Desinstalei o Instagram e Facebook há 5 meses. Nos primeiros dias eu pegava o celular na mão, abria e olhava pro espaço que os ícones desses apps ficavam, mas não estavam mais lá pra usar. Com o passar dos dias fui perdendo a "necessidade" de usar e hoje me sinto muito melhor sem eles. Claro que eu seguia muitas pessoas que me ensinavam sobre assuntos diversos, mas muito conteúdo me fazia mal e mesmo assim eu consumia, enfim, o vício. Agora não sinto mais falta!
Eu também me sentia saturado de tanta informação. Desinstalei instagram e facebook, agora leio um livro e fico no youtube. Também tiro tempo pra refletir. Quando acordo , só entro na internet depois de cumprir toda rotina da manhã, café, cama, banho, limpeza.
Sugiro um episódio sobre sotaque de TH-camrs nas crianças. Eu já havia percebido uma criança de 5 anos com sotaque carioca no Ceará, cercado por parentes cearenses. Pensei que era exagero meu, até ver várias pessoas falando sobre isso. Acredito que renda um bom material para vídeo.
E qual o problema disso? Aliás a maioria dos TH-camrs são até paulistas. Mas isso pareceu-me um preconceito com sotaque carioca. Igual portugueses preocupados com as crianças falando "brasileiro".
Na psicologia experimental chamamos isso de reforço intermitente, um dos comportamentos mais difíceis de serem extintos*. Nas aulas com os ratinhos era desesperador ver eles apertando a barra da água com reforço intermitente, tipo se eles apertassem 1 vez e saísse água isso era suficiente pra eles apertarem outras centenas de vezes sem sair água só controlados por essa 1 vez que a água saiu. Então isso aumentava consideravelmente o comportamento deles de apertar a barra de água, na espera daquela 1 vez de reforço positivo
Sempre verifico a quantidade de tempo gasto no celular ao final dos dias. Percebi que quando passo menos tempo no celular, termino o dia menos estressada e com menos incômodo nos olhos. Quando tenho dias ruins/ansiosos e passo muito tempo no celular(cerda de 4h, ou mais), termino o dia com sensação de cansaço + sentimento de que não fiz nada, frustração e irritação nos olhos. Desinstalar alguns apps tem me ajudado, mantenho apenas o whatsapp e ainda sim coloquei um timer pra controlar o tempo de uso. As redes sociais ferraram muito minha vida.
Falamos tanto sobre o vício de jovens nas redes sociais (não estou dizendo que o vídeo está errado, é apenas um ponto) que esquecemos o vício dos pais em redes sociais, tenho uma mãe viciada desde que me conheço por gente, vendo isso cresci com uma meta de não ser nunca igual a ela, a falta de atenção dos pais para com os filhos no desenvolvimento é muito prejudicial a vida da criança, pois se ela não aprende em casa o mundo vai ensinar, vai se conectar com pessoas maldosas e ser facilmente influenciável, as vezes tenho que pedir para minha mãe largar o celular e conversar comigo, é triste demais passar por isso
Vinha diminuindo a frequência em redes sociais desde 2019, com a pandemia eu resolvi largar de vez o Instagram e o Twitter. A falta de informação ainda é um empecilho, principalmente estando no meio acadêmico mas estou contornado isso através do youtube. É surreal como minha saúde mental melhorou significativamente, mesmo em meio ao caos, pois me dediquei a ler e outros tipos de entretenimentos e socializações. Eu super recomendo! Eu era viciada, mas entendi que o afastamento era necessário.
Eu nuncs tive twitter ou tik tok so por conta disso, so tenho whatsapp pq é importante mas n tenho nenhuma outra rede social. Nao considero o youtuber uma rede social
@@Daniel-ru7mv No começo foi muito difícil, eu era viciada em instagram mas ao msm tempo comecei a me sentir muito sufocada com essa dependência. Gosto de fotografia, mas não me sentia a vontade para postar. Fiz outra conta com pouquíssimas pessoas (foi a melhor coisa que eu fiz kkk). Depois de um tempo, eu mal abria o app e depois eu excluir de vez. Boa sorte aí :)
Eu me sinto só quando não estou nas redes sociais, até assistir série se tornou difícil pq estou lá sozinha vendo, acabo indo pro Instagram... É uma sensação horrível.
Acho que muita gente acaba usando por esse motivo também. Já sugeri a minha namorada que diminuísse a quantidade de tempo que ela usa rede social, por perceber que não fazia bem a ela, e ele me alegou o mesmo motivo. Pandemia/Isolamento social é foda :/
Olha, acho q vc deveria testar. Suspende sua conta do Facebook e vê como você se sente. Arruma outras coisas q vc goste de fazer pra compensar. Eu tbm pensei muito pra sair do Facebook. Mas juro, hoje não sinto falta. É libertador!
assiste livestream, como eu gosto muito de jogos eu conheci a Twitch (plataforma de stream pra quase tudo mas mais focada em jogos) quando ela ainda chama just tv, desde então eu sempre que to no PC to com alguma live aberta no navegador, mesmo quando eu estou fazendo qualquer outra coisa, seja jogar, vendo vídeo, conversando, estudando e por ai vai, no máximo eu muto ou abaixo o volume se começar a atrapalhar, se for um(a) streamer n tão grande é melhor ainda pq vc consegue interagir no chat mais facilmente, como existem milhares de streamers diferentes é bem fácil achar alguma comunidade q vc se encaixe, como é tudo ao vivo é quase impossível se sentir só pq vc ta conversando com o(a) streamer e com todas as outras centenas ou milhares de pessoas no chat
@live free eu ia escrever algo parecido. não estar acompanhado de alguém ainda tem.ums conotação muito ruim pra maioria das pessoas e não deve ser assim. Tem tanta coisa bacana pra fazer individualmente. Acho que é algo q merece ser urgentemente desconstruído, até porque a sensação de "não estar só" nas redes sociais é totalmente artificial.
Cheguei ao ponto de ficar vendo frequentemente se tenho novas mensagens, mas na hora que chegam não tenho vontade de respondê-las, geralmente ignoro e respondo horas ou dias depois. Estou realmente saturada.
Eu acho impressionante como o Atila consegue ficar tanto tempo explicando sem dar cortes nas gravações. O cara realmente estuda e entende pra falar. Parabéns!
Estou há 7 meses com todas das redes deletadas. Passei por uma fase de sofrimento depois alívio, depois a sensação de invisibilidade, frustrado no dia do meu aniversário, mas agora eu prezo muito como a minha vida caminha. Eu valorizo muito mais as conversas com os amigos (qdo eles não ficam olhando o celular durante a conversa) e o anonimato tem sido bem interessante.
Passando exatamente pela mesma experiência, Will. Na verdade, aprendi a dar muito mais valor a minha família e amigos próximos. Me sinto muito mais feliz sem as redes, tenho mais tempo pra ler, estudar, descobrir novos hobbies e minha ansiedade diminuiu bastante. Só tenho me policiado pra não perder tanto tempo com o TH-cam tbm kkkkkk Tamo junto hahaha
Nossa eu tava numa sequência de 3 meses sem rede social, mas nos últimos tempos tenho me sentindo sozinho. Semanalmente estou entrando nas redes sociais mas percebo que a sensação de vazio preenchido é ilusória.
Minha média é de 1h 20 min, segundo o monitoramento do próprio aplicativo. É bom saber que é um problema nosso enquanto sociedade tecnológica, não enquanto indíviduos.
A minha é um pouco alta, mas tbm é porque faço tudo pelo celular, jogar, assistir filme, se informar, estudar, mas comprei um Kindle, quero passar um tempo lendo mais, e fora do celular.
eu sou cego de nascença e aprecio muito este excelente canal, muito importante, entrar aqui e me deparar com um conteúdo cada vez mais atual é algo que realmente me agrada. Motivado pelo gosto pela área da informática, postei vídeos no canal Blind Center, o objetivo é ensinar para as pessoas como as pessoas cegas usam o celular, o computador e outros.
