Luan, fiz alguns cálculos e cheguei a crescimento da base monetária (média) de 14,2%a.a (jan/08 - jan/24) e inflação (CAGR) no mesmo período pelo BC de 5,87% a.a. Agregando as duas usando juros compostos chegamos ao valor de 20,9% a.a. Poucas carteiras conservadoras conseguem bater isso consistentemente. Isso, sem contar que no Bostil vários preços são "administrados" pelo estado e também sem contar que dependendo de como é a sua cesta de consumo de produtos/serviços o IPCA nem de longe exprime a real perda de valor e a inflação real de cada um é maior que a média. A meu ver, o Renato tem toda razão. Estamos realmente fodidos.
Você demonstrou com conhecimento de causa que os melhores investimentos disponíveis empatam com a inflação. Ou vencem com uma margem tão apertada, que torna quase impossível acumular dinheiro ao longo do tempo ATUALMENTE. O Barsi começou em um Mundo muito diferente! E não dá para comparar. O que pode fazer a gente acumular patrimônio, hoje em dia, é investir de forma a perder o mínimo possível, ganhar mais dinheiro, e gastar pouco.
as boas empresas repassam a inflação no preço de seus produtos e ainda te pagam dividendos, mas de fato hoje não é possível ficar rico apenas investindo
@@oliveiramarcello7 as boas empresas (que tem patrimônio positivo) estão sufocando e tendo seu patrimônio diluído igual a população, elas não possuem nenhum benefício extra que os demais agentes do mercado, os produtos está perdendo qualidade e encolhendo, o consumidor mal consegue pagar as contas do mês, como ele vai conseguir continuar comprando?
@@joaoricardoalmeida4458 com certeza, é por isso que cada vez mais vemos as notícias de empresas quebrando no brasil, mas normalmente elas são do varejo. As boas empresas de setores estáveis conseguem lucrar mesmo assim, porque as pessoas vão sempre pagar conta de luz, água e etc, já as empresas do varejo tem menor poder de precificação e se ela aumentar o preço dos produtos é capaz das pessoas nem comprarem
Eu não sou economista, mas eu faço planilha de todos os meus gastos. Esse ano meus gastos cresceram 34%, sendo que continuo com o mesmo padrão de vida, nada mudou. Eu não tenho conhecimento econômico necessário para dizer qual o método correto de calcular inflação, mas posso afirmar com muita segurança que a inflação real é muito maior que a divulgada e que nenhum investimento vai me trazer 34% ao ano.
Você me fez refletir... há uns anos atrás eu "vivia" como solteiro com R$ 1600,00 em média. Hoje, sem mudar muito meu estilo de vida eu não consigo abaixar dos R$ 3000,00. Olhava meus gastos lançados e nao entendia de onde subiu tanto esse valor.
Esses aumentos acima do IPCA tendem a ser freiados pois a massa salarial sobe apenas com o IPCA. O trabalhador não tem orçamento pra aguentar isso muito tempo, não adianta se endividar a juros explosivos. O trabalhador médio empobreceu horrores nos últimos 10 anos. A tendência é que monopólios, duopolios e empresas com poder de preço continuem aumentando acima do IPCA (sao muitas), mas as com concorrência não tem esse privilégio. Busque quando possível produtos que tem forte concorrência.
Não existe "inflação real". Existe a inflação medida por índices de preço. Existem vários índices, por entidades públicas e privadas. Você pode fazer o seu.
@@pliniolsc inflação real é o aumento da base monetária, o aumento generalizado de preços é consequência... A escola austríaca é a única que utiliza a definição correta...
@@walkermendes5866 Cara o significado das palavras é uma convenção social. A inflação é o aumento generalizado de preços. É isso que está no dicionario, é o que está em qualquer livro de economia, na wikipedia, em todo lugar com exceção de canais libertários no TH-cam. Se você quer chamar maça de banana fique a vontade, só começará a perder a capacidade de se comunicar com pessoas fora da sua bolha.
Renato 3 8tão, Luis Barsi , Luan Mirai e o Guilherme do VI são excelentes professores, com cada um de vocês aprendemos muito !! Nunca o tema financeiro no Brasil foi tão discutido nos últimos 4 anos. Só tenho agradecimento e aplausos!
Cada um com uma verdade válida e rica de conhecimento, eu tiro uma média ponderada dos três, passo pelo meu filtro e invisto de acordo com o que me deixa satisfeito. Só lembrando que investimento é pra lhe dar sossego e não tormento, se vc estiver muito preocupado, seu pé está fundo demais.
Bom dia sou Adriano O trez 8 é um cara fora da curva Ele abriu várias portas na minha mente. Ele está colocando todos pra dançar. O cara é bom Ele sabe que fala
O Renato explica de forma muito sucinta, mas é assertivo. Alguns governos tendem a maquiar os dados reais da inflação. Não atoa que o atual governo nomeou um radical ideológico para o IBGE. Sem contar que cada pessoa tem sua própria inflação, e muito dos produtos de referência do IPCA diminuem de quantidade e qualidade (reduflacao) e isso não entra pra o índice. A base monetária inclui dívidas feitas que serão pagas com mais dívidas, não há moeda que resista a isso.
o cara cometeu varios erros no video 1: o renato conta os 22% aa de inflação de 2008 até hoje 2: o cara do video não contou o ganho de eficiente, em relação aos podutos, posso dizer que hoje em dia os motores dos caminhões que transportam tudo são muito mais eficientes do que em 1994, a comunicação é muito mais facilitada com a internet e etc. Onde ele colocou isso na conta dos preços? ele fez como o renato fala: "renunciar todos os ganhos tecnologicos" 3: Não contou a inflação do dollar no aumento do PIB do brasil 4: como vc disse, não contou a perca de qualidade dos produtos, que não é pouca
Renato está correto, ele diz pra descontar não só a inflação, mas também os riscos e IR. Sendo assim, a maioria esmagadora dos investidores de grandes fundos perderam para o CDI e esse tomou pau do dólar que foi desvalorizado brutalmente nos últimos 10 anos.
Resumindo o Renato tá certo! Como vc não pode chegar e concordar com ele pq daí perderia todo seu peixe de venda de cursos e etc no canal e tbm quebraria todo seu aprendizado durante anos até aqui. Renato cita fatos e contra fatos .. pois é
Finalmente alguém com coragem de falar na cara. Parabéns amigo. Comprem Bitcoin e parem de financiar travestir crianças c seu dinheiro de dividendos. Dê a César, oq é de César.
Rapaz, e o cara citou Banco do Brasil ali. Caralho, é loteria porra 🤣🤣🤣 e aí dizer que é possível sim juro positivo. Pelo amor de Deus, 5% quando muito. Bolsa é rifa de rico.
É tão furada esta avaliação, ele simplesmente ignora que uma Coca-Cola para ser produzida em 1994 não tem o mesmo custo para produzi-la em 2024, ou seja, cadê o ganho tecnológico deste período que foi tomado da população?
Luan, o Renato fala de 2008 pra cá. De 1994 até 2008 a bolsa sobe quase 5000%, enquanto de 2008 pra 2024 temos uma alta tímida de aproximadamente 90%. Refaça os cálculos de 2008 pra cá que certamente teremos uma rentabilidade do IBOV inferior a expansão da base monetária. Se descontar os impostos o prejuízo se agrava! Acumulado(2008~2024) 82,86% e CAGR de 2,03%(2008~2024).
@@AndersonYtbeeu invisto na bolsa. Busco superar o IBOV, e mesmo que eu não atinja os 18% de expansão da base monetária e tenha prejuízo, é melhor minimizar o prejuízo com a rentabilidade da bolso do que não aplicar e assumir a totalidade do prejuízo inflacionario. Apesar de que já a 2 anos consecutivos estou com rentabilidade bem maior que a bovespa. Espero continuar assim. Abraço!
@@AndersonYtbe investir na bolsa é "minimizar o prejuízo" na maior parte do tempo... Ainda é melhor do que nada... Mas comece a estudar sobre Bitcoin também
A longo prazo nao so minimiza como multiplica o patrimonio desde que seja investido em empresas boas que tenham lucro consistente. Nos primeiros anos sim, se ficar no 0 a 0 com a inflacao real ja esta otimo. Porem a soma dos dividendos, pequenas valorizacoes, dividendos e mais aportes, e caso voce nao faca retiradas recorrentes com certeza superara em muito. Nao tem problema em nao vencer a inflacao, o importante e saber que aquelas acoes, fiis e etc gerarao mais renda... com essa renda adicional acumulada no decorrer de longos anos com certeza vence nao so a inflacao mas qualquer indice de mercado...
@@philipeoliveira4887amigo penso igual a você , e que tem pessoas que não sabem investir na bolsa ou só tomou prejuízo na vida e não tem o que falar. Mas sabendo aportar e não parando de reinvestir o lucro é certo.
De 2014 pra cá, o PIB brasileiro caiu de 2.5 trilhões, pra 1.7 trilhões, enquanto o M2 subiu de 2 pra 6... Você tem que ter feito 400% em real na soma desses 10 anos, só pra manter o seu poder de compra...
Cara eu entendi o que você falou mas acredito que conta não está correta. Os nossos produtos são avaliados em dólar, tem que ver qual foi a desvalorização do dólar para encontrar o a porcentagem real da sua perda do poder de compra. Se somente o real expandisse já estaríamos vivendo uma superinflação.
@@omundodocarlos se você fizer a conta em dólar, vai chegar num resultado semelhante... O dólar custava cerca de 2,60 em 2014, portanto o real perdeu metade do valor em relação à ele... Só que o M2 do dólar quase dobrou daquela época pra cá (de 12 pra 20), portanto o real perdeu metade do valor em relação ao dólar, e o dólar perdeu metade do valor em relação a si próprio...
Ele fala do aumento de 20% do M2 a partir de de 2008 e não a partir de 1994. E o apelido treizoitão ele recebeu na polícia por causa da arma que ele usava, um 38 de cano longo.
@@MiraiInvestingfoi quando começou o "quantitative easing"... Mas ele normalmente fala 2008 quando se refere ao dólar... Brasil ele costuma calcular do 2° mandato de Dilma pra cá... 18% de inflação ao ano, se dividir o PIB pelo M2
@@MiraiInvesting não é complicado porque a tendência óbvia é de piora. Ou você acha que depois do calabouço fiscal e a futura saída do RCN, a expansão do M2 vai diminuir?
@@MiraiInvesting Eu quero saber como vc é capaz de garantir o montante de dinheiro que foi e é impresso pelo governo, isso sem mencionar a criação de moeda via reserva fracionária dos bancos.
@@omundodocarlos 1971 foi quando o acordo de Bretton Woods foi quebrado, e o dólar deixou de ser conversível em ouro... O problema realmente começou aí... Mas o agravamento real dele foi após a crise de 2008, quando o FED e o BCE passaram a imprimir moeda pra salvar bancos privados de quebrarem (quantitative easing)... Foi a motivação final pro Satoshi criar o BTC, inclusive...
