A melhor estratégia quando as taxas estão subindo são os titulos mais curtos pois sofre menos marcação a mercado, agora quando a taxa tá caindo os mais logo são melhores também por causa da marcação a mercao.
Pergunta de leigo: Mas isso não seria indiferente já que esse valor pago de imposto por uma inflação maior também é equivalente a perda do poder da moeda?
@ Não. Imagina que você comprou 10.000 em IPCA+6%. Vamos fazer como se fosse resgatar em 1 ano para facilitar a conta. Digamos que o IPCA tenha sido 4%. Você ganharia 10%, que dá 1.000, menos o imposto (vamos colocar 15% para facilitar também). Então você ficaria com lucro de 850 reais, sendo que a inflação foi 400 reais, então você ficou com 450 reais de lucro acima da inflação. O resultado final nesse caso foi inflação + 4,5%, depois de pagar os impostos. Agora imagine o mesmo investimento, mas que o IPCA do ano foi 10%. Você ganharia 16% bruto, que dariam 1.600. Pagaria imposto sobre todo esse valor e ficaria com 1360 de lucro. A inflação foi de 1.000, então você ganhou 360 reais acima da inflação. O resultado final nesse caso foi inflação + 3,6%, depois de pagar os impostos.
Esqueceu que os juros são compostos, e a longo prazo os ganhos ficam exponenciais, e ainda tem a vantagem de poder pegar marcação a mercado, se um dia o país melhorar. Se não melhorar é só esperar vencer a data contratada, que pega todos os juros contratados acumulados😂😮❤
@@guilherme.cadonhotto a sua explicação foi bem didática, lúdica! Não foi técnica, detalhista. Eu acho que pra esse público (YT) aqui funciona mto bem! Eu só sugiro você compor os juros corretamente para dar uma ordem de grandeza realista, pois como você sabe bem, os juros compostos no tempo tem um impacto violento nos ativos...tanto para o mal qto para o bem!
12:36 -> o patrimônio investido seria 1540,desde que eu vendece o título para alguém nesse momento ? Certo ? Se eu ficar com o título até o final. Ele vai pagar o que ele prometeu … inflação (seja lá qual for) mais os 6,70?. Certo?
Senti falta dessa explicaçao dele, o que pode levar uma ansiedade por parte de quem nao conhece e está investindo pela primeira vez. Considero o IPCA 2045 para marcaçao, mas principalmente para quem quer fazer um "cofrinho" e ter uma rentabilidade fixa maior que a inflaçao lá em 2045, levando o investimento até seu vencimento.
Acho a sua didática excelente. IPCA+ é o único ativo da Renda Fixa que me interessa exatamente por causa da marcação a mercado. E mesmo deixando pra resgatar no final, os ganhos são excelentes e baixo risco. Pra mim é resgate no vencimento ou marcação a mercado. E SELIC pra reserva de emergência. Mais da metade é na Renda Variável. Adoro!!! 😊👏🏻👏🏻👏🏻
Mesmo investindo com expectativa de aposentadoria a marcação a mercado pode acelerar o seu crescimento de capital, uma vez que vc pode simplesmente após a marcação a mercado sacar o valor majorado e investir em um etf de renda fixa indexado pelo IMA-B, ou seja, vai garantir o melhor de ambas às perspectivas.
@@PhilippeAlvarenga Legal essa perspectiva! Porém acho que o que fala mais alto aqui é a segurança do tesouro nacional. Essa operação pode ser mais vantajosa em crescimento de capital, mas eu particularmente não me sentiria confortável em tomar o risco de resgatar o título pra aportar em renda variável, mesmo sabendo que é um ativo atrelado a um índice de títulos de renda fixa. De qualquer forma, obrigado pela contribuição! Dependendo do perfil de cada um, pode valer a pena.
Sou iniciante nos investimentos, e jamais discutiria com um profissional no assunto. Mas, na minha opinião, nessa questão de qual o melhor investimento, é muito importante falar sobre o IR. Enquanto o IPCA 2045 vai descontar 15% daqui a 20 anos, os investimentos de curto prazo vão ter vários descontos de IR até lá. É justamente essa a carta da manga do IPCA 2045. Como eu penso em me aposentar, estou investindo 1.500/mês no IPCA 2045
Só faltou falar que a pessoa tem que ter o tempo. No meu caso mesmo que estou com 65 anos, nem penso muito. Com certeza a escolha é o IPCA+ 2029. Ontem mesmo comprei 68,45 títulos a uma taxa de 7,14%. Fiz a festa...
Ele só esqueceu de falar que se você respeitar o vencimento do título, você recebe o valor cheio do contrato independente das desvalorizações que ocorram até o seu vencimento.
Eu limito o vencimento dos titulos no máximo até quando eu fizer uns 75 anos. No meu caso, o 2045 é o mais longo que pego. No seu caso, seria melhor o 2035 mesmo. Quando chegar lá, com 75 anos, melhor ficar no Tesouro Selic que é pós fixado. Se precisar do dinheiro, nao tem mais marcacao à mercado e é só sacar. Se tiver titulo com duracao de mais 10 anos e a situacao do pais ficar ruim, a marcacao pode jogar o titulo no chao e se voce precisar vai ter problemas.
@@raphaelcoelho1557 mas se precisar pegar o principal e estivermos numa situacao como a atual, a marcacao a mercado joga o titulo lá em baixo. Acho que a partir de uns 75 anos, chega de especulação. É ficar em pós-fixado mesmo. Eu penso assim para mim. 75 anos, chega.
Se a inflação for muito alta não compensa tanto, porque para o governo seu retorno correspondente à inflação é igual a lucro, já que você paga imposto sobre IPCA + 6% e não apenas sobre os 6%. Bebam água.
Como utilizar o mesmo ativo IPCA+, sendo uma parte para resgatar no vencimento, e outra para marcação a mercado? Daria pra utilizar duas corretoras diferentes?
