Temos chance ainda com a Caoa, o único que começou certo, primeiro aprendeu a vender carros, depois aprendeu a trazer marcas desconhecidas importando carros e vendendo bem os carros, depois aprendeu a montar carros dessas marcar e a vender bem esses carros e agora que já sabe vender, sabe comprar peças, sabe montar e tem as fábricas só faltou começar a sua própria marca modificando projetos que já produz e depois até fazer o seu próprio projeto! Pena que o fundador morreu antes disso, tomare que os sucessores consigam fazer isso. Esse processo foi o que a Hyundai e algumas chinesas fizeram aprenderam a montar carros licenciados, depois aprenderam a modificar e depois aprenderam a projetar os seus próprios carros, mas o fundamental continua sendo saber vender carros!
Quando se fala em bilhões o projeto tem que ter ao menos 10 sócios riquísimos...um financiamento generoso e um cláusula de salvação governamental. Percebo claramente que se governo e outros se organizarem para isso...muitos interesses internacionais podem ser feridos. O mundo capitalista é uma pirâmide...e os países ricos são contados.
@@renansouzapo governo atual é aliado. Tanto que as montadoras retomaram os investimentos no Brasil. Tem um sujeito chamado Ualace Moreira, se não me engano, que sabe tudo sobre esse assunto no governo. Ele estudou os casos chinês e sul-coreano.
@@alexandregomes4910A Gurgel quebrou o tabu.Fabricar carros é só uma questão de conveniência. Fabricar veículos como a Engesa fez é uma questão de soberania. Mas os Chicago Boys brasileiros nunca entenderam isso. Preferem comprar sucatas importadas a peso de ouro.
O mais bem sucedido industrial brasileiro no setor automotivo foi Francisco Stedile que fundou a Agrale em 1962 e a empresa está aí até hoje com chassis de ônibus, caminhões, tratores e o Marruá. Ainda temos a Agrale e ela se quiser tem condições de produzir carros.
Não deixam nem outras marcas de moto entrarem. O dia que o Brasileiro descobrir que as empresas do primeiro mundo tomaram o Brasil de ass, alto, vão bugar.
@@riseunk0é os burgueses estrangeiros mandando nos políticos para fazer suas vontades. Seja be vindo ao capitalismo, a democracia é só na nossa cabeça
Isso aí, o negócio é deixar fabricar e cobrar as empresas caso tenha problemas. Se morrer alguém da família por problemas de projetos, segurança, etc, paciência, é só pagar a indenização que fico feliz
@@julianoetd3300 governo fiscaliza alguma coisa? Governo nem tapa os buracos que tá pra todo mundo ver. As regras criadas são só meios de alimentar a indústria da multa. Vc deve ter aprendido como a Inglaterra se desenvolveu no passado e tb como a china fez há não muito tempo, pode ver que a fórmula de se desenvolver não mudou
Não só acredito mais já sabia, Governo Federal deve fazer o minimo a oferecer total apoio, ajuda e assistência ao crescimento e desenvolvimento de Indústrias e empresas nacionais Brasileiras.
Pelo menos uns 2 dias atrás o Flávio anunciou uma nova fábrica no Espírito Santo, e "de brinde" mostrou que um protótipo do 459 já está pronto e é mais bonito do que eu esperava !!!
Infelizmente não tem como ganhar dinheiro para esses políticos. Por isso eles não tem interesse de dar chance para esses visionários brasileiros. Deus abençoe a LECAR.
Tenho 59 anos: Nasci e cresci, ouvindo que o Brasil era um país do futuro e em desenvolvimento, envelheci, e continuo ouvindo a mesma lorota, está em desenvolvimento e é um país do futuro. Com tantos espertalhões por aqui, banania jamais se desenvolverá. Com 13 estados tendo mais pessoas recebendo " benefícios" do leviatã do que pessoas com carteira assinada, Sinto muito dizer, essa conta nunca vai fechar, e digo mais, hoje ainda está melhor que amanhã. 😢😢😢😢 Gratidão pelas informações
O futuro do Brasil já passou. A pirâmide etária envelheceu sem conseguir se desenvolver no básico e ainda menos, enriquecer. A população está em decréscimo (menos nascimentos do que o necessário para renovar o número existente). Quem for jovem ou tiver condições, que saia. Aqui, a partir de agora, é disso pra trás. E eu era bastante otimista.
O Brasil do futuro morreu na década de 90 e agora jas em berço esplêndido. Jamais vou criticar empreendedores, sonhadores ou não, estas pessoas que fazem acontecer. Tivemos a CBT, produziu o primeiro motor diesel nacional , o primeiro drone com turbinas, a intensão era fabricar de ônibus a caminhões. E flopou , a lista é grande , poucos passaram da década de 90 , por enquanto só a Agrale mesmo.
Tenho quase 64 anos. Desde criança ouvia dizer que o Brasil era o país do futuro. Os militares informavam dia, mês, ano e horário em que a nossa economia seria a principal do mundo. A onda de otimismo era colossal nos anos 60 e 70. Cantávamos: este é um país que vai pra frente ! Já perdemos o timing deste modelo de desenvolvimento. Resta torcer por uma nova era global de crescimento, baseada em fundamentos que ainda não surgiram, e que desta vez a mentalidade nacional esteja aberta para aproveitar as novas oportunidades. Creio que não estarei aqui para ver !
Ai depois veio o neoliberalismo com sua "financeirização", especulação e reformas "milagrosas" (que só prometem), e tirou a chance do Brasil seguir o mesmo modelo da China, VIetna e cia...
