Pessoal tenho moto já à 40 anos, li vários comentários e também do amigo deste canal, bom vamos lá... primeiro lugar quanto mais potente a moto ou maior torke a corrente tende a esticar "laciar", e se vcs forem analisar o pinhão e coroa estão em bom estado mas sim a corrente não, conclusão troquem somente o corrente. Segundo lugar a corrente deve estar regulada com a folga de fábrica, o grande vilão desta história é a potencia da moto e não a falta de regulagem da corrente, se ajudei abraço aos irmãos.
Há um problema crônico com a corrente das Versys 650. A corrente é subdimensionada para o torque da moto, por isso dá esse problema de ovalização dos elos. Os cuidados recomendados são excelentes, mas, mesmo que se adote eles, acredito que o problema tende a acontecer. O ideal é trocar a corrente por uma mais robusta quando for trocar a relação. Há alguns vídeos de usuários e mecânicos explicando isso. Abraços!
Amigo eu ando de moto a 10 anos , aqui vai a dica , conferir a corrente ( folga e lubrificação) deve ser feito todos os dias que vc vai andar na moto, assim como nivel das pastilhas e pressao dos freios, alem de observar se tem algum vazamento. Ignorar isso pode te levar a ter prejuízos, abraços e bons ventos.
Vou falar tenho uma Vstron 650 2019 está agora com 30.500 km ainda não estiquei a corrente e não tem um milímetro de folga só uso óleo da bardhal Maxlub que depois que descobri nunca mais ideia Motul, já vi em vários grupos que a relação original da Kawasaki não e boa e apresenta esses desgaste precoce, eu faria o seguinte, colocaria outra marca de corrente e coroa/pinhão tipo EK RK ou KMC que inclusive já usei na Bandit e na Hayabusa e coroa e pinhão Durag excelente preço e qualidade
Corrente só ovaliza por excesso de tensão. Alguém andou apertando demais essa corrente nas revisões e agora saíram de fininho deixando o prejuízo pra você... A cada lubrificada você somente verifica se a tensão está no padrão, não necessariamente aperta.
Na revisão da minha após chegar em casa foi a primeira coisa que fiz,soltar a corrente,na concessionária eles deixam igual corda de violão,t que deixar entre 3 a 4 cm de folga,quanto a pastilha de freio vou usar de cerâmica da cobrec, preço muito bom e qualidade bem acima das pastilhas convencionais
Amigão, me parece que o erro foi deles na revisão anterior, pois corrente ovaliza com excesso de aperto. Corrente frouxa, por ser retentorizada não faz nada, apenas desgaste muito pequeno.
Ocorre tambem com a er6n. Acredito que seja porquê a corrente foi subdimensionada.. teria que ter uma corrente melhor.... Estou usando a DID 520VX3 . inferior a esta não dura muito
Amigão esta pastilha de freio e a mesmo da cb500 x e da cb300 abs baixar , a Kawasaki nao falar qual moto pega para vender seu produtos com preços absurdos , eu tinha uma z900 e a pastilha traseira da 500x pegava nele mesma coisa para versys 65o
Bom dia amigo A minha esta com 22.000km, e a relação parece nova ainda, só limpar e regular sempre, limpar com desingripante e engraxar depois, q chega perto dos 30.000 km Abraços
Quando comprei a moto, só me disseram para lubrificar cada 500 km, era o que fazia. Depois que troquei a relação, ai falaram para ajustar cada 20 dias. Agora acredito que vai durar bastante.
A pegadinha é a seguinte: o pessoal regula a tensão da corrente sem considerar o peso do piloto em cima da moto. Aí quando vc sobe nela fica muito tensionada.
Amigo se ajustar ou ficar com folga a corrente vai pro saco mesmo, se andar em estrada de areia também, agora pastilha de freio nova não é pra fazer barulho não!!! Beleza, bons ventos!!!
Difícil encontrar mecânicos competentes nessas concessionárias, normalmente um bando de muleque trabalhando e faz uma cagada dessas, eu tive uma hornet e rodei com ela mais de 22.000 kms, os ajustes de relação apenas foram feitos na troca de pneus e jamais levei em concessionária, sempre em oficinas com mecânicos com anos de estrada, detalhe, a hornet é bem mais forte que a versys e mesmo assim não precisou trocar a relação.
Concordo, deveriam pelo menos ter dado a dica, se for o caso fazer assinar um termo de que está ciente da manutenção condicionando a perda de garantia.