Suponha que você comprou 10.000 reais hoje de ipca + 2045. Daqui 1 ano você vende 3.000(à mercado, seja com lucro ou prejuízo) e deixa o restante para o vencimento. Pode vender quantas vezes quiser, o valor que quiser desde que seja múltiplo da fração da cota que acho que custa 32 reais e uns quebrados. Lembrando que tem o imposto de renda que quanto mais deixar investido, menos imposto paga até certa porcentagem.
*Excelente análisis, nunca había visto un análisis tan bien estructurado como el tuyo. Mira, yo llevo desde el 2020 invirtiendo en ETFs de Bitcoin y otros ingresos por dividendos, tengo un total de 734 mil dólares, con mis 83 mil estoy muy agradecido por todo el conocimiento e información que me has brindado.*
Para marcação a mercado é a mesma coisa que apostar contra a inflamação no Brasil. A melhor forma de definir o prazo do título é seu objetivo final no vencimento. Como quero me aposentar em 2035, vai tudo de 2035.
Se fala bastante sobre ganhar com marcação a mercado, mas uma dúvida que eu tenho é quanto é a hora de vender, por exemplo, tá a 7, a hora certa de vender é quando tiver a 6? A 5? A quanto ? Como saber quando compensa vender em comparação a carregar até o fim do vencimento?
Se baixou pra IPCA +4% por exemplo, é mais ou menos isso que vc ganhará a partir dali, levando até o final. Daí tem que decidir se é um bom investimento ou poderia ganhar mais em outro, vendendo com ágio o que vc tem aplicado.
Ótimo video! Consegui entender direito a marcação a mercado. Mas voce nao respondeu o título do vídeo. Por que voce nao compra IPCA+2045, é por causa da volatilidade?
O pessoal hoje em dia só pensa em investir pra curto prazo, mas sim, o povo não investe nesse 2045 por conta da volatilidade no curto prazo (se levar até o fim recebe tudo)
Vamos supor que você pegou 2045 com taxa de 5% só que 1 mês depois a taxa já era 6... e hoje ela está ipca + 7% então você entrou em 5% você estaria deixando de ganhar... do jeito que o PT está fazendo ele não está nem aí para a dívida então a taxa vai chegar a 8% 9% 10% 😂😂😂😂
Faltou abordar a situação das pessoas que querem aumentar seu patrimônio no longo prazo. Não há dúvida de que levar os títulos até o vencimento é a melhor estratégia. Caso a pessoa venda o título antes por causa da marcação a mercado, vai aplicar esse dinheiro onde? Voltar a comprar o mesmo título não faz sentido por causa dos impostos. Aplica em renda variável e está sujeito ao risco. E se for pra gastar, teria corrido o risco de ter caído o valor investido se a taxa sobe. Se quer fazer trade, vá logo pra renda variável.
Show, Guilherme! Uma dúvida;: um ipca+7 qualquer, vale mais a pena vender no meio do caminho para capturar um ganho com a marcação a mercado (e também correr o risco do reinvestimento) ou levar o título até o final?
Pra você ganhar na marcação à mercado a taxa de juros tem que começar a cair. Um tesouro IPCA de prazo muito curto pode não dar tempo desse movimento acontecer. Outro ponto: se a taxa de juros continuar subindo, você pode perder dinheiro na marcação à mercado tbm se precisar vender antes do vencimento. Tem que avaliar bem o risco envolvido.
Juros compostos funciona bem em valores nominais, em porcentagem nunca vi. Ele fez apenas uma conta básica de soma de porcentagens, 6,7% ao ano, significa que em todos os anos, em um período de 20 anos tu irá ganhar 6,7% de rentabilidade (+ o IPCA dos anos), não interessa o montante, 6,7% é fixo. Fiquei abismado que 23 pessoas curtiram ainda. A "mágia" dos juros compostos está nos valores acumulados ao longo dos anos, mas a porcentagem é a mesma.
@@rafaelmachado2313falou bastante mas falou besteira. O autor do vídeo falar que o retorno é linear ou seja 20*6,70%=134% é conceitualmente errado. Deve ter feito isso apenas para facilitar a explicação, mas ainda assim não está correto.
@@gustavocosta9041 Exatamente! Quando consideramos períodos mais longos, a diferença se torna ainda mais significativa. Canais de educação financeira devem investir na inteligência do público, apresentando os números de forma clara e explicando detalhadamente os cálculos corretos. Afinal, se decidiram mostrar os dados, é essencial que sejam bem fundamentados e corretos.
@@gustavocosta9041 E também está errado achar que vai ganhar os 7% além do IPCA. O valor do IPCA entra na conta do imposto de renda, então a porcentagem real que o investidor vai receber é bem menos que 7%
Ano bom seria quando temos um governo austero, que cuida das contas públicas (nao gasta mais do que arrecada e nao faz muita divida) e tambem que as commodities estejam em alta, pois o Brasil é dependente desse mercado. Ano ruim é o que já vimos lá em 2014-2016, por exemplo quando a administracao foi ruim, houve turbulencia politica e o preço das commodities estava em baixa. Em resumo: binomio politica e commodities.
Gui concordo que ao vender 6.5% por 7.5 % pra comprar por 7.5% na mesma hora não tem lógica.É TROCAR SEIS POR MEIA DÚZIA.Ta certinho! Mais pra fazer marcação, vendendo 6.5 % e comprando 7.5%, quando a taxa cair pra 4.5% ao invés de receber adiantado 2.0% de 20 anos da diferença, receberei 3.0% de 20 anos. Ou tem algo que não entendi na aula?
Ganhos na marcação a mercado não seriam uma ilusão, visto que ao realizá-la voce precisa direcionar o seu dinheiro para outro ativo, e quanto mais gira a carteira mais risco de errar?
Não necessariamente. Um ganho de marcação a mercado significa antecipar uma boa parte do lucro que você esperava colher no futuro. Com a marcação a mercado você colhe, pode aguardar essa "plantação" voltar a crescer e se aproveitar dela novamente.
