➡ Aprenda Cálculo de verdade, começando do zero (pré-cálculo) até o nível avançado e torne-se um expert! Clique aqui e entre para o Dominando o Cálculo: www.temciencia.com.br 📚 Livros recomendados: - Axler (pré-cálculo) amzn.to/4bzeJdO - Stewart amzn.to/3V0gda2 - Apostol amzn.to/454gEom - Spivak amzn.to/4aHMbOa - Courant amzn.to/3V2NXn7
Quando estudei cálculo 1 apanhei igual cachorro na rua. Me disseram que minha dificuldade estava no ensino médio e revi todo ele e continuei com dificuldade. Quebrando a cabeça descobri que meu problema era muito mais fundamental, então achei uma playlist no youtube chamada matemática zero do professor nerkie que me salvou. Minha dificuldade era básica mesmo como frações, expressões numéricas, expressões algébricas, produtos notáveis e completar quadrados então nem se fala. Geometria plana e espacial, funções, trigonometria e logaritmos. Depois que aprendi essas coisas muito bem eu consegui aprender cálculo de uma forma tão fácil que nem acreditei. Acho que vc podia investir na produção de um curso de matemática fundamental também viu.
5 หลายเดือนก่อน +11
Seu relato é bem típico! As carências da base são uma praga que te perseguem até você se livrar delas. É por essas e outras que tudo isso que você falou (frações, expressões algébricas, produtos notáveis etc) estão na parte de pré-calculo do curso ✌️😎
Ahh sim. Como nunca assinei seu curso eu não sabia. É bom vc frisar isso nas próximas gravações então. Motiva mais ainda o pessoal. Quanto ao cálculo eu percebi depois de aprender matemática fundamental que eu já havia aprendido cálculo, a definição de derivada, integral e limites. Eu colocava as funções dentro da fórmula da definição de derivada por exemplo e até aí tudo bem, os problemas realmente começavam quando partia para as contas onde eu ignorava completamente as regrinhas básicas das operações fundamentais.
Quando tentei, sem sucesso, estudar cálculo, o livro texto do professor era um Spivak em espanhol. Foi em 1974, dois anos depois abandonei o curso de Engenharia para cursar Administração e cá estou, cinquenta anos depois, aprendendo um pouquinho...
Ajudam demais videos no formato dessa série de cálculo, que, sem entrar nos mínimos detalhes nem cálculos específicos, explicando os porquês e comos das coisas serem como são. Assistindo esses vídeos logo no comecinho do curso de cálculo o aluno terá uma noção de onde está se metendo, como uma bússola, um sextante, um GPS, UM mapa.
Excelentes recomendações! O Axler também tem um livro muito bom de Álgebra Linear (Linear Algebra Done Right). Estudei bastante o Apostol na minha graduação, principalmente em Cálculo 3. Outros dois livros obscuros que usei na minha graduação pra “criar calo” no dedo de fazer integral e derivada em cálculo I foram os livros do Piskunov e o Demidovich - ambos livros da MIR, antiga editora soviética.
Boa! Eu iniciei meus estudos em Cálculo com o livro intitulado Curso de Matemática do Manuel Jairo Bezerra. Livro do meu Pai, que também é engenheiro, porém na época dele os assuntos de limites, derivadas e integrais eram vistos no antigo Curso Clássico Científico. Por sugestão dele, logo que recebi a notícia da aprovação no vestibular de engenharia civil, nas férias, comecei a estudar. Já na PUCPR, no primeiro ano, usamos o Munem e Foulis volume 1, resolvi todos os exercícios do livro. Por curiosidade e também motivação estudava também pelo Swokowski, e Leithold, porém encontrei alguns erros e troquei por outros como Armando Righetto, Murray Spiegel (Cálculo Avançado), tem um dele também de estatística que é muito bom, entre outros. A minha recomendação para os acadêmicos é que, se possível, estude antes os assuntos, para nas aulas apenas esclarecer as dúvidas com o Professor. Abraço! 👍🏻😁
Sou da engenharia, mas sempre gostei de fazer disciplinas na matemática. Segundo um dos professores que tive quando ele estudou no ITA há décadas atrás o livro de cálculo dele foi um livro de Análise Real kkkk
entender análise real te dá toda a base pra entender Cálculo kkkkk é loucura dms. Se você consegue entender o que o Elon Lages de Lima escreve no curso de análise dele, já ta mais que preparado.
Eu comprei o livro de cálculo do Stewart e infelizmente tinha vários e vários erros. Pelo o que eu pesquisei esses erros vem da tradução das novas edições, e as edições antigas não eram assim. O livro tem muitos problemas de ser traduzido errado ou errar os símbolos (um x onde era y e tals). Eu gostei muito do livro e achei ele muito bom, mas se vocês conseguirem pegar uma edição anterior eu recomendo
Cara, tu não faz ideia do tanto que me ajudou já. Tinha visto vários vídeos para tentar entender o símbolo da integral e do somatório, nunca tinha encontrado explicação tão boa. Sou autodidata, estou estudando por conta. Paulo Pereira também é ferra da didática, foi com ele que fiquei sabendo que meu fraco era a base. Estou revisando tudo, mas queria entender o símbolo. Trabalho como projetista eletrônico e o cálculo me faz muita falta. Já perdi dinheiro e cliente por não saber cálculo. Tem as contas nos livros, mas algumas eu não sei implementar em C. Estou aqui hipnotizado vendo seus vídeos há umas 6 horas, só parei para um lanche e a água está aqui do lado. Depois de ver suas aulas seguramente sou outra pessoa, para melhor. Certamente agora prestarei mil vezes mais atenção a cada detalhe na revisão do básico e entendi a importância de praticar, 'riscar papel'! Tenho já 50, mas ainda quero aprender bem isso daí, ao menos estudar aprendi como autodidata, mas matemática, aprendi porcaria nenhuma no colégio! Hoje no TH-cam temos os melhores professores do mundo, para revermos as aulas qts vezes necessário e na velocidade confortável. Muito obrigado Daniel. Sucesso e bons negócios aí. 🤝🤝🏻💪🏻🤓😎
@Daniel, ótimas dicas, mas tem mais um livro que vou sugerir: "Um Curso de Cálculo" (Guidorizzi, Hamilton Luiz) dividido em 4 volumes. Acho que seria legal comentar sobre esse livro.
