presidente: Danilo Gentili vice : Cristiano Beraldo Ministro da Economia : Kim Kataguiri Ministro da Cultura: Leo Lins Ministro da Educação: Paulo Cruz Ministro da Segurança: Gabriel Costenaro Ministro da Saúde: Guto Zacarias Ministro do STF : Advogata Presidente do BC : Renan Santos
Sobre essa coisa de não poder expulsar os alunos: uns dez anos atrás trabalhei numa escola de periferia no estado de Mato Grosso. Nossa escola sofreu uma série de assaltos, nem a cozinha perdoaram. Foi descoberto que alunos nossos do ensino fundamental 2 estavam ajudando os ladrões, mas NADA aconteceu com eles. A secretaria de educação mandou voltar com eles pra escola, pq não tinha nenhuma outra perto e eles tinham "direito de estudar ". Quando voltaram pareciam ídolos dos outros alunos, formavam rodinhas em torno deles. É impossível fazer um trabalho de qualidade em um ambiente assim.
Sem punição, não há ordem. Se eu não estudo e passo de ano, porque é assim na escola pública e, portanto, não sou punido com a repetência, acham que irei me esforçar? Somente se eu tiver muita consciência e auto disciplina, o que é raro numa criança ou adolescente.
O quê eu mais gostei desta série!!! Foi lembrar ao povo brasileiro que o patrono da educação foi uma consequência terrível de erros que já viam sendo cometidos de bem antes.
Eu vi um vídeo do guti(um japonês), que no vídeo mostrava uma escola no Pará estilo japonesa, é interessante que mostra uma certa disciplina e interação dos alunos com as atividades escolares que chamam de "bukatsu", que são clubes. Fazendo uma boa interação do aluno com escola.
É uma felicidade e um alívio enorme ver a educação sendo pensada e discutida a sério. Obrigado pela série e obrigado pela exposição bastante aprofundada de problemas extremamente profundos e críticos para nossa sociedade. De professor para professor, meus mais sinceros agradecimentos.
Excelente toda a série! Assunto extremamente importante, especialmente num país de enorme desigualdade e cuja decadência cultural parece ser Programa educacional. Nosso eterno desempenho no PISA abaixo na média entres países da OCDE é prova disso.
Professor maravilhoso, com certeza apontou com maestria os nossos grandes desafios, com clareza, simplicidade e comprovação científica. Obrigada, vou compartilhar sempre.
🚩🚩🚩olhe estes: - fim do ECA ou uma super remodelação -volta da autoridade e liberdade do Prof. -aumento substancial do salário docente/ melhorar MUITO as condições de trabalho ( hoje lecionar é insalubre) -permitir expulsão de aluno (dada as devidas regras) -diminuição de alunos por sala (OCDE média 15 alunos, br tem 30) - alunos ‘inclusão’ devem ter uma escola própria SE SEEEE esses pontos fossem acatados, haveria uma mudança significativa muito positiva em pouco tempo
Professor, A lei de transferência do aluno indisciplinado poderia ser alterada para que esse aluno fosse enviado para uma escola CÍVICO-MILITAR, aonde o pilar da ordem já está estabelecido.
As escolas cívico-militares tem uma educação melhor. E os Colégios Militares tem a melhor ou umas das melhores educações do Brasil (rivalizando apenas com as escolas particulares de elite, de elite e não qualquer escola particular). E dentro dos Colégios Militares temos: hierarquia, disciplina, turno integral, aula dada é aula estudada no mesmo dia e não na madrugada antes da prova, bons professores que são cobrados pelos seus resultados ao contrário dos professores da rede pública que na verdade tinham como primeira opção arquitetura e segunda geografia (essa criatura virou professora de geografia). Toda vez ela fazia questão de dar a pior aula possível e lembrava os alunos da sua infelicidade e frustração com um "eu queria ser arquiteta, era meu sonho". Sem qualquer relação. Abraços Profª Dalbiane. Grandes recordações.
@@thiagodumont4089 Baseado na lista do IDEB 2023-Ensino Médio. Onde das 40 primeiras colocadas, 11 são escolas/colégios militares. No top 10 estão 3. E olha só que surpresa, em 1° lugar está uma escola militar. Foi daí que eu tirei, baseado nisso. Mas não podemos esperar muito do Thiago, que provavelmente é o mais puro extrato do ensino público. Provando isso ao escrever "q?" ao invés de "quê?". E também pela incapacidade de compreender que no corpo do texto eu citei as escolas cívico-militares, entretanto exaltei a qualidade do ensino dos Colégios Militares (que são duas coisas distintas). Esses dois quesitos apontam desconhecimento e/ou preguiça na hora de ler e escrever por parte do Thiago e ainda denotando mais uma vez a baixíssima qualidade do ensino público brasileiro e sua capacidade de formar tantos analfabetos funcionais.
@@thiagodumont4089 De acordo com o Ranking Enem por escola 2019 do Bernoulli, a EPCAR está na posição 65 entre as melhores escolas no Brasil no ENEM, 65 é menor que 100, logo EPCAR está entre as 100 melhores escolas do Brasil.
@@leandrojardim7283eu não posso usar o q em um espaço extremamente informal? Eu sei muito bem a diferença entre escola militar , escola cívico-militar e escolas administradas pela PM ( por exemplo). E não por acaso já fui professor em um colégio militar. Está duvidando? É só jogar meu nome no Google.