@@omundodocarlos 1971 foi quando o acordo de Bretton Woods foi quebrado, e o dólar deixou de ser conversível em ouro... O problema realmente começou aí... Mas o agravamento real dele foi após a crise de 2008, quando o FED e o BCE passaram a imprimir moeda pra salvar bancos privados de quebrarem (quantitative easing)... Foi a motivação final pro Satoshi criar o BTC, inclusive...
@@omundodocarloso problema começou com o fim do acordo de Bretton Woods, em 1971... Mas ele só se agravou realmente após a crise de 2008, quando o FED e o BCE começaram a fazer "quantitative easing" pra salvar banqueiro...
Em resumo, exagerando ou não ( e exagerar pode ser apenas um recurso retórico para chamar mais a atenção), ele está correto. E ele marca o ano inicial 2008 e não 1994.
e como se vc estivesse caindo de um avião, o pulo significa o sistema fiduciário, e tivesse duas opções cair sem nada, não investir, ou cair com um paraquedas que talvez abra, investir, no final vc estará no chão, só que em velocidades diferentes, já o Bitcoin e o cara que não pulou do avião !
O crescimento da economia compensa o aumento da base monetária, blz, só que isso não refuta o 38, ao contrário reforça o argumento dele, ou seja, a inflação é muito maior do que conseguimos perceber. Numa sociedade com o jogo justo em termos de moeda os preços tendem a ser deflacionários.
O erro do vídeo é considerar uma série história muito grande e embutir um período de 10/15 anos (itamar-fhc2) onde a base monetária cresceu pouco. Isso falseia o resultado. É como eu pegar o dólar de 44 a 71, onde teve deflação pelo padrão ouro e por no cálculo de uma seria 44 até 2004. O autor Deveria ter pegado uma série dos últimos 10 anos. Em especial 2019-2024 onde a alavancagem monetária do governo aumentou ao infinito.
é só pegar de 2007/2008 pra fente, que foi a criação do Bitcoin, já que ele fez referência ao inicio do plano real, calcule a partir da criação do bitcoin, nada mais justo.
exatamente sem contar a escolha à dedo das ações do BB... descontando o risco fica fácil vender o peixe dele. Sem contar o desconto dos avanços técnológicos...
3:18 exceto Bitcoin não, ele sempre diz que Bitcoin não é investimento e sim reserva de valor (poupança) recomendo fazer outro vídeo mas em cima do substack dele, não existe investimento.
Bitcoin nunca foi poupança. Não sei q maluquice é essa q vcs aceitam. Olha a definição de poupança. E outra, se eu 100 hj na poupança, amanhã ele continua 100 reais. Vai colocar em bitcoin hj e vê amanhã quanto vai tá.
Investimento é vc criar uma empresa e a fazê-la crescer ou ser sócio de uma empresa confiando em seus executivos na espera de crescimento. E se esse crescimento for acima do ipca - inflação oficial -, bom; se for acima do agregado m2 - a inflação real -, excelente. O demais enters financeiros são reservas de valor (metais, commodities, criptos, fiis, fiagros, fi-infra, debêntures, tesouro direto, cris, cras, cdi, cdb, rdb, reits, imóveis, moedas fiats, fundos, poupança, corrente...). Porém, criptos são os mais descentralizados. Já os títulos de capitalização é um misto de reserva de valor e jogo de azar.
No início do Plano real a taxa de juros brasileiro chegou há 45% e a ampliação da base monetária era bem restrita até 1999. Então isso contamina as contas. Se fizer as contas a partir de 2008 dificilmente alguma coisa além de tráfico de drogas ganhou da inflação.
Exatamente por esses 2 motivos que dá dinheiro, se você não se arrisca não ganha dinheiro, se fazer oq tá todo mundo não vai ganhar dinheiro. E investir é só uma das oportunidades de ganhar dinheiro,você pode tanto perder como ganhar, assim como muito gente vai perder dinheiro comprando Bitcoin na alta agora..
Muito obrigado pelo vídeo Pela sua explicação agora eu tenho 100% certeza que só o BTC é investimento real Pois pelo seu vídeo esse modelo tradicional só mantém o poder de compra!
Muito bom o vídeo. Confesso que aceito o argumento que o PIB é o dado que temos, mas depois que entendi a fórmula dele, que auxilio paletó, lagostas e todos os gastos do governo inflam o PIB 'produtividade'.
Acredito que os juros negativos que o Renato reteiradamente comenta nos podcast que participa, tenha ocorrido de 2008 até agora, é o que se compreende do substack sobre o assunto que ele fez. Até porque como defensor do BTC (surgido nessa época)como hedge, o objetivo dele é demonstrar que em cenário de juros negativos, nenhuma classe de ativo funcionou bem como hedge, nem Ibov compensou os juros negativos (ressalva para o BTC ). Ligaram um nitro na "impressora" de 2008 pra cá. E acredito que a conta de subtração que ele tenha feito no início, seja por aproximação e didática, pois com certeza ele sabe calcular corretamente.
Calcular inflação com bens de consumo não é uma bom dado, com o passar dos anos a tecnologia evolui, logistica evolui, é muito mais facil produzir hoje uma garrafa de coca cola do que em 1995. Se a base monetaria fosse igual, tivesse a mesma quantidade de reais, em teoria a coca cola hoje era pra ser mais barata ao aproveitar as tecnologias atuais do que era em 1995, e se tivesse a mesma quantidade de reais circulando, iria precisar de menos reais pra comprar uma coca hoje do que 1995. Um exemplo são coisas tecnológicas, eu trabalho com automação em condomínios aqui, um controle de acesso com leitura facial em 2014 (10 anos atras) custava MUITO mais caro do que custa hoje, mesmo com impressão de moeda, hoje um leitor facial é menos de mil reais, na época era mais de 10 mil, pois com a escala, melhora da tecnologia, tornou mais fácil produzir um, então levando a logica de usar uma coca cola pra medir a inflação, eu poderia usar esse controle facial, e manipular ainda mais a narrativa e falar que teve deflação. Então pode ser que ate mesmo os dados de expanção monetaria que o governo disponibiliza, não seja de fato real e muita gente deve ganhar uns reais impressos de forma "escondida" que ninguém ta vendo. Com o bitcoin, isso seria impossível, é uma moeda muito mais clara e precisa e confiavel.
Até bem pouco tempo atrás, a metodologia do ipca colocava disquete na cesta de produtos quando ninguém mais usava isso. O disquete em seu fim de vida de produção teve uma redução absurda de preços. O índice ipca é muito maquilado.
Adoro o Luan e o 38tão, mas a conta do Luan não está considerando a desvalorização do Dolar e eu olharia com carinho o crescimento pelo PIB, visto que por exemplo em 2023 o PIB cresceu 3,1%, porém o crescimento quando separado PIB público e privado, mostra que o crescimento foi todo puxado pelos investimentos públicos, porém como um investimento público pode gerar riqueza, já que antes ele a retirou via imposto? A própria bolsa brasileira é uma demonstração da inflação que o Renato fala, o ápice dela foi em 2011 com o dólar próximo a 2 reais. O que o 38tão fala é facilmente sentido, nosso avós mediam suas casas em hectares, nossos pais tinham casas com vários metros quadrados e hoje uma pessoa com um bom salário consegue no máximo um apartamento de 50 metros quadrados, a inflação real é infinitamente maior que os índices e existem de fato pouquíssimos ativos que a superam.
Quantas pessoas existiam no mundo na epoca do seus avos que mediam em hectares? Quantas pessoas existem agora? Quantos metros quadrados existiam livre numa cidade popular na epoca dos seus avos , e quantos existem agora? Voces ja ouviram falar em escassez? Oferta , demanda?
@@Investimentosnaregua sem dúvidas a demografia brasileira cresceu, na copa de 1970 havia a música "90 milhões em ação, Pra frente Brasil..." o senso 2022 diz que temos 203 milhões, um crescimento populacional de 125%, passaram 52 anos. Os valores das terras cresceram apenas isso, nesses 52 anos, ou cresceram mais? Se o valor do terreno fosse apenas o aumento da demanda, haveriam lugares como Rio de Janeiro e Salvador que os terrenos/casas/apartamentos já deveriam estar caindo, visto que suas populações reduziram nos ultimos 10 anos, ou não? Houve um ganho tecnológico nesses ultimos 52 anos, onde hoje é possivel construir mais e melhor, ou não? A gente tem que chamar as coisas pelos seus verdadeiros nomes e inflação é o aumento da base monetária nada além disso. Houve sim um aumento da demanda, mas junto com ela houve um ganho tecnológico, uma melhora de custos. O Brasil é um país tão bagunçado que nesse período de tempo a troca de moedas foi tanta (cruzeiro, cruzado, cruzado novo, URV, Real) que nem lembro de todas as moedas fiduciárias, só por esse fato é já possível ver que a moeda brasileira não tem valor algum.
O avanço tecnológico nao muda o fato do ser humano continuar sendo um ser consumista e egoista, onde milionários vao sempre querer ter mais de uma casa/escritorio etc, fazendo com que esses centros urbanos continuem se valorizando mesmo com a queda densidade populacional. A inflação é o aumento da base monetária certo? Mas oque faz o IPCA aumentar é a gastacao da população… olha a mentalidade dos japoneses, la mesmo sendo moeda fiduciária, existe deflação.
Salvo engano, os milionários ou os nobres também possuíam grandes territórios no passado, talvez a concentração de renda fosse ainda maior antes. Já sobre o consumismo, não acredito que alguém ou um órgão possa escolher a melhor a forma de gastar seu dinheiro que o próprio indivíduo, o que pode ser luxo pra um, pra outro pode ser necessidade. No Japão de fato eles possuem um histórico de deflação, mas junto com isso há uma desvalorização brutal do iene, a maior dívida pública entre os países do G20, e uma estagnação do poder de compra, o PIB per capita do Japão é bem próximo hoje a década de 90. O dinheiro pode ser desvalorizado de outras formas além da inflação. Sem dúvidas a cultura deles é muito diferente, e eles também tem alguns problemas a resolver como a crise demográfica que já é visível, salvo engano, ano passado eles encolheram a população em 125 mil pessoas, acredito que é o estágio mais avançado no mundo hoje.
A grande prova de que o Renato está certo é vermos o que acontece com quem investe em renda fixa atrelada à inflação oficial quando esta foge do controle. O retorno acima da inflação oficial na renda fixa não garante o poder de compra do investimento.
Independente de quem está certo ou errado, ou o quanto cada um pode estar certo ou errado, é ver as pessoas se interessando pelo assunto e tentando aprender mais sobre como funciona a dinâmica dos juros compostos e como isso pode mudar as nossas vidas para melhor. 👏👏👏
Não é possível fazer um cálculo exato sobre a inflação de um produto com por exemplo o Kinder OVO pq vc precisaria considerar outras coisas além do aumento de preço, como redução de peso diminuição na qualidade dos ingredientes para fabricalo .... Então o valor citado no video é inferior ao valor verdadeiro
Sem levar em consideração a reduflacao, a utilizacao de matéria prima de qualidade inferior e os subprodutos como mistura láctea que nada mais são do que formas usadas para não aumentar os preços. Vai muuuuito além que o preco na gôndola. Se levar esses fatores em consideracao ai você vê o tamanho do problema.
