Médico é médico, ele não escolhe quem vai salvar, o seu trabalho é fazer o possível pra salvar. Assim como um professor, não escolhe-se o aluno, mas seu trabalho é ensinar.
"Quem salvar primeiro"? Se o policial está levemente ferido, ele precisa ser salvo? A palavra 'salvar' tem um conotação forte, talvez se fosse utilizada a palavra 'atender' não teria dado esse rolo todo.
Uma das merdas maiores de fazer recenseamento e pesquisa de mercado é o modo como são feitas as perguntas. Bem observado. Muitas vezes a mesma pergunta feita de modos diferentes leva a respostas diferentes.
salvar (verbo) 1. transitivo direto e bitransitivo e pronominal tirar ou livrar (alguém, algo ou a si mesmo) de perigo, dificuldades etc. 2. transitivo direto libertar, remir, resgatar. Ou seja, teoricamente se você corre o risco te o braço infectado a partir de um ferimento e eu vou lá e cuido desse ferimento evitando a infecção, eu "te livrei de uma situação de perigo ou dificuldade" ;)
Só para ressaltar que não disse em nenhum momento que o termo 'salvar' é errado. Existem vários termos que são sinônimos e, no entanto, podem carregam conotações subjetivas. Exemplo: ajuda, auxílio e assistência. Posso usar esses termos numa gradação, ou dar mais "peso" a um determinado termo como, auxiliar administrativo e assistente administrativo, ajuda de custo ou auxílio moradia. Outro exemplo: muita pessoas acham que 'discutir' é a mesma coisa que "bater boca", ou que 'crítica' significa falar mal de alguma coisa. Acho que isso ilustra o que eu quero dizer sobre significação que dão as palavras.
Esse é de fato o primeiro ponto estranho que eu percebi dessa pergunta louca. O segundo foi como eu, totalmente leigo, saberia definir no calor do momento qual é o caso mais grave? Nesse caso eu ajudaria o policial. Se eu fosse um socorrista ou um médico e avaliasse essa situação, aí sim eu atenderia o bandido primeiramente.
eu fui no g1 e vi um cara falando "a sociedade prefere ver um policial morrer agonizando do que um traficante" ai eu com toda a paciencia do mundo expliquei para ele q a pergunta era sobre um policial levemente ferido ou um traficante gravemente ferido e disse a ele que se fosse reclamar de algo, q se informasse melhor para pelo menos reclamar direito, apenas isso RESULTADO: fui chamado de alienado, defensor de bandidos, de idiota, fizeram suposiçoes em que a minha mae era estuprada(tipico de falacia de apelo a emoção), por metade da galera dos comentarios, sendo q eu nunca disse a minha opinião sobre aquilo
eu simplesmente chamaria a ambulancia(o que todo cidadão deveria fazer numa situação dessas), o enfermeiro pela obrigação da profissão iria salvar o traficante, o traficante quando saisse do hospital iria para a cadeia FIM todo mundo feliz(menos o traficante) e sem nem um pinguinho de peso na consciência :)
italo anderson assim passou uma ideia bem aleatória pela minha cabeça agora ... a maioria dessas pessoas apoiavam o Bolsonaro? kkkkkkkk
8 ปีที่แล้ว +18
Italo, o grande problema é que em nossa sociedade as pessoas já tem seus pontos de vista formado, mesmo que com conhecimento extremamente raso sobre os assuntos. Na hora que você vai apresentar os argumentos você é agredido pessoalmente ou tachado de algum estereótipo, é o fim do debate. "Critique um sábio e ele se torna ainda mais sábio, critique um tolo e ele se tornará seu inimigo" Adaptado de Salomão
1- policial corrupto é um bandido. 2- traficante nunca é coitadinho e vítima de porra nenhuma. Nada justifica fazer mal aos outros. Bandido bom é bandido morto!
Mas esse é um ponto positivo. Será que criar um vídeo falando sobre um assunto tão recente permite uma melhor análise do problema? Apesar de atrasado, o discurso é coerente e limpo. Faz o ouvindo refletir sobre o assunto sem vieses. As vezes se antecipar para falar de algo faz você comer bola.
Não sei se alguém já falou sobre, mas a questão no programa surgiu como divulgação de um filme que retrata as dificuldades enfrentadas por profissionais da saúde pela falta de condições em hospitais. Para isso, a produção selecionou uma cena em que dois médicos discutiam quem deveria atender primeiro, um policial com ferimento a bala na cabeça, porém num quadro estável, ou um traficante com maior risco de morte. A própria Fátima não se posicionou, apenas pediu para que convidados se colocassem diante do dilema. Eu nem assisto ao programa, mas achei o debate extremamente relevante do ponto de vista ético médico. Até porque é uma situação que de fato ocorre em muitos hospitais. Achei a atitude do policial, que fez o vídeo-resposta, um tanto quanto exacerbada, mas compreendo por ele não conseguir se afastar do aspecto emocional do dilema. Mas a comoção do povo é que eu não compreendi. Acho que a sede de se conseguir justiça acima do sistema judicial, quase que pelas próprias mãos, é o que anda acirrando esse debate. E uma sociedade que recorre a justiça pelas próprias mãos, está a beira da barbárie. Tempos tenebrosos estamos vivendo.
Pois é, ouvi falar que foi de fato referente à promoção de um a série ou filme. Quanto à sua análise, muito pertinente. Contanto que as instituições de justiça e segurança não falhem tanto, é possível conter essa exacerbação da massa, já que vejo isso como uma relação de causa e efeito. E que com uma melhor educação possamos fazer as pessoas pensaram melhor. Tomara que consigamos.
Patricia Laurentino acontece q eh dificil se desligar da parte emocional, quando se vive num país onde bandido é mais "defendido" q policial... onde a lei nao funciona.. para mim eles nem sao gente!
Gesiane Gesi é esse sentimento que nos leva a barbárie. É justificado, mas é muito perigoso. Lembro do professor de história que quase foi linchado por ter sido confundido com um assaltante. E de um ladrão adolescente que foi esfolado vivo pela comunidade. A nossa civilidade é garantida por questões tão tênues, que me preocupa essa reação da comunidade. No que diz respeito ao filme, o criminoso não vale mais que o policial. Só corria mais risco de morte. Não acho que se deva boicotar o filme por retratar essa questão, porque se for num hospital público, vai ver isso claramente. Meu pai passou 20 dias internado e precisava de um acompanhante o tempo todo. Eu sempre ficava de dia, mas o único que fiquei a noite, um ladrão chegou ferido a bala. O conflito ético da equipe se deu aos meus olhos. Um certo descaso de alguns, eficiência de outros no executar o trabalho. Ao ver um homem morrendo num corredor de hospital, o sangue escorrendo na frente de todos, a falta de leitos e de pessoal para atendê-lo... Você esquece o crime, pensa na fragilidade da vida, sente pena do desespero que vê. Um médico ignorar um paciente, que certamente vai morrer, sem o atendimento, por mais que seja um criminoso, pra mim isso nunca parecerá certo.
Tiago Alcântara quando um policial mata um bandido vc nao assiste a polemica toda q da? isso deveria ser normal nao polemico. E se o problema eh superlotacao eh so comecar a ter pena de morte!
***** eu falo mal depois de ver. A cena que apareceu na globo não retratava o policial. Focava nos médicos discutindo quem deveriam atender primeiro. Total dilema ético. Eu compreendo as duas partes: a de quem socorre o bandido e a de quem determina sua morte pela falta de atendimento. Só não acho benéfico pra nossa sociedade agir assim. Como sou contra pena de morte, penso que quem mata um assassino não diminui a quantidade de assassinos do mundo. Se torna mais um.
***** Merdejando de novo hein! Quando foi que ele defendeu bandido!? O vídeo, assim como a enquete, era sobre a ética do ponto de vista do médico.. e o médico que escolher o bandido é um excelente profissional!! E não me venha dizer que eu estou defendendo bandido!! vai ser o seu atestado de inutilidade cerebral aguda rsrs
acontece é que vivemos num mundo dilacerado pela violência. mas a tirada do grande Ariano Suassuna é outra. aqueles bandidos do Rio, não são bandidos porque "a vida não lhes deu outra opçao". são bandidos porque querem mesmo ser bandidos, querem roubar ao trabalhar, querem matar a serem pegos, querem viver no ocio a ter que fazer qualquer coisa, querem a promiscuidade que a decência.então se tratando destes malandros, fora de comparaçao de misericórdia, que seja bem claro aqui , misericórdia entre as vitmas desta cena, há situações e há situações.
Eles querem, ou são recompensados por isso? Quando você tem entre 10 e 15 aos, qual o seu poder de tomar decisões sábias e a longo prazo? Eu concordo que tem sim opção individual, afinal, nem todos viram traficantes. Mas os caminhos que levam a essa decisão pessoal são gerados pelo meio em que esses jovens nascem. Livre arbítrio pleno é uma ilusão.
Não é necessário que a pessoa esteja em uma situação extrema para que acabe formando um senso de moral e ética deturpado. Como o Pirula disse, o caminho que leva até essa decisão pessoal são gerados pelo meio. Esses jovens vivem uma realidade que a maioria do país simplesmente só imagina, mas NÃO conhece. Eu que moro no Rio de Janeiro, moro na periferia, NÃO conheço do mesmo jeito que quem vive conhece. Não há incentivo, não há razão, não há recompensa para que esses jovens estudem e trabalhem. Eles não veem sentido nisso. Vivem em uma sociedade onde eles não se veem representados, onde eles são discriminados pelo jeito de falar, se vestir, pela cor, pelos modos, por existir. Veem os pais trabalhando 7 dias por semana sem conseguir mudar de vida, são esculachados e aprendem a temer a força policial desde crianças, então o tráfico seduz como cultura estabelecida na comunidade, onde eles sabem que vão ganhar muito dinheiro, ter mulheres e poder. É complicado exigir que um garoto desse supere tudo isso. Os que de fato entram para o crime são minoria porque os contras são muito grandes, mas quando o garoto chega ao ponto de achar que não tem nada a perder é que tudo acontece, e é por isso que esses garotos não temem a nada e nem a ninguém e agem com tanta violência. O país está ruindo em desgraça e a sociedade só sabe odiar ainda mais e virar as costas ainda mais. É triste ver uma foto com dezenas de jovens negros deitados em uma estação do BRT e ver comentários com emojis de corações dizendo que pra ficar melhor só atirando em todos os eles. O cidadão médio nunca vai saber o que é ser alvo disso. Por anos a população vem acreditando que o combate ao tráfico organizado daria resultado e hoje percebemos que as facções estão cada vez mais poderosas. Ninguém acredita num plano de educação, cultura e direitos básicos em geral a longo prazo, e a sociedade caminha para um colapso.
Você é a pessoa mais sensata que conheço.! sempre tento explicar as coisas mas sou péssima pra falar, mas você consegue transmitir exatamente aquilo. As pessoas hoje em dia estão muito extremistas, ou é 8 ou 80, não param pra pensar um pouquinho, refletir, ser mais equilibrado.
Eu penso o seguinte, a capacidade de expressão a gente desenvolve aos poucos, é preciso debater mais e com racionalidade, é preciso optar pelos vídeos que buscam o meio termo em detrimento daqueles fundamentalistas. é preciso abandonar esse discurso de polarização da politica, que já enche o saco inclusive. e a gente fala bobagem mesmo, isso aqui não é a eclesia ateniense, onde o pessoal vivia em função da retórica, mas faz parte do processo errar, e reconhecer também. Eu acho que é esse o diferencial do Pirula.
Eu tenho pena desse povo que se diz ser "cidadão de bem" mas fala que o bandido deve morrer, trágico. A mola dos bolsonetes e olavetes estourou muito, não sei se é mais perigoso do que triste. Tenho medo das próximas eleições.
Filha Do Corvo Ah cara, as pessoas sofrem tanto no dia-dia, que não dá pra ter um pensamento calmo e refinado. Na situação atual, todos só conseguem pensar no pragmático e no pequeno prazo, ninguém tem mais tempo e energia, estão todos cansados.
E o mais interessante é que as mesmas pessoas que defendem que "Bandido bom é bandido morto" são aquelas que são contra a legalização do aborto pq são "prol-vida" Então, neh?! Saudades lógica!
Bandido não deve morrer, no máximo deve ser obrigado à trabalhar pra não ficar usando o MEU dinheiro pra de sustentar, mas pessoas que tem mais de 2 assassinatos devem sim morrer.
Gabriela Sóglio Pois é, um feto é um ser inocente, ele não fez nada, e deve ter o seu direito de viver garantido. nem que seja botado para adoção, é um direito individual dele de nascer sem ser morto, ele não pertence ao corpo de ninguém, aquele é apenas um ambiente temporário. já um bandido, só faz mal a sociedade, está impregnado a matar e roubar pessoas inocentes. Se ele morrer, dará um benefício a sociedade.
Em zonas de guerra não declaradas, como no Rio de Janeiro, o profissional médico, geralmente do SUS, que se vê numa situação em que deve optar por SALVAR (SALVAR do verbo não deixar morrer) um entre dois indivíduos, ele eticamente falando é "obrigado" a atender aquele individuo com MAIS CHANCES DE SOBREVIVER.
nilson diniz vieira Mas isso não é só para situações em q ambos estão no mesmo "grau" de complicações? Pq, no caso do programa, o policial não parecia estar morrendo, logo, não faria sentido "Salvar" (do modo q você usou a palavra) uma pessoa que não está morrendo. Você não vai tratar alguém que torceu o pé e deixar de tratar o cara q levou um tiro só pq o primeiro é mais certo que vai sobreviver
Renan Freitas é exatamente esse o ponto... quando o Pirula falou sobre a resposta do policial à Fátima, ele apelou para o emocional. Mas não dá pra generalizar, nem todos terminam emocionais, algumas pessoas conseguem manter a razão.