O Stewart também tem um livro de pré-cálculo, para quem pretender estudar cálculo pelo livro dele recomendo muito o livro de pré-cálculo. O problema é que, pelo menos na época que usei, não tinha em português, mas tem em espanhol. "Precálculo. Matemáticas para el cálculo" - Stewart, Redlin e Watson.
Os livros do Guidorizzi também são muito utilizados e bons. Professor, gostaria que me indicasse alguns livros sobre funções de VÁRIAS variáveis complexas. Na graduação só estudei funções de uma variável complexa e nunca vi nenhum livros de várias variáveis complexas. Pode me ajudar com isso?
faltou falar sobre os livros de calculo II, fiquei curioso pra saber sua opnião, no meu curso a gente usou o do thomas mas o do stewart é muito bom, tambem usamos o guidorizzi
Eu sou formado em Engenharia Civil. Há algum tempo tenho assistido vídeos de cálculo porque penso em fazer mestrado. Fiquei muito feliz com este vídeo. Estas dicas vieram diretamente ao encontro da minha ânsia em melhorar meu conhecimento em cálculo! Muito obrigado!
Eu amo a matemática. Quando vc consegue resolver alguma questão que parece complexa, a sensação é inexplicável vc se sente como a pessoa mais inteligente da terra. Eu não entendo como as pessoas podem odiar essa matéria incrível.
Parabéns, gostei do vídeo! Também gostaria que você fizesse vídeos recomendando os melhores livros para outras matérias como, por exemplo, cálculo com várias variáveis, equações diferenciais, análise real e etc.
Muito bom ver vc falando dos livros. Com relação ao livro do spivak, vc consegue encontrar ele em espanhol, os volumes 1 e 2 no Estande virtual. Geralmente eu adoto o spivak para o curso de analise, acho ele uma otima transição. Obs, o livro do Courant é poesia, é outro nível, ele está tambem na minha lista de livros de analise.
Não sei porque pouco se fala do livro de Cálculo do Anton e Davis. Sou advogado, apaixonado pela matemática (pretendo começar minha graduação ano que vem) e tenho aprendido Cálculo sozinho através desse livro. Super didático, com diversos exemplos e exercícios desafiadores. Recomendo a quem quer estudar Cálculo de forma independente.
Faz um vídeo assim só que com o tema de probabilidade. A maioria dos livros que vi de probabilidade (e estatística também) ensinam mais a parte mecânica (fórmulas, métodos etc...) e quase nada de teoria.
Os livros de Cálculo citados são para o Cálculo Diferencial e Integral em uma variável real. Além destes citados, penso que o livro "Um Curso de Cálculo. Volume I" do Hamilton Luiz Guidorizzi e o "Introdução à Análise I" do Elon Lages Lima são boas recomendações. Para quem está começando, o livro do Courant é uma pedreira. Achei interessante a recomendação ler o Courant com o Stewart como apoio. Belíssimo vídeo, Parabéns!
Stweart e Guidorizi ou Stweart e Apostol? Qual combinação seria mais adequada para uma combinação de um livro mais simples e um mais formal e embasado teoricamente? Obrigado pelo vídeo!
Um livro que me ajudou muito foi o do Serge Lang. Pelo que foi descrito deve ser comparável ao Steward Atualmente percebo que ele tira alguns resultados da cartola. Mas é uma leitura muito agradável e me ajudou muito. Infelizmente acho que não é mais editado em português. Mas já encontrei em mais de um sebo na minha cidade.
Bom, não sei foi falado aqui, mas quando iniciei na engenharia (começo de 90), usei o Frank Ayres (da Schaum) e o Granville (não lembro a editora). O Frank Ayres era para exercícios mesmo. O primeiro resolvia detalhado, o segundo na metade dos passos e o terceiro exemplo em, no máximo, 2 linhas. Induzia ao raciocínio. O Granville era mais conceitual. Lembro que ajudou nas integrais de superfície e de volume, pelos conceitos
Para mim o Volume 1 do Simmons é extraordinário. Vai na mesma corrente básica, que imagino ser o Stewart. Trás muitos problemas, muitas aplicações, demonstrações nos apêndices, histórias nos apêndices, e muitos e exemplos.
Agora professor, uma curiosidade sobre o livro de Courant é porque quando citou logo reconheci o nome do autor, pois tenho um, quando falou do seu tempo lançamento foi convergente para meu saber. Agora quando vc mostrou o livro vi uma estrutura diferente, tipo muito mais novo q o meu. Você da um parecer da situação. O meu é 55 editora Globo s não m engano enfim 2 vumes e muito cascudo mesmo. Abraço.
Que tal também um vídeo com dicas de livros de matemática no nível divulgação científica? Isso foi meu principal motivador para aprender a gostar de matemática enquanto estava no ciclo básico (fiz ciência da computação). Meus livros favoritos são: "O último teorema de fermat", "O livro dos códigos", "A música dos números primos". Li outros como "A janela de euclides", "A solução de Poincaré", "Alex no país dos numeros", "O homem que calculava", "Deus é matemático". Já tem tempo que terminei a faculdade, uns 7 anos mais ou menos, e as vezes da saudade de ler um livro desses. Gostaria de dicas hehe
Faça mais vídeos nesse formato, ajuda muito. Leithold era muito usado na PUC-SP em 1984 quando entrei em física. Se nas faculdades os professores explicassem a teoria assim de forma INTELIGÍVEL como você faz, não haveria tanta gente fazendo DP ou desistindo do curso por não saber com o que está lidando. Infelizmente no meu tempo tive alguns "esquisitões" ou "formalistas obsessivo-compulsivos" sem compromisso com resultados e portanto alto índice de reprovação. Desisti do curso e fui pra T.I.. Ao cursar direito, vi no CDC a lei que trata alunos como consumidores, assim a faculdade tem hoje alguma obrigação de contratar professores de verdade.