Excelente série Professor! Muito obrigado por nos agraciar com esse conteúdo de qualidade. Gostaria de deixar uma ideia: colocar em baixo do livre uma bibliografia com livros citados e recomendados no vídeo (podendo até colocar uma bibliografia extendida para quem quiser se aprofundar mais sobre o assunto) com links para amazon - podendo até ajudar com um cascalho para a valete, utilizando link de afiliado.
Nosso país não quer estudantes ( q vão p escola estudar) eles querem alunos q vão p escola p fazer o social ou não vão p escola e passam de ano ( recompensa de faltas e de nota)
Minha opinião 1) Celular na escola Proibição não mas Restrição sim, Algumas matérias não tem cabimento usar celular. Em outras o Professor pode pedir o Uso do Celular para fazer parte da matéria. E uma Proposta dentro disso Criar a matéria de Educação Digital, em que educa sobre o Uso da Tecnologia. 2) Ordem na sala de Aula O Respeito deve ser ensinado mas o Respeito deveria ser mutuo. O Aluno deve respeitar o professor e o Professor deve respeitar o Aluno. 3) ECA Concordo totalmente que precisa ser revisto. Ainda coloco uma proposta Criar a Matéria de Estudo do ECA 4) a Atenção na Sala de Aula O Professor teria que ter metodos que prendam atenção do Aluno 5) Obrigatoriedade do Ensino Médio Para mim a Educação obrigatória deveria ir até o 9º Ano, o Ensino médio faz quem quer, mas também deveria ter opções para quem quiser. 6) Pedagogias Modernas Todas as pedagogias desde a tradicional quanto as modernas tem que ser revistas
Vários professores que vi na escola pública são frustrados, boa parte mais preocupada com sindicalismo, ganhar mais dinheiro e mais benefícios. É o tipo de funcionário público que Renan detona nas lives.
Acho que a progressão continuada tem um papel relevante nesse contexto, o aluno não se esforça mais, pois não tem consequencias e o que ele mais quer é concluir o ensino, porque ele não suporta mais ficar na escola
Menos alunos por sala de aula seria mais interessante. Educar para que o celular não atrapalhe a aula é fundamental. Sem proibir e sim fazer o aluno guardar o celular.
*SE A SALA INTEIRA ESTÁ "MAL COMPORTADA" O PROBLEMA NÃO É A SALA E SIM A ARCAICA ESCOLA, E SUAS SÉRIES ANUAIS, SINAIS FABRIS, PERMISSÃO ATÉ PARA IR NO BANHEIRO... QUEREMOS ESCOLAS COMO SUMMERHILL, ESCOLA DA PONTE, WLADORF, MONTESSORI, POLITEIA E AFINS, CHEGA DE TRATAR ESTUDANTE COMO DETENTO!!!*
*se alguém ainda não sabia, creio que passa a saber o quão importante é pessoas, pedagogos e professores não de esquerda discutindo educação.* *Importantíssimo tirar mais essa pauta do monopólio da esquerda.*
O celular em sala de aula é um sintoma. O acesso muito cedo às redes sociais e certos jogos eletronicos que exploram o sistema de recompensa do cerebro minam a concentração dos jovens. Mesmo retirando em sala de aula, o que já ajuda, não ataca a raiz do problema que tem se tornado cultural. Inclusive explica a "epidemia" de defice de atenção, o TDA (não confunda com TDAH).
Professor, o sr (e a galera do MBL/Missão) viu/viram a trilogia "Pátria Educadora", da Brasil Paralelo? Estão inscritos para o lançamento do novo documentário deles sobre o ensino público de nível superior, "Unitopia"? Duvido que eles tenham mencionado os Inimigos Públicos, mas, enfim, quanto mais gente estiver falando disso, melhor.
Um ponto q acho especialmente complicado é o incentivo para que bons profissionais queiram se tornar professores. Não estou dizendo que só existem professores ou não existem professores excelentes, mas como fazer isso para aumentar a quantidade de excelentes. Nas ciências naturais e correlatas, por exemplo, um bom engenheiro vai trabalhar colocando em prática o que aprendeu, e não com a reprodução do que aprendeu para ensinar os outros. Quando dizem que muitas vezes quem os que se tornam professor são os piores alunos (nas universidades), acho que tem a ver com isso. O mais fácil é reproduzir o processo que vem fazendo e presenciando a vida toda, estar em sala de aula e passar para os outros o conteúdo que recebeu, do que de fato colocar aquele conhecimento em prática para tentar solucionar um problema do mundo real. No caso, o Paulo Cruz é totalmente fora da curva: saiu de um emprego do mercado de TI para ser professor. Sabe como é colocar o conhecimento em prática para criar soluções e decidiu ir dar aulas, só que com muita gente o que acontece é: me formei, só vivi vida de escola até hoje, não sei o que fazer, posso tentar ensinar para os outros oq aprendi ou fazer algo completamente diferente como só prestar um concurso (que é voltar pra sala de aula + fazer prova, oq vai fazer de verdade vem no curso de formação depois de passar) e dane-se oq aprendi.
@@leandrojardim7283 talvez, mas meu ponto n é nem esse. Profissões voltadas para o mercado, aplicações de soluções no mundo real, tem um ciclo de incentivo muito natural: quem é capaz de oferecer boas soluções, o resultado vem com boas vendas / bom salário, boas posições em boas empresas, alguma garantia de um estilo de vida confortável. Ao meu ver faltam os incentivos para q uma pessoa escolha de forma convicta ser professor(a), ao contrário de só cair na sala de aula quem ficou sem opções. Bonificação significativa por aumento das notas dos alunos em exames nacionais, talvez? Além de melhorar os incentivos, também é um desafio a verificação precisa de resultados (o que não retira a importância de medi-los). Difícil dizer q uma turma com notas baixas seria culpa unicamente do professor.