Eu estudei design digital e meu TCC foi com base nos elementos de design e como eles são utilizados para despertar desejo e vício, desde essa época que tirei notificações do celular. Hoje com o Covid, e por morar fora do Brasil, meu WhatsApp basicamente serve para fazer chamadas de vídeo com a família. Em relação as redes sociais, uma rede que acho muito interessante é o Discord, pois ele possibilita um contato e uma interação mais "humana". Gostei muito do vídeo Atila. As redes sociais são ferramentas muito boas para várias ocasiões, o problema no caso, é não virar uma ferramenta delas.
Eu sou viciado em TH-cam, já perdi a conta de quantas vezes entrei no TH-cam durante o trabalho só pra "dar uma olhada" e fiquei por horas vendo vídeos
*_Obrigado por mais este vídeo e concordo plenamente contigo Atila:_* _"As redes sociais são importantes, mas eu quero dedicar a elas as horas que eu puder dedicar, NÂO o que elas quiserem de mim." - Iamarino, Atila 2021._
Faltou o TH-cam nessa thumbnail kkkk, cmg o caso é o TH-cam, até qdo estou vendo algo produtivo rapidamente eu ja me distrai e estou vendo algo completamente fútil
Fico bastante decepcionado qnd me arrumo pra dormir e acabo dormindo mais tarde do q gostaria pq fiquei mexendo no ig vendo coisa inútil (meme). Já tinha desativado algumas notificações. Agora durante o vídeo desativei mais algumas. DICA: pra não deixar o celular sempre no silencioso e perder chamadas, eu desativo o som do whatsapp e seleciono contatos específicos para tocar.
Meu maior vício era twitter. Desinstalei e coloquei uma senha aleatória para também não usar pelo navegador. Aí fui viciando no instagram, em ficar assistindo reels. Desinstalei também. O facebook infelizmente não posso me desfazer porque vejo oportunidades de trabalho e cursos por lá, então acabo ficando presa. Mas pelo menos estou menos escrava das redes do que antes
Fiquei 11h no Instagram 1x. E olha... Eu tenho muita coisa pra fazer, faço faculdade, irei me casar, trabalho. Retirei o app! Nenhuma das minhas tarefas continuaram sendo "um fardo" como eu sentia quando usava as redes.
Saí de todas as redes sociais (menos TH-cam) e melhorou muito minha qualidade de vida. Uma dica pra quem quiser parar ou até reduzir: comece tirando os ícones da sua tela inicial, esconda em pastas ou apague os atalhos, dificultar o acesso vai ajudar a parar aos poucos.
Amigo, pior que eu já exclui minhas contas no tweeter, Facebook e Instagram e Tik Tok, e tirei os widgets. Só usava o TH-cam, acabei me viciando no nisso kkkk. Ativei novamente minha conta no TTK, ainda não consegui superar esse vício digital kkkk.
Sempre que eu to meio mal, eu reparo que eu to bitolado em rede social. Quando não até reclamam comigo que não respondo as pessoas na hora, é quase uma coação a responder tudo imediatamente 😅
Atila cada vez mais ensinando análise do comportamento sem deixar um vídeo técnico de psicologia, esse é o grande mérito de um bom divulgador científico :)
Houve um tempo em que eu olhava o tempo de tela aqui no TH-cam e dava 16, 18 horas por dia.. as redes sociais no geral não me prendem, mas o TH-cam, esse eu não consigo ficar sem por muito tempo.
Eu já parei de me apegar a redes que focam mais em aprovação social no celular. Não uso Twitter, Face, Instagram e nem WhatsApp. Em compensação, em outras redes onde posso navegar sem ter aquela necessidade de interação, apenas navegando e absorvendo o conteúdo, eu sou viciado. Por isso vivo no TH-cam, Reddit e Telegram. Essas apesar de tbm ter os seus "likes", eu sinto que são menos tóxicas do que essas primeiras.
Melhor coisa que fiz no passado, e até hoje continuo assim é; não usar mais redes sociais. Me sinto mais sensível aos prazeres da vida, fora de uma tela de celular.
Meu vício é no TH-cam mesmo, faço quase tudo com um vídeo rodando de fundo (quando não tô ouvindo podcast). E sinto que isso vem desde antes da internet, quando eu fazia tudo com a TV ligada em algum canal aleatório.
Eu ja senti essa vibração fantasma quando estava no trabalho, chegava ate a ouvir o som da notificação bem baixinho e quando ia ver o celular n era nada, era sons da minha cabeça.😊
Eu prefiro checar o telefone logo após fazer minhas atividades matutinas, confesso que se eu pegar antes de fazer meus afazeres, eu levo hoooras pra começar meu dia de fato, sinto que se torna improdutivo.
Se você souber de grupos com idéias interessantes e produtivas me avisa por gentileza, entrei num grupo uma vez na vida e era uns assuntos sem pé nem cabeça, memes, boa tarde, boa noite e bom dia etc; ninguém no grupo falava sobre descobertas, músicas clássicas, ballet, segurança pública, evolução etc.
meu único grupo real ativo é o que tem eu e mais 4 amigos, normalmente a gente conversa algo a cada 2 dias e as vezes a gente fica até 1 semana sem mandar nada kkkkk, tbm n sei o que tanto essa galera fala no whatsapp
Já tive contas em várias redes sociais. Excluí todas quando percebi o aumento da minha ansiedade. Agora só TH-cam e Whatsapp sem grupo. Melhor coisa que fiz
Já faz alguns anos que não uso notificação nenhuma, exceto do WhatsApp e ligações (para qualquer número em horário de trabalho e para contatos favoritos em horário não comercial). Confiro e respondo nos intervalos de trabalho ou entre atividades, mesmo se estiver de folga. Amigos e família acham q não me importo com eles por não responder rápido, mas eu procuro deixar claro q não é pessoal, é pela minha tranquilidade mesmo. A ansiedade diminui bastante. O foco aumenta. É ótimo!
Cara com esse vídeo notei que eu gasto 2h diárias com instagram(4h com zap ms uso zap no trampo) e 1h com twitter, abro insta mais de 120x ao dia, meu deus que relação doentia com social media é essa bixo.
Dicas, desliguem as notificações dos aplicativos, com o tempo ao invés de ficar ansioso por saber se chegou ou não uma mensagem, vocês deixam de se importar (pelo menos comigo é assim)
Eu acho que eu uso tanto pq quando eu era pequena eu não podia sair pra brincar ficava sozinha assistindo televisão não tinha outra atividade como ler, escrever ou até brincar sozinha mesmo. Pelo menos eu tinha a escola depois da pandemia eu me apeguei mais ao celular não entregava atividade nenhuma so acumulando. Agora eu percebe que eu gosto de fazer poesia, fazer atividade física etc...
Sou viciado em TH-cam! E indo alem,sou engenheiro da computaçao e nossa funçao e criar ferramentas web para prender cada vez o usuario por mais tempo! E olha como è incrivel...eu caiu nessas armadilhas mesmo sabendo na existencia delas
@@deboragarcia4339 TH-cam é considerado uma mídia social e não uma rede social mas que é engraçado ver os comentários de gente falando mal das redes sociais com certeza é, parece algo muito simples pra mim, aprenda a usar as coisas com prudência porque tem muita coisa legal, muita possibilidade de adquirir conhecimento e gente talentosa mostrando seus trabalhos nas redes sociais não adianta fugir esse é o presente da humanidade precisamos nos adaptar.
Eu era viciado no Facebook. Consegui perder esse vício depois de desligar todas as notificações do app e desativar aqueles emails que eles mandam. Agora eu não uso o Facebook desde dezembro e nem sinto falta! Eu ainda uso o Instagram mas passo menos de 30 minutos por dia nele e foi até que fácil, eu parei de seguir pessoas famosas (literalmente todas) e silenciei amigos e conhecidos que postam muitos stories, eu também desativei todas as notificações do app do Instagram. Outra coisa que eu fiz também é desativar as notificações dos apps de Banco, streaming e delivery. Aquelas notificações do Banco Inter, Spotify, Disney+, Uber Eats e etc. Parecem inofensivas mas são tão prejudiciais quanto as das redes sociais, inclusive desativando as notificações de apps de Banco e delivery eu consegui guardar mais dinheiro que o normal. Desativar notificações de apps traz uma paz absurda, eu tento convencer muita gente a fazer o mesmo!