Foi muito bom a questão do cálculo.. 17% não é 20%, de fato... Como sempre, uma aula pra todos nós... Mas o que vc acha sobre a seguinte situação? Contando com o alto crescimento dessa taxa ao decorrer do tempo, não me parece estar tão distante de chegar e ultrapassar esses 20% que o 38 diz... Além disso, importante dizer, creio eu, que ele realiza cálculos simples pra que pessoas com pouco conhecimento compreenda melhor. A forma simplificada pode ser pra chamar atenção das pessoas a este fato.
Investir em ações é muito trabalho pra pouco retorno, bitcoin é só comprar e guardar além de te proteger do estado e você ainda pode levar com você pra qualquer lugar do mundo.
O Problema é a liquidez amigo O Bitcoin nos ciclos demora 4 em 4 anos para subir e cada vez mais irá subir menos.... até se tornar um pouco estável A questao que se o cara comprou o Bitcoin no topo de 2021 está agora 3 anos depois saindo do prejuízo
@@gustavorochann4 Eu até penso em investir em Bitcoin. Mas depois da alta, me fez perder completamente a vontade. Principalmente com isso aí que vc falou. Se eu tivesse obtido Bitcoin lá na época que o Daniel Fraga ensinava a comprar, aí sim seria bom
@@fabriciosantos6086 amigo é bom comprar um pouco agora e vender logo que ele alcançar 100.. principalmente as outras moedas.. Eu tô comprado nas moedas desde fevereiro ano passado e já fiz 10x até agora...
@@gustavorochann4 mano kkk Btc não investimento e sim reserva de valor, se você acha que quem comprou no topo de 2021 está no prejuízo. Vou deixar esse comentário salvo aqui, até janeiro de 2025 o Btc vai alcançar os 125k dol. Isso já é uma verdade
Cheguei até aqui analisando os comentários e paro aqui tmb. Simples comentário e completo, servir ao estado é servir ao Pai da mentira, que sabemos quem é 😔
Além da variação do preço, há diminuição na quantidade de produto ofertada para aquele preço... a inflação é maior do que a calculada pela variação de preço. Precisa-se considerar também a diminuição de conteúdo. Chocolates antes vendiam 200g, hoje são 80g.... não só a variação de preço.
Ou seja, pra vencer tudo isso só empreendendo com uma margem bem maior que esses 17% anuais… melhor investimento é o proprio negócio, todos esses instrumentos financeiros seriam pra tentar “manter” a riqueza gerada…
Opa, investir em crescimento prático de verdade, porém esse também é o fator gerador da receita do governo, tudo que você fizer do início ao fim na sua empresa terá muito mais imposto ainda. O teu custo operacional tende aumentar pela mesma inflação, custo de matéria prima etc, E se depois de arcar com tudo isso ainda tiver 17% de receita líquida anual, tu vai trombar no farpado com imposto de renda progressivo, é mole? 😂
O PIB conta o gasto público, então se o governo imprime dinheiro e gasta esse dinheiro, é lógico que o PIB vai aumentar, porém a produção não necessariamente aumentou. Creio que você está errado nessa... 🤔
O conceito de inflação da escola austríaca é o mais adequado, vou explicar a razão: Se o ganho de eficiência e produtividade da economia gera deflação, redução dos custos dos bens e insumos, a população deveria por regra ter um padrão de vida cada vez melhor, usufruindo desse ganho, comprando cada vez mais com o mesmo valor nominal, logo se a emissão de moeda corrói todo esse ganho e ainda trás o aumento de preço, que não é ainflação real, e sim o reflexo dela. Na verdade a população não está sendo diluída apenas no aumento de preços, mas sim todo o ganho de riqueza que foi tomado através da emissão monetária + o aumento de preços.
O cara só confirmou o que o Renato falou. ... eu teria que renunciar 15% de todo ganho tecnológico, que deixariam as coisas mais baratas, só para ver o estado imprimindo mais dinheiro😂😂😂😂😂. Muito obrigado pelo vídeo você comprovou que eu sou um escravo realmente😂😂😂😂
Muito obrigado pela definição, sempre tive dúvida e não conseguia achar uma razão aceitável de porque todos assumem que 8% ao ano é próximo da inflação
Pelo que vi... o cara refutou sim o 38itão... porém, ficou explícito que eh muito difícil, a performance teria que ser excepcional... o que é decepcionante. Mas contudo, achei o vídeo super sensato e muito claro e bem explicado. Tá de parabéns... baita vídeo!
@rodrigovieira7326 o cara pega dados de 1994 - já é sabido por todo mundo que os boomers tiveram sucesso nos investimentos tradicionais... mas o sucesso dos boomers não importa pra quem virou adulto por volta de 2010, vc teria que ser muito ingênuo pra achar o mundo é o mesmo e se vc fizer o mesmo que os boomers fizeram terá o mesmo sucesso que eles (só ver como o M2 cresce muito mais aceleradamente e a taxa de crescimento da população só anda diminuindo pra entender que estamos num cenário totalmente diferente) vai nos 8:07 do vídeo dele novamente e repara como o M2 tava razoavelmente crescendo pouco de 1994 até 2008, e depois repara como cresce aceleradamente após 2008.
O amigo teve q fazer um puta stock picking pra achar algo q minimamente ganhou da inflação trazendo junto o risco político do BB ... não considero isso "refutação", na melhor das hipóteses, sei um contra exemplo bem engenheirado...
Muito bom o video. Seria só legal dar uma ênfase ao argumento do ganho tecnológico. Uma Coca que teve um aumento anual médio acima de 7%. Com certeza é mais difícil de quantificar, mas com certeza o custo pra produzir 2L de coca em 1994 era consideravelmente menor que o custo pra produzir ela hoje. Fácil de ver quando todos os produtos que comemos hoje vem em quantidades muito menores e ingredientes de muito menor qualidade. Parabéns pelo conteúdo. Ganhou um inscrito
Currículo do renato: Possui graduação em Engenharia de Produção Civil pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2000-2006) - ocupando a 1ª Posição no Enade 2006 - e graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2000.2-2004.2) - por aproveitamento extraordinário. Foi aprovado com nota máxima na Especialização em Direito Empresarial na UFBA (2004.2-2006.2) e laureado com nota máxima (10 com distinção) na Dissertação do Mestrado em Direito Privado e Econômico da UFBA (2005.1-2007.1). Foi Coordenador Adjunto do Curso de Direito da Faculdade Batista Brasileira - FBB e Professor desta instituição (2005.2-2007.1), da UNYAHNA (2006.1); da Faculdade de Tecnologia Empresarial - FTE (2007.1-2008.1); lecionou Direito Comercial como tirocinista, monitor e Professor substituto da UFBA (2008.1), aprovado em 1º lugar em seleção pública; e, lecionou Direito Mercantil, Financeiro e Econômico como Professor Assistente na UFT (2008.2-2010.2), aprovado em 1º lugar no concurso público. Cursou o Doutorado em Administração (Finanças Estratégicas) da UPM - depositando tese sobre governança corporativa; assim como o EMLE - European Master in Law and Economics na condição de bolsista da Comissão Europeia pelo "Eramus Mundus Scholarship" (1# lugar do mundo na seleção pela categoria A). Atualmente é Perito Criminal do Departamento de Polícia Técnica da Bahia e pesquisador filiado a ABDE - Associação Brasileira de Direito e Economia e ao CONPEDI. Tem experiência na áreas de Direito, Engenharia Legal e Finanças; com ênfase em Governança Corporativa e Análise Econômica do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito da Empresa; Mercado de Capitais; Finanças Estratégicas; Criminalística; e, Políticas Públicas.
Excelente video, Mirai. Muito bem detalhado e fundamentado. Porem voce acabou confirmando o argumento do 38tão em todas as linhas de raciocinio que seguiu. Dizer que o Barsi conseguiu é pegar a maior exceção que existe para dizer que é possivel, sendo que a orientaçao do 38tão está querendo alcançar o afegão médio.
Ou seja, se você tiver capital disponível, colocar ele em ações muito boas, sem elas irem a falência em 30 anos, você pode talvez *empatar* suas percas com a inflação.
Veja, o PIB cresce de forma artificial, o governo distribui auxílios, no segundo que esse auxílio cai na mão dos beneciados, ele é gasto, movimentando fortemente a economia. Com o nacional consumismo a todo vapor com auxílios, a importação cresce e o dólar dispara. Isso não é crescimento real. Da para ganhar dinheiro sim no Brasil, mas depende muito do timming, a maioria das empresas não batem a inflação real.
Renato 38 o melhor, o cara fez pelo menos 3 faculdades, mestrado, doutorado, esse cara é muito inteligente QI igual ou superior a de quase todos os brasileiros
Trezoitão não está errado, a diferença é conceitual... Ele parte do pressuposto (verdadeiro) de que a evolução tecnológica é deflacionária, portanto o poder de compra não deveria apenas ser mantido, mas literalmente SUBIR com o tempo... E atualmente o poder de compra do real não é sequer mantido...
Renato falou muitas informações excelentes nos podcasts, de fato me lembrou o Dr Enéias, mas o Renato foi mesmo convincente e ainda tem o lugar do suposto saber econômico. Mas preciso ler os livros que ele indicou.
Convida ele para um debate por video conferência, assim teremos um debate de grande intecto! Que apoia eles fazerem um debate sobre assuntos de juros negativo e afins, deixem o like aqui, e tambem um comentário.
Séria bom ver o Renato passar o paninho da realidade nele. Mas essa turma do intelecto financeiro não tem coragem de conversar com pessoas como Renato. Os libertários assunta eles, pq vivem e pregam a realidade. Sistema financeiro vai falar verdade pra alguém?? Acho que não neh? Eles ganham em cima da falta de conhecimento das pessoas.
Resumindo: o Trezoitão tem razão, apesar de dar uma exagerada. Num país como o Brasil nenhum investimento vale a pena. Parabéns pelo vídeo! Gostei muito! 👏👏👏
Amigo te sigo a muito tempo....contudo, entretanto e todavia para debater com ele seu currículo teria que aumentar exponencialmente... Elevado ao quíntuplo... Mas vc entende mais que eu e menos que ele..sou humilde...
Concordo com o Renato pois falam que a inflação é de 5% sendo que tudo explode no supermercados, nas lojas, nos combustíveis, as concessionárias de água, luz etc.... Se meu salário sobe um valor que não acompanha os aumentos, sim a cada ano meu poder de compra diminui consideravelmente 😢😢😢
Excelente analise! Ficou mais evidente para mim q se considerarmos investimento nos eua, ai sim chutamos o balde! Ganhamos em duas frentes, face a valorização do dolar…
*Fiquei curioso quando você falou que o Ibovespa andou de lado se fosse olhar ele pela perspectiva do dólar... Se fosse assim, não teria sentido investir nele... Não seria melhor sempre investir no mercado externo (Moeda Forte)? Será que você pode fazer um vídeo explicando algo sobre? Outro dia estava vendo que são poucas ações que batem o IVVB11 por exemplo...*
Luan assisti seu vídeo e a minha conclusão é que você se contradiz ao mostrar no início do mesmo, a diluição da moeda entre 14-16% e ao final nos mostra que CDI e ibovespa 15-16% sem impostos, afinal se o ganho foi 0 em tanto tempo você perdeu o TEMPO que é o recurso mais valioso de qualquer mercado! Mas agradeço pois poucas pessoas tem coragem em abordar o tema. Muito Obrigado!