Fiz o ciclo básico de engenharia há 20 anos, antes de mudar para economia. Tinha uma base muito sólida de matemática no E. Médio com uso da série FME. Na universidade veio a frustração: o Stewart, livro texto de então, era muito prático, mas os cursos e o livro não enfatizavam o aprendizado teórico e as deduções como eu gostava. Era impossível seguir o Apostol em inglês e ficar em dia com as listas de exercícios. Stewart é bom para as formações em geral, mas não para quem deseja se aprofundar. Segui pela economia e sou hoje professor na área de Saúde Pública. Parabéns pelo canal e pelo vídeo.
Eu estudei cálculo no velho Leithold , mas no cálculo 1 eu usei um livro que me foi dado por minha tia de um autor chamado Nikolai Piskunov que tinha uns exercícios cabulosos.
Agora fala de livros de Álgebra. Álgebra é um tema difícil de achar material em português... Obs.: não confundir com álgebra linear; quero indicações de livros de álgebra mesmo.
A sugestão não foi pedida pra mim, mas deixarei minha sugestão aqui: dê uma olhada no livro gratuito de Algebra no site da openstax, é um livro muito bom e didático, excelente pra iniciantes
Também não fui perguntado, mas gostaria de indicar um clássico: "Álgebra Moderna Básica", de Birkhoff e MacLane. Ou então o do Adilson Gonçalves, outro clássico...
Ótimo vídeo! Gostei do "Inclusive isto vai ser um diferencial na sua vida" falando do Cálculo . Bom, vai ser um diferencial e um integral também. rsrsrsrs.
Primeiro semestre da Facul vamos utilizar 4 dos livros de matemática elementar, claro que com seleção de assuntos, pois os professores que estão passando pra gente. Estou amanado haha
Daniel, parabéns pelos seus vídeos, eles são excelentes! De fato calculo é uma matéria que tem uma alto índice de reprovação. Mas, sinceramente, não entendo por que dão tanta ênfase ao cálculo diferencial e integral. Na minha opinião, a álgebra linear, por exemplo, é muito mais importante. Por isso, queria saber se você tem algum projeto para criar um curso de álgebra linear?
Boa noite Daniel! Parabéns pelo vídeo. Uma dúvida: depois de dominar o básico no Stewart, você acha que vale a pena se aprofundar no Guidorizzi? Ou o Guidorizzi não é tão profundo quanto o Apostol?
BRILHANTE EXPOSIÇÃO A RESPEITO DOS 4 LIVROS. EU CONHEÇO OS 4 LIVROS E OS TENHO NA MINHA BIBLIOTECA. UM OUTRO LIVRO QUE EU GOSTEI MUITO FOI O LIVRO DO PONUSSANY
Sim, ele é extremamente focado no histórico, mas na minha opinião, para dominar algo, não basta saber o conteúdo, mas também a história E ótimas recomendações!
Sou Professor de Engenharia Elétrica, especificamente nas disciplinas de Eletromagnetismo. Ultimamente tem surgido teorias e ideias que afirmam que hoje as disciplinas de Cálculo, Geometria Analítica e Algebra Linear não são tão importantes. Eu discordo. Mas reconheço a minha dificuldade em refutar estas afirmação de modo prático. Engenharia deve ser prática. Haja vista que muito da Engenharia praticada no Brasil poder ser realizada com quase nenhum conhecimento das disciplinas de Cálculo e suas correlatas. E eu não sou da opinião que o Cálculo serve para formar a estrutura lógica do engenheiro. Se fosse para isso, seria muito melhor estudar Lógica.
Aqui no RS são muitos usados os livros do Anton, do Swokowski e do Munem-Foulis. Algum comentário sobre eles?
6 หลายเดือนก่อน
Não conheço, o do Anton eu vi o de álgebra linear e achei bom (especialmente para não matemáticos). Acho que cada polo usa uma bibliografia diferente rsrsrs
Eu comecei minha graduação em engenharia no acelerador mesmo: Cálculo I e II, Tom M Apostol! Duas Bíblias, livros parrudos, difíceis, exercícios exigentes, várias demonstrações, bem difíceis mesmo… mas eu tinha uma boa base, era dedicado, e tinha tempo: na época, a Federal tava em greve, então usei meu tempo a favor em tentar lê-los! Claro que nunca os li todo, mas li muito, especialmente o primeiro livro. Aconselho muito: o esforço é árduo, mas a recompensa é a maior! E concordo plenamente com o fato de não usar ele sozinho, pq ele é um complemento e aprofundamento excelente! Então usar ele com outra boa fonte é a melhor opção.
Fiz física bacharelado, mestrado e doutorado. Confesso que os livros mais superficiais ou que não são tão completos são péssimos para meu curso. Eu só consegui tirar notas muito boas na física quando estudei matemática nas matérias de matemática. Notei que colegas que fizeram cursos de cálculo com referencias não tão profundas tiveram dificuldade até o final do curso. James Stewart é o livro mais "fraco"/básico que um físico pode estudar. Para a física pode pegar mais pesado, pois lá na frente vai precisar.