Top, muito bom, excelentes informações, e o senhor explicada impecávelmente, muita sabedoria, e fala muito bem, muito presença, entonação e veemência, show, gostei muito, seguindo para aprender mais 👏🏾👏🏾
E a Agrale não conta. Essa fabrica mesmo que pouco, um jipe genuinamente nacional. E não só aviões o país tem estaleiros que fazem algum sucesso até no exterior. Tem alguns estaleiros que vendem quase toda sua produção de lanchas moderníssimas e carîssimas pro exterior
Bóris, entre os fabricantes nacionais você esqueceu da Agrale e seu Marruá, cujo projeto é nacional. Ok, não é um automóvel, mas um utilitários. Mas acho que dá para a relacionar a empresa.
Deveríamos começar pelo começo; por um sonho pequeno. Poderíamos começar construindo bicicletas, depois motos, depois carros… Essa coisa de dar um salto lá no futuro não dar certo não!
Temos um país com um potencial enorme! Mas temos políticos que só invés de fazer o país ficar rico prefere manter o povo na mediocridade. Brasil, o país do futuro do pretérito...
Competência não nos falta, o que não temos é agenda de Estado e nem Soberania, e com tantos vendilhões da Pátria viramos chão de fábrica e colônia de outros Países
Boris, poderia comentar sobre a Volkswagen Caminhoes e Onibus. Apesar da VW ser uma maeca global, a operacao de caminhoes e onibus tem sede no Brasil. Os caminhoes sao projetados e produzidos no Brasil.
Só lembrando que, antigamente a GWM/BYD, faziam carros populares, estilo Smartfortwo, procurava fazer carros para a massa para conseguir se popularizar e adquirir a confiança do público... Essa "Lecar" quer fazer SUV e Picape... competir em setores de alto nível (e preço)... e provavelmente em preços semelhantes... Empresário Brasileiro é tipo: "Sou o novo Ellon Musk" porém fazendo tudo que todo mundo já faz sem trazer novidade.
"O Brasil não construir carros o Brasil compra carros" está frase incomodou o Sr Gurgel hoje ela já não incomoda apenas aceitou Brasil é o lugar que não muda desde que nasci a 40 anos o Brasil é o país do futuro, futuro que nunca chega. o sistema trava pois seríamos uma potência mais como é um país dividido ficamos no mesmo lugar.
A Embraer difere dos fabricantes de automóveis nacionais, porque aquela jamais concorreu com as grandes companhias americanas e europeias. Ozires Silva, principal fundador da Embraer, sabia que outros brasileiros antes dele tentaram criar um avião nacional comercialmente viável e fracassaram, porque não conseguiram concorrer. A genialidade de Ozires foi perceber que os aviões americanos ficavam cada vez maiores, de maneira que já não era mais possível operá-los em aeroportos menores dos EUA. Assim, surgia ali uma demanda não atendida de aeronaves menores capazes de sustentar o mercado regional americano, que era na época e continua sendo o maior mercado de aviação do mundo. Foi com essa demanda em mente que a Embraer nasceu e cresceu e é no setor regional que opera até hoje, de forma que nenhuma de suas aeronaves concorre diretamente com Boeing ou Airbus. Por isso não é possível compará-la a uma eventual montadora brasileira, que teria a árdua tarefa de concorrer com atores internacionais gigantescos muito bem estabelecidos. Isso não quer dizer que não seja impossível criar uma montadora brasileira. O argumento é apenas de que não há paralelo direto com a Embraer.
Não acreditando na Lecar, mas o problema das grandes de criar bons elétricos é a dificuldade de corporativamente se desconectar dos vieses e inovar de verdade...
Esse mercado é muito complicado, exige muito investimento em tecnologia, isso não é barato. E ainda terá que entrar no mercado enfrentando as inúmeras marcas já consolidadas , concorrentes .
Não acho até a china que já foi subdesenvolvido está dando as cartas. Tem muito profissional competente, mas que acaba tendo que trabalhar pra fora do país, o mercado interno de automóveis no país é muito promissor e um dos mais lucrativos do mundo. O problema é a corrupção mesmo que estraga tudo. O protecionismo tem que proteger até às empresas ganharem o mercado nacional, depois tem que tirar os privilégios e concorrer de pé junto com o resto do mundo.
Infelizmente nso creio que possa acontecer tivemos 2 oprtunidades e as grandes montadoras juntos com os políticos nao deixam a criatividade de grandes basileiros sobressair
Precisa-se de alguns modelos de carros simples, pequenos, de fácil manutenção, para o dia a dia do brasileiro. O Kwid custa 70 conto. Se fizesse um carro por 30 conto já seria revolucionário!
Nem a Embraer é nacional mais . Já foi comprada em grande parte pelos estrangeiros. Brasil não tem jeito. A sina do Brasil é ser um grande fazendão e produtor de minérios. É só. Uma colônia dos tempos modernos.
E tem gente que não tá feliz até conseguir vender todas nossas companhias nacionais pro estrangeiro, e depender de serviço de outras nações pra fazer o básico dentro do nosso país, fazer o que? Eles amam o dólar, vendem até a mãe mas se dizem patriotas
Uma montadora nacional deveria ficar em um forte centro industrial, próximo do cinturão do aço e de fornecedores, com incentivos fiscais e energia barata, e ajuda do governo...
Me estranha a solicitação de investimento por parte do Governo para projetos privados. Em um momento essas pessoas dizem que querem estado mínimo, mas quando se fala em ter benefícios querem o dinheiro público. Os impostos devem ser destinados em benefício da população, e não para enriquecer uma minoria.