Eu infelizmente tive que instalar um adblock, estava alimentando demais meu estímulo por comprar. Deixei desabilitado aqui no TH-cam para ajudar nos produtores de conteúdos. É tomar cuidado com notificações de Ifood, promoções da Steam e outras plataformas de jogos, passar longe do tal do Pelando e outros serviços similares
@@PatrackaAff Aqui no TH-cam eu optei por pagar o YT Premium, assim eu ainda ajudo os criadores e tiro os anúncios. Pra mim é vantajoso pois uso muito o YT pra estudar e as propagandas no meio do vídeo atrapalham. Além disso, o mesmo preço que eu pagaria no Spotify pago no YT Premium e YT Music juntos. Mas em outros sites é foda, eu uso Adblock também. Esses apps de monitorar preço eu só uso por alguns dias quando quero comprar algo, se o produto não baixa o preço eu compro do jeito que tá msm e desinstalo o app.
Melhor coisa da minha vida foi largar o Facebook, até fiz uma conta recentemente pra ver as coisas como tava lá, vi que era tão chato e entediante, que exclui no mesmo dia a conta kkk
Vc pode criar uma conta meio q fake, sem add nenhum amigo ou contato. Só pra entrar em alguma pagina q só exista no FB. Com o tempo vc educa o algoritmo e ele nao te sugere mais nada.
Eu juro, eu mal uso whatsapp, facebook, ou outras redes sociais (Exceto o TH-cam), mas eu ainda sim passo grande parte do meu tempo em um aplicativo de RPG, jogando e conversando com amigos. Com a quantidade de tempo que eu já passei conversando dessa forma, eu as vezes noto como eu to tendo mais facilidade identificando irônia, piada, seriedade, e etc nas conversas por TEXTO, do que identificando as mesmas quando eu falo pessoalmente com pessoas próximas, como família.
nossa, pra mim usar o limite de uso nos apps me ajuda demais, mesmo que eu passe por ele eu ao menos tenho noção de quanto tempo está passando. passei de mais de 3h diárias no Instagram pra pouco mais de 1h. com o tempo fui diminuindo ainda mais e a maioria dos dias eu nem chego ao limite.
Parei de usar Facebook há uns 6 anos. E não uso nenhuma rede social. WhatsApp só pra trabalho, sem participar de grupos. Me poupou alguns anos de manipulação dos meus sentimentos, sobretudo de raiva, que é o que mais usam pra engajamento. E me poupa de ficar escravo de uma criação de auto-imagem com base em padrões confusos de sucesso, beleza, etc. O que mais uso pra me entreter é TH-cam e Streaming de filmes e séries.
Trabalhando com ilustração e dependendo 200% de redes sociais, me pego ficando viciada também. É uma sensação horrivel de dependencia e sempre uma montanha russa. O algoritmo mudando frequentemente me deixa extremamente preocupada.
Depois do Whatsapp larguei quase que totalmente o Facebook. Aliás, as raras vezes em que entro no Face acabo com aquela sensação de que perdi à toa um tempo precioso.
Faz 4 anos q desativei o facebook e 1 ano o instagram e posso dizer q minha ansiedade MELHOROU MUITO. Dificilmente tenho crises agora, mas como dito no vídeo o q a gente sente falta dessas redes são as informações q chegam bem mais rápido do q em outros meios
Desativei facebook há muito tempo. Uso instagram para trabalho pois sou Designer e Ilustrador. Me considero viciado em youtube pois vejo muitos vídeos, mas na maioria das vezes busco ver/ouvir fazendo outras tarefas, como um podcast enfim. Redes como tiktok e kwai não me adaptei e excluí logo depois que tentei usar.
Muito legal, Atila. Eu também não tenho nenhuma notificação ativada justamente para evitar esse gatilhos, assim como não levo o celular para o banheiro porque acabava passando mais horas do que precisava. Aos poucos estou diminuindo o uso nas redes
Poe o celular longe da cama, de forma que voce precise levantar para desligar o despertador...Alem de ser eficiente para voce acordar de primeira, sem usar a soneca, te força a levantar e assim, começar o dia (maioria das pessoas usam celular na cama deitado, nem levantam)
Aprender a desativar notificações é libertador. Aprendi num pico de stress mas hoje uso pra produzir algo. Redes sociais e msn no aparelho já são silenciadas desde sempre, e celular no vibra, obviamente, nem reconheço mais o toque, mesmo quando deixo pra tocar não atendo.😂😂😂 Precisamos nos controlar, ou alguém nos controla.🤪
Quero diminuir o uso da redes sociais e celular em geral. Mas é bem difícil, pois o tédio é algo rotineiro e a forma mais rápida é o celular, muito mais fácil do que ler um livro ou desenhar, por exemplo. Sou assim mas quero mudar.
Eu fico mais no TH-cam pq coloco vídeos pra tocar enquanto cuido da casa e cozinho. Às vezes lembro de entrar em Facebook e Instagram. Eu vejo whatsapp mais pra ver se tem recado e responder uma ou duas palavras. Não tenho mais forças pra interagir ou achar que tô interagindo só por estar usando um app.
Eu senti que eu era viciado em Facebook em 2019, ansioso diga-se de passagem... Ai minha professora na facul disse que excluiu o face dela e sentiu um peso saindo das costas e excluí tb. Não me arrependo. Hoje só uso YT, que é uma ferramenta ótima pra ter conhecimento se vc souber usar o algoritmo, e tenho insta pra deixar umas fotinhas lá só pra não ser um bicho do mato também.
Com relação aos caça niquel, o que motiva não é a sensação de tentar novamente, é a sensação de não deixar o possível prêmio para a próxima pessoa que for jogar.
E Quando vc começa a gostar de alguém? Deus me livre! A necessidade de aparecer mais nas redes, postar mais fotos e stories, e até mesmo memes, pra ficar esperando alguma curtida, e resposta da pessoa que vc gosta é terrivel.
A voz com efeito de reverb/eco era exatamente a mesma quando vou sair de casa e vem essa voz do Atila na cabeça: "Mas precisa sair mesmo?''; "Precisa comer pão todo dia?"; "Não da para fazer por video chamada".
A síndrome da vibração fantasma é um perigo, nos tornamos refém e mesmo assim achamos que estamos no controle, subestimando o mecanismo das redes sociais. Desativei todas as notificações em janeiro, foi uma das melhores escolhas que já fiz. No início, me culpava por não visualizar uma mensagem de imediato. Mas resisti, e acabou se tornando automático, meu corpo se acostumou a não verificar o celular o tempo inteiro. Resultado: menos ansiedade e maior foco. Ps: já dizia Steve Jobs: "foco é saber dizer não" valeu, Átila :)
Sempre achei twitter muito tóxico e nunca entrei. Instagram não ficava atrás mas eu mantinha. Na pandemia me fazia muito mal ver o comportamento das pessoas, principalmente de pessoas próximas. Aí desativei. O engraçado é que eu "desaparecida" das redes e em isolamento fui ficando cada vez menos sem contato no wpp também. Antes disso tudo eu já tinha silenciado notificações. Hoje to só aqui no youtube, vendo videos e interagindo.
Mesma coisa comigo. Desde que parei de usar Facebook/Twitter/Instagram, parece que o meu número de amigos diminuiu bastante. Hoje só minha família e dois amigos conversam comigo no Wpp 🤣 E não reclamo. Me sinto bem mais produtiva agora, até a minha memória parece ter melhorado.
