Técnica de Microfonação de Violão - Spaced Pair ou 3:1 (Universidade do Áudio)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 19 ก.พ. 2020
  • ​Tipo de microfonação para gravar o violão: spaced pair ou 3:1 - entenda os detalhes e características dessa técnica. Quer assistir ao conteúdo na íntegra? Acesse: universidadedoaudio.com e faça parte da maior comunidade de áudio do Brasil!
    ---
    Chegou a sua oportunidade de se profissionalizar no segmento que mais cresce no mercado da música: Engenharia de Áudio e Produção Musical!
    São inúmeras horas de conteúdo acadêmico, que percorre o conhecimento desde o Básico até o Avançado, com aulas de didática direta e ímpar. Contamos ainda com Mentores ensinando sobre suas técnicas de mixagem, masterização e compartilhando suas experiências no mercado de trabalho.
    A Universidade do Áudio é fruto da parceria entre Sonastério e Cesar Santos. Existimos para educar quem já faz ou quer fazer da música a sua profissão! Temos o objetivo de contribuir com a capacitação e desenvolvimento dos profissionais da nossa área. Viemos para mudar o cenário fonográfico brasileiro! #mudandoocenáriofonográfico #universidadedoaudio
    Realização: Sonastério​ - Cesar Santos - Equipe UA
  • เพลง

ความคิดเห็น • 12

  • @rafaelsilvino7257
    @rafaelsilvino7257 3 ปีที่แล้ว +6

    A cara do fofão de "boiando" é a melhor.

    • @universidadedoaudio
      @universidadedoaudio  2 ปีที่แล้ว +3

      Fofão além de mestre no violão é mestre pra fazer cara de boiador hahahaha

  • @SoraiaMilani
    @SoraiaMilani 3 ปีที่แล้ว +3

    Assisti vários vídeos aqui no TH-cam sobre microfonação de violão. A sua explicação foi a mais completa! Obrigada!

  • @sebastiandias6340
    @sebastiandias6340 ปีที่แล้ว

    O melhor som de violão que ja ouvir, som macio sem aquelas frequências ardidas e estridentes, agradável aos ouvidos.

  • @thiago_teles
    @thiago_teles 2 ปีที่แล้ว

    Sensacional. Vou testar a técnica hoje mesmo!

  • @luceliasantos8035
    @luceliasantos8035 3 ปีที่แล้ว +2

    Além disso um ensaio pra corrigir a performance de execução do músico pra que ele não movimente o instrumento durante a execução o que jogaria todo trabalho de posicionamento dos transdutores fora e isso é o que mais acontece tomando bastante tempo até o músico se adaptar. MrDennys Carlos Candeias - Bahia

    • @universidadedoaudio
      @universidadedoaudio  3 ปีที่แล้ว +3

      É importante alertarmos o músico sobre a importância da consistência de seu posicionamento, mas sempre com gentileza e procurando proporcioná-lo o maior conforto possível enquanto grava! Um abraço da Equipe UA!

    • @luceliasantos8035
      @luceliasantos8035 3 ปีที่แล้ว

      Sim claro que tem que se ter gentileza não só vom o músico como qualquer outro ser humano a educação sempre coube em todos os ambientes pra que se pratique a gentileza. MrDennys Carlos Candeias - Bahia

    • @universidadedoaudio
      @universidadedoaudio  3 ปีที่แล้ว +1

      @@luceliasantos8035 Exatamente!

  • @birasantana2695
    @birasantana2695 4 ปีที่แล้ว

    Seria então no 10º Traste

  • @ClikGamesMulti
    @ClikGamesMulti 2 ปีที่แล้ว

    A técnica seria a mesma com apenas 1 condenser?