23:57 o que é uma sala de aula inadequada? Fica muito no ar. Temos que confiar em quem fez a pesquisa. O que mais tem são pesquisas ruins ou sem objetividade.
Concordo plenamente que o celular é terrível para a educação. O problema é como proibir o estudante de entrar com o celular, ou guardar em algum lugar da escola. Os adolescentes do ensino fundamental já desafiam o professor, imagina o pessoal do ensino médio.
Celular nunca foi um problema! Vai da sua autoridade! Fui professor de matemática por 5 anos, de 2015 a 2020. Foi problema nas minhas aulas e meus filhos no colégio particular nunca usam é regra. Sua realidade é diferente da minha.
Trabalho em escola de tempo integral e do campo desde fundamental 2 ao ensino medio é a infraestrutura deixa a desejar em quase tudo Alem disso as aulas praticas sao raras, aulas de natacao ?? Sonho, ed. Fisica praticamente sumiu da grade Curricular, as aulas se baseiam em 8 aulas diarias dentro da sala de aula que sao quentes 🔥 🔥 escrevi de forma "corrida" o comentário
O senhor é um homem muito inteligente e tem boa vontade em divulgar seus conhecimentos, o que eu aprecio é agradeço. Porém se a escola exercesse o seu papel de ser um ambiente de conhecimento e socialização. Se o professor não usasse seu lugar de fala para passar o conhecimento de fato, e não aquilo que ele acha, "doutrinando" e desvirtuando o seu papel real. Sei que muitos fazem isso, mas não é a totalidade, graças a Deus e às famílias que estão politizadas e estão tendo conhecimento sobre esses excessos.
Acabasse com o PEI, mas ainda vamos continuar sem acabar com o excessos e disparates da má gestão dos governantes que deveriam proporcionar maiores políticas públicas?
Vc só esqueceu de falar dos professores, pode fazer tudo isso ai, se nao tiver profissional bem formado, uma carreira atrativa para o magistério, nao adiantará de nada, ate pq se reduzir o numero de alunos por sala, consequentemente terá que aumentar o numero de professores, mas ai é que ta, precarizaram tanto a carreira do magistério que hoje em dia falta professor, sem um bom salario e condições atrativas pode mudar oq for que o resultado sera o msm.
Exatamente o que penso, ajeitando os alunos, ok, mas como ficam os professores, muitos não têm pingo de qualidade profissional, só saíram da faculdade doutrinados ou nem queriam dar aula, só passaram no concurso porque era o que tinha no momento, e assim vão dar aulas
Colocar ordem.... as escolas podem e devem colocá-las. Estratégias didático pedagógicas, enfim vamos esperar quem colocar e fazer cumprir essas regras de convivência, se não dá propria escola?
Critérios não são óbvios.... é preciso que combinados e limites sejam colocados de forma a gerar um valor. Há professores que também leciona usam deliberadamente em sala de aula.
Sem descentralização é impossível qualquer empresa vingar no Brasil, em qualquer área. Localismo já (ou Princípio da Subsidiariedade. Outro ponto, melhorar a formação de professores, que é de sarrafo baixíssimo.
Se for para termos escolas públicas que estas sejam como as escolas democráticas e construtivistas: Escola da Ponte, Summerhill, Escola Parque, Escola da Serra, Waldorf ou no mínimo Montessori...
26:19 Não me parece que a Alemanha seja um exemplo nesse sentido, porque lá o caminho trilhado após a formação é definido dentro do sistema, com base no desempenho do aluno. Ou seja, não é uma escolha tão livre.
A escola de hoje aplica permissão, e boa parte dos pais aplica transgressão… os pais de hoje, não se importam de dar maus exemplos aos filhos. Como pai de uma menina de 1 ano e meio. Fico perplexo, com as coisas que vejo, na porta da escolinha que minha pequena estuda. E olha que trata-se de uma escola particular. Tenho medo do futuro…
Concordo, a infra estrutura das escolas são fora da realidade para sua sequência .... e aí? Vamos reclamar onde? Prof ... Esses informações são relevantes, mas o próprio professor não ofereceu algumas sugestões....e aí?
Sinceramente, queria apenas ter um terço da capacidade de pensamento do Prof Kabum, ou mesmo do Prof Cruz ou Renan calvo Santos. Esses caras, são fora da curva.
Dúvidas para aprofundamento do debate 1) Retirar o celular das salas de aula. OK, mas se o aluno não quiser, qual será o procedimento prático? 2) Retorno da ordem em sala de aula. OK, mas com serão tratados os casos de indisciplina? Inclusive qual seria o “uso progressivo da força”? 3) Reestabelecer a atenção em sala de aula. Isso passaria pela redução de alunos por sala? 20 talvez ? 4) Obrigatoriedade do Ensino Médio Ah, mas se a criança não estiver na escola e estará aprendendo “coisas erradas” na rua 5) Colocar criticamente/técnico sobre as novas pedagogia Isso seria nas faculdades de licenciaturas? E as faculdades só seguem o que o MEC determina
@@rotazero00 eu acho que o único jeito é colocar os pais e filho na linha, por exemplo, avisar aos pais e o filho que é proibido, se não obedecer, o filho sairá ou irá pra outra escola( com o respaldo do estado e município).
Os pais assinam um contrato na matricula, concordando que o filho irá obedecer as diversas normas da instituição, caso contrário haverá penalidades variadas. Já acontece hoje em particulares.