Depende do tempo e depende da taxa. FGTS com 3% ao ano durante 20 anos (dá 80%) ou uma LCI a 14% durante 5 anos (dá 92%)? Cuidado ao repetir o que se fala por ai sem fazer as contas.
Marcacao ao mercado, caso o ipca baixe e vc queira vender vc vai receber a difereca ele deu exemplo se cair pra 4% amanha vc teria esse lucro, dae vai de vc vender e ganhar esse lucro ou continuar e ganhar os 6,70 ate o final, normalmente o pessoal vende, agora se o ipca sobe vc for vende vc estaria perdendo dinheiro
Ótimo vídeo! 02 dúvidas: 1. O pagamento de juros semestrais impacta em algo? Diminui a volatilidade apenas? 2. O juro é aplicado assim de forma multiplicada (e não composta)? Obrigado
1. Alguns impactos: tem que pagar IR toda vez que receber juros, se por acaso o juros cair vai reinvestir a uma taxa menor e ganhar menos, se subir pode ganhar mais. 2. Juro composto. O ganho somente garantido no vencimento e se investir em títulos sem juros semestral.
Eu optei por IPCA 2035, atende melhor a meu objetivos. Posso ganhar na marcação a mercado até lá, ou mantenho até o vencimento e quem sabe não tenha uma boa oportunidade para reinvestir em 2035. Ainda tenho 36 anos, então tem tempo
Só tem algo que ainda não entendi na marcação a mercado: se eu comprar um papel a 7% e, logo apos um , dois ou seis meses, essa taxa cair para 4%, poderei vender? Quanto ganharia? Existe alguma taxa por sair antes do prazo? A marcação a mercado funciona apos quanto tempo apos comprar o papel?
Funciona a partir da hora que entra... se cair para 4% sim teria lucro mas se for entra de novo vai pegar 4% 😅 isso vai do que quer... se subir para 8% se sair vai ter perda...
Bom dia, Gui. Tudo bem? Eu fiquei com uma dúvida: não há juros compostos no tesouro direto? 20 anos a 6.70 nao deveriam me render bem mais que 134%? Obrigado
Se fosse para sugerir eu diria, fique 70% líquido qualquer um quer tentar bater o CDI no longo prazo e muitos não conseguem o IPCA+ é apenas uma proteção não coloquem todos seus ovos numa única cesta
Gui Tenho uma dúvida, eu comprei o tesouro IPCA quando a taxa era 6, mas eu quero continuar fazendo aportes, mas agora a taxa está acima de 7. se eu aportar agora com essa taxa acima de 7, como isso afeta meu investimento?
Em um país como o Brasil onde a insegurança política e econômica predomina, a marcação a mercado pode ser muito comprometida em títulos de curto prazo.
@@rgroove1970 Sim, concordo. mas se vc está buscando marcação a mercado não seria melhor ter um vencimento maior e estar exposto a maiores volatilidades? Em um curto prazo vc pode não conseguir o seu objetivo na marcação. Esse foi o meu ponto! De qq. maneira vai do objetivo de cada um né! rsrs!! Bons investimentos!!
Esse histórico de IPCA (inflação) de antes da independência do Banco Central pode se tornar sem sentido. Acredito que a independência do Banco Central vá trazer mais estabilidade à inflação. Mas na marcação a mercado IPCA+ deve continuar bom negócio.
Ótima aula 👏👏.. Só tenho uma dúvida.. Como fica a relação de marcação a mercado se eu for comprando um pouco por mês do 2045 por exemplo, e cada compra vem com uma taxa diferente né, ele vai fazendo uma média das taxas ou não ?
Cada compra é independente. Quando vc abre o site do tesouro direto pra ver as aplicações, cai ver cada uma separada dentro do 2045, por exemplo. E vc pode escolher uma específica caso queira vender.
Acho que para aposentadoria o ipca 2035 ou 2045 pode ser interessante pois tem uma boa taxa por muito tempo, não precisa pagar IR para o governo no meio do caminho e talvez pode proteger seu dinheiro de você mesmo fazer uma besteira em 2029 tomando uma decisão errada na hora de reinvestir.
No momento está negativo pois estamos passando por um mal momento na economia - gastos publicos acima da arrecadação e divida crescente. Se um novo governo assumir em 2026, for bom e cuidar das contas, tudo muda bem rapidamente e a marcacao à mercado vira para positivo. Basta olhar o historico dos ultimos 20 anos.
Só falta acrescentar nessa conta que o imposto de renda come em cada vencimento. Se vc comprar o mais longo ele só come uma vez em 20 anos. Agora põe isso na conta e vê o q acontece
Joga no IPCA e faz marcação a mercado, rendimento pode chegar a 23% em um ano, porém isso vai depender muitooo da inflação tbm. Falo.isso pq eu faço e já ganhei assim.
Algo que nunca me explicaram é como ganhar na MaM no TD se o resgate é condicionado ao PEPS. E se tivermos investimentos anteriores? Não tem como escolher o que está com maior ganho.
TLDR: A regra PEPS só vale pra incidência de IR e IOF. Ignore o IR por enquanto. Se vc comprar Pré 2031 em dois momentos distintos A e B, ambos serão a mesma coisa: um papel que valerá 1000 reais em 2031. Se futuramente você vender o A e depois o B, ou o B e depois o A, vai ser a mesma rentabilidade total, pois são a mesma coisa. Percebe? Para exemplificar: comprei dois celulares idênticos: um por 1000, e outro por 2000. Se eu revender os dois por 2000 e 4000, eu posso dizer que: - Ganhei +100% e +100% na revenda; - Ganhei +0% e +400% na revenda. Mas, no final, é tudo a mesma coisa: de 3000 consegui 6000, com uma rentabilidade total de +100%. Agora, existe diferença ao considerar o IR e o IOF. A regra PEPS garante que você não vai pagar mais imposto, pois ela sempre considera o título adquirido há mais tempo, pois neste deve incidir menos imposto da tabela do IR (ou do IOF, se houverem títulos comprados há menos de 30 dias). Por fim: não compre em corretoras diferentes. Vai só complicar sua vida, e possivelmente diminuir sua rentabilidade por causa dos impostos.