Pirula, o contexto era o seguinte: Atores do filme Sob Pressão estavam lá para lançarem o mesmo. Esse filme trata justamente disso: médico que precisa atender feridos e quem estiver correndo risco de vida, independente de quem seja, tem prioridade. Os atores foram para o "lado" do traficante, porque era ele, no filme, que estava nessa situação. Era um momento do programa sobre ética médica, estritamente. E não sobre preferências pessoais. Obviamente, a massa pega um pequeno trecho, especialmente com apelo visual, não entende o contexto; não se preocupa em ouvir (como acontece muito por aqui tb) e mete o pau. É aquela velha história: intolerância e ignorância, gerando ódio e agressões gratuitas.
Pirulla fazendo vídeo sobre esse tipo de dilema... Esse algoritmo forçou os cara a serem aqueles tipo de atores q aceitam uns papel bizarro pra continuar no mercado. O tipo de papel que faziam os youtubers discriminarem esses atores quando não eram eles que tavam no perigo do ostracismo Sou seu fã e te sigo há anos. Isso foi só um comentário...
acho uma diferença mt grande entre estupradores, matadores, pedofilos e um simples traficante... que da pra ser recuperado, os outros só merecem desprezo... mas claro q atendimento medico nao se nega a ninguem
Não é "Um simples traficante" Não sei onde você mora, mas traficantes raramente tem limites. Inclusive eles matam, torturam e abusam como os demais citados.
Lust Crow Primeiro que vender drogas não deveria ser crime, segundo que nem todos os traficantes obrigatoriamente comentem outros delitos. Cada pessoa tem sua índole.
Elyse Mello Uma vez no mundo das drogas não tem volta, moça. Não dá pra recuperar, você pode pensar que está fazendo progresso, mas aquela vida não vai deixar você. Ele mata indiretamente milhões de pessoas, movimenta o crime e tira vidas para alimentar o vício, tá no mesmo naipe desses idiotas.
João Pedro Nossa, tudo errado. Tem volta sim, só mata por irresponsabilidade de quem usa, só movimenta o crime porque é ilegal. Por favor se informar mais.
Ótimo vídeo Pirula. Você poderia ter citado também o filme "Tropa de Elite", quando até mesmo o durão Capitão Nascimento, entra em um dilema que se inicia quando ele tem contato com a mãe do "fogueteiro" , que ele torturou para fazer dedurar os traficantes. Mesmo sabendo que ele morreria por isso. Então decide que é hora de deixar a profissão.
Ainda não terminei de assistir ao vídeo, mas me lembrei de um texto de um colega, Pedro Sampaio, o qual ficou interessante e até divertido: "- Chupar um mendigo ou 4 dedos no Shaquille O'Neal no cu? - Comer apenas pão com manteiga pelo resto da sua vida ou nunca mais fazer sexo? - Assistir a seus pais transando todos os dias ou participar da transa uma vez e ficar livre? - Ter Hitler como prefeito ou Silas Malafaia como presidente? - Transar com o Donald Trump ou só ouvir funk pelo resto da vida? Todos estes são dilemas idiotas. Ainda assim são melhores do que o dilema do policial levemente ferido vs traficante gravemente ferido. Neste só uma opção: ou você atende o traficante ou tem mais em comum com os genocidas que diz odiar do que imagina."
O problema é que tem um fundo de verdade a pergunta do Arthur Sepeda, mas não achei muito boa. Deixa eu reformular: Quem vai definir o que é cidadão de bem e o que é marginal? A definição dessas duas coisas sempre vai se alterando.
Parece que você ta querendo justificar um erro em cima de outro.
8 ปีที่แล้ว
Pirula, vc tocou em um ponto ótimo: a limitação de informações que possuimos quando julgamos alguém! Quando julgamos algo externo a nós, seja o que for, usamos SEMPRE para isso uma quantidade, muitas vezes, limitadíssima de informações. Nossas decisões são tomadas e direcionadas baseadas no julgamento dessas poucas informações que nos chega. Agora, vamos extrapolar um pouco e falar do nosso AUTO JULGAMENTO, por exemplo. Quando nos julgamos, a quantidade de informação sobre nós mesmos nos é abundante, afinal, não existe ninguém que tenha convivido tanto com a gente! Só vc sabe o que sentiu em tal momento, o que estava acontecendo com vc em tal situação, que traumas teve, quais foram as suas motivações etc etc etc Assim, vc se entende como ninguém e, principalmente, se perdoa como ninguém também! Como vc não tem os mesmos tipos de informações sobre a outra pessoa (que vc está julgando), inevitavelmente, seu " JULGAMENTO" será enviesado. Só para dizer o óbvio : quem julga o badido ou traficante como o "o cara mau" da história, que merece morrer mesmo, não imagina que situações essa pessoa passou para que tenha se tornado esse "cara mau". Dificilmente, quem julga se coloca no lugar do outro. Será que, se sua vida fosse muito miserável e trágica, vc náo seria mesmo capaz de traficar ou matar? Justiça existe por algum motivo,né? Exatamente para tornar esses julgamentos o MENOS enviesado possível! Então, cabe ao médico salvar a vida e ao juiz julgar da forma mais imparcial possível seguindo a lei! É isso!
O que mais me deixa triste, é esse modo auto de ler uma noticia e automaticamente criar uma opinião moldada por terceiros. Ai o facebook enche de câncer e gente que mal sabe o que está falando. 500 mil Pirula, parabens!
A pergunta parece que foi para divulgar um filme/ serie (não lembro) que o tema é o que se passa em um hospital publico. Parece que tem alguma parte nesse filme ou serie que ocorre esse "dilema"
O que acabaria causando um dano pior, já que estaria "retratando só mais uma questão do nosso cotidiano" o qual, de fato, faltou muito em precisão e gerou SIM muita confusão.
Vídeo bem ponderado, levando em consideração todas as possibilidades. Gostei também do fato de você tentar separar bem as variáveis e colocar cada caso em seu devido lugar (separando, por exemplo, o dilema ético, de caráter mais abrangente e objetivo, impessoal, do dilema moral e emocional, ambos mais subjetivos e pessoais).
tmyrmiccy #ContenteTV pq ele é um causador de intrigas da internet, se faz de coitado mas fica cutucando os outros toda hora, diz que não se pode julgar alguem pelo passado mas faz isso sempre. Exatamente por ser hipócrita e aproveitador de situações.
Ok, mas vocês estão julgando a pessoa não o conteúdo que ela produziu. Quando você analisa algo, você deve analisar o produto em si, não o autor(exceção quando for pertinente). Ao menos é assim que penso.
essa reflexão de quando vc vai mais pa trás e analisa o todo, fica bem complicado mesmo... como aquele video que vc fala do hitler, tem muita gente ai que nao mata com uma arma em punhos, mas bate nos filhos, na mulher, no marido, no vizinho, na mae, fecha no transito, fura fila, estaciona ocupando duas vagas, etc... td mundo comete micro-violencias todoso os dias, e algumas matam um pouco do proximo...
Pirulla: No caso da Fátima Bernardes, tu está correto. A prioridade deve ser ao paciente em estado grave em detrimento ao paciente com ferimentos leves. Mas veja, se ambos estivessem correndo risco de morte, o paciente com mais chances de sobreviver teria prioridade, por exemplo, se o médico avaliasse que ambos, policial e traficante estivessem correndo risco, mas o policial tivesse mais chance de sobreviver, então ele teria prioridade ao traficante que está em estado mais grave.. Estou dizendo isso porque você disse que o mais grave é sempre prioridade e nem sempre é assim. Curti o vídeo, muito bom, como sempre. Abraço.
Tenho poucos momentos de pausa, pois sou vestibulando de medicina e, em média, estudo 12 horas/dia. Porém, em muitos instantes, como o do lanche ou do descanso, costumo assistir ao seu conteúdo, o qual me proporciona ótimas reflexões. VALEU, NÃO PARE DE PRODUZIR!
sou inscrito antigo, e esse video é o melhor do canal. Foi um dos que mais me fez refletir e o que parece mais didático e bem escrito. Parabéns Pirula!!!
O problema desse "furdúncio" é que exigiu uma interpretação grande demais, exigiu que as pessoas parassem por alguns minutos pra refletir, coisa que que não acontece na internet. Se for seguir ao pé da letra o que o pessoal falou, então seria dever do médico ser um juiz... o médico deveria pegar uma ficha da pessoa e ponderar: "ah mas esse aqui é traficante e o outro é policial, um pedreiro e o outro caminhoneiro, um é camelô e o outro advogado etc"
O problema das pessoas é que elas acham que tudo é simples, que tudo é 0 ou 1, preto no branco, tem uma resposta pronta para as coisas sem precisar refletir. Mentes binárias!
Discordo, quanto mais você pensa sobre um assunto, maior as chances de você encontrar perspectivas diferentes. Uma vez que você tem a consciência do 0 ou 1, você percebe que se você tem só duas escolhas para uma determinada questão, então você está, provavelmente, pensando de forma binária, sabendo disso você pode se questionar mais e encontrar outras possíveis soluções.
Na prática, a etica é diferente. Quem manda na clínica é o médico e os caras chegam a suturar bandido sem anestesia, deixam 4h esperando... isso quando não tem o policial do lado metendo o dedo nos ferimentos.
quando comecei a ver os meme no feed, jurei q tivessem botado um traficante real oficial e um policial lado a lado no programa às 11 da manhã. Daí vi a explicação no vídeo do Neto e ñ pude crer q aql pergunta foi o estopim da polêmica. " vc atenderia uma pessoa em quadro grave ou uma levemente ferida? " Sério, gente?? Sério q vcs ñ souberam interpretar? ?
além do mais, no q esse tipo de questionamento agrega? na minha adolescência era o velho "quem vc levaria pra uma ilha e tal" . Agora é "quem vc mataria?" Eu ñ repondo nenhuma. É ridículo! Ninguém vai precisar levar ninguém pra porra de ilha ou escolher quem merece viver. É uma questão vazia e só.
A Fátima deu a opinião dela de acordo com a enquete, ele soube interpretar, mas parece que boa parte da população(que provavelmente nem leu) não soube.
Análise muito boa e inteligente sobre esse caso, cara sou teu fã e sempre que posso te assisto, um abraço e muito mais sucesso no seu canal e na sua vida.
a situação foi o seguinte: era a estréia de um filme sobre este assunto. no filme tinha a seguinte cena; em um hospital no rio de Janeiro deram entrada três pacientes, um traficante, gravemente ferido, sem especificar o ferimento, um policial com um tiro na cabeça, mas estável e uma criança. no filme iniciou uma discussão sobre quem o médico iria atender. O médico ficou com o traficante, por CAUSA do estado grave dele. A situação da Fátima Bernardes, foi direcionada para denegrir a imagem da PM. pois lá ela colocou que era um policial levemente ferido e um traficante gravemente ferido, a Fátima chamou seus convidados e mais uns três da plateia. onde um escolheu o policial e sete o traficante. Sabemos que a rede Globo é tendenciosa contra a Polícia Militar.
como eu vou para o lado da qualidade e não quantidade fico com o polical, do que adianta 5 laranjas podres em um cesto com frutas boas, melhor descartar logo para não estragar o resto.
Pirula, foi muito bom este papo, e serviu pra demonstrar claramente tudo o que está envolvido por trás de uma questão aparentemente simples. Estabelecer uma posição Ética é fundamental pra todos àqueles que tem competência e que tem uma profissão que frequentemente se choca com certos dilemas.
Cara, vlw. Sou novo, só vi alguns vídeos mas esse é um dos únicos canais (e não consigo lembrar nenhum outro de cabeça agora) que é legal ver em velocidade normal e não acelerado.
isso tudo é uma grande discussão da filosofia, o cerne é por que o batman não mata o curinga? seria muito mais fácil e potencialmente salvaria inúmeras vidas se ele o fizesse, e se ele matasse o curinga isso não seria uma contradição, isto é, todo o individuo tem direito a vida mas alguns não? Em um âmbito mais geral essa discussão é entre uma moral individual e universal (Kant) vs uma moral coletiva e utilitarista (Mill).
Pablo Botton da Costa se vc mata propositalmente alguem indiferente da índole do indivíduo, vc se torna uma assassino (logico q isso depende da situação, por exemplo em caso de vida ou morte).