Só esses pontos já seriam mais que suficientes para uma monografia(Trabalho de TCC), porém eu vi outros pontos complicados aqui. 1° a Escola está localizada em um bairro com bastante roubos, assaltos e/ou traficantes? Se sim, o número 1 para retirar o celular da sala de aula pode resultar em deixar o celular em casa, pois pode ser roubado, dependendo do local que ele fica. 2° ponto, alí acho que está as reclamações dos professores com o ECA, pois os alunos também tem o seu livre arbítrio, mas a questão principal seria: *impor* uma regra para que os alunos, no período da aula, não possam usar os seus aparelhos, exceto em trabalhos que envolvam pesquisa na internet, dessa forma, consigam escrever e/ou ouvir nas aulas de uma forma menos problemática. 3° ponto seria o retorno da ordem em sala de aula: Com o ponto anterior suprido e sem ter o perigo mencionado no 1° ponto, já teríamos um grande avanço, entretanto o profissional de educação está muito desvalorizado, a ponto de que são poucos que querem entrar nas licenciaturas para de fato dar aula, daí dentre esses professores em formação ou recém formados, tem que aprender o ECA primeiro antes de dar aula, senão ele é punido primeiro, ou seja já uma contradição ou necessidade extra que não foi ensinado na licenciatura(não fiz nenhuma para checar, só estou imaginando que falta ou faltou informações básicas para o professor), em consequência faz o professor estudar "direito" que não está no currículo, colocando mais barreiras no tempo curto que o professor tem pra continuar a estudar. Enfim o professor não é mais uma autoridade perante os alunos. Queria escrever mais, mas vou parar por aqui, até acho que alguns argumentos aqui são os utilizados na política, mas não tem como fugir da realidade dos educadores(olha a contradição), porém não podemos ser reacionários a ponto de esquecer dos direitos, entretanto precisamos atribuir os deveres que estão esquecidos pelas pessoas, e esse deveria ser o fator principal da mudança necessária para a melhora, não só da educação em si, mas da sociedade em geral.
Para diminuir o número de alunos por sala é necessário aumentar o número de professores na rede, sem uma carreira atrativa e um bom salário, pode esquecer.
Prof Paulo Cruz, futuro ministro da educação!
⬛️🟨⬜️🐆
Só se for pra terminar de afundar o Brasil.
presidente: Danilo Gentili
vice : Cristiano Beraldo
Ministro da Economia : Kim Kataguiri
Ministro da Cultura: Leo Lins
Ministro da Educação: Paulo Cruz
Ministro da Segurança: Gabriel Costenaro
Ministro da Saúde: Guto Zacarias
Ministro do STF : Advogata
Presidente do BC : Renan Santos
Faltou o Sérgio moro e o Gabriel monteiro
@@phwruns ??? Vc não tá sabendo que grupo é esse kkkk
Sobre essa coisa de não poder expulsar os alunos: uns dez anos atrás trabalhei numa escola de periferia no estado de Mato Grosso. Nossa escola sofreu uma série de assaltos, nem a cozinha perdoaram. Foi descoberto que alunos nossos do ensino fundamental 2 estavam ajudando os ladrões, mas NADA aconteceu com eles. A secretaria de educação mandou voltar com eles pra escola, pq não tinha nenhuma outra perto e eles tinham "direito de estudar ". Quando voltaram pareciam ídolos dos outros alunos, formavam rodinhas em torno deles. É impossível fazer um trabalho de qualidade em um ambiente assim.
Sem punição, não há ordem. Se eu não estudo e passo de ano, porque é assim na escola pública e, portanto, não sou punido com a repetência, acham que irei me esforçar? Somente se eu tiver muita consciência e auto disciplina, o que é raro numa criança ou adolescente.
O quê eu mais gostei desta série!!!
Foi lembrar ao povo brasileiro que o patrono da educação foi uma consequência terrível de erros que já viam sendo cometidos de bem antes.
Exatamente.
Ele não é a causa de todos os problemas.
Essa cara do Paulo clubes nas tumb é muito boa, parece que ele está te dando uma puta lição de moral.
Eu vi um vídeo do guti(um japonês), que no vídeo mostrava uma escola no Pará estilo japonesa, é interessante que mostra uma certa disciplina e interação dos alunos com as atividades escolares que chamam de "bukatsu", que são clubes.
Fazendo uma boa interação do aluno com escola.
Pode mandar o vídeo?
@@leandronascimentobispo2882 pesquisa "fiquei feliz com crianças de belém do pará falando japonês" no TH-cam.
@@leandronascimentobispo2882 "Fiquei feliz com crianças de Belém do Pará falando em japonês", acho que é esse.
Recebi hoje o livro Educação: um guia para perplexos. Indicação sua. Já me apaixonei pelo livro logo nas primeiras páginas. Recomendo a todos.
Vou pôr na minha lista de compras kakakakakakakak
É uma felicidade e um alívio enorme ver a educação sendo pensada e discutida a sério. Obrigado pela série e obrigado pela exposição bastante aprofundada de problemas extremamente profundos e críticos para nossa sociedade.
De professor para professor, meus mais sinceros agradecimentos.
Excelente toda a série! Assunto extremamente importante, especialmente num país de enorme desigualdade e cuja decadência cultural parece ser Programa educacional. Nosso eterno desempenho no PISA abaixo na média entres países da OCDE é prova disso.
Onde tem o Paulo tem like! Que baita série e aulas, parabéns Professor.
Professor maravilhoso, com certeza apontou com maestria os nossos grandes desafios, com clareza, simplicidade e comprovação científica. Obrigada, vou compartilhar sempre.