Eu tenho medo de chegar à faculdade e não saber disso, porque muitas pessoas, principalmente na internet, falaram que Cálculo é muito difícil... Vi também que muitas pessoas costumam tirar notas baixas, mas eu não quero isso. Kk.😢😊😅
Boa noite, professor. o que o senhor acha do Guidorizzi?
6 หลายเดือนก่อน +7
É mais direto ao ponto. Ele é mais técnico que o Stewart, mas não chega a mostrar coisas avançadas como o Courant. O estilo é mais seco, ele não é de discutir muito não. E tem momentos em que ele é excessivamente técnico, gastando tempo com detalhes que realmente não importam. Ele é um livro correto, mas não é excepcional.
Fundamentos da Matematica Elementar volume 8 de calculo I é muito bom tbm! Gosto bastante de ler ele em conjunto com o Guidorizzi. Os dois se complementam!
No amazon encontrei três títulos do Counrat e os coloquei a baixo pra vc ver. Por que estão assim? Introduction to Calculus and Analysis, Vol. 1 Introduction to Calculus and Analysis II/1: 2 Introduction to Calculus and Analysis Volume II/2: Chapters 5 - 8: 002
4 หลายเดือนก่อน +1
Porque a parte de várias variáveis ficou dividida em 2 volumes. O primeiro é o de uma variável, os demais, os de várias variáveis.
Outra coisa, depois que se estuda o cálculo 1 dessa maneira metódica com o auxílio de mais de vários autores, vc acha que pode dar sequencia em cálculo 2, 3 e 4 diretamente pelos livros mais avançados de um só autor como os do courant?
4 หลายเดือนก่อน +1
Acredito que sim. O cálculo de uma variável é a base dos demais. Se você estiver bem firme nele, vai conseguir encarar os demais pelos livros cascudos.
4 หลายเดือนก่อน +1
Sim. A divisão de cálculos das faculdades é variável, cada uma divide de um jeito. E dependendo do curso, também tem diferença. Engenharia tem mais disciplinas chamadas de cálculo porque elas englobam assuntos que, por exemplo, em matemática seriam estudados de forma separada e mais aprofundada em disciplinas à parte.
➡ Aprenda Cálculo de verdade, começando do zero (pré-cálculo) até o nível avançado e torne-se um expert! Clique aqui e entre para o Dominando o Cálculo: www.temciencia.com.br
📚 Livros recomendados:
- Axler (pré-cálculo) amzn.to/4bzeJdO
- Stewart amzn.to/3V0gda2
- Apostol amzn.to/454gEom
- Spivak amzn.to/4aHMbOa
- Courant amzn.to/3V2NXn7
😊❤
Salvou meu dia
Faz um outro vídeo de cálculo 2
Tem uma oratória muito bom
Guidorizzi, oq acha?
Sabe algum nessa mesma pegada do Spivak e do Courant só que para álgebra linear?
Que vc acha da coleção de cálculo do guidorizzi?
Quando estudei cálculo 1 apanhei igual cachorro na rua. Me disseram que minha dificuldade estava no ensino médio e revi todo ele e continuei com dificuldade. Quebrando a cabeça descobri que meu problema era muito mais fundamental, então achei uma playlist no youtube chamada matemática zero do professor nerkie que me salvou. Minha dificuldade era básica mesmo como frações, expressões numéricas, expressões algébricas, produtos notáveis e completar quadrados então nem se fala. Geometria plana e espacial, funções, trigonometria e logaritmos. Depois que aprendi essas coisas muito bem eu consegui aprender cálculo de uma forma tão fácil que nem acreditei. Acho que vc podia investir na produção de um curso de matemática fundamental também viu.
Seu relato é bem típico! As carências da base são uma praga que te perseguem até você se livrar delas. É por essas e outras que tudo isso que você falou (frações, expressões algébricas, produtos notáveis etc) estão na parte de pré-calculo do curso ✌️😎
Ahh sim. Como nunca assinei seu curso eu não sabia. É bom vc frisar isso nas próximas gravações então. Motiva mais ainda o pessoal.
Quanto ao cálculo eu percebi depois de aprender matemática fundamental que eu já havia aprendido cálculo, a definição de derivada, integral e limites. Eu colocava as funções dentro da fórmula da definição de derivada por exemplo e até aí tudo bem, os problemas realmente começavam quando partia para as contas onde eu ignorava completamente as regrinhas básicas das operações fundamentais.
Introduction to calculus, física básica (Moyses). Os livros de título mais humilde são sempre os mais parrudos e difíceis de conteúdo.
Tenho os dois volumes iniciais do Moysés, na versão manuscrita e autografada! ❤
A coleção de Física Básica de Berkeley também é bem "básica". 😂
Quando tentei, sem sucesso, estudar cálculo, o livro texto do professor era um Spivak em espanhol. Foi em 1974, dois anos depois abandonei o curso de Engenharia para cursar Administração e cá estou, cinquenta anos depois, aprendendo um pouquinho...
Quem quer continuação e gosta do Têm Ciência 💞🛐
Seria muito massa o de álgebra linear
Thiago okraz..., nero, xadrez brasil, aqui agora ;;--;;
Fds, v4d1114
Largue mão de frescura.
Ajudam demais videos no formato dessa série de cálculo, que, sem entrar nos mínimos detalhes nem cálculos específicos, explicando os porquês e comos das coisas serem como são. Assistindo esses vídeos logo no comecinho do curso de cálculo o aluno terá uma noção de onde está se metendo, como uma bússola, um sextante, um GPS, UM mapa.
Excelentes recomendações! O Axler também tem um livro muito bom de Álgebra Linear (Linear Algebra Done Right). Estudei bastante o Apostol na minha graduação, principalmente em Cálculo 3. Outros dois livros obscuros que usei na minha graduação pra “criar calo” no dedo de fazer integral e derivada em cálculo I foram os livros do Piskunov e o Demidovich - ambos livros da MIR, antiga editora soviética.