Você não tendeu a moral Kantiana... Ele fala que não existe hipótese ou situação em que devemos mentir, ou em linha gerais prejudicar ou matar alguém. Eu concordo com isso pq, ela nunca se contradiz diferentemente da moral utilitarista ou qualquer outra...
acabei de assistir esse seu vídeo com a minha vó, pirulla! às vezes assistimos juntas aos seus vídeos antes de dormir. ela adora ver você falando as paradas ahahahaha... até o vídeo "homossexualidade ponto final" já vi com ela, pq ela eh mto homofóbica tadinha...aí sempre tento consertar isso nela... :) mas depois de ver vc falando, nao dá nem meia hora, ela volta a dizer q eh td uma pouca vergonha de novo ahahahahajaja.... enfim mas um abraço nosso aí pra vc! continue com seus vídeos!!! :)
Pirula, vc não pode afirmar que quem acredita q bandido bom é bandido morto seria um médico ruim, essas pessoas não tiveram treinamento médico, logo não são capazes de separar suas crenças da prática médica como seria o ideal, com relação aos níveis de prioridade não é sempre que o traficante teria prioridade, em uma situação de emergência (Uma catástrofe natural) quem teria prioridade é o policial menos grave, nesse tipo de situação você tem que salvar os que tem mais chances de sobreviver, mas em situações comuns o traficante tem prioridade, claro q essas situações são teóricas e mesmo que aconteça uma situação semelhante provavelmente tanto o policial quanto o traficante teriam o atendimento considerando é claro que tenha recursos para ambos
Não fique só com uma opinião, como a dele, procure por mais pessoas falando do mesmo assunto. Essa ilusão que o trabalho dele é incrível pode se desfazer rapidinho, acredite!
Medico tem que atender quem está mais grave e se tiver que escolher entre casos parecidos, quem é mais jovem, ponto final. Essa é a ética, doa o que doer.
o pessoal adora apelar pro sentimentalismo barato pra tentar justificar uma coisa que não tem lógica. meu pai é policial e nunca na minha vida ouvi ele dizer "bandido bom é bandido morto", bem pelo contrário. se o povo se importasse tanto com a polícia quanto falam, não ficaram nesse discurso de morte a bandido, mas sim cobrariam do governo um salário decente pros policiais, condições de trabalho, direito a acompanhamento psicológico e coisas do tipo, pq eu amo meu pai e queria que ele tivesse isso, um bandido sofrer não ajuda em nada meu pai e nenhum outro policial, só alimenta o desejo sádico de pessoas ruins.
Conserva Paulista, tb sou de sp e em 2006 eu tinha só 10 anos quando o PCC colocou terror na cidade, queimaram ônibus na minha rua, fiquei mais de uma semana sem sair de casa e meu pai nem dormia de tão preocupado de acontecer alguma coisa. Depois disso ele ficou mto estressado e desenvolveu problemas de saúde que duram até hoje. Nem por isso eu acho que matar todos os bandidos vai resolver, criminosos nunca deixarão de existir, o mais sensato é atacar a raiz do problema ao invés de esperar as pessoas entrarem pro mundo do crime e depois matá-las. Não posso fazer nada se nem todos pensam assim, eu tento ser racional, mas não posso obrigar ngm a fazer o mesmo, tenho muito mais raiva do Estado, que não cuida da segurança pública, quando é o responsável por isso
Mari Meus Deus! Você disse: " O estado que não cuida da segurança pública" É claro que não!!!!, pois as pessoas que estão lá se beneficia da corrupção e do crime, por isso que a nossas leis são tão brandas. Por isso que temos que por mais leis pesadas próximo do "bandido bom é bandido morto" ou se não os bandidos que estão lá infiltrados em todos os lugares especialmente no governo irão continuar fazendo ses crimes pois se forem pegos logo estão soltos de novo. Não ENXERGA ISSO????? Por isso tempos que apoiar os policias e as pessoas honestas, de bom coração, cristãs, fichas limpas, exército, guardas etc, pois se ficarmos apoiando traficantes, mesmo nesse caso, A GENTE ESTAREMOS PHUDIDOS. O governo vai falar, o povo está idiotizado mesmo estão nos apoiando vamos continuar oprimindo eles cada vez mais!!!! POR ISSO que QUEREMOS AS 10 MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO Para os políticos CRIMINOSOS SEREM PRESOS e os novos que entrar TEMER A LEI e não ROUBAR!!!! Aí Sim com políticos honestos (pois se roubarem as PENAS SÃO MAIS PESADAS: " Bandido bom é bandido com 50 anos na cadeia" Aí a tendência será mais para honestidade do que para corrupção e com isso termos a esperança dos 500 e poucos deputados(a maioria criminosos) agora COM LEIS FORTES o 500 e poucos NOVOS mais honestos e esses APROVAREM LEIS QUE AJUDE A POVO e NÃO QUE AJUDE OS BANDIDOS. "temos que atacar a raiz do problema" A RAIZ DO PROBLEMA É ESSA ou a raiz do problema para você é qual? Só por curiosidade?
Por que a solução seria soltar todos os presidiários? Claro que não. Quem descumpriu as leis tem que ser julgado e condenado, ué. E, não, eu não exergo isso, não acho que matar algum bandido ajude em alguma coisa, não vai diminuir a violência e nem é certo, o Estado não tem o direito de executar pessoas. A violência não vai diminuir pq as pessoas não vão deixar de entrar pro crime enquanto for vantajoso agir fora da lei e enquanto, pra mtos, for a única opção. Boa sorte em tentar convencer uma criança pobre, que mora num lugar violento, que na escola nem tem condições de ensino, que não tem dinheiro nem pro lazer no final de semana que ela "trabalhar" pro traficante não compensa, explica pra ela que os 50 reais que ela ganha com o tráfico é errado. Enquanto houver tanta desigualdade haverá gente disposta a roubar e traficar, ou vcs acham que todo criminoso simplesmente nasceu mau? Desigualdade, falta de estrutura familiar, despreparo do governo em tratar o problema da violência e do tráfico: tudo contribui pra cada dia existir mais criminosos. Se as pessoas tiverem mesmo interessadas em acabar com o crime então que estudem e procurem entender pq tem gente que considera o crime uma opção. Claro que existem outros fatores, mas será que faz sentido ignorar que nos países mais ricos e igualitários o número de crimes é mto menor? É coincidência? Matar bandidos não resolve nada, é só desculpa pra mais violência. E mto menos resolverá o problema, vai matar e...? Por algum acaso deixarão de existir mais bandidos? Por algum acaso vão conseguir matar todos? Sem falar do quanto é errado matar pessoas, se vcs repudiam tanto ladrões, como não vão repudir a si mesmos quando acharem que matar alguém é uma solução? O que é bem pior do que roubo.
Mari O que você está dizendo que o bandido é vítima da sociedade, e não é verdade há muitas pessoas pobres em favelas ao lado de criminosos que são honestas. Então não é desculpa para o cara entrar no crime. O que precisamos nem é na educação escolar mais a educação em casa EXEMPLOS BONS E LEIS FIRMES!
É a primeira vez que resolvo comentar em seu canal, apesar de eu acompanhar seus videos a muito tempo. Parabéns Pirula o raciocínio e a explicação sobre a questão ética envolvida foi brilhante. Muitas pessoas que viram esta pergunta não entenderam que era feita com o viés da ética médica e deixaram suas emoções falarem. Você consegue deixar os assuntos muito mais interessantes com seu raciocínio. Eu acho você um cara muito didático e gostaria de sugerir um assunto que eu acho pertinente, mas pouco se fala. Seria sobre a falta de respeito sobre a democracia quando ela não te serve. Temos vários exemplos atuais e podemos falar até dentro do meio acadêmico, quando alguns professores boicotam um greve estabelecida não respeitando a vontade da maioria. Ou quando o lado perdedor pede recontagem de votos como foi na eleição presidencial e algumas municipais. Acho que esta ideia de levantar a bandeira da democracia apenas quando se está na maioria problemático. O que você pensa a respeito? Porque isso permeia vários aspectos da nossa vida, principalmente dentro da academia.
"O bem combate o mal. O bem tortura o mal. O bem mata e oculta o cadáver do mal. Ainda bem que estamos do lado do bem." Pra combater o mal vocês abdicam de toda empatia e se tornam o próprio mal, meus amigos do "bandido bom é bandido morto". Eu não entendo essa dificuldade enorme em entender o simples conceito de coesão social, eu tenho certeza que vocês nasceram com um mínimo de inteligencia interpessoal, usem-a pra formar uma opinião lógica, pls.
Sou daqueles que diz 'bandido bom é bandido morto" se escolher o policial e o bandido morrer, vai ser mais um bom motivo pra escolher o policial Por o bandido ter tido uma vida ruim na infância(nem todos) não da direto dele fazer o que quiser
Marcos Baésse Problema que no Brasil nada da certo, colocar pena de morte, muitos inocentes vão acabar morto. Mas se funcionasse certinho, pena de morte é a melhor coisa..morto o bandido não mata ninguém e nem da despesa na cadeia
SHOW PIRU ! cada vez mais imparcial e abordando varias possibilidades... COlocando o povo pra pensar, por mais que discordem no momento inicial. COmo vários comentários que falam que oportunidade é igual pra todo mundo. Até para traficar um garoto de classe média tem mais condições, no sentido de não ser punido por criar algumas plantas em casa ou vender alguns tarjas pretas....
Pirula..sou protestante (não "bitolado") e obviamente não concordo com muitas das coisas que você explana, mas outras sim....entendo que você respeita a opinião ou fé alheia, o que é admirável até porque o que há mais nesta tal da internet e TH-cam é pessoas protegidas pelo anonimato ou pela tela de um PC destilando suas frustrações e ódio gratuito...acompanho canais de diversas opiniões apesar de ter uma própria e acredito que questionamentos são saudáveis pra que tenhamos pessoas instruídas e com opiniões relevantes com bases sólidas pra que estas não sejam vazias e ou sem sentido. Valew pelo seu tempo em postar os videos e questionar as coisas que veem acontecendo nesse mundo louco...
Bolseiro ô cérebro de hobbit, aí eu, como particular, poderia matar o meliante, ser julgado e preso por isso, como é correto. O ruim é vocês viúvas da Ditadura acharem que a porra do Estado, representado pelo agente de saúde, pode sair exterminando quem quiser por aí. Vai jogar Minecraft, campeão, e matar uns cubos com flechinha.
Criminoso é uma pessoa que age sobe as leis do estado, ignorando o direito dos demais cidadães estando ciente disso, um individuo assim não merece o mesmo direito de uma pessoa que respeita as leis e não cometeu um crime, o estado representa o povo e a nação coesa, criminosos perturbam a lei aumentam a insegurança publica trazendo transtorno aumento de gastos e trazendo risco aos cidadães protegidos pelo estado. O mundo real não é esse mundinho de faz de conta aonde bandidos não matam pessoas inocentes, roubam trabalhadores honestos, e são apenas vitimas da sociedade dos PMs opressores. O talvez seja só mais uma pessoa corrupta com peso de consciência.
Denis Maia Já pensei assim, como Rousseau, mas é errado. Sabia que Rousseau é um dos teóricos que embasam as ditaduras populistas, que matam em nome do povo? Porque alguém traiu o povo deve ser executado ou escravizado? Isso está em alguns livros de história do pensamento. Não é um bom caminho e foi exatamente o que aconteceu no período da guilhotina, após a morte desse pensador político.
"Compaixão, misericórdia o perdão são os verdadeiros males do mundo, sem os quais tudo seria tão reto, de fácil entendimento, mas se há sentido nisso, então que tenham misericórdia de mim! "
Pirula, eu raramente discordo de você porém fiquei indagado com a parte em que diz "Ainda bem que essas pessoas não são médicos..." eu discordo dessa parte pois é como um dizer muito conhecido "posso não concordar com oque vc diz, mas vou defender seu direito de dizer." eu COMO PESSOA sinceramente não salvaria o traficante, isso colocando meu ideal na mesa, mas eu COMO MÉDICO devo socorrer o traficante, oque quero dizer com isso ? quero dizer que eu posso sim não concordar com o fato porém devo deixar meus ideais de lado para exercer minha profissão, assim como não gosto das igrejas evangélicas mas tbm não desejo seu extermínio... espero ter deixado meu ponto claro e parabéns pelo trabalho.
Entendi e concordo com seu ponto de vista perfeitamente. Só não entendi porque essa parte te incomodou, mas ok, a frase pode ter ficado meio largada mesmo.
Canal do Pirula Eu só acho que esse ponto de vista não foi explicado muito bem mas todos os argumentos estão bem colocados e corretos, continue assim abraços
A culpa é do estado. As pessoas vão usar drogas, legalizado ou não. A questão é pra quem vai o dinheiro, para o crime organizado ou para comerciantes honestos que pagariam impostos? Estados unidos na década de 20 estão ai para nos mostrar - e provar - isso.
Canal do Pirula Concordo com suas ponderações ao longo do vídeo. Só fiz um adendo que achei relevante. Certamente a pessoa que assalta nas ruas, apenas é um "soldado" em um esquema maior de criminalidade que possui imbricações em diversos setores e, também, diversas causas. Contudo, acho importante ressaltar que por mais que o traficante não seja a figura do dia a dia, ele simboliza um espectro danoso. Deixando de lado o radicalismo de "bandido bom é bandido morto", o Estado tem que achar uma alternativa para melhor lidar com esse tipo de fenômeno criminal que prejudica toda a sociedade. No mais, realmente o "dilema" não tem materialidade. Tanto a ética médica, quanto a ética apregoada pela doutrina penal, vê que deve-se atender primeiro o paciente que está mais acometido de danos. Mais uma vez reitero minha concordância com seus argumentos.
