nem chega perto de se comparar. Naquela época havia o real medo mesmo, chegando até em ter uma crise de confiança com queda nas vendas de passagens.
Espetacular as imagens e a narração.
Não posso deixar de elogiar a equipe que pesquiza e nos trazem grandes histórias
VARIG... todos sabemos que não irá, mas sempre há aquele pensamento de... "será que um dia varemos a VARIG voando novamente?". A VARIG era orgulho nacional, referência mundial em qualidade e estrutura, levava consigo o nome do Brasil planeta afora. Curioso é saber que em diversos países por aí o Brasil sequer tinha embaixada, mas sempre havia nos aeroportos o balcão da saudosa VARIG, com os funcionários distribuindo jornais com as notícias daqui e servindo, em algumas vezes, feijoadas nas quartas-feiras aos brasileiros, em plena Africa, por exemplo! Surreal, que um dia o Brasil tenha novamente uma CIA daquele nível, atualmente torcemos pela Azul, mas a jornada não é fácil
Nossa! Sou fã do Lito. Melhor canal do TH-cam! A história nunca morre, não pode ser esquecida.
Lito, amo e me emociono sempre quando vc conta histórias, sempre com respeito e um carinho todo especial . Parabéns a vc e toda sua equipe e de quebra te peço, chame o Enzo que deve ter muitas informações interessantes. Bjs da vovó, que não entende nada de avião mas ama esses vídeos .
Lito,
Vc, além de ser um técnico brilhante, é um contador de histórias inigualável. Parabéns !!!
Linda história! A aviação é feita predominantemente de GENTE.
Obrigado, Lito!
PS. Este ano, em 31 de maio, completam-se 70 anos da colisão do avião PT-ANO,
um Douglas C-47A-80-DL (DC-3), da Transportes Aéreos Nacional,
que em 1954 se chocou contra o pico mais alto da Serra do Cipó,
no centro do Estado de Minas Gerais,
a 1.500 metros de altitude, hoje no interior do Parque Nacional da Serra do Cipó,
onde trabalho desde 2003.
Ainda existem alguns restos da aeronave no local, se desfazendo,
como se desfez a memória desse acidente,
no qual morreram os quatro tripulantes e os 15 passageiros.
(Celso Lago, Minas Gerais)
Nossa, essa história de hoje poderia render tranquilamente um capítulo só com os fatos do "paletó" citado.
Agora sim. Sinimbu está oficialmente no mapa! 😄😄
Moro em Santa Cruz do Sul, oq dá uns 20 km desta pacata e pequena cidade 🥰
Sou do interior do Paraná e já visitei Santa Cruz do Sul, cidade linda e uma galera gente boa! Já visitei a cruz amarela também e o centro da cidade em época de natal é encantador. Parabéns e abraço do PR!
É muito injusto poder dar só um like nessa "bela" história .
Lito,aqui na minha região (Recife)tem uma história de uma avião que colidiu com uma colina bem próxima do aeroporto internacional dos guararapes, foi chamado "voo da amizade "um vou que saiu de Portugal direto para Recife.
As narrativas do Lito como sempre perfeitas e convicentes...
Impressionante como a equipe do Aviões e Músicas conseguiu as imagens do voo decolando em 1962.
(Comentei pra trollar, quero ver quem cai)
Seria ainda mais perfeito se tivesse conseguido achar um modelo de 707 de série 400, diferente do mostrado.
Lito , não é por um acaso que gostamos , emocionamos e amamos cada vez mais todo esse seu jeito de transmitir esse seu Amor pele Aviação. E assim nos deixar esclarecidos com tantos detalhes ,seu carinho e respeito com seus inscritos obrigada um grande abraço
De todo o jeito ele ía bater, se não fosse na montanha ía ser no domo.
Que domo? O de Chester's Mill? Tá assistindo muito Under the dome hein kkkkkkkkkkkk
@@Wiillpac 😂😂😂😂😂😂😂 Sei nem o que é isso.
@@Wiillpac E eu fui sarcástico, tô imitando os planilsons. 😎🤭
Meu irmão voou na Varig desde 1983, até o final, como foi felizzz❤❤❤
5:39 Correção: o voo levava 80 passageiros e 17 tripulantes e não 87 passageiros e 11 tripulantes uma curiosidade é que meu avô paterno morreu nesse acidente 😔
Meus sentimentos
Meus sentimentos!
Na época ele tinha 26 anos 😔
@@rhuanramos6087 Nossa senhora… então o seu pai era pequenino, também. Que tristeza 😔
Meus sentimentos.