O juro real negativo já chegou no Brasil, são 4,5% ao ano da SELIC com uma inflação de 4% ao ano, e ainda existe o imposto de renda e a taxa de administração do banco sobre o dinheiro investido na renda fixa. No final das contas se recebe como juro real, descontando a inflação, o imposto de renda e a taxa de administração do banco, menos do que se investiu.
Fernando, o mundo ainda não se apavorou o suficiente. Tua última linha é tão chocante que o pessoal passa por ela sem pensar o suficiente. Isso NÃO É CAPITALISMO! O mundo está virando uma Líbia! Estatização total da economia a partir da definição governamental dos preços. O tentáculo do Fed, do BCE e do BoJ pode sufocar o mundo a qualquer momento, dar poder aos amigos, jogar ao chão o preço de uma ação ou leva-la pra estratosfera... é apavorante. Baita palestra. Parabéns.
O NEGÓCIO E COMPRAR UM SITIO, CRIAR UMAS GALINHAS, UNS PORQUINHOS, UMAS VAQUINHAS. PLANTAR FEIJÃO, ARROZ, BATATA, MILHO, CANA DE AÇÚCAR, MANDIOCA ETC. TER UM POMAR COM ABACATE, LARANJA, MEXERICA, BANANA, JABOTICABA, MAMÃO ETC. FAZER UM POÇO NO QUINTAL E MANDAR TUDO PARA PQR.
o que vejo é o controle monetário na mão de poucos, o que faz gerar um juro baixo pelo poder de compra dos bancos centrais sobre os títulos públicos mundiais...Com juro baixo, o endividamento à classe de assalariados cresce. Quando os grandes resgatarem o total aplicado nos ativos, o sistema não poderá cobrir as dívidas. Daí, quem tiver grana na conta, irá desaparecer pra tentar saldar o sistema. Seria uma ótima estratégia pra resetar todo sistema mundial e criar uma nova moeda única.?? Fica a pergunta. Pois como a aplicação e a queda de juro não é resultado da classe produtiva dos países, e sim apenas de uma entrega massiva de moeda para financiar o preço dos ativos para cima (injeção de liquidez), será a maior bolha já vista. Dá até medo. Essa é minha míope visão do que está prestes a acontecer. Os depósitos à vista, fundos de investimentos, renda fixa todinha, poupanças etc serão limpados da noite para o dia. Basta os grandes resgatarem suas reservas de uma só vez. Estamos todos na mão dos bancos centrais, exceto se investirmos em reserva de valor (terra com água, ouro) de qualidade ou ativos representados por empresas que são extremamente resilientes na crises.
Eu tava lendo um monte de artigo sobre isso agora mesmo, e do nada você posta um vídeo sobre esse mesmo assunto. Só pode ser o destino. Obs: Sensacional palestra. Vejem tudo!
@@reinaldodias5080 o algoritmo acertou sim. Foi começar a lavar a louça que o vídeo apareceu! Kkkkk! O Ulrich sempre com esta estratégia de horários alternativos!
Os bancos centrais estão roubando o mercado e impondo um risco absurdo aos pequenos investidores, e o que é pior, fazendo isso em conformidade com a inflação dos produtos, as pessoas estão perdendo capacidade de consumo e de investimento em renda fixa!
No Mundo tudo os activos ficaram mais caros devido taxas de juros negativas... Portugal continua a ter um dos m2 mais barato da Europa. Tenta comparar em Londres ou Paris um t2 de 60m por 200 mil euros... Ou no rj um t2 copacabana por 200 mil reais impossivel....
MYOPINION OK os preços dos imóveis em PT subiram por causa do turismo....os portugueses da classe média não tem como comprar casa no centro do Porto ou Lisboa...claro que o juro baixo também ajuda.
@@joaopauloribeiro6950 Tvz vc não seja português. Mas eu sou e conheço bem a realidade do meu país. A lei da oferta e da procura... Mas muita idoso e investidores (pediram dinheiro barato) tiraram o dinheiro do bancos (alguns pouco confiáveis) pra comprar para alugar turismo, estudantes e emigrantes. CERTO. Mas volto a repetir os imoveís estão caros em todo Mundo pelas politicas de dinheiro barato. Quanto a Portugal a realidade é que mais de 80% tem casa própria e muitos até 2 casa... algo raro na Europa que aposta no aluguer.. Português gostam de comprar e pagam juros baixos no maximo 3%. Quem mais sente o preço das casas são os estudantes e emigrantes.... Casa é visto como um bem seguro.
@@joaopauloribeiro6950 No Mundo tudo os activos ficaram mais caros devido taxas de juros negativas... Portugal continua a ter um dos m2 mais barato da Europa. Tenta comparar em Londres ou Paris um t2 de 60m por 200 mil euros... Ou no rj um t2 copacabana por 200 mil reais impossivel....
@@joaopauloribeiro6950 No Mundo tudo os activos ficaram mais caros devido taxas de juros negativas... Portugal continua a ter um dos m2 mais barato da Europa. Tenta comparar em Londres ou Paris um t2 de 60m por 200 mil euros... Ou no rj um t2 copacabana por 200 mil reais impossivel....
Só eu que to pensando quando que vai acontecer uma crise mundial por causa disso e pensando como me previnir disso? Eu fiquei com medo vendo essa palestra.
Parabéns, a sua palestra está demais! A cada dia, eu me pego procurando os seus vídeos no TH-cam para aprender um pouco mais sobre o mundo econômico, mas confesso que estou engatinhando no assunto. Estou terminando de fazer a leitura do Livro "A Riqueza das Nações" e, para a minha surpresa, eu estou adorando. Tenho muita curiosidade em saber mais sobre a financeirização, que acredito ser esta a hipertrofia do Capitalismo, então, você me presentearia caso fizesse uma live sobre o tema, dando ênfase na questão da Dívida pública Pública Brasileira. Agradeço desde já!
Fernando, mas te pergunto. Se não fosse essa audácia dos BCs de inflarem a base monetária não teríamos um mundo tecnologicamente mais atrasado. Isso não acelerou o desenvolvimento das empresas em, talvez, 20 anos? Isso não nos levou ao futuro? Não que eu concorde, mas fico me perguntando isso.
Parabéns Fernando, excelente aula. Vai totalmente em linha com o que o Ray Dalio colocou recentemente: "Cash is trash" - e foi totalmente mal-interpretado... O flight to quality e a busca por ativos escassos e com um valor monetário parece cada dia mais inevitável, pois enquanto o Estado tiver a impressora de dinheiro nas mãos (através do BC inflacionando esses ativos), veremos situações como essa. A transição será turbulenta...
5 ปีที่แล้ว +4
Então os juros negativos nada mais são do que um suporte dos bancos centrais para que seus países de origem não quebrem...
5 ปีที่แล้ว +4
Outra coisa, se eu posso imprimir dinheiro, eu posso comprar o MUNDO! pelo preço que for! Desde que eu compre aos poucos! Ou seja... daqui uns dias TODAS as empresas estratégicas do GLOBO serão dos bancos centrais!