E o lucro? kkkkk A pessoa deixa de comprar algo no presente para investir o dinheiro e décadas depois se tiver tido sorte consegue apenas comprar o mesmo produto
Com esses demais investimentos, a única possibilidade é transmitir o valor do seu trabalho ao longo do tempo. Já o Bitcoin te dá ganho real, ao final ficou provado que Renato estava correto.
vc consegue analisar se a inflação média vem acelerando ano após ano? acho que a base que o renato fala é que quanto mais recente mais a expansão da base vem sendo maior, dai quando se compara com uma séria histórica maior, vc tem uma média mais abrandada
Procura BRLM2 no trading view... De 2014 pra cá, a base monetária subiu 3x, e o PIB caiu 30%... Você precisa ter feito 400% de rentabilidade só pra manter seu poder de compra
To Feliz pelo que li nos comentários, aprendo um pouco mais cada dia. Em breve o tempo mostrará quem está certo senhores... Não tentem mudar a árvore de lugar. Vamos fazer parte da nova nobreza, so não vê quem ignora a lei natural das coisa. O abuso eccessivo do poder do estado vai resultar no seu colapso, e isso vai regular o mercado de novo.
Faltou considerar dividendos no caso de carteira ibov e bbsa e também não considerou os impostos relacionados ao CDI. Detalhe não existe investimento atreladoa o CDI que tenha vencimento em 30 anos, tem? ou seja de 4 em quatros anos tem tributo.
Ao CDI não, pois são investimentos bancários. Porém, os títulos públicos não há antecipação de imposto, apenas no resgate. Existem outras rendas fixas privadas como CRIs CRAs e Debêntures com prazos mais longos e que são isentos de imposto. Ainda assim, se forem papéis atrelados ao CDI como benchmark, a longo prazo não irão ultrapassar a inflação
Excelente vídeo, trouxe muita clareza a respeito desse assunto. Parabéns pelo seu trabalho, gosto muito dos seus conteúdos e estou me organizando pra fazer fazer seu curso. Continuo acompanhando o Renato, tambem gosto muito deles, mas a forma que vc argumentou traz muita lucidez ao assunto, tinha muita dúvida sobre essa questão da inflação. Obrigado mais uma vez
Impressionante como sempre que vão explicar algo 38tão ou distorcem ou parecem não considerar o ponto principal da tese, olha que a retórica dele é bem ruim, mas é clara: Investir em estados de exceção é bancar o seu próprio algoz. Na renda fixa ja é óbvio que é perda fixa, só de vc pagar imposto sobre inflação é um absurdo, o Estado imprime e vc tenta se proteger, mas ele vai lá e tributa o mal que ele mesmo causou. mas olhando a renda variável é oseguinte: Cassino de magnata. os insiders recentes na petro, o que fizeram com americanas, IRB, fundos imobiliários que parecem mais piramides, não há um culpado? Sempre sobra pro minoritário? Investam ai nessa latrina, mas reclamar é hipocrisia, afinal vc está validando os burocratas.
Cenário das empresas e FII no Brasil é num nível bizarro, os majoritários e administradores já fazem chacota com os investidores e cotistas pois sabem que muitos nem percebem o tanto que são roubados, e os que percebem são ignorados e não tem a quem recorrer.
Renato Amoedo se refere a inflação de 20% pois considera o avanço tecnológico que torna a produção mais eficaz, reduzindo assim o valor do bem produzido
O vídeo está muito bom e sua argumentação suficientemente clara, porém só confirma que o Renato Amoedo e Fernando Ulrich explicam, ou seja, qualquer investimento que envolva FIAT resulta matematicamente em perda e diminuição patrimonial.
Amei a sua aula de hoje, parabéns. Mas os caras aí citados atuam há muito tempo nas suas respectivas áreas, eles tem know-how suficiente pra defender seus ativos e métodos preferidos, acho que tem a ver com viés, polarização, sei lá. Só acho que ninguém aí tá errado. Obrigado por trazer dados esclarecedores pra nós meros mortais.
Explicação excelente. Brasil é complicado. Pode-se ganhar no Banco do Brasil e perder nas Americanas. Mesmo sendo muito próximo à base monetária os riscos são bem altos. A tese de juro negativo não é totalmemte balela. A gente vê na prática que o retorno só diminui.
"Mas, precisamos reconhecer que a escola Austríaca não é adotada majoritariamente pelas universidades de economia". Isto explica o porquê de a economia do mundo ser tão caótica. Creio que já passou da hora de a escola austríaca ter uma chance de mostrar sua competência, ocupando um espaço cada vez maior nas universidades. A incopetência dos keynesianos já está mais que comprovada depois de tantos anos de hegemnia.
Gente é óbvio que a inflação e muito alem do que a divulgada pelos órgão publico que trata disso, é ao você começar a fazer as compras da sua casa no mercado e começar a prestar atenção nos preços dos produtos mês após mês.
@@adrianojaragua2016 é realmente a mão de obra no Brasil de uns 4 anos pra cá, (pelo menos foi quando eu percebi) subiu muito, no geral foi pra acompanhar o mercado, eu penso.
Na verdade o maior crítico do juro negativo é Fernando Ulrich, inclusive o próprio Renato cita ele em várias ocasiões.
Luan, fiz alguns cálculos e cheguei a crescimento da base monetária (média) de 14,2%a.a (jan/08 - jan/24) e inflação (CAGR) no mesmo período pelo BC de 5,87% a.a. Agregando as duas usando juros compostos chegamos ao valor de 20,9% a.a.
Poucas carteiras conservadoras conseguem bater isso consistentemente.
Isso, sem contar que no Bostil vários preços são "administrados" pelo estado e também sem contar que dependendo de como é a sua cesta de consumo de produtos/serviços o IPCA nem de longe exprime a real perda de valor e a inflação real de cada um é maior que a média.
A meu ver, o Renato tem toda razão.
Estamos realmente fodidos.
👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Por favor. Como são feitos esses cálculos. Gostaria de aprender pra poder argumentar
Aqui no meu canal tem um cálculo bem básico/introdutório sobre juros negativos. Com referência à fonte pesquisada.
Red Pil ❤
Não pô, não estamos fudidos. Btc está aí para nos salvar. Igual ao 38oitão diz o btc é nosso bote salva vidas e o Brasil o Titanic
O que camufla a inflação é a evolução tecnológica. As coisas só não são muito mais caras por causa dos avanços na produção.
Exatamente. O cara do vídeo ignorou completame esse argumento, que é o mais importante.
sim, ele ignora que o kinder ovo deveria custar menos que 50 centavos hoje por causa do aumento da produtividade
Perfeito
Exatamente
@@victorlima4801 depende, porque o Kinder Ovo vem de uma commodotie (cacau), que tende a se valorizar com o aumento da base monetária.
Você demonstrou com conhecimento de causa que os melhores investimentos disponíveis empatam com a inflação. Ou vencem com uma margem tão apertada, que torna quase impossível acumular dinheiro ao longo do tempo ATUALMENTE.
O Barsi começou em um Mundo muito diferente! E não dá para comparar.
O que pode fazer a gente acumular patrimônio, hoje em dia, é investir de forma a perder o mínimo possível, ganhar mais dinheiro, e gastar pouco.
Na época do Barsi era possível enriquecer investindo, mas após 2008 tudo mudou, hoje o Barsi perde para inflação real.
as boas empresas repassam a inflação no preço de seus produtos e ainda te pagam dividendos, mas de fato hoje não é possível ficar rico apenas investindo
@@oliveiramarcello7 as boas empresas (que tem patrimônio positivo) estão sufocando e tendo seu patrimônio diluído igual a população, elas não possuem nenhum benefício extra que os demais agentes do mercado, os produtos está perdendo qualidade e encolhendo, o consumidor mal consegue pagar as contas do mês, como ele vai conseguir continuar comprando?
Você foi assertivo meu amigo, análise precisa. Só o Bitcoin salva.
@@joaoricardoalmeida4458 com certeza, é por isso que cada vez mais vemos as notícias de empresas quebrando no brasil, mas normalmente elas são do varejo. As boas empresas de setores estáveis conseguem lucrar mesmo assim, porque as pessoas vão sempre pagar conta de luz, água e etc, já as empresas do varejo tem menor poder de precificação e se ela aumentar o preço dos produtos é capaz das pessoas nem comprarem
Eu não sou economista, mas eu faço planilha de todos os meus gastos. Esse ano meus gastos cresceram 34%, sendo que continuo com o mesmo padrão de vida, nada mudou. Eu não tenho conhecimento econômico necessário para dizer qual o método correto de calcular inflação, mas posso afirmar com muita segurança que a inflação real é muito maior que a divulgada e que nenhum investimento vai me trazer 34% ao ano.
Oi, David. Vc usa algum modelo de planilha com dashboard que mostra o crescimento ou diminuição dos gastos.
Você me fez refletir... há uns anos atrás eu "vivia" como solteiro com R$ 1600,00 em média. Hoje, sem mudar muito meu estilo de vida eu não consigo abaixar dos R$ 3000,00. Olhava meus gastos lançados e nao entendia de onde subiu tanto esse valor.
Eles monitoram o preço de 120 mil produtos em cidades de todos os estados do país
E é por isso que a pobreza só aumenta.
Esses aumentos acima do IPCA tendem a ser freiados pois a massa salarial sobe apenas com o IPCA. O trabalhador não tem orçamento pra aguentar isso muito tempo, não adianta se endividar a juros explosivos. O trabalhador médio empobreceu horrores nos últimos 10 anos. A tendência é que monopólios, duopolios e empresas com poder de preço continuem aumentando acima do IPCA (sao muitas), mas as com concorrência não tem esse privilégio. Busque quando possível produtos que tem forte concorrência.
O Barsi sempre falou que essa inflação que o governo diz é muito abaixo da inflação real
Mas isso é verídico
Não existe "inflação real". Existe a inflação medida por índices de preço. Existem vários índices, por entidades públicas e privadas. Você pode fazer o seu.
Casa dos Artistas no SBT.
Lembro um Fiat Doblo
Custava 25.000reais zero.
Hoje 2024 provavelmente seria 200.000 Mil
@@pliniolsc inflação real é o aumento da base monetária, o aumento generalizado de preços é consequência... A escola austríaca é a única que utiliza a definição correta...
@@walkermendes5866 Cara o significado das palavras é uma convenção social. A inflação é o aumento generalizado de preços. É isso que está no dicionario, é o que está em qualquer livro de economia, na wikipedia, em todo lugar com exceção de canais libertários no TH-cam.