Átila, parabéns pelo vídeo, ótima divulgação científica. Queria te agradecer pelo trabalho, usei seu vídeo sobre mudança de opinião em um curso de introdução ao método científico! Sobre esse vídeo, muito legais as recomendações, são muito próximas àquelas que nós psicólogos temos descrito para manter o autocuidado! Me desculpe a petulância,eu mestrado foi sobre esquemas de reforçamento e gostaria só de fazer uma menção histórica aqui, Skinner e Ferster em 1957 publicaram um livro chamado Schedules of Reinforcement. Skinner foi o primeiro a trabalhar com reforçamento intermitente e, portanto, esquemas probabilísticos. O Zeiler é incrível, adoro o trabalho dele, mas acho justo, pelo menos nos comentários mencionar o Skinner! Mais uma vez parabéns pelo conteúdo!
Deve ser por isso que no tiktok, logo depois de viralizar, os vídeos costumam ter menos visualizações. É pra dar o sentimento de escassez e continuar postando pra sentir o "hype" de viralizar novamente. Cada dia pensando mais em largar redes sociais...
Eu quase não tenho redes sociais, gosto do TH-cam que pra mim é a nova TV aberta onde tenho uma variedade maior de canais e posso assistir o que e quando quiser. Me descobri escravo do WhatsApp porque todos do trabalho estão lá e eu sou obrigado a ver assim que acordo. Facebook criei uma vez para salvar uma conta em um jogo e nunca usei (conta já deletada) e as demais existentes, nunca tive e nunca senti falta. O que detesto é a pressão das pessoas que parecem que não aceitam que você não tenha rede social
Saí do Facebook há cerca de dois anos. Não sinto a menor falta. Agora essa de "se informar" pelo Facebook hein... Nunca fiz... E talvez essa seja uma das razões pelas quais os Brasileiros andam tão mal informados. Acreditam em tudo e não questionam nada. Presa fácil de fakenews... Presa fácil pra tudo q tá acontecendo no país.
A tendência é que a humanidade fique cada vez mais interligada a tecnologia e internet, como se fosse uma extensão do nosso próprio corpo e mente, já somos como ciborgues nos dias de hoje usando o celular para diversas funções.
No fim, a bendita palavra MODERAÇÃO é a chave! EQUILÍBRIO É A LEI DO UNIVERSO! Já tentei de tudo parqa chegar a essa moderação. Agora, vou restringir meu uso no fim do dia, das 18 as 22h. Se 4 horas de uso não é suficiente, é que ja virou doença!
Desde que tive meu primeiro smartphone sempre desabilitei todas notificações, odeio a tensão e os barulhos das mensagens chegando. O meu principal costume tecnologico é o computador de mesa, adoro. (Inclusive to vendo o video em um agora)
Eu me policio bastante, e percebo todos efeitos das redes sociais e a ausência delas. Por isso, tanto eu me regulo, como também incentivo amigos e familiares a fazer o mesmo. Estamos doentes de ansiedade e outros problemas devido a essa vida prioritariamente virtual.
Eu andei reparando o quão viciante pra mim é o modelo de reels. E tinha percebido mesmo que os vídeos que me mostram não são todos que me agradam ou divertem, mas sim parecem que deixam alguns escolhidamente menos propensos a meus gostos pra gerar essa tensão.
Desinstalei o instagram do celular e uso apenas pelo navegador, os reels não funcionam muito bem por não ser o próprio app, e eu acho isso um ponto positivo.
Eu não me sinto desinformada sem as redes sociais . Pelo contrário agora consigo avaliar melhor as fontes que leio. E You tube virou instrumento de trabalho , kwai . Graças a um vídeo que assisti no teu canal. Valeu Atila !!!
Eu tô viciada e isso me atrapalha nos estudos. Nos dias que posto vídeo eu simplesmente não consigo parar de olhar o celular esperando as notificações.
Já fui muito viciado em Facebook e não me dava conta. Foi só eu desinstalar o app do celular, mas ainda mantendo a conta para ser acessada pelo computador, que em menos de um mês eu já estava completamente desviciado. A ponto de eu nem ligar mais pra rede social. As duas primeiras semanas são as piores, pq a gente tá muito condicionado aos hábitos. Depois até comemora pelo simples fato do cérebro parar de procurar pela "recompensa" que não estará mais no bolso. Hoje só sou viciado em TH-cam hahaha desgraça. E olha que esse eu uso 95% do tempo no computador.
No início do vídeo pensei que citaria os questionários de Fagerström :) kkkk (em seu uso oficial são critérios de dependência ao tabagismo), que ao meu ver também se encaixaria para dependência as redes sociais. Execelênte vídeo!
Promoção Cursos da ALURA: www.alura.com.br/promocao/atila
quero parabenizar a edição desse vídeo, principalmente o cuidado com o áudio!
(Paloma, foi vc? kkkkkkkk)
Sou muito grato a Alura pelos cursos na área de DataScience. Comentário de apenas um aspirante de Quimiometria
Casa comigo?
Faz um vídeo sobre dióxido de vanádio
Desinstalei o Instagram e Facebook há 5 meses. Nos primeiros dias eu pegava o celular na mão, abria e olhava pro espaço que os ícones desses apps ficavam, mas não estavam mais lá pra usar. Com o passar dos dias fui perdendo a "necessidade" de usar e hoje me sinto muito melhor sem eles. Claro que eu seguia muitas pessoas que me ensinavam sobre assuntos diversos, mas muito conteúdo me fazia mal e mesmo assim eu consumia, enfim, o vício. Agora não sinto mais falta!
Eu também me sentia saturado de tanta informação. Desinstalei instagram e facebook, agora leio um livro e fico no youtube. Também tiro tempo pra refletir. Quando acordo , só entro na internet depois de cumprir toda rotina da manhã, café, cama, banho, limpeza.
Sugiro um episódio sobre sotaque de TH-camrs nas crianças. Eu já havia percebido uma criança de 5 anos com sotaque carioca no Ceará, cercado por parentes cearenses. Pensei que era exagero meu, até ver várias pessoas falando sobre isso. Acredito que renda um bom material para vídeo.
siim . ja aconteceu com minha irma de 6 anos e fica muito no youtube . nos somos capixabas e do nada a menina começa falar puxando o 's'
sou do df meu filho com sotaque paulista..kkkk
@@leandroferreira3459 Quando percebi, achei que fosse exagero meu até ver q é bem comum.
Em Portugal as crianças tão falando "brasileiro" agora..
E qual o problema disso? Aliás a maioria dos TH-camrs são até paulistas. Mas isso pareceu-me um preconceito com sotaque carioca. Igual portugueses preocupados com as crianças falando "brasileiro".
"vibração fantasma" é o novo choro do neném que a mãe escuta mesmo quando não tem nenhuma criança chorando
Na psicologia experimental chamamos isso de reforço intermitente, um dos comportamentos mais difíceis de serem extintos*. Nas aulas com os ratinhos era desesperador ver eles apertando a barra da água com reforço intermitente, tipo se eles apertassem 1 vez e saísse água isso era suficiente pra eles apertarem outras centenas de vezes sem sair água só controlados por essa 1 vez que a água saiu. Então isso aumentava consideravelmente o comportamento deles de apertar a barra de água, na espera daquela 1 vez de reforço positivo
Sempre verifico a quantidade de tempo gasto no celular ao final dos dias. Percebi que quando passo menos tempo no celular, termino o dia menos estressada e com menos incômodo nos olhos. Quando tenho dias ruins/ansiosos e passo muito tempo no celular(cerda de 4h, ou mais), termino o dia com sensação de cansaço + sentimento de que não fiz nada, frustração e irritação nos olhos. Desinstalar alguns apps tem me ajudado, mantenho apenas o whatsapp e ainda sim coloquei um timer pra controlar o tempo de uso. As redes sociais ferraram muito minha vida.