Comparar o retorno total de um investimento de 20 anos com um de 5 anos é injusto nao? obvio que o retorno total é maior, mas o que importa seria o retorna anual não? Se o de 5 anos tem retorno anual maior e menor risco, porque não repeti-lo mais 4 vezes e analisar o retorno total dele que é o mesmo tempo que o de 20 anos levou. Ai teria o 7% do ipca 2029 do exemplo x 5 = 35% x 4 = 140% que é superior ao de 134% do ipca 2045... o ponto que vejo diferença é em cenários que a taxa de juros caiu, ai quando a pessoa for reinvestir no de 2029 ela poderia não encontrar mais a taxa de 7 % ( mas tbm ela poderia talvez até encontrar outra maio e ela poderia reinvestir o lucro obtido aplicando juros composto)
A melhor estratégia quando as taxas estão subindo são os titulos mais curtos pois sofre menos marcação a mercado, agora quando a taxa tá caindo os mais logo são melhores também por causa da marcação a mercao.
Caraca...só agora entendi como funciona a marcação a mercado 😅😅 gostei demais!!
Para os desavisados, a inflação importa sim. Quanto maior a inflação, mais imposto você vai pagar e menor será o seu ganho real
Pergunta de leigo: Mas isso não seria indiferente já que esse valor pago de imposto por uma inflação maior também é equivalente a perda do poder da moeda?
@ Não. Imagina que você comprou 10.000 em IPCA+6%. Vamos fazer como se fosse resgatar em 1 ano para facilitar a conta. Digamos que o IPCA tenha sido 4%. Você ganharia 10%, que dá 1.000, menos o imposto (vamos colocar 15% para facilitar também). Então você ficaria com lucro de 850 reais, sendo que a inflação foi 400 reais, então você ficou com 450 reais de lucro acima da inflação. O resultado final nesse caso foi inflação + 4,5%, depois de pagar os impostos.
Agora imagine o mesmo investimento, mas que o IPCA do ano foi 10%. Você ganharia 16% bruto, que dariam 1.600. Pagaria imposto sobre todo esse valor e ficaria com 1360 de lucro. A inflação foi de 1.000, então você ganhou 360 reais acima da inflação. O resultado final nesse caso foi inflação + 3,6%, depois de pagar os impostos.
@@ricardosautepor isso sempre disse que o imposto deveria ser sobre o gsnho real,
Exatamente. Os amadores não "contam" com o IR !!!!
Excelente, mas vou no pré 2027
Esqueceu que os juros são compostos, e a longo prazo os ganhos ficam exponenciais, e ainda tem a vantagem de poder pegar marcação a mercado, se um dia o país melhorar. Se não melhorar é só esperar vencer a data contratada, que pega todos os juros contratados acumulados😂😮❤
Faltou considerar os juros compostos nos cálculos. Em 20 anos, a rentabilidade seria de 265% e não de 134%.
Eu não tinha visto uma explicação como essa sobre marcação a mercado do ipca+
Mas gostou ou não? kkkk
@@guilherme.cadonhotto Sim, agora eu entendi....kkkk
@@guilherme.cadonhotto a sua explicação foi bem didática, lúdica! Não foi técnica, detalhista. Eu acho que pra esse público (YT) aqui funciona mto bem! Eu só sugiro você compor os juros corretamente para dar uma ordem de grandeza realista, pois como você sabe bem, os juros compostos no tempo tem um impacto violento nos ativos...tanto para o mal qto para o bem!
12:36 -> o patrimônio investido seria 1540,desde que eu vendece o título para alguém nesse momento ? Certo ?
Se eu ficar com o título até o final. Ele vai pagar o que ele prometeu … inflação (seja lá qual for) mais os 6,70?. Certo?
Também fiquei com essa dúvida
exato.
Sim levando até o vencimento você recebe exatamente o que comprou.
Se vender antes, pode ganhar ou perder dinheiro a depender da marcação a mercado.
Senti falta dessa explicaçao dele, o que pode levar uma ansiedade por parte de quem nao conhece e está investindo pela primeira vez.
Considero o IPCA 2045 para marcaçao, mas principalmente para quem quer fazer um "cofrinho" e ter uma rentabilidade fixa maior que a inflaçao lá em 2045, levando o investimento até seu vencimento.
Explico o ipca+ como se fosse um pré-fixado (sim é parecido). Mas pra falar nele tem q abordar como funciona o VNA
Acho a sua didática excelente. IPCA+ é o único ativo da Renda Fixa que me interessa exatamente por causa da marcação a mercado. E mesmo deixando pra resgatar no final, os ganhos são excelentes e baixo risco. Pra mim é resgate no vencimento ou marcação a mercado. E SELIC pra reserva de emergência. Mais da metade é na Renda Variável. Adoro!!! 😊👏🏻👏🏻👏🏻
Muito bom! 👏🏻
Valeu André, tmj.
Muito boa a explicação sobre MtM, mas eu invisto no 2045 com expectativa de aposentadoria, por isso sempre vou levar até o vencimento.
Mesmo investindo com expectativa de aposentadoria a marcação a mercado pode acelerar o seu crescimento de capital, uma vez que vc pode simplesmente após a marcação a mercado sacar o valor majorado e investir em um etf de renda fixa indexado pelo IMA-B, ou seja, vai garantir o melhor de ambas às perspectivas.
@@PhilippeAlvarenga Legal essa perspectiva! Porém acho que o que fala mais alto aqui é a segurança do tesouro nacional. Essa operação pode ser mais vantajosa em crescimento de capital, mas eu particularmente não me sentiria confortável em tomar o risco de resgatar o título pra aportar em renda variável, mesmo sabendo que é um ativo atrelado a um índice de títulos de renda fixa. De qualquer forma, obrigado pela contribuição! Dependendo do perfil de cada um, pode valer a pena.