Se você quer chamar maça de banana fique a vontade, só começará a perder a capacidade de se comunicar com pessoas fora da sua bolha.
Renato 3 8tão, Luis Barsi , Luan Mirai e o Guilherme do VI são excelentes professores, com cada um de vocês aprendemos muito !!
Nunca o tema financeiro no Brasil foi tão discutido nos últimos 4 anos.
Só tenho agradecimento e aplausos!
Cada um com uma verdade válida e rica de conhecimento, eu tiro uma média ponderada dos três, passo pelo meu filtro e invisto de acordo com o que me deixa satisfeito. Só lembrando que investimento é pra lhe dar sossego e não tormento, se vc estiver muito preocupado, seu pé está fundo demais.
@@eriksilva631No 🎯
Pura verdade
Bom dia sou Adriano
O trez 8 é um cara fora da curva
Ele abriu várias portas na minha mente.
Ele está colocando todos pra dançar.
O cara é bom
Ele sabe que fala
Renato pra mim lembra muito o Eneias, daqui alguns anos os que o ridicularizam verão que ele esta correto em muitas coisas.
Acredito na mesma coisa
O povo ridicularizava o Daniel Fraga tb…
@@alxcancadoPa caramba mn, ele falava de bitcoin, varias pessoas nem dava bola so sabia zoar ele.
Renato Amoedo está a frente do nosso tempo
Kkkkk, eneas era ridicularizado e continua sendo até hoje.
Por fim, o trezoitao tava é certo pq o malabarismo é grande pra ao menos equalizar o prejuízo da moeda brasileira.
Exatamente.
😂😅😂 pura verdade !!! O que vai ter de cursinho perdendo aluno não vai estar escrito.
E em dolar perdemos
KKKK toda essa volta pra chegar a conclusão: "vc não perde, mas tbm não ganha"
Bingo
O Renato explica de forma muito sucinta, mas é assertivo. Alguns governos tendem a maquiar os dados reais da inflação. Não atoa que o atual governo nomeou um radical ideológico para o IBGE. Sem contar que cada pessoa tem sua própria inflação, e muito dos produtos de referência do IPCA diminuem de quantidade e qualidade (reduflacao) e isso não entra pra o índice. A base monetária inclui dívidas feitas que serão pagas com mais dívidas, não há moeda que resista a isso.
o cara cometeu varios erros no video
1: o renato conta os 22% aa de inflação de 2008 até hoje
2: o cara do video não contou o ganho de eficiente, em relação aos podutos, posso dizer que hoje em dia os motores dos caminhões que transportam tudo são muito mais eficientes do que em 1994, a comunicação é muito mais facilitada com a internet e etc. Onde ele colocou isso na conta dos preços? ele fez como o renato fala: "renunciar todos os ganhos tecnologicos"
3: Não contou a inflação do dollar no aumento do PIB do brasil
4: como vc disse, não contou a perca de qualidade dos produtos, que não é pouca
@@vnauhr1273 certíssimo, sem contar ainda, os riscos, o tempo gasto nos supostos investimentos, concorrências de mercado...
Renato está correto, ele diz pra descontar não só a inflação, mas também os riscos e IR. Sendo assim, a maioria esmagadora dos investidores de grandes fundos perderam para o CDI e esse tomou pau do dólar que foi desvalorizado brutalmente nos últimos 10 anos.
Resumindo o Renato tá certo! Como vc não pode chegar e concordar com ele pq daí perderia todo seu peixe de venda de cursos e etc no canal e tbm quebraria todo seu aprendizado durante anos até aqui. Renato cita fatos e contra fatos .. pois é
Exatamente
E o Renato é doutor em finanças, não é um leigo palpitando.
Finalmente alguém com coragem de falar na cara. Parabéns amigo. Comprem Bitcoin e parem de financiar travestir crianças c seu dinheiro de dividendos. Dê a César, oq é de César.
Rapaz, e o cara citou Banco do Brasil ali. Caralho, é loteria porra 🤣🤣🤣 e aí dizer que é possível sim juro positivo. Pelo amor de Deus, 5% quando muito. Bolsa é rifa de rico.
Justamente
Para resumir td, o Renato estava certo.
👍🏻👍🏻
É isso
É tão furada esta avaliação, ele simplesmente ignora que uma Coca-Cola para ser produzida em 1994 não tem o mesmo custo para produzi-la em 2024, ou seja, cadê o ganho tecnológico deste período que foi tomado da população?
É isso ou não é?!
É o quê!
Seu comentário foi cirurgico
Luan, o Renato fala de 2008 pra cá. De 1994 até 2008 a bolsa sobe quase 5000%, enquanto de 2008 pra 2024 temos uma alta tímida de aproximadamente 90%. Refaça os cálculos de 2008 pra cá que certamente teremos uma rentabilidade do IBOV inferior a expansão da base monetária. Se descontar os impostos o prejuízo se agrava! Acumulado(2008~2024) 82,86% e CAGR de 2,03%(2008~2024).
Estou boiando, o certo é parar de investir na bolsa?
@@AndersonYtbeeu invisto na bolsa. Busco superar o IBOV, e mesmo que eu não atinja os 18% de expansão da base monetária e tenha prejuízo, é melhor minimizar o prejuízo com a rentabilidade da bolso do que não aplicar e assumir a totalidade do prejuízo inflacionario. Apesar de que já a 2 anos consecutivos estou com rentabilidade bem maior que a bovespa. Espero continuar assim. Abraço!
@@AndersonYtbe investir na bolsa é "minimizar o prejuízo" na maior parte do tempo... Ainda é melhor do que nada... Mas comece a estudar sobre Bitcoin também
A longo prazo nao so minimiza como multiplica o patrimonio desde que seja investido em empresas boas que tenham lucro consistente.
Nos primeiros anos sim, se ficar no 0 a 0 com a inflacao real ja esta otimo. Porem a soma dos dividendos, pequenas valorizacoes, dividendos e mais aportes, e caso voce nao faca retiradas recorrentes com certeza superara em muito. Nao tem problema em nao vencer a inflacao, o importante e saber que aquelas acoes, fiis e etc gerarao mais renda... com essa renda adicional acumulada no decorrer de longos anos com certeza vence nao so a inflacao mas qualquer indice de mercado...
@@philipeoliveira4887amigo penso igual a você , e que tem pessoas que não sabem investir na bolsa ou só tomou prejuízo na vida e não tem o que falar. Mas sabendo aportar e não parando de reinvestir o lucro é certo.
De 2014 pra cá, o PIB brasileiro caiu de 2.5 trilhões, pra 1.7 trilhões, enquanto o M2 subiu de 2 pra 6... Você tem que ter feito 400% em real na soma desses 10 anos, só pra manter o seu poder de compra...
O PIB tem que ser dividido pela base monetária. Para obter o valor do crescimento real...
Mais um aula concluída com sucesso.
Cara eu entendi o que você falou mas acredito que conta não está correta. Os nossos produtos são avaliados em dólar, tem que ver qual foi a desvalorização do dólar para encontrar o a porcentagem real da sua perda do poder de compra. Se somente o real expandisse já estaríamos vivendo uma superinflação.
@@omundodocarlos se você fizer a conta em dólar, vai chegar num resultado semelhante... O dólar custava cerca de 2,60 em 2014, portanto o real perdeu metade do valor em relação à ele... Só que o M2 do dólar quase dobrou daquela época pra cá (de 12 pra 20), portanto o real perdeu metade do valor em relação ao dólar, e o dólar perdeu metade do valor em relação a si próprio...
@@omundodocarlos em dólar o ibovespa teria que dobrar pra recuperar os níveis de 2011, de lá pra cá foi só fumo!
Trezoitão sempre cita uma variável que não entra nesse cálculo: o avanço tecnológico
Sem contar tbm que a qualidade dos produtos que caiu muito. Exemplo disso sao as casas que parecem uma caixa de fosforo e custam caber 2 pessoas
Eu concordo com o Renato. Ele tem razão. A escola austríaca é a correta.
Ele fala do aumento de 20% do M2 a partir de de 2008 e não a partir de 1994. E o apelido treizoitão ele recebeu na polícia por causa da arma que ele usava, um 38 de cano longo.
Mas pegar uma janela temporal só a partir de 2008 é complicado. Ainda assim, o dado preocupa
@@MiraiInvestingfoi quando começou o "quantitative easing"... Mas ele normalmente fala 2008 quando se refere ao dólar... Brasil ele costuma calcular do 2° mandato de Dilma pra cá... 18% de inflação ao ano, se dividir o PIB pelo M2
@@MiraiInvesting não é complicado porque a tendência óbvia é de piora.
Ou você acha que depois do calabouço fiscal e a futura saída do RCN, a expansão do M2 vai diminuir?
@@MiraiInvesting Faz outro vídeo pegando esse recorte, ou o que aconteceria se esse agregado aumentasse bastantes, como foi na Argentina...
@@MiraiInvesting Eu quero saber como vc é capaz de garantir o montante de dinheiro que foi e é impresso pelo governo, isso sem mencionar a criação de moeda via reserva fracionária dos bancos.
Trezoitão sempre fala que o juro real passou a ser negativo após 2008, quando começou a palhaçada de "quantitative easing"
2008 não, 1971 ! Com a quebra do padrão ouro. 2008 é o nascimento do BTC
@@omundodocarlos 1971 foi quando o acordo de Bretton Woods foi quebrado, e o dólar deixou de ser conversível em ouro... O problema realmente começou aí... Mas o agravamento real dele foi após a crise de 2008, quando o FED e o BCE passaram a imprimir moeda pra salvar bancos privados de quebrarem (quantitative easing)... Foi a motivação final pro Satoshi criar o BTC, inclusive...
@@omundodocarlos 1971 foi quando o acordo de Bretton Woods foi quebrado, e o dólar deixou de ser conversível em ouro... O problema realmente começou aí... Mas o agravamento real dele foi após a crise de 2008, quando o FED e o BCE passaram a imprimir moeda pra salvar bancos privados de quebrarem (quantitative easing)... Foi a motivação final pro Satoshi criar o BTC, inclusive...
@@omundodocarloso problema começou com o fim do acordo de Bretton Woods, em 1971... Mas ele só se agravou realmente após a crise de 2008, quando o FED e o BCE começaram a fazer "quantitative easing" pra salvar banqueiro...
Em resumo, exagerando ou não ( e exagerar pode ser apenas um recurso retórico para chamar mais a atenção), ele está correto. E ele marca o ano inicial 2008 e não 1994.
Nesse caso considerando 2008 pra cá seria uma perda absurdamente maior que 20%
@@junioalmeidabarbosa7811 20% ao ano.
Exatamente, ele sempre deixa explicito q eh dsde a crise de 2008.
Investir é a melhor escolha, porém o Renato está certo! Esse sistema é Ilusório... 🤦
e como se vc estivesse caindo de um avião, o pulo significa o sistema fiduciário, e tivesse duas opções cair sem nada, não investir, ou cair com um paraquedas que talvez abra, investir, no final vc estará no chão, só que em velocidades diferentes, já o Bitcoin e o cara que não pulou do avião !