Ulrich, o controle dos governos sobre a economia está cada vez maior, o controle bancário e monetário com o progresso tecnológico chegou a um nível muito alto. Com isso coisas como a retirada gradual das cédulas físicas de dinheiro está ocorrendo, a sonegação está ficando mais difícil. Na Europa as cédulas de 500 euros saíram de circulação e isso tende a se repetir em outro lugares. Na Suécia já não existem mais caixas eletrônicos para sacar dinheiro, a tendência eh europeia e a Suécia ambiciona tirar o papel moeda de circulação. O que isso tudo tem a ver com os juros? Antes as empresas e as pessoas poupavam porque queriam ganhar juros e os governos para pegar dinheiro emprestado tinham que pagar juros, as vezes bem altos, para que os investidores comprassem os títulos do governo. Agora o que ocorre? Com o controle acentuando-se os governos não precisam mais atrair os investidores, porque agora eles podem praticamente "obrigar" os investidores a comprar os títulos deles. Quem não investir em títulos públicos pagará mais impostos e também não haverá muitas portas para escapar desse controle, ou seja, todos estão se sentindo como se não houvesse mais saída ao controle monetario estatal. Com tal controle o estado torna-se o dono do dinheiro e ele passará a se sentir no direito de decidir aonde você deve investir o dinheiro que você pensa que é seu.
Penso que de todos os teus vídeos sobre o tema, esse foi o que mais claramente demonstra a relação entre a atuação dos BCs e a queda dos juros. Acho que, na sequência, seria bom mostrar quais os tipos de consequência para o cidadão ordinário. Por exemplo, no Chile temos os melhores indicadores econômicos da América Latina, mas as pessoas protestam pois o trabalhador ordinário não consegue pagar o aluguel (quem dirá comprar uma casa). Nos EUA estamos prestes a eleger um presidente socialista (chegou a um ponto em que não importa quem seja, contanto que seja socialista), porque esta geração, que chega a maioridade em centenas de milhares de dólares de dívida, que vêem a integralidade do salário ir para consumos e não conseguem (e nem querem) acumular patrimônio, os millenials, não acreditam mais no sonho americano. E mesmo assim as Bolsas americanas não param de crescer batendo recordes atrás de records históricos.
Será que o Bernie Sanders ganharia as eleições norte-americanas? Segundo o meu marido, provavelmente, o novo presidente será a Elisabeth Warren ou Joe Biden, ambos neocon.
Que eu saiba os jovens estão endividados com dividas impagáveis por causa do crédito estudantil. Uma vez que o ensino superior nos EUA não é gratuito como no Brasil.
@@taniacristinadesouza6865 Não sou expert em política americana, mas eu não acho que o Sanders ganhe: ele é muito caricato e não tem apelo para os jovens. De resto eu não sou capaz de sequer fazer chutes. Tem gente dizendo que a Warren não teria nenhuma chance, mas o mesmo foi dito do Trump e do Bolsonaro. O Biden parece ser um nome mais consensual, mas ele não tem carisma. Vá saber!
@@hudsonmoraes1261 Olha, eu não vou entrar no mérito se o ensino superior no Brasil é "gratuito" ou não; não vou discutir a eficiência desses gastos comparado com as alternativas que poderiam educar mais pessoas (e bem provavelmente também melhor) pelo mesmo custo social; etc e tal. Eu também não vou simplesmente presumir que você é troll: vou levar o teu comentário a sério. A dívida estudantil é um dos fatores, mas não o único: o americano médio se endivida para tudo: comprar carro; comprar casa; fazer viagem; pagar dívidas mais antigas..., etc. A dívida estudantil certamente contribui para o risco de insolvência desse grupo populacional, mas não parece, por si só, ser o maior dos problemas visto que "só" 10% dos devedores estão insolvente (atrasos superiores a 90 dias). Mas comparemos como era no passado. Trinta anos atrás pegar crédito para fazer um curso superior não era considerado um problema social. Ter um curso superior era considerado praticamente uma garantia de se conseguir um bom trabalho cuja renda permitisse pagar o crédito estudantil com sobras. O que mudou desde então? Se você conseguir responder essa pergunta, você resolve o problema dos EUA. E se fosse simples não teria tanto debate a respeito: a solução já teria sido implementada: senão a nível nacional, pelo menos na esfera Estadual (que, lá, possui muuuito mais autonomia do que no Brasil), ou mesmo por particulares. Portanto a gente deveria resistir a tentação de fazer análises e prescrições simplistas. Mesmo assim deixa eu trazer um fatores que, mesmo que não expliquem sozinhos, certamente influenciaram essa mudança: a expectativa de lucro das empresas. A universidade não existe isolada da sociedade -- muito menos do resto da economia. As universidades particulares dos EUA são empresas como quaisquer outras. E elas precisam mostrar uma melhora consistente dos resultados exercício contábil após exercício contábil. Ora, com todo o dinheiro barato dos Quantitative Easing e dos juros negativos inundando o mercado, as bolsas foram artificialmente inflacionadas como vimos no video do Ulrich. O que significa que todas as empresas do mercado, inclusive as que não estão listadas em bolsa, se viram forçadas a apertar as suas margens para tentar acompanhar essa inflação do preços dos ativos financeiros. E lembre que o valor das empresas é uma função de seus resultados: se a empresa precisa aumentar seu valor, ela precisa entregar melhores resultados. Assim as empresas se vêem obrigadas a apresentar resultados muito acima do "natural" para conseguir acompanhar a inflação dos ativos financeiros e conseguir continuar existindo. Veja que a renda das universidades é diretamente proporcional à mensalidade cobrada. Portanto para melhorar seus resultados as universidades são obrigadas a cobrar mais dos estudantes. Por isso vemos que a 'tuition fee' das universidades inflacionaram várias vezes acima da média do renda dos americanos na última década de juros baratos e ativos financeiros inflacionados. Perdão pelo tamanho da resposta. Mas pelo menos penso que agora está claro como medidas como o Quantitative Easing e juros negativos podem afetar a economia real tais como o preço da mensalidade da tua universidade mesmo que a tua universidade não esteja listada em bolsa. É uma ilusão pensar que mexer com grandes agregados macroeconômicos é só fazer malabarismos com números e que isso não tem o menor impacto no quotidiano das pessoas. Enfim, as pessoas geralmente são extremamente míopes quanto às causas econômicas de suas insatisfações. Decretar o perdão da dívida estudantil, como querem alguns dos candidatos Democratas nos EUA, é como dar um remédio para a febre causada por uma infecção e achar que tudo vai ficar bem. Eles estão brigando contra um sintoma da ingerência desastrada dos Bancos Centrais na economia, mas não resolvem as causas. Mas tudo bem, o que eles querem é só vencer as eleições mesmo.