Acho que faltou mencionar o Guidorizzi, que, na minha opinião, é um pouco mais avançado que o Stewart.
Sim, ele é mais técnico que o Stewart!
Usei o guidorizzi tb. Sou matemático.
Melhor livro eh o Stewart pra mais básico e depois que dominar ele, vai pro Apostol. Guidorizzi acho livro horrível
Guidorizzi é uma desgraça. O rapaz do vídeo só falou de livro bom e mundialmente usado e você vem falar do Guidorizzi 😹😹😹
@@Zema12345Guidorizzi é um demonio. Livro horrível
Boa! Eu iniciei meus estudos em Cálculo com o livro intitulado Curso de Matemática do Manuel Jairo Bezerra. Livro do meu Pai, que também é engenheiro, porém na época dele os assuntos de limites, derivadas e integrais eram vistos no antigo Curso Clássico Científico. Por sugestão dele, logo que recebi a notícia da aprovação no vestibular de engenharia civil, nas férias, comecei a estudar. Já na PUCPR, no primeiro ano, usamos o Munem e Foulis volume 1, resolvi todos os exercícios do livro. Por curiosidade e também motivação estudava também pelo Swokowski, e Leithold, porém encontrei alguns erros e troquei por outros como Armando Righetto, Murray Spiegel (Cálculo Avançado), tem um dele também de estatística que é muito bom, entre outros. A minha recomendação para os acadêmicos é que, se possível, estude antes os assuntos, para nas aulas apenas esclarecer as dúvidas com o Professor. Abraço! 👍🏻😁
Aguardo o Curso de equações diferenciais. Acho q o senhor daria uma abordagem interessante.
Como aluno do cursão, na Unicamp, os livros de cálculo que eu mais gostei foram o Apostol e o Courant.
Sou da engenharia, mas sempre gostei de fazer disciplinas na matemática. Segundo um dos professores que tive quando ele estudou no ITA há décadas atrás o livro de cálculo dele foi um livro de Análise Real kkkk
entender análise real te dá toda a base pra entender Cálculo kkkkk é loucura dms. Se você consegue entender o que o Elon Lages de Lima escreve no curso de análise dele, já ta mais que preparado.
Eu comprei o livro de cálculo do Stewart e infelizmente tinha vários e vários erros. Pelo o que eu pesquisei esses erros vem da tradução das novas edições, e as edições antigas não eram assim. O livro tem muitos problemas de ser traduzido errado ou errar os símbolos (um x onde era y e tals). Eu gostei muito do livro e achei ele muito bom, mas se vocês conseguirem pegar uma edição anterior eu recomendo
Mas que edição exata eu devería comprar?
Eu tô revisando o Stewart e achei um erro pontual na sétima edição. E era exatamente isso que você falou, troca de variáveis.
Cara, tu não faz ideia do tanto que me ajudou já. Tinha visto vários vídeos para tentar entender o símbolo da integral e do somatório, nunca tinha encontrado explicação tão boa. Sou autodidata, estou estudando por conta. Paulo Pereira também é ferra da didática, foi com ele que fiquei sabendo que meu fraco era a base. Estou revisando tudo, mas queria entender o símbolo. Trabalho como projetista eletrônico e o cálculo me faz muita falta. Já perdi dinheiro e cliente por não saber cálculo. Tem as contas nos livros, mas algumas eu não sei implementar em C. Estou aqui hipnotizado vendo seus vídeos há umas 6 horas, só parei para um lanche e a água está aqui do lado. Depois de ver suas aulas seguramente sou outra pessoa, para melhor. Certamente agora prestarei mil vezes mais atenção a cada detalhe na revisão do básico e entendi a importância de praticar, 'riscar papel'!
Tenho já 50, mas ainda quero aprender bem isso daí, ao menos estudar aprendi como autodidata, mas matemática, aprendi porcaria nenhuma no colégio! Hoje no TH-cam temos os melhores professores do mundo, para revermos as aulas qts vezes necessário e na velocidade confortável.
Muito obrigado Daniel.
Sucesso e bons negócios aí. 🤝🤝🏻💪🏻🤓😎
Faz mais de uma década que fiz cálculo. Quero comprar esses livros e montar uma biblioteca na minha casa para eventualmente eu relembrar.
Quando você puxou o livro do Courant, jurei que era o da Diomara, um clássico pra quem estudou Engenharia no RJ!
De Angola 🇦🇴 novamente parabéns ao canal tive as mesmas dificuldades em cálculo.
Quando fiz cálculo pela primeira vez adorava os livros dos autores Swokowsky e Guidorizzi!!! Tempo bom …..
@Daniel, ótimas dicas, mas tem mais um livro que vou sugerir: "Um Curso de Cálculo" (Guidorizzi, Hamilton Luiz) dividido em 4 volumes. Acho que seria legal comentar sobre esse livro.
Apostol grande mestre da CalTech. Sempre via o nome dele nos créditos quando terminava cada episódio da série Universo Mecânico
Spivak e' brabo, exercicios insanos. Faz um melhores para algebra linear. Abs
O Stewart também tem um livro de pré-cálculo, para quem pretender estudar cálculo pelo livro dele recomendo muito o livro de pré-cálculo. O problema é que, pelo menos na época que usei, não tinha em português, mas tem em espanhol. "Precálculo. Matemáticas para el cálculo" - Stewart, Redlin e Watson.
Os livros do Guidorizzi também são muito utilizados e bons. Professor, gostaria que me indicasse alguns livros sobre funções de VÁRIAS variáveis complexas. Na graduação só estudei funções de uma variável complexa e nunca vi nenhum livros de várias variáveis complexas. Pode me ajudar com isso?
faltou falar sobre os livros de calculo II, fiquei curioso pra saber sua opnião, no meu curso a gente usou o do thomas mas o do stewart é muito bom, tambem usamos o guidorizzi
Eu sou formado em Engenharia Civil. Há algum tempo tenho assistido vídeos de cálculo porque penso em fazer mestrado. Fiquei muito feliz com este vídeo. Estas dicas vieram diretamente ao encontro da minha ânsia em melhorar meu conhecimento em cálculo!