Parabéns pelo conhecimento que você está disponibilizando. Professores como você é que teriam que ser a base da educação.
Excelente série! Assisti todos os vídeos. Deus abençoe sua vida professor!
Que série maravilhosa, uma pena que esse é o último vídeo dela, espero que venham mais séries com o Paulo Clubes!
10:55 Portugal é caô, eu moro aqui a 6 anos e sempre tem gente usando os celulares na sala de aula
Parabéns pela abordagem. Temos muita coisa para arrumar, mas todos devem estar dispostos.
Prof, essa série é uma obra prima!
Que orgulho de tê-lo ao nosso lado.🙇🏻♂️🙇🏻♂️🙇🏻♂️🙇🏻♂️
O galera, vcs tem que curte o video também, assim ajuda na divulgação do conteúdo do canal
Assistir o Prof Paulo Crus é gratificante. Parabéns
Que honra em ter o professor Paulo Cruz como um porta voz trazendo discussões sérias e técnicas que nos fazem ter um pouco de esperança nesse pais. 🐆
Precisamos formar professores também vom mais comprometimento e envolvimento. A carência de formação tem sido também um fator de discussão.
Ao pessoal do canal, tem que criar uma playlist separado para essas séries.
Análise Crucial é uma coisa, essa série de educação, é outra
Junito, Bahia, Drax, sei lá quem. Por favor, façam uma playlist dessa série!
Nossa geração precisa ter referência e. expectativas de vida.
Paulo Cruz é uma das brilhantes mentes brasileiras que me dá esperança pelo futuro!
Gostei mto dessa série de vídeos
Senhores.. outro video de Paulo Cruz ? Obrigado! 🙌
Sou professor de Projeto de Vida e vou usar essa citação do Alain sobre atenção pra chamar atenção dos meus alunos.😅
Grande Paul Clubs.
Eu não quero que essa série acabe kkkkk
Assine o livro amarelo, o fascículo sobre educação está sendo escrito pelo próprio mestre Paulo Cruz, vai ter centenas de páginas
Assine o livro amarelo pra mais
🚩🚩🚩olhe estes:
- fim do ECA ou uma super remodelação
-volta da autoridade e liberdade do Prof.
-aumento substancial do salário docente/ melhorar MUITO as condições de trabalho ( hoje lecionar é insalubre)
-permitir expulsão de aluno (dada as devidas regras)
-diminuição de alunos por sala (OCDE média 15 alunos, br tem 30)
- alunos ‘inclusão’ devem ter uma escola própria
SE SEEEE esses pontos fossem acatados, haveria uma mudança significativa muito positiva em pouco tempo
Professor, A lei de transferência do aluno indisciplinado poderia ser alterada para que esse aluno fosse enviado para uma escola CÍVICO-MILITAR, aonde o pilar da ordem já está estabelecido.
Grande mestre!
Excelente
Ainda há esperança!
As escolas cívico-militares tem uma educação melhor. E os Colégios Militares tem a melhor ou umas das melhores educações do Brasil (rivalizando apenas com as escolas particulares de elite, de elite e não qualquer escola particular). E dentro dos Colégios Militares temos: hierarquia, disciplina, turno integral, aula dada é aula estudada no mesmo dia e não na madrugada antes da prova, bons professores que são cobrados pelos seus resultados ao contrário dos professores da rede pública que na verdade tinham como primeira opção arquitetura e segunda geografia (essa criatura virou professora de geografia). Toda vez ela fazia questão de dar a pior aula possível e lembrava os alunos da sua infelicidade e frustração com um "eu queria ser arquiteta, era meu sonho".
Sem qualquer relação. Abraços Profª Dalbiane. Grandes recordações.
Baseado em q? Das 100 melhores escolas do Brasil nenhuma é cívico- militar.
@@thiagodumont4089 Baseado na lista do IDEB 2023-Ensino Médio. Onde das 40 primeiras colocadas, 11 são escolas/colégios militares. No top 10 estão 3. E olha só que surpresa, em 1° lugar está uma escola militar. Foi daí que eu tirei, baseado nisso.
Mas não podemos esperar muito do Thiago, que provavelmente é o mais puro extrato do ensino público. Provando isso ao escrever "q?" ao invés de "quê?". E também pela incapacidade de compreender que no corpo do texto eu citei as escolas cívico-militares, entretanto exaltei a qualidade do ensino dos Colégios Militares (que são duas coisas distintas). Esses dois quesitos apontam desconhecimento e/ou preguiça na hora de ler e escrever por parte do Thiago e ainda denotando mais uma vez a baixíssima qualidade do ensino público brasileiro e sua capacidade de formar tantos analfabetos funcionais.
@@thiagodumont4089 De acordo com o Ranking Enem por escola 2019 do Bernoulli, a EPCAR está na posição 65 entre as melhores escolas no Brasil no ENEM, 65 é menor que 100, logo EPCAR está entre as 100 melhores escolas do Brasil.
@@leandrojardim7283eu não posso usar o q em um espaço extremamente informal? Eu sei muito bem a diferença entre escola militar , escola cívico-militar e escolas administradas pela PM ( por exemplo). E não por acaso já fui professor em um colégio militar. Está duvidando? É só jogar meu nome no Google.
@@minamiakira3933 EPCAR não é cívico militar.
Faz uma playlist com essa série de vídeos, assim ficará mais rápido de achar os vídeos
Concordo
Up
Sala de Aula aqui em Xique Xique, na Bahia, escola senhor do bonfim tem ar condicionado, bom demais 🥶
Excelente trabalho, professor! Quando ministro, quero ser seu sucessor.