A questão que me vem a cabeça é, porque? O que o Brasil ganha com isso? É só questão de orgulho? Desenvolver um projeto de um carro competitivo no mercado custa muito dinheiro. Produzir um carro no Brasil está cada vez mais inviável, exemplo das montadoras fechando as portas. Aí eu pergunto de novo, para que? Empresários tem que pensar com a cabeça e não com o coração. Se não quebram, não é mesmo Gurgel e outros tantos que tentaram? Aí vem a velha conversa de usar dinheiro público. Para que? Com tanta deficiência em áreas muito mais importantes no país, vamos enfiar o nosso dinheiro para resolver um problema que não existe? 😐
A sua questão é muito boa. O que o país ganha é a tal da soberania, uma industrialização nacional que não depende das vontades e decisões de estrangeiros, que pouco se importam com o nosso país, querem apenas explorar o máximo que puderem pra levar o lucro para seus países de origem. Dessa forma, com uma indústria nacional fortalecida, perderia força as chantagens que as montadoras multinacionais fazem para a todo momento, ameaçando demitir milhares de trabalhadores, pressionando o governo a anistiar dívidas, baixarem impostos, desonerar folha de pagamento entre outras regalias.
Eu li a posição de todos que responderam. Reparem, todos estes argumentos corroboram com a minha opinião. Quase todas são expressões de nacionalismo e outras afirmações com pouca base no mundo mercadológico real. Meu ponto é que o projeto de um carro decente, com tecnologia comparável aos que estão no mercado, custa dinheiro, muito dinheiro. A construção ou adequação da fábrica também o custa. Sem falar na contratação de mão de obra, fornecedores, etc. Se pesar isso tudo, o custo final do veículo para um mercado restrito como o nosso, seria ridículo. Aí em nome de uma "soberania", como se carro fosse uma indústria estratégica, vamos tapar os buracos com as soluções de sempre: dinheiro público e/ou reserva de mercado, para que você possa comprar um carro caro, de tecnologia defasada, mas poder dizer que é 100% nacional. Deixando o nacionalismo e sentimentalismo de lado, pensando de modo pragmático, vale a pena? 🤔
@@Alex-zv4gy Difícil prever se vale ou não a pena. Acredito que caso bem administrado pode valer a pena pra não continuarmos colonizados por estrangeiros, mas nada mudaria se continuarmos sendo colonizados por nós mesmos. A China investiu pesado na indústria deles lá e agora estão num patamar impensável há uma década atrás. Mas certamente existem histórias em vários outros países onde empresas não prosperaram, inclusive aqui. Se a embraer é hoje respeitada mundialmente e desejada pelos lobos estrangeiros porque não seria possível que uma empresa de automóveis chegasse nesse mesmo patamar?
@@paulofontana1852 Governo brasileiro é chantageado pelo mercado financeiro rentista que "obriga" o BC a pagar juros exorbitantes com as taxas mais altas do mundo, maiores que países periféricos africanos. Cada percentual da taxa anual de juros paga 80% do bolsa família e a culpa é atribuída aos pobres famintos que o País, que se diz o celeiro do mundo, não consegue alimentar a não ser com ajuda humanitária. Algumas observações cobrando dos pobres a solução do atraso chegam ao cinismo, o mesmo que exige e obtém subsídios para produzir alimentos e enriquecer herdeiros para que possam mandar recursos para fora do País, os mesmos que se auto intitulam capitalistas!
Corretissimo enquanto o Governo brasileiro nao voltar a investir pesado em empresas publicas com demandas publicas como fez com embraer, petrobras, vale, nao vamos ver uma embraer de carros. Principalmente enquanto tivermos um BC independente, um teto de gastos e uma dominancia no "corte de gastos" vai ser impossivel produzimos novas empresas tao grandiosas quanto a embraer ...
A verdade é que toda empresa que se propõe a fazer um veículo nacional, tem a pretensão de "redescobrir/reinventar a roda"... Por exemplo, esse que se diz ser o "Elon Musk Brasileiro" fica bitolado na onda de carro elétrico; se ele pegasse e lançasse um projeto de carro popular brasileiro, simples porém moderno, de qualidade e barato, com certeza alcançaria muito mais êxito e, no futuro poderia alcançar suas objeções com carros mais elaborados ou até mesmo elétricos. Outro fator que me incomoda muito, é o design que, muitas vezes é muito deslocado do gosto do brasileiro.
Lembrei do Edmar Bacha que dizia anos atrás que o Brasil era uma Belíndia, uma mistura de Bélgica e Índia. Pois bem, estamos mais distantes ainda da Bélgica e fomos ultrapassados pela Índia. Não vou associar nomes de outros países para não ofendê-los, seja lá quais forem.
Sempre tive este sonho, se um dia eu ganhar na mega da Virada, vou investir neste meu sonho, acho um absurdo um pais como o Brasil não ter uma montadora nacional.
A Tesla não recebeu financiamento público inicial. Elon Musk tinha vendido o PayPal para o eBay e estava com cerca de 100 milhões de dólares. Na verdade, a Tesla começou como uma empresa que vendia kits de conversão de carros a combustão para elétricos. Musk foi astuto ao transformar a empresa em uma montadora. O primeiro carro, o Roadster, foi baseado no Lotus Elise. Após o lançamento do Roadster, a Tesla abriu seu capital na bolsa. Vale ressaltar que foi a Tesla que realmente o tornou bilionário, embora haja muitas reclamações sobre problemas com seus veículos aqui nos EUA.
Essa é uma pergunta que tenho feito a mim mesmo. Um pais que foi capaz de criar uma das maiores empresa de aeronáutica do mundo e vende aviões que são muito caros, nao tem uma montadora de carros própria para atender a população do seu próprio país.