"aaaiiinnn... O dado que eu estou usando pode ser uma farsa, mas é o único disponível, viu?"
kkkkkkkkkkkk
😂😅
Bingo.
😂😂😂😂😂
Kkkkkkkkkkkkk são os dados que temos.
São 25 minutos tentando refutar o Renato, e acabou provando que ele está certo. kkkkkkk comprem BITCOIN, minha honra!
O crescimento da economia compensa o aumento da base monetária, blz, só que isso não refuta o 38, ao contrário reforça o argumento dele, ou seja, a inflação é muito maior do que conseguimos perceber. Numa sociedade com o jogo justo em termos de moeda os preços tendem a ser deflacionários.
O erro do vídeo é considerar uma série história muito grande e embutir um período de 10/15 anos (itamar-fhc2) onde a base monetária cresceu pouco. Isso falseia o resultado. É como eu pegar o dólar de 44 a 71, onde teve deflação pelo padrão ouro e por no cálculo de uma seria 44 até 2004. O autor Deveria ter pegado uma série dos últimos 10 anos. Em especial 2019-2024 onde a alavancagem monetária do governo aumentou ao infinito.
é só pegar de 2007/2008 pra fente, que foi a criação do Bitcoin, já que ele fez referência ao inicio do plano real, calcule a partir da criação do bitcoin, nada mais justo.
exatamente sem contar a escolha à dedo das ações do BB... descontando o risco fica fácil vender o peixe dele.
Sem contar o desconto dos avanços técnológicos...
Faz uma Live com o Renato 38, vai bombar meu nobre. 👏🏽👏🏽👏🏽
O Ego do entrevistador não permite!🤣🤣🤣
@@paulokosta2571 nem o cérebro
3:18 exceto Bitcoin não, ele sempre diz que Bitcoin não é investimento e sim reserva de valor (poupança) recomendo fazer outro vídeo mas em cima do substack dele, não existe investimento.
@@Henriqur1 como não seria investimento se ele só valoriza com o passar dos anos?
Bitcoin nunca foi poupança. Não sei q maluquice é essa q vcs aceitam. Olha a definição de poupança. E outra, se eu 100 hj na poupança, amanhã ele continua 100 reais. Vai colocar em bitcoin hj e vê amanhã quanto vai tá.
Investimento é vc criar uma empresa e a fazê-la crescer ou ser sócio de uma empresa confiando em seus executivos na espera de crescimento. E se esse crescimento for acima do ipca - inflação oficial -, bom; se for acima do agregado m2 - a inflação real -, excelente. O demais enters financeiros são reservas de valor (metais, commodities, criptos, fiis, fiagros, fi-infra, debêntures, tesouro direto, cris, cras, cdi, cdb, rdb, reits, imóveis, moedas fiats, fundos, poupança, corrente...). Porém, criptos são os mais descentralizados. Já os títulos de capitalização é um misto de reserva de valor e jogo de azar.
No início do Plano real a taxa de juros brasileiro chegou há 45% e a ampliação da base monetária era bem restrita até 1999. Então isso contamina as contas. Se fizer as contas a partir de 2008 dificilmente alguma coisa além de tráfico de drogas ganhou da inflação.
@@CatãooCensor real hahahahaha
Extremamente complicado e arriscado, Renato está correto!
Exatamente por esses 2 motivos que dá dinheiro, se você não se arrisca não ganha dinheiro, se fazer oq tá todo mundo não vai ganhar dinheiro. E investir é só uma das oportunidades de ganhar dinheiro,você pode tanto perder como ganhar, assim como muito gente vai perder dinheiro comprando Bitcoin na alta agora..
Muito obrigado pelo vídeo
Pela sua explicação agora eu tenho 100% certeza que só o BTC é investimento real
Pois pelo seu vídeo esse modelo tradicional só mantém o poder de compra!
E isso correndo risco!
@@Pinduca-o2e o único risco é ficar exposto a um regime ditatorial!
Espero e torço pra que um dia vc aprenda
Boa sorte na sua jornada!
E pagando imposto
na MELHOR das hipóteses.... na MELHOR das hipóteses (manter o poder de compra)
Vendam tudo que vcs tem e comprem Btc kkkk 😅
é muito lindo ver os caras tentar refutar o trezoitão e passar vergonha. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
????
Kkkk e mesmo
Parem de idolatrar aquela criatura. Q coisa feia 🙄
Pra quem acha que o Barsi ficou rico com dividendos de ações digitem no google: Barsi Insider. Digitem lá, só pra ver um negócio.
@@douglas50973oitão tem total razão e a Biba do vídeo só quer surfar no hype.
Muito bom o vídeo. Confesso que aceito o argumento que o PIB é o dado que temos, mas depois que entendi a fórmula dele, que auxilio paletó, lagostas e todos os gastos do governo inflam o PIB 'produtividade'.
PIB é péssimo para essas análises, os gastos do governo aumentam o PIB!!!
exatamente, se aumenta impostos o PIB também cresce
Esse é o ponto, PIB é uma farsa desde o seu conceito. Ele inclusive que sustenta a farsa de que pagamos "apenas" 30% de impostos.
Isso esta acontecendo com a argentina. Milei ta cortando os gasto e tendo uma diminuição no PIB.
Acredito que os juros negativos que o Renato reteiradamente comenta nos podcast que participa, tenha ocorrido de 2008 até agora, é o que se compreende do substack sobre o assunto que ele fez. Até porque como defensor do BTC (surgido nessa época)como hedge, o objetivo dele é demonstrar que em cenário de juros negativos, nenhuma classe de ativo funcionou bem como hedge, nem Ibov compensou os juros negativos (ressalva para o BTC ). Ligaram um nitro na "impressora" de 2008 pra cá. E acredito que a conta de subtração que ele tenha feito no início, seja por aproximação e didática, pois com certeza ele sabe calcular corretamente.
Calcular inflação com bens de consumo não é uma bom dado, com o passar dos anos a tecnologia evolui, logistica evolui, é muito mais facil produzir hoje uma garrafa de coca cola do que em 1995. Se a base monetaria fosse igual, tivesse a mesma quantidade de reais, em teoria a coca cola hoje era pra ser mais barata ao aproveitar as tecnologias atuais do que era em 1995, e se tivesse a mesma quantidade de reais circulando, iria precisar de menos reais pra comprar uma coca hoje do que 1995. Um exemplo são coisas tecnológicas, eu trabalho com automação em condomínios aqui, um controle de acesso com leitura facial em 2014 (10 anos atras) custava MUITO mais caro do que custa hoje, mesmo com impressão de moeda, hoje um leitor facial é menos de mil reais, na época era mais de 10 mil, pois com a escala, melhora da tecnologia, tornou mais fácil produzir um, então levando a logica de usar uma coca cola pra medir a inflação, eu poderia usar esse controle facial, e manipular ainda mais a narrativa e falar que teve deflação. Então pode ser que ate mesmo os dados de expanção monetaria que o governo disponibiliza, não seja de fato real e muita gente deve ganhar uns reais impressos de forma "escondida" que ninguém ta vendo. Com o bitcoin, isso seria impossível, é uma moeda muito mais clara e precisa e confiavel.
Inflação não é somente expansão da base monetária, por isso calcular bens de consumo faz sentido.
exato!! sem contar que a uns 20 anos atrás voce comprava um nokia tijolão com 3 salarios minimos, hoje um iphone 14 muito mais poderoso
Até bem pouco tempo atrás, a metodologia do ipca colocava disquete na cesta de produtos quando ninguém mais usava isso. O disquete em seu fim de vida de produção teve uma redução absurda de preços. O índice ipca é muito maquilado.
Adoro o Luan e o 38tão, mas a conta do Luan não está considerando a desvalorização do Dolar e eu olharia com carinho o crescimento pelo PIB, visto que por exemplo em 2023 o PIB cresceu 3,1%, porém o crescimento quando separado PIB público e privado, mostra que o crescimento foi todo puxado pelos investimentos públicos, porém como um investimento público pode gerar riqueza, já que antes ele a retirou via imposto? A própria bolsa brasileira é uma demonstração da inflação que o Renato fala, o ápice dela foi em 2011 com o dólar próximo a 2 reais. O que o 38tão fala é facilmente sentido, nosso avós mediam suas casas em hectares, nossos pais tinham casas com vários metros quadrados e hoje uma pessoa com um bom salário consegue no máximo um apartamento de 50 metros quadrados, a inflação real é infinitamente maior que os índices e existem de fato pouquíssimos ativos que a superam.
Quantas pessoas existiam no mundo na epoca do seus avos que mediam em hectares? Quantas pessoas existem agora? Quantos metros quadrados existiam livre numa cidade popular na epoca dos seus avos , e quantos existem agora? Voces ja ouviram falar em escassez? Oferta , demanda?
@@Investimentosnaregua sem dúvidas a demografia brasileira cresceu, na copa de 1970 havia a música "90 milhões em ação, Pra frente Brasil..." o senso 2022 diz que temos 203 milhões, um crescimento populacional de 125%, passaram 52 anos. Os valores das terras cresceram apenas isso, nesses 52 anos, ou cresceram mais? Se o valor do terreno fosse apenas o aumento da demanda, haveriam lugares como Rio de Janeiro e Salvador que os terrenos/casas/apartamentos já deveriam estar caindo, visto que suas populações reduziram nos ultimos 10 anos, ou não? Houve um ganho tecnológico nesses ultimos 52 anos, onde hoje é possivel construir mais e melhor, ou não? A gente tem que chamar as coisas pelos seus verdadeiros nomes e inflação é o aumento da base monetária nada além disso. Houve sim um aumento da demanda, mas junto com ela houve um ganho tecnológico, uma melhora de custos. O Brasil é um país tão bagunçado que nesse período de tempo a troca de moedas foi tanta (cruzeiro, cruzado, cruzado novo, URV, Real) que nem lembro de todas as moedas fiduciárias, só por esse fato é já possível ver que a moeda brasileira não tem valor algum.
O avanço tecnológico nao muda o fato do ser humano continuar sendo um ser consumista e egoista, onde milionários vao sempre querer ter mais de uma casa/escritorio etc, fazendo com que esses centros urbanos continuem se valorizando mesmo com a queda densidade populacional.
A inflação é o aumento da base monetária certo? Mas oque faz o IPCA aumentar é a gastacao da população… olha a mentalidade dos japoneses, la mesmo sendo moeda fiduciária, existe deflação.
Salvo engano, os milionários ou os nobres também possuíam grandes territórios no passado, talvez a concentração de renda fosse ainda maior antes. Já sobre o consumismo, não acredito que alguém ou um órgão possa escolher a melhor a forma de gastar seu dinheiro que o próprio indivíduo, o que pode ser luxo pra um, pra outro pode ser necessidade. No Japão de fato eles possuem um histórico de deflação, mas junto com isso há uma desvalorização brutal do iene, a maior dívida pública entre os países do G20, e uma estagnação do poder de compra, o PIB per capita do Japão é bem próximo hoje a década de 90. O dinheiro pode ser desvalorizado de outras formas além da inflação. Sem dúvidas a cultura deles é muito diferente, e eles também tem alguns problemas a resolver como a crise demográfica que já é visível, salvo engano, ano passado eles encolheram a população em 125 mil pessoas, acredito que é o estágio mais avançado no mundo hoje.