Não é nada disto : hj se tem moeda , existente na terra que daria para comprar 3 planetas , conforme a população cresce , está bola de dinheiro cresce exponencialmente , e um pouco mais à frente a crise sera pior , ou diminuímos este capital , ou depois não terá mais jeito
42:07 Nos temos mais uma vez, como em poucas vezes na história mundial. A chance de fazer algo realmente diferente e sair deste aspiral destrutivo mundial. Esta janela não se abriu a toa e não ficará aberta para sempre... É preciso humildade para reconhecer que erramos e passar a fazer a coisa certa. Pena que isto não combina com discurso político (não é bonito, elegível e populista, admitir e consertar erros). 39:54 Já perceberam que "políticos nunca erram" em nome de seus ideais?
Concordo, mas acho que dessa vez o povo não vai ter como pagar ou não vai querer, pois com todas essas manifestações globais cada vez mais violentas acho dicicil que os governos consigam acalmar os animos numa situação adversa pra grande população, que já está bem pressionada .
Excelente conteúdo, agradeço a todos que o tornaram possível, só lamento que o sujeito que operou o corte entre as câmeras e os slides tenha feito um mau trabalho. A parte mais importante da infromação estava nos slides, mas esse sujeito os mostrou muito rapidamente. Aliás, alguns slides ele nem mostrou.
Uma variação tão louca desse jeito é muito ruim! Faz muito mal para o ânimo dos investidores. Pode até dizer que vai melhorar a exportação, mas essa variação brusca destrói muita coisa, é um horror! Até que ponto esse movimento foi inesperado? Até que ponto o banco central poderia ter atuado? Não acredito muito que seria possível alguma ação efetiva... Na questão política o governo está se deixando envolver pela gritaria da esquerda, da oposição. A oposição é poderosa, pode fazer estrago, assim o governo tem que se manter firme e não jogar gasolina na fogueira. Um governo que se mostra inseguro e descontrolado mesmo que apenas na fala, não passa confiança. Se o governo se mostra com medo de ser vencido pela oposição, assusta quem o está apoiando. Se houver uma debandada, acabou o governo, acabou o Brasil, porque não temos quem posso substituir, não existe ninguém com consenso nacional para substituir. Precisamos sair logo dessa turbulência, engrenar a economia, se o Brasil desandar nesse período, não vejo como não cairmos no autoritarismo! Vai rasgar a carta. Seja lá quem for o mandante.
O ano de 2019 tem sido extremamente positivo para os principais Índices mundiais. O índice alemão (DAX) sobe 25%, o mercado nacional (PSI) valoriza mais de 11% e o mercado francês (CAC) mais de 25%. O índice norte americano, NASDAQ (índice tecnológico) sobe mais de 31%, e o S&P supera os 24%. Na Ásia, a tendência mantém-se com o índice japonês (NIKKEI) a subir mais de 16%.
Tvz vc não seja português. Mas eu sou e conheço bem a realidade do meu país. A lei da oferta e da procura... Mas muita idoso e investidores (pediram dinheiro barato) tiraram o dinheiro do bancos (alguns pouco confiáveis) pra comprar para alugar turismo, estudantes e emigrantes. CERTO. Mas volto a repetir os imoveís estão caros em todo Mundo pelas politicas de dinheiro barato. Quanto a Portugal a realidade é que mais de 80% tem casa própria e muitos até 2 casa... algo raro na Europa que aposta no aluguer.. Português gostam de comprar e pagam juros baixos no maximo 3%. Quem mais sente o preço das casas são os estudantes e emigrantes.... Casa é visto como um bem seguro.
quando a proxima crise chegar, pras pessoas comuns como vai ser? desemprego? inflação? ambos? há uma chance do mundo fazer um reboot? (reiniciar economicamente) tendo a china como maior potencia economica do mundo? será como naqueles filmes de fim do mundo? até onde eu saiba, a crise é dos estados que têm dívidas gigantes... será verdade que eles vao ficar sem dinheiro pra pagar todo mundo? como vai ser o estopim disso tudo? (em 2008 foi a quebra do Lemman's Brother)
Estados são apenas empresas, que já faliram a muito tempo atrás e não fecham definitivamente por que transferem o prejuízo para os indivíduos da nação que dominam. Cada indivíduo que nasce nos Estados Unidos já assume uma dívida de 67 mil dólares e quando atingem a idade econômica de trabalho esta dívida sobe para 200 mil dólares, simples assim, estado mafioso faz dívidas e põem escravos para responder por estas dívidas. Para o estado mafioso somente os lucros para os indivíduos da nação somente a conta.
@@ONIAS85 ... o problema não é dinheiro... o problema é que o dinheiro estatal é uma fraude e em certo momento não terá mais o valor alegado pelo estado. Todos por exemplo vão querer ouro como pagamento neste momento não importa mais o dinheiro estatal... neste momento o dinheiro estatal afunda pra não mais voltar a tona.
depende o Japão trabalha com juros negativo e sua economia está fortificada entre as 3 maiores do mundo não é só juros negativo tem outros fatores que caminha junto dando suporte
Eu entendo que a taxa de juros negativa é imposta de maneira a provocar uma fuga de capitais de países desenvolvidos com taxas negativas para países com taxas mais convidativas como os EUA
OS JUROS FORAM FORÇADOS A CAIR PELOS CONTROLADORES. O SISTEMA ATUAL TEM QUE RUIR. PARA QUE POSSA OCORRER O RESET E A MOEDA ÚNICA PREDOMINE (pergunda de um milhão, seria o bitcoin?). Parece conversa de bar, mas é a triste verdade.
A crise certamente virá, e temo que as pessoas irão colocar a culpa no livre mercado (que nunca foi livre) e optar por mais Estado, o que poderá abrir espaço para o surgimento de ditaduras fascistas e comunistas ao redor do globo. Isso já aconteceu, e a história costuma se repetir. Espero que eu esteja errado e que superemos isso sem muito sofrimento.
Assim como "o poder corrompe e o poder absoluto corrompe, absolutamente". Todas "as moedas existentes são passíveis de manipulação e uma moeda única é passível de manipulação absoluta". Centralizada e global, assim como deseja o movimento centralizador e globalista New Order. E a propósito, não existe algo de valor criado por alguém, que não pertença a alguém! Não dá para acreditar nesse papo de que uma moeda única não pertencerá ou será manipulável por alguém.
Eu acredito sobre essa questao de que comecou uma intervencao maluca nos bancos desde 2007-08, mas ao mesmo tempo, nao deveriam estar "tentando equilibrar isso"? E uma coisa com relacao a 2007-08, se com a quebra de um grande banco causou o estrago que se viu, nao ha a necessidade de mais bancos?
@@Rodrigo-gv1gd A ideia de mais bancos seria somente por causa do buraco que o banco americano deixou na recessao... Ou seja abriu "um rombo no meio financeiro". E ao mesmo tempo, se houvesse um banco substituindo haveria nao so mais credito como concorrencia... (talvez o estrago poderia ter sido menor que sabe...) O que coloco em questao seria esses pontos... (porque eu acho muito esquisito essa intervencao toda tbm, para nao dizer que o governo americano "nao quis intervir" no momento que poderia antes da recessao tambem... Eh so uma coisa que me surgiu, por causa de outras coisas tbm como o aumento de bancos onlines por exemplo, mas algo muito mais recente principalmente no brasil... Pq la fora sempre houve essa dinamica...)
