o SEGREDO para um bom roleplay
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 3 ธ.ค. 2024
- Me pague um café: tipa.ai/rpgradio
o novo d&d 2024 nos traz o segredo de um bom rpleplay, as classes de.personagens guiam o roleplay e a interpretação?
jogo de RRG
critical role
matthew mercer
ranger
ladrão / ladino
anões
Já interpretei um bruxo com mania de limpeza e o patrono sempre tentava sacaneá-lo o colocando em situações onde envolvia sujeira.
Meu método é ler a parte que voce destacou, sentar numa mesa e me fazer algumas perguntas até eu sentir o personagem, coisas simples como: oque eu sonho quando me deito? Qual era meu sonho de infancia? oque as pessoas fazem que eu não gosto? em um banquete, qual seria minha comida favorita? eu tenho humanizar o personagem e me concentro alguns minutos antes da sessão para tal. é facil e vc pega o costume. agora como mestre é foda mesmo, acho que vc vai aperfeiçoando a estar rapidamente pensando como um personagem, ainda mais pela variedade de desejos e objetivos de seus npc's, ai é sentar a bunda e estudar mesmo.
Gostei muito de como tu passou essas ideias pq realmente tava tendo esse problema nas minhas mesas de ter players insatisfeitos com as próprias interpretações, agora tenho algo pra mostrar pra eles pra não ficarem tão apreensivos!
pois é interpretar no RPG não é atuar, é agir como o personagem
Faço esses exemplos, principalmente quando interpreto mulher, eu não preciso afinar a voz ou algo assim, so mosto um trejeito feminino pessoal da personagem que pessoal ja sabe qual personagem é
lembrei do cavaleiro do caverna do dragao que ele reclamava de tudo e so queria ir pra casa.
kkkk
Achei muito válido todas as dicas, mas acrescentaria uma de "deixe o backstory fluir naturalmente". Sempre digo que o melhor personagem que interpretei foi a 4 anos atrás (jogo rpg desde 2016), o clássico humano gurreiro, chamado Ivor. Ele era filho de um importante cavaleiro daquele mundo e era o típico jovem adulto "nem nem". Ele sempre achava que sabia mais que os outros, que conseguia resolver tudo com o dinheiro da sua família e saia viajando pelo mundo pra ter o que fazer, sempre com uma carta de sua mãe no bolso.
E a backstory dele foi crescendo com o andar da mesa, na primeira sessão eu tinha apenas 1 ou 2 parágrafos detalhando o que contei aqui, algumas sessões depois, adicionei que sua mãe havia havia morrido de uma doença, que ele andava com a última carta que ele escreveu para ele e sempre a apertava quando estava numa situação de vida ou morte (cheguei até mesmo a escrever o conteúdo da carta). Mais tarde detalhei uma relação difícil que ele tinha com seu pai, e assim sucessivamente...
Resumindo, não se importe em ter ou não uma Backstory detalhada, seu personagem não vai ser melhor ou pior por ter um parágrafo de lore ou 5 páginas, apenas siga o que sua inspiração mandar, dê tempo para sua mente e não se preocupe em ter uma construção digna de Tolkien. Vá com calma, siga seu ritmo, ótimo se surgir inspiração pra mais coisas ao longo de tempo, e se não surgir tá tudo certo tbm, o que vai deixar ele marcante é como vc usa os detalhes e não quantos detalhes tem.
Quando eu mestro, dou umas dicas pros pgs, exemplo:
"Ranger, como você se sente saindo do aconchego radical da floresta e entrando agora em uma cidade pacata?"
Engraçado ver o Matt Mercer, O Gruntar e ele na mesma thumb kkkkk.
clickbait é a minha paixão
Obrigada, obrigada obrigada eu tava atrás de uma luz em relação a isso, cheguei ao ponto de considerar fazer teatro pq eu me acho horrível interpretando, eu acabo colocando muito da minha personalidade no personagem por não saber interpretar. Espero que com essas dicas eu consiga melhorar, muito obrigada pelo conteúdo
Excelente vídeo, explicou exatamente o que eu procurava com uma simplicidade incrível. Vou compartilhar com meus players!
