É IMPOSSÍVEL Afinar um PIANO
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 18 พ.ย. 2024
- Afinar um piano é muito mais difícil do que parece - pra não dizer impossível. Venha entender um pouco sobre a física de alguns instrumentos musicais e porque é tão difícil deixar um piano afinado!
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
/ @minutodafisica
Nosso canal no Telegram: t.me/minutodaf...
Contato: minutodafisicabr@gmail.com
Minuto da Física: velhos e novos problemas da Física ensinados de maneira rápida, interessante e divertida!
Este vídeo é uma tradução de "Why It's Impossible to Tune a Piano"
• Why It's Impossible to...
Tradução oficial e autorizada do canal Minute Physics, criado por Henry Reich: / minutephysics
Tradução: Gui Ximenes
Narração: Lucas Mitre
Edição: Vini Marangon
Agradecimentos especiais aos nossos membros quânticos:
Vicente Sales
Aquele tipo de vídeo que pra quem não entende de música não entendeu p$#@a nenhuma, mas que é legal de assistir só pela dinâmica kkkkkkk
e x a t o
Kkkķkkkkkk vdd
Ih, nem se preocupe, eu toco violão, sei um pouco de frequências, tenho um piano em casa, ele recém foi afinado, eu acompanhei toda afinação, e não entendi quase nada do vídeo também.
Me senti do mesmo jeito!!
Presente
Eu tive um tio avô cuja profissão era afinador de piano. Ele era uma pessoa bem simples, não tinha estudo. E estamos falando de coisa de 60 anos atrás, sem qualquer acesso a apps e gadgets afins. Eu sempre achei que ele tinha um raro dom natural, um ouvido muito sensível. Será que não? Como se afinava um piano 100 anos atrás?
ESSA é uma pergunta excelente! A gente sabe bastante coisa hj em dia, mas se perguntar pras pessoas "como vc sabe que a terra é redonda?" ou "como vc sabe que o raio é uma descarga elétrica?", a maioria não vai ter ideia de como responder isso. Conhecimento é bom, mas a base dele é fundamental.
E compartilho da mesma dúvida. Como era o procedimento pra afinação de piano antigamente? Tinha macete? Qual era a técnica? Se a gente não tiver um "afinador eletrônico" em mãos, ou vários diapasões calibrados, ou algo no gênero, como a gente faz?
@@danielkohwalter5481 meu tio afinava violão pela comparação, ele trazia um afinado e um desafinado e então tentava fazer o som dos dois ficar igual, não tem como levar um piano por aí pra fazer isso, mas talvez tenha algo a ver
Diapasão
Podia até ser. Trabalhadores com tarefas difíceis são inteligentes, muito esforçados e criativos para conseguir seu pão, de forma que é até difícil de se explicar. Eu imagino que o piano tenha uma forma fácil de ver a rigidez de uma corda.
Não existia diapasão?
Eu amo piano e começei a tocar quando tinha 13 anos, foi bom saber mais desse instrumento e ver a teoria músical de outra forma kk
Eu sempre sinto que eu to correndo de um trator enquanto tenho que procurar um papel em uma pasta cheia de papeis com as informações que preciso entender, e quase sempre eu sou atropelado mas ainda assim eu gosto.
Esses vídeo despejam informações numa velocidade que é muito difícil de acompanhar, mas eu quase sempre assisto mais de uma vez, pq oq eu aptendi vendo na primeira vez, ja ajuda a entender mais na segunda vez. Mas meu deus, eu fico quase sem respirar, e adoro.
Entendi tudo, já decorei e está salvo na minha memória..... confia.
Eu toco piano desde meus 12 anos... E fez muito sentido... Parabéns pela explicação de algo que eu sempre achei muito louco: pessoas que são capazes de afinar um piano de ouvido. o ser humano é realmente incrível.
Qualquer pessoa faz isso, sempre é quando não tenha TRAUMAS, sobre o assunto
Belíssimo vídeo! Onde eu estava nos últimos 10 dias que não vi ele antes! Já estudo música a muito tempo e não consegui uma explicação tão boa quanto a essa discrepância na afinação! Parabéns!
Lembro de ter aprendido sobre os harmônicos nas aulas de física. O professor era muito bom.
kpc
Eu tbm, ele ensinou a afinar violão por ressonância. Como eu não sou muito bom de afinar de ouvido, afino por ressonância até hj kkkk
Eu toco trompete e meu professor vai começar a explicar sobre isso nas próximas aulas
excelente vídeo. parabéns.
Explicação perfeita! Parabéns!
Eu consegui entender, vídeos super da hora e bem esplicado
SEGURA ESSA TEMPERED TUNING SEU JACOB COLLIER 🌟
uauaua tá fazendo minha cabeça
eu toco tudo quer tipo de instrumento (inclusive piano, guitarra, saxofone, etc etc) e isso abriu minha mente de um jeito...
vc consegue tocar (bem),trompete e saxofone?
Poderia fazer mais vídeos relacionado ao comportamento do som
estou estudando física e fazendo um tcc nesta área, muito interessante teu vídeo
Eu sou estudante de piano e trabalho com projetos de redes Wi-Fi, então tenho algum conhecimento sobre frequências e etc, e mesmo assim o vídeo foi difícil de acompanhar. O conteúdo é excelente, mas vou ter que assistir com mais calma pras contas fazerem sentido na minha cabeça e eu poder compreender melhor.
Que viagem!!! Adorei!
Não entendo nada de música, mas entendi o vídeo perfeitamente.
1:55 Depende do modelo. Existem pianos que possuem 3 cordas para cada nota.
Muito legal o vídeo!