Falamos tanto sobre o vício de jovens nas redes sociais (não estou dizendo que o vídeo está errado, é apenas um ponto) que esquecemos o vício dos pais em redes sociais, tenho uma mãe viciada desde que me conheço por gente, vendo isso cresci com uma meta de não ser nunca igual a ela, a falta de atenção dos pais para com os filhos no desenvolvimento é muito prejudicial a vida da criança, pois se ela não aprende em casa o mundo vai ensinar, vai se conectar com pessoas maldosas e ser facilmente influenciável, as vezes tenho que pedir para minha mãe largar o celular e conversar comigo, é triste demais passar por isso
Vinha diminuindo a frequência em redes sociais desde 2019, com a pandemia eu resolvi largar de vez o Instagram e o Twitter. A falta de informação ainda é um empecilho, principalmente estando no meio acadêmico mas estou contornado isso através do youtube. É surreal como minha saúde mental melhorou significativamente, mesmo em meio ao caos, pois me dediquei a ler e outros tipos de entretenimentos e socializações. Eu super recomendo! Eu era viciada, mas entendi que o afastamento era necessário.
Eu nuncs tive twitter ou tik tok so por conta disso, so tenho whatsapp pq é importante mas n tenho nenhuma outra rede social. Nao considero o youtuber uma rede social
Mas inicialmente como foi?
@@Daniel-ru7mv No começo foi muito difícil, eu era viciada em instagram mas ao msm tempo comecei a me sentir muito sufocada com essa dependência. Gosto de fotografia, mas não me sentia a vontade para postar. Fiz outra conta com pouquíssimas pessoas (foi a melhor coisa que eu fiz kkk). Depois de um tempo, eu mal abria o app e depois eu excluir de vez. Boa sorte aí :)
Eu me sinto só quando não estou nas redes sociais, até assistir série se tornou difícil pq estou lá sozinha vendo, acabo indo pro Instagram... É uma sensação horrível.
Acho que muita gente acaba usando por esse motivo também. Já sugeri a minha namorada que diminuísse a quantidade de tempo que ela usa rede social, por perceber que não fazia bem a ela, e ele me alegou o mesmo motivo. Pandemia/Isolamento social é foda :/
Tem um app chamado rave, da pra ver séries em uma sala com várias pessoas. Eu vi blacklist todinha com minha namorada por ele
Olha, acho q vc deveria testar. Suspende sua conta do Facebook e vê como você se sente. Arruma outras coisas q vc goste de fazer pra compensar. Eu tbm pensei muito pra sair do Facebook. Mas juro, hoje não sinto falta. É libertador!
assiste livestream, como eu gosto muito de jogos eu conheci a Twitch (plataforma de stream pra quase tudo mas mais focada em jogos) quando ela ainda chama just tv, desde então eu sempre que to no PC to com alguma live aberta no navegador, mesmo quando eu estou fazendo qualquer outra coisa, seja jogar, vendo vídeo, conversando, estudando e por ai vai, no máximo eu muto ou abaixo o volume se começar a atrapalhar, se for um(a) streamer n tão grande é melhor ainda pq vc consegue interagir no chat mais facilmente, como existem milhares de streamers diferentes é bem fácil achar alguma comunidade q vc se encaixe, como é tudo ao vivo é quase impossível se sentir só pq vc ta conversando com o(a) streamer e com todas as outras centenas ou milhares de pessoas no chat
@live free eu ia escrever algo parecido. não estar acompanhado de alguém ainda tem.ums conotação muito ruim pra maioria das pessoas e não deve ser assim. Tem tanta coisa bacana pra fazer individualmente. Acho que é algo q merece ser urgentemente desconstruído, até porque a sensação de "não estar só" nas redes sociais é totalmente artificial.
Cheguei ao ponto de ficar vendo frequentemente se tenho novas mensagens, mas na hora que chegam não tenho vontade de respondê-las, geralmente ignoro e respondo horas ou dias depois. Estou realmente saturada.
Vdd, bro. Isso parece o ápice da escravidão, sei lá kk
@@regisnogueira2877 sim kkk vício
eu desativei as mensagens piscando na tela, hoje me sinto melhor em nao ver imediamente. Meu vicio acaba sendo maior em you tube
Eu 🤝 Atila
Momento Alura
Mikannn com 3 N no final ❤❤❤❤
Mikaaaannn ♥️
Amo os dois e amo Alura por apoiar os dois
Mikaaannnnn... E ae garota... Beijoooos da sua seguidora de Manaus
Oq significa "Eu 🤝 Átila"?
Eu acho impressionante como o Atila consegue ficar tanto tempo explicando sem dar cortes nas gravações. O cara realmente estuda e entende pra falar. Parabéns!
as lives dele são impressionantes. raciocínio limpíssimo
Estou há 7 meses com todas das redes deletadas. Passei por uma fase de sofrimento depois alívio, depois a sensação de invisibilidade, frustrado no dia do meu aniversário, mas agora eu prezo muito como a minha vida caminha. Eu valorizo muito mais as conversas com os amigos (qdo eles não ficam olhando o celular durante a conversa) e o anonimato tem sido bem interessante.
Passando exatamente pela mesma experiência, Will. Na verdade, aprendi a dar muito mais valor a minha família e amigos próximos. Me sinto muito mais feliz sem as redes, tenho mais tempo pra ler, estudar, descobrir novos hobbies e minha ansiedade diminuiu bastante. Só tenho me policiado pra não perder tanto tempo com o TH-cam tbm kkkkkk
Tamo junto hahaha
Nossa eu tava numa sequência de 3 meses sem rede social, mas nos últimos tempos tenho me sentindo sozinho. Semanalmente estou entrando nas redes sociais mas percebo que a sensação de vazio preenchido é ilusória.
a minha média em frente ao celular tá na média de 4 horas agora, mas lembro que já cheguei a passar 11 horas (segundo o assistente do celular)
meu máximo foi 8 horas e fiquei assustada de vdd, agora mais ou menos 4h
Parabéns :)
como vc consegui diminuir assim?
Minha média é de 1h 20 min, segundo o monitoramento do próprio aplicativo. É bom saber que é um problema nosso enquanto sociedade tecnológica, não enquanto indíviduos.
A minha é um pouco alta, mas tbm é porque faço tudo pelo celular, jogar, assistir filme, se informar, estudar, mas comprei um Kindle, quero passar um tempo lendo mais, e fora do celular.
Ruim quando voce quer conversar com alguem, mais a pessoa fica no celular e não presta a atenção, e uma merda isso
eu sou cego de nascença e aprecio muito este excelente canal, muito importante, entrar aqui e me deparar com um conteúdo cada vez mais atual é algo que realmente me agrada. Motivado pelo gosto pela área da informática, postei vídeos no canal Blind Center, o objetivo é ensinar para as pessoas como as pessoas cegas usam o celular, o computador e outros.
Eu estudei design digital e meu TCC foi com base nos elementos de design e como eles são utilizados para despertar desejo e vício, desde essa época que tirei notificações do celular. Hoje com o Covid, e por morar fora do Brasil, meu WhatsApp basicamente serve para fazer chamadas de vídeo com a família. Em relação as redes sociais, uma rede que acho muito interessante é o Discord, pois ele possibilita um contato e uma interação mais "humana". Gostei muito do vídeo Atila. As redes sociais são ferramentas muito boas para várias ocasiões, o problema no caso, é não virar uma ferramenta delas.
Eu não tenho a maioria das redes sociais (só whatsapp e TH-cam) e mesmo assim me sinto presa nelas
Dica - saia do Whatsapp e vá para o Telegram. O Zap no Brasil é tóxico
Eu sou viciado em TH-cam, já perdi a conta de quantas vezes entrei no TH-cam durante o trabalho só pra "dar uma olhada" e fiquei por horas vendo vídeos
Fiquei 7h no instagram... não tinha feito nada no dia, desinstalei.
*_Obrigado por mais este vídeo e concordo plenamente contigo Atila:_*
_"As redes sociais são importantes, mas eu quero dedicar a elas as horas que eu puder dedicar, NÂO o que elas quiserem de mim." - Iamarino, Atila 2021._
Faltou o TH-cam nessa thumbnail kkkk, cmg o caso é o TH-cam, até qdo estou vendo algo produtivo rapidamente eu ja me distrai e estou vendo algo completamente fútil
Tenta colocar em "assistir mais tarde" ou pede pra parar de recomendar. Também seria bom você criar uma conta só pra ver coisa fútil
Tenho uma regra clara: celular só 2h depois de acordar. As 2 ou 3 primeiras horas do dia são só pra mim.