Boa tarde Sr. Fernando Maria Costa Duarte Ulrich: Gostei muito das entrevistas da Dra. Glaucia Angélica Campregher, professora de Economia Política na UFRGS. O que acha?
Bancos centrais não são privados. Acho que você deve ter se confundido com a independência dos bancos centrais.
5 ปีที่แล้ว +10
Outra coisa, se eu posso imprimir dinheiro, eu posso comprar o MUNDO! pelo preço que for! Desde que eu compre aos poucos! Ou seja... daqui uns dias TODAS as empresas estratégicas do GLOBO serão dos bancos centrais!
5 ปีที่แล้ว +4
Então os juros negativos nada mais são do que um suporte dos bancos centrais para que seus países de origem não quebrem...
Parabéns pelo trabalho e por frisar que isso não é mercado livre, pois quando o sistema colapsar, como sempre, haverão diversos grupos socialistas mal-intencionados querendo ganhar poder com o discurso que o livre mercado falhou.
Mas se os bancos centrais estao tao carregados em ativos e eles sao detentores 79% desses titulos , estao com uma put na mao , salva uma bela parte pro recomeco , e os ativos foi apenas para dar um gas economicamente .... e quem esta dando liquidez nesses contratos monstros ? parece um all win isso.
Prezado Ulritch, o que acontece, pra onde vai, onde é aplicado o dinheiro que os bancos centrais recebem na forma de depósito compulsório dos bancos. Esses recursos não podem ser usados para eventualmente minimizar a falta de liquidez no Mercado?
errado, muitas coisas reais foram impedidas de ser criadas por este excesso de dinheiro, exemplo no brasil ninguém investe em saneamento básico, pois o lucro disto geralmente é na faixa de 05 ao mês, más ai os juros negativos faz com que isto não seja rentável, pois vc não precisa de procurar segurança, quer algo mais seguro do que dinheiro grátis?
Tive dificuldade de entender o que você falou sobre preço do título e o efeito no juros. Pensei que o juros fosse o preço do título mas você falou como se fossem duas coisas diferentes. A remuneração de um título não é em juros?
Parabéns pela palestra. Mas ainda ficou uma coisa sem a resposta, que o senhor não respondeu ou não soube responder. Por que esse aumento gigantesto de base monetária não gerou hiperinflação, que dizer, nem sequer uma inflação razoável? Não tem sentido dizer que essa "dinheirama" não chegou no mercado, porque isso não acontece. O fim de todo dinheiro é chegar no seu fim, isto é, no consumo. Só não acontece isso se alguém guarda o dinheiro embaixo do colchão. Se alguém souber responder...
Gente, eu to com uma duvida, se o banco central esta comprando títulos de divida do governo não quer disser que banco central esta emprestando para o governo? E se for positiva essa afirmação isso não quer disser que (pelo menos no brasil) o governo esta desobedecendo a regra de ouro, pôs seria um instituição financeira emprestando ao governo. partindo da tese que o brasil faça isso também.
@@rgroove1970 escuto isso há anos...sempre falando em bolha como faz agora o Ulrich já que o bolhacoin saiu de moda...se seguisse essa teoria e não comprasse bolsa teria perdido um caminhão de dinheiro...crises sempre irão acontecer...
Eu era Estadista quando fazia Direito agora como investidor to passando odiar a máfia Estatal
Resumindo: Os bancos centrais criando dinheiro do nada (sem lastro) e utilizando o juros negativo como válvula de escape.
Exatamente
Não tem preço que valha essa palestra. Qualquer valor deveria ser pago em dobro.
Não tem preço porque tá de graça né. Você quer dizer que tem altíssimo valor
O juro real negativo já chegou no Brasil, são 4,5% ao ano da SELIC com uma inflação de 4% ao ano, e ainda existe o imposto de renda e a taxa de administração do banco sobre o dinheiro investido na renda fixa. No final das contas se recebe como juro real, descontando a inflação, o imposto de renda e a taxa de administração do banco, menos do que se investiu.
Oi seja não compensa praticamente nada investir, ó negócio é comprar ouro e Bitcoin
Paulada. A pergunta não é se vai ter quebradeira por conta da intervenção do BC,''s, mas quem não vai quebrar quando o mercado colapsar.
Fernando, o mundo ainda não se apavorou o suficiente. Tua última linha é tão chocante que o pessoal passa por ela sem pensar o suficiente. Isso NÃO É CAPITALISMO! O mundo está virando uma Líbia! Estatização total da economia a partir da definição governamental dos preços. O tentáculo do Fed, do BCE e do BoJ pode sufocar o mundo a qualquer momento, dar poder aos amigos, jogar ao chão o preço de uma ação ou leva-la pra estratosfera... é apavorante. Baita palestra. Parabéns.
Isso é exatamente o capitalismo e já aconteceu algumas vezes nos últimos 500 anos.
@@AlexSRSoares quem controla os bancos centrais?
@@AlexSRSoares vc não entendeu nd do q foi dito
@@AlexSRSoares tá mais pra socialismo
Engraçado, invadiram a Líbia...
O NEGÓCIO E COMPRAR UM SITIO, CRIAR UMAS GALINHAS, UNS PORQUINHOS, UMAS VAQUINHAS. PLANTAR FEIJÃO, ARROZ, BATATA, MILHO, CANA DE AÇÚCAR, MANDIOCA ETC. TER UM POMAR COM ABACATE, LARANJA, MEXERICA, BANANA, JABOTICABA, MAMÃO ETC. FAZER UM POÇO NO QUINTAL E MANDAR TUDO PARA PQR.
E ter BITCOIN E UMA ARMA EM CASA !!!!
@@MatheusSilva-up7cjamém
Melhor é só comprar o BTC msm. Sítio da muito trabalho
@FerreraNaig mas ai um sitio é auto suficiente mano
Mais uma palestra sensacional, Ulrich!! Parabéns!
Olha o Investimento Fácil aí! Haha
Forte abraço!
Gostaria que você também fizesse um vídeo falando sobre esse assunto no seu canal @Investimento Fácil
Entre outras coisas, obrigado por essa definição primorosa de juros.
o que vejo é o controle monetário na mão de poucos, o que faz gerar um juro baixo pelo poder de compra dos bancos centrais sobre os títulos públicos mundiais...Com juro baixo, o endividamento à classe de assalariados cresce. Quando os grandes resgatarem o total aplicado nos ativos, o sistema não poderá cobrir as dívidas. Daí, quem tiver grana na conta, irá desaparecer pra tentar saldar o sistema. Seria uma ótima estratégia pra resetar todo sistema mundial e criar uma nova moeda única.?? Fica a pergunta. Pois como a aplicação e a queda de juro não é resultado da classe produtiva dos países, e sim apenas de uma entrega massiva de moeda para financiar o preço dos ativos para cima (injeção de liquidez), será a maior bolha já vista. Dá até medo. Essa é minha míope visão do que está prestes a acontecer. Os depósitos à vista, fundos de investimentos, renda fixa todinha, poupanças etc serão limpados da noite para o dia. Basta os grandes resgatarem suas reservas de uma só vez. Estamos todos na mão dos bancos centrais, exceto se investirmos em reserva de valor (terra com água, ouro) de qualidade ou ativos representados por empresas que são extremamente resilientes na crises.