Lembrete que o bílionário NÃO montou a Tesla e NÃO é norte americano. Ele comprou a empresa com tudo pronto apenas, e é nascido na África do Sul, filho de donos de minas de esmeraldas na época do Apartheid. Grande abraço!
Temos chance ainda com a Caoa, o único que começou certo, primeiro aprendeu a vender carros, depois aprendeu a trazer marcas desconhecidas importando carros e vendendo bem os carros, depois aprendeu a montar carros dessas marcar e a vender bem esses carros e agora que já sabe vender, sabe comprar peças, sabe montar e tem as fábricas só faltou começar a sua própria marca modificando projetos que já produz e depois até fazer o seu próprio projeto! Pena que o fundador morreu antes disso, tomare que os sucessores consigam fazer isso. Esse processo foi o que a Hyundai e algumas chinesas fizeram aprenderam a montar carros licenciados, depois aprenderam a modificar e depois aprenderam a projetar os seus próprios carros, mas o fundamental continua sendo saber vender carros!
Quando se fala em bilhões o projeto tem que ter ao menos 10 sócios riquísimos...um financiamento generoso e um cláusula de salvação governamental.
Percebo claramente que se governo e outros se organizarem para isso...muitos interesses internacionais podem ser feridos.
O mundo capitalista é uma pirâmide...e os países ricos são contados.
O “sistema capitalista” não é um jogo de soma zero
O filho do fundador já demonstrou interesse e tem até planos. O problema seria captar investimento que é altíssimo e o outro obstáculo, o governo.
@@carlosr192 Verdade. Os países do centro do capitalismo não deixam os países da periferia se desenvolver, não querem concorrentes, querem serviçais.
@@renansouzapo governo atual é aliado. Tanto que as montadoras retomaram os investimentos no Brasil. Tem um sujeito chamado Ualace Moreira, se não me engano, que sabe tudo sobre esse assunto no governo. Ele estudou os casos chinês e sul-coreano.
No Brasil, poucos são os empresários ou investidores; muitos são os especuladores ou vigaristas.
O Brasil tem a WEG,VALE,Votoratin,Marcopolo,Moura,Agrale e CAOA.
Se juntar tudo poderia surgir uma marca brasileira.
Nunca vi um automóvel de passeio da Agrale rodando 😂😂😂😂😂
@@alexandregomes4910A Gurgel quebrou o tabu.Fabricar carros é só uma questão de conveniência. Fabricar veículos como a Engesa fez é uma questão de soberania. Mas os Chicago Boys brasileiros nunca entenderam isso. Preferem comprar sucatas importadas a peso de ouro.
@@cesarjosedasilva9103 Tem o Marruá, mas é uma mosca branca
@@cesarjosedasilva9103Mas tem moto.
vai virar uma festa de corrupção.
O mais bem sucedido industrial brasileiro no setor automotivo foi Francisco Stedile que fundou a Agrale em 1962 e a empresa está aí até hoje com chassis de ônibus, caminhões, tratores e o Marruá.
Ainda temos a Agrale e ela se quiser tem condições de produzir carros.
Nada melhor que o um carro produzido por brasileiros para suportar nossas "ruas"
Esqueceu da Agrale
@@mauriciosantiago3795 na minha cidade tem veiculos Agrale, fico muito feliz em ver.
Agrale BASICAMEENTE SÓ VENDE PARA O GOVERNO no mesmo modelo que a Engesa e Gurgel fazia antes do BR800
@@mauriciosantiago3795 verdade
Tem á TAC-MOTORS, tambêm.
Nesse ramo agrícola também tem a Stara
Enquanto o mundo avança ! O Brasil dança !
...conforme a música 😅
A máfia das montadoras jamais irá deixar algum projeto brasileiro evoluir
Não deixam nem outras marcas de moto entrarem. O dia que o Brasileiro descobrir que as empresas do primeiro mundo tomaram o Brasil de ass, alto, vão bugar.
Não é mafia, é simplesmente esse governo absurdamente burocrático
@@riseunk0é os burgueses estrangeiros mandando nos políticos para fazer suas vontades.
Seja be vindo ao capitalismo, a democracia é só na nossa cabeça
Não é máfia, é o brasileiro que simplesmente não compra produtos feitos aqui, só passam a falar bem quando a empresa fecha as portas!
E os próprios brasileiros q tudo q aparece de novo no Brasil são contra, falam q é feio e preferem comprar carros de fora
Tem a Selvagem que produz buggys elétricos no nordeste! 😮😮😮😮
Para abir um boteco você tem que ter mil e uma licenças absurdas, imagine para abrir uma montadora.
TB tem a anual ameaça de greve dos sindicatos ou o caso da Hyundai multada por lucrar de mais, assim anima qualquer um de abrir uma empresa 😂😂
Kkkkk... verdade
Isso aí, o negócio é deixar fabricar e cobrar as empresas caso tenha problemas. Se morrer alguém da família por problemas de projetos, segurança, etc, paciência, é só pagar a indenização que fico feliz
@@julianoetd3300 governo fiscaliza alguma coisa? Governo nem tapa os buracos que tá pra todo mundo ver. As regras criadas são só meios de alimentar a indústria da multa.
Vc deve ter aprendido como a Inglaterra se desenvolveu no passado e tb como a china fez há não muito tempo, pode ver que a fórmula de se desenvolver não mudou
@@helder7584não tapam buracos da tua cidade pq tu não sabe votar, simples
Não só acredito mais já sabia, Governo Federal deve fazer o minimo a oferecer total apoio, ajuda e assistência ao crescimento e desenvolvimento de Indústrias e empresas nacionais Brasileiras.