Esse hábito mudou a minha vida. Abraços.
Abraço
Abracei
Forte abraço
Quantos abraços virtuais! 😀
Fico bastante decepcionado qnd me arrumo pra dormir e acabo dormindo mais tarde do q gostaria pq fiquei mexendo no ig vendo coisa inútil (meme). Já tinha desativado algumas notificações. Agora durante o vídeo desativei mais algumas. DICA: pra não deixar o celular sempre no silencioso e perder chamadas, eu desativo o som do whatsapp e seleciono contatos específicos para tocar.
Nada como aqueles dias que a gente não pega no celular. Dá uma paz imensa.
Meu maior vício era twitter. Desinstalei e coloquei uma senha aleatória para também não usar pelo navegador. Aí fui viciando no instagram, em ficar assistindo reels. Desinstalei também. O facebook infelizmente não posso me desfazer porque vejo oportunidades de trabalho e cursos por lá, então acabo ficando presa. Mas pelo menos estou menos escrava das redes do que antes
twitter é m chatão como conseguem se viciar naquilo kkk
Meu problema com vício é o TH-cam. Mas a controvérsia é que aprendo muito aqui. Cara é como se eu tivesse naquela máquina do filme Matrix. É insano.
Fiquei 11h no Instagram 1x. E olha... Eu tenho muita coisa pra fazer, faço faculdade, irei me casar, trabalho.
Retirei o app! Nenhuma das minhas tarefas continuaram sendo "um fardo" como eu sentia quando usava as redes.
Saí de todas as redes sociais (menos TH-cam) e melhorou muito minha qualidade de vida. Uma dica pra quem quiser parar ou até reduzir: comece tirando os ícones da sua tela inicial, esconda em pastas ou apague os atalhos, dificultar o acesso vai ajudar a parar aos poucos.
Amigo, pior que eu já exclui minhas contas no tweeter, Facebook e Instagram e Tik Tok, e tirei os widgets. Só usava o TH-cam, acabei me viciando no nisso kkkk. Ativei novamente minha conta no TTK, ainda não consegui superar esse vício digital kkkk.
Sempre que eu to meio mal, eu reparo que eu to bitolado em rede social. Quando não até reclamam comigo que não respondo as pessoas na hora, é quase uma coação a responder tudo imediatamente 😅
Atila cada vez mais ensinando análise do comportamento sem deixar um vídeo técnico de psicologia, esse é o grande mérito de um bom divulgador científico :)
Houve um tempo em que eu olhava o tempo de tela aqui no TH-cam e dava 16, 18 horas por dia.. as redes sociais no geral não me prendem, mas o TH-cam, esse eu não consigo ficar sem por muito tempo.
Eu também sou viciando em TH-cam, tem muita coisa interessante por aqui (como o canal do Átila, por exemplo)
Eu já parei de me apegar a redes que focam mais em aprovação social no celular. Não uso Twitter, Face, Instagram e nem WhatsApp. Em compensação, em outras redes onde posso navegar sem ter aquela necessidade de interação, apenas navegando e absorvendo o conteúdo, eu sou viciado. Por isso vivo no TH-cam, Reddit e Telegram. Essas apesar de tbm ter os seus "likes", eu sinto que são menos tóxicas do que essas primeiras.
Melhor coisa que fiz no passado, e até hoje continuo assim é; não usar mais redes sociais. Me sinto mais sensível aos prazeres da vida, fora de uma tela de celular.
Meu vício é no TH-cam mesmo, faço quase tudo com um vídeo rodando de fundo (quando não tô ouvindo podcast). E sinto que isso vem desde antes da internet, quando eu fazia tudo com a TV ligada em algum canal aleatório.
Eu ja senti essa vibração fantasma quando estava no trabalho, chegava ate a ouvir o som da notificação bem baixinho e quando ia ver o celular n era nada, era sons da minha cabeça.😊
Eu prefiro checar o telefone logo após fazer minhas atividades matutinas, confesso que se eu pegar antes de fazer meus afazeres, eu levo hoooras pra começar meu dia de fato, sinto que se torna improdutivo.
Eu detesto todas as redes e mídias sociais, mas o vício é maior do que meu ódio.
Tirei todas as notificações tbm. Minha vida melhorou muito! Se vc é uma pessoa que não depende das redes sociais para trabalhar, desative!!!
Eu tirei a notificação de tudo pq eu fico irritada com tanta notificação. E parei de usar Facebook pq ele sinalizava tudo! Me irritava tbm.
Eu acho chique quem fala que é viciado em WhatsApp... Tipo como vcs tem tanta gente pra falar? Meu WhatsApp passa dois dias sem receber nada 😂
Se você souber de grupos com idéias interessantes e produtivas me avisa por gentileza, entrei num grupo uma vez na vida e era uns assuntos sem pé nem cabeça, memes, boa tarde, boa noite e bom dia etc; ninguém no grupo falava sobre descobertas, músicas clássicas, ballet, segurança pública, evolução etc.
meu único grupo real ativo é o que tem eu e mais 4 amigos, normalmente a gente conversa algo a cada 2 dias e as vezes a gente fica até 1 semana sem mandar nada kkkkk, tbm n sei o que tanto essa galera fala no whatsapp
Sair do Facebook definitivamente foi a melhor coisa que fiz em 2020!
Já tive contas em várias redes sociais. Excluí todas quando percebi o aumento da minha ansiedade. Agora só TH-cam e Whatsapp sem grupo.
Melhor coisa que fiz
Eu só uso o TH-cam e Twitter, to pensando em excluir meu twitter kkk uso pra me atualizar mas é toxico demais
Já faz alguns anos que não uso notificação nenhuma, exceto do WhatsApp e ligações (para qualquer número em horário de trabalho e para contatos favoritos em horário não comercial). Confiro e respondo nos intervalos de trabalho ou entre atividades, mesmo se estiver de folga. Amigos e família acham q não me importo com eles por não responder rápido, mas eu procuro deixar claro q não é pessoal, é pela minha tranquilidade mesmo. A ansiedade diminui bastante. O foco aumenta. É ótimo!
Cara com esse vídeo notei que eu gasto 2h diárias com instagram(4h com zap ms uso zap no trampo) e 1h com twitter, abro insta mais de 120x ao dia, meu deus que relação doentia com social media é essa bixo.
Dicas, desliguem as notificações dos aplicativos, com o tempo ao invés de ficar ansioso por saber se chegou ou não uma mensagem, vocês deixam de se importar (pelo menos comigo é assim)
Eu não sou viciada em Facebook ou Instagram, mas definitivamente eu sou viciada em TH-cam
Todo dia eu vejo um vídeo ou mais nessa rede social
Eu assisto um após o outro. Vou diminuir.
Eu acho que eu uso tanto pq quando eu era pequena eu não podia sair pra brincar ficava sozinha assistindo televisão não tinha outra atividade como ler, escrever ou até brincar sozinha mesmo. Pelo menos eu tinha a escola depois da pandemia eu me apeguei mais ao celular não entregava atividade nenhuma so acumulando. Agora eu percebe que eu gosto de fazer poesia, fazer atividade física etc...
Sou viciado em TH-cam! E indo alem,sou engenheiro da computaçao e nossa funçao e criar ferramentas web para prender cada vez o usuario por mais tempo! E olha como è incrivel...eu caiu nessas armadilhas mesmo sabendo na existencia delas
O pior de tudo é que, agora com a pandemia, se eu abandonar as redes sociais eu deixo de ter vida social.
Depois da pandemia sai de todas redes sociais
Mas substitui por vicio em TH-cam
O Átila usando uma rede social para alertar sobre redes sociais é tipo o Neo quebrando a Matrix kkkkk
Kkkkk, alguns comentando aqui que não usam rede social, como se o YT não fosse uma rede social, hahaha.