Excelente série Professor! Muito obrigado por nos agraciar com esse conteúdo de qualidade. Gostaria de deixar uma ideia: colocar em baixo do livre uma bibliografia com livros citados e recomendados no vídeo (podendo até colocar uma bibliografia extendida para quem quiser se aprofundar mais sobre o assunto) com links para amazon - podendo até ajudar com um cascalho para a valete, utilizando link de afiliado.
Professor Paulo,vejo todos os seus vídeos desde que,até o Brasil paralelo mais ..
Nosso país não quer estudantes ( q vão p escola estudar) eles querem alunos q vão p escola p fazer o social ou não vão p escola e passam de ano ( recompensa de faltas e de nota)
Deixar o ensino médio não obrigatório é um baita retrocesso, é jogar sujeira para debaixo do tapete
Ele não trata a obrigatoriedade do EM como problema em si, mas como consequência.
Minha opinião
1) Celular na escola
Proibição não mas Restrição sim, Algumas matérias não tem cabimento usar celular. Em outras o Professor pode pedir o Uso do Celular para fazer parte da matéria.
E uma Proposta dentro disso
Criar a matéria de Educação Digital, em que educa sobre o Uso da Tecnologia.
2) Ordem na sala de Aula
O Respeito deve ser ensinado mas o Respeito deveria ser mutuo. O Aluno deve respeitar o professor e o Professor deve respeitar o Aluno.
3) ECA
Concordo totalmente que precisa ser revisto.
Ainda coloco uma proposta
Criar a Matéria de Estudo do ECA
4) a Atenção na Sala de Aula
O Professor teria que ter metodos que prendam atenção do Aluno
5) Obrigatoriedade do Ensino Médio
Para mim a Educação obrigatória deveria ir até o 9º Ano, o Ensino médio faz quem quer, mas também deveria ter opções para quem quiser.
6) Pedagogias Modernas
Todas as pedagogias desde a tradicional quanto as modernas tem que ser revistas
Vários professores que vi na escola pública são frustrados, boa parte mais preocupada com sindicalismo, ganhar mais dinheiro e mais benefícios. É o tipo de funcionário público que Renan detona nas lives.
É preciso saber inserir a melhor pedagogia nas situações mais adequadas.
Acho que a progressão continuada tem um papel relevante nesse contexto, o aluno não se esforça mais, pois não tem consequencias e o que ele mais quer é concluir o ensino, porque ele não suporta mais ficar na escola
Menos alunos por sala de aula seria mais interessante. Educar para que o celular não atrapalhe a aula é fundamental. Sem proibir e sim fazer o aluno guardar o celular.
Adorei esse vídeo ❤
Maravilhoso 👏🏼👏🏼👏🏼
Kkkk ditador dz educacao essa foi show.Sucesso ai meu nobre tmj.Foi gratificante contribuir com seu debate tmj.
*SE A SALA INTEIRA ESTÁ "MAL COMPORTADA" O PROBLEMA NÃO É A SALA E SIM A ARCAICA ESCOLA, E SUAS SÉRIES ANUAIS, SINAIS FABRIS, PERMISSÃO ATÉ PARA IR NO BANHEIRO... QUEREMOS ESCOLAS COMO SUMMERHILL, ESCOLA DA PONTE, WLADORF, MONTESSORI, POLITEIA E AFINS, CHEGA DE TRATAR ESTUDANTE COMO DETENTO!!!*
*se alguém ainda não sabia, creio que passa a saber o quão importante é pessoas, pedagogos e professores não de esquerda discutindo educação.* *Importantíssimo tirar mais essa pauta do monopólio da esquerda.*
Porq nos EUA, a educação funciona? Há ordem, disciplina e respeito ao professor. Vai agredir um professor lá nos EUA, pra vc vê oq te acontece.
O celular em sala de aula é um sintoma. O acesso muito cedo às redes sociais e certos jogos eletronicos que exploram o sistema de recompensa do cerebro minam a concentração dos jovens. Mesmo retirando em sala de aula, o que já ajuda, não ataca a raiz do problema que tem se tornado cultural. Inclusive explica a "epidemia" de defice de atenção, o TDA (não confunda com TDAH).
Bóra mano Paulo!
Educar é cuidar e intrínseco
Professor, o sr (e a galera do MBL/Missão) viu/viram a trilogia "Pátria Educadora", da Brasil Paralelo? Estão inscritos para o lançamento do novo documentário deles sobre o ensino público de nível superior, "Unitopia"?
Duvido que eles tenham mencionado os Inimigos Públicos, mas, enfim, quanto mais gente estiver falando disso, melhor.
Prof Paulo cruz tem twitter ou bluesky pra seguir?
Paulo Cruz!
PORQUE NINGUÉM FALA DE POLÍTICA PÚBLICA PARA SOLIDIFICAÇÃO DAS FAMÍLIAS?
SEM FAMÍLIAS ESTRUTURADAS , NADA FARÁ EFEITO SOBRE OS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO.
Verdade. Muitas famílias terceirizam a educação ( cuidados e afins) para os professores.
Muito bom
boa tarde professor. Aqui no Brasil a luta contra o celular está perdida.