Uma excelente didática. Parabéns pelo video.
Excelente. Melhor aula de marcação a mercado que já assisti. Valeu!
para carregar ate o vencimento é claro
Finalmente entendi essa marcaçao a mercado, obrigado :)
Boaaa titio, que bom.
Excelente video pois foi no racional e de mais facil entendimento e não no preciso e mais complexo. Valeu muito
Parabéns pela didática! Explicou de maneira bem clara. Obrigado!
Pago 2035! Estou confiante!! Pois na idade que estou, aposentadoria já não convém mais.(46anos)
Imagino que quis simplificar para leigos. No entanto, deveriam ser aplicados juros compostos.
Que aula meu amigo! 🎉🎉
0:56
"Tem que investir em ipca +"
"Pq?"
"Pq ta alto
"Pq?"
"Pq quem carrega ele tem retorno alto"
"Pq?"
"Pq o retorno ta alto".
Parabéns... Didática excepcional....
Excelente análise, parabéns!!!
Sou iniciante nos investimentos, e jamais discutiria com um profissional no assunto. Mas, na minha opinião, nessa questão de qual o melhor investimento, é muito importante falar sobre o IR. Enquanto o IPCA 2045 vai descontar 15% daqui a 20 anos, os investimentos de curto prazo vão ter vários descontos de IR até lá. É justamente essa a carta da manga do IPCA 2045. Como eu penso em me aposentar, estou investindo 1.500/mês no IPCA 2045
em 2045 o brasil vai estar inabitável por mudanças climáticas.
um dos melhores vídeos explicando marcação à mercado que eu já vi! vc é foda!
Obrigado meu amigo. Que bom que gostou.
Ótima explicação, normalmente faço 50% em cada
Taxa nao supera tempo. Na fórmula do juros composto o tempo e exponencial.
Obrigada pela aula Gui 👏🏻👏🏻👏🏻
Só faltou falar que a pessoa tem que ter o tempo. No meu caso mesmo que estou com 65 anos, nem penso muito. Com certeza a escolha é o IPCA+ 2029. Ontem mesmo comprei 68,45 títulos a uma taxa de 7,14%.
Fiz a festa...
Ele só esqueceu de falar que se você respeitar o vencimento do título, você recebe o valor cheio do contrato independente das desvalorizações que ocorram até o seu vencimento.
Exatamente. Faltou essa parte importante.
"Esqueceu".
"Esqueceu" sempre esquecem
já tenho titulos e estou com 65 daí acho que o 29 é melhor,pqo 45 nem sei se estarei nesse mundo
Basta pegar com juros semestrais
Eu limito o vencimento dos titulos no máximo até quando eu fizer uns 75 anos. No meu caso, o 2045 é o mais longo que pego. No seu caso, seria melhor o 2035 mesmo. Quando chegar lá, com 75 anos, melhor ficar no Tesouro Selic que é pós fixado. Se precisar do dinheiro, nao tem mais marcacao à mercado e é só sacar. Se tiver titulo com duracao de mais 10 anos e a situacao do pais ficar ruim, a marcacao pode jogar o titulo no chao e se voce precisar vai ter problemas.
@@raphaelcoelho1557 mas se precisar pegar o principal e estivermos numa situacao como a atual, a marcacao a mercado joga o titulo lá em baixo. Acho que a partir de uns 75 anos, chega de especulação. É ficar em pós-fixado mesmo. Eu penso assim para mim. 75 anos, chega.
Adorei explicação 👏🏻👏🏻👏🏻
Vc faz escada. Põe um vencimento pra cada ano. E vai jogando pra frente. Aí vc sempre vai ter caixa para oportunidades…
Salve Gui!
Um dos poucos que já deixo o like antes mesmo de assistir o vídeo!!! Pois sei que a aula será top💪
Obrigado mestre. tmj
Ja cheguei dando o like!
Se a inflação for muito alta não compensa tanto, porque para o governo seu retorno correspondente à inflação é igual a lucro, já que você paga imposto sobre IPCA + 6% e não apenas sobre os 6%. Bebam água.
Muito boa essa taxa atual, tem que aproveitar mesmo.
A questão do Brasil ainda é a curto prazo e os juros curtos aumentaram mais. Porém, se a crise se agravar os de longo vão sofrer com a variação
Ótimo vídeo, obrigado 🤓
Melhor hora pra comprar
Ótima explicação. Parabéns
Top. Excelente conteúdo!
GUI O MELHOR EXPLICA DIREITINHO, TEM UNS QUE NAO DETALH TUDO
Tirando minhas dúvidas pra qual investir =))
Qual vc decidiu?
Ótima explicação!
Como utilizar o mesmo ativo IPCA+, sendo uma parte para resgatar no vencimento, e outra para marcação a mercado? Daria pra utilizar duas corretoras diferentes?
Suponha que você comprou 10.000 reais hoje de ipca + 2045. Daqui 1 ano você vende 3.000(à mercado, seja com lucro ou prejuízo) e deixa o restante para o vencimento. Pode vender quantas vezes quiser, o valor que quiser desde que seja múltiplo da fração da cota que acho que custa 32 reais e uns quebrados. Lembrando que tem o imposto de renda que quanto mais deixar investido, menos imposto paga até certa porcentagem.
excelente aula
*Excelente análisis, nunca había visto un análisis tan bien estructurado como el tuyo. Mira, yo llevo desde el 2020 invirtiendo en ETFs de Bitcoin y otros ingresos por dividendos, tengo un total de 734 mil dólares, con mis 83 mil estoy muy agradecido por todo el conocimiento e información que me has brindado.*
¡6 meses, $17k invertidos y casi lo llego!
El año que viene llegaré a $185k.