Faltou citar o Uirapuru, da Brasinca
Esqueceu da Engesa e da CBT de São Carlos que fazia o jipe Javali. O jipe Engesa ainda usava motor GM, mas o Javali era 100% nacional.
CARTEL . O sistema é foda .
Pelo menos uns 2 dias atrás o Flávio anunciou uma nova fábrica no Espírito Santo, e "de brinde" mostrou que um protótipo do 459 já está pronto e é mais bonito do que eu esperava
!!!
Hoje em dia ja vai lançar em 2026, tendo a pre-venda começado
@@arthurlunar7835 parece que vai ser esse ano(2015)
@leolima9185 rapaz, tá atrasado então klkkkk
@ 2025* kkkkkkk erro meu
Infelizmente não tem como ganhar dinheiro para esses políticos. Por isso eles não tem interesse de dar chance para esses visionários brasileiros.
Deus abençoe a LECAR.
Eu acredito na capacidade do povo brasileiro trabalhando ainda 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🙏
Os políticos e militares que temos pensam em qualquer coisa, menos na grandeza e sucesso do Brasil.
Muito bom! Sempre pensei nisso, seria a Embraer automóveis igual a Mitsubishi, Fiat, Rolls Royce e muitas outras.
Temos os utilitários da Agrale!!!!!
O que adianta ter e ninguém além do GOVERNO comprar
Agrale faz uns caminhõeszinhos e tratores pra lá de simpáticos.😊❤🚚🚜
Já tivemos a Feneme e Vemag, também à Gurgel, fábricas nacionais.
FNM era igual a CAOA produzia carros de outras montadoras
Tenho 59 anos: Nasci e cresci, ouvindo que o Brasil era um país do futuro e em desenvolvimento, envelheci, e continuo ouvindo a mesma lorota, está em desenvolvimento e é um país do futuro.
Com tantos espertalhões por aqui, banania jamais se desenvolverá.
Com 13 estados tendo mais pessoas recebendo " benefícios" do leviatã do que pessoas com carteira assinada, Sinto muito dizer, essa conta nunca vai fechar, e digo mais, hoje ainda está melhor que amanhã. 😢😢😢😢
Gratidão pelas informações
A única mudança que eu faria em sua opinião seria trocar 59 por 58.
@@NogueiraMG TMJ
O futuro do Brasil já passou. A pirâmide etária envelheceu sem conseguir se desenvolver no básico e ainda menos, enriquecer. A população está em decréscimo (menos nascimentos do que o necessário para renovar o número existente). Quem for jovem ou tiver condições, que saia. Aqui, a partir de agora, é disso pra trás. E eu era bastante otimista.
O futuro nunca chega.
Conhece a história de "Amanhã eu faço"?
Pois é qdo o amanhã chega ele é hj então...deixa pra amanhã uai....
@danielpinheiro369 Tô igual a vc...só que no futuro...61 anos...KKK
se eu ver alguma coisa te falo.
O Brasil do futuro morreu na década de 90 e agora jas em berço esplêndido.
Jamais vou criticar empreendedores, sonhadores ou não, estas pessoas que fazem acontecer.
Tivemos a CBT, produziu o primeiro motor diesel nacional , o primeiro drone com turbinas, a intensão era fabricar de ônibus a caminhões.
E flopou , a lista é grande , poucos passaram da década de 90 , por enquanto só a Agrale mesmo.
Na década de 90? Morreu na década de 70, quando Juscelino Kubistchek decidiu acabar com toda a nossa possibilidade de industrialização.
Jaz em uma cova rasa esplêndida.
Esqueceu do Bianco. Tive um vermelho, maravilhoso!
Faltou a história da JPX ( jipes off-rooad ) do empresário EIKE BATISTA. Eu trabalhei nela em 1993.
Temos sim que criar produzir os nossos carros 🚗 🚗 🚗
Faltou a NBR carros elétricos que seria construido em Pernambuco.
Se ter do Brasil. Vou comprar o carro sem dúvida. Apoiar meu país
A única coisa que funciona sem problemas no Brasil é a criminalidade.
Engano seu. Kkkk. A criminalidade no brasil sofre com a concorrência dos nossos "politicos". Kkkkk
Que comentário inútil.
@@marcelocc6087Demais
@@marcelocc6087Esse ai é o tipo de gente q vai contra a indústria do Brasil
O Brasil é pioneiro em cobrar impostos
Tenho quase 64 anos. Desde criança ouvia dizer que o Brasil era o país do futuro. Os militares informavam dia, mês, ano e horário em que a nossa economia seria a principal do mundo. A onda de otimismo era colossal nos anos 60 e 70. Cantávamos: este é um país que vai pra frente ! Já perdemos o timing deste modelo de desenvolvimento. Resta torcer por uma nova era global de crescimento, baseada em fundamentos que ainda não surgiram, e que desta vez a mentalidade nacional esteja aberta para aproveitar as novas oportunidades. Creio que não estarei aqui para ver !
Coloque na sua cabeça antes de morrer, o Brasil vai perecer no fracasso
Ai depois veio o neoliberalismo com sua "financeirização", especulação e reformas "milagrosas" (que só prometem), e tirou a chance do Brasil seguir o mesmo modelo da China, VIetna e cia...
As riquesas do Brasil é dos gringos
Simplesmente
@@OoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOoOok O que você tá querendo está de cabeça pra baixo agora
@@Thomreise desculpa, eu não entendo o idioma de pessoas com qi negativo.