Eu tava lendo um monte de artigo sobre isso agora mesmo, e do nada você posta um vídeo sobre esse mesmo assunto.
Só pode ser o destino.
Obs: Sensacional palestra. Vejem tudo!
O poder do logaritimo do youtube
@@reinaldodias5080 o algoritmo acertou sim. Foi começar a lavar a louça que o vídeo apareceu! Kkkkk! O Ulrich sempre com esta estratégia de horários alternativos!
Venho de 2021 e digo, tivemos juros negativos!
Venho de 2024 e ainda temos
@@MatheusPereira-wc5iq Viajei para o futuro e constatei que ainda teremos juros negativos!
Os bancos centrais estão roubando o mercado e impondo um risco absurdo aos pequenos investidores, e o que é pior, fazendo isso em conformidade com a inflação dos produtos, as pessoas estão perdendo capacidade de consumo e de investimento em renda fixa!
O preço dos imóveis em Portugal subiram mais de 30% nos últimos anos. Nas grandes cidades, como Porto e Lisboa, chegaram mesmo a inflacionária 50%.
No Mundo tudo os activos ficaram mais caros devido taxas de juros negativas... Portugal continua a ter um dos m2 mais barato da Europa. Tenta comparar em Londres ou Paris um t2 de 60m por 200 mil euros... Ou no rj um t2 copacabana por 200 mil reais impossivel....
MYOPINION OK os preços dos imóveis em PT subiram por causa do turismo....os portugueses da classe média não tem como comprar casa no centro do Porto ou Lisboa...claro que o juro baixo também ajuda.
@@joaopauloribeiro6950 Tvz vc não seja português. Mas eu sou e conheço bem a realidade do meu país. A lei da oferta e da procura... Mas muita idoso e investidores (pediram dinheiro barato) tiraram o dinheiro do bancos (alguns pouco confiáveis) pra comprar para alugar turismo, estudantes e emigrantes. CERTO. Mas volto a repetir os imoveís estão caros em todo Mundo pelas politicas de dinheiro barato. Quanto a Portugal a realidade é que mais de 80% tem casa própria e muitos até 2 casa... algo raro na Europa que aposta no aluguer.. Português gostam de comprar e pagam juros baixos no maximo 3%. Quem mais sente o preço das casas são os estudantes e emigrantes.... Casa é visto como um bem seguro.
@@joaopauloribeiro6950 No Mundo tudo os activos ficaram mais caros devido taxas de juros negativas... Portugal continua a ter um dos m2 mais barato da Europa. Tenta comparar em Londres ou Paris um t2 de 60m por 200 mil euros... Ou no rj um t2 copacabana por 200 mil reais impossivel....
@@joaopauloribeiro6950 No Mundo tudo os activos ficaram mais caros devido taxas de juros negativas... Portugal continua a ter um dos m2 mais barato da Europa. Tenta comparar em Londres ou Paris um t2 de 60m por 200 mil euros... Ou no rj um t2 copacabana por 200 mil reais impossivel....
3 anos depois e a leitura foi perfeita!
Sensacional,uma aula desta de graça 👏👏
Só eu que to pensando quando que vai acontecer uma crise mundial por causa disso e pensando como me previnir disso? Eu fiquei com medo vendo essa palestra.
Como é que o senhor tem tanto conhecimento? Pelo amor de Deus!!
Parabéns, a sua palestra está demais! A cada dia, eu me pego procurando os seus vídeos no TH-cam para aprender um pouco mais sobre o mundo econômico, mas confesso que estou engatinhando no assunto. Estou terminando de fazer a leitura do Livro "A Riqueza das Nações" e, para a minha surpresa, eu estou adorando. Tenho muita curiosidade em saber mais sobre a financeirização, que acredito ser esta a hipertrofia do Capitalismo, então, você me presentearia caso fizesse uma live sobre o tema, dando ênfase na questão da Dívida pública Pública Brasileira. Agradeço desde já!
Ele disse que não iria fazer previsão mas fez. Ele usou o termo "novo normal" antes da pandemia
Vc é brilhante Ulrich.
Assistindo novamente 3 meses depois dessa palestra (12/03/2020) e o tsunami está a porta...
A única diferença da página de alguns que tocam as trombetas do apocalipse a alguns anos, é que este tem um alcance maior.Uma hora acertam....
Parabens Fernando. Palestra incrivel.
Parabéns Ulrich. Ótima palestra!
Fernando, mas te pergunto. Se não fosse essa audácia dos BCs de inflarem a base monetária não teríamos um mundo tecnologicamente mais atrasado. Isso não acelerou o desenvolvimento das empresas em, talvez, 20 anos? Isso não nos levou ao futuro? Não que eu concorde, mas fico me perguntando isso.
Brilhante palestra, ótima análise.
Muito bom, Fernando! Parabéns pelo trabalho.
Parabéns Fernando, excelente aula. Vai totalmente em linha com o que o Ray Dalio colocou recentemente: "Cash is trash" - e foi totalmente mal-interpretado... O flight to quality e a busca por ativos escassos e com um valor monetário parece cada dia mais inevitável, pois enquanto o Estado tiver a impressora de dinheiro nas mãos (através do BC inflacionando esses ativos), veremos situações como essa. A transição será turbulenta...
Então os juros negativos nada mais são do que um suporte dos bancos centrais para que seus países de origem não quebrem...
Outra coisa, se eu posso imprimir dinheiro, eu posso comprar o MUNDO! pelo preço que for! Desde que eu compre aos poucos! Ou seja... daqui uns dias TODAS as empresas estratégicas do GLOBO serão dos bancos centrais!
Muito obrigado por disponibilizar sua palestra ai. Bem esclarecedor e abre o olho da gente quanto ao que acontece na economia do mundo!! Valeu!
Ulrich, o controle dos governos sobre a economia está cada vez maior, o controle bancário e monetário com o progresso tecnológico chegou a um nível muito alto. Com isso coisas como a retirada gradual das cédulas físicas de dinheiro está ocorrendo, a sonegação está ficando mais difícil. Na Europa as cédulas de 500 euros saíram de circulação e isso tende a se repetir em outro lugares. Na Suécia já não existem mais caixas eletrônicos para sacar dinheiro, a tendência eh europeia e a Suécia ambiciona tirar o papel moeda de circulação. O que isso tudo tem a ver com os juros? Antes as empresas e as pessoas poupavam porque queriam ganhar juros e os governos para pegar dinheiro emprestado tinham que pagar juros, as vezes bem altos, para que os investidores comprassem os títulos do governo. Agora o que ocorre? Com o controle acentuando-se os governos não precisam mais atrair os investidores, porque agora eles podem praticamente "obrigar" os investidores a comprar os títulos deles. Quem não investir em títulos públicos pagará mais impostos e também não haverá muitas portas para escapar desse controle, ou seja, todos estão se sentindo como se não houvesse mais saída ao controle monetario estatal. Com tal controle o estado torna-se o dono do dinheiro e ele passará a se sentir no direito de decidir aonde você deve investir o dinheiro que você pensa que é seu.