Traficar eh na verdade o ato de comercializar algo fora dos domínios legais, sendo esses, pré-estabelecidos pela autoridade que rege aquele espaço. No que tange as drogas, seria mais fácil uma regulação estatal do que essa bosta de guerra as drogas!!! Ninguem aguenta mais essa desculpa. Sociedade nenhuma vai parar de consumir maconha, cocaína e lsd pq uns bosta decidiu que assim seria. Sobra pra quem? Pro traficante. Quem ta disposto a faze-lo, assim o fará. Mas ai entramos nos motivos que levam um grupo especifico preencher esses oficios, e não eh esse o meu ponto. Enfim, eu iria mais fundo na tua afirmação. A guerra as drogas eh uma mazela social.Não o traficante. E definitivamente a proibição total (caso brasileiro) eh a pior forma de diminuir essa mazela
Murilo Zottos Certamente a guerra às drogas não é efetiva. Por isso me referi ao fato do Estado ter que buscar alternativas para a efetiva resolução do problema. O tipo penal de tráfico baseia-se no comércio sim, mas a complexidade da atividade subjacente abarca mais tipos penais e, consequentemente, mais crimes como assassinato, roubo, latrocínio, etc. Concordo que o problema esteja num sistema defasado de criminalização do usuário. Mas a figura do traficante lato sensu é sim danosa. O fato dele se aproveitar de um mercado criado pela marginalização de uma política pública falida não retira a ilicitude e a danosidade do que ele faz. Assim, o problema persiste por uma ausência de Estado nessa área, tanto para buscar formas mais efetivas de combate, que passa, talvez, pela descriminalização, como para coibir essas ações criminosas. Sem dúvida, a parcela mais afetada por isso é quem vive em comunidades sob os mandos e desmandos desses traficantes. O cara de classe média que consome suas drogas dificilmente lida com todo o aparato que o cara que é vulnerável enfrenta. Eu não restrinjo minha crítica só a esses indivíduos que podem ser considerados como indivíduos que não tiveram "escolha", mas também aos traficantes de classe média e alta que se beneficiam igualmente, são tão criminosos quanto e, o pior, quase sempre saem impunes. Enfim, a questão é deveras complexa e não deve se restringir a certos pontos. Devemos ver tudo isso de forma global.
A Fátima fez essa pergunta pq se tratava de uma situação q acontecia na cena de um filme sobre o qual eles estavam falando antes, no filme chegava um traficante gravemente ferido e um policial levemente ferido em um hospital para serem atendidos, n sei qual o nome do filme, mas lembro que falavam dele por isso trouxeram a mesma situação para ser discutida entre os convidados do programa.
Pirula, às vezes parece que você fica muito preocupado em fazer vídeo com bastante base, dados e tal, mas esses vídeos "tapa-buracos" também são muito bons. Uma pessoa lúcida emitindo opinião é sempre importante!
Pirula o que me desanimou na sua argumentação é que você mesmo afirma que para fazer outros conteúdos você buscaria fazer uma pesquisa para te embasar, afirma ainda que fez esse video em razão da "polêmica" e por ser simples. Em verdade o assunto não é simples e você pecou por isso, utilizando ideias bem rasas e superficiais.
Inimizade Rei da Sensualidade ( ͡° ͜ʖ ͡°) o/ ele mesmo disse que esse video não tem tanta pesquisa, pois já tinha feito um video assim, fazendo desse só um adendo
É eu concordo. É bem desanimador ele falar que fez um video e que tava "com preguiça" de procurar o vídeo completo, e não sei que. Se for pra fazer de qualquer jeito, tem um monte de canal ai que já faz isso. Preferiria um video com idéias mais embasadas e uma melhor explicação dos fatos. Mas a gente sabe que ele também tá correndo um pouco com os videos, e que ele precisa colocar videos com uma certa frequencia para não "desaparecer" no TH-cam. É o dilema do TH-cam hahaha. Conteudos muito bem trabalhados demandam tempo, e não se pode fazer muitos videos. Já conteudos porcos, não tem muita informação, mas geralmente atingem mais pessoas, e podem sair com mais frequencia.
Inimizade Rei da Sensualidade ( ͡° ͜ʖ ͡°) o/ esse foi o melhor vídeo feito de qualquer jeito que já vi no ytb... ele disse que estava ocupado e não tem tempo, e só queria dar sua opinião. O vídeo foi muito bom e as idéias não foram, de maneira alguma, rasas e superficiais .
***** Olha realmente, não foi de forma tão superficial. A questão de o Pirulla deixa a gente mal acostumado, e o trabalho dele de pesquisa e argumentação geralmente são impecáveis. Eu diria que para "Padrão Pirulla" tá um pouquinho abaixo sim.
+Pirula, Sou seu seguidor durante muito tempo! e que tapa buraco foi esse?!!! Show! Além de Psicologia teu vídeo entra no campo da sociologia, direitos e deveres como seres humanos e mais, uma lição de que nem tudo é o que vemos à primeira vista! Pensar antes de reagir ou julgar! Parabéns!!! Parece que a espontaneidade (o não compromisso com roteiro muito trabalhado) nos mostra um pirula como uma pessoa mais racional/culta/educado/sincero/... Abraços...! Sucesso!
quando eu fiquei sabendo eu achei bizarro, uma pq foi no video do eduardo bolsonaro e tbm pq eu achei que a pergunta era por causa do helicoptero caido, mas quanbdo fui a fundo, a enquete havia acontecido antes da fatalidade e o fundo da pergunta era por causa de um filme que ia ser lançado no dia... odeie a globo, mas pelos motivos certos,,, nessas horas que eu penso, se arma fosse liberada no brasil e/ou pena de morte instituida do jeito que o brasileiro é, ia ter mais sangue nas ruas do que ja tem... brasileiro ainda muito burro e emocinal, nao sabe interpretar, preguiçoso pois nao averigua as informações, e as vezes mesmo sabendo, é desonesto intelectualmente.... quem ai nao lembra daquela mulher que foi brutalmente assassinada só pq alguem inventou que ela havia cometido um crime? e o pior que não só pessoas pobres de educação que tem esse mesmo comportamente animalesco....
Pois é! Eu fiquei imaginando o traficante sendo salvo para pagar uma severa pena por seus crimes! Será que não valeria a pena salvar essa vida para esse fim?? E depois, sempre tem um bolsonaro da vida aproveitando para aparecer!
parei o vídeo nos três minutos só pra fazer um adendo: não deu pra fazer uma explanação mais profunda do caso, mas mesmo assim o vídeo tem 23 minutos kkkkkk, pirula sempre pirula. sucesso aí irmão.
esse dilema do trem teve um muleque solucionou o problema de uma forma BRILHANTE! virei fã nº1 dele xD quem quiser ver -> th-cam.com/video/-N_RZJUAQY4/w-d-xo.html
cara, tiro meu chapéu pra ti, ótima explanação sobre o assunto, eu penso dessa forma, mas sempre que o assunto caia na boca de amigos eu notava essa incapacidade de analisar caso a caso e perceber as variáveis de cada situação, infelizmente nós seres humanos temos essa dificuldade de empatia geral, procuramos sempre julgar tendo como base poucos argumentos
E se o traficante for um professor de química pai de família com câncer de pulmão inoperável? ._.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
"You Goddamn Right!" - White, Walter
eu entendi a referencia
Aí q vc deixa ele pra depois mesmo afinal ele já vai morrer. kkkkkk
Cara, tb lembrei dele kkkkkkk
Sou policial militar do Estado do Amazonas vim dar os parabéns pela sua imparcialidade, sou fã do seu canal há 1 ano, tem meu like.
Médico é médico, ele não escolhe quem vai salvar, o seu trabalho é fazer o possível pra salvar. Assim como um professor, não escolhe-se o aluno, mas seu trabalho é ensinar.
"Quem salvar primeiro"?
Se o policial está levemente ferido, ele precisa ser salvo?
A palavra 'salvar' tem um conotação forte, talvez se fosse utilizada a palavra 'atender' não teria dado esse rolo todo.
Uma das merdas maiores de fazer recenseamento e pesquisa de mercado é o modo como são feitas as perguntas. Bem observado. Muitas vezes a mesma pergunta feita de modos diferentes leva a respostas diferentes.
salvar (verbo)
1. transitivo direto e bitransitivo e pronominal
tirar ou livrar (alguém, algo ou a si mesmo) de perigo, dificuldades etc.
2. transitivo direto
libertar, remir, resgatar.
Ou seja, teoricamente se você corre o risco te o braço infectado a partir de um ferimento e eu vou lá e cuido desse ferimento evitando a infecção, eu "te livrei de uma situação de perigo ou dificuldade" ;)
Só para ressaltar que não disse em nenhum momento que o termo 'salvar' é errado.
Existem vários termos que são sinônimos e, no entanto, podem carregam conotações subjetivas.
Exemplo: ajuda, auxílio e assistência. Posso usar esses termos numa gradação, ou dar mais "peso" a um determinado termo como, auxiliar administrativo e assistente administrativo, ajuda de custo ou auxílio moradia.
Outro exemplo: muita pessoas acham que 'discutir' é a mesma coisa que "bater boca", ou que 'crítica' significa falar mal de alguma coisa. Acho que isso ilustra o que eu quero dizer sobre significação que dão as palavras.
Esse é de fato o primeiro ponto estranho que eu percebi dessa pergunta louca.
O segundo foi como eu, totalmente leigo, saberia definir no calor do momento qual é o caso mais grave? Nesse caso eu ajudaria o policial. Se eu fosse um socorrista ou um médico e avaliasse essa situação, aí sim eu atenderia o bandido primeiramente.
eu atenderia o que chegasse primeiro, mas se chega um policial e um bandido junto, claro que o Policial deve ser prioridade, rs
Um ótimo teste sobre ética é o Moral Machine do MIT, Pirula, responde lá o questionário dos caras, muito bacana.
man, o MaxPalaro aksskksaksks
Pirula explicou, desenhou, mastigou e ainda tem gente nos comentários que não entendeu.
Rafael Mattos E que pelo visto nunca irão entender.
talvez o ponto não é que a pessoa não entendeu, é como ele disse em um anticast, é bater palma pra macaco dançar.
Traficante nao importa o.motivo cara. pode ser ate walter white se eh traficante nao merece viver.
é disso que eu to falando
Celso Lellis kkkkkk. Qual é esse anticast?
eu fui no g1 e vi um cara falando "a sociedade prefere ver um policial morrer agonizando do que um traficante"
ai eu com toda a paciencia do mundo expliquei para ele q a pergunta era sobre um policial levemente ferido ou um traficante gravemente ferido e disse a ele que se fosse reclamar de algo, q se informasse melhor para pelo menos reclamar direito, apenas isso
RESULTADO: fui chamado de alienado, defensor de bandidos, de idiota, fizeram suposiçoes em que a minha mae era estuprada(tipico de falacia de apelo a emoção), por metade da galera dos comentarios, sendo q eu nunca disse a minha opinião sobre aquilo
eu simplesmente chamaria a ambulancia(o que todo cidadão deveria fazer numa situação dessas), o enfermeiro pela obrigação da profissão iria salvar o traficante, o traficante quando saisse do hospital iria para a cadeia FIM
todo mundo feliz(menos o traficante) e sem nem um pinguinho de peso na consciência :)
italo anderson Você não pode discutir com esse tipo de gente. Brasileiro tem a mania de levar tudo no emocional. Por isso esse país é uma porcaria.
pena que o traficante seria solto logo em seguida, isso se sua facção não viesse busca-lo matando inocentes.
italo anderson assim passou uma ideia bem aleatória pela minha cabeça agora ... a maioria dessas pessoas apoiavam o Bolsonaro?
kkkkkkkk
Italo, o grande problema é que em nossa sociedade as pessoas já tem seus pontos de vista formado, mesmo que com conhecimento extremamente raso sobre os assuntos. Na hora que você vai apresentar os argumentos você é agredido pessoalmente ou tachado de algum estereótipo, é o fim do debate.
"Critique um sábio e ele se torna ainda mais sábio, critique um tolo e ele se tornará seu inimigo" Adaptado de Salomão
O Pirula ta se saindo o Rubinho das polêmicas rs
1- policial corrupto é um bandido.
2- traficante nunca é coitadinho e vítima de porra nenhuma.
Nada justifica fazer mal aos outros. Bandido bom é bandido morto!
Mas esse é um ponto positivo.
Será que criar um vídeo falando sobre um assunto tão recente permite uma melhor análise do problema?
Apesar de atrasado, o discurso é coerente e limpo. Faz o ouvindo refletir sobre o assunto sem vieses.
As vezes se antecipar para falar de algo faz você comer bola.
ShadoWolverine89 "nada justifica fazer mal aos outros - bandido bom é bandido morto" cadê o nexo ?
le892 matar um bandido não é fazer mal... e sim fazer bem... a milhares de pessoas que ele deixará de incomodar
ShadoWolverine89 ai ai...
Não sei se alguém já falou sobre, mas a questão no programa surgiu como divulgação de um filme que retrata as dificuldades enfrentadas por profissionais da saúde pela falta de condições em hospitais. Para isso, a produção selecionou uma cena em que dois médicos discutiam quem deveria atender primeiro, um policial com ferimento a bala na cabeça, porém num quadro estável, ou um traficante com maior risco de morte. A própria Fátima não se posicionou, apenas pediu para que convidados se colocassem diante do dilema. Eu nem assisto ao programa, mas achei o debate extremamente relevante do ponto de vista ético médico. Até porque é uma situação que de fato ocorre em muitos hospitais. Achei a atitude do policial, que fez o vídeo-resposta, um tanto quanto exacerbada, mas compreendo por ele não conseguir se afastar do aspecto emocional do dilema. Mas a comoção do povo é que eu não compreendi. Acho que a sede de se conseguir justiça acima do sistema judicial, quase que pelas próprias mãos, é o que anda acirrando esse debate. E uma sociedade que recorre a justiça pelas próprias mãos, está a beira da barbárie. Tempos tenebrosos estamos vivendo.