A grande prova de que o Renato está certo é vermos o que acontece com quem investe em renda fixa atrelada à inflação oficial quando esta foge do controle. O retorno acima da inflação oficial na renda fixa não garante o poder de compra do investimento.
Resumindo: Renato tá certo 🤠
Independente de quem está certo ou errado, ou o quanto cada um pode estar certo ou errado, é ver as pessoas se interessando pelo assunto e tentando aprender mais sobre como funciona a dinâmica dos juros compostos e como isso pode mudar as nossas vidas para melhor.
👏👏👏
O cara tentou refutar o Renato e acabou comprovando o que ele defende. Impressionante!
Não é possível fazer um cálculo exato sobre a inflação de um produto com por exemplo o Kinder OVO pq vc precisaria considerar outras coisas além do aumento de preço, como redução de peso diminuição na qualidade dos ingredientes para fabricalo .... Então o valor citado no video é inferior ao valor verdadeiro
O juro é negativo desde 2008. O bancos centrais abusaram do poder de senhoriagem a partir da crise do subprime. Essa é a comparação verdadeira.
CDI é perda fixa tem imposto de 22,5 a 15% então nunca q reporá a inflação!!!
O Barsi chama a renda fixa de perda fixa...
E invisto o que então?
Sem levar em consideração a reduflacao, a utilizacao de matéria prima de qualidade inferior e os subprodutos como mistura láctea que nada mais são do que formas usadas para não aumentar os preços. Vai muuuuito além que o preco na gôndola. Se levar esses fatores em consideracao ai você vê o tamanho do problema.
Foi muito bom a questão do cálculo.. 17% não é 20%, de fato... Como sempre, uma aula pra todos nós...
Mas o que vc acha sobre a seguinte situação? Contando com o alto crescimento dessa taxa ao decorrer do tempo, não me parece estar tão distante de chegar e ultrapassar esses 20% que o 38 diz... Além disso, importante dizer, creio eu, que ele realiza cálculos simples pra que pessoas com pouco conhecimento compreenda melhor. A forma simplificada pode ser pra chamar atenção das pessoas a este fato.
Investir em ações é muito trabalho pra pouco retorno, bitcoin é só comprar e guardar além de te proteger do estado e você ainda pode levar com você pra qualquer lugar do mundo.
O Problema é a liquidez amigo
O Bitcoin nos ciclos demora 4 em 4 anos para subir e cada vez mais irá subir menos.... até se tornar um pouco estável
A questao que se o cara comprou o Bitcoin no topo de 2021 está agora 3 anos depois saindo do prejuízo
@@gustavorochann4 Eu até penso em investir em Bitcoin. Mas depois da alta, me fez perder completamente a vontade. Principalmente com isso aí que vc falou. Se eu tivesse obtido Bitcoin lá na época que o Daniel Fraga ensinava a comprar, aí sim seria bom
@@fabriciosantos6086 amigo é bom comprar um pouco agora e vender logo que ele alcançar 100.. principalmente as outras moedas..
Eu tô comprado nas moedas desde fevereiro ano passado e já fiz 10x até agora...
@@gustavorochann4 mano kkk Btc não investimento e sim reserva de valor, se você acha que quem comprou no topo de 2021 está no prejuízo. Vou deixar esse comentário salvo aqui, até janeiro de 2025 o Btc vai alcançar os 125k dol. Isso já é uma verdade
@@gustavorochann4E ainda dizem que é poupança.
Só esqueceu de dizer que hj um kinder ovo nem chocolate vem mais kkkk.
Cheguei até aqui analisando os comentários e paro aqui tmb. Simples comentário e completo, servir ao estado é servir ao Pai da mentira, que sabemos quem é 😔
E nem dá pra chamar o brinquedo de brinquedo, mas crianças nem querer mais.
Pois é. Na minha época tinha uns soldadinhos de ferro bem maneiros!
Além da variação do preço, há diminuição na quantidade de produto ofertada para aquele preço... a inflação é maior do que a calculada pela variação de preço. Precisa-se considerar também a diminuição de conteúdo. Chocolates antes vendiam 200g, hoje são 80g.... não só a variação de preço.
Isso obviamente é considerado.
Ou seja, pra vencer tudo isso só empreendendo com uma margem bem maior que esses 17% anuais… melhor investimento é o proprio negócio, todos esses instrumentos financeiros seriam pra tentar “manter” a riqueza gerada…
Fala isso para o Barsi que ficou bilionário investindo na bolsa 😅
@@rafag.v. Isso na época dele. Queria que ele tentassse saindo do ZERO hoje em dia.
@@rafag.v. sim, os salarios e bonus gigantescos das mesas de conselho ajudaram muito ele...
Opa, investir em crescimento prático de verdade, porém esse também é o fator gerador da receita do governo, tudo que você fizer do início ao fim na sua empresa terá muito mais imposto ainda.
O teu custo operacional tende aumentar pela mesma inflação, custo de matéria prima etc, E se depois de arcar com tudo isso ainda tiver 17% de receita líquida anual, tu vai trombar no farpado com imposto de renda progressivo, é mole? 😂
Empreendendo e sonegando, porque com tanta carga tributária você não sobrevive jogando o jogo sujo do Estado.
O PIB conta o gasto público, então se o governo imprime dinheiro e gasta esse dinheiro, é lógico que o PIB vai aumentar, porém a produção não necessariamente aumentou. Creio que você está errado nessa... 🤔
Piora ainda mais a conta
Rapaz! O trezoitão chegou por aqui também, Luan?!?! Kkkkk... Ele é um homem à frente do seu tempo.
O conceito de inflação da escola austríaca é o mais adequado, vou explicar a razão: Se o ganho de eficiência e produtividade da economia gera deflação, redução dos custos dos bens e insumos, a população deveria por regra ter um padrão de vida cada vez melhor, usufruindo desse ganho, comprando cada vez mais com o mesmo valor nominal, logo se a emissão de moeda corrói todo esse ganho e ainda trás o aumento de preço, que não é ainflação real, e sim o reflexo dela. Na verdade a população não está sendo diluída apenas no aumento de preços, mas sim todo o ganho de riqueza que foi tomado através da emissão monetária + o aumento de preços.
Por isso o Bitcoin é a melhor solução, ao tirar da mão do Estado a gestão e o controle da moeda.
Ótimo vídeo, Luan! Extremamente técnico, era de um vídeo assim que eu precisava, obrigado!
O cara só confirmou o que o Renato falou. ... eu teria que renunciar 15% de todo ganho tecnológico, que deixariam as coisas mais baratas, só para ver o estado imprimindo mais dinheiro😂😂😂😂😂.
Muito obrigado pelo vídeo você comprovou que eu sou um escravo realmente😂😂😂😂
Muito obrigado pela definição, sempre tive dúvida e não conseguia achar uma razão aceitável de porque todos assumem que 8% ao ano é próximo da inflação
Pelo que vi... o cara refutou sim o 38itão... porém, ficou explícito que eh muito difícil, a performance teria que ser excepcional... o que é decepcionante. Mas contudo, achei o vídeo super sensato e muito claro e bem explicado. Tá de parabéns... baita vídeo!
@rodrigovieira7326 o cara pega dados de 1994 - já é sabido por todo mundo que os boomers tiveram sucesso nos investimentos tradicionais... mas o sucesso dos boomers não importa pra quem virou adulto por volta de 2010, vc teria que ser muito ingênuo pra achar o mundo é o mesmo e se vc fizer o mesmo que os boomers fizeram terá o mesmo sucesso que eles (só ver como o M2 cresce muito mais aceleradamente e a taxa de crescimento da população só anda diminuindo pra entender que estamos num cenário totalmente diferente)
vai nos 8:07 do vídeo dele novamente e repara como o M2 tava razoavelmente crescendo pouco de 1994 até 2008, e depois repara como cresce aceleradamente após 2008.
O amigo teve q fazer um puta stock picking pra achar algo q minimamente ganhou da inflação trazendo junto o risco político do BB ...
não considero isso "refutação", na melhor das hipóteses, sei um contra exemplo bem engenheirado...
Muito bom o video. Seria só legal dar uma ênfase ao argumento do ganho tecnológico. Uma Coca que teve um aumento anual médio acima de 7%. Com certeza é mais difícil de quantificar, mas com certeza o custo pra produzir 2L de coca em 1994 era consideravelmente menor que o custo pra produzir ela hoje. Fácil de ver quando todos os produtos que comemos hoje vem em quantidades muito menores e ingredientes de muito menor qualidade. Parabéns pelo conteúdo. Ganhou um inscrito
Currículo do renato: Possui graduação em Engenharia de Produção Civil pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2000-2006) - ocupando a 1ª Posição no Enade 2006 - e graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2000.2-2004.2) - por aproveitamento extraordinário. Foi aprovado com nota máxima na Especialização em Direito Empresarial na UFBA (2004.2-2006.2) e laureado com nota máxima (10 com distinção) na Dissertação do Mestrado em Direito Privado e Econômico da UFBA (2005.1-2007.1). Foi Coordenador Adjunto do Curso de Direito da Faculdade Batista Brasileira - FBB e Professor desta instituição (2005.2-2007.1), da UNYAHNA (2006.1); da Faculdade de Tecnologia Empresarial - FTE (2007.1-2008.1); lecionou Direito Comercial como tirocinista, monitor e Professor substituto da UFBA (2008.1), aprovado em 1º lugar em seleção pública; e, lecionou Direito Mercantil, Financeiro e Econômico como Professor Assistente na UFT (2008.2-2010.2), aprovado em 1º lugar no concurso público. Cursou o Doutorado em Administração (Finanças Estratégicas) da UPM - depositando tese sobre governança corporativa; assim como o EMLE - European Master in Law and Economics na condição de bolsista da Comissão Europeia pelo "Eramus Mundus Scholarship" (1# lugar do mundo na seleção pela categoria A). Atualmente é Perito Criminal do Departamento de Polícia Técnica da Bahia e pesquisador filiado a ABDE - Associação Brasileira de Direito e Economia e ao CONPEDI. Tem experiência na áreas de Direito, Engenharia Legal e Finanças; com ênfase em Governança Corporativa e Análise Econômica do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito da Empresa; Mercado de Capitais; Finanças Estratégicas; Criminalística; e, Políticas Públicas.
Excelente video, Mirai. Muito bem detalhado e fundamentado. Porem voce acabou confirmando o argumento do 38tão em todas as linhas de raciocinio que seguiu. Dizer que o Barsi conseguiu é pegar a maior exceção que existe para dizer que é possivel, sendo que a orientaçao do 38tão está querendo alcançar o afegão médio.