A saída é o bitcoin
Porque pouquíssimas pessoas sabem sobre isso??
Que aula excelente
Impressionante 🤯
Obrigado pelo compartilhamento
assistir esse vídeo em 2021 é bizarro
Excelente palestra. Obrigado por compartilhar.
Parabéns! Excelente. Onde levará? Ao colapso. Resta saber quando.
Penso que de todos os teus vídeos sobre o tema, esse foi o que mais claramente demonstra a relação entre a atuação dos BCs e a queda dos juros.
Acho que, na sequência, seria bom mostrar quais os tipos de consequência para o cidadão ordinário. Por exemplo, no Chile temos os melhores indicadores econômicos da América Latina, mas as pessoas protestam pois o trabalhador ordinário não consegue pagar o aluguel (quem dirá comprar uma casa). Nos EUA estamos prestes a eleger um presidente socialista (chegou a um ponto em que não importa quem seja, contanto que seja socialista), porque esta geração, que chega a maioridade em centenas de milhares de dólares de dívida, que vêem a integralidade do salário ir para consumos e não conseguem (e nem querem) acumular patrimônio, os millenials, não acreditam mais no sonho americano. E mesmo assim as Bolsas americanas não param de crescer batendo recordes atrás de records históricos.
Será que o Bernie Sanders ganharia as eleições norte-americanas? Segundo o meu marido, provavelmente, o novo presidente será a Elisabeth Warren ou Joe Biden, ambos neocon.
Que eu saiba os jovens estão endividados com dividas impagáveis por causa do crédito estudantil. Uma vez que o ensino superior nos EUA não é gratuito como no Brasil.
@@hudsonmoraes1261 "gratuito"
@@taniacristinadesouza6865 Não sou expert em política americana, mas eu não acho que o Sanders ganhe: ele é muito caricato e não tem apelo para os jovens. De resto eu não sou capaz de sequer fazer chutes. Tem gente dizendo que a Warren não teria nenhuma chance, mas o mesmo foi dito do Trump e do Bolsonaro. O Biden parece ser um nome mais consensual, mas ele não tem carisma. Vá saber!
@@hudsonmoraes1261 Olha, eu não vou entrar no mérito se o ensino superior no Brasil é "gratuito" ou não; não vou discutir a eficiência desses gastos comparado com as alternativas que poderiam educar mais pessoas (e bem provavelmente também melhor) pelo mesmo custo social; etc e tal. Eu também não vou simplesmente presumir que você é troll: vou levar o teu comentário a sério.
A dívida estudantil é um dos fatores, mas não o único: o americano médio se endivida para tudo: comprar carro; comprar casa; fazer viagem; pagar dívidas mais antigas..., etc. A dívida estudantil certamente contribui para o risco de insolvência desse grupo populacional, mas não parece, por si só, ser o maior dos problemas visto que "só" 10% dos devedores estão insolvente (atrasos superiores a 90 dias).
Mas comparemos como era no passado. Trinta anos atrás pegar crédito para fazer um curso superior não era considerado um problema social. Ter um curso superior era considerado praticamente uma garantia de se conseguir um bom trabalho cuja renda permitisse pagar o crédito estudantil com sobras. O que mudou desde então? Se você conseguir responder essa pergunta, você resolve o problema dos EUA. E se fosse simples não teria tanto debate a respeito: a solução já teria sido implementada: senão a nível nacional, pelo menos na esfera Estadual (que, lá, possui muuuito mais autonomia do que no Brasil), ou mesmo por particulares. Portanto a gente deveria resistir a tentação de fazer análises e prescrições simplistas.
Mesmo assim deixa eu trazer um fatores que, mesmo que não expliquem sozinhos, certamente influenciaram essa mudança: a expectativa de lucro das empresas. A universidade não existe isolada da sociedade -- muito menos do resto da economia. As universidades particulares dos EUA são empresas como quaisquer outras. E elas precisam mostrar uma melhora consistente dos resultados exercício contábil após exercício contábil. Ora, com todo o dinheiro barato dos Quantitative Easing e dos juros negativos inundando o mercado, as bolsas foram artificialmente inflacionadas como vimos no video do Ulrich. O que significa que todas as empresas do mercado, inclusive as que não estão listadas em bolsa, se viram forçadas a apertar as suas margens para tentar acompanhar essa inflação do preços dos ativos financeiros. E lembre que o valor das empresas é uma função de seus resultados: se a empresa precisa aumentar seu valor, ela precisa entregar melhores resultados. Assim as empresas se vêem obrigadas a apresentar resultados muito acima do "natural" para conseguir acompanhar a inflação dos ativos financeiros e conseguir continuar existindo. Veja que a renda das universidades é diretamente proporcional à mensalidade cobrada. Portanto para melhorar seus resultados as universidades são obrigadas a cobrar mais dos estudantes. Por isso vemos que a 'tuition fee' das universidades inflacionaram várias vezes acima da média do renda dos americanos na última década de juros baratos e ativos financeiros inflacionados.
Perdão pelo tamanho da resposta. Mas pelo menos penso que agora está claro como medidas como o Quantitative Easing e juros negativos podem afetar a economia real tais como o preço da mensalidade da tua universidade mesmo que a tua universidade não esteja listada em bolsa. É uma ilusão pensar que mexer com grandes agregados macroeconômicos é só fazer malabarismos com números e que isso não tem o menor impacto no quotidiano das pessoas.
Enfim, as pessoas geralmente são extremamente míopes quanto às causas econômicas de suas insatisfações. Decretar o perdão da dívida estudantil, como querem alguns dos candidatos Democratas nos EUA, é como dar um remédio para a febre causada por uma infecção e achar que tudo vai ficar bem. Eles estão brigando contra um sintoma da ingerência desastrada dos Bancos Centrais na economia, mas não resolvem as causas. Mas tudo bem, o que eles querem é só vencer as eleições mesmo.
"Não acho que isso vai chegar."
Venho do futuro pra dizer que chegou, e que deu muita merda.
Não é nada disto : hj se tem moeda , existente na terra que daria para comprar 3 planetas , conforme a população cresce , está bola de dinheiro cresce exponencialmente , e um pouco mais à frente a crise sera pior , ou diminuímos este capital , ou depois não terá mais jeito
Excelente palestra. Muito esclarecedora. Parabéns e obrigado.
42:07 Nos temos mais uma vez, como em poucas vezes na história mundial. A chance de fazer algo realmente diferente e sair deste aspiral destrutivo mundial. Esta janela não se abriu a toa e não ficará aberta para sempre...
É preciso humildade para reconhecer que erramos e passar a fazer a coisa certa. Pena que isto não combina com discurso político (não é bonito, elegível e populista, admitir e consertar erros).