❤
Um ponto q acho especialmente complicado é o incentivo para que bons profissionais queiram se tornar professores. Não estou dizendo que só existem professores ou não existem professores excelentes, mas como fazer isso para aumentar a quantidade de excelentes. Nas ciências naturais e correlatas, por exemplo, um bom engenheiro vai trabalhar colocando em prática o que aprendeu, e não com a reprodução do que aprendeu para ensinar os outros. Quando dizem que muitas vezes quem os que se tornam professor são os piores alunos (nas universidades), acho que tem a ver com isso. O mais fácil é reproduzir o processo que vem fazendo e presenciando a vida toda, estar em sala de aula e passar para os outros o conteúdo que recebeu, do que de fato colocar aquele conhecimento em prática para tentar solucionar um problema do mundo real. No caso, o Paulo Cruz é totalmente fora da curva: saiu de um emprego do mercado de TI para ser professor. Sabe como é colocar o conhecimento em prática para criar soluções e decidiu ir dar aulas, só que com muita gente o que acontece é: me formei, só vivi vida de escola até hoje, não sei o que fazer, posso tentar ensinar para os outros oq aprendi ou fazer algo completamente diferente como só prestar um concurso (que é voltar pra sala de aula + fazer prova, oq vai fazer de verdade vem no curso de formação depois de passar) e dane-se oq aprendi.
Não seria o caso dos professores, assim como os médicos, terem um período de residência.
@@leandrojardim7283 talvez, mas meu ponto n é nem esse. Profissões voltadas para o mercado, aplicações de soluções no mundo real, tem um ciclo de incentivo muito natural: quem é capaz de oferecer boas soluções, o resultado vem com boas vendas / bom salário, boas posições em boas empresas, alguma garantia de um estilo de vida confortável. Ao meu ver faltam os incentivos para q uma pessoa escolha de forma convicta ser professor(a), ao contrário de só cair na sala de aula quem ficou sem opções. Bonificação significativa por aumento das notas dos alunos em exames nacionais, talvez? Além de melhorar os incentivos, também é um desafio a verificação precisa de resultados (o que não retira a importância de medi-los). Difícil dizer q uma turma com notas baixas seria culpa unicamente do professor.
@@leandrojardim7283 Já existe residência pedagógica. Vc não sabe nada sobre educação .
*JOSÉ PACHECO TEM RAZÃO SOBRE EDUCAÇÃO!!!! E SE FOR PARA NOS BASEARMOS EM UM PAÍS QUE SEJA NA FINLÂNDIA E SUAS ESCOLAS DEMOCRÁTICAS!!!*
Nasceu para ensinar!
Grande Prof. Paulo Clubes!!!
Não é preciso parar com romântico, mas colocar a relação interpessoal com equidade
Nova Zelândia também está proibido o uso de celulares, estudei lá metade desse ano
23:57 o que é uma sala de aula inadequada? Fica muito no ar. Temos que confiar em quem fez a pesquisa. O que mais tem são pesquisas ruins ou sem objetividade.
👏👏👏👏👏👏👏
15:14 Às vezes a escola consegue a transferência, mas os pais não assinam e os alunos voltam. 😅
Concordo plenamente que o celular é terrível para a educação. O problema é como proibir o estudante de entrar com o celular, ou guardar em algum lugar da escola. Os adolescentes do ensino fundamental já desafiam o professor, imagina o pessoal do ensino médio.
magnifique 🤌
Celular nunca foi um problema! Vai da sua autoridade! Fui professor de matemática por 5 anos, de 2015 a 2020. Foi problema nas minhas aulas e meus filhos no colégio particular nunca usam é regra. Sua realidade é diferente da minha.
Mas tbm o tempo que o senhor dava aula e diferente pq entre 2020 e 2024 os meninos sao de uma geração mais viciados ainda
Trabalho em escola de tempo integral e do campo desde fundamental 2 ao ensino medio é a infraestrutura deixa a desejar em quase tudo
Alem disso as aulas praticas sao raras, aulas de natacao ?? Sonho, ed. Fisica praticamente sumiu da grade Curricular, as aulas se baseiam em 8 aulas diarias dentro da sala de aula que sao quentes 🔥 🔥 escrevi de forma "corrida" o comentário
O senhor é um homem muito inteligente e tem boa vontade em divulgar seus conhecimentos, o que eu aprecio é agradeço. Porém se a escola exercesse o seu papel de ser um ambiente de conhecimento e socialização. Se o professor não usasse seu lugar de fala para passar o conhecimento de fato, e não aquilo que ele acha, "doutrinando" e desvirtuando o seu papel real. Sei que muitos fazem isso, mas não é a totalidade, graças a Deus e às famílias que estão politizadas e estão tendo conhecimento sobre esses excessos.
Que tal começarmos mudando a pedagogia e a matéria depois tirar o celular
Só uma cintadinha....
LIKE LIKE
Acabasse com o PEI, mas ainda vamos continuar sem acabar com o excessos e disparates da má gestão dos governantes que deveriam proporcionar maiores políticas públicas?
Vc só esqueceu de falar dos professores, pode fazer tudo isso ai, se nao tiver profissional bem formado, uma carreira atrativa para o magistério, nao adiantará de nada, ate pq se reduzir o numero de alunos por sala, consequentemente terá que aumentar o numero de professores, mas ai é que ta, precarizaram tanto a carreira do magistério que hoje em dia falta professor, sem um bom salario e condições atrativas pode mudar oq for que o resultado sera o msm.
Exatamente o que penso, ajeitando os alunos, ok, mas como ficam os professores, muitos não têm pingo de qualidade profissional, só saíram da faculdade doutrinados ou nem queriam dar aula, só passaram no concurso porque era o que tinha no momento, e assim vão dar aulas
Não coloca música de fundo. Atrapalha na concentração.n
Colocar ordem.... as escolas podem e devem colocá-las. Estratégias didático pedagógicas, enfim vamos esperar quem colocar e fazer cumprir essas regras de convivência, se não dá propria escola?