Otimo video!!! perfeita todas as suas colocações, a galera se prende muito em fazer vozes e atuar e talz, e acaba perdendo a essência que e representar o NPC ou teu personagem mostrando o que ele realmente e, trejeitos, manias, falas que deem sentido ao que aquele personagem X quer passar. Muito legal! traga mais videos como esse!!!!
Obrigado pela dica. Como estou pretendo fazer um RPG de fallout, estava com medo de fazer uma aventura chata, e isso será de grande ajuda para meus personagens de hogador e NPCs. Então, obrigado.
Gostei demais das dicas, estou mestrando uma aventura por txt, e até mesmo as dicas pra jogadores me deram ideias, ótimo trabalho!
AMANHÃ sai video novo
Para mim, pelo menos como mestre, o segredo é bem simples: empatia. É só tentar de fato imaginar e se sentir como o personagem se sentiria em cada situação, se colocar no lugar dos npcs e tentar ver o mundo com os olhos deles. E o que eu achei que funcionou bastante também, pelo menos no meu caso, é colocar dilemas que não podem ser resolvidos apenas no combate e perguntar para os jogadores como eles se sentem naquelas situações, como isso está afetando eles, etc.
Que canal bom, que achado ♥
Ótimo vídeo. Sempre deixo claro pros jogadores que interpretar não é atuar.
@@pedrohtvieira tem video novo no canal 😀
Fala meu nobre, muito bom seu vídeo, eu já cometi esse erro de quase fazer um teatro como mestre, mas é muita coisa pra administrar e fica muito cansativo e dificilmente gera o retorno q vc espera, suas dicas foram sensacionais, estou gostando muito do seu canal, já maratonei ele, crio um sistema próprio e estou buscando criar a história pra continuar a aventura 😊
acho que é o sonho de todo RPGista criar seus sistema próprio
as minhas dicas é para sempre tirar o peso do mestre
@@RPGradio49 eu já estou escrevendo esse livro a anos, mas parece um trabalho sem fim, criar, testar, refazer, testar, etc 🤣
Ótimo vídeo hehe. Eu diferencio Interpretação (seguir a personalidade do personagem) e Atuação (fazer vozes etc), isso ajuda a ser mais pé no chão e focar no essencial que é interpretar o personagem.
isso, tem que ajudar o mestre. né?
@@RPGradio49sim ainda mais quando você é o mestre 😅
Dicas muito boaaaas tmj🤝🤝🤝
Esse vídeo promete !!!!
Excelente vídeo, ótimas dicas 👏🏽👏🏽👏🏽 depois que comecei a fazer voz/sotaque diferentes sinto que entro mais no personagem
vi esse conteúdo na gringa, legal trazer pra cá
eu também uso trejeitos jkkkkkk um dia eu interpretei um npc maligno e traiçoeiro (que mesmo com todos os indicios os Pjs tinham que confiar nele), ele sempre lambia a faca (aquele cliche de animes), mesmo quando ele sacava outra arma, ele sacava primeiro a faca, lambia ela, guardava e DEPOIS sacava a arma desejada kkkkkkk
Eles gravaram o nome dele de "lambe faca" kkkkk agora se algum NPC lamber uma faca, automaticamente eles acharão que é ele kkkkk
muito bom
Isso é muito bom kkk, fiz um que era um cozinheiro sempre questionável, com umas falas tipo "Espero que goste da comida, coloquei algo especial Muahahaha 😈" e os players ficavam com medo de comer kkk, mas no fim a comida dava um buff pra eles, pq o cozinheiro era 100% confiável e aliado deles
Não tem como, esse canal é uma joia que acabei de achar.
Obrigado, tem muito vídeo sobre D&D da uma olhada na minha playlist
Finalmente alguém falou disso!