39:54 Já perceberam que "políticos nunca erram" em nome de seus ideais?
Que aula!
Parabéns, Ulrich!
E obrigado por compartilhar conhecimentos conosco!
Pra variar será o povo que vai pagar a conta
Concordo, mas acho que dessa vez o povo não vai ter como pagar ou não vai querer, pois com todas essas manifestações globais cada vez mais violentas acho dicicil que os governos consigam acalmar os animos numa situação adversa pra grande população, que já está bem pressionada .
É provável que o padrão ouro irá retornar, como SEMPRE acontece na história da civilização.
@@John-vm2zi retornou... com outro nome, digital, 100% autenticável e com outro nome BITCOIN
a pura verdade. Falou tudo.
Parabens pelo trabalho. Um dos seus melhores videos. Completo e sucinto
Wow! Excelente palestra!! 👏
Fernando, sempre se superando, e, claro, muito claro nos esclarecimentos.
Parabéns Fernando pela forma simples como você passa a informação e conhecimento.
Excelente palestra, parabéns Ulrich!
Excelente conteúdo, agradeço a todos que o tornaram possível, só lamento que o sujeito que operou o corte entre as câmeras e os slides tenha feito um mau trabalho. A parte mais importante da infromação estava nos slides, mas esse sujeito os mostrou muito rapidamente. Aliás, alguns slides ele nem mostrou.
Parabéns pela aula e as informações que nos ajudam muito nesse cenário de instabilidade
Excelente! Obrigado!
Uma variação tão louca desse jeito é muito ruim! Faz muito mal para o ânimo dos investidores. Pode até dizer que vai melhorar a exportação, mas essa variação brusca destrói muita coisa, é um horror! Até que ponto esse movimento foi inesperado? Até que ponto o banco central poderia ter atuado? Não acredito muito que seria possível alguma ação efetiva... Na questão política o governo está se deixando envolver pela gritaria da esquerda, da oposição. A oposição é poderosa, pode fazer estrago, assim o governo tem que se manter firme e não jogar gasolina na fogueira. Um governo que se mostra inseguro e descontrolado mesmo que apenas na fala, não passa confiança. Se o governo se mostra com medo de ser vencido pela oposição, assusta quem o está apoiando. Se houver uma debandada, acabou o governo, acabou o Brasil, porque não temos quem posso substituir, não existe ninguém com consenso nacional para substituir. Precisamos sair logo dessa turbulência, engrenar a economia, se o Brasil desandar nesse período, não vejo como não cairmos no autoritarismo! Vai rasgar a carta. Seja lá quem for o mandante.
O ano de 2019 tem sido extremamente positivo para os principais Índices mundiais.
O índice alemão (DAX) sobe 25%, o mercado nacional (PSI) valoriza mais de 11% e o mercado francês (CAC) mais de 25%.
O índice norte americano, NASDAQ (índice tecnológico) sobe mais de 31%, e o S&P supera os 24%.
Na Ásia, a tendência mantém-se com o índice japonês (NIKKEI) a subir mais de 16%.
Tvz vc não seja português. Mas eu sou e conheço bem a realidade do meu
país. A lei da oferta e da procura... Mas muita idoso e investidores
(pediram dinheiro barato) tiraram o dinheiro do bancos (alguns pouco
confiáveis) pra comprar para alugar turismo, estudantes e emigrantes.
CERTO. Mas volto a repetir os imoveís estão caros em todo Mundo pelas
politicas de dinheiro barato. Quanto a Portugal a realidade é que mais
de 80% tem casa própria e muitos até 2 casa... algo raro na Europa que
aposta no aluguer.. Português gostam de comprar e pagam juros baixos no
maximo 3%. Quem mais sente o preço das casas são os estudantes e
emigrantes.... Casa é visto como um bem seguro.
Que baita trabalho, parabéns.
Bela palestra!
Palestra sensacional! Parabéns Fernando Ulrich! Conteúdo top!
quando a proxima crise chegar, pras pessoas comuns como vai ser? desemprego? inflação? ambos? há uma chance do mundo fazer um reboot? (reiniciar economicamente) tendo a china como maior potencia economica do mundo? será como naqueles filmes de fim do mundo? até onde eu saiba, a crise é dos estados que têm dívidas gigantes... será verdade que eles vao ficar sem dinheiro pra pagar todo mundo? como vai ser o estopim disso tudo? (em 2008 foi a quebra do Lemman's Brother)
Deve ser horrível, espero um cenário preocupante
Estados são apenas empresas, que já faliram a muito tempo atrás e não fecham definitivamente por que transferem o prejuízo para os indivíduos da nação que dominam. Cada indivíduo que nasce nos Estados Unidos já assume uma dívida de 67 mil dólares e quando atingem a idade econômica de trabalho esta dívida sobe para 200 mil dólares, simples assim, estado mafioso faz dívidas e põem escravos para responder por estas dívidas. Para o estado mafioso somente os lucros para os indivíduos da nação somente a conta.
@@luispietrzak4675 será que vao ficar sem dinheiro pra pagar polícia e exercito?
@@ONIAS85 ...
o problema não é dinheiro...
o problema é que o dinheiro estatal é uma fraude e em certo momento não terá mais o valor alegado pelo estado. Todos por exemplo vão querer ouro como pagamento neste momento não importa mais o dinheiro estatal... neste momento o dinheiro estatal afunda pra não mais voltar a tona.
@@luispietrzak4675 isso que vc falou foi tão belo
tomara que aconteça
Palestra excelente!
fala da Amazon também, ela não consegue ter lucro e é uma das maiores empresas do mundo.
Juros negativos significa só uma coisa: falta de confiabilidade nos ativos financeiros.
depende o Japão trabalha com juros negativo e sua economia está fortificada entre as 3 maiores do mundo não é só juros negativo tem outros fatores que caminha junto dando suporte
Eu entendo que a taxa de juros negativa é imposta de maneira a provocar uma fuga de capitais de países desenvolvidos com taxas negativas para países com taxas mais convidativas como os EUA
OS JUROS FORAM FORÇADOS A CAIR PELOS CONTROLADORES. O SISTEMA ATUAL TEM QUE RUIR. PARA QUE POSSA OCORRER O RESET E A MOEDA ÚNICA PREDOMINE (pergunda de um milhão, seria o bitcoin?).
Parece conversa de bar, mas é a triste verdade.
É a verdade mais provável.
A crise certamente virá, e temo que as pessoas irão colocar a culpa no livre mercado (que nunca foi livre) e optar por mais Estado, o que poderá abrir espaço para o surgimento de ditaduras fascistas e comunistas ao redor do globo. Isso já aconteceu, e a história costuma se repetir. Espero que eu esteja errado e que superemos isso sem muito sofrimento.
Assim como "o poder corrompe e o poder absoluto corrompe, absolutamente".
Todas "as moedas existentes são passíveis de manipulação e uma moeda única é passível de manipulação absoluta".
Centralizada e global, assim como deseja o movimento centralizador e globalista New Order.
E a propósito, não existe algo de valor criado por alguém, que não pertença a alguém!