Como proibir o celular se não é possível punir o aluno por desrespeitar as normas?
Critérios não são óbvios.... é preciso que combinados e limites sejam colocados de forma a gerar um valor.
Há professores que também leciona usam deliberadamente em sala de aula.
Sem descentralização é impossível qualquer empresa vingar no Brasil, em qualquer área. Localismo já (ou Princípio da Subsidiariedade. Outro ponto, melhorar a formação de professores, que é de sarrafo baixíssimo.
Se for para termos escolas públicas que estas sejam como as escolas democráticas e construtivistas: Escola da Ponte, Summerhill, Escola Parque, Escola da Serra, Waldorf ou no mínimo Montessori...
Defender escola cívico-militar é a gota d'água pra eu abandonar de vez essa revistinha de quinta. Adeus!
Resumindo : esquece.
26:19 Não me parece que a Alemanha seja um exemplo nesse sentido, porque lá o caminho trilhado após a formação é definido dentro do sistema, com base no desempenho do aluno. Ou seja, não é uma escolha tão livre.
Escola integral deveria ser facultativa
Atenção não é voluntária para todos. tem gente que possui dificuldade por patologia..
A escola de hoje aplica permissão, e boa parte dos pais aplica transgressão… os pais de hoje, não se importam de dar maus exemplos aos filhos. Como pai de uma menina de 1 ano e meio. Fico perplexo, com as coisas que vejo, na porta da escolinha que minha pequena estuda. E olha que trata-se de uma escola particular. Tenho medo do futuro…
O ensino no braziu e horrendo.
LIKE LIKE LIKE
Concordo, a infra estrutura das escolas são fora da realidade para sua sequência .... e aí? Vamos reclamar onde? Prof ... Esses informações são relevantes, mas o próprio professor não ofereceu algumas sugestões....e aí?
Sinceramente, queria apenas ter um terço da capacidade de pensamento do Prof Kabum, ou mesmo do Prof Cruz ou Renan calvo Santos. Esses caras, são fora da curva.
Dúvidas para aprofundamento do debate
1) Retirar o celular das salas de aula.
OK, mas se o aluno não quiser, qual será o procedimento prático?
2) Retorno da ordem em sala de aula.
OK, mas com serão tratados os casos de indisciplina? Inclusive qual seria o “uso progressivo da força”?
3) Reestabelecer a atenção em sala de aula.
Isso passaria pela redução de alunos por sala? 20 talvez ?
4) Obrigatoriedade do Ensino Médio
Ah, mas se a criança não estiver na escola e estará aprendendo “coisas erradas” na rua
5) Colocar criticamente/técnico sobre as novas pedagogia
Isso seria nas faculdades de licenciaturas? E as faculdades só seguem o que o MEC determina
@@rotazero00 eu acho que o único jeito é colocar os pais e filho na linha, por exemplo, avisar aos pais e o filho que é proibido, se não obedecer, o filho sairá ou irá pra outra escola( com o respaldo do estado e município).
Os pais assinam um contrato na matricula, concordando que o filho irá obedecer as diversas normas da instituição, caso contrário haverá penalidades variadas. Já acontece hoje em particulares.
Só esses pontos já seriam mais que suficientes para uma monografia(Trabalho de TCC), porém eu vi outros pontos complicados aqui.
1° a Escola está localizada em um bairro com bastante roubos, assaltos e/ou traficantes?
Se sim, o número 1 para retirar o celular da sala de aula pode resultar em deixar o celular em casa, pois pode ser roubado, dependendo do local que ele fica.
2° ponto, alí acho que está as reclamações dos professores com o ECA, pois os alunos também tem o seu livre arbítrio, mas a questão principal seria: *impor* uma regra para que os alunos, no período da aula, não possam usar os seus aparelhos, exceto em trabalhos que envolvam pesquisa na internet, dessa forma, consigam escrever e/ou ouvir nas aulas de uma forma menos problemática.
3° ponto seria o retorno da ordem em sala de aula:
Com o ponto anterior suprido e sem ter o perigo mencionado no 1° ponto, já teríamos um grande avanço, entretanto o profissional de educação está muito desvalorizado, a ponto de que são poucos que querem entrar nas licenciaturas para de fato dar aula, daí dentre esses professores em formação ou recém formados, tem que aprender o ECA primeiro antes de dar aula, senão ele é punido primeiro, ou seja já uma contradição ou necessidade extra que não foi ensinado na licenciatura(não fiz nenhuma para checar, só estou imaginando que falta ou faltou informações básicas para o professor), em consequência faz o professor estudar "direito" que não está no currículo, colocando mais barreiras no tempo curto que o professor tem pra continuar a estudar.
Enfim o professor não é mais uma autoridade perante os alunos.
Queria escrever mais, mas vou parar por aqui, até acho que alguns argumentos aqui são os utilizados na política, mas não tem como fugir da realidade dos educadores(olha a contradição), porém não podemos ser reacionários a ponto de esquecer dos direitos, entretanto precisamos atribuir os deveres que estão esquecidos pelas pessoas, e esse deveria ser o fator principal da mudança necessária para a melhora, não só da educação em si, mas da sociedade em geral.
Para diminuir o número de alunos por sala é necessário aumentar o número de professores na rede, sem uma carreira atrativa e um bom salário, pode esquecer.
@@Liminhamquais são as penalidades? Eu fiquei genuinamente curioso