Minha ER6N também estava totalmente ovalizada. Uma dica, não use vap para lavar a relação, a água entra pelos orings parando no eixo dos elos, vai oxidar e danificar mais rápido.
Boa tarde!fale um pouco sobre amigo...sou doido pra colocar na minha versys mas nunca tive relato de ninguém,gostaria de saber a respeito de chuva,poeira e cuidados. Desde já agradeço.
Dizem que a corrente da versys é sub dimensionada para a potência dela, porem eu ando sempre de boa sem aceleradas bruscas, eu acredito que foi porque ando sempre com garupa e nas lombadas fica esticando e afrouxando. Mas isso é o que eu imagino, a real eu não sei.
Isso é normal, a corrente original é para menos de 500 cc, não sei pq sai de fabrica com corrente q o fabricante indica para motos de até 500 cc, a mesma corrente da ninja 650, coloquei uma did vx3 q é p até 800cc, em 5 mil km só precisei ajustar uma vez.
Tenho uma com 33 mil km rodados e com 1 ano e 5 meses que tirei da concessionária. Resumindo mesmo assunto, relação ovalizada, vou ter que trocar agora a relação pela segunda vez com 33 mil..... Mas o problema realmente é da moto, por ser cumprida o eixo dela tem amortecedor de longo curso entao ele abre e fecha, assim a balança estica e folga muito, Resumindo ovaliza sempre... Oque resolve? Ou por a corrente 525 da 1000cc, dificil arrumar coroa e pião. Ou colocar o kit correia. Eu estou cotando o kit correia
Também tenho uma Versys 650, na verdade nem sempre precisa apertar, mas sim verificar a folga, nem sempre há necessidade de ajuste. Esse barulho da pastilha não é regra, troquei da minha e não deu barulho nenhum. Jamais eu trocaria pastilha e relação em concessionária, valores extremamente caros, pastilhas e kit relação acha-se de boa qualidade em várias lojas, no mercado livre acha muita coisa boa bem mais em conta. Outra detalhe, a pastilha da Versys 650 é a mesma da CB500x/f, XRE300, CB250 Twister etc, então compre pela moto mais barata. Eu coloca de Cerâmica da Cobreq, sei que muitos vão dizer que não é boa pela marca, mas não notei diferença alguma com a metálica da Nissin que estava, e detalhe pedindo como Versys 650 era 140 reais, como CB500x estava 109 reais e por fim pedi da XRE300 e saiu 70 reais no mecado livre, o mesmo código em ambas. E trocar pastilha de freio na Versys 650 até uma criança troca pois com o escapamento curto fica mais fácil, o dianteiro então é até vergonha ter que levar em um mecânico para isso.
Comprei uma pela internet, quando fui trocar não deu certo kkkk, por isso comprei na concessionária, devolvi a errada e ficou tudo certo na proxima vou ver a da XRE, valeu pela dica.
Tenho uma versys ! A corrente certa é Didi vx3 , essa moto tem deixa a corrente 2 centímetros de folga sentado na moto ! Se esticar a corrente , folga os elos da corrente e da sensação de ovalizado
Corrente esticada demais. Não coloco a culpa somente no "mecânico" pois o condutor tem o dever de verificar a folga, ser motociclista não é sente subir na moto e andar.
Kit relação da RK 23.000km regulada apenas 1 vez nesse intervalo, sempre fazer a regulagem,levando em conta o garupa mais a bagagem! Preferível ficar mais folgada, do que apertada, a relação original da minha moto, durou 29.000km essa da RK passará disso com folga!
CADA MOTO TEM uma quilometragem específica pra realizar o aperto na corrente. Veja no manual ou pergunte ao vendedor/mecânico especializado com quantos quilômetros a corrente tem que ser apertada.
Não dá para seguir a risca, pois cada um anda de um jeito e lubrifica como quer. O importante é a periodicidade da verificação da folga da corrente, limpeza e lubrificação.
Opa, tudo certo? Tenho una moto idêntica a sua, vou dar meu relato, a minha relação apresentou o mesmo problema só que com 17mil km, quando fui lá aqui na kawaski de Curitiba eles não recomendaram a relação original, me indicaram uma paralela que estava desempenhando melhor nas outras versys que haviam trocado, esse kit era coroa e pinhão da durag e corrente da amcross 520ex.