Não dá para acreditar nesse papo de que uma moeda única não pertencerá ou será manipulável por alguém.
A questão que poderia ser discutida num próximo vídeo é: os BCs falam de alguma forma de "sair" desse jogo ou assumem que será pra sempre?
Vinicius Costa Tudo controlado por 13 famílias. Somos gado.
Juro zero é o barato de jogar roleta russa, juro negativo é jogar com o revolver carregado.
Da pena da situação do japão hahahaha
Ulrich!! Parabéns!
Obrigado!!
Eu acredito sobre essa questao de que comecou uma intervencao maluca nos bancos desde 2007-08, mas ao mesmo tempo, nao deveriam estar "tentando equilibrar isso"?
E uma coisa com relacao a 2007-08, se com a quebra de um grande banco causou o estrago que se viu, nao ha a necessidade de mais bancos?
Por que haveria necessidade de mais bancos?
@@Rodrigo-gv1gd A ideia de mais bancos seria somente por causa do buraco que o banco americano deixou na recessao... Ou seja abriu "um rombo no meio financeiro".
E ao mesmo tempo, se houvesse um banco substituindo haveria nao so mais credito como concorrencia... (talvez o estrago poderia ter sido menor que sabe...)
O que coloco em questao seria esses pontos... (porque eu acho muito esquisito essa intervencao toda tbm, para nao dizer que o governo americano "nao quis intervir" no momento que poderia antes da recessao tambem... Eh so uma coisa que me surgiu, por causa de outras coisas tbm como o aumento de bancos onlines por exemplo, mas algo muito mais recente principalmente no brasil... Pq la fora sempre houve essa dinamica...)
Excelente palestra!
Fantastico
Um ótimo cenário para o crescimento do BitCoin!
Palestra top
Muito bom o assunto abordado!
Espetacular! Obrigado!!
Impresionante! Obrigado!
Muito bom o seu canal. Ontem, excluiram tudo que escrevi na sua live.
Ulrich vc eh top … e em 2024 Japão eh o último a abandonar por livre e espontânea pressão a juros negativo rsrs
Excelente análise. Parabéns
Boa tarde Sr. Fernando Maria Costa Duarte Ulrich:
Gostei muito das entrevistas da Dra. Glaucia Angélica Campregher, professora de Economia Política na UFRGS.
O que acha?
Escola austríaca sempre sendo brilhante
Os bancos centrais são privados, não?
Já ouvi isso, é verdade?
Qual o risco para nossa economia caso o Brasil privatize o nosso Banco Central?
Bancos centrais não são privados. Acho que você deve ter se confundido com a independência dos bancos centrais.
Outra coisa, se eu posso imprimir dinheiro, eu posso comprar o MUNDO! pelo preço que for! Desde que eu compre aos poucos! Ou seja... daqui uns dias TODAS as empresas estratégicas do GLOBO serão dos bancos centrais!
Então os juros negativos nada mais são do que um suporte dos bancos centrais para que seus países de origem não quebrem...
Seria por conta do índice de natalidade e descontentamento dos homens com mulheres que a meu ver hoje estão promíscuo demais
Parabéns pelo trabalho e por frisar que isso não é mercado livre, pois quando o sistema colapsar, como sempre, haverão diversos grupos socialistas mal-intencionados querendo ganhar poder com o discurso que o livre mercado falhou.
Amei, quer dizer quem causou o juros negativos foi, o BC comprando muitos a maior parte dos títulos através do dinheiro criado do nada?
Mas se os bancos centrais estao tao carregados em ativos e eles sao detentores 79% desses titulos , estao com uma put na mao , salva uma bela parte pro recomeco , e os ativos foi apenas para dar um gas economicamente .... e quem esta dando liquidez nesses contratos monstros ? parece um all win isso.
Prezado Ulritch, o que acontece, pra onde vai, onde é aplicado o dinheiro que os bancos centrais recebem na forma de depósito compulsório dos bancos. Esses recursos não podem ser usados para eventualmente minimizar a falta de liquidez no Mercado?
Eu queria ver uma atualização desse dados pós pandemia , tenho certeza que piorou muito mais .
Só quero ver como vai ser quando for destruído todo esse dinheiro, muitos empregos só existem porque há esse excesso de dinheiro.
errado, muitas coisas reais foram impedidas de ser criadas por este excesso de dinheiro, exemplo no brasil ninguém investe em saneamento básico, pois o lucro disto geralmente é na faixa de 05 ao mês, más ai os juros negativos faz com que isto não seja rentável, pois vc não precisa de procurar segurança, quer algo mais seguro do que dinheiro grátis?
A transição deve ser um caos, minha impressão é que essa proxima crise está sendo subestimada.
Vim do futuro e digo, estamos quase nós juros negativos.
Tive dificuldade de entender o que você falou sobre preço do título e o efeito no juros. Pensei que o juros fosse o preço do título mas você falou como se fossem duas coisas diferentes. A remuneração de um título não é em juros?
Muito obrigado...Finalmente alguém me deu uma percepção global nestas matérias. Bem-haja.
Parabéns pela palestra. Mas ainda ficou uma coisa sem a resposta, que o senhor não respondeu ou não soube responder. Por que esse aumento gigantesto de base monetária não gerou hiperinflação, que dizer, nem sequer uma inflação razoável? Não tem sentido dizer que essa "dinheirama" não chegou no mercado, porque isso não acontece. O fim de todo dinheiro é chegar no seu fim, isto é, no consumo. Só não acontece isso se alguém guarda o dinheiro embaixo do colchão. Se alguém souber responder...
Avanço tecnológico, tudo teve um aumento exponencial de produtividade, isso evitou a hiperinflação.
Gente, eu to com uma duvida, se o banco central esta comprando títulos de divida do governo não quer disser que banco central esta emprestando para o governo? E se for positiva essa afirmação isso não quer disser que (pelo menos no brasil) o governo esta desobedecendo a regra de ouro, pôs seria um instituição financeira emprestando ao governo. partindo da tese que o brasil faça isso também.
O novo profeta do apocalipse!!!
@@rgroove1970 Muito bem colocado! Um bom exemplo de juro negativo. Realmente é bizarro você pagar para usarem seu dinheiro.
@@rgroove1970 escuto isso há anos...sempre falando em bolha como faz agora o Ulrich já que o bolhacoin saiu de moda...se seguisse essa teoria e não comprasse bolsa teria perdido um caminhão de dinheiro...crises sempre irão acontecer...
@@rgroove1970 logo após a crise de 2008 começaram com essa de crise devido aos BCs...olha quanto tempo já se passou!
@@zecatecmr ELES QUER ACABAR COM OS RENTISTAS, E INVESTIDORES, AI O POVAO VAI GASTAR SEM TER NADA
@@zecatecmr ELES QUER ACABAR COM OS RENTISTAS, E INVESTIDORES, AI O POVAO VAI GASTAR SEM TER NADA
Porque vc parou de falar em BitCoin ?
Some foreigners friends asking for english subtitles, is that possible Fernando?