@@deboragarcia4339 TH-cam é considerado uma mídia social e não uma rede social mas que é engraçado ver os comentários de gente falando mal das redes sociais com certeza é, parece algo muito simples pra mim, aprenda a usar as coisas com prudência porque tem muita coisa legal, muita possibilidade de adquirir conhecimento e gente talentosa mostrando seus trabalhos nas redes sociais não adianta fugir esse é o presente da humanidade precisamos nos adaptar.
Nem vi o vídeo e já posso afirmar que acabo de vir de outro vídeo pra ver esse. TH-cam é meu ponto fraco.
Eu era viciado no Facebook. Consegui perder esse vício depois de desligar todas as notificações do app e desativar aqueles emails que eles mandam. Agora eu não uso o Facebook desde dezembro e nem sinto falta!
Eu ainda uso o Instagram mas passo menos de 30 minutos por dia nele e foi até que fácil, eu parei de seguir pessoas famosas (literalmente todas) e silenciei amigos e conhecidos que postam muitos stories, eu também desativei todas as notificações do app do Instagram.
Outra coisa que eu fiz também é desativar as notificações dos apps de Banco, streaming e delivery. Aquelas notificações do Banco Inter, Spotify, Disney+, Uber Eats e etc. Parecem inofensivas mas são tão prejudiciais quanto as das redes sociais, inclusive desativando as notificações de apps de Banco e delivery eu consegui guardar mais dinheiro que o normal.
Desativar notificações de apps traz uma paz absurda, eu tento convencer muita gente a fazer o mesmo!
Eu infelizmente tive que instalar um adblock, estava alimentando demais meu estímulo por comprar. Deixei desabilitado aqui no TH-cam para ajudar nos produtores de conteúdos. É tomar cuidado com notificações de Ifood, promoções da Steam e outras plataformas de jogos, passar longe do tal do Pelando e outros serviços similares
@@PatrackaAff Aqui no TH-cam eu optei por pagar o YT Premium, assim eu ainda ajudo os criadores e tiro os anúncios. Pra mim é vantajoso pois uso muito o YT pra estudar e as propagandas no meio do vídeo atrapalham. Além disso, o mesmo preço que eu pagaria no Spotify pago no YT Premium e YT Music juntos. Mas em outros sites é foda, eu uso Adblock também.
Esses apps de monitorar preço eu só uso por alguns dias quando quero comprar algo, se o produto não baixa o preço eu compro do jeito que tá msm e desinstalo o app.
Melhor coisa da minha vida foi largar o Facebook, até fiz uma conta recentemente pra ver as coisas como tava lá, vi que era tão chato e entediante, que exclui no mesmo dia a conta kkk
Vc pode criar uma conta meio q fake, sem add nenhum amigo ou contato. Só pra entrar em alguma pagina q só exista no FB. Com o tempo vc educa o algoritmo e ele nao te sugere mais nada.
Eu juro, eu mal uso whatsapp, facebook, ou outras redes sociais (Exceto o TH-cam), mas eu ainda sim passo grande parte do meu tempo em um aplicativo de RPG, jogando e conversando com amigos. Com a quantidade de tempo que eu já passei conversando dessa forma, eu as vezes noto como eu to tendo mais facilidade identificando irônia, piada, seriedade, e etc nas conversas por TEXTO, do que identificando as mesmas quando eu falo pessoalmente com pessoas próximas, como família.
nossa, pra mim usar o limite de uso nos apps me ajuda demais, mesmo que eu passe por ele eu ao menos tenho noção de quanto tempo está passando. passei de mais de 3h diárias no Instagram pra pouco mais de 1h. com o tempo fui diminuindo ainda mais e a maioria dos dias eu nem chego ao limite.
Muito importante manter o celular distante quando estiver estudando, sigam essa dica galera. Modo avião e net off
Parei de usar Facebook há uns 6 anos. E não uso nenhuma rede social. WhatsApp só pra trabalho, sem participar de grupos. Me poupou alguns anos de manipulação dos meus sentimentos, sobretudo de raiva, que é o que mais usam pra engajamento. E me poupa de ficar escravo de uma criação de auto-imagem com base em padrões confusos de sucesso, beleza, etc. O que mais uso pra me entreter é TH-cam e Streaming de filmes e séries.
Vibração fantasma, nuca senti, mas as vezes eu tenho a sensação de ouvir as notificações quando não tem, cara, é bizarro isso.
Trabalhando com ilustração e dependendo 200% de redes sociais, me pego ficando viciada também. É uma sensação horrivel de dependencia e sempre uma montanha russa. O algoritmo mudando frequentemente me deixa extremamente preocupada.
Depois do Whatsapp larguei quase que totalmente o Facebook. Aliás, as raras vezes em que entro no Face acabo com aquela sensação de que perdi à toa um tempo precioso.
uso somente para checkin e em uma conta que criei só pra isso(nada de curtir ou seguir alguém), visto que desativei a minha.
A cerca de 15 dias excluí minhas contas do twitter, instagram e Facebook, e o Átila descreveu justamente como estou me sentindo nesse momento.
tristeza isso gente, eu acordo com mais vontade de ver o celular do que tomar café da manhã.
Faz 4 anos q desativei o facebook e 1 ano o instagram e posso dizer q minha ansiedade MELHOROU MUITO. Dificilmente tenho crises agora, mas como dito no vídeo o q a gente sente falta dessas redes são as informações q chegam bem mais rápido do q em outros meios
Desativei facebook há muito tempo. Uso instagram para trabalho pois sou Designer e Ilustrador.
Me considero viciado em youtube pois vejo muitos vídeos, mas na maioria das vezes busco ver/ouvir fazendo outras tarefas, como um podcast enfim.
Redes como tiktok e kwai não me adaptei e excluí logo depois que tentei usar.
Muito legal, Atila. Eu também não tenho nenhuma notificação ativada justamente para evitar esse gatilhos, assim como não levo o celular para o banheiro porque acabava passando mais horas do que precisava. Aos poucos estou diminuindo o uso nas redes
Como professora na pandemia, a "rede social" que mais tenho usado é o classroom.
Como eu queria me livrar dela...
Eu saí do Facebook faz dois anos e a única coisa que eu sinto falta é do calendário de aniversário dos amigos. hahahahahh
Eu tbm!!!! Rsrsrsrs
Eu registrei manualmente o niver dos amigos próximos no Google agenda.
O despertador ta no celular, não tem como não acordar olhando o celular.
Compra um despertador. Tu encontra por 10/15 pilas.
Poe o celular longe da cama, de forma que voce precise levantar para desligar o despertador...Alem de ser eficiente para voce acordar de primeira, sem usar a soneca, te força a levantar e assim, começar o dia (maioria das pessoas usam celular na cama deitado, nem levantam)
Aprender a desativar notificações é libertador. Aprendi num pico de stress mas hoje uso pra produzir algo. Redes sociais e msn no aparelho já são silenciadas desde sempre, e celular no vibra, obviamente, nem reconheço mais o toque, mesmo quando deixo pra tocar não atendo.😂😂😂 Precisamos nos controlar, ou alguém nos controla.🤪
Quero diminuir o uso da redes sociais e celular em geral. Mas é bem difícil, pois o tédio é algo rotineiro e a forma mais rápida é o celular, muito mais fácil do que ler um livro ou desenhar, por exemplo. Sou assim mas quero mudar.
Tem dias que eu simplesmente deixo o celular de lado em um outro cômodo. Geralmente nos finais de semana. É libertador. Talvez a idade ajude. 44 anos.
Eu fico mais no TH-cam pq coloco vídeos pra tocar enquanto cuido da casa e cozinho. Às vezes lembro de entrar em Facebook e Instagram. Eu vejo whatsapp mais pra ver se tem recado e responder uma ou duas palavras. Não tenho mais forças pra interagir ou achar que tô interagindo só por estar usando um app.