Então cara, isso vale pra toda moto, usada ou nova. Tem que conferir a relação a cada 15 ou 20 dias e se estiver meio folgada regular e lubrificar e lubrificar também se tomar chuva, além de procurar deixar ela limpa, relação sem limpeza gasta mais rápido tbm, isso é básico, não pode fazer só na revisão. Vc perdeu quase mil reais aí por não fazer a manutenção da sua moto no tempo certo🤷🏻♂️ Mas agora aprendeu...rsss
Não acredito que uma moto desse porte exija que o proprietário tenha ficar ajustando a corrente a cada 20 ou 30 dias !!!! Pra mim isso foi erro do concessionária em alguma revisão..
Pessoal tenho moto já à 40 anos, li vários comentários e também do amigo deste canal, bom vamos lá... primeiro lugar quanto mais potente a moto ou maior torke a corrente tende a esticar "laciar", e se vcs forem analisar o pinhão e coroa estão em bom estado mas sim a corrente não, conclusão troquem somente o corrente. Segundo lugar a corrente deve estar regulada com a folga de fábrica, o grande vilão desta história é a potencia da moto e não a falta de regulagem da corrente, se ajudei abraço aos irmãos.
Há um problema crônico com a corrente das Versys 650. A corrente é subdimensionada para o torque da moto, por isso dá esse problema de ovalização dos elos. Os cuidados recomendados são excelentes, mas, mesmo que se adote eles, acredito que o problema tende a acontecer. O ideal é trocar a corrente por uma mais robusta quando for trocar a relação. Há alguns vídeos de usuários e mecânicos explicando isso. Abraços!
qual seria uma mais robusta ? marca e modelo
Amigo eu ando de moto a 10 anos , aqui vai a dica , conferir a corrente ( folga e lubrificação) deve ser feito todos os dias que vc vai andar na moto, assim como nivel das pastilhas e pressao dos freios, alem de observar se tem algum vazamento. Ignorar isso pode te levar a ter prejuízos, abraços e bons ventos.
Tive muito esse problema com minha Ténéré agora quero aprender com meus erros pq a relação da Versys é salgada.
Vou falar tenho uma Vstron 650 2019 está agora com 30.500 km ainda não estiquei a corrente e não tem um milímetro de folga só uso óleo da bardhal Maxlub que depois que descobri nunca mais ideia Motul, já vi em vários grupos que a relação original da Kawasaki não e boa e apresenta esses desgaste precoce, eu faria o seguinte, colocaria outra marca de corrente e coroa/pinhão tipo EK RK ou KMC que inclusive já usei na Bandit e na Hayabusa e coroa e pinhão Durag excelente preço e qualidade
30000 km sem ajustar a corrente, vai mentir pra outro.
Corrente só ovaliza por excesso de tensão. Alguém andou apertando demais essa corrente nas revisões e agora saíram de fininho deixando o prejuízo pra você... A cada lubrificada você somente verifica se a tensão está no padrão, não necessariamente aperta.
Com certeza, andou com a corrente apertada, esses mecânicos dessas concessionária só por Deus!!! Prejuízo
@@claudiomassena5576 bando de incompetente eu odeio esse tipo de gente pq elas te roubam nos valores e ainda fazem o serviço errado.
Isso mesmo
Fizeram o mesmo comigo, esticam sem que alguém esteja montado nela
Obrigado pelas informações 👏👏👏
Na revisão da minha após chegar em casa foi a primeira coisa que fiz,soltar a corrente,na concessionária eles deixam igual corda de violão,t que deixar entre 3 a 4 cm de folga,quanto a pastilha de freio vou usar de cerâmica da cobrec, preço muito bom e qualidade bem acima das pastilhas convencionais
Também vou por de cerâmica
Amigão, me parece que o erro foi deles na revisão anterior, pois corrente ovaliza com excesso de aperto. Corrente frouxa, por ser retentorizada não faz nada, apenas desgaste muito pequeno.
Concordo, essa moto não pode andar com a corrente tensionada de forma alguma.
Concordo!!
vdd
agora que vacilo tambem ne... o cara nao aperta a corrente nunca...
Ocorre tambem com a er6n. Acredito que seja porquê a corrente foi subdimensionada.. teria que ter uma corrente melhor....
Estou usando a DID 520VX3 . inferior a esta não dura muito
Amigão esta pastilha de freio e a mesmo da cb500 x e da cb300 abs baixar , a Kawasaki nao falar qual moto pega para vender seu produtos com preços absurdos , eu tinha uma z900 e a pastilha traseira da 500x pegava nele mesma coisa para versys 65o
Boa essa dica. Quando chegou ao limite, tirei uns dentes da correia😅. Ficou bom
Kkkkk
Bom dia amigo
A minha esta com 22.000km, e a relação parece nova ainda, só limpar e regular sempre, limpar com desingripante e engraxar depois, q chega perto dos 30.000 km
Abraços
Quando comprei a moto, só me disseram para lubrificar cada 500 km, era o que fazia. Depois que troquei a relação, ai falaram para ajustar cada 20 dias. Agora acredito que vai durar bastante.