Sou novo nas mesas de rpg, e to pensando em mestrar uma agr, s caraca esse video foi uma luz pra mim
Na espera
Esse canal é um diamante escondido, excelente vídeo 👏🏻👏🏻
lsncei um vídeo sobre magia agora, da uma olhada
menos mimi e mais roleplay...menos sempre sera mais rs
Que vídeo BOM. Teve uma mesa na minha casa que eu avacalhei por causa da 🗣️ voz ridícula kkk
Muito bom mano, ótimo conteúdo!!
@@euarty228 obrigado, da uma olhada no meu vídeo sobre guildas
Excelente canal!
Dicas sensacionais, muito bom! 👏🏼
tnks
Muito obrigado pelas dicas.
tmj
Pior q eu costumo jogar rpg online, e como os players geralmente preferem jogar sem câmera, a voz acaba tendo bem mais peso...
Mas vozes também podem ter trejeitos: eu diferencio a voz dos npc não só mudando o tom de voz, mas a velocidade da fala, vocabulário e defeitos (gaguez, língua presa, etc)
É trabalhoso hein
Esse vídeo ficou ótimo!
😎
ótimo vídeo! fica bem mais leve e dinâmico
Tnks
video bom
obrigado. lancei um novo ontem
perfeito.
Adoro os cortes com as coisas de kpop ❤
O Nobre só queria comer os melhores bobos da corte. Piadas a parte ótimas dicas.
kkkkkk
Cara teu canal é mt bom ta fi, parabens pelo conteudo
obrigado, eu estou me divertindo
@@RPGradio49 Assim que é bom
Que legal, gostei das dicas!
Tmj
Gostei das dicas. Mas sinceramente, acho aquela parte da ficha inútil, única parte que uso pra roleplay é o defeito, que é sempre muito bom ser claro e bem explorado. O resto das coisas que seu antecedente dão eu acho que prende muito mais seu personagem do que enriquece ele.
O que eu uso muito pra fazer roleplay é pegar características da ficha mesmo e encaixar elas no meu personagem.
Por exemplo: meu último personagem que fiz é um Ranger Gloom Stalker, e como minha habilidade é ficar invisível no escuro eu tô sempre procurando os lugares mais escuros, nem que eu tenha que apagar tochas e fogueiras pra isso, até peguei o troque Controlar Chamas (que essencialmente não traz nada mecânico muito forte na minha ficha, mas é um bom roleplay entrar nos lugares e apagar as tochas ou mesmo só diminuir a luz da fogueira). Outra coisa que faço é que ele é muito ligado a natureza e também bem furtivo, então sempre que eu posso eu me sujo de terra e também sujo meus equipamentos, pra dar essa sensação de estar mesclado na natureza.
Gloomstalker é a melhor subclasse de ramger
Vídeo incrível como sempre, sempre achei que faltava algo nos meus personagens, acho que agora sei o que kkkkkkkk
Thanks
Muito bom! Você não teria aí uma lista destas características?
Infelizmemte não
Vídeo top.
grato
legal
Like
Esse vídeo me incentivou a usar as vozes apenas como um flavor e não como a parte principal da minha interpretação.
Eu gosto de fazer vozes e sotaques, mas uma visão trazendo que isso não é algo indispensável no final das contas, é um alívio para nossas expectativas.
Se o meu mestre dá uma de Cellbit fazendo sons com a boca imitando uma criança quando um NPC dessa idade aparecer.
Eu droparia está mesa na hora, me dá muita vergonha alheia, o texto e uns trejeitos aqui e ali são o suficiente.
Sim
🎉
Eu sempre atuo como player e sai muito bem mas a maioria não consegue então eu aconselho como mestre e player só interpretar não atuar
Muito boas as dicas!!
Muito ultil adorei o conteudo e como voce se comunica
sou um gen X com a alma de zoomer
Até que enfim vi alguém tocando nesse assunto.
Sempre digo que não teria a mínima vontade de participar de um mesa como o Criticalroll, se não por interesse comercial.