Tengo 37 años y he estado buscando formas de tener éxito, ¿cómo?
Por supuesto, la asesora de inversiones que me guía es... Mary Elizabeth
¿Cómo lo hiciste, por favor? Soy nuevo en la inversión en criptomonedas. ¿Podrías guiarme sobre cómo hacerlo?
Es recomendable buscar orientación profesional a la hora de crear una cartera financiera sólida debido a su complejidad.
Para marcação a mercado é a mesma coisa que apostar contra a inflamação no Brasil. A melhor forma de definir o prazo do título é seu objetivo final no vencimento. Como quero me aposentar em 2035, vai tudo de 2035.
00:42 - "Que deselegante" - Sandra Annenberg, 2014
Favor fazer um vídeo comparando ipca 2029 com ETF que segue imab5.
De onde veio essa conta de multiplicar o valor percentual?
5x7% não deveria ser (1+7%)^5?
20x6.7% não deveria ser (1+6.7%)^20?
Se fala bastante sobre ganhar com marcação a mercado, mas uma dúvida que eu tenho é quanto é a hora de vender, por exemplo, tá a 7, a hora certa de vender é quando tiver a 6? A 5? A quanto ? Como saber quando compensa vender em comparação a carregar até o fim do vencimento?
Investe em diferentes corretoras, daí cada aporte fica separado.
Só olhar no CEI ou no tesouro, os dois mostram o detalhamento por cada aporte.
Umas pessoas consideram vender quando bater a media histórica que no caso do 2045 é na faixa de 4.9%
Acho que vai depender mto do cenário macro, das expectativas do cenário econômico
Se baixou pra IPCA +4% por exemplo, é mais ou menos isso que vc ganhará a partir dali, levando até o final. Daí tem que decidir se é um bom investimento ou poderia ganhar mais em outro, vendendo com ágio o que vc tem aplicado.
Baita vídeo, como de costume!!! Melhor canal de finanças do youtube disparado!!!
Obrigado Jorge. Tmj
Ótimo video! Consegui entender direito a marcação a mercado. Mas voce nao respondeu o título do vídeo. Por que voce nao compra IPCA+2045, é por causa da volatilidade?
O pessoal hoje em dia só pensa em investir pra curto prazo, mas sim, o povo não investe nesse 2045 por conta da volatilidade no curto prazo (se levar até o fim recebe tudo)
Vamos supor que você pegou 2045 com taxa de 5% só que 1 mês depois a taxa já era 6... e hoje ela está ipca + 7% então você entrou em 5% você estaria deixando de ganhar... do jeito que o PT está fazendo ele não está nem aí para a dívida então a taxa vai chegar a 8% 9% 10% 😂😂😂😂
ipca + 7 2045 com aporte mensais e um boa ou não
Faltou abordar a situação das pessoas que querem aumentar seu patrimônio no longo prazo. Não há dúvida de que levar os títulos até o vencimento é a melhor estratégia. Caso a pessoa venda o título antes por causa da marcação a mercado, vai aplicar esse dinheiro onde? Voltar a comprar o mesmo título não faz sentido por causa dos impostos. Aplica em renda variável e está sujeito ao risco. E se for pra gastar, teria corrido o risco de ter caído o valor investido se a taxa sobe. Se quer fazer trade, vá logo pra renda variável.
Sempre arrasando nos videos!
Lembrando que os CRIs CRAs e Debêntures tbm sofrem a mesma marcação de mercado né Gui?
Isso ai xará.
Show, Guilherme! Uma dúvida;: um ipca+7 qualquer, vale mais a pena vender no meio do caminho para capturar um ganho com a marcação a mercado (e também correr o risco do reinvestimento) ou levar o título até o final?
Pra você ganhar na marcação à mercado a taxa de juros tem que começar a cair. Um tesouro IPCA de prazo muito curto pode não dar tempo desse movimento acontecer. Outro ponto: se a taxa de juros continuar subindo, você pode perder dinheiro na marcação à mercado tbm se precisar vender antes do vencimento. Tem que avaliar bem o risco envolvido.
Só depende do prazo em que vc vai precisar do dinheiro.
são 40% no 2029 e 266% no 2045. O investimento te dá juros compostos se não são juros semestrais.
Juros compostos funciona bem em valores nominais, em porcentagem nunca vi. Ele fez apenas uma conta básica de soma de porcentagens, 6,7% ao ano, significa que em todos os anos, em um período de 20 anos tu irá ganhar 6,7% de rentabilidade (+ o IPCA dos anos), não interessa o montante, 6,7% é fixo. Fiquei abismado que 23 pessoas curtiram ainda. A "mágia" dos juros compostos está nos valores acumulados ao longo dos anos, mas a porcentagem é a mesma.
@@rafaelmachado2313falou bastante mas falou besteira. O autor do vídeo falar que o retorno é linear ou seja 20*6,70%=134% é conceitualmente errado. Deve ter feito isso apenas para facilitar a explicação, mas ainda assim não está correto.
@@gustavocosta9041 Exatamente! Quando consideramos períodos mais longos, a diferença se torna ainda mais significativa. Canais de educação financeira devem investir na inteligência do público, apresentando os números de forma clara e explicando detalhadamente os cálculos corretos. Afinal, se decidiram mostrar os dados, é essencial que sejam bem fundamentados e corretos.
@@rafaelmachado2313 O @raphaelcoelho1557 está correto
@@gustavocosta9041 E também está errado achar que vai ganhar os 7% além do IPCA. O valor do IPCA entra na conta do imposto de renda, então a porcentagem real que o investidor vai receber é bem menos que 7%
Bom dia, Gui. O que seria exatamente um ano bom e um ano ruim? Obrigada.
Ano bom seria quando temos um governo austero, que cuida das contas públicas (nao gasta mais do que arrecada e nao faz muita divida) e tambem que as commodities estejam em alta, pois o Brasil é dependente desse mercado. Ano ruim é o que já vimos lá em 2014-2016, por exemplo quando a administracao foi ruim, houve turbulencia politica e o preço das commodities estava em baixa. Em resumo: binomio politica e commodities.