Eu vi um monte de números e meus neurônios desafinaram bonito. Eu tenho dificuldade para tocar campainha e pandeiro, então, me perdoa.
Eu descobri isso com scar tissue do RHCP, que se você usar a afinação de um afinador ela soa levemente desafinada, mas se "desafinar" uma das cordas da maneira correta a música fica perfeita
É que tem músicas que utilizam outra afinação no instrumento
eu estudei o basico de musica(flauta) quando era criança e entendi tds
ksksks
Não entendi porra nenhuma masss gostei pacas do vídeo
na verdade se afinar o violão por harmônicos gera o mesmo problema do piano, só que menos perceptível por ter poucas cordas, mas vai bater um pouco diferente
E também acontece das cordas afinarem entre si numa região mas não em outra porque o apertamento com o dedo da corda não só limita o comprimento da vibração mas também adultera ela. Então se for ver bem o violão também não dá pra afinar, isso só é menos perceptível por ter menos cordas e o alcance harmônico do instrumento ser muito menor.
Eu consegui entender até chegar no piano depois disso eu me perdi kkkk
Não entendi absolutamente NADA mas bacana...
Vixe! Quanta matemática nos sons!!!
Salve, comunidade. Dá um like quem ama música e física tbm. Sou trombonista e vc?
Não entendi mas to compreendendo
Não precisa saber tudo isso pra afinar um piano ,na verdade hoje em dia com as tecnologias é até mais fácil, eu afino o meu sempre quando ele cai afinação de 440hz ,mas afinar um piano do zero de fato deve ser bem complicado ,mas não é impossível .E eu não tenho ouvido absoluto ,não sou matemático muito menos fiz curso de afinação
Com minha alma te desejei de noite e,
com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te;
porque, havendo os teus juízos na terra,
os moradores do mundo aprendem justiça.
Isaías 26:9
Essa parte da raiz não entendi bem não kkk o resto foi show gostei
Por isso que eu toco teclado que não precisa afinar kkkk
Não entendo de música não entendo de física, não entendi nada
Toco campainha e entendi...
Acho que agora entendi o que o Jacob Collier fala aqui th-cam.com/video/XwRSS7jeo5s/w-d-xo.html
hehehe
Interessante
Essa conta não bate na escala ocidental, existe alguma escala que a oitava é perfeitamente igual a 2 vezes a frequência da primeira nota? Ou essa escala não existe?
Como assim? Em qualquer escala a oitava é perfeitamente o dobro ou a metade da frequência.
@@ThiagoNunesRS quero dizer com todas as notas dentro das frequências corretas
@@KalebQueiroz Mas eu não to entendendo tua dúvida. O que tu chama de "escala ocidental"? Oitava é necessariamente 2x ou metade, não depende de escala nenhuma. Oitava é oitava. O vídeo não é sobre escalas, é sobre uma característica física do encordoamento do piano que justamente não permite no piano colocar todas as notas exatamente dentro das frequências corretas.
A escala usada na música ocidental é a escala temperada que ele explica no vídeo. Todos os intervalos são igualmente "desafinados" para garantir que a oitava seja perfeitamente afinada em 2 vezes a frequência da primeira nota. Embora a percepção de afinação seja em partes subjetiva, em todas as culturas os intervalos de oitava, de quinta justa e de quarta justa são invariáveis
@@ThiagoNunesRS Temperamento igual é desafinar a escala por igual; não tem a ver com piano, mas com física. Serve pro seu teclado Casio, pro app do celular, pro software de edição de partituras. Não é culpa da corda, do martelo, da tecla; é matemática, como o Mitre brilhantemente explica quando fala das potências.
Intindi foi nada... kkk
Sejam, a, b e n postivos, e suponha que:
(a/b)^n = 2
Então a^n = 2b^n
Se ao fatorar a parece uma pontencia de 2, 2^k e ao fatorar b parece um pontencia de 2, 2^l, temos que o número de pontencial do dois de um lado seriam nk e só ouro lado seria nl+1
Então nk = nl +1, logo n(k-l) = 1 → (k-l) = 1/n
Como k-l é inteiro, então 1/n é inteiro e assim n = 1
O que, por sua vez, é uma contradição, pois n>1 segundo o enunciado
(Foi só uma adição ao seu comentário)
Ok, mas como os outros instrumentos obedecem?
Não obedecem bem também, mas nos outros instrumentos tu faz os intervalos na mesma corda enquanto no piano necessariamente uma corda só dá uma nota e toda nota tem sua (ou suas) dedicada. Então nos outros instrumentos esse problema é bem menos perceptível.
4:08 R: tendi foi nada
2:01 Mas né
Una explicacion de burro para burros, de lo que mi oido sabe a la perfeccion
Entendi nada
O título do vídeo poderia ser mais realista e menos sensacionalista
Mas foi realista: temperar é escolher onde você desafina menos. Um violino faz isso nota a nota, podendo mudar a altura no meio da nota. Já o piano... bem, o afinador escolhe isso com muita calma (demora MUITAS horas pra afinar) e isso fica fixo por bastante tempo.
@@profViolino entendo isso e todas as complicações envolvidas na afinação, mas continuo achando sensacionalista disse que é impossível afinar um piano. Quem lê, acha que todos os pianos são necessariamente desafinados. Acho que títulos assim mais ajudam do que atrapalha, mesmo o conteúdo estando bom. Por outro lado, imagino que títulos assim ajudem a ter mais visualizações. Obrigado pela resposta.
Não entendi nada. Me senti burra
Entendi nada!
O que você não entendeu? A vibração da onda na corda? As relações entre as notas?