Top, muito bom, excelentes informações, e o senhor explicada impecávelmente, muita sabedoria, e fala muito bem, muito presença, entonação e veemência, show, gostei muito, seguindo para aprender mais 👏🏾👏🏾
E a Agrale não conta. Essa fabrica mesmo que pouco, um jipe genuinamente nacional.
E não só aviões o país tem estaleiros que fazem algum sucesso até no exterior. Tem alguns estaleiros que vendem quase toda sua produção de lanchas moderníssimas e carîssimas pro exterior
UM JIPE QUE SÓ O GOVERNO COMPRA
@@psfernandes1983 já é alguma coisa
@@psfernandes1983 Hummer só o governo dos EUA compravam, era bom.
@@balacobaco9317 bom???? usava motores a gasolina com uma péssima autônoma o mesmo fale para os tanques americanos com turbina a gás
Ótimo vídeo. Parabéns Boris!
Bóris, entre os fabricantes nacionais você esqueceu da Agrale e seu Marruá, cujo projeto é nacional. Ok, não é um automóvel, mas um utilitários. Mas acho que dá para a relacionar a empresa.
bem tem um jeito para recarregar as baterias paineis solaresem cima dos veiculos isso ajudaria um pouco na carregaem da baterias no veículos
faltou falar da fabrica (montadora) NBR...... e ai como está essa novela?
Deveríamos começar pelo começo; por um sonho pequeno. Poderíamos começar construindo bicicletas, depois motos, depois carros… Essa coisa de dar um salto lá no futuro não dar certo não!
Temos a Agrale, nacional e com ótimos modelos de caminhões e o marruá utilizado pelo Exército
Temos um país com um potencial enorme! Mas temos políticos que só invés de fazer o país ficar rico prefere manter o povo na mediocridade. Brasil, o país do futuro do pretérito...
Parabens Boris vi aqui no TH-cam abcs
Competência não nos falta, o que não temos é agenda de Estado e nem Soberania, e com tantos vendilhões da Pátria viramos chão de fábrica e colônia de outros Países
Tá na hora já 💭
Boris, poderia comentar sobre a Volkswagen Caminhoes e Onibus. Apesar da VW ser uma maeca global, a operacao de caminhoes e onibus tem sede no Brasil. Os caminhoes sao projetados e produzidos no Brasil.
Eu acredito que vai dar certo, é só ele fazer um carro funcional e sem grandes problemas que haverá muitos brasileiro interessados em comprar.
Brasil se tivesse um direcionamento uma ideia de nação juntaria a própria Embraer Weg entre outras e faríamos o carro nacional.
será que a Agrale possui o potencial para produzir algum automóvel para chamar de nosso ?
A Embraer poderia diversificar para outros ramos como o náutico e automobilístico.
Incrível como o Brasil tem uma empresa de aviao mas não tem uma de automóveis.
Oh Boris, esqueceu da Agrale, que produz o jipe Marruá.
Acredito q a única empresa q atualmente seria capaz de bancar um carro nacional seria a WEG, aproveitando a onda dos carros elétricos
Só lembrando que, antigamente a GWM/BYD, faziam carros populares, estilo Smartfortwo, procurava fazer carros para a massa para conseguir se popularizar e adquirir a confiança do público... Essa "Lecar" quer fazer SUV e Picape... competir em setores de alto nível (e preço)... e provavelmente em preços semelhantes... Empresário Brasileiro é tipo: "Sou o novo Ellon Musk" porém fazendo tudo que todo mundo já faz sem trazer novidade.
Exatamente e vai vender por 150mil reais kkkkkkk
Esse Lecar já tem preço previsto por volta de 250k reais !!!
"O Brasil não construir carros o Brasil compra carros" está frase incomodou o Sr Gurgel hoje ela já não incomoda apenas aceitou Brasil é o lugar que não muda desde que nasci a 40 anos o Brasil é o país do futuro, futuro que nunca chega. o sistema trava pois seríamos uma potência mais como é um país dividido ficamos no mesmo lugar.
A Embraer difere dos fabricantes de automóveis nacionais, porque aquela jamais concorreu com as grandes companhias americanas e europeias. Ozires Silva, principal fundador da Embraer, sabia que outros brasileiros antes dele tentaram criar um avião nacional comercialmente viável e fracassaram, porque não conseguiram concorrer. A genialidade de Ozires foi perceber que os aviões americanos ficavam cada vez maiores, de maneira que já não era mais possível operá-los em aeroportos menores dos EUA. Assim, surgia ali uma demanda não atendida de aeronaves menores capazes de sustentar o mercado regional americano, que era na época e continua sendo o maior mercado de aviação do mundo. Foi com essa demanda em mente que a Embraer nasceu e cresceu e é no setor regional que opera até hoje, de forma que nenhuma de suas aeronaves concorre diretamente com Boeing ou Airbus.
Por isso não é possível compará-la a uma eventual montadora brasileira, que teria a árdua tarefa de concorrer com atores internacionais gigantescos muito bem estabelecidos. Isso não quer dizer que não seja impossível criar uma montadora brasileira. O argumento é apenas de que não há paralelo direto com a Embraer.
O Brasil esta faltando uma montadora nacional.
Até o Irã tem carro. Só o Brasil que ficou pra trás. . . 😢
O nosso maior problema é a nossa taxa tributária. Com a reforma vai piorar e muito.
Governo tem que investir !
Se tivéssemos carros 100% nacional - o preço seria mais de R$ 200 mil reais.
As montadoras atuais só parafusam as pesas e colam os painéis.
Poderemos ter uma empresa nacional, cem por cento. Feneme e Vemaguete.Gurgel também foi nacional.
Boris você esqueceu de citar a JPX de Eike Baptista!