Pois é, ouvi falar que foi de fato referente à promoção de um a série ou filme.
Quanto à sua análise, muito pertinente. Contanto que as instituições de justiça e segurança não falhem tanto, é possível conter essa exacerbação da massa, já que vejo isso como uma relação de causa e efeito. E que com uma melhor educação possamos fazer as pessoas pensaram melhor. Tomara que consigamos.
Patricia Laurentino acontece q eh dificil se desligar da parte emocional, quando se vive num país onde bandido é mais "defendido" q policial... onde a lei nao funciona.. para mim eles nem sao gente!
Gesiane Gesi é esse sentimento que nos leva a barbárie. É justificado, mas é muito perigoso. Lembro do professor de história que quase foi linchado por ter sido confundido com um assaltante. E de um ladrão adolescente que foi esfolado vivo pela comunidade. A nossa civilidade é garantida por questões tão tênues, que me preocupa essa reação da comunidade. No que diz respeito ao filme, o criminoso não vale mais que o policial. Só corria mais risco de morte. Não acho que se deva boicotar o filme por retratar essa questão, porque se for num hospital público, vai ver isso claramente. Meu pai passou 20 dias internado e precisava de um acompanhante o tempo todo. Eu sempre ficava de dia, mas o único que fiquei a noite, um ladrão chegou ferido a bala. O conflito ético da equipe se deu aos meus olhos. Um certo descaso de alguns, eficiência de outros no executar o trabalho. Ao ver um homem morrendo num corredor de hospital, o sangue escorrendo na frente de todos, a falta de leitos e de pessoal para atendê-lo... Você esquece o crime, pensa na fragilidade da vida, sente pena do desespero que vê. Um médico ignorar um paciente, que certamente vai morrer, sem o atendimento, por mais que seja um criminoso, pra mim isso nunca parecerá certo.
Tiago Alcântara quando um policial mata um bandido vc nao assiste a polemica toda q da? isso deveria ser normal nao polemico. E se o problema eh superlotacao eh so comecar a ter pena de morte!
***** eu falo mal depois de ver. A cena que apareceu na globo não retratava o policial. Focava nos médicos discutindo quem deveriam atender primeiro. Total dilema ético. Eu compreendo as duas partes: a de quem socorre o bandido e a de quem determina sua morte pela falta de atendimento. Só não acho benéfico pra nossa sociedade agir assim. Como sou contra pena de morte, penso que quem mata um assassino não diminui a quantidade de assassinos do mundo. Se torna mais um.
O povo anda tao raivoso, tao irracional... assistir o Pirulla deveria ser materia escolar!
***** É sempre bom ver o vídeo antes de sair merdejando nos comentários! Senão você passa vergonha hahahaha
***** Merdejando de novo hein! Quando foi que ele defendeu bandido!? O vídeo, assim como a enquete, era sobre a ética do ponto de vista do médico.. e o médico que escolher o bandido é um excelente profissional!! E não me venha dizer que eu estou defendendo bandido!! vai ser o seu atestado de inutilidade cerebral aguda rsrs
***** Nossa!! Você só tem cabeça pra tampar o buraco do pescoço!! Sinto muito 😓😓 kkkkkķk
***** Olha, se você acha que eu estou defendendo bandido.. Só lamento! Você não entendeu nada do que eu disse e nem do vídeo!!
***** Quem deveria ser atendido?
acontece é que vivemos num mundo dilacerado pela violência. mas a tirada do grande Ariano Suassuna é outra.
aqueles bandidos do Rio, não são bandidos porque "a vida não lhes deu outra opçao". são bandidos porque querem mesmo ser bandidos, querem roubar ao trabalhar, querem matar a serem pegos, querem viver no ocio a ter que fazer qualquer coisa, querem a promiscuidade que a decência.então se tratando destes malandros, fora de comparaçao de misericórdia, que seja bem claro aqui , misericórdia entre as vitmas desta cena, há situações e há situações.
Eles querem, ou são recompensados por isso? Quando você tem entre 10 e 15 aos, qual o seu poder de tomar decisões sábias e a longo prazo? Eu concordo que tem sim opção individual, afinal, nem todos viram traficantes. Mas os caminhos que levam a essa decisão pessoal são gerados pelo meio em que esses jovens nascem. Livre arbítrio pleno é uma ilusão.
Se o meio induz, então todas as crianças das favelas cariocas vão ser traficantes. Não. Não é só o meio que induz.
"Não é só o meio que induz."
Mas ninguém disse que é.
Não é necessário que a pessoa esteja em uma situação extrema para que acabe formando um senso de moral e ética deturpado. Como o Pirula disse, o caminho que leva até essa decisão pessoal são gerados pelo meio. Esses jovens vivem uma realidade que a maioria do país simplesmente só imagina, mas NÃO conhece. Eu que moro no Rio de Janeiro, moro na periferia, NÃO conheço do mesmo jeito que quem vive conhece. Não há incentivo, não há razão, não há recompensa para que esses jovens estudem e trabalhem. Eles não veem sentido nisso. Vivem em uma sociedade onde eles não se veem representados, onde eles são discriminados pelo jeito de falar, se vestir, pela cor, pelos modos, por existir. Veem os pais trabalhando 7 dias por semana sem conseguir mudar de vida, são esculachados e aprendem a temer a força policial desde crianças, então o tráfico seduz como cultura estabelecida na comunidade, onde eles sabem que vão ganhar muito dinheiro, ter mulheres e poder. É complicado exigir que um garoto desse supere tudo isso. Os que de fato entram para o crime são minoria porque os contras são muito grandes, mas quando o garoto chega ao ponto de achar que não tem nada a perder é que tudo acontece, e é por isso que esses garotos não temem a nada e nem a ninguém e agem com tanta violência. O país está ruindo em desgraça e a sociedade só sabe odiar ainda mais e virar as costas ainda mais. É triste ver uma foto com dezenas de jovens negros deitados em uma estação do BRT e ver comentários com emojis de corações dizendo que pra ficar melhor só atirando em todos os eles. O cidadão médio nunca vai saber o que é ser alvo disso. Por anos a população vem acreditando que o combate ao tráfico organizado daria resultado e hoje percebemos que as facções estão cada vez mais poderosas. Ninguém acredita num plano de educação, cultura e direitos básicos em geral a longo prazo, e a sociedade caminha para um colapso.
+Saulo Adão Excelente comentário, tô aplaudindo aqui
Você é a pessoa mais sensata que conheço.! sempre tento explicar as coisas mas sou péssima pra falar, mas você consegue transmitir exatamente aquilo. As pessoas hoje em dia estão muito extremistas, ou é 8 ou 80, não param pra pensar um pouquinho, refletir, ser mais equilibrado.
não parece que vc é péssima pra falar haha!
Celso Lellis talvez por ela ter escrito.
+Carlos Prado EXATAMENTE! rs
Maria Helena interesse, bandido tbm não. Por que deveríamos pensar sobre o que fazer com ele?
Eu penso o seguinte, a capacidade de expressão a gente desenvolve aos poucos, é preciso debater mais e com racionalidade, é preciso optar pelos vídeos que buscam o meio termo em detrimento daqueles fundamentalistas. é preciso abandonar esse discurso de polarização da politica, que já enche o saco inclusive. e a gente fala bobagem mesmo, isso aqui não é a eclesia ateniense, onde o pessoal vivia em função da retórica, mas faz parte do processo errar, e reconhecer também. Eu acho que é esse o diferencial do Pirula.
Quem analisa e justifica binariamente as coisas é pq não quer solução e sim retaliação.
Existe vida inteligente na internet! Amém! Amém!
Vc vive no Brasil ou ao menos nesse Sistema Solar?
O seu comentário foi o mais lucido do vídeo!
eu diria que quer catarse
RETALIAÇÃO*
Sim, este comentário é inútil, mas não falo por mal.
Mauricio Tarouquela Rodrigues thx
A pergunta foi mal formulada. Lá tava escrito "quem você SALVARIA?". Quem tá LEVEMENTE ferido não precisa ser SALVO.
Eu tenho pena desse povo que se diz ser "cidadão de bem" mas fala que o bandido deve morrer, trágico.
A mola dos bolsonetes e olavetes estourou muito, não sei se é mais perigoso do que triste. Tenho medo das próximas eleições.
Filha Do Corvo Ah cara, as pessoas sofrem tanto no dia-dia, que não dá pra ter um pensamento calmo e refinado. Na situação atual, todos só conseguem pensar no pragmático e no pequeno prazo, ninguém tem mais tempo e energia, estão todos cansados.
E o mais interessante é que as mesmas pessoas que defendem que "Bandido bom é bandido morto" são aquelas que são contra a legalização do aborto pq são "prol-vida"
Então, neh?! Saudades lógica!
Bandido não deve morrer, no máximo deve ser obrigado à trabalhar pra não ficar usando o MEU dinheiro pra de sustentar, mas pessoas que tem mais de 2 assassinatos devem sim morrer.
Gabriela Sóglio Pois é, um feto é um ser inocente, ele não fez nada, e deve ter o seu direito de viver garantido. nem que seja botado para adoção, é um direito individual dele de nascer sem ser morto, ele não pertence ao corpo de ninguém, aquele é apenas um ambiente temporário. já um bandido, só faz mal a sociedade, está impregnado a matar e roubar pessoas inocentes. Se ele morrer, dará um benefício a sociedade.
Gabriela Sóglio o engraçado aqueles que diz que animais tem direitos são pro aborto
Em zonas de guerra não declaradas, como no Rio de Janeiro, o profissional médico, geralmente do SUS, que se vê numa situação em que deve optar por SALVAR (SALVAR do verbo não deixar morrer) um entre dois indivíduos, ele eticamente falando é "obrigado" a atender aquele individuo com MAIS CHANCES DE SOBREVIVER.
nilson diniz vieira Mas isso não é só para situações em q ambos estão no mesmo "grau" de complicações?
Pq, no caso do programa, o policial não parecia estar morrendo, logo, não faria sentido "Salvar" (do modo q você usou a palavra) uma pessoa que não está morrendo.
Você não vai tratar alguém que torceu o pé e deixar de tratar o cara q levou um tiro só pq o primeiro é mais certo que vai sobreviver
Se fosse assim, tem que tratar primeiro o cara com dor de garganta e depois o baleado!
Minalba aprovou esse vídeo!
Fala aí Pirula, vem pro Acre quando ?
po!! Um dos destinos que mais preciso conhecer!
Tem umas coisas legais aki,mas nada TAO grandioso assim.Mas é legal.
+Pedrogv9000 Dinossauros parecem ser grandiosos
MrRellfy ASHUASHUASHU
Bia Rosini acre você acredita?
Todos somos éticos, até que aconteça com a gente!
Falou tudo...
Renan Freitas é exatamente esse o ponto... quando o Pirula falou sobre a resposta do policial à Fátima, ele apelou para o emocional. Mas não dá pra generalizar, nem todos terminam emocionais, algumas pessoas conseguem manter a razão.
é Verdade que não existe Paleontólogo no Acre? ja que os dinossauros ainda vivem lá
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É, lá é tudo biólogo mesmo.
Não. Paleontólogo estuda fósseis, como lá os dinossauros são vivos, são estudados pela medicina veterinária.
Marcus Vinicius
Seu Acrefóbico!
kkkk...tô brincando 😂
Na verdade eles são homens da caverna.
*gostei do video pirulão!*
Leo Augusto piruZão?
+Rafael Vargas kkkkkk
@@rafaelvargas1463 aai quinta série
Kkk
Pirula, o contexto era o seguinte: Atores do filme Sob Pressão estavam lá para lançarem o mesmo. Esse filme trata justamente disso: médico que precisa atender feridos e quem estiver correndo risco de vida, independente de quem seja, tem prioridade. Os atores foram para o "lado" do traficante, porque era ele, no filme, que estava nessa situação. Era um momento do programa sobre ética médica, estritamente. E não sobre preferências pessoais.
Obviamente, a massa pega um pequeno trecho, especialmente com apelo visual, não entende o contexto; não se preocupa em ouvir (como acontece muito por aqui tb) e mete o pau. É aquela velha história: intolerância e ignorância, gerando ódio e agressões gratuitas.
Pirulla fazendo vídeo sobre esse tipo de dilema... Esse algoritmo forçou os cara a serem aqueles tipo de atores q aceitam uns papel bizarro pra continuar no mercado.
O tipo de papel que faziam os youtubers discriminarem esses atores quando não eram eles que tavam no perigo do ostracismo
Sou seu fã e te sigo há anos. Isso foi só um comentário...
Felipe Silva apesar disso, o vídeo foi bem feito...
+cissa n Foi bem feito mesmo!
acho uma diferença mt grande entre estupradores, matadores, pedofilos e um simples traficante... que da pra ser recuperado, os outros só merecem desprezo... mas claro q atendimento medico nao se nega a ninguem
Não é "Um simples traficante"
Não sei onde você mora, mas traficantes raramente tem limites. Inclusive eles matam, torturam e abusam como os demais citados.