Muito obrigado!
Eu amo a matemática. Quando vc consegue resolver alguma questão que parece complexa, a sensação é inexplicável vc se sente como a pessoa mais inteligente da terra. Eu não entendo como as pessoas podem odiar essa matéria incrível.
Parabéns, gostei do vídeo! Também gostaria que você fizesse vídeos recomendando os melhores livros para outras matérias como, por exemplo, cálculo com várias variáveis, equações diferenciais, análise real e etc.
Quero uma playlist de vídeos. O próximo já poderia ser livros para realmente saber Probabilidade e/ou Contagem
Muito bom ver vc falando dos livros. Com relação ao livro do spivak, vc consegue encontrar ele em espanhol, os volumes 1 e 2 no Estande virtual. Geralmente eu adoto o spivak para o curso de analise, acho ele uma otima transição. Obs, o livro do Courant é poesia, é outro nível, ele está tambem na minha lista de livros de analise.
Não sei porque pouco se fala do livro de Cálculo do Anton e Davis. Sou advogado, apaixonado pela matemática (pretendo começar minha graduação ano que vem) e tenho aprendido Cálculo sozinho através desse livro. Super didático, com diversos exemplos e exercícios desafiadores. Recomendo a quem quer estudar Cálculo de forma independente.
Faz um vídeo assim só que com o tema de probabilidade. A maioria dos livros que vi de probabilidade (e estatística também) ensinam mais a parte mecânica (fórmulas, métodos etc...) e quase nada de teoria.
eu comprei o livro do Shelodn Axler, e ele é muito didático, bonito, organizado, muito bom
Os livros de Cálculo citados são para o Cálculo Diferencial e Integral em uma variável real. Além destes citados, penso que o livro "Um Curso de Cálculo. Volume I" do Hamilton Luiz Guidorizzi e o "Introdução à Análise I" do Elon Lages Lima são boas recomendações. Para quem está começando, o livro do Courant é uma pedreira. Achei interessante a recomendação ler o Courant com o Stewart como apoio. Belíssimo vídeo, Parabéns!
Stweart e Guidorizi ou Stweart e Apostol? Qual combinação seria mais adequada para uma combinação de um livro mais simples e um mais formal e embasado teoricamente? Obrigado pelo vídeo!
Um livro que me ajudou muito foi o do Serge Lang. Pelo que foi descrito deve ser comparável ao Steward
Atualmente percebo que ele tira alguns resultados da cartola. Mas é uma leitura muito agradável e me ajudou muito.
Infelizmente acho que não é mais editado em português. Mas já encontrei em mais de um sebo na minha cidade.
Bom, não sei foi falado aqui, mas quando iniciei na engenharia (começo de 90), usei o Frank Ayres (da Schaum) e o Granville (não lembro a editora). O Frank Ayres era para exercícios mesmo. O primeiro resolvia detalhado, o segundo na metade dos passos e o terceiro exemplo em, no máximo, 2 linhas. Induzia ao raciocínio. O Granville era mais conceitual. Lembro que ajudou nas integrais de superfície e de volume, pelos conceitos
Por mais vídeos assim de recomendação de livros. Eu adoro!
Sou graduado na area de engenharia, tenho aqui em casa os livros do Stewart (vol 1 e 2), acho fantásticos!
Vale a pena ter msm esse livro? Estou querendo comprar
E os livros do Simmons de cálculo com geometria analítica 1 e 2? Em dois volumes.
Para mim o Volume 1 do Simmons é extraordinário. Vai na mesma corrente básica, que imagino ser o Stewart.
Trás muitos problemas, muitas aplicações, demonstrações nos apêndices, histórias nos apêndices, e muitos e exemplos.
Agora professor, uma curiosidade sobre o livro de Courant é porque quando citou logo reconheci o nome do autor, pois tenho um, quando falou do seu tempo lançamento foi convergente para meu saber. Agora quando vc mostrou o livro vi uma estrutura diferente, tipo muito mais novo q o meu. Você da um parecer da situação. O meu é 55 editora Globo s não m engano enfim 2 vumes e muito cascudo mesmo. Abraço.
Que tal também um vídeo com dicas de livros de matemática no nível divulgação científica? Isso foi meu principal motivador para aprender a gostar de matemática enquanto estava no ciclo básico (fiz ciência da computação). Meus livros favoritos são: "O último teorema de fermat", "O livro dos códigos", "A música dos números primos". Li outros como "A janela de euclides", "A solução de Poincaré", "Alex no país dos numeros", "O homem que calculava", "Deus é matemático". Já tem tempo que terminei a faculdade, uns 7 anos mais ou menos, e as vezes da saudade de ler um livro desses. Gostaria de dicas hehe
Faça mais vídeos nesse formato, ajuda muito. Leithold era muito usado na PUC-SP em 1984 quando entrei em física. Se nas faculdades os professores explicassem a teoria assim de forma INTELIGÍVEL como você faz, não haveria tanta gente fazendo DP ou desistindo do curso por não saber com o que está lidando. Infelizmente no meu tempo tive alguns "esquisitões" ou "formalistas obsessivo-compulsivos" sem compromisso com resultados e portanto alto índice de reprovação. Desisti do curso e fui pra T.I.. Ao cursar direito, vi no CDC a lei que trata alunos como consumidores, assim a faculdade tem hoje alguma obrigação de contratar professores de verdade.