E o ETF B5P211? Rende mais que IPCA+?
Gui concordo que ao vender 6.5% por 7.5 % pra comprar por 7.5% na mesma hora não tem lógica.É TROCAR SEIS POR MEIA DÚZIA.Ta certinho!
Mais pra fazer marcação, vendendo 6.5 % e comprando 7.5%, quando a taxa cair pra 4.5% ao invés de receber adiantado 2.0% de 20 anos da diferença, receberei 3.0% de 20 anos. Ou tem algo que não entendi na aula?
tá comprar 4045 com de 7por cento aí daqui a3 anos a taxa vai pra ipca mais 10 pó cento
Excelente vídeo Gui. Mas qual seria o racional para o titulo IPCA de 10 anos (intermediario em relacao aos exemplos dados)? Obg
Ganhos na marcação a mercado não seriam uma ilusão, visto que ao realizá-la voce precisa direcionar o seu dinheiro para outro ativo, e quanto mais gira a carteira mais risco de errar?
Não necessariamente. Um ganho de marcação a mercado significa antecipar uma boa parte do lucro que você esperava colher no futuro. Com a marcação a mercado você colhe, pode aguardar essa "plantação" voltar a crescer e se aproveitar dela novamente.
como saber o timing de vender pra marcação a mercado?
Taxa não ganha de tempo.
Tempo ganha de taxa quanto mais tempo investido mais a ação dos juros compostos.
Depende do tempo e depende da taxa. FGTS com 3% ao ano durante 20 anos (dá 80%) ou uma LCI a 14% durante 5 anos (dá 92%)? Cuidado ao repetir o que se fala por ai sem fazer as contas.
Que vídeo sensacional!!! Mas ele valoriza 54% pq? Para mim ainda não ficou claro 😕
Marcacao ao mercado, caso o ipca baixe e vc queira vender vc vai receber a difereca ele deu exemplo se cair pra 4% amanha vc teria esse lucro, dae vai de vc vender e ganhar esse lucro ou continuar e ganhar os 6,70 ate o final, normalmente o pessoal vende, agora se o ipca sobe vc for vende vc estaria perdendo dinheiro
Ótimo vídeo! 02 dúvidas:
1. O pagamento de juros semestrais impacta em algo? Diminui a volatilidade apenas?
2. O juro é aplicado assim de forma multiplicada (e não composta)?
Obrigado
1. Alguns impactos: tem que pagar IR toda vez que receber juros, se por acaso o juros cair vai reinvestir a uma taxa menor e ganhar menos, se subir pode ganhar mais.
2. Juro composto. O ganho somente garantido no vencimento e se investir em títulos sem juros semestral.
top a aula
Vou vender minha casa e comprar tudo no tesouro ipca 2045
Eu optei por IPCA 2035, atende melhor a meu objetivos. Posso ganhar na marcação a mercado até lá, ou mantenho até o vencimento e quem sabe não tenha uma boa oportunidade para reinvestir em 2035. Ainda tenho 36 anos, então tem tempo
Vc pode comprar o 2045 tranquilo tambem. Terá apenas 56 anos no vencimento e muita vida pela frente ainda.
Mas são juros compostos,né?? não seria apenas 134% no ipca 2045.
Fala Gui, responde ai, dar para fazer marcação a mercado com Tesouro Renda +??
Sim
essa conta de 20 x 6,7? nao deve ser exponencial?
Pq nq minha corretora n está a venda.
Só tem algo que ainda não entendi na marcação a mercado: se eu comprar um papel a 7% e, logo apos um , dois ou seis meses, essa taxa cair para 4%, poderei vender? Quanto ganharia? Existe alguma taxa por sair antes do prazo?
A marcação a mercado funciona apos quanto tempo apos comprar o papel?
Funciona a partir da hora que entra... se cair para 4% sim teria lucro mas se for entra de novo vai pegar 4% 😅 isso vai do que quer... se subir para 8% se sair vai ter perda...
Sobre quando iria ganhar na hora será mostrado para voce o valor...
E se consegue vender ou é difícil?
Todos os títulos do tesouro direto sofrem marcação de mercado?
Sim.. mas isso é só se retirar antes do prazo
Bom dia, Gui. Tudo bem?
Eu fiquei com uma dúvida: não há juros compostos no tesouro direto? 20 anos a 6.70 nao deveriam me render bem mais que 134%?
Obrigado
Tem sim, é que eu uso o simples para facilitar o entendimento da mecânica dos títulos.
@guilhermecadonhotto170 ah, sim. Faz sentido. Muito obrigado pela resposta, adoro seus vídeos
Pensei a mesma coisa. O rendimento na verdade é de 266%. Com o prazo longo os juros compostos fazem muito efeito
Se fosse para sugerir eu diria, fique 70% líquido qualquer um quer tentar bater o CDI no longo prazo e muitos não conseguem o IPCA+ é apenas uma proteção não coloquem todos seus ovos numa única cesta
Gui
Tenho uma dúvida, eu comprei o tesouro IPCA quando a taxa era 6, mas eu quero continuar fazendo aportes, mas agora a taxa está acima de 7. se eu aportar agora com essa taxa acima de 7, como isso afeta meu investimento?
Em um país como o Brasil onde a insegurança política e econômica predomina, a marcação a mercado pode ser muito comprometida em títulos de curto prazo.
É o contrário. Quanto mais curto for o vencimento, menor a volatilidade na marcação à mercado.
@@rgroove1970 Sim, concordo. mas se vc está buscando marcação a mercado não seria melhor ter um vencimento maior e estar exposto a maiores volatilidades? Em um curto prazo vc pode não conseguir o seu objetivo na marcação. Esse foi o meu ponto! De qq. maneira vai do objetivo de cada um né! rsrs!!