A minha já estava ovalizada, ai é só troca mesmo.
A pegadinha é a seguinte: o pessoal regula a tensão da corrente sem considerar o peso do piloto em cima da moto. Aí quando vc sobe nela fica muito tensionada.
Amigo se ajustar ou ficar com folga a corrente vai pro saco mesmo, se andar em estrada de areia também, agora pastilha de freio nova não é pra fazer barulho não!!! Beleza, bons ventos!!!
Ela nao faz barulho quando freia faz quando anda em baixa velocidade, mas fiz 60 km e peguei bastante descidas e ja diminuiu 90% do barulho.
Tem que cuidar a folga da corrente. Se colocar passageiro e peso verifique se a corrente nao vai ficar muito tensionada
Difícil encontrar mecânicos competentes nessas concessionárias, normalmente um bando de muleque trabalhando e faz uma cagada dessas, eu tive uma hornet e rodei com ela mais de 22.000 kms, os ajustes de relação apenas foram feitos na troca de pneus e jamais levei em concessionária, sempre em oficinas com mecânicos com anos de estrada, detalhe, a hornet é bem mais forte que a versys e mesmo assim não precisou trocar a relação.
Olá. Esse custo deveria ser pago pela Kawasaki. Não é normal trocar o kit com 16mil Km. Mesmo nesta situação descrita. Excelente vídeo!!!
Concordo, deveriam pelo menos ter dado a dica, se for o caso fazer assinar um termo de que está ciente da manutenção condicionando a perda de garantia.
Tenho uma versys...na minha relação só uso óleo 90...Show.
Minha ER6N também estava totalmente ovalizada. Uma dica, não use vap para lavar a relação, a água entra pelos orings parando no eixo dos elos, vai oxidar e danificar mais rápido.
Corrente nunca mais, uso Correia na minha VSTROM 650 e já está com 72000 km.
Boa tarde!fale um pouco sobre amigo...sou doido pra colocar na minha versys mas nunca tive relato de ninguém,gostaria de saber a respeito de chuva,poeira e cuidados. Desde já agradeço.
O que causa ovalização na corrente é ajuste apertado, não folgado.
Dizem que a corrente da versys é sub dimensionada para a potência dela, porem eu ando sempre de boa sem aceleradas bruscas, eu acredito que foi porque ando sempre com garupa e nas lombadas fica esticando e afrouxando. Mas isso é o que eu imagino, a real eu não sei.
Isso é normal, a corrente original é para menos de 500 cc, não sei pq sai de fabrica com corrente q o fabricante indica para motos de até 500 cc, a mesma corrente da ninja 650, coloquei uma did vx3 q é p até 800cc, em 5 mil km só precisei ajustar uma vez.
Bom dia irmao eu usei a relação original ate 21 mil km. Dpois coloquei um kit did e estou com 74 mil e ainda nao estiquei a corrente ainda
Tenho uma com 33 mil km rodados e com 1 ano e 5 meses que tirei da concessionária.
Resumindo mesmo assunto, relação ovalizada, vou ter que trocar agora a relação pela segunda vez com 33 mil.....
Mas o problema realmente é da moto, por ser cumprida o eixo dela tem amortecedor de longo curso entao ele abre e fecha, assim a balança estica e folga muito,
Resumindo ovaliza sempre...
Oque resolve?
Ou por a corrente 525 da 1000cc, dificil arrumar coroa e pião.
Ou colocar o kit correia.
Eu estou cotando o kit correia
Compra no mercado livre . Pastilha dia- Frag orgânica..Não agride o meio ambiente e também não come o disco .