Fiz o ciclo básico de engenharia há 20 anos, antes de mudar para economia. Tinha uma base muito sólida de matemática no E. Médio com uso da série FME. Na universidade veio a frustração: o Stewart, livro texto de então, era muito prático, mas os cursos e o livro não enfatizavam o aprendizado teórico e as deduções como eu gostava. Era impossível seguir o Apostol em inglês e ficar em dia com as listas de exercícios. Stewart é bom para as formações em geral, mas não para quem deseja se aprofundar. Segui pela economia e sou hoje professor na área de Saúde Pública. Parabéns pelo canal e pelo vídeo.
Na minha graduação, fui salvo pelo livro de Cálculo do Munem Foulis...
Eu estudei cálculo no velho Leithold , mas no cálculo 1 eu usei um livro que me foi dado por minha tia de um autor chamado Nikolai Piskunov que tinha uns exercícios cabulosos.
Faltou ,pelo menos, mencionar o nosso brasuka Guidorizzi.
Um curso de análise real seria bacana demais.
Agora fala de livros de Álgebra. Álgebra é um tema difícil de achar material em português... Obs.: não confundir com álgebra linear; quero indicações de livros de álgebra mesmo.
A sugestão não foi pedida pra mim, mas deixarei minha sugestão aqui: dê uma olhada no livro gratuito de Algebra no site da openstax, é um livro muito bom e didático, excelente pra iniciantes
Também não fui perguntado, mas gostaria de indicar um clássico: "Álgebra Moderna Básica", de Birkhoff e MacLane. Ou então o do Adilson Gonçalves, outro clássico...
Seria bom um vídeo sobre isso mesmo, em inglês existe aos montes, Aluffi, Lang, C.Pinter, Artin, Dummit/Foote etc. Cada um com suas particularidades.
Algebra Moderna: Hygino H. Domingues e Gelson Iezzi (editora atual)
Como que consigo baixar ..poderia me ajudar?@@thiagocosta3566
Eu amo Cálculo, EDO, Física Matematica, EDP, Álgebra Diferencial ❤❤❤
Ideia de vídeo: o senhor poderia falar sobre o ladrilho de Einstein, assunto que ainda não possui conteúdo no youtube na língua portuguesa
Ótimo vídeo! Gostei do "Inclusive isto vai ser um diferencial na sua vida" falando do Cálculo . Bom, vai ser um diferencial e um integral também. rsrsrsrs.
Eu acho bacana aprender profundamente, mas precisa de muito tempo dedicando.
Não se esqueçam do Curso do Professor.
Leithold, Swokowski e Stewart são 3 autores cujos livros possuem linguagem parecidas.
Aprendi cálculo com o livro "cálculo com geometria analítica" Leithold.
Livro muito bom
Primeiro semestre da Facul vamos utilizar 4 dos livros de matemática elementar, claro que com seleção de assuntos, pois os professores que estão passando pra gente. Estou amanado haha
Em meu curso de física, utilizei o livro de Cálculo com Geometria Analítica de Louis Leithold. Gostei muito, bem detalhado nas explicações.
Eu estou na dúvida entre esse aí de Leithold e do Stward, qual vc acha melhor?
@@SobreName69 Stewart é mais básico e fácil de entender.
Daniel, parabéns pelos seus vídeos, eles são excelentes! De fato calculo é uma matéria que tem uma alto índice de reprovação. Mas, sinceramente, não entendo por que dão tanta ênfase ao cálculo diferencial e integral. Na minha opinião, a álgebra linear, por exemplo, é muito mais importante. Por isso, queria saber se você tem algum projeto para criar um curso de álgebra linear?
Boa noite Daniel! Parabéns pelo vídeo. Uma dúvida: depois de dominar o básico no Stewart, você acha que vale a pena se aprofundar no Guidorizzi? Ou o Guidorizzi não é tão profundo quanto o Apostol?
Piskunov e Demidovich. E ainda dava trote em bicho dizendo que eles iam conhecer o Pisku10. Cálculo raiz.
Esses aí é só p os lendários slcc
Muito interessante! Obrigado
BRILHANTE EXPOSIÇÃO A RESPEITO DOS 4 LIVROS. EU CONHEÇO OS 4 LIVROS E OS TENHO NA MINHA BIBLIOTECA. UM OUTRO LIVRO QUE EU GOSTEI MUITO FOI O LIVRO DO PONUSSANY
Eu gosto do livro do Leithold. O que vc acha deste livro? Vc recomendaria? Acho ele bem didático.
Ele é similar ao Stewart. Na minha época de graduação, era onde me socorria quando o bicho pegava. É mais didático, porém mais básico.
Olá, fiz engenharia mecânica e na minha época, utilizei o Leithold. O que você acha dele?
Um livro que recomendo, que vai para o lado histórico, que é o "Poder do Infinito", super incrível
Esse é legal, mas não é um livro técnico para aprender cálculo. Mas vale a leitura sim!
Sim, ele é extremamente focado no histórico, mas na minha opinião, para dominar algo, não basta saber o conteúdo, mas também a história
E ótimas recomendações!
A melhor notificação possível! 🤓🙏🏻
Neste livro do Courant ele também tem o Differential & Integral Cálculos em 2 volumes. Esse seria mais básico do que você apresentou no vídeo?
Eu estou tendo trauma é com análise real kkk
fui bem em cálculo, mas análise estou sofrendo com as demonstrações
Sou Professor de Engenharia Elétrica, especificamente nas disciplinas de Eletromagnetismo. Ultimamente tem surgido teorias e ideias que afirmam que hoje as disciplinas de Cálculo, Geometria Analítica e Algebra Linear não são tão importantes. Eu discordo. Mas reconheço a minha dificuldade em refutar estas afirmação de modo prático. Engenharia deve ser prática. Haja vista que muito da Engenharia praticada no Brasil poder ser realizada com quase nenhum conhecimento das disciplinas de Cálculo e suas correlatas. E eu não sou da opinião que o Cálculo serve para formar a estrutura lógica do engenheiro. Se fosse para isso, seria muito melhor estudar Lógica.