  • @JacarandaAudio
    @JacarandaAudio 10 หลายเดือนก่อน

    Respeitosamente, gostaria de apontar um equívoco acidental apresentado nesse vídeo. Técnicas de microfonação estéreo e a regra 3:1 são assuntos diferentes. Existe uma grande quantidade de ilustrações na internet que, infelizmente, confundem ainda mais esse assunto, frequentemente representando incorretamente o fundamento técnico (principalmente confundindo distância entre microfones e distância da fonte).
    Se você imaginar que a regra é baseada na diferença de 9.5dB entre os 2 microfones, ao microfonar um violão estéreo, você teria uma imagem estéreo irregular, com o som pendendo para o lado do microfone mais próximo (efeito de precedência). Se você, no pré ou na mix, aumentar em 9.5dB o microfone mais distante, o benefício do 3:1 é anulado, e o comb filtering passa a ser mais perceptível novamente (embora nesse caso talvez irrelevante). Dito isso, técnicas de microfonação estéreo se baseiam em 2 fundamentos: diferença de tempo ou diferença de nível. (Diferença Interaural de Nível, Diferença Interaural de Tempo). Técnicas como as corriqueiras ORTF, Spaced AB, NOS, DIN, etc., criam uma imagem estéreo estável, sem qualquer relação à regra 3:1. Você pode usar a ferramenta do Helmut Wittek para calcular cada situação: ima.schoeps.de/
    A regra 3:1 só faz sentido quando 2 instrumentos estão lado a lado no mesmo ambiente. Na prática, você, no vídeo, está descrevendo um Spaced Pair AB, e que pode soar bem, independentemente do 3:1.
    Falando na prática, usando a explicação do Derek Jones:
    Se você tem um microfone próximo ao violão e outro microfone capturando o ambiente ao redor do violão... você pode tentar seguir a regra 3:1, mas isso não é absolutamente necessário. Visto que o microfone que capta o ambiente distante será ajustado (volume, EQ, etc.) em relação ao som do microfone mais próximo.
    Agora... Se você estiver gravando o violão e o contrabaixo acústico no mesmo ambiente simultaneamente... É AÍ que a regra 3:1 começa a se tornar mais importante.
    Nesse cenário, o microfone distante para o violão É o microfone próximo para o contrabaixo acústico. O microfone distante para o contrabaixo acústico É o microfone próximo para o violão.
    Então, você não pode ajustar o som do violão no microfone distante sem afetar o som do contrabaixo acústico. Da mesma forma, você não pode ajustar o som do contrabaixo acústico no microfone próximo sem afetar o som do ambiente do violão.
    Você não pode reduzir o volume do microfone do contrabaixo para diminuir o ambiente do violão, porque então você estaria diminuindo o volume do contrabaixo. Você não pode eliminar algumas frequências altas ou médias ou baixas no microfone ambiente do violão, porque agora você está equalizando o contrabaixo também, e vice-versa.
    Para evitar que isso seja um problema, você quer garantir que os microfones próximos a CADA instrumento estejam pelo menos 3 vezes mais perto do seu instrumento de destino do que estão do outro instrumento.
    Você vê, não é "microfone para microfone". É "fonte para microfone".
    Fonte1 para Micro1 = 1 unidade de distância.
    Fonte1 para Micro2 = 3 unidades de distância.
    Fonte2 para Micro1 = 3 unidades de distância.
    Fonte2 para Micro2 = 1 unidade de distância.
    Faz sentido?
    Ao gravar APENAS um único instrumento, a regra 3:1 não é tão importante, já que você pode ajustar o microfone distante para que ele soe bem depois. Você pode diminuir o volume para obter um pouco de ambiência, mas não o suficiente para causar interferência de fase drástica com o microfone próximo, você pode equalizá-lo, etc... Também a questão do campo reverberante versus campo próximo entra em jogo... então, dependendo do tamanho da sala, a regra 3:1 em um único instrumento nem sempre precisa ser seguida porque o microfone distante pode acabar estando no campo reverberante de qualquer maneira. E assim por diante... É por isso que é uma "regra geral" ou uma "orientação", mas não uma regra rígida e definitiva.
    Além disso, não confunda a regra 3:1 com técnicas de microfonação estéreo. Para a microfonação estéreo, a regra 3:1 não se aplica. Para melhor esclarecimento, recomendo: EDWIN PFANZAGL-CARDONE (2020) The Art and Science of Surround and Stereo Recording Including 3D Audio Techniques | Springer