Também tenho uma Versys 650, na verdade nem sempre precisa apertar, mas sim verificar a folga, nem sempre há necessidade de ajuste. Esse barulho da pastilha não é regra, troquei da minha e não deu barulho nenhum. Jamais eu trocaria pastilha e relação em concessionária, valores extremamente caros, pastilhas e kit relação acha-se de boa qualidade em várias lojas, no mercado livre acha muita coisa boa bem mais em conta. Outra detalhe, a pastilha da Versys 650 é a mesma da CB500x/f, XRE300, CB250 Twister etc, então compre pela moto mais barata. Eu coloca de Cerâmica da Cobreq, sei que muitos vão dizer que não é boa pela marca, mas não notei diferença alguma com a metálica da Nissin que estava, e detalhe pedindo como Versys 650 era 140 reais, como CB500x estava 109 reais e por fim pedi da XRE300 e saiu 70 reais no mecado livre, o mesmo código em ambas. E trocar pastilha de freio na Versys 650 até uma criança troca pois com o escapamento curto fica mais fácil, o dianteiro então é até vergonha ter que levar em um mecânico para isso.
Comprei uma pela internet, quando fui trocar não deu certo kkkk, por isso comprei na concessionária, devolvi a errada e ficou tudo certo na proxima vou ver a da XRE, valeu pela dica.
Tenho uma versys ! A corrente certa é Didi vx3 , essa moto tem deixa a corrente 2 centímetros de folga sentado na moto ! Se esticar a corrente , folga os elos da corrente e da sensação de ovalizado
tenho uma 21/21, pense numa máquina pra viajar
Corrente esticada demais. Não coloco a culpa somente no "mecânico" pois o condutor tem o dever de verificar a folga, ser motociclista não é sente subir na moto e andar.
boa tarde as carenagem da v-strom bate
Kit relação da RK 23.000km regulada apenas 1 vez nesse intervalo, sempre fazer a regulagem,levando em conta o garupa mais a bagagem! Preferível ficar mais folgada, do que apertada, a relação original da minha moto, durou 29.000km essa da RK passará disso com folga!
Deus te ouça.
CADA MOTO TEM uma quilometragem específica pra realizar o aperto na corrente. Veja no manual ou pergunte ao vendedor/mecânico especializado com quantos quilômetros a corrente tem que ser apertada.
Não dá para seguir a risca, pois cada um anda de um jeito e lubrifica como quer. O importante é a periodicidade da verificação da folga da corrente, limpeza e lubrificação.
Bom vídeo mas não é correia. O kit relação é composto de pinhão, coroa e corrente.
Minha z650 exatamente assim. 19 mil km
Opa, tudo certo? Tenho una moto idêntica a sua, vou dar meu relato, a minha relação apresentou o mesmo problema só que com 17mil km, quando fui lá aqui na kawaski de Curitiba eles não recomendaram a relação original, me indicaram uma paralela que estava desempenhando melhor nas outras versys que haviam trocado, esse kit era coroa e pinhão da durag e corrente da amcross 520ex.
Uma pena mesmo uma vez ovalizada não servirá mais tem que trocar
Aconteceu o mesmo com a minha aos 12.000 km
Então cara, isso vale pra toda moto, usada ou nova. Tem que conferir a relação a cada 15 ou 20 dias e se estiver meio folgada regular e lubrificar e lubrificar também se tomar chuva, além de procurar deixar ela limpa, relação sem limpeza gasta mais rápido tbm, isso é básico, não pode fazer só na revisão.
Vc perdeu quase mil reais aí por não fazer a manutenção da sua moto no tempo certo🤷🏻♂️
Mas agora aprendeu...rsss
Verdade, custou caro o curso, mas foi falha da revenda que não me orientou.
Cara vc tem q lubrificar a cada 200km...
Não acredito que uma moto desse porte exija que o proprietário tenha ficar ajustando a corrente a cada 20 ou 30 dias !!!! Pra mim isso foi erro do concessionária em alguma revisão..
Pelo que sei a relação da versys foi sub dimensionada para pitencia dela e aí nao aguenta muito o tranco.
Infelizmente por esse preço que t cobram essa corrente não vai durar 15000km ,corrente certa pra esta moto sai de R$700 a R$800 só a correte
Coloquei na propria revenda onde comprei, me venderam por original.
3:40
Falar 20 dias, 1 mês é relativo, pois tem pessoas que andam muito e outros não...
O certo seria por kms mesmo...
Na real tem que ficar verificando a relação seguido, se ela estiver firme deixa quieto, se estiver frouxa ai faz ajuste.
Correia ?
Ponte que partil .. 200 Cruzeiro um jogo d pastilha de freio . ai não... vc foi assaltado.
Vou dar a real. Só fica chicoteandlo se desmontar e não marcar a posição da corrente no pinhão e coroa. Te enrolaram direitinho.
O Brasil e um país de cego, guiando outros cegos.
Agora eu pergunto pra vc? Vc leu o manual do proprietário???
pelo amor de deus, é corrente e não correia