Renato , vc não considerou I.R sobre os lucros de investimentos.
Oque pioraria a conta frente a inflação real.
Considerou sim, ele fala
A explicação é bem simples, sempre que uma explicação precisar de uma sofisticação muito grande abra os olhos.😎👍🏽🇧🇷
Ou seja, se você tiver capital disponível, colocar ele em ações muito boas, sem elas irem a falência em 30 anos, você pode talvez *empatar* suas percas com a inflação.
verdade o barsi teve muita perca ficou bilionario deve ta sentindo mt a inflação
Veja, o PIB cresce de forma artificial, o governo distribui auxílios, no segundo que esse auxílio cai na mão dos beneciados, ele é gasto, movimentando fortemente a economia. Com o nacional consumismo a todo vapor com auxílios, a importação cresce e o dólar dispara. Isso não é crescimento real. Da para ganhar dinheiro sim no Brasil, mas depende muito do timming, a maioria das empresas não batem a inflação real.
Renatão rompeu definitivamente a bolha eheh. Parabéns pela análise, Mirai.
Renato 38 o melhor, o cara fez pelo menos 3 faculdades, mestrado, doutorado, esse cara é muito inteligente QI igual ou superior a de quase todos os brasileiros
Trezoitão não está errado, a diferença é conceitual... Ele parte do pressuposto (verdadeiro) de que a evolução tecnológica é deflacionária, portanto o poder de compra não deveria apenas ser mantido, mas literalmente SUBIR com o tempo... E atualmente o poder de compra do real não é sequer mantido...
Parabéns vc foi corajoso...
Como não quero enxugar gelo, vou continuar minha jornada cripto, principalmente no BTC e DeFi...
Imagina ele e o Renato conversando kkkkkkk ia ser amassado kkkkk
Renato falou muitas informações excelentes nos podcasts, de fato me lembrou o Dr Enéias, mas o Renato foi mesmo convincente e ainda tem o lugar do suposto saber econômico. Mas preciso ler os livros que ele indicou.
Convida ele para um debate por video conferência, assim teremos um debate de grande intecto! Que apoia eles fazerem um debate sobre assuntos de juros negativo e afins, deixem o like aqui, e tambem um comentário.
Séria bom ver o Renato passar o paninho da realidade nele.
Mas essa turma do intelecto financeiro não tem coragem de conversar com pessoas como Renato. Os libertários assunta eles, pq vivem e pregam a realidade.
Sistema financeiro vai falar verdade pra alguém??
Acho que não neh? Eles ganham em cima da falta de conhecimento das pessoas.
Resumindo: o Trezoitão tem razão, apesar de dar uma exagerada. Num país como o Brasil nenhum investimento vale a pena. Parabéns pelo vídeo! Gostei muito! 👏👏👏
Faz um curso de CNPI, CPA 10, mano, e para de achar q o que vc assisti em um vídeo de 10, 20 minutos é a realidade.
Amigo te sigo a muito tempo....contudo, entretanto e todavia para debater com ele seu currículo teria que aumentar exponencialmente... Elevado ao quíntuplo... Mas vc entende mais que eu e menos que ele..sou humilde...
O melhor investimento hoje, é educação real, cuidar da saude e da sua família,procurar melhorar seus ganhos e buscar lugar melhores
Concordo com o Renato pois falam que a inflação é de 5% sendo que tudo explode no supermercados, nas lojas, nos combustíveis, as concessionárias de água, luz etc.... Se meu salário sobe um valor que não acompanha os aumentos, sim a cada ano meu poder de compra diminui consideravelmente 😢😢😢
Não seria legal utilizar arroz e feijão como exemplo? Ao invés de coca cola e kinder ovo?
Excelente analise! Ficou mais evidente para mim q se considerarmos investimento nos eua, ai sim chutamos o balde! Ganhamos em duas frentes, face a valorização do dolar…
*Fiquei curioso quando você falou que o Ibovespa andou de lado se fosse olhar ele pela perspectiva do dólar... Se fosse assim, não teria sentido investir nele... Não seria melhor sempre investir no mercado externo (Moeda Forte)? Será que você pode fazer um vídeo explicando algo sobre? Outro dia estava vendo que são poucas ações que batem o IVVB11 por exemplo...*
Sim moeda forte. Bitcoin.
Luan assisti seu vídeo e a minha conclusão é que você se contradiz ao mostrar no início do mesmo, a diluição da moeda entre 14-16% e ao final nos mostra que CDI e ibovespa 15-16% sem impostos, afinal se o ganho foi 0 em tanto tempo você perdeu o TEMPO que é o recurso mais valioso de qualquer mercado! Mas agradeço pois poucas pessoas tem coragem em abordar o tema. Muito Obrigado!
E o lucro? kkkkk A pessoa deixa de comprar algo no presente para investir o dinheiro e décadas depois se tiver tido sorte consegue apenas comprar o mesmo produto
Obrigado pelo seu tempo aqui nos ensinando
O PIB leva em consideração a participação do Parasita (Estado), logo não é correto para utilizar como parâmetro.
Resumindo, o Renato sempre está certo!!!
Com esses demais investimentos, a única possibilidade é transmitir o valor do seu trabalho ao longo do tempo. Já o Bitcoin te dá ganho real, ao final ficou provado que Renato estava correto.
Renato tá certo, pega um período 2014 até agora e veja quanto a gente empobreceu mesmo ganhando mais. O poder de compra foi pro saco
vc consegue analisar se a inflação média vem acelerando ano após ano? acho que a base que o renato fala é que quanto mais recente mais a expansão da base vem sendo maior, dai quando se compara com uma séria histórica maior, vc tem uma média mais abrandada
Procura BRLM2 no trading view... De 2014 pra cá, a base monetária subiu 3x, e o PIB caiu 30%... Você precisa ter feito 400% de rentabilidade só pra manter seu poder de compra
Parabéns pela qualidade do vídeo (conteúdo). Uma verdadeira aula! Parabéns. Ganhou um inscrito. Se possível faça outros vídeos assim.
Imagina investir só pra empatar com a inflação durante 30 anos de avanços tecnológicos 😭
E comprovadamente o TREZOITAO está certo, obrigado por explicar o que ele diz com calculos
Explicou com detalhes que o 38tão está correto 👍
To Feliz pelo que li nos comentários, aprendo um pouco mais cada dia.
Em breve o tempo mostrará quem está certo senhores... Não tentem mudar a árvore de lugar. Vamos fazer parte da nova nobreza, so não vê quem ignora a lei natural das coisa. O abuso eccessivo do poder do estado vai resultar no seu colapso, e isso vai regular o mercado de novo.
Faltou considerar dividendos no caso de carteira ibov e bbsa e também não considerou os impostos relacionados ao CDI. Detalhe não existe investimento atreladoa o CDI que tenha vencimento em 30 anos, tem? ou seja de 4 em quatros anos tem tributo.
É verdade. O ibov n considera os dividendos como reinvestidos
Ao CDI não, pois são investimentos bancários. Porém, os títulos públicos não há antecipação de imposto, apenas no resgate. Existem outras rendas fixas privadas como CRIs CRAs e Debêntures com prazos mais longos e que são isentos de imposto. Ainda assim, se forem papéis atrelados ao CDI como benchmark, a longo prazo não irão ultrapassar a inflação
Excelente vídeo, trouxe muita clareza a respeito desse assunto. Parabéns pelo seu trabalho, gosto muito dos seus conteúdos e estou me organizando pra fazer fazer seu curso. Continuo acompanhando o Renato, tambem gosto muito deles, mas a forma que vc argumentou traz muita lucidez ao assunto, tinha muita dúvida sobre essa questão da inflação. Obrigado mais uma vez
Impressionante como sempre que vão explicar algo 38tão ou distorcem ou parecem não considerar o ponto principal da tese, olha que a retórica dele é bem ruim, mas é clara: Investir em estados de exceção é bancar o seu próprio algoz. Na renda fixa ja é óbvio que é perda fixa, só de vc pagar imposto sobre inflação é um absurdo, o Estado imprime e vc tenta se proteger, mas ele vai lá e tributa o mal que ele mesmo causou. mas olhando a renda variável é oseguinte: Cassino de magnata. os insiders recentes na petro, o que fizeram com americanas, IRB, fundos imobiliários que parecem mais piramides, não há um culpado? Sempre sobra pro minoritário? Investam ai nessa latrina, mas reclamar é hipocrisia, afinal vc está validando os burocratas.
Cenário das empresas e FII no Brasil é num nível bizarro, os majoritários e administradores já fazem chacota com os investidores e cotistas pois sabem que muitos nem percebem o tanto que são roubados, e os que percebem são ignorados e não tem a quem recorrer.
Isso ninguém fala........
Renato Amoedo se refere a inflação de 20% pois considera o avanço tecnológico que torna a produção mais eficaz, reduzindo assim o valor do bem produzido
O apelido é por outro motivo, é um revólver mesmo que ele tinha
O vídeo está muito bom e sua argumentação suficientemente clara, porém só confirma que o Renato Amoedo e Fernando Ulrich explicam, ou seja, qualquer investimento que envolva FIAT resulta matematicamente em perda e diminuição patrimonial.
Amei a sua aula de hoje, parabéns. Mas os caras aí citados atuam há muito tempo nas suas respectivas áreas, eles tem know-how suficiente pra defender seus ativos e métodos preferidos, acho que tem a ver com viés, polarização, sei lá. Só acho que ninguém aí tá errado. Obrigado por trazer dados esclarecedores pra nós meros mortais.
Explicação excelente. Brasil é complicado. Pode-se ganhar no Banco do Brasil e perder nas Americanas. Mesmo sendo muito próximo à base monetária os riscos são bem altos. A tese de juro negativo não é totalmemte balela. A gente vê na prática que o retorno só diminui.
"Mas, precisamos reconhecer que a escola Austríaca não é adotada majoritariamente pelas universidades de economia".
Isto explica o porquê de a economia do mundo ser tão caótica.
Creio que já passou da hora de a escola austríaca ter uma chance de mostrar sua competência, ocupando um espaço cada vez maior nas universidades. A incopetência dos keynesianos já está mais que comprovada depois de tantos anos de hegemnia.
Gente é óbvio que a inflação e muito alem do que a divulgada pelos órgão publico que trata disso, é ao você começar a fazer as compras da sua casa no mercado e começar a prestar atenção nos preços dos produtos mês após mês.
Aqui em casa deu 37% no último ano e 29% no ano anterior, esse ano em 3 meses já está em 18%.
Não só isso veja a diferença na mão de obra tbm quanto custa um pedreiro pra consertar um pneu furado um corte de cabelo é uma consulta no dentista
@@joaoricardoalmeida4458 pois é, agente vê claramente a real inflação, fazendo uma simples compra de mercado
@@adrianojaragua2016 é realmente a mão de obra no Brasil de uns 4 anos pra cá, (pelo menos foi quando eu percebi) subiu muito, no geral foi pra acompanhar o mercado, eu penso.
@@adrianojaragua2016 custos de serviços subiram demais