E estupram também, e muito!
Lust Crow Primeiro que vender drogas não deveria ser crime, segundo que nem todos os traficantes obrigatoriamente comentem outros delitos. Cada pessoa tem sua índole.
Elyse Mello Uma vez no mundo das drogas não tem volta, moça. Não dá pra recuperar, você pode pensar que está fazendo progresso, mas aquela vida não vai deixar você. Ele mata indiretamente milhões de pessoas, movimenta o crime e tira vidas para alimentar o vício, tá no mesmo naipe desses idiotas.
João Pedro Nossa, tudo errado. Tem volta sim, só mata por irresponsabilidade de quem usa, só movimenta o crime porque é ilegal. Por favor se informar mais.
Ótimo vídeo Pirula. Você poderia ter citado também o filme "Tropa de Elite", quando até mesmo o durão Capitão Nascimento, entra em um dilema que se inicia quando ele tem contato com a mãe do "fogueteiro" , que ele torturou para fazer dedurar os traficantes. Mesmo sabendo que ele morreria por isso. Então decide que é hora de deixar a profissão.
é triste que muitas pessoas não entendem que o filme é uma crítica
Luiz Antonio farias vc é o comediante?
@@luizf.351 não sei se é tão crítico assim... ele parece muito defender a idéia do "bandido bom é bandido morto"...
Fala aí , Pirula! Quando você vai vir aqui pro Rio Grande do Sul?
Teatro Feevale está tendo apenas eventos merdas, que falta faz um Pirula aqui!
Todo dia pergunto isso pra ele no twitter e ele não me responde kkkkk
#VemPraCaxiasDoSul kkk
Ainda não terminei de assistir ao vídeo, mas me lembrei de um texto de um colega, Pedro Sampaio, o qual ficou interessante e até divertido:
"- Chupar um mendigo ou 4 dedos no Shaquille O'Neal no cu?
- Comer apenas pão com manteiga pelo resto da sua vida ou nunca mais fazer sexo?
- Assistir a seus pais transando todos os dias ou participar da transa uma vez e ficar livre?
- Ter Hitler como prefeito ou Silas Malafaia como presidente?
- Transar com o Donald Trump ou só ouvir funk pelo resto da vida?
Todos estes são dilemas idiotas. Ainda assim são melhores do que o dilema do policial levemente ferido vs traficante gravemente ferido. Neste só uma opção: ou você atende o traficante ou tem mais em comum com os genocidas que diz odiar do que imagina."
Hahahahahahahahahahahahaha!! Que medo desses dilemas!!!
FRANK JAAVA
Kkkkkkk
Ahsushhshshssh com uns exemplos desses eu nem imaginava q viria uma lição no fim. ótima analogia curti
marginal não tem nenhuma prioridade, não apenas comparado a vida de um policial, mas de qualquer pessoa de bem.
Jean Wendell Traficante só é marginal por causa do governo e da proibição.
mds! eu juro que não lí isso
Fabrício Silva também prefiro fingir que não li
O problema é que tem um fundo de verdade a pergunta do Arthur Sepeda, mas não achei muito boa. Deixa eu reformular:
Quem vai definir o que é cidadão de bem e o que é marginal? A definição dessas duas coisas sempre vai se alterando.
Parece que você ta querendo justificar um erro em cima de outro.
Pirula, vc tocou em um ponto ótimo: a limitação de informações que possuimos quando julgamos alguém!
Quando julgamos algo externo a nós, seja o que for, usamos SEMPRE para isso uma quantidade, muitas vezes, limitadíssima de informações. Nossas decisões são tomadas e direcionadas baseadas no julgamento dessas poucas informações que nos chega.
Agora, vamos extrapolar um pouco e falar do nosso AUTO JULGAMENTO, por exemplo. Quando nos julgamos, a quantidade de informação sobre nós mesmos nos é abundante, afinal, não existe ninguém que tenha convivido tanto com a gente! Só vc sabe o que sentiu em tal momento, o que estava acontecendo com vc em tal situação, que traumas teve, quais foram as suas motivações etc etc etc
Assim, vc se entende como ninguém e, principalmente, se perdoa como ninguém também! Como vc não tem os mesmos tipos de informações sobre a outra pessoa (que vc está julgando), inevitavelmente, seu " JULGAMENTO" será enviesado. Só para dizer o óbvio : quem julga o badido ou traficante como o "o cara mau" da história, que merece morrer mesmo, não imagina que situações essa pessoa passou para que tenha se tornado esse "cara mau". Dificilmente, quem julga se coloca no lugar do outro. Será que, se sua vida fosse muito miserável e trágica, vc náo seria mesmo capaz de traficar ou matar?
Justiça existe por algum motivo,né? Exatamente para tornar esses julgamentos o MENOS enviesado possível! Então, cabe ao médico salvar a vida e ao juiz julgar da forma mais imparcial possível seguindo a lei! É isso!
O que mais me deixa triste, é esse modo auto de ler uma noticia e automaticamente criar uma opinião moldada por terceiros.
Ai o facebook enche de câncer e gente que mal sabe o que está falando.
500 mil Pirula, parabens!
A pergunta parece que foi para divulgar um filme/ serie (não lembro) que o tema é o que se passa em um hospital publico. Parece que tem alguma parte nesse filme ou serie que ocorre esse "dilema"
O que acabaria causando um dano pior, já que estaria "retratando só mais uma questão do nosso cotidiano" o qual, de fato, faltou muito em precisão e gerou SIM muita confusão.
Filme "Sob Pressão"
Karen MonSi
Fazia tempo que você não fazia um vídeo sobre ética, gosto bastante de como você aborda esse tema.
Vídeo bem ponderado, levando em consideração todas as possibilidades. Gostei também do fato de você tentar separar bem as variáveis e colocar cada caso em seu devido lugar (separando, por exemplo, o dilema ético, de caráter mais abrangente e objetivo, impessoal, do dilema moral e emocional, ambos mais subjetivos e pessoais).
Pare de elogiar o Felipe Neto cara, esse cara não merece reconhecimento algum.
UP
Agora me explica, amiguinho, por quê?
Nytoran Ryold ao invés de criticar diga pq criticou
tmyrmiccy #ContenteTV pq ele é um causador de intrigas da internet, se faz de coitado mas fica cutucando os outros toda hora, diz que não se pode julgar alguem pelo passado mas faz isso sempre. Exatamente por ser hipócrita e aproveitador de situações.
Ok, mas vocês estão julgando a pessoa não o conteúdo que ela produziu.
Quando você analisa algo, você deve analisar o produto em si, não o autor(exceção quando for pertinente).
Ao menos é assim que penso.
Pirula, você é psicologicamente evoluído.
Parabéns!
essa reflexão de quando vc vai mais pa trás e analisa o todo, fica bem complicado mesmo... como aquele video que vc fala do hitler, tem muita gente ai que nao mata com uma arma em punhos, mas bate nos filhos, na mulher, no marido, no vizinho, na mae, fecha no transito, fura fila, estaciona ocupando duas vagas, etc... td mundo comete micro-violencias todoso os dias, e algumas matam um pouco do proximo...
Pirrulla, já que você é biólogo, faz um vídeo falando sobre a devastação da Amazônia, abordando os aspectos físicos, sociais históricos e políticos.
Helio Filho UP
Helio Filho Os vídeos que ele fez sobre a Usina de Belo Monte passam um pouco por esse tema (impacto ambiental e social), é bem bacana! =]
Up
Mas o de Belo Monte foi mais sobre o acidente. O caso que mencionei é bem diferente.
Tem um video meu que se chama "floresta pra que"
Pirulla: No caso da Fátima Bernardes, tu está correto. A prioridade deve ser ao paciente em estado grave em detrimento ao paciente com ferimentos leves.
Mas veja, se ambos estivessem correndo risco de morte, o paciente com mais chances de sobreviver teria prioridade, por exemplo, se o médico avaliasse que ambos, policial e traficante estivessem correndo risco, mas o policial tivesse mais chance de sobreviver, então ele teria prioridade ao traficante que está em estado mais grave.. Estou dizendo isso porque você disse que o mais grave é sempre prioridade e nem sempre é assim. Curti o vídeo, muito bom, como sempre. Abraço.
e se tivessem na exata mesma situação? (ignorando impossibilidade técnica de isto ocorrer).
Tenho poucos momentos de pausa, pois sou vestibulando de medicina e, em média, estudo 12 horas/dia. Porém, em muitos instantes, como o do lanche ou do descanso, costumo assistir ao seu conteúdo, o qual me proporciona ótimas reflexões. VALEU, NÃO PARE DE PRODUZIR!
sou inscrito antigo, e esse video é o melhor do canal. Foi um dos que mais me fez refletir e o que parece mais didático e bem escrito. Parabéns Pirula!!!
O problema desse "furdúncio" é que exigiu uma interpretação grande demais, exigiu que as pessoas parassem por alguns minutos pra refletir, coisa que que não acontece na internet.
Se for seguir ao pé da letra o que o pessoal falou, então seria dever do médico ser um juiz... o médico deveria pegar uma ficha da pessoa e ponderar: "ah mas esse aqui é traficante e o outro é policial, um pedreiro e o outro caminhoneiro, um é camelô e o outro advogado etc"
Cara apesar de ñ concordar com sua escolha de fé, eu lhe admiro belo trabalho, PARABÉNS
é escolha pero no mucho. Se eu pudesse escolher, acreditaria num monte de coisas.
Como seria mais fácil acreditar em divindades, simpatias... imagina que legal seria um mundo onde tudo isso fosse verdade!
Você fala como "soubesse" a verdade
O problema das pessoas é que elas acham que tudo é simples, que tudo é 0 ou 1, preto no branco, tem uma resposta pronta para as coisas sem precisar refletir.
Mentes binárias!
Discordo, quanto mais você pensa sobre um assunto, maior as chances de você encontrar perspectivas diferentes. Uma vez que você tem a consciência do 0 ou 1, você percebe que se você tem só duas escolhas para uma determinada questão, então você está, provavelmente, pensando de forma binária, sabendo disso você pode se questionar mais e encontrar outras possíveis soluções.
Um passado ruim não justifica ações ruins
Na prática, a etica é diferente. Quem manda na clínica é o médico e os caras chegam a suturar bandido sem anestesia, deixam 4h esperando... isso quando não tem o policial do lado metendo o dedo nos ferimentos.
Esse video me fez pensar em pq existe entao juris populares? Onde a sentença é dada tendo grande influencia o emocional de cada um no juri
Isso é uma questão muito controversa mesmo. eu discuti um pouco isso no meu video "a memória sabe mentir"
Pois é, se tratando sempre de 'justificar' o feito, como se abster emocionalmente?
Juiz avalia com emocional também.
E no tribunal do júri, há muitas questões técnicas.
Não é apenas o júri dizer "-culpado, não gostamos dele".
quando comecei a ver os meme no feed, jurei q tivessem botado um traficante real oficial e um policial lado a lado no programa às 11 da manhã.
Daí vi a explicação no vídeo do Neto e ñ pude crer q aql pergunta foi o estopim da polêmica.
" vc atenderia uma pessoa em quadro grave ou uma levemente ferida? "
Sério, gente?? Sério q vcs ñ souberam interpretar? ?
Daí uma dezena de policiais querendo aparecer lançando vídeo.
A população tá mais retardada ou oq?
além do mais, no q esse tipo de questionamento agrega?
na minha adolescência era o velho "quem vc levaria pra uma ilha e tal" . Agora é "quem vc mataria?"
Eu ñ repondo nenhuma. É ridículo! Ninguém vai precisar levar ninguém pra porra de ilha ou escolher quem merece viver. É uma questão vazia e só.
Ou invés de trazer essas indagações, manda td mundo fzr curso de sobrevivência no mato. Bem mais proveitoso.
A Fátima deu a opinião dela de acordo com a enquete, ele soube interpretar, mas parece que boa parte da população(que provavelmente nem leu) não soube.
Análise muito boa e inteligente sobre esse caso, cara sou teu fã e sempre que posso te assisto, um abraço e muito mais sucesso no seu canal e na sua vida.
a situação foi o seguinte: era a estréia de um filme sobre este assunto. no filme tinha a seguinte cena; em um hospital no rio de Janeiro deram entrada três pacientes, um traficante, gravemente ferido, sem especificar o ferimento, um policial com um tiro na cabeça, mas estável e uma criança. no filme iniciou uma discussão sobre quem o médico iria atender. O médico ficou com o traficante, por CAUSA do estado grave dele. A situação da Fátima Bernardes, foi direcionada para denegrir a imagem da PM. pois lá ela colocou que era um policial levemente ferido e um traficante gravemente ferido, a Fátima chamou seus convidados e mais uns três da plateia. onde um escolheu o policial e sete o traficante. Sabemos que a rede Globo é tendenciosa contra a Polícia Militar.
"Bandido bom é bandido morto". Muito fácil falar isso no conforto da sua casa
Dilema aí,se fosse 5 traficantes e 1 policial quem vcs salvariam do trem?Eu salvaria o policial.
Respondam para fazer tipo uma enquete
joao pipocas Depende da índole deles, mas agiria pelo lado quantitativo e salvaria 5 ao invés de um.
como eu vou para o lado da qualidade e não quantidade fico com o polical, do que adianta 5 laranjas podres em um cesto com frutas boas, melhor descartar logo para não estragar o resto.