Eu só queria esse teu gif
Qual é esse game de fundo na tela? Excelentes dicas, as pessoas precisam aprender a se soltar
@@edsonjunior5682 é um Gif
Eu tenho um personagem mercenário que é mercenário deis de a infância, e nisso eu quero aproveitar ao máximo esse contexto, mas não tô sabendo como escolher as características dele a partir disso. Pode me dar algumas dicas? Eu quero tentar criar uma pessonagem com profundidade.
se ele é mercenário, provavelmente o amor pelo dinheiro e conforto é uma coisa fácil de interpretar.
o que eu faria é pedir dinheiro em tudo, e quando na cidade gastar na melhor taverna, merlhores cortesãs e melhor bebida
Talvez também seja uma boa vc sempre reclamar quando estiver em lugares onde o ouro não vale nada, por exemplo quando vai acampar numa floresta, vc reclamar que não tem como pedir tal comida ou não tem como vc pagar por tal cama melhor.
@@RPGradio49E quando a um personagem pegador/ousado? Como fazer isso funcionar? Pode me dar uma dica, por favor.
@@RaquelYasmin-z1j eu não curto romance em rpg
oxi o illit
ME DESCOBRIRAM HUHAHAUAHU
@@RPGradio49 n esperava por isso num vide sobre rpg n KAJDKAJDSJS
Obg pelas dicas!
Ma eu sou atriz ....e agora? Tenho aval pra modular voz?
só preencha o formulário 3 e mande cópia de sua certidão de nascimento com uma pequena taxa de 2.500 reais
Sei que tu piloto de formula 1, mas lembre-se, tu está pilotando um Fusca Pretoooooo ele feito de açoooo.
Fica reflexão
O fusca tanka, confia ahahahaha
Combinado. Vou enviar no email do Conselho Federal de RPG. ai envio comprovante de pix tambem!
@@delizadeliza6818 kkkkk
esse video me ajudou bastante!, sempre tive dificuldade em colocar trejeitos em meus personagens, teria alguma dica para um ladino povo raposa? ele viveu por anos em uma pequena vila e andou poucas vezes pela cidade.
ele pode amar a cidade e a civilização
Ué. Rpg diário. Mas não tem vídeo todo dia? Kkkk foi mal mano não resisti a piada..
É rádio kkkkkk
Sem querer você só deu exemplo de personagem chatão com o grupo 😂
😔
Eu vou ser sincero eu tenho vergonha alheia do método atuação mostrado nos RPG de mesa mais badalados pelo TH-cam evidenciando claro o Ordem Paranormal
Eu não consigo ver 2 minutos do Cellbit fazendo sons estridentes forcando voz fina grosa, etc. Sem passar vergonha, eu não consigo ver a talvez boa mesa de jogatina, até porque os jogadores também fazem isso ou seja eu sou totalmente quem interpreta.
Talvez seja injusto comparar dado a edição e produção por trás, dos jogadores experientes por trás, em comparação ao Ordem Paranormal, mas mesmo se o Nerdcast RPG não tivesse boa edição, músicas nem muito roteiro para os momentos editado, se fosse seco, eu ainda adoraria ver porque eles mal tem vontade de forçar uma atuação tanto mestre como jogadores, eles fazem mais trabalho de interpretar, tem mais naturalidade que um RPG quase em tempo real que é os RPG do Cellbitz ou do ex dele Rakin, que tem esse mesmo problema de cringe de vergonha alheia com atuações, se fossem dubladores jogando e mestrando talvez eu aceitava mais.
E pra descer mais o martelo no RPG do Cellbit os diálogos dos NPCs são péssimos poderiam ser mais simples e maiw eficazes, mas já no primeiro RPG desse Rakin parece que o cara quer fazer um personagem de uma série de TV com essa atuação vergonhosa e uns diálogos que levam a nada, pra quem é fã deve ser do Piru.
Cara, é muito de cada um. Eu, particularmente, apesar de não gostar do RPG do Cellbit, acho bem legal quando os jogadores se entregam ao personagem, fazem vozes, se aprofundam em diálogos e por aí vai. Imersão é algo importantíssimo pra mim. Porém é aquilo, né? Existe um estilo de mesa pra cada um, com expectativas e pilares diferentes mrm.