Não acreditando na Lecar, mas o problema das grandes de criar bons elétricos é a dificuldade de corporativamente se desconectar dos vieses e inovar de verdade...
Vamos parar de tocer contra e encontrar defeitos, eletrico,híbrido ou a combustão, vamos torcer o
Para dar certo!!!
Tivemos os fora de serie tb Pumas Miuras Hofsteter e ai vai
Esse mercado é muito complicado, exige muito investimento em tecnologia, isso não é barato. E ainda terá que entrar no mercado enfrentando as inúmeras marcas já consolidadas , concorrentes .
Não acho até a china que já foi subdesenvolvido está dando as cartas. Tem muito profissional competente, mas que acaba tendo que trabalhar pra fora do país, o mercado interno de automóveis no país é muito promissor e um dos mais lucrativos do mundo. O problema é a corrupção mesmo que estraga tudo. O protecionismo tem que proteger até às empresas ganharem o mercado nacional, depois tem que tirar os privilégios e concorrer de pé junto com o resto do mundo.
Infelizmente nso creio que possa acontecer tivemos 2 oprtunidades e as grandes montadoras juntos com os políticos nao deixam a criatividade de grandes basileiros sobressair
Precisa-se de alguns modelos de carros simples, pequenos, de fácil manutenção, para o dia a dia do brasileiro. O Kwid custa 70 conto. Se fizesse um carro por 30 conto já seria revolucionário!
Nem a Embraer é nacional mais . Já foi comprada em grande parte pelos estrangeiros.
Brasil não tem jeito. A sina do Brasil é ser um grande fazendão e produtor de minérios. É só. Uma colônia dos tempos modernos.
E tem gente que não tá feliz até conseguir vender todas nossas companhias nacionais pro estrangeiro, e depender de serviço de outras nações pra fazer o básico dentro do nosso país, fazer o que? Eles amam o dólar, vendem até a mãe mas se dizem patriotas
Uma montadora nacional deveria ficar em um forte centro industrial, próximo do cinturão do aço e de fornecedores, com incentivos fiscais e energia barata, e ajuda do governo...
O brasileiro não compra. Isso explica tudo.
Sem falar que fora do Brasil tem várias soluções de veículos que ninguém nunca viu.
SÓ TEMOS MESMO, SÃO MONTADORAS. INCLUSIVE , DE AVIÕES..CARLOS MARQUES, DE FORTALEZA.
Esqueceu de mencionar Lobini e Callegari. Infelizmente, ambas sem nenhum apreço atualmente
Me estranha a solicitação de investimento por parte do Governo para projetos privados. Em um momento essas pessoas dizem que querem estado mínimo, mas quando se fala em ter benefícios querem o dinheiro público. Os impostos devem ser destinados em benefício da população, e não para enriquecer uma minoria.
Só o povo que ainda não acordou, que nossos políticos em sua maioria jogam contra o Brasil.
Faltou falar de algumas empresas como a Puma, Miúra, Engesa e Agrale meu sonho é ter um Gurgel supermini.
E eu um Motomachine e X12 TL.
A questão que me vem a cabeça é, porque? O que o Brasil ganha com isso? É só questão de orgulho? Desenvolver um projeto de um carro competitivo no mercado custa muito dinheiro. Produzir um carro no Brasil está cada vez mais inviável, exemplo das montadoras fechando as portas. Aí eu pergunto de novo, para que? Empresários tem que pensar com a cabeça e não com o coração. Se não quebram, não é mesmo Gurgel e outros tantos que tentaram?
Aí vem a velha conversa de usar dinheiro público. Para que? Com tanta deficiência em áreas muito mais importantes no país, vamos enfiar o nosso dinheiro para resolver um problema que não existe? 😐
O problema que existe são carros porcamente fabricados a quase 100 mil, e com uma montadora nacional poderia abaixar os preços de outras fabricantes
Ou tu não acha um problema um carro popular 1.0 3 cilindros custar 100 mil reais?
A sua questão é muito boa.
O que o país ganha é a tal da soberania, uma industrialização nacional que não depende das vontades e decisões de estrangeiros, que pouco se importam com o nosso país, querem apenas explorar o máximo que puderem pra levar o lucro para seus países de origem.
Dessa forma, com uma indústria nacional fortalecida, perderia força as chantagens que as montadoras multinacionais fazem para a todo momento, ameaçando demitir milhares de trabalhadores, pressionando o governo a anistiar dívidas, baixarem impostos, desonerar folha de pagamento entre outras regalias.
Eu li a posição de todos que responderam. Reparem, todos estes argumentos corroboram com a minha opinião. Quase todas são expressões de nacionalismo e outras afirmações com pouca base no mundo mercadológico real.
Meu ponto é que o projeto de um carro decente, com tecnologia comparável aos que estão no mercado, custa dinheiro, muito dinheiro. A construção ou adequação da fábrica também o custa. Sem falar na contratação de mão de obra, fornecedores, etc. Se pesar isso tudo, o custo final do veículo para um mercado restrito como o nosso, seria ridículo.
Aí em nome de uma "soberania", como se carro fosse uma indústria estratégica, vamos tapar os buracos com as soluções de sempre: dinheiro público e/ou reserva de mercado, para que você possa comprar um carro caro, de tecnologia defasada, mas poder dizer que é 100% nacional.
Deixando o nacionalismo e sentimentalismo de lado, pensando de modo pragmático, vale a pena? 🤔
@@Alex-zv4gy Difícil prever se vale ou não a pena.
Acredito que caso bem administrado pode valer a pena pra não continuarmos colonizados por estrangeiros, mas nada mudaria se continuarmos sendo colonizados por nós mesmos.