E se o policial for corrupto? E se ele matou teu irmão? E se ele estuprou sua mãe?
Se os traficantes morrerem, quem vai fornecer a droga que os defensores de bandido usam?
Essa pergunta foi inspirada no filme brasileiro "Sob Pressão".
www.adorocinema.com/filmes/filme-250199/criticas-adorocinema/
Pirula, foi muito bom este papo, e serviu pra demonstrar claramente tudo o que está envolvido por trás de uma questão aparentemente simples. Estabelecer uma posição Ética é fundamental pra todos àqueles que tem competência e que tem uma profissão que frequentemente se choca com certos dilemas.
Cara, vlw. Sou novo, só vi alguns vídeos mas esse é um dos únicos canais (e não consigo lembrar nenhum outro de cabeça agora) que é legal ver em velocidade normal e não acelerado.
isso tudo é uma grande discussão da filosofia, o cerne é por que o batman não mata o curinga? seria muito mais fácil e potencialmente salvaria inúmeras vidas se ele o fizesse, e se ele matasse o curinga isso não seria uma contradição, isto é, todo o individuo tem direito a vida mas alguns não?
Em um âmbito mais geral essa discussão é entre uma moral individual e universal (Kant) vs uma moral coletiva e utilitarista (Mill).
Pablo Botton da Costa se vc mata propositalmente alguem indiferente da índole do indivíduo, vc se torna uma assassino (logico q isso depende da situação, por exemplo em caso de vida ou morte).
Você não tendeu a moral Kantiana... Ele fala que não existe hipótese ou situação em que devemos mentir, ou em linha gerais prejudicar ou matar alguém. Eu concordo com isso pq, ela nunca se contradiz diferentemente da moral utilitarista ou qualquer outra...
Pablo Botton da Costa Otima analogia
acabei de assistir esse seu vídeo com a minha vó, pirulla!
às vezes assistimos juntas aos seus vídeos antes de dormir.
ela adora ver você falando as paradas ahahahaha... até o vídeo "homossexualidade ponto final" já vi com ela, pq ela eh mto homofóbica tadinha...aí sempre tento consertar isso nela... :) mas depois de ver vc falando, nao dá nem meia hora, ela volta a dizer q eh td uma pouca vergonha de novo ahahahahajaja.... enfim
mas um abraço nosso aí pra vc! continue com seus vídeos!!! :)
OI Ingrid! Fico feliz que ainda tenha pique de acompanhar!
Abraço!
Sempre teremos!!! :)
Sua avó é uma mulher sábia.
Pirula, vc não pode afirmar que quem acredita q bandido bom é bandido morto seria um médico ruim, essas pessoas não tiveram treinamento médico, logo não são capazes de separar suas crenças da prática médica como seria o ideal, com relação aos níveis de prioridade não é sempre que o traficante teria prioridade, em uma situação de emergência (Uma catástrofe natural) quem teria prioridade é o policial menos grave, nesse tipo de situação você tem que salvar os que tem mais chances de sobreviver, mas em situações comuns o traficante tem prioridade, claro q essas situações são teóricas e mesmo que aconteça uma situação semelhante provavelmente tanto o policial quanto o traficante teriam o atendimento considerando é claro que tenha recursos para ambos
Olá Pirula, conheci o seu canal recentemente, seu trabalho é incrível cara.
Muito obrigado pelo conteúdo que você posta aqui. ;DDD
Não fique só com uma opinião, como a dele, procure por mais pessoas falando do mesmo assunto. Essa ilusão que o trabalho dele é incrível pode se desfazer rapidinho, acredite!
Medico tem que atender quem está mais grave e se tiver que escolher entre casos parecidos, quem é mais jovem, ponto final. Essa é a ética, doa o que doer.
Legalizando as drogas acaba a polêmica.
É marketing de um filme nacional que vai sair sobre uma equipe médica lidando com esse dilema moral.
o pessoal adora apelar pro sentimentalismo barato pra tentar justificar uma coisa que não tem lógica. meu pai é policial e nunca na minha vida ouvi ele dizer "bandido bom é bandido morto", bem pelo contrário. se o povo se importasse tanto com a polícia quanto falam, não ficaram nesse discurso de morte a bandido, mas sim cobrariam do governo um salário decente pros policiais, condições de trabalho, direito a acompanhamento psicológico e coisas do tipo, pq eu amo meu pai e queria que ele tivesse isso, um bandido sofrer não ajuda em nada meu pai e nenhum outro policial, só alimenta o desejo sádico de pessoas ruins.
Parabéns Mari pela sua mentalidade.. gostaria que houvesse mais pessoa sensatas como você.
Conserva Paulista, tb sou de sp e em 2006 eu tinha só 10 anos quando o PCC colocou terror na cidade, queimaram ônibus na minha rua, fiquei mais de uma semana sem sair de casa e meu pai nem dormia de tão preocupado de acontecer alguma coisa. Depois disso ele ficou mto estressado e desenvolveu problemas de saúde que duram até hoje. Nem por isso eu acho que matar todos os bandidos vai resolver, criminosos nunca deixarão de existir, o mais sensato é atacar a raiz do problema ao invés de esperar as pessoas entrarem pro mundo do crime e depois matá-las. Não posso fazer nada se nem todos pensam assim, eu tento ser racional, mas não posso obrigar ngm a fazer o mesmo, tenho muito mais raiva do Estado, que não cuida da segurança pública, quando é o responsável por isso
Mari
Meus Deus! Você disse: " O estado que não cuida da segurança pública" É claro que não!!!!, pois as pessoas que estão lá se beneficia da corrupção e do crime, por isso que a nossas leis são tão brandas.
Por isso que temos que por mais leis pesadas próximo do "bandido bom é bandido morto" ou se não os bandidos que estão lá infiltrados em todos os lugares especialmente no governo irão continuar fazendo ses crimes pois se forem pegos logo estão soltos de novo.
Não ENXERGA ISSO????? Por isso tempos que apoiar os policias e as pessoas honestas, de bom coração, cristãs, fichas limpas, exército, guardas etc, pois se ficarmos apoiando traficantes, mesmo nesse caso, A GENTE ESTAREMOS PHUDIDOS.
O governo vai falar, o povo está idiotizado mesmo estão nos apoiando vamos continuar oprimindo eles cada vez mais!!!!
POR ISSO que QUEREMOS AS 10 MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO
Para os políticos CRIMINOSOS SEREM PRESOS e os novos que entrar TEMER A LEI e não ROUBAR!!!!
Aí Sim com políticos honestos (pois se roubarem as PENAS SÃO MAIS PESADAS: " Bandido bom é bandido com 50 anos na cadeia"
Aí a tendência será mais para honestidade do que para corrupção e com isso termos a esperança dos 500 e poucos deputados(a maioria criminosos) agora COM LEIS FORTES o 500 e poucos NOVOS mais honestos e esses APROVAREM LEIS QUE AJUDE A POVO e NÃO QUE AJUDE OS BANDIDOS.
"temos que atacar a raiz do problema" A RAIZ DO PROBLEMA É ESSA ou a raiz do problema para você é qual? Só por curiosidade?
Por que a solução seria soltar todos os presidiários? Claro que não. Quem descumpriu as leis tem que ser julgado e condenado, ué. E, não, eu não exergo isso, não acho que matar algum bandido ajude em alguma coisa, não vai diminuir a violência e nem é certo, o Estado não tem o direito de executar pessoas. A violência não vai diminuir pq as pessoas não vão deixar de entrar pro crime enquanto for vantajoso agir fora da lei e enquanto, pra mtos, for a única opção. Boa sorte em tentar convencer uma criança pobre, que mora num lugar violento, que na escola nem tem condições de ensino, que não tem dinheiro nem pro lazer no final de semana que ela "trabalhar" pro traficante não compensa, explica pra ela que os 50 reais que ela ganha com o tráfico é errado. Enquanto houver tanta desigualdade haverá gente disposta a roubar e traficar, ou vcs acham que todo criminoso simplesmente nasceu mau?
Desigualdade, falta de estrutura familiar, despreparo do governo em tratar o problema da violência e do tráfico: tudo contribui pra cada dia existir mais criminosos. Se as pessoas tiverem mesmo interessadas em acabar com o crime então que estudem e procurem entender pq tem gente que considera o crime uma opção. Claro que existem outros fatores, mas será que faz sentido ignorar que nos países mais ricos e igualitários o número de crimes é mto menor? É coincidência? Matar bandidos não resolve nada, é só desculpa pra mais violência. E mto menos resolverá o problema, vai matar e...? Por algum acaso deixarão de existir mais bandidos? Por algum acaso vão conseguir matar todos? Sem falar do quanto é errado matar pessoas, se vcs repudiam tanto ladrões, como não vão repudir a si mesmos quando acharem que matar alguém é uma solução? O que é bem pior do que roubo.
Mari
O que você está dizendo que o bandido é vítima da sociedade, e não é verdade há muitas pessoas pobres em favelas ao lado de criminosos que são honestas. Então não é desculpa para o cara entrar no crime. O que precisamos nem é na educação escolar mais a educação em casa EXEMPLOS BONS E LEIS FIRMES!
Mais um excelente vídeo, parabéns!!
É a primeira vez que resolvo comentar em seu canal, apesar de eu acompanhar seus videos a muito tempo. Parabéns Pirula o raciocínio e a explicação sobre a questão ética envolvida foi brilhante. Muitas pessoas que viram esta pergunta não entenderam que era feita com o viés da ética médica e deixaram suas emoções falarem. Você consegue deixar os assuntos muito mais interessantes com seu raciocínio. Eu acho você um cara muito didático e gostaria de sugerir um assunto que eu acho pertinente, mas pouco se fala. Seria sobre a falta de respeito sobre a democracia quando ela não te serve. Temos vários exemplos atuais e podemos falar até dentro do meio acadêmico, quando alguns professores boicotam um greve estabelecida não respeitando a vontade da maioria. Ou quando o lado perdedor pede recontagem de votos como foi na eleição presidencial e algumas municipais. Acho que esta ideia de levantar a bandeira da democracia apenas quando se está na maioria problemático. O que você pensa a respeito? Porque isso permeia vários aspectos da nossa vida, principalmente dentro da academia.
Tráfico de drogas deveria dar pena de morte, assim como é em países do sudeste asiático.
Mil tentarão te fazer ver vídeo do Felipe Neto, dez mil recomendações do TH-cam à sua direita, mas não chegará a ti.
hahahahhahaahahaahahahaahahaha
Eu dou tanta risada quando escuto "cidadãos de bem".
a mas isso ai foi a dois anos atras, e hj????
Parabéns pelo canal,muito bom, acompanho desde 2012
O tipo de canal que você entra e dá like prévio, porq ja sabe que o vídeo é bom :)
"O bem combate o mal.
O bem tortura o mal.
O bem mata e oculta o cadáver do mal.
Ainda bem que estamos do lado do bem."
Pra combater o mal vocês abdicam de toda empatia e se tornam o próprio mal, meus amigos do "bandido bom é bandido morto".
Eu não entendo essa dificuldade enorme em entender o simples conceito de coesão social, eu tenho certeza que vocês nasceram com um mínimo de inteligencia interpessoal, usem-a pra formar uma opinião lógica, pls.
pirula, a Fátima Bernardes entrou nesse assunto para promover um filme nacional,eu estava assistindo ao programa nesse dia.
Sou daqueles que diz 'bandido bom é bandido morto" se escolher o policial e o bandido morrer, vai ser mais um bom motivo pra escolher o policial
Por o bandido ter tido uma vida ruim na infância(nem todos) não da direto dele fazer o que quiser
***** Se não tem escolha, pra que a pergunta?
Marcos Baésse Deixa de balela, bandido não merece ta vivo
Marcos Baésse Problema que no Brasil nada da certo, colocar pena de morte, muitos inocentes vão acabar morto.
Mas se funcionasse certinho, pena de morte é a melhor coisa..morto o bandido não mata ninguém e nem da despesa na cadeia
Poiseh, gostam de bandidos levem pra casa!
SHOW PIRU ! cada vez mais imparcial e abordando varias possibilidades... COlocando o povo pra pensar, por mais que discordem no momento inicial. COmo vários comentários que falam que oportunidade é igual pra todo mundo.
Até para traficar um garoto de classe média tem mais condições, no sentido de não ser punido por criar algumas plantas em casa ou vender alguns tarjas pretas....
Se eu tenho 2 pcs pra formatar e instalar o Windows 10, um de traficante e outro do policial, mas só posso atender um, qual deles escolho?
Pirula..sou protestante (não "bitolado") e obviamente não concordo com muitas das coisas que você explana, mas outras sim....entendo que você respeita a opinião ou fé alheia, o que é admirável até porque o que há mais nesta tal da internet e TH-cam é pessoas protegidas pelo anonimato ou pela tela de um PC destilando suas frustrações e ódio gratuito...acompanho canais de diversas opiniões apesar de ter uma própria e acredito que questionamentos são saudáveis pra que tenhamos pessoas instruídas e com opiniões relevantes com bases sólidas pra que estas não sejam vazias e ou sem sentido.
Valew pelo seu tempo em postar os videos e questionar as coisas que veem acontecendo nesse mundo louco...
Que bom que você faz isso, sério :)
Justiça feito no calor da emoção ,não e justiça .
Se a vítima de estupro não corre risco grave, atende-se o criminoso. O Estado não pode matar o sujeito com base nas emoções dos cidadãos envolvidos.