Aqui no RS são muitos usados os livros do Anton, do Swokowski e do Munem-Foulis. Algum comentário sobre eles?
Não conheço, o do Anton eu vi o de álgebra linear e achei bom (especialmente para não matemáticos). Acho que cada polo usa uma bibliografia diferente rsrsrs
Mestre, faz outro vídeo como este, mas sobre Álgebra Linear.
O Guidorizzi pode ser um substituto para o Apostol. Ou é melhor o Apostol ?
Canal ótimo, como sempre! Há muito tempo esperava indicações desse tipo. Obrigado.
Cálculo com geometria analitica SWOKOWSKI. Gostava desse livro, mas tem exercícios, vários, que nunca consegui resolver.
Senti falta do Guidora (Guidorizi) hahahahah. Esse fazia suar...
Eu comecei minha graduação em engenharia no acelerador mesmo: Cálculo I e II, Tom M Apostol!
Duas Bíblias, livros parrudos, difíceis, exercícios exigentes, várias demonstrações, bem difíceis mesmo… mas eu tinha uma boa base, era dedicado, e tinha tempo: na época, a Federal tava em greve, então usei meu tempo a favor em tentar lê-los! Claro que nunca os li todo, mas li muito, especialmente o primeiro livro.
Aconselho muito: o esforço é árduo, mas a recompensa é a maior! E concordo plenamente com o fato de não usar ele sozinho, pq ele é um complemento e aprofundamento excelente! Então usar ele com outra boa fonte é a melhor opção.
E a coleção do guidorizzi de cálculo, não poderia colocar essa coleção depois do Stewart e antes do apostol ???
É bom também!
Fiz física bacharelado, mestrado e doutorado. Confesso que os livros mais superficiais ou que não são tão completos são péssimos para meu curso. Eu só consegui tirar notas muito boas na física quando estudei matemática nas matérias de matemática. Notei que colegas que fizeram cursos de cálculo com referencias não tão profundas tiveram dificuldade até o final do curso. James Stewart é o livro mais "fraco"/básico que um físico pode estudar. Para a física pode pegar mais pesado, pois lá na frente vai precisar.
Como você não citou os autores russos Nikolai Piskounov e Earl Sokowski ?
Eu também tenho uma coleção de Courant e realmente, o livro é bem assim. Muito pesado rsrs
Eu tenho medo de chegar à faculdade e não saber disso, porque muitas pessoas, principalmente na internet, falaram que Cálculo é muito difícil... Vi também que muitas pessoas costumam tirar notas baixas, mas eu não quero isso. Kk.😢😊😅
G u i d o r i z z i 🤙🏽💯
É bom também!
Leithold
Não estou vendo o livro do Sandro de Tá Estudando? Cálculo
Lista Incompleta.
Professor, eu quero curssr Bacharelado em matemática, porém fico com um pé atrás por ramo de trabalho, oq o senhor diz sobre ?
Excelente hein. Muito obrigado. Quando começa o curso de Cálculo?
Já está aqui: 👉 www.temciencia.com.br
Olá, podes me recomendar um livro sobre cálculo tensorial?
Apostol foi o terror na graduação do IME. Bons tempos, nostalgia.
Boa noite, professor. o que o senhor acha do Guidorizzi?
É mais direto ao ponto. Ele é mais técnico que o Stewart, mas não chega a mostrar coisas avançadas como o Courant. O estilo é mais seco, ele não é de discutir muito não. E tem momentos em que ele é excessivamente técnico, gastando tempo com detalhes que realmente não importam. Ele é um livro correto, mas não é excepcional.
Obrigado
Eu tive a oportunidade de aprender sobre cálculo na prática, tive um no meu rim direito.
Um livro que eu gostava muito , mas que não era um livro texto e sim exercícios, era o demidovitch. Era casa exercício pancada.
Os livros russos são barra pesada.
Fundamentos da Matematica Elementar volume 8 de calculo I é muito bom tbm! Gosto bastante de ler ele em conjunto com o Guidorizzi. Os dois se complementam!
Olá. O que acha do Granville?
No amazon encontrei três títulos do Counrat e os coloquei a baixo pra vc ver. Por que estão assim?
Introduction to Calculus and Analysis, Vol. 1
Introduction to Calculus and Analysis II/1: 2
Introduction to Calculus and Analysis Volume II/2: Chapters 5 - 8: 002
Porque a parte de várias variáveis ficou dividida em 2 volumes. O primeiro é o de uma variável, os demais, os de várias variáveis.
E são apenas esses dois, de 1 variável e várias variáveis?
Outra coisa, depois que se estuda o cálculo 1 dessa maneira metódica com o auxílio de mais de vários autores, vc acha que pode dar sequencia em cálculo 2, 3 e 4 diretamente pelos livros mais avançados de um só autor como os do courant?
Acredito que sim. O cálculo de uma variável é a base dos demais. Se você estiver bem firme nele, vai conseguir encarar os demais pelos livros cascudos.
Sim. A divisão de cálculos das faculdades é variável, cada uma divide de um jeito. E dependendo do curso, também tem diferença. Engenharia tem mais disciplinas chamadas de cálculo porque elas englobam assuntos que, por exemplo, em matemática seriam estudados de forma separada e mais aprofundada em disciplinas à parte.
Faltou o livro guidorizi
Excelente vídeo.
Quero um vídeo sobre ÁLGEBRAAAAAA.
Eu gosto do Leithold também.
Quanto tempo, um pessoa com inteligência normal leva para aprender calcúlo I razoavelmente bem.
Cara vc é foda❤
Preciso de geometria espacial para estudar cálculo 2 e cálculo 3 vetorial???
Faltou meu mano Guidorizzi