É exatamente assim comigo também
Eu senti que eu era viciado em Facebook em 2019, ansioso diga-se de passagem... Ai minha professora na facul disse que excluiu o face dela e sentiu um peso saindo das costas e excluí tb. Não me arrependo. Hoje só uso YT, que é uma ferramenta ótima pra ter conhecimento se vc souber usar o algoritmo, e tenho insta pra deixar umas fotinhas lá só pra não ser um bicho do mato também.
Com relação aos caça niquel, o que motiva não é a sensação de tentar novamente, é a sensação de não deixar o possível prêmio para a próxima pessoa que for jogar.
E Quando vc começa a gostar de alguém? Deus me livre! A necessidade de aparecer mais nas redes, postar mais fotos e stories, e até mesmo memes, pra ficar esperando alguma curtida, e resposta da pessoa que vc gosta é terrivel.
@@laispacifico3962 é desse jeito msm 😰
O negócio é se interessar por pessoas "low profile"
Desativei as minhas Redes Sociais e estou melhorando. Indo pra 2 meses já.
A voz com efeito de reverb/eco era exatamente a mesma quando vou sair de casa e vem essa voz do Atila na cabeça: "Mas precisa sair mesmo?''; "Precisa comer pão todo dia?"; "Não da para fazer por video chamada".
A síndrome da vibração fantasma é um perigo, nos tornamos refém e mesmo assim achamos que estamos no controle, subestimando o mecanismo das redes sociais. Desativei todas as notificações em janeiro, foi uma das melhores escolhas que já fiz. No início, me culpava por não visualizar uma mensagem de imediato. Mas resisti, e acabou se tornando automático, meu corpo se acostumou a não verificar o celular o tempo inteiro. Resultado: menos ansiedade e maior foco. Ps: já dizia Steve Jobs: "foco é saber dizer não"
valeu, Átila :)
Sempre achei twitter muito tóxico e nunca entrei. Instagram não ficava atrás mas eu mantinha. Na pandemia me fazia muito mal ver o comportamento das pessoas, principalmente de pessoas próximas. Aí desativei. O engraçado é que eu "desaparecida" das redes e em isolamento fui ficando cada vez menos sem contato no wpp também. Antes disso tudo eu já tinha silenciado notificações. Hoje to só aqui no youtube, vendo videos e interagindo.
Mesma coisa comigo. Desde que parei de usar Facebook/Twitter/Instagram, parece que o meu número de amigos diminuiu bastante. Hoje só minha família e dois amigos conversam comigo no Wpp 🤣 E não reclamo. Me sinto bem mais produtiva agora, até a minha memória parece ter melhorado.
@@alanna6030 É uma sensação meio ambigua.. Pq ao msm tempo que vejo os beneficios parece que to perdendo as pessoas, sendo esquecida.
Átila, parabéns pelo vídeo, ótima divulgação científica. Queria te agradecer pelo trabalho, usei seu vídeo sobre mudança de opinião em um curso de introdução ao método científico!
Sobre esse vídeo, muito legais as recomendações, são muito próximas àquelas que nós psicólogos temos descrito para manter o autocuidado!
Me desculpe a petulância,eu mestrado foi sobre esquemas de reforçamento e gostaria só de fazer uma menção histórica aqui, Skinner e Ferster em 1957 publicaram um livro chamado Schedules of Reinforcement. Skinner foi o primeiro a trabalhar com reforçamento intermitente e, portanto, esquemas probabilísticos. O Zeiler é incrível, adoro o trabalho dele, mas acho justo, pelo menos nos comentários mencionar o Skinner! Mais uma vez parabéns pelo conteúdo!
Deve ser por isso que no tiktok, logo depois de viralizar, os vídeos costumam ter menos visualizações. É pra dar o sentimento de escassez e continuar postando pra sentir o "hype" de viralizar novamente. Cada dia pensando mais em largar redes sociais...
Eu quase não tenho redes sociais, gosto do TH-cam que pra mim é a nova TV aberta onde tenho uma variedade maior de canais e posso assistir o que e quando quiser. Me descobri escravo do WhatsApp porque todos do trabalho estão lá e eu sou obrigado a ver assim que acordo. Facebook criei uma vez para salvar uma conta em um jogo e nunca usei (conta já deletada) e as demais existentes, nunca tive e nunca senti falta. O que detesto é a pressão das pessoas que parecem que não aceitam que você não tenha rede social
Concordo!!
Saí do Facebook há cerca de dois anos. Não sinto a menor falta. Agora essa de "se informar" pelo Facebook hein... Nunca fiz... E talvez essa seja uma das razões pelas quais os Brasileiros andam tão mal informados. Acreditam em tudo e não questionam nada. Presa fácil de fakenews... Presa fácil pra tudo q tá acontecendo no país.
Vdd
A tendência é que a humanidade fique cada vez mais interligada a tecnologia e internet, como se fosse uma extensão do nosso próprio corpo e mente, já somos como ciborgues nos dias de hoje usando o celular para diversas funções.
,sem notificação no celular, inclusive de wattsap, é um caminho sem volta
No fim, a bendita palavra MODERAÇÃO é a chave!
EQUILÍBRIO É A LEI DO UNIVERSO!
Já tentei de tudo parqa chegar a essa moderação. Agora, vou restringir meu uso no fim do dia, das 18 as 22h.
Se 4 horas de uso não é suficiente, é que ja virou doença!
Desde que tive meu primeiro smartphone sempre desabilitei todas notificações, odeio a tensão e os barulhos das mensagens chegando. O meu principal costume tecnologico é o computador de mesa, adoro. (Inclusive to vendo o video em um agora)
Eu me policio bastante, e percebo todos efeitos das redes sociais e a ausência delas. Por isso, tanto eu me regulo, como também incentivo amigos e familiares a fazer o mesmo. Estamos doentes de ansiedade e outros problemas devido a essa vida prioritariamente virtual.
Esse vídeo é um paradoxo completo kkk
Tem dias que eu passo e esqueço que tenho celular,mas tem outros dias que só fico na cama existindo na internet
Confesso que depois da pandemia eu tenho a sensação que não tenho amigos. Com isso, aumentei expressivamente o tempo de uso nas redes sociais.
Eu tbm me sinto assim. Mas eu fiquei em melhorar minhas qualidades
Uso o bem-estar digital e me ajuda muito
Eu andei reparando o quão viciante pra mim é o modelo de reels. E tinha percebido mesmo que os vídeos que me mostram não são todos que me agradam ou divertem, mas sim parecem que deixam alguns escolhidamente menos propensos a meus gostos pra gerar essa tensão.
Desinstalei o instagram do celular e uso apenas pelo navegador, os reels não funcionam muito bem por não ser o próprio app, e eu acho isso um ponto positivo.
A primeira coisa que eu faço ao acordar é pegar o celular, mas é pra desligar o despertador kkkkkkkkkkk 😭
Eu não me sinto desinformada sem as redes sociais . Pelo contrário agora consigo avaliar melhor as fontes que leio.
E You tube virou instrumento de trabalho , kwai . Graças a um vídeo que assisti no teu canal.
Valeu Atila !!!
Acho que quase todo mundo usar o despertador do celular TB ajuda. Vc desliga o despertador e já aproveita pra ver as msg.
Eu tô viciada e isso me atrapalha nos estudos. Nos dias que posto vídeo eu simplesmente não consigo parar de olhar o celular esperando as notificações.
Já fui muito viciado em Facebook e não me dava conta. Foi só eu desinstalar o app do celular, mas ainda mantendo a conta para ser acessada pelo computador, que em menos de um mês eu já estava completamente desviciado. A ponto de eu nem ligar mais pra rede social. As duas primeiras semanas são as piores, pq a gente tá muito condicionado aos hábitos. Depois até comemora pelo simples fato do cérebro parar de procurar pela "recompensa" que não estará mais no bolso.
Hoje só sou viciado em TH-cam hahaha desgraça. E olha que esse eu uso 95% do tempo no computador.
No início do vídeo pensei que citaria os questionários de Fagerström :) kkkk (em seu uso oficial são critérios de dependência ao tabagismo), que ao meu ver também se encaixaria para dependência as redes sociais. Execelênte vídeo!