Bolseiro ô cérebro de hobbit, aí eu, como particular, poderia matar o meliante, ser julgado e preso por isso, como é correto. O ruim é vocês viúvas da Ditadura acharem que a porra do Estado, representado pelo agente de saúde, pode sair exterminando quem quiser por aí. Vai jogar Minecraft, campeão, e matar uns cubos com flechinha.
hahaha
Criminoso é uma pessoa que age sobe as leis do estado, ignorando o direito dos demais cidadães estando ciente disso, um individuo assim não merece o mesmo direito de uma pessoa que respeita as leis e não cometeu um crime, o estado representa o povo e a nação coesa, criminosos perturbam a lei aumentam a insegurança publica trazendo transtorno aumento de gastos e trazendo risco aos cidadães protegidos pelo estado. O mundo real não é esse mundinho de faz de conta aonde bandidos não matam pessoas inocentes, roubam trabalhadores honestos, e são apenas vitimas da sociedade dos PMs opressores. O talvez seja só mais uma pessoa corrupta com peso de consciência.
Denis Maia Já pensei assim, como Rousseau, mas é errado. Sabia que Rousseau é um dos teóricos que embasam as ditaduras populistas, que matam em nome do povo? Porque alguém traiu o povo deve ser executado ou escravizado? Isso está em alguns livros de história do pensamento. Não é um bom caminho e foi exatamente o que aconteceu no período da guilhotina, após a morte desse pensador político.
Alisson Lopes de morais Pode fazer o que quiser, campeão do teclado. Só cuidado para não pegar alguém que te leve ao Judiciário, aí sua marra acaba.
velho, aprendi a ver seus videos, é só aumentar a velocidade para 1.5x, é mágico o resultado. muito bom o video, parabéns
"Compaixão, misericórdia o perdão são os verdadeiros males do mundo, sem os quais tudo seria tão reto, de fácil entendimento, mas se há sentido nisso, então que tenham misericórdia de mim! "
Pirula, eu raramente discordo de você porém fiquei indagado com a parte em que diz "Ainda bem que essas pessoas não são médicos..." eu discordo dessa parte pois é como um dizer muito conhecido "posso não concordar com oque vc diz, mas vou defender seu direito de dizer." eu COMO PESSOA sinceramente não salvaria o traficante, isso colocando meu ideal na mesa, mas eu COMO MÉDICO devo socorrer o traficante, oque quero dizer com isso ? quero dizer que eu posso sim não concordar com o fato porém devo deixar meus ideais de lado para exercer minha profissão, assim como não gosto das igrejas evangélicas mas tbm não desejo seu extermínio... espero ter deixado meu ponto claro e parabéns pelo trabalho.
Entendi e concordo com seu ponto de vista perfeitamente. Só não entendi porque essa parte te incomodou, mas ok, a frase pode ter ficado meio largada mesmo.
Canal do Pirula Eu só acho que esse ponto de vista não foi explicado muito bem mas todos os argumentos estão bem colocados e corretos, continue assim abraços
Por Baixo dos Planos perfeito comentário
O traficante gera danos diretos sim. Há, nas comunidades, uma opressão real. Traficante, seja qual for, é uma mazela para a sociedade.
Sim, mas no geral, o cara que te assalta ou rouba sua casa não é traficante, no maximo trabalha pra um.
A culpa é do estado. As pessoas vão usar drogas, legalizado ou não. A questão é pra quem vai o dinheiro, para o crime organizado ou para comerciantes honestos que pagariam impostos?
Estados unidos na década de 20 estão ai para nos mostrar - e provar - isso.
Canal do Pirula Concordo com suas ponderações ao longo do vídeo. Só fiz um adendo que achei relevante. Certamente a pessoa que assalta nas ruas, apenas é um "soldado" em um esquema maior de criminalidade que possui imbricações em diversos setores e, também, diversas causas. Contudo, acho importante ressaltar que por mais que o traficante não seja a figura do dia a dia, ele simboliza um espectro danoso. Deixando de lado o radicalismo de "bandido bom é bandido morto", o Estado tem que achar uma alternativa para melhor lidar com esse tipo de fenômeno criminal que prejudica toda a sociedade. No mais, realmente o "dilema" não tem materialidade. Tanto a ética médica, quanto a ética apregoada pela doutrina penal, vê que deve-se atender primeiro o paciente que está mais acometido de danos. Mais uma vez reitero minha concordância com seus argumentos.
Traficar eh na verdade o ato de comercializar algo fora dos domínios legais, sendo esses, pré-estabelecidos pela autoridade que rege aquele espaço. No que tange as drogas, seria mais fácil uma regulação estatal do que essa bosta de guerra as drogas!!! Ninguem aguenta mais essa desculpa. Sociedade nenhuma vai parar de consumir maconha, cocaína e lsd pq uns bosta decidiu que assim seria. Sobra pra quem? Pro traficante. Quem ta disposto a faze-lo, assim o fará. Mas ai entramos nos motivos que levam um grupo especifico preencher esses oficios, e não eh esse o meu ponto. Enfim, eu iria mais fundo na tua afirmação. A guerra as drogas eh uma mazela social.Não o traficante. E definitivamente a proibição total (caso brasileiro) eh a pior forma de diminuir essa mazela
Murilo Zottos Certamente a guerra às drogas não é efetiva. Por isso me referi ao fato do Estado ter que buscar alternativas para a efetiva resolução do problema. O tipo penal de tráfico baseia-se no comércio sim, mas a complexidade da atividade subjacente abarca mais tipos penais e, consequentemente, mais crimes como assassinato, roubo, latrocínio, etc. Concordo que o problema esteja num sistema defasado de criminalização do usuário. Mas a figura do traficante lato sensu é sim danosa. O fato dele se aproveitar de um mercado criado pela marginalização de uma política pública falida não retira a ilicitude e a danosidade do que ele faz. Assim, o problema persiste por uma ausência de Estado nessa área, tanto para buscar formas mais efetivas de combate, que passa, talvez, pela descriminalização, como para coibir essas ações criminosas. Sem dúvida, a parcela mais afetada por isso é quem vive em comunidades sob os mandos e desmandos desses traficantes. O cara de classe média que consome suas drogas dificilmente lida com todo o aparato que o cara que é vulnerável enfrenta. Eu não restrinjo minha crítica só a esses indivíduos que podem ser considerados como indivíduos que não tiveram "escolha", mas também aos traficantes de classe média e alta que se beneficiam igualmente, são tão criminosos quanto e, o pior, quase sempre saem impunes. Enfim, a questão é deveras complexa e não deve se restringir a certos pontos. Devemos ver tudo isso de forma global.
cade a galera da notificaçao? xD
Sedylon Castro Num sei
Sedylon Castro It's me
É noiz
que notificação?
Prezenti
A Fátima fez essa pergunta pq se tratava de uma situação q acontecia na cena de um filme sobre o qual eles estavam falando antes, no filme chegava um traficante gravemente ferido e um policial levemente ferido em um hospital para serem atendidos, n sei qual o nome do filme, mas lembro que falavam dele por isso trouxeram a mesma situação para ser discutida entre os convidados do programa.
Pirula, às vezes parece que você fica muito preocupado em fazer vídeo com bastante base, dados e tal, mas esses vídeos "tapa-buracos" também são muito bons. Uma pessoa lúcida emitindo opinião é sempre importante!
nunca mais vou esquecer. uma sobrancelha 2 bigodes..........
Podem me descer o pau.
Mas como enfermeiro, eu salvaria o traficante, deixando o policial pra depois.
foda-se ele só está fazendo o trabalho dele ... aprenda dividir o lado emocional e do profissional/racional
Mas é claro. Seu juramento, sua obrigação.
Mas é claro. Seu juramento, sua obrigação.
Salvaria dando água qdo ele sentir sede?
foda-se Mano tem como você explicar o seu texto ?
Pirula o que me desanimou na sua argumentação é que você mesmo afirma que para fazer outros conteúdos você buscaria fazer uma pesquisa para te embasar, afirma ainda que fez esse video em razão da "polêmica" e por ser simples. Em verdade o assunto não é simples e você pecou por isso, utilizando ideias bem rasas e superficiais.
Inimizade Rei da Sensualidade ( ͡° ͜ʖ ͡°) o/ ele mesmo disse que esse video não tem tanta pesquisa, pois já tinha feito um video assim, fazendo desse só um adendo
É eu concordo. É bem desanimador ele falar que fez um video e que tava "com preguiça" de procurar o vídeo completo, e não sei que. Se for pra fazer de qualquer jeito, tem um monte de canal ai que já faz isso. Preferiria um video com idéias mais embasadas e uma melhor explicação dos fatos. Mas a gente sabe que ele também tá correndo um pouco com os videos, e que ele precisa colocar videos com uma certa frequencia para não "desaparecer" no TH-cam. É o dilema do TH-cam hahaha. Conteudos muito bem trabalhados demandam tempo, e não se pode fazer muitos videos. Já conteudos porcos, não tem muita informação, mas geralmente atingem mais pessoas, e podem sair com mais frequencia.
Inimizade Rei da Sensualidade ( ͡° ͜ʖ ͡°) o/ esse foi o melhor vídeo feito de qualquer jeito que já vi no ytb... ele disse que estava ocupado e não tem tempo, e só queria dar sua opinião. O vídeo foi muito bom e as idéias não foram, de maneira alguma, rasas e superficiais .
***** Olha realmente, não foi de forma tão superficial. A questão de o Pirulla deixa a gente mal acostumado, e o trabalho dele de pesquisa e argumentação geralmente são impecáveis. Eu diria que para "Padrão Pirulla" tá um pouquinho abaixo sim.
Rorther talvez, mas não é algo que tenha prejudicado a qualidade do vídeo na minha opinião
+Pirula, Sou seu seguidor durante muito tempo! e que tapa buraco foi esse?!!! Show!
Além de Psicologia teu vídeo entra no campo da sociologia, direitos e deveres como seres humanos e mais, uma lição de que nem tudo é o que vemos à primeira vista! Pensar antes de reagir ou julgar!
Parabéns!!!
Parece que a espontaneidade (o não compromisso com roteiro muito trabalhado) nos mostra um pirula como uma pessoa mais racional/culta/educado/sincero/...
Abraços...! Sucesso!
o canal mais racional do youtube ,parabéns pela expressão mt bom amei teu canal.
A palavra e salvar senhor pirula .
N era atende era salvar.a palavra muda tudo.
quando eu fiquei sabendo eu achei bizarro, uma pq foi no video do eduardo bolsonaro e tbm pq eu achei que a pergunta era por causa do helicoptero caido, mas quanbdo fui a fundo, a enquete havia acontecido antes da fatalidade e o fundo da pergunta era por causa de um filme que ia ser lançado no dia... odeie a globo, mas pelos motivos certos,,, nessas horas que eu penso, se arma fosse liberada no brasil e/ou pena de morte instituida do jeito que o brasileiro é, ia ter mais sangue nas ruas do que ja tem... brasileiro ainda muito burro e emocinal, nao sabe interpretar, preguiçoso pois nao averigua as informações, e as vezes mesmo sabendo, é desonesto intelectualmente.... quem ai nao lembra daquela mulher que foi brutalmente assassinada só pq alguem inventou que ela havia cometido um crime? e o pior que não só pessoas pobres de educação que tem esse mesmo comportamente animalesco....
Pois é! Eu fiquei imaginando o traficante sendo salvo para pagar uma severa pena por seus crimes! Será que não valeria a pena salvar essa vida para esse fim?? E depois, sempre tem um bolsonaro da vida aproveitando para aparecer!
Comercial no meio vídeo é foda, quebra o raciocínio. O seu ponto vista faz sentido.
Pois é, né? Agora tem essa putaria...
Quando vi a primeira vez pensei que fossem tipo capítulos ou as notificações na tela que o Pirula tinha feito...
aqui foram dois comerciais, atrapalha demais
Usa Adblock meu!!! A anos que não vejo anúncios nenhum no yt.
ad block prejudica youtubers pequenos
Quem trabalha de graça é relógio meu amigo.
Gostei muito do vídeo. E Pirula se quiser ver o programa da Fátima tem ele completo no Globo Play.
parei o vídeo nos três minutos só pra fazer um adendo: não deu pra fazer uma explanação mais profunda do caso, mas mesmo assim o vídeo tem 23 minutos kkkkkk, pirula sempre pirula. sucesso aí irmão.
Me desbloqueia, Pirulla!!
Não vou assistir agora pq acabou a pipoca
Filipe Guedes kkkk
esse dilema do trem teve um muleque solucionou o problema de uma forma BRILHANTE! virei fã nº1 dele xD
quem quiser ver -> th-cam.com/video/-N_RZJUAQY4/w-d-xo.html
tomara que ele não vire maquinista
Luiz Antonio farias tomara q ele n vire presidente ou ditador de algum país xDD
E se os dois estiverem no mesmo nível de ferimento e só um deles pode ser salvo. Qual? Detalhe, chegaram ao mesmo tempo.
cara, tiro meu chapéu pra ti, ótima explanação sobre o assunto, eu penso dessa forma, mas sempre que o assunto caia na boca de amigos eu notava essa incapacidade de analisar caso a caso e perceber as variáveis de cada situação, infelizmente nós seres humanos temos essa dificuldade de empatia geral, procuramos sempre julgar tendo como base poucos argumentos