Bons investimentos!!
Esse histórico de IPCA (inflação) de antes da independência do Banco Central pode se tornar sem sentido. Acredito que a independência do Banco Central vá trazer mais estabilidade à inflação. Mas na marcação a mercado IPCA+ deve continuar bom negócio.
Ótima aula 👏👏..
Só tenho uma dúvida..
Como fica a relação de marcação a mercado se eu for comprando um pouco por mês do 2045 por exemplo, e cada compra vem com uma taxa diferente né, ele vai fazendo uma média das taxas ou não ?
Cada compra é independente. Quando vc abre o site do tesouro direto pra ver as aplicações, cai ver cada uma separada dentro do 2045, por exemplo. E vc pode escolher uma específica caso queira vender.
Acho que para aposentadoria o ipca 2035 ou 2045 pode ser interessante pois tem uma boa taxa por muito tempo, não precisa pagar IR para o governo no meio do caminho e talvez pode proteger seu dinheiro de você mesmo fazer uma besteira em 2029 tomando uma decisão errada na hora de reinvestir.
Pode crer!
O cara vai maravilhosamente bem até 2029, depois faz uma c4g4d4
Mas quem vai te pagar os 54% de valorização? É no mercado secundário ? E se ninguem estiver disposto a te pagar os 54% de valorização?
O tesouro recompra a mercado.
O tesouro se obriga a comprar - está no contrato - veja lá no site. É diferente de titulo privado.
E o pré fixado a 14%?
Quamdo vc fala de historico aparece essa rentabilidade negativo do tesouro.
Isso é em caso de resgate antecipado?
Quando você compra, a curto prazo quase sempre fica marcando como prejuízo.
No momento está negativo pois estamos passando por um mal momento na economia - gastos publicos acima da arrecadação e divida crescente. Se um novo governo assumir em 2026, for bom e cuidar das contas, tudo muda bem rapidamente e a marcacao à mercado vira para positivo. Basta olhar o historico dos ultimos 20 anos.
Só falta acrescentar nessa conta que o imposto de renda come em cada vencimento. Se vc comprar o mais longo ele só come uma vez em 20 anos. Agora põe isso na conta e vê o q acontece
Excelente vídeo. Entendi muito bem a marcação a mercado.
20 x 6,7% = 135%????? Erro de iniciante. O cálculo correto é 360%...juros compostos!!!
Eu tenho para investir eu queria investir 6000 no tesouro selic e 6000 no tesouro PCA o que você acha
Joga no IPCA e faz marcação a mercado, rendimento pode chegar a 23% em um ano, porém isso vai depender muitooo da inflação tbm.
Falo.isso pq eu faço e já ganhei assim.
Como faz marcação a mercado, se a TX sobe eu vendo e isso acontece no mesmo dia, ou leva dias para entrar ?
A taxa é a data/horário do exato momento em que voce aperta o botao para comprar ou vender. A liquidação é D+2 mas já ficou tudo acertado antes.
Eu posso receber o valo menor que eu coloquei no ipca 2045 seu deixar até o vencimento?
Não
O seu rendimento será exatamente o da compra, se for levado até o vencimento
Isso..
O problema do IPCA+ a longo prazo é se a inflação estourar pois os 15% de imposto pode corroer qualquer ganho real
Algo que nunca me explicaram é como ganhar na MaM no TD se o resgate é condicionado ao PEPS. E se tivermos investimentos anteriores? Não tem como escolher o que está com maior ganho.
Investe em diferentes corretoras. Daí cada aporte fica separado.
TLDR: A regra PEPS só vale pra incidência de IR e IOF.
Ignore o IR por enquanto. Se vc comprar Pré 2031 em dois momentos distintos A e B, ambos serão a mesma coisa: um papel que valerá 1000 reais em 2031. Se futuramente você vender o A e depois o B, ou o B e depois o A, vai ser a mesma rentabilidade total, pois são a mesma coisa. Percebe?
Para exemplificar: comprei dois celulares idênticos: um por 1000, e outro por 2000. Se eu revender os dois por 2000 e 4000, eu posso dizer que:
- Ganhei +100% e +100% na revenda;
- Ganhei +0% e +400% na revenda.
Mas, no final, é tudo a mesma coisa: de 3000 consegui 6000, com uma rentabilidade total de +100%.
Agora, existe diferença ao considerar o IR e o IOF. A regra PEPS garante que você não vai pagar mais imposto, pois ela sempre considera o título adquirido há mais tempo, pois neste deve incidir menos imposto da tabela do IR (ou do IOF, se houverem títulos comprados há menos de 30 dias).
Por fim: não compre em corretoras diferentes. Vai só complicar sua vida, e possivelmente diminuir sua rentabilidade por causa dos impostos.
Não é só entrar no site do tesouro e escolher exatamente qual quer vender? Lá aparece detalhado cada aplicação.
@ Não consegue escolher o que vai vender. O aplicativo vende o mais antigo. Independente da corretora.
Todos os titulos de mesmo vencimento sao iguais. Nao importa o preço que pagou por eles. Assim, voce vende uma quantidade de titulos e pronto.
Comparar o retorno total de um investimento de 20 anos com um de 5 anos é injusto nao? obvio que o retorno total é maior, mas o que importa seria o retorna anual não?
Se o de 5 anos tem retorno anual maior e menor risco, porque não repeti-lo mais 4 vezes e analisar o retorno total dele que é o mesmo tempo que o de 20 anos levou. Ai teria o 7% do ipca 2029 do exemplo x 5 = 35% x 4 = 140% que é superior ao de 134% do ipca 2045... o ponto que vejo diferença é em cenários que a taxa de juros caiu, ai quando a pessoa for reinvestir no de 2029 ela poderia não encontrar mais a taxa de 7 % ( mas tbm ela poderia talvez até encontrar outra maio e ela poderia reinvestir o lucro obtido aplicando juros composto)
E que tal o Renda+2065?