A China investiu pesado na indústria deles lá e agora estão num patamar impensável há uma década atrás.
Mas certamente existem histórias em vários outros países onde empresas não prosperaram, inclusive aqui.
Se a embraer é hoje respeitada mundialmente e desejada pelos lobos estrangeiros porque não seria possível que uma empresa de automóveis chegasse nesse mesmo patamar?
Obrigado FHC!
quanto conhecimento parabens o grande problema é o vampirismo fiscal do governo.
@@paulofontana1852 Governo brasileiro é chantageado pelo mercado financeiro rentista que "obriga" o BC a pagar juros exorbitantes com as taxas mais altas do mundo, maiores que países periféricos africanos.
Cada percentual da taxa anual de juros paga 80% do bolsa família e a culpa é atribuída aos pobres famintos que o País, que se diz o celeiro do mundo, não consegue alimentar a não ser com ajuda humanitária.
Algumas observações cobrando dos pobres a solução do atraso chegam ao cinismo, o mesmo que exige e obtém subsídios para produzir alimentos e enriquecer herdeiros para que possam mandar recursos para fora do País, os mesmos que se auto intitulam capitalistas!
Vamos continuar "só" exportando grãozinhos😢
Toda a aviônica dos aviões da Embraer é importada. Os motores , a tinta, até os assentos vem de fora ..
Não é fácil construirmos, um veículo 100 por cento nacional no Brasil.
Corretissimo enquanto o Governo brasileiro nao voltar a investir pesado em empresas publicas com demandas publicas como fez com embraer, petrobras, vale, nao vamos ver uma embraer de carros. Principalmente enquanto tivermos um BC independente, um teto de gastos e uma dominancia no "corte de gastos" vai ser impossivel produzimos novas empresas tao grandiosas quanto a embraer ...
Eu acho que o Brasil ainda pd melhorar
GURGEL é o herói nacional !
só não entendia de negócios, POIS QUIS VENDER CARROS JUNTO COM AÇÕES DA EMPRESA NUNCA IRIA DAR CERTO
Fez carro elétrico décadas antes da Tesla
Kkkkk herói...
@@FazendaAlcantaraExistiam elétricos antes da grande depressão…
Gurgel, o herói de quem relincha e come alfafa!
Em questão do Capixaba, não é tão diferente de Musk que também se não fosse o dinheiro Chinês, não teria chegado onde chegou com a Tesla
Brasil, eterna colônia de exploração.
Enquanto não sai o nacional, vamos de "estrangeiros" mesmo... Valeu Bóris!
A verdade é que toda empresa que se propõe a fazer um veículo nacional, tem a pretensão de "redescobrir/reinventar a roda"...
Por exemplo, esse que se diz ser o "Elon Musk Brasileiro" fica bitolado na onda de carro elétrico; se ele pegasse e lançasse um projeto de carro popular brasileiro, simples porém moderno, de qualidade e barato, com certeza alcançaria muito mais êxito e, no futuro poderia alcançar suas objeções com carros mais elaborados ou até mesmo elétricos.
Outro fator que me incomoda muito, é o design que, muitas vezes é muito deslocado do gosto do brasileiro.
Lembrei do Edmar Bacha que dizia anos atrás que o Brasil era uma Belíndia, uma mistura de Bélgica e Índia. Pois bem, estamos mais distantes ainda da Bélgica e fomos ultrapassados pela Índia. Não vou associar nomes de outros países para não ofendê-los, seja lá quais forem.
Sempre tive este sonho, se um dia eu ganhar na mega da Virada, vou investir neste meu sonho, acho um absurdo um pais como o Brasil não ter uma montadora nacional.
Troller foi um sucesso.
2:56 como se o elon musk nao tivesse dependido de financiamento, e grande parte estatal
A Tesla não recebeu financiamento público inicial. Elon Musk tinha vendido o PayPal para o eBay e estava com cerca de 100 milhões de dólares. Na verdade, a Tesla começou como uma empresa que vendia kits de conversão de carros a combustão para elétricos. Musk foi astuto ao transformar a empresa em uma montadora. O primeiro carro, o Roadster, foi baseado no Lotus Elise. Após o lançamento do Roadster, a Tesla abriu seu capital na bolsa. Vale ressaltar que foi a Tesla que realmente o tornou bilionário, embora haja muitas reclamações sobre problemas com seus veículos aqui nos EUA.
Recebem incentivo do governo até hoje. O cara compra e o governo paga uma parte. Fora os bloqueios para a concorrencia
2;27 É MAIS EM CIMA...DIFÍCIL DE ALCANÇAR
Podemos construir um projeto pra criar um próprio veículo.
Políticos brasileiros garantiram que isso não aconteça, por ordem das montadoras estrangeiras
Essa é uma pergunta que tenho feito a mim mesmo. Um pais que foi capaz de criar uma das maiores empresa de aeronáutica do mundo e vende aviões que são muito caros, nao tem uma montadora de carros própria para atender a população do seu próprio país.
Lembrete que o bílionário NÃO montou a Tesla e NÃO é norte americano. Ele comprou a empresa com tudo pronto apenas, e é nascido na África do Sul, filho de donos de minas de esmeraldas na época do Apartheid. Grande abraço!
Aqui nada da certo muito imposto e muita lei defendendo o empregado, os empresários estão diminuindo a cada dia seus projetos
Não precisa nem ser 100% nacional até a Porsche usa câmbio japonês mais só de ser uma empresa controlada por brasileiro daria orgulho!
Esqueceu de falar sobre a NBR
Se tem temos uma empresa aeronáutica nacional que compre firme internacionalmente por quê não poderíamos